SóProvas



Prova IF-MS - 2016 - IF-MS - Professor - Biologia


ID
2226049
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre os itens a seguir, indique aquele que se relaciona com os princípios e fins da educação nacional, expressos no Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB Nº. 9.394/96.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Educação Básica: Garante apenas o desenvolvimento do aluno

    Educação Básica Ensino Superior: Garantem o pleno desenvolvimento do aluno.

  • Gabarito = E

    Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho


ID
2226052
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6 de 20 de setembro de 2012, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio poderá ser desenvolvida nas seguintes formas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta - A

    Resolução nº 6 de 2012

    Art. 3º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas
    articulada e subsequente ao Ensino Médio, podendo a primeira ser integrada ou concomitante
    a essa etapa da Educação Básica.
     

  • a) Articulada ao Ensino Médio, podendo ser integrada ou concomitante, e subsequente, ofertando a formação técnica para os egressos da educação básica. 

  •  a)

    Articulada ao Ensino Médio, podendo ser integrada ou concomitante, e subsequente, ofertando a formação técnica para os egressos da educação básica. 

  • Gabarito = A

     

    Art. 3º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio,

    podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica.

  • Minha dúvida foi com relação a palavra "egresso" que significa sair, dando a ideia que seria para os alunos que estivessem saindo da educação básica, porém o nível médio faz parte da educação básica.

  • Marquei a letra E justamente pela palavra "egresso".

    Depois de ver o significado entendi que a palavra estava se referindo a forma subsequente que é pra quem terminou o ensino médio, ou seja, saiu(egresso) da educação básica.


ID
2226055
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as alternativas a seguir, com referências ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e assinale a alternativa correta:

I. Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos e poderão ser articulados à formação inicial e continuada de trabalhadores ou à educação profissional técnica e tecnológica.

II. Os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação inicial ou continuada para o trabalho.

III. Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino.

IV. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de duas mil e quatrocentas horas, assegurando-se a observância às diretrizes curriculares nacionais e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o ensino fundamental, para o ensino médio e para a educação de jovens e adultos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    O art. 1º, § 1o  do Decreto 5.840/2006 aduz que "O PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional:

    I - formação inicial e continuada de trabalhadores; e

    II - educação profissional técnica de nível médio."

  • § 2o  Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:

    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004;  (não é uma possibilidade; é um objetivo a ser cumprido); e

    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004.

  •  

    Gabarito = D

    Decreto 5840/2006

     

    I-

    Art. 1o

    § 1o  O PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional:

    I - formação inicial e continuada de trabalhadores; e

    II - educação profissional técnica de nível médio.

    § 2o  Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:

    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004; e

    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004.

     

     

     

    II - 

    § 2o  Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:

    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004; e

    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004.

    Art. 6o  O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do PROEJA, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional,

     

     

    III-

    Art. 6º

    Parágrafo único.  Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão, a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino.

     

     

     

    IV

    Art. 4o  Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de duas mil e quatrocentas horas, assegurando-se cumulativamente:

    I - a destinação de, no mínimo, mil e duzentas horas para a formação geral;

    II - a carga horária mínima estabelecida para a respectiva habilitação profissional técnica; e

    III - a observância às diretrizes curriculares nacionais e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o ensino fundamental, para o ensino médio e para a educação de jovens e adultos.


ID
2226058
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Cabe ao docente ocupante de cargo no magistério público federal observar a legislação que rege sua carreira na categoria funcional de professor do ensino básico, técnico e tecnológico e a que disciplina sua atuação na administração pública. Tendo como base as normativas para o Servidor Público Federal, analise as proposições e julgue se são verdadeiras ou falsas.

I. Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, ser leal às instituições a que servir, observar as normas legais e regulamentares, atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo, são deveres do servidor público expressamente previstos no Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.

II. Manter conduta compatível com a moralidade administrativa, ser assíduo e comunicar aos seus superiores irregularidades ou atos contrários ao interesse público são obrigações do servidor público, no que se refere à observância da Lei 8.112/90 e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo decreto 1.171/94.

III. Por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, o servidor não poderá ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminação em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres.

IV. A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica.

V. O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, compreendendo-se a promoção como sendo a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e progressão, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Qual o erro na I? pq tem "instituições"?

  • O erro do item I está simplesmente no fato de que a afirmação não está expressa no código de ética e,sim,na Lei 8.112/90,in verbis:

     Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

     VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

            Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa

     

    Inteligência da banca!Temos de ficar ligados!Bons estudos!

  • GABARITO (C)

     

    Questão extremamente maldosa!

     

    A afirmativa 1 expõe corretamentamente os deveres do servidor, no entanto erra ao dizer que esse deveres estão dispostos no Decreto nº 1.171 quando na verdade estão expostos na lei nº 8.112.

     

    A afirmativa 5 erra ao definir promoção e progressão.

    Progressão- Passagem para nível superior dentro da mesma classe ou categoria da Carreira.

    Promoção Passagem para nível superior mudando de classe ou categoria da Carreira.

  • quanta maldade!!!!!

  • Os IFs são assim a banca do IFCE,faz o mesmo, misturam os deveres e proibições regras deontológicas  decreto e a lei, não consigo acertar essa pqp ,ai ai algum MACETE gente Socorrrrrooooo...

  • Questão que não mede conhecimento de ninguém. A discricionaridade das bancas para formularem o que chamam de "questões" é muita ampla, deveria haver um mecanismo de controle disso, embora, seja realmente muito difícil fazê-lo.

  • QUESTÃO HORROROSA! 

  • A regra é clara!

  • Título IV                                            LEI 8.112

    Do Regime Disciplinar

    Capítulo I

    Dos Deveres

            Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

     

    O texto está correto, porém é da lei 8.112. 

     

    LETRA C

     

     

     

  • A decoreba ainda predomina em várias avaliações de escolas do país, assim como nos concursos... Mentalidade de professores e examinadores que não são bons profissionais. É por isso que muitos jovens não conseguem interpretar um texto de três linhas... Examinadores que elaboram questões deste tipo são MEDÍOCRES!!!

  • Questão maldosa! Em meio a tanto conteúdo que o concursando tem para estudar o examinador tem a coragem de lhe cobrar "decoreba de decreto".

  • GABARITO (C)

     

    Questão extremamente maldosa!

     

    A afirmativa 1 expõe corretamentamente os deveres do servidor, no entanto erra ao dizer que esse deveres estão dispostos no Decreto nº 1.171 quando na verdade estão expostos na lei nº 8.112.

     

    A afirmativa 5 erra ao definir promoção e progressão.

    Progressão- Passagem para nível superior dentro da mesma classe ou categoria da Carreira.

    Promoção Passagem para nível superior mudando de classe ou categoria da Carreira.

  • O comentário do Wilton Silveira deveria virar um artigo da lei de diretrizes e bases da educação nacional, lei 9394.

     

    Quando os IF´s elaboram suas próprias provas de concurso, eles mesmos escolhem um servidor internamente pra elaborar as provas, na maioria das vezes o cara nem tem experiência em elaboração de provas, ai simplesmente faz uma diarreia dessas e acha que elaborou uma questão.  Estou falando isso porque já fui professor substituto do IFCE e sei como funciona.

  • Gente, que questão mais confusa... Eu já fiz provas correlativas aos IF's, mas essa... Cruzes... 

  • IF é de dá dó!

  • Gabarito = C

     

    I - (F)-(refere-se domente a Lei 8112 e não ao decreto 1.171/94)

    Lei 8112/90

    Art. 116. São deveres do servidor:
    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;
    II - ser leal às instituições a que servir;
    III - observar as normas legais e regulamentares;
    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;
    V - atender com presteza:
    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;
    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;
    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.
    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)
    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;
    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;
    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;
    X - ser assíduo e pontual ao serviço;
    XI - tratar com urbanidade as pessoas;
    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

     

     

    II - (V) (juntou a Lei 8112 e o decreto 1171)

    Lei 8112/90 - Art. 116. São deveres do servidor:

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;
    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    Decreto 1171/94

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

     

     

    III - (V) (só a lei 8112)

    Lei 8112/90

    Art. 239. Por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, o servidor não poderá ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminação em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres.

     

     

    IV - (V)

    Lei 12.772/12

    Art. 1º Fica estruturado, a partir de 1º de março de 2013, o Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, composto pelas seguintes Carreiras e cargos:

    III - Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, composta pelos cargos de provimento efetivo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de que trata a Lei no 11.784, de 22 de setembro de 2008; e

     

     

    V - (F)

    Lei 12.772/12

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o  Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • Parem de mimimi, questão boa. Errei, e estou lendo os comentários, muita gente reclamando da banca..... Minha conclusão: Preciso estudar mais, a banca não vai mudar...


ID
2226061
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa que contempla uma das finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, conforme a Lei Nº. 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.

  • Seção II  Das Finalidades e Características dos Institutos Federais . Inciso III do artigo  6º.

  • Gabarito: D

    Art. 6º  Os Institutos Federais têm por finalidades e características:

     

    Inciso III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

  • III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

     

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm

  • Finalidade de integrar o ensino básico ao superior e assim ao mercado de trabalho.

    Palavras chaves: verticalização e integração

  • Gabarito = D

     

    Lei 11892/2008.

    Art. 6º Os Institutos Federais têm por

    finalidades e características:

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

    II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;

     

    III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão; (é o Gabarito)

     

    IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;
    V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;
    VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;
    VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;
    VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;
    IX - promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

     

     

    Art. 7º Observadas as finalidades e características definidas no art. 6º desta Lei,

    são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio,...

    II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a...

    III - realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções...

    IV - desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades...

    V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda....

    VI - ministrar em nível de educação superior....

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais...

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica....

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais....

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização....

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado,....

     


ID
2468455
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As membranas celulares são estruturas dinâmicas e desempenham importantes funções fisiológicas, possibilitando que ocorram interações entre as células e as moléculas de seu ambiente. Sobre a estrutura das membranas celulares, analise as alternativas e assinale a correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Todos os organismos vivos são formados por células, estruturas compostas basicamente por membrana plasmática, citoplasma e material genético. A membrana plasmáticaregula o que entra e sai de uma célula e é constituída de uma bicamada de fosfolipídios com proteínas nela inseridas.

    É possível encontrar, além dos fosfolipídios e das proteínas, carboidratos ligados a essas moléculas formando glicolipídios e glicoproteínas. Além desses carboidratos, glicoproteínas e proteoglicanos secretados pela própria célula compõem essa região denominada glicocálice ou glicocálix, que se caracteriza pela sua grande quantidade de carboidratos.

    Muitas pessoas acreditam que o glicocálice é uma região à parte da membrana,porém o mais correto é considerar essa porção como uma extensão dessa importante estrutura. Ele varia muito de célula para célula e forma uma espécie de emaranhado, uma vez que os glicídios que formam as glicoproteínas, glicolipídios e proteoglicanos entrelaçam-se e formam uma espécie de camada protetora.

  • e) Na superfície externa da membrana pequenas cadeias de carboidratos estão ligadas às porções externas das proteínas das membranas. Esses carboidratos, que formam uma capa na superfície externa da membrana de algumas células eucariontes, são importantes no processo de adesão célula-célula e no “reconhecimento” de moléculas que interagem com a célula. 

  • A) errada - a parte embebida na camada é hidrofóbica e partes expostas são hidrofílicas

    B) errada - fosfolipidios são os mais abundantes

    C) errada - proteína periférica não atravessa a membrana, ela é ligada a uma das faces por interação com outras proteínas de membrana

    D) errada - as proteínas é que são responsáveispelas propriedades funcionais da membrana

    E) correta


ID
2468458
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As interações de espécies influenciam a dinâmica populacional, definem a estrutura dos sistemas ecológicos e proporcionam um rico contexto para evolução. Os principais tipos de interações de espécies são as interações consumidor-recurso, a competição e o mutualismo, embora muitas variações sobre estes temas tornem as fronteiras entre eles um tanto quanto indefinidas (RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003). Sobre as interações entre as espécies, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) A relação amensalismo envolve antibiose e não parasitismo.

  • Gab. A

    Mutualismo ou Simbiose

    Amensalismo ou Antibiose

  • Qual artrópode é um endoparasita?

ID
2468461
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1901, Karl Landsteiner descobriu que o sangue humano podia ser agrupado em quatro diferentes tipos principais, designados A, B, AB e O. Esse método de classificação é chamado de Sistema de Grupo Sanguíneo ABO. Desde então, outros sistemas de grupos sanguíneos, como o Sistema de Lewis e o Sistema MN, foram descobertos (TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, CL. Microbiologia. 10ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2012). Sobre a biologia do Sistema Sanguíneo ABO, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • DESTROEM AS HEMÁCIAS DO DOADOR.

    letra : E


ID
2468464
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O filo Platyhelminthes reúne animais de corpo achatado, com simetria bilateral, triblásticos, acelomados, vermiformes de corpo mole. São em sua maioria vermes aquáticos, pequenos, que não se enterram, mas, ao contrário, movimentam-se sobre e entre as rochas, detritos, algas, partículas de sedimento, e no tecido de suas presas. São os primeiros animais na escala evolutiva a apresentar um princípio de cefalização onde se encontra os órgãos dos sentidos e sistema nervoso central (RUPPERT, E. E., BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 6ª ed. São Paulo: Roca, 1996). Sobre as características dos vermes platelmintos, analise as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • Taenia solium é parasita de suínos. E Taenia saginata, de bovinos. Assim, as alternativas B e C estão erradas. 

  • Gabarito D.

    .

    Quanto a letra A, os turbelários são hermafroditas, porém a autofecundação é rara.

  • As solitárias são endoparasitas, não ecto.

  • A) Todos os turbelários, exceto poucas espécies parasitas especializadas, são dióicos, se reproduzindo por meio da copulação e da fertilização interna. (Os turbelários, como a planária, são hermafroditas. Sua autofecundação é rara. Geralmente ocorre a fecundação cruzada e interna para que haja uma maior variabilidade genética. A reprodução assexuada ocorre por bipartição, também conhecida como fissão binária ou cissiparidade).

    B) As espécies da família Taeniidae estão entre as solitárias mais conhecidas. A solitária suína (Taenia saginata) (Nesse caso houve uma troca, a Taenia saginata é a que fica no músculo estriado do boi, parte que comemos. Por isso que uma das profilaxias para a teníase é ingerir carne de bio bem passada) é cosmopolita, sendo uma das espécies mais comumente ocorrentes no intestino dos seres humanos e podendo atingir um comprimento de mais de 3 metros. As proglótides contendo ovos embrionados são eliminadas através do ânus, geralmente com as fezes.

    C) A solitária Taenia solium também é parasita de humanos, mas o hospedeiro intermediário é o bovino (Suíno, porco) e o cisticerco provém de sua carne. O ciclo de vida desta solitária é indireto e não envolve larva.

    D) A esquistossomose, causada pelo platelminto Schistosoma mansoni, é uma doença seriamente debilitante e pode ser letal. A penetração dos ovos através da parede intestinal e da bexiga, o alojamento dos mesmos em vários órgãos e os estágios de desenvolvimento no pulmão e no fígado podem resultar em inflamação, necrose ou fibrose, dependendo do grau de infecção.

    E) As solitárias são ectoparasitas (são endoparasitas, pois vivem dentro do corpo do hospedeiro) nos intestinos de todas as classes de vertebrados. Seu ciclo de vida exige um hospedeiro intermediário, que pode ser um artrópodo (Hymenolepis nana, um platelminto conhecido como tênia anã tem como hospedeiro intermediários insetos, mais especificamente pulgas) ou um vertebrado.

    Espero ter ajudado e lembrem-se: a única coisa que não podem nos tirar é o conhecimento. Bons estudos!


ID
2468467
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre morfologia e organologia vegetal, analise as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • a letra E está errada somento porque houve uma inversão nas informação. monóica (masculino e feminino) mesmo individuo, já dióicas (masculino e fenimino) em indivíduos diferentes. ou melhor, os apalelho reprodutor

  • Só complementando o que o colega Wemison disse, já a alternativa A está errada porque, na verdade, as folhas se originam nos nós de um caule, geralmente abaixo de uma gema. Além disso, a superfície voltada para o eixo caulinar é adaxial, enquanto a voltada para o lado oposto é a face abaxial.

    Fonte: Sistemática Vegetal : Um Enfoque Filogenético, 3ª.ed., página 56.

  • Fiquei com uma dúvida na resposta C. Os pneumatoforos são orifícios presentes em raízes superiores que fazem as trocas gasosas da planta?

ID
2468470
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nucleotídeos apresentam uma variedade de funções no metabolismo celular. Eles representam a “moeda” energética nas transações metabólicas; são as ligações químicas essenciais nas respostas da célula a hormônios e a outros estímulos extracelulares; e também são os componentes estruturais de uma estrutura ordenada de cofatores enzimáticos e intermediários metabólicos. E, por último, mas não menos importante, eles são os constituintes dos ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), os repositórios moleculares da informação genética. A estrutura de cada proteína – e, em última análise, de cada biomolécula e componente celular – é o produto da informação programada na sequência nucleotídica dos ácidos nucleicos da célula. A capacidade de armazenar e transmitir a informação genética de uma geração a outra é uma condição fundamental para a vida (NELSON, D. L.; COX, M. M. LEHNINGER: Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014). Considerando as características e processos que envolvem os ácidos nucléicos e seus respectivos nucleotídeos, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

  • sempre as bases da molécula de DNA são: G-C, A-T

  • "Os RNAs transportadores (tRNAs) são moléculas adaptadoras que traduzem fielmente a informação no mRNA em uma sequência específica de aminoácidos."

    Na realidade, essa função é dos ribossomos, não dos tRNA.


ID
2468473
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O equilíbrio ecológico depende das relações existentes entre os seres vivos. Em geral, essas relações visam atender as necessidades básicas de nutrição, abrigo e reprodução, tendo como propósito final a sobrevivência e perpetuação das espécies. Uma interação facilmente observada em diversos ambientes é a que ocorre entre os insetos e as plantas com flores e que resulta na polinização. Desse modo, essa interação representa um papel importante na natureza, pois ocorre na base da cadeia alimentar (MÂCEDO, M.; FLINTE, V.; GRENHAS, V. Insetos na Educação. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2005). Sobre os processos que envolvem a polinização, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Polinização, sinteticamente, é o processo de transferência do pólen de uma planta para a outra. O agente polinizador carrega os grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma de outra flor, é só assim que o gameta masculino consegue chegar até o gameta feminino e então fecundá-lo. Sendo assim, a polinização é também denominado de processo reprodutivo.

    A questão apresenta erro por colococar que a transferência do grão de pólen é do estigma para  o estame.

    letra D

  • e também está errada porque o grão de pólen é o gametófito masculino IMATURO, o maduro é o TUBO POLÍNICO


ID
2468476
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as características relacionadas aos cromossomos, analise as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • d) A duplicação do DNA é condição determinante para que a célula entre em divisão. Em consequência, o cromossomo metafásico é composto por duas moléculas de DNA, cada qual presente em uma das duas cromátides, que constituem o cromossomo. 

  • Gabarito: d) A duplicação do DNA é condição determinante para que a célula entre em divisão. Em consequência, o cromossomo metafásico é composto por duas moléculas de DNA, cada qual presente em uma das duas cromátides, que constituem o cromossomo. 

     

    b) Os cromossomos, na grande maioria dos organismos, são visíveis apenas durante a intérfase celular, especificamente na fase G1, etapa do ciclo celular em que estão altamente condensados. Errada. Justificativa: Os cromossomos durante a intérfase encontram-se descondensados (propicionando maior acesso a maquinaria de transcrição).

     

     c) Os cromossomos telocêntricos apresentam centrômero central, dividindo-o em dois braços com tamanhos iguais. Já os cromossomos com braços de tamanhos desiguais são chamados metacêntricos. Errada.  Justificativa: Telocêntrico: Ocorre quando o centrômero está em cima de um dos polos. Esse tipo de cromossomo não existe na espécie humana. Metacêntrico: Ocorre quando o centrômero está no centro, dividindo os dois braços em tamanhos iguais. 

     

     e) Cada cromossomo é constituído por duas regiões longitudinais idênticas, chamadas cromátides, que são unidas pela constrição secundária. A quantidade de centrômeros define quatro tipos de cromossomos: metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico. Errada.O que define se os cromossomos serão metacêntricos, subcêntricos, acrocêntricos ou telocêntricos é a posição dos centrômetros, e não a quantidade como afirmado pela assertiva.  

  • JUSTIFICATIVA DA A

     

    a) Toda espécie animal e vegetal tem um complemento cromossômico característico, denominado cariótipo, que consiste no conjunto de características constantes dos cromossomos da espécie, quanto ao número e a composição química. O estudo morfológico dos cromossomos anafásicos de um indivíduo pode ser realizado em células submetidas a um tratamento com colchicina, um alcaloide que acelera a polimerização dos microtúbulos do fuso durante a divisão. - A colchicina impede a polimerização dos microtúbulos mais sensíveis como os do fuso mitótico, e ocorre durante a metáfase.

     

     


ID
2468485
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os processos de divisão celular, analise as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    O pareamento dos cromossomos homólogos em bivalentes durante a longa prófase da primeira divisão meiótica permite que ocorra recombinação genética, no qual um fragmento de uma cromátide materna pode ser trocado pelo fragmento correspondente de uma cromátide paterna.

     

    Livro: Fundamentos da Biologia Celular. ALBERTS,B. et al. 2004. p. 579.


ID
2468488
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A organização colonial evoluiu em vários filos de animais, mas somente entre poucas aranhas e alguns insetos e vertebrados encontram-se indivíduos funcionalmente interdependentes, ainda que morfologicamente separados. A condição é, portanto, geralmente descrita como uma organização social (RUPPERT, E. E., BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 6ª ed. São Paulo: Roca, 1996). Sobre os insetos sociais, assinale a alternativa que NÃO APRESENTA informação correta acerca deste tipo de organização.

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa errada letra e)

     

       O próprio enunciado da alternativa se contradiz ao dizer que a rainha executa somente um vôo nupcial e em seguida diz que acumula esperma suficiente para durar até a "próxima" cópula.  Em verdade a rainha só faz um vôo nupcial, no início de sua vida, quando copula com até 17 zangões e acumula o esperma que irá utilizar durante toda a vida, pois não sairá mais da colméia para copular. 

     

       para saber mais: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/territorio_sisal/arvore/CONT000fckg3dhb02wx5eo0a2ndxytqx96jy.html

     

     Força... foco e fé.

          

  • Tenho dúvidas se a alternativa A também está incorreta...

    As organizações sociais evoluíram em duas ordens de insetos: os Isoptera (que compreendem os cupins) e os Hymenoptera (que incluem formigas, abelhas e vespas). Em todos os insetos sociais, nenhum indivíduo pode existir fora da colônia, e nem pode ser membro de qualquer colônia, mas somente daquela na qual se desenvolveu.

    Em determinado tempo, uma parte dos indivíduos saem de sua “colônia” de origem e formam outra. Nem sei se o termo colônia deveria ser empregado, uma vez que colônia é diferente de sociedade. Sendo colônia compostas por indivíduos anatomicamente fixados uns aos outros...


ID
2468491
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O equilíbrio de Hardy-Weinberg significa que a reprodução sexual não causa uma redução constante na variação genética de cada geração; ao contrário, a quantidade de variação permanece constante geração após geração, na ausência de outras forças perturbadoras.” (GRIFFITHS, A. J. F., WESSLER, S. R.; LEWONTIN, R. C.; CARROLL S. B. Introdução à Genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008).

A frequência de um gene para um dado caráter dominante numa população em equilíbrio de HardyWeinberg constituída de 9000 indivíduos é 0,40. O número esperado de indivíduos com a característica dominante nessa população é de:

Alternativas
Comentários
  • Para encontrar o número de indivíduos com característica dominante precisamos calcular a porcentagem de indivíduos que são Homozigotos Dominantes e Heterozigotos Dominantes. Utilizaremos a seguinte fórmula p2 + 2pq + q2, entretanto só precisaremos dos dois primeiros termos dela.

     

    Homozigotos Dominantes: (AA)

    p: 0,4

    f (A): (p) elevado ao quadrado: (0,4)2: 0,16 = 16% de 9.000 =1.440

     

    Heterozigotos Dominantes: (Aa)

    Tendo em vista que o somatório de p + q = 1 --> 0,4 + q = 1 --> q= 0,6

    f (Aa): 2pq: 2 x 0,4 x 0,6: 0,48 = 48% de 9.000=4.320

     

    Somandos os dois grupos tem-se que o número de indivíduos esperado com a característica dominante é: 5.760   (Letra B)

    _______________________________________________________________________________________________________________

     

    Existe uma forma mais rápida de realizar esses cálculos:

     

    Basta calcularmos o número de esperado de indivíduos homozigotos recessivos e diminuirmos do total, o resultado corresponderá ao número de indivíduos dominantes.

     

    1) Como a frequência alélica do gene dominante é 0,40. A frequência alélica do gene recessivo será 0,60, haja vista que a somatória das duas frequências alélicas é igual a 1.

     

    Frequência genotípica do alelo recessivo: (q)2 = (0,6)2 = 0,36 = 36% 

     

    36 % ----- X

    100 % ---- 9000

     

    X: 3.240 individuos são homozigotos recessivos... Diminuindo esse valor pelo total chegaremos ao valor de 5.760 individuos dominantes (homozigotos e heterozigotos).

  • (f) A =0,40 (40%)

    (f) a = 0,60 (60%)

    A frequência de AA vai ser 0.40x0.40 = 0.16 

    A frequência de aa vai 0.6x0.6 =0.36

    Logo, a frequencia de Aa vai ser = 0.48 

    Individuos com caracteristicas dominates = AA e Aa

    AA :

    100%----------9000

    16%----------X

    AA=1440 individuos

     

    Aa

    100%----------9000

    48%----------X

    Aa= 4320

     

     

    AA+Aa = 5760

  • Gabarito B.

    .

    Frequencia alélica:

    p = 0,4

    q = 0,6; Logo,

    .

    Frequência genotípica (só me interessa com caracteristica dominante, não importando se estão em homozigose ou em heterozigose. Tendo o gene dominante, está valendo!) :

    p^2 = 0.4*0.4 = 0.16

    2pq = 2*0.4*0.6 = 0.48

    .

    Estes são os genotipos de quem apresenta característica dominante. Logo, 0.16+0.48 = 0.64

    64% da populacao tem caracteristica dominate. 

    .

    0.64% * 9000 = 5760.

  • 1ª Fórmula [p + q = 1]

    Se p = 0,4 então q = 0,6

    2ª Fórmula [p2 + 2pq + q2 = 1]

    p2 = 0,4 x 0,4 = 0,16

    q2 = 0,6 x 0,6 = 0,36

    2pq = 2 x 0,4 x 0,6 = 0,48

    A questão pede quantos animais possuirão a característica (fenótipo) dominante:

    Basta somar os genótipos homozigoto dominante e heterozigoto:

    0,16 + 0,48 = 0,64 (esta é a frequência de pessoas com o fenótipo dominante).

    Para saber o número de pessoas:

    0,64 = n/9.000

    n = 9.000 x 0,64 = 5.760


ID
2468497
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Todos os organismos necessitam de nitrogênio para sintetizar proteínas, ácidos nucleicos e outros compostos contendo nitrogênio. O nitrogênio molecular (N2) compõe cerca de 80% da atmosfera da Terra. Para a assimilação e a utilização do nitrogênio pelas plantas, ele deve ser fixado, isto é, absorvido e combinado em compostos orgânicos. As atividades de micro-organismos específicos são importantes para a conversão do nitrogênio em formas aproveitáveis.” (TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, CL. Microbiologia. 10ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2012).

Diversas bactérias participam do ciclo do nitrogênio. Assinale a alternativa que apresenta a bactéria nitrificante que converte NO2- em NO3-

Alternativas
Comentários
  • Também chamado de nitratação, é o processo em que as bactérias do gênero Nitrobacter, convertem o nitrito Nh2 em nitrato Nh3

  • Nitrossomona quimioautotroficas que convertem NH3+ em NO2-

    Nitrobacter convertem NO2- em NO3-

    Rhizobium fixam o N2 no solo como NH3+.

  • b) Nitrobacter.

  • N2 -> NH3 (fixação)
    NH3 -> NO2- (nitrosação)
    NO2- -> NO3- (nitratação)
    NO3- -> NH3 (desnitrificação)

    NH3 -> NO3- (nitrificação)

  • a) Nitrossomas = atua na nitrosação, conversão de amônia para nitrito

    b) Nitrobacter = atua na nitratação, conversão do nitrito a nitrato

    Ambas atuam no processo maior chamado de nitrificação; a oxidação de amônia a nitrito e, por fim, nitrato.

    c) Rhizobium = fixadora, converte o nitrogênio molecular à amônia

    d) Neisseria = gênero de bactérias envolvidas com algumas endemias, como a Neisseria gonohoeae, da gonorréia, ou a Neisseria meningitidis, a Doença meningocócica.

    e) Treponema pallidum = agente etiológico da sífilis.


ID
2468500
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Darwin deu uma explicação detalhada do mecanismo do processo evolutivo. A teoria de Darwin do mecanismo da evolução começou com a variação que existe entre os organismos dentro de uma espécie. Os indivíduos de uma geração são qualitativamente diferentes uns dos outros. A evolução da espécie como um todo resulta do fato de que vários tipos diferem em suas taxas de sobrevida e reprodução e, assim, as frequências relativas dos tipos mudam com o tempo. A evolução, desse ponto de vista, é um processo de variação. Para Darwin, a evolução do grupo resultou da sobrevida diferencial e reprodução de variantes individuais já existentes no grupo – variantes que surgem de um modo não-relacionado ao ambiente mas cuja sobrevida e reprodução também dependem do ambiente.” (GRIFFITHS, A. J. F., WESSLER, S. R.; LEWONTIN, R. C.; CARROLL S. B. Introdução à Genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008).

As alternativas a seguir estão relacionadas à evolução biológica. Assinale a única que retrata a ideia de Charles Darwin.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Dica: a letra C fala que uma das teorias de Darwin era a mutação, porem, Darwin nunca mencionou as mutações, ele sequer conhecia o DNA.
  • Seguindo o raciocínio da Paula Anjos, a alternativa A estaria errada, pois Darwin nunca mencionou "genes". Na verdade, a questão está mal elaborada.

  • Considerei a "A" errada pq a alternativa adota o termo "gene" que é desconhecido por Darwin. Questão mal elaborada.

  • Da mesma forma que a alternativa A tambem está errada. Darwin não mencionou gene, como também não mencionou mutações.
  • Qual seria a alternativa correta, então?

  • Porque a D está errada?

  • Concordo com os colegas acima. Descartei as alternativas que falavam sobre gene e mutação pois Darwin nunca abordou esses termos.

  • O gabarito oficial dessa prova é letra D ,


ID
2468506
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um biólogo capturou três animais que apresentavam as seguintes características: esquizocelomados, triblásticos, protostômios, corpo segmentado, tendo a maioria das partes internas e externas é repetida a cada segmento, sistema circulatório fechado, sistema digestivo completo e sistema nervoso bem desenvolvido. Estes animais poderiam ser:

Alternativas
Comentários
  • Esta aula é muito boa

    49- Zoologia - Equinodermos e cordados

    https://youtu.be/grlNwNZ7oX8

  •   Esta questão dá pra fazer por elimminação.....Os cordados e equinodermos  não são protostômios ( são deuterostomios ). Molusculos não são segmentados. os artrópodes tem sistema cardivascular aberto , e por fim , os anelídeos  tem sistema cardio fechado (sangue circula dentro dos vasos) . Então letra C

  • É interessante a questão e ao mesmo tempo generalizada, pois dentro dos Annelídeos, as sanguessugas (classe Hirudinea) possuem o sistema circulatório ABERTO, o que no enunciado generaliza o táxon, possuindo estes circulação Fechada. Mas de qualquer forma GAB. C

  • Olá Michael! Você conhece alguma referencia online indicando a exceção da sanguessuga?

    Na referencia que achei, fala que tem sistema circulatório fechado... (enem virtual)

  • Um animal que tem o corpo segmentado significa dizer que seu corpo tem uma série de divisões longitudinais distribuídas em si de forma repetitiva que origina compartimentos internos no celoma, sendo estes compartimentos separados por septos (parecem anéis ao redor do corpo).


ID
2468509
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O tubo digestivo, juntamente com suas glândulas anexas, formam o sistema digestivo, que tem como uma de suas principais funções retirar dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para a manutenção e o bom desenvolvimento do organismo. Tendo como base o funcionamento do sistema digestivo e as associações histológicas relacionadas a esse sistema, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA: LETRA A

    Glicogênio: polissacarídeo

    Triglicerídios: ácidos graxos

  • Lipídio - triglicerídio - ácidos graxos

    Carboidrato - glicogênio - polissacarídeo.

  • Nao sao armazenados no figado?


ID
2468512
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas bactérias foram colocadas em uma solução X e outras, da mesma espécie, foram colocadas em uma solução Y. Após algumas horas, verificou-se que as bactérias colocadas na solução X, estavam túrgidas, enquanto aquelas submetidas à solução Y estavam plasmolisadas. Por meio do conceito de osmose, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A solução X a célula está turgida (cheia de água - Hipotônica) em relação ao meio.

    Já a solução y ela está plasmolisada ( murcha - Hipertônica ) a célula consequentemente perdeu água para o meio que se encontra numa grande concentração de sal.

    Letra B.

  • Na osmose a água migra do meio menos concentrado de soluto para o meio mais concentrado, sempre a favor do gradiente, sem gasto energético, com o intuito de igualar as concentrações. Desse modo a célula bacteriana da solução X está mais concentrada (hipertônica) do que o meio (hipotônico), por isso ela fica túrgida ganhando água. Na outra solução, a Y, a bactéria encontra-se menos concentrada (hipotônica) do que o meio (hipertônico), portanto ela perde água para o meio ficando plasmolisada. Sendo assim, a resposta da questão é a letra D:

    D - a solução X é hipertônica e a solução Y é hipotônica em relação à célula bacteriana.

  • Na osmose a água migra do meio menos concentrado de soluto para o meio mais concentrado, sempre a favor do gradiente, sem gasto energético, com o intuito de igualar as concentrações. Desse modo a célula bacteriana da solução X está mais concentrada (hipertônica) do que o meio (hipotônico), por isso ela fica túrgida ganhando água. Na outra solução, a Y, a bactéria encontra-se menos concentrada (hipotônica) do que o meio (hipertônico), portanto ela perde água para o meio ficando plasmolisada. Sendo assim, a resposta da questão é a letra D:

    D - a solução X é hipertônica e a solução Y é hipotônica em relação à célula bacteriana.