O Islamismo, ou religião Muçulmana, nasceu na Península Arábica no século VII da Era Cristã. Foi criada por Maomé que, por ter desde pequeno trabalhado com mercadores, havia entrado em contato com preceitos cristãos e judaicos professados por algumas tribos da região.
Maomé tornou-se um crítico das crenças politeístas e da grande fonte de renda dos templos de Meca: doações dos idólatras que lá iam adorar as divindades locais.
Pregando a existência de apenas um deus conseguiu reunir alguns seguidores. Foram expulsos de Meca e foram para Medina (antes denominada Iatrebe) - a Hégira- no ano de 622, que é a data inicial do calendário muçulmano.
Usando como doutrina a nova religião – que assimilava tradições judaicas, combinada a conceitos cristãos e ideais das tribos árabes -, ele conseguiu unificar toda a Arábia sob sua liderança.
Após sua morte, em 632, seu sogro Abu Bakr passou a conduzir a expansão do Islã, que nos séculos seguintes se espalhou pela Europa, Ásia e África .
É preciso elucidar que ,o que é entendido como a necessidade de expansão do Islã através de uma Guerra Santa , é um equívoco. “ Jihad" significa luta no sentido de “ esforço" ou empenho. Cabe aos muçulmanos a difusão da sua fé para melhorar o mundo.
Não há, no Corão, onde estão escritos os ensinamentos de Maomé, a proposta de guerra strictu sensu. Mas, há o ideal de expansão do Islã, que aconteceu a morte do profeta, trazendo modificações importantes para o mundo dos séculos VII e VIII. Uma delas está indicada em uma das alternativas.
Há uma boa quantidade de livros paradidáticos sobre o tema. Entre eles podemos citar o volume sobre o Islã, da coleção Faces da História da UNESP, de autoria de F.Y.Barchi. O tema também é tratado em manuais de História para Ensino Médio
A) INCORRETA- Ao contrário do que diz a opção, os árabes eram bastante tolerantes com comunidades de outras religiões que viviam sob a égide do Império Árabe.
B) INCORRETA- A cultura produzida dentro do Império Árabe é extremamente rica e deixou contribuições inestimáveis em vários setores das Artes e das Ciências. Usamos algarismos arábicos e vem deles o conceito de zero, por exemplo. O radicalismo religioso é contemporâneo e não do Império. Coube aos árabes escrever o primeiro Cânon de Medicina – do médico Ibn Sina (conhecido no ocidente como Avicena) .
C) INCORRETA- O Islã prosperou além da Península Arábica para leste e oeste. Alcançou a Ásia, o norte da África, a Europa centro oriental , o sul da Península Ibérica e , já em época mais próxima, chegou ao continente Americano.
D) CORRETA- A opção D apresenta o oposto da opção B. Aos árabes deve-se uma fantástica contribuição cultural que , por sua vez, incorporou elementos de culturas que estiveram sob seu domínio no Império Árabe.
Gabarito do Professor: Letra D.
IMPÉRIO ÁRABE: A construção desse império só foi possível
depois que o islamismo uniu politicamente as várias tribos da
Península Arábica. Com a morte do líder religioso Maomé, no
século VII, o poder passou para a mão dos califas. Os árabes
conquistaram vastos territórios, onde permaneceram por séculos.
No século XIII, conflitos políticos e religiosos enfraqueceram
o império. A partir daí, os mongóis ocuparam Bagdá (1258),
e os espanhóis reconquistaram a Península Ibérica (1492).