SóProvas



Prova Quadrix - 2020 - CFP - Especialista em Psicologia - Escolar Educacional


ID
3889186
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, o documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, a grupo ou à instituição. Com relação a esse documento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C - Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação única e exclusiva do usuário do serviço de psicologia, já que o princípio basilar e norteador da relação profissional entre as partes é o sigilo.

  • Resolução 6/2019

    Art. 4º - § 1º - A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 4º, § 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

    Gabarito: C


ID
3889189
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta ação que contraria um dever fundamental estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Art 1- Deveres:

    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    Gabarito B!

  • De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos: 
    a) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;  
    b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;
    c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;
    e) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;  
    f) Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;  
    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;
    h) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;  
    i) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;
    j) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;
    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;
    l) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • resposta: B

    além de estar escrito 1, é também uma questão humanitária.


ID
3889192
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica, e respeitando os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
II. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos quanto pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, os grupos, as organizações e as comunidades envolvidas.
III. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o acesso das pessoas, dos grupos ou das organizações aos resultados das pesquisas ou dos estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Das Responsabilidades, art. 16° do código de ética.

    Leiam o código, gente. Procurem compreender, para além das provas, ele será de extrema importância para sua prática profissional. Em suma, é um conjunto de princípios que nos faz se orgulhar ainda mais da profissao que temos, com pontos questionáveis e passíveis de melhora, mas, ainda assim, belo numa macro visão, ele "dá gosto de ler".

    Força, galera!


ID
3889195
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, os documentos psicológicos devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes nesse regulamento. No que se refere a esses princípios, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E. É obrigado numerar e rubricar as laudas. Para que o mesmo não seja adulterado. Já pensou se alguém tira uma pagina do documento? - estando numeradas e rubricadas evita isso :)

  • Resolução 6/2019

    Art. 5º - § 8º - Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 5º, § 8.º Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página. 

    Gabarito: E

  • Achei a letra B equivocada. Deu a entender que todos os documentos decorrem de avaliação psicológica o que nao é verdade.

ID
3889198
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os próximos itens.

I. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
II. O psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando, crítica e historicamente, a realidade social e cultural, mas sem adentrar em análises de qualquer natureza da realidade política e(ou) econômica, dada a isenção exigida para o exercício da profissão.
IV. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo aviltada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Justificativa:A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, os itens I, II e IV da questão estão corretos. Considerando que não há alternativa que atenda ao comando da questão, a banca examinadora opta por sua anulação.Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos."

  • Não tem essa alternativa

  • Eu aqui tentando responder kkkkkkkk


ID
3889201
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com aplicação das seguintes penalidades:

Alternativas
Comentários
  • disposições gerais- artigo 21-

    ADVERTÊNCIA, MULTA E CENSURA PÚBLICA;

    SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL POR ATE 3O DIAS, CASSAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.


ID
3889204
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da guarda do registro documental que, conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, é de responsabilidade do psicólogo e(ou) da instituição em que ocorreu o serviço, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    4°. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.  
     § 1.° O período de guarda deve ser de no mínimo 05 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em  
    que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.  
    § 2º. O registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e  fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos 
    disciplinares e à defesa legal.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
3889207
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito aos princípios da linguagem técnica do documento psicológico, estabelecidos pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, assinale alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições não se justifiquem tecnicamente.

  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.

    Vamos analisar cada assertiva de acordo com a resolução:

    A) ERRADA. Art. 6°- § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais  dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.
    B) CERTA. Art. 6° - §1°.
    C) CERTA. Art. 6° - §4°.
    D) CERTA. Art. 6° - §3°.
    E) CERTA. Art. 6° - §2°


    Gabarito do professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 6º, § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

    As descrições literais apenas serão justificáveis quando forem necessárias à argumentação desenvolvida no texto e para evidenciar o contexto de que se trata, e não como resposta a solicitações que extrapolem a condição dos serviços psicológicos e que prejudiquem o sigilo e outras prerrogativas éticas da profissão.

    Gabarito: A


ID
3889210
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, julgue os itens que se seguem.

I. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a identificação do usuário ou da instituição.
II. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a avaliação de demanda e a definição de objetivos do trabalho.
III. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro da evolução do trabalho, de modo a permitir seu acompanhamento e os procedimentos técnico-científicos adotados.
IV. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro de encaminhamento ou encerramento.
V. Os documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1 /2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    Art. 2°. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar:  
    I – identificação do usuário/instituição;
    II – avaliação de demanda e definição de objetivos do trabalho;  
    III – registro da evolução do trabalho, de modo a permitir o conhecimento do mesmo e seu acompanhamento, bem como os procedimentos técnico-científicos adotados;  
    IV – registro de Encaminhamento ou Encerramento; 
    V – documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.  
    VI – cópias de outros documentos produzidos pelo psicólogo para o usuário/instituição do serviço de psicologia prestado, deverão ser arquivadas, além do registro da data de emissão, finalidade e destinatário.

    Gabarito do professor: Letra E.


ID
3889213
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao relatório psicológico, assinale a alternativa incorreta à luz da Resolução CFP n.ᵒ 6/2019.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, que instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional:

    Art. 11 - III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.
    As demais alternativas estão todas de acordo com a resolução e referem-se a características do relatório psicológico.

    Gabarito do professor: Letra B.



  • O relatório psicológico consiste em um documento que por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa comunicar a atuação profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. O relatório psicológico é composto de cinco itens: Identificação, descrição da demanda, procedimento, análise, conclusão.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 11, III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.

    Gabarito: B


ID
3898609
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o campo de ação da psicologia escolar na versão de Mitsuko Aparecida Makino Antunes (2008).

Alternativas
Comentários
  • A autora referenciada faz uma distinção entre a psicologia educacional e a psicologia escolar. A primeira pode ser considerada como uma sub-área da psicologia, o que pressupõe esta última como área de conhecimento, com corpus sistemático e organizado de saberes produzidos de acordo com procedimentos definidos, referentes a determinados fenômenos ou conjunto de fenômenos constituintes da realidade, fundamentado em concepções ontológicas, epistemológicas, metodológicas e éticas determinadas. Assim, a psicologia educacional pode ser entendida como sub-área de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos ao fenômeno psicológico constituinte do processo educativo. A psicologia escolar, diferentemente, define-se pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que aí se estabelecem; fundamenta sua atuação nos conhecimentos produzidos pela psicologia da educação, por outras sub-áreas da psicologia e por outras áreas de conhecimento.
    ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Cad. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 6, n. 11,   2007.

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
3898612
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a história da psicologia escolar no Brasil, julgue os itens seguintes.


I. O ensino formal de psicologia foi ministrado em cursos superiores de filosofia e da área de educação, entre os quais se registra o curso de pedagogia. 


II. A educação é um dos pilares que sustentou o desenvolvimento da psicologia e um dos fundamentos para a educação, sobretudo no âmbito pedagógico. 

III. O ensino de psicologia sempre teve espaço privilegiado nos currículos das escolas normais e dos cursos de pedagogia.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Antunes (2008), o ensino formal de psicologia em cursos superiores tinha estreita articulação com a educação, pois as cátedras de psicologia estavam vinculadas primordialmente aos cursos de filosofia e de pedagogia, nestes últimos sob a denominação de psicologia educacional. Ainda segundo aa autora, a Educação foi a base para o desenvolvimento da psicologia, assim como esta permaneceu como principal fundamento para a educação, particularmente no âmbito pedagógico, como sustentação teórica da Didática e da Metodologia de Ensino, bases para a formação de professores. E, o ensino nas Escolas Normais e nos Cursos de Pedagogia deram à Psicologia espaço privilegiado em seus currículos.

    ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Cad. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 6, n. 11,   2007.


    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3898615
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir.


I. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar orientar a gestão escolar. 
II. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar colaborar no planejamento do projeto pedagógico da escola. 
III. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar oferecer orientação psicoeducacional para a comunidade escolar. 
IV. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar orientar os envolvidos com a educação do estudante, como, por exemplo pai, mãe, responsáveis, cuidadores e profissionais. 
V. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar fazer atendimento de psicoterapia breve, na escola, com todos os envolvidos.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa que não corresponde à atuação do psicólogo educacional/escolar é o item V, pois não é um trabalho  de cunho clínico, de diagnóstico e tratamento de transtornos de comportamento e dificuldades de aprendizagem, mas sim um trabalho de cunho educativo e social, sendo que, aqui, o profissional pode intervir nas representações sociais acerca dos fenômenos que acontecem dentro da escola, desenvolvendo programas que estabeleçam novos parâmetros para as atividades que ali acontecem, esclarecendo sobre os melhores procedimentos para a atuação junto à comunidade escolar. Pode, junto com a equipe técnico-pedagógica, propiciar situações que favoreçam a resolução dos problemas enfrentados pelos educadores dentro do próprio contexto escolar, sem estigmatizações. Sua ação ainda não se limita apenas ao âmbito discente, mas abrange a totalidade dos atores envolvidos – direta ou indiretamente – na prática educativa, tendo como foco a saúde mental de toda a comunidade escolar (CRP-PR, 2016).

    CRP-PR. Psicologia escolar/educacional: ações e debates em psicologia escolar/educacional. Curitiba : CRP-PR, 2016

    Gabarito do Professor: Letra D.



  •  V. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar fazer atendimento de psicoterapia breve, na escola, com todos os envolvidos.

    GABARITO: D

  • Gabarito D.

    O psicólogo até poderá realizar a prática de PB na escola, porém, como para qualquer aplicação da PB, ela não se dirige a todos.


ID
3898618
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As políticas governamentais sobre a diversidade sexual na escola ganharam força no cenário brasileiro a partir da década de 1990. Elas surgiram com o objetivo de prevenir doenças, promover saúde e garantir os direitos sexuais e reprodutivos. A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta diploma(s) legal(is) que apoia(m) a atuação profissional nesse campo.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Marcon e Prudencio (2016), a partir da década de 90, surgiram importantes políticas governamentais relacionadas à abordagem da sexualidade na escola visando tanto à prevenção de doenças e promoção de saúde como também à garantia dos direitos sexuais e reprodutivos. Entre os documentos que apoiam a atuação profissional nesse campo, destacam-se:

    a) Parâmetros Curriculares Nacionais (1998);  

    b) Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90);  

    c) Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2004);

    d) Programa Brasil Sem Homofobia (2004);  

    e) Programa Gênero e Diversidade na Escola (2008); e

    f) Programa de Saúde na Escola – PSE (2007).

    MARCON, Amanda Nogara; PRUDENCIO, Luísa Evangelista Vieira; GESSER, Marivete. Políticas públicas relacionadas à diversidade sexual na escola. Psicol. Esc. Educ.,  Maringá ,  v. 20, n. 2, p. 291-302,  Aug.  2016 .  

    Gabarito do Professor: Letra C.




ID
3898621
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos processos de aprendizagem e desenvolvimento, assinale a alternativa que apresenta o nome do autor segundo o qual a educação deve desempenhar o papel central na transformação do homem e, nesta estrada de formação social consciente de gerações novas, a educação deve ser a base para a alteração do tipo humano histórico

Alternativas
Comentários
  • Quando vem com essa de humano, social e histórico é Lev Vygotsky.

  • A educação vista como processo central da humanização era a concepção psicológica de Lev Semionovitch Vygotsky; assim como, a escola seria o principal “laboratório" para estudar a dimensão cultural, especificamente humana, do desenvolvimento. Durante toda sua vida científica sustentou que o objetivo prático da psicologia seria a melhoria da sociedade por meio do aperfeiçoamento da educação. Para Vygotsky, diferentemente dos  métodos utilizados pelas teorias behavioristas, que se sustentam em um esquema unidirecional “estímulo-resposta", a chave da compreensão da conduta residia nas relações dialéticas que esta mantém com seu meio. Assim, entendia que não apenas a natureza  na conduta humana, com também as pessoas modificavam e criavam suas próprias condições de desenvolvimento.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3898624
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto às ações do psicólogo escolar e educacional que atua diretamente em escolas ou que desenvolve atividades com o objetivo de assessorar ou dar algum tipo de suporte para os profissionais que trabalham nas escolas, julgue os itens subsequentes.


 I. É uma dessas ações contribuir para a construção da gestão escolar democrática a partir do trabalho coletivo e colaborativo. 

II. É uma dessas ações fortalecer a autonomia do professor e do papel dirigente. 

III. É uma dessas ações contribuir para fortalecer a ação popular na escola. 

IV. É uma dessas ações participar do planejamento da escola e da orientação dos discentes, considerando as necessidades e os interesses dos estudantes. 

V. É uma dessas ações contribuir para a definição de conteúdos e de materiais de ensino que garantam a apropriação do saber.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários

ID
3898627
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos três temas recorrentes na obra de Pierre Bourdieu, segundo os estudos de David Swartz, um dos colaboradores da obra de Patto (1997), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898630
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da orientação aos pais e(ou) responsáveis por parte dos psicólogos escolares, julgue os próximos itens.


I. Os psicólogos escolares devem estar atentos ao desenvolvimento integral dos estudantes para estruturar um trabalho de orientação a alunos e pais, seja de forma individualizada, seja de forma grupal, que contribua para o desenvolvimento almejado. 

II. É necessário que os psicólogos escolares coordenem grupos de orientação de pais, em função de suas demandas, no que diz respeito aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e da educação dos filhos.

III. É necessário que os psicólogos escolares proporcionem orientações em relação ao sentido atribuído à sexualidade, à responsabilidade para com o outro, às dúvidas e inquietações sobre desejos e afetos, à contribuição para o desenvolvimento do autoconhecimento, à autorreflexão, à capacidade de antecipar consequências e à tomada de decisões éticas. Essas orientações constituem um objeto significativo do trabalho do psicólogo escolar, tanto em sua expressão individual quanto na grupal.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários

ID
3898633
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para a avaliação, o diagnóstico, o atendimento e o encaminhamento de alunos com dificuldades escolares, é importante

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A utilização de diversos instrumentos de investigação, como a observação dos alunos em situações de atividade escolar cotidiana, as conversações com eles e com aqueles com quem eles interagem, assim como, a utilização de jogos e situações diversas para a compreensão das causas que originam as dificuldades, tem contribuído para superar o caráter rotulador do diagnóstico, que em nada ajuda a delinear as estratégias de ação psicopedagógicas necessárias para a superação das dificuldades detectadas.

    Fonte: Albertina Mitjáns Martinez- Psicologia escolar e educacional: compromissos com a educação brasileira


ID
3898636
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o nome do pesquisador que afirma que a educação libertadora, problematizadora, já não pode ser o ato de depositar, ou de narrar, ou de transferir, ou de transmitir “conhecimentos” e valores aos educandos, meros pacientes à maneira da educação “bancária”, mas um ato cognoscente.

Alternativas
Comentários

ID
3898639
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne ao processo de orientação e formação de professores, julgue os itens que se seguem.


I. A complexidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento, em suas variadas formas de expressão, deve ser considerada. 

II. Os aspectos subjetivos que envolvem os processos de aprendizagem devem ser considerados. 

III. As condições históricas e culturais implicadas no processo de aprendizagem devem ser consideradas.



Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários

ID
3898642
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Além das práticas tradicionais, o psicólogo pode desempenhar outras atividades na escola. Sendo assim, julgue os itens a seguir.


I. O psicólogo deverá participar do processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e do processo de avaliação dos resultados do trabalho. 

II. O psicólogo deverá contribuir para a coesão da equipe de direção pedagógica e para sua formação técnica. 

III. O psicólogo deverá realizar pesquisas diversas, com o objetivo de aprimorar o processo educativo.



Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários

ID
3898645
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à participação da família no contexto escolar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898648
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro A Produção do Fracasso Escolar, Maria Helena de Souza Patto apresenta a história do Jeca Tatu, com o seguinte objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, o candidato deve indicar a alternativa em que consta o objetivo da autora Maria Helena de Souza Patto, no livro A Produção do Fracasso Escolar, ao apresentar a história do Jeca Tatu.
    Ao abordar a temática do fracasso escolar, a autora Maria Helena de Souza Patto faz uma análise da educação brasileira e os preconceitos historicamente construídos. Pontua que, a escola e 90% da população era analfabeta. Nos anos seguintes, esse quadro não se alterou muito e mais de 70% da população do país continuava iletrada. 
    Nos anos seguintes, mesmo com o crescimento das ideias liberais, com movimentos sociais, econômicos e políticos nas décadas de 1920 e 1930, e ampliação do ensino público, a classe popular continuava excluída do contexto educacional. O fracasso escolar seguia como um desafio. 
    A autora aponta que, nesse período, existiam teorias racistas para o fracasso escolar, marcadas pelo preconceito em relação aos índios, aos mestiços e aos negros, bem como ao homem do campo. Uma teoria evolucionista “comprovava" a inferioridade das raças não brancas, justificando sua sujeição ao homem branco. Mesmo com a abolição da escravatura, em 1888, e com a chegada da República, continuou-se a anunciar esta inferioridade, só que para justificar o lugar de subalternidade que índios, negros e mestiços passaram a ocupar, mesmo livres, na nova estrutura social. Essa forma de pensar influenciou uma considerável parte dos intelectuais da época, que elaboravam uma literatura sobre o povo brasileiro que colaborava para validar e reforçar a visão negativa do homem tropical e mestiço. 
    Um exemplo disto é o Personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, que favoreceu a formação de estereótipos negativos a respeito do homem pobre e do campo. Ao denunciar os problemas da Primeira República, como a falta de saneamento básico, Lobato mostrava uma visão negativa do caipira. Jeca era um caipira de aparência desleixada, com a barba pouco densa, calcanhares sempre desnudos, rachados, pois ele detestava usar sapatos. Acredita-se que este personagem tenha contribuído para a cristalização do mito da indolência das populações rurais, da população mais pobre das grandes cidades. Isso acontecia devido a uma valorização de uma ideologia urbana em detrimento do rural, em razão de um rápido crescimento das cidades e populações urbanas. Miserável, Jeca Tatu detinha somente algumas plantações, apenas para sua sobrevivência e pescava em um pequeno riacho perto de sua habitação. Sem condições e sem cultura, não cultivava os necessários hábitos de higiene. E em uma versão do conto, “Jeca Tatu - a ressurreição", ele era vítima do descaso das autoridades com a saúde e adoecia, ia ao médico e se transformava em um fazendeiro bem sucedido. Assim, disseminou-se a ideia de que a salvação nacional viria através das políticas de saneamento. 
    Segundo Patto, a história do Jeca Tatu teve grande destaque na literatura brasileira tanto que o personagem se tornou Jeca Tatuzinho, protagonizando campanhas de saúde. O mito contribuiu para uma ideologia depreciativa do homem do campo e das populações residentes nas periferias, tendo reflexos no campo educacional. Ainda de acordo com a autora, esta representação social do homem do campo evidencia não apenas a crença generalizada e duradoura na indiferença ou aversão das populações rurais pela escola como também a crença dominante, por um longo período, de que a verminose seria a principal causa do fracasso escolar das crianças das classes populares. 
    Assim, o pensamento educacional ficou fortemente marcado por uma visão estereotipada da família pobre ao relacionar somente os fatores extras escolares para explicar a aprendizagem da criança. 

    Fonte: PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1993. 

    Dessa forma, conclui-se que a autora Maria Helena de Souza Patto apresenta a história do Jeca Tatu com o objetivo de apresentar a expressão exemplar do componente ideológico da consciência urbana sobre o mundo rural. 

    Portanto, a letra B é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Resposta: B

    Apresentar a expressão exemplar do componente ideológico da consciência urbana sobre o mundo rural.

  •  

    Maria Helena Souza Patto

     

    4ª edição revista e ampliada

     

    Publicado pela primeira vez há mais de duas décadas, A Produção do Fracasso Escolar, de Maria Helena Souza Patto, segue sendo uma obra de referência para pesquisadores em educação, gestores de sistemas e professores. Como explicar sua longevidade e fecundidade em um campo tão marcado pela rápida obsolescência de autores, teorias e perspectivas educacionais? (...) A democratização do acesso à escola, que poderia ter significado a ampliação de uma experiência simbólica potencialmente rica, resultou na manutenção de um “meio” para o qual não se vislumbra claramente um “fim” (...) É essa escola, alienada de seu papel político, divorciada de sua vocação cultural e inacessível aos pais e alunos que dela mais necessitam, que encontramos nas páginas do livro de Souza Patto. Daí a triste, lúcida e desafiante atualidade dessa obra. (José Sérgio Fonseca de Carvalho)


ID
3898651
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento da escrita, é correto afirmar que, no início do período iconográfico, os estudantes

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    trabalhavam com a hipótese de que os caracteres gráficos representavam características daquilo a que se referiam, do campo físico das ideias

  • Esta questão exige que identifiquemos a alternativa correta sobre o desenvolvimento da escrita, mais precisamente no início do período iconográfico.

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    A relação entre desenho e escrita foi discutida por Vygotsky em sua obra “Construção do Pensamento e da Linguagem", que analisa os experimentos de Bühler.
    Nesse sentido, devemos considerar as seguintes informações sobre a respeito: 
    1) o desenho infantil é uma etapa prévia à linguagem escrita; 
    2) por sua função psicológica, o desenho infantil é uma linguagem gráfica peculiar, um relato gráfico sobre algo; 
    3) de acordo com os experimentos, as crianças relatam no desenho o que sabem sobre algum objeto ou situação e não o que veem;
    4) o desenho infantil é mais linguagem do que uma representação;
    5) o desenho é uma linguagem gráfica nascida da linguagem verbal;
    6) os esquemas característicos dos primeiros desenhos infantis recordam os conceitos verbais que dão a conhecer tão somente os traços essenciais e constantes dos objetos, portanto, traços generalizáveis;
    7) com relação ao desenvolvimento do desenho, que grande parte dos psicólogos da época (época do experimento) acreditava que, quando as crianças descobrem semelhanças do seu desenho com algum objeto, ele assume a função de signo;
    8) O reconhecimento de determinados objetos no desenho ocorre após essa identificação começar a ser feita por outras pessoas.

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A única alternativa que especifica corretamente o desenvolvimento da escrita de estudantes no início do período iconográfico é a que afirma: “trabalhavam com a hipótese de que os caracteres gráficos representavam características daquilo a que se referiam, do campo físico das ideias". Isso porque com base nas informações (acima citadas) relacionadas aos experimentos de Bühler, as crianças relatam no desenho o que sabem sobre algum objeto ou situação e não o que veem.

    Analisemos as demais alternativas:

    B) representavam ícones, mas nunca similares à lógica do computador.

    Errada! O desenho infantil é mais linguagem do que uma representação, logo é similar à lógica do computador.

    C) representavam as hipóteses sem lógica nenhuma.

    Errada! O desenho é uma linguagem gráfica em que a criança expressa o que sabe sobre algo, logo existe uma lógica.

    D) usavam ícones, os quais nunca poderiam funcionar com a mesma lógica de representação dos ícones do computador.

    Errada! As crianças relatam no desenho o que sabem sobre algum objeto ou situação e não o que veem, logo os desenhos funcionam com a mesma lógica dos ícones de um computador.

    E) desenhavam ícones, mas sem diferenciá-los da escrita.

    Errada! O desenho infantil é uma etapa prévia à linguagem escrita, de modo que, por sua função psicológica, o desenho infantil é uma linguagem gráfica peculiar, um relato gráfico sobre algo. Portanto, é diferente da escrita.


    Gabarito do professor: Letra A.

ID
3898654
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do desenvolvimento da escrita, Emília Ferreiro explicou que, quando os estudantes produzem registros que podem ser lidos por outras pessoas, na maioria dos casos, eles (os estudantes) começam a se questionar sobre a forma correta de se grafar as palavras. Por exemplo, eles sabem que é possível escrever “chicara”, mas questionam se devem escrever com “x” ou “ch”. Essa descrição caracteriza o nível

Alternativas
Comentários
  • Alfabético

  • Esta questão exige conhecimentos sobre o Desenvolvimento da Escrita, segundo Emília Ferreiro.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    No que tange às contribuições de Emília Ferreiro, em seus estudos sobre a psicogênese da língua escrita, existem 3 níveis (estágios) de aprendizagem durante a alfabetização, que são: nível pré-silábico, nível silábico e nível alfabético.

     

    - Pré-Silábico: acontece quando a criança ainda não consegue compreender a relação entre a sua fala e a sua escrita, e, dessa forma, expressa o que escreve através de desenhos e rabiscos que, comumente, só são entendidos por ela mesma.

    - Silábico: é reconhecido quando a criança já identifica a relação entre o som e a escrita, porém pode expressar cada sílaba por uma letra apenas. Quando ela começa a enfrentar alguns problemas, como descobrir que não existe uma só letra para uma sílaba e começa a conhecer as questões da ortografia, ela encontra-se em um nível intermediário, chamado de silábico-alfabético.

    - Alfabético: neste estágio, a criança já tem uma melhor compreensão sobre a linguagem escrita e a formação das sílabas já está mais clara. O seu desafio a partir de agora é desenvolver o domínio da ortografia.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Diante do exposto, podemos concluir que quando os estudantes começam a se questionar sobre a forma correta de se grafar as palavras, eles já têm uma melhor compreensão sobre a linguagem escrita e a formação das sílabas, restando agora o desenvolvimento da ortografia. Portanto, o contexto apresentado pela questão refere-se ao nível alfabético, “letra C".

     

    As alternativas “A", “B" e “D" representam níveis anteriores, conforme exposto na síntese do conteúdo. Já a “letra E" não se enquadra na discussão (de Emília Ferreiro) proposta pela questão.

     


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Quando os estudantes começam a se questionar sobre a forma correta de se grafar as palavras, eles já têm uma melhor compreensão sobre a linguagem escrita e a formação das sílabas, restando agora o desenvolvimento da ortografia. “letra C".


ID
3898657
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma criança em processo de aprendizagem da leitura e da escrita escreveu da seguinte forma: BIA indica Barriga – B indica Ba, I indica RRI e A indica GA.


Com base nesse caso hipotético e na psicogênese da língua escrita, a criança se encontra no nível

Alternativas
Comentários
  • Resposta A.

    A descoberta da relação fonográfica da letra inicial antecede o descobrimento de que todas as letras das palavras possuem valor sonoro. O nível silábico caracteriza-se pela tendência que a criança possui em aceitar a sílaba como sendo a própria palavra; ou, ainda, admitir uma letra para cada sílaba, registrando, por exemplo, VL para a palavra VELA e também uma letra para cada frase.

    Nível Pré-silábico

    No início da alfabetização a criança ainda não distingue a unidade do símbolo gráfico de um todo, ou seja, a letra da palavra, assim como ainda não compreende que a escrita representa a fala, o som da palavra e não o objeto a que o nome se refere. Poderá imaginar, por exemplo, que a letra inicial do seu nome signifique a palavra inteira, ou que seu nome e uma característica sua possam ser expressos com a mesma palavra

    Nível Silábico Alfabético - esta etapa é a passagem do nível silábico para o alfabético, sendo que as características de uma fase e outra podem aparecer coexistentes.

    Nível Alfabético - inicialmente, esse nível tem seu reconhecimento quando a criança demonstra reconhecer a relação e associação do símbolo sonoro ao gráfico. A criança descobre que as sílabas podem ter quantias diferentes de letras na sua constituição. As unidades linguísticas já são identificadas pela criança: letras, sílabas, palavras e frases.

    FONTE

  • Esta questão exige o conhecimento dos níveis de aprendizado durante a alfabetização conforme é apresentado na psicogênese da língua escrita, por Ana Teberosky e Emilia Ferreiro, com influência de Piaget.


    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    De acordo com Ana Teberosky e Emilia Ferreiro em seus estudos sobre a psicogênese da língua escrita, existem 3 níveis de aprendizagem (também podem ser compreendidas como hipóteses) durante a alfabetização, que são: nível pré -silábico, nível silábico e nível alfabético.


    - Pré -silábico: acontece quando a criança ainda não consegue compreender a relação entre a sua fala e a sua escrita, e, dessa forma, expressa o que escreve através de desenhos e rabiscos que só são entendidos por ela mesma.


    - Silábico: é reconhecido quando a criança já identifica a relação entre o som e a escrita, porém pode expressar cada sílaba por uma letra apenas. Quando ela começa a enfrentar alguns problemas, como descobrir que não existe uma só letra para uma sílaba e começa a conhecer as questões da ortografia, ela encontra-se em um nível intermediário, chamado de silábico -alfabético.


    - Alfabético: já se tem uma melhor compreensão sobre a linguagem escrita e a formação das sílabas já estão mais claras. O seu único desafio agora torna-se a ortografia.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base nessas informações, podemos observar que, dentre as alternativas, a que expressa: “silábico de desenvolvimento da escrita", corresponde ao nível certo da criança do caso hipotético, portanto, a alternativa A é a reposta correta.


    Analisemos as demais alternativas:


    B) pré -silábico de desenvolvimento da escrita.

    Errada! No nível pré -silábico a criança expressa a escrita por meio de desenhos e rabiscos.


    C) alfabético de desenvolvimento da escrita.

    Errada! Nesse nível a criança já consegue ter noção do tamanho das sílabas em comparação à sua fala.


    D) de hipótese alfabética de desenvolvimento da escrita.

    Errada! Apesar da palavra hipótese ter a possibilidade de ser substituída por nível nesse caso, novamente é citado o alfabético, no qual a criança está em um nível de entendimento melhor da formação silábica.


    E) silábico -alfabético de desenvolvimento da escrita.

    Errada! A criança do caso hipotético ainda não enfrentou os problemas pertencentes ao silábico -alfabético, ou seja, ainda não apresentou entendimento ou confusão sobre a formação silábica.


    GABARITO: ALTERNATIVA “A"

  • Silábico com valor sonoro

  • Nível silábico, a criança passa a entender que existe uma correspondência entre as letras e o que é falado. Para ela, existe um traço representando o que é falado, mesmo que não seja o correto em relação à Língua Portuguesa. Cada sílaba possui uma letra.


ID
3898660
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da importância da análise dos cadernos escolares, julgue os itens que se seguem.


I. É necessário diferenciar o que foi realizado por meio de cópia do que foi uma produção mais autônoma do aluno. 

II. A análise dos cadernos não pode trazer informações sobre o que o estudante domina. Há a necessidade de avaliações psicológicas para isso. 

III. As cópias podem trazer informações sobre as características dos erros.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898663
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O racismo pode ser considerado como uma

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - A crença na existência de raça naturalmente hierarquizada pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto e o físico e o cultural.


ID
3898666
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a preconceito, julgue os itens subsequentes.


I. Os preconceitos fazem parte de uma tradição cultural que se transmite de geração a geração. 

II. O autoconceito é construído, nas relações sociais, por meio de um processo interativo que inclui família, amigos e organizações significantes. 

III. A difusão da crença da inferioridade das pessoas negras pode provocar alienação e negação da identidade racial. 

IV. Para evitar o alijamento do negro e do índio na sociedade, não se pode relacionar preconceito com questões étnico-raciais.



Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.


ID
3898669
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atenção é um dos requisitos fundamentais para se proporcionar condições de aprendizagem, pois ela é necessária para que um estímulo seja percebido, elaborado e se transforme em uma resposta, que deve, em seguida, ser avaliada. A teoria do processamento da informação pressupõe momentos distintos para que a aprendizagem ocorra. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta esses momentos.

Alternativas
Comentários

ID
3898672
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O bullying ocorre principalmente na escola e atinge toda a coletividade de atores sociais participantes da comunidade educativa em torno do aluno, como, por exemplo, a família, os educadores, as equipes técnicas e os pares. Portanto, na avaliação desse fenômeno, os profissionais da escola

Alternativas
Comentários

ID
3898675
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Rodrigues e Angelucci (2018), julgue os itens seguintes com relação à escolarização de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista.


I. O estabelecimento do diagnóstico biomédico como verdade sobre o sujeito não é operativo para a educação. Isso porque o rótulo que reduz questões subjetivas, sociais e políticas a um diagnóstico nosológico desincumbe o professor de seu trabalho. 

II. A manutenção da relação da educação especial com uma perspectiva de reabilitação faz com que o professor suponha que precise se submeter a um saber biomédico para poder ensinar a seu aluno. Dessa forma, aquilo que se entende como escolarização de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista continua a se manter muito próximo à clínica da normalização. 

III. Para pensar em um projeto de escolarização, é necessário identificar as barreiras que estão dificultando a permanência e a fruição da escola e o aprender e o socializar para a criança com transtorno do espectro autista.



Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica por que o item I é correto :v

  • I. O estabelecimento do diagnóstico biomédico como verdade sobre o sujeito não é operativo para a educação. Isso porque o rótulo que reduz questões subjetivas, sociais e políticas a um diagnóstico nosológico desincumbe o professor de seu trabalho. Certo, pois não se exige do estudante com deficiência um diagnóstico para que ele seja matriculado no AEE, muitas vezes os diagnóstico médicos são equivocados quanto a real situação do aluno, por isso a escola deve observar o aluno de maneira integral para que não se basei apenas em um diagnóstico, uma vez que muitas vezes ela se utiliza deste para se eximir de suas responsabilidades ou justificar o não desenvolvimento do estudante

  • Todas verdadeiras

  • Quanto ao item I.

    O AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.

    Na rede particular e pública de ensino, para matrícula do aluno no AEE é solicitado laudo médico, podendo ser de psiquiatra, neurologista ou neuropediatra), além de avaliação de equipe multidisciplinar (professores, psicopedagogos, psicólogos, fonaudiólogos), para efetiva matrícula, não é qualquer aluno que pode se matricular no AEE, ou que acredite que tenha alguma deficiência. A questão cita do "diagnóstico biomédico" na perspectiva da Educação Especial, que não é a mesma coisa de Laudo Médico para alunos deficientes.

    O Modelo Médico (ou Biomédico) da Deficiência a compreende como um fenômeno biológico. Segundo tal concepção, a deficiência seria a consequência lógica e natural do corpo com lesão, adquirida inicialmente por meio de uma doença, sendo uma como consequência desta. A deficiência seria em si a incapacidade física, e tal condição levaria os indivíduos a uma série de desvantagens sociais. Uma vez sendo identificada como orgânica, para se sanar a deficiência, dever-se-ia fazer uma ou mais intervenções sobre o corpo para promover seu melhor funcionamento (quando possível) e reduzir assim as desvantagens sociais a serem vividas.

    Na compreensão do modelo biomédico da deficiência, um corpo com impedimentos deve ser objeto de intervenção dos saberes biomédicos. Os impedimentos são classificados pela ordem médica, que descreve as lesões e as doenças como desvantagens naturais e indesejadas. Práticas de reabilitação ou curativas são oferecidas e até mesmo impostas aos corpos, com o intuito de reverter ou atenuar os sinais da anormalidade. Durante quase 30 anos, o modelo biomédico da deficiência foi soberano para as ações da OMS, o que significou a hegemonia de uma linguagem centrada na reabilitação ou na cura dos impedimentos corporais para as políticas públicas de diversos países vinculados àquela entidade. No Brasil, o modelo biomédico fundamenta as pesquisas populacionais, as ações de assistência e, em grande parte, as políticas de educação e saúde para os deficientes.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a escolarização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    A escolarização de crianças com TEA possui peculiaridades que muitas vezes confundem educadores e familiares. Nesse sentido, o paradigma biologicista da dita doença mental procura explicar fenômenos subjetivos a partir de uma perspectiva normatizadora. Por isso, o que a psiquiatria e suas práticas afins fazem é dar respostas simplificadoras aos comportamentos incômodos.

    Assim, o estabelecimento do diagnóstico biomédico como verdade sobre o sujeito não é operativo para a educação. Isso porque o rótulo que reduz questões subjetivas, sociais e políticas a um diagnóstico nosológico desimplica o professor de seu trabalho. A manutenção da relação da Educação Especial com uma perspectiva de reabilitação faz com que o professor suponha que precise se submeter a um saber biomédico para poder ensinar seu aluno. Dessa forma, aquilo que se entende como escolarização de crianças diagnosticadas com TEA continua a se manter muito próxima à clínica da normalização.

    A escola carrega saberes e legitimidade social para se ocupar do projeto de escolarização de seus alunos. E pensar um projeto de escolarização não é pensar um currículo mínimo para uma criança na qual não se aposta verdadeiramente que seja escolarizável e que, talvez, não devesse estar ali. Pensar um projeto de escolarização é pensar quais as barreiras estão dificultando a permanência e a fruição da escola, o aprender e o socializar para essa criança. E essa barreira não é nem está na criança. Ela não é a criança. E, para ser identificada, pede trabalho coletivo, a partir da produção de dúvida sobre como (e não, se é possível) escolarizar crianças com autismo.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Esta questão é bastante específica e está toda baseada no artigo “Estado da arte da produção sobre escolarização de crianças diagnosticadas com TEA", de Rodrigues e Angelucci, 2018. Diante do exposto na síntese de conteúdo, podemos concluir que todos os itens estão certos.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3898678
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a perspectiva da teoria crítica da sociedade, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O preconceito não é uma reação de defesa individual operada pela mecanização do trabalho, que não elimina a necessidade do pensamento.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre teoria crítica de sociedade.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Considerando a teoria crítica de sociedade, embasada por José Leon Crochík, analisemos cada uma das alternativas e apontemos a incorreta.

     

    A) O preconceito é uma reação de defesa individual, um fenômeno cultural, operado pela mecanização do trabalho, que elimina a necessidade do pensamento.

    Certa! O indivíduo preconceituoso percebe o mundo de forma ameaçadora, julgando-se impotente para lidar com as dificuldades que a realidade pode lhe trazer. Tal situação o faz perder a capacidade de reflexão, bem como prejudica sua abertura à experiência – fatores fundamentais à compreensão da diversidade humana. Por isso, é correto dizer que o preconceito é uma reação de defesa individual, um fenômeno cultural, que elimina a necessidade do pensamento.

     

    B) O preconceito pode ser caracterizado sob dois aspectos: estereótipo e discriminação. Ambos são processos que contribuem para a produção da exclusão.

    Certo! Realmente o preconceito pode ser caracterizado a partir de dois aspectos: 1) estereótipo; 2) discriminação. O primeiro pode ser entendido como grupos de pensamentos ou representações provenientes da cultura, engessados pelo modo de vida mecanizado e menos reflexivo, que são aplicados repetidamente (seria uma espécie de “rótulo"). Já o segundo conforma/naturaliza a reação, normalmente negativa, frente a um dado objeto alvo de preconceito e se manifesta através da segregação e da marginalização. Dessa feita, ambos são processo que contribuem para a produção da exclusão.

     

    C) O estereótipo é definido como o grupo de pensamentos ou representações provenientes da cultura, engessado pelo modo de vida mecanizado e menos reflexivo, que é aplicado repetidamente, independentemente das demandas. A discriminação conforma a reação diante desse objeto, normalmente negativa, e se manifesta por meio da segregação e da marginalização.

    Certa! Esta alternativa trata dos conceitos de estereótipo e discriminação. Tais conceitos foram comentados na “letra B".

     

    D) O preconceito não é uma reação de defesa individual operada pela mecanização do trabalho, que não elimina a necessidade do pensamento.

    Errada! Conforme já comentado na “letra A", indivíduo preconceituoso percebe o mundo de forma ameaçadora, julgando-se impotente para lidar com as dificuldades que a realidade pode lhe trazer. Tal situação o faz perder a capacidade de reflexão, bem como prejudica sua abertura à experiência – fatores fundamentais à compreensão da diversidade humana. Por isso, é correto dizer que o preconceito é uma reação de defesa individual, um fenômeno cultural, que elimina a necessidade do pensamento.

     

    E) No processo de marginalização, os alvos do preconceito são compreendidos como parte do grupo, mas têm status diferenciado, isto é, são colocados à margem.

    Certa! O processo de marginalização realmente caracteriza a ação de colocar à margem. Os sujeitos vítimas de preconceitos são membros pertencentes ao mesmo grupo social que opera o preconceito, no entanto, são considerados “inferiores" no que se refere a status social.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".

ID
3898681
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da dilação de tempo, prevista na LBI (Lei n.ᵒ 13.146), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A)A educação constitui direito da pessoa com deficiência, estando assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e de suas habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, seus interesses e suas necessidades de aprendizagem. Certo Art. 27

    B)Assegura às pessoas com deficiência a oferta de profissionais de apoio escolar. Certo Art. 28- XVII

    C)Disponibiliza recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência. Certo Art. 30 - IV

    D)Há dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas, mediante prévia solicitação e comprovação da necessidade. Certo Art. 30 - V

    E)Não há dilação de tempo na realização de exame para seleção das atividades acadêmicas, mesmo se o candidato a solicitar para evitar discriminação e injustiça social. Errada vide assertiva D

  • Esta questão exige conhecimentos sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    O fundamento para a resolução desta questão está no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n. 13.146/2015. Vejamos os trechos relacionados:

    Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

     

    Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

    [...]

    XVII - oferta de profissionais de apoio escolar;

     

    Art. 30. Nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas as seguintes medidas:

    [...]

    IV - disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência;

    V - dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas, mediante prévia solicitação e comprovação da necessidade;

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base no exposto, verificamos que a questão pede que identifiquemos a alternativa incorreta com relação à dilação de tempo prevista na referida Lei. Nesse sentido, as únicas alternativas que se referem à dilação de tempo são as letras “D" e “E". Vejamos:

    D) Há dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas, mediante prévia solicitação e comprovação da necessidade.

    Correta! Nos exatos termos do art. 30, V, acima citado.

    E) Não há dilação de tempo na realização de exame para seleção das atividades acadêmicas, mesmo se o candidato a solicitar para evitar discriminação e injustiça social.

    Errada! Como podemos verificar no art. 30, V, há sim dilação de tempo conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência.

     

    As demais alternativas são reproduções literais dos artigos: 27; 28, XVII; e 30, IV.

     

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3898684
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    definida como um processo ativo de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido

  • A leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é

    A - definida como um processo ativo de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido. CERTA

    B - definida como um processo difícil e contraditório de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido. Errada

    C - vista como um processo rápido de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido. Errada

    D - entendida como um processo diferenciado de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido. Errada

    E - considerada como uma tarefa fácil, pois implica a aquisição de uma inteligência prática que o indivíduo deve possuir para conferir significado, organizar as palavras e buscar sentido. Errada

  • Esta questão exige que identifiquemos a definição de leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN).

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa apresentam a seguinte definição de leitura:

    “A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc. Não se trata simplesmente de extrair informação da escrita, decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidos começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita. [...] a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias como seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível rapidez e proficiência. É o uso desses procedimentos que permite controlar o que vai sendo lido, tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, arriscar-se diante do desconhecido, buscar no texto a comprovação das suposições feitas, etc." (Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, 1997, p. 41)

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A única alternativa que especifica corretamente a leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é a que informa: "definida como um processo ativo de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido".

    Analisemos as demais alternativas:

    B) definida como um processo difícil e contraditório de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.

    Errada! A Leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é definida como um processo ativo (e não difícil e contraditório) de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.

    C) vista como um processo rápido de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.

    Errada! A Leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é vista como um processo ativo ativo (e não rápido) de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.

    D) entendida como um processo diferenciado de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.

    Errada! A Leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é entendida como um processo ativo (e não diferenciado) de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.

    E) considerada como uma tarefa fácil, pois implica a aquisição de uma inteligência prática que o indivíduo deve possuir para conferir significado, organizar as palavras e buscar sentido.

    Errada! Não se trata simplesmente de extrair informação da escrita, decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidos começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita.

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
3898687
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A meta aprender tem semelhanças com a conceituação da motivação intrínseca. Entre as características dos alunos orientados à meta aprender, identifica-se o envolvimento espontâneo em atividades escolares, por acreditarem que o sucesso nas tarefas acarreta o desenvolvimento de suas próprias habilidades. São alunos que se sentem orgulhosos ao atingirem bons resultados, porém reconhecem fracassos como desafios e aprendizagens que devem proporcionar uma melhora das estratégias aplicadas. 


O texto acima trata da abordagem da teoria 

Alternativas
Comentários
  • Questão totalmente tendenciosa, pois há predominância de duas abordagens e a resposta em nada tem a ver com as teorias do desenvolvimento.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre teorias de embasamento da motivação da aprendizagem.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    A motivação para aprendizagem envolve o investimento de recursos pessoais para o processo de aprender, sendo ele, a principal peça para um desempenho escolar bem-sucedido.

    A motivação para aprendizagem adotada na questão tem como base a Teoria de Metas de Realização. Seu foco está na relação existente entre os objetivos do sujeito e o comportamento para atingir bons resultados, que indiquem sucesso, desenvolvimento de habilidades e competências, ou ainda, demonstrações de sucesso e evitação de fracasso.

    A Teoria de Metas de Realização envolve a existência de metas diversas, referindo-se especialmente ao estudante no contexto da sala de aula. A classificação proposta pela referida Teoria compreende 1) meta aprender; e 2) meta performance.

    O texto expresso no comando da questão trata especificamente da meta aprender.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base no exposto, podemos concluir que a alternativa correta e a “letra C", que informa teoria “de metas de realização".


    As demais alternativas não se relacionam com o objeto de cobrança da questão.


    Teoria da mente: pode ser entendida como a área que investiga a habilidade das crianças pré-escolares de compreenderem seus próprios estados mentais e dos outros e, dessa maneira, predizerem suas ações ou comportamentos.


    Teoria sócio -histórica: tem como base os estudos de Vygotsky, o qual afirma que o desenvolvimento humano se dá por meio das relações sociais que o indivíduo mantém no decorrer de sua vida. Nesse contexto, entende-se que o processo de ensino -aprendizagem também se desenvolve por meio das interações que vão ocorrendo ao longo da vida.


    Teoria Comportamental: também conhecido como teoria behaviorista, trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas.


    Teoria Cognitivo -Comportamental: é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. Entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.

     


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C".
  • A Teoria de Metas de Realização preconiza a existência de metas diversas, referindo-se especialmente ao estudante no contexto da sala de aula. Sobre a classificação dessas metas não há acordo absoluto. A literatura traz explicações sobre as características gerais de duas grandes metas e é possível verificar certa convergência semântica entre as conceituações. Zenorini e Santos (2010), apresentam nomenclaturas utilizadas por alguns autores, como meta envolvimento na tarefa e envolvimento do ego, denominadas por Duda e Nicholls (1992), ou ainda meta domínio e meta performance utilizada por Ames (1992). Para melhor entendimento, Bzuneck (2009) expõe sobre ambas, a partir da polaridade existente entre elas. São classificadas, portanto, como meta aprender e meta performance.

    A meta aprender tem semelhanças com a conceituação da motivação intrínseca. Nota-se dentre as características de alunos orientados à meta aprender, envolvimento espontâneo em atividades escolares por acreditarem que o sucesso nas tarefas acarreta no desenvolvimento de suas próprias habilidades, bem como tais resultados dependam de si e da qualidade do investimento pessoal empregado para a realização. São alunos que se sentem orgulhosos ao atingirem bons resultados, porém reconhecem fracassos como desafios e aprendizagens que devem proporcionar uma melhora em suas estratégias aplicadas (Bzuneck, 2009).

    Com relação à meta performance, os alunos mostram-se muito mais interessados em demonstrar o que sabem, tanto para os professores como aos próprios colegas. Santos, Alcará e Monteiro (2012) explicam que os resultados alcançados por alunos orientados à meta performance, são relacionados a expectativas que desejam apresentar publicamente, como demonstração de suas capacidades. Em oposição à meta aprender, esses alunos valorizam o reconhecimento de outras pessoas e não a aprendizagem em si. Esses alunos também apresentam baixa tolerância ao fracasso, quando mostram sentimentos de impotência, vergonha e incapacidade diante de situações que apresentaram desempenho não satisfatório.

    Fonte: https://www.scielo.br/j/pee/a/vbZdbNdYbcnLdNH8whDbgff/?format=pdf&lang=pt


ID
3898690
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do termo nativos digitais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O termo nativo digital tornou-se conhecido por meio dos trabalhos desenvolvidos pelo educador Prensky (2001) para se referir a uma geração de crianças e adolescentes que chamava certa atenção, uma geração que identificava como nativa e falante de uma linguagem tecnológica digital.

  • Um nativo digital é aquele que nasceu e cresceu com as tecnologias  presentes em sua vivência. Tecnologias como game, internet, celular, ipod, etc. Caracterizam-se principalmente por não necessitar do uso de papel nas tarefas com o computador. E contribui para o reconhecimento de outros tipos de aprendizagem e expressão cultural dessa nova geração. O termo foi criado pelo norte-americano Marc Prensky.

    FONTE; Wikipédia.

  • O conceito de nativos digitais foi cunhado pelo educador e pesquisador Marc Prensky (2001) para descrever a geração de jovens nascidos a partir da disponibilidade de informações rápidas e acessíveis na grande rede de computadores 

  • PAULO FREIRE FALECEU EM MAIO DE 1997.


ID
3898693
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para que uma conduta possa ser qualificada como moral, é preciso mais que um acordo exterior com o conteúdo das regras admitidas; convém que a consciência tenda para a moralidade como um bem autônomo e seja capaz, ela mesma, de apreciar o valor das regras que propostas.

A autoria do texto acima pode ser atribuída a

Alternativas
Comentários
  • Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras (Piaget, 1977; apud La Taille, 1992).  
    Assim, Piaget - autor do conceito enunciado na questão - escolheu como campo para suas pesquisas sobre o desenvolvimento da moral, o jogo de regras. Segundo ele, os jogos coletivos de regras são paradigmáticos para a moralidade humana. E isto por três razões, pelo menos:

     
    ✓ representam uma atividade interindividual necessariamente regulada por certas normas que, embora geralmente herdadas das gerações anteriores, podem ser modificadas pelos membros de cada grupo de jogadores, fato este que explicita a condição de "legislador" de cada um deles.  
    ✓ embora tais normas não tenham em si caráter moral, o respeito a elas devido é, ela sim, moral (e envolve questões de justiça e honestidade).  
    ✓ tal respeito provém de mútuos acordos entre os jogadores, e não da mera aceitação de normas impostas por autoridades estranhas à comunidade de jogadores (La Taille, 1992).

    A evolução da prática e da consciência da regra - e como concluiudepois, tambémdo desenvolvimento do juízo moral - pode ser dividida em três etapas:




    LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em construção. São Paulo: Summos, 1992.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
3898696
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Levenfus (2016), são aspectos que precisam ser considerados para o processo de orientação profissional

Alternativas
Comentários
  • Mesmo sem acesso à referência indicada no comando da questão, podemos respondê-la ao entender que as abordagens modernas a respeito do processo de escolha profissional trabalham com a idéia da multideterminação do humano, combatendo a concepção do ser humano natural ou abstrato. Assim também enxerga a escolha profissional: de acordo com a classe social de origem do indivíduo, ele tem mais ou menos liberdade para decidir, mas que, no entanto, sempre será multideterminada.
    Assim, a alternativa mais completa em relação aos aspectos a serem considerados nesse processo e,  sem dúvida, a alternativa A.

    Gabarito do Professor: Letra A.