SóProvas



Prova UFSC - 2019 - UFSC - Técnico de Tecnologia da Informação


ID
2909908
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No diagnóstico sobre o sistema de gestão de resíduos de um condomínio residencial, o síndico dispõe de 5 containers, com volume unitário de 2.000 litros. O condomínio produz 1.500 kg/dia de resíduos. Estes podem sofrer compactação, assim como os containers resistem a pressão sobre os resíduos. Com base nesses dados, responda: para que os containers tenham capacidade de armazenar os resíduos produzidos por três dias, qual deve ser a massa específica mínima dos resíduos no container após a compactação?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que é assim:

    1.000 litros = 1 m3

    2.000 litros x 5 containers = 10.000 litros = 10 m3

    1500 kg x 3 dias = 4.500 kg

    4500/10=450

  • O mais difícil da questão é entender o enunciado. A conta em si é simples.

  • Alguém pode me explicar melhor??

  • A questão quer saber quantos kilos cabe por m³ no contenner compactado, basta dividir os 4500kg/10m³=450m³. Mas de fato o texto confunde um pouco.

  • Vou indicar para resolução com professor
  • 1000 l = 1 metro cúbico; 5 x 2 metros cúbicos = 10 metros cúbicos, capacidade de volume total dos containers; Prouzem-se 1500 kg de resíduos por dia, em 3 dias são produzidos 4500 kg; Agora é só dividir 4500kg/10 metros cúbicos = 450 kg /(1) metro cúbico

ID
2909911
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em 2010, a Lei nº 12.349 alterou a Lei nº 8.666, de 1993, incluindo a promoção do desenvolvimento nacional sustentável entre os princípios a serem garantidos na licitação. A esse respeito, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

( ) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

( ) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim.

( ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    c) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

     

    Deve ser incentivado a proteção e a defesa do meio ambiente!

     

    Com status de princípio, a sustentabilidade passa a ser um balizador do planejamento das contratações e na elaboração das definições do objeto. A sustentabilidade passa a ser um dos ideais a ser alcançado nas contratações públicas e passa a ser regra de interpretação das normas e editais.
    Vejamos como a atual legislação prevê a sustentabilidade.

     

    A Constituição Federal Brasileira dispõe largamente sobre sustentabilidade e a defesa do meio ambiente.


    O artigo 170, inciso VI , determina que a ordem econômica deve observar, dentre outros, o princípio da defesa do meio ambiente, inclusive com tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços. O Artigo 225, caput , impõe ao poder público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para às presentes e futuras gerações. O Artigo 23, inciso VI , prevê a competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.

    São estes os fundamentos constitucionais utilizados para embasar a sustentabilidade das compras públicas. Percebe-se que não há explicitamente a previsão da busca da sustentabilidade nos procedimentos licitatórios. É necessário fazer uma interpretação sistemática para se chegar a essa conclusão.

     

    A licitação sustentável é aquela que contribui para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, mediante a inserção de critérios sociais, ambientais e econômicos nos procedimentos licitatórios para aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras. Nesse sentido, foi promulgado o Decreto nº 7.746/2012, que regulamenta o art. 3o da Lei no 8.666/93, estabelecendo critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal, além de instituir a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP. No mesmo sentido, têm sido promulgadas várias Portarias (como a Portaria MMA nº 61/2008 e a Portaria ANA nº 225/2013) e diretrizes de diversos Órgãos da Administração para garantir a observância do dito Princípio da Sustentabilidade.

     

    http://www.fortesjr.com.br/sustentabilidade-como-principio-na-nova-lei-de-licitacoes/

    http://www.jbleopoldino.com.br/o-principio-da-sustentabilidade-nas-licitacoes-publicas/

  • SUSTENTABILIDADE - não apenas o incentivo ao uso dos recursos naturais, mas ao uso dos recursos naturais com responsabilidade - trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades - manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.

  • Só para registrar que eu consegui errar essa mesma questão, duas vezes de modos distintos.

    Parabéns para mim! haha

  • Letra C.

    V - F - V - V.

  • Sustentabilidade: é o uso de recursos naturais com consciência ecológica, isto é, o uso dos recursos pensando na durabilidade do meio ambiente, vizando o equilibrio ecologico e o futuro das gerações que estão por vir. 

  • (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

    A lei 8666 no seu art 3o, parágrafo 5o, estabelece a chamada MARGEM DE PREFERÊNCIA. O limite é de 25% adicional. Assim, podem ser contratadas empresas que possuam preço maior, mas que em virtude de desenvolverem atividades sustentáveis, serão contratadas.

    A margem de preferência se enquadra nas hipóteses:

    ( F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. 

    (V)A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. 

    (V ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

    Os demais itens eu creio que sejam mais interpretativos

  • A questão aborda a Lei 8.666/93, notadamente a parte que disciplina a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, inserida pela Lei 12.349/10. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.
    Verdadeira. A Lei 12.349/10 acrescentou à redação do caput do art. 3º da Lei 8.666/93 a expressão "promoção do desenvolvimento nacional sustentável" ao lado da garantia de observância do princípio da isonomia. Isso tem sido entendido como uma autorização para que a seleção da proposta mais vantajosa leve em conta não apenas critérios imediatamente econômico-financeiros, mas também práticas de sustentabilidade.

    (F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.
    Falsa. Ao contrário do que afirma a assertiva, o princípio da sustentabilidade está voltado para a preservação do meio ambiente e a economia de recursos naturais.

    (V) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim.
    Verdadeira. A Constituição Federal estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. Assim, a edição da Lei 12.349/10 está em consonância com o texto constitucional e acrescentou a promoção do desenvolvimento nacional sustentável como um dos objetivos do procedimento licitatório.

    (V) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.
    Verdadeira. A licitação sustentável é aquela em que os custos efetivos da contratação são calculados em longo prazo. A proposta considerada mais vantajosa não será a exclusivamente identificada por critérios econômico-financeiros imediatos, isoladamente avaliados, mais sim a que proporcionará maiores benefícios à sociedade, com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado ou mesmo a sua recuperação.

    Gabarito do Professor: C
  • Sustentabilidade tem a ver com o uso consciente dos recursos naturais.

  • Gabarito''C''.

    A questão aborda a Lei 8.666/93, notadamente a parte que disciplina a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, inserida pela Lei 12.349/10. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

    Verdadeira. A Lei 12.349/10 acrescentou à redação do caput do art. 3º da Lei 8.666/93 a expressão "promoção do desenvolvimento nacional sustentável" ao lado da garantia de observância do princípio da isonomia. Isso tem sido entendido como uma autorização para que a seleção da proposta mais vantajosa leve em conta não apenas critérios imediatamente econômico-financeiros, mas também práticas de sustentabilidade.

    (F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. 

    Falsa. Ao contrário do que afirma a assertiva, o princípio da sustentabilidade está voltado para a preservação do meio ambiente e a economia de recursos naturais.

    (V) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. 

    Verdadeira. A Constituição Federal estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. Assim, a edição da Lei 12.349/10 está em consonância com o texto constitucional e acrescentou a promoção do desenvolvimento nacional sustentável como um dos objetivos do procedimento licitatório.

    (V) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

    Verdadeira. A licitação sustentável é aquela em que os custos efetivos da contratação são calculados em longo prazo. A proposta considerada mais vantajosa não será a exclusivamente identificada por critérios econômico-financeiros imediatos, isoladamente avaliados, mais sim a que proporcionará maiores benefícios à sociedade, com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado ou mesmo a sua recuperação.

    Autor: Fernanda Baumgratz, Advogada, Especialista em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Direito Administrativo, Legislação Estadual

  • Você acerta todos os demais itens, porém por não saber EXATAMENTE o que é sustentabilidade (a definição completa) você perde a questão. Na boa, isso não mede conhecimento.

  • nOOOOssa ... eu pensava que "desenvolvimento nacional sustentável" era na questão econômica, somente. no sentido de incentivar tecnologia nacional, as empresas nacional, a criação de emprego no brasil....

  • Engraçado que eu pensei no uso de recursos naturais de forma diferente, voltado não somente no produto, mas na produção: como o sol para iluminação do ambiente de produção, energia solar, energia eólica...

  •  Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

    Ele deve ser cuidado, protegido...

  • LETRA C

  • aprenda uma coisa questão de concurso não é pra medir conhecimento é pra eliminar candidato


ID
2909914
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, incorpora conceitos modernos de gestão de resíduos sólidos e se dispõe a trazer novos instrumentos à legislação ambiental brasileira. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A reutilização e a reciclagem são apresentadas na lei como sinônimos.

II. O ciclo de vida do produto consiste na série de etapas que envolve o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo e o consumo.

III. O passivo ambiental está associado aos impactos ambientais gerados por uma empresa, e que não tenham sido controlados ao longo de sua operação, e aos investimentos e obrigações que ela deve realizar para corrigi-los.

IV. O estímulo à rotulagem ambiental corresponde à necessidade de identificar os fornecedores de matérias-primas de interesse ambiental que compõem o produto.

V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

Alternativas
Comentários
  • IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; 

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. 

  • GABARITO B

    I. A reutilização e a reciclagem são apresentadas na lei como sinônimos. ERRADO.

    Art. 3º, XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa;

    .

    II. O ciclo de vida do produto consiste na série de etapas que envolve o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo e o consumo. ERRADO.

    Art 3º,IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final

    .

    III. O passivo ambiental está associado aos impactos ambientais gerados por uma empresa, e que não tenham sido controlados ao longo de sua operação, e aos investimentos e obrigações que ela deve realizar para corrigi-los. CORRETO.

    Art 19, XVIII - identificação dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos, incluindo áreas contaminadas, e respectivas medidas saneadoras;

    .

    IV. O estímulo à rotulagem ambiental corresponde à necessidade de identificar os fornecedores de matérias-primas de interesse ambiental que compõem o produto. ERRADO.

    Art. 7º, XV - estímulo à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável. (só achei isso a respeito na lei, ou seja, parece que não tem tal definição dada pela banca).

    .

    V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. CORRETO.

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

  • ASSERTIVA IV ERRADA -

    Para resolver essa questão precisava ter mais conhecimento o que a simples lei seca, já que o conceito de rotulagem ambiental não consta lá.

    Rotulagem ambiental tem como principal objetivo trazer informações relevantes para os consumidores, disponibilizando-as nos rótulos dos produtos. A ideia é garantir um consumo consciente e que esteja em harmonia com o meio ambiente e com a preservação ambiental. Exemplo: SELO VERDE ;)

  • Art. 3 Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

    (...)

    IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; (item II incompleto)

    (...)

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; (item I incorreto, reciclagem não equivale a reutilização)

    (...)

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XIX - serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades previstas no (item I incorreto, reciclagem não equivale a reutilização)

    Segundo a norma ISO14020, a rotulagem ambiental se caracteriza pelas informações relevantes disponibilizadas nos rótulos dos mais diferentes produtos a fim de esclarecer que o mesmo esteja em harmonia com o meio ambiente. Visa incentivar o consumo de produtos e a procura de serviços com baixo grau de impacto ambiental(item IV incorreto)

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. (item V correto)

    O passivo ambiental corresponde a soma dos danos ao meio ambiente causados por empresas e consequentemente da obrigação de repará-los. Como sabemos, alguns tipos de empresas desempenham suas atividades utilizando de alguma forma os recursos naturais. O resultado dessa ação pode causar algum tipo de alteração no meio ambiente. Assim, o passivo ambiental é todo tipo de impacto causado ao ambiente por um determinado empreendimento e que não tenha sido reparado ao longo de suas atividades. () - (Item III correto)


ID
2909917
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa demora 120 dias para construir 20 km de rodovia reta, empregando 40 trabalhadores. Foi aberta uma licitação para a construção de um trecho de 100 km de uma rodovia reta, em um prazo de 150 dias. Sabendo que a empresa gasta R$ 10.000,00 por quilômetro construído e R$ 6.000,00 com cada trabalhador, por 150 dias de trabalho, o custo que a empresa terá para construir essa estrada será de:

Alternativas
Comentários
  • BOA TARDE; BOA NOITE; BOM DIA E BOA MADRUGADA PRA QUEM É DE QUEM.

    NESTA QUESTÃO TRATAMOS DO ASSUNTO DE REGRA DE 3 COMPOSTA.

    DIAS KM TRABALHADORES.

    120 20 40

    150 100 X

    [MONTAMOS A TABELA PRA REGRA DE 3 COMPOSTA E OBSERVAMOS SE É PROPORCIONAL OU INVERSAMENTE PROPORCIONAL]

    TRABALHADORES EM RELAÇÃO AOS KM'S CONSTRUIDOS, QUANTO MAIS TRABALHADORES, MAIS KM'S CONSTRUIDOS, DIRETAMENTE PROPORCIONAL.

    TRABALHADORES EM RELAÇÃO AOS DIAS, QUATO MAIS TRABALHADORES MENOS DIAS PARA FINALIZAR O SERVIÇO; INVERSAMENTE PROPORCIONAL.

    40 = 20 . 150 40 = 3000 REGRA DE TRÊS SIMPLES.

    X = 100 . 120 => X = 12000 => 40 . 12000 = 3000.X => X = 1.960.000

    ABRAÇOS BONS ESTUDOS E LEMBRE-SE:

    ESTUDO COM QUALIDADE, NÃO QUANTIDADE. ;)

  • Dias|Km|Operários

    120 | 20 | 40

    150 |100| x

    40/x = 20/100*150/120

    3000x = 480000

    x = 160 operários

    Então,

    •Se cada Km custa R$10000,00, logo,

    10000*100 = 1000000

    •Se cada funcionário custa R$6000,00

    160*6000 = 960000

    Somando:

    1000000+960000 = R$1960000,00

    Gab. A

  • Dias|Km|Operários

    120 | 20 | 40

    150 |100| x

    40/x = 20/100*150/120

    3000x = 480000

    x = 160 operários

    Então,

    •Se cada Km custa R$10000,00, logo,

    10000*100 = 1000000

    •Se cada funcionário custa R$6000,00

    160*6000 = 960000

    Somando:

    1000000+960000 = R$1960000,00

    Gab. A

  • Questão mal feita na minha opinião.

    Apesar de induzir a fazer a regra de 3 composta, a questão não fala em nenhum momento se vai manter o número de funcionários ou não.

    mas fazendo a regra de 3 o número de funcionários necessários serão 160.

    160 funcionários x 6.000 = 960.00

    100 km x 10.000 = 1.000.000

    somando tudo o resultado é 1.960.000

  • Trabalhadores - Dias/trab - Construído

    40 120 20km

    X 150 100km

    40.120.100 = X.150.20

    3000X = 480000

    X= 48000/3000

    X = 160 Trabalhadores

    Total dos Custos:

    trab x pag a cada um Km x por cada km

    (160 . 6000,00) + (100 . 10000,00)

    Custo total: R$ 1.960.000,00

    Vejam este link abaixo macete bom! Usei para resolver esta questão

  • Uma empresa demora 120 dias para construir 20 km de rodovia reta, empregando 40 trabalhadores. Foi aberta uma licitação para a construção de um trecho de 100 km de uma rodovia reta, em um prazo de 150 dias. Sabendo que a empresa gasta R$ 10.000,00 por quilômetro construído e R$ 6.000,00 com cada trabalhador, por 150 dias de trabalho, o custo que a empresa terá para construir essa estrada será de:

    Parte superior do formulário

     a) R$ 1.960.000,00.   b) R$ 960.000,00   c) R$ 1.000.000,00.   d) R$ 1.500.000,00.   e) R$ 2.500.000,00.

    SOLUÇÃO:

    Achar a quantidade de operários que irão construir a rodovia de 100Km.

    Dados do Problema:

     

    DIAS           OPERÁRIO           KM/RODOVIA

    120======>  40 ====>           ↓  20

                                                         X

    150 =====>    X ====>              ↑ 100        

     

    150 . X . 20 = 120 . 40 . 100

     

    3000X = 480000

     

    X = 480000

               3000

     

    X = 160 OPERÁRIOS   * 6.000,00 = 960.000

     

    100KM * 10.000  =  1.000.000,00

     

    SOMANDO:  1.000.000,00 + 960.000,00  = 1.960.000,00

     

    GABARITO: Letra A

     

     

    GLÓRIAS TE DOU SENHOR. EU SEI QUE TU ME SONDAS.


ID
2909923
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma editora possui duas revistas especializadas: uma em tecnologia (T) e uma em educação (E). Essa editora tem 500 assinantes. Destes, 50 não assinam nenhuma das duas revistas. Dos demais, sabemos as seguintes informações:


• 2/5 dos assinantes de T assinam também E;

• 2/3 dos assinantes de E não assinam T.


Um dos assinantes da editora foi escolhido ao acaso para receber um presente de final de ano. Com base nos dados acima, a probabilidade de essa pessoa escolhida assinar as duas revistas, T e E, é de:

Alternativas
Comentários
  • Editora contem 500 assinantes

    aonde 450 participam das assinaturas das revistas A ou B

    os quais:

    • 2/5 dos assinantes de T assinam também E;

    • 2/3 dos assinantes de E não assinam T.

    3/5 de T é assinatura unica

    2/3 de E é assinatura unica

    2/5 de T é igual 1/3 de E

    4/5 de T é igual a 2/3 de E

    SOMA:

    (3/5)T+(2/3)E+(2/5)T =450

    (3/5)T+(4/5)T+(2/5)T =450

    (9/5)T=450

    9T=2250

    T=250 (dos quais 2/5 =100 participam da assinatura da E)

    exclusiva T=150

    T e E =100

    exclusiva E=200 (450-100-150)

    probabilidade de escolher (T e E) 100 entre os 500 assinantes é 20%

    gabarito B

  • gab B

    total 500

    T = não sei

    E = não sei

    Intersecção = é o que questão quer a probabilidade dos que assinam as duas.

    nenhum = 50

    500-50 = 450 (aqui estão somados: T, intersecção, E)

    Intersecção = não pode ser maior que as partes T nem E (prof Jhoni)

    Imaginei:

    conj T = 250

    conj E = 300

    total 550 - 450 = 100 intersecção (ela não é maior que 250 nem 300)

    Vamos ver agora se bate com que a informação quer:

    2/5 de T assinam também E = 2/5 . 250 = 500/5 = 100 correto (é a intersecção)

    2/3 de E não assinam T = 2/3 . 300 = 600/3 = 200 correto

    ficando :

    150 = apenas T

    100 = T e E

    200 = apenas E

    total = 450 + 50 nenhum = 500 correto

    100/500 = 20% resposta

  • Gabarito: letra B.

    1º)

    2T/5 (TE), logo 3T/5 (somente T)

    2E/3 (somente E), logo 1E/3 (TE)

    2º)

    Pulo do gato:

    TE = TE

    2T/5 = 1E/3

    E = 6T/5

    3º)

    450 = 3T/5(somente T) + 2T/5(TE) + 2E/3(somente E)

    450 = 5T/5 + 2.6T/5 / 3

    450 = T + 12T/5 . 1/3

    450 = T + 4T/5

    450 = 9T/5

    50 = T/5

    T = 250

    4º)

    E = 6T5

    E = 6.250/5

    E = 300

    5º)

    TE = 1E/3

    TE = 300/3

    TE = 100

    Por fim, podemos fazer a probabilidade do que quero TE / TOTAL

    100/500 = 1/5 . 100% = 20%

  • algum video explicando por favor?

  • GENTE, PEDE COMENTÁRIOS DO PROF., POR FAVOR!!! SEI QUE É FÁCIL PARA ALGUNS, MAS NÃO DÁ PRA FICAR SEM COMENTÁRIOS DO PROF. POR MAIS SIMPLES QUE A QUESTÃO PAREÇA!

     

  • Nessas questões os professores somem kkkkkkkk

  • Temos 2 conjuntos: T e E. Aqui o desenho: sketchtoy.com/69012377

    Sabemos que T+E = 450

    Então sabemos que 2/3E + 2/5T + 3/5T = 450

    O que precisamos fazer agora é achar uma relação entre os 2/3E e o T, para que tenhamos todos os elementos em T, e possamos somá-los. Sabemos que 1/3E = 2/5T. Então vamos fazer uma regrinha de 3.

    1/3E = 2/5T

    2/3E = x

    Com isso descobrimos que 2/3E = 4/5T. Vamos substituir isso na nossa continha lá em cima

    2/3E + 2/5T + 3/5T = 450

    4/5T + 2/5T + 3/5T = 450

    9/5T = 450

    T = 450 / (9/5)

    T = (450 * 5) / 9

    T = 250

    Vamos montar o novo conjunto:

    T = 250

    2/5T = 100, logo 3/5T = 150

    Sobrando 200 para E.

    A questão pede a probabilidade da pessoa assinar as duas revistas. Temos 100 na intersecção e 500 no total (não esqueça dos 50 que não assinam nenhuma revista.)

    100/500

    1/5

    20%

  • desisto, probabilidade não dá pra mim

  • Te benzo e te curo...Desconjuro.

  • Que salada é essa.

  • www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/767261

  • NÃO CONSIGO ENTENDER QUANDO CHEGA AQUI ------- 4/5 de T é igual a 2/3 de E

  • Galera, quem não entendeu essa questão como eu, segue o link do vídeo do professor explicando-a a partir do 08:03 minutos.

    https://www.youtube.com/watch?v=QJYKG8nl_CM

    Bom estudo a todos!


ID
2909926
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O departamento de pessoal de uma grande empresa fez uma pesquisa para saber a preferência de seus funcionários com relação ao início do turno de trabalho. A pesquisa apontou que 1/3 dos entrevistados prefere que o início do turno seja às 7h, 1/5 prefere às 7h15min, 1/3 prefere às 7h30min e o restante dos entrevistados, 200 pessoas, prefere às 8h. É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Em relação às frações montamos a equação. 1/5.x + 1/3.x + 1/3.x + 200 = x.

    X AQUI É O TOTAL.

    (PERCEBA: UM QUINTO DE X + UM TERÇO DE X + UM TERÇO DE X + DUZENTOS É IGUAL A X QUE É O TOTAL).

    MMC de 5 e 3 é 15 ; Colocando tudo na mesma base;

    5/15.x + 5/15.x + 3/15.x + 200 = x.

    13/15.x + 200 = x.

    13/15x -(+x) = -200

    -2/15x = -200

    -2x = -200 . 15

    -2x = -3000.

    X = -3000 / (-2)

    X = 1500. TOTAL.

    BONS ESTUDOS A TODOS.

    NÃO PRECISA SE MATAR DE ESTUDAR, MAS ESTUDE COM QUALIDADE. ;)

  • 39/45 representa o restante

    então 6/45 representa os 200

    logo:

    6/45 = 200

    6 = 200*45

    6 = 9000

    9000/6

    1500

  • 1/3x+1/5+1/3x (15)

    5/15x+3/15x+5/15x=13/15x

    Então o restante de15/15x

    200 = 2/15x

    x=200.15/2=1500


ID
2909929
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 8.112/90, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

II. A nomeação será feita em caráter efetivo para cargos de confiança vagos.

III. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

IV. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

V. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar um ano de efetivo exercício.

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito : Letra C

     

    Lei 8112

     

     I - Certo

     

    Art. 6o  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

     

    II - Errado 

     

    Art. 9o  A nomeação far-se-á:

     

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

     

    III - Certo

     

    Art. 13. § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.​

     

    IV - Certo 

     

    Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

     

    V - Errado

     

    Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.    (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

  • RESPOSTA CORRETA LETRA C

    I. O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder. CERTO

    8112/90, Art. 6 O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

    II. A nomeação será feita em caráter efetivo para cargos de confiança vagos. ERRADO

    8112/90, Art. 9 A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

    III. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.CERTO

    8112/90, Art. 13, § 1 A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.  

    IV. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.CERTO

    8112/90, Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. 

    V. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar um ano de efetivo exercício. ERRADO

    Art. 41/CF: São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • RESPOSTA CORRETA LETRA C.

  • A questão exige conhecimento das disposições contidas na Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    I. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 6o da Lei 8.112/90: "O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder".

    II. Incorreta. O art. 9o da Lei 8.112/90 estabelece que a nomeação será feita em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. A nomeação será feita em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

    III. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 13, § 1o, da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento".   

    IV. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 15 da Lei 8.112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança".

    V. Incorreta. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    Gabarito do Professor: C
  • II Errada

    Para cargo de confiança a nomeação NÃO é de carater efetivo

  • Gabarito''C''.

    I. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 6o da Lei 8.112/90: "O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder". 

    II. Incorreta. O art. 9o da Lei 8.112/90 estabelece que a nomeação será feita em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. A nomeação será feita em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.  

    III. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 13, § 1o, da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento".    

    IV. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 15 da Lei 8.112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança". 

    V. Incorreta. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    Fonte:Qc.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO: LETRA C

    A questão exige conhecimento das disposições contidas na Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    I. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 6o da Lei 8.112/90: "O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder".

    II. Incorreta. O art. 9o da Lei 8.112/90 estabelece que a nomeação será feita em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. A nomeação será feita em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

    III. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 13, § 1o, da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento".   

    IV. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 15 da Lei 8.112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança".

    V. Incorreta. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    FONTE: Fernanda Baumgratz, Advogada, Especialista em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Direito Administrativo, Legislação Estadual


ID
2909932
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nos conceitos estabelecidos pela Lei nº 8.112/90, relacione os termos constantes da coluna 1 às definições constantes da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Readaptação

II. Reversão

III. Reintegração

IV. Remoção

V. Redistribuição


Coluna 2

( ) Retorno de servidor aposentado à atividade.

( ) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

( ) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

( ) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

( ) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    Sabendo o significado de "Reversão" e "Remoção" já daria para eliminar as alternativas: a,b,c,d.

     

    I. Readaptação

    II. Reversão

    III. Reintegração

    IV. Remoção

    V. Redistribuição 

     

    ( II ) REVERSÃO:  Retorno de servidor aposentado à atividade.

    ( I ) READAPTAÇÃO: Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

    ( V ) REDISTRIBUIÇÃO: Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

    ( III ) REINTEGRAÇÃO: Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    ( IV ) REMOÇÃO: Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

     

  • 2 1 5 3 4

    Boa questão para treinar...

  • REVERSÃO: Retorno de servidor VELHO (aposentado) à atividade.

  • ReMoção = Mesmo órgão

    RedisTribuição = ouTro órgão do mesmo Poder

  •  (II REVERSÃO: Retorno de servidor aposentado à atividade. Art. 25 da lei 8.112

    I ) READAPTAÇÃO: Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental. Art. 24 da lei 8.112

    REDISTRIBUIÇÃO: Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do QUADRO GERAL de pessoal, para OUTRO ÓRGÃO ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. Art. 37 da lei 8.112

    III REINTEGRAÇÃO: Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. Art. 28 da lei 8.112

    IV REMOÇÃO: É o DESLOCAMENTO do SERVIDOR, a PEDIDO ou de OFÍCIO, no âmbito do MESMO QUADRO, COM ou SEM MUDANÇA de SEDE. Art, 36 da lei 8.112

  • Foi a questão mais fácil que eu já vi em toda minha vida.

    Banca amigável, diferente da CESPE.

    Gab E.

  • GABARITO E

     

    REMOÇÃO: deslocamento do servidor.

    REDISTRIBUIÇÃO: deslocamento do cargo.

  • reVersão = Velho

    reaDaptação = Deficiente

    reCondução = Coitado

    reiTegração= Trânsito em julgado

  • APROVEITO o disponível

    REINTEGRO o demitido

    REVERTO o aposentado

    RECONDUZO o inabilitado

    READAPTO o incapacitado

    PROMOVO o merecido

    NOMEIO o aprovado ou comissionado

  • Remoção = deslocamento do servidor. Redistribuição = deslocamento do cargo.
  • GABARITO: E.

  • A questão solicita que o candidato faça a correspondência entre alguns institutos e a suas respectivas definições contidas na Lei 8.112/90.

    (II) Retorno de servidor aposentado à atividade.
    Conforme estabelece o art. 25, da Lei 8.112/90, "Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado".

    (I) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.
    Nos termos do art. 24 da Lei 8.112/90, "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    (V) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.
    O art. 37 da Lei 8.112/90 dispõe que "Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC".

    (III) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
    O art. 28 da Lei 8.112/90 menciona que "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens".

    (IV) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
    O art. 36 da Lei 8.112/90 indica que "Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede".

    Gabarito do Professor: E

  • Boas dicas Jéssica

  • Remoção = desloca o servidor ——————————— redistribuição = desloca o cargo 

  • Gabarito''E''.

    A questão solicita que o candidato faça a correspondência entre alguns institutos e a suas respectivas definições contidas na Lei 8.112/90.

    (II) Retorno de servidor aposentado à atividade. 

    Conforme estabelece o art. 25, da Lei 8.112/90, "Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado".

    (I) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental. 

    Nos termos do art. 24 da Lei 8.112/90, "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica". 

    (V) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. 

    O art. 37 da Lei 8.112/90 dispõe que "Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC".

    (III) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    O art. 28 da Lei 8.112/90 menciona que "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens". 

    (IV) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    O art. 36 da Lei 8.112/90 indica que "Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede". 

    Fonte:Qc.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO: LETRA E

    A questão solicita que o candidato faça a correspondência entre alguns institutos e a suas respectivas definições contidas na Lei 8.112/90.

    (II) Retorno de servidor aposentado à atividade.

    Conforme estabelece o art. 25, da Lei 8.112/90, "Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado".

    (I) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

    Nos termos do art. 24 da Lei 8.112/90, "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    (V) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

    O art. 37 da Lei 8.112/90 dispõe que "Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC".

    (III) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    O art. 28 da Lei 8.112/90 menciona que "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens".

    (IV) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    O art. 36 da Lei 8.112/90 indica que "Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede".

    FONTE: Fernanda Baumgratz, Advogada, Especialista em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Direito Administrativo, Legislação Estadual

  • REMOÇÃO: deslocamento do servidor.

    REDISTRIBUIÇÃO: deslocamento do cargo.


ID
2909935
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei nº 11.091/95 dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos TécnicoAdministrativos em Educação, no âmbito das instituições federais de ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Com base nessa lei, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Caberá à instituição federal de ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento.

( ) Denomina-se “plano de carreira” o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

( ) Denomina-se “cargo” o conjunto de atribuições e responsabilidades não previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

( ) O plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação está estruturado em quatro níveis de classificação, com quatro níveis de capacitação cada um.

( ) O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, progressão por capacitação profissional e progressão por mérito profissional.

Alternativas
Comentários
  • CLA55IFICAÇÃO - 5 NÍVEIS - A , B , C , D , E

    C4P4CIT4ÇÃO -4 NÍVEIS - I, II, III, IV

  • Art.4º

    Art.5º I

    Denomina-se “cargo” o conjunto de atribuições e responsabilidades não previstas (PREVISTAS) na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

    O plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação está estruturado em quatro (CINCO) níveis de classificação, com quatro níveis de capacitação cada um.

    Art.10

  • Classificação (hierarquia) = A B C D E, são 5 níveis;

    Capacitação (matriz) = I II III IV, são 4 níveis;

  • (V) Caberá à instituição federal de ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento.

    (V) Denomina-se “plano de carreira” o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

    (F) Denomina-se “cargo” o conjunto de atribuições e responsabilidades [não] previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

    (F) O plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação está estruturado em [quatro níveis] de classificação, com quatro níveis de capacitação cada um. - São cinco níveis de classificação.

    (V) O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, progressão por capacitação profissional e progressão por mérito profissional.

    Gabarito: alternativa A.

  • Na verdade é progressão por capacitação profissional OU progressão por mérito profissional.

    Eles podem errar, né? --'

  • Deveria ser anulada:

    Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    No último item fala: " Progressão por Capacitação Profissional e Progressão por Mérito Profissional."

    O conectivo muda totalmente o sentido.

  • Os cargos A, B, C, D e E são de mesma hierarquia. Cuidado pra não achar que um é mais do que o outro na hierarquia das instituições.

  • Art. 4º: Caberá à Instituição Federal de Ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento, consideradas, entre outras, as seguintes variáveis:[...]

    Art. 22. Fica criada a Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, com a finalidade de acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira, cabendo-lhe, em especial:

    III - avaliar, anualmente, as propostas de lotação das Instituições Federais de Ensino, conforme inciso I do § 1º do art. 24 desta Lei; 

    I.F.E.: avalia e propõe o redimensionamento.

    C.N.S.P.C.: avalia as propostas de lotação.

  • cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

  • a) V art.4°

    b) V art.5° §1

    c) F art.5° §4

    d) F art.6° 

    e) V art.10° (Progressão por Capacitação Profissional OU  Progressão por Mérito Profissional) seria V se a banca considerasse a letra fria da lei.

     

  • são 5 níveis de classificação

    e 4 de capacitação

  • Fiquei em dúvida quanto a primeira assertiva, mas por eliminação consegui chegar ao gabarito, essa lei é mamão com mel.

    E @Graci Matias o "ou" da lei tem sentido de reciprocidade, ou seja, ambos garantem o desenvolvimento.

  • A


ID
2909938
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando em sua resposta os computadores padrão IBM PC fabricados atualmente, onde ficam tipicamente armazenadas as informações sobre a configuração inicial do computador, como os periféricos instalados, o dispositivo de inicialização, o relógio e o calendário?

Alternativas
Comentários
  • Como o conteúdo das memórias RAM é apagado sempre que desligamos sua alimentação, a memória de configuração é alimentada por uma pequena bateria, localizada na placa-mãe

    FONTE: LIVRO GABRIEL TORRE - HARDWARE

  • CMOS é a abreviação de "Complementary Metal Oxide Semiconductor".

    O CMOS é uma pequena área de memória volátil, alimentada por uma bateria, que é usada para gravar as configurações do Setup da placa mãe.

    Como elas (as configurações) representam um pequeno volume de informações, ele é bem pequeno em capacidade. Assim como a memória RAM principal, ele é volátil, de forma que as configurações são perdidas quando a alimentação elétrica é cortada. Por isso, toda placa-mãe inclui uma bateria, que mantém as configurações quando o micro é desligado.

    Fonte: https://www.hardware.com.br/termos/cmos

  • Quebrei Bunito a cara!


ID
2909941
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere uma situação em que você deve ligar a placa de vídeo digital de um computador a um monitor de vídeo digital usando um conector DVI que suporte a resolução 2560x1600 na frequência 60 Hz. Assinale a alternativa que representa o conector DVI necessário para essa situação.

Alternativas
Comentários
  • DVI-A: é um tipo que utiliza sinal analógico, porém oferece qualidade de imagem superior ao padrão VGA;

    DVI-D: é um tipo similar ao DVI-A, mas utiliza sinal digital. É também mais comum que seu similar, justamente por ser usado em placas de vídeo;

    DVI-I: esse padrão consegue trabalhar tanto com DVI-A como com DVI-D. É o tipo mais encontrado atualmente.

    Há ainda conectores DVI que trabalham com as especificações Single Link e Dual Link. O primeiro suporta resoluções de até 1920x1080 e, o segundo, resoluções de até 2048x1536, em ambos os casos usando uma frequência de 60 Hz.

  • DVI-D Dual link.

  • Letra B

    DVI-D: A letra “D” após o hífen é uma abreviação para “Digital”, o que significa que este padrão não comporta sinais analógicos. Ele pode ser encontrado nas versões single link, que possui 19 pinos e tem resolução de 1920×1200 pixels a 60 quadros por segundo, e dual link, apresentando 25 pinos e com resolução de até 2560 × 1600 pixels a 60 quadros por segundo.


ID
2909944
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual dos seguintes tipos de cabo é o mais indicado para estabelecer a interligação de rede entre dois prédios separados por uma distância de 2 km de modo a evitar o uso de equipamentos de interconexão?

Alternativas
Comentários
  • Distâncias maiores e ilimitadas, quando comparadas as Fibras Ópticas Multimodo.

    Gabarito Letra D

  • Gabarito D

    Os cabos óticos monomodo possuem um diâmetro muito menor no núcleo, além de uma casca mais espessa. Isso faz com que ele tenha uma menor perda de luz, mesmo em curvas e em grandes distâncias. Pelo seu diâmetro minúsculo o feixe de luz é refletido de forma direta. Estes cabos são feitos com fibra de vidro.

    As vantagens do cabo de fibra ótica monomodo são:

    – Velocidade superior ao multimodo;

    – Maior alcance de sinal e menor taxa de perda;

    Desvantagens do cabo monomodo:

    – Difícil alinhamento em caso de emendas e conectores;

    – Preço dos equipamentos mais alto.

     

    Os cabos multimodo têm um diâmetro maior no núcleo, a luz é refletida de forma diferente, com o feixe dividido em vários reflexos. Geralmente este cabo é feito com fibras de plástico altamente tecnológicas, mas que não são tão eficientes quanto o vidro.

    Os cabos multimodo apresentam uma maior perca do feixe de luz em grandes distancias, principalmente com muitas curvas. Portanto ele é indicado apenas para conexões de curta ou média distância.

    Principais vantagens do cabo ótico multimodo:

    – Ideal para o uso em redes LAN;

    – Fácil de trabalhar e alinhar em caso de emendas e conectores;

    – Preço dos equipamentos mais baixo que monomodo, barateando custo de redes;

    Desvantagens do cabo de fibra ótica multimodo

    – Taxas de transmissão mais baixas que cabos monomodo (apesar de não ser tão discrepante em curtas distâncias);

    – Distância limitada;

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gab.D

     

     

    "A fibra multimodo tem uma distância máxima muito menor que a fibra monomodo, o que a torna uma boa escolha para aplicações locais. A fibra monomodo pode chegar a 40 km ou mais sem prejudicar o sinal, tornando-a ideal para aplicações de longa distância."

     

     

    FONTE: https://www.blackbox.com.br/pt-br/page/28536/Recursos/Suporte-Tecnico/black-box-explica/Fibre-Optic-Cable/Cabos-de-fibra-optica-multimodo-versus-monomodo

  • Por que não pode ser a multimodo?

    A grande vantagem da fibra monomodo cabos de fibra óptica é a possibilidade de transmissão de sinais (sem regeneração) de até 120 quilômetros. No caso das fibras multimodo, a faixa máxima de transmissão é de cerca de 2 km.

    Fonte: https://www.dipol.pt/multimodo_e_monomodo_de_cabos_de_fibra_optica_bib321.htm

  • As fibras 100BASE-FX são fibras MULTIMODO que suportam distâncias de até 2KM. E são fibras mais baratas que as monomodo. Não entendo o motivo do examinador ter ignorado este detalhe e considerado que as fibras de monomodo são as mais indicadas.


ID
2909947
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito do protocolo TCP.

Alternativas
Comentários
  • Simple Mail Transfer Protocol é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet, definido na RFC 821. É um protocolo relativamente simples, em texto plano, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados sendo, depois, a mensagem transferida. Esse protocolo usa por padrão a porta TCP 25

    Gabarito C

  • Gabarito C

    A princípio o protocolo SMTP utilizava por padrão a porta TCP 25 ou 465 (conexão criptografada) para conexão, porém a partir de 2013 os provedores de internet e as operadoras do Brasil passaram a bloquear a porta 25, e começaram a usar a porta 587 para diminuir a quantidade de SPAM.

    O SMTP é um protocolo que faz apenas o envio de e-mails, isso significa que o usuário não tem permissão para baixar as mensagens do servidor, nesse caso é necessário utilizar um Client de e-mail que suporte os protocolos POP3 ou IMAP como o Outlook, Thunderbird e etc.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a) Incorreta, o protocolo padrão de consultas a servidores DNS é o UDP;

    b) Incorreta, as portas TCP são numeradas de 1 a 65535

    c) É usado pelo protocolo SMTP para envio de mensagens de e-mail. GABARITO DA QUESTÃO;

    d) Incorreta, por vários motivos. entre eles, o máximo dos pacotes de dados são de 1460 bytes de dados, ou o erro pode ser também pelo fato de existir a opção de jumbogram, no ipv6; Acredito que seja um desses erros, se alguém sou algum outro, por favor me mande mensagem!

    e) Incorreta, não confundir com o campo do cabeçalho IP que possui o endereço. No CABEÇALHO TCP POSSUÍMOS as informações de Porta de Origem e Porta de Destino.


ID
2909950
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito de aplicativos para edição de textos e planilhas e para geração de material escrito e de conteúdo multimídia.

Alternativas
Comentários
  • Adobe Acrobat é um software desenvolvido pela Adobe Systems, que permite a conversão de documentos de diversos formatos em um arquivo de formato PDF (Portable Document Format). O Software Adobe Acrobat proporciona a capacidade de converter o documento de maneira fiel ao original independente do seu conteúdo.

    PDFCreator é um gerador de  . Este programa funciona como uma virtual, permitindo criar documentos PDF a partir de qualquer programa que permita a impressão de . O utilizador apenas necessita de mandar "imprimir" o documento que pretende converter, como se tratasse de uma vulgar impressora. Este programa tem licença .

  • A principal característica do PDF é ser um visualizador e não ser editável o que contraria alternativa B.

    Gab. D

  • É possível sim editar PDFs. Mas os aplicativos apresentados não podem fazê-lo. Um aplicativo que pode é o nitropdf
  • Os editores de textos e planilhas de cálculos são aplicativos de produtividade, que o usuário poderá executar com o objetivo de visualizar conteúdo produzido por outros usuários ou produzir seus próprios arquivos.
    Os pacotes Microsoft Office e LibreOffice oferecem aplicativos para realização destas tarefas.
    O Microsoft Word é o editor de textos da Microsoft e o LibreOffice Writer é o editor gratuito de código aberto disponível para download e uso.
    O Microsoft Excel é o editor de planilhas de cálculos e o LibreOffice Calc é a opção gratuita.
    O Microsoft PowerPoint é o editor de apresentações de slides e o LibreOffice Impress é a opção gratuita.
    O Corel Draw é um conjunto de aplicativos para edição de conteúdo multimídia vetorial (como imagens e fotos). O Adobe Acrobat é o gerenciador de arquivos PDFs. O PDF Creator é um complemento que pode ser instalado no computador para ser usado como driver de impressão, para a criação de arquivos PDFs.
    O formato CSV é um arquivo de texto separado por vírgulas, que poderá ser usado no Word, Excel, Access (banco de dados), correio eletrônico, etc.

    A letra A está errada, porque o Impress não possui recursos avançados de edição de imagens como o Corel Draw. No pacote LibreOffice, é o Draw.
    A letra B está errada, porque como citado acima, o PDF Creator é um driver de impressão para criação de PDFs. Ele não é para edição de PDFs como o Adobe Acrobat.
    A letra C está errada, porque os arquivos do LibreOffice Impress (.ODP Open Document Presentation) podem ser editados pelo Microsoft PowerPoint (que usa PPTX), e vice-versa.
    A letra E está errada, porque os arquivos do Microsoft Excel (XLSX) podem ser editados pelo LibreOffice Calc (que usa ODS - Open Document Sheet), sem a necessidade de conversão do formato.

    A letra D está correta.
    O LibreOffice Writer, que usa o formato ODT (Open Document Text) é capaz de editar arquivos criados pelo Microsoft Word (que usa DOCX), e vice-versa.

    Gabarito: Letra D.
  • Adobe Acrobat e PDFCreator são aplicativos utilizados para visualizar e editar o conteúdo de arquivos em formato PDF.

  • CSV: Criar ou editar arquivos . csv para importação para o Outlook. Um arquivo CSV (Valores Separados por Vírgula) é um tipo especial de arquivo que você pode criar ou editar no Excel. Em vez de armazenar informações em colunas, os arquivos CSV armazenam informações separadas por vírgulas

  • A questão tá horrível, mas no caso do ADOBE - preferencia para visualizar.

    concordo com a discordância dos colegas, mas a gente marca a menos errada na prova.

  • gab: D

    A letra A está errada, porque o Impress não possui recursos avançados de edição de imagens como o Corel Draw. No pacote LibreOffice, é o Draw.

    A letra B está errada, porque como citado acima, o PDF Creator é um driver de impressão para criação de PDFs. Ele não é para edição de PDFs como o Adobe Acrobat.

    A letra C está errada, porque os arquivos do LibreOffice Impress (.ODP Open Document Presentation) podem ser editados pelo Microsoft PowerPoint (que usa PPTX), e vice-versa.

    A letra E está errada, porque os arquivos do Microsoft Excel (XLSX) podem ser editados pelo LibreOffice Calc (que usa ODS - Open Document Sheet), sem a necessidade de conversão do formato.


ID
2909953
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Quais das seguintes propriedades são garantidas ao criptografar um arquivo usando uma chave secreta simétrica? Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Sigilo

II. Integridade

III. Autenticidade

Alternativas
Comentários
  • Na Criptografia Simétrica eu só tenho uma chave (pública) para codificar e decodificar. Eu não posso garantir a autenticidade porque qualquer pessoa pode garantir a chave pública.

  • temos que ter cuidado, pois, salvo engano, o CESPE considera que a criptografia simétrica garante Confidencialidade e Integridade.

    Já as outras bancas consideram que só garante a confidencialidade.

  • Gabarito E

    A criptografia simétrica só garante a confidencialidade.

    A CESPE já aceitou em algumas provas a integridade na criptografia simétrica.

    Vamos na fé !

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Confidencialidade: sigilo entre as partes

    Gabarito: Letra E

    E corrigindo a colega Giselle, a simetria usa a chave privada/secreta, e não a pública.

  • se você assina com a chave que é secreta e garante o sigilo, você automaticamente esta garantido a integridade da informação.

  • eita, e essa jurisprudência das bancas em TI? pqp viu

  • Simétrica -> focada na confidencialidade dos dados -> ideal para grandes volumes de dados.

    Cartilha pag. 68

  • A questão só menciona criptografar o arquivo. Nada de assinatura nem hash pra garantir autenticidade e integridade


ID
2909956
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Para descobrir se um ano é bissexto (possui 366 dias), pode-se aplicar a seguinte regra: se o ano for divisível por 400, então o ano é bissexto. Além disso, se o ano não for divisível por 400 mas for divisível por 4 e, ao mesmo tempo, não for divisível por 100, então o ano é bissexto. Nos demais casos pode-se afirmar que o ano não é bissexto. Considerando as três definições a seguir, qual das alternativas representa uma expressão lógica que tem valor lógico verdadeiro somente quando o ano for bissexto?


Definição 1: o valor da expressão a rd b é o resto da divisão inteira de a por b.

Definição 2: o valor da expressão a eq b é verdadeiro quando o valor de a for igual ao valor de b e falso caso contrário.

Definição 3: os símbolos v, ^ e ~ representam, respectivamente, os operadores lógicos E, OU e NEGAÇÃO.

Alternativas
Comentários
  • Na definição 3 o símbolos estão trocados.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2909959
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Identifique quais das ações enumeradas a seguir podem ser executadas pelo firewall padrão do Ubuntu 16.04. Em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Bloquear o tráfego oriundo de uma rede.

II. Bloquear o tráfego destinado a uma rede.

III. Bloquear o tráfego recebido em uma porta TCP.

IV. Bloquear o tráfego destinado a uma porta TCP.

Alternativas
Comentários
  • Um firewall é um aplicativo que protege seu computador contra acesso não autorizado por pessoas na Internet ou em sua rede local. Firewalls bloquear conexões ao seu computador de fontes desconhecidas. Isso ajuda evitar violações de segurança.

    Letra E

    http://files.ubuntu-manual.org/manuals/getting-started-with-ubuntu/16.04/en_US/screen/Getting%20Started%20with%20Ubuntu%2016.04.pdf

  • Todas estão certas. Regras de entrada e saída


ID
2909965
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O endereço IP “10.0.0.0/22”, no qual os dois últimos dígitos correspondem ao CIDR (Classless Inter-Domain Routing), identifica um bloco com quantos endereços IP?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    IPV4Internet Protocolo Versão 4tem o formato de 4 grupos de 3 dígitos (Números) separados por ponto, como por exemplo o

    IP 177.71.177.229. Um endereço IP vai de 0 a 255.

    Veja um IP Inválido: 192.168.300.5. Errado, pois vai até 255.

     

    Agora vamos lá! Cálculo simples :

     

    IPV432 bits, sendo 8bits cada grupo. 8 x 4 grupos = 32 bits.

     

    Quantidade de bits num IP: 32

     

    Questão: endereço IP “10.0.0.0/22”, 

     

    32 - 22 = 10

     

    Isso quer dizer que estou usando 10 bits para representar o equipamento.

    Agora farei = 2 elevado a 10 ( 2x2x2x2x2x2x2x2x2x2) = 1024 ENDEREÇOS ( GABARITO )

     

    E se fosse endereço IP “10.0.0.0/24” ???

    32 bits - 24 = 8

    2 elevado a 8 ( 2x2x2x2x2x2x2x2) = 256 endereços numa rede "/24"

  • Ótimo...obrigado...
  • Putz 

  • 10.0.0.0/22 MESMO QUE : 4*8-22

    8*4= 32 - 22 = 10

    2^10= 2*2*2*2*2*2*2*2*2*2= 1024 (GABARITO)

     

  • Explicação perfeita Paloma!!

  • Paloma explicou bem legal, só tá errado que o último bloco do endereço IP vai até 254 e não 255.
  • Bem lembrado, colega Alfredo Tenório!

     

    Resumidamente:

     

    Os NÚMEROS IPs vão de 0 a 255.

     

    Porém, o último número é o NÚMERO de HOST. Exemplo de IP: 177.71.177.229 host (229 computadores conectados numa rede)

    HOST é todo computador, equipamento conectado a internet e que possui um número IP. O último número do IP só pode ir de 1 a 254. Pois o 0 (zero) E 255 são usados para endereços desconhecidos e broadcast...chamados de endereço de broadcast.

     

    Colega Guilherme Amaral, Paula S, Alfredo Tenório e TODOS colegas do QC = Juntos Somos Fortes! :D

     

  • A notação standard para o intervalo de endereços CIDR indica quantos dispositivos podem estar associados naquela rede. Um endereço IPv4 como 10.xxx.xxx.xxx poderá ter até 16.777.216
    Com a máscara /24, serão 256 endereços.
    Com a máscara /22, serão 1024 endereços.

    Por exemplo:
    192.168.0.0 /24 representa os 256 endereços IPv4 de 192.168.0.0 até 192.168.0.255 inclusive, com 192.168.0.255 sendo o endereço de broadcast para a rede.
    192.168.0.0 /22 representa os 1024 endereços IPv4 de 192.168.0.0 até 192.168.3.255 inclusive, com 192.168.3.255 sendo o endereço de broadcast para a rede.

    Broadcast para a rede é um número de retorno e redistribuição dos pacotes naquele segmento de rede. Ele não será atribuído a um dispositivo físico, mas será importante para as transações virtuais do segmento definido pelo usuário.

    Gabarito: Letra E.



  • Paloma é fera demais, obrigado por contribuir.

  • a explicação da Paloma é 1000x melhor que a do professor

  • QUE DESGRAÇA É ESSA!


ID
2909971
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considere a seguinte definição: “Uma estrutura de seleção permite a escolha de um grupo de ações e estruturas, contido na estrutura de seleção, a ser executado quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas, são ou não satisfeitas”. Com base nessa definição, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Uma estrutura de seleção deve conter pelo menos outra estrutura de seleção.

II. O grupo de ações existente dentro de uma estrutura de seleção pode não ser executado.

III. Uma estrutura de seleção sempre deve conter dois grupos de ações: um que é executado caso a expressão lógica seja verdadeira e outro que é executado caso a expressão lógica seja falsa.

Alternativas
Comentários
  • A correta é a letra B

    I - Uma estrutura de seleção não necessita de pelo menos outra estrutura de seleção, como podemos observar no exemplo a seguir:

    Se (X>4)

    Imprima ("A cerveja ainda não está no ponto")

    II - Essa opção é verdadeira, pois no exemplo acima, se X<4, a ação Imprima não será executada;

    III - Essa opção é falsa, pois a exemplo da situação do item I, nenhuma ação será executada se o condicional for falsa.

  • Complementando ...

     

    I - Não necessariamente, não é obrigatório conter estruturas aninhadas;

    II - O grupo de ações existente dentro de uma estrutura de seleção pode não ser executado. (Seleção Dupla  if...else)

    III - Existe a estrutura de seleção única  if (só irá realizar a ação se for verdadeira, caso contrário, pulará a ação).

     

    .

    Gabarito B.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

     

     

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2909977
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a uma transação atômica em um banco de dados, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Estagnei :( , mas vou mudar esta situação
  • Tá ligado. É isso aí.
  • Em relação a propriedade de transação de ATOMICIDADE ( atômica ) , é tudo ou nada, isso quer dizer que ou executa tudo com sucesso todas as operações , mas em caso de alguma falha deve ser desfeita tudo. 

     

    Letra D

     

    Silberchartz explica detalhadamente sobre as operações ACID em seu livro Sistemas de Banco de Dados

  • Como disse o colega: Ou tudo ou nada

  • Uma pessoa que adora usar cartão de crédito. Se o cartão de crédito dela tiver saldo, ela compra toda a loja e o SGBD executa. Senão tiver saldo, caso de falha, não executada nada. Tudo ou nada.


ID
2909980
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

A respeito de um algoritmo recursivo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Deve conter pelo menos uma estrutura de repetição.

II. Deve conter pelo menos uma estrutura de seleção.

III. Deve invocar a si mesmo pelo menos uma vez ao ser executado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Uma função recursiva chama a si mesma dentro do próprio escopo. Pode ser uma recursão direta onde uma função A chama a própria função A ou uma recursão indireta onde uma função A chama uma função B que por sua vez chama a função A. Além de chamar a si mesma, a função recursiva deve possuir uma condição de parada que a impedirá de entrar em loop infinito.

    Antes de criar uma função recursiva para determinado problema, é preciso saber se ele possui uma estrutura recursiva. Neste caso, devemos verificar se parte do problema possui o mesmo tipo do original, assim podemos dizer que a solução para ele é a recursividade. Para compreender melhor, vamos analisar o caso do somatório onde temos um número natural n >= 0 e queremos descobrir a soma de todos os números de n até 0.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Alternativa correta: B.

    Ele precisa de pelo menos uma estrutura de seleção (switch, else ou if) para poder determinar quando parar a recursividade. Se não tiver isso ele entra em loop. Por exemplo:

    if (i > 0) then <chama a si mesmo novamente>

    else <sai da recursividade>

  • Fiquei na dúvida entre letra B e E. Acabei errando. Depois pensando melhor, acredito que a 3ª afirmação deva estar incorreta porque um algoritmo pode ser recursivo e ter uma chamada para ele mesmo em seu escopo, no entanto, pode terminar de executar sem realizar esta chamada. É o caso por exemplo de um algoritmo fatorial recursivo, que invocará a si mesmo várias vezes quando for calculado o fatorial de um inteiro maior que 1, no entanto, não invocará a si mesmo nenhuma vez quando for calculado o fatorial de 1.

  • Ainda não entendi porque a terceira alternativa está errada...

  • O erro da terceira alternativa é porque existe a recursividade indireta, na qual uma função A chama uma função B, posteriormente a função B chama a função A, ou seja, a função A não precisou chamar a si mesma, mas ainda assim houve recursividade.

  • Força Guerreiro!!!!!!

  • Introdução:

    • Recursão: quando aquilo chama a si mesmo. Em lógica de programação  processo de repetição de uma rotina. Preste atenção a palavra negritada "rotina", pois ela será muito importante.
    • Instruções em lógicas de programação:

    a) Decisão ou seleção: Escolha. Ela se subdivide em (1) simples (if), (2) composta (if, else) e (3) caso selecione (switch-case)

    b) Repetição: estrutura que permite executar mais de uma vez. Subdivisões: pré-testada (while), pós-teste (do while), variável de controle (for) e e a instrução permite executar uma função em cada elemento (for each).

    Vamos a questão:

    I Deve conter pelo menos uma estrutura de repetição. Maldade essa alternativa de número 1 kk. Tanto a recursão, quanto a repetição usam a repetição. Porém a recursão não precisa necessariamente usar as 4 estruturas básicas existentes de repetição. Por isso ela está errada. E como a recursão é feita? R.: a recursão usa a repetição na forma de chamadas repetitivas a uma rotina.

    II Deve conter pelo menos uma estrutura de seleção. Quando eu me deparei com a questão, eu fiz a seguinte indagação: “já que a chamada é para cair em uma rotina, para que usarei uma estrutura de seleção?”. A resposta é simples: loop. Veja o que o livro Projeto de Algoritmos de Nivio Ziviani diz: “como todo comando repetitivo, métodos recursivos introduzem a possibilidade de iterações que podem não terminar, implicando a necessidade de se considerar o problema de terminação. Uma exigência fundamental é que a chamada recursiva a um método P esteja sujeita a uma condição B, a qual se torna não satisfeita em algum momento da computação...”.

    III Deve invocar a si mesmo pelo menos uma vez ao ser executado. Como já bem explicado pelos colegas. Existe a recursão direta e a indireta. Reforçarei a explicação por analogia, Direta: quando a estrutura chama a si mesmo (exemplo um grito em uma caverna). Indireta é quando você chama o seu colega e ele chama outro colega, em termos mais técnicos "Recursão Indireta uma rotina que contém uma chamada a outra rotina que, por sua vez, tem uma chamada a outra rotina e assim sucessivamente, portanto, rotinas diferentes".

    Obs.: leiam o comentário dos coelgas Leophb e Ibsen para maiores esclarecimentos.

    Fonte:

    ZIVIANI Nivio. Projeto de Algoritmos com implementação em Java e C++. Editora Thomson. Ano de publicação: 2007.

    Recursividade https://www.embarcados.com.br/recursividade/


ID
2909986
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considere o problema de ordenar em ordem crescente o array formado pelos números [67, 23, 11, 18, 87, 44] utilizando o Método da Seleção Direta. Assinale a alternativa que mostra o posicionamento dos números no array após ter sido realizada a primeira troca.

Alternativas
Comentários
  • Método da Seleção Direta (ou Selection Sort) baseia-se em passar sempre o menor valor do vetor para a primeira posição (ou o maior dependendo da ordem requerida), depois o de segundo menor valor para a segunda posição, e assim é feito sucessivamente com os (n-1) elementos restantes, até os últimos dois elementos.

    No caso do array [67, 23, 11, 18, 87, 44] proposto pela questão, o menor valor que é o 11, trocou de lugar com o 67 para a ordenação crescente, então após a primeira troca o resultado é este: [11, 23, 67, 18, 87, 44].

    GAB A

  • Gabarito A

    Seleção - encontra o menor elemento e o troca com a primeira posição, depois o segundo menor com a segunda posição, e assim sucessivamente (n-1 vezes). Número de com,parações (N2 − N)/2, sendo muito lento e inadequado para valores grandes de N. 

    Nesse caso na primeira rodada foram trocados a posição do número 11 pela posição do número 67.

    [67, 23, 11, 18, 87, 44]

    [11, 23, 67, 18, 87, 44]

    Vamos na fé !

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Resposta: A

    A Seleção direta realiza a ordenação pela inserção de cada um dos elementos, passando sempre o menor valor do vetor para a primeira posição, depois o de segundo menor valor para a segunda posição e assim por diante.

    Neste caso [67, 23, 11, 18, 87, 44]

    O menor número do vetor é o 11, Passamos então ele para a primeira posição, e o da primeira posição (67) passamos para a posição em que estava o número 11

    11, 23, 67, 18, 87, 44

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2909989
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito da Programação Orientada a Objetos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Na definição de uma classe é possível não especificar atributos.

II. Durante a execução de um programa, o número de objetos instanciados deve ser igual ao de classes definidas.

III. Toda classe é superclasse de pelo menos uma subclasse.

Alternativas
Comentários
  • I. Na definição de uma classe é possível não especificar atributos.

    Correta

     

     

    II. Durante a execução de um programa, o número de objetos instanciados deve ser igual ao de classes definidas.

    Errada. Não necessariamente

     

    III. Toda classe é superclasse de pelo menos uma subclasse.

    Errada.   Toda classe é subclasse de uma superclasse Correta

  • GABARITO: E.

    I. Na definição de uma classe é possível não especificar atributos. CERTO. Como exemplos, as interfaces são classes completamente abstratas, não podem ser instanciadas e possuem apenas métodos.

    II. Durante a execução de um programa, o número de objetos instanciados deve ser igual ao de classes definidas. ERRADO. A classe pode definida, mas não necessariamente ter um objeto instanciado na execução do programa. Além disso, temos as classe abstratas, que não podem ser instanciadas, apenas implementadas, como as interfaces.

    III. Toda classe é superclasse de pelo menos uma subclasse. ERRADO.


ID
2909992
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que represente a definição do conceito de herança existente na Programação Orientada a Objetos.

Alternativas
Comentários
  • O termo "somente" já deixa as alternativas totalmente erradas! Letras b e c fora.

     d) Atributos e métodos definidos em uma classe estão automaticamente definidos na superclasse dessa classe.

    Errada. O correto é definidos na subclasse

     

    e) Classes que estão no mesmo nível em uma hierarquia de classes herdam atributos e métodos umas das outras. 

    Errada. 

  • Gabarito A

    herança é um princípio próprio à programação orientada a objetos (POO) que permite criar uma nova classe a partir de uma já existente. O nome herança, também chamada de subclasses, provém do fato de que a subclasse (a classe recém-criada) contém atributos e métodos da classe primária (da qual deriva). A principal vantagem da herança é a capacidade para definir novos atributos e métodos para a subclasse, que se somam aos atributos e métodos herdados.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Questão deveria ser anulada, pois o correto seria:

    Atributos e métodos não privados (private), definidos em uma classe estão automaticamente definidos nas subclasses dessa classe.

  • A alternativa até está correta, porém a banca deveria se atentar à questões de encapsulamento para fazer tal afirmação... Por ser a mais correta: A.

  • Gabarito menos errado...

  • O gabarito tá OK.

    TODOS os atributos e métodos do pai são definidos na subclasse. Se for privado, você consegue visualizar ao debugar, só não consegue acessar... mas estão lá


ID
2909995
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere uma aplicação para Web do tipo webservice que implementa a abordagem RESTful. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as seguintes frases.


O método ______ deve ser usado para alterar um dado no servidor. O método ______, por sua vez, deve ser usado para obter um dado do servidor. Finalmente, o método ______ deve ser usado para incluir um dado no servidor.

Alternativas
Comentários
  • PUT : Substitui os dados de um determinado recurso.

     

    GET: Obtém os dados de um recurso.

     

    POST : Cria um novo recurso.

     

     

    https://blog.caelum.com.br/rest-principios-e-boas-praticas/

  • POST

    As informações enviadas no corpo (body) da requisição são utilizadas para criar um novo recurso. Também é responsável por fazer processamentos que não são diretamente relacionados a um recurso.

    PUT

    Atualiza um recurso na URI especificada. Caso o recurso não exista, ele pode criar um. A principal diferenteça entre POST e PUT é que o primeiro pode lidar não somente com recursos, mas pode fazer processamento de informações, por exemplo.

    Nesse caso, acredito o POST também poderia ser inserido no lugar do PUT

    https://nandovieira.com.br/entendendo-um-pouco-mais-sobre-o-protocolo-http

  • Ué POST tbm pode ser usado para alterar


ID
2909998
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito do servidor nginx, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O número de processos de trabalho (worker processes) é fixo e deve ser definido em arquivo de configuração.

II. Frequentemente é utilizado como um servidor indireto (proxy server).

III. Suporta três mecanismos para balanceamento de carga: round-robin, least-connected e ip-hash.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

    I. O número de processos de trabalho (worker processes) é fixo e deve ser definido em arquivo de configuração.

    Errada. 

     

    II. Frequentemente é utilizado como um servidor indireto (proxy server).

    Correta. Nginx atua como proxy reverso e também como um proxy balanceador. 

     

    III. Suporta três mecanismos para balanceamento de carga: round-robin, least-connected e ip-hash.

    Correta. Mas na verdade ele suporta quatro que são:

    round-robin

    least_conn

    ip_hash

    generic hash

     

    Fonte: http://blog.ti.lemaf.ufla.br/2016/10/04/desvendando-o-nginx-parte-3/