SóProvas



Questões de Orientação Profissional na Psicologia


ID
233179
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que não se aplica aos processos de orientação, acompanhamento e readaptação funcional.

Alternativas

ID
234805
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A escolha profissional tem merecido cada vez mais estudos dentro da psicologia, uma vez que se trata de um processo cada vez mais complexo diante da multiplicidade de exigências sociais, frequentemente contraditórias, que o adolescente tem de enfrentar. R. Levenfus adota uma perspectiva psicodinâmica para compreender esse processo. Com relação a essa perspectiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    [...] quanto mais madura for a pessoa, quanto menos ameaçada ela for por seus objetos internos, quanto mais pudermos dizer que foi capaz de tolerar a ambivalência e a culpa e elabora o luto, tanto mais vamos encontra escolhas profissionais saudáveis, maduras. São as pessoas que provavelmente terão uma adaptação mais tranqüila às atividade objetivas e que na sua relação com o trabalho estão mais livres para criar (NASCIMENTO, 1995, p. 126).

    Nascimento (1995, p. 129) ressalta que “nem sempre é possível fazer uma escolha saudável, madura, ‘reparatória’ [...] e nem muito menos pensar na escolha sem ansiedade”.

    http://www.ppgp.ufpa.br/dissert/Niamey.pdf


     


     


ID
234808
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as teorias que buscaram compreender a escolha profissional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A Orientação Profissional no Brasil passou, então, a ser entendida como um fazer, uma prática que adota diferenciados modelos, mas que, em geral, busca ajudar os indivíduos a fazerem escolhas profissionais adequadas, podendo a opção ser consciente e/ou crítica e/ou racional, conforme o enfoque teórico (FERRETI, 1988b). A Teoria Traço-e-Fator é a mais antiga entre todas. Originada no início do século passado, tem como expoente Parsons. Ela concebe que pessoas e ocupações têm suas próprias características, sendo possível uma compatibilidade ideal entre elas. A escolha certa advém da melhor coincidência entre as habilidades pessoais e as profissões (FERRETI, 1988a);
    http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2015/1/tese.pdf

     

  • A Teoria de Traços e Fatores tem como objetivo fazer com que o processo de escolha profissional seja um processo racional de aconselhamento profissional. Aponta como conceitos básicos o fato das aptidões serem inatas; dos indivíduos serem diferentes entre si quanto às habilidades, aptidões e interesses; e de que cada ocupação é diferente da outra e também exige um perfil distinto para quem vai desempenhá-la, sendo possível adaptar uma pessoa numa determinada profissão para que se sinta o mais confortável e realizada possível, através de um processo racional de escolha (determinismo vocacional), sendo o modelo de trabalho mais utilizado dentro desse enfoque o psicométrico, no qual o psicólogo desempenha papel profissional ativo e diretivo, pois dentro desse enfoque, orientar significa guiar ou dar uma direção.

    http://www.ppgp.ufpa.br/dissert/Niamey.pdf

     

  • Questão muito mal escrita, quando ele diz "compreendeu a escolha como um processo racional" o que infere-se em português ele quer dizer "interpretou a escolha sempre como...". Mas para estar correta ela deve significar "permite a escolha racional" ou "acredita que é possível a escolha racional". Acho que o autor da questão deve ter usado uma tradução pobre de "comprehended" (incluiu/abrangeu) e é um absurdo que ela não tenha sido anulada.

ID
527521
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O prognóstico no trabalho de orientação vocacional permitirá ao psicólogo definir:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) a estratégia a ser usada e se irá enfrentar a orientação vocacional do adolescente.


ID
877969
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise a seguinte conceituação:

“Tem por objetivo facilitar o momento da escolha ao jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão que ele terá mais condições de definir qual a melhor escolha – a escolha possível – no seu projeto de vida”.

O conceito refere-se à atividade de:

Alternativas
Comentários
  • Orientação profissional fundamentada na psicologia do projeto


ID
877984
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2 sobre teorias e modelos em Orientação Profissional:

Coluna 1

1. Modelo de traço e fator (Parsons).
2. Modelo desenvolvimentista (Super).
3. Paradigma da construção da vida.

Coluna 2

( ) Concebe o desenvolvimento da carreira como um processo contínuo, e a avaliação deve sistematicamente procurar a sua utilidade e eficácia em qualquer momento do ciclo de vida.

( ) O trabalho do orientador consiste em analisar as capacidades do indivíduo, comparando-as às exigidas pela profissão, e em ajudá-lo a escolher aquela mais adequada às suas capacidades.

( ) Centra-se nas “expressões longitudinais” do comportamento e dirigem as suas concepções para a compreensão do desenvolvimento e das mudanças que o comportamento na carreira vai tendo ao longo do tempo.

( ) Focalizado no estudo da importância relativa que o trabalho tem na vida de cada um, considerando o conjunto de variáveis (elementos de ordem psicológica, socioeconômica e cultural) que afetam e interagem com o desenvolvimento.

( ) Trata-se de um modelo clássico que, no decorrer do processo de aconselhamento, tem como objetivo permitir que o indivíduo tenha sucesso e satisfação profissionais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 2, 1,2,3,1


ID
1130443
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem diferentes teorias que fundamentam a compreensão da escolha profissional. Sobre essas teorias, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • TIPOLOGIA DE HOLLAND

    A Tipologia RIASEC:

    A teoria postula que as personalidades e os ambientes de nossa cultura podem ser de seis tipos: realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C). indivíduos de personalidades semelhantes criam ambientes físicos e interpessoais característicos que podem ser categorizados através da tipologia acima


ID
1130446
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Levenfus e colaboradores (1997), a identidade ocupacional se constitui durante a adolescência. Sobre esse processo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Três períodos podem ser identificados: o primeiro de escolhas com base nas fantasias, o segundo de tentativas e projetos e o terceiro de escolha realista.


ID
1172161
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria do Arco Normando de Super tem grande importância no desenvolvimento da Orientação Profissional. Nesse modelo, existem 2 pilares sustentados pelas bases geográficas e biológicas.

Os aspectos contemplados no pilar esquerdo do Arco Normando são

Alternativas
Comentários
  • "Super (1990) apresenta através de um arco Normando o desenvolvimento da carreira, representando o arco a construção individual de carreira. Numa das colunas, o autor insere o contexto cultural, histórico, social e económico da carreira, que tem especificidades para cada indivíduo, enquanto a outra coluna representa os factores da personalidade. Super (1990, apresenta as necessidades, os valores e os interesses como as dimensões da personalidade que explicam o comportamento vocacional. Este modelo foi investigado (Teixeira, 2000, 2004) e as evidências indicam que as escolhas dos estudantes do 9º e do 12º anos de escolaridade são, em grande medida, definidas pelas necessidades, pelos valores e pelos interesses. A abobada do arco representa o self, que é o agente integrador dos determinantes das duas colunas, o indivíduo que toma decisões, sendo estas enquadradas nas várias fases de vida e nos diferentes papéis, que desempenha ao longo da vida (Super, 1990, 1994)."

  • Na base do modelo do Arco Normando, existem dois pilares sustentados por bases biológicas e geográficas. O pilar à esquerda representa as dimensões pessoais, biográficas (necessidades, valores, interesses, entre outras.) e o pilar à direita representa as dimensões sociais, geográficas (recursos econômicos, economia, mercado de trabalho, família, entre outras). O pilar à esquerda indica a importância das características da personalidade nas escolhas profissionais/carreira, assim como o do lado direito representa a influência das condições socioeconômicas no desenvolvimento de carreira. Ao lado esquerdo, a síntese dos componentes da personalidade é representada por meio das realizações e ao lado direito a síntese das políticas econômicas e sociais é representada pelo estabelecimento em um tipo de trabalho/emprego.

  • Valores e aptidões


ID
1690885
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A orientação profissional tem por objetivo ajudar o indivíduo a escolher e a se preparar para entrar e progredir numa ocupação. Por sua vez, os adultos devem tomar decisões profissionais que, na atualidade, dependem de vários fatores já não mais atrelados a uma orientação profissional, o que torna a função do orientador bastante complexa, levando-o a trabalhar não somente com indivíduos e grupos. Segundo Super (1975), o orientador deve compreender e manipular, entre outros, as

Alternativas
Comentários
  • Como se pode manipular estruturas sociais??? Essa Funrio é péssima!!!

  • EM VÁRIAS DAS ALTERNATIVAS ACIMA ME FIZ A MESMA PERGUNTA

  • Modelo de Avaliação e Orientação de Carreira proposto por Donald Super

    Donald Super foi o pioneiro em entender o comportamento vocacional através de uma perspectiva do desenvolvimento humano.

    Processo que ocorre durante todo o ciclo de vida e em vários contextos sociais (life-span, lifespace)

    A escolha da profissão/carreira passa a ser vista como algo dinâmico, produto de uma série de pequenas decisões, ao invés de uma decisão única e imutável.

    conceitos destacam-se: maturidade de carreira, saliência dos papéis e autoconceitos

  • Estruturas sociais

    Alguém tem alguma referência?


ID
1821730
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Questões relativas à orientação vocacional e profissional não são incomuns no campo da Psicologia. Dentre estas, destaca-se a função do psicólogo para auxiliar o indivíduo a se conhecer, possibilitando a ele uma escolha profissional mais lúcida, madura, ajustada, e de acordo com suas habilidades pessoais. Nesse campo, o psicólogo pode se valer dos seguintes recursos:

Alternativas

ID
1997164
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A orientação profissional é um campo de conhecimento teórico e prático, também conhecido pelos nomes orientação vocacional e orientação de carreira. Permite intervenções em nível de prevenção, diagnóstico e solução de problemas relacionados à orientação profissional. Em relação a esse campo, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Teoria traço e fator

    A teoria traço e fator é a que dá início à área da orientação profissional e, como diz Ferretti (1988a), sugere um procedimento racional e objetivo para a escolha, pois pressupõe que:
    “a) os indivíduos diferenciam-se entre si em termos de habilidades físicas, aptidões, interesses e características pessoais;
    b) as ocupações também se diferenciam entre si, cada uma exigindo, para um desempenho produtivo, que o profissional apresente aptidões, interesses e características pessoais requeridas pela profissão; 
    c) é possível conduzir à compatibilização ideal dessa dupla ordem de fatores através de um processo racional de escolha.” 

  • A Teoria Traço-Fator: as pessoas diferem em suas habilidades, interesses e traços de personalidades e que cada profissão requer indivíduos com aptidões específicas. Ênfase no "o homem certo no lugar certo".

    Teorias Evolutivas ou Desenvolvimentistas: o indivíduo possui um ciclo de vida e este se desenvolve vocacionalmente durante toda a vida. Critica-se a idéia de "momento de escolha", defendendo-se a concepção de desenvolvimento vocacional. 

    Teorias Psicodinâmicas: adotam a concepção dos instintos, baseando-se que há uma continuidade no desenvolvimento entre as atividades primárias e físicas e as intelectuais complexas e abstratas do organismo. As atividades adultas complexas mantêm as mesmas fontes instintivas de gratificação que as infantis e também que as experiências infantis, nos primeiros seis anos de vida, são decisivas na formação da personalidade e na criação das necessidades que se expressarão mais tarde na conduta vocacional.

    Teorias Decisionais: a decisão deve ser fruto de uma análise minuciosa dos elementos que intervém no processo. Consiste em identificar as possibilidades oferecidas, analisar as conseqüências, avaliar e decidir, chegando finalmente a uma escolha. O orientador profissional deve, nesta teoria, ajudar a pessoas a analisarem os dados para estabelecer uma decisão, colidir informações e a determinar empiricamente a utilidade de cada decisão.

    Teorias Tipológicas: implicam numa correspondência entre tipo de personalidade e modelos ambientais. Com base na experiência da pessoa, ela elabora formas habituais no desempenho de tarefas que seu ambiente psicológico, social e físico lhe apresenta. Sua herança biológica e social, unida à sua história pessoal, cria uma série característica de capacidades preceptivas e pontos de vista, como meta vitais, valores, autoconceitos e métodos típicos, para enfrentar os problemas cotidianos.


ID
1997176
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A escolha de uma profissão é um dos momentos cruciais na vida de uma pessoa. Tal assertiva ganha maior destaque nos dias de hoje, em função das exigências constantes para que os sujeitos busquem sempre a formação e qualificação profissional. Centrando as atenções para a orientação profissional, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B. A orientação profissional deve ser compreendida de forma ampla, como instrumento de reflexão do momento vivido, a fim de que sujeito adquira melhores condições de organizar seus projetos de vida.


ID
2020975
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos fatores de grande relevância na escolha de uma ocupação profissional diz respeito a

Alternativas
Comentários
  •  e) diferenças individuais. 

  • Questão mal formulada.


ID
2192563
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de orientação profissional duas questões se apresentam para o psicólogo: o conhecimento e a adaptação ao trabalho, variáveis que demandam uma análise do trabalho. Na abordagem orientada à pessoa ela deve ser esclarecida no sentido do que precisa para desempenhar a função. Se ela é capaz de realizar a função e se ela tem potencial para tal. Em se tratando da função policial, a necessidade de mediar uma disputa entre duas pessoas para evitar incidentes violentos, vai requerer características pessoais desse policial, sendo que na situação colocada, a mais adequada, será

Alternativas
Comentários
  • Aptidão


ID
2212795
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O sujeito já traz consigo, ao buscar a orientação profissional, elementos de diversas naturezas e procedências, e precisa tornar-se consciente de boa parte deles, para que possam ser avaliados, repensados e elaborados. Conforme apresentado no livro "Orientação Vocacional Ocupacional", esta colocação relaciona-se a qual conceito psicanalítico, com utilidade no processo da Orientação Profissional Clinica? 

Alternativas

ID
2215405
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A orientação vocacional pode ser entendida como:

Alternativas
Comentários
  • Qual foi o motivo da anulação exatamente?


ID
2303368
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre orientação profissional.
( ) Autoconhecimento e informação sobre profissões e sobre o mercado de trabalho são aspectos fundamentais de serem contemplados em atendimentos psicológicos de orientação profissional.
( ) Trata-se de um campo de intervenção amplo, cujas atividades não são restritas ao psicólogo, e cujo foco clássico historicamente sempre esteve voltado a questões de carreira e de reorientação.
( ) A abordagem clínica da orientação profissional tem em Rodolfo Bohoslavsky um de seus mais proeminentes teóricos.
( ) A maturidade vocacional é um conceito relevante em um processo de orientação profissional, significando a capacidade do orientando de responder pelas consequências das escolhas feitas durante esse processo.
( ) Donald Super desenvolveu uma teoria de orientação profissional com enfoque vocacional, classicamente conhecida como teoria desenvolvimentista da orientação.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712008000100005

     

    A maturidade não é a capacidade de responder pelas consequencias, e sim corresponde a um conjunto de atitudes e conhecimentos que o indivíduo acumula e que o preparam para a tomada de decisão segura e consciente, consistindo num conjunto de comportamentos que o indivíduo deve empreender buscando inserir-se no mundo profissional.

  • A partir da década de 1950 observa-se uma mudança de enfoque nas teorias do desenvolvimento de carreira e esta renovação ocorreu após a introdução de teorias do desenvolvimento aplicadas às questões de carreira. Donald Super foi o pioneiro em entender o comportamento vocacional através de uma perspectiva do desenvolvimento humano. Nesta nova proposta, as escolhas vocacionais deixam de ser entendidas como a escolha de uma profissão, realizada através da simples comparação, entre características pessoais e profissionais, num determinado momento e passam a ser entendidas como um processo que ocorre durante todo o ciclo de vida e em vários contextos sociais (life-spanlifespace). A escolha da profissão/carreira passa a ser vista como algo dinâmico, produto de uma série de pequenas decisões, ao invés de uma decisão única e imutável. Além disso, fatores socioeconômicos, tecnológicos e ambientais, tais como a família, comunidade, sociedade e economia exercem forte influência no desenvolvimento de carreira

  • Sobre orientação profissional:

    (V ) Autoconhecimento e informação sobre profissões e sobre o mercado de trabalho são aspectos fundamentais de serem contemplados em atendimentos psicológicos de orientação profissional.

    ( F) Trata-se de um campo de intervenção amplo, cujas atividades não são restritas ao psicólogo, e cujo foco clássico historicamente sempre esteve voltado a questões de carreira e de reorientação. 

    (V) A abordagem clínica da orientação profissional tem em Rodolfo Bohoslavsky um de seus mais proeminentes teóricos. 

    Rodolfo Bohoslavsky desenvolveu o trabalho de Orientação Vocacional Clínica

    (F ) A maturidade vocacional é um conceito relevante em um processo de orientação profissional, significando a capacidade do orientando de responder pelas consequências das escolhas feitas durante esse processo. 

    (V ) Donald Super desenvolveu uma teoria de orientação profissional com enfoque vocacional, classicamente conhecida como teoria desenvolvimentista da orientação.


ID
2373160
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, são instrumentos de avaliação psicológica privativos dos psicólogos o

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • Instrumentos privativos do Psicologo:

    http://satepsi.cfp.org.br/listaInstrumentoFavoravel.cfm

    Instrumentos não privativos do Psicologo:

    http://satepsi.cfp.org.br/listaInstrumentoDesfavoravel.cfm

     

    Fonte: site do CFP

  • a)Teste de Desempenho Escolar (TDE) (NÃO PRIVATIVO DO PSICÓLOGO)e o Teste de
    Percepção de Cores.(NÃO PRIVATIVO DO PSICÓLOGO)
      b)Teste Minimental(NÃO PRIVATIVO DO PSICÓLOGO)e a Escala de Avaliação do
    Clima Organizacional (CLIMOR).(NÃO PRIVATIVO DO PSICÓLOGO)
      c)Questionário de Qualidade de Vida "SF-36"(NÃO PRIVATIVO DO PSICÓLOGO) e o
    Roteiro de Orientação Profissional (RO:P)(PRIVATIVO DO PSICÓLOGO). 
      d)Questionário de Personalidade Ocupacional(PRIVATIVO DO PSICÓLOGO) e o
    Teste de Raciocínio Verbal(PRIVATIVO DO PSICÓLOGO). GABARITO

     

    INSTRUMENTOS NÃO PRIVATIVOS DE USO DO PSICÓLOGO (TOTAL DE 15 ATUALMENTE)
    http://satepsi.cfp.org.br/listaInstrumentoDesfavoravel.cfm

     

    Psicologia do desenvolvimento do lactente e da criança pequena
    Programa de enriquecimento instrumental - PEI
    Teste de Desempenho Escolar - TDE*
    Teste Metropolitano de Prontidão Forma-R
    Teste de Percepção de Cores*
    Teste Mini-mental*
    Questionário de Qualidade de Vida "SF-36*
    Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental
    - EAVAP-EF
    Escala de Avaliação do Clima Organizacional (CLIMOR)*
    Inventário de Ansiedade e Inventário de Depressão de A Mente Vencendo o Humor
    Formulários de Registros de Respostas: Registro de Pensamento, Curtograma,
    Tomada de Decisão, Equívocos Lógicos, Distorções Cognitivas
    Baralho das Emoções - Acessando a criança no trabalho clínico
    Formas Compreensivas de Investigação Psicológica
    O desenvolvimento do Comportamento da Criança no Primeiro Ano de Vida:
    padronização de uma escala para a avaliação e o acompanhamento
    Socr@t-s

  • INSTRUMENTOS PRIVATIVOS DE USO DO PSICÓLOGO (TOTAL DE 54 ATUALMENTE)
    http://satepsi.cfp.org.br/listaInstrumentoFavoravel.cfm

     

    Binge eating people - BES
    Learning Propensity Assessment Device - LPAD
    Método Longhi
    Body Shape Questionnaire - BSQ
    Roteiro de Orientação Profissional - RO:P*
    DISCUS
    Questionário de estilos de Contatos com Clientes
    Questionário de Personalidade Ocupacional*
    Verificação e Comparação Básicas
    Método Quantum
    Inventário Hogan de Desafios (desfavorável o do ano de 2004,2009)
    Inventário Hogan de Personalidade
    Inventário de Motivos, Valores e Preferências (desfavorável o ano de 2009)
    EDA: Percepção de Desempenho no Trabalho Através de Avaliação 360
    Modified Caver Part Appreciation - MCPA
    Sistema Insight Discovery
    Avaliação de planejamento e competências
    Predictive Index - PI
    Inventário de Atitudes e Comportamentos (IAC_CEF)
    Teste de Raciocínio Abstrato
    Teste de Raciocínio Analógico-Dedutivo
    Teste de Raciocínio Verbal*
    Como anda seu poder criativo
    Análise do Perfil Pessoal - PPA
    Human Job Analysis - HJA
    Teste Guerreiro, Amantes e outros
    Você está à beira de um ataque de nervos
    Teste de Registros do Inconsciente - TRI
    Avaliação dos estilos pessoais (questionário: "eu falo sua língua")
    ENEAG - identificação do tipo
    Teste Profiles
    Teste de Raciocínio Lógico Online
    Verificação do Comportamento Administrativo - VECA/Sistema WebVECA
    Questionário Will Fit
    Escala de humor de Brunel (Brums)
    Maslach Burnout Inventory (MBI)
    Formas de Investigação Clínica em Psicologia
    Inventário de Âncoras de carreira
    Escala de Depressão pós-natal de Edinburgo
    Avaliação do Perfil Pesooal - LPQ ou LPA
    Neupsilin
    EQ-MAP - Teste de Inteligência Emocional
    Questionário Will Do
    Inventário dos esquemas de gênero do autoconceito (IEGA)
    Âncoras de carreira
    Teste de Personalidade e temperamento
    Teste distributivo do eneagrama
    LIP - Levantamento de Interesses Profssionais
    Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental
    - EMA-EF
    Qual meu tipo psicológico?
    Questionário Vocacional de Interesses - QVI
    Avaliação de Potencial e Perfil
    Inventário de Valores e Atitudes Profissionais - IVAP
    A técnica de Pfister


ID
2434975
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Bock {2006), na proposta de orientação profissional sócio-histórica, o ponto de partida da escolha profissional é :

Alternativas

ID
2435368
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Levenfus et al. (2002), o processo de orientação profissional clínica é dividido em etapas. Assinale a opção que corresponde à tarefa do orientador na etapa "Estudo das Possibilidades".

Alternativas

ID
2465638
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Avalie o que se afirma acerca das quatro grandes teorias psicológicas em Orientação Profissional.

I. Teoria traço e fator: sugere que a escolha seja um procedimento subjetivo.

II. Teorias psicodinâmicas: são fundamentadas na Psicanálise.

III. Teorias desenvolvimentistas: defendem o desenvolvimento vocacional ao longo do ciclo vital.

IV. Teorias decisionais: são fundamentadas em conhecimentos da Administração e da Economia.

Está correto apenas o que se define em

Alternativas
Comentários
  • I. Teoria traço e fator: sugere que a escolha seja um procedimento subjetivo.

    II. Teorias psicodinâmicas: são fundamentadas na Psicanálise.

    III. Teorias desenvolvimentistas: defendem o desenvolvimento vocacional ao longo do ciclo vital.

    IV. Teorias decisionais: são fundamentadas em conhecimentos da Administração e da Economia.

    D


ID
2465641
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a orientação profissional, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C a abordagem sócio-histórica compreende a escolha vocacional como multideterminada.


ID
2492878
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O programa de Orientação Profissional elaborado por Bock (2006) e colaboradores é desenvolvido em 3 módulos. Como é caracterizada a segunda sessão do módulo 1?

Alternativas
Comentários
  • obrigado pela ajuda,
  • Sensacional.... muito boa a distinção! !,,
  • Desenvolvido em 15 sessões de duas horas, o programa é divido em três módulos. O primeiro é denominado de “O significado da Escolha Profissional”, o segundo de “O Trabalho” e o terceiro de “Autoconhecimento e Informação Profissional”. O primeiro módulo, O SIGNIFIACADO DA ESCOLHA PROFISSIONAL, é desenvolvido em três sessões.

     

    A primeira é dedicada à apresentação do programa, ao estabelecimento do contrato, isto é, estabelecimento de horários e dias das sessões, compromisso de participação, assinatura do termo de autorização de livre consentimento de participação na pesquisa (ver anexo 1) e apresentação da situação de escolha profissional de cada participante. A segunda sessão é dedicada à discussão de três temas: 1) mercado de trabalho; 2) a influência dos meios de comunicação de massa na escolha 3) o vestibular. A terceira sessão aprofunda as questões de gênero relacionadas à escolha profissional e a relação entre o desempenho e interesse pelas disciplinas do ensino médio com a escolha profissional. Nessa sessão, a partir desse último tema, discute-se o que significa e como se escolhe algo. São discutidos os principais mitos relacionados à escolha, a saber: a) o mito do “estalo”, idéia que se tem quando a profissão da pessoa surge do nada, como se fosse uma revelação; b) o mito da maturidade, que apregoa que, se a pessoa tem um “desenvolvimento normal”, a profissão se revela como algo natural, fruto normal desse desenvolvimento. Ao contrário, apontamos que a escolha profissional (como qualquer escolha que o ser humano realiza) se constitui como ruptura e sempre se apresenta como conflito. É a resolução desse conflito, por meio de reflexão dos determinantes dessa decisão que levarão à opção que necessariamente envolve um ato de coragem, perda e ganho de algo.4

    http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251787/1/Bock_SilvioDuarte_D.pdf


ID
2497384
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Amazarrat, Dutra-Thomé e Seibel destacam que a escolha da profissão costuma acontecer no final da adolescência e está relacionada à continuação dos estudos em ensino superior, como também com a inserção no mercado de trabalho. Diante disso, no que diz respeito à orientação profissional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As autoras citadas pregam que a orientação profissional aconteça de forma continuada.


ID
2497411
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A difundida ideia de que o indivíduo tem seu destino em suas próprias mãos faz com que o momento de escolha de uma profissão seja considerado fundamental, sendo, até mesmo, visto como o momento mais importante na vida de um jovem. Considerando a bibliografia sugerida a respeito do processo de escolha profissional, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • questões de gênero podem exercer influência sobre o processo de escolha quanto à profissão, já que, na tradição cultural brasileira, há profissões vistas como femininas ou masculinas.

  • Trecho retirado do livro Psicologias: "Na tradição cultural brasileira, a mulher, por exemplo, é sempre 

    vista como ser frágil, que nasceu para ser mãe, para proteger e dar  amor. Assim, existem profissões vistas como mais femininas, como as da área de humanas — por exemplo, o magistério. E as profissões  mais femininas, por serem vistas como extensão do lar e sem necessidade de muito aperfeiçoamento, foram sempre desvalorizadas e mal remuneradas. Esses fatores são importantes na pressão que a família exerce sobre o jovem que as escolhe. O rapaz deverá escolher uma profissão masculina, e a garota poderá ou não seguir um curso universitário, poderá ou não trabalhar fora, mas, se o desejar, deverá escolher uma carreira feminina, que não a impeça de cuidar da casa, dos filhos e do marido."


ID
2526232
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Idalberto Chiavenato considera que a entrevista de seleção é a técnica de seleção mais utilizada e que a entrevista pessoal tem outras aplicações, como na triagem inicial do recrutamento, seleção de pessoal, aconselhamento e orientação profissional, avaliação de desempenho e desligamento, por exemplo. Esse autor aponta que uma diferença entre a entrevista de triagem e a entrevista de seleção é que a entrevista de triagem é

Alternativas
Comentários
  • Entrevistas de Seleção

    Entrevista de Triagem: mais rápida e superficial; verifica se o candidato possui os requisitos/qualificações anunciados pelas técnicas de recrutamento.

    Entrevista Técnica: realizada pelo gerente de linha e aborda aspectos técnicos relacionados ao trabalho.

    Entrevista de Seleção: é mais profunda e complexa; avalia a qualificação, o potencial e a motivação do candidato.

    (Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas)

  • Idalberto Chiavenato considera que a entrevista de seleção é a técnica de seleção mais utilizada e que a entrevista pessoal tem outras aplicações, como na triagem inicial do recrutamento, seleção de pessoal, aconselhamento e orientação profissional, avaliação de desempenho e desligamento, por exemplo. Esse autor aponta que uma diferença entre a entrevista de triagem e a entrevista de seleção é que a entrevista de triagem é rápida e superficial e serve para separar os candidatos que seguirão adiante pelo processo seletivo daqueles candidatos que não apresentam as mínimas condições desejadas. 

  • GABARITO D

    Entrevista de triagem: é mais rápida e superficial; serve para verificar se o candidato dispõe dos requisitos e das qualificações anunciadas pelas técnicas de recrutamento.
    Entrevista técnica: é realizada pelo gerente de linha e aborda aspectos técnicos relacionados ao trabalho.
    Entrevista de seleção: é mais profunda e complexa, busca avaliar a qualificação, o potencial e a motivação do candidato para ocupar o cargo.

    Fonte:Gestão de Pessoas,Ribas.2013

  • Segundo Chiavenato (2015) A entrevista de seleção é distinta da entrevista de triagem feita no estágio final do recrutamento. O recrutamento abastece o processo seletivo de candidatos adequados ao mesmo. Assim, os candidatos recrutados passam geralmente por uma entrevista de triagem para verificar se dispõem dos requisitos e qualificações mínimas anunciados pelas técnicas de recrutamento. A entrevista de triagem é rápida e superficial e serve para separar os candidatos que seguirão adiante pelo processo seletivo daqueles candidatos que não apresentam as mínimas condições desejadas. É geralmente feita pelo órgão de recrutamento e seleção ou pelo gerente e sua equipe.

     

    Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpGeLjPDDFZii0PVP84LU7w?view_as=subscriber

  • Parabéns pelo seu canal, Fábio Pedroso!

     

    Baita iniciativa! Os vídeos estão ótimos!

  • 1- Entrevista de triagem: é mais rápida e superficial; serve para verificar se o candidato dispõe dos requisitos e das qualificações anunciadas pelas técnicas de recrutamento.

    2- Entrevista técnica: é realizada pelo gerente de linha e aborda aspectos técnicos relacionados ao trabalho.

    3- Entrevista de seleção: é mais profunda e complexa, busca avaliar a qualificação, o potencial e a motivação do candidato para ocupar o cargo.


ID
2556541
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a atuação do psicólogo em programas de Orientação Profissional (OP), marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) Ao psicólogo, recomenda-se atenção à conjuntura histórica e social do trabalho, o que significa pensar em intervenções de cunho reflexivo para além da escolha profissional em OP.

( ) Pode-se praticar OP com sujeitos em diferentes fases profissionais, inclusive com aqueles que já escolheram e trabalham há anos em uma carreira.

( ) Quando se atua em cursos técnicos integrados, é desnecessário implementar programas de OP, uma vez que o diploma técnico já direciona os estudantes para uma área de atuação profissional.

( ) Os métodos e técnicas de uso privativo do psicólogo em OP são os testes psicológicos.

( ) Por lidar cotidianamente com a desigualdade social, os psicólogos que trabalham nos Institutos Federais devem priorizar práticas de mobilização e transformação social, o que implica problematizar modelos individualizantes de OP.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Por que, segundo o gabarito, a alternativa abaixo é falsa?

    ( ) Os métodos e técnicas de uso privativo do psicólogo em OP são os testes psicológicos.

  • Eu também gostaria de saber.

  • também não entendi porque essa é falsa, os testes são de uso privativo do psicólogo

  • Acredito que são todos os métodos e técnicas de OP, não APENAS os testes psicológicos, segundo o que está disposto na lei 4.119/62

  • V, V, F, F, V

  • Acredito que é porque não são só os testes psicológicos que são de uso privativo do psicólogo, é a avaliação psicológica como um todo.

  • Lei 4.119/62

    Dispõe sôbre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo.

    § 1º Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:          

    a) diagnóstico psicológico;

    b) orientação e seleção profissional;

    c) oritentação psicopedagógica;

    d) solução de problemas de ajustamento.


ID
2735335
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bock (2006) descreveu um programa de orientação profissional, desenvolvido em três unidades. Sendo assim, assinale a opção que apresenta os módulos I, II e III, respectivamente.

Alternativas

ID
2810872
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A vertente que mais frequentemente tem servido de base para os testes de orientação profissional é a psicologia

Alternativas
Comentários
  • O que é psicologia diferencial

    A psicologia diferencial é um campo da psicologia que estuda as diferenças individuais nos comportamentos dos sujeitos, as suas causas e suas conseqüências. Como cada pessoa se desenvolve de forma diferente, esta vertente da psicologia incide os seus estudos nessa variabilidade do ser humano.

    Fonte: http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Psicologia_Diferencial.htm

  • "No Brasil, a Psicologia passou a fazer parte das relações de trabalhos a partir da década de 20. Segundo Sparta (2003), entre 1920 e 1930 a Psicologia Diferencial e a Psicometria influenciaram fortemente a prática da Orientação Profissional, devido ao desenvolvimento de testes de inteligência, aptidões, habilidades, interesses e personalidade. Tratava-se de uma prática fortemente diretiva, na qual o orientador deveria fazer um diagnóstico e um prognóstico do orientando e, com base nesses procedimentos, indicar as ocupações mais apropriadas."


    Fonte: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL de Rodolfo Augusto Matteo Ambiel e Mariana Fralleti de Polli 

  • Nas décadas de 1920 e 1930, a Psicologia Diferencial e a Psicometria passaram a influenciar fortemente a prática da Orientação Profissional, o que se deu devido ao grande desenvolvimento dos testes de inteligência, aptidões, habilidades, interesses e personalidade durante as Primeira e Segunda Guerras Mundiais (Brown & Brooks, 1996; Carvalho, 1995; Super & Bohn Junior, 1970/1976). A Orientação Profissional passou a ser um processo fortemente diretivo, em que o orientador tinha como objetivos fazer diagnósticos e prognósticos do orientando e, com base nesses procedimentos, indicar ao mesmo profissões ou ocupações apropriadas. Até este momento ainda não havia uma teoria propriamente dita que embasasse a prática da Orientação Profissional, mas o modelo acima descrito, preocupado com a adequação do homem à profissão, costuma ser identificado como Teoria do Traço e Fator.

    Sparta, Mônica. (2003). O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional4(1-2), 1-11. Recuperado em 02 de mar�o de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100002&lng=pt&tlng=pt.

  • Nas décadas de 1920 e 1930, a Psicologia Diferencial e a Psicometria passaram a influenciar fortemente a prática da Orientação Profissional, o que se deu devido ao grande desenvolvimento dos testes de inteligência, aptidões, habilidades, interesses e personalidade durante as Primeira e Segunda Guerras Mundiais (Brown & Brooks, 1996; Carvalho, 1995; Super & Bohn Junior, 1970/1976). A Orientação Profissional passou a ser um processo fortemente diretivo, em que o orientador tinha como objetivos fazer diagnósticos e prognósticos do orientando e, com base nesses procedimentos, indicar ao mesmo profissões ou ocupações apropriadas. Até este momento ainda não havia uma teoria propriamente dita que embasasse a prática da Orientação Profissional, mas o modelo acima descrito, preocupado com a adequação do homem à profissão, costuma ser identificado como Teoria do Traço e Fator.

    Sparta, Mônica. (2003). O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional4(1-2), 1-11. Recuperado em 02 de mar�o de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100002&lng=pt&tlng=pt.

  • Nas décadas de 1920 e 1930, a Psicologia Diferencial e a Psicometria passaram a influenciar fortemente a prática da Orientação Profissional, o que se deu devido ao grande desenvolvimento dos testes de inteligência, aptidões, habilidades, interesses e personalidade durante as Primeira e Segunda Guerras Mundiais (Brown & Brooks, 1996; Carvalho, 1995; Super & Bohn Junior, 1970/1976). A Orientação Profissional passou a ser um processo fortemente diretivo, em que o orientador tinha como objetivos fazer diagnósticos e prognósticos do orientando e, com base nesses procedimentos, indicar ao mesmo profissões ou ocupações apropriadas. Até este momento ainda não havia uma teoria propriamente dita que embasasse a prática da Orientação Profissional, mas o modelo acima descrito, preocupado com a adequação do homem à profissão, costuma ser identificado como Teoria do Traço e Fator.

    Sparta, Mônica. (2003). O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional4(1-2), 1-11. Recuperado em 02 de mar�o de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100002&lng=pt&tlng=pt.

  • A vertente que mais frequentemente tem servido de base para os testes de orientação profissional é a psicologia diferencial

    Nas décadas de 1920 e 1930, a Psicologia Diferencial e a Psicometria passaram a influenciar fortemente a prática da Orientação Profissional, o que se deu devido ao grande desenvolvimento dos testes de inteligência, aptidões, habilidades, interesses e personalidade durante as Primeira e Segunda Guerras Mundiais (Brown & Brooks, 1996; Carvalho, 1995; Super & Bohn Junior, 1970/1976). A Orientação Profissional passou a ser um processo fortemente diretivo, em que o orientador tinha como objetivos fazer diagnósticos e prognósticos do orientando e, com base nesses procedimentos, indicar ao mesmo profissões ou ocupações apropriadas. Até este momento ainda não havia uma teoria propriamente dita que embasasse a prática da Orientação Profissional, mas o modelo acima descrito, preocupado com a adequação do homem à profissão, costuma ser identificado como Teoria do Traço e Fator.

    Sparta, Mônica. (2003). O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional4(1-2), 1-11. Recuperado em 02 de mar�o de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100002&lng=pt&tlng=pt.


ID
2810875
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Embora ainda utilizados, os testes vocacionais são criticados por parte significativa dos profissionais que atuam na orientação profissional porque

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Traço e Fator é a teoria que dá fundamentos para os denominados TESTES VOCACIONAIS. A concepção de escolha aproxima-se do modelo médico, que "radiografa" o sujeito, analisa os dados coletados e os sintomas, realiza um diagnóstico e por fim, propõe um prognóstico.


    Fonte: Orientação Profissional: A abordagem sócio-histórica de Silvio Duarte Bock

  • Complementando o que LRossevelt trouxe:

    A Teoria Traço-Fator: as pessoas diferem em suas habilidades, interesses e traços de personalidades e que cada profissão requer indivíduos com aptidões específicas. Ênfase no "o homem certo no lugar certo".

  • GAB C.

  • Embora ainda utilizados, os testes vocacionais são criticados por parte significativa dos profissionais que atuam na orientação profissional porque adotam uma concepção estática de indivíduo, razão pela qual suas características podem ser medidas.

    Teoria do Traço e Fator é a teoria que dá fundamentos para os denominados TESTES VOCACIONAIS. A concepção de escolha aproxima-se do modelo médico, que "radiografa" o sujeito, analisa os dados coletados e os sintomas, realiza um diagnóstico e por fim, propõe um prognóstico.

    Fonte: Orientação Profissional: A abordagem sócio-histórica de Silvio Duarte Bock


ID
2914882
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A escolha profissional é uma tarefa que o indivíduo realiza de acordo com sua realidade social, da qual sofre influência das instituições que a compõem, como família, grupo de pares (amigos), escola e sociedade. Nesse sentido, Neiva (2007) afirma que existem diferentes posições da família nesse processo: Pressionadora, ausente e facilitadora. Sobre a posição destes tipos de família marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Kathia Maria Costa Neiva, em seu livro “Processos de Escolha e Orientação Profissional", edição de 2007, nos afirma que a família pode assumir diferentes posições no processo de escolha profissional de um adolescente: pode agir como pressionadora, consciente ou inconsciente, direta ou indiretamente, na qual o adolescente é depositário de desejos, aspirações ou frustrações dos pais, ocorrendo frequentemente em famílias tradicionais que possuem uma estrutura profissional bem formada; pode se posicionar de maneira ausente, não se interessando nem participando do processo de decisão do adolescente, o que gera um sentimento de abandono no jovem que necessita sentir o desejo dos pais; ou pode colocar-se como facilitadora do processo de escolha profissional, esta sem pressionar participa e está sempre aberta para discutir com o adolescente as suas idéias, suas dúvidas, preocupações e expectativas, ajudando o adolescente buscar informações, respeitando o adolescente para que elabore uma decisão madura e autônoma.

     
    GABARITO: A
  • A família pressionadora ajuda o adolescente buscar informações sobre a profissão

    Alternativa: A


ID
3008053
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na área de orientação profissional, as teorias psicológicas são as que analisam os determinantes internos do indivíduo que explicariam seus movimentos de escolha. De acordo com Crites (in: Bock, 2006), em relação á teoria de traço e fator, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Várias teorias em Orientação Profissional surgiram para entender e guiar as escolhas profissionais. ... A Teoria Traço-Fator, parte do princípio de que as pessoas diferem em suas habilidades, interesses e traços de personalidades e que cada profissão requer indivíduos com aptidões específicas.

  • Gabarito errado

    Correto é a A

    A Teoria Traço-Fator, parte do princípio de que as pessoas diferem em suas habilidades, interesses e traços de personalidades e que cada profissão requer indivíduos com aptidões específicas. Esta teoria enfatiza "o homem certo no lugar certo

  • Segundo Bock (2001), a teoria traço e fator dá início à área de Orientação Profissional. Ela pauta sua ação e dá fundamento aos testes vocacionais, que, por mais criticados que sejam, ainda fazem parte do imaginário social, quanto à escolha da profissão, pois acredita-se que as aptidões, os interesses e os traços de personalidade são inatos. A concepção de escolha relaciona-se ao modelo médico, que "radiografa" o indivíduo, analisa os dados coletados e sintomas, realiza um diagnóstico e propõe um prognóstico. O interessado, portanto, não decide, mas aceita ou não o conselho do orientador educacional. Normalmente, os instrumentos utilizados pelo profissional, mensuram as aptidões, inventariam ou testam os interesses e descrevem a "personalidade" do indivíduo.

    Li isso em


ID
3167779
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Orientação Profissional tem passado por várias transformações em seus fundamentos teórico-metodológicos. Sobre a contextualização histórica desse campo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Vamos pedir comentários? Tá meio nebulosa a questão


ID
3265456
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a orientação vocacional e profissional.

( ) A escolha profissional está ancorada em influências da infância, fatos significativos da vida presente e na visão de futuro profissional; portanto, devem ser abordados proporcionalmente no processo de orientação vocacional e profissional.
( ) O orientador vocacional deve levar em consideração, ao longo de sua atividade profissional, a influência de fatores sociais, econômicos, familiares e educacionais; assim, sua compreensão sobre o orientando será mais efetiva.
( ) Ao longo do processo de orientação profissional, o significado e os valores do trabalho devem ficar suspensos para não influenciarem o direcionamento da tomada de decisão do orientando.
( ) O processo de orientação profissional ou reorientação deve ser direcionado aos jovens que buscam uma escolha profissional consciente.
( ) O modelo de carreira linear é predominante no mercado de trabalho atual; portanto, deve ser enfatizado no trabalho de orientação profissional ou de reorientação.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas

ID
3353992
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta sobre as práticas de orientação profissional e a evolução das relações de trabalho na sociedade capitalista.

Alternativas

ID
3493507
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria do Arco Normando de Super tem grande importância no desenvolvimento da Orientação Profissional. Nesse modelo, existem dois pilares sustentados pelas bases geográficas e biológicas. Os aspectos contemplados, no pilar esquerdo do Arco Normando, são:

Alternativas

ID
3493516
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em orientação vocacional, a teoria do desenvolvimento da carreira tem o seguinte objetivo geral:

Alternativas

ID
3725914
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem sócio histórica, a orientação profissional se utiliza de:

Alternativas

ID
3861820
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Faxinalzinho - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos maiores desafios na adolescência reside na escolha profissional. Em nossa cultura, é possível observar a forma como as pessoas realizam suas metas, escolhem suas profissões e obtêm seus êxitos pessoais. A estes, chamamos de “modelos teóricos de orientação”, na qual a semelhança é denominada padrão de personalidade. A partir do exposto, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Modelo realista.
(2) Modelo intelectual.
(3) Modelo social.
(4) Modelo convencional.
(5) Modelo empreendedor.
(6) Modelo artístico.

(  ) Tem grande interesse por outras pessoas e necessidade de interação social.

(  ) É o indivíduo que valoriza as tarefas teóricas e a solução dos problemas, sendo uma pessoa abstrata, analítica, racional, crítica e curiosa.

(  ) Considerado materialista, prático, estável, cujas metas, valores e tarefas implicam em manipulação objetiva e concreta das coisas.

(  ) Escolhe metas, tarefas e valores sancionados pelo costume e a sociedade.

(  ) Modelo que corresponde ao tipo original e criativo que se relaciona com os outros de modo indireto pela arte e criação.

(  ) Indivíduo que procura expressar suas qualidades entusiásticas, dominantes, impulsivas, persuasivas e agressivas.

Alternativas

ID
3896281
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao conceito de satisfação profissional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    De acordo com Tamayo (1981), o primeiro estudioso a analisar a noção de autoconceito foi William James, em 1890. Segundo ele, a noção de autoconceito tem sua origem primária nas teorias do self e é definido como sendo a soma de tudo aquilo que o homem pode afirmar como seu: corpo, traços, habilidades, bens materiais, sua família, amigos e inimigos, etc. Ele é composto por diferentes elementos como: self material e self social, por exemplo.

    Partindo dessa perspectiva, o autoconceito profisisional é definido como “a percepção que o indivíduo

    tem de si em relação ao trabalho (tarefas) que executa”(Costa,1996, p.34). Tal definição considera o autoconceito

    em função de percepções individuais relacionadas à realização profissional, à competência, à autoconfiança

    e à saúde, que são as suas dimensões constitutivas.

    (...)

    Pesquisas realizadas por Costa (1996; 2002) indicam que o autoconceito profissional está relacionado

    com a satisfação no trabalho e com o poder organizacional. A satisfação foi considerada um preditor do

    autoconceito profissional na medida em que indivíduos satisfeitos com a tarefa e com o trabalho se percebiam

    como mais competentes e realizados, enquanto os insatisfeitos se viam como menos saudáveis. Assim, no

    estudo relatado, a relação entre a satisfação e o autoconceito mostrou-se direta, pois a percepção que o sujeito

    tinha de si foi afetada pelo seu nível de satisfação.


ID
3898696
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Levenfus (2016), são aspectos que precisam ser considerados para o processo de orientação profissional

Alternativas
Comentários
  • Mesmo sem acesso à referência indicada no comando da questão, podemos respondê-la ao entender que as abordagens modernas a respeito do processo de escolha profissional trabalham com a idéia da multideterminação do humano, combatendo a concepção do ser humano natural ou abstrato. Assim também enxerga a escolha profissional: de acordo com a classe social de origem do indivíduo, ele tem mais ou menos liberdade para decidir, mas que, no entanto, sempre será multideterminada.
    Assim, a alternativa mais completa em relação aos aspectos a serem considerados nesse processo e,  sem dúvida, a alternativa A.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
4145593
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da estratégia clínica em orientação vocacional, tendo por base as teorias de base psicanalítica, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • E


ID
4215253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O programa Oriente-se para sua Carreira oferece aos adolescentes entre 13 e 19 anos de idade, que estejam cursando o 9.º ano escolar, um serviço de orientação vocacional, o qual visa auxiliar esses jovens na decisão acerca da escolha da carreira profissional. Considerando-se que André, de 16 anos de idade, tenha buscado o programa para decidir qual opção escolheria no vestibular no final do ano, julgue o item a seguir quanto ao processo de orientação vocacional adequado.

Na primeira tarefa do programa, o psicólogo deve dar informações a André sobre o caráter pontual da orientação vocacional. Essa orientação se restringirá à abordagem do contexto atual de sua vida para, assim, conduzir a escolha profissional de André no panorama atual das áreas de trabalho.

Alternativas

ID
4215256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O programa Oriente-se para sua Carreira oferece aos adolescentes entre 13 e 19 anos de idade, que estejam cursando o 9.º ano escolar, um serviço de orientação vocacional, o qual visa auxiliar esses jovens na decisão acerca da escolha da carreira profissional. Considerando-se que André, de 16 anos de idade, tenha buscado o programa para decidir qual opção escolheria no vestibular no final do ano, julgue o item a seguir quanto ao processo de orientação vocacional adequado.

Para a eficácia do processo de orientação vocacional, deve ser solicitado a André que se abstenha completamente das influências dos pais, professores ou amigos, durante a realização das tarefas que lhe serão solicitadas no processo de definição de sua escolha profissional.

Alternativas

ID
4215259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O programa Oriente-se para sua Carreira oferece aos adolescentes entre 13 e 19 anos de idade, que estejam cursando o 9.º ano escolar, um serviço de orientação vocacional, o qual visa auxiliar esses jovens na decisão acerca da escolha da carreira profissional. Considerando-se que André, de 16 anos de idade, tenha buscado o programa para decidir qual opção escolheria no vestibular no final do ano, julgue o item a seguir quanto ao processo de orientação vocacional adequado.

No programa Oriente-se para sua Carreira, André, além das informações, deve receber também capacitação no conhecimento e exploração das suas aptidões, interesses, motivações e aspirações.

Alternativas

ID
4215262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O programa Oriente-se para sua Carreira oferece aos adolescentes entre 13 e 19 anos de idade, que estejam cursando o 9.º ano escolar, um serviço de orientação vocacional, o qual visa auxiliar esses jovens na decisão acerca da escolha da carreira profissional. Considerando-se que André, de 16 anos de idade, tenha buscado o programa para decidir qual opção escolheria no vestibular no final do ano, julgue o item a seguir quanto ao processo de orientação vocacional adequado.

No programa de orientação vocacional, André deve receber informações quanto à realidade das oportunidades do mundo do trabalho e quanto às habilidades necessárias para o exercício das diferentes profissões.

Alternativas

ID
5005879
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A orientação profissional e de carreira é um conjunto de atividades que permite aos cidadãos identificar as suas aptidões, competências e interesses, tomar decisões importantes em nível escolar, de formação e profissional e gerir os seus projetos de vida individuais no estudo, no trabalho e em outros contextos nos quais essas aptidões e competências são adquiridas ou utilizadas.


É correto afirmar que um instrumento com parecer favorável pelo Conselho Federal de Psicologia que mensura como o sujeito lida com tarefas do desenvolvimento vocacional é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Escala de Maturidade para Escolha Profissional (2ª edição) – EMEP

    • Avaliar a maturidade para a escolha profissional e detectar quais dos aspectos que a compõem estão mais e menos desenvolvidos.

    PÚBLICO-ALVO 

    • Indivíduos cursando o nono ano do ensino fundamental, primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio; 
    • Pessoas que já concluíram o ensino médio e que estão escolhendo sua futura profissão ou ocupação;
    • Alunos universitários em reorientação.

    APLICAÇÃO 

    • Individual ou coletiva. Não existe limite de tempo para a realização do teste, geralmente são necessários de 15 a 30 minutos para sua execução.

    ÁREAS DE APLICAÇÃO 

    • Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Orientação Profissional.

    GABARITO: D


ID
5087842
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Orientação, acompanhamento e readaptação profissionais o atendimento é prestado, principalmente, por dois profissionais, o responsável pela orientação profissional e o Perito Médico. O responsável pela orientação é o servidor de área afim à Reabilitação Profissional, e pode ser assistente social, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, sociólogo, entre outros. Ao orientador compete:

Alternativas