SóProvas



Prova IF-SP - 2018 - IF-SP - Matemática


ID
2835961
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um câmpus do IFSP está discutindo no âmbito do NAPNE (Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas), as políticas e ações de educação inclusiva. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 (LDB), artigo 4º, inciso III, é dever do Estado garantir o atendimento educacional especializado gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Este atendimento deve ocorrer:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino;  

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato precisa indicar o local que deve ser aplicada educação especial. Vejamos:

    "Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos:

    ⇨ com deficiência,

    ⇨ transtornos globais do desenvolvimento e

    ⇨ altas habilidades ou superdotação."

    Portanto, somente a assertiva "B" traz a definição o local de aplicabilidade da educação especial.

    Gabarito do monitor: B


ID
2835964
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um grupo de professores do IFSP está elaborando o plano de ensino do ano letivo. No que se diz respeito a conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros, considerando o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 (LDB), artigo 26-A, § 2º, estes serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial, nas áreas de:

Alternativas

ID
2835967
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o disposto nos artigos 7º e 8º da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de:


I. 30% (trinta por cento) de suas vagas para atender à educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

II. 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para atender à educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

III. 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender aos cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.

IV. 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender aos cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.


Das afirmativas propostas:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    Corretas II e III

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de: 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º.


    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;



    e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.


    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • 50% -  ministrar educação profissional TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;


    20% - cursos de LICENCIATURA, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Gab. C

    Seção III

    Dos Objetivos dos Institutos Federais

    Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do  caput  do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do  caput  do citado art. 7o.


ID
2835970
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Joaquim ingressou na Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Conforme estabelecido no artigo 14 da Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, sua progressão ocorrerá desde que atenda aos critérios gerais estabelecidos nesta lei, bem como seja observado, cumulativamente:

Alternativas
Comentários
  • § 1o Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

    § 2o A progressão na Carreira de Magistério Superior ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente:

    I - o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível; e

    II - aprovação em avaliação de desempenho.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm

  • O interstício dessa lei é somente 24 meses.

    O interstício da lei 11.091 ( plano de carreira dos tecnicos em Adm da educação) é apenas de 18 meses.

    Coloco essa observação porque tem concursos que cobram essas 2 leis para o mesmo cargo.

    Ex. UFCA e UFC para cargo administrador.


ID
2835973
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Considerando o Art. 116. da referida Lei, assinale a afirmativa que apresenta três dos deveres do servidor:

Alternativas
Comentários
  • Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

            VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo;

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;                    (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

            Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

  • GAB B

  • GAB B

  • GABARITO: LETRA B

    Capítulo I

    Dos Deveres

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    FONTE:  LEI No 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • "investigar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo". Se eu quisesse investigar, seria da gangue do escobe do

  • Vejamos cada afirmativa, tendo apoio na Lei 8.112/90:

    a) Errado:

    A uma, o dever de cumprir ordens superiores não é irrestrito, sendo ressalvadas aquelas manifestamente ilegais, na forma do art. 116, IV:

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    (...)

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;"

    b) Certo:

    Trata-se de opção afinada com o art. 116,

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    (...)

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    (...)

    V - atender com presteza:

    (...)

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;"

    Logo, acertada esta opção.

    c) Errado:

    O rol do art. 116 não inclui, dentre seus deveres, atender às requisições da Receita Federal. Ademais, cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, na verdade, vem a ser uma proibição, conforme art. 117, XVII, sendo apenas tolerada esta conduta em casos de emergência.

    d) Errado:

    Não é dever do servidor "investigar" irregularidades de que tiver ciência, mas sim " VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; ", conforme inciso VI do art. 116.


    Gabarito do professor: B

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal) e deseja obter a opção com três deveres do servidor:

    A- Incorreta. Eis a descrição das assertivas:

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.” CORRETO

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.” INCORRETO, não se cumpre as ordens superiores irrestritamente

    Art. 117 da lei 8.112/90. “Ao servidor é proibido: [...] V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição.” INCORRETO, não é um dever do servidor, e sim uma proibição ao servidor 

    B- Correta. Art. 116 da lei 8.112/90. São deveres do servidor: [...] III - observar as normas legais e regulamentares; [...] V - atender com presteza: a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; [...] IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa.”

    C- Incorreta. Eis a descrição das assertivas:

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] X - ser assíduo e pontual ao serviço”. CORRETO

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] V - atender com presteza: [...] c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.” CORRETO

    Art. 117 da lei 8.112/90 “Ao servidor é proibido: [...] XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias.” INCORRETO, não é um dever do servidor, e sim uma proibição ao servidor  

    D- Incorreta. Eis a descrição das assertivas:

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] II - ser leal às instituições a que servir.” CORRETO

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] XI - tratar com urbanidade as pessoas.” CORRETO

    Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.” INCORRETO, porque não cabe ao próprio servidor investigar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo, e sim levar essas irregularidades a conhecimento da autoridade para investigação

    GABARITO DA MONITORA: “B”


ID
2835976
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, apresenta em seu Capítulo V as penalidades disciplinares aplicáveis ao servidor público federal. Considerando o que dispõe os artigos do referido capítulo, faça a correspondência adequada das penalidades disciplinares abaixo relacionadas com suas respectivas infrações:


1- advertência

2- suspensão

3- demissão


( ) ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

( ) ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

( ) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado;

( ) insubordinação grave em serviço;

( ) reincidência em cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa A


    (Advertência) ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato - art. 117, I da Lei nº. 8.112/90;

    (Demissão) ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem - art. 132, VII da Lei nº. 8.112/90;

    (Advertência) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado - art. 117, XIX da Lei nº. 8.112/90

    (Demissão) insubordinação grave em serviço - art. 132, VI da Lei nº. 8.112/90;

    (Suspensão) reincidência em cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado - art. 132, VI C/C art. 130 da Lei nº. 8.112/90;


  • Uma questão recorrente sobre a Lei 8.112/90 que deve ser estudada com cuidado.
  • Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.                  

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

    III - recusar fé a documentos públicos;

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

    V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.


    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

    § 1o  Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

    § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.


    Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.



  •  Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

     I - crime contra a administração pública;

     II - abandono de cargo;

     III - inassiduidade habitual;

     IV - improbidade administrativa;

     V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

     VI - insubordinação grave em serviço;

     VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

     IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

     X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

     XI - corrupção;

     XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

     XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.


    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio,

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

    XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

    XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

    XV - proceder de forma desidiosa;

    XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

  • Gabarito Alternativa A.

  • Gabarito: A

    Cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias; (suspensão)

    Cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; (Advertência).

  • Façamos a correspondência proposta pela Banca, à luz das disposições da Lei 8.112/90:

    ( 1 ) ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    Trata-se de proibição contida no art. 117, I, de modo que a ela se aplica a pena de advertência, consoante art. 129, litteris:

    "Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave."

    ( 3 ) ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    Trata-se aqui de infração sujeita à sanção de demissão, na forma do art. 132, VII:

    "Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;"

    ( 1 ) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado;

    O caso em exame é de proibição prevista no art. 117, XIX, de modo que incide a penalidade de advertência, de acordo com o mesmo art. 129, caput, antes colacionado.

    ( 3 ) insubordinação grave em serviço;

    A conduta em tela está prevista no art. 132, VI, cujo elenco prevê a pena de demissão.

    ( 2 ) reincidência em cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.

    O cometimento a a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado constitui, em princípio, infração passível de advertência. No entanto se o servidor reincide na mesma ilicitude, deve-se aplicar a pena de suspensão, a teor do art. 130:

    "Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias."

    Logo, a sequência correta fica sendo: 1 - 3 - 1 - 3 - 2.


    Gabarito do professor: A


ID
2835979
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei nº 8.112/1990, assinale a afirmativa que apresenta, RESPECTIVAMENTE, um dever e uma proibição para os servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    Lei 8.122/1990


    C) Art. 116.  São deveres do servidor: XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;



    D) Art. 116.  São deveres do servidor: VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; 


    Art. 117.  Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; 

    Parágrafo único. A vedação de que trata o inciso X do caput deste artigo não se aplica nos seguintes casos: I - participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros;

  • Gabarito: C.

  • A questão trata dos deveres e proibições impostos aos servidores públicos federais. A questão exige conhecimento do texto de disposições específicas da Lei nº 8.112/1990.



    Os deveres dos servidores públicos federais estão previstos no artigo 116 da Lei nº 8.112/1990 e são os seguintes:  

    I- exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza: a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal; c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    Já o artigo 117 da Lei nº 8.1121/1990 determina que aos servidores públicos federais é proibido:

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

    III - recusar fé a documentos públicos;

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

    V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

    XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

    XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

    XV - proceder de forma desidiosa;

    XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

    XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;

    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho;

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.




    Feitas essas considerações, vejamos as alternativas da questão:

    A) atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas; guardar sigilo sobre assunto da repartição.

    Incorreta. A alternativa prevê uma proibição imposta ao servidor público – atuar como procurador ou intermediário junto a repartições – e um dever do servidor – guardar sigilo sobre assunto da repartição. O enunciado, contudo, pede que seja indicada a alternativa que apresente um dever e uma proibição respectivamente. Logo, de acordo com o enunciado, a ordem de apresentação, sendo primeiro um dever e depois uma proibição deve ser respeitada, o que não ocorre nesta alternativa.


    B) recusar fé a documentos públicos; retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição.

    Incorreta. A alternativa prevê duas proibições impostas ao servidor público: é proibido ao servidor recusar fé a documentos público e é proibido ao servidor retirar documento ou objeto da repartição, sem prévia anuência da autoridade competente.


    C) representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder; valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.

    Correta. A alternativa apresenta, primeiramente, um dever do servidor que é o dever de representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder, previsto no artigo 116, XII, da Lei nº 8.112/1990 e, em seguida a alternativa apresenta uma proibição imposta ao servidor que a vedação a valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública, prevista no artigo 117, IX, da Lei nº 8.112/1990.


    D) levar as irregularidades de que tiver ciência ao conhecimento da autoridade superior; participar nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros.

    Incorreta. A alternativa contém um dever do servidor público que é o de comunicar à autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência.

    A alternativa, contudo, não contém uma proibição imposta pela lei aos servidores públicos. Isso porque, embora o artigo 117, X, da Lei nº 8.112/1990 proíba o servidor público federal de participar de gerência ou administração de sociedade privada, o parágrafo único, I, do mesmo artigo 117 estabelece que esta proibição não se aplica a “participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros".

    Logo, o servidor público federal pode participar de conselhos de administração e fiscal de que a União detenha participação no capital ou de cooperativa constituída para prestar serviço a seus membros.  





    Gabarito do professor: C. 


ID
2835982
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Regime de trabalho do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, instituído pela Lei nº 12.772/2012, assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A letra D não está correta, pois o regime de trabalho de 20 horas semanais não implica em dedicação exclusiva, apenas o regime de 40 horas implica na DE às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional.

    A letra A também está incorreta, se no lugar de prioritariamente fosse excepcionalmente estaria correta.

  • LETRA D


    “Art. 20. O Professor das IFE, ocupante de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, será submetido a um dos seguintes regimes de trabalho:

    I - 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional; ou

    II - tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.

  • GABARITO: D

    @Manu, a letra D está correta sim, pois o que vem depois do "OU" refere-se somente ao regime de 40 horas.

    O Professor das IFE será submetido ao regime de trabalho de tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho ou de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional.

  • Gente, cuidado com a leitura rápida....leia com calma.

  • Queria uma dessas na minha prova :-)

  • Nesse assunto, a lei não cita nenhum caso de prioridade, logo A e B estão erradas

    O único caso de excepcionalidade é esse:

    § 1º Excepcionalmente, a IFE poderá, mediante aprovação de órgão colegiado superior competente, admitir a adoção do regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, observando 2 (dois) turnos diários completos, sem dedicação exclusiva, para áreas com características específicas.


ID
2835985
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A República Federativa do Brasil tem como fundamentos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


    Fundamentos da República Federativa do Brasil: So Ci Di Va Plu


    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.


  • Eu sempre fazia confusão entre fundamentos da república federativa e normas fundamentais da república federativa do Brasil. Pelo que compreendi, os fundamentos são espécies das normas fundamentais previstas do art. 1º ao 4º da nossa CF. Fundamentos = SO-CI-DI-VA-PLU e normas fundamentais= art. 1º ao 4º.

    Espero ter entendido correto e ajudado.


  • GAB.:A


    Fundamentos = Objetivos.

  • a respeito dos princípios fundamentais, o negocio é ficar ligados oque o examinador quer, pois os princípios fundamentais se dividem em FUNDAMENTOS, OBJETIVOS, E RELAÇÕES INTERNACIONAIS, sabendo isso fica fácil gravar, vamos usar os macetes.

    fundamentos SO -CI-DI-VA-PLUS

    objetivos CON-GA-ERRA-PRO

    o que sobrar são relações internacionais.


    espero de alguma forma ter ajudado. BONS ESTUDOS!

  • Galera, vamos reportar abuso nesses comentários de vendas de materiais, o QC não foi feito para isso! Entramos nos comentários para agregar em nossos estudos e nos deparamos com comentários como esse! Não vamos deixar o QC virar um mercado livre! 

    Amém? Amém! 

  • o velho e mais preciso , SO-CI-DIG-VA-PLU!!!

  • SO.CI.DI.VA.PLU.



  • tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.


  • SO.CI.DI.VA.PLU

  • SOCIDIVAPLU

  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • Mnemônico: SoCiDiVaPlu

     

    So – soberania

    Ci – cidadania

    Di – dignidade da pessoa humana

    Va – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    Plu – pluralismo político

    Gabarito: A

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 1o A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;           

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    FONTE: CF 1988

  • A questão exige conhecimento acerca dos fundamentos da RFB. Analisemos as assertivas para identificar aquelas que são compatíveis com o texto constitucional:


    Alternativa “a": está correta. Conforme Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;          V - o pluralismo político.


    Alternativa “b": está incorreta. Trata-se, na verdade, de um dos objetivos fundamentais da RFB. Conforme art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária.


    Alternativa “c": está incorreta. Além de não constituir nenhum fundamento, na verdade, os direitos fundamentais, por serem relativos (característica da relatividade), podem sofrer restrições ou suspensão nos casos de Estado de Sítio ou Defesa (vide artigo 136 e seguintes da CF/88).


    Alternativa “d": está incorreta. A defesa da paz também é um dos princípios pelos quais a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais, assim como a prevalência dos direitos humanos e o repúdio ao terrorismo e ao racismo. Portanto, além de não serem fundamentos, não há que falar em uma lógica de prevalência entre esses princípios. Conforme art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.


    Gabarito do professor: letra a.

  • TÍTULO I

    Dos Princípios Fundamentais

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    Fundamentos

    I - a soberania

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    V - o pluralismo político

    Poder constituinte

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Diretamente

    Plebiscito

    Referendo

    Iniciativa popular

    Indiretamente

    Representantes eleitos

    Tripartição dos poderes

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Objetivos fundamentais

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Princípios nas relações internacionais 

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional

    II - prevalência dos direitos humanos

    III - autodeterminação dos povos

    IV - não-intervenção

    V - igualdade entre os Estados

    VI - defesa da paz

    VII - solução pacífica dos conflitos

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

    X - concessão de asilo político

    Integração econômica, política, social e cultural

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.


ID
2835988
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Analise o seguinte relato:


Um discente do ensino médio integrado ao curso de informática frequenta de forma irregular o primeiro semestre, apresentando mais de 25% de faltas e baixo rendimento escolar. No segundo semestre os docentes percebem que após três semanas letivas o adolescente ainda não compareceu às aulas.


De acordo com a Lei 8069/90, art. 4º e art. 5º:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

    c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

    d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

    Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.


  • Gabarito: C) Os institutos federais e os seus servidores devem zelar e assegurar a efetivação dos direitos fundamentais do adolescente por meio de ações sociopedagógicas, podendo inclusive ser punidos na forma da lei por ação ou omissão.



    Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. [...]


    Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.




  •  Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:


           I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

           II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

           III - elevados níveis de repetência.



ID
2835994
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma esfera com raio de medida 3 m está inscrita em um cone reto, cuja base é um círculo de área 12π m². O volume do cone é:

Alternativas
Comentários
  • pela base do cone tiramos raio da circunferência que será 2 raiz de 3 , depois disso é trabalhar com semelhança de triângulos, para saber quais serão as semelhanças visualize o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=RwGZNO0dEnM , pela razão de semelhança chegaremos as resultados de 2raiz de três que multiplica ( 2raiz de 3g - 12)= 3(3g+6raiz de 3) que dará o valor da geratriz 14 raiz de 3 , aplicando pitadoras chegarmos ao valor da altura que é 24, aplicando no formula de volume do cone teremos volume= 96pi,

  • Olá, Adriany Vieira

    Não entendi o que foi feito nesta etapa: (2raiz de 3g - 12)= 3(3g+6raiz de 3) 

    poderia me ajudar?

  • Olá, Adriany Vieira

    Não entendi o que foi feito nesta etapa: (2raiz de 3g - 12)= 3(3g+6raiz de 3) 

    poderia me ajudar?

  • a relação dos triângulos seria essa: (G-R)/H = r/R = (H-r)/G então como a partir disso você conseguiu concluir a geratriz? Pelo que me parece temos apenas as informações dos raios (raio da base = 2 raiz de três e raio da circunferência = 3).


ID
2835997
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Indique a alternativa que corresponde a soma de todos os números de 4 algarismos formados pelos dígitos 1, 2, 3 e 4, sabendo que cada número não possui dígitos repetidos.

Alternativas
Comentários
  • Se alguém conseguir resolver por fórmula, por favor.

     

    fiz do maior para o menor:

    4321

    4312

    4231

    4213

    4132

    4123

    3421

    3412

    3241

    3214

    3142

    3124

    2431

    2413

    2341

    2314

    2143

    2134

    1432

    1423

    1342

    1324

    1243

    1234

     

    somando tudo: 66.660

    GABARITO D

  • Tbm fiz como o Alysson e perdi um tempo danado com essa questão.

    Se alguém souber resolver por fórmula compartilhe, por favor!

  • Pessoal, resolvi com Análise Combinatória e Progressão Aritmética (soma dos termos da PA). Primeiro precisa achar o número total de combinações possíveis com esses 4 algarismos sem repetição, dessa forma segundo o princípio fundamental da contagem, temos:


    4 x 3 x 2 x 1 = 24


    Depois é necessário identificar o primeiro e o último termo dessa progressão, ou seja, o maior e o menor número com esses algarismos (sem repetição). Só de olhar já da pra ver que o menor é o 1234 e o maior é o 4321, ou seja:


    a1 = 1234

    an = 4321


    Pronto, já temos todos os dados para aplicar a fórmula da soma dos termos da PA:


    Sn = n/2 x (a1 + an) n = 24


    Sn = 24/2 x (1234 + 4321)


    Sn = 12 x 5555


    Sn = 66.660


    GABARITO LETRA D


  • Gabarito: Letra D



    A soma fica mais fácil se abrir em milhares, centenas, dezenas e unidades.

     

    Por exemplo, se tomarmos a sequência:

    1234, 1243, 1324, 1342, 1423 e 1432

     

    Vamos verificar que o podemos reescreve-la da seguinte forma:

    1000+234, 1000+243, 1000+324, 1000+342, 1000+423, 1000+432

     

    E isso vale para cada um dos “grupos”, seis vezes.


    (2000+134, 2000+143, 2000+314, 2000+341, 2000+413, 2000+431

    3000+214, 3000+241, 3000+124, 3000+142, 3000+421, 3000+412

    4000+231, 4000+2413, 4000+321, 4000+312, 4000+123, 4000+132)


    Ou seja, temos:

    Soma1 = 6*(1000+2000+3000+4000)= 60.000

     

    Mas não termina aí, devemos avançar para a casa das centenas agora.

    Pegando o mesmo grupo para análise, temos:

    1000+200+34, 1000+200+43, 1000+300+24, 1000+300+ 42, 1000+400+23, 1000+400+32

     

    Pode ser observado que cada grupo de centena se repete duas vezes nesse bloco, se repetindo em três blocos. Veja só, nesse caso o milhar é 1000, logo não aparece a centena 100, mas aparece as centenas 200, 300 e 400, duas vezes cada.

    O mesmo raciocínio vale para os outros milhares.

     

    Utilizando o mesmo artifício, pode se extrapolar esse raciocínio para a casa das dezenas e das unidades. A gente fica, então com a seguinte soma de termos:

     

    Soma2 = 3*2*{(1+2+3+4)*100 + (1+2+3+4)*10 + (1+2+3+4)} = 6600

    *centenas

    *dezenas

    *unidades

     

    Somando com o termo milhar já calculado, tem-se:

    SomaTotal = Soma1+Soma2 = 60.000+6.600 = 66.600



    instagram: concursos_em_mapas_mentais

  • sangue de cristo


  • jesus amado


  • Se vejo uma questão dessa, pulo sem medo de ser feliz.


  • @Godim, no dia da prova você faz assim também?

  • 4 x 3 x 2 x1 = 24


    Depois faz uma lista dos números e soma que dá o valor da resposta certa.


    É trabalhoso, mas deu certo.

  • Por PA é muito mais tranquilo, mas para quem não lembrar!!

    Basta sabermos que o número de 'números formados' será 4!, e que todos os quatro números se repetem 6x

    1234

    1243

    1324 esse comportamento se repete mais 4x

    1342

    1423

    1432

    como é possível notar o 1 aparece 6x, logo, todos os números vão se somar 6x.


    somando: 6.1+6.2+6.3+6.4 = 60


    todos os números são formados por 4 classes (unidade, dezena, centena, milhar). em cada coluna sabemos que a soma dos números será 60. Daí baixa o 0 e sobe o 6, baixa o 6 e sobe o 6 ...

    Resultado -> 66660

  • Essa é uma questão para deixar por último e depois de ter preenchido o gabarito. Deus me livre.

  • Fazendo todo esse cálculo que ele quer, ou seja, são 24 combinações você deve encontrar 66.660. Realmente tem que calcular, não tem outro jeito. Letra D.

    AVANTE!!! RUMO À GLÓRIA!!! BRASIL!!!

  • 10 Minutos para resolver essa questão hahahahaha

    Que tamanho de questão,Deus me livre hahahaha

  • Monte os 6 primeiros números que começam com o numero 1, vc percebe que existe um padrão de soma. Depois você monta todos que começam com o numero 2 e assim por diante. Fica fácil

  • Resolvi por permutação simples e PA: Primeiro determina a quantidade de números formados pelo 4 algarismos...

    4x3x2x1 = 24

    daí observe que o primeiro termo é o menor número possível: 1234 e o último termo é o maior número possível: 4321.

    agora é só aplicar na fórmula da soma dos n primeiros termos de uma PA:

    S(24) = 24x(1234 + 4321) / 2 = 66.660

  • A Camila fez mas nada na questão indica ser uma PA. Então eu fiz assim:

    4 3 2 1

    1) Cada número vai se repetir seis vezes em casa casa decimal.

    Ex: se fossem apenas 3 números:

    1 2 3

    1 3 2

    2 1 3

    2 3 1

    3 1 2

    3 2 1

    perceba que cada algarismo irá se repetir a qnt fatorial qnd temos uma posição ocupada.

    2) logo iremos trabalhar com as somas de cada casa decimal

    se são quatro algarismo, sobram 3 casas, então P!= 3! = 3*2*1= 6

    6*1+6*2+6*3+6*4 =60

    ou 6*(1+2+3+4) = 60 >>>>> pra facilitar coloca em evidência

    seguindo...

    6*(1+2+3+4) = 60

    6*(10+20+30+40) = 600

    6*(100+200+300+400) = 6000

    6*(1000+2000+3000+4000) = 60000

    somando todos os valores temos a resposta = 66.660

    espero ter ajudado!


ID
2836000
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

As raízes reais do polinômio p(x)=x3 -7x+k, com k ≠ 0, são m, 2m e n. Assinale a alternativa que corresponde ao valor do binômio (3m-n)2 .

Alternativas
Comentários
  • Como m, 2m e n são raízes de p(x)= x^3 - 7x +k. Podemos reescrever p(x) como:

    p(x)=(x-m)(x-2m)(x-n)

             =(x^2-2mx-mx+2m^2 )(x-n)

             =(x^2-3mx+2m^2)(x-n)

             =x^3-nx^2-3mx^2+3mnx+2m^2 x-2m^2 n

             =x^3-(n+3m) x^2+(3mn+2m^2 )x-2m^2 n

    Comparando os termos deste p(x) com o descrito no enunciado, temos:

    n+3m=0 →n=-3m     (I)

    3mn+2m^2=-7                    (II)

    2m^2 n≠0                            (III)

    Substituindo I em II, temos: 3m(-3m)+2m^2=-7   →   -7m^2=-7   →  m=±1

    Substituindo (I) no binômio 〖(3m-n)〗^2, temos: 〖(3m+3m)〗^2=〖(6m)〗^2

    Como m=±1, então o valor do binômio será 36.

  • Pelas relações de Girard, temos: m³ - 7m + k = 0 (1)

    8m³ - 14m+ k = 0 (2)

    n³ - 7n + k = 0 (3)

    Subtraindo as equações (2) - (1) : 7m³ - 7 m = 0, logo, há três valores possíveis para m: 0, -1 ou +1

    Fazendo P(m) = P(2m) = P(n) = 0, temos: 3m + n =0

    3mn + 2m² = -7

    2m².n = -k, como k é diferente de zero, excluimos o valor m=0

    Se m = 1, n = -3

    Se m = -1, n = 3

    Substituindo no binômio (3m -n)² = (3.1 + 3)² = [3 (-1) - 3]² = 36. Letra a.


ID
2836003
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Lugar geométrico de um plano é a figura formada por um conjunto de pontos com uma propriedade em comum. Um exemplo de lugar geométrico é a mediatriz de um segmento AB, que é o lugar geométrico dos pontos P tais que: d(P,A)=d(P,B). Pois, todos os pontos que pertencem à mediatriz são equidistantes de A e B. A parábola também pode ser definida como um lugar geométrico. Assinale a definição CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Definição de parábola: A parábola é o lugar geométrico de todos os pontos equidistantes de um ponto, o foco, e de uma reta diretriz. Assim, para construirmos a parábola precisamos construir um ponto que, ao ser movimentado, se mantenha sempre a mesma distância do foco e da diretriz..

    Elementos da parábola: Foco (F), Vértice (V), Reta diretriz (d), Parâmetro (P) e Eixo de simetria (e)

    Logo, dentre as alternativas apresentadas em sua maioria se referem a dois pontos fixos distintos,

    a única que traz a definição a respeito de uma reta e um ponto e dos elementos da parábola é a alternativa A.


ID
2836012
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dadas as seguintes proposições referentes a quadriláteros planos:


I. Todo retângulo é um paralelogramo.

II. Existem paralelogramos que são losangos.

III. Nem todo quadrado é um losango.

IV. Existem losangos que são retângulos.


As proposições acima são, respectivamente:

Alternativas

ID
2836024
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja p(x) um polinômio de grau maior que 2 que satisfaz p(1)=12 e tem -2 como raiz. O resto da divisão de p(x) por x2 +x-2 é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado:

    •p(1)=12

    •p(-2)=0

    A divisão de p(x) por (x^2+x-2) gera um resto r(x)

    Pelo Algoritmo de Euclides, temos: p(x)=q(x)d(x)+r(x)

    Transformando o trinômio em binômio através de Bhaskara, temos: x^2+x-2=(x-1)(x+2)

    Pelo Teorema do resto, temos: O resto da divisão de um polinômio p(x) por x – a é igual ao valor numérico de p em a. Nesse caso, devemos saber o resto de p(1) e p(-2). E isso é dado no enunciado.

    Pelas alternativas dadas, a alternativa c é a única que atende aos critérios estabelecidos. Veja:

    Para x=1, temos: 4(1)+8=12

    e para x=-2 , temos:  4(-2)+8=0

  • Segundo o Teorema do Resto, o resto da divisão de um polinômio P(x) pelo binômio (x - a) é igual a P(a).

    P(x) = (x-a). Q(x) + R.

    Para x = a, temos:

    P(a) = (a-a) Q(a) + R. Logo, P(a) = R.

    Considerando R(x) = a + b e usando os dados do problema e o Teorema do Resto, temos:

    p(a) = R

    p(1) = 12 = R = a + b

    p(-2) = 0 = R = -2a + b

    Resolvendo o sistema, achamos: a = 4 e b = 8. Portanto, o resto é: R(x) = 4x + 8. Letra c


ID
2836027
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Carlos passou o número do seu celular para Renato. Todos os números de celular na região em que eles moram tem 9 dígitos, sendo o primeiro um algarismo de 1 a 9 e os demais podem ser quaisquer algarismos de 0 a 9. Renato cometeu um equívoco, anotou errado um dos quatro últimos dígitos. Ciente desse erro, a probabilidade de Renato conseguir ligar para o número correto de Carlos em até 3 tentativas é:

Alternativas
Comentários
  •  

    Sabendo que ele anotou errado 1, então entre os 9 restantes um estará certo, mas não sabemos em qual das 4 posições está ele, então: 9x4= 36

    3/36  ->  1/12

     

    Pra quem não entendeu, vamos supor que o número do cara seja 99999-9999, e seu amigo anotou 99999- 99959

    o número certo estará entre 0,1,2,3,4,6,7,8,9  =  9 digitos.   multiplicado por 4 (podem ser qualquer um dos quatro digitos finais)

     

    GABARITO A

     

     

     

     

     

  • 1/4 >> probabilidade de acertar a posição;


    1/9 >> probabilidade de acertar o número (atenção descontar o número que errei, por isso não fica 1/10);


    3 >> quantidade de tentativas;


    resolvendo:


    1/4 x 1/9 x 3 = 3/36 = 1/12

  • Supondo que ele errou o ultimo algarismo, então existem 9 números restantes de corrigir o erro. Se ele errou o penúltimo algarismo, então existem 9 números restantes de corrigir o erro. Se ele errou o anti-penúltimo, então existem 9 números restantes de corrigir o erro. Se ele errou o antes do anti-penúltimo, então existem 9 números restantes de corrigir o erro. Assim temos 9+9+9+9 = 36 números de tentativas de acertos. Assim sendo temos, três casos possíveis:

    Acertar na primeira tentativa: 1/36

    ou

    Acertar na segunda tentativa: 35/36*1/35= 1/36 (Eventos dependentes)

    ou

    Acertar na terceira tentativa: 35/36*34/35*1*34 = 1/36 (Eventos dependentes)

    Somando temos então:

    1/36 + 1/36 + 1/36 = 3/36 = 1/12

    Gabarito A:

    Prontinho!


ID
2836030
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja A = {1,2,3,4,5,6,7,8} . O número de bijeções ƒ : A → A que satisfazem ƒ(x) ≤ x2 - 2x + 4 para todo xA é:

Alternativas
Comentários
  • alguém conseguiu?

  • Alguém poderia eXplicar?


ID
2836033
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma indústria que empacota um insumo químico, cada embalagem tem peso nominal 350g. Sabe-se que o processo que embala o insumo apresenta uma variância de 10,24g². O cliente dessa indústria exige que em 97,5% das embalagens o peso é maior ou igual ao peso nominal. O peso das embalagens segue uma distribuição normal. Qual é o peso médio mínimo das embalagens para que o cliente tenha sua condição satisfeita? (Obs: considere que 95% das embalagens têm o peso dentro do intervalo de confiança µ±2σ).

Alternativas
Comentários
  • x-350/6.4=0.975

    x=356.24

  • Tiro a raiz da variância=Desvio padrão = 3,2;

    Se 95% tem peso entre a média + ou - 2* desvio Padrão e o limite inferior é 350, então Média - 2*Desvio Padrão = 350

    logo Média = 2* 3,2 + 350 = 356,4 g,


ID
2836036
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual das alternativas a seguir representa a matriz, na base canônica de ℝ3, de um operador linear T = ℝ3 → ℝ3 cujo núcleo é a reta de equação (x,y,z) = λ (1,2,1), λ ∈ ℝ, e a imagem é o plano de equação x + y + z = 0?

Alternativas
Comentários
  • C

    somando a colunas tem que zerar, ex. 1+2-2=0, -2-1+3=0 e 3+1-4=0

    letra c


ID
2836039
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O volume do tetraedro formado pelos vértices A = (6,1,-3), B = (1,2,-1), C =(5,0,1) e D = (2,-1,1) é:

Alternativas
Comentários
  • Volume do tetraedro: Um sexto do módulo do produto misto entre u, v e w representa o volume do tetraedro (pirâmide com base triangular) que tem as 3 arestas próximas dadas pelos vetores u, v e w, sendo que estes vetores têm a mesma origem.

    V(tetraedro) = (1/6) [u,v,w]

    Dados os vetores u=(u1,u2,u3), v=(v1,v2,v3) e w=(w1,w2,w3), definimos o entre u, v e w, denotado por [u,v,w] ou por u.(v×w), como o número real obtido a partir do determinante: |(u1,u2,u3), (v1,v2,v3), (w1,w2,w3)|

    Assim: V=1/6 |(AB), (AC), (AD)|

    u=(AB)=(-5, 1, 2)

    v=(AC)=(-1,-1,4)

    w=(AD)=(-4,-2, 4)

    Cálculo do determinante:

    Então: V=1/6×|-36|=6


ID
2836042
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja V = P3(ℝ) o espaço dos polinômios de grau menor ou igual a 3. Considere as seguintes afirmações.


I. Se U e W são dois subespaços de V de dimensão 2, e U + W = V, então UW = {0}

II. Se X ⊆ V é linearmente dependente e contém dois ou mais vetores, então qualquer que seja uX, tem-se que u é combinação linear dos vetores de X\ {u}.

III. Sejam U = [1 + x, 2 - x2] e W = [3 + x + 5x2]. Então UW é subespaço de V.


A respeito das proposições acima, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2836051
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um dos lados de um retângulo, o lado a, tem uma medida constante que é de 20 cm. O outro lado, chamado de b, varia, aumentando com velocidade constante de 2 cm/s. A que velocidade aproximada crescerá a diagonal do retângulo e sua área, respectivamente, no momento em que b = 40 cm?

Alternativas

ID
2836063
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No primeiro capítulo de seu livro Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade, Ubiratan D’Ambrosio questiona motivos comumente utilizados para justificar o ensino da Matemática. Segundo ele, apenas estes não seriam suficientes para justificar o ensino da matemática, mas é necessário considerar que a matemática pode ser um forte fator de progresso social, rechaçando-se o seu uso para manter e reforçar as desigualdades e injustiças sociais. Segundo D’Ambrosio, o ensino da matemática com a intensidade que é usual está associado aos seguintes valores:

Alternativas
Comentários
  • Utilitário, cultural, formativo (do raciocínio), sociológico (pela sua universalidade), e estético.


ID
2836066
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro “Educação Matemática Crítica: a questão da democracia” o autor, Ole Skovsmose, enfatiza que “Na Educação Crítica, é essencial que os problemas se relacionem com situações e conflitos sociais fundamentais, e é importante que os estudantes possam reconhecer os problemas como seus próprios problemas”. Neste contexto, sobre a Educação Matemática orientada a problemas e a Educação Crítica é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O problema deve ter relevância subjetiva para o estudante, deve estar relacionado a processos importantes na sociedade e, o engajamento dos estudantes na situação-problema deve servir como base para um engajamento político e social (posterior).


ID
2836069
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No quarto capítulo do seu livro Filosofia da Educação, a autora Maria Lúcia de Arruda Aranha faz uma colocação a respeito do conceito de cultura. Segundo a autora:

Alternativas
Comentários
  • É possível considerar o conceito de cultura, em sentido estrito, como a produção intelectual de um povo, expressa nas produções filosóficas, cientificas, artísticas, literárias, religiosas, em resumo, nas suas manifestações espirituais.



    Fonte: Filosofia da educação Cap 4


ID
2836078
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja ƒ = ℝ3 → ℝ dada por ƒ(x,y,z) = x sen(yz) + zexy. O gradiente de ƒ é:

Alternativas
Comentários
  • alguém me explica isso :'(

  • Pai Nosso que estais no céu...

  • Isto é de nível superior, não se preocupe... provavelmente não cai na prova de vcs.


    (Bom, se tiver no edital, ae sim se preocupem, :P)

  • Isso é o capeta disfarçado de questão, Deus me dibre

  • Melhor pegar descendo pra o Direito.

  • Que nada, parece assustador, mas aposto que é mais fácil que português...

  • Oremos !

  • isso é algum tipo de ritual ??

  • Parece os textos que minha filha Blue faz no word.

  • Quantas almas eu tenho que ofertar pra resolver essa questão? Pra mim Gradiente era marca de TV lol

  • Mano, entrei no QC para fazer aquela maratona da noite e vejo isso. Estou até com taquicardia aqui. Deus abençoe àqueles que precisam estudar isso.

  • Primeira parte (Não coube tudo em um comentário só).


    Há a função F (X,Y,Z)

    vou chamar D de derivada. (Já que não tem como fazer simbolo aqui)

    Vou chamar o gradiente de G.


    Formula para achar o gradiente de F:

    G(F) = ((DF/X) . I) + ((DF/Y) . J) + ((DF/Z) . K)


    Traduzindo: O gradiente de F é a DERVIADA da função F sobre X, multiplicado pelo vetor I. Somada à DERIVADA da função F sobre Y, multiplicado pelo vetor J. somada à DERIVADA da função F sobre Z, multiplicado pelo vetor K.


    O exercicio nos dá que F = Xsen(yz) + ze^xy (Obs: essa letra "e" é o numero de Euler.


    Como a função é Xsen(yz) + ze^xy primeiro a gente resolve "Xsen(yz)" e depois "ze^xy" para cada letra (X, Y e Z)


    Primeira parte por X:

    "Xsen(yz) / X" seno é a constante. Sen(yz) . (X)/(X)

    Eliminamos o X e resta "Sen(yz)"


    Segunda parte por X:

    ze^xy

    Derivando uma exponencial. Vamos separar os termos da "ze^xy"

    a derivada disso será a fórmula (u´v) + (u v´) "o tracinho significa U linha e V linha"

    z = U

    e^xy = V


    o "linha" significa a derivada de cada parte da função.

    Então fica:

    "ze^xy" 

    u = simplesmente copiamos o primeiro termo "z"

    v´ = derivada de e^xy em relação a X

    u´ = derivada de z em relação a X (zero)

    v = simplesmente copiamos o segundo termo "e^xy"


    (u´v) + (u v´)

    Derivada de u´ = z/(x) = 0

    Derivada de v´ = e^xy / (x)

    para derivar e^xy a gente copia o termo e multiplica pela derivada dos elementos do expoente, ou seja, v´ = e^xy . y 


    v´ = ye^xy 


    Agora que temos os 4 elementos vamos voltar ao (u´v) + (u v´)

    (0.ze^xy) + (z.ye^xy)

    0 + yze^xy


    Achamos os 2 elementos em relação a X:

    Sen(yz) + yze^xy

    multilicamos isso pelo vetor I

    (Sen(yz) + yze^xy) . I

    Fim da primeira parte (que é e relação a X)




    Primeira parte por Y:

    "Xsen(yz) / (Y)"

    se chamarmos Xsen(yz) de F, teremos que, se F é o seno de u, então a derivada de F é o cosseno de u multiplicada pela derivada de u.


    Ou seja:

    derivada de Xsen(yz) em relação a Y = Xcoss(yz) . Z! Pois a derivada do elemento u "yz" em relação a y é z!


    Xsen(yz) . z = XZcoss(yz)

    Achamos o primeiro elemento.


    Com o segundo "ze^xy" vamos usar o mesmo raciocínio de quando fizemos por X.


    "ze^xy"

    (u´.v) + (u.v´)

    (0.e^xy) + (z.xe^xy)

    (0) + (xze^xy)

    o segundo elemento é (xze^xy)

    agora vamos juntar os dois e multiplicar pelo vetor J


    (XZcoss(yz) + xze^xy) . J

  • Segunda parte (Não coube tudo em um comentário só)


    Primeira parte por Z:

    "Xsen(yz) / (Z)"

    se chamarmos Xsen(yz) de F, teremos que, se F é o seno de u,

    então a derivada de F é o cosseno de u multiplicada pela derivada de u.


    Ou seja:

    derivada de Xsen(yz) em relação a Z = Xcoss(yz) . Y! Pois a

    derivada do elemento u "yz" em relação a z é y!


    Xsen(yz) . y = XYcoss(yz)

    Achamos o primeiro elemento.



    Com o

    segundo "ze^xy" vamos usar o mesmo raciocínio de quando

    fizemos por X e Y.


    "ze^xy"

    (u´.v) + (u.v´)

    a derivada do primeiro elemento agora (z) será 1, e não mais

    zero, pois agora temos z/(z)


    (1.v) + (u.v´)

    o "v" e "u" a gente simplesmente copia

    (1.ze^xy) + (z.v´)

    Agora precisamos achar "v´"

    v´ = (ze^xy) . (0)

    poiz a derivada de xy em relação a z é zero!


    Então temos que: (1.e^xy) + (z.0)

    o segundo elemento é (e^xy)


    Juntando os dois e multiplicando pelo vetor K:


    (XYcoss(yz) + e^xy) . K


    Juntando tudo:

    gradiente de ƒ: (Sen(yz) + yze^xy) . I + (XZcoss(yz) + xze^xy) .

    J + (XYcoss(yz) + e^xy) . K

  • Olá, venho compartilhar com todos vocês este método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

     é do Professor Marlon Souza, Especialista em técnica de estudos e métodos de aprendizagem acelerada.

    https://go.hotmart.com/R8796187L

    Confiram, eu comprei e vale muitoooo a pena.

  • Eis uma dica: é fácil!