- ID
- 4838074
- Banca
- IESES
- Órgão
- Prefeitura de Palhoça - SC
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Uma segunda linha argumentativa sobre menor adesão ao programa ESF em grandes centros concluiu que os incentivos federais anteriores à Emenda Constitucional n. 29 (regulamentando que os recursos aplicados nas ações e serviços de saúde não sofressem desvio de finalidade)ainda eram insuficientes, e a necessidade de contrapartida financeira municipal para o custeio da ESF representou um fator de inibição da sua expansão nos grandes municípios. O crescimento da cobertura populacional da ESF dependeria exclusivamente da capacidade econômica do município.
(Costa, N. R. (2016). A Estratégia de Saúde da Família, a atenção primária e o desafio das metrópoles brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, 21(5), 1389-1398. https://dx.doi.org/10.1590/1413- 81232015215.24842015)
De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa em que a crase é usada corretamente:
Assinale a alternativa que apresenta a regência verbal INCORRETA:
Assinale a alternativa em que a concordância nominal esteja correta:
. Com relação à Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, é correto afirmar que:
I. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
II. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
III. O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
IV. A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
São proibições previstas no Código de Ética de Enfermagem (Resolução COFEN 160 RJ 12/05/93), EXCETO:
Assinale a alternativa correta sobre a Resolução COFEN 195/97.
A vacina que previne a coqueluche é:
Todos os pacientes com DM 1 devem receber insulinoterapia em esquema basal-bolus com múltiplas doses de insulina e com monitorização frequente da glicemia capilar (no mínimo antes das refeições e quando suspeita de hipoglicemia). O esquema de insulinização deve incluir uma insulina de ação intermediária ou lenta; e uma insulina de liberação rápida ou ultrarrápida, com doses fracionadas em três a quatro aplicações diárias, as quais devem respeitar a faixa etária, peso do paciente, gasto energético diário incluindo atividade física e dieta, levando-se em consideração possível resistência à ação da insulina e a farmacocinética desses medicamentos.
Fonte: Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes
Terapêuticas - Diabetes Mellitus Tipo 1. março, 2018. p. 19.
Sobre a farmacocinética das insulinas, verifique as assertivas e selecione a alternativa correta.
I. O início da ação ocorre de 2 a 4h; o pico de ação ocorre de 4 a 10h; a duração ocorre de 12 a 18h; é recomendada dose noturna às 22h; e o aspecto dessa insulina é turvo.
II. O início da ação ocorre de 30 a 60 minutos; o pico de ação ocorre de 2 a 3h; a duração ocorre de 6 a 8h; é recomendada dose 30 minutos antes das refeições; e o aspecto dessa insulina é cristalino.
III. O início da ação ocorre de 5 a 15 minutos; o pico de ação ocorre de 30 a 90 minutos; a duração ocorre de 4 a 6h; é recomendada dose imediatamente antes ou após as refeições; e o aspecto dessa insulina é cristalino.
Os últimos anos mostravam o controle do sarampo em Santa Catarina. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), a circulação endêmica do vírus foi interrompida no ano 2000 e, desde então, apenas casos esporádicos foram registrados. Entre 2016 e 2018, não houve um registro sequer. Mas, em 2019, esse panorama mudou, e Santa Catarina contabiliza 15 casos da doença. (...) A enfermeira da Dive-SC ressalta que é difícil controlar o vírus depois que ele se instala. Cada pessoa infectada, por exemplo, pode transmitir a doença para até outras 18 pessoas.
Fonte: Reportagem Capa NSC Total. Diário Catarinense. O que
pode explicar o surto de sarampo em Santa Catarina. 19/08/2019 -
20h47 - Atualizada em: 19/08/2019 - 21h02.
Sobre o sarampo, verifique as assertivas e assinale a alternativa correta.