SóProvas



Prova IF-RJ - 2010 - IF-RJ - Engenheiro Florestal


ID
1686736
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A área de preservação permanente tem sido assunto de discórdia entre ambientalistas e ruralistas.

A proposta de mudança no Código Florestal, sobre APP, apresentada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que melhor atende aos ruralistas, especifica que

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DESATUALIZADA. 


ID
1686739
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Segundo o Código Florestal Brasileiro (Lei N.º 4.771, de 15 de setembro de 1965), a largura da área de preservação permanente nas margens de cursos d'água é determinada conforme o seguinte critério:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a


    Questão desatualizada, já que o novo código florestal diz que é a partir do nível médio do rio, enquanto o antigo é o nível mais alto.


ID
1686742
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Quando se observa a destruição da vegetação e, por consequência, a destruição, remoção ou expulsão da fauna; a perda ou remoção da camada de solo fértil, ou, ainda, sua cobertura afetando a vazão e qualidade ambiental dos corpos superficiais e/ou subterrâneos d'água; estamos diante de uma situação de degradação de uma área, que refletirá nas características físicas, químicas e biológicas dessa área, afetando seu potencial socioeconômico.

Martins, 2009.

Diante de situações que se assemelhem a essa, e dentro de sua função como Engenheiro Florestal, a medida mais racional será

Alternativas

ID
1686745
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Segundo Martins (2009), a conservação do solo consiste em dar o uso e o manejo adequado às suas características químicas, físicas e biológicas, visando à manutenção do equilíbrio. Através das práticas de conservação, é possível manter a fertilidade do solo e evitar problemas comuns, como a erosão e a compactação.

Assim, NÃO é correto afirmar que

Alternativas

ID
1686748
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Elaborar um projeto é, antes de tudo, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações.

O roteiro que deve conter um projeto bem elaborado e que melhor contribuirá para atender à afirmação apresentada pode conter estes tópicos

Alternativas

ID
1686751
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para Martins (2009), na Mata Atlântica, a maior parte dos remanescentes florestais se encontra na forma de fragmentos florestais.

Avalie estas proposições sobre a recuperação de um ecossistema florestal, considerando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). 

( ) As pesquisas reforçam a hipótese de que os fragmentos florestais são autossustentáveis, sendo dispensável qualquer ação de manejo deles.

( ) Ao recuperarmos os fragmentos (frequentemente degradados pela ação antrópica), aumenta-se o potencial deles como ilhas de biodiversidade.

( ) Ao interligarmos os fragmentos através de corredores de biodiversidade, aumenta-se o fluxo de animais e sementes e, portanto, a colonização das áreas degradadas pelas espécies de plantas e animais presentes nos fragmentos florestais.

( ) As atividades de recuperação devem identificar fragmentos prioritários para a conservação a partir da análise da raridade do fragmento, o potencial de sustentabilidade do fragmento e os custos de recuperação.

Então, a ordenação correta está contemplada na seguinte alternativa:


Alternativas

ID
1686754
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Segundo Martins (2007), denomina-se mata ciliar a toda vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios e ao redor de nascentes e de reservatórios, e esta deve ser preservada.

Analise estas proposições sobre a recuperação dessa mata ciliar. 

I. Geralmente se utiliza o fechamento do dossel como indicador da eficiência da recuperação de matas ciliares, independentemente do grau de homogeneidade utilizado no reflorestamento.

II. A regeneração natural pode ocorrer quando ocorrem distúrbios como a abertura natural de uma clareira, um desmatamento controlado ou um incêndio.

III. Utilizar a largura média da faixa a ser recuperada, de acordo com o Código Florestal vigente.

IV. A regeneração natural tende a ser a forma de restauração de mata ciliar de mais baixo custo, entretanto, é normalmente um processo lento e isolar a área e não praticar qualquer atividade de cultivo é um procedimento indicado.

Logo, estão corretas todas as afirmações contidas na seguinte alternativa: 


Alternativas

ID
1686757
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Preservar o que de melhor existe em estado natural, de modo a compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.

Martins, 2009

Compõem os itens da cobrança da compensação, pelos impactos ambientais ocasionados pelo uso de uma unidade de conservação, EXCETO o indicado na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Cálculo proposto para compensação de impactos ambientais em UC's (PEIXOTO, 2002):

     

    VALOR = [P1+P2+P3+P4+P5]*FS

    Parcela 1 (P1)= Perda de Oportunidade de Uso

    P2= Impacto Cênico

    P3= Impacto Ecossistêmico

    P4= Perda de Visitação

    P5= Risco Ambiental

    FS= Fator de Redução social - Serviços como o fornecimento de água e luz e transmissão de sinais de rádio e televisão são de extrema importância para a população e, portanto, o valor calculado referente ao dano ambiental causado deve sofrer uma redução, calculada através de um fator que leve em consideração a importância relativa de cada serviço na visão da população.

     

    Fonte:http://www.biodiversidade.rs.gov.br/arquivos/1161519935Modelo_de_valoracao_economica_dos_impactos_ambientais_em_unidades_de_conservacao.pdf

     

    Gab. alternativa d


ID
1686760
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Assinale a alternativa que está em DESACORDO com os parâmetros que devem ser monitorados em parques ecológicos utilizados para fins de ecoturismo.

Alternativas

ID
1686763
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Assinale a alternativa que indica as atividades que estão sujeitas ao licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • Bem, não conheço a legislação estadual específica para o caso; mas, de acordo com a legislação federal pertinente:

    Art 1 - Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

    I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

    II - as atividades sociais e econômicas;

    III - a biota;

    IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

    V - a qualidade dos recursos ambientais.

     

    A única alternativa que se enquadra nesses padrões é a "A".

  • Mario porto, o cultivo de cana de açúcar também afeta direta ou diretamente I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população; III - a biota; e  V - a qualidade dos recursos ambientais, já que geralmente (e principalmente no Brasil) é utilizado agrotóxicos (em grande quantidades) e fertilizantes.

  • Toda atividade pode ter algum impacto ambiental, mas apenas as atividades listadas em resolução dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente (SEMAS) que são passíveis de licenciamento ambiental. Na questão foi possível deduzir pois geralmente comércio é o que causa o menor impacto e portanto não é licenciado.

  • Complementando a colocação do colega Rhuan, além dos impactos já citados, devemos considerar também a liberação de CO2 na atmosfera devido a queima da cana. Na época da faculdade morei numa cidade que fica nas proximidades de uma usina e a quantidade de material particulado no ar comprometia muito a qualidade de vida e a saúde.


ID
1686766
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Na elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental, é INCORRETO afirmar que se deve ter um (uma)

Alternativas
Comentários
  • CONTEÚDO

    Artigo 5º - O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais:

    I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto;

    II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade ;

    III - Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza;

    lV - Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade.

    Parágrafo Único - Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental o órgão estadual competente, ou o IBAMA ou, quando couber, o Município, fixará as diretrizes adicionais que, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área, forem julgadas necessárias, inclusive os prazos para conclusão e análise dos estudos.


ID
1686769
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal

Podemos compreender, como resultados da extensão florestal, a

Alternativas
Comentários
  • extensão rural é um dos ramos das Ciências Agrárias que se ocupa em fornecer serviços de educação formal de caráter continuado para o meio rural, auxiliando e promovendo processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização nas atividades rurais, bem como dos serviços agropecuários.


ID
1686772
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Com relação às coberturas florestais, a legislação ambiental do Estado do Rio de Janeiro estabelece que as coberturas florestais nativas existentes no Estado são consideradas

Alternativas

ID
1686775
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Assinale a alternativa prevista na Lei Nº 9.605/1998 ( Lei de Crimes Ambientais).

Alternativas
Comentários
  • e) Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa

    39. Cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente: Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

    Art. 45. Cortar ou transformar em carvão madeira de lei, assim classificada por ato do Poder Público, para fins industriais, energéticos ou para qualquer outra exploração, econômica ou não, em desacordo com as determinações legais: Pena - reclusão, de um a dois anos, e multa.

    Parágrafo único. Incorre nas mesmas penas quem vende, expõe à venda, tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente.



  • o erro da alternativa B ; fauna silvestre e não fauna domesticada


  • Gabarito E.

    Letras A e B:

    Art. 34. Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente:

    Pena - detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

    Parágrafo único. Incorre nas mesmas penas quem:

    I - pesca espécies que devam ser preservadas ou espécimes com tamanhos inferiores aos permitidos;

    II - pesca quantidades superiores às permitidas, ou mediante a utilização de aparelhos, petrechos, técnicas e métodos não permitidos;

    Letra C: Art. 29, III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da FAUNA SILVESTRE, NATIVA OU EM ROTA MIGRAT'ORIA, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

    Letra D: 

    Art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção:

    Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.


ID
1686778
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Avalie se estes órgãos fazem parte da estrutura básica do SISNAMA, considerando as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O SNAOMA(Sistema Nacional de Órgão do Meio Ambiente), que é um sistema que congrega órgãos públicos da esfera federal.

( ) O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que é o órgão executor, responsável por formular, coordenar, fiscalizar, executar e fazer executar a Política Nacional de Meio Ambiente sob os auspícios do MMA.

( ) O Ministério do Meio Ambiente (MMA), que é o órgão responsável pelo planejamento, coordenação , controle e supervisão da Política Nacional de Meio Ambiente.

( ) Os Órgãos Seccionais são as entidades municipais responsáveis por executar programas e projetos de controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras.

Então, a sequência correta de respostas está contemplada na seguinte alternativa:


Alternativas
Comentários
  • Questão sobre a lei que institui a Política Nacional de Meio Ambiente, especificamente sobre seu artigo 6°:

    Art. 6º Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado:

    I - órgão superior: o Conselho de Governo, com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais;  (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    II - órgão consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida; (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    III - órgão central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente;  (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    IV - órgãos executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências; (Redação dada pela Lei nº 12.856, de 2013)

    V - Órgãos Seccionais: os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    VI - Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições; (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989)

    § 1º - Os Estados, na esfera de suas competências e nas áreas de sua jurisdição, elaborarão normas supletivas e complementares e padrões relacionados com o meio ambiente, observados os que forem estabelecidos pelo CONAMA.

    § 2º O s Municípios, observadas as normas e os padrões federais e estaduais, também poderão elaborar as normas mencionadas no parágrafo anterior.

    § 3º Os órgãos central, setoriais, seccionais e locais mencionados neste artigo deverão fornecer os resultados das análises efetuadas e sua fundamentação, quando solicitados por pessoa legitimamente interessada.

    § 4º De acordo com a legislação em vigor, é o Poder Executivo autorizado a criar uma Fundação de apoio técnico científico às atividades do IBAMA. (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

  • Considero que é questionável o segundo item:

    ( ) O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que é o órgão executor, responsável por formular, coordenar, fiscalizar, executar e fazer executar a Política Nacional de Meio Ambiente sob os auspícios do MMA. 

    O IBAMA não é responsável por FORMULAR, COORDENAR E FISCALIZAR na forma do Artigo 6 IV:

    Art 6 IV - órgãos executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências;

     


ID
1686781
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Questão também aborda a lei que institui a PNMA, dessa vez sobre os instrumentos previstos em seu artigo 9°:

    Art. 9º - São Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente:

    I - o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental;

    II - o zoneamento ambiental; (Regulamento)

    III - a avaliação de impactos ambientais;

    IV - o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras;

    V - os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental;

    VI - a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental, de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas;  (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    VII - o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente;

    VIII - o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumento de Defesa Ambiental;

    IX - as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.

    X - a instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA;  (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989)

    XI - a garantia da prestação de informações relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Público a produzí-las, quando inexistentes;  (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989)

    XII - o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais.  (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989)

    XIII - instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros. (Incluído pela Lei nº 11.284, de 2006)


ID
1686784
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para Galvão (2000), as sementes de algumas espécies florestais, quando colocadas em condições ambientais favoráveis, não germinam, por apresentarem dormência.

Considerando os tratamentos para superação da dormência, analise estas proposições. 

I. Escarificação ácida – Nesse tipo de tratamento, as sementes são imersas em ácido sulfúrico concentrado, por um determinado tempo, à temperatura entre 60 ºC e 80 ºC, visando acelerar a ação do ácido, sendo em seguidas lavadas em água fria.

II. Imersão em água – As sementes são imersas no líquido, normalmente em temperatura inicial entre a faixa de 80 ºC a 100 ºC, onde devem permanecer por 24 horas. Após esse processo estarão aptas para a semeadura.

III. Escarificação mecânica – O procedimento consiste basicamente em submetê-las à abrasão, por meio de cilindros rotativos com lixa, que irão desgastar o tegumento da semente, proporcionando condições para que absorva água e inicie o processo germinativo.

Logo, pode-se afirmar que as proposições 


Alternativas
Comentários
  • MÉTODOS PARA A SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA

    - Dormência tegumentar ou exógena 

    a) Escarificação ácida

    As sementes são imersas em ácido sulfúrico, por um determinado tempo, que varia em função da espécie, à temperatura entre 19ºC e 25ºC, sendo então lavadas em água corrente e colocadas para germinar.

    b) Imersão em Água

    Imersão em água quente: a imersão em água quente constitui-se num eficiente meio para superação da dormência tegumentar das sementes de algumas espécies florestais. A água é aquecida até uma temperatura inicial, variável entre espécies, onde as sementes são imersas e permanecem por um período de tempo também variável, de acordo com cada espécie;

    Imersão em água fria: sementes de algumas espécies apresentam dificuldades para germinar, sem contudo estarem dormentes. A simples imersão das sementes em água, à temperatura ambiente (25ºC) por 24 horas, elimina o problema, que normalmente é decorrente de longos períodos de armazenamento, e que causa a secagem excessiva das sementes, impedindo-as de absorver água e iniciar o processo germinativo.

    c) Escarificação mecânica 

    Este método tem se mostrado bastante eficaz para a superação da dormência de algumas espécies florestais, em especial as leguminosas. O procedimento consiste, basicamente, em submeter as sementes a abrasão, através de cilindros rotativos, forrados internamente com lixa o que irá desgastar seu tegumento, proporcionando condições para que absorva água e inicie o processo germinativo;

    Para que se obtenham resultados positivos na utilização do processo, são necessárias algumas precauções, como o tempo de exposição das sementes à escarificação e a pureza do lote, pois sementes com impurezas comprometem a eficiência do tratamento.

    Fonte: http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_definicao_semente

  • Cozinharam as sementes

  • Foi a mesma coisa que pensei para logo eliminar a II, a essa T° vão cozinhar rs...

    E dei uma olhada em alguns artigos, não encontrei nada com relação a esse tempo todo, o máximo 30 min em imersão em água fervente. Essa questão não foi anulada não?

  • II. Imersão em água – As sementes são imersas no líquido, normalmente em temperatura inicial entre a faixa de 80 ºC a 100 ºC, onde devem permanecer por 24 horas. Após esse processo estarão aptas para a semeadura.

    Aos colegas que ficaram com dúvida quando a afirmação II. NÃO! AS SEMENTES NÃO VÃO COZINHAR. O que acontece é o seguinte:

    -> Em um recipiente (p.ex. um béquer) esquenta-se a água até atingir aproximadamente 100 °C. Em seguida, DESLIGA-SE a fonte provedora de calor e coloca-se as sementes dentro do recipiente, onde devem permanecer por 24h. Ou seja, com a fonte de calor desligada, em alguns minutos a água vai igualar a temperatura o o ambiente.


ID
1686787
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Acerca dos sistemas agroflorestais (SAFs), podemos considerar que NÃO procede afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A questão pede que se marque a afirmação INCORRETA a respeito de SAFs, logo:

    ✔️ Gabarito: E

    A propriedade rural de pequeno porte não se adéqua ao uso de SAF por se constituir em empreendimento que requer conhecimento tecnológico avançado, nível de conhecimento adequado em ecologia e alto custo de implantação.


ID
1686790
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um conjunto de subpopulações conectadas por movimentos ocasionais de indivíduos entre elas.

Esse conceito, nos estudos de biologia da conservação, se refere a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Metapopulação consiste em um conjunto de subpopulações de uma mesma espécie que não se encontram ligadas entre si, mas que possuem diversos processos em comum e cujos indivíduos se movem de uma população para outra. Essa dispersão de indivíduos tende a atingir um equilíbrio entre a extinção local e a colonização de áreas vazias, que podem ser ocupadas ou reocupadas de tempos em tempos.

    Fonte: Wikipedia


ID
1686793
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estas sentenças se referem aos princípios gerais para o planejamento de áreas para a proteção da biodiversidade.

 I. Quanto menor a fragmentação, melhor para a proteção da biodiversidade.

II. Quanto mais uniforme o habitat, melhor para a proteção da biodiversidade.

III. Quanto maior a área, melhor para a proteção da biodiversidade.

IV. Quanto menos a área se aproximar da forma circular, melhor para a proteção da biodiversidade.

V. Quanto maior a presença de corredores, melhor para a proteção da biodiversidade.

Dentre essas afirmações, estão plenamente corretas as contempladas na seguinte alternativa:

Alternativas

ID
1686796
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No estudo de ecossistemas, se considerarmos a decomposição, num sentido lato, como sendo “qualquer oxidação biótica liberadora de energia”, então, os tipos de decomposição são os seguintes:

Alternativas

ID
1686799
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia e analise estas proposições.

I. Produtividade primária líquida de um sistema ecológico é a taxa de armazenamento de matéria orgânica nos tecidos vegetais, excedente em relação à utilizada para a respiração.

II. Ecossistemas são sistemas termodinâmicos, fora do ponto de equilíbrio, que trocam continuamente energia e matéria com o ambiente para diminuir a entropia interna, à medida que aumenta a entropia externa.

III. A cidade é um ecossistema incompleto ou heterotrófico, dependente de grandes áreas externas a ele para a obtenção de energia.

Então, pode-se concluir que as alternativas que contêm todas as proposições verdadeiras é a seguinte: 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    I) PPL = PPB - R, em outras palavras:

    Produtividade primária líquida = Produtividade primária bruta - respiração

    III) "dependente de grandes áreas externas a ele para a obtenção de energia."

    É só pensar na energia que você usa todo dia, elétrica, combustível automotor, gás de cozinha. No geral essa energia vem de fora da cidade, o que parece estar mudando um pouco com energia fotovoltaica residencial e carros elétricos. \o


ID
1686802
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos padrões e tipos básicos de ciclos biogeoquímicos, os elementos que apresentam ciclos sedimentares são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra B

    Ciclos sedimentares tem como reservatório a crosta Terrestre

  •  

    Os ciclos sedimentares são aqueles que possuem como reservatório a crosta terrestre. São exemplos os ciclos do fósforo e do enxofre.

    Os ciclos gasosos geralmente ocorrem de maneira mais rápida que os ciclos sedimentares. Isso acontece em face da dificuldade de acesso dos organismos aos reservatórios da crosta terrestre.

    Fonte:   http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm


ID
1686805
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Micorrizas são

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
1686808
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o curso da sucessão ecológica autogênica, observamos diversas mudanças no ecossistema, incluindo

Alternativas
Comentários
  • Classificação dos processos sucessionais:

    " Quanto às forças que direcionam o processo:

    Sucessão autogênica: mudanças ocasionadas por processos biológicos internos ao sistema Sucessão alogênica: direcionamento das mudanças por forças externas ao sistema (incêndios, tempestades, processos geológicos)

    " Quanto à natureza do substrato na origem do processo:

    Sucessão primária: em substratos não previamente ocupados por organismos. Ex.: afloramentos rochosos, exposição de camadas profundas de solo, depósitos de areia, lava vulcânica recém solidificada) Sucessão secundária: em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade e, consequentemente, contêm matéria orgânica viva ou morta (detritos, propágulos). Ex: clareiras, áreas desmatadas, fundos expostos de corpos de água. Ciclos elementares fechados, troca de nutrientes entre organismos e ambiente de forma lenta. Portanto, menor produtividade.

  • Gab B

     

    A sucessão autogênica ocorre de forma natural, onde o próprio ecossistema restaura sua comunidade. As espécies pioneiras -  pouco seletivas e resistentes- começam o trabalho de preparação para o estabelecimentos de novos individuos, proporcionando um ambiente menos hostil. Assim começa um crescente acúmulo de biomassa, aumentando a diversidade das espécies devidos a complexas teias alimentares e estabelecimento de uma produção energética estável ( toda produção primaria bruta = respiração, ou seja, tudo que se produz é consumido pela comunidade. Diferente dos estágios iniciais, onde tudo que se produzia - p.p. bruta- era maior que a respiração).

    Já o ciclo fechado é a evolução do aberto, onde os nutrientes do ambiente são metabolizados e acumulados na porção biótica da comunidade, considerando então fechado, intrabiótico, lento e importante.

  • A única coisa que estou em desacordo é: Qual tipo de produtividade? A banca não definiu. A PPB aumenta, com certeza, mas a PPL tende a diminuir.


ID
1686811
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sistemas silviculturais que limitam o corte a uma parte das árvores presentes, formando bosques com árvores de diferentes idades, são denominados

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    MONOCÍCLICOS – referem-se aos sistemas em que todo estoque de árvores de madeira comercial é removido em uma única operação, com o objetivo de criar uma floresta alta equiânea a partir de regeneração natural, para exploração em rotações definidas.

    POLICÍCLICOS – referem-se aos sistemas em que as operações de colheita são aplicadas periodicamente em apenas uma parte dos indivíduos e das espécies comerciais, executando-se os cortes em intervalos regulares, denominados de ciclos de cortes, com o objetivo de manter uma floresta alta multiânea ou inequiânea, manejada, prioritariamente, para espécies comerciais.

    ftp.ufv.br › def › ENF642 › PROVA_2 › SIST-SILV


ID
1686814
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nucleação se refere

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    "A nucleação é definida como uma forma de sucessão em que a colonização de uma espécie pioneira em uma área sem vegetação provoca transformações no ambiente de forma a propiciar condições para uma primeira comunidade natural, ou seja, facilita a chegada de outras plantas, animais e microrganismos. "

     

    fonte: https://www.ecodebate.com.br/2012/03/05/a-nucleacao-como-tecnica-auxilir-para-a-recuperacao-de-areas-degradadas-da-mata-atlantica-artigo-de-andrea-christine-oliveira-andrade-alexandre-marques-jose-renato-dos-anjos-e-tony-masser-oliveira/


ID
1686817
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No combate à erosão do solo, são importantes as seguintes medidas:

Alternativas
Comentários
  • Questão bem simples.

    Quase sempre que ler aração e gradagem em uma questão de combate a erosão está errada, haja visto que essas técnicas desprende as partículas do solo e deixam a "mercê" da chuva.

    E aterramento até onde sei e colocar terra solta em algum lugar, logo não é uma opção boa para evitar erosão.


ID
1686820
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Espécies boas para a revegetação de taludes devem apresentar, sempre que possível,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra C


ID
1686823
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Analise estas afirmativas.

 I. Na recuperação de áreas degradadas, o plantio inicial deve promover uma rápida cobertura do solo, preferencialmente com a utilização de apenas uma espécie de rápido crescimento.

II. Na técnica de resgate de plântulas do banco de sementes do solo, as mudas são obtidas, a partir de plântulas oriundas da germinação de sementes presentes em amostras do solo superficial.

III. Os tratos silviculturais, em plantios que visam à recuperação de uma área degradada, se constituem de podas, desbastes anuais, limpezas frequentes e retirada mensal de restos vegetais e de ervas daninhas de todo o terreno.

IV. Devido às características do solo de áreas degradadas, para uma ocupação rápida do terreno pela planta, em muitas situações, é recomendada uma adubação orgânica e/ou mineral complementar, na época do plantio definitivo ou de forma parcelada.

São corretas todas as sentenças contidas na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • I - ...preferencialmente com a utilização de apenas uma espécie de rápido crescimento.

    III - ...se constituem de podas, desbastes anuais, limpezas frequentes e retirada mensal de restos vegetais e de ervas daninhas de todo o terreno. (Raramente se faz podas em recuperação; a retirada e controle de invasoras é feita só nos primeiros anos e não é predeterminada (mensal) mas conforme a necessidade.


ID
1686826
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considere estas afirmativas .

I. Para dimensionar um viveiro florestal, temos que considerar o tipo e o tamanho da embalagem que será utilizada, a quantidade projetada de mudas para o plantio e replantio e a projeção de instalações, estradas de serviço e tipos de canteiros.

II. Todas as espécies arbóreas devem ser podadas, ainda no viveiro, para que tenham um bom desempenho no plantio definitivo.

III. Espécies que apresentam sementes dormentes devem ser plantadas diretamente no campo ou em recipientes contendo substrato mais arenoso, sem tratamento, de modo a aumentar a sua germinação.

IV. Uma boa sobrevivência e uma baixa demanda por tratos silviculturais, após o plantio definitivo, são indicações consistentes de que as mudas utilizadas eram de boa qualidade.

São corretas todas as sentenças contidas na seguinte alternativa: 


Alternativas

ID
1686829
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O efeito de borda, criado por atividades humanas, como, por exemplo, o desmatamento para a formação de pastos, deixa uma fronteira abrupta ao longo da floresta, e que pode afetar a temperatura, umidade, luz e vento na zona de contato.

Esse efeito está ligado diretamente ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Ecótono: região de transição entre duas ou mais comunidades/ecossistemas, tendo muitas e nichos ecológicos e.g.: a mata dos cocais, vegetação de transição entre a floresta amazônica e a caatinga.


ID
1686832
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Chuva ácida se refere às chuvas com

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e.

     

    A chuva ácida contêm principalmente ácido sulfúrico e nítrico. 

    Na questão fala de dióxido de enxofre, mas este reage com água e O2 produzindo o ácido sulfúrico.

    Se é ácido, tem pH abaixo de 7.

  • Up


ID
1686835
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quando está próximo da superfície é tóxico para a vida animal e vegetal, mesmo em pequenas concentrações. Nesse caso, é produzido pela oxidação do oxigênio molecular na presença de óxido nitroso e luz do sol. Pode ser produzido em altos níveis nas descargas de exaustão que poluem as cidades, particularmente onde há forte luz do sol. É também produzido na atmosfera superior e lá tem o efeito de blindar a superfície da Terra contra a radiação ultravioleta.

Pode-se concluir que essas explicações se referem a

Alternativas
Comentários
  • ozônio  segundo  é um alótropo triatômico (O3) do oxigênio é uma molécula composta por três átomos de oxigênio. Forma-se quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem devido à radiação ultravioleta que vem do sol, e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio. 

    A camada de ozonio é encontrada na estratosfera, região da atmosfera. Esta camada tem a propriedade de absorver a radiação ultravioleta do Sol; por este motivo, sem a proteção do ozônio, as radiações causariam graves danos aos organismos vivos que habitam a superfície do planeta Terra.

    É importante lembrar que não é o ozonio em si o responsável pela proteção contra os raios ultravioleta, mas o ciclo ozônio-oxigênio. 

  • Ozônio na Troposfera = Tóxico (poluição)

    Ozônio na Estratosfera = Inerte (Proteção do planeta, "Camada de Ozônio")


ID
1686838
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A conservação in situ se refere ao (à)

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    VII - conservação in situ: conservação de ecossistemas e habitats naturais e a manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em seus meios naturais e, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos meios onde tenham desenvolvido suas propriedades características;

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9985.htm