SóProvas



Prova IF-SP - 2018 - IF-SP - Mecânica


ID
2835961
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um câmpus do IFSP está discutindo no âmbito do NAPNE (Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas), as políticas e ações de educação inclusiva. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 (LDB), artigo 4º, inciso III, é dever do Estado garantir o atendimento educacional especializado gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Este atendimento deve ocorrer:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino;  

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato precisa indicar o local que deve ser aplicada educação especial. Vejamos:

    "Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos:

    ⇨ com deficiência,

    ⇨ transtornos globais do desenvolvimento e

    ⇨ altas habilidades ou superdotação."

    Portanto, somente a assertiva "B" traz a definição o local de aplicabilidade da educação especial.

    Gabarito do monitor: B


ID
2835964
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um grupo de professores do IFSP está elaborando o plano de ensino do ano letivo. No que se diz respeito a conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros, considerando o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 (LDB), artigo 26-A, § 2º, estes serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial, nas áreas de:

Alternativas

ID
2835967
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o disposto nos artigos 7º e 8º da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de:


I. 30% (trinta por cento) de suas vagas para atender à educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

II. 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para atender à educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

III. 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender aos cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.

IV. 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender aos cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.


Das afirmativas propostas:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    Corretas II e III

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de: 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º.


    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;



    e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.


    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • 50% -  ministrar educação profissional TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;


    20% - cursos de LICENCIATURA, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Gab. C

    Seção III

    Dos Objetivos dos Institutos Federais

    Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do  caput  do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do  caput  do citado art. 7o.


ID
2835970
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Joaquim ingressou na Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Conforme estabelecido no artigo 14 da Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, sua progressão ocorrerá desde que atenda aos critérios gerais estabelecidos nesta lei, bem como seja observado, cumulativamente:

Alternativas
Comentários
  • § 1o Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

    § 2o A progressão na Carreira de Magistério Superior ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente:

    I - o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível; e

    II - aprovação em avaliação de desempenho.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm

  • O interstício dessa lei é somente 24 meses.

    O interstício da lei 11.091 ( plano de carreira dos tecnicos em Adm da educação) é apenas de 18 meses.

    Coloco essa observação porque tem concursos que cobram essas 2 leis para o mesmo cargo.

    Ex. UFCA e UFC para cargo administrador.


ID
2835973
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Considerando o Art. 116. da referida Lei, assinale a afirmativa que apresenta três dos deveres do servidor:

Alternativas
Comentários
  • Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

            VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo;

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;                    (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

            Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

  • GAB B

  • GAB B

  • GABARITO: LETRA B

    Capítulo I

    Dos Deveres

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    FONTE:  LEI No 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • "investigar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo". Se eu quisesse investigar, seria da gangue do escobe do

  • Vejamos cada afirmativa, tendo apoio na Lei 8.112/90:

    a) Errado:

    A uma, o dever de cumprir ordens superiores não é irrestrito, sendo ressalvadas aquelas manifestamente ilegais, na forma do art. 116, IV:

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    (...)

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;"

    b) Certo:

    Trata-se de opção afinada com o art. 116,

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    (...)

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    (...)

    V - atender com presteza:

    (...)

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;"

    Logo, acertada esta opção.

    c) Errado:

    O rol do art. 116 não inclui, dentre seus deveres, atender às requisições da Receita Federal. Ademais, cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, na verdade, vem a ser uma proibição, conforme art. 117, XVII, sendo apenas tolerada esta conduta em casos de emergência.

    d) Errado:

    Não é dever do servidor "investigar" irregularidades de que tiver ciência, mas sim " VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; ", conforme inciso VI do art. 116.


    Gabarito do professor: B

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal) e deseja obter a opção com três deveres do servidor:

    A- Incorreta. Eis a descrição das assertivas:

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.” CORRETO

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.” INCORRETO, não se cumpre as ordens superiores irrestritamente

    Art. 117 da lei 8.112/90. “Ao servidor é proibido: [...] V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição.” INCORRETO, não é um dever do servidor, e sim uma proibição ao servidor 

    B- Correta. Art. 116 da lei 8.112/90. São deveres do servidor: [...] III - observar as normas legais e regulamentares; [...] V - atender com presteza: a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; [...] IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa.”

    C- Incorreta. Eis a descrição das assertivas:

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] X - ser assíduo e pontual ao serviço”. CORRETO

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] V - atender com presteza: [...] c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.” CORRETO

    Art. 117 da lei 8.112/90 “Ao servidor é proibido: [...] XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias.” INCORRETO, não é um dever do servidor, e sim uma proibição ao servidor  

    D- Incorreta. Eis a descrição das assertivas:

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] II - ser leal às instituições a que servir.” CORRETO

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] XI - tratar com urbanidade as pessoas.” CORRETO

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.” INCORRETO, porque não cabe ao próprio servidor investigar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo, e sim levar essas irregularidades a conhecimento da autoridade para investigação

    GABARITO DA MONITORA: “B”


ID
2835976
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, apresenta em seu Capítulo V as penalidades disciplinares aplicáveis ao servidor público federal. Considerando o que dispõe os artigos do referido capítulo, faça a correspondência adequada das penalidades disciplinares abaixo relacionadas com suas respectivas infrações:


1- advertência

2- suspensão

3- demissão


( ) ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

( ) ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

( ) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado;

( ) insubordinação grave em serviço;

( ) reincidência em cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa A


    (Advertência) ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato - art. 117, I da Lei nº. 8.112/90;

    (Demissão) ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem - art. 132, VII da Lei nº. 8.112/90;

    (Advertência) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado - art. 117, XIX da Lei nº. 8.112/90

    (Demissão) insubordinação grave em serviço - art. 132, VI da Lei nº. 8.112/90;

    (Suspensão) reincidência em cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado - art. 132, VI C/C art. 130 da Lei nº. 8.112/90;


  • Uma questão recorrente sobre a Lei 8.112/90 que deve ser estudada com cuidado.
  • Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.                  

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

    III - recusar fé a documentos públicos;

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

    V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.


    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

    § 1o  Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

    § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.


    Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.



  •  Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

     I - crime contra a administração pública;

     II - abandono de cargo;

     III - inassiduidade habitual;

     IV - improbidade administrativa;

     V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

     VI - insubordinação grave em serviço;

     VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

     IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

     X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

     XI - corrupção;

     XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

     XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.


    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio,

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

    XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

    XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

    XV - proceder de forma desidiosa;

    XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

  • Gabarito Alternativa A.

  • Gabarito: A

    Cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias; (suspensão)

    Cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; (Advertência).

  • Façamos a correspondência proposta pela Banca, à luz das disposições da Lei 8.112/90:

    ( 1 ) ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    Trata-se de proibição contida no art. 117, I, de modo que a ela se aplica a pena de advertência, consoante art. 129, litteris:

    "Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave."

    ( 3 ) ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    Trata-se aqui de infração sujeita à sanção de demissão, na forma do art. 132, VII:

    "Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;"

    ( 1 ) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado;

    O caso em exame é de proibição prevista no art. 117, XIX, de modo que incide a penalidade de advertência, de acordo com o mesmo art. 129, caput, antes colacionado.

    ( 3 ) insubordinação grave em serviço;

    A conduta em tela está prevista no art. 132, VI, cujo elenco prevê a pena de demissão.

    ( 2 ) reincidência em cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.

    O cometimento a a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado constitui, em princípio, infração passível de advertência. No entanto se o servidor reincide na mesma ilicitude, deve-se aplicar a pena de suspensão, a teor do art. 130:

    "Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias."

    Logo, a sequência correta fica sendo: 1 - 3 - 1 - 3 - 2.


    Gabarito do professor: A


ID
2835979
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei nº 8.112/1990, assinale a afirmativa que apresenta, RESPECTIVAMENTE, um dever e uma proibição para os servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    Lei 8.122/1990


    C) Art. 116.  São deveres do servidor: XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;



    D) Art. 116.  São deveres do servidor: VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; 


    Art. 117.  Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; 

    Parágrafo único. A vedação de que trata o inciso X do caput deste artigo não se aplica nos seguintes casos: I - participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros;

  • Gabarito: C.

  • A questão trata dos deveres e proibições impostos aos servidores públicos federais. A questão exige conhecimento do texto de disposições específicas da Lei nº 8.112/1990.



    Os deveres dos servidores públicos federais estão previstos no artigo 116 da Lei nº 8.112/1990 e são os seguintes:  

    I- exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza: a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal; c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    Já o artigo 117 da Lei nº 8.1121/1990 determina que aos servidores públicos federais é proibido:

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

    III - recusar fé a documentos públicos;

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

    V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

    XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

    XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

    XV - proceder de forma desidiosa;

    XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

    XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;

    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho;

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.




    Feitas essas considerações, vejamos as alternativas da questão:

    A) atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas; guardar sigilo sobre assunto da repartição.

    Incorreta. A alternativa prevê uma proibição imposta ao servidor público – atuar como procurador ou intermediário junto a repartições – e um dever do servidor – guardar sigilo sobre assunto da repartição. O enunciado, contudo, pede que seja indicada a alternativa que apresente um dever e uma proibição respectivamente. Logo, de acordo com o enunciado, a ordem de apresentação, sendo primeiro um dever e depois uma proibição deve ser respeitada, o que não ocorre nesta alternativa.


    B) recusar fé a documentos públicos; retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição.

    Incorreta. A alternativa prevê duas proibições impostas ao servidor público: é proibido ao servidor recusar fé a documentos público e é proibido ao servidor retirar documento ou objeto da repartição, sem prévia anuência da autoridade competente.


    C) representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder; valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.

    Correta. A alternativa apresenta, primeiramente, um dever do servidor que é o dever de representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder, previsto no artigo 116, XII, da Lei nº 8.112/1990 e, em seguida a alternativa apresenta uma proibição imposta ao servidor que a vedação a valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública, prevista no artigo 117, IX, da Lei nº 8.112/1990.


    D) levar as irregularidades de que tiver ciência ao conhecimento da autoridade superior; participar nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros.

    Incorreta. A alternativa contém um dever do servidor público que é o de comunicar à autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência.

    A alternativa, contudo, não contém uma proibição imposta pela lei aos servidores públicos. Isso porque, embora o artigo 117, X, da Lei nº 8.112/1990 proíba o servidor público federal de participar de gerência ou administração de sociedade privada, o parágrafo único, I, do mesmo artigo 117 estabelece que esta proibição não se aplica a “participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros".

    Logo, o servidor público federal pode participar de conselhos de administração e fiscal de que a União detenha participação no capital ou de cooperativa constituída para prestar serviço a seus membros.  





    Gabarito do professor: C. 


ID
2835982
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Regime de trabalho do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, instituído pela Lei nº 12.772/2012, assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A letra D não está correta, pois o regime de trabalho de 20 horas semanais não implica em dedicação exclusiva, apenas o regime de 40 horas implica na DE às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional.

    A letra A também está incorreta, se no lugar de prioritariamente fosse excepcionalmente estaria correta.

  • LETRA D


    “Art. 20. O Professor das IFE, ocupante de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, será submetido a um dos seguintes regimes de trabalho:

    I - 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional; ou

    II - tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.

  • GABARITO: D

    @Manu, a letra D está correta sim, pois o que vem depois do "OU" refere-se somente ao regime de 40 horas.

    O Professor das IFE será submetido ao regime de trabalho de tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho ou de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional.

  • Gente, cuidado com a leitura rápida....leia com calma.

  • Queria uma dessas na minha prova :-)

  • Nesse assunto, a lei não cita nenhum caso de prioridade, logo A e B estão erradas

    O único caso de excepcionalidade é esse:

    § 1º Excepcionalmente, a IFE poderá, mediante aprovação de órgão colegiado superior competente, admitir a adoção do regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, observando 2 (dois) turnos diários completos, sem dedicação exclusiva, para áreas com características específicas.


ID
2835985
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A República Federativa do Brasil tem como fundamentos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


    Fundamentos da República Federativa do Brasil: So Ci Di Va Plu


    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.


  • Eu sempre fazia confusão entre fundamentos da república federativa e normas fundamentais da república federativa do Brasil. Pelo que compreendi, os fundamentos são espécies das normas fundamentais previstas do art. 1º ao 4º da nossa CF. Fundamentos = SO-CI-DI-VA-PLU e normas fundamentais= art. 1º ao 4º.

    Espero ter entendido correto e ajudado.


  • GAB.:A


    Fundamentos = Objetivos.

  • a respeito dos princípios fundamentais, o negocio é ficar ligados oque o examinador quer, pois os princípios fundamentais se dividem em FUNDAMENTOS, OBJETIVOS, E RELAÇÕES INTERNACIONAIS, sabendo isso fica fácil gravar, vamos usar os macetes.

    fundamentos SO -CI-DI-VA-PLUS

    objetivos CON-GA-ERRA-PRO

    o que sobrar são relações internacionais.


    espero de alguma forma ter ajudado. BONS ESTUDOS!

  • Galera, vamos reportar abuso nesses comentários de vendas de materiais, o QC não foi feito para isso! Entramos nos comentários para agregar em nossos estudos e nos deparamos com comentários como esse! Não vamos deixar o QC virar um mercado livre! 

    Amém? Amém! 

  • o velho e mais preciso , SO-CI-DIG-VA-PLU!!!

  • SO.CI.DI.VA.PLU.



  • tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.


  • SO.CI.DI.VA.PLU

  • SOCIDIVAPLU

  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • Mnemônico: SoCiDiVaPlu

     

    So – soberania

    Ci – cidadania

    Di – dignidade da pessoa humana

    Va – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    Plu – pluralismo político

    Gabarito: A

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 1o A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;           

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    FONTE: CF 1988

  • A questão exige conhecimento acerca dos fundamentos da RFB. Analisemos as assertivas para identificar aquelas que são compatíveis com o texto constitucional:


    Alternativa “a": está correta. Conforme Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;          V - o pluralismo político.


    Alternativa “b": está incorreta. Trata-se, na verdade, de um dos objetivos fundamentais da RFB. Conforme art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária.


    Alternativa “c": está incorreta. Além de não constituir nenhum fundamento, na verdade, os direitos fundamentais, por serem relativos (característica da relatividade), podem sofrer restrições ou suspensão nos casos de Estado de Sítio ou Defesa (vide artigo 136 e seguintes da CF/88).


    Alternativa “d": está incorreta. A defesa da paz também é um dos princípios pelos quais a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais, assim como a prevalência dos direitos humanos e o repúdio ao terrorismo e ao racismo. Portanto, além de não serem fundamentos, não há que falar em uma lógica de prevalência entre esses princípios. Conforme art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.


    Gabarito do professor: letra a.

  • TÍTULO I

    Dos Princípios Fundamentais

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    Fundamentos

    I - a soberania

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    V - o pluralismo político

    Poder constituinte

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Diretamente

    Plebiscito

    Referendo

    Iniciativa popular

    Indiretamente

    Representantes eleitos

    Tripartição dos poderes

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Objetivos fundamentais

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Princípios nas relações internacionais 

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional

    II - prevalência dos direitos humanos

    III - autodeterminação dos povos

    IV - não-intervenção

    V - igualdade entre os Estados

    VI - defesa da paz

    VII - solução pacífica dos conflitos

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

    X - concessão de asilo político

    Integração econômica, política, social e cultural

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.


ID
2835988
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Analise o seguinte relato:


Um discente do ensino médio integrado ao curso de informática frequenta de forma irregular o primeiro semestre, apresentando mais de 25% de faltas e baixo rendimento escolar. No segundo semestre os docentes percebem que após três semanas letivas o adolescente ainda não compareceu às aulas.


De acordo com a Lei 8069/90, art. 4º e art. 5º:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

    c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

    d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

    Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.


  • Gabarito: C) Os institutos federais e os seus servidores devem zelar e assegurar a efetivação dos direitos fundamentais do adolescente por meio de ações sociopedagógicas, podendo inclusive ser punidos na forma da lei por ação ou omissão.



    Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. [...]


    Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.




  •  Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:


           I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

           II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

           III - elevados níveis de repetência.



ID
2842036
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A lubrificação de partes móveis em equipamentos mecânicos é importante para reduzir o atrito e garantir o bom funcionamento das mesmas por um longo período de tempo. Sobre as características dos lubrificantes é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - Quanto maior o índice de viscosidade, menor será a variação da viscosidade com a temperatura.


    B - O ponto de gota de uma graxa é a temperatura em que se inicia a mudança do estado líquido para gasoso. (ERRADO ! PASSA DO ESTADO SOLIDO PARA O LIQUIDO).


    C - Os aditivos que englobam diversas funções como dispersantes, antioxidantes, anticorrosivos e antidesgaste são chamados monofuncionais. (ERRADO! SERIA OS LUBRIFICANTES MULTIFUNCIONAIS ).


    D - As graxas têm a vantagem de lubrificarem melhor que os óleos em altas velocidades. (ERRADO! SERIA O CONTRÁRIO, A ÓLEO LUBRIFICA MELHOR EM ALTAS VELOCIDADES).



ID
2842039
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

De acordo com a NBR 10067/1995, as vistas auxiliares são projeções parciais, representadas em planos auxiliares, que possuem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • 4.6.2 Vista auxiliar

    São projeções parciais, representadas em planos auxiliares para evitar deformações e facilitar a interpretação.


ID
2842042
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

“Considerando que as superfícies de carregamento de carga do mancal se encontram separadas por uma película relativamente espessa de lubrificante, a fim de prevenir o contato metal-metal, e que a estabilidade assim obtida possa ser explicada pelas leis da mecânica dos fluidos. ” Assinale a alternativa que representa a lubrificação de mancal descrita.

Alternativas
Comentários


  • LUBRIFICAÇÃO HIDRODINÂMICA É CONSIDERADA UMA DAS ÁREAS MAIS IMPORTANTES DO ATRITO. ESSE TIPO DE LUBRIFICAÇÃO OCORRE QUANDO DUAS SUPERFÍCIES EM MOVIMENTO RELATIVO SÃO SEPARADAS POR UMA PELÍCULA DE UM FILME LUBRIFICANTE. O REGIME DE LUBRIFICAÇÃO HIDRODINÂMICA ACONTECE QUANDO A ESPESSURA DO FILME DE FLUIDO LUBRIFICANTE ENTRE AS SUPERFÍCIES DESLIZANTEES É MAIOR QUE TRÊS VEZES A RUGOZIDADE COMBINADA DAS DUAS SUPERFÍCIES.


ID
2842045
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Texto base: As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (BRASIL, 2018).

Referência: BRASIL. Ministério do Trabalho. Normas Regulamentadoras (Português). Brasília: Ministério do Trabalho, 2018. Disponível em: <http://trabalho.gov.br/index.php/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras>


De acordo com a NR 6:

Alternativas
Comentários
  • 6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:

    a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade; b) exigir seu uso; c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada; e h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. (Inserida pela Portaria SIT n.º 107, de 25 de agosto de 2009) 

  • Qual o erro da letra A?


    A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I da NR 5, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.


    seria devido a essa parte grifada em vermelho? não faz muito sentido. alguém para ajudar!

  • Ricardo Pádua, todas as alternativas estão corretas porém versam sobre outras normas regulamentadoras, a banca perguntou de acordo com a NR6, sendo a letra B) a única alternativa que traz uma informação sobre a NR6. Pegadinha mesmo.

  • caramba, safadeza... verdade!

  • Questão chata. Sabendo que a NR-6 trata de EPIs você já responde, porém se não lembrar disso se complica.

  • ATENÇÃO GALERA! SEM PRESSA....

  • Aquela questão DE GRAÇA que você perde por afobação... Gab B

  • Kkkkkkkk. Brincadeira.
  • NR 5, 6, 26 e 17, respectivamente.

ID
2842048
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Um técnico verificou que um manômetro instalado na base de um reservatório cilíndrico de 4 m de diâmetro contendo álcool etílico (ρ = 790 kg/m3 ) indicava a pressão de 31,6 kPa. Assinale a alternativa referente ao volume aproximado de álcool etílico no interior do reservatório (considerando-se g =10 m/s2 ).

(Obs: caso seja necessário, considerar π = 3,14).

Alternativas
Comentários
  • P = ρ * g * h

    ρ * g * h = P

    h = P / ρ* g

    h =( 31,6 X 10 ^3 N/m² ) / (790 Kg /m³ )* ( 10 m/s² )

    h = 4 m


    V = π * r² * h

    V = 3,14 * 2 ² m * 4 m

    V = 50,24 m³


ID
2842051
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

As escalas de desenho técnico permitem ampliar e reduzir as projeções. Sabendo disto, um estudante do curso técnico de mecânica aplicou uma escala de ampliação de 10 vezes sobre um quadrado de 12 mm desenhado em folha padronizada A3. Um segundo aluno aplicou uma escala de ampliação de 5 vezes sobre o mesmo quadrado e um terceiro aluno uma escala de redução de 2 vezes. Identifique, respectivamente, como devem ser informadas estas escalas na legenda do desenho técnico mecânico:

Alternativas
Comentários
  • x:1 --- AMPLIAÇÃO

    1:X ---- REDUÇÃO


    LETRA B ) 10:1; 5:1; 1:2. APLIAÇÃO, APLIAÇÃO, REDUÇÃO.


  • Questão moleza ,principalmente para quem trabalha diretamente com interpretação de desenhos técnicos, essas escalas etão presente no dia dia.

    x:1 --- AMPLIAÇÃO (10:1 , 5:1)

    1:X ---- REDUÇÃO (1:2 )

    LETRA B ) 10:1; 5:1; 1:2. APLIAÇÃO, APLIAÇÃO, REDUÇÃO.


ID
2842060
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Para se projetar ajustes prensados (com interferência), independente da direção, é de grande importância conhecer as características dos materiais, dentre as quais podemos destacar os coeficientes de ruptura, limite elástico e coeficiente de dilatação (expansão térmica).


Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a afirmação VERDADEIRA em relação aos ajustes e suas interferências.

Alternativas

ID
2842066
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A manutenção industrial é um conjunto de ações necessárias para manter em funcionamento ou reparar máquinas e equipamentos.


O acompanhamento do desgaste de peças vitais de conjuntos de máquinas e equipamentos com o objetivo de determinar a época adequada para substituições ou reparos de peças recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C


    Manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções.


    As técnicas mais utilizadas para manutenção preditiva são:


    Análise de vibração;

    Ultrassom;

    Inspeção visual;

    Técnicas de análise não destrutivas;


    Fonte: https://certificacaoiso.com.br/e-manutencao-preditiva-2/


ID
2842069
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos

Uma transmissão por correia em “V” é utilizada para acionar um sistema de ventilação, a partir de um motor elétrico de 3 kW e rotação constante de 1720 rpm. A polia motora tem diâmetro de 100 mm, enquanto que o diâmetro da polia movida é de 200 mm. O rendimento desta transmissão é de 90%.


O torque e a rotação no eixo de saída desta transmissão são, respectivamente:

Alternativas

ID
2842072
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica

Uma chaveta é empregada para conectar uma engrenagem a um eixo de diâmetro de 32 mm. As dimensões da chaveta são: largura de 10 mm, altura de 8 mm e comprimento de 50 mm. O eixo e a chaveta são do mesmo material, cujas tensões admissíveis, tanto ao cisalhamento quanto ao esmagamento, valem 200 MPa. Para estas condições, o máximo torque que pode ser transmitido por esta engrenagem é:

Alternativas

ID
2842075
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em relação a ensaios dos materiais, leia as afirmativas a seguir.


I. Ensaios de controle são executados no recebimento de materiais de fornecedores e no controle final do produto acabado.

II. São exemplos de ensaios não destrutivos: raios X, ultrassom, fadiga e partículas magnéticas.

III. Ensaios de fabricação não avaliam as propriedades mecânicas, fornecendo apenas indicações do comportamento do material quando submetido a um processo de fabricação.


É CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • I Ensaios de controle são executados no recebimento de materiais de fornecedores e no controle final do produto acabado.


    II. São exemplos de ensaios não destrutivos: raios X, ultrassom, fadiga e partículas magnéticas. ( ERRADA! ENSAIO DE FADIGA É UM ENSAIO DESTRUTIVO).


    III. Ensaios de fabricação não avaliam as propriedades mecânicas, fornecendo apenas indicações do comportamento do material quando submetido a um processo de fabricação.



ID
2842078
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Segundo a NR 17 (Norma regulamentadora 17), há índices de conforto recomendados em ambientes de trabalho como salas de controle, laboratórios, sala de desenvolvimento ou de análise de projetos. Para um trabalhador executar funções com solicitação intelectual e atenção constante qual será o nível tolerável quanto ao ruído, temperatura e umidade do ar? Tais índices devem ser, respectivamente:

Alternativas

ID
2842084
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os movimentos entre ferramenta e peça são essenciais para que o processo de usinagem ocorra. Em relação aos movimentos na usinagem, identifique as sentenças como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) I - O movimento de ajuste é o movimento entre a ferramenta e a peça, empregado para compensar alterações de posicionamento devidas, por exemplo, ao desgaste da ferramenta ou alterações térmicas.

( ) II - O movimento de corte é o movimento entre a ferramenta e a peça que provoca a remoção de cavaco durante uma única rotação ou um curso da ferramenta.

( ) III - O movimento de avanço é um movimento passivo entre a ferramenta e a peça que possibilita, juntamente com o movimento de corte, uma remoção contínua ou repetida do cavaco.

( ) IV - O movimento de aproximação é um movimento ativo no qual é predeterminada a espessura da camada de material a ser removida.


Assinale a seguir a alternativa CORRETA, na sequência I, II ,III ,IV:

Alternativas
Comentários
  • (F) I - O movimento de ajuste é o movimento entre a ferramenta e a peça, empregado para compensar alterações de posicionamento devidas, por exemplo, ao desgaste da ferramenta ou alterações térmicas. "movimento de ajuste é um movimento ativo no qual é predeterminada a espessura da camada de material a ser removida".

    (V) II - O movimento de corte é o movimento entre a ferramenta e a peça que provoca a remoção de cavaco durante uma única rotação ou um curso da ferramenta.

    (F) III - O movimento de avanço é um movimento passivo entre a ferramenta e a peça que possibilita, juntamente com o movimento de corte, uma remoção contínua ou repetida do cavaco. "O movimento efetivo de corte é um movimento ativo entre a ferramenta e a peça que possibilita, juntamente com o movimento de corte, uma remoção contínua ou repetida do cavaco".

    (F)IV - O movimento de aproximação é um movimento ativo no qual é predeterminada a espessura da camada de material a ser removida. "O movimento de aproximação é um movimento passivo".

  • Ativo: movimentos com retirada de cavaco;


    Passivo: movimentos sem retirada de cavaco;


  • Marcos Antônio, você tem certeza que o movimento de ajuste é caracterizado por ser um movimento ativo? Até onde eu sei, esse movimento é classificado como movimento PASSIVO!

  • Os movimentos ativos são: movimento de corte, movimento de avanço e movimento efetivo de corte.

    Os movimentos passivos são: movimento de ajuste, movimento de correção, movimento de aproximação e movimento de recuo.

    Tanto os movimentos ativos quanto os passivos são importantes , pois a eles estão associados tempos que, somados resultam no tempo total de fabricação.

    Apenas fazendo uma breve correção no comentário do colega Marcos Antônio:

    (F) I - O movimento de ajuste é o movimento entre a ferramenta e a peça, empregado para compensar alterações de posicionamento devidas, por exemplo, ao desgaste da ferramenta ou alterações térmicas. "movimento de ajuste é um movimento passivo no qual é predeterminada a espessura da camada de material a ser removida".

    (V) II - O movimento de corte é o movimento entre a ferramenta e a peça que provoca a remoção de cavaco durante uma única rotação ou um curso da ferramenta.

    (F) III - O movimento de avanço é um movimento passivo entre a ferramenta e a peça que possibilita, juntamente com o movimento de corte, uma remoção contínua ou repetida do cavaco. "O movimento efetivo de corte é um movimento ativo entre a ferramenta e a peça que possibilita, juntamente com o movimento de corte, uma remoção contínua ou repetida do cavaco".

    (F)IV - O movimento de aproximação é um movimento ativo no qual é predeterminada a espessura da camada de material a ser removida. "O movimento de aproximação é um movimento passivo".

    LETRA C

  • No Ferraresi, há a seguinte classificação: 1 - Movimento de ajuste: correção entre peça e ferramenta o qual possui objetivo de compensar desgastes. 2 - Movimento de Profundidade: determinação antecipada da espessura de material a ser removida. Pelo visto, há diferenças de nomenclatura entre livros diferentes...

ID
2842090
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os tratamentos térmicos são importantes processos de aprimoramento de propriedades mecânicas de materiais metálicos que envolvem mudanças de microestrutura por meio de procedimentos de aquecimento e resfriamento. Considerando os conceitos de tratamento térmico aplicados ao aço eutetoide (ABNT 1080), analise as afirmações a seguir.


I. A têmpera requer posterior tratamento de revenimento para adequação da microestrutura e propriedades do material.

II. Em condição de recozimento pleno ocorre o aumento de dureza e a diminuição de ductilidade do material.

III. O recozimento pleno e a têmpera são processos difusionais utilizados para adequar as propriedades físicas do material.

IV. No caso de normalização ocorre a transformação da austenita, com estrutura cúbica de face centrada, em martensita, com estrutura tetragonal de corpo centrado.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. A têmpera requer posterior tratamento de revenimento para adequação da microestrutura e propriedades do material.

    II. Em condição de recozimento pleno ocorre o diminuição de dureza e o aumento de ductilidade do material.

    III. O recozimento pleno e a têmpera são processos difusionais e adifusionais, respectivamente, utilizados para adequar as propriedades físicas do material.

    IV. No caso de têmpera ocorre a transformação da austenita, com estrutura cúbica de face centrada, em martensita, com estrutura tetragonal de corpo centrado.

  • A têmpera é um processo adifusional ou seja: não há tempo suficiente para que o carbono diluído na austenita se difunda e se separe dessa. Já o revenido é difusional, pois há recuperação parcial da microestrutura do metal;

    No recozimento, há redução de dureza e aumento da ductilidade;

    A normalização, num aço eutetóide produz perlita fina, visto que o resfriamento é mais rápido que o recozimento, por ser feito ao forno, normalmente.


ID
2842093
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Uma ferramenta de usinagem pode sofrer diversos tipos de desgastes e avarias na interação tribológica da ferramenta com a peça.


Assinale a alternativa que contém dois tipos de desgaste que podem ocorrer nas ferramentas de usinagem:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada: todos os itens são tipos de desgaste.


    À resposta correta só se chega caso seja buscado os tipos de desgastes relacionados à tribologia, assim como induz o início do enunciado.


    Os demais itens, apesar de apresentarem tipos de desgatas corretamente, eles são causados por alterações na forças aplicadas durante o processo de usinagem.

  • Principais tipos de desgastes:

    Desgaste frontal; Desgaste cratera; Deformação plástica; Lascamento; Trincas (térmica e mecânica); Quebra.
  • Avarias e Desgaste:

    Fonte: Tabela 6.1 (Diniz)

  • Ao meu ver, a banca classificou os problemas em dois tipos: aqueles que apenas deformam a ferramenta, mas que não impedem o seu uso e aqueles que causam quebras e/ou problemas que afetem o seu uso. Nesse sentido, a letra a é o gabarito.

ID
2842096
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A trefilação é um processo de conformação mecânica de metais tipicamente realizado por trabalho a frio, no qual o diâmetro de um arame ou de uma barra redonda é reduzido ao ser puxado pela abertura de uma matriz. Em determinadas situações esse processo necessita de recozimento intermediário, ou seja, emprega-se um tratamento térmico de recozimento entre os estágios de uma trefilação contínua. A justificativa para esse recurso tecnológico é que o recozimento intermediário

Alternativas
Comentários
  • Justificativas

    A) Incorreta. O recozimento, dentre todas as opções de tratamento térmico, é aquele que tem o poder de restaurar COMPLETAMENTE a microestrutura do material à normalidade. Ele permite tanto a recristalização quanto o crescimento de grãos. O aquecimento necessário é acima da linha A1 por um período de tempo relativamente longo, de modo a que todo o material se transforme em austenita (no caso de materiais ferrosos).

    B) Incorreta. O recozimento reduz a resistência mecânica, tornando o material mais dúctil e com menor dureza.

    C) Correta

    D) Incorreta. Vide justificativa dada à alternativa "A"


ID
2842099
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os tratamentos termoquímicos são comumente empregados pela indústria automobilística em peças como eixos e engrenagens, com o intuito de propiciar propriedades do material em conformidade com as especificações do projeto. Analise as afirmações a seguir a respeito dos tratamentos termoquímicos.


I. Os elementos que se difundem tais como o carbono ou nitrogênio compreendem uma característica de diferenciação dos tratamentos termoquímicos.

II. Os tratamentos termoquímicos almejam a obtenção de superfície resistente ao desgaste e núcleo tenaz da peça ou componente mecânico considerado.

III. A cianetação consiste na introdução de boro na superfície da peça por meio da exposição da peça a uma atmosfera rica em cianeto e a altas temperaturas.

IV. Galvanização, boretação, cementação, deposição física de vapor (PVD) e deposição química de vapor (CVD) são exemplos de tratamentos termoquímicos.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I e II estão corrétas.

    o erro da III é afirmar que cianetração é pra deposição de Boro, o processo descrito é a Boretação. A cianetação é pra deposição de carbono e nitrogênio.

    o erro da IV é afirmar que Galvanização é termoquímico. Na verdade é um processo eletroquímico.

  • I. Os elementos que se difundem tais como o carbono ou nitrogênio compreendem uma característica de diferenciação dos tratamentos termoquímicos.

    II. Os tratamentos termoquímicos almejam a obtenção de superfície resistente ao desgaste e núcleo tenaz da peça ou componente mecânico considerado.

    III. A cianetação consiste na introdução de boro na superfície da peça por meio da exposição da peça a uma atmosfera rica em cianeto e a altas temperaturas. A Cianetação não tem relação com boro!

    IV. Galvanização, boretação, cementação, deposição física de vapor (PVD) e deposição química de vapor (CVD) são exemplos de tratamentos termoquímicos. A galvanização não é um tratamento termoquímico

  • Gabarito: letra B.

    Galvanização é um processo eletroquímico de recobrimento, com o objetivo de proteção contra corrosão. A cianetação compreende a adição simultânea de carbono e nitrogênio por meio da imersão da peça em aço num banho de cianeto.


ID
2842102
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os aços são ligas à base de ferro de importante aplicação na área de mecânica industrial. O aço 1020 (padrão ABNT) é um aço baixo carbono que pode ser classificado como uma liga

Alternativas
Comentários
  • o Aço 1020 se chama assim pois sua concentração de carbono é aproximadamente 0,20%.

    Os pontos mais importantes do diagrama de fases Fe-C são Eutético (4,3% de C) e Eutetóide (0,8% de C).

    Como 0,2 está antes do ponto Eutetóide o aço 1020 é Hipoeutetóide.


ID
2842105
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Rebites e parafusos são exemplos de elementos utilizados na fixação de peças ou componentes. Esses elementos são chamados de fixadores e a resistência ao cisalhamento é uma propriedade que deve ser levada em consideração no projeto mecânico em que eles são aplicados.

Considerando as alternativas abaixo complete a frase:


O ensaio mecânico tipicamente utilizado para determinar a resistência ao cisalhamento de um material é o ......

Alternativas

ID
2842111
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Ensaios não destrutivos são realizados em materiais acabados e semi-acabados para verificar ou não a presença de descontinuidade ou defeitos. Para garantir que os resultados sejam satisfatórios e válidos é necessário que sejam feitos por profissionais qualificados e treinados, sendo os ensaios, executados com base nas normas regulamentadoras. Analise as alternativas a seguir e informe qual indica somente ensaios não destrutivos:

Alternativas
Comentários
  • A - Partículas magnéticas; Líquido penetrante; Ultrassom. 

    B - Dureza; Líquido penetrante; Tração.

    C - Tração; Partículas magnéticas; Líquido penetrante.

    D - Dureza; Dobramento; Ultrassom.


    EM AZUL ( NÃO DESTRUTIVO )

    EM VERMELHO ( DESTRUTIVO )



ID
2842114
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Uma placa delgada absorve 300 W/m2 de radiação solar em uma de suas superfícies e a dissipa por convecção para o ar ambiente a 25 °C, enquanto a outra superfície da placa encontra-se isolada. Sabendo-se que o coeficiente de transferência de calor envolvido é de 5 W/(m2 .°C), a temperatura da placa, em °C, é de:

Alternativas
Comentários
  • q = K * A ( ΔT) / L

    q = K * (ΔT)

    K * (ΔT) = q

    5 W / m² * °C * ( T1 - 25 °C ) = 300 W/m²

    T1 * 5 W /m²* °C - 125 W /m² = 300 W/m²

    T1 * 5 W /m²* °C = 300 W/m² + 125 W/m²

    T1 = 425 W/m² / 5 W/m² * °C

    T1 = 85 °C


ID
2842117
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O controle numérico computadorizado (CNC) permite o controle de máquinas como tornos e centros de usinagem, por meio de uma lista de comandos escritos em uma linguagem de programação específica.


Considerando a programação ISO, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os comandos correspondentes a: compensação do raio de ponta da ferramenta à direita, sentido horário de rotação do eixo-árvore, programação em coordenadas absolutas, avanço em mm/rotação:

Alternativas