SóProvas



Prova Marinha - 2011 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem Cirúrgica


ID
762790
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Marangoni e Schechter, a hemocultura é o único teste que estabelece o diagnóstico de bacteremia. A correlação entre o volume de sangue colhido e a positividade do exame é de grande importância. Assinale a opção que corresponde ao volume de sangue mínimo, recomendado por coleta.

Alternativas

ID
762793
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As mulheres grávidas têm risco acrescido de síndrome tromboembólica, devido às alterações fisiológicas associadas com a gestação. Em relação à síndrome tromboembólica, segundo Rezende, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Fenômenos tromboembólicos, destacando-se trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP), fazem parte, em grande parcela, das causas de mortalidade materna nos países em desenvolvimento e, proporcionalmente, nos desenvolvidos. A incidência exata de tais episódios trombóticos é desconhecida, devido à falta de métodos clínicos e complementares objetivos para o diagnóstico. Por exemplo, cerca de dois terços dos casos de TVP diagnosticados clinicamente irão utilizar terapia anticoagulante desnecessariamente. Porém, o diagnóstico e o estabelecimento de uma terapêutica adequada são de grande importância, pois quando corretamente diagnosticada e tratada os riscos de embolia pulmonar e mortalidade materna diminuem em 3,2 e 18 vezes, respectivamente (Clark et al, 2001).

    Atualmente, ainda é aceita a formulação de Virchow, relatada em 1856, onde ele descrevia as três principais causas de trombose: 1) estase sanguínea, 2) mudanças na parede do vaso sanguíneo e 3) alteração nos componentes sanguíneos. Durante o período gravídico-puerperal podemos caracterizar a formulação de Virchow: 1) a estase venosa está presente, principalmente em membros inferiores, devido à compressão do útero sobre os vasos pélvicos, 2) mudanças na parede dos vasos se observam, com maior frequência, no terceiro período do parto e 3) um “estado de hipercoagulabilidade” devido às alterações nos fatores da coagulação e de trombólise.

    Os fatores de risco para trombose podem ser adquiridos ou hereditários. Entre os adquiridos destacam-se: períodos de imobilização, cirurgias, trauma, gravidez, puerpério, síndrome antifosfolípide, doença maligna e hormônios femininos.


  • Questão mal elaborada! 
    Segundo Rezende (2011): 
    "A tromboflebite superficial (pelo geral, nas veias varicosas, daí o nome varicoflebite) (...).  Mais comuns que as profundas, principalmente no último trimestre da gestação. (...) Raramente se estendem às veias profundas e é excepcional determinarem embolia pulmonar." 

    "Classicamente, a dor e o edema na extremidade acometida, já se disse, em 85% dos casos acometem o membro inferior esquerdo, caracterizando o quadro clínico de TVP.""Na gravidez, e fora dela, o tratamento de eleição é a heparina de baixo-peso molecular (HBMP), de tal sorte que a heparina não fracionada (HNF) apenas será utilizada na inexistência da primeira. A HBMP é a droga de escolha porque determina menos osteoporose e trombocitopenia do que a HNF. (...) Os anticoagulantes orais (warfarina) estão formalmente contraindicados na gravidez, pois atravessam a membrana placentária e estão associados a malformações congênitas similares à condromalacia punctata, hipoplasia nasal e não consolidação das epífises (...) e à hemorragia fetal." 
    "Pós-parto. O tratamento anticoagulante deve ser reiniciado após o controle razoável do sangramento (...). A heparina ou a enoxaparina é administrada por no mínimo 5 dias, concomitantemente com a warfarina (...). Embora a warfarina seja excretada no leite, a exposição ao infante é baixa e não altera o seu perfil coagulante. A warfarina deve ser continuada no mínimo por 6 semanas de pós-parto."
    FONTE: Rezende Filho, J.; Montenegro, C. A. B. Rezende, Obstetrícia Fundamental. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.


ID
762796
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração, prioritariamente, a necessidade e o direito de Assistência de Enfermagem à população e de sua organização. Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B:

    Art. 118

    2º  A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (uma) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

  • a) DIREITO

    B) CORRETA

    C)CASSAÇÃO

    D) DO COFEN

    E) INFRAÇÕES GRAVÍSSIMAS


ID
762799
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente do sexo masculino, de 62 anos, foi submetido à cirurgia de revascularização do miocárdio. Na Unidade Coronariana, a enfermeira fez o diagnóstico de débito cardíaco diminuído relacionado à perda sanguínea e função miocárdica comprometida. Segundo Brunner, quais das ações a seguir podem ser implementadas para restaurar o débito cardíaco de acordo com o diagnóstico de enfermagem estabelecido?

Alternativas
Comentários
  • Quais das ações a seguir podem ser implementadas para restaurar o débito cardíaco de acordo com o diagnóstico de enfermagem estabelecido?

    R: Avaliar os pulsos periféricos (pedioso, tibial, radial, carotídeo). LETRA E.

    A partir dessa análise, o profissional pode ter uma noção se a reposição hídrica está sendo efetiva ou não.


ID
762802
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, a insuficiência respiratória aguda (IRA) é definida como uma queda na pressão de oxigênio arterial (PaO2) e uma elevação na pressão de dióxido de carbono (PaCO2).Assinale a opção que indica hipoxemia e hipercapnia, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, C

    A hipoxemia assume importantes níveis quando a PaO2 está abaixo de 60mmHg, pois, a partir daí, há redução da saturação da saturação da hemoglobina pelo oxigênio, com o comprometimento da oxigenação tecidual.

    A hipercapnia é uma ventilação alveolar inadeuqda para o nível metabólico, ou seja, hipoventilação, assim, eleva a tensão alveolar de CO2, quando ela execede o valor de 45 mmHg.
  • insuficiencia Respiratoria aguda =

    PaO2 < 50 (hipoxemia)

    PaCO2 > 50 (hipercapnia)

    pH < 7,35 (acidose)


ID
762805
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Kaplan e Sadock, a esquizofrenia é um transtorno de causas desconhecidas, caracterizada por sintomas psicóticos.
São sinais e sintomas de esquizofrenia, EXCETO

Alternativas

ID
762808
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As queimaduras são classificadas de acordo com a profundidade da destruição tecidual. A profundidade da queimadura determina se ocorrerá a reepitelização. Segundo Brunner, um indivíduo que apresenta uma lesão por queimadura de base avermelhada mosqueada, bolhosa, edema, dor e hiperestesia, apresenta uma queimadura de espessura

Alternativas

ID
762811
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O término da gravidez antes da viabilidade é definido como abortamento. Segundo Ziegel, o aborto que se caracteriza pela presença de sangramento, com dilatação cervical progressiva, e frequentemente, ruptura das membranas com perda de líquido amniótico é designado

Alternativas

ID
762814
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Kawamoto, o termo anidrose refere-se à

Alternativas

ID
762817
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, a calota craniana contém o tecido cerebral, sangue e líquido cefalorraquidiano. O volume e a pressão desses três componentes estão, em geral, em um estado de equilíbrio e produzem a pressão intracraniana (PIC) . A PIC normal é de (em mmHg)

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, B

    A PIC interfere com FSC ( fluxo sanguineo cerebral ) por ser um determinante da pressão de perfusão cerebral.

    ( PPC = PAM - PIC )

      Valores normais:

    PIC < 10mmHg - valor normal

    PIC entre 11 e 20 mmHg - levemente elevada

    PIC > 41mmHg - gravemente elevada

    Obs.: mm Hg = milímetros de mercúrio


    Leia mais: http://www.mmcuidadosintensivos.com.br/neurointensivismo/monitora%C3%A7%C3%A3o%20do%20paciente%20neurologico%20grave/pic/
  • Não sei de onde tiraram essa resposta, pois no próprio livro Segundo Brunner e Suddarth, , 12ªedição, pag 1869, diz:

    "A PIC geralmente é medida nos ventrículos laterais, estando a pressão normal entre 0 e 10 mmHg, sendo 15 mmHg o limite superior da normalidade."

  • Como é que a PIC normal é < que 10mmhg, e a resposta B é a certa? Levemente elevada a meu ve já é alterada com é o caso da resposta considerada certa! 

  • Ideal: 0 a 10, sendo 15 o limite da normalidade. Logo, os valores m,encionados estão entre 10 e 20.

    A assertiva B é a correta.


ID
762820
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, segundo Lolita Silva.

I - Após a administração do Fentanil deve-se observar a pressão arterial e frequência respiratória, pois a droga pode ocasionar hipertensão e taquicardia.

II - O gluconato de cálcio não deve ser utilizado em pacientes com intoxicação digitálica e hipercalemia.

III- A hipoglicemia é uma das reações adversas ocasionadas pela furosemida.

IV - A nitroglicerina é um agente hipotensor severo.

V - Paralisia flácida, bloqueio neuromuscular e tremores são sintomas que podem aparecer após o uso do sulfato de magnésio.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
762823
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Sylvia Hinrichsen, o cateterismo do trato urinário é uma prática comum em todas as unidades hospitalares. As infecções associadas à sondagem vesical são, portanto, freqüentes e previníveis.
Assinale a opção que contém um cuidado importante na preyenção de infecções do trato urinário.

Alternativas
Comentários
  • letra D. Manter abaixo do nível da bexiga para evitar refluxo.

ID
762826
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A adrenalina é um neurotransmissor do sistema simpático e constitui-se numa das principais drogas manipuladas pela Enfermagem na terapia Intensiva. Segundo SILVA, pode-se citar como cuidado e justificativa de Enfermagem para o uso da referida droga:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. A adrenalina ativa o sistema nervoso simpático, que estimula o córtex e a medula da suprarrenal, e também, estimula a glicogenólise no fígado, aumentando os níveis séricos de glicose para usar no hipermetabolismo.


ID
762829
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Ziegel, o bebê pequeno para idade gestacional (PIG) é geralmente definido como aquele cujo peso é inferior a 10% do que é esperado naquela idade gestacional. Em relação às características do recém-nascido PIG, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
762832
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Sylvia Hinrichsen, na prevenção de processos infecciosos hospitalares, é fundamental que se observem as trocas de cateteres, curativos, sondas e outros materiais. Considerando-se esta afirmativa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Que prova mal elaborada!
    Trocar a sonda somente qdo em obstruçao? Pode ficar eternamente a mesma? putz!
  • A questão leva em conta que a sonda ficará por tempo necessário, sem que haja troca rotineira, que não é o indicado. Dá pra confundir sim, mas diante de todas as opções, é a mais correta.

    Se for levar tudo ao pé da letra, ninguém acerta nada em concurso.

    LETRA C, correta.


ID
762835
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, o diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue decorrentes dos defeitos na secreção e/ou ação da insulina. Assinale a opção que corresponde à ação da insulina.

Alternativas

ID
762838
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Sylvia Hinrichsen, as doenças que requerem isolamento são as altamente contagiosas e/ou com grande ou pequena virulência que podem ser transmitidas pelo ar, por perdigotos ou pelo contato direto ou indireto. São doenças transmitidas pelo ar:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão merece ser anulada, pq todas as doenças citadas são transmitidas pelo ar, exceto a Herpes-Zoster.

    Como nela a lesão é localizada, não há transmissão respiratória, mas a doença pode ser transmitida através do contato, porque o vírus está ativo dentro das lesões vesiculares. 


  • doenças que requerem isolamento: letra A


ID
762841
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Imunizações tem como objetivo, em primeira instância, o controle de doenças imunopreveníveis através de amplas coberturas vacinais. De acordo com Manual de Normas de Vacinação, NÃO é contra-indicada a aplicação de vacinas de bactérias ou vírus vivos atenuados em pessoas

Alternativas
Comentários

ID
762844
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo imunológico pelo qual se desenvolve a proteção conferida pelas vacinas compreende o conjunto de mecanismos através dos quais o organismo humano reconhece uma substância como estranha. De acordo com Manual de Normas de Vacinação, em relação às vacinas, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, E

    Os mecanismos de ação das vacinas são diferentes, variando segundo seus componentes antigênicos, que se apresentam sob a forma de:
    - suspensão de bactérias vivas atenuadas (BCG, por exemplo);
    - suspensão de bactérias mortas ou avirulentas (vacinas contra a coqueluche e a febre tifóide, por exemplo);
    - componentes das bactérias (polissacarídeos da cápsula dos meningococos dos grupos A e C, por exemplo);
    - toxinas obtidas em cultura de bactérias, submetidas a modificações químicas ou pelo calor (toxóides diftérico e tetânico, por exemplo);
    - vírus vivos atenuados (vacina oral contra a poliomielite e vacinas contra o sarampo e a febre amarela, por exemplo);
    - vírus inativados (vacina contra a raiva, por exemplo);
    - frações de vírus (vacina contra a hepatite B, constituída pelo antígeno de superfície do vírus, por exemplo).

    Vacinação contra febre amarela: toda a população que reside e/ou viaja para as áreas consideradas de risco deve ser vacinada contra febre amarela. No Brasil: Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará, Maranhão e Mato Grosso), Mato Grosso do Sul, Goiás e DistritoFederal; no exterior: ver Regimento Sanitário Internacional/OMS. A vacina é administrada em dose única, conferindo proteção após 10 dias. Requer revacinação a cada 10 anos. Nas áreas endêmicas (onde há casos humanos) a idade mínima de vacinação é de seis meses. Nas áreas onde há apenas casos em macacos (áreas enzoóticas ou epizoóticas) a idade mínima de vacinação é de nove meses.

    Fonte: Manual de normas de vacinação- Ministério da saúde, 2001.
  • Atenção! vacinaçao febre amarela segundo calendário nacional 2019, dose única aos 9 meses, sem necessidade de reforços .


ID
762847
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Rezende, pode-se citar como sinais de probabilidade de gravidez:

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, A


    DIAGNÓSTICO CLÍNICO DA GESTAÇÃO. Cada uma dessas informações carrega certo grau de confiabilidade, o que permite sejam elas agrupadas em sintomas e sinais de presunção, sinais de probabilidade e sinais de certeza da gravidez. 

    Os principais sintomas de presunção são: 
    Náuseas:  Provável resultado da adaptação materna ao hormônio Gonadotrófico Coriônico (hCG)
    Distúrbios urinários: o útero em crescimento exerce pressão sobre a bexiga materna e pode causar polaciúria
    Fadiga e sonolência: Provável decorrência da vasodilatação observada no organismo materno. 
    Percepção dos movimentos fetais: a partir de 16 semanas de gravidez (multíparas) ou de 20 semanas (primigestas) 
     
    Os principais sinais de presunção são: 
    Falha menstrual: O atraso da menstruação é o sinal mais precoce da gravidez
    Modificações mamárias: Com 8 semanas, demais de congestas, as mamas mostram aréolas mais escuras, nelas surgindo projeções secundárias (os chamados "tubérculos de montgomery").
    Alterações do muco cervical:  Muco cervical abundante e fluido
    Transformações cutâneas: embora muito pouco sensível e específico, o surgimento de cloasma ou da linha nigra

    Os principais sinais de probabilidade são:
    Sinal de Hegar: com 6 a 8 semanas de gravidez, o útero adquire consistência elástica e amolecida, principalmente na região do seu istmo, o que permite seja ele fletido sobre o colo uterino quando examinado simultaneamente pela palpação abdominal e pelo toque vaginal.
    Sinal de Piskacek: a implantação ovular faz com que o útero cresça de forma assimétrica e adquirida, nessa região, consistência amolecida e forma abaulada, se comparada ao restante do órgão.
    Sinal de Nobile-Budin: quando o toque bidigital examina os fundos-de-saco vaginais, pode-se perceber que eles estão preenchidos pelo útero gravídico que assumiu forma globosa.
    Sinal de Osiander: também pelo toque vaginal, pode-se sentir a pulsação arterial no fundo-de-saco, achado característico de crescimento uterino rápido.
    Sinal de Jacquemier ou Chewick: por volta de 8 semanas de gravidez, a vulva, congesta, assume coloração violácea.
    Sinal de Kluge: aqui, a cor violácea pode ser visualizada na mucosa vaginal, também resultado da congestão do órgão.
    Volume Uterino: o útero grávido é palpável no abdome materno, logo acima da sínfise púbica, com 12 semanas de gestação.
     
    Os principais sinais de certeza são:
    Ausculta dos Batimentos do Coração Fetal: Com o sonar doppler, a partir de 12 semanas de gravidez, e com o estetoscópio de Pinard, após 20 semanas.
    Sinal de Puzos: durante o toque vaginal, produz-se discreto impulso no útero, através do fundo-de-saco anterior, que deslocará o feto no líquido amniótico para longe do dedo do examinador. 
    Percepção dos Movimentos Fetais: com 18 a 20 semanas de gestação
  • Sinais de presunção de gestação: amenorreia,

    Gabarito C errado, amenorréia, é sinal de presunção

    aumento do volume uterino e alteração da forma uterina, sim e Probabilidade


ID
762850
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Interromper o sangramento é essencial para o cuidado e sobrevida dos pacientes em uma situação de emergência. A Hemorragia que resulta na redução do volume de sangue circulante é uma causa primária de choque. Segundo Brunner são sinais e sintomas do choque hipovolêmico, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • No choque hipovolêmico, o enchimento capilar é diminuído/ lento.


ID
762853
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, a sobrevida das vítimas de queimadura depende da reanimação adequada com líquidos. É alteração hidroeletrolítica observada na fase de emergência/ reanimação:

Alternativas

ID
762856
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A biópsia do rim é utilizada no diagnóstico e avaliação da extensão da doença renal. Segundo Brunner, um dos principais cuidados de enfermagem depois que um paciente submete-se a este procedimento é

Alternativas

ID
762859
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, o choque séptico é o tipo mais comum de choque circulatório, sendo causado pela infecção disseminada. Assinale a opção que contém um dos sinais e sintomas de choque séptico na primeira fase (fase hiperdinâmica e progressiva).

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, D


    1ª fase: Endotoxina X Lesão endotelial/Inflamação- 
    Durante o choque ocorre a ativação de diversos sistemas que interagindo vão resultar na amplificação e perpetuação do processo. Vários mediadores estão envolvidos na fisiopatologia do choque

  • 1ª fase: Endotoxina X Lesão endotelial/Inflamação- Durante o choque ocorre a ativação de diversos sistemas que interagindo vão resultar na amplificação e perpetuação do processo. Vários mediadores estão envolvidos na fisiopatologia do choque

  • choque é uma situação em que algumas alterações no corpo podem levar à morte. Os tipos de choque são:

    Choque anafilático: causado por uma alergia grave.

    Choque neurogênico: causado por alguma lesão na medula espinhal.

    Choque metabólico: causado por grande perda de líquidos no corpo, diarreia, vômitos, insulina e outros.

    Choque hipovolêmico: causado pela perda de mais de 1 litro de sangue.

    Choque psicogênico: causado por algum fator psicológico, estresse, medo, ansiedade e outros.

    Choque séptico: causado pela invasão ao corpo por microorganismos, como vírus, bactérias ou fungos, vindos de uma infecção local ou vindas do meio externo, chegando à corrente sanguínea e contaminando todo o corpo.

    Choque cardiogênico: causado por alguma situação que leve ao mau funcionamento do coração.

    O estado de choque é uma situação grave que requer atendimento médico imediato.

     choque distributivo ocorre quando o continente vascular aumenta sem aumento proporcional do volume de líquido, com queda do débito cardíaco.

    Cardiogênico - causas: arritmias, IAM.

    Obstrutivo: Tamponamento Cardíaco, Pneumotórax Hipertensivo e Embolia Pulmonar.

    : CHOQUE CARDIOG: FALHA NA BOMBA CARDÍACA

    CHOQUE OBSTRUTIVO: TROMBOS

    CHOQUE HIPOVOLEMICO: DESIDRATAÇÃO

    CHOQUE DISTRIBUTIVO: TONUS REDUZIDO DO VASO

    Choque Hipovolêmico é caracterizado por baixo volume intravascular ou baixo volume relativo à sua capacitância, o que determina hipovolemia absoluta ou relativa.

    Choque Obstrutivo ocorre em consequência de uma obstrução mecânica ao débito cardíaco, o que ocasiona hipoperfusão tecidual.

    Choque Cardiogênico é consequência da falência primária da bomba cardíaca, o que resulta na diminuição do débito cardíaco.

    Choque Distributivo é caracterizado por inadequação entre a demanda tecidual e a oferta de oxigênio por uma alteração no fluxo sanguíneo.


ID
762862
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Manual de Normas de Vacinação, o aparecimento de cefaléia, mialgia, artralgia, diminuição do tônus muscular e parestesia plantar pode ocorrer após administração da vacina

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que o gabarito seja letra D, na verdade não há gabarito correto, pois o que trata a questão, é sobre o evento adverso à vacina Fuenzalida-Palacios

    Vejam (de acordo com o manual de imuobiolágicos especiais):


    Indicam-se as vacinas de cultivo celular a pessoas que apresentarem ou que já tenham
    apresentado reações alérgicas graves ou neurológicas associadas com o uso da vacina Fuenzalida-Palacios.
    Recomenda-se:
    a) investigar história de vacinação anterior com a Fuenzalida-Palacios, para verificação da ocorrência de reação adversa e qual o tipo;
    b) ocorrendo reações locais e alérgicas leves, recomenda-se o uso de anti-histamínicos e analgésicos e continuar o esquema com a vacina Fuenzalida-Palacios;
    c) havendo reações alérgicas graves (anafilaxia sistêmica), tratar com anti-histamínicose continuar o esquema com a vacina de cultivo celular;
    d) na vigência de sintomas sugestivos de comprometimento neurológico (cefaléia com dor muscular e articular, diminuição do tônus muscular, parestesia plantar e outros sinais e sintomas neurológicos), completar o esquema com vacina de cultivo celular.
  • concordo...o gabairto nao esta correto..
  • A pessoa que fez essa prova é péssima!
  • O gabarito está certo.

    No Manual que ele cita no comando da prova está escrito exatamente dessa forma, foi recorta e cola.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/manu_normas_vac.pdf     final da pág 53.

  • 16.5. Eventos adversos

    A vacina contra a raiva pode provocar reações locais (eritema, edema e/ou prurido); com pequena freqüência ocorrem febre, cefaléia, artralgias ou adenomegalia. As reações desmielinizantes, com acidentes neuroparalíticos (mielite, polirradiculoneurite ou encefalite) são incomuns em nosso meio. Ocorrendo reações de pequena intensidade (locais ou sistêmicas) será prescrito analgésico, antitérmico e/ou anti-histamínico. Havendo reações alérgicas muito intensas ou manifestações sugestivas de comprometimento neurológico (cefaléia, mialgias, artralgias, diminuição do tônus muscular, parestesia plantar, etc.) - que geralmente ocorrem depois da aplicação de várias doses ou com a repetição do esquema -, deve-se prescrever medicamento(s) sintomático(s), suspender a administração da vacina Fuenzalida-Palacios e completar o esquema com a vacina anti-rábica de cultivo celular (ver Norma Técnica de Profilaxia Anti-rábica Humana).


    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/manu_normas_vac.pdf

  • 16.5. Eventos adversos

    A vacina contra a raiva pode provocar reações locais (eritema, edema e/ou prurido); com pequena freqüência ocorrem

    febre, cefaléia, artralgias ou adenomegalia. As reações desmielinizantes, com acidentes neuroparalíticos (mielite,

    polirradiculoneurite ou encefalite) são incomuns em nosso meio. Ocorrendo reações de pequena intensidade (locais ou

    sistêmicas) será prescrito analgésico, antitérmico e/ou anti-histamínico. Havendo reações alérgicas muito intensas ou manifestações

    sugestivas de comprometimento neurológico (cefaléia, mialgias, artralgias, diminuição do tônus muscular,

    parestesia plantar, etc.) - que geralmente ocorrem depois da aplicação de várias doses ou com a repetição do esquema -,

    deve-se prescrever medicamento(s) sintomático(s), suspender a administração da vacina Fuenzalida-Palacios e completar

    o esquema com a vacina anti-rábica de cultivo celular (ver Norma Técnica de Profilaxia Anti-rábica Humana)


ID
762865
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das complicações da Nutrição Parenteral Total é a hiperglicemia. Segundo Brunner, uma das ações de enfermagem para esta complicação é

Alternativas
Comentários
  • Monitorar os sinais vitais (Intervenção geral)

    Monitorar a velocidade de infusão horária. (sobrecarga de líquidos)

    Observar quanto a estupor, confusão, letargia. (Hiperglicemia)

    Observar quanto a fraqueza, tremores, cefaléia. (Hipoglicemia)

    Colocar o paciente em decúbito lateral COM A CABEÇA ABAIXADA (Embolia gasosa)

    Fonte: Brunner e Suddarth

  • Monitorar os sinais vitais (Intervenção geral)

    Monitorar a velocidade de infusão horária. (sobrecarga de líquidos)

    Observar quanto a estupor, confusão, letargia. (Hiperglicemia)

    Observar quanto a fraqueza, tremores, cefaléia. (Hipoglicemia)

    Colocar o paciente em decúbito lateral COM A CABEÇA ABAIXADA (Embolia gasosa)


ID
762868
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Sylvia Hinrichsen, a lavagem das mãos deve ser um hábito entre os profissionais de saúde, pois é de extrema importância no controle das infecções hospitalares.
Considerando-se esta afirmativa, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
762871
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação ao tratamento da diarréia aguda em crianças, assinalando a seguir a opção correta.

( ) Um dos principais objetivos do tratamento da diarréia aguda inclui a avaliação do equilíbrio hidroeletrolítico.

( ) Na hipótese de desidratação grave devido a diarréia deve-se forçar a criança a ingerir líquidos.

( ) Os vômitos constituem uma contra-indicação a Terapia de Reidratação Oral.

( ) Os medicamentos antidiarreicos não estão recomendados no tratamento da diarréia infecciosa.aguda.

Alternativas
Comentários
  • Se o paciente vomitar, pode-se reduzir o volume e aumentar a frequência das tomadas. Os

    vômitos geralmente cessam após 2 a 3 horas do início da reidratação. 

  • QUAL É A QUESTÃO CERTA?


ID
762874
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, o equilíbrio hidroeletrolítico é um processo dinâmico crucial para a vida. São sinais e sintomas de déficit de volume líquido (hipovolemia):

Alternativas

ID
762877
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacina contra a tuberculose é o BCG (bacilo de Calmette & Guérin) liofilizado, obtido por atenuação do Mycobacterium bovis. Segundo o Manual de Normas de Vacinação, em relação à aplicação da BCG, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado pela banca, letra C, porém, não concordo que "devam" ser 2 doses.

    Avaliação da cicatriz Vacinal /conduta:

    Sem cicatriz - Prescrever uma dose
    Com uma cicatriz de BCG-  Prescrever uma dose
    Com duas cicatrizes de BCG- Não prescrever nenhuma dose

    Fonte: Guia de Vigilância Epidemiológica | Caderno 7
  • O teste tuberculínico (PPD) é dispensável, antes ou depois da aplicação do BCG. 

    A letra A e errada pois e contraindicada para individuos HIV sintomaticos.

    Considerando-se a norma estabelecida pela Coordenação Nacional de Dermatologia Sanitária, deve-se vacinar os comunicantes de casos de hanseníase com duas doses de BCG, administradas com intervalo mínimo de seis meses, devendo-se considerar a presença de cicatriz vacinal como primeira dose, independentemente do tempo transcorrido desde a aplicação que provocou seu aparecimento. Nas gestantes, recomenda-se transferir a aplicação do BCG para depois de terminada a gravidez.


    se a crianca foi vacinada aos 6 anos nao ha necessidade de revacinacao.
    SE se Se 



     

  • A questão não tem gabarito correto!!

    Em nenhum caso os contactantes de hanseníase tomam 2 doses!!


ID
762880
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tumor de Wilms é o mais comum tumor maligno renal e intra-abdominal da infância. De acordo com Wong, assinale o cuidado de Enfermagem indicado no pré-operatório de criança portadora do tumor de Wilms .

Alternativas

ID
762883
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As drogas antineoplásicas podem ser vesicantes ou irritantes, provocando, dessa forma, reações severas, quando em contato com a pele. Segundo Kawamoto, um dos principais cuidados de enfermagem implementados quando do extravasamento desse tipo de droga é

Alternativas
Comentários
  • È importante ressaltar que nem todo quimioterápico aplica-se compressa fria. Alcalóides da vinca, por exemplo, aplica-se compressa quente. O tipo de compressa depende do agente..

  • Compressas quentes são indicadas para os alcaloides da vinca (vincristina, vimblastina e vinorelbina), enquanto as compressas frias são indicadas para as antraciclinas (doxorrubicina, daunorrubicina, epirrubicina, idarrubicina).

    Os fatores de risco para o extravasamento incluem: alterações das veias como fragilidade e esclerore; local inadequado da punção; escolha de dispositivo para punção inadequado; condições do membro (terapia antineoplásica ou radioterapia prévia, linfadenectomia, edema, neuropatia periférica, etc); dentre outros.

    Fonte: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/66

  • Compressas quentes são indicadas para os alcaloides da vinca (vincristina, vimblastina e vinorelbina), enquanto as compressas frias são indicadas para as antraciclinas (doxorrubicina, daunorrubicina, epirrubicina, idarrubicina).

    Os fatores de risco para o extravasamento incluem: alterações das veias como fragilidade e esclerore; local inadequado da punção; escolha de dispositivo para punção inadequado; condições do membro (terapia antineoplásica ou radioterapia prévia, linfadenectomia, edema, neuropatia periférica, etc); dentre outros.


ID
762886
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As mulheres grávidas são suscetíveis a todos os agentes infecciosos que podem afetar a população em geral. Segundo Rezende, a recomendação para que as gestantes realizem rastreamento baseado na cultura vaginal tem como objetivo detectar o microorganismo

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra B

    Streptococcus agalactiae são estrepetococos do grupo B e como características morfológicas apresentam as mesmas comuns ao gênero Streptococcus, podem colonizar o trato genital feminino.

    Causam as seguintes doenças:

    • Endometrite
    • Choque séptico
    • Febre Puerperal
    • Infecções no recém nascido, adquirida no útero / septicemia e meningite.
    • Infecções tardias depois que o recém-nascido sai do hospital.

ID
762889
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No quadro de reação anafilática severa, a terapia apropriada deve ser instituída imediatamente. Segundo Brunner, na terapia com drogas, os anti-histamínicos e corticóides agem para a redução da(o)

Alternativas

ID
762892
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Kawamoto, a posição indicada para a realização de clister e lavagem intestinal é a posição

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, D


ID
762895
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, a seguinte prescrição de enfermagem é indicada a pacientes que se submetem à cirurgia renal:

Alternativas
Comentários
  • Os cuidados no pós-operatório, monitorização do balanço hidroeletrolítico, cuidados para prevenção de infecção, controle da dor, manutenção e estímulo da função pulmonar, deambulação precoce, restauração das funções gastrointestinais e restauração da função renal. No caso da cirurgia renal a drenagem urinária deve ser monitorada para as alterações no volume, coloração, odor e componentes. Quando a irrigação é necessária e está prescrita, ela deve ser cuidadosamente realizada, com o uso da solução estéril e com a pressão mínima, compatível com as instruções do médico. O peso diário é o indicador mais sensível da perda ou ganho de líquido, portanto o paciente deve ser pesado diariamente, devendo o enfermeiro fazer medições exatas da ingesta e débito, detectando a retenção de líquidos devido ao débito cardíaco ou renal deficiente; toda a terapia parenteral deve ser colocada em uma bomba infusora, para garantir que o paciente não receba líquidos intravenosos em excesso ou insuficientes; os sinais vitais devem ser monitorados, pois os mesmos são afetados quando o volume hídrico ou débito cardíaco é alterado. Logo, a prescrição de enfermagem que é indicada a pacientes que se submetem à cirurgia renal é fazer medições exatas da ingesta e débito. Ou seja, um controle rigoroso do balanço hídrico. Resposta E. Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

ID
762898
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Devido ao planejamento ser um processo complexo e consciente, ele pode ser prejudicado por diversos fatores. Segundo Marquis e Huston, um dos fatores que prejudicam o bom planejamento é(são)o(s)

Alternativas

ID
762901
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Semanas à meses são necessários para a consolidação da maioria das fraturas. As complicações das fraturas situam-se dentro de duas categorias - iniciais e tardias. Segundo Brunner, considerando-se as complicações iniciais das fraturas, assinale a opção que apresenta as complicações mais comuns.

Alternativas

ID
762904
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente permanece na Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (URPA) até que tenha se recuperado plenamente do agente anestésico. Segundo Brunner, dentre as medidas empregadas para determinar a aptidão do paciente para alta desta unidade está a(o)

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra a - dor mínima

  • Resposta correta: Letra a - dor mínima


ID
762907
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diversos tipos de deformidades cranianas são observados na primeira infância. Em relação às deformidades cranianas e suas características, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, B.

    Correções: 
    A) Oxicefalia é um termo usado às vezes para descrever o fechamento prematuro da sutura coronal,  mais que de qualquer outra sutura, ou pode ser utilizado para descrever a fusão prematura de todas as suturas. A oxicefalia é o tipo mais grave de craneoestenose.
    B) Correta
    C) 
    Escafocefalia aplica-se à fusão prematura da sutura sagital
    D) 
    Craniossinostose ou cranioestenose, também chamada estenose craniofacial é uma anomalia  decorrente da fusão prematura das suturas craniais. O crânio se desenvolve a partir da interposição óssea ao longo das linhas de sutura. Quando uma sutura se fecha prematuramente, o crânio não cresce na direção perpendicular a esta sutura afetada, o que resulta em deformidades cranianas. 
    E) 
     Braquicefalia ou braquiocefalia ocorre quando a sutura coronal se funde prematuramente, causando um encurtamento longitudinal (eixo occipito-frontal) do diâmetro do crânio.

ID
762910
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Marangoni e Schechter, o dengue é uma doença infecciosa febril aguda, benigna na maior parte dos casos. São manifestações clínicas do dengue "clássico":

Alternativas
Comentários
  • São manifestações clínicas do dengue "clássico":

    Cefaleia, febre maior que 38ºC,astenia, mialgia , dor retro- orbitária, anorexia, náuseas , vômito, diarreia, lesões exantemática com ou sem prurido


ID
762913
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A teofilina é uma metilxantina usada no tratamento da asma em crianças. Segundo Wong, pode-se citar como sintomas da toxicidade da teofilina:

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, C

    Efeitos colaterais da Teofilina- Falta de apetite; náusea; vômito; tontura; diarréia; dor no abdômen; dor de cabeça; insônia; convulsão; palpitação; taquicardia; pressão alta

  • Para responder essa questão, pense em qual o propósito de um medicamento para asma.

    A asma é uma doença inflamatória, que causa obstrução das vias respiratórias, logo, o medicamento precisa realizar a BRONCODILATAÇÃO.

    Qual sistema participa da broncodilatação?

    R: sistema SIMPÁTICO. (Lembrem das catecolaminas, nas situações de luta e fuga; o paciente precisa de muito ar para conseguir "fugir"). Logo, a toxicidade de um medicamento para asma estará ligado à sintomas referente ao respectivo sistema.

    A partir desse raciocínio, descarta-se todas as alternativas que tem BRADICARDIA, pois o sistema simpático não causa esse efeito. Sobrando apenas as letras A e B.

    Na alternativa A, tem a palavra "anorexia", que deixa a assertiva incorreta.

    GABARITO: letra C


ID
762916
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Marquis e Huston, há vários tipos de planejamento.
Na maioria das organizações, estes planos formam uma hierarquia. A pirâmide da hierarquia do planejamento, da base para o topo, é formada por

Alternativas
Comentários

ID
762919
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma unidade de internação foi prescrito 1,5g de Keflin, EV de 6/ 6 horas. A apresentação do frasco disponível na unidade é de 250 mg, em pó e a ampola com diluente de 5 ml.
Quantos frascos do antibiótico serão usados nas 24 horas de internação deste paciente?

Alternativas

ID
762922
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Wong, a presença de fleo meconial, deficiência de vitaminas lipossolúveis, baqueteamento dos dedos das mãos e dos pés, tosse paroxística associada à evacuações soltas e liquefeitas são manifestações clínicas da

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta, letra B

    Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética autossómica (não ligada ao cromossoma x) recessiva (que são necessários para se manifestar mutações nos 2 cromossomas do par afectado) causada por um distúrbio nas secreções de algumas glândulas, nomeadamente as glândulas exócrinas (glândulas produtoras de muco).
    O cromossoma afectado é o cromossoma 7, sendo este responsável pela produção de uma proteína que vai regular a passagem de cloro e de sódio pelas membranas celulares.

    Nos pulmões, as secreções acabam por obstruir a passagem de ar, retendo bactérias, o que pode conduzir ao aparecimento de infecções respiratórias.
    No trato gastrointestinal, a falta de secreções adequadas compromete o processo digestivo, levando a uma má função intestinal devido a uma insufeciência pancreática. As secreções no pâncreas e nas glândulas dos intestinos são tão espessas e por vezes sólidas, que acabam por obstruir completamente a glândula.

  • O íleo meconial com frequência é um sinal precoce de . Fibrose cística faz com que as secreções intestinais sejam excepcionalmente espessas e pegajosas e elas aderem ao revestimento do intestino, causando obstrução do intestino delgado. Essas secreções intestinais excepcionalmente pegajosas são a primeira indicação da doença em 10 a 20% das crianças com fibrose cística. O recém-nascido com íleo meconial quase sempre desenvolve outros sintomas de fibrose cística no futuro.  é semelhante ao íleo meconial, exceto que o bloqueio por mecônio acontece no intestino grosso e não é causado por uma fibrose cística.


ID
762925
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A consideração mais importante em qualquer traumatismo craniano é se o cérebro está lesado. Segundo Brunner, dentre as lesões cerebrais, a concussão pode ser definida como uma

Alternativas
Comentários
  • Correto, letra E

    A concussão
    é uma lesão cerebral traumática moderada que pode ocorrer quando a cabeça atinge um objeto ou um objeto em movimento atinge a cabeça.
    Pode afetar o funcionamento do cérebro por um tempo. Uma concussão pode causar uma forte dor de cabeça, alterações na condição de alerta ou perda de consciência.


ID
762928
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, as metas da diálise peritoneal são remover as substâncias tóxicas e resíduos metabólicos e restabelecer o equilíbrio hidroeletrolítico normal. São complicações da diálise peritoneal:

Alternativas

ID
762931
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Rezende no ciclo gestatório patológico, a presença de cetonúria, fraqueza muscular acentuada, oligúria e síndrome de KORSAKOFF caracterizam a (o)

Alternativas
Comentários
  • Hiperêmese Gravídica: o quadro clinico é evolutivo, com náuseas, vômitos, sialorréia, ansiedade, mal estar, perda de peso, cetoacidose, hipoglicemia e distúrbios do equilíbrio eletrolítico e acido-básico. 
    Pode culminar no aparecimento de alucinações (encefalopatia amonical = Wernicke-Korsakoff), desorientação, ataxia, coma, e tornar-se irreversível evoluindo para óbito materno.  
  • Toxemia gravidica e uma sindrome gestacional relacionada as desordens hipertensivas na gravidez:

    hipertensao gestacional: niveis pressoricos acima de 140 x 90, iniciados apos 20 semanas de gestacao.
    pre eclampsia:  niveis presenca de hipertensao gestacional mais proteinuria.
    eclampsia:  presenca de convulsao em mulheres com pre eclampsia.
    Sindrome de Helpp: mulheres com pre eclampsia mais comprometimento hepatico.




ID
762934
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, o choque cardiogênico acontece quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para suprir a quantidade de oxigênio necessária para os tecidos.
É sinal clássico de choque cardiogênico:

Alternativas
Comentários
  • O sinal clássico do choque cardiogenico : hipoperfusao tecidual que vai levar a hipoxia cerebral,apresentado sinais clássicos de agitação ,confusão e inquietação .

ID
762937
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo de enfermagem é uma abordagem de resolução de problemas deliberada para atender às necessidades de cuidado de saúde e de enfermagem de uma pessoa. Segundo Brunner, o exame físico está incluído em qual etapa deste processo?

Alternativas