SóProvas



Prova IF-PE - 2017 - IF-PE - Secretário Executivo


ID
2305306
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 01 para responder à questão.


TEXTO 01

MÃES SURPREENDEM TORCEDORES UNIFORMIZADOS EM CLÁSSICO EM PE

Jogo entre Sport e Náutico na Arena PE teve iniciativa inédita de combate à violência

Por Daniel Gomes (08/02/2015)


    Escoltados pela Polícia Militar, torcedores organizados chegam à Arena Pernambuco. Enfileiram-se e tiram o ingresso do bolso para passar pelas catracas. Entram no palco da partida e, quando começam a entoar gritos de ordem, se deparam com seguranças de rostos bem conhecidos: suas próprias mães. Foi o que aconteceu antes do clássico entre Sport e Náutico, neste domingo. A ação, inédita, logicamente pegou de surpresa os uniformizados. 

    A iniciativa foi idealizada por uma agência internacional como mais uma medida de combate à violência. Há uma semana, na primeira rodada do Campeonato Pernambucano, cenas lamentáveis foram registradas antes de Sport x Santa Cruz.

  Cerca de 30 mães se dividiram nas seguranças do setor onde são instaladas normalmente as organizadas. Todas elas, na torcida do Sport. Cristyane dos Santos Almeida era uma delas. Mãe de Jonatas Santos da Silva, de 22 anos e membro da principal organizada do Sport.

  - Acho que ele é da Torcida Jovem desde a primeira vez que foi para o campo. Não sei nem quem levou. Ele escondeu de mim durante um bom tempo que era da Torcida Jovem. Só me disse quando já estava maior de idade. Ele já se meteu em algumas fugindo de confusões... Por isso que eu acho válida esta ação.

(GOMES, Daniel. Mães surpreendem torcedores uniformizados em clássico em PE (Adaptado). Disponível em: < http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/campeonato-pernambucano/noticia/2015/02/maessurpreendem-torcedores-uniformizados-em-classico-em-pe.html>. Acesso em: 08 out. 2016.)

Acerca das estratégias e elementos coesivos do TEXTO 01, considere as afirmações abaixo.

I. A expressão “torcedores organizados” (1º parágrafo) mantém-se sem a necessidade do uso de pronomes pessoais do caso reto.
II. Há uma relação anafórica entre “seguranças de rostos bem conhecidos” e “suas próprias mães” (1º parágrafo).
III. As expressões “a ação” (1º parágrafo) e “a iniciativa” (2º parágrafo) relacionam-se ao mesmo referente.
IV. O pronome relativo “onde” (3º parágrafo) foi utilizado adequadamente, pois refere-se à palavra “setor”, que constitui lugar.
V. O pronome demonstrativo “isso”, presente na última frase do TEXTO 01, se relaciona à presença das mães dos torcedores nos estádios disfarçadas de seguranças.

Estão CORRETAS, apenas, as assertivas

Alternativas

ID
2305309
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A correspondência harmoniosa entre palavras de uma frase caracteriza concordância. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I. Em “porque era totalmente desassociado das emoções” (2º parágrafo), se os vocábulos destacados fossem colocados no plural concordariam com “cálculos matemáticos”, desse modo, a correção gramatical e o sentido do trecho seriam mantidos.
II. Em “os participantes [...] também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente, por isso,ambos deveriam ter sido grafados no plural.
III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.
IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.
V. Em “a gestão das emoções depende de três fatores” (6º parágrafo), os termos destacados poderiam ser pluralizados para concordarem com “emoções” sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas
Comentários
  • I ' ERRADA. Muda o referente e altera o sentido do texto.

    II. ERRADA. "controlar" não precisa estar no plural necessariamente

    III. CORRETA. Muda o referente mas preserva a correçao gramatical.

    IV. CORRETO. Muda o referente mas preserva a correçao gramatical.

    V. ERRADA. Tornaria errada gramaticalmente

    "Segundo o artigo, as gestões das emoções depende de três fatores:..."

  • Aos especialistas, minha dúvida:

    III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

     

    Fazendo a alteração, a frase não deveria receber crase?

     

    III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com à (estratégia) que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

  • Caro R neto, não há crase, pois essa é vedada após preposição. 

  • questãozinha difícil! Mas ótima para aprender bem sujeito.

  • III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

    FAZENDO O QUE A QUESTÃO PEDE:

    Em “a estratégia que usavam era muito parecida com que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam”

    MUDOU!

    IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.

    FAZENDO O QUE A QUESTÃO PEDE:

    No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimentotornando-o mais positivo

    MUDARAM!

  • Para responder é só ler até o III


ID
2305312
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir.

I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.

II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os dois-pontos anunciam uma enumeração.

III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os estudantes, torna-se facultativa.

V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições 

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar porque nao pode ser a letra B?

     

  • Não pode ser a "B", pois o item IV está errado, nele a vírgula esta sendo usada para separar orações subordinadas. 

  • Alguém me explique a proposição l e lll, por favor? Obrigada

  • vamos ao que segue...

     

    I - ERRADA, pois a citação é do autor e não do cientista.

     

    II - CERTO - os dois pontos estão introduzindo uma enumeração.

     

    III - CERTO - pois a vírgula é opcional para adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. 

     

    IV - ERRADO - Nesse caso não é facultativo, pois a retirada da vírgula mudaria o sentido da frase. Passando de uma subordinada adjetiva explicatica para uma restritiva.

     

    V - CERTO - podem ser trocados sem alterar o sentido. 

     

    Espero ter ajudado.

     

    Abraço


ID
2305315
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A coesão textual pode ser entendida como o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes no texto encontram-se interligados entre si, por meio de recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto.

II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome.

III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente.

IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.

V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens 

Alternativas
Comentários
  • A V está errada porque a referência é anafórica e não catafórica!

  • I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto. Existia um conhecimento anterior, que é retomado com uma nova informação. Correto. 

    II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome. Eles= estudantes 

    ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior.

    III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente. Pesquisadores/Estudantes

    IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.

    V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”. Errado

    pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.


ID
2305324
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 05 para responder à questão.

TEXTO 05
RECEITA

Tome-se um poeta não cansado,
Uma nuvem de sonho e uma flor,
Três gotas de tristeza, um tom dourado,
Uma veia sangrando de pavor.
Quando a massa já ferve e se retorce
Deita-se a luz dum corpo de mulher,
Duma pitada de morte se reforce,
Que um amor de poeta assim requer.

(SARAMAGO, José. Receita. Disponível em: http://www.avozdapoesia.com.br/obras_ler.php?obra_id=7542. Acesso: 04 out. 2016.)

A leitura do TEXTO 05 nos permite constatar que

Alternativas
Comentários
  • Texto injuntivo tem como exemplo uma recita de bolo, um manual de instruções. E a metáfora que o autor utiliza é de como se fazer um poema. Porém não se pode afirmar que eleé pragmático.

    Gabarito letra E

  • odeio interpretação de poema! ter que advinhar oq o poeta pensou é uó


ID
2305327
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 06 para responder à questão.

TEXTO 06
BOB DYLAN VENCE NOBEL DE LITERATURA

  O prêmio Nobel de Literatura 2016 foi atribuído a Bob Dylan, por ele ter criado novas formas de expressão poética no quadro da grande tradição da música americana, anunciou hoje (13) a Academia Sueca. Bob Dylan é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nascido em 24 de maio de 1941 - compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano.
  Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.
  Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma de suas principais canções, Like a Rolling Stones, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos.
  Em 2012 Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Autor não informado. Bob Dylan vence Nobel de Literatura (Adaptado). NE 10 – Portal do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Disponível em: <http://entretenimento.ne10.uol.com.br/literatura/noticia/2016/10/13/bob-dylan-vence-nobel-de-literatura- 642412.php>. Acesso: 15 out. 2016.

A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.

Alternativas
Comentários
  • não concordo com o gabarito a relação entre os termos é catafórica, pois o trecho "uma de suas principais canções" refere-se ao próximo termo "Like a Rolling Stones" e se está depois logo a menção é catafórica.

  • concordo com Lucas. Pensei a mesma coisa. 

  • ​a)​ Em "por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico. O pronome pessoal é o sujeito da oração, nada tem a ver com omissão do nome do cantor.

    b) No trecho "Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto. ​​correto, o elemento citado anteriormente: cantor, segundo melhor artista.

    c) No trecho "anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado. ​Pode ser em qualquer dia o "hoje", não situa no tempo do fato, situa no momento da leitura.​

    d) Em "aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade. ​A ênfase é dada na idade.

    e) No trecho "quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo. ​"Se" é parte integrante do verbo: voltar-se = tender.

     

    Esse foi meu entendimento, se alguém puder complementar/corrigir, agradeço...​

  • Lucas, entendo que seria catafórica se estivesse mencionando à canção. No entanto o termo "suas" é um pronome possessivo que remete às canções ao cantor.

  • Alguém sabe dizer se essa resposta é do gabarito oficial, se não houve alteração de gabarito? Eu penso igual ao Lucas Rangel.

  • Pq a letra C está errada?

  • letra C é coesão referencial, pois apesar do "hoje" normalmente ser abstrato, neste caso foi identificado pelo "(13)".

    Para mim, a letra E estaria certa, pois o "se" se refere ao cantor "O cantor voltou-se ao...", havendo substituição de "cantor" por "se".

     

  • LETRA B

    ->No trecho “Uma de suas principais canções” (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto.

    Sua não se refere a canção , se refere ao Bob. Por isso é anafórica mesmo.

  • Gabarito B.

    Ótima explicação da colega Priscilla Marcelle.

  • Inacreditável esse gabarito! Essa banca não tem lógica alguma! É marcar a mais absurda para tentar acertar!


ID
2305333
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 08 para responder à questão.

TEXTO 08
UMA ESPERANÇA

    Aqui em casa pousou uma esperança. Não a clássica, que tantas vezes verifica-se ser ilusória, embora mesmo assim nos sustente sempre. Mas a outra, bem concreta e verde: o inseto.
    Houve um grito abafado de um de meus filhos:
  - Uma esperança! E na parede, bem em cima de sua cadeira!
    Emoção dele também que unia em uma só as duas esperanças, já tem idade para isso. Antes surpresa minha: esperança é coisa secreta e costuma pousar diretamente em mim, sem ninguém saber, e não acima de minha cabeça numa parede. Pequeno rebuliço: mas era indubitável, lá estava ela, e mais magra e verde não poderia ser.
[...]

(LISPECTOR, Clarice. Uma esperança (trecho). In: Felicidade Clandestina (contos). Rio de Janeiro: Rocco, 2009.) 

Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.

I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.
II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Conformidade.
III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão.
IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.
V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições 

Alternativas
Comentários
  • I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adversativa

    II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Concessivas

    III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessivas

    IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Consecutiva

    V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformativas

  • III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão.

    CONCESSIVAS: EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE, POSTO QUE, PIOR QUE, APESAR DE QUE, POR MAIS QUE, SE BEM QUE, CONQUANTO, DADO QUE, NÃO OBSTANTE, MALGRADO, NEM QUE

     

    V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

    CONFORMATIVAS: SENGUNDO, COMO, CONFORME, CONSOANTE

     

  • GABARITO B

    ATENÇÃO : Pessoal, cuidado com a conjunção "e". Ela pode ser ADITIVA ou ADVERSATIVA. NUNCA deixem de analisar o contexto. Vejam que na frase "A esperança não deveria ter pousado e pousou.", uma coisa não deveria ter acontecido MAS aconteceu. A esperança não deveria ter pousado MAS pousou. Conseguem ver a ideia contrária? Então sempre analisem a questão.

    bons estudos

  • Alguém explica o erro do IV, por favor!

  • Bárbara Fonsêca, a IV é uma conjunção consecutiva.


ID
2314795
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

João, secretário executivo de uma empresa de grande porte, recebeu uma solicitação de planejamento e organização de uma viagem internacional para um executivo. Acerca dos detalhes que deverão ser observados, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão de Português?!


ID
2314798
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO para responder à questão

TEXTO

Manifesto da Super Secretária Executiva

Secretárias entendem um pouco de tudo o que os outros já sabem; secretárias buscam respostas para o que ninguém mais sabe. 
A boa secretária é uma leitora voraz. Não só de livros; a secretária lê as oportunidades, lê as dificuldades.
A secretária combina cultura com sensibilidade. Lê a emoção no olhar de quem a rodeia; compreende; estuda; processa. Usa e abusa de sabedoria em cada solução que se propõe a dar. 
Somos heroínas de segunda a sexta. 
Do cafezinho, ao jantar de negócios; da conta de luz, ao contrato milionário. 
Sem nós, aquele território sem lei, que é a mesa de um executivo, seria um caos impraticável. 
Nós organizamos. Anotamos, revisamos, catalogamos, arquivamos e, o mais incrível, encontramos depois!
Salvamos o mundo (ou pelo menos o escritório) pelo menos uma vez por dia. E ninguém entende como é que fazemos isso com tanta leveza. 
Somos elegantes. 
Porque o trabalho nos exige; porque preferimos o mundo com um toque de requinte. 
Eficiência e praticidade é o nosso nome? Sim senhor. Se há um resultado a atingir, nós atingiremos. 
Mas faremos isso de maquiagem, milimetricamente desenhada, meia hora antes de sair de casa. 
Faremos isso sem descer do salto alto e com o cabelo arrumado. Com lacinhos e coraçõezinhos, observando a todas as regras da etiqueta. Porque somos secretárias. Elegância é o nosso segundo nome, sim senhor. 
Somos secretárias; somos mulheres. 
Mulheres que acordam cedo; mulheres que dormem tarde. 
Somos força; somos garra; somos pura confiança. 
Mas somos mulheres que choram. Ao rever um amigo querido, em dia de casamento, quando a unha quebra, em fim de novela, lendo A Culpa é das Estrelas… e em dias de TPM, quando o mundo fica tão injusto! Nós sabemos… 
A secretária é a parte sensível e delicada de escritórios às vezes tão sisudos; e isso sem que ninguém duvide da sua força. 
Somos mulheres. Somos super secretárias; somos super secretárias executivas. 
Pode vir com o problema. A gente resolve.

(PEDROSO, Michele Tesser. Manifesto da super secretária executiva. Disponível em: http://www.supersecretariaexecutiva.com.br/carreira/super-secretaria-executiva/manifesto. Acesso: 08 nov. 2016.)

A autora do TEXTO introduz o tema e seu ponto de vista sobre ele por meio de uma ampla apresentação. Com relação à ideia global do texto, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • (E)

    "Secretárias entendem um pouco de tudo o que os outros já sabem; secretárias buscam respostas para o que ninguém mais sabe. A boa secretária é uma leitora voraz. Não só de livros; a secretária lê as oportunidades, lê as dificuldades.A secretária combina cultura com sensibilidade. Lê a emoção no olhar de quem a rodeia; compreende; estuda; processa. Usa e abusa de sabedoria em cada solução que se propõe a dar. Somos heroínas de segunda a sexta..."

  • Se trata ? Em questão de português

ID
2314801
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO para responder à questão

TEXTO

Manifesto da Super Secretária Executiva

Secretárias entendem um pouco de tudo o que os outros já sabem; secretárias buscam respostas para o que ninguém mais sabe. 
A boa secretária é uma leitora voraz. Não só de livros; a secretária lê as oportunidades, lê as dificuldades.
A secretária combina cultura com sensibilidade. Lê a emoção no olhar de quem a rodeia; compreende; estuda; processa. Usa e abusa de sabedoria em cada solução que se propõe a dar. 
Somos heroínas de segunda a sexta. 
Do cafezinho, ao jantar de negócios; da conta de luz, ao contrato milionário. 
Sem nós, aquele território sem lei, que é a mesa de um executivo, seria um caos impraticável. 
Nós organizamos. Anotamos, revisamos, catalogamos, arquivamos e, o mais incrível, encontramos depois!
Salvamos o mundo (ou pelo menos o escritório) pelo menos uma vez por dia. E ninguém entende como é que fazemos isso com tanta leveza. 
Somos elegantes. 
Porque o trabalho nos exige; porque preferimos o mundo com um toque de requinte. 
Eficiência e praticidade é o nosso nome? Sim senhor. Se há um resultado a atingir, nós atingiremos. 
Mas faremos isso de maquiagem, milimetricamente desenhada, meia hora antes de sair de casa. 
Faremos isso sem descer do salto alto e com o cabelo arrumado. Com lacinhos e coraçõezinhos, observando a todas as regras da etiqueta. Porque somos secretárias. Elegância é o nosso segundo nome, sim senhor. 
Somos secretárias; somos mulheres. 
Mulheres que acordam cedo; mulheres que dormem tarde. 
Somos força; somos garra; somos pura confiança. 
Mas somos mulheres que choram. Ao rever um amigo querido, em dia de casamento, quando a unha quebra, em fim de novela, lendo A Culpa é das Estrelas… e em dias de TPM, quando o mundo fica tão injusto! Nós sabemos… 
A secretária é a parte sensível e delicada de escritórios às vezes tão sisudos; e isso sem que ninguém duvide da sua força. 
Somos mulheres. Somos super secretárias; somos super secretárias executivas. 
Pode vir com o problema. A gente resolve.

(PEDROSO, Michele Tesser. Manifesto da super secretária executiva. Disponível em: http://www.supersecretariaexecutiva.com.br/carreira/super-secretaria-executiva/manifesto. Acesso: 08 nov. 2016.)

No que diz respeito ao vocabulário utilizado no texto, analise as proposições a seguir.
I. No trecho “Mas faremos isso de maquiagem, milimetricamente desenhada, meia hora antes de sair de casa”, o termo destacado poderia ser substituído por maquilagem.
II. No trecho “A boa secretária é uma leitora voraz. Não só de livros; a secretária lê as oportunidades, lê as dificuldades”, poderíamos substituir a palavra destacada por ávida.

III. Em “A secretária é a parte sensível e delicada de escritórios às vezes tão sisudos” é possível substituir o vocábulo destacado pelo termo sessado.
IV. Em “Mulheres que acordam cedo; mulheres que dormem tarde. Somos força; somos garra; somos pura confiança”, é possível trocar o termo destacado pela palavra persistência.
V. No trecho “Sem nós, aquele território sem lei, que é a mesa de um executivo, seria um caos impraticável., o vocábulo em destaque poderia ser substituído pelo termo instável.
Estão CORRETAS as proposições

Alternativas
Comentários
  • III. Em “A secretária é a parte sensível e delicada de escritórios às vezes tão sisudos” é possível substituir o vocábulo destacado pelo termo sessado. Falso.

     

    Sisudo: pessoa séria e sensata.

    Sessado: peneirado.

  • Voraz ->Que é capaz de devorar apressadamente e mastigando mal para engolir a maior quantidade possível; que não se sacia com facilidade; devorador: animal voraz.

    Avida->Que se deseja imensamente: ávida pelo poder.

    Que se espera muito pela realização de algo; sôfrega.

    sisudos->Pessoa séria e sensata; prudente, sensato.

    Indivíduo que está sempre de mau humor; mal-humorado.

    sessado.->passar por uma peneira de palha; peneirar: sessar a farinha de mandioca.

    garra->Rapacidade, cobiça: as garras dos credores.Esforço, empenho.

    persistência->Ação ou efeito de persistir.

    Qualidade do que dura; que persiste.

    impraticável.->Que não se consegue realizar; que não pode ser colocado em prática; não executável; impossível.

    Diz-se da parte inicial de uma rua que não se consegue passar; intransitável.

    instável->Desprovido de estabilidade; sem estabilidade; que pode cair, virar ou tombar: embarcação instável; cadeira instável.

    [Figurado] Em que há variabilidade; que não possui constância; variável ou mutável: índole instável; comportamento instável; moeda instável.


ID
2314804
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

As reuniões podem ser dos mais variados tipos: seminários, mesa-redonda, painel, simpósio, conferência, etc. Assinale a alternativa que traz a definição CORRETA do tipo de reunião mencionado.

Alternativas
Comentários
  • Simpósio: É uma reunião de especialistas de renome, sob a direção de um moderador, para apresentação de tema científico à um público específico.

  • Gab. C

    a- mesa redonda

    b- fórum

    d- palestra

    e- seminário

    fonte: https://blog.even3.com.br/diferentes-tipos-de-eventos-academicos/


ID
2314807
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

A ata é um documento que registra, resumidamente, mas, com clareza, as ocorrências de uma reunião de pessoas para determinado fim. Quanto às normas que devem ser observadas para sua lavratura, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  a) Quando o erro for anotado após a redação de toda a ata, deve-se recorrer à expressão “considere-se como”, que é colocada após todo o texto, seguindo-se a frase emendada. (Correto: usar a  expressão “digo")

     b) No caso de erros constatados no momento de redigi-la, deve-se empregar a partícula corretiva “em tempo”, seguindo-se a frase emendada.  (A expressão “em tempo” deve ser usada no final da ata; A expressão "digo" deve ser usada dentro do texto, imediatamente após o erro)

     c) Quando ocorrem emendas à ata ou alguma contestação oportuna, ela é primeiramente assinada para, posteriormente, serem analisadas e aprovadas as correções. (análises e correções devem ser feitas antes das assinaturas)

     d) A ata é redigida por um secretário efetivo. No caso de sua ausência, é comum a nomeação de outro secretário (ad hoc) designado para essa ocasião. (Gabarito.)

     e) Deve-se lavrar a ata em arquivo próprio, com texto invariavelmente digitado, sendo produzida de tal modo a possibilitar a introdução de eventuais modificações posteriores. (Após assinaturas, não cabe alterações)


ID
2314810
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Os documentos apresentam duas espécies de valores inerentes: o primário e o secundário. O valor primário é aquele estabelecido em função do grau de importância que o documento tem para a entidade que o acumulou. Quanto aos diferentes tipos de valor primário, analise as seguintes afirmativas.
I. Valor Jurídico ou Legal é aquele atribuído a documentos que envolvem direitos a curto ou a longo prazo, do Governo ou dos cidadãos, e que produzem efeito perante os tribunais.
II. Valor Histórico Probatório é aquele atribuído a documentos que retratam a origem, a organização, a reforma e a história de uma administração;
III. Valor Fiscal é aquele atribuído a documentos que se referem a operações financeiras e à comprovação de receitas e despesas geradas para atender às exigências governamentais.
IV. Valor Histórico é aquele atribuído a documento que tem fim diferente daquele para o qual foi originalmente criado.
V. Valor Fiscal Administrativo é aquele que possue os documentos relativos a operações financeiras de curto prazo.
Está(ão) CORRETA(S), apenas,

Alternativas

ID
2314813
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Quanto às providências necessárias na organização de uma reunião, analise as seguintes afirmativas.
I. Reuniões extraordinárias são previstas pelo estatuto da empresa, sendo convocadas, pelo menos, uma vez por mês.
II. É responsabilidade do(a) secretário(a) servir (ou recomendar que alguém sirva) café, água ou refrigerante. Se não houver solicitação, esse serviço se dará somente após 30 minutos do início da reunião.
III. Mesmo durante a reunião, o(a) secretário(a) continuará responsável por atender às pessoas e aos telefonemas que venham a procurar por seu executivo, anotando os respectivos recados para ele.
IV. O(a) secretário(a) deverá saber o número exato de participantes e ter conhecimento da pauta da reunião. Elaborada a pauta da reunião, emitida a convocação, confirmadas as presenças, ele(a) deve preparar a sala e todo material que será usado.
V. Mesmo que da reunião participem muitas pessoas, o uso de crachás não é conveniente, pois pode gerar constrangimentos, sobretudo em pessoas desconhecidas ao círculo normal de funcionários da empresa, as quais também participarão da reunião.
Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • Secretária serviri café ? Afs !!!!!


ID
2314816
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

O uso da comunicação telefônica tornou-se imprescindível em todas as áreas. Assim, correlacione o que o(a) secretário(a) deve evitar dizer, em um atendimento telefônico, com a frase adequada correspondente.
1.Um momento, por favor!
2. O senhor tem que...
3. É norma da empresa.
4. É só?
5. Sinto muito, mas não sei.
( ) Sentimos muito, mas isso foge às nossas possibilidades no momento.
( ) Vou me informar sobre o assunto.
( ) Mais alguma coisa que poderia fazer pelo (a) senhor(a)?
( ) O senhor poderia fazer a gentileza de aguardar um momento, pois estou com outro cliente na linha?
( ) Sugiro que o senhor...
A sequência CORRETA para preenchimento da 2ª coluna é

Alternativas

ID
2314819
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

A comunicação exige a presença de um emissor (destinador), um receptor (destinatário), um canal e uma mensagem. Além desses elementos, são necessários processos para que ela se estabeleça, e tais processos compreendem elementos relacionados à composição, interpretação e resposta. Assinale a alternativa INCORRETA quanto a esses elementos e processos

Alternativas
Comentários
  • A composição é o processo pelo qual o destinatário compreende a mensagem, atribuindo sentido aos significantes que recebe nela. (decodificação)

    Decodificação - É o processo de tradução dos símbolos utilizados na mensagem na mente do receptor. Quando a imagem decodificada corresponde à imagem transmitida houve sucesso na comunicação.

  • A questão pede a opção INCORRETA, tendo como gabarito letra E. 

    Assim, o conceito de composição correto encontra-se na alternativa B.

    "A composição é o processo que envolve a codificação de uma mensagem, que implica certa estratégia persuasiva ou preocupação argumentativa."


ID
2314822
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Quanto às características de gênero dos documentos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2314825
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

A organização do trabalho compreende o conhecimento dos propósitos da organização, de suas dependências, de seu modo de produzir, das técnicas que emprega. No que diz respeito à organização do trabalho do(a) secretário(a), analise as seguintes afirmativas.
I. As empresas esperam de seus secretários, entre outras características, que tenham dedicação ao trabalho e equilíbrio emocional para desempenharem suas tarefas.
II. Entre as atribuições diárias do(a) secretário(a) estão a realização de serviços gerais de escritório, atender ao executivo e selecionar assuntos e pessoas que serão atendidas por ele.
III. É oportuno dizer aos principiantes na atividade de secretariado que não é possível preparar esquemas de ditado, de atas ou de chamadas telefônicas.

IV. A lista de atividades de um(a) secretário(a) é curta, sem atividades rotineiras ou repetitivas, com desafios constantemente novos todos os dias.
V. O trabalho executado por outro departamento jamais será recompensado com presentes, pois tal fato cria uma relativa dependência.
Está(ão) CORRETA(S) apenas

Alternativas

ID
2314828
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Os documentos podem ser caracterizados segundo seu aspecto formal, ou seja, as espécies documentais são definidas tanto em razão da natureza dos atos que lhes deram origem, quanto à forma de registro dos fatos. Tomando por base os atos administrativos mais comuns em nossas estruturas de governo, assinale a alternativa que traz a conceituação CORRETA.

Alternativas

ID
2314831
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Na redação oficial, há três tipos de expedientes que se diferenciam mais pela finalidade que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Quanto a estes três expedientes, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que:

    - o Aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.

    - o Ofício é expedido para e pelas demais autoridades.

    Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    - o Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. 


ID
2314834
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Associe as duas colunas, relacionando cada gráfico organizacional às suas características.

1 – GRÁFICO DE GANTT

2 – FLUXOGRAMA

3 – CRONOGRAMA

4 – HARMONOGRAMA

5 – FUNCIONOGRAMA

( ) Apresenta indicações relacionadas ao tempo gasto na realização de determinado serviço e à distância entre órgãos.

( ) Gráfico utilizado para a distribuição das atividades no tempo e para acompanhamento da realização de um projeto ou programa, também conhecido como Gráfico de barras.

( ) Gráfico de uso específico e restrito utilizado para detalhar atividades/tarefas que compõem uma função que originou um órgão no organograma.

( ) É um gráfico destinado a representar a sequência de passos envolvidos em um processo, sendo útil para visualizar a eficiência e a possível duplicidade nas operações de um sistema.

( ) Apresenta a distribuição planejada de um trabalho ou projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas em determinado período de tempo.

A sequência CORRETA para preenchimento da segunda coluna é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


ID
2314837
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Para a conservação dos documentos, deve haver luz e higienização adequadas e controle dos fatores físicos, químicos e biológicos que possam afetar a massa documental. Quanto aos fatores de conservação, analise as seguintes afirmativas.
I. Quanto à iluminação, o arquivo exige bastante luz, convindo, de preferência, que seja banhado pela luz solar.
II. Quanto ao layout, o técnico deve considerar uma rigidez do sistema de arquivamento, dando preferência a arquivos verticais.
III. Quanto ao arejamento, por ser imprescindível garantir uma ventilação constante, deve-se procurar um sistema de ventilação artificial.
IV. Quanto à iluminação, o excesso de luz é essencial para uma boa conservação do documento, devendo ser evitado o método de iluminação indireta.
V. Quanto ao layout, baseando-se numa flexibilidade do sistema de arquivamento, os arquivos podem ser tanto verticais como também horizontais.
Está(ão) CORRETA(S), apenas:

Alternativas

ID
2314840
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read TEXT and answer question.

TEXT

CASE STUDY ON THE IMPLEMENTATION OF REVERSE LOGISTICS PRACTICES IN A COMPANY PRODUCING HYGIENE PRODUCTS

Currently, it is necessary for companies to understand both distribution logistics processes and those involving reverse logistics, which is characterized by the treatment and final destination of post-consumption and post-sale products. The implementation of the reverse logistics features propelling forces and restrictive forces that assist and inhibit, respectively, its implementation. The objective of this paper is to study the propelling and restrictive forces of reverse logistics and to identify through a case study of a company producing hygiene products whether reverse logistics practices are applied, and in what form. In addition, we sought to identify the existence of specific performance indicators. It was found that the company considers reverse logistics a strategic issue and that, despite the existence of few performance indicators related to this topic, waste generation was reduced from 10% to 7% on the production volume, indicating that materials were being reused.

(ANDRADE, R. P.; VIEIRA JR., M.; VANALLE, R. M. Estudo de caso sobre a implementação das práticas de logística reversa em uma empresa de produtos de higiene. Exacta – EP, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 13-22, 2013. Disponível em: . Acesso: 20 out. 2016.) 

According to the TEXT, the authors discovered that the company acknowledge the reverse logistics as 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    "It was found that the company considers reverse logistics a strategic issue [...]."


ID
2314843
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read TEXT and answer question.

TEXT

CASE STUDY ON THE IMPLEMENTATION OF REVERSE LOGISTICS PRACTICES IN A COMPANY PRODUCING HYGIENE PRODUCTS

Currently, it is necessary for companies to understand both distribution logistics processes and those involving reverse logistics, which is characterized by the treatment and final destination of post-consumption and post-sale products. The implementation of the reverse logistics features propelling forces and restrictive forces that assist and inhibit, respectively, its implementation. The objective of this paper is to study the propelling and restrictive forces of reverse logistics and to identify through a case study of a company producing hygiene products whether reverse logistics practices are applied, and in what form. In addition, we sought to identify the existence of specific performance indicators. It was found that the company considers reverse logistics a strategic issue and that, despite the existence of few performance indicators related to this topic, waste generation was reduced from 10% to 7% on the production volume, indicating that materials were being reused.

(ANDRADE, R. P.; VIEIRA JR., M.; VANALLE, R. M. Estudo de caso sobre a implementação das práticas de logística reversa em uma empresa de produtos de higiene. Exacta – EP, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 13-22, 2013. Disponível em: . Acesso: 20 out. 2016.) 

The word currently (line 1) can be replaced by the words below, EXCEPT for

Alternativas
Comentários
  • Actually é um falso cognato, significa "na verdade".

  • Currently por Actually? I don't think so...

  • É um dos mais clássicos falsos cognatos, realmente.

     

    Se não tiver atenção na leitura, não é difícil confundir com 'atualmente'.


ID
2314846
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read TEXT and answer question.

TEXT

CASE STUDY ON THE IMPLEMENTATION OF REVERSE LOGISTICS PRACTICES IN A COMPANY PRODUCING HYGIENE PRODUCTS

Currently, it is necessary for companies to understand both distribution logistics processes and those involving reverse logistics, which is characterized by the treatment and final destination of post-consumption and post-sale products. The implementation of the reverse logistics features propelling forces and restrictive forces that assist and inhibit, respectively, its implementation. The objective of this paper is to study the propelling and restrictive forces of reverse logistics and to identify through a case study of a company producing hygiene products whether reverse logistics practices are applied, and in what form. In addition, we sought to identify the existence of specific performance indicators. It was found that the company considers reverse logistics a strategic issue and that, despite the existence of few performance indicators related to this topic, waste generation was reduced from 10% to 7% on the production volume, indicating that materials were being reused.

(ANDRADE, R. P.; VIEIRA JR., M.; VANALLE, R. M. Estudo de caso sobre a implementação das práticas de logística reversa em uma empresa de produtos de higiene. Exacta – EP, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 13-22, 2013. Disponível em: . Acesso: 20 out. 2016.) 

The term despite in “It was found that the company considers reverse logistics a strategic issue and that, despite the existence of few performance indicators related to this topic, waste generation was reduced from 10% to 7% on the production volume, indicating that materials were being reused” indicates a(n) 

Alternativas
Comentários
  • Despite = apesar de

  • Na minha opinião, não há resposta correta.

     

    'Despite' significa 'apesar de', como a colega bem colocou.

     

    Mas 'despite' é uma conjunção concessiva, e não adversativa. Adversativas são but, however etc.


ID
2314849
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

As metáforas utilizadas nas pesquisas em comunicação organizacional constituem-se em modos distintos de ver as organizações, caracterizando-se como um modo de ver a realidade. São expressões que estabelecem uma ponte cognitiva entre dois domínios diferentes. Em relação às diferentes metáforas da comunicação, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) CERTA

    B) METÁFORA PERFORMANCE

    C) METÁFORA LENTE

    D) METÁFORA DISCURSO

    E) METÁFORA VOZ


ID
2314852
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Rosa, secretária executiva em uma grande indústria farmacêutica, ficou encarregada de organizar um evento no qual uma temática específica será apresentada por um renomado especialista, no principal auditório da empresa, a um grupo de convidados. Não serão permitidas interrupções, mas, ao final da apresentação, haverá um momento para esclarecimentos de dúvidas. O evento será presidido pelo diretor da área de inovação. Considerando os diversos tipos de eventos, é CORRETO afirmar que Rosa está organizando

Alternativas
Comentários
  • O segredo da questão está na expressão "presidido pelo diretor da área de inovação".


ID
2314855
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Quanto à elaboração e ao agrupamento de Artigos de nossas leis, analise as seguintes afirmativas
I. Cada Artigo deve tratar de um único assunto.
II. O Artigo conterá a norma geral, o princípio. Podendo, também, trazer, em sua redação, as medidas complementares e as exceções.
III. Nos atos extensos, os primeiros Artigos devem ser reservados à definição dos objetivos perseguidos pelo legislador e à limitação de seu campo de aplicação.
IV. A Seção é o conjunto de Parágrafos de um Artigo que versam sobre o mesmo tema; são indicadas por algarismos romanos (v. g.: Seção I; Seção II; etc.).
V. Nas leis mais extensas – normalmente, na legislação codificada –, os conjuntos de Títulos são reunidos em Livros, podendo estes ser desdobrados em Parte Geral e Parte Especial.
Estão CORRETAS apenas

Alternativas

ID
2314858
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser classificados como ostensivos ou sigilosos. Consideram-se sigilosos os documentos que, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguardas para sua custódia e divulgação. Os assuntos que requeiram alto grau de segurança e cujo teor ou características podem ser do conhecimento de pessoas que, sem estarem intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio, sejam autorizadas a deles tomar conhecimento, funcionalmente, são classificados como

Alternativas
Comentários
  • Explicação?


ID
2314861
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Leia o TEXTO e responda à questão

TEXTO

O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA EXECUTIVA


Nas últimas décadas, a responsabilidade socioambiental vem conquistando um espaço cada vez mais evidente na sociedade e, por isso, faz-se necessária a atuação de um profissional que esteja interligado com toda a organização. Este artigo teve como objetivo geral verificar como o profissional de Secretariado Executivo, com seu conhecimento interdisciplinar, pode contribuir nas atividades relacionadas à responsabilidade socioambiental empresarial. Quanto à metodologia, este estudo utilizou a pesquisa descritiva e a abordagem qualitativa com suporte quantitativo devido à aplicação de questionários. O público-alvo desta pesquisa é composto pelos egressos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro. Os resultados apontam que existe um comprometimento dos profissionais de secretariado na realização das atividades socioambientais organizacionais. Diante disso, pode-se afirmar que o secretário executivo possui um papel fundamental, neste cenário, por estar sempre envolvido ou próximo às decisões da empresa, enfatizando, assim, a importância da assessoria executiva.

Adaptado de (MONTEIRO, C.; CECATTO, Q. C.; GARDIN, D. do A. O. O profissional de secretariado ea responsabilidade socioambiental: a importância da assessoria executiva. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 134-157, 2015. Disponível em: . Acesso: 20 out. 2016.)

De acordo com o TEXTO, é CORRETO afirmar que os autores fundamentaram a pesquisa, associando o profissional de secretariado à responsabilidade socioambiental em função 

Alternativas

ID
2314864
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Leia o TEXTO e responda à questão

TEXTO

O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA EXECUTIVA


Nas últimas décadas, a responsabilidade socioambiental vem conquistando um espaço cada vez mais evidente na sociedade e, por isso, faz-se necessária a atuação de um profissional que esteja interligado com toda a organização. Este artigo teve como objetivo geral verificar como o profissional de Secretariado Executivo, com seu conhecimento interdisciplinar, pode contribuir nas atividades relacionadas à responsabilidade socioambiental empresarial. Quanto à metodologia, este estudo utilizou a pesquisa descritiva e a abordagem qualitativa com suporte quantitativo devido à aplicação de questionários. O público-alvo desta pesquisa é composto pelos egressos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro. Os resultados apontam que existe um comprometimento dos profissionais de secretariado na realização das atividades socioambientais organizacionais. Diante disso, pode-se afirmar que o secretário executivo possui um papel fundamental, neste cenário, por estar sempre envolvido ou próximo às decisões da empresa, enfatizando, assim, a importância da assessoria executiva.

Adaptado de (MONTEIRO, C.; CECATTO, Q. C.; GARDIN, D. do A. O. O profissional de secretariado ea responsabilidade socioambiental: a importância da assessoria executiva. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 134-157, 2015. Disponível em: . Acesso: 20 out. 2016.)

De acordo com o TEXTO, considerando os resultados encontrados pelos autores, é CORRETO afirmar que 

Alternativas

ID
2314867
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

A análise dos problemas das comunicações gerenciais revela que a solução passa pela consideração de atitudes, níveis, fluxos, mensagens, canais, receptores e desafios do corpo gerencial. No que diz respeito aos fluxos das comunicações empresariais, analise as seguintes afirmativas.
I. Considerando o fluxo de comunicação descendente (de cima para baixo), as comunicações gerenciais são formais e, muitas vezes, excessivas, o que causa um congestionamento dos canais.
II. Comunicações descendentes entre diretores e níveis gerenciais tendem a apresentar uma menor eficácia que comunicações entre gerentes e chefias subordinadas.
III. Na empresa, o fluxo de comunicação não pode ser propriedade de alguns. A informação deve, sempre, ser precisa, transparente e circular com liberdade.
IV. Em geral, a comunicação entre a base e os níveis intermediários (gerência) tende a apresentar maior rapidez do que entre os gerentes e diretores.
V. A comunicação ascendente (de baixo para cima) tende a ser mais formal, tendo como objetivo controlar e estabelecer um fluxo que vai da base para o topo da hierarquia da empresa.
Está(ão) CORRETA(S) apenas

Alternativas
Comentários
  • As comunicações entre os diretores (estratégico) e os níveis gerenciais (tático) tendem a ser mais rápidas e eficazes que as comunicações entre gerentes (tático) e chefias subordinadas (operacional).

    Gabarito: A


ID
2314870
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia

Segundo os estágios de sua evolução, os arquivos são classificados em: correntes, intermediários ou permanentes. Considerando esta classificação, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2314873
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considere as afirmações a seguir, sobre documentação.
I. Recolhimento, leitura e classificação são fases do processo de documentação.
II. Documentação é um conjunto de técnicas cujo objetivo primordial é a produção, sistematização, distribuição e utilização de documentos.
III. Atualmente, a documentação assume uma característica predominantemente estática, que a impulsiona a alcançar com mais rapidez e eficácia a sua principal funcionalidade.
IV. No sistema numérico de classificação, os documentos são organizados por sua ordem de entrada, considerando sua ordem alfabética.
V. Em sentido amplo, a reunião e a organização dos conhecimentos que o homem adquiriu através dos tempos para permitir sua divulgação e utilização é a finalidade da documentação.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações

Alternativas
Comentários
  • I. Recolhimento, leitura e classificação são fases do processo de documentação. (Correto)
    Recolhimento: é o envio dos documentos para o arquivo permanente, exige-se discernimento para recolher o que é útil;
    Leitura: é fundamental, pois com base nela poderá tomar decisão quanto a utilidade do documento.
    Classificação: segue uma orientação teórica.

     

    II. Documentação é um conjunto de técnicas cujo objetivo primordial é a produção, sistematização, distribuição e utilização de documentos. (Correto)
    É o conjunto de operações técnicas referente a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos.

     

    III. Atualmente, a documentação assume uma característica predominantemente estática, que a impulsiona a alcançar com mais rapidez e eficácia a sua principal funcionalidade. (Errado, pelo contrário a documentação atualmente é dinâmica. No passado a documentação era estática, já que significava uma coletânea de dados históricos, de papéis e documentos à disposição de poucos, ou funcionava apenas como simples arquivo).

     

    IV. No sistema numérico de classificação, os documentos são organizados por sua ordem de entrada, considerando sua ordem alfabética. (Errado, método númerico só considera os números, não há ordem alfabética).

     

    V. Em sentido amplo, a reunião e a organização dos conhecimentos que o homem adquiriu através dos tempos para permitir sua divulgação e utilização é a finalidade da documentação. (Correto, a documentação tem por finalidade reunir e organizar todos os conhecimentos que o homem adquiriu através dos tempos e com isso permitir sua divulgação e utilização, proporcionando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia)

  • Documentação - segue apostila -> file:///C:/Users/arley/Downloads/APOSTILA_ANA_PAULA_ARQUIVOLOGIA_MPU.pdf

  • GAB B

    Essa questão dá para ir por eliminação. Lendo as alternativas, de cara vemos que a IV está errada, pois o sistema numérico de classificação não é feito por ordem alfabética eliminando as alternativas A, C e E.

    A V está equivocada quando conceitua documentação.

  • Olha só a contradição do item 3:

    III. Atualmente, a documentação assume uma característica predominantemente estática, que a impulsiona a alcançar com mais rapidez e eficácia a sua principal funcionalidade.

    Desde quando uma coisa estática pode impulsionar algo com maior rapidez? Totalmente incoerente. Sabendo que a 3 está errada, só resta o item B.


ID
2314876
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à comunicação institucional, analise as proposições a seguir. 
I. Palavras ambíguas são barreiras à comunicação, assim, o uso de código fechado e de palavras denotativas deve ser evitado.
II. O jargão técnico, embora seja obstáculo sério à comunicação, serve para proporcionar aos integrantes de um grupo sentimentos de coesão e autoestima.
III. Relações de poder, autoridade e status são barreiras organizacionais à comunicação.
IV. Para ser efetiva e alcançar o resultado que se espera, a mensagem a ser transmitida
independe do canal utilizado.
V. Conflitos de valores do emissor e do receptor são considerados barreiras interpessoais.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Vou explicar as erradas:

    I. E.
    Palavras conotativas devem ser evitadas, uma vez que as denotativas, por definição, trazem à tona apenas um significado. Dizer, por exemplo, que "Fulano bateu as botas" traz a conotação de que ele morreu.
    .
    IV. E.
    Mensagens complexas requerem formas de comunicação mais complexas, mensagens simples requerem meios simples. Uma nota explicativa feita oralmente não teria o mesmo grau formalidade e completude que um documento escrito e assinado pelo presidente da empresa. Da mesma forma, uma correção operacional imediata não requer um documento formal escrito por questão de celeridade.

    Apesar de eu considerar que os jargões servem mais para facilitar a comunicação entre pessoas da mesma profissão sobre especificidades, acho que eles também têm essa função psicológica.

    Abraço e bons estudos!

  • Boa definição!

  • I. palavras conotativas.

    IV. o canal deve ser adequado.

  •  II. O jargão técnico, embora seja obstáculo sério à comunicação, serve para proporcionar aos integrantes de um grupo sentimentos de coesão e autoestima. 

    Alguém sabe qual o embasamento para considerar esse item correto?


ID
2314879
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A falta de um bom relacionamento interpessoal e de uma boa comunicação entre o executivo e o(a) secretário(a), bem como entre o(a) secretário(a) e os demais funcionários da organização, seus fornecedores, parceiros e clientes torna-se um problema nas organizações. Algumas habilidades, ações desenvolvidas e comportamentos do(a) secretário(a) facilitam as relações interpessoais, EXCETO a

Alternativas
Comentários
  • presunção

     

    substantivo feminino

    1.

    ato de presumir ou de se presumir; julgamento baseado em indícios, aparências.

    2.

    suposição que se tem por verdadeira.

  • a única diferente e a presunção.além do mas nem precisava estudar para fazer essa questão.

  • GABARITO: C

     

     

    PRESUNÇÃO:

     

    -Segurança ou confiança que se tem em si mesmo;

    -Julgamento feito a partir de indícios, hipóteses ou aparências.


ID
2314882
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito aos métodos de arquivamento, analise as proposições a seguir.
I. Os métodos de arquivamento são divididos em duas classes: básicos e padronizados. Na classe dos padronizados, há o método por assunto, o qual não é de fácil aplicação, pois depende de interpretação dos documentos sob análise.
II. Quando se trata de planejar a organização de um arquivo ou fichário, os elementos constantes de um documento a considerar são: nome (do remetente, do destinatário, ou da pessoa a quem se refere o documento), local, número, data e assunto.
III. No método numérico dígito-terminal, uma das vantagens é a leitura não convencional dos números, porém, tem como desvantagem o aumento de erros de arquivamento.
IV. O método de arquivamento variadex, pertencente à classe dos padronizados, é uma variante do alfabético, no qual as cores foram introduzidas como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização dos documentos.
V. No método alfabético, as fichas ou pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitadas as normas gerais para alfabetização, através de guias divisórias, com as respectivas letras.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas
Comentários
  • LETRA C - II, IV E V

    I. Os métodos de arquivamento são divididos em duas classes: básicos e padronizados. Na classe dos padronizados, há o método por assunto, o qual não é de fácil aplicação, pois depende de interpretação dos documentos sob análise. (Incorreto, há duas classes no método de arquivamento que são os básicos e padronizados, porém o método por assunto está na classe dos básicos).
    Básicos: 
    alfabético, geográfico, numérico e ideográfico ( por assunto).
    Padronizados: variadex (cores), automático, soudex, mnemônico e rôneo

     

    II. Quando se trata de planejar a organização de um arquivo ou fichário, os elementos constantes de um documento a considerar são: nome (do remetente, do destinatário, ou da pessoa a quem se refere o documento), local, número, data e assunto. (Correto, um desses elementos determina os métodos de arquivamento alfabético (nomes), geográfico (local), número, data (cronológico) e assunto (ideográfico).

     

    III. No método numérico dígito-terminal, uma das vantagens é a leitura não convencional dos números, porém, tem como desvantagem o aumento de erros de arquivamento. (Incorreto, tem como vantagem a redução de erros de arquivamento).

     

    IV. O método de arquivamento variadex, pertencente à classe dos padronizados, é uma variante do alfabético, no qual as cores foram introduzidas como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização dos documentos. (Correto, para um grupo de letras é associada a uma cor).

     

    V. No método alfabético, as fichas ou pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitadas as normas gerais para alfabetização, através de guias divisórias, com as respectivas letras (Correto).

  • Métodos Básicos:

    - Alfabético e Geográfico;

    - Numéricos (simples, cronológico ou dígito-terminal)

    - Ideográficos (alfabético {enciclopédico ou dicionário} ou numérico {duplex, decimal ou unitermo})

     

    Métodos Padronizados:

    - Variadex

    - Soundex

    - Mnemônico

     

    I. Os métodos de arquivamento são divididos em duas classes: básicos e padronizados. Na classe dos padronizados, há o método por assunto, o qual não é de fácil aplicação, pois depende de interpretação dos documentos sob análise. ERRADO. O método por assunto (ideográfico) é da classe dos básicos.

    II. Quando se trata de planejar a organização de um arquivo ou fichário, os elementos constantes de um documento a considerar são: nome (do remetente, do destinatário, ou da pessoa a quem se refere o documento), local, número, data e assunto. CORRETO.

    III. No método numérico dígito-terminal, uma das vantagens é a leitura não convencional dos números, porém, tem como desvantagem o aumento de erros de arquivamento. ERRADO. Acredito que a leitura peculiar já é uma desvantagem.

    IV. O método de arquivamento variadex, pertencente à classe dos padronizados, é uma variante do alfabético, no qual as cores foram introduzidas como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização dos documentos. CORRETO.

    V. No método alfabético, as fichas ou pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitadas as normas gerais para alfabetização, através de guias divisórias, com as respectivas letras. CORRETO.

     

    Gabarito: C (II, IV, V)

  • Complementando...

    Método numérico Dígito-terminal:

    três grupos de dois dígitos (cada um) e são lidos da direita para a esquerda.

    EX.

    001.349 Ben Dez

    993.017 Luke Skywalker

    876.017 John Snow

    002.643 Michael Jordan

    Fica desta forma:

    99-30-17 Luke Skywalker

    87-60-17 John Snow

    00-26-43 Michael Jordan

    00-13-49 Ben Dez

    VANTAGENS

    Redução de erros de arquivamento

    Rapidez na localização e arquivamento

    Expansão equilibrada do arquivo distribuído em 3 grandes grupos

    Possibilidade de divisão equitativa do trabalho entre os arquivistas.

    DESVANTAGENS:

    Leitura não convencional dos números

    Disposição física dos documentos de acordo com o sistema utilizado na leitura

    Prof. Ronaldo Fonseca.