SóProvas



Prova IADES - 2014 - EBSERH - Nível Médio - Técnico em Enfermagem


ID
1207687
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Bruno, Élcio e Heloísa trabalham no Hospital Saúde, cada um em um dos setores A, B e C, e atuam, cada um, em uma das áreas pediátrica, administrativa e cirúrgica, não respectivamente nem quanto aos setores, nem quanto às áreas. Sabe-se que:

• todos trabalham em setores e áreas distintos;
• Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria;
• Heloísa trabalha na área cirúrgica;
• um dos três trabalha na área administrativa, no setor A.

Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é feita por eliminação. Temos que aproveitar os dados que a questão fornece: Quem trabalha  o setor A também trabalha na área administrativa. Bruno não trabalha na área pediátrica. Heloísa trabalha na área cirúrgica.

    Já eliminados a A e a E por causa do Bruno e eliminamos a B e C por causa da Heloísa.

    Sobra a letra D.

  • Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria; = Se ele nao é pediatra e a Heloísa trabalha na cirurgica, só lhe resta trabalhar na ADM. 
    Heloísa trabalha na área cirúrgica 
    um dos três trabalha na área administrativa, no setor A. = O unico que trabalha na ADM é o Bruno e a prova disso é que eles trabalham em áreas distintas com setores distintos. 
    Apenas com essas afirmações já é possível ter certeza que Bruno trabalha na A e Élcio na Pediatria,
    Letra D 

  • Uma forma de resolução consiste em excluir todas situações impossiveis, no universo de todas as possibilidades: Faça uma tabela: 1ª coluna: pessoas; 2º setor; 3ª área. Assim:
                                    Setor                        

    Bruno          a              b              c         AdmCirurgia

    Elcio            a               b               c          Pediatria (dado no exerc.)

    Heloisa          a               b               c        Cirurgia (dado no exerc.)

    Obs. Negritado: dados do problema e certezas, dada a solução do mesmo.Resolução: o que está Sublinhado: eliminamos: c, depois Cirurgia (aqui sabemos que Bruno é do Administrativo pq nem pode trabalhar na Pediatra nem na Cirurgia); Agora ja que sobrou só o Adm p Bruno, sabemos que ele é quem trabalha no setor A

  • Só confirmando. Não há informações suficientes para dizer em quais setores Élcio e Heloísa trabalham?

  • não Ricardo.

  • PM/PA

    Pura Eliminação

    Eliminamos A e E de cara pois nas alternativas Bruno não pode ser pediátra

    Em Seguida Eliminamos a C, pois Heloisa trabalha na área cirúrgica e não pediátrica

    Por fim Descobrimos que Bruno Trabalha no Setor A porque ele não trabalha no Setor C e Não pode ser pediátra. Logo Olhando a pergunta "Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?"

    Podemos descrobrir que a área de pediatria é o Setor B, Porque Na pergunta Setor A e área da pediátria constam com elementos isolados, cada um representa seu setor. E o Bruno é único que se qualifica.

    #FÉ NO PAI


ID
1207690
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O suco de três garrafas iguais foi dividido igualmente entre 5 pessoas. Cada uma recebeu

Alternativas
Comentários
  • Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço.

  • Patrícia, precipitadamente, tive o mesmo raciocínio q vc e tentando demonstrar ficou a mesma dúvida! Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. Em seguida essa quantidade deve ser distribuída igualmente por 5 pessoas, o que representa 3X/5 de volume de suco por garrafa. Não é necessário saber as quantidades de volume da variável X. Ao relacionar com valores, vejo uma contradição. Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, cada garrafa deve distribuir seu volume igualmente por 5 pessoas. 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades de suco por garrafa, isto é, 26 ml³ para cada uma das 5 pessoas. No entanto, observe que esse valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa ou variável X1 (20 ml³). A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!

  • Então Patricia Silva e Rogério Costa. Eu fiz assim: 
    Imaginei 03 garrafas com (um valor aleatório) de 100ml cada, Total=300ml (as 03 garrafas);
    Depois, dividi os 300ml paras as 05 pessoas, (300/5) resultando 60ml para cada;

    A) 3/5 do total dos sucos, seria (300/5) = 60 * 3 = 180ml (errada);
    C) 5/3 do total dos sucos, seria (300/3) = 100 * 5 = 500ml (errada);
    D) 5/3 do suco de uma garrafa, seria (100/3) = 33 * 5 = 165ml (errada);
    E) 6/15 do total dos sucos, seria (300/15) = 20 * 6 = 120ml (errada);
    B) 3/5 do suco de uma garrafa, seria (100/5) = 20 * 3 = 60ml (CORRETA)
  • Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/5= 3/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)


  • Meu raciocínio foi o seguinte: como a questão é de múltipla escolha, vamos utilizar as respostas que ela dá para começar a pensar e vamos eliminando.

    Ok, eu tenho 3 sucos para dividir entre 5 pessoas (3/5 ou três para cinco -- essa fração corresponde ao total dos sucos); se eu fracionar cada suco em três "pedaços", eu terei 9 "pedaços" de suco (3 x 3) para dividir entre 5 pessoas ou nove frações de suco para dividir entre cinco pessoas (9/5 ou nove para cinco -- mais uma vez, corresponde ao total de sucos). Olhando para as alternativas, nenhuma se encaixa nisso...

    E se eu fracionar meu suco em cinco "pedaços"? Daí eu terei 15 "pedaços" de suco (3 x 5) para dividir entre 5 pessoas, ou seja, quinze frações de suco para dividir entre cinco pessoas (15/5 ou 15 para cinco -- mais um vez, total de sucos). Opa! 15/5 = 3. Ou seja, dividindo cada garrafa em cinco "pedaços", cada uma das pessoas ficará com 3 "pedaços" de garrafa.

    Alternativa correta, "b": cada uma recebeu 3/5 do suco de uma garrafa.

    Espero que compreendam o raciocínio!

  • eu errei mas logo percebi que não é 3/5 em relação ao total dos sucos  pois( o todo, ou seja o total do suco =1)

  • Analisando a questão,

    Vamos supor que cada garrafa contenha X litros, assim se eu tenho 3 garrafas, então o total será de 3X. 
    Temos que dividir igualmente entre 5 pessoas:



    RESPOSTA: (B)


  • Fiz o cálculo da seguinte forma:

    Imageinei cada garrfa a 100ml cada. Logo, o total é 300ml. Depois dividi por 5 e descobri 60ml. Esse é o valor que cada pessoa irá receber. Considerando a letra A), 3/5 do total de sucos daria e seguinte expressão: 300mlx3/5. O resultado é 180ml. Isso não corresponde ao valor que cada um irá receber (60ml). Por outro lado, a alternativa B) confere com o resultado, já que 3/5 do suco de uma garrafa corresponde a 100mlx3/5 = 60ml.

    Espero ter ajudado na questão. Bon estudos!

  • Patricia Silva

    "Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço."

     

    Você partiu de 3/5 e voltou para 3/5. Não houve nada de efetivo nessa conta. Os 3/5 não poderiam ser sobre o total de suco, haja vista o que cada um recebeu do total só pode ser 1/5. 

     

     

    Rogério Costa

    ".... Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. (...). Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, (...). 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades (...), isto é, 26 ml³ para cada. valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa. A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!"

    A premissa contém um erro de lógica e de interpretação: primeiro: se os volumes fosse diferentes, com valor X, a soma não poderia ser 3X, aliás, se fosse diferentes nem poderiam ser todos chamados de X. segundo: o enunciado disse que são garrafas idênticas. Daí sua premissa errônea gerou os resultados errados a que você chegou.

     

     

    RENATO MAURIZ

    "Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/53/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)"

    Quando você soma os três 1/5, você está somando frações de inteiros diferentes, por isso a distorção no resultado. A soma correta seria 1/5 de 1/3 somado, já que cada 1/5 se refere ao 1/5 de uma garrafa, e uma garrafa é 1/3 do total. Assim sua resposta seria 9/15 (que é o mesmo que 1/5) do total e não 3/5 do total. Note que 1/5 do total é a resposta óbvia, já 3/5 não faz sentido, já que é um valor acima da metade, impossível tal resultado (aqui você já nota que a letra A está descartada). 

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO POR RACIOCÍNIO

     

    (POR ÁLGEBRA JÁ ESTÁ RESOLVIDA PELO PROFESSOR E POR OUTROS COLEGAS)

    3 GARRFAS DIVIDAS POR 5 PESSOAS. SE FOSSEM 6, CADA UMA FICARIA COM METADE DE CADA GARRAFA. COMO SÃO SÓ 5, ENTÃO CADA PESSOA VAI FICAR COM UM POUCO MAIS QUE A METADE.

    LETRA B) 3/5 DE CADA GARRAFA, ÚNICA OPÇÃO EM QUE CADA UM RECEBE UM VALOR A MAIS QUE A METADE.

     

     

    As outras são todas absurdas:

    a) 3/5 do total dos sucos.Mais da metade do total, não dá nem pra 2 pessoas...

     c) 5/3 do total dos sucos. Maior que o inteiro, absurdo.

     d) 5/3 do suco de uma garrafa. Quase 2 garrafas pra cada...

     e) 6/15 do total dos sucos. 2/5 não, teria de ser 1/5

     


ID
1207693
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma escola de línguas, com um total de 360 alunos, oferece cursos em três períodos: matutino, vespertino e noturno, com igual número de alunos em cada um. Nenhum aluno faz cursos de manhã e à noite. O número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e à noite é igual a 40, e o número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e de manhã é igual a 20. O número de alunos x em cada turno satisfaz

Alternativas
Comentários
  • Primeiro some as intersecções: 20+40= 60. Como o total é 360, falta 300. Aí dividi esse valor por 3, que dá 100 pra cada conjunto.
    Como manhã já tem 20, fica com 80. Tarde já tem 60, fica com 40. Noite tem 40, fica com 60.
    Fazendo a soma total temos: 80+20+40+40+60 = 240.
    Para chegarmos ao total de 360, falta 120.
    120/3 = 40 para cada.
    Se cada conjunto já tinha 100, somando 40, cada conjunto fica com 140. RESPOSTA D.

  • Eu pensei diferente:

    Quando queremos achar a interseção somamos o total de cada conjunto e diminuimos do total dos conjuntos. Neste caso faremos o caminho contrario somaremos a interseção com o total dos conjuntos e (sabendo que o numero em cada conjunto e igual) dividiremos pelo numero de conjuntos.

    sendo assim ficaria:

    360 (total dos conjuntos) + 60 (interseção) = 420 / 3 (n conjuntos) = 140

    mais facil ne

  • letra D:

    número de alunos matutino(M) = número de alunos vespertino(V) = número de aluno noturno(N), então M= M1(n. de alunos somente pela manhã)+20(tarde e manhã), V= V1( n. de alunos somente pela tarde)+60(tarde e noite + tarde e manhã), N= N1(n. de alunos somente pela noite)+ 40(tarde e noite).

    como o total de alunos é 360, então: M1+V1+N1+ 20+40= 360, ou seja M1+V1+N1=300, continuando: M-20+V-60+N-40=300, M+V+N= 420, como M=V=N e igual a X, então x=420/3= 140.

  • Mal formulada essa questão. Eu fiz 60 alunos fazendo os três cursos manhã, tarde e noite nos conjuntos (até por que não restringiu essa parte) e por isso marquei a letra B, assim como muitos.


ID
1207696
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um salário de R$ 750,00 teve um aumento de R$ 68,50 e outro salário de R$ 1.200,00 teve um aumento de R$ 108,00. Percentualmente, é correto afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Fiz uma regra de 3:

    75-100%
    68,5 - x%
    x = 91,33%


    120-100%
    108-x%
    x=90%


    O salário menor teve um aumento maior, de 91,33%

  • Bruna, o aumento foi de 9,133%. Vc acabou eliminando um zero no valor dos salários (750 e 1200 são os valores).

  • Regra de 3 super básica,

    Salário A

    Se 750 ----> 100%

         68,50----> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 750x = 68500

    X = 68500 / 750 = 9,13%

    Salário B

    Se 1200 -----> 100%

         108 -------> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 1200X = 10800

    X = 10800 / 1200 = 9%

    Gabarito A = Salário menor teve maior aumento percentual.

  • Tnc com esses números picados, Cespe n faz uma merda dessa.

  • Facilitando sua conta:

     

    * As alternativas falam sobre 9%, então realize testes

    * 75 * 9% = 67,5 (logo já sabemos que o aumento foi maior do que 9%), mas vamos testar o resto

    * 12 * 9 = 108 (ou seja, o aumento foi de exatos 9%)

     

    A banca quer que você vá pelo caminho mais difícil, mas sempre terá um caminho mais fácil..


ID
1250935
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Qual a periodicidade mínima que o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas pela EBSERH devem ser analisados pelo Conselho Fiscal?

Alternativas
Comentários
  • faz parte da competência do conselho fiscal: analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH.

  • DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações.

  • Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:
    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e e demais demonstrações financeiras.
     

    § 2o O Conselho Fiscal reunir-se-á, ordinariamente, a cada mês e, extraordinariamente, quando convocado pelo seu Presidente.
     

    § 4o Além dos casos de morte, renúncia, destituição e outros previstos em lei, considerar-se-á vaga a função de membro do Conselho Fiscal que, sem
    causa formalmente justificada, não comparecer a duas reuniões
    consecutivas
    ou três alternadas, no intervalo de um ano, salvo caso de forca maior ou caso fortuito.
     

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VII

    DO CONSELHO FISCAL

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações

    DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • Art. 66. Compete ao Conselho Fiscal

    VI - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela empresa;

    ESTATUTO SOCIAL DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH


ID
1250938
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

De acordo com as disposições contidas no Regimento Interno da EBSERH, qual dos seus órgãos têm, respectivamente, a finalidade expressa de realizar seu controle social (1) e a competência de acompanhar e avaliar periodicamente o seu desempenho (2)?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Art. 23. O Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle Social e apoio à Diretoria a ao Conselho de administração...

  • Art. 23.  Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle social e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração (...)

    Art. 24. Compete ao Conselho Consultivo:

    I - opinar sobre as linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias da EBSERH, orientando o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva no cumprimento de suas atribuições;

    II - propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, orientando para que a EBSERH atinja os objetivos para a qual foi criada;

    III - acompanhar e avaliar periodicamente o desempenho da EBSERH; e

    IV - assistir à Diretoria e ao Conselho de Administração em suas funções, sobretudo na formulação, implementação e avaliação das estratégias de ação da EBSERH. 

  • Regimento interno

    Artigo 12:"É um órgão permanente da Ebserh que tem a finalidade de oferecer consultoria e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, além de avaliar e fazer sugestões em relação ao papel social da Ebserh, de acordo com seus objetivos específicos na sociedade"

    Artigo 13.Compete ao Conselho consultivo:

    Acompanhar periodicamente o desempenho da Ebserh


ID
1250941
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

A Lei nº 12.550/2011 autorizou a criação da EBSERH e a dotou de personalidade jurídica de direito privado. Seu Estatuto Social, introduzido pelo Decreto nº 7.661/2011, subordinou a referida Empresa ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. Com relação às aquisições a serem realizadas pela EBSERH, conforme disposições contidas em seu estatuto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011 em seu artigo 13, inciso X alínea " a" diz que  compete ao Conselho de Administração deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva sobre o regulamento de licitação.

    Art. 13. Compete ao Conselho de Administração:

    X - deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento de licitação;


  • Uma dúvida com relação à alternativa C. Ela está incorreta porque para a EBSERH contratar qualquer serviço, deve ser por meio de licitação?


    Pela lei 12.550, a contratação da EBSERH pelo Poder Público dispensa licitação, mas não diz nada sobre contratação realizada pela empresa.

  • Oi Denis, a questão fala de aquisição e não contratação.

  • leta e correta!

    Artigo 7º, inciso XI, alínea a (Nova versão disponível no site da EBSERH que será o usado para todos os concursos com edital publicado após 02/04/14) Faz parte das atribuições do conselho de administração deliberar sobre o regulamento de licitação.

  • Lei 12.550/11

    Art . 5º  É  dispensada  a  licitação  para  a  contratação  da  EBSERH  pela  ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  para  realizar atividades  relacionadas  ao  seu  objeto  social.  

  • DECRETO 7661/2011 : ART.13 COMPETE AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

     X - deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento de licitação;

  • Contratar serviços:

    O Conselho de Administração, em face da deliberação favorável expressa na Resolução nº 71, de 28 de junho de 2018, aprova o Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, nos termos do art. 40 da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, e do Decreto nº 8.945, de 27 de dezembro de 2016. 

    Art. 1º Este Regulamento tem por objetivo definir e disciplinar o procedimento das licitações e contratações de serviços,

    Contratar a empresa:

    Art. 5º É dispensada a licitação para a contratação da EBSERH pela administração pública para realizar atividades relacionadas ao seu objeto social

  • Letra E.

    Segundo o Estatuto Social da EBSERH, aprovado em 29/06/2018, em seu art. 47: Compete ao Conselho Administração:

    XXVI - Aprovar o Regulamento Interno de Licitações e Contratos.

  • Art. 13. Compete

    ao Conselho de Administração:

    X - deliberar,

    mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento

    de licitação;


ID
1250944
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Acerca da área jurídica da EBSERH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Regimento Interno:

    Artigo 31. São órgãos de assessoramento diretamente vinculados à Presidência:

    I- a Chefia de Gabinete;

    II- A Consultoria Jurídica;

    III- a Coordenação de Gestão Integrada;

    IV- a Assessoria de Planejamento e Relações Institucionais;

    V- a Assessoria de Apoio ao Ensino e Pesquisa;

    VI- a Coordenadoria de Comunicação Social; e

    VII- a Ouvidoria Geral.

  • Art. 28. Compete à Coordenadoria Jurídica:

    I - assessorar juridicamente o Presidente, a Diretoria Executiva, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo da EBSERH;

    II - responder pela advocacia preventiva na EBSERH, atendendo e propondo soluções jurídicas para a empresa;

    III - supervisionar, bem como estabelecer as teses jurídicas das unidades hospitalares geridas pela Empresa, subsidiárias, escritórios, representações, dependências e filiais;

    IV - representar a Empresa judicial e extrajudicialmente, com a outorga do Presidente, coordenando a representação ativa e passiva da EBSERH na via judicial e administrativa;

    V - emitir parecer jurídico relativo à publicação de editais, dispensas e inexigibilidades de licitação, bem como quanto à formalização de contratos, convênios, acordos, ajustes e instrumentos congêneres, inclusive quanto aos aspectos de legalidade e conformidade da instrução processual;

    VI - elaborar informações em mandado de segurança, a ser assinado por autoridade competente que estiver sendo demandada no âmbito da EBSERH;

    VII - analisar e emitir parecer jurídico referente à legalidade de conclusões de relatórios de comissões de sindicância e consequentes proposições de medidas disciplinares ou imputação de responsabilidade administrativa ou civil;

    VIII - acompanhar a atualização de legislação de interesse da Empresa;

    IX - examinar previamente a legalidade dos atos relativos ao direito de pessoal e assessorar a Diretoria de Gestão de Pessoas;

    X - defender os integrantes e ex-integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria Executiva em processos judiciais e administrativos contra eles instaurados pela prática de atos no exercício do cargo ou função, nos casos em que não houver incompatibilidade com os interesses da empresa;

    XI - exercer outras atribuições determinadas pelo Presidente. 


ID
1250947
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Com relação ao tratamento da Lei nº 12.550/2011, que autorizou a criação da EBSERH, acerca da cessão de bens e direitos por parte das instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres, no âmbito e durante a vigência do contrato entre aquela empresa, relativamente aos serviços relacionados às suas competências, e estas instituições, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art.13º - Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art.6o, bens e direitos necessários à sua execução.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 13. Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art. 6º , bens e direitos necessários à sua execução.

    LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • As alternativas apresentadas tentou confundir o candidato com o Art. 11 parágrafos 1º e 2º.


ID
1250950
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Considerando que, no Brasil, a esperança de vida ao nascer é um dos índices usados para avaliar o quadro geral de saúde da população, é correto afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • ?????????????????????????????????????

  • Todas as alternativas estão erradas.

  • Pode justificar as questões erradas


ID
1250953
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

A Lei Orgânica da Saúde estabelece duas formas de participação da comunidade na gestão do SUS: as Conferências e os Conselhos de Saúde. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8142/90

    Art.1°

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  •            Resolução do Conselho Nacional de Saúde  reza:

         Terceira Diretriz: a participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. A legislação estabelece, ainda, a composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. O Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho, em reunião plenária. Nos Municípios onde não existem entidades, instituições e movimentos organizados em número suficiente para compor o Conselho, a eleição da representação será realizada em plenária no Município, promovida pelo Conselho Municipal de maneira ampla e democrática.

  • LEI 8142/90

    Art. 1º

    Paragrafo 1º  A conferência de saúde reúne-se a cada 4 anos com a representação de diversos segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo ´poder executivo ou, extraordinariamente por esta ou pelo Conselho de Saúde.



  • Parlamentares?...

  • A questão deveria ser anulada... não existe parlamentares??????

  • Questão deveria ser anulada. Respeitando o que preconiza a terceira diretriz da  RESOLUÇÃO No 453, DE 10 DE MAIO DE 2012 a qual enuncia no item oitavo:

    "VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde. "

  • Parlamentares??? em nenhuma das legislações fala de parlamentares, inclusive fala que é priobida a participação de membros eleitos do legislativo, executivo e judiciario...

  • D.

    -As Conferências de Saúde é onde se encontram tipos diversos de pessoas.

    -Os Conselhos de Saúde são órgãos de controle do SUS pela sociedade nos níveis municipal, estadual e federal.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    FONTE: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A QUESTÃO ESTA ERRADA PARLAMENTARES SÃO MEMBROS ELEITOS DO PODER LEGISLATIVO.

    Questão deveria ser anulada. Respeitando o que preconiza a terceira diretriz da RESOLUÇÃO No 453, DE 10 DE MAIO DE 2012 a qual enuncia no item oitavo:

    "VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde. "

  • Gabarito D

    A questão aborda a lei 8.080/90, não referencia à resolução 543/12.

    De todo modo, Conferência e conselho são instâncias diferentes.

    O item "d" fala sobre a participação dos parlamentares nas conferciências de saúde, o que é certo. Já o item VIII da 3° diretriz - resolução 533/12 veda a participação dos parlamentares como membros nos conselhos de saúde.


ID
1250956
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Com base na Resolução nº 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, assinale a alternativa que não apresenta uma competência dos Conselhos de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se, o sufrágio universal é exercido para o voto POLÍTICO da república. Refere-se a sua opinião sobre governantes do Estado. Portanto não há que se falar em sufrágio universal em Conselhos de Saúde. 

  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2012/res0453_10_05_2012rep.html

  • Gabarito: Letra B.


    Complementando


    De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012

    Quinta Diretriz: aos Conselhos de Saúde Nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, que têm competências definidas nas leis federais, bem como em indicações advindas das Conferências de Saúde, compete:


    a) Correto.

    I - fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS;

    b) Errado.

    c) Correto.

    XI - avaliar, explicitando os critérios utilizados, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde do SUS;

    d) Correto.

    V - definir diretrizes para elaboração dos planos de saúde e deliberar sobre o seu conteúdo, conforme as diversas situações epidemiológicas e a capacidade organizacional dos serviços;

    e) Correto.

    III - discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde;



  • Não há essa competência para os Conselhos de Saúde: coordenar votações em âmbito nacional, estadual e municipal para a escolha das ações prioritárias em saúde pública por meio de sufrágio universal.


ID
1250959
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Acerca da direção nacional do SUS, é correto afirmar que a ela compete definir e coordenar os sistemas de

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080/90

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

  • Lei 8080/90

    Art. 16.

    A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

     

  •  A direção NACIONAL do Sistema Único da Saúde compete DEFINIR E COORDENAR OS SISTEMAS:

     

    >>>>De rede de laboratórios de saúde pública

    >>>>Vigilância sanitária

     

    GAB. A

  • que não caia sobre essas direções nacional, estadual e mucipal na minha prova! essa parte é a  mais difícil da lei...erro quase todas as questões com esse assunto =S

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

    gab- A

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1250962
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Considerando que as Ações Integradas de Saúde (AIS) começaram a ser implementadas em meados da década de 1980, é correto afirmar que suas principais diretrizes eram o (a)

Alternativas
Comentários
  • AIS: diretrizes:

    Universalização, acessibilidade, descentralização, integralidade e participação comunitária.

  • A partir do plano do CONASP, surgiu o Programa de Ações Integradas de Saúde, que ficou conhecido como AIS. ... Em 1986 é realizada em Brasília a VIII Conferência Nacional de Saúde, com ampla participação de trabalhadores, governo, usuários e parte dos prestadores de serviços de saúde.

  • Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;


ID
1250965
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Lei nº 7.498/1986), que dispõe a respeito da regulamentação do exercício da enfermagem, é correto afirmar que a enfermagem é exercida

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra E

    LEI Nº 7.498/86

    Parágrafo único

    A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.


  • Que bom que aprendi mais essa.enfermagem pode ser exercida pela parteira dessa eu não sabia

  • Segundo a Lei a Lei nº 7.498/1986 Art. 2º A enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício. Parágrafo único. A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.

    Resposta E 
    Bibliografia www.planalto.gov.br

ID
1250968
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O posicionamento operatório mais adequado para intervenções cirúrgicas de acesso aos rins, toracotomia e lobotomia é a posição

Alternativas
Comentários
  • Gente, protestem!!! Se for para colocar só a letra aqui nos comentários, pode deixar que tentamos sozinho!!!!

    Fundamentem a resposta para ajudar ou não escrevam nada! Aqui tiramos as dúvidas, ajudamos os outros...

    Item correto, letra D

    Posição laterais ou Sims: Paciente permanece em decubito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que esta do lado de cima flexionada, afastada e apoiada. Usada para cirurgias renais, coluna vertebral e pulmão. Para tirar dúvidas sobre outras posições: Posição Decúbito Dorsal (DD): è aquela que o paciente fica deitado de costas com os braços e pernas estendidas ao longo da mesa. Usada nas cirurgias gerais, torácica, crânianas e peritoniais. Colecistectomia, cesariana, tireoidectomia. Posição Decúbito Ventral ( DV): è aquela que o paciente fica deitado com abdomên para baixo. Usada em cirurgias da coluna, anûs, reto, e outros. Hemorroidectomia, hérnia de disco. Posição de Trendelenburg: Paciente colocado em DD, com cabeça e tronco em níveis mais baixos que os membros inferiores. Usada em cirurgia de abdômen inferior e pélvica. Posição de Fower ou sentada: paciente permanece semi sentado na mesa. Utilizada para mamoplastia, dreno de tórax. plásticas em geral. Posição litotômia ou ginecológica : em DD com as pernas flexionadas, afastadas, e apoiadas em perneiras acolchoada e os braços apoiados em talas. Usada em perioneoplastia, hemorroidectomia, histerectomia vaginal. Posição de canivete ou Kraske: paciente em DV na qual são levemente inclinadas, ficando os braços e pernas em posição oposta. com os braços apoiados em telas. Usadas em operações proctológicas, hemorroidectomia, fissuras e fístulas anais.

  • Gente, protestem! Para que colocar o gabarito nos comentários se o próprio site já faz isso? Tem que colocar comentários que justifiquem a alternativa e ajude e/ou auxiliem quem está estudando.

  • Concordo com a moça Persistencia=Exito. 


  • MUITA BOA A EXPLICAÇÃO DA MOÇA Persistencia=Exito.


ID
1250971
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao circulante de uma sala cirúrgica cabe controlar e zelar pela ordem, limpeza e assepsia da sala operatória. A respeito das demais funções do circulante, é correto citar a de

Alternativas
Comentários
  • Gente, protestem!!! Se for para colocar só a letra aqui nos comentários, pode deixar que tentamos sozinho!!!!

    Fundamentem a resposta para ajudar ou não escrevam nada! Aqui tiramos as dúvidas, ajudamos os outros...


  • Circulante Esta atividade é responsabilidade da equipe de enfermagem podendo ser realizada pelo enfermeiro, pelo técnico ou pelo auxiliar de enfermagem. Geralmente o enfermeiro responsável pelo centro cirúrgico é quem designa o profissional responsável por montar e circular a sala cirúrgica. São recomendações importantes para o circulante da sala cirúrgica:
    Lavar as mãos;
    Receber o paciente, apresentar-se e conferir sua identificação com o seu prontuário;
    Conferir os exames realizados pelo paciente;
    Realizar a monitorização do paciente;
    Auxiliar o médico anestesista na indução anestésica;
    Auxiliar a equipe cirúrgica a paramentar-se;
    Ligar os equipamentos cirúrgicos;
    Posicionar o foco cirúrgico;
    Aproximar o hamper próximo a equipe cirúrgica;
    Realizar a contagem do número de compressas utilizadas nos procedimentos cirúrgicos com abertura da cavidade abdominal;
    Manter a sala cirúrgica em ordem;
    Estar atento as solicitações da equipe cirúrgica;
    Encaminhar o paciente para a sala de recuperação pós-anestésica;

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/16911/montagem-da-sala-cirurgica#ixzz3BalS7Rvg

  • Legal persistência vc é dez

  • O circulante de sala é um profissional da enfermagem podendo ser realizada pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem ou pelo auxiliar de enfermagem. Geralmente o enfermeiro responsável pelo centro cirúrgico é quem designa o profissional responsável por montar e circular a sala cirúrgica O circulante de sala tem como objetivo garantir condições funcionais e técnicas para o adequado andamento do procedimento cirúrgico, oferecendo segurança ao paciente. Prever quais os materiais serão utilizados previamente na cirurgia eletiva, recepcionar o paciente na sala e posicioná-lo de forma correta para o procedimento cirúrgico, dentre outros. Porém a atividade do circulante de sala não se confunde com a de outros profissionais, a colocação de campos operatórios é de responsabilidade da equipe médica assim como a intervenção cirúrgica. E a entrega de instrumentais deve ser feita pela instrumentadora cirúrgica não pela circulante de sala. A alternativa E é uma pegadinha para quem não faz a leitura correta do enunciado, seria responsabilidade do circulante de sala preparar a sala de cirurgia com material de sutura e antissepsia se o procedimento a ser realizado fosse sutura, mas o enunciado não disse isso em nenhum momento, não podemos fantasiar, imaginar coisas que não estão escritas.


    Resposta A 
    Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • O circulante de sala é um profissional da enfermagem podendo ser realizada pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem ou pelo auxiliar de enfermagem. Geralmente o enfermeiro responsável pelo centro cirúrgico é quem designa o profissional responsável por montar e circular a sala cirúrgica O circulante de sala tem como objetivo garantir condições funcionais e técnicas para o adequado andamento do procedimento cirúrgico, oferecendo segurança ao paciente. Prever quais os materiais serão utilizados previamente na cirurgia eletiva, recepcionar o paciente na sala e posicioná-lo de forma correta para o procedimento cirúrgico, dentre outros. Porém a atividade do circulante de sala não se confunde com a de outros profissionais, a colocação de campos operatórios é de responsabilidade da equipe médica assim como a intervenção cirúrgica. E a entrega de instrumentais deve ser feita pela instrumentadora cirúrgica não pela circulante de sala. A alternativa E é uma pegadinha para quem não faz a leitura correta do enunciado, seria responsabilidade do circulante de sala preparar a sala de cirurgia com material de sutura e antissepsia se o procedimento a ser realizado fosse sutura, mas o enunciado não disse isso em nenhum momento, não podemos fantasiar, imaginar coisas que não estão escritas.

    Resposta A 

    Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.


ID
1250974
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da colocação e utilização de luvas estéreis ou cirúrgicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1250977
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto a sinais vitais e cuidados de enfermagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O pulso é contado utilizando a polpa do dedo indicador e dedo médio no intervalo ideal de 1 minuto.

    Antes da verificação da frequência respiratória, o paciente não deve ser avisado para que a respiração seja natural e espontânea.

    A frequência cardíaca no adulto varia de 60 a 100 batimentos, sendo considerado bradicardia abaixo de 60 batimentos e taquicardia acima de 100 batimentos.

    A temperatura anal é feita pela colocação do termômetro no ânus por cinco minutos.

  • A verificação da pressão arterial permite saber a pressão diastólica, a sistólica e a pressão de pulso.


ID
1250980
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico em enfermagem, ao aplicar um líquido na face interna do braço de um paciente com uma seringa de 1 mL, com um ângulo de aplicação de 15º em relação à pele, introduziu com o bisel para cima e injetou o líquido, formando uma pequena pápula no local da aplicação. Nesse caso hipotético, a via de aplicação provavelmente utilizada foi a

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi intradérmica na parte interna do braço só no antebraço

ID
1250983
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao atendimento inicial de um paciente em choque, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  providenciar um acesso periférico calibroso

  • providenciar acesso calibroso para que o paciente faça a reposição volêmica

ID
1250986
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à prova do laço, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Procedimento:

    • Medir a pressão arterial do usuário, seguindo as recomendações técnicas.
    • Desenhar no antebraço do paciente na área onde estava o manguito e abaixo da prega do cotovelo um quadrado medindo 2,5 cm X 2,5 cm.
    • Voltar a insuflar o manguito até o ponto médio entre a pressão máxima e a mínima (Ex: PA do paciente apresentou 120 por 80, então insuflar até 100 - que é a média entre 120 e 80).
    • O aperto do manguito não pode fazer desaparecer o pulso.
    • Aguardar por cinco minutos com manguito insuflado.
    • Orientar o usuário sobre o pequeno desconforto sobre o braço.
    • Em crianças o tempo é de 3 minutos.
    • Após cinco minutos "adulto", soltar o ar do manguito e retirá-lo do braço do paciente.
    • Procurar por petéquias (pequenas pintas vermelhas) dentro do quadrado desenhado.
    • Contar nessa área o número de petéquias.
    • Se contar 20 ou mais petéquias, considere a Prova do Laço POSITIVA. (adulto)
    • Em crianças 10 ou mais petéquias, considere a Prova do Laço POSITIVA.

  • A letra E está errada pois em pessoas obesas e durante choque apresenta-se negativa a prova do laço

  • SERA POSITIVA QUANDO DER 20 OU MAIS PETEQUIAS EM ADULTOS

    SERA POSITIVA QUANDO DER 10 OU MAIS PETEQUIAS EM CRIANÇAS .

     


ID
1250989
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a Política Nacional de Imunização, no que se refere à rotina da vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a - A BCG é dose única, ao nascer

    b - A primeira dose da hepatite B é feita ao nascer, com 2 meses e com 6 meses

    d - A vacina de febre amarela é feita a partir dos 9 meses de idade e o reforço aos 9 ou 10 anos. O efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana após a aplicação e confere imunidade por, pelo menos, 10 anos (provavelmente por toda a vida). Deve ser aplicada, pelo menos, dez dias antes de qualquer viagem para áreas de risco, no Brasil ou no exterior. 

    e - A DTP é feita aos 2 meses, 4 meses e 6 meses, reforço com 15-18 meses e outro reforço entre 4 e 6 anos. A eficácia da vacinação, após quatro doses, é de 90 a 95%.

  • Só complementando: A tríplice bacteriana corresponde ao Tétano, Difteria e coqueluche. As doenças entre parenteses são a tríplice viral! 

  • b - A primeira dose da hepatite B é feita ao nascer (monovalente), com 2 meses, 4 meses e  6 meses (todas 3 ultimas doses dentrp da pentavalente)

  • Hepatite B, preferencialmente até 12h após o nascimento.

  • O esquema de vacinação com a vacina BCG corresponde à dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Na rotina, a vacina pode ser administrada em crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

    A vacina contra Hepatite B deve ser administrada nas primeiras 12 horas de vida ainda na maternidade.

    A vacina contra influenza: é recomendada para todas as crianças a partir dos 6 meses de idade. Quando administrada pela primeira vez em crianças menores de 9 anos, aplicar duas doses com intervalo de 30 dias. Crianças menores de 3 anos de idade recebem 0,25 mL por dose e as maiores de 3 anos recebem 0,5 mL por dose. Sua administração deve sempre respeitar a sazonalidade da doença. Logo esta é a alternativa correta.

    A vacina contra febre amarela é recomendada para residentes ou viajantes para áreas de vacinação, sendo que nesse último caso deve ser administrada pelo menos 10 dias antes da viagem e o reforço a cada 10 anos.

    A vacina sarampo, caxumba e rubéola é considerada protegida a criança que tenha recebido duas doses da vacina após 1 ano de idade. Essa vacina é a tríplice viral e não tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche).

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

  • O esquema de vacinação com a vacina BCG corresponde à dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Na rotina, a vacina pode ser administrada em crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. 
    A vacina contra Hepatite B deve ser administrada nas primeiras 12 horas de vida ainda na maternidade. 
    A vacina contra influenza: é recomendada para todas as crianças a partir dos 6 meses de idade. Quando administrada pela primeira vez em crianças menores de 9 anos, aplicar duas doses com intervalo de 30 dias. Crianças menores de 3 anos de idade recebem 0,25 mL por dose e as maiores de 3 anos recebem 0,5 mL por dose. Sua administração deve sempre respeitar a sazonalidade da doença. Logo esta é a alternativa correta. 
    A vacina contra febre amarela é recomendada para residentes ou viajantes para áreas de vacinação, sendo que nesse último caso deve ser administrada pelo menos 10 dias antes da viagem e o reforço a cada 10 anos. 
    A vacina sarampo, caxumba e rubéola é considerada protegida a criança que tenha recebido duas doses da vacina após 1 ano de idade. Essa vacina é a tríplice viral e não tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche). 
    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014

  • FEBRE AMARELA NÃO TEM REFORÇO!!


ID
1250992
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As atividades ou operações com condições ou métodos de trabalho que exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos, são atividades consideradas de

Alternativas

ID
1250995
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao principal órgão nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gente, protestem! Para que colocar o gabarito nos comentários se o próprio site já faz isso? Tem que colocar comentários que justifiquem a alternativa e ajude e/ou auxiliem quem está estudando.

  • Gabarito D

    "Atenção de vocês ao fato de que o DSST, antes era chamado de SSST

    Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho. Então fiquem atentos! Embora

    não exista mais esta secretaria, é correto afirmar que SSST significa Secretaria

    de Segurança e Saúde no Trabalho. O código representa a extinta Secretaria de

    Segurança e Saúde no Trabalho".    Fonte: Ponto dos Concursos - Professora Flávia Lorena


    Sucesso para todos !

  • 1.3. A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho em todo o território nacional.

    NORMA REGULAMENTADORA 1 - NR 1


ID
1250998
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o nome da lesão causada por superutilização do sistema osteomuscular, que se instala progressivamente no trabalhador sujeito a fatores de risco técnico-organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • saturnismo  intoxicação aguda ou crônica por chumbo ou por algum de seus sais; plumbismo.

  • O sistemas osteomuscular pode ser muito sobrecarregado no ambiente laboral, essa sobrecarga atrelada a fatores de risco técnico-organizacionais (turno de trabalho, cobrança, relacionamento interpessoal, carga de trabalho, atividade desempenhada) pode levar ao desgaste progressivo da estrutura osteomuscular sobrecarregada. Essa sobrecarga elva problemas conhecidos como lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), síndrome cervicobraquial ocupacional, afecções musculoesqueléticos relacionadas ao trabalho (Amert) e lesões por traumas cumulativos (LTC). As denominações oficiais do Ministério da Saúde e da Previdência Social são LER e Dort, assim grafadas: LER/Dort. 
    As lesões por esforços repetitivos e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são, por definição, um fenômeno relacionado ao trabalho, no qual o sujeito a fatores de risco técnico-organizacionais.. Ambos são danos decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema musculoesquelético, e da falta de tempo para recuperação. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, concomitantes ou não, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, tais como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga.

    Gabarito do professor: Letra E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Dor relacionada ao trabalho : lesões por esforços repetitivos (LER) : distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.



ID
1251001
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar que se recusar a executar atividades que não são da competência técnica, científica, ética ou legal deles configura um(a)

Alternativas
Comentários
  • DIREITOS

    Art. 10 - Recusar-se a executar atividades que não sejam de

    sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam

    segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.


  • SEÇÃO I
    DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE.
    DIREITOS
    Art. 10- Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e
    legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.


ID
1251004
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma atividade de todo pessoal de enfermagem, prevista pelo Decreto nº 94.406/1987.

Alternativas
Comentários

ID
1251007
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a realização de uma gastroplastia, o paciente ficará em observação na SRPA e retornará ao quarto

Alternativas
Comentários
  • quando estiver bem acordado, com toda sua sensibilidade e orientação recuperadas.

  • Deverá voltar para o quarto quando estiver bem acordado e com toda sua sensibilidade e orientação recuperadas.


ID
1251010
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o grau de risco de aquisição de infecções, os artigos hospitalares são classificados em críticos, semicríticos e não críticos. A esse respeito, assinale a alternativa que indica artigos críticos.

Alternativas
Comentários
  • Endoscopio do trato digestivo é semicritico.

  • Artigos críticos: Aquele utilizado em procedimentos de alto risco, que penetra tecidos ou órgãos. Requer esterilização para uso. Exemplos: instrumental cirúrgico, agulhas hipodérmicas, cateteres vasculares, pinças de biópsia. Artigos semicríticos: Aquele que entra em contato com a pele não íntegra ou com mucosa do paciente. Requer desinfecção de alto nível ou esterilização para uso. Exemplos: equipamentos de terapia respiratória e de anestesia, endoscopia. Artigos não críticos: Aquele utilizado em procedimentos com baixíssimo risco de desenvolvimento de infecções associadas ou que entra em contato apenas com pele íntegra. Requer limpeza apenas ou desinfecção de baixo ou médio nível, dependendo do risco de transmissão secundária de microrganismos de importância epidemiológica. Exemplos: roupas de cama e banho e mobiliário de paciente, paredes e pisos, termômetro axilar, diafragma de estetoscópio, aparelhos de pressão. Ou seja: Inaladores (artigo semicríticos) e termômetros (artigos não críticos). Máscaras de ambu (artigo semicrítico) e PVC (artigo crítico). Cânula endotraqueal (artigo semicrítico) e comadres (artigos não crítico). Endoscópio do trato digestivo (artigo semicrítico) e artroscópio (artigo crítico). Instrumental cirúrgico (artigo crítico) e tubos de látex (artigo crítico).

    Resposta E

    Bibligorafia Brasil. Minstério da Saúde. Portaria nº 3.012, de 1º de dezembro de 2009. Brasil. Agencia Nacional de VigiLância Sanitária – Anvisa. Consulta Pública nº 104, de 23 de dezembro de 2002. DOU de30/12/2002
  • Inaladores (artigo semicríticos) e termômetros (artigos não críticos). Máscaras de ambu (artigo semicrítico) e PVC (artigo crítico). Cânula endotraqueal (artigo semicrítico) e comadres (artigos não crítico). Endoscópio do trato digestivo (artigo semicrítico) e artroscópio (artigo crítico). Instrumental cirúrgico (artigo crítico) e tubos de látex (artigo crítico). 

    Resposta E 

    Bibligorafia Brasil. Minstério da Saúde. Portaria nº 3.012, de 1º de dezembro de 2009. Brasil. Agencia Nacional de VigiLância Sanitária – Anvisa. Consulta Pública nº 104, de 23 de dezembro de 2002. DOU de30/12/2002

  • - Artigos críticos: penetram nos tecidos sub-epiteliais da pele e mucosa, sistema vascular ou outros órgãos. Ex.: tesouras, bisturis, instrumentais, afastadores, fios de sutura, cateteres, drenos, soluções injetáveis. - Devem ser esterilizados;

    - Artigos semicríticos: entram em contato com a mucosa íntegra e/ou pele não íntegra. Ex.: inaladores, SNG, material para exame clínico. - Devem ser esterilizados ou passar por desinfecção de alto nível;

    - Artigos não críticos: entram em contato com a pele íntegra ou não entram em contato direto com o paciente. Ex.: termômetro; superfícies de armários e bancadas; aparelho de raios X. - Devem sofrer desinfecção ou esterilização de nível intermediário.

    Resposta Letra E



ID
1251013
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A técnica de infusão de medicamento por via intravenosa, é contraindicada em casos de

Alternativas
Comentários
  • Medicação por via intravenosa ou endovenosa é muito utilizada no ambiente hospitalar por ter um efeito rápido (imediata) no organismo, já que o que se quer infundir cai direto na corrente sanguínea. Pode ser administrada em grandes volumes, levando em consideração as condições clínicas do paciente. Pessoas obesas não tem contraindicação de receber medicação EV e para administração por essa via não há interferência de massa muscular, já que o líquido é infundido na corrente sanguínea por meio de um cateter. Porém essa via de administração tem alguns problemas, é um método invasivo, ou seja, há um risco maior de infecção, além de necessitar de profissionais capacitados para sua administração. Não se podem colocar por via EV medicações que precipitam ou que sejam oleosas. Resposta A

    Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Administracão de solucão oleosa.


ID
1251016
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao exame de coleta de urina de 24 horas, é correto afirmar que ele requer do paciente coletar

Alternativas
Comentários
  • todo débito urinário durante 24 horas


ID
1251019
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem

Acerca da higienização das mãos com álcool a 70%, usada ao entrar em contato com um e outro paciente ou entre um e outro procedimento no mesmo paciente, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1251022
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em situações de urgência e emergência, uma das ações do profissional de enfermagem deve ser a verificação dos sinais vitais da vítima. Quanto aos parâmetros considerados como sinais vitais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

  • Deveria ter sido incluída a dor, que é o quinto sinal vital.

  • Concordo com a Priscila. Deveriam ter colocado a dor. 

  • esta questão esta errada, os sinais vitais são: dor, pressão arterial, temperatura, pulso e respiração. a alternatica correta é a letra D

  • Os Sinais Vitais (SSVV) são indicadores que avaliam aspectos mensuráveis do paciente. Como pulso, pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória. Determinam o estado usual da saúde do cliente. As medidas indicam a eficiência das funções circulatória, respiratória, neural e endócrina do corpo. Os Sinais Vitais são um modo eficiente e rápido de monitorar a condição do cliente ou de identificar problemas e avaliar a resposta do cliente a uma intervenção. Resposta A Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.
  • ESSA QUESTAO TA ERRADA POR NAO TEREM INCUIDO A DOR

  • Faltou incluir o estímulo a dor. o 5  sinal vital.

  • A dor é um sintoma e não um sinal, por isso que a questão esta correta. Outra pessoa não pode identificar a dor em uma outra, se não a própria pessoa que sente a dor.

  • Questão desatualizada


ID
1251025
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao aferir a pressão arterial de um paciente em situação de emergência, foi detectado hipotensão. A respeito desse assunto, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma condição que altera a pressão arterial, diminuindo-a.

Alternativas

ID
1251028
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto às doenças sexualmente transmissíveis, é correto afirmar que aquela transmitida pelo Treponema pallidum é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra D

    A) Gonorreia-Neisseria gonorrhoeae

    B) HPV-papilomavírus humano

    C) herpes- herpesviridae 

    E) Candidíase- Candida albicans


ID
1251031
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O profissional de enfermagem está agindo de forma antiética quando

Alternativas
Comentários
  • A alternatica correta é a letra (A).. é proibido nega assistência de enfermagem em situação característica de urgência ou emergência.

    Por issso caracteriza se falta de ética profisional. 


ID
1251034
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cabe às empresas, públicas ou privadas, que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) manter em pleno funcionamento uma CIPA. Em relação ao conceito de CIPA, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C 

    "CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A CIPA é, portanto, uma comissão integrada por empregados dos mais diversos setores do estabelecimento os quais atuarão como vigias das condições de trabalho no local em que desenvolvem suas atividades. A obrigatoriedade de existência da CIPA depende do número de empregados que tenha no estabelecimento."

    Fonte: Ponto dos Concursos- professora Flávia Lorena

  • COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA


ID
1251037
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É obrigatória a toda CIPA a confecção de um mapa de risco da unidade, no qual sejam visíveis as áreas de risco por agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou mecânicos, identificados por cores diferentes preestabelecidas. No que se refere à cor com que devem ser identificadas áreas de risco por agentes biológicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Verde - físico;

    Amarelo - Ergonómico;

    Azul - Mecânico; 

    Vermelho - Químico; e

    Marrom - Biológico.