SóProvas



Prova FUNDEP - 2014 - IFN-MG - Analista de Tecnologia da Informação


ID
1164844
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação ao salário mínimo, a Constituição da República NÃO prevê que :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CRFB/88

    Art. 7º. IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

  • Marquei c por deducao mas a leitura  cf88 eh indispensavel

  • Aproveitei a ideia da colega que postou uma dica p/ memorizar o art. 6º

    Art. 7º -  IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

    Edu Mora Ali, não usa Transporte.

    Sau, Higienizou-se, Vestiu-se e foi para o Lazer, pois saiu da PriSão

    Edu=  Educação

    Mora=  Moradia

    Ali= Alimentação

    Transporte= Transporte

    Sau= Saúde

    Higienizou-se= Higiene

    Vestiu-se= Vestuário

    Lazer= Lazer

    Pri= Previdência

    São= Social


  • Letra c-seja reajustado periodicamente mediante vinculação ao índice oficial de inflação.

  • o salário mínimo é vinculado ao IPCA,

    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo


  • Art. 7º -  IV - salário mínimo , fixado 
    em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais 
    básicas e às de sua família com VELHAS TPM: vestuário, educação, lazer, higiene, alimentação, saúde, transporte, previdência social, moradia, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

  • De acordo com o texto constitucional (art. 7º, IV), o salário-mínimo será fixado em lei e nacionalmente unificado, devendo ser capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e às de sua família. Além disso, é garantido o ajuste periódico do seu valor para que seja preservado o poder aquisitivo, mas não há previsão de que o reajuste seja vinculado ao índice oficial de inflação. Portanto, devemos assinalar a alternativa ‘c’ como resposta.

    Gabarito: C

  • TA SEM SAL PPT

    TRABALHO

    ALIMENTAÇÃO

    SEGURANÇA

    EDUCAÇÃO

    MORADIA

    SAÚDE

    ASSISTÊNCIA AO DESAMPARADO

    LAZER

    PROPRIEDADE

    PROTEÇÃO A MATERNIDADE E A INFÂNCIA

    TRANSPORTE

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Vejamos:

    Art. 7º, CF. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

    Dito isso:

    A. CERTO. Seja fixado em lei.

    B. CERTO. Seja capaz de atender as necessidades vitais básicas do trabalhador.

    C. ERRADO. Seja reajustado periodicamente mediante vinculação ao índice oficial de inflação.

    D. CERTO. Seja nacionalmente unificado.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • Simplificar sendo direto e reto:

    REAJUSTE SALARIAL atrelado ao INPC (Índice Nacional de Preços ao consumidor)


ID
1164847
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Pedro, que é servidor público estadual efetivo e estável, elege-se prefeito do município X. Na hipótese, é CORRETO afirmar que ele :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CRFB/88

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: 

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;


  • Letra c  ele poderar optar pela remuneracao, mas se fosse vereador e tivesse compatibilidade de horario poderia exercer as duas funcoes. Leitura da lei 8112 rh

  • Art. 38,CF. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)


    -mandato eletivo federal, estadual ou distrital -> afastado de seu cargo, emprego ou função;


    -investido no mandato de Prefeito -> será afastado + facultado optar pela sua remuneração


    -investido no mandato de Vereador 

    1) compatibilidade de horário -> vantagens do seu cargo + remuneração do cargo de vereador (cumuláveis) 

    2) sem compatibilidade de horário -> afastado + facultado optar pela sua remuneração.



    Como será investido no cargo de Prefeito, será afastado e ficará facultado optar pela remuneração do cargo público que ocupava ou do cargo de vereador.


    Alternativa C

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre mandato eletivo e servidor público.

    A- Incorreta - Não é necessário pedir exoneração, vide alternativa C.

    B- Incorreta - Apenas o mandato de vereador permite, havendo compatibilidade de horários, a acumulação (vide alternativa C).

    C– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 38: "Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função; II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração; III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior; (...)".

    D- Incorreta - Não será demitido do cargo, vide alternativa C.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
1164850
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com a assinatura de 2/3 dos membros da Câmara dos Deputados, é apresentado Projeto de Emenda à Constituição da República vedando a reeleição do Presidente da República para mandato consecutivo.

Na hipótese, é CORRETO afirmar que o Projeto de Emenda:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CRFB/88

    Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

    II - do Presidente da República;

    III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

    § 1º - A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    § 2º - A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

    § 3º - A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

    § 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;

    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

    III - a separação dos Poderes;

    IV - os direitos e garantias individuais.

    § 5º - A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.


  • Gostaria de saber porque a alternativa C é a correta, se para que uma PEC seja aprovada é necessário que além de "se obtiver 3/5 dos votos dos membros da cada Casa do Congresso" seja aprovada "em dois turnos" ?

  • Rosiell, infelizmente, concurso público têm dessas coisas, às vezes, alternativas incompletas são consideradas a resposta da questão, por estarem "menos" errada que as outras..

    Embora, realmente, a alternativa C esteja incompleta ela não está errada; e se você verificar todas as demais alternativas contrariam texto expresso de lei ou estão totalmente erradas, conforme comentário de nosso colega Alan Côrrea.

    Além de toda a matéria que temos que aprender e muitas vezes decorar, ainda temos que aprender a fazer prova... Eis a vida de um concurseiro.

    Espero ter ajudado

    Bons estudos!

  • questão mal formulada, deveria ser anulada, pois não menciona a necessidade de aprovação em dois turnos.

  • Eu acertei, mas juro que fiquei matutando na minha mente o que seria maior em escala numérica: 1/3 ou 2/3...

  • Questão incompleta e por isso, apesar de ser de fácil solução, demandou mais tempo do que o necessário, fiquei procurando pegadinhas.

  • De fato, a C é a menos errada; assertiva incompleta não é necessariamente errada.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre emenda constitucional.

    A– Incorreta - Não se trata de cláusula pétrea, podendo a matéria ser objeto de deliberação por emenda. Art. 60, § 4º, CRFB/88: "Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais".

    B– Incorreta - O quórum de aprovação está incorreto, vide alternativa C.

    C– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 60, § 2º: "A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros".

    D- Incorreta - A Câmara é legitimada para propositura de emenda. Art. 60, CRFB/88: "A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
1164853
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando a Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre o Plano de Carreiras dos cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, relacione as duas colunas.

COLUNA I

1. Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

2. Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

3. Área específica de atuação do servidor integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

COLUNA II

( ) Cargo

( ) Plano de Carreira

( ) Ambiente Organizacional

Baseando-se na disciplina da referida Lei, a adequada correlação entre as duas colunas fica assim estabelecida:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5o Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos: I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade; II – nível de classificação: conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições; III - padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação; IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor; V - nível de capacitação: posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso; VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; e VII - usuários: pessoas ou coletividades internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados.

  • Cargo: Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.Plano de Carreira: Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.Ambiente Organizacional:  Área específica de atuação do servidor integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal
  • Conforme o artigo 5º da Lei 11091/2005 a opção correta é a alternativa D.

  • Lei 11.091/2005, Art. 5º, incisos I, IV e VI.

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 11.091

    Art. 5o Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos:

    I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

    IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

    VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; e

  • I - princípios, diretrizes e normas - PLANO DE CARREIRA 

    II - Conjunto de atribuições e responsabilidades  - CARGO 

    III -  Área específica - AMBIENTE ORGANIZACIONAL 

    LETRA D

  • Gabarito: Letra D.

    DICA: Sabendo o conceito de plano de carreira teríamos que ter o número 1 na posição central das alternativas. Assim, já daria para excluir todas as outras além da D, não precisaria ler os outros dois conceitos para marcar a alternativa correta.

    Plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

    Cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

    Ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.


ID
1164856
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Segundo o que dispõe o Plano de Carreiras dos cargos Técnico-Administrativos em Educação no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, a progressão por mérito profissional dá-se:

Alternativas
Comentários
  • A que estaria certo seria a letra D, porém deve ser observado o respectivo nível de capacitação.

  • A letra D estaria certa se ao invés de colocar "imediatamente SUPERIOR" fosse "imediatamente SUBSEQUENTE". ( Art. 10, paragrafo 2)

  • seria 18 meses e não 02 anos

  • Lei 11.091/2005, Art. 10º, § 2º: Progressão por MÉRITO Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 2 anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, obeservado o respectivo nível de capacitação.

     


ID
1164859
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, sobre as Comissões de Ética, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Decreto 1171/94, Capítulo II:

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. Portanto, as letras A e D estão certas (o comando da questão pede a errada);

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público. Portanto a letra C está certa;

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. Portanto a letra B está errada e é o gabarito;

    Espero ter ajudado.

  • Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal pode aplicar a pena de CENSURA

  • A Comissão de Ética, poderá, sim, aplicar, somente a pena de Censura.

  • Pegadinha do malandro!

     

    A Comissão de Ética PODE SIM APLICAR PENA! Entretanto, somente pena de CENSURA!

     

    Vamo que vamo!

  • Aplicar pena de censura sim, mas processo administrativo não
  • CÓPIA DO DECRETO 1171/94

    ALTERNATIVA A- CORRETA- XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética (...)encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    ALTERNATIVA B- INCORRETA- 

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    ALTERNATIVA C- CORRETA 

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    ALTERNATIVA D- CORRETA

    XVI- (...)encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • Sabem se a comissão de ética pode instaurar PAD?!

    Acredito que não, mas apenas pra confirmar.


ID
1164862
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considere as afirmativas sobre a ética profissional do servidor público.

I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.

II. O servidor não poder emitir ou falsear a verdade, salvo quando necessário à defesa do interesse superior do Estado e da Administração Pública.

III. É vedado ao servidor público demonstrar solidariedade a colegas hierarquicamente superiores ou inferiores que tenham praticado infrações contra a ética profissional.

Conforme o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo, estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Decreto 1171/94:

    Das Regras Deontológicas: VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Portanto item I correto;

     VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação. Portanto, item II errado;

    Das Vedações ao Servidor Público c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão; Portanto, item III errado.

    Espero ter ajudado.

  • Qual o erro do ítem III? Alguém poderia explicar?

    III. É vedado ao servidor público demonstrar solidariedade a colegas hierarquicamente superiores ou inferiores que tenham praticado infrações contra a ética profissional.

    De acordo com a alínea c, inciso XV, Seção III - Das Vedações ao Servidor Público - Dec. 1.171/1994, a afirmação está correta.

    É vedado:

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão

    Acho que é passível anulação.

  • Alternativas certas: l e lll

    Opção certa no enunciado: a

    Orlins: eu creio que a alternativa 3 esteja certa, mas, o enunciado pede que nós marquemos a opção correta, e a única opção certa é a letra A, tendo em vista que não tem como marcar a C e D ( que possui a alternativa 3), pois a mesma vem acompanhada das alternativas erradas. Espero que tenha sido claro o meu exemplo. Flw

  • Realmente...


    Acertei por exclusão: a única opção que não possui a afirmativa II (que está errada) é a alternativa "a";

    Porém a alternativa "a" diz que está correta apenas a assertiva I (I apenas), creio que caberia recurso.


    Afirmar que a assertiva I está correta não tem problema, acho que o que anularia a questão seria a palavra "apenas" na alternativa "a".

  • Com relação a afirmativa III, creio que está incorreta pois uma coisa é ser "conivente" como diz o código, outra diferente é expressar "solidariedade" como consta na mesma.

    Alguém tem mais informações sobre esse assunto?

  • Marco, o Anexo ao Decreto N. 1.171/1994, XV, c, usa o termo "esprírito de solidariedade..." (ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão). 

    Acho que não há erro na afirmativa III

  • Uma coisa é por ter espirito de solidariedade, você ser conivente com o erro. Outra é ter apenas espirito de solidariedade.
    Seria mais ou menos isto:
    Você PODE ter dó da pessoa que cometeu algo errado.
    Voce NÃO PODE, ter dó da pessoa, saber de algo imoral ou ilegal que ela fez, e por este motivo se omitir.

  • A Assertiva III está correta. E daí? Existe a opção não I e III? Não!   Então marca logo a A) e vaí pra proxima. Outra coisa: Passível de anulação? Porque? Vamos simplificar, o negócio já é dificil gente.

  • Concordo com o Orlins Jr. que a afirmativa III não está errada, as palavras podem até ser um pouco diferentes, mas quer dizer a mesma coisa que diz no artigo que ele postou, mas não acho que caiba recurso na questão, pois apesar de terem 2 afimativas corretas a I e a III, não temos essa opção nas alternativas o que não prejudica o candidato na hora de resolver a questão, se houvesse essa opção aí pode até ser, mas dentre as apresentadas, dá pra responder tranquilamente. Caso houvesse recurso ia ser até ruim, pois a questão seria anulada e assim quem não sabe a matéria, não estuda, ganharia os pontos. 

  • Por sorte, não havia nenhuma alternativa afirmando que "I e III" estariam corretas, pois realmente poderia confundir. O que a banca fez, foi nada mais do que um jogo de palavras, que ao meu ver muda sim o sentido da afirmação.

    O que se veda no decreto é a conivência com "...erro ou infração ao Código de Ética..." em função do espírito de solidariedade. A "solidariedade" em si, não é vedada. Nesse caso, fica forçado afirmar que "é vedado ao servidor público demonstrar solidariedade..." na situação descrita na alternativa, considerando que há várias formas de manifestar tal sentimento sem beneficiar ou ser conivente com determinada atitude.

  • Nste caso devemos ir na alternativa considerado a com menos erro apresentado 

  • o correto seria omitir e nao emitir e o que torna a alternativa II como errada

ID
1164865
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Antônio, brasileiro de 38 anos, teve seus direitos políticos suspensos. Entre as hipóteses que podem ter determinado a referida suspensão, não se inclui a de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    CRFB/88

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • Casos de suspensão:

    condenação criminal transitada em julgado enquanto durarem seus efeitos;

    incapacidade civil absoluta;

    improbidade administrativa.

    Casos de perda:

    cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º , VIII.


  • Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;PERDA

    II - incapacidade civil absoluta; SUSPENSÃO

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;SUSPENSÃO

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;PERDA

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.SUSPENSÃO

  • A meu ver a questão tem, nos dias atuais, 02 (duas) respostas possíveis.

    De fato, não há discussão que a decisão definitiva do Conselho de Segurança Nacional não é uma hipótese de suspensão dos direitos políticos (alternativa B).

    Contudo, no caso específico dessa questão, atualmente não é possível que Antônio tenha seus direitos políticos suspensos por incapacidade civil absoluta (alternativa C)

    Com o advento da Lei nº 13.146/2015, passou-se a considerar absolutamente incapazes APENAS os menores de 16 (dezesseis) anos (art. 3º; CC/02).

    Ora, se Antonio possui 38 anos, ele JAMAIS será absolutamente incapaz. Poderá ser, no máximo, relativamente incapaz e, neste caso, ante a taxatividade do artigo constitucional (já que se trata de uma restrição de um direito fundamental), não poderia ter seus direitos políticos suspensos.

    Esse é o meu humilde entendimento.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre suspensão dos direitos políticos. ATENÇÃO: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 15: "É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: (...) III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; (...)".

    B– Incorreta - A decisão capaz de suspender os direitos políticos é a judicial, inexistindo a referida hipótese no artigo 15 da CRFB/88: "É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4".

    C– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 15: "É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: (...) II - incapacidade civil absoluta; (...)º".

    D- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 15: "É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: (...) V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (já que a questão pede a incorreta).


ID
1164868
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Servidor público da União, efetivo e estável, Jorge foi demitido do cargo mediante condenação em processo administrativo pela prática de falta grave. Inconformado, Jorge ajuíza ação judicial e obtém decisão definitiva do Poder Judiciário que anula a demissão e determina o seu retorno ao cargo anteriormente ocupado.

Na hipótese, o retorno de Jorge ao referido cargo dar-se-á por :

Alternativas
Comentários
  • Lei 8112/90

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • Galera, segue comentários item a item, conforme Manual de Direito Administrativo - 3ª Ed. Alexandre Mazza.

    a) Errado - NOMEAÇÃO é o ato de administrativo que materializa o provimento originário. Em se tratando de cargo vitalício ou efetivo, a nomeação deve ser precedida de aprovação prévia em concurso público. Se se tratar de cargo em comissão, é dispensável o concurso. Nos termos do art. 9º da Lei n. 8.112/90, a nomeação poderá ser promovida: I – em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira; II – em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    b) Correto - A REINTEGRAÇÃO que ocorre pela reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28 da Lei n. 8.112/90).

    c) Errado - A RECONDUÇÃO é o no retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante (art. 29 da Lei n. 8.112/90).

    Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro.

    d) Errado - O APROVEITAMENTO consiste no retorno do servidor em disponibilidade, sendo obrigatório seu regresso em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com os do anteriormente ocupado (art. 30 da Lei n. 8.112/90).


    FORÇA É FÉ!

  • Reintregracao eh quando invalidada a demissao ou exoneracao do servidor e ele retorna ao seu cergo

  • INvalidade da demissão = reINtegração

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto dos Servidores Públicos Federais) e deseja obter a alternativa CORRETA:

    A) INCORRETA. A nomeação é uma forma de provimento do cargo público, segundo o art. 8º, I da lei 8.112/90: Art. 8. São formas de provimento de cargo público: I – NOMEAÇÃO”.

    B) CORRETA. É A RESPOSTA. A situação narrada pela banca examinadora enseja a reintegração do servidor público, consoante o art. 28 da Lei 8.112/90: “Art. 28. A REINTEGRAÇÃO é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    C) INCORRETA. Art. 29 da Lei 8.112/90: “RECONDUÇÃO é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.”

    D) INCORRETA. O conceito de aproveitamento consta no art. 30 da Lei 8.112/90: “O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante APROVEITAMENTO obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

    GABARITO: “B”


ID
1164871
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre o Regime Jurídico Único do servidor público federal.

I. Servidor público é a pessoa que ocupa cargo público.

II. O regime jurídico único instituído pela Lei nº 8112/90 abrange os servidores da União, das autarquias e fundações federais, bem como das empresas públicas e sociedades de economia mista da União.

III. Os cargos públicos são de provimento efetivo ou em comissão.

Tendo em vista o que dispõe a referida Lei nº 8112/90, que institui o regime jurídico único dos servidores públicos federais, estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • ART.1º Esta lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especiail, e das fundações públicas federais.

    ART.2º Para efeito desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

  • Na minha opinião essa questão deveria ser anulada pois servidor  é a pessoa legalmente investida em cargo público e não somente que ocupa cargo público pois aí entra os comissionados e Contratos temporários.Estou errada?

  • Gabarito. C.

    Empresas Públicas e S.E.Mista são regidas pelo regime CLT, não pelo  O regime jurídico único instituído pela Lei nº 8112/90, fica de olho nessa pegadinha.


    Bons estudos !!

  • Empresas publicas e Sociedades de economia mista são celetistas e a lei para empregados públicos é a 9962/00

  • Fiquei em dúvida no item I, pois Agentes Administrativos são Servidores Públicos Lato Sensu e neles estão inclusos os servidores temporários, que exercem Função Pública.


  • Ítem 2 está errado pois cita empresas públicas e sociedades de economia mista ao referido estatuto.

  • opção I - ART 2 lei 8112/90  (correto)

    opção II- (errada) primeiro ponto errado é dizer que a lei abrange os servidores da união, dando a entender os civis e militares, sendo que ela se aplica aos servidores publicos civis. está incorreta tambem a parte que diz respeito a empresas publicas e soc de economia mista.

    opção III - ART 3 paragrafo unico lei 8112/90 (correto)

     

  • Entendo que a I está correta porque, sim, todo servidor público é ocupante de um cargo público. Já o contrário não se confirma, pois nem todo ocupante de cargo público é, necessariamente, um servidor. Não sei se estou certa, mas foi essa reflexão que me levou a acertar a questão.

  • Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista = Funcionário Público/ Empregados Públicos( São CELETISTAS - regidos pela CLT) 

    diferente de Servidores Públicos (Regidos pela 8112/90 que são ESTATUTÁRIOS).

  • Discordo da I, para mim faltou o (legalmente) investido em cargo público. Porém dá para ver q a única opção  correta é a C, basta ver  q a II está errada.

  • I. Os servidores estatutários, também chamados de funcionários públicos (como na CF/67), são os titulares de cargos públicos e estão sujeitos ao regime legal, ou estatutário, pois é lei de cada ente da federação (União, Estados-membros, Distrito Federal e Municípios) que estabelece as regras de relacionamento entre os servidores e a Administração Pública.

    II. A Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, é que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    III. O cargo público pode ser de provimento efetivo ou em comissão, e essa característica quanto à possibilidade de permanência no cargo deve ser prevista na lei que o cria. Assim, se o preenchimento pressupõe continuidade e permanência no cargo, será este efetivo; de outro modo, temporário é o provimento do cargo em comissão, também chamado de cargo em confiança, pois está atrelado à confiança que determinada autoridade tem em seu auxiliar, como no caso dos Diretores de Secretaria na Justiça Federal. Este cargo não comporta maiores regalias ao seu titular momentâneo, não gerando direito de permanência nele, tampouco à aposentadoria pelo regime dos servidores públicos (artigos 37, II, V e 40, § 13, CF/88).

    c) correta.

  • Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

  • celetista não tem cargo, tem emprego, contratados não tem nem emprego nem cargo, tem função!!!!!!

  • Não entendo a dúvida do pessoal se a Lei nº 8112/90 abrange somente os que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. na alternativa II fala em empresa pública, nada haver com a lei 8.112/90.

  •        Art. 2o Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    Caberia um belo recurso.

  • Caberia não...

    Tem de parar com essa mania de querer passar na base do recurso kkk

    Vá estudar que é melhor.

  • Lei 8.112/90

    1) Art. 2º

    2) Art. 1º

    3) Art. 3º, Parágrafo único

  • no meu entendimento essa questão deveria ser anulada!!!!!!!!!!!!!!!!

    visto que: Servidor público NÃO é a pessoa que ocupa cargo público, simpliesmente assim como colocado na questão, é preciso que seja pessoa LEGALMENTE investida em cargo público

  • Questão muito fácil, pq a II está errada. Só eliminar minha gente.

  • Sobre os comentários de RECURSO NA QUESTÃO!

    A questão fala Considere as seguintes afirmações sobre..... (entendendo se que não necessariamente estará escrito conforme a lei.)

    Caberia recuso caso tivesse escrito. De acordo com a lei 8.112 ....

     

    bons estudos!

  • Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.


ID
1164874
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Qual linha de programação java não resultaria em erro de compilação?

Alternativas

ID
1164877
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Qual, entre as tecnologias para armazenamento de dados abaixo, seria mais rápida para leitura de valores em sua estrutura, com os valores a serem acessados presentes em qualquer região da referida estrutura.

Alternativas
Comentários
  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1164880
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta qual é a linha de programação abaixo em HTML está CORRETA e carregará normalmente a página em um navegador web compatível com a versão mais recente do html.

Alternativas
Comentários
  • O atributo adequado dentro da TAG é o atributo de evento onclick que é acionado com um clique do mouse no elemento.


ID
1164883
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Entre os valores abaixo, IDENTIFIQUE o que NÃO é permitido para o atributo type na versão mais recente da linguagem HTML.

Alternativas
Comentários
  • Link com boa referência sobre o atributo type:


    https://www.w3schools.com/tags/att_input_type.asp


ID
1164886
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Qual entre os comandos abaixo não apresenta erro em sua sintaxe?

Alternativas

ID
1164889
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

IDENTIFIQUE qual seria uma possível sintaxe CORRETA para se selecionar uma tabela em mysql utilizando-se a programação PHP.

Alternativas

ID
1164898
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que demonstra qual seria uma sintaxe CORRETA em SQL para que o banco liste todos os campos de todos os registros da tabela de cargos cujos salários sejam maiores de 2000. A saída deverá ser ordenada do maior salário para o menor.

Alternativas
Comentários
  • SELECIONAR TODOS => *

    ORDEM DO MAIOR P/ MENOR => DESC

    Fechou ! ;)


ID
1164901
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o comando CORRETO que deveria ser utilizado para se mudar a estrutura de uma tabela em um banco de dados que aceite a linguagem SQL.

Alternativas
Comentários
  • traduzindo pro portugues Alter table

    alterar tabela

  • Gabarito: C.

     

    "Mudar a estrutura de uma tabela" refere-se aos comandos DDL (Data Definition Language), que são, principalmente, TRUNCATE, CREATE, ALTER e DROP.

     

    Não pode ser a alternativa A porque o UPDATE é um comando DML (Data Manipulation Language), que não altera a estrutura, mas os dados da tabela.


ID
1164904
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale qual é o diagrama UML CORRETO que deverá ser utilizado para se representar a distribuição dos componentes pela topologia do hardware.

Alternativas

ID
1164910
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o protocolo de rede que está presente na camada de transporte do TCP/IP.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    UDP, protocolo de transporte sem verificação da conexão (o oposto do TCP). Usado em redes locais, onde a velocidade é maior que na Internet, e em caso de erro, transmite tudo novamente. E também na Internet, especialmente em sites de streaming de vídeo, pois caso ocorra erro, o vídeo 'congela' mas a transmissão continua com a próxima cena.

  • Segundo o livro de Redes de Computadores Tanenbaum e Witherrall 5ed Cap 6 A camada Transporte

    Pagina 340

    Os protocolos de Transporte da Internet: UDP

    A Internet tem dois protocolos principais na camada de transporte, um protocolo não orientado a conexões (UDP) e outro protocolo orientado a conexões(TCP).

  • MODELO TCP/IP

    UDP = Camada 3 (Transporte)

    STP = Camada 1 (Host-Rede)

    FTP = Camada 4 (Aplicação)

    ICMP  = Camada 2 (Internet) 

    MODELO OSI:

    UDP = Camada 4 (Transporte)

    STP = Camada 2 (Enlace)

    FTP = Camada 7 (Aplicação)

    ICMP  = Camada 3 (Rede) 

  • UDP, não confiável, porém rápido

    TCP, confiável, porém lento.

    Gabarito: A


ID
1164913
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE qual é o tipo de cabeamento utilizado para redes que utilize a técnica de cancelamento para evitar ruído.

Alternativas

ID
1164916
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual é o endereço de IP abaixo que pertence à classe B?

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    192.168.0.1 é classe C. E 10.168.0.1 e 126.168.0.1 são classe A

  • A 1 - 127
    B 128 - 191
    C 192 - 223
    D 224- 239
    E 240-255

  • A 1 - 127 128

    B 128 - 191 128 + 64

    C 192 - 223 192 + 32

    D 224- 239 224 + 16

    E 240-255 240

    esse numeros me ajudou a decorar as classes, começa com 128, e soma sempre com a metade...

    talvez funcione para voces tambem!


ID
1164919
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a tecnologia que deve ser utilizado em redes locais onde o acesso à rede se dará de forma aleatória com a possível detecção de colisões.

Alternativas
Comentários
  • CSMA/CD, do inglêsCarrier Sense Multiple Access with Collision Detection, é um protocolo de telecomunicações que organiza a forma como os dispositivos de rede compartilham o canal utilizando a tecnologia Ethernet. Este protocolo inclui uma técnica de detecção da portadora e um método para controlar colisões: se um posto (placa de rede) de transmissão detecta, enquanto transmite umatrama (datagrama, em PT-BR), que outro sinal foi injectado no canal, para de transmitir, envia uma trama de dispersão e espera um intervalo de tempo aleatório (backoff) antes de tentar enviar novamente a trama.


    Asynchronous Transfer Mode, ou simplesmente ATM, é uma arquitetura de rede de alta velocidade orientada a conexão e baseada na comutação de pacotes de dados. No Modelo OSI opera no nível 2 - Camada de Enlace.


ID
1164922
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta qual protocolo deve ser utilizado exclusivamente para se gerenciar uma rede local baseada no TCP/IP.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol - Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo de gerência típica de redes IP, que facilita a troca de dados entre placas de rede local e switches.


  • Interior Gateway Protocol (ou abreviado por IGP) é um protocolo de roteamento interno para a Internet, usado por gateways do mesmo sistema autônomo, chamados de "vizinhos interiores".


    Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP). 

    Simple Network Management Protocol (SNMP), em português Protocolo Simples de Gerência de Rede, é um "protocolo do padrão da Internet para gerenciamento de dispositivos em redes IP". Dispositivos que normalmente suportam SNMP incluemroteadores, comutadores, servidores, estações de trabalho, impressoras, racks modernos e etc. SNMP é usado na maioria das vezes em sistemas de gerenciamento de rede para monitorar dispositivos ligados a rede para condições que garantem atenção administrativa.

    Simple Mail Transfer Protocol (abreviado SMTP. Traduzido do inglês, significa "Protocolo de transferência de correio simples") é oprotocolo padrão para envio de e-mails através da Internet.
  • Só corrigindo a Mayara

    Interior Gateway Protocol (ou abreviado por IGP) é um protocolo de roteamento interno para a Internet, usado por gateways do mesmo sistema autônomo, chamados de "vizinhos interiores. 

    IGP não é um protocolo, é o nome que se da a Protocolos IGP, no quais se tem OSPF,iBGP,RIP,IS-IS.
    EGP tambem é uma classificação, mas é pra exterior gateway, exemplo é o eBGP

  • Gabarito: C.

     

    Deve-se tomar cuidado com questões relacionadas a servidores de correio eletrônico e questões de gerenciamento de redes.

     

    As bancas costumam colocar como alternativas o SMTP (e-mail) e o SNMP (gerenciamento de rede), para confundir o candidato. Eu mesmo já errei algumas vezes por não prestar a devida atenção, e tomei pau mesmo sabendo a resposta.

  • Roteamento intra-AS na Internet:

    Um protocolo de roteamento intra-AS é usado para determinar como é rodado o roteamento dentro de um sistema autônomo (AS). Esses protocolos são também conhecidos como protocolos de roteadores internos (IGP — interior gateway protocols). Historicamente, dois protocolos de roteamento têm sido usados para roteamento dentro de um sistema autônomo na Internet: o protocolo de informações de roteamento, RIP (Routing Information Protocol) e o OSPF (Open Shortest Path First).


ID
1164925
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Ao se utilizar a técnica de data mining (mineração de dados), como é conhecido o resultado dessa mineração, em que, por exemplo, se um cliente compra equipamento de vídeo, ele pode também comprar outros equipamentos eletrônicos?

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. 

    Segundo Navathe(2011,p.699),"O resultado da mineração pode ser descobrir o seguinte tipo de informação nova:

    Regras de associação: por exemplo, sempre que um cliente compra equipamento de vídeo, ele ou ela também compra outro aparelho eletrônico"

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-6 EDIÇÃO 2011-NAVATHE

  • Pode ser feita também uma analogia, para facilitar o entendimento, por exemplo de um supermercado, onde a organização dos produtos podem seguir conceito semelhante. Exemplo: normalmente alguém que compra pão também compra leite e ovos, portanto, pode-se colocar tais produtos próximos a fim de buscar aumentar as vendas.

  • Gabarito: A.

    É bom frisar que há uma distinção com padrões sequenciais, pois este apresenta um lapso temporal. Por exemplo, o cliente compra o equipamento de vídeo, aí pode ser que em três meses ele compre acessórios, depois em 5 meses ele compre outros equipamentos que decorrem dos acessórios, etc.

    Qualquer equívoco, mandem mensagem.

    Bons estudos!

  • Ao se utilizar a técnica de data mining (mineração de dados), como é conhecido o resultado dessa mineração, em que, por exemplo, se um cliente compra equipamento de vídeo, ele pode também comprar outros equipamentos eletrônicos?

    REGRAS DE ASSOCIAÇÃO.

    .

    Ao se utilizar a técnica de data mining (mineração de dados), como é conhecido o resultado dessa mineração, em que, por exemplo, se um cliente compra equipamento de vídeo, ele também compra outros equipamentos eletrônicos após algum tempo?

    PADRÕES SEQUENCIAIS.


ID
1164928
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome de como é conhecido em data warehouse o subconjunto de dados da organização como, por exemplo, os dados de um departamento os quais apresentam um foco restrito para análise e descoberta de informações úteis à tomada de decisões.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.

    Segundo Navathe(2011,p.722),"Data marts em geral são voltados para um subconjunto da organização, como um departamento, e possuem um foco mais estreito."


    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011.


  • Gabarito: B

     

    Abaixo uma estrutura genérica de um DW:

     

    Fonte de dados: abrange todos os dados de origem que irão compor as informações do DW. Compreende os sistemas OLTP, arquivos em diversos formatos (XLS, TXT, etc), sistemas de CRM, ERP, entre vários outros.

     

    ETL: o ETL, do inglês Extract, Transform and Load, é o principal processo de condução dos dados até o armazenamento definitivo no DW. É responsável por todas as tarefas de extração, tratamento e limpeza dos dados, e inserção na base do DW.

     

    Staging Area: a Staging Area é uma área de armazenamento intermediário situada dentro do processo de ETL. Auxilia a transição dos dados das origens para o destino final no DW.

     

    Data Warehouse: essa é a estrutura propriamente dita de armazenamento das informações decisivas. Apenas os dados com valor para a gestão corporativa estarão reunidos no DW.

     

    Data Mart: o Data Mart é uma estrutura similar ao do DW, porém com uma proporção menor de informações. Trata-se de um subconjunto de informações do DW que podem ser identificados por assuntos ou departamentos específicos. O conjunto de Data Marts em conformidade dentro da organização compõe o DW.

     

    OLAP: o OLAP, do inglês On-line Analytical Processing, na arquitetura de um DW se refere as ferramentas com capacidade de análise em múltiplas perspectivas das informações armazenadas.

     

    Data Mining: Data Mining ou Mineração de Dados, se refere as ferramentas com capacidade de descoberta de conhecimento relevante dentro do DW. Encontram correlações e padrões dentro dos dados armazenados.

     

    Fonte: https://canaltech.com.br/business-intelligence/conhecendo-a-arquitetura-de-data-warehouse-19266/


ID
1164931
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o protocolo utilizado para enviar e receber mensagens de controle de transmissões na internet.

Alternativas
Comentários
  • Letra C. ICMP, sigla para Internet Control Message Protocol, é um protocolo utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original.

  • Segundo o livro Redes de Computadores E Internet- Douglas E. Comer\Capitulo 23 Um Mecanismo de Relatorio de ERRO (ICMP)

    O Internet Control Message Protocol( ICMP ): Inclui mensagens sobre erros e mensagens informaticas. O ICMP está integrado ao IP: O ICMP encapsula mensagens em IP para transmissão e o IP usa ICMP para relatar problemas.