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Prova Quadrix - 2014 - COBRA Tecnologia S-A (BB) - Analista de Operações - Negócios


ID
1356028
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                              Artista de rua é eleito personalidade
                                                                             do ano na Internet


    O artista de rua britânico Banksy foi eleito personalidade do ano na Internet durante os Webby Awards, que premiam todos os anos pioneiros da rede.

   O artista, que nunca foi formalmente identificado e vive recluso, foi recompensado por uma exposição organizada em outubro sobre as ruas de Nova York.

    Banksy não foi receber o prêmio. A cantora Patti Smith, que entregaria o troféu a ele, ironizou: "Tenho uma confissão a fazer, eu sou Banksy".

    A recompensa foi entregue ao apresentador dos Webby Awards, o comediante Patton Oswalt, que leu um discurso do artista, brincando: "Alguém pintou sobre ele".

    Com sua exposição "Better Out Than In", Banksy cativou um grande público, a quem oferecia a cada dia uma nova obra de arte nas ruas, que eram fotografadas e divulgadas em seu site www.banksyny.com e em sua conta do Instagram.

    Algumas de suas obras foram duramente criticadas pelos proprietários das casas onde foram pintadas, assim como pelo prefeito nova-iorquino da época, Michael Bloomberg.

    A cerimônia também comemorou o 25° aniversário da World Wide Web. Seu inventor, Tim Berners-Lee, referiu- se ao debate sobre a neutralidade da Internet. "A Internet deve ser gratuita, aberta e neutra. Depende de nós", declarou sob uma salva de palmas.

    Os Webby Awards premiam a excelência na Internet. Criados em 1996, neste ano receberam 12.000 candidaturas provenientes de cerca de 60 países.

                                                                                                                   (info. abril. com. br/noticias)


Das palavras ou expressões em destaque no texto, somente uma está analisada INCORRETAMENTE. Qual?

Alternativas
Comentários
  • Vamos à explicação. De acordo com o Professor Nilson Teixeira, o aposto é um termpo que repete a função sintática de outro termo. Seu inventor referiu...\Tim Berners-Lee referiu.....
    Notamos que a questão não ''faz chamamento, interprelação'',características do vocativo.
    Ex: Ó máquina,orai por nós!

  • "Tim Berners-Lee" é aposto e não vocativo.


    Gabarito letra E

  • Vídeo de Aposto e Vocativo para mais nunca erra.


    https://www.youtube.com/watch?v=rvCb8BB6pyw

  • Há alguns tipos de Apostos:

    Explicativo: usado para explicar o termo anterior: Ex: Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro.

    Especificador: individualiza, coloca à parte um substantivo de sentido genérico: Ex: Cláudio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais.

    Enumerador: sequência de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior: Ex: O aluno dever ir à escola munido de todo material escolar: borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.

    Resumidor: resume termos anteriores: Ex: Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.

  •  e)Tim Berners-Lee - vocativo.

    A opção misturou as noções de aposto e vocativo. Aposto é uma informação entre virgulas que explica um sintagma nominal anterior, enquanto que vocativo é usado no discurso direto quando se deseja chamar um perosnagem.


ID
1356031
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                              Artista de rua é eleito personalidade
                                                                             do ano na Internet


    O artista de rua britânico Banksy foi eleito personalidade do ano na Internet durante os Webby Awards, que premiam todos os anos pioneiros da rede.

   O artista, que nunca foi formalmente identificado e vive recluso, foi recompensado por uma exposição organizada em outubro sobre as ruas de Nova York.

    Banksy não foi receber o prêmio. A cantora Patti Smith, que entregaria o troféu a ele, ironizou: "Tenho uma confissão a fazer, eu sou Banksy".

    A recompensa foi entregue ao apresentador dos Webby Awards, o comediante Patton Oswalt, que leu um discurso do artista, brincando: "Alguém pintou sobre ele".

    Com sua exposição "Better Out Than In", Banksy cativou um grande público, a quem oferecia a cada dia uma nova obra de arte nas ruas, que eram fotografadas e divulgadas em seu site www.banksyny.com e em sua conta do Instagram.

    Algumas de suas obras foram duramente criticadas pelos proprietários das casas onde foram pintadas, assim como pelo prefeito nova-iorquino da época, Michael Bloomberg.

    A cerimônia também comemorou o 25° aniversário da World Wide Web. Seu inventor, Tim Berners-Lee, referiu- se ao debate sobre a neutralidade da Internet. "A Internet deve ser gratuita, aberta e neutra. Depende de nós", declarou sob uma salva de palmas.

    Os Webby Awards premiam a excelência na Internet. Criados em 1996, neste ano receberam 12.000 candidaturas provenientes de cerca de 60 países.

                                                                                                                   (info. abril. com. br/noticias)


Releia as orações sublinhadas retiradas do texto e suas respectivas análises.

I. ...que premiam todos os anos pioneiros da rede. (Oração subordinada adjetiva).
II. O artista foi recompensado por uma exposição organizada em outubro sobre as ruas de Nova York. (Oração subordinada adverbial causai).
III. Banksy não foi receber o prêmio. (Oração absoluta).
IV. Os Webby Awards premiam a excelência na Internet. (Oração coordenada assindética).

Considerando os períodos acima dentro do texto, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra: D 

    Oração absoluta – é aquela que constitui um período simples 

  •  A oração II é subordinada?????

  • Coordenadas Assindéticas
    São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo. Estão apenas justapostas(juntas)

    Até mais.....

  • II - O artista foi recompensado por uma exposição organizada em outubro sobre as ruas de Nova York. (Oração subordinada adverbial consecutiva)

  • Período Composto se caracteriza por possuir mais de uma oração em sua composição.

    Sendo Assim:

    - Eu irei à praia. (Período Simples)
    - Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
    - Já me decidi: só irei à praia, se antes eu comprar um protetor solar. (Período Composto).

    Cada verbo ou locução verbal sublinhada acima corresponde a uma oração. Isso implica que o primeiro exemplo é um período simples, pois tem apenas uma oração, os dois outros exemplos são períodos compostos, pois têm mais de uma oração.

    Há dois tipos de relações que podem se estabelecer entre as orações de um período composto: uma relação de coordenação ou uma relação de subordinação.

    Duas orações são coordenadas quando estão juntas em um mesmo período, (ou seja, em um mesmo bloco de informações, marcado pela pontuação final), mas têm, ambas, estruturas individuais, como é o exemplo de:

    - Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)

    Podemos dizer:

    1. Estou comprando um protetor solar.
    2. Irei à praia.

    Separando as duas, vemos que elas são independentes.

    É desse tipo de período que iremos falar agora: o Período Composto por Coordenação.

    Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindéticas eCoordenadas Sindéticas.

    Coordenadas Assindéticas
    São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo. Estão apenas justapostas.

    Coordenadas Sindéticas
    Ao contrário da anterior, são orações coordenadas entre si, mas que são ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração uma classificação:

    As orações coordenadas sindéticas são classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

  • Mas na III , tem locução verbal: Banksy não foi receber o prêmio ?, não entendi!

  • Qual a classificação da frase IV?

  • I. ...que premiam todos os anos pioneiros da rede. (Oração subordinada adjetiva). CORRETA
    II. O artista foi recompensado por uma exposição organizada em outubro sobre as ruas de Nova York. (Oração Principal) ¹.
    III. Banksy não foi receber ² o prêmio. (Oração absoluta).CORRETA
    IV. Os Webby Awards premiam a excelência na Internet. (Oração Absoluta).

     

    ¹ Ela é a oração principal da Oração Subordinada Adjetiva: " que (pronome relativo) nunca foi formalmente identificado e vive recluso".

    ² A locução verbal não descaracteriza o período simples, portanto oração absoluta.

  • .que premiam todos os anos pioneiros da rede

    Essa oração não seria coordenada sindética explicativa? 


ID
1356034
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                              Artista de rua é eleito personalidade
                                                                             do ano na Internet


    O artista de rua britânico Banksy foi eleito personalidade do ano na Internet durante os Webby Awards, que premiam todos os anos pioneiros da rede.

   O artista, que nunca foi formalmente identificado e vive recluso, foi recompensado por uma exposição organizada em outubro sobre as ruas de Nova York.

    Banksy não foi receber o prêmio. A cantora Patti Smith, que entregaria o troféu a ele, ironizou: "Tenho uma confissão a fazer, eu sou Banksy".

    A recompensa foi entregue ao apresentador dos Webby Awards, o comediante Patton Oswalt, que leu um discurso do artista, brincando: "Alguém pintou sobre ele".

    Com sua exposição "Better Out Than In", Banksy cativou um grande público, a quem oferecia a cada dia uma nova obra de arte nas ruas, que eram fotografadas e divulgadas em seu site www.banksyny.com e em sua conta do Instagram.

    Algumas de suas obras foram duramente criticadas pelos proprietários das casas onde foram pintadas, assim como pelo prefeito nova-iorquino da época, Michael Bloomberg.

    A cerimônia também comemorou o 25° aniversário da World Wide Web. Seu inventor, Tim Berners-Lee, referiu- se ao debate sobre a neutralidade da Internet. "A Internet deve ser gratuita, aberta e neutra. Depende de nós", declarou sob uma salva de palmas.

    Os Webby Awards premiam a excelência na Internet. Criados em 1996, neste ano receberam 12.000 candidaturas provenientes de cerca de 60 países.

                                                                                                                   (info. abril. com. br/noticias)


Observe a oração: "Algumas de suas obras foram duramente criticadas pelos proprietários das casas." Na voz ativa, escreveríamos:

Alternativas
Comentários
  • "Algumas de suas obras foram duramente criticadas pelos proprietários das casas."

    Foram indica passado, algo que foi concluído.

    a) criticaram - Pretérito Perfeito, algo concluído.
    b) criticam - Presente, está acontecendo agora.
    c) criticavam - Pretérito Imperfeito, algo não concluído.
    d) criticarão - Futuro do Presente, com certeza vai acontecer.

  • Letra A. Tem-se que observar o tempo verbal: "foram criticadas -> criticaram"

  • letra (a)   foram criticadas = criticaram 


  • GAB:  A

     

    "Algumas de suas obras foram duramente criticadas pelos proprietários das casas."

    Estava na voz passiva analítica (Notem: Ser+ particípio)

     

     

  • "Algumas de suas obras foram duramente criticadas pelos proprietários das casas."

     Suj. Paciente                        Loc. Verbal pretérito                          Agente da passiva

     

    VOZ ATIVA = "Os proprietários das casas criticaram duramente algumas de suas obras."

                        ~> Agente da passiva vira sujeito, sujeito paciente vira objeto direto e deixa de existir a locução verbal, devendo o verbo concordar com o verbo auxiliar contido na voz passiva (foram - pretérito)


ID
1356073
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

The following text refers to questions .

Informatics education:
Europe cannot afford to miss the boat

Principies for an effective informatics curriculum


        The committee performed a comprehensive review of the considerabie existing material on building informatics curricula, including among many others the (UK) Royal Society report, the CSPrinciples site, the Computing at Schools Initiative, and the work of the CSTA. Two major conclusions follow from that review.

        The first is the sheer number of existing experiences demonstrating that it is indeed possible to teach informatics successfully in primary and secondary education. The second conclusion is in the form of two core principies for such curricula. Existing experiences use a wide variety of approaches; there is no standard curriculum yet, and it was not part of the Committee's mission to define such a standard informatics curriculum for the whole of Europe. The committee has found, however, that while views diverge on the details, a remarkable consensus exists among experts on the basics of what a school informatics curriculum should (and should not) include. On the basis of that existing work, the Committee has identified two principies: leverage students' creativity, emphasize quality.

Leverage student creativity

        A powerful aid for informatics teaching is the topic's potential for stimulating students; creativity. The barriers to innovation are often lower than in other disciplines; the technical equipment (computers) is ubiquitous and considerably less expensive. Opportunities exist even for a beginner: with proper guidance, a Creative student can quickly start writing a program or a Web Service, see the results right away, and make them available to numerous other people. Informatics education should draw on this phenomenon and channel the creativity into useful directions, while warning students away from nefarious directions such as destructive "hacking". The example of HFOSS (Humanitarian Free and Open Software Systems)
shows the way towards constructive societal contributions based on informatics.

        Informatics education must not just dwell on imparting information to students. It must draw attention to aspects of informatics that immediately appeal to young students, to encourage interaction, to bring abstract concepts to life through visualization and animation; a typical application of this idea is the careful use of (non- violent) games.

Foster quality

        Curious students are always going to learn some IT and in particular some programming outside of informatics education through games scripting, Web site development, or adding software components to social networks. Informatics education must emphasize quality, in particular software quality, including the need for correctness (proper functioning of software), for good user interfaces, for taking the needs of users into consideration including psychological and social concerns. The role of informatics education here is:

• To convey the distinction between mere "coding" and software development as a constructive activity based on scientific and engineering principies.
• To dispel the wrong image of programming as an activity for "nerds" and emphasize its human, user-centered aspects, a focus that helps attract students of both genders.

Breaking the teacher availability deadlock

        An obstacle to generalizing informatics education is the lack of teachers. It follows from a chicken-and-egg problem: as long as informatics is not in the curriculum, there is Iittle incentive to educate teachers in the subject; as long as there are no teachers, there is Iittle incentive to introduce the subject.

        To bring informatics education to the levei that their schools deserve, European countries will have to take both long-term and short-term initiatives:

• Universities, in particular through their informatics departments, must put in place comprehensive programs to train informatics teachers, able to teach digital literacy and informatics under the same intellectual standards as in mathematics, physics and other Sciences.

• The current chicken-and-egg situation is not an excuse for deferring the start of urgently needed efforts. Existing experiences conclusively show that it is possible to break the deadlock. For example, a recent New York Times article explains how IT companies such as Microsoft and Google, conscious of the need to improve the state of education, allow some of their most committed engineers and researchers in the US to pair up with high school teachers to teach computational thinking. In Russia, it is common for academics who graduated from the best high schools to go back to these schools, also on a volunteer basis, and help teachers introduce the concepts of modern informatics. Ali these efforts respect the principie that outsiders must always be paired with current high-school teachers.

(Excerpt of ' Report ofthe joint Informatics Europe & ACM Europe Working Group on Informatics Education April 2013')

According to the text, one important observatíon was that:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.  Informatics education must not just dwell on imparting information to students. It must draw attention to aspects of informatics that immediately appeal to young students, to encourage interaction, to bring abstract concepts to life through visualization and animation; a typical application of this idea is the careful use of (non- violent) games.

  • De acordo com o texto, uma observação importante foi que:
    A) a criatividade dos alunos é de alto nível.                                                                                            
    B) a criatividade dos alunos tem que ser mantida.                                                                                  
    C) a criatividade dos alunos deveria ser incentivada.                                                                             
    D) alunos são geralmente preguiçosos.                                                                                                   
    E) a criatividade não é importante neste momento.
    No terceiro parágrafo destacamos o quanto a criatividade pode ser importante se estimulada.
     "Um poderoso auxílio para o ensino da informática é o potencial do tema para estimular os alunos; criatividade....As oportunidades existem, mesmo para um novato: com a devida orientação, um estudante criativo pode rapidamente começar a escrever um programa ou um serviço da Web..."
    "A powerful aid for informatics teaching is the topic's potential for stimulating students; creativity....Opportunities exist even for a beginner: with proper guidance, a Creative student can quickly start writing a program or a Web Service..."
    Desta forma, a alternativa C está correta.
  • c-

    The text strongly hints at the importance of playing up students' creativity to the hilt. It follows that creating something in class is the most desirable outcome of the proposed syllabus. The flip side of lending this much emphasis on creativity is its appeal to students bent on seeing instant results, which breaks away from the usual drudge of having to bear with a subject contents without a plausible  picture of its real life appliation. 

    Resposta no 3° parágrafo, o qual explica o papel da criatividade para motivação ao estudo de informática e como a matéria se distancia das outras por ser mais prática.


ID
1356076
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

The following text refers to questions .

Informatics education:
Europe cannot afford to miss the boat

Principies for an effective informatics curriculum


        The committee performed a comprehensive review of the considerabie existing material on building informatics curricula, including among many others the (UK) Royal Society report, the CSPrinciples site, the Computing at Schools Initiative, and the work of the CSTA. Two major conclusions follow from that review.

        The first is the sheer number of existing experiences demonstrating that it is indeed possible to teach informatics successfully in primary and secondary education. The second conclusion is in the form of two core principies for such curricula. Existing experiences use a wide variety of approaches; there is no standard curriculum yet, and it was not part of the Committee's mission to define such a standard informatics curriculum for the whole of Europe. The committee has found, however, that while views diverge on the details, a remarkable consensus exists among experts on the basics of what a school informatics curriculum should (and should not) include. On the basis of that existing work, the Committee has identified two principies: leverage students' creativity, emphasize quality.

Leverage student creativity

        A powerful aid for informatics teaching is the topic's potential for stimulating students; creativity. The barriers to innovation are often lower than in other disciplines; the technical equipment (computers) is ubiquitous and considerably less expensive. Opportunities exist even for a beginner: with proper guidance, a Creative student can quickly start writing a program or a Web Service, see the results right away, and make them available to numerous other people. Informatics education should draw on this phenomenon and channel the creativity into useful directions, while warning students away from nefarious directions such as destructive "hacking". The example of HFOSS (Humanitarian Free and Open Software Systems)
shows the way towards constructive societal contributions based on informatics.

        Informatics education must not just dwell on imparting information to students. It must draw attention to aspects of informatics that immediately appeal to young students, to encourage interaction, to bring abstract concepts to life through visualization and animation; a typical application of this idea is the careful use of (non- violent) games.

Foster quality

        Curious students are always going to learn some IT and in particular some programming outside of informatics education through games scripting, Web site development, or adding software components to social networks. Informatics education must emphasize quality, in particular software quality, including the need for correctness (proper functioning of software), for good user interfaces, for taking the needs of users into consideration including psychological and social concerns. The role of informatics education here is:

• To convey the distinction between mere "coding" and software development as a constructive activity based on scientific and engineering principies.
• To dispel the wrong image of programming as an activity for "nerds" and emphasize its human, user-centered aspects, a focus that helps attract students of both genders.

Breaking the teacher availability deadlock

        An obstacle to generalizing informatics education is the lack of teachers. It follows from a chicken-and-egg problem: as long as informatics is not in the curriculum, there is Iittle incentive to educate teachers in the subject; as long as there are no teachers, there is Iittle incentive to introduce the subject.

        To bring informatics education to the levei that their schools deserve, European countries will have to take both long-term and short-term initiatives:

• Universities, in particular through their informatics departments, must put in place comprehensive programs to train informatics teachers, able to teach digital literacy and informatics under the same intellectual standards as in mathematics, physics and other Sciences.

• The current chicken-and-egg situation is not an excuse for deferring the start of urgently needed efforts. Existing experiences conclusively show that it is possible to break the deadlock. For example, a recent New York Times article explains how IT companies such as Microsoft and Google, conscious of the need to improve the state of education, allow some of their most committed engineers and researchers in the US to pair up with high school teachers to teach computational thinking. In Russia, it is common for academics who graduated from the best high schools to go back to these schools, also on a volunteer basis, and help teachers introduce the concepts of modern informatics. Ali these efforts respect the principie that outsiders must always be paired with current high-school teachers.

(Excerpt of ' Report ofthe joint Informatics Europe & ACM Europe Working Group on Informatics Education April 2013')

In Informatics:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.  A powerful aid for informatics teaching is the topic's potential for stimulating students; creativity. The barriers to innovation are often lower than in other disciplines; the technical equipment (computers) is ubiquitous and considerably less expensive.

  • Na Informática:
    A) há muitos problemas para inovar.                                                                                                    
    B) normalmente não é possível inovar.                                                                                                    
    C) a inovação não é necessário.                                                                                                             
    D) os alunos não gostam de fazer coisas novas.                                                                                    
    E) é mais fácil  inovar do que em outras disciplinas.
    De acordo com o trecho do terceiro parágrafo, inferimos que na informática é mais fácil inovar do que em outras disciplinas.
    "Um poderoso auxílio para o ensino de informática é o potencial do tema para estimular os alunos; criatividade. As barreiras para a  inovação são muitas vezes menor do que em outras disciplinas; o equipamento técnico (computadores) é onipresente e muito mais barato."
    "A powerful aid for informatics teaching is the topic's potential for stimulating students; creativity. The barriers to innovation are often lower than in other disciplines; the technical equipment (computers) is ubiquitous and considerably less expensive."
    Alternativa E está correta.
  • e-

    The innovation bar is set lower in comparison to other disciplines, which translates to o more appeal to students who aren't given to traditional schooling, often based purely on theory.

     The barriers to innovation are often lower than in other disciplines;- Este período compara informática com outras matérias, colocando inovação como fator de diferenciação.


ID
1356079
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

The following text refers to questions .

Informatics education:
Europe cannot afford to miss the boat

Principies for an effective informatics curriculum


        The committee performed a comprehensive review of the considerabie existing material on building informatics curricula, including among many others the (UK) Royal Society report, the CSPrinciples site, the Computing at Schools Initiative, and the work of the CSTA. Two major conclusions follow from that review.

        The first is the sheer number of existing experiences demonstrating that it is indeed possible to teach informatics successfully in primary and secondary education. The second conclusion is in the form of two core principies for such curricula. Existing experiences use a wide variety of approaches; there is no standard curriculum yet, and it was not part of the Committee's mission to define such a standard informatics curriculum for the whole of Europe. The committee has found, however, that while views diverge on the details, a remarkable consensus exists among experts on the basics of what a school informatics curriculum should (and should not) include. On the basis of that existing work, the Committee has identified two principies: leverage students' creativity, emphasize quality.

Leverage student creativity

        A powerful aid for informatics teaching is the topic's potential for stimulating students; creativity. The barriers to innovation are often lower than in other disciplines; the technical equipment (computers) is ubiquitous and considerably less expensive. Opportunities exist even for a beginner: with proper guidance, a Creative student can quickly start writing a program or a Web Service, see the results right away, and make them available to numerous other people. Informatics education should draw on this phenomenon and channel the creativity into useful directions, while warning students away from nefarious directions such as destructive "hacking". The example of HFOSS (Humanitarian Free and Open Software Systems)
shows the way towards constructive societal contributions based on informatics.

        Informatics education must not just dwell on imparting information to students. It must draw attention to aspects of informatics that immediately appeal to young students, to encourage interaction, to bring abstract concepts to life through visualization and animation; a typical application of this idea is the careful use of (non- violent) games.

Foster quality

        Curious students are always going to learn some IT and in particular some programming outside of informatics education through games scripting, Web site development, or adding software components to social networks. Informatics education must emphasize quality, in particular software quality, including the need for correctness (proper functioning of software), for good user interfaces, for taking the needs of users into consideration including psychological and social concerns. The role of informatics education here is:

• To convey the distinction between mere "coding" and software development as a constructive activity based on scientific and engineering principies.
• To dispel the wrong image of programming as an activity for "nerds" and emphasize its human, user-centered aspects, a focus that helps attract students of both genders.

Breaking the teacher availability deadlock

        An obstacle to generalizing informatics education is the lack of teachers. It follows from a chicken-and-egg problem: as long as informatics is not in the curriculum, there is Iittle incentive to educate teachers in the subject; as long as there are no teachers, there is Iittle incentive to introduce the subject.

        To bring informatics education to the levei that their schools deserve, European countries will have to take both long-term and short-term initiatives:

• Universities, in particular through their informatics departments, must put in place comprehensive programs to train informatics teachers, able to teach digital literacy and informatics under the same intellectual standards as in mathematics, physics and other Sciences.

• The current chicken-and-egg situation is not an excuse for deferring the start of urgently needed efforts. Existing experiences conclusively show that it is possible to break the deadlock. For example, a recent New York Times article explains how IT companies such as Microsoft and Google, conscious of the need to improve the state of education, allow some of their most committed engineers and researchers in the US to pair up with high school teachers to teach computational thinking. In Russia, it is common for academics who graduated from the best high schools to go back to these schools, also on a volunteer basis, and help teachers introduce the concepts of modern informatics. Ali these efforts respect the principie that outsiders must always be paired with current high-school teachers.

(Excerpt of ' Report ofthe joint Informatics Europe & ACM Europe Working Group on Informatics Education April 2013')

According to the text, it is correct to say that:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o texto, é correto afirmar que:
    A) a educação poderia evitar que os alunos executem tarefas de TI ilegais.                                         
    B) a educação deveria mostrar aos alunos como executar tarefas de TI ilegais.                                 
    C) educação é uma ferramenta para ensinar os alunos a evitar  as tarefas de TI ilegais.                    
    D) a educação deveria permitir que os alunos executem tarefas de TI ilegais.                                      
    E) a educação deveria ensinar sobre 'hackers'.
    "Educação informática deve recorrer a este fenômeno e canalizar a criatividade em direções úteis, mantendo os alunos longe de instruções nocivas, tais como o destrutivo "hacking". 
    " Informatics education should draw on this phenomenon and channel the creativity into useful directions, while warning students away from nefarious directions such as destructive "hacking". 
    De acordo com o  quarto parágrafo,  podemos afirmar que a educação poderia evitar que alunos executassem tarefas prejudiciais.
    Alternativa A está correta.
  • a- 

    education could avoid students from executing illegal IT tasks.

    Making the connection that illegal IT tasks can also emcompass hacking, it's correct to assume that education does play a role in preventing students from engaging in unlawful security breaches. 

    "while warning students away from nefarious directions such as destructive "hacking"." Essa passagem é a única parte do texto que aborda a questão. Basicamente é uma tentativa do ensino de desviar o foco das pessoas do hacking.


ID
1356082
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

The following text refers to questions .

Informatics education:
Europe cannot afford to miss the boat

Principies for an effective informatics curriculum


        The committee performed a comprehensive review of the considerabie existing material on building informatics curricula, including among many others the (UK) Royal Society report, the CSPrinciples site, the Computing at Schools Initiative, and the work of the CSTA. Two major conclusions follow from that review.

        The first is the sheer number of existing experiences demonstrating that it is indeed possible to teach informatics successfully in primary and secondary education. The second conclusion is in the form of two core principies for such curricula. Existing experiences use a wide variety of approaches; there is no standard curriculum yet, and it was not part of the Committee's mission to define such a standard informatics curriculum for the whole of Europe. The committee has found, however, that while views diverge on the details, a remarkable consensus exists among experts on the basics of what a school informatics curriculum should (and should not) include. On the basis of that existing work, the Committee has identified two principies: leverage students' creativity, emphasize quality.

Leverage student creativity

        A powerful aid for informatics teaching is the topic's potential for stimulating students; creativity. The barriers to innovation are often lower than in other disciplines; the technical equipment (computers) is ubiquitous and considerably less expensive. Opportunities exist even for a beginner: with proper guidance, a Creative student can quickly start writing a program or a Web Service, see the results right away, and make them available to numerous other people. Informatics education should draw on this phenomenon and channel the creativity into useful directions, while warning students away from nefarious directions such as destructive "hacking". The example of HFOSS (Humanitarian Free and Open Software Systems)
shows the way towards constructive societal contributions based on informatics.

        Informatics education must not just dwell on imparting information to students. It must draw attention to aspects of informatics that immediately appeal to young students, to encourage interaction, to bring abstract concepts to life through visualization and animation; a typical application of this idea is the careful use of (non- violent) games.

Foster quality

        Curious students are always going to learn some IT and in particular some programming outside of informatics education through games scripting, Web site development, or adding software components to social networks. Informatics education must emphasize quality, in particular software quality, including the need for correctness (proper functioning of software), for good user interfaces, for taking the needs of users into consideration including psychological and social concerns. The role of informatics education here is:

• To convey the distinction between mere "coding" and software development as a constructive activity based on scientific and engineering principies.
• To dispel the wrong image of programming as an activity for "nerds" and emphasize its human, user-centered aspects, a focus that helps attract students of both genders.

Breaking the teacher availability deadlock

        An obstacle to generalizing informatics education is the lack of teachers. It follows from a chicken-and-egg problem: as long as informatics is not in the curriculum, there is Iittle incentive to educate teachers in the subject; as long as there are no teachers, there is Iittle incentive to introduce the subject.

        To bring informatics education to the levei that their schools deserve, European countries will have to take both long-term and short-term initiatives:

• Universities, in particular through their informatics departments, must put in place comprehensive programs to train informatics teachers, able to teach digital literacy and informatics under the same intellectual standards as in mathematics, physics and other Sciences.

• The current chicken-and-egg situation is not an excuse for deferring the start of urgently needed efforts. Existing experiences conclusively show that it is possible to break the deadlock. For example, a recent New York Times article explains how IT companies such as Microsoft and Google, conscious of the need to improve the state of education, allow some of their most committed engineers and researchers in the US to pair up with high school teachers to teach computational thinking. In Russia, it is common for academics who graduated from the best high schools to go back to these schools, also on a volunteer basis, and help teachers introduce the concepts of modern informatics. Ali these efforts respect the principie that outsiders must always be paired with current high-school teachers.

(Excerpt of ' Report ofthe joint Informatics Europe & ACM Europe Working Group on Informatics Education April 2013')

One great problem in IT education is that:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. An obstacle to generalizing informatics education is the lack of teachers. It follows from a chicken-and-egg problem: as long as informatics is not in the curriculum, there is Iittle incentive to educate teachers in the subject; as long as there are no teachers, there is Iittle incentive to introduce the subject.

  • Um grande problema na educação de TI é que:
    A) os professores não estão interessados em novos assuntos.                                                             
    B) o professor não tem conhecimento sobre as disciplinas.                                                                     
    C) há muitos professores, mas  não alunos suficientes.                                                                         
    D) não há professores suficientes porque não há um curriculum de TI.                                                 
    E) há muitos alunos com falta de experiência em TI.
    "Um obstáculo para generalizar a educação informática é a falta de professores. Resulta de um problema da "galinha e do ovo": enquanto a informática não está no currículo, há pouco incentivo  para educar professores no assunto; e enquanto não há professores,  há pouco incentivo  para introduzir o assunto."
    "An obstacle to generalizing informatics education is the lack of teachers. It follows from a chicken-and-egg problem: as long as informatics is not in the curriculum, there is Iittle incentive to educate teachers in the subject; as long as there are no teachers, there is Iittle incentive to introduce the subject."
    Alternativa D está correta.
  • d-

    Teachers don't take to learning IT knowledge on their own. There has to either be involvement from IT professionals or outright formalisation of IT as a school subject. 


ID
1356085
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

The following text refers to questions .

Informatics education:
Europe cannot afford to miss the boat

Principies for an effective informatics curriculum


        The committee performed a comprehensive review of the considerabie existing material on building informatics curricula, including among many others the (UK) Royal Society report, the CSPrinciples site, the Computing at Schools Initiative, and the work of the CSTA. Two major conclusions follow from that review.

        The first is the sheer number of existing experiences demonstrating that it is indeed possible to teach informatics successfully in primary and secondary education. The second conclusion is in the form of two core principies for such curricula. Existing experiences use a wide variety of approaches; there is no standard curriculum yet, and it was not part of the Committee's mission to define such a standard informatics curriculum for the whole of Europe. The committee has found, however, that while views diverge on the details, a remarkable consensus exists among experts on the basics of what a school informatics curriculum should (and should not) include. On the basis of that existing work, the Committee has identified two principies: leverage students' creativity, emphasize quality.

Leverage student creativity

        A powerful aid for informatics teaching is the topic's potential for stimulating students; creativity. The barriers to innovation are often lower than in other disciplines; the technical equipment (computers) is ubiquitous and considerably less expensive. Opportunities exist even for a beginner: with proper guidance, a Creative student can quickly start writing a program or a Web Service, see the results right away, and make them available to numerous other people. Informatics education should draw on this phenomenon and channel the creativity into useful directions, while warning students away from nefarious directions such as destructive "hacking". The example of HFOSS (Humanitarian Free and Open Software Systems)
shows the way towards constructive societal contributions based on informatics.

        Informatics education must not just dwell on imparting information to students. It must draw attention to aspects of informatics that immediately appeal to young students, to encourage interaction, to bring abstract concepts to life through visualization and animation; a typical application of this idea is the careful use of (non- violent) games.

Foster quality

        Curious students are always going to learn some IT and in particular some programming outside of informatics education through games scripting, Web site development, or adding software components to social networks. Informatics education must emphasize quality, in particular software quality, including the need for correctness (proper functioning of software), for good user interfaces, for taking the needs of users into consideration including psychological and social concerns. The role of informatics education here is:

• To convey the distinction between mere "coding" and software development as a constructive activity based on scientific and engineering principies.
• To dispel the wrong image of programming as an activity for "nerds" and emphasize its human, user-centered aspects, a focus that helps attract students of both genders.

Breaking the teacher availability deadlock

        An obstacle to generalizing informatics education is the lack of teachers. It follows from a chicken-and-egg problem: as long as informatics is not in the curriculum, there is Iittle incentive to educate teachers in the subject; as long as there are no teachers, there is Iittle incentive to introduce the subject.

        To bring informatics education to the levei that their schools deserve, European countries will have to take both long-term and short-term initiatives:

• Universities, in particular through their informatics departments, must put in place comprehensive programs to train informatics teachers, able to teach digital literacy and informatics under the same intellectual standards as in mathematics, physics and other Sciences.

• The current chicken-and-egg situation is not an excuse for deferring the start of urgently needed efforts. Existing experiences conclusively show that it is possible to break the deadlock. For example, a recent New York Times article explains how IT companies such as Microsoft and Google, conscious of the need to improve the state of education, allow some of their most committed engineers and researchers in the US to pair up with high school teachers to teach computational thinking. In Russia, it is common for academics who graduated from the best high schools to go back to these schools, also on a volunteer basis, and help teachers introduce the concepts of modern informatics. Ali these efforts respect the principie that outsiders must always be paired with current high-school teachers.

(Excerpt of ' Report ofthe joint Informatics Europe & ACM Europe Working Group on Informatics Education April 2013')

The text tells about the experiences in Microsoft and Google that is:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. 


    For example, a recent New York Times article explains how IT companies such as Microsoft and Google, conscious of the need to improve the state of education, allow some of their most committed engineers and researchers in the US to pair up with high school teachers to teach computational thinking. In Russia, it is common for academics who graduated from the best high schools to go back to these schools, also on a volunteer basis, and help teachers introduce the concepts of modern informatics. Ali these efforts respect the principie that outsiders must always be paired with current high-school teachers.

  • O texto fala sobre as experiências na Microsoft e Google:
    A) eles estão criando suas próprias classes.                                                                                           
    B) eles enviam seus profissionais de alto nível para estudar novamente.                                              
    C) que ensinam novos alunos como criar e melhorar os programas de TI.                                            
    D) seus profissionais experientes estão voltando para as escolas para ajudar os professores.           
    E) eles não se importam sobre currículos de TI porque estão no topo.
    Um dos exemplos que vemos no texto  é como as empresas de TI, como Microsoft e Google, conscientes da necessidade de melhorar o estado da educação, permitem que seus profissionais se voluntariam e ajudam os professores a introduzir os conceitos de informática modernas.
     "Na Rússia, é comum para os acadêmicos que se formaram a partir das melhores escolas de ensino médio para voltar a essas escolas, também em regime de voluntariado e ajudar os professores a introduzir os conceitos de informática modernas."
    "In Russia, it is common for academics who graduated from the best high schools to go back to these schools, also on a volunteer basis, and help teachers introduce the concepts of modern informatics."

    Resposta:D
  • d-

    Their professionals are told to help school teachers at introducing computer-related artefacts to make their classes more attractive and efficient to the attending class. 

    Resposta no 3° período do últmo parágrafo, o qual indica que gulag & microsoft contribuem com educação auxiliando professores através de seus profissionais.


ID
1356088
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Análise de Pontos de Função (APF) busca medir:

Alternativas
Comentários
  • Análise de Pontos de Função (APF) é uma técnica de medição das funcionalidades fornecidas por um software do ponto de vista de seus usuários. Ponto de função (PF) é a sua unidade de medida, que tem por objetivo tornar a medição independente da tecnologia utilizada para a construção do software. Ou seja, a APF busca medir o que o software faz, e não como ele foi construído.

  • Prezados,

    A análise de pontos de função visa medir a funcionalidade entregue pelo software sob o ponto de vista do usuário.

    Portanto a alternativa correta é a letra C



ID
1356091
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Fazem parte do processo de medição de Pontos por Caso de Uso (PCU), exceto:

Alternativas
Comentários
  • O processo de medição de Pontos por Caso de Uso consiste em:
    1 - Contar os atores e identificar sua complexidade;
    2 - Contar os casos de uso e identificar sua complexidade;
    3 - Calcular os PCUs não ajustados;
    4 - Determinar o fator de complexidade técnica;
    5 - Determinar o fator de complexidade ambiental;
    6 - Calcular os PCUs ajustados;

  • Prezados,

    Os Pontos de Casos de Uso (PCU) foram criados em 1993 por Gustav Karner da empresa Objectory AB. Esta métrica permite fazer estimativas no início do projeto com base no modelo de casos de uso. A filosofia dos Pontos de Casos de Uso é baseada na definição da Análise de Pontos por Função (APF), na qual a funcionalidade vista pelo usuário é a base para a estimativa do tamanho do software.
    O processo de pontos por caso de uso envolve as atividades de relacionar os atores, contar os casos de uso e atribuir o grau de complexidade, calcular os PCU´s não ajustados , determinar o fator de complexidade técnica, determinar o fator de complexidade ambiental, calcular os PCU´s ajustados.


    Portanto a alternativa correta é a letra D, contar as classes, que não faz parte do processo.


ID
1356094
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir.

I. A Análise Por Pontos de Função pode ser aplicada a qualquer tipo de software, independentemente de como este será desenvolvido.

II. Pontos por Casos de Uso só podem ser aplicados de forma eficiente a projetos de software que especifiquem requisitos por meio de casos de uso.

III. O processo de medição usando Pontos por Caso de Uso deve ser empregado antes de concluída a análise de requisitos do projeto.

IV. Utilizando Pontos por Casos de Uso conseguem-se medidas padronizadas, consistentes e isentas de subjetividade.

Está correto o que se afirma somente em

Alternativas
Comentários
  • http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/metricas-de-software/definicoes#8

    9. Quais as vantagens da APF sobre os Pontos por Caso de Uso (PCU)?

     A seguir são listados algumas vantagens da APF sobre o PCU.

     1. O PCU somente pode ser aplicado em projetos de software cuja especificação tenha sido expressa por casos de uso. A medição da APF independe da forma como os requisitos do software foram expressos. Esta vantagem da APF foi citada pelo próprio Gustav Karner em seu trabalho original "Resource Estimation for Objectory Projects" (1993).

     2. Não é possível aplicar o PCU na medição de aplicações existentes cuja documentação esteja desatualizada ou sequer exista. A alternativa seria escrever os casos de uso destas aplicações para só então medí-las! Porém isto tornaria a medição inviável numa análise de custo x benefício. Com a APF é possível realizar a medição analisando-se a própria aplicação em uso.

     3. Não existe um padrão único para a escrita do caso de uso. Diferentes estilos na escrita dos caso de uso ou na sua granularidade podem levar a resultados diferentes na medição por PCU. A medição pela APF dos casos de uso de um sistema sempre chegará ao mesmo resultado independente do estilo de escrita dos casos de uso ou de sua granularidade pois a APF "quebra" o requisito no nível adequado para a medição usando o conceito de Processo Elementar.

     4. Devido ao processo de medição do PCU ser baseado em casos de uso, o método não pode ser empregado antes de concluída a análise de requisitos do projeto. Na maioria das vezes há a necessidade de se obter uma estimativa antes da finalização desta etapa. O processo de medição da APF também só pode ser empregado após o levantamento dos requisitos do projeto. Porém existem técnicas estimativas de tamanho em pontos de função que podem ser aplicadas com sucesso antes da análise de requisitos ser concluída. Um exemplo são as contagens indicativa e estimativa propostas pela NESMA. Vide o artigo Contagem Antecipada de Pontos de Função.


  •  5. O método do PCU não contempla a medição de projetos de melhoria (manutenção) de software, somente projetos de desenvolvimento. A APF contempla a medição de projetos de desenvolvimento, projetos de melhoria e aplicações. Estes outros tipos de medição cumprem um importante papel em programas de métricas e na contratação do desenvolvimento de software.

     6. Não existe um grupo de usuários ou organização responsável pela padronização ou evolução do método PCU; e a bibliografia sobre o assunto é escassa. Não há um corpo de conhecimento oficial sobre PCU. Para a APF existe o IFPUG que é o responsável por manter o Manual de Práticas de Contagem - o corpo de conhecimento da APF, que é evoluído continuamente. E também há diversos fóruns de discussão sobre APF para a troca de experiências.

     7. O método PCU não é aderente à norma ISO/IEC 14143 que define um modelo para a medição funcional de software. A APF, conforme o manual do IFPUG, está padronizada sob a norma ISO/IEC 20926 como um método de medição funcional aderente à ISO/IEC 14.143.

     8. Não existe um programa de certificação de profissionais que conheçam a técnica do PCU e saibam aplicá-la de forma adequada. O IFPUG possui o programa de certificação CFPS para a APF.

     9. O fator ambiental inserido no PCU dificulta sua aplicação em programas de métricas de software e benchmarking entre organizações, pois torna o tamanho de um projeto variável; sem que sua funcionalidade sequer mude. Se um mesmo projeto for entregue a duas equipes distintas a contagem dos pontos por caso de uso deste projeto será também diferente em cada situação. Ou seja, o mesmo projeto tem dois tamanhos!

     10. A determinação dos fatores técnico e ambiental do PCU está sujeita a um certo grau de subjetividade que dificulta a consistência da aplicação do método em diferentes organizações. O fator de ajuste da APF também possui o mesmo problema, embora o IFPUG possua diretrizes específicas que ajudam a minimizar este impacto. No entanto o uso do fator de ajuste na APF é opcional e a contagem dos pontos de função não ajustados atualmente é um processo bem objetivo.


  • Prezados,

    Vamos analisar os itens :

    I. A Análise Por Pontos de Função pode ser aplicada a qualquer tipo de software, independentemente de como este será desenvolvido. 

    Item correto. A análise de pontos de função pode ser aplicada a qualquer tipo de software, independente da linguagem utilizada ou da forma como ele é desenvolvido, pois a análise de pontos de função foca nas funcionalidades entregues , independente do que está por trás delas.

    II. Pontos por Casos de Uso só podem ser aplicados de forma eficiente a projetos de software que especifiquem requisitos por meio de casos de uso. 

    Item correto. Uma das etapas do processo de contagem de pontos por caso de uso é contar os casos de uso e definir sua complexidade. 

    III. O processo de medição usando Pontos por Caso de Uso deve ser empregado antes de concluída a análise de requisitos do projeto. 

    Item errado. O processo de medição usando Pontos por caso de uso pode ser aplicado em qualquer momento em que os casos de uso já estejam disponibilizados.

    IV. Utilizando Pontos por Casos de Uso conseguem-se medidas padronizadas, consistentes e isentas de subjetividade.

    Item errado. Tanto a contagem de pontos por casos de uso quanto a contagem de pontos por função estão sujeitas a subjetividade.

    Portanto a alternativa correta é a letra B



ID
1356103
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise os requisitos a seguir, de um sistema para uma clínica médica.

1. O usuário deve ser capaz de pesquisar as listas de agendamento de pacientes.
2. O sistema deve implementar as disposições de privacidade dos pacientes, tal como estabelecido pela legislação e padrões internacionais.
3. O sistema deve ser capaz de gerar a cada dia uma lista de pacientes para consulta naquele dia.
4. A equipe médica deve ser capaz de usar todas as funções do sistema após quatro horas de treinamento.
5. Cada membro da equipe que usa o sistema deve ser identificado apenas por seu número de identificação de dez dígitos.
6. O sistema deve estar disponível durante o horário comercial, sendo permitido um tempo de indisponibilidade que não exceda cinco segundos.

São requisitos funcionais SOMENTE o que consta em:

Alternativas
Comentários
  • Quem for esperto elimina o item 2 com facilidade, é só perceber que ele não se encontra em nenhuma das alternativas. Só resta uma pergunta, se a banca não colocou o item 2 em nenhuma das alternativas, porque não pulou do item 1 direto pro item 3? Nem precisava ter colocado o item 2. Vai entender o que se passa na cabeça do examinador...

  • Requisito funcional define uma função de um sistema de software ou seu componente. Uma função é descrita como um conjunto de entradas, seu comportamento e as saídas. Os requisitos funcionais podem ser cálculos, detalhes técnicos, manipulação de dados e de processamento e outras funcionalidades específicas que definem o que um sistema, idealmente, será capaz de realizar.

    Requisitos não-funcionais são os requisitos relacionados ao uso da aplicação em termos de desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, disponibilidade, manutenibilidade e tecnologias envolvidas.

  • Prezados,

    Requisitos funcionais definem uma função de um sistema ou de um componente.
    Requisitos não funcionais são requisitos relacionados ao uso da aplicação em termos de desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança , disponibilidade, manutenção e tecnologias envolvidas.

    Vemos que os itens 2 ( que trata de privacidade ) , 4 ( que trata de usabilidade ) e 6 ( que trata de disponibilidade ) são requisitos não funcionais.

    Portanto a alternativa correta é a letra A


  • Leiam Sammerville cap3

ID
1356106
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Documentos de requisitos são essenciais quando se está desenvolvendo o sistema de software. Entretanto, os métodos ágeis de desenvolvimento argumentam que os requisitos mudam tão rapidamente que o documento de requisitos já estará ultrapassado assim que terminar de ser escrito. Em vez de um documento formal, abordagens como Extreme Programming (XP) coletam os requisitos de usuário de forma incrementai e escrevem-nos em cartões na forma de:

Alternativas
Comentários
  • Estórias de Usuários - ptbr, User Story inglês usa. Dentro da metodologia ágil Scrum, são definições em um documento de como será o comportamento de um requisito ao ser transformado em software propriamente dito. É nessa etapa que podem ser usadas prototipações, por exemplo para demonstrar ao cliente como seria o comportamento final do software, antes mesmo que se tenha código fonte desenvolvido e com isso uma eventual mudança nos requisitos teria um custo muito inferior se fosse entregado ao cliente o software já em execução.

  • Prezados,

    O artefato previso no XP para representar as necessidades do usuário é o cartão de estórias de usuário.

    Portanto a alternativa correta é a letra C


  • Muito bom, Letra de lei, acompanho seus comentários há um tempo, meus parabéns, se possível acredito que ficaria melhor seus comentários sem essas cores, deixasse só o negrito estaria bacana, uma dica, valeu


ID
1356109
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os processos de engenharia de requisitos podem incluir quatro atividades de alto nível. A atividade que objetiva descobrir os requisitos é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Negociação é uma tarefa/etapa de elicitação e análise de requisitos:

    Descoberta de requisitos (elicitação de requisitos)
    Classificação e organização de requisitos
    Priorização e negociação de requisitos
    Especificação de requisitos

  • Prezados,

    Estudo de viabilidade é realizado antes da descoberta dos requisitos, e tem por finalidade avaliar se é viável realizar o projeto.
    Especificação de requisitos ocorre depois da descoberta dos requisitos, onde eles são detalhados.
    Validação de requisitos ocorre depois da descoberta dos requisitos e tem por finalidade validar os requisitos com o usuário
    Negociação de requisitos ocorre depois da descoberta dos requisitos, e tem por finalidade avaliar a prioridade e a necessidade de implementação de cada requisito.

    A atividade que objetiva descobrir os requisitos é a elicitação e análise de requisitos.

    Portanto a alternativa correta é a letra B



ID
1356112
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

"Em um sistema em desenvolvimento, um novo requisito precisou ser implementado com urgência. A equipe de desenvolvimento resolveu então mudar o sistema e, em seguida, retrospectivamente, modificar o documento de requisitos que já tinha sido aprovado. Como as mudanças no sistema já haviam sido feitas, a equipe esqueceu-se de incluir parte das informações de alteração no documento de requisitos, além de serem inseridas algumas informações inconsistentes com a implementação."

Percebe-se no texto que houve falha, principalmente, no processo de:

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento de requisitos é o processo de compreensão e controle das mudanças nos requisitos do sistema

  • Prezados,

    Conforme o caso descrito nessa questão, percebe que houve um problema no gerenciamento de requisitos.
    Em nenhum momento o texto fala que os requisitos foram levantado errados, ou não representavam a necessidade do usuário , as o gerenciamento dele foi negligenciado, pois houve mudanças não autorizadas, inconsistências em informações, mudanças no sistema sem refletir as mudanças no requisito.

    Portanto a alternativa correta é a letra E


  • Sempre que a questão falar de mudança de requisitos, deve-se lembrar do Gerenciamento de Requisitos.


ID
1356115
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Durante o processo de validação de requisitos diferentes tipos de verificação devem ser efetuados com requisitos no documento de requisitos. Dois desses tipos são conceitualmente apresentadas a seguir:

I. nesta abordagem para validação, um modelo executável do sistema em questão é demostrado para os usuários finais e clientes. Estes podem verificar o modelo para verificar se ele atende às suas reais necessidades.
II. um usuário pode pensar que é necessário um sistema para executar determinadas funções. No entanto, maior reflexão e análise mais aprofundada podem identificar funções necessárias, adicionais ou diferentes. O sistema tem diversos stakeholders com diferentes necessidades, e qualquer conjunto de requisitos é inevitavelmente um compromisso da comunidade de stakeholders.

Os tipos de verificação I e II referem-se, respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • A banca confundiu dois conceitos: os tipos de verificação e as técnicas de validação de requisitos. Esses conceitos estão descritos no livro do Sommerville, 9a edição, pg 77

    Tipos de verificação:

    Verificações da validade

    Verificações de consistência

    Verificações de completude

    Verificações de realismo

    Verificabilidade

    Técnicas de validação: revisões de requisitos, prototipação e geração de casos de teste

  • Prezados,

    Vamos olhar os itens :

    I. nesta abordagem para validação, um modelo executável do sistema em questão é demostrado para os usuários finais e clientes. Estes podem verificar o modelo para verificar se ele atende às suas reais necessidades. 

    Esse item se refere a prototipação, que é um modelo, um molde , executável , que é demonstrado para o usuário e eles podem verificar se o modelo atende suas necessidades.

    II. um usuário pode pensar que é necessário um sistema para executar determinadas funções. No entanto, maior reflexão e análise mais aprofundada podem identificar funções necessárias, adicionais ou diferentes. O sistema tem diversos stakeholders com diferentes necessidades, e qualquer conjunto de requisitos é inevitavelmente um compromisso da comunidade de stakeholders.

    Um sistema que tem diversos stakeholders com diferentes necessidades necessita verificar validade dos requisitos, pois uma necessidade inicialmente pensada por um usuário , após reflexão e análise mais aprofundada poderá identificar requisitos adicionais ou diferentes, assim verificando a validade dos requisitos levantados.

    Portanto a alternativa correta é a letra A



ID
1356118
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Rational Unified Process (RUP):

Alternativas
Comentários
  • a)é um processo de desenvolvimento orientado a casos de uso, Iterativo e Incremental, Centrado na arquitetura, Orientado a Objetos e Planejado por riscos.

    b)pode utilizar o suporte de ferramentas automatizadas,

    c)define um framework de processo que pode ser adaptado e estendido pela organização que o adota.

    d)tem  ciclo de vida do produto é dividido em iterações, cada uma entregando incrementos (partes acabadas) do software

    e) o processo de gerência de requisitos  é uma abordagem sistemática para: 

    ◦Localizar,

    ◦Documentar,

    ◦Organizar e Controlar os requisitos variáveis em um sistema.


  • Prezados,

    A alternativa A está errada pois o RUP é guiado por casos de uso.
    A alternativa B está errada pois o RUP utiliza suporte de ferramentas automatizadas, como por exemplo o Rational Rose.
    A alternativa D está errada pois o RUP não é um modelo em cascata e sim um modelo iterativo incremental.
    A alternativa E está errada pois o processo de gerência de requisitos é formal e institucionalizado.
    A alternativa C está correta, o RUP pode ser adaptado ou estendido pela organização que estiver usando o RUP.

    Portanto a alternativa correta é a letra C


  •  c)define um framework de processo que pode ser adaptado e estendido pela organização que o adota.

    As outras opções negam caracteristicas do RUP: é uma metodolgoia que se baseia em casos de uso (use cases do UML); não é um modelo waterfall, mas iterativo

  • Alternativa correta: C. 

     

    Complementando: 

     

    a) Os requisitos viram necessariamente casos de uso para poderem ser implementados;

    b) Não existe essa proibição, ficando a critério da equipe;

    c) Framework de "processo" me deixou na dúvida, mas está correto;

    d) Alguns aspectos podem lembrar o cascata, mas RUP implementa uma série de iterações para desenvolver os requisitos do produto;

    e) É estabelecido formalmente nas disciplinas. 


ID
1356124
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No RUP, a fase de Construção é responsável pela evolução do sistema e sua arquitetura, até que o sistema esteja pronto para a entrega à comunidade de usuários. O marco final da fase de Construção é

Alternativas
Comentários
  • Marcos:

    Iniciação: objetivos do ciclo de vida (letra A)

    Elaboração: Arquitetura do ciclo de vida (letra C)

    Construção: Capacidade Operacional Inicial (letra E)

    Transição: Lançamento do produção (letra D)

  • Prezados,

    Os marcos finais das fases do RUP são :

    Iniciação : Objetivo do ciclo de vida
    Elaboração : Arquitetura do ciclo de vida
    Construção : Capacidade operacional inicial
    Transição : Liberação do produto.

    Portanto a alternativa correta é a letra E

  • o Objetivo do Ciclo de Vida.- concepção
    a Arquitetura do Ciclo de Vida. - elaboração
    a Capacidade Operacional Inicial.- construção
    a Liberação do Produto.- transição


ID
1356127
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Associe as atividades aos papéis, no RUP.

Atividades:
1. Planejamento de uma Interação.
2. Desenvolver um plano de Gerência de Requisitos.
3. Detalhar uma Entidade de Negócios.
4. Encontrar atores e Casos de Uso.

Papéis:
A. Gerente de Projeto.
B. Analista de Sistemas.
C. Designer de Negócios.
D. Analista do Processo de Negócios.

A associação correta é:

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    A correta associação entre atividade e o papel que a desempenha é :

    Planejamento de uma Interação : Gerente de projeto
    Desenvolver um plano de gerência de requisitos : Analista de sistemas
    Detalhar uma entidade de negócios : Designer de negócios
    Encontrar atores e caos de uso : Analista de sistemas

    Portanto a alternativa correta é a letra A

  • Muito legal, eles colocam para associar 4 com 4 e a opção B repete, ô banca ajuda aí


ID
1356130
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo ágil Extreme Programming (XP) segue uma série de práticas que dizem respeito ao relacionamento com o cliente, a gerência do projeto, a programação e aos testes. NAO é uma dessas práticas:

Alternativas
Comentários
  • Product backlog é do Scrum.

    Letra E,
  • Prezados,

    O product backlog é um artefato previsto no SCRUM e não no XP , o product backlog é uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto.

    Portanto a alternativa correta é a letra E


  • O que é "jogo do planejamento"?

  • Sávio é o mesmo que Game Phasing Plan. É uma fase do Scrum em que você planeja uma sprint.

    Dá uma lida nesse documento aqui: http://homepages.dcc.ufmg.br/~figueiredo/disciplinas/aulas/metodo-agil-scrum-fases_v01.pdf

  • 'jaco freire',

     

    Obrigado.


ID
1356133
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No modelo ágil Scrum:

Alternativas
Comentários
    • ERROS em negrito 


    • b) a cada dia pode-se avaliar o andamento das atividades, contando a quantidade de atividades por fazer e a quantidade de atividades terminadas, o que vai produzir o diagrama dual line burndown. sprint burndown chart (diagrama doq está sendo queimado - os items  que ja foram terminados da sprint)


    • c) o product backiog apresenta requisitos de baixo nível, voltados para as necessidades diretas dos clientes e desenvolvedores.


    • d) Scrum master é a pessoa responsável pelo projeto em si, tendo, como principal atribuição indicar quais são os requisitos mais importantes a serem tratados em cada sprint.

    • e) as funcionalidades a serem implementadas em cada projeto são mantidas em uma lista chamada task list

  • A letra A é a reposta por ser a menos errada, pois na minha opinião ela está incompleta. Após a sprint review é realizada a sprint retrospective, só após ela é que uma nova sprint é iniciada começando com uma nova reunião de planejamento (sprint planning).

  • Prezados,

    A alternativa B está errada, no Scrum se realiza sim reuniões diárias , entretanto o artefato responsável em informar as atividades feitas e as a fazer da Sprint é o Burndown Chart.
    A alternativa C está errada pois o produck backlog representa os requisitos de alto nível, que são detalhados a cada sprint.
    A alternativa D está errada pois o Product Owner que é responsável por indicar quais são os requisitos mais prioritários.
    A alternativa E está errada pois as funcionalidades a serem implementadas em cada projeto são mantidas no product backlog.

    Portanto a alternativa correta é a letra A, pois ao final de cada sprint é sim realizado um review meeting para verificar o que foi feito e então partir para a próxima sprint.

  • Letra A...porem ela devia ser anulada ,pois ainda tem a retrospectiva

ID
1356136
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

"É um método ágil que enfatiza o uso de orientação a objetos. Possui apenas duas fases: 1 - Concepção e Planejamento; e 2 - Construção. A fase de Concepção e Planejamento possui três disciplinas: 1 - Desenvolver Modelo Abrangente; 2 - Construir Lista de Funcionalidades; e 3 - Planejar por funcionalidade. A fase de Construção possui duas disciplinas: 1 - Detalhar por Funcionalidade; e Construir por Funcionalidade." O texto descreve o método:

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    FDD é uma metodologia ágil para gerenciamento e desenvolvimento de software, ela combina as melhores práticas do gerenciamento ágil de projetos com uma abordagem completa para engenharia de software orientada a objetos.
    A FDD é uma metodologia muito objetiva,e possui apenas duas fases :
    1 - Concepção e planejamento, que implica pensar um pouco antes de fazer, e dura tipicamente de 1 a duas semanas
    2 - Construção , que significa fazer de forma iterativa, em iterações tipicamente de duas semanas.

    Portanto a alternativa correta é a letra A


  • A FDD é uma metodologia muito objetiva. Possui apenas duas fases:

    Concepção & Planejamento: Pensar um pouco antes de fazer (tipicamente de 1 a 2 semanas)

    Construção: Fazer de forma iterativa (tipicamente em iterações de 2 semanas)


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Feature_Driven_Development

  •  a)Feature-Driven Development (FDD).

    FDD é a metodologia mais simplificada que existe, trabalhando com features que ficam prontas em no maximo 2 semanas. O planejamento, cronograma & monitoria é sempre determinada pela hierarquia de features. 


ID
1356139
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Trata-se de uma técnica usada para estimar o esforço de desenvolvimento de software que consiste em estimar o número de linhas que um programa deverá ter, normalmente com base na opinião de especialistas e no histórico de projetos passados. Tal técnica é conhecida pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • Lines of code (LOC)

  • Prezados,

    A técnica para estimar o esforço de desenvolvimento de software baseada em estimar o número de linhas é o LOC - Line of code.

    Portanto a alternativa correta é a letra B



ID
1356142
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No CMMI-DEV vl.3, as áreas de processo REQM - Gerenciamento de Requisitos e RD - Desenvolvimento de Requisitos fazem parte:

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    O nível de maturidade 2 do CMMI contém as áreas de processo: 
    Gerenciamento de Requisitos
    Planejamento de projeto
    Acompanhamento e controle de projeto
    Gerenciamento de acordo com fornecedor
    Medição e análise
    Garantia da qualidade de processo e produto
    Gerencia de configuração

    O nível de maturidade 3 do CMMI contém as áreas de processo :
    Desenvolvimento de requisitos
    Solução técnica
    Integração de produto
    Verificação
    Validação
    Foco de processo organizacional
    Definição de processo organizacional
    Treinamento organizacional
    Gerenciamento integrado de projeto
    Gerenciamento de riscos
    Analise de decisão e resolução

    Portanto a alternativa correta é a letra D

  • Níveis de Maturidade

    0 - Incompleto

    1 - Executado

    2 - Gerenciado

    3 - Definido

    4 - Gerenciado Quantitativamente

    5 - Em otimização


ID
1356145
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No CMMI vl.3, cada nível de capacidade é atingido quando os objetivos genéricos daquele nível são atingidos. Possui quatro níveis de capacidade, que são:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma questão do tipo decoreba tipo 1: onde solicitam os nomes do níveis de capacidade ou maturidade. Os outros tipo de decoreba, tais como: tipo 2 (processos ou categorias de processos de cada nível), tipo 3 (detalhes internos dos processos), já são mais difíceis, ou seja, essa é uma questão que TEM QUE ser dada como ponto ganho.

    Somente uma observação: O Nível 1, que na questão vem apresentado como Realizado, também como aparecer como Executado.
    mauriciorochabastos@gmail.com
  • Prezados,

    A representação contínua do CMMI possibilita  a organização utilizar a ordem de melhoria que melhor atende aos objetivos de negócio da empresa , e possui os seguintes níveis de capacidade :

    Nível 0 : Incompleto ( Ad-hoc )
    Nível 1 : Executado / Realizado
    Nível 2 : Gerenciado
    Nível 3 : Definido.

    Portanto a alternativa correta é a letra A


ID
1356148
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No CMMI, NÃO é uma prática da área de processo Desenvolvimento de Requisitos (RD):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E, pois gerenciar mudanças nos requisitos é uma prática específica esperada na Área de Processo chamada "Gerenciamento de Requisitos". Lembrando que essa AP está no nível 2 de maturidade, enquanto a AP "Desenvolvimento de Requisitos" está no nível 3 de maturidade. Bons estudos!
  • Prezados,

    Para o desenvolvimento de requisitos, temos as seguintes práticas :
    Levantar necessidades
    Transformar necessidades de partes interessadas em requisitos de cliente
    Estabelecer requisitos de produto e de componentes de produto
    Alocar requisitos de componentes de produto
    Identificar requisitos de interface
    Estabelecer conceitos operacionais e cenários
    Estabelecer uma definição da funcionalidade requerida
    Analisar requisitos
    Analisar requisitos visando ao balanceamento
    Validar requisitos

    Entretanto, nem precisava ir a fundo e saber todas as práticas de desenvolvimento de requisitos, pois gerenciar mudanças nos requisitos pertence a área de processo de gestão de requisitos.

    Portanto a alternativa correta é a letra E


  • Para gerenciar as mudanças nos requisitos há o processo 'Gestão de Requisitos'.


ID
1356151
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere as seguintes metas:

I. Gerenciar requisitos.
II. Desenvolver requisitos do cliente.
III. Desenvolver requisitos do produto.
IV. Analisar e validar requisitos.

É válido como meta da área de processo Gerenciamento de Requisitos (REQM) do CMMI o que consta em:

Alternativas
Comentários
  • As metas II, III e IV corresponde a área de processo Desenvolvimento de requisito.

  • Prezados,

    A área de processo de Gerenciamento de requisitos possui apenas uma meta :
    - Gerenciar requisitos

    Portanto a alternativa correta é a letra E


ID
1356154
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

"É uma técnica utilizada no levantamento de requisitos, que promove a cooperação, entendimento e trabalho em grupo entre usuários e desenvolvedores. Facilita a criação de uma visão compartilhada do que o produto de software deve ser. Possui quatro princípios básicos: dinâmica de grupo, uso de técnicas visuais, manutenção do processo organizado e racional e utilização de documentação padrão. É composta por duas etapas principais: planejamento e projeto. Cada etapa consiste nas fases de adaptação, sessão e finalização." O texto refere-se à técnica de:

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    A alternativa B está errada pois Brainstorming apesar de ser uma técnica de levantamento de requisitos, ela não envolve o uso de técnicas visuais nem a utilização de documentação padrão, assim como não é composta de etapas.
    A alternativa C está errada pois elicitação de requisitos orientada a ponto de vista é a técnica de elicitação que busca identificar os diferentes pontos de vista que os usuários tem sobre o requisito, e depois estruturar esses pontos de vista , agrupando os pontos de vista relacionados segundo uma hierarquia.
    A alternativa D está errada pois etnografia é uma técnica de elicitação que se baseia em observar o usuário , para obter os requisitos através da observação
    A alternativa E está errada pois Workshop é uma técnica de elicitação baseada em uma reunião estruturada, onde há um facilitador responsável por conduzir o workshop e promover a discussão entre os vários mediadores.

    Restou o JAD , que é uma técnica de elicitação que promove a cooperação, entendimento e trabalho em grupo entre usuários. A JAD tem 4 princípios básicos :
    - Dinâmica de grupo
    - Uso de técnicas visuais
    - Manutenção do processo organizado e racional
    - Utilização de documentação padrão.

    Portanto a alternativa correta é a letra A


  • a-

     

    As outras opcoes:

     

    Brainstorming: lancamento de ideias sem julgamentos ou análises,ambiente descontraído e informal, para novos produtos.

     

    Prototipagem: para atrair aspectos críticos quando nao houver domínio mínimo da aplicação.

     

    Viewpoint-Oriented Requirements Definition: pontos de vista dos usuários, analisando as diferenças e similaridades

     

    Etnografia: para entender a organização, sua cultura e o objetivo. O analista se imerge no ambiente-alvo, aprendendo as necessidades do usuario por si proprio


ID
1356157
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É uma abordagem para a avaliação de qualidade de software que define um modelo de mensuração em três níveis: Conceituai (objetivo da medição), Operacional (a questão a ser respondida) e Quantitativo (as métricas que respondem à questão respondida). A abordagem descrita é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • goal --> objetivo da medicao

    question --> a questao a ser respondida

    metric --> as metricas que respondem a questao respondida.

  • Prezados,

    A GQM é uma abordagem para métricas de software que define o modelo de mensuração em 3 níveis, o conceitual, o operacional e o quantitativo.

    Portanto a alternativa correta é a letra B

    Fonte : http://www.im-institute.org/gqm/gqm%20guide%20non%20printable.pdf


  • Goal question metrics é para definir o conjunto de métricas a ser coletado. Foi proposto por Basili and Rombach’s Goal-Question-Metrics Paradigm, IEEE Transactions on Software Engineering, 1988. Define que deve existir uma necessidade real para associar a cada métrica: cada métrica deve medir algo bem específico. O processo início com a identificação dos interessados em fazer medição. Depois, definem-se objetivos organizacionais do projeto e das tarefas. Entao,questões, cujas respostas sao numeros pelas métricas escolhidas. Para projetos de software: qual o percentual de retrabalho do projeto? Qual o percentual de erros após a implantação?.........

     

    Questoes 1°. Selecção de métricas 2°


ID
1356160
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No MPS.BR, os níveis de maturidade são avaliados a partir de atributos de processo (AP). Cada atributo de processo é detalhado por um ou mais resultados esperados (RAP). O atributo de processo AP 1.1 (o processo é executado) evidencia o quanto o processo atinge seu propósito. Este atributo possui apenas a descrição do resultado esperado RAP 1, que traz o texto:

Alternativas
Comentários
  • não tem mãe e o pai é porteiro.

  • d) os processo atinge seus resultados definidos.

  • AP 1.1 O processo é executado

    Este atributo evidencia o quanto o processo atinge o seu propósito.

    Resultado esperado:

    RAP 1. O processo atinge seus resultados definidos.

    AP 2.1 O processo é gerenciado

    Este atributo evidencia o quanto a execução do processo é gerenciada.

    Resultados esperados:

    RAP 2. Existe uma política organizacional estabelecida e mantida para o processo;

    RAP 3. A execução do processo é planejada;

    RAP 4. (Para o nível G) * A execução do processo é monitorada e ajustes são realizados;

    RAP 4. (A partir do nível F). Medidas são planejadas e coletadas para monitoração da execução do processo e ajustes são realizados;

    RAP 5. As informações e os recursos necessários para a execução do processo são identificados e disponibilizados;

    RAP 6. (Até o nível F) ** As responsabilidades e a autoridade para executar o processo são definidas, atribuídas e comunicadas;

    RAP 6. (A partir do nível E) Os papéis requeridos, responsabilidades e autoridade para execução do processo definido são atribuídos e comunicados;

    RAP 7. As pessoas que executam o processo são competentes em termos de formação, treinamento e experiência;

    RAP 8. A comunicação entre as partes interessadas no processo é planejada e executada de forma a garantir o seu envolvimento;

    RAP 9. (Até o nível F) *** Os resultados do processo são revistos com a gerência de alto nível para fornecer visibilidade sobre a sua situação na organização;

    RAP 9. (A partir do nível E) Métodos adequados para monitorar a eficácia e adequação do processo são determinados e os resultados do processo são revistos com a gerência de alto nível para fornecer visibilidade sobre a sua situação na organização;

    RAP 10. (Para o nível G) **** O processo planejado para o projeto é executado.

    RAP 10. (A partir do nível F) A aderência dos processos executados às descrições de processo, padrões e procedimentos é avaliada objetivamente e são tratadas as não conformidades.


    * O RAP 4 tem exigências diferentes para o nível G e para os níveis posteriores.

    ** O RAP 6 tem exigências diferentes para os Níveis G e F e para os níveis posteriores.

    *** O RAP 9 tem exigências diferentes para os Níveis G e F e para os níveis posteriores.

    **** O RAP 10 tem exigências diferentes para o Nível G e para os níveis posteriores.


    mauriciorochabastos@gmail.com

  • Prezados,

    Questão que cobrou um detalhe me especifico do MPS.BR.
    Bom , segundo o guia do MPS.BR , página 19 , temos :

    AP 1.1 O processo é executado
    Esse atributo evidencia o quanto o processo atinge o seu propósito.
    Resultado esperado :
    RAP 1. O processo atinge seus resultados definidos.

    Portanto a alternativa correta é a letra D


ID
1356163
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No MPS.BR o processo Desenvolvimento de Requisitos (DRE) tem como propósito definir os requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto. No Guia Geral do MPS.BR, esse processo é representado no nível de maturidade:

Alternativas
Comentários
  • Largamento Definido

  • Nível D – Largamente Definido. Processos:

    Desenvolvimento de Requisitos - DRE 

    Solução Técnica - STE 

    Validação - VAL 

    Verificação - VER 

    Integração do Produto – ITP


    Fonte: http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/melhoria_software.pdf


    Resposta: D

  • Prezados,

    Segundo o Guia geral de software do MPS.br , página 24, representado na imagem abaixo, vemos que o processo de desenvolvimento de requisitos é representado no nível de maturidade D ( largamente definido )





    Portanto a alternativa correta é a letra D

  • Um bizu que eu sempre utilizo é lembrar que os processos da categoria de engenharia do CMMI são similares aos processos do Nível de D do MPS.BR. Ambos tratam de atividades das disciplinas de engenharia.  

  •                                                Os 7 Níveis de Maturidade

    Nível A (Em Otimização)
    - sem processos específicos

    Nível B (Gerenciado Quantitativamente)
    - sem processos específicos

    Nível C (Definido)
    - Desenvolvimento para Reutilização (DRU)
    - Gerência de Decisões (GDE)
    - Gerência de Riscos (GRI)

    Nível D ( Largamente Definido)
    - Desenvolvimento de Requisitos (DRE)
    - Integração do Produto (ITP)
    - Projeto e Construção do Produto (PCP)
    - Validação (VAL)
    - Verificação (VER)

    Nível E (Parcialmente Definido)
    - Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional (AMP)
    - Definição do Processo Organizacional (DFP)
    - Gerência de Recursos Humanos (GRH)
    - Gerência de Reutilização (GRU)

    Nível F (Gerenciado)
    - Aquisição (AQU)
    - Gerência de Configuração (GCO)
    - Gerência da Qualidade (GQA)
    - Gerência de Portifolio de Projetos (GPP)
    - Medição (MED)

    Nível G (Parcialmente Gerenciado)
    - Gerência de Projetos (GPR)
    - Gerência de Requisitos (GRE)


ID
1356166
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

"É um padrão de projeto (design pattern) que separa o modelo de domínio, a apresentação e as ações com base nas entradas do usuário em três grupos distintos. Utilizando este padrão, o modelo pode ser construído e testado independentemente da apresentação visual. É um padrão de projeto utilizado principalmente para a construção de aplicações web que se tornou fundamental para a separação da lógica de interface com o usuário e da lógica de negócios." O padrão de projeto descrito é o:

Alternativas
Comentários
  • Model - View - Controler

  • Prezados,

    O MVC ( model-view-controller ) é um padrão de arquitetura que separa a representação da informação da interação do usuário com ele. 
    Modelo representa os dados, as regras de negócio, as funções.
    Visão representa qualquer saída de apresentação dos dados.
    Controle representa o mediador das requisições.

    Portanto a alternativa correta é a letra E


ID
1356169
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em uma aplicação orientada a objetos, um método protegido (protected) em uma classe poderá ser acessado:

Alternativas
Comentários
  • A palavra-chave protected restringe a visibilidade do membro modificado, atributo ou método, de forma que classes não-relacionadas não possam acessá-lo. Objetos da própria classe, de classes derivadas desta e de classes do mesmo pacote têm acesso a membros protected. Pegadinha do malandro hehehe

  • Prezados,

    A alternativa A representa a visibilidade package 
    A alternativa C teria que ser público, mas para ser acessado por outras aplicações seria necessário a invocação remota de métodos
    A alternativa D representa a visibilidade privada
    A alternativa E representa a visibilidade pública

    A alternativa B representa a visibilidade protegida, onde a visibilidade externa é limitada a objetos de classes derivadas.

    Portanto a alternativa correta é a letra B

  • A dúvid creio que tenha ficado entre a A e B. Contudo a primeira ao utilizar "apenas" invalidou a mesma.


ID
1356178
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A especificação UML define duas grandes categorias de diagramas: diagramas de estrutura (structure diagrams) e diagramas de comportamento (behavior diagrams). É um diagrama de comportamento:

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de atividade

  • Diagrama de classes: Diagrama de estrutura (estática)
    Reúne os elementos mais importantes de um sistema orientado a objetos;
    Exibe um conjunto de classes, interfaces e seus relacionamentos

    Diagrama de pacotes: Diagrama de estrutura (estática)
    Permitem agrupar qualquer construção da UML em estrutura de alto nível
    Diagrama de componente: Diagrama de estrutura (estática)
    Modela o sistema em termos de componentes e seus relacionamentos através da interface
    Decompõe o sistema em subsistema que detalham a estrutura interna
    Diagrama de deployment ou diagrama de implantação: Diagrama de estrutura (estática)
    Modela a configuração física do sistema, revelando que pedaços de software rodam em que equipamentos de hardware.

    Bons estudos,
    Att,
    Ualison Aguiar
  • Prezados,

    Os diagramas de classes, pacotes, componente e deployment são diagramas de estrutura.
    Como diagrama de comportamento dentre as alternativas, só temos o diagrama de atividades.

    Portanto a alternativa correta é a letra C


  • c-

    diagrama de comportamento mostra fluxo de informacoes em fuincionamento. diagramas estaticos é so p/ ver a disposicao do sistema


ID
1356181
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo o PMBoK quarta edição, o Gerenciamento do Tempo do Projeto inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. Um dos processos do Gerenciamento do Tempo do Projeto é o Sequenciar Atividades, que identifica e documenta os relacionamentos entre as atividades do projeto. São ferramentas e técnicas utilizadas nesse processo, exceto:

Alternativas

ID
1356184
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos

No grupo de Processos de Planejamento do PMBoK quarta edição, o processo Coletar Requisitos permite definir e documentar as necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto. Constitui uma saída desse processo:

Alternativas
Comentários
    • Saídas:
      Documentação dos requisitos
      Matriz de rastreabilidade dos requisitos

      Fonte: http://escritoriodeprojetos.com.br/coletar-os-requisitos.aspx


  • processo Coletar Requisitos
    Saídas
        Documentação dos requisitos
        Matriz de rastreabilidade dos requisitos

  • Prezados,

    O processo de coletar os requisitos possui como saídas a documentação dos requisitos e a matriz de rastreabilidade dos requisitos.





    Portanto a alternativa correta é a letra D

  • Pessoal não dá para ficar decorando as entradas e saídas de cada um processos do PMBOK (na 5ª versão há 47 processos). Logo bastar pensarmos um pouco.

    a) E. Isso aqui será saída do processo definir o escopo.

    b) E. Saída do processo 'Criar a EAP'. 

    c) E. Atividades lembra 'tempo', então pertencerá ao processo 'Definir Atividades' da área Gerenciamento do Tempo.

    d) C. É um dos artefatos quando falamos em requisitos. Outros artefatos: especificação de caso de uso, lista de mensagens ...

    e) E. Lembra a área 'partes interessadas', sendo saída do processo 'Identificar as partes interessadas'. 

     


ID
1356187
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

0 processo Coletar Requisitos do grupo de Processos de Planejamento utiliza ferramentas e técnicas que podem ser usadas para definir e documentar as funções e funcionalidades do projeto e do produto. Dentre as técnicas classificadas pelo PMBoK quarta edição como Técnicas de Criatividade em Grupo, estão:

Alternativas
Comentários
  • Segue abaixo link para algumas das técnicas de criatividade em grupo mais usadas:

    • Brainstorming;
      Técnica de grupo nominal;
      Técnica Delphi;
      Mapas mentais;
    • Diagrama de afinidade.

    Fonte: http://escritoriodeprojetos.com.br/tecnicas-de-criatividade-em-grupo.aspx

  • Técnicas de criatividade em grupo

    Existem várias técnicas de criatividade em grupo que podem nos ajudar em vários processos de gerenciamento de projetos.
    No Guia PMBOK® são citadas apenas no processo de Coleta de Requisitos.
    Segue abaixo link para algumas das técnicas de criatividade em grupo mais usadas:

    Brainstorming; Técnica de grupo nominal; Técnica  Delphi; Mapas mentais; Diagrama de afinidade.

  • Prezados,

    Segundo o PMBOK, técnicas de criatividade são quaisquer atividades realizadas em grupo que permitam seus participantes possam, através de sua criatividade, sugerir informações relevantes para o projeto que resultem em uma identificação de requisito.

    As técnicas de criatividade em grupo definidas no PMBOK são o Brainstorming, a técnica de grupo nominal, a técnica Delphi, mapas mentais  e diagramas de afinidade.

    Portanto a alternativa correta é a letra E


  • e-

    Técnicas de Criatividade em Grupo sao em grupo. brainstorming ("tempesdtade de ideias") significa fazer varias suegstoes e depois selecion ar a melhor. tecbnica delphi envolve "rodadas" refinando respostas a questoes, ate obter a melhor resposta


ID
1356190
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Portfólio de Serviço é, segundo a ITIL v3, um conjunto de serviços gerenciados por um Provedor de Serviços. É dividido em três componentes, de acordo com o Ciclo de Vida do Serviço: Funil de Serviço, Catálogo de Serviço e:

Alternativas
Comentários
  • http://tiinteligente.blogspot.com.br/2011/03/itil-v3-estrategia-do-servico-tecnicas.html


  • Funil de Serviço - Consiste nos serviços que estão em desenvolvimento ou sendo viabilizados para um determinado cliente ou espaço de mercado. O Funil reflete a extensão com que os novos conceitos e ideias de qualificação dos serviços são levados adiante pela Estratégia do Serviço, Desenho do Serviço e Qualificação Continuada do Serviço. Resumindo, o Funil representa a visão estratégica de crescimento do provedor de serviços para o futuro.
    Catálogo de Serviços - É uma base de dados ou documentos estruturados que possuem as informações sobre todos os serviços de TI em operação ou em vias de entrar em produção. O Catálogo de Serviço é a única parte do Portfólio de Serviço disponível para visualização por parte do cliente. Além disso, ele é dividido em duas porções: uma mais voltada para o cliente e outra mais voltada para as áreas técnicas.
    Serviços Obsoletos - Alguns serviços no Catálogo ficam obsoletos ou são aposentados. As informações desses serviços, apesar de estarem aposentados, podem ser de grande valia para a tomada de decisão de investimento futuros (as famosas “Lições aprendidas” do PMBOK). Normalmente, os serviços obsoletos não estão disponíveis para novos clientes ou novos contratos.Fonte: http://tiinteligente.blogspot.com.br/2011/03/itil-v3-estrategia-do-servico-tecnicas.html
  • Prezados,

    O portfólio de serviços é composto pelo funil de serviços, que representa os serviços que estão sob consideração ou desenvolvimento, mas que ainda não estão disponíveis para os clientes, é composto também pelo catálogo de serviço em si que é a relação de serviços de TI em produção e em implantação , e por fim é composto pelos serviços obsoletos que representa os serviços que não estão mais disponíveis para os clientes.

    Portanto a alternativa correta é a letra B



ID
1356193
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O objetivo do Gerenciamento da Capacidade é garantir que exista capacidade adequada para assegurar a entrega dos Serviços de TI e que tal capacidade esteja alinhada com as necessidades atuais e futuras do negócio. Dentre as atividades desse processo, de acordo com a ITIL v3, existem atividades consideradas reativas. Consiste em uma atividade reativa:

Alternativas
Comentários
  • Fácil. :)
    Somente a resposta C possui uma atividade reativa, em que o problema deve primeiramente acontecer, para que se tome uma ação.
    Em todas as outras alternativas são tomadas ações pró-ativas para evitar o problema.

  • C) toda correção é reativa.

  • Prezados,

    O enunciado pergunta uma atividade reativa pertencente ao processo do Gerenciamento de Capacidade. 
    Otimizar a performance dos serviços e componentes, analisar a tendência de utilização atual e futura dos componentes de TI, antecipar falhas e analisar tendências são atividades proativas , portanto, como atividade reativa só resta responder aos alertas de eventos de capacidade e solicitar a correção devida, que é uma atividade realmente reativa, levada a termo aós os alertas e eventos acontecerem.

    Portanto a alternativa correta é a letra C


  • Abordagem reativa - Resposta aos incidentes levantados.
    Abordagem proativa - Antecipação aos incidentes recorrentes.

  • A alternativa "A" poderia levantar dúvidas pra quem estuda outros frameworks, que normalmente possuem um estágio de "otimização" no fim do ciclo de vida dos serviços. Entretanto, tratando-se de ITIL, a otimização pode ocorrer ainda na fase de concepção dos serviços. Sem falar do termo "solicitar a correção", que só é possível de ocorrer DEPOIS de um evento. 

  • Só precisaria conhecer o significado de "reativa" e qual verbo(responder) se encaixa nesse contexto.


ID
1356196
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

"Segundo a ITIL v3, é o processo responsável por gerenciar o ciclo de vida de todas as requisições de serviço. Trata das solicitações de serviço dos usuários que não estão relacionadas a incidentes e são serviços pré-aprovados, com baixo ou nenhum impacto na operação de TI. É responsável pela obtenção e entrega de componentes requisitados que são padrão." O texto descreve o processo de:

Alternativas
Comentários
  • Cumprimento de Requisição.

    Oferecer a usuários um canal no qual eles podem requisitar e receber serviço.

    • Informações sobre a disponibilidade dos serviços e procedimentos para obter estes serviços.
    • Fornecer componentes de serviço padrão.

    • Fornecer oportunidades para autoajuda.

    • Papéis: fica com a Central de Serviços.

    • Central de serviço e Gerenciamento de Incidente irão lidar com as requisições de serviço.

    • Seu preenchimento pode ser feito pelos times de operação de serviço ou seus departamentos, fornecedores externos – como apropriado.


    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/46959/cumprimento-de-requisicao#ixzz3LykVhitN

  • Colegas,

    Seguem algumas contribuições que extraí do material de estudo que estou utilizando:


    Request fulfilment

    Definition: service request

    A formal request from a user for something to be provided.

    The purpose of request fulfilment is to enable users to request and receive standard services, to source and deliver these services, to provide information to users and customers about services, and to assist with general information, complaints and comments. Their scale and frequent low-risk nature requires this separate process rather than potentially congesting the normal incident and change management processes.

    All requests are logged and tracked, usually via the service desk, and may necessitate an appropriate level of authorization before fulfilment.

    (Fonte: An Introductory Overview of ITIL v3, p. 43)

    Propósito e Objetivos

    Propósito: Cumprimento de Requisição é o processo responsável por gerenciar o ciclo de vida de todas as requisições de serviço dos usuários;

    Objetivos:

    Manter a satisfação do usuário e do cliente através da manipulação eficiente e profissional de todas as solicitações de serviço;

    Prover um canal para os usuários solicitarem e receberem serviços padrão para os quais existe uma autorização predefinida;

    Fornecer informações aos usuários e clientes sobre a disponibilidade dos serviços e o procedimento para obtê-los;

    Entregar e instalar os componentes padrão solicitados (por exemplo, licenças e mídias de software);

    Ajudar com informações gerais, reclamações ou comentários.

    Escopo:

    O processo necessário para atender uma solicitação irá variar dependendo exatamente do que está sendo solicitado, mas geralmente pode ser dividido em um conjunto de atividades que têm que ser executadas;

    Para cada solicitação, essas atividades devem ser documentadas em um modelo de solicitação e armazenados na Base da Dados de Gerenciamento do Conhecimento.

    Requisição de Serviço (Service Request)

    Solicitação de serviço é um termo usado como uma descrição genérica para diversos tipos de demandas que foram enviadas para a organização de TI pelos usuários;

    Muitas destas solicitações são tipicamente pedidos de pequenas mudanças que são de baixo risco, frequentemente realizadas, de baixo custo, etc. (por exemplo, um pedido para alterar uma senha, um pedido para instalar um aplicativo de software adicional para uma estação de trabalho particular, um pedido para mudar alguns itens da área de trabalho do equipamento) ou pode ser apenas um pedido de informação.

    Modelos de Requisições (Request Models)

    Requisições de Serviço ocorrem frequentemente e requerem seu atendimento através de uma maneira consistente, de forma a atender os níveis de serviço acordados;

    Para dar assistência a essas solicitações, muitas Organizações criam Modelos de Requisições pré-definidos (os quais tipicamente incluem alguma forma de pré-aprovação por parte do processo Gerenciamento de Mudança).

    Abraços,

  • Prezados,

    Segundo o Glossário do ITIL , o termo cumprimento de requisição significa o processo responsável por gerenciar o ciclo de vida de todas as requisições de serviço.

    Portanto a alternativa correta é a letra D

  • O objetivo do cumprimento de requisição é permitir aos usuários solicitar e receber serviços padrão, entregar e fornecer esses serviços, fornecer informações aos usuários e clientes sobre os serviços e auxiliar na informação geral, reclamações e comentários. A sua escala e a natureza frequente de baixo risco requerem esse processo separado em vez de potencialmente congestionar os processos normais de gerenciamento de incidentes e mudanças.

    Uma requisição é uma requisição formal de um usuário para algo a ser fornecido, por exemplo, uma requisição para informações ou aconselhamento, para redefinir uma senha ou para instalar uma estação de trabalho para um novo usuário.


ID
1356202
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O modelo Cobit 4.1 é organizado em quatro domínios inter- relacionados: Planejar e Organizar (PO), Adquirir e Implementar (Al), Entregar e Suportar (DS) e Monitorar e Avaliar (ME). Cada um desses domínios ajuda a responder a um conjunto de questões. A questão cujo domínio Entregar e Suportar (DS) é o mais adequado para ajudar a responder é:

Alternativas
Comentários
  • "ENTREGAR E SUPORTAR (DS)

    Este domínio trata da entrega dos serviços solicitados, o que inclui entrega de serviço, gerenciamento da segurança e continuidade,

    serviços de suporte para os usuários e o gerenciamento de dados e recursos operacionais. Trata geralmente das seguintes questões

    de gerenciamento:

    · Os serviços de TI estão sendo entregues de acordo com as prioridades de negócios?

    · Os custos de TI estão otimizados?

    · A força de trabalho está habilitada para utilizar os sistemas de TI de maneira produtiva e segura?

    · Os aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade estão sendo contemplados para garantir a segurança da informação?"

    Fonte: COBIT 4.1

    Bons estudos!

  • Prezados,

    No CobiT 4.1 , página 15 , são citadas as seguintes questões referentes ao domínio de Entregar e Suportar :

    ENTREGAR E SUPORTAR (DS)
    Este domínio trata da entrega dos serviços solicitados, o que inclui entrega de serviço, gerenciamento da segurança e continuidade, serviços de suporte para os usuários e o gerenciamento de dados e recursos operacionais. Trata geralmente das seguintes questões de gerenciamento:
    · Os serviços de TI estão sendo entregues de acordo com as prioridades de negócios?
    · Os custos de TI estão otimizados?
    · A força de trabalho está habilitada para utilizar os sistemas de TI de maneira produtiva e segura?
    · Os aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade estão sendo contemplados para garantir a segurança da informação?

    Portanto a alternativa correta é a letra C

  • Cópia da questão Q293629!

  • Creio que a letra B se refere ao domínio "Adquirir e Implementar".


ID
1356205
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação à medição de performance, os objetivos e métricas são definidos no CobiT 4.1 em três níveis: Objetivos e métricas de TI, Objetivos e métricas dos processos e Objetivos e métricas de:

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos e métricas são definido em três níveis:

    ·  TI: define o que o negócio espera da TI e  como medir isso.

    ·  Processos: definem o que cada processo de TI deve entregar para suportar as metas de TI e  como medir isso.

    ·  Atividades: definem o que deve ser realizado no âmbito de cada processo para alcançar o desempenho esperado e  como medir isso.

  • Galera. ate onde eu sei são 4 Objetivos 


    Processos têm 4 tipos de objetivos1
    =>Objetivos de Negócio =  Definem os objetivos da organização 
    => Objetivos de TI = Definem o que o negócio espera da TI 
    => Objetivos de Processo = Definem o que os processos de TI precisam entregar para suportar os objetivos de TI, São alcançados através das atividades específicas
    => Objetivos das Atividades =  Definem o que precisa ser feito dentro de cada processo....


    possa ser que eu esteja errado, quem tiver informações mais contundentes, posta ae

  • São três mesmo caro colega.


    Segundo o Cobit 4.1,p.24"

    Os objetivos e métricas são definidos no CobiT em três níveis:

    · Objetivos e métricas de TI que definem o que os negócios esperam de TI e como medir isso

    · Objetivos e métricas dos processos que definem o que os processos de TI precisam entregar para suportar os objetivos de TI e como medir isso

    · Objetivos e métricas de atividades que estabelecem o que precisa acontecer dentro do processo para atingir a requerida performance e como medir isso

    "

  • Weliton,tb me confundi , pois na aula do Pedrosa , diz referente a objetivos do processo que possuem 4 níveis(negócio,TI,atividade e processo ).

  • Galeraa,

    indicadores de performance são 3 (diagonal)...medidor de resultado é que são 4 (vertical)!

  • Prezados,

    Segundo o CobiT 4.1 , página 22 , os objetivos e métricas são definidos no CobiT em três níveis :
    - Objetivos e métricas de TI
    - Objetivos e métricas dos processos
    - Objetivos e métricas de atividades

    Portanto a alternativa correta é a letra D