-
O famoso
L egalidade
I mpessoalidade
M oralidade
P ublicidade
E ficiencia
-
Segundo a lei 8.429, Capítulo I, Artigo IV: "Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos", caracterizando como correta a alternativa "E".
-
Gab:E
Ética e Moral, enquanto relacionadas intimamente, o objeto da Ética é a Moral, são conceitos que não se confundem.
A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana das sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A noção do imediato vem do fato de a usarmos continuamente. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Fonte: Prof. Almir Morgado (Canal dos Concursos).
-
O item C ficou errado devido a ética ser parte da filosofia e não da psicologia.
-
Daniela a letra "A" trás o conceito de moral... A "B" o conceito de Ética... A "C" não é parte da psicologia... A "D" não se confunde com a lei, tanto que o LIMPE+DDZEC (dignidade, decoro, zelo, eficacia, consciência dos valores morais) são princípios éticos.
Letra "E" certa LIMPE+SI (Supremacia e indisponibilidade) - ...moralidade...(Art. 37 CF+doutrina)
-
a) Moral é usada continuamente por cada cidadão. Ética é uma ciência que investiga o comportamento do homem;
b) Moral tem origem no latim, é a prática dos bons costumes. É o objeto da ética; c) Ética é parte da filosofia; d) Ética não pode ser confundida com Lei, nem com Moral, nem com nada e) lindamente certa. LIMPE+SI
-
A respeito do estudo de MORAL e ÉTICA, assinale a alternativa correta
a) A palavra Ético tem origem do grego ethos, que significa um conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam os indivíduos sobre o que é o certo e o errado, bom ou mau, sendo codificado no ordenamento jurídico.
ERRO. A ética estuda a cultura (COMUNIDADE) é mais ampla, quando afunilamos mais encontramos o comportamento do indivíduo aí falamos em moral. O enunciado confunde ambos os termos. Ademais, não necessariamente a ética está codificada no ordenamento jurídico.
b) O termo Morol tem origem no grego morales, sendo o conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica, sendo uma reflexão humano- jurídica.
ERRO. Moral está ligada a comportamento ao campo da filosofia e não é ideal dizer que poderia ser uma reflexão humano- JURÍDICA, nem por questões ideológicas nem mesmo etimológicas.
c) Ética é parte da psicologia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano.
ERRO. Importante ressaltar que aqui a ética tratada é a platônica (idealista), entretanto, não há essa relação com a PSICOLOGIA, pois a ética é parte de estudos FILOSÓFICOS.
d) A Ética pode ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei não tenha como base princípios eticos.
ERRO. Se a ética não pode ser confundida nem mesmo com a moral, piorou afirmar que ela pode ser confundida com a lei.
e) Dentre os princípios da Administração Pública, encontra-se a moralidade.
CORRETA. Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. LIMPE.
-
LIMPE
-
a) A palavra Ético tem origem do grego ethos, que significa um conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam os indivíduos sobre o que é o certo e o errado, bom ou mau, sendo codificado no ordenamento jurídico. (ERRADA)
A palavra “ética” é proveniente do grego “ethos”, que significa, literalmente, “morada”, “habitat”, “refúgio”, ou seja, o lugar onde as pessoas habitam. No entanto, para os filósofos, este termo se refere a “modo de ser”, “caráter”, “índole”, “natureza”.
No caso da questão o conceito é de moral.
A moral pode ser definida como o conjunto de regras aplicados no cotidiano e que são utilizadas constantemente por cada cidadão. Tais regras orientam cada indivíduo que vive na sociedade, norteando os seus julgamentos sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, e as suas ações.
b) O termo Morol tem origem no grego morales, sendo o conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica, sendo uma reflexão humano- jurídica. (ERRADA)
A palavra “moral” é originária do termo latino “Morales”, que significa “relativo aos costumes”, isto é, aquilo que se consolidou como sendo verdadeiro do ponto de vista da ação.
No caso da questão o conceito é de ética
A palavra “ética” também pode ser definida como um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano na tentativa de explicar as regras morais de forma racional e fundamentada. Neste sentido, trata-se de uma reflexão sobre a moral.
c) Ética é parte da psicologia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. (ERRADA)
É parte da FILOSOFIA e nao PSICOLOGIA.
d)A Ética pode ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei não tenha como base princípios eticos.
PRINCÍPIO DA MORALIDADE
FONTE> https://www.estudopratico.com.br/qual-diferenca-entre-etica-e-moral/
-
GABARITO: LETRA E
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade.A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR
-
GABARITO: LETRA E
Princípio da moralidade:
Trata-se do princípio que impõe aos agentes públicos o dever de observância da moralidade administrativa. Nota-se que, quando a Constituição de 1988 definiu a moralidade como padrão de comportamento, não houve juridicização de todas as regras morais vigentes na sociedade, assim, cumprindo a lei, automaticamente a moralidade seria atendida. Importante destacar ainda que a moralidade administrativa é diferente da moral comum. O princípio jurídico da moralidade exige respeito a padrões éticos, de boa-fé, decoro, lealdade, honestidade e probidade na prática diária de boa administração.
FONTE: WWW.DIREITONET.COM.BR
-
a) Se a questão fala de conjunto de regras, você já sabe que ela está falando da moral. E não de ética, como afirmado. ITEM INCORRETO.
b) A palavra que deu origem ao termo moral é mos (o plural de mos é mores e não morales). Ademais, se a questão fala em INVESTIGAÇÃO, você já sabe que ela fala de ética – e não de moral, como afirmado. ITEM INCORRETO.
c) A ética não faz parte da psicologia, já que é uma ciência independente. ITEM INCORRETO.
d) Errado. O conceito que mais se aproximaria de normas jurídicas é o da moral. ITEM INCORRETO.
e) A constituição elevou a moral à condição de princípio da Administração Pública. ITEM CORRETO.
Resposta: E
-
Art. 37 da CF/88
-
LIMPE até aqui...hahahah.
Legalidade;
Impessoalidade;
Moralidade;
Publicidade;
Eficiência.
Força, Guerreiros!!!