-
A- Monte Castelo ( Itália ) , a "Cobra" fumou por lá.
Renato Russo , junto a Legião Urbana relembram esté histórico momento em sua musica:
Monte Castelo.
-
Atuação da FEB - FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA
a atuação em Monte Castelo, Itália, foi um das mais importantes batalhas.
-
-Brasil na segunda guerra mundial (1939-1945): No começo se manteve neutro e possuindo relações com os dois lados (aliados e eixo)
- AO LADO DOS ALIADOS, em 1942, contra o eixo (Japão, Alemanha, Itália)
- FEB- Pracinhas: expulsaram os alemães do norte da Itália. “A cobra vai fumar”.
- FAB- foi criada, “senta a pua”.
Política da boa vizinhança, desenvolvida pelos EUA, visa fornecer acordos econômicos para os países da América em troca de apoio, visava também incentivar o estreitamento de laços culturais dos Estados Unidos com a América Latina (como a criação do Zé Carioca e o intercâmbio cultural e excursões para os EUA da Carmem Miranda). Já com a guerra em andamento, Getúlio Vargas obteve um rentável acordo com os Estados Unidos, que consistia no fornecimento de matéria-prima, sobretudo borracha, além de fornecer as bases aéreas do litoral do Nordeste para uso do exército americano. Em troca, os Estados Unidos forneceram equipamentos militares e financiaram a construção da primeira siderúrgica do país na cidade de Volta Redonda (CSN). Com isso, em 1943 o Brasil rompe relações com o EIXO.
Declaração de guerra e o envio de tropas
O rompimento das relações diplomáticas com o Eixo em janeiro de 1942 fez com que a Alemanha enviasse submarinos para a costa brasileira, atacando e afundando cinco navios mercantes brasileiros em agosto de 1942. A agressão alemã gerou grande comoção popular, que passou a exigir uma declaração de guerra contra a Alemanha. A participação brasileira não foi uma exigência dos Aliados, e sim uma demanda que partiu do próprio governo brasileiro. Para isso, o governo criou a Força Expedicionária Brasileira (FEB), possuindo vitórias, como monte Castello.
Oposição a Vargas
O lançamento do Manifesto dos Mineiros, em plena Segunda Guerra Mundial, constituiu o ponto de partida de um movimento interno oposicionista, de cunho liberal, que expressava descontentamento com uma ordem política autoritária, de contornos fascistas, que tão claramente caracterizava o Estado Novo.
A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial precipitou o fim da ditadura varguista do Estado Novo. Isso porque a luta do exército brasileiro contra regimes ditatoriais e totalitários na guerra foi utilizado pela oposição do governo como pretexto para exigir o fim da ditadura de Vargas e a imposição de medidas democráticas no país. Vargas acabou sendo deposto ainda em 1945.
-Queremismo: queriam que Vargas ficasse.
-Esse movimento foi uma resposta das classes populares, que temiam a perda de seus direitos trabalhistas com a derrubada de Vargas.
FONTE: Brasil escola (editado)
-
Cobras Fumantes eterna és tua vitória!
-
GABARITO LETRA-A.
NÃO PRECISA DE TEXTOS ENORMES .
-
A) Apoiando o grupo dos Aliados, o país teve uma importante participação na batalha de Monte Castelo
Gabarito. O Brasil entrou na Segunda Grande Guerra ao lado dos Aliados, sua participação foi tão vitoriosa que até os dias de hoje é lembrado pelos Italianos.
B) Em oposição aos Estados unidos, Vargas ficou, em primeiro momento, ao lado das potências do Eixo
Errado. Para falar a verdade, o Brasil quase entrou na Segunda Guerra ao lado dos países do Eixo, mas por estratégia política, escolheu entrar do lado dos Aliados (EUA).
C) O país mostrou neutralidade até o fim do conflito, pois temia uma investida alemã
Errado. O Brasil ficou neutro durante grande parte do conflito, mas perto do seu fim acabou aderindo a adesão na guerra.
D) Após diversos ataques a navios brasileiros por parte dos alemães, Getúlio Vargas entra no conflito mas somente oferecendo auxilio na distribuição de suprimentos
Errado. Realmente aconteceu os ataques aos navios brasileiros pelos alemães, mas o Brasil não entrou na Guerra apenas para auxílio de suprimentos e sim para combate, como cita o Gabarito Letra A.
E) Vargas optou por ficar neutro até o fim do conflito, mas flertava com o nazismo. Na tentativa de estreitar relações envia Olga Benário para a Alemanha
Errado. O Brasil não ficou neutro até o fim do conflito, tanto o presidente Vargas tanto partidos comunistas simpatizam com o Nazismo. Um episódio muito excepcional na história, foi quando Vargas enviou uma carta para Hitler chamando-o de amigo íntimo.
-
Essa foi por eliminação.
Sabendo que Getúlio Vargas, por questões políticas, ficou do lado dos Estados Unidos, matava a B, C e E.
Sabendo que a participação do Brasil na 2ª guerra afetou negativamente o Brasil e o governo de Getúlio, e os motivos disso, matava a C. Isso porque mandar brasileiros pra guerra teve um peso social e econômico muito grande. Não havia no Brasil uma cultura em torno da admiração de defender a nação numa guerra, então houve apenas uma certa revolta por "mandar homens pra morrer na guerra". Sem contar que isso traz impactos econômicos.
Assim, ao participar da guerra, Getúlio perdeu apoio de parte considerável da população, e também das elites.
-
tomaram monte castelo em 21 de fevereiro, vencem em castelnuevo em 5 de março e participam da tomada de Montense em 14 de abril.
foram enviados 25mil homens á guerra
morreram 430 praças.
13 oficiais do exército.
8 da aeronáutica.
-
GAB-A
RETOMADA DO MONTE CASTELO
EU ESTIVE LÁ.