-
LETRA D
O E-mail Spoofing ocorre quando um usuário malicioso consegue alterar o cabeçalho de qualquer endereço de e-mail e modificar o remetente da mensagem original para um outro. Isso permite ao atacante efetuar envios de emails como se fosse de uma determinada conta de e-mail.
-
SPAM- é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas
SNNIFING- é uma técnica que consiste em espionar os dados de emails trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers.
NEGAÇÃO DE SERVIÇO ou DoS- é uma técnica pela qual um atacante utiliza um computador para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à internet.
-
Gabarito letra D para os não assinantes.
Falsificação de e-mail, ou e-mail spoofing, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.
Esta técnica é possível devido a características do protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) que permitem que campos do cabeçalho, como "From:" (endereço de quem enviou a mensagem), "Reply-To" (endereço de resposta da mensagem) e "Return-Path" (endereço para onde possíveis erros no envio da mensagem são reportados), sejam falsificados.
Ataques deste tipo são bastante usados para propagação de códigos maliciosos, envio de spam e em golpes de phishing. Atacantes utilizam-se de endereços de e-mail coletados de computadores infectados para enviar mensagens e tentar fazer com que os seus destinatários acreditem que elas partiram de pessoas conhecidas.
fonte: cartilha da Segurança
-
O dedo chegar a coçar querendo confundir com o phising quando vem ataque e email na mesma questão.
-
Email spoofing é um artifício utilizado por spammers para falsificar o remetente de uma mensagem de e-mail.
Fonte: Wikipédia
Gabarito: D
-
Spoofing é o termo que vem de fingir ou falsificar. É uma técnica de subversão de sistemas informáticos que consiste em mascarar (spoof) pacotes de IP utilizando endereços de remetentes falsificados.
A técnica de spoofing explora a autenticação com base no endereço, com o atacante utilizando um endereço de origem falso, seja físico ou lógico.
INFORMÁTICA - MANUAL PRÁTICO PARA CONCURSOS.
-
Letra D.
d) Certo. Um e-mail spoofing é uma mensagem que teve o seu cabeçalho alterado para parecer que foi enviado por uma determinada pessoa quando, na realidade, é outro o remetente.
Questão comentada pelo Prof. Jeferson Bogo
-
Valeu Jhonatan
-
GAB. D
Spoofing (mascaramento): IP Spoofing: mascara o IP utilizando endereço de ip do remetente falso.
↳ E-mail Spoofing: Falsificação de e-mails, consiste em alterar campos do cabeçalho, aparentando ser uma coisa, enquanto é outra.
-
- SPOOFING: TÉCNICA DE MASCARAMENTO
- IP SPOOFING: QUANDO O IP É MASCARADO
- E-MAIL SPOOFING: QUANDO O CABEÇALHO DO EMAIL É MASCARADO
-
NÃO CONFUDIR
--> Falsificação de e-mail, ou e-mail spoofing, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.
--> Interceptação de tráfego, ou sniffing, é uma técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers.
-
Lista de Programas e Ataques Maliciosos
Adware → Exibe Propagandas.
Backdoor → Permite retorno Futuro, pelas Portas.
Bot → Comunicador Remoto, Explorador.
Botnet → Rede de comunicação Remota.
Boot → Atinge a área de Inicialização do SO.
DoS → Ataque que visa Travar um Sistema.
DdoS → Ataque Coordenado de negação de serviço.
Exploit → Pedaço de Software, Comandos executáveis.
Hijacker → Altera o funcionamento do Navegador.
Hoax → Boato qualquer.
Keylogger → Captura Teclas digitadas.
Kinsing → Minerador de Criptomoedas.
Pharming → Redireciona o DNS, Página Falsa.
Phishing → Pescador, Engana a vítima.
Ransomware → Encripta Dados, Exige Resgate.
Rogue → Mentiroso, Instala programas Maliciosos.
Rootkit → Se Esconde, Mantém acesso ao PC.
Screenlogger → Espiona o Cursor, a Tela do PC.
Spoofing → Ataque que Falsifica endereços IP.
Spyware → Monitor, Coletor de Informações.
Sniffing → Fareijador, Registra e Intercepta o Tráfego.
Time Bomb → Fragmento de Código, Carga ativa.
Trackware → Cookie do Mal, Monitor de Atividades.
Trojan → Executa diversas funções Escondido.
Vírus → Infecta Arquivos, precisa ser Executado.
Vírus de Macro → Desordena Funções (Excel, Word).
Vírus de script → Auto Executável.
Vírus Flooder → Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.
Vírus Stealth → Camuflador, Torna o malware Invisível.
Worm → Explorador Automático, Execução Direta.
Zumbi → PC Infectado, Controlado por 3°os.
[...]
______________
#BORAVENCER
-
A) é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. SPAM
B) é uma técnica que consiste em espionar os dados de emails trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers. SNIFFING
C) é uma técnica pela qual um atacante utiliza um computador para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à internet. DoS
D) é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra. EMAIL SPOOFING
-
GAB: D
Qual a diferença entre spoofing e phishing?
Os golpes de phishing tem como principal característica atrair as vítimas. Fazer com que de alguma forma a vítima forneça seus dados para serem usados no roubo de identidade.
Ataques de spoofing criam a aparência de que as comunicações do cibercriminoso vêm de uma fonte confiável.
-
Email spoofing é um artifício utilizado por para falsificar o remetente de uma mensagem de .
O envio de e-mails é baseado no protocolo , que não exige senha ou autenticação do remetente. Por conta disto um servidor de transporte de e-mail (MTA do inglês Mail Transfer Agent) pode identificar-se como sendo do domínio A, mesmo não o sendo.