-
Que estranho...aéreo é paraxítona terminada em ditongo oral e não proparoxítona. De acorco com o "Dicio" a separação das silabas é a-é-reo.
Passível de anulação então.
Bons Estudos!!
-
http://www.separarensilabas.com/index-pt.php
-
Palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente admitem divisão fonética do ditongo, sendo chamadas de proparoxítonas eventuais. A representação da divisão silábica passa de a.é.reo para a.é.re:o
Tbm errei, nunca imaginei que pudesse ser cobrado assim, se é que é essa a justificativa da banca.
Bons estudos!
-
Bom, o que ocorre é que aéreo é uma proparoxítona aparente, podendo ser dividida a-é-reo (paroxítona) ou a-é-re-o (proparoxítona)... não é a primeira vez que vejo pergunta considerando a aparente como paroxítona, mas, geralmente, a banca deixa clara essa consideração pela eliminação das alternativas, cabendo ao candidato lembrar desse pormenor para deixar de achar que é "pegadinha", já que não teria nenhuma outra alternativa correta caso a palavra não seja considerada proparoxítona. O absurdo dessa questão é ter uma alternativa correta se considerar como proparoxítona e uma correta se considerar paroxítona; se essa questão não for anulada, espero que o fantasma do Celso Cunha vá puxar o pé de quem fez essa questão.......
-
Gab. D
-
Dependendo do ponto de vista, A e C estarão corretas.
Se considerarmos "AÉREO" como paroxítona, a letra A fica correta.
Se considerarmos "AÉREO" como proparoxítona, a letra C fica correta.
Questão para ser anulada.
-
Banca boa, estou desaprendendo tudo...
-
o ditongo é a junção de uma vogal e uma semi-vogal.
no caso AÉREO é formado pelo encontro de duas vogais, e por isso não forma ditongo. Logo, sua separação silábica é da seguinte maneira: A-É-RE-O. Por esse motivo é uma palavra proparoxítona de acentuação obrigatória.
é por esse motivo que, acredito eu, a questão esta perfeita e não cabe anulação.
-
Só se for no espaço aéreo dessa banca que o vocábulo "aéreo" é proparoxítona.
a-é-reo = paroxítona.
Fonte:http://www.dicio.com.br/aereo/
-
Tá totalmente errada essa questão, o examinador não consultou o dicionário para elaborar essa prova.kkkkk
-
NUNCA FOI E NUNCA SERÁ.
-
Camili Viana,
Posso estar equivocada, mas não conheço ninguém que fale aérEo, a pronúncia do dia a dia é aério, então se o "E" tem som de "I" ele é mais fraco, se é mais fraco não pode ser vogal, só pode ser semivogal.
-
Não tem como dizer que o "reo" de aéreo é uma só sílaba, a gente precisa mover a boca pra fazer dois sons diferentes, mesmo pronunciando aério.
-
Pessoal peçam indicações no comentário do professor... questão polêmica! ao meu ver AÉREO É UMA PAROXÍTONA!
-
Questão polêmica. Mas não concordo com o gabarito.
-
Simplesmente "de cara" com a banca ¬¬
-
a-é-re-o pode ser praparoxítona :Cuidado!!! A banca se aproveitou dessa exceção.
Os ditongos não são separados, mas os crescentes finais (-ea, -eo, -ia, -ie, -io, -oa, -ua, -ue, -uo) são vistos
pela NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) e por muitos gramáticos como possíveis hiatos de
palavras proparoxítonas acidentais, ou eventuais. Por exemplo: his-tó-ria (paroxítona/ditongo
crescente) ou his-tó-ri-a (proparoxítona/hiato). Em concurso, é comuníssima a primeira análise, ou seja,
áu-rea, plúm-beo, ca-lú-nia, sé-rie, co-lé-gio, má-goa, á-gua, tê-nue, trí-duo. Olho vivo! As bancas não querem saber de mimimi.
Obs: Antes de comentarem cheio de marra pesquisar antes.
Pestana.
RÁ-PI-DO = PROPAROXÍTONA
A-É-REO = PAROXÍTONA TERMINADO EM DITONGO DD, PORÉM, PODE SER PROPAROXÍTONA COMO INFORMADO PELA NGB.
.
-
SE AÉREO É PARÓXITONA, PÁSSARO É OXÍTONA,KKK
-
Gente por mais incrível que seja AÉREO é proparoxítona( dicionario priberam). também estou decepcionada.COMO É QUE VOU SABER ESSAS SEPARAÇÕES SILÁBICAS DOIDAS?////////AAFFFF
-
A banca adotou o conceito de proparoxítona eventual ou acidental.
Aéreo é ( e vai continuar sendo ) uma paroxítona terminada em ditongo crescente oral.
-
Definição de Aéreo
Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino
Separação das sílabas: a-é-reo
Plural: aéreos
Feminino: aérea
-
O gabarito correto é letra "A". AÉREO: A-É-REO paroxitona terminada por ditongo decrescente.
-
Impressionante, a banca deveria ter deixado claro que também queria a exceção, a regra é ser paroxítona, podendo ser proparoxítona eventual, aceitando as duas divisões, a-é-reo e a-é-re-o, questão passível de anulação, elaboração medonha.
GABARITO MAIS CORRETO----------> (A)
-
Aéreo pode até ser proparoxitona eventual do mesmo jeito que é paroxítona no conceito mais amplo. Dessa forma as 2 estão corretas, nem por eliminação dá pra chegar na resposta exata. A banca faz isso de propósito, principalmente em casos de prefeitura que a possibilidade de fraude é maior. Por isso que não animo fazer concurso de prefeitura. Bancas maiores e mais conceituadas têm poucos erros e quando tem são corrigidos.
-
-
Ainda não entendi como fica a separação silábica da palavra "aéreo" , mesmo sendo ditongo crescente oral para que possamos dizer que se trata de uma palavra proparoxítona.
Neste caso, para ser proparoxitona, há dois hiatos na mesma palavra?
Se ainda considerar o final como ditongo aberto, será paroxitona?
-
Não pode existir duas vogais na mesma sílaba (E+O), neste caso são vogais e por isso são separadas. Creio que a justificativa seja essa.
-
Acredito q seja passivo de anulação ter as 2 afirmações na mesma questão , ja q por diversas linhas se afirma q é PAROXÍTONA TERMINADO EM DITONGO ," PODE SER PROPAROXÍTONA COMO INFORMADO PELA NGB ". Sendo assim numa questão deveria ter uma ou outra afirmação as duas causa ambiguidade, na minha opnião.
-
Aéreo é proparoxítona e paroxítona num só tempo, segundo as regras de ortoépia mas não de prosódia. Ortoépia é "a correção em sentido geral, contrapondo-se à variabilidade linguística". Prosódia é "parte da gramática tradicional que se dedica às características da emissão dos sons da fala, como o acento e a entoação".
Entretanto, podemos tranquilamente dizer que só um mocó fala que foi a um show a-é'-re-o, normalmente falamos a-é-riu (ditongo decrescente).
óssea, ígnea, áurea, rósea, rédea, gêmea, fêmea, côdea, aérea, estes sim são proparoxítonas, pois marcadamente falamos o "a". Os "e" não são semi-vogais, deve ser falados, sob pena de se cometer cacoépia.
-
gente essa eu nao acertei mais vamos la.
se separar desta forma a - e -re - o perderia a semantica da palavra com a expressao de a é reo, entao no meu ponto de vista e um ditongo, e porque seria separado esse ditonto, ok muitos falam que seria interpretado com hiato, mas se for ler a palavra como se hiato fosse ela perderia o centido de espaco, entao se algum puder me ajudar agradeco.
-
fica difícil saber quando eles querem uma exceção, que é caso das proparoxítonas eventuais, em vez da regras oficial. Ai na hora a gente vai marca a exceção e eles querem a oficial kkkkk
-
Pessoal não se esqueçam da doutrina