SóProvas



Prova Quadrix - 2020 - CFP - Especialista em Psicologia - Social


ID
3889186
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, o documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, a grupo ou à instituição. Com relação a esse documento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C - Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação única e exclusiva do usuário do serviço de psicologia, já que o princípio basilar e norteador da relação profissional entre as partes é o sigilo.

  • Resolução 6/2019

    Art. 4º - § 1º - A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 4º, § 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

    Gabarito: C


ID
3889189
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta ação que contraria um dever fundamental estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Art 1- Deveres:

    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    Gabarito B!

  • De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos: 
    a) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;  
    b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;
    c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;
    e) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;  
    f) Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;  
    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;
    h) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;  
    i) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;
    j) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;
    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;
    l) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • resposta: B

    além de estar escrito 1, é também uma questão humanitária.


ID
3889192
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica, e respeitando os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
II. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos quanto pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, os grupos, as organizações e as comunidades envolvidas.
III. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o acesso das pessoas, dos grupos ou das organizações aos resultados das pesquisas ou dos estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Das Responsabilidades, art. 16° do código de ética.

    Leiam o código, gente. Procurem compreender, para além das provas, ele será de extrema importância para sua prática profissional. Em suma, é um conjunto de princípios que nos faz se orgulhar ainda mais da profissao que temos, com pontos questionáveis e passíveis de melhora, mas, ainda assim, belo numa macro visão, ele "dá gosto de ler".

    Força, galera!


ID
3889195
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, os documentos psicológicos devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes nesse regulamento. No que se refere a esses princípios, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E. É obrigado numerar e rubricar as laudas. Para que o mesmo não seja adulterado. Já pensou se alguém tira uma pagina do documento? - estando numeradas e rubricadas evita isso :)

  • Resolução 6/2019

    Art. 5º - § 8º - Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 5º, § 8.º Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página. 

    Gabarito: E

  • Achei a letra B equivocada. Deu a entender que todos os documentos decorrem de avaliação psicológica o que nao é verdade.

ID
3889198
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os próximos itens.

I. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
II. O psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando, crítica e historicamente, a realidade social e cultural, mas sem adentrar em análises de qualquer natureza da realidade política e(ou) econômica, dada a isenção exigida para o exercício da profissão.
IV. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo aviltada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Justificativa:A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, os itens I, II e IV da questão estão corretos. Considerando que não há alternativa que atenda ao comando da questão, a banca examinadora opta por sua anulação.Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos."

  • Não tem essa alternativa

  • Eu aqui tentando responder kkkkkkkk


ID
3889201
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com aplicação das seguintes penalidades:

Alternativas
Comentários
  • disposições gerais- artigo 21-

    ADVERTÊNCIA, MULTA E CENSURA PÚBLICA;

    SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL POR ATE 3O DIAS, CASSAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.


ID
3889204
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da guarda do registro documental que, conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, é de responsabilidade do psicólogo e(ou) da instituição em que ocorreu o serviço, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    4°. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.  
     § 1.° O período de guarda deve ser de no mínimo 05 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em  
    que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.  
    § 2º. O registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e  fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos 
    disciplinares e à defesa legal.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
3889207
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito aos princípios da linguagem técnica do documento psicológico, estabelecidos pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, assinale alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições não se justifiquem tecnicamente.

  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.

    Vamos analisar cada assertiva de acordo com a resolução:

    A) ERRADA. Art. 6°- § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais  dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.
    B) CERTA. Art. 6° - §1°.
    C) CERTA. Art. 6° - §4°.
    D) CERTA. Art. 6° - §3°.
    E) CERTA. Art. 6° - §2°


    Gabarito do professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 6º, § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

    As descrições literais apenas serão justificáveis quando forem necessárias à argumentação desenvolvida no texto e para evidenciar o contexto de que se trata, e não como resposta a solicitações que extrapolem a condição dos serviços psicológicos e que prejudiquem o sigilo e outras prerrogativas éticas da profissão.

    Gabarito: A


ID
3889210
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, julgue os itens que se seguem.

I. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a identificação do usuário ou da instituição.
II. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a avaliação de demanda e a definição de objetivos do trabalho.
III. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro da evolução do trabalho, de modo a permitir seu acompanhamento e os procedimentos técnico-científicos adotados.
IV. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro de encaminhamento ou encerramento.
V. Os documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1 /2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    Art. 2°. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar:  
    I – identificação do usuário/instituição;
    II – avaliação de demanda e definição de objetivos do trabalho;  
    III – registro da evolução do trabalho, de modo a permitir o conhecimento do mesmo e seu acompanhamento, bem como os procedimentos técnico-científicos adotados;  
    IV – registro de Encaminhamento ou Encerramento; 
    V – documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.  
    VI – cópias de outros documentos produzidos pelo psicólogo para o usuário/instituição do serviço de psicologia prestado, deverão ser arquivadas, além do registro da data de emissão, finalidade e destinatário.

    Gabarito do professor: Letra E.


ID
3889213
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao relatório psicológico, assinale a alternativa incorreta à luz da Resolução CFP n.ᵒ 6/2019.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, que instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional:

    Art. 11 - III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.
    As demais alternativas estão todas de acordo com a resolução e referem-se a características do relatório psicológico.

    Gabarito do professor: Letra B.



  • O relatório psicológico consiste em um documento que por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa comunicar a atuação profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. O relatório psicológico é composto de cinco itens: Identificação, descrição da demanda, procedimento, análise, conclusão.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 11, III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.

    Gabarito: B


ID
3898009
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para George Lapassade, importante autor francês que é muito utilizado no campo da psicologia social, há três dimensões que regem a vida das pessoas nas relações sociais. São elas:

Alternativas
Comentários
  •  Em Lapassade, entende-se, de modo geral, a análise institucional como a maneira singular de entender o que são as relações instituídas e a forma de trabalha-las ou agir sobre elas na condição de psicólogo. A análise institucional considera a realidade social acontecendo em três níveis: o do grupo, o da organização e o da instituição. O primeiro nível, do grupo, é a base da vida cotidiana; o segundo, o da realidade ou do sistema social, é o da organização, com seus regimentos e regulamentos - é nesse segundo nível que Lapassade situa a burocracia em sua mais concreta dimensão; e o terceiro nível é o do Estado, a instituição propriamente dita. Instituição, nessa abordagem, é o conjunto de do que está instituído e, como jurisdição e política, pauta toda e qualquer relação.
    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
3898012
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma unidade do Conselho Regional de Serviço Social (CRAS) de uma grande cidade, em um bairro periférico de uma região com incidência de muita pobreza e poucos recursos, a psicóloga da equipe acompanha uma família em que uma mulher de 34 anos de idade é a mantenedora do lar, com quatro filhos: de catorze, doze, dez e quatro anos de idade. O companheiro, pai do filho mais novo, está desempregado e é usuário de crack. Moram em uma pequena casinha com 15 m² , sem saneamento básico. A mulher trabalha como diarista, fazendo limpeza nos bairros mais abastados, longe da sua casa. Leva quatro horas diárias para ir e vir do trabalho e consegue uma renda de dois mil reais, sem nenhuma garantia trabalhista. Essa é a única renda da família. As crianças mais velhas estão na escola, mas com pouco acompanhamento, e a mais nova fica com uma cuidadora de crianças da região, que cobra pelo serviço. O companheiro, que não é violento, sofre de forte depressão pelo desemprego e se apoia na droga e na bebida. Essa mulher, com essa vida estafante, precária e tensa, encontra apoio em sua comunidade religiosa, no culto que frequenta aos finais de semana.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta quanto à atuação da psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Alternativas
Comentários
  • Há um erro na questão.

    CRAS é Centro de Referência de Assistência Social e não Conselho Regional de Serviço Social.

    (Conselho Regional de Serviço Social)


ID
3898015
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A branquitude, enquanto construção social e histórica, possibilita que os indivíduos se situem no interior de uma formação coletiva, sólida, uma comunidade de negação, que nega e exclui da realidade o que não a interessa. Essa dimensão profundamente ideológica da branquitude expressa e mascara a realidade e só tem sentido em sociedades divididas por conflitos sociais. Aí, sua função será ocultar o conflito, apregoar o povo unido e mascarar a dominação.

O texto acima, de Maria Aparecida Bento, aponta que o(a)

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre a conceitualização da branquitude na sociedade e suas formas de ocultação dos conflitos raciais.


    Percebemos que a questão trata, predominantemente, de interpretar o texto trazido.

    Vimos que a autora está a se referir sobre os conflitos raciais existentes na sociedade e como a branquitude instalada revela uma forma de inserção e ao mesmo tempo ocultação dos conflitos étnicos e sociais existentes em nossa sociedade.


    A branquitude foi tão paulatinamente construída que as pessoas normalizam os processos excludentes das minorias raciais, tornando-se de fatos negacionistas quanto aos problemas que não lhes pertencem.


    A autora ainda retrata que sociedades que predominam a problemática encontram maneiras de ocultá-la, para que essa branquitude construída permaneça a forma dominante e assim, evitar possíveis conflitos raciais contra essa normatividade branca.


    Vamos às alternativas:


    1. INCORRETA. A branquitude opera em padrões sociais que foram construídos nessa falsa normatividade. Não há necessariamente dominância do padrão branco. O Brasil, por exemplo, existe a branquitude social e sua miscigenação étnica tem predominância parda e negra

    1. INCORRETA. Há o mascaramento das diferenças étnicas e sociais justamente para prevalecer as diferenças sociais e deixar claro a submissão parda e negra aos brancos.

    1. INCORRETA. Justamente por ser construído histórico e socialmente é que se encontra na realidade

    1. INCORRETA. O texto não retrata as diferenças econômicas, e sim raciais. 

    1. CORRETA. A branquitude mascara e discrimina toda forma de cultura negra da sociedade. Vemos como exemplo casos de preconceito quanto a religião, esporte, cabelo da cultura negra que são vistos como opostos à normalidade imposta.


    Gabarito da Professora: Letra E.

ID
3898018
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É possível que a esfera laboral seja organizadora das demais esferas da vida humana, o quanto o mundo do trabalho se articula com a dimensão subjetiva, por isso, como mencionaram Sato, Coutinho e Bernardo (2017, p. 13), só se torna possível “estudar a dimensão psicológica dos trabalhadores, a intersubjetividade e as relações interpessoais no trabalho, situando-as concretamente nos contextos micro e macrossocial”.

No texto acima, Gerusa Coutinho D’Ávila & Maria Chalfin Coutinho, citando Sato, Coutinho e Bernardo, apontam que

Alternativas
Comentários

ID
3898021
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a prática do psicólogo social nas intervenções realizadas por ele, julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo social deve buscar compreender a dimensão subjetiva que envolve o fenômeno que ele estuda.
II. O psicólogo social não trabalha com intervenção direta.
III. O psicólogo social deve estar atento para as condições de sofrimento ético-político.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimento acerca do processo interventivo realizado pelo psicólogo social 

      Segundo Aroldo Rodrigues (2003)¹, a Psicologia Social é o estudo científico da  influência recíproca entre as pessoas (interação social)  e do processo cognitivo gerado por essa interação (pensamento social). O autor afirma que todos os indivíduos vivem em um constante processo de dependência e interdependência entre seus semelhantes. 

    Trata-se do estudo das manifestações de comportamento em determinada situação que são surgidas pela interação ou expectativa de interação entre as pessoas, bem como dos processos cognitivos que emergem dessa interação social 

     Vamos aos julgamentos dos itens:

    I - Verdadeiro. O psicólogo social deve compreender de que forma é processada a subjetividade dos indivíduos inseridos em uma interação social. 

    II - Falso. O psicólogo social não só trabalha, mas como deve trabalhar diretamente com os sujeitos, realizando intervenções. Como estratégias interventivas pode-se citar como exemplo: pesquisas, avaliação de recursos e criação de  grupos estruturados e uso de instrumentos e técnicas que possibilitam beneficiar o grupo.

    III - Verdadeiro. O fenômeno ético-político pode ocasionar sofrimento aos indivíduos. Como profissional voltado para as análises sociais e intervenções individuais, o psicólogo deve depreender o campo social em todos os seus aspectos, sabendo que esse campo gera sofrimento.


    Gabarito da Professora: Letra D.

    Fonte: ¹Rodrigues, Aroldo. Psicologia Social. Editora Vozes: 22ª edição. 2003 



ID
3898024
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um clássico da psicologia social, que, na realidade, foi escrito por um antropólogo canadense, retrabalha a noção de representação do eu a partir de referências do desempenho teatral e faz uma profunda análise do processo de institucionalização nas sociedades modernas. Trata-se do(da)

Alternativas
Comentários
  • Sociólogo canadense, nascido em 1922 e falecido em 1982, efetuou pesquisas na linha da sociologia  interpretativa e cultural, iniciada por Max Weber. Goffman desenvolve a ideia que mais identifica a sua obra: o mundo é um teatro e cada um de nós.  individualmente ou em grupo, teatraliza ou é ator consoante as circunstâncias em que nos  encontremos, marcados por rituais posições distintivas relativamente a outros indivíduos ou grupos.  Goffman aplicou ao estudo da civilização moderna os mesmos métodos de observação da  antropologia cultural: assim como, nas sociedades indígenas, há ritualizações que permitem  distinguir indivíduos e grupos, também, nas sociedades contemporâneas, a origem regional, a  pertença a um classe social ou quaisquer outras categorias se marcam por ritualizações que  distinguem indivíduos e grupos, tomando por exemplo pequenos aspectos, como as formas de vestir  ou de se apresentar publicamente. O autor considera a interação como um processo fundamental de identificação e de diferenciação dos indivíduos e grupos; de resto, os mesmos, isoladamente, não existem; só existem e procuram uma posição de diferença pela afirmação, na medida em que,justamente, são "valorizados" por outros.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3898027
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma universidade de renome, um professor reconhecido por sua empatia com os estudantes, respeitoso e tido como um excelente pesquisador em sua área, foi duramente criticado por dizer que negros não entram nos cursos mais concorridos da universidade por uma lacuna na formação básica e não reúnem conhecimento suficiente para obter notas excelentes no ENEM. Ele também se manifestou contra cotas, por considerá-las como antidemocráticas, já que não respeitam o critério do mérito. Ele ficou chocado com as críticas por se considerar uma pessoa aberta e não racista. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o professor se enquadra no(na)

Alternativas
Comentários
  • Racismo estrutural 

    De maneira ainda mais branda e por muito tempo imperceptível, essa forma de racismo tende a ser ainda mais perigosa por ser de difícil percepção. Trata-se de um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas embutido em nossos costumes e que promove, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial.

  • A herança discriminatória da escravidão (todas as relações com base na ideia de inferioridade dos negros que foram transmitidas) em conjunto com a falta de medidas e ações que integrassem os negros e indígenas na sociedade, como políticas de assistência social ou de inclusão racial no mercado de trabalho, gerou o que se entende por  racismo estrutural, ou seja, uma discriminação racial enraizada na sociedade. Isto é, o racismo estrutural não diz respeito ao ato discriminatório isolado (como xingar pejorativamente alguém por conta da cor da sua pele) ou até mesmo um conjunto de atos dessa natureza. Ele representa um processo histórico em que condições de desvantagens e privilégios a determinados grupos étnico-raciais são reproduzidos nos âmbitos políticos, econômicos, culturais e até mesmo nas relações cotidianas.

    Em uma sociedade, como a brasileira, na qual as suas instituições (normas e padrões que condicionam o comportamento dos indivíduos) foram criadas e consolidadas a partir de uma visão racista de mundo, temos que a estrutura dessa sociedade possui o racismo como seu componente. Dessa forma, o racismo estrutural se expressa nas desigualdades raciais presentes na sociedade, sejam elas políticas, econômicas ou jurídicas. 


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Bem, vamos imaginar boas escolas onde o negro possa estudar assim como o branco. Dessa forma, a lacuna dita pelo professor não poderia existir, pois o negro vai ter as mesmas oportunidades, certo? Então, qual seria o problema: a cor ou a condição socioeconômica? Não seria melhor investir na educação do que em antagonismos (cotas) que só levam à mais discriminação? Acredito que colocar o racismo estrutural como resposta para essa questão é uma forma se manipular uma posição ideológica. Questão enviesada!

ID
3898030
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No artigo Gêneros e os sentidos do trabalho social, Curado & Menegon apontam que, a partir dos relatos e da discussão dos participantes da pesquisa, é possível observar que suas estratégias de empoderamento estão mais ancoradas em laços afetivos (família, amigos, colegas) e, em que pese sua positividade, não alteram o valor salarial nem aumentam o poder político dessa atividade. Ou seja, não se trata de um empoderamento com ampliação de oportunidades de acesso aos bens e serviços. Ao compreender que as relações de gênero são formas de dar sentido às relações de poder, observa-se que a naturalização do feminino no trabalho social está relacionada à desvalorização, à não monetarização e à não profissionalização existente nesse trabalho. Considerá-lo como extensão da mulher e de sua função reprodutiva é retirar o que há de humano e cultural dessa atividade, posicionando-a na esfera da natureza, que dispensa valor social e, por isso, não é considerada como moeda de troca. Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898033
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No artigo Movimentos sociais como política, Tilly argumenta que, de suas origens no século XVIII em diante, os movimentos sociais prosseguiram não apenas como performances isoladas, mas como campanhas interativas. Assim como as campanhas eleitorais, as rebeliões populares e as mobilizações religiosas consistem em interações entre grupos reivindicantes temporariamente conectados (e cambiantes) e os objetos de suas demandas com terceiros, tais como representantes, aliados, reivindicadores rivais, inimigos, autoridades e vários públicos, que muitas vezes exercem papéis significativos no desenrolar da campanha. Nunca se poderá explicar a variação e a mudança nos movimentos sociais se não houver dedicação cuidadosa, atenção aos outros atores políticos, além dos reivindicantes centrais, como, por exemplo, a polícia, com a qual os demonstrantes tenham lutado, colaborado e desenvolvido suas estratégias. Para esse autor, considera-se como um movimento social

Alternativas
Comentários
  • Segundo o autor referenciado, os movimentos sociais são caracterizados por complexos políticos que combinam três elementos:

    1) campanhas de reivindicações coletivas dirigidas a autoridades - alvo; 
    2) um conjunto de empreendimentos reivindicativos, incluindo associações com finalidades específicas, reuniões públicas, declarações à imprensa e demonstrações; 
    3) representações públicas de valor, unidade, números e comprometimento referentes à causa. 

    A despeito de incessante inovação e variação em pequena escala de um contexto político para outro, os elementos do movimento social desenvolveram-se e difundiram-se conectados como um todo. Nesse sentido, o movimento social tem uma história. A história do movimento social o distingue da história de outras formas políticas, como campanhas eleitorais, celebrações patrióticas, demonstrações de força militar, investiduras de autoridades públicas e luto coletivo. Assim, não se refere a qualquer ação popular, a quaisquer ações alguma vez empreendidas em favor de uma causa, a todas as pessoas e organizações que apoiam as mesmas causas ou a atores heróicos com posição destacada na história. Refere-se a um conjunto particular, interconectado, em evolução e histórico de interações e práticas. Refere-se à combinação característica de campanha, repertório e demonstrações de VUNC (demonstrações de valor [worthiness], de unidade, de números e de comprometimento por parte dos participantes e/ou de seus partidários ).

    Assim sendo,  a única opção que não caracteriza uma ação pontual, mas um fenômeno que possui história é o item "E".

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3898036
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da atuação do psicólogo social, julgue os itens subsequentes.

I. O psicólogo social deve atuar frente às demandas sociais, de forma a oferecer atendimento psicoterápico aos participantes de situação de conflito ou desastres naturais.
II. O psicólogo social deve manter-se neutro nas situações de conflito em que seja chamado a atuar, visando a manter isenta sua capacidade de arbitrar quando necessário.
III. O psicólogo social, no uso de suas atribuições, poderá atender, por meio de projetos específicos, pessoas, famílias, grupos sociais ou comunidades.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898039
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em publicação da ABRAPSO de 2009 – Psicologia social e políticas de existência: fronteiras e conflitos, Pedrinho Guareschi aponta que cabe à psicologia (social), por meio do estudo da ideologia, mostrar que, muitas vezes, por detrás das práticas pedagógicas, escondem-se relações de autoritarismo, até mesmo de violência, que podem reproduzir tais relações no próprio ambiente social. Sugere ainda que o núcleo central do ensino da psicologia (social) seja o estudo da consciência, das representações, do mundo imaterial e simbólico, das ideologias, dos sentidos. Ela tem como tarefa fundamental tentar compreender o ser humano, sua dignidade, a partir da discussão da consciência, da liberdade e da responsabilidade humanas. Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão parece-me mais de interpretação de texto que de conhecimento de Psicologia. Através do excerto percebemos que o autor citado faz justamente uma crítica às práticas pedagógicas, muitas vezes, escondem relações de autoritarismo, até mesmo de violência, que podem reproduzir tais relações no próprio ambiente social.  
    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3898042
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia, de uma maneira geral, e a psicologia social, em particular, têm, nas políticas públicas, uma alternativa de atuação que cresce com o reconhecimento do potencial da profissão. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

I. Políticas de inclusão social são importantes para garantir o exercício do direito de cidadania a todos.
II. O compromisso ético-político e os estudos sobre a dialética inclusão-exclusão são importantes ferramentas para a intervenção psicossocial nas comunidades.
III. A retirada de verbas para as políticas públicas e sociais não afetam, de forma determinante, a cobertura necessária para garantir maior inclusão social.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898045
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo intenso de imigração e da busca de refúgio, seja por motivos políticos ou para escapar da fome, leva milhares de pessoas, particularmente do continente africano, para a Europa e os EUA. A noção de identidade cultural e diáspora, cunhados por Stuart Hall, cabem muito bem para se discutir esse fenômeno, atual e importante, que também se reflete no Brasil, com o aumento da chegada de imigrantes africanos na última década. Na cidade de São Paulo, esse fenômeno é visível com a presença de imigrantes que vendem tecidos e objetos da arte africana nas proximidades da praça da República, no centro da cidade.

A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3898048
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à atuação do psicólogo social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimento acerca da atuação do psicólogo social   

    Segundo Aroldo Rodrigues (2003)¹, a Psicologia Social é o estudo científico da  influência recíproca entre as pessoas (interação social)  e do processo cognitivo gerado por essa interação (pensamento social). O autor afirma que todos os indivíduos vivem em um constante processo de dependência e interdependência entre seus semelhantes.   

    Trata-se do estudo das manifestações de comportamento em determinada situação que são surgidas pela interação ou expectativa de interação entre as pessoas, bem como dos processos cognitivos que emergem dessa interação social.


    1. FALSA

    O psicólogo social trabalha diretamente com os sujeitos, realizando intervenções em um grupo. Sua atuação pode ser evidenciada em vários contextos, como: pesquisas, avaliação de recursos e criação de  grupos estruturados, uso de instrumentos e técnicas que possibilitam beneficiar o grupo e a docência também.

    1. FALSA

    A formação em Psicologia no Brasil permite que o profissional possa atuar em todos os contextos de onde a Psicologia se insere. Caso o psicólogo queira formação específica, pode realizar pós graduação stricto ou lato sensu

     

    1. FALSA

    Não há hierarquia entre as diferentes especialidades da psicologia. Todo profissional formado tem a devida autonomia para sua atuação, seja na clínica, seja na psicologia social.

     

    1. VERDADEIRA

    Ser psicólogo é intervir em pessoas e grupos. Não deixa de ser um processo social. A afirmação não supõe que toda psicologia é “Psicologia Social", mas que toda psicologia estuda os processos sociais e históricos do sujeito, haja visto que não se concebe o indivíduo a parte do seu meio social. 

     

    1. FALSA

    O psicólogo social pode exercer sua função em qualquer âmbito que lide com processos sociais e grupais. Há possibilidade de atuação no serviço público, pois não há exigências quanto a especialidade do profissional para tomar posse no cargo - basta ser psicólogo.



    Gabarito da Professora: Letra D.

    Fonte: ¹Rodrigues, Aroldo. Psicologia Social. Editora Vozes: 22ª edição. 2003 


ID
3898051
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O jornal Folha de São Paulo do dia 29/12/2019 entrevistou Guilherme Terreri, que se apresenta como a drag queen Rita Von Hunty. Segundo a matéria, Guilherme está mais para a turma queer, “uma galera que entendeu que o gênero é uma construção social”, afirma o entrevistado. A temática LGBT, questão atualmente muito estudada pela psicologia social, enfrenta uma de suas últimas barreiras de inclusão, representada pelo T da sigla. Alguns consideram que a sigla deveria ser LGBTQI+, representando, além das lésbicas, dos gays e dos bissexuais, os transexuais, travestis e transgêneros, os queers e os intersexuais; o + incluiria a assexualidade e a pansexualidade, resumindo uma sigla com doze possibilidades de expressão de gênero e sexualidade. Considerando os estudos psicossociais sobre esse fenômeno, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos comentar cada uma das assertivas:

    A) CORRETA. Gênero é o termo utilizado para designar a construção social do sexo biológico. Este conceito faz uma distinção entre a dimensão biológica e associada à natureza (sexo) da dimensão social e associada à cultura (gênero). Apesar das sociedades ocidentais definirem as pessoas como homens ou mulheres desde seu nascimento, com base em suas características físicas do corpo (genitálias), as ciências sociais argumentam que gênero se refere à organização social da relação entre os sexos e expressa que homens e mulheres são produtos do contexto social e histórico e não resultado da anatomia de seus corpos.

    B) INCORRETA. Apenas os radicais não.

    C) INCORRETA. Identidade de gênero é a experiência subjetiva de uma pessoa a respeito de si mesma e das suas relações com outros gêneros. Não depende do sexo biológico da pessoa, mas de como ela se percebe. Essa identidade pode ser binária (homem ou mulher), mas também pode ir além dessas representações e rechaçar ambas as possibilidades de reconhecimento, sendo assim pessoas não-binárias (todos os outros gêneros). A sexualidade envolve as práticas eróticas do ser humano, suas escolhas de relação afetiva e objetos de desejo. Do mesmo modo que gênero, a sexualidade é culturalmente estabelecida e tem distinções em diferentes grupos e culturas. O conceito de sexualidade, no ocidente, está intimamente ligado ao de gênero; no entanto são coisas distintas, sendo manifesta a homossexualidade tanto em cisgêneros, como em transgênicos.

    D) INCORRETA. Vou nem comentar essa tamanho absurdo.

    E) A Psicologia Social não levanta nenhuma bandeira acerca dos fenômenos sociais; estes são para aquela objeto de estudo. 



    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3898054
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Crescem os estudos no campo da psicologia social sobre homens autores de atos de violência contra as mulheres. Tais estudos apontam para a compreensão ampla e social desse problema, evitando personalizar a queixa e culpabilizar o autor da violência como um caso isolado. Assim, para reverter essa condição, vem crescendo o número de centros de apoio ao autor de ato de violência, e uma estratégia é o grupo no qual circula a fala dos agressores. Evidentemente, o apoio não desresponsabiliza o autor da violência, mas sua participação nos grupos pode retirá-lo do lugar de agressor quando ele compreende a condição feminina e os direitos da mulher. O grupo permite o reconhecimento da violência como ato criminoso e condenável e a busca do diálogo como a melhor alternativa para o enfrentamento das diferenças.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão retrata os aspectos da Psicologia Social ao estudar homens autores de violência contra a mulher.

    O texto reflete que a Psicologia Social tem procurado realizar estudos a respeito dos homens autores de violência doméstica e que esses estudos demonstraram que é preciso entender sob a óptica das falas dos sujeitos, e isso tem sido realizado através de grupos de apoio aos autores de violência. Frisa, ainda, que a palavra “apoio" não significa apoiar o sujeito na violência, mas tentar de alguma forma modificar o quadro, sem tirar a culpabilidade desses sujeitos.
    Vamos às alternativas:

    1. FALSA
    Os homens violentos devem receber atendimento para que recebam suporte emocional para possível reversão do quadro. É preciso conhecer as causas das atitudes e comportamentos violentos do sujeito para apoiá-lo a entender seu problema, aceitar sua culpabilidade e tentar retirá-lo dessa posição.

    1. FALSA
    A Delegacia da mulher deve afastar a vítima do seu agressor, levá-la para possíveis exames de corpo delito e autuar o suposto agressor para que seja responsabilizado. O caso deve ser tratado como violência a mulher, não como possível conciliação.

    1. VERDADEIRA
    Correto! A problemática da violência contra a mulher reflete diversas áreas, desde a justiça, saúde até a psicologia. O problema da violência, deve ser  entendido como problema social, permitindo que os sujeitos sejam reconhecidos e recebam suporte social para que consigam compreender seu papel de agressor e perceber quais  as verdadeiras causas de sua agressividade encoberta pelo seu comportamento violento.

    1. FALSA
    A premissa está correta, a alternativa se torna falsa por afirmar que não existem centros de apoio aos agressores domésticos. Existem Ongs, projetos governamentais e uma lei federal para a criação de núcleos de conscientização de homens agressores. (Lei 4311/2019).

    1. FALSA
    Esse é um problema social muito sério que requer grande intervenção psicológica, assistencial e jurídica. Pode resultar em lesões graves e falecimento das vítimas. A intervenção social e psicológica na comunidade em homens agressores podem prevenir algumas situações ou evitar seu agravamento.

    Gabarito da Professora: Letra C.

ID
3898057
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desastre ambiental de Mariana e de Brumadinho, com o rompimento de barragens de contenção de rejeitos da mineração, representou uma tragédia que atingiu a população de várias cidades, com consequências inimagináveis. Psicólogos foram deslocados para as regiões atingidas e vários acompanham até hoje essa população. Estes profissionais da psicologia podem ser enquadrados na modalidade da psicologia social denominada psicologia

Alternativas
Comentários

ID
3898060
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mary Jane Spink e Peter K. Spink são pesquisadores, radicados no Brasil, com vasta publicação em psicologia social, e, a partir da vertente construcionista, apresentam um referencial metodológico que define um excelente instrumento de observação e análise do material de campo. Esse instrumento é o(a)

Alternativas

ID
3898063
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Padre Jesuíta, foi vice-reitor da Universidad Centroamericana José Simeón Cañas, de El Salvador, e assassinado por forças paramilitares durante a guerra civil, em El Salvador, em 1989. É considerado como o principal nome e criador da psicología de la liberación. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • A psicologia da libertação parte de três movimentos anteriores:

    - a teologia da libertação, que propôs um enfoque nos mais necessitados. A partir do cristianismo, reconhecem a opressão e as injustiças sobre esse setor da sociedade, e advogam o uso das ciências humanas e sociais

    - a filosofia da libertação, centra-se na criação de conhecimento. Argumenta que a maior parte do conhecimento que é estudado vem de homens ocidentais de classe média; isto é, o conhecimento que vem de outras pessoas não é considerado válido. Portanto, a filosofia da libertação propõe aprender, através do diálogo, com o conhecimento daqueles “outros" que não são levados em consideração; e 

    - a pedagogia da libertação, criada por Paulo Freire, que acreditava que a educação libertadora era um processo de renovação da condição social do indivíduo, entendendo o sujeito como um ser pensante e crítico que reflete sobre a realidade que vive. Assim, a pedagogia da libertação buscava educar no pensamento crítico, e, ao mesmo tempo, útil; isto é, educar em valores igualitários sem usar doutrinação. Não educar de acordo com os interesses da economia, mas com os interesses pessoais. Ensina as pessoas a compreender o mundo a partir de sua experiência e reflexão crítica. 

    Partindo dessas bases, Ignacio Martín-Baró fundou o que é conhecido como a psicologia da libertação. A proposta consiste na ideia de que a psicologia deveria partir do contexto estudado e se concentrar nos problemas das pessoas que vivem nesse contexto. Assim, defende uma psicologia focada em contextos específicos, e não em contextos artificiais. O jesuíta também acreditava que a psicologia não é imparcial, por isso defendia uma psicologia crítica e posicionada.

    Com essas ideias, Martín-Baró criou o Instituto Universitário de Opinião Pública, um organismo que fazia pesquisas com a população para, posteriormente, compartilhar os dados obtidos. Dessa forma, Martín-Baró desmistificou muitas das crenças do povo; o que é conhecido como desideologização. Em contrapartida, suas políticas encontraram ideias opostas, o que levou ao seu assassinato.


    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3898066
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um grupo de pessoas desempregadas há mais de dois anos se reúne para discutir estratégias sugeridas pelo padre de uma paróquia de um bairro de periferia de uma cidade de médio porte para produção de renda. Analisando as alternativas apresentadas por uma psicóloga social, que colabora com a paróquia, decidem iniciar um empreendimento conjunto de produção de alimentos para atender ao público interessado: cantina da escola; festas de aniversário; coffee break de eventos; e outros. As tarefas são compartilhadas e o lucro dividido entre os participantes.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que se trata de

Alternativas
Comentários
  • A situação descrita no comando da questão caracteriza uma atividade de Economia solidária, que é definida como o "conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão." Compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras. Trata-se de uma forma de organização da produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital, caracterizada pela igualdade.

    É uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus princípios são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário. 

    A economia solidária preconiza o entendimento do trabalho como um meio de emancipação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações de trabalho capitalistas.


    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3898069
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às várias vertentes teóricas da psicologia social, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Por seu turno, o Construcionismo defendido por Vygotsky, Mead e outros estudiosos da Psicologia Social não deve ser confundido com o construtivismo de Piaget e da Psicologia 6 do Desenvolvimento, que trata das estruturas cognitivas que as pessoas elaboram no decorrer de seu desenvolvimento psicológico (ARENDT, 2003)

    GAB. D


ID
3898072
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às estratégias de intervenção institucional, julgue os itens que se seguem.

I. Há um consenso na literatura de que as estratégias de intervenção institucional devem contribuir para a constituição dos grupos sujeitos nas organizações, em detrimento dos grupos sujeitados.
II. Para René Lourau, a análise institucional deve priorizar o ponto de vista da hierarquia das organizações.
III. Lapassade considerava a intervenção institucional como estratégia disruptiva que prejudicaria a relação entre os diferentes grupos na organização.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Erro das demais assertivas:

    II - O conceito de transversalidade nasce com múltiplas referências, sobretudo como tentativa de superação, nas organizações psiquiátricas, da hierarquia vertical e da igualdade horizontal, introduzindo no pensamento institucional outras formas de relação entre os grupos o que designou de grupos sujeito e grupos sujeitados.

    III - A intervenção institucional, do contrário, é importante para as relações na organização.

    Já em relação a I:

    Grupos sujeitos tem auto grau de transversalidade, enquanto grupos sujeitados possuem baixo grau de transversalidade, portanto, deve-se buscar a construção e manutenção de grupos sujeitos.

  • A questão requer conhecimentos acerca das estratégias de intervenção em Análise Institucional


    De acordo com Rossi e Passos (2014), podem ser realizadas intervenções institucionais a partir de três vieses na análise institucional (A.I): a) A.I. em ato ou socioanálise; b) A.I. generalizada; c) A.I. restrita.


    A socioanálise refere-se à  intervenção em organizações-cliente como indústrias, administrações, escolas ou formações. A AI generalizada refere-se ao conjunto de considerações teóricas que formam um reservatório de dados e conceitos para as diversas intervenções institucionalistas. A terceira categoria é relativa a intervenções em instituições específicas: a Igreja, a escola, o Exército.¹


    I - Verdadeiro


    Grupo sujeito e grupo assujeitado são novas formas de relação entre grupos constituídas pela transversalidade no sentido de introduzir o pensamento institucional com objetivo de tentar superar as organizações da hierarquia vertical e igualdade horizontal. 


    Guattari fala de graus de abertura ou quanta de transversalidade dos grupos, interessado pelo que se passa ou se "transfere" em um regime multivetorializado que não mais cabe nos limites da interpessoalidade"¹


    Nesse sentido, Clínica e política se tornam inseparáveis nesta direção da A.I. que renova o conceito de grupo a partir de suas dinâmicas subjetivas: a dinâmica de menor grau de abertura define o grupo assujeitado e a de maior transversalidade, os grupos sujeitos. O tema da subjetividade ganha lugar no discurso institucionalista com o conceito de transversalidade que se materializa em dispositivos que permitem a circulação menos restritiva da palavra e de corpos, abrindo as relações para múltiplas conexões potencializadoras da transformação da realidade dos grupos e das subjetividades"


    II - Falso.


    Na verdade era o oposto. O teórico acreditava que a análise institucional deveria superar a hierarquia: na tentativa de superação, nas organizações psiquiátricas, da hierarquia vertical e da igualdade horizontal, introduzindo no pensamento institucional outras formas de relação entre os grupos¹ (grupos sujeito e grupos assujeitados)


    III - Falso


    A intervenção é uma estratégia facilitadora de grupos, ela “ expande e articula aos movimentos grupais em seus diferentes graus de abertura. Guattari fala de graus de abertura ou quanta de transversalidade dos grupos, interessado pelo que se passa ou se "transfere" em um regime multivetorializado que não mais cabe nos limites da interpessoalidade."¹



    Gabarito da Professora: Letra B.


    ¹ROSSI, André; PASSOS, Eduardo. Análise institucional: revisão conceitual e nuances da pesquisa-intervenção no Brasil. Rev. Epos,  Rio de Janeiro ,  v. 5, n. 1, p. 156-181, jun.  2014 .   Disponível online Site Scielo

ID
3898075
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Silvia Lane e Wanderley Codo organizaram o livro Psicologia Social: o homem em movimento retratando o estado da arte da nova psicologia social no Brasil na década de 1980 e o livro tornou-se uma referência válida até os dias de hoje. Qual das alternativas abaixo está correta?

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimentos acerca do livro Psicologia Social: o homem em movimento, de Silvia Lane e Wanderley Codo (1984). Conforme os autores, toda psicologia é ou pelo menos deveria ser social. Seus trabalhos estavam direcionados para a coletividade, consciência crítica e atendimento às necessidades da população (ao coletivo).

    Vamos às alternativas:.


    1. FALSA
    O livro refere que é necessário realizar a pesquisa-ação, não no sentido metodológico qualitativo, mas compreender a intersubjetividade humana de forma interventiva, no viés relação sujeito x grupo, pois não é possível atuar de forma dicotomizada. Nesse sentido, os autores não direcionam a pesquisa a aspectos metodológicos, mas interpretativos. Não há direcionamento para pesquisa qualitativa. Além disso, é possível realizar pesquisas em psicologia social de forma quanti ou quali-quanti.


    1. FALSA
    Os estudos da Psicologia Social permeia diversos contextos, não só o comunitário, mas a todos os outros que seja possível estudar o sujeito e os grupos. Dessa forma, vemos Psicologia Social em todo o campo de atuação da Psicologia, já que o homem é um ser relacional.


    1. VERDADEIRA
    A consciência, atividade, identidade , linguagem são categorias fundamentais da Psicologia Social. O estudo partiu da constatação de que é impossível intervir e estudar o homem de forma isolada. Deve ter olhar amplo para os fatores sociais que o influenciam diretamente enquanto sujeito, pois o homem tem uma natureza histórico-social.


    Consciência: o indivíduo consciente de si é capaz de ser consciente do seu pertencimento a uma classe social, que o impulsiona a determinados comportamentos. Por exemplo, podemos citar as greves e assembleias gerais.

    Atividade: são ações desencadeadas em conjunto com outros sujeitos com objetivo de atingir necessidades em comum

    Identidade: é um fenômeno social e não natural, de acordo com os cientistas sociais. O processo de identificação do sujeito com o outro, aqui conceituado como grupos ou sujeitos sociais,  possibilita formar sua própria identidade.

    Linguagem: para os autores, a linguagem foi desenvolvida a partir da necessidade do homem em modificar a natureza. É um produto social que tem como objetivo reproduzir a visão do mundo para que seja possível a sobrevivência do grupo social.


    1. FALSA
    De acordo com o livro, o autor referência para a psicologia social no Brasil é Karl Max, a partir da sua obra “O Capital".


    1. FALSA
    A psicologia cognitivista, bem como as diversas outras áreas da psicologia, contribuíram e ainda contribuem enormemente para a práxis da Psicologia Social.


    Gabarito da Professora: Letra C.

    Fonte: LANE, S.T.M; CODO, W. Psicologia Social: o homem em movimento, de Silvia Lane e Wanderley Codo. Editora: brasiliense: 8ª edição, 1984. (livro online).
  • Categorias como consciência, atividade e identidade, mencionadas por Silvia Lane e, fundamentalmente, a linguagem passaram a ser discutidas intensamente depois do lançamento dessa obra.


ID
3898078
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sandra Jovchelovich, pesquisadora brasileira radicada na London School of Economics and Political Science, aponta que não há uma relação direta, uma correspondência perfeita entre o ser humano e o mundo. O objeto-mundo somente se torna um conhecido se não se der o trabalho de representá-lo. Faz parte, tanto da história humana ontogenética como da filogenética, dar-se esse trabalho: é um trabalho que leva tempo e é um trabalho duro, que envolve um processo intenso e apaixonado de coconstrução entre infante, aquele que lhe presta cuidados e o objeto-mundo (DUVEEN, 1997, 2001; VALSINER, 2000). Assinale a alternativa correta.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A autora discute em seu artigo intitulado "Psicologia social, saber, comunidade e cultura", as relações entre saber, comunidade e cultura, uma perspectiva psicossocial. Partindo do conceito de representação, discute a relação fundamental entre processo representacional e contexto, entendido como o lugar histórico, social, simbólico e cultural de uma comunidade humana. Para a autora, entender o processo representacional é importante porque ele ocupa um lugar central no processo de constituição dos saberes, pois, entendendo a representação como processo de mediação do sujeito com o objeto o qual se deseja conhecer, não há saber sem representar. Do mesmo modo, as representações traduzem as relações sócio -culturais que se encontram na base da formação destas e, consequentemente, dos saberes. A forma da representação é tanto forma do saber como forma de constituição de um contexto sócio -cultural.

    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3898081
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em publicação da ABRAPSO DE 2015, Sônia Grubits apresentou um importante resultado de pesquisa sobre populações indígenas do Mato Grosso do Sul. Recentemente, o conflito entre fazendeiros e os Guarani/Kaiowá, Kadiwéu e Terena recrudesceu e vários indígenas foram assassinados. A psicologia do indígena vem crescendo de importância e representa uma novidade nas pesquisas e nos estudos em psicologia social, apesar de um considerável atraso sobre uma questão de suma importância para a proteção e garantia de vida dos povos indígenas radicados no Brasil.

A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3898084
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A violência estrutural, que impede a satisfação das necessidades básicas da maioria, não se reduz à distribuição inadequada dos recursos disponíveis; além disso, a violência estrutural exige o ordenamento da desigualdade opressiva por meio de uma legislação que ampara os mecanismos de distribuição social da riqueza e que produz uma força coercitiva que obriga a maioria respeitar tais mecanismos. Posto que a ordem social é produto e reflexo do domínio de uma classe social sobre as outras, a conclusão mais importante é também a mais óbvia: a violência está presente na própria ordem social e, portanto, não é arbitrário falar de violência estrutural. A citação de Ignácio Martín-Baró acima, extraída de Martins & Lacerda Jr (2014), significa que o(a)

Alternativas
Comentários
  • Vamos comentar cada uma das assertivas:

    A) INCORRETA. Não se reduz à distribuição inadequada dos recursos disponíveis, como afirma o texto. 

    B) CORRERA. Perfeita a colocação. 

    C) INCORRETA. O texto fala de violência estrutural,  que pode ser definida como uma violência gerada por estruturas organizadas e institucionalizadas, naturalizada e oculta em estruturas sociais, que se expressa na injustiça e na exploração e que conduz à opressão dos indivíduos.

    D) INCORRETA. Oxiii... como assim pouco??? Estudar, compreender e intervir no problema são atividades da Psicologia Social.

    E) INCORRETA.  Refere-se a uma forma de violência em que alguma estrutura social ou instituição social pode prejudicar as pessoas, impedindo-as de atender às suas necessidades básicas. Adultismo institucionalizado, preconceito de idade, classismo, elitismo, etnocentrismo, nacionalismo, especismo, racismo e sexismo são alguns exemplos de violência estrutural. Nada tem a ver com desrespeito à ordem.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3898087
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A grande cantora brasileira Elza Soares, um ícone da MPB, canta uma música composta por Seu Jorge cujo refrão diz: “A carne mais barata do mercado é a carne negra”. A letra

Alternativas
Comentários

ID
3898090
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em Trabalho e Solidariedade, Furtado fala da relação entre o mundo do trabalho e as dimensões subjetivas da realidade. Com essa categoria, o autor

Alternativas
Comentários
  • A partir da dialética subjetividade -objetividade pode se falar em dimensão subjetiva da realidade na medida em que se entende que a subjetividade é individual, mas constituída socialmente, a partir de um processo objetivo, com conteúdo histórico. Por outro lado, a realidade social é construída historicamente, em um processo que se dá entre o plano subjetivo e objetivo.

    A base material agrega subjetividade, a partir da ação do sujeito sobre ela, aí esta sua historicidade. Por isso, não é possível se falar da realidade sem considerar o sujeito que a constitui e ao mesmo tempo é constituído por ela.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3898093
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir da compreensão da subjetividade sob a perspectiva freudiana e da teoria crítica de T. Adorno e da concepção de indústria cultural, a autora (Ângela Caniato In: A constituição do sujeito e a historicidade) defende a revisão na psicanálise e na clínica, considerando os rumos que a sociedade tem tomado nos últimos tempos, com a exacerbação do consumo e um verdadeiro bombardeio da indústria cultural, que apoia esta ideologia, que é cada vez mais destrutiva ao indivíduo. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão de intepretação. Tem que ler o anunciado (tive que ler 3x pra associar) enfim. O anunciado fala da necessidade de a psicanalise se "reformular" pois a sociedade e a cultura mudou. Então a autora faz algumas criticas. Lendo as questões algumas são bem absurdas e a única que se alinha com enunciado seria a LETRA B.


ID
3898096
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A origem da psicologia social remonta ao século XIX e dois autores têm muita importância em sua construção. Um deles, na Alemanha, dividiu a psicologia em duas vertentes (uma delas referia-se à psicologia dos povos) e o outro, francês, promoveu a primeira discussão sobre psicologia das massas. Esses autores são:

Alternativas