SóProvas



Prova IADES - 2014 - EBSERH - Nível Médio - Técnico em Anatomia e Necropsia


ID
1207687
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Bruno, Élcio e Heloísa trabalham no Hospital Saúde, cada um em um dos setores A, B e C, e atuam, cada um, em uma das áreas pediátrica, administrativa e cirúrgica, não respectivamente nem quanto aos setores, nem quanto às áreas. Sabe-se que:

• todos trabalham em setores e áreas distintos;
• Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria;
• Heloísa trabalha na área cirúrgica;
• um dos três trabalha na área administrativa, no setor A.

Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é feita por eliminação. Temos que aproveitar os dados que a questão fornece: Quem trabalha  o setor A também trabalha na área administrativa. Bruno não trabalha na área pediátrica. Heloísa trabalha na área cirúrgica.

    Já eliminados a A e a E por causa do Bruno e eliminamos a B e C por causa da Heloísa.

    Sobra a letra D.

  • Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria; = Se ele nao é pediatra e a Heloísa trabalha na cirurgica, só lhe resta trabalhar na ADM. 
    Heloísa trabalha na área cirúrgica 
    um dos três trabalha na área administrativa, no setor A. = O unico que trabalha na ADM é o Bruno e a prova disso é que eles trabalham em áreas distintas com setores distintos. 
    Apenas com essas afirmações já é possível ter certeza que Bruno trabalha na A e Élcio na Pediatria,
    Letra D 

  • Uma forma de resolução consiste em excluir todas situações impossiveis, no universo de todas as possibilidades: Faça uma tabela: 1ª coluna: pessoas; 2º setor; 3ª área. Assim:
                                    Setor                        

    Bruno          a              b              c         AdmCirurgia

    Elcio            a               b               c          Pediatria (dado no exerc.)

    Heloisa          a               b               c        Cirurgia (dado no exerc.)

    Obs. Negritado: dados do problema e certezas, dada a solução do mesmo.Resolução: o que está Sublinhado: eliminamos: c, depois Cirurgia (aqui sabemos que Bruno é do Administrativo pq nem pode trabalhar na Pediatra nem na Cirurgia); Agora ja que sobrou só o Adm p Bruno, sabemos que ele é quem trabalha no setor A

  • Só confirmando. Não há informações suficientes para dizer em quais setores Élcio e Heloísa trabalham?

  • não Ricardo.

  • PM/PA

    Pura Eliminação

    Eliminamos A e E de cara pois nas alternativas Bruno não pode ser pediátra

    Em Seguida Eliminamos a C, pois Heloisa trabalha na área cirúrgica e não pediátrica

    Por fim Descobrimos que Bruno Trabalha no Setor A porque ele não trabalha no Setor C e Não pode ser pediátra. Logo Olhando a pergunta "Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?"

    Podemos descrobrir que a área de pediatria é o Setor B, Porque Na pergunta Setor A e área da pediátria constam com elementos isolados, cada um representa seu setor. E o Bruno é único que se qualifica.

    #FÉ NO PAI


ID
1207690
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O suco de três garrafas iguais foi dividido igualmente entre 5 pessoas. Cada uma recebeu

Alternativas
Comentários
  • Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço.

  • Patrícia, precipitadamente, tive o mesmo raciocínio q vc e tentando demonstrar ficou a mesma dúvida! Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. Em seguida essa quantidade deve ser distribuída igualmente por 5 pessoas, o que representa 3X/5 de volume de suco por garrafa. Não é necessário saber as quantidades de volume da variável X. Ao relacionar com valores, vejo uma contradição. Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, cada garrafa deve distribuir seu volume igualmente por 5 pessoas. 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades de suco por garrafa, isto é, 26 ml³ para cada uma das 5 pessoas. No entanto, observe que esse valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa ou variável X1 (20 ml³). A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!

  • Então Patricia Silva e Rogério Costa. Eu fiz assim: 
    Imaginei 03 garrafas com (um valor aleatório) de 100ml cada, Total=300ml (as 03 garrafas);
    Depois, dividi os 300ml paras as 05 pessoas, (300/5) resultando 60ml para cada;

    A) 3/5 do total dos sucos, seria (300/5) = 60 * 3 = 180ml (errada);
    C) 5/3 do total dos sucos, seria (300/3) = 100 * 5 = 500ml (errada);
    D) 5/3 do suco de uma garrafa, seria (100/3) = 33 * 5 = 165ml (errada);
    E) 6/15 do total dos sucos, seria (300/15) = 20 * 6 = 120ml (errada);
    B) 3/5 do suco de uma garrafa, seria (100/5) = 20 * 3 = 60ml (CORRETA)
  • Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/5= 3/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)


  • Meu raciocínio foi o seguinte: como a questão é de múltipla escolha, vamos utilizar as respostas que ela dá para começar a pensar e vamos eliminando.

    Ok, eu tenho 3 sucos para dividir entre 5 pessoas (3/5 ou três para cinco -- essa fração corresponde ao total dos sucos); se eu fracionar cada suco em três "pedaços", eu terei 9 "pedaços" de suco (3 x 3) para dividir entre 5 pessoas ou nove frações de suco para dividir entre cinco pessoas (9/5 ou nove para cinco -- mais uma vez, corresponde ao total de sucos). Olhando para as alternativas, nenhuma se encaixa nisso...

    E se eu fracionar meu suco em cinco "pedaços"? Daí eu terei 15 "pedaços" de suco (3 x 5) para dividir entre 5 pessoas, ou seja, quinze frações de suco para dividir entre cinco pessoas (15/5 ou 15 para cinco -- mais um vez, total de sucos). Opa! 15/5 = 3. Ou seja, dividindo cada garrafa em cinco "pedaços", cada uma das pessoas ficará com 3 "pedaços" de garrafa.

    Alternativa correta, "b": cada uma recebeu 3/5 do suco de uma garrafa.

    Espero que compreendam o raciocínio!

  • eu errei mas logo percebi que não é 3/5 em relação ao total dos sucos  pois( o todo, ou seja o total do suco =1)

  • Analisando a questão,

    Vamos supor que cada garrafa contenha X litros, assim se eu tenho 3 garrafas, então o total será de 3X. 
    Temos que dividir igualmente entre 5 pessoas:



    RESPOSTA: (B)


  • Fiz o cálculo da seguinte forma:

    Imageinei cada garrfa a 100ml cada. Logo, o total é 300ml. Depois dividi por 5 e descobri 60ml. Esse é o valor que cada pessoa irá receber. Considerando a letra A), 3/5 do total de sucos daria e seguinte expressão: 300mlx3/5. O resultado é 180ml. Isso não corresponde ao valor que cada um irá receber (60ml). Por outro lado, a alternativa B) confere com o resultado, já que 3/5 do suco de uma garrafa corresponde a 100mlx3/5 = 60ml.

    Espero ter ajudado na questão. Bon estudos!

  • Patricia Silva

    "Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço."

     

    Você partiu de 3/5 e voltou para 3/5. Não houve nada de efetivo nessa conta. Os 3/5 não poderiam ser sobre o total de suco, haja vista o que cada um recebeu do total só pode ser 1/5. 

     

     

    Rogério Costa

    ".... Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. (...). Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, (...). 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades (...), isto é, 26 ml³ para cada. valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa. A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!"

    A premissa contém um erro de lógica e de interpretação: primeiro: se os volumes fosse diferentes, com valor X, a soma não poderia ser 3X, aliás, se fosse diferentes nem poderiam ser todos chamados de X. segundo: o enunciado disse que são garrafas idênticas. Daí sua premissa errônea gerou os resultados errados a que você chegou.

     

     

    RENATO MAURIZ

    "Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/53/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)"

    Quando você soma os três 1/5, você está somando frações de inteiros diferentes, por isso a distorção no resultado. A soma correta seria 1/5 de 1/3 somado, já que cada 1/5 se refere ao 1/5 de uma garrafa, e uma garrafa é 1/3 do total. Assim sua resposta seria 9/15 (que é o mesmo que 1/5) do total e não 3/5 do total. Note que 1/5 do total é a resposta óbvia, já 3/5 não faz sentido, já que é um valor acima da metade, impossível tal resultado (aqui você já nota que a letra A está descartada). 

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO POR RACIOCÍNIO

     

    (POR ÁLGEBRA JÁ ESTÁ RESOLVIDA PELO PROFESSOR E POR OUTROS COLEGAS)

    3 GARRFAS DIVIDAS POR 5 PESSOAS. SE FOSSEM 6, CADA UMA FICARIA COM METADE DE CADA GARRAFA. COMO SÃO SÓ 5, ENTÃO CADA PESSOA VAI FICAR COM UM POUCO MAIS QUE A METADE.

    LETRA B) 3/5 DE CADA GARRAFA, ÚNICA OPÇÃO EM QUE CADA UM RECEBE UM VALOR A MAIS QUE A METADE.

     

     

    As outras são todas absurdas:

    a) 3/5 do total dos sucos.Mais da metade do total, não dá nem pra 2 pessoas...

     c) 5/3 do total dos sucos. Maior que o inteiro, absurdo.

     d) 5/3 do suco de uma garrafa. Quase 2 garrafas pra cada...

     e) 6/15 do total dos sucos. 2/5 não, teria de ser 1/5

     


ID
1207693
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma escola de línguas, com um total de 360 alunos, oferece cursos em três períodos: matutino, vespertino e noturno, com igual número de alunos em cada um. Nenhum aluno faz cursos de manhã e à noite. O número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e à noite é igual a 40, e o número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e de manhã é igual a 20. O número de alunos x em cada turno satisfaz

Alternativas
Comentários
  • Primeiro some as intersecções: 20+40= 60. Como o total é 360, falta 300. Aí dividi esse valor por 3, que dá 100 pra cada conjunto.
    Como manhã já tem 20, fica com 80. Tarde já tem 60, fica com 40. Noite tem 40, fica com 60.
    Fazendo a soma total temos: 80+20+40+40+60 = 240.
    Para chegarmos ao total de 360, falta 120.
    120/3 = 40 para cada.
    Se cada conjunto já tinha 100, somando 40, cada conjunto fica com 140. RESPOSTA D.

  • Eu pensei diferente:

    Quando queremos achar a interseção somamos o total de cada conjunto e diminuimos do total dos conjuntos. Neste caso faremos o caminho contrario somaremos a interseção com o total dos conjuntos e (sabendo que o numero em cada conjunto e igual) dividiremos pelo numero de conjuntos.

    sendo assim ficaria:

    360 (total dos conjuntos) + 60 (interseção) = 420 / 3 (n conjuntos) = 140

    mais facil ne

  • letra D:

    número de alunos matutino(M) = número de alunos vespertino(V) = número de aluno noturno(N), então M= M1(n. de alunos somente pela manhã)+20(tarde e manhã), V= V1( n. de alunos somente pela tarde)+60(tarde e noite + tarde e manhã), N= N1(n. de alunos somente pela noite)+ 40(tarde e noite).

    como o total de alunos é 360, então: M1+V1+N1+ 20+40= 360, ou seja M1+V1+N1=300, continuando: M-20+V-60+N-40=300, M+V+N= 420, como M=V=N e igual a X, então x=420/3= 140.

  • Mal formulada essa questão. Eu fiz 60 alunos fazendo os três cursos manhã, tarde e noite nos conjuntos (até por que não restringiu essa parte) e por isso marquei a letra B, assim como muitos.


ID
1207696
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um salário de R$ 750,00 teve um aumento de R$ 68,50 e outro salário de R$ 1.200,00 teve um aumento de R$ 108,00. Percentualmente, é correto afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Fiz uma regra de 3:

    75-100%
    68,5 - x%
    x = 91,33%


    120-100%
    108-x%
    x=90%


    O salário menor teve um aumento maior, de 91,33%

  • Bruna, o aumento foi de 9,133%. Vc acabou eliminando um zero no valor dos salários (750 e 1200 são os valores).

  • Regra de 3 super básica,

    Salário A

    Se 750 ----> 100%

         68,50----> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 750x = 68500

    X = 68500 / 750 = 9,13%

    Salário B

    Se 1200 -----> 100%

         108 -------> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 1200X = 10800

    X = 10800 / 1200 = 9%

    Gabarito A = Salário menor teve maior aumento percentual.

  • Tnc com esses números picados, Cespe n faz uma merda dessa.

  • Facilitando sua conta:

     

    * As alternativas falam sobre 9%, então realize testes

    * 75 * 9% = 67,5 (logo já sabemos que o aumento foi maior do que 9%), mas vamos testar o resto

    * 12 * 9 = 108 (ou seja, o aumento foi de exatos 9%)

     

    A banca quer que você vá pelo caminho mais difícil, mas sempre terá um caminho mais fácil..


ID
1250935
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Qual a periodicidade mínima que o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas pela EBSERH devem ser analisados pelo Conselho Fiscal?

Alternativas
Comentários
  • faz parte da competência do conselho fiscal: analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH.

  • DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações.

  • Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:
    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e e demais demonstrações financeiras.
     

    § 2o O Conselho Fiscal reunir-se-á, ordinariamente, a cada mês e, extraordinariamente, quando convocado pelo seu Presidente.
     

    § 4o Além dos casos de morte, renúncia, destituição e outros previstos em lei, considerar-se-á vaga a função de membro do Conselho Fiscal que, sem
    causa formalmente justificada, não comparecer a duas reuniões
    consecutivas
    ou três alternadas, no intervalo de um ano, salvo caso de forca maior ou caso fortuito.
     

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VII

    DO CONSELHO FISCAL

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações

    DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • Art. 66. Compete ao Conselho Fiscal

    VI - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela empresa;

    ESTATUTO SOCIAL DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH


ID
1250938
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

De acordo com as disposições contidas no Regimento Interno da EBSERH, qual dos seus órgãos têm, respectivamente, a finalidade expressa de realizar seu controle social (1) e a competência de acompanhar e avaliar periodicamente o seu desempenho (2)?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Art. 23. O Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle Social e apoio à Diretoria a ao Conselho de administração...

  • Art. 23.  Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle social e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração (...)

    Art. 24. Compete ao Conselho Consultivo:

    I - opinar sobre as linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias da EBSERH, orientando o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva no cumprimento de suas atribuições;

    II - propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, orientando para que a EBSERH atinja os objetivos para a qual foi criada;

    III - acompanhar e avaliar periodicamente o desempenho da EBSERH; e

    IV - assistir à Diretoria e ao Conselho de Administração em suas funções, sobretudo na formulação, implementação e avaliação das estratégias de ação da EBSERH. 

  • Regimento interno

    Artigo 12:"É um órgão permanente da Ebserh que tem a finalidade de oferecer consultoria e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, além de avaliar e fazer sugestões em relação ao papel social da Ebserh, de acordo com seus objetivos específicos na sociedade"

    Artigo 13.Compete ao Conselho consultivo:

    Acompanhar periodicamente o desempenho da Ebserh


ID
1250941
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

A Lei nº 12.550/2011 autorizou a criação da EBSERH e a dotou de personalidade jurídica de direito privado. Seu Estatuto Social, introduzido pelo Decreto nº 7.661/2011, subordinou a referida Empresa ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. Com relação às aquisições a serem realizadas pela EBSERH, conforme disposições contidas em seu estatuto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011 em seu artigo 13, inciso X alínea " a" diz que  compete ao Conselho de Administração deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva sobre o regulamento de licitação.

    Art. 13. Compete ao Conselho de Administração:

    X - deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento de licitação;


  • Uma dúvida com relação à alternativa C. Ela está incorreta porque para a EBSERH contratar qualquer serviço, deve ser por meio de licitação?


    Pela lei 12.550, a contratação da EBSERH pelo Poder Público dispensa licitação, mas não diz nada sobre contratação realizada pela empresa.

  • Oi Denis, a questão fala de aquisição e não contratação.

  • leta e correta!

    Artigo 7º, inciso XI, alínea a (Nova versão disponível no site da EBSERH que será o usado para todos os concursos com edital publicado após 02/04/14) Faz parte das atribuições do conselho de administração deliberar sobre o regulamento de licitação.

  • Lei 12.550/11

    Art . 5º  É  dispensada  a  licitação  para  a  contratação  da  EBSERH  pela  ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  para  realizar atividades  relacionadas  ao  seu  objeto  social.  

  • DECRETO 7661/2011 : ART.13 COMPETE AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

     X - deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento de licitação;

  • Contratar serviços:

    O Conselho de Administração, em face da deliberação favorável expressa na Resolução nº 71, de 28 de junho de 2018, aprova o Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, nos termos do art. 40 da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, e do Decreto nº 8.945, de 27 de dezembro de 2016. 

    Art. 1º Este Regulamento tem por objetivo definir e disciplinar o procedimento das licitações e contratações de serviços,

    Contratar a empresa:

    Art. 5º É dispensada a licitação para a contratação da EBSERH pela administração pública para realizar atividades relacionadas ao seu objeto social

  • Letra E.

    Segundo o Estatuto Social da EBSERH, aprovado em 29/06/2018, em seu art. 47: Compete ao Conselho Administração:

    XXVI - Aprovar o Regulamento Interno de Licitações e Contratos.

  • Art. 13. Compete

    ao Conselho de Administração:

    X - deliberar,

    mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento

    de licitação;


ID
1250944
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Acerca da área jurídica da EBSERH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Regimento Interno:

    Artigo 31. São órgãos de assessoramento diretamente vinculados à Presidência:

    I- a Chefia de Gabinete;

    II- A Consultoria Jurídica;

    III- a Coordenação de Gestão Integrada;

    IV- a Assessoria de Planejamento e Relações Institucionais;

    V- a Assessoria de Apoio ao Ensino e Pesquisa;

    VI- a Coordenadoria de Comunicação Social; e

    VII- a Ouvidoria Geral.

  • Art. 28. Compete à Coordenadoria Jurídica:

    I - assessorar juridicamente o Presidente, a Diretoria Executiva, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo da EBSERH;

    II - responder pela advocacia preventiva na EBSERH, atendendo e propondo soluções jurídicas para a empresa;

    III - supervisionar, bem como estabelecer as teses jurídicas das unidades hospitalares geridas pela Empresa, subsidiárias, escritórios, representações, dependências e filiais;

    IV - representar a Empresa judicial e extrajudicialmente, com a outorga do Presidente, coordenando a representação ativa e passiva da EBSERH na via judicial e administrativa;

    V - emitir parecer jurídico relativo à publicação de editais, dispensas e inexigibilidades de licitação, bem como quanto à formalização de contratos, convênios, acordos, ajustes e instrumentos congêneres, inclusive quanto aos aspectos de legalidade e conformidade da instrução processual;

    VI - elaborar informações em mandado de segurança, a ser assinado por autoridade competente que estiver sendo demandada no âmbito da EBSERH;

    VII - analisar e emitir parecer jurídico referente à legalidade de conclusões de relatórios de comissões de sindicância e consequentes proposições de medidas disciplinares ou imputação de responsabilidade administrativa ou civil;

    VIII - acompanhar a atualização de legislação de interesse da Empresa;

    IX - examinar previamente a legalidade dos atos relativos ao direito de pessoal e assessorar a Diretoria de Gestão de Pessoas;

    X - defender os integrantes e ex-integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria Executiva em processos judiciais e administrativos contra eles instaurados pela prática de atos no exercício do cargo ou função, nos casos em que não houver incompatibilidade com os interesses da empresa;

    XI - exercer outras atribuições determinadas pelo Presidente. 


ID
1250947
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Com relação ao tratamento da Lei nº 12.550/2011, que autorizou a criação da EBSERH, acerca da cessão de bens e direitos por parte das instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres, no âmbito e durante a vigência do contrato entre aquela empresa, relativamente aos serviços relacionados às suas competências, e estas instituições, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art.13º - Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art.6o, bens e direitos necessários à sua execução.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 13. Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art. 6º , bens e direitos necessários à sua execução.

    LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • As alternativas apresentadas tentou confundir o candidato com o Art. 11 parágrafos 1º e 2º.


ID
1250950
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Considerando que, no Brasil, a esperança de vida ao nascer é um dos índices usados para avaliar o quadro geral de saúde da população, é correto afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • ?????????????????????????????????????

  • Todas as alternativas estão erradas.

  • Pode justificar as questões erradas


ID
1250953
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

A Lei Orgânica da Saúde estabelece duas formas de participação da comunidade na gestão do SUS: as Conferências e os Conselhos de Saúde. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8142/90

    Art.1°

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  •            Resolução do Conselho Nacional de Saúde  reza:

         Terceira Diretriz: a participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. A legislação estabelece, ainda, a composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. O Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho, em reunião plenária. Nos Municípios onde não existem entidades, instituições e movimentos organizados em número suficiente para compor o Conselho, a eleição da representação será realizada em plenária no Município, promovida pelo Conselho Municipal de maneira ampla e democrática.

  • LEI 8142/90

    Art. 1º

    Paragrafo 1º  A conferência de saúde reúne-se a cada 4 anos com a representação de diversos segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo ´poder executivo ou, extraordinariamente por esta ou pelo Conselho de Saúde.



  • Parlamentares?...

  • A questão deveria ser anulada... não existe parlamentares??????

  • Questão deveria ser anulada. Respeitando o que preconiza a terceira diretriz da  RESOLUÇÃO No 453, DE 10 DE MAIO DE 2012 a qual enuncia no item oitavo:

    "VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde. "

  • Parlamentares??? em nenhuma das legislações fala de parlamentares, inclusive fala que é priobida a participação de membros eleitos do legislativo, executivo e judiciario...

  • D.

    -As Conferências de Saúde é onde se encontram tipos diversos de pessoas.

    -Os Conselhos de Saúde são órgãos de controle do SUS pela sociedade nos níveis municipal, estadual e federal.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    FONTE: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A QUESTÃO ESTA ERRADA PARLAMENTARES SÃO MEMBROS ELEITOS DO PODER LEGISLATIVO.

    Questão deveria ser anulada. Respeitando o que preconiza a terceira diretriz da RESOLUÇÃO No 453, DE 10 DE MAIO DE 2012 a qual enuncia no item oitavo:

    "VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde. "

  • Gabarito D

    A questão aborda a lei 8.080/90, não referencia à resolução 543/12.

    De todo modo, Conferência e conselho são instâncias diferentes.

    O item "d" fala sobre a participação dos parlamentares nas conferciências de saúde, o que é certo. Já o item VIII da 3° diretriz - resolução 533/12 veda a participação dos parlamentares como membros nos conselhos de saúde.


ID
1250956
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Com base na Resolução nº 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, assinale a alternativa que não apresenta uma competência dos Conselhos de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se, o sufrágio universal é exercido para o voto POLÍTICO da república. Refere-se a sua opinião sobre governantes do Estado. Portanto não há que se falar em sufrágio universal em Conselhos de Saúde. 

  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2012/res0453_10_05_2012rep.html

  • Gabarito: Letra B.


    Complementando


    De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012

    Quinta Diretriz: aos Conselhos de Saúde Nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, que têm competências definidas nas leis federais, bem como em indicações advindas das Conferências de Saúde, compete:


    a) Correto.

    I - fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS;

    b) Errado.

    c) Correto.

    XI - avaliar, explicitando os critérios utilizados, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde do SUS;

    d) Correto.

    V - definir diretrizes para elaboração dos planos de saúde e deliberar sobre o seu conteúdo, conforme as diversas situações epidemiológicas e a capacidade organizacional dos serviços;

    e) Correto.

    III - discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde;



  • Não há essa competência para os Conselhos de Saúde: coordenar votações em âmbito nacional, estadual e municipal para a escolha das ações prioritárias em saúde pública por meio de sufrágio universal.


ID
1250959
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Acerca da direção nacional do SUS, é correto afirmar que a ela compete definir e coordenar os sistemas de

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080/90

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

  • Lei 8080/90

    Art. 16.

    A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

     

  •  A direção NACIONAL do Sistema Único da Saúde compete DEFINIR E COORDENAR OS SISTEMAS:

     

    >>>>De rede de laboratórios de saúde pública

    >>>>Vigilância sanitária

     

    GAB. A

  • que não caia sobre essas direções nacional, estadual e mucipal na minha prova! essa parte é a  mais difícil da lei...erro quase todas as questões com esse assunto =S

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

    gab- A

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1250962
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Considerando que as Ações Integradas de Saúde (AIS) começaram a ser implementadas em meados da década de 1980, é correto afirmar que suas principais diretrizes eram o (a)

Alternativas
Comentários
  • AIS: diretrizes:

    Universalização, acessibilidade, descentralização, integralidade e participação comunitária.

  • A partir do plano do CONASP, surgiu o Programa de Ações Integradas de Saúde, que ficou conhecido como AIS. ... Em 1986 é realizada em Brasília a VIII Conferência Nacional de Saúde, com ampla participação de trabalhadores, governo, usuários e parte dos prestadores de serviços de saúde.

  • Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;


ID
1335991
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A correta remoção e recepção do cadáver no necrotério podem facilitar os trabalhos do técnico em necropsia e do legista. Em relação a esses procedimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em necropsia.

    A) ERRADO. A Guia de Remoção de Cadáver é um documento oficial, obrigatório, expedido e assinado por autoridade policial (e não por médico) em três vias, que autoriza e determina a remoção do cadáver do local em que se encontra para o IML. Uma das vias fica anexada ao registro de ocorrência que deu origem à remoção, outra via é anexada à documentação do cadáver, e a última via fica arquivada no Setor de Óbito.

    B) ERRADO. O cadáver é recebido no Setor de Permanência, mediante apresentação da Guia de Remoção de Cadáver (e não do atestado de óbito) e dos documentos complementares que auxiliarão na formalização de sua entrada.

    C) CERTO. Feita a entrada, o cadáver é registrado no Livro de Entrada de Cadáveres sob um número determinado por ordem cronológica. Esse número dá origem, por sua vez, ao número de laudo interno, que acompanhará o cadáver e toda a sua documentação no Instituto até a liberação. Ainda constam nesse registro o nome do cadáver, a data e a hora de entrada, a provável causa da morte, o número da Guia de Remoção e a Delegacia Policial de procedência, além do número da viatura de remoção de cadáver responsável pelo transporte do corpo. Caso o nome do cadáver não seja conhecido, este é descrito como homem, mulher, criança, feto ou despojos humanos.

    D) ERRADO. Após o preenchimento do registro de entrada, os dados são transcritos em uma etiqueta - o Cartão de Identificação do Cadáver -, que será atada à perna deste por meio de um fio metálico. Há, ainda, uma segunda etiqueta de identificação, feita de fenolite com números de cobre, material resistente ao calor e à umidade, ou em alumínio com números cunhados, que também é presa ao cadáver e pode ser encontrada mesmo após a exumação.

    E) ERRADO. O cadáver não identificado deve ser necropsiado, sendo inclusive uma das finalidades da necropsia a identificação do cadáver..

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    JUNIOR, Luiz Carlos Prestes, ANCILLOTTI, Roger. Manual de técnicas em necropsia médico-legal. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2009.

ID
1335994
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação às referências anatômicas da incisão biacrômio-esterno-pubiana, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em anatomia humana.

    A) CERTO. Acrômio é a extremidade lateral da crista da escápula que se articula com a clavícula e dá fixação a uma parte dos músculos deltoide e trapézio. Abaixo do acrômio estão os tendões do manguito rotador.





    B) ERRADO. O acrômio se articula com a extremidade lateral, ou acromial (e não medial) da clavícula.




    C) ERRADO. Quanto à forma, os ossos podem ser longos, curtos e chatos. Os ossos longos apresentam o comprimento maior que a largura e a espessura. Exemplos: o fêmur (o ossos da coxa), o úmero (o osso do braço) e a tíbia (um dos ossos da perna). Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, antigamente conhecida como "rótula" (osso do joelho), os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé). Os ossos chatos são relativamente finos e achatados. Exemplos: a escápula, osso situado na região do ombro, as costelas e no crânio.
    O esterno é classificado como um osso chato, e não como um osso longo.




    D) ERRADO. O osso púbico ou púbis é o mais anterior (e não posterior) dos três principais ossos que formam a pélvis.




    E) ERRADO. Cintura escapular, na anatomia, é a porção mais elevada do membro superior, composta pela escápula (também chamada de omoplata) e pela clavícula, conectados entre si por meio de ligamentos. As costelas não fazem parte da cintura escapular.

    Gabarito do professor: Alternativa A.


ID
1335997
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Várias estruturas do corpo humano são revestidas por membranas conjuntivas. Quanto ao sistema nervoso central, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter). 


ID
1336000
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A padronização dos termos utilizados em anatomia é de extrema importância para a comunicação científica. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os epônimos são muito utilizados em medicina. Todo mundo conhece epônimos e eles parecem inevitáveis. Exemplos de epônimos são “doença de Parkinson”, “Doença de Alzheimer”, “Tumor de Krukenberg”, todos nomes de médicos que, ou descreveram a doença, ou deram enorme contribuição para sua compreensão.


ID
1336003
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à morfologia interna do coração humano.

Alternativas
Comentários
  • As paredes atriais são constituídas de músculos pectíneos, que formam uma bolsa conhecida como aurícula direita. A crista terminal separa as camadas musculares cardíaca e lisa das paredes atriais, enquanto o septo interatrial divide os átrios.

    Cada atrio possui um pequeno apêndice forrado por músculo pectíneo, semelhante a uma orelha de animal, chamado de apêndice auricular ou aurícula , que é o maior responsável pela ejeção do sangue na . a) ambos os átrios

    A cada batimento cardíaco, as aurículas contraem-se primeiro, impulsionando o sangue para os , o que corresponde à auricular. Os ventrículos contraem-se posteriormente, bombeando o sangue para fora do coração para as artérias, o que corresponde à sístole ventricular.

    b) Válvula mitral, valva mitral, válvula bicúspide ou valva atrioventricular esquerda é a valva que separa o (aurícula esquerda) do , impedindo que o recue para a aurícula após ser bombeado desta para o ventrículo.

    A válvula tricúspide, ou valva tricúspide, ou valva atrioventricular direita, encontra-se no lado dorsal direito do coração dos mamíferos, entre o átrio direito ou aurícula direita e o ventrículo direito. A função da válvula é impedir o refluxo do sangue do ventrículo direito para o átrio direito.

    A regurgitação tricúspide pode resultar em aumento da ventricular, pois o sangue refluído para o átrio é adicionado ao volume de sangue que deve ser bombeado de volta ao ventrículo durante o próximo ciclo de ventricular. O aumento da pré-carga do ventrículo direito durante um período prolongado de tempo pode levar ao (dilatação), que pode evoluir para insuficiência cardíaca direita se não for corrigido.

  • c) O seio coronário é a principal veia do coração. Ele recebe quase todo o sangue venoso do miocárdio. Fica situado no sulco coronário abrindo-se no átrio direito. (não no ventrículo esquerdo)

    d) Músculos papilares são projeções musculares cônicas do miocárdio com bases fixadas à parede ventricular, no são encontrados músculos papilares anteriores e posteriores que são maiores que aqueles do . São de grande tamanho e terminam em extremidades arredondadas, onde as cordas tendíneas se inserem. As cordas tendíneas de cada ápice do músculo papilar dirigem-se a ambas as cúspides da valva. Os músculos papilares, juntamente com as cordas tendíneas, auxiliam o funcionamento da sístole (mecanismo de contração) no e da diástole (relaxamento) no por meio das valvas, os músculos papilares começam a se contrair antes da contração do , tensionando as cordas tendíneas e aproximando as valvas.

    Músculos papilares são músculos que, relaxados, deixam frouxas as cordas tendíneas que abrem as () e a e, contraídos, retesam as cordas tendíneas que fecham essas valvas. São encontrados no e do .

    e) The fossa ovalis is a depression in the of the , at the level of the , the wall between right and . The fossa ovalis is the remnant of a thin fibrous sheet that covered the during development.

    Pra mim a D está certa.

  • a) músculo pectíneo é um músculo plano encontrado na parte superomedial da região anterior da coxa.

    b) A valva tricúspide encontra- se entre o átrio direito e o ventrículo direito, assim impedindo o fluxo reverso de sangue atrial quando este passa para o ventrículo.

    c) O seio coronário é a principal veia do coração. Ele recebe quase todo o sangue venoso do miocárdio. Fica situado no sulco coronário abrindo-se no átrio direito.

    Fontes: a) https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/musculo-pectineo

    b) https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/valvas-valvulas-cardiacas

    c) https://www.auladeanatomia.com/novosite/pt/sistemas/sistema-cardiovascular/vasos-sanguineos/sistema-venoso/


ID
1336006
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para a abertura, observação e evisceração em monoblocos da cavidade toracoabdominal é utilizada a incisão biacrômio-esterno-pubiana. Em relação a esse procedimento, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A) ERRADO. São retirados quatro monoblocos de órgãos vinculados anatomicamente e/ou funcionalmente, e não seis monoblocos.

    B) ERRADO. Na técnica de Rokitansky, os órgãos são abertos e examinados no próprio sítio anatômico, sendo posteriormente retirados de maneira isolada. Na realidade o enunciado faz referência à técnica de Ghon, em que os órgãos são removidos um a um e, em seguida, examinados fora do seu local anatômico.

    C) CERTO. A incisão submentoxifopubiana, embora mais prática, apresenta pior resultado estético após o fechamento da pele.
    Na incisão biacrômio-esterno-pubiana realiza-se uma incisão descendente, em forma de Y, que se inicia no ombro esquerdo, passando internamente aos mamilos até atingir o terço inferior da região esternal e, em seguida, ascende ao ombro direito. Aprofunda-se a incisão até encontrar o gradil costal, começando a dissecção por baixo dos planos musculares, em direção ao pescoço. O retalho cutâneo deve ser tracionado para cima e para trás. Ao abordar as clavículas, a dissecação passa a ser subcutânea, devendo-se alcançar a mandíbula e os acrômios. Deve-se ter cuidado para não lesionar a pele, mantendo o bisturi o mais vertical possível. Exposto o gradil costal, faz-se uma incisão mediana desde a margem inferior do corte anteriormente referido até o púbis, desviando da cicatriz umbilical, que tem de ser profunda o bastante para atingir a aponeurose e o peritônio, mas sem lesionar os órgãos subjacentes. Disseca-se a pele e seccionam-se os músculos da parede abdominal rente ao rebordo inferior do gradil costal de ambos os lados, exibindo-se toda a cavidade abdominal. Os órgãos precisam ser examinados antes de eviscerados para que sejam observadas possíveis mudanças na sua posição e relação, presença de aderências, fístulas, deiscência de suturas, abscessos, peritonite etc. Depois de retirados, não há mais como avaliar a maioria dessas alterações, ou ter certeza de que já existiam antes e não foram provocadas pela própria evisceração (no caso de rupturas, por exemplo).

    D) ERRADO. A abertura da cavidade toracoabdominal é pré-requisito para a extração dos quatro monoblocos da técnica de Ghon. A alternativa não menciona quais órgãos seriam extraídos, sendo vaga e incorreta.

    E) ERRADO. Geralmente, a técnica de necropsia utilizada em fetos, recém-nascidos e lactentes é similar à que se emprega em indivíduos adultos, com algumas variações.
    Na técnica de Virchow, os órgãos são removidos um a um e, em seguida, examinados fora do seu local anatômico. A técnica mencionada na alternativa é a de Ghon, que envolve métodos de evisceração em monoblocos vinculados anatomicamente e/ou funcionalmente.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • C) CERTO. A incisão submentoxifopubiana, embora mais prática, apresenta pior resultado estético após o fechamento da pele.

    Na incisão biacrômio-esterno-pubiana realiza-se uma incisão descendente, em forma de Y, que se inicia no ombro esquerdo, passando internamente aos mamilos até atingir o terço inferior da região esternal e, em seguida, ascende ao ombro direito. Aprofunda-se a incisão até encontrar o gradil costal, começando a dissecção por baixo dos planos musculares, em direção ao pescoço. O retalho cutâneo deve ser tracionado para cima e para trás. Ao abordar as clavículas, a dissecação passa a ser subcutânea, devendo-se alcançar a mandíbula e os acrômios. Deve-se ter cuidado para não lesionar a pele, mantendo o bisturi o mais vertical possível. Exposto o gradil costal, faz-se uma incisão mediana desde a margem inferior do corte anteriormente referido até o púbis, desviando da cicatriz umbilical, que tem de ser profunda o bastante para atingir a aponeurose e o peritônio, mas sem lesionar os órgãos subjacentes. Disseca-se a pele e seccionam-se os músculos da parede abdominal rente ao rebordo inferior do gradil costal de ambos os lados, exibindo-se toda a cavidade abdominal. Os órgãos precisam ser examinados antes de eviscerados para que sejam observadas possíveis mudanças na sua posição e relação, presença de aderências, fístulas, deiscência de suturas, abscessos, peritonite etc. Depois de retirados, não há mais como avaliar a maioria dessas alterações, ou ter certeza de que já existiam antes e não foram provocadas pela própria evisceração (no caso de rupturas, por exemplo).


ID
1336009
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No que se refere aos procedimentos para a abertura da cavidade craniana e a remoção do encéfalo, é correto afirmar que é realizada incisão no couro cabeludo e corte da calota craniana. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ·        A - A incisão no couro cabeludo é denominada trimastoide e ocorre em um plano frontal. (incisão bimastóidea)

    ·        B - Para estabilizar a cabeça, é utilizado um cepo de madeira sob pescoço do cadáver. (correto)

    ·        C - Em crianças com idade superior a 10 anos, a craniotomia deve ser feita com tesoura. (ruginga e serra são utilizados)

    ·        D -Para a completa remoção da calota craniana, deve-se utilizar o enterótomo nos sulcos feitos pela serra. (ruginga e serra são utilizados)

    ·        E - A secção da calota craniana ocorre no plano sagital. (é na calvária)

    EXAME INTERNO: Com o cadáver em decúbito dorsal, um cepo de madeira (LETRA B) é colocado sob a nuca, e inicia-se uma incisão bimastóidea vertical (LETRA A), tendo o cuidado de desvia-lo se porventura houver alguma lesão traumática em seu caminho.

    Rebatem-se para frente e para trás os retalhos do couro cabeludo, utilizando-se uma rugina (LETRA C - não é enterótomo).

    Em seguida, retira-se o periósteo da calvária, desinserindo e rebatendo os músculos temporais.

    Depois serra-se a calvária em sentido horizontal (LETRA E), com o cuidado de não aprofundar-se em demasia, para não lesarem os planos mais profundos.

    A serra mais indicada é a do tipo Stryker, própria para ossos, mas também podem ser utilizadas serra de gesso ou até mesmo serras manuais.

    Retirada a calvária, é feita a retirada das meninges, cortando-se a dura máter rente ao corte de serra da calvária.

    O encéfalo é então tracionado levemente para trás, até se expor a tenda do cerebelo, que é seccionada.. Também deve ser seccionada neste momento a medula espinhal. Desta forma todo o encéfalo é liberado, sendo retirado para exame. Geralmente após a inspeção do encéfalo, nele são realizados vários cortes transversais, geralmente feitos com a faca de Collin. Na base do crânio, é descolada toda a dura –máter, para se examinar todas as fossas cranianas.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A) ERRADO. A incisão no couro cabeludo é denominada bimastoide, de um processo mastoide ao contralateral, e não trimastoide.
    Inicialmente, a incisão no couro cabeludo, chamada de bimastóide, deve ser feita cerca de 1 a 2cm atrás da borda inferior do pavilhão auricular direito, estendendo-se pela convexidade do crânio até alcançar o ponto correspondente contralateral. As duas partes devem ser descoladas da calota craniana e rebatidas: a anterior até próximo das órbitas e a posterior até a protuberância occipital externa. A linha de incisão começa e termina na altura do vértice das apófises mastóides e passa pelo ápice da cabeça, de modo a se obterem dois retalhos: um anterior e outro posterior.

    B) CERTO. Para facilitar a incisão do couro cabeludo, coloca-se um cepo debaixo do pescoço do cadáver, em posição de decúbito dorsal, a fim de levantar a cabeça.

    C) ERRADO. O uso corrente de abrir o crânio com serra é eficiente para crianças maiores, ainda que não seja aconselhável em fetos e recém-nascidos, nos quais está indicado o emprego de tesouras fortes para efetuar um corte em forma de cruz, no sentido das fontanelas e linhas de sutura, separando-se os ossos como se fossem pétalas de uma flor.

    D) ERRADO. Não se deve cortar completamente o osso com a serra - a porção interna da tábua óssea deve ser quebrada com raquítomo e martelo (e não com enterótomo). Deve-se proceder desse modo para evitar lesões do cérebro e também porque as bordas irregulares, assim formadas, poderão fornecer pontos de fixação para a calota após o fechamento do couro cabeludo.
    Enterótomo é uma tesoura formada por uma ponta protegida por uma espécie de capuz moldado a partir da própria lâmina e outra ponta romba. A ponta protegida é inserida na luz de órgãos como intestino, estômago e coração, orientando o corte sem danificar a estrutura interna

    E) ERRADO. A incisão bimastoide utilizada no crânio não é sagital, e sim vertical. A linha de incisão começa e termina na altura do vértice das apófises mastoides e passa pelo ápice da cabeça, de modo a se obterem dois retalhos: um anterior e outro posterior.

    Gabarito do professor: Alternativa E.


ID
1336012
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O edema de glote caracteriza-se pela dificuldade respiratória que, se causada por alergia, pode ser aguda e levar o indivíduo à morte. Quanto às características anatômicas, é correto afirmar que glote é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    A glote, também conhecida como rima da glote ou rima glótica, é o espaço natural entre as pregas vocais

    Fonte: https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/glote


ID
1336015
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante uma necropsia, a retirada do intestino delgado se dará por completa após a secção do(a)

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia e anatomia humana.

    A) ERRADO. Mesocólon é a expansão do peritônio que une o cólon à parede do abdômen; assim, não é possível retirar completamente o intestino delgado após a secção do mesocólon, servindo esta secção para remoção do intestino grosso.

    B) CERTO. Na técnica de necropsia de Ghon, são analisados monoblocos vinculados anatomicamente e/ou funcionalmente. A retirada do intestino delgado ocorre junto com o quarto monobloco. O quarto monobloco é formado pelo segmento terminal do duodeno, jejuno, íleo e cólon. Embora seja o último, esse monobloco deverá ser o primeiro a ser examinado logo após a abertura das cavidades abdominal e torácica, devido á rápida autólise que ocorre no trato gastrintestinal. Em primeiro lugar, rebate-se para a direita todo o intestino delgado, identificando-se a área de passagem do duodeno, a partir do retroperitônio, para o interior da cavidade peritoneal (ou seja, a alça fixa do duodeno). Em seguida, depois de incisar o mesentério, fazem-se duas ligaduras no jejuno com 10cm de intervalo entre si e o segmento interposto é seccionado. Prossegue-se identificando o cólon sigmóide e realizando o mesmo procedimento citado anteriormente, com secção na altura do reto. Desse modo, o intestino grosso é solto e retirado juntamente com o mesocólon, tendo-se cuidado para não lesionar as estruturas situadas inferiormente. Por fim, secciona-se a raiz do mesentério, o mais próximo possível da artéria aorta, para que todo o intestino delgado seja removido.






    C) ERRADO. O omento é formado por duas camadas de peritônio que se fundiram e se estende do estômago e do duodeno proximal até os órgãos vizinhos. O omento menor fica entre o fígado e a curvatura menor do estômago e a primeira porção do duodeno; o omento maior vai da curvatura maior do estômago ao colo transverso e deste se dispõe como um “avental", anteriormente às alças intestinais. A secção do omento maior não permite o acesso ao intestino delgado.

    D) ERRADO. A secção do omento menor não permite o acesso ao intestino delgado, pois ele se localiza entre o fígado e a curvatura menor do estômago e a primeira porção do duodeno.

    E) ERRADO. O ligamento falciforme separa o segmento medial dos laterais do lobo hepático esquerdo na sua face superior. Sua secção não permite acesso ao intestino delgado.

    Gabarito do professor: Alternativa B. 
    VASKOVIC, Jana; OSIKA, Alexandra; MCLAREN, Nicola. Peritônio e cavidade peritoneal. Kenhub, Alemanha, 2020. Disponível no site Kenhub. JUNIOR, Luiz Carlos Prestes, ANCILLOTTI, Roger. Manual de técnicas em necropsia médico-legal. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2009.
  • B) CERTO. Na técnica de necropsia de Ghon, são analisados monoblocos vinculados anatomicamente e/ou funcionalmente. A retirada do intestino delgado ocorre junto com o quarto monobloco. O quarto monobloco é formado pelo segmento terminal do duodeno, jejuno, íleo e cólon. Embora seja o último, esse monobloco deverá ser o primeiro a ser examinado logo após a abertura das cavidades abdominal e torácica, devido á rápida autólise que ocorre no trato gastrintestinal. Em primeiro lugar, rebate-se para a direita todo o intestino delgado, identificando-se a área de passagem do duodeno, a partir do retroperitônio, para o interior da cavidade peritoneal (ou seja, a alça fixa do duodeno). Em seguida, depois de incisar o mesentério, fazem-se duas ligaduras no jejuno com 10cm de intervalo entre si e o segmento interposto é seccionado. Prossegue-se identificando o cólon sigmóide e realizando o mesmo procedimento citado anteriormente, com secção na altura do reto. Desse modo, o intestino grosso é solto e retirado juntamente com o mesocólon, tendo-se cuidado para não lesionar as estruturas situadas inferiormente. Por fim, secciona-se a raiz do mesentério, o mais próximo possível da artéria aorta, para que todo o intestino delgado seja removido.

  • Durante uma necropsia, a RETIRADA do intestino delgado se dará por completa APÓS a secção da RAIZ DO MESENTÉRIO.


ID
1336018
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hipófise é uma estrutura endócrina e mantém íntima relação com o diencéfalo. A respeito dessa glândula, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Para a sua remoção numa necropsia, deve-se seccionar o diafragma da sela túrcica, constituído por dura-máter.


ID
1336024
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante a necropsia, o procedimento de evisceração deverá ser realizado com o cadáver

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA D.

    Posição do cadáver durante a autópsia: Considere o cadáver em decúbito dorsal (dorso para baixo, mãos espalmadas para frente, pés para o alto e cabeça olhando para cima).

    Fonte: Aulas do Blanco.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A) ERRADO. Na posição anatômica, o corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. Os corpos não são necropsiados em pé.

    B) ERRADO. Posição ortostática é sinônimo de posição anatômica. Os corpos não são necropsiados em posição anatômica.

    C) ERRADO. No decúbito ventral, o corpo está deitado com a face voltada para baixo. Essa não é a posição utilizada nas necropsias.

    D) CERTO. O cadáver devidamente identificado é levado à sala de necropsia com todos os documentos necessários. Após o recebimento do cadáver, o auxiliar de necropsia, na presença do perito, retira as vestes do cadáver e as expõe ao perito que irá examiná las. O cadáver é colocado na mesa de necropsia em decúbito ventral para que seja efetuada a limpeza deste. Segue-se, então, a inspeção do dorso. O cadáver é então posto em decúbito dorsal. Nesse momento o corpo será medido e serão verificados o sexo, a cor, a estatura, estado de nutrição, idade aproximada, presença de cicatrizes, marcas, tatuagens, características que poderão auxiliar na identificação. Os olhos devem ser observados, descrevendo-se a cor da íris e a transparência de córnea, assim como a cavidade oral quanto ao estado de conservação dos dentes e à presença de próteses. Os orifícios naturais são examinados e verifica-se se há presença de secreção. Em seguida, inicia-se o exame externo e o exame interno. No exame interno, examinam-se os órgãos em sua posição anatômica.
    No decúbito dorsal, o corpo está deitado com a face voltada para cima.

    E) ERRADO. No decúbito lateral, o corpo está deitado de lado. Essa não é a posição utilizada para as técnicas de necropsia.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • GAB: D

    Durante a necropsia, o procedimento de EVISCERAÇÃO deverá ser realizado com o cadáver em DECÚBITO DORSAL.


ID
1336027
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A solicitação de exames radiológicos post mortem tem sido cada vez mais utilizada em necropsias, principalmente em casos de exames necroscópicos não conclusivos. Quanto a esse procedimento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A) ERRADO. O exame radiológico é de fundamental importância em casos de cadáveres putrefeitos..

    B) CERTO. O exame realizado radioscópico é destinado a localizar projéteis de arma de fogo para que estes sejam recolhidos durante a necropsia, constituindo provas importantes para a investigação policial. Considerando todas as necropsias realizadas no Instituto Médico-Legal, anualmente, cerca de 40% corresponderam a necropsias de baleados. A radioscopia é de fundamental importância na localização dos projéteis ou fragmentos destes, principalmente naqueles casos de muitos tiros, em cadáveres carbonizados e em putrefeitos.

    C) ERRADO. O exame radiológico é um procedimento de rotina e pode ser utilizado inclusive nas exumações para esclarecimento dos fatos.

    D) ERRADO. Os métodos de imagem são essenciais no diagnóstico de uma fratura óssea. A radiografia simples geralmente inicia a avaliação radiológica, fornecendo informações essenciais em relação as estruturas ósseas.

    E) ERRADO. A radiologia permite melhor visualização das estruturas do cadáver, como presença de órgãos e características dos ossos, elementos que permitem a identificação do sexo do cadáver.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • kkkkkk

  • Felizmente, pessoas razoáveis entendem que um erro gramatical geralmente não significa muito mais do que isso: um erro. Há critérios bem mais proveitosos para a aferição da inteligência de alguém, ou mesmo para que se decida dar ou não atenção aos seus argumentos. Eu, por exemplo, vejo no seu profundo incomodo perante o "descordo" do colega a representação de uma visão limitadíssima sobre intelecto e educação. Eu heim...

  • Gostei, Roberta.

  • GAB: B

    A solicitação de exames radiológicos POST MORTEM tem sido mais utilizado em necropsias, em casos de exames necroscópicos NÃO conclusivos. esse procedimento, POSSIBILITA LOCALIZAR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO.


ID
1336030
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A técnica padrão de lavagem das mãos antes e após os procedimentos inerentes aos atos de necropsia caracteriza ato de

Alternativas
Comentários
  • Dúvida:

    Assepsia ou Antissepsia?

    Assepsia é a limpeza e remoção de sujeira e detritos em superficies, para diminuição ou/e elimiação de bacterias. É o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias.

    A Anti-sepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com anti-sépticos.

    Por que a resposta não é Assepsia?

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em microbiologia e biossegurança.

    A) ERRADO. Esterilização é processo de destruição de todas as formas de vida microbiana (bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus) mediante a aplicação de agentes físicos e ou químicos. Para isso, são necessários métodos mais agressivos de destruição de micro-organismos, não sendo o caso dos agentes aplicados em lavagens de mãos, que não destroem todos os micro-organismos presentes, e sim objetivam eliminar e microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente.

    B) ERRADO. Desinfecção é o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patogênicos e/ou se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento. Uma mesma substância química usada em objetos inanimados será chamada de desinfectante e quando usada em tecidos vivos será chamada de antissépticos. 

    C) CERTO. A antissepsia se diferencia da assepsia principalmente por se utilizada em locais onde há a presença de microrganismos indesejados (bactérias, vírus e outros agentes patológicos).  Neste caso, a antissepsia é feita através do uso de substâncias químicas, como microbicidas, por exemplo, que visam eliminar ou diminuir a proliferação das bactérias (ou demais microrganismos indesejados), seja num organismo vivo ou num ambiente.
    A antissepsia das mãos é o procedimento que tem como objetivo eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.

    D) ERRADO. Assepsia são os procedimentos realizados para impedir a introdução e a proliferação de germes patogênicos, ou seja, causadores de infecções, nos organismos, objetos e ambientes. Simplificando, são os cuidados com a higiene e a limpeza de tudo que nos cerca.
    A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva.

    E) ERRADO. Pausteurização é o processo de esterilização de alimentos (leite, queijo, iogurte, cerveja ou vinho) que consiste em expô-los a uma temperatura inferior a seu ponto de ebulição e submetê-los em seguida a resfriamento súbito, a fim de eliminar certos microrganismos nocivos.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • GAB: C

    A técnica padrão de LAVAGEM DAS MÃOS ANTES e APÓS os procedimentos inerentes AOS ATOS DE NECROPSIA caracteriza ato de ANTISSEPSIA.


ID
1336033
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A conservação do corpo humano após a morte é realizada através de técnicas que utilizam agentes químicos e (ou) físicos que inibem os fenômenos transformadores cadavéricos. Em relação a esse processo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A) CERTO.  Tanatopraxia é um procedimento que tem por objetivo preparar e conservar o corpo para a cerimônia fúnebre, evitando assim que ocorram decomposições naturais durante a despedida

    B) ERRADO. Em alguns casos a tanatopraxia é obrigatória par ao translado do cadáver, principalmente quando falamos de viagens para o exterior. Assim, não só é indicada para conservar o cadáver durante a viagem, como pode ser mandatária.

    C) ERRADO. O curso de tanatopraxia pode ser feito por qualquer pessoa acima dos 18 anos, não é necessário possuir formação na área da saúde. Após a certificação, o tanatopraxista pode trabalhar em funerárias, laboratórios de tanatopraxia e até mesmo como auxiliar de necrópsia. É possível também tornar-se especialista em uma área, como a de necromaquiagem e reconstrução facial.

    D) ERRADO. A tanatopraxia tem outras finalidades também, sendo um deles evitar que o cadáver se transforme num potencial perigo para a higiene e saúde públicas, pois, foi possível registrar numerosos casos de acidentes infecciosos provocados por restos mortais em decomposição.
    A fim de evitar a decomposição do corpo, é utilizada a técnica que consiste na aplicação de injeções de produtos bactericidas, com o objetivo de destruir as bactérias existentes, como estabelecer um ambiente assético capaz de resistir a uma invasão microbiana. Corpos mutilados também recebem tratamentos de restauro e cosmética para tentar restituir o aspecto natural dos traços do falecido com o objetivo de atenuar o sofrimento dos familiares.

    E) ERRADO. A criogenia é uma área do conhecimento científico e tecnológico cujas atividades são desenvolvidas em torno dos fenômenos que ocorrem em temperaturas muito baixas (utiliza agentes físicos, e não químicos); assim como desenvolvimento de meios, processos e equipamentos para se atingir tais temperaturas usualmente inferiores a -150 °C.

    Gabarito do professor: Alternativa A.
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A) CERTO.  Tanatopraxia é um procedimento que tem por objetivo preparar e conservar o corpo para a cerimônia fúnebre, evitando assim que ocorram decomposições naturais durante a despedida

    B) ERRADO. Em alguns casos a tanatopraxia é obrigatória par ao translado do cadáver, principalmente quando falamos de viagens para o exterior. Assim, não só é indicada para conservar o cadáver durante a viagem, como pode ser mandatária.

    C) ERRADO. O curso de tanatopraxia pode ser feito por qualquer pessoa acima dos 18 anos, não é necessário possuir formação na área da saúde. Após a certificação, o tanatopraxista pode trabalhar em funerárias, laboratórios de tanatopraxia e até mesmo como auxiliar de necrópsia. É possível também tornar-se especialista em uma área, como a de necromaquiagem e reconstrução facial.

    D) ERRADO. A tanatopraxia tem outras finalidades também, sendo um deles evitar que o cadáver se transforme num potencial perigo para a higiene e saúde públicas, pois, foi possível registrar numerosos casos de acidentes infecciosos provocados por restos mortais em decomposição.

    A fim de evitar a decomposição do corpo, é utilizada a técnica que consiste na aplicação de injeções de produtos bactericidas, com o objetivo de destruir as bactérias existentes, como estabelecer um ambiente assético capaz de resistir a uma invasão microbiana. Corpos mutilados também recebem tratamentos de restauro e cosmética para tentar restituir o aspecto natural dos traços do falecido com o objetivo de atenuar o sofrimento dos familiares.

    E) ERRADO. A criogenia é uma área do conhecimento científico e tecnológico cujas atividades são desenvolvidas em torno dos fenômenos que ocorrem em temperaturas muito baixas (utiliza agentes físicos, e não químicos); assim como desenvolvimento de meios, processos e equipamentos para se atingir tais temperaturas usualmente inferiores a -150 °C.

    Gabarito do professor: Alternativa A.


ID
1336036
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os fragmentos de órgãos retirados para estudo anatomopatológico são processados na seguinte ordem:

Alternativas

ID
1336042
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A postura inadequada durante a execução do trabalho é uma das principais causas responsáveis pela ocorrência de lombalgias e lesões na coluna entre os trabalhadores. Para contornar esses danos, foi desenvolvido um novo tipo de cinto abdominal que torna a região lombar rígida e protegida visando correção postural, diminuição da fadiga e o aumento da produtividade dos usuários. Assinale a alternativa correta quanto à coluna vertebral.

Alternativas
Comentários
  • Estrutura óssea central, composta de 33 vértebras, dividida em cinco regiões:
    1. coluna cervical (pescoço): composta de 7 vértebras;
    2. coluna torácica: composta de 12 vértebras;
    3. coluna lombar: composta de 5 vértebras;
    4. coluna sacral: composta de 5 vértebras;
    5. coluna coccígea (cóccix ou cauda): composta de 4 vértebras.

  • Alternativa correta - letra A.
    Correção das alternativas incorretas:
    b) O aumento da curvatura lombar é denominado HIPERLORDOSE.
    c) A região lombar da coluna vertebral possui 5 VÉRTEBRAS.
    d) A coluna vertebral possui 4 curvaturas.
    e) As curvaturas fisiológicas da coluna vertebral encontram-se na vista lateral. 


ID
1336045
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para determinar a presença de drogas ilícitas e fármacos no organismo, fragmentos de órgãos são coletados e encaminhados para

Alternativas
Comentários
  • Hematologia - é o ramo da medicina que tem como função o estudo do sangue, seus distúrbios e doenças. Estuda seus elementos figurados como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além de estudar os órgão onde são produzidos, como a medula óssea o linfonodo e o baço. Logo, o exame hematológico irá verificar se há alguma alteração no sangue ou em seus elementos específicos. 

    Análise clínica - é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames.

    Exames anatomopatológicos - procedimento médico necessário para o diagnóstico de doenças ou para estabelecer o estadiamento de tumores, a partir dos estudos à macroscopia, mesoscopia e ao microscópio de amostras de tecidos e órgãos retirados de pacientes.

    Exames citogenéticos - A citogenética humana é um exame que tem como objetivo analisar os cromossomos e, assim, identificar alterações cromossômicas relacionadas às características clínicas do paciente. Esse exame pode ser feito em qualquer idade, até mesmo durante a gravidez para verificar possíveis alterações genéticas no bebê.

    CORRETA: Exames toxicológicos - é um exame indolor capaz de detectar o consumo de substâncias psicoativas (drogas) em um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue.

  • Análises Toxicológicas não faz parte da Análises Clínicas, embora seja intuitivo pensar que sim.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em exames laboratoriais.

    A) ERRADO. Exames hematológicos são realizados para se pesquisar doenças do sangue, qualitativas ou quantitativas. Não é o objetivo a pesquisa de drogas.

    B) ERRADO. Os exames de Análises Clínicas são popularmente conhecidos como exames de laboratório ou laboratoriais. A especialidade estuda materiais biológicos como sangue, urina, fezes, entre outros e o seu objetivo é indicar, de forma precisa, alterações e disfunções que podem causar ou confirmar suspeitas de doenças. Não é o objetivo das análises clínicas a detecção de drogas e fármacos, e sim avaliar os níveis de marcadores normalmente presentes nos materiais biológicos.

    C) ERRADO. A anatomopatologia ou anatomia patológica é um ramo da patologia geral e da medicina que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame microscópico de tecidos e células retiradas do corpo mediante biópsia ou outros meios de obtenção de material a ser examinado. Não tem como objetivo a pesquisa de drogas no organismo.

    D) ERRADO. A citogenética humana é um exame que tem como objetivo analisar os cromossomos e, assim, identificar alterações cromossômicas relacionadas às características clínicas do paciente. Não tem como objetivo a pesquisa de drogas no organismo.

    E) CERTO. A toxicologia é definida como uma ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. A toxicologia forense é uma ciência multidisciplinar que busca mostrar a verdade de um fato perante a lei, mas também identificar e quantificar os efeitos prejudiciais associados a produtos tóxicos, ou seja, qualquer substância que pode provocar danos ou produzir alterações no organismo, no seguimento de solicitações processuais de investigação criminal, sendo apoiada fundamentalmente na toxicologia analítica. Assim, fragmentos de órgãos (materiais biológicos) seriam submetidos a análises toxicológicas, se o intuito por determinar a presença de drogas ilícitas e fármacos no organismo.

    Gabarito do professor: Alternativa E.
    MARTINI, Natália Hameury. Toxicologia Forense: Perícia criminal post mortem. Portal Educação, São Paulo. Disponível no site Portal da Educação.

ID
1336048
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Ao abrir a cavidade abdominal de um cadáver e averiguar essa região, o técnico em necropsia observa uma estrutura justaposta à parte descendente do duodeno com seu longo eixo na direção látero-lateral. Essa estrutura é o (a)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    pâncreas.


ID
1336051
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos profissionais são aqueles que decorrem de condições precárias inerentes ao ambiente ou ao processo operacional das diversas atividades profissionais e podem afetar a saúde, a segurança e o bem estar do trabalhador. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1336054
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No que se refere à necropsia em fetos e recém-nascidos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A) ERRADO. Em fetos com menos de 12 semanas de gestação ou comprimento inferior a 70mm, como são muito pequenos, o método recomendado e acessível consiste no corte global do embrião em fatias de aproximadamente 1 cm, para exame em microscópio de dissecção (e não o método de Ghon). A partir do segundo trimestre de gestação, pode-se proceder à necropsia convencional, com remoção dos órgãos em bloco para inspeção, deixando os rins, os ureteres e a bexiga in situ para exame posterior (agora sim, técnica de Ghon é recomendada).

    B) ERRADO. A incisão externa do pescoço e do tronco pode ter início na região submentoniana ou biacromial, seguindo a linha média nas regiões esternal e epigástrica, onde deverá cercar o umbigo de ambos os lados, com desvio oblíquo para baixo e para fora, em forma de "V" invertido, até atingir as fossas ilíacas (e não o processo xifoide), no nível das eminências pectíneas, para garantir a integridade dos vasos sanguíneos umbilicais durante a sua apreciação.

    C) ERRADO. Não apenas o pulmão, mas todos os órgãos devem ser necropsias em exames de fetos e recém-nascidos.

    D) CERTO. O exame da placenta, quando disponível, é parte integrante da necropsia fetal e perinatal, que demanda a inspeção das membranas fetais, de suas superfícies do lado fetal e materno e do cordão umbilical, com descrição de sua forma, aferição de peso e tamanho, para constatar anomalias e possíveis áreas de hemorragia com descolamento, infartos, trombos, infecção etc., que podem ter causado diretamente ou contribuído para a morte.

    E) ERRADO. A fixação é uma etapa necessária à realização de exames de patologia de tecidos biológicos, que corresponde à fixação do formol nos tecidos. Esse processo ocorre em dois tempos. No primeiro, os fragmentos das vísceras permanecem tal como chegaram 5 a 7 dias na fixação; no segundo, permanecem 2 a 3 dias após clivados. Geralmente, a técnica de necropsia utilizada em fetos, recém-nascidos e lactentes é similar à que se emprega em indivíduos adultos, e não envolve fixação prévia ao exame.

    Gabarito do professor: Alternativa D. 
    JUNIOR, Luiz Carlos Prestes, ANCILLOTTI, Roger. Manual de técnicas em necropsia médico-legal. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2009.

ID
1336057
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A etapa da recomposição após o término da necropsia consiste em deixar o cadáver no melhor estado de apresentação possível depois de vestido. Assinale a alternativa que apresenta os materiais e os equipamentos indispensáveis para esse procedimento.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A reconstituição (ou recomposição) compreende uma técnica de fechamento que visa deixar o cadáver no melhor estado de apresentação possível. O corpo deve ser reconstituído de modo que, depois de vestido, não haja evidências da necropsia. O material utilizado na reconstituição compõe-se de:
    Pinças anatômicas do tipo dente de rato Agulha para sutura, triangular, reta, de cerca de 10cm de comprimento Agulha para sutura, triangular, semi-reta, de cerca de 10cm de comprimento Linha crua Tesoura de Mayo Bandagem ou tecido de algodão

    A) CERTO. Conforme a lista de materiais acima. Preferencialmente, a linha utilizada na sutura de cadáveres é de fibra de cânhamo devido às vantagens apresentadas, tais como resistência, durabilidade, aderência, disponibilidade no mercado e preço.

    B) ERRADO. Linha de nylon, serragem e bureta não são utilizadas na recomposição.

    C) ERRADO. Costótomo, serragem e algodão não são utilizados na recomposição.

    D) ERRADO. Enterótomo, costótomo, bisturi e fita adesiva não são utilizados na recomposição.

    E) ERRADO. Cepo de madeira, bisturi e serra vibratória não são utilizados na recomposição.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A reconstituição (ou recomposição) compreende uma técnica de fechamento que visa deixar o cadáver no melhor estado de apresentação possível. O corpo deve ser reconstituído de modo que, depois de vestido, não haja evidências da necropsia. O material utilizado na reconstituição compõe-se de:

    Pinças anatômicas do tipo dente de rato Agulha para sutura, triangular, reta, de cerca de 10cm de comprimento Agulha para sutura, triangular, semi-reta, de cerca de 10cm de comprimento Linha crua Tesoura de Mayo Bandagem ou tecido de algodão

    A) CERTO. Conforme a lista de materiais acima. Preferencialmente, a linha utilizada na sutura de cadáveres é de fibra de cânhamo devido às vantagens apresentadas, tais como resistência, durabilidade, aderência, disponibilidade no mercado e preço.

    B) ERRADO. Linha de nylon, serragem e bureta não são utilizadas na recomposição.

    C) ERRADO. Costótomo, serragem e algodão não são utilizados na recomposição.

    D) ERRADO. Enterótomo, costótomo, bisturi e fita adesiva não são utilizados na recomposição.

    E) ERRADO. Cepo de madeira, bisturi e serra vibratória não são utilizados na recomposição.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • GAB: A

    Linha crua, agulha PARA SUTURA, pinça dente de RATO e tesoura de Mayo.

    GATILHO PRA LEMBRAR:

    "RATO CRU EM MAYO"


ID
1336060
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No que diz respeito à conduta ética dos profissionais em necropsia, é correto afirmar que o técnico em necrópsia

Alternativas
Comentários
  • Exame necroscópico, necropsia, necroscopia, tanatoscopia ou autopsia são termos semelhantes na prática médico-legal, embora a denominação necropsia nos dê um sentido mais aproximado de sua natureza e finalidade. Trata-se de um conjunto de operações que tem como meta fundamental evidenciar a causa mortis, quer sob o ponto de vista médico, quer jurídico. As necropsias podem ter a finalidade puramente médico-sanitária, clínica ou anatomopatológica, ou a de esclarecer problemas de interesse da Justiça.

    A) ERRADO. Os profissionais em necropsia, tanto por força legal (normalmente são funcionários públicos) quanto por força dos códigos de ética da profissão são obrigados a guardarem segredo sobre fatos sensíveis de que tenham conhecimento em razão da sua profissão.

    B) ERRADO. O atestado de óbito é um documento simples, por escrito, exclusivamente da competência do médico e disciplinado pela terminologia constante da Classificação Internacional de Doenças. Tem por objetivo determinar o fim da pessoa no mundo jurídico e promover os dados estatísticos e sanitários de interesse da Saúde Pública. O médico que assistiu o paciente – salvo quando houver indícios de morte violenta – ou o que é responsável pelos serviços médico-legais e de verificação de óbito estão obrigados a fornecer o atestado de óbito.

    C) ERRADO. É dever do profissional de saúde respeitar, no exercício da profissão, as normas relativas à preservação do meio ambiente e denunciar aos órgãos competentes as formas de poluição e deterioração que comprometam a saúde e a vida.

    D) ERRADO. É direito do profissional recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.

    E) CERTO. O profissional de saúde tem direito a desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados, e dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes e recusar-se a a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica.

    Gabarito do professor: Alternativa E.


ID
1336063
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para estimar o sexo de uma pessoa cuja ossada foi encontrada em bom estado de conservação, deve(m)-se analisar, preferencialmente, o(s)

Alternativas
Comentários
  • O osso do quadril é o mais confiável

  • A identificação do sexo vai muito além das genitálias. O agente precisa observar a forma do sistema do aparelho reprodutor interno. O principal osso para a análise é o osso da bacia / quadril.

  • GABARITO D

     

     

    Cranio e pelve são ossos com caracteristicas muito peculiares para identificação de sexo.

    A mulher por ter a função de dar a luz, o orificio da pelve é mais aberto que a do homem, para facilitar a saída do feto.

     

     

    bons estudos

  • As partes mais importantes para estimar o sexo de uma pessoa são (nesta ordem): Pelve (bacia), crânio, tórax, fêmur, úmero e a primeira vértebra cervical.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal.

    A) ERRADO. Os ossos dos pés não são elementos preferenciais na determinação do sexo de um cadáver.

    B) ERRADO. Os ossos das mãos são utilizados principalmente para determinação da idade em jovens, e não do sexo.

    C) ERRADO. A análise do fêmur é mais importante para determinação da estatura da pessoa do que do sexo.

    D) CERTO. A pelve fornece os dados mais abundantes e fidedignos para a estimativa do sexo. De acordo com o dimorfismo sexual, as mulheres possuem um corpo de tamanho menor que o dos homens e, consequentemente, um púbis e toda a pelve geralmente mais delicados e mais leves. No homem, além de existir uma consistência óssea mais forte, com rugas de inserção mais pronunciadas, as dimensões verticais predominam sobre as horizontais; ao passo que, na mulher, dá-se o inverso: o diâmetro transversal supera a altura da bacia. O ângulo sacrovertebral na mulher é mais fechado e saliente para diante que no homem.

    E) ERRADO. Embora o crânio possa ser utilizado na diferenciação do sexo, e é muito importante nesse sentido, a análise das fontanela fornece informações sobre idade do cadáver, e não do sexo.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • GAB: D

    PARA ESTIMAR O SEXO DE UMA PESSOA cuja ossada foi encontrada em bom estado de conservação, deve(m)-se analisar, "preferencialmente", o OSSO DO QUADRIL, verificando o ângulo subpúbico e as aberturas da pelve.