SóProvas



Prova UFSM - 2017 - UFSM - Técnico de Tecnologia da Informação


ID
2503732
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme está previsto no Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria, à Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (COPSIA) compete instruir os Processos Administrativos Disciplinares na Instituição e as Sindicâncias em órgãos vinculados à Administração Central.


Analise as afirmativas a seguir.


I → A COPSIA será constituída de seis membros efetivos nela lotados, os quais poderão integrar, no máximo, três comissões de trabalho.

II → A COPSIA terá em sua composição um coordenador, um vice-coordenador e três conselheiros, os quais serão definidos no seu regimento interno próprio.

III → A COPSIA será constituída de sete membros efetivos nela lotados, os quais poderão integrar tantas comissões quantas forem necessárias ao bom andamento dos trabalhos.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Regime Geral da UFSM
    Art. 36 - A COPSIA será constituída de sete membros efetivos nela lotados, que poderão integrar tantas comissões quantas forem necessárias ao bom andamento dos trabalhos, podendo, para isso contar com a participação de outros servidores da Instituição.

    Art. 37 - A COPSIA terá um coordenador com a incumnência de coordenar todas as suas atividades, bem como constituir comissão para cada sindicância ou processo disciplinar administrativo.

    art. 38 - O funcionamento e as atribuções dos membros da COPSIA serão definidos em seu regimento interno próprio.


ID
2503735
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

De acordo com o que está previsto no Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, quanto ao mandato de diretor e vice-diretor de unidade de ensino médio, técnico e tecnológico, analise as afirmativas a seguir.


I → O mandato será de quatro anos, sendo permitida uma única recondução para o mesmo cargo.

II → No caso de vacância, as listas serão organizadas no prazo máximo de sessenta dias após a abertura da vaga, e os mandatos dos dirigentes que vierem a ser nomeados serão de quatro anos.

III → A destituição do diretor ou vice-diretor somente poderá ocorrer por iniciativa do Conselho de Unidade de Ensino Médio, Técnico e Tecnológico e com a aprovação do Conselho Universitário.

IV → A designação de diretor e vice-diretor de unidade de ensino médio, técnico e tecnológico pro tempore caberá ao Reitor quando estiverem vagos os cargos e não houver condições para provimento regular imediato.


Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
2503738
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Executivo Federal prevê regras deontológicas.


Analise as afirmativas a seguir, quanto à correspondência a essas regras.


I → Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

II → O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento e, assim, evitando a conduta negligente. 

III → O servidor público que deixar qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, caracteriza não apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas, principalmente, grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

IV → A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, integra-se na vida particular de cada servidor público.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

     

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

     

    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

     

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • GABARITO E.

  • Gab.: E

    I, II, III e IV.


ID
2503741
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público, nos termos do que prevê a Lei n° 8.112/90, responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.


Analise as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

     

    Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.        

                     (Incluído pela Lei nº 12.527, de 2011)

  • A - GABARITO >  Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

     

    B - art. 122, § 2o  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

     

    C- Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições

     

    D-  Art. 122, § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

     

    E-   Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

  • Gabarito: Letra (A)

     

    Esquematizando:

     

    REGRA: independência das instâncias civil, administrativa e criminal (Art. 125). A condenação em uma das instâncias não implicaria, desse modo, necessária condenação em outra.

     

    EXCEÇÕES: condenação penal, invariavelmente, implica a responsabilização civil e administrativa pelo mesmo fato. Por ser juízo mais criterioso, exigindo provas mais cabais para condenação, a decisão irá repercutir obrigatoriamente nas demais instâncias.

     

    - E AS ABSOLVIÇÕES NO JUÍZO CRIMINAL? Aqui depende!

     

    Absolvições por ausência de provas, por exemplo, não geram necessariamente a absolvição civil e administrativa, pois o juízo criminal, nesse caso, NÃO entendeu que havia provas cabais da inocência do acusado, não vinculando as demais instâncias.

     

    Contudo, se a absolvição criminal ocorre porque ficou demonstrado que o autor não participou do crime (negativa de autoria) ou que o crime não existiu (negativa do fato), as demais instâncias também ficarão obrigadar a absolver o agente! (Art. 126) 

     

    Mais duas observações, finalizando:

     

    1) A punição pelo mesmo fato em esferas distintas não configura bis in iden, dada a sua independência mencionada;

     

    2) Súmula 18, STF: "Pela falta residual, não compreendida na absolvição pelo juízo criminal, é admissível a punição administrativa do servidor público". Ou seja, se determinado fato não configuras fato típico, tal fato não significa que o autor não pode ser punido administrativamente. A falta funcional nãoi se confunde com crime!

     

    Bons estudos

     

  • Para que a absolvição criminal repercuta em outras esferas, é necessário que o indivíduo seja gente F.I.N.A., 

    "Fato Inexistente e Negativa de Autoria"

     

    Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

  • Gabarito, A

    Lei 8.112/90 Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato - o fato imputado ao servidor não existiuou sua autoria - não foi o servidor que cometeu o crime.

    Complementando:

    Responsabilidade do servidor:

    A esfera penal vincula as demais:

    Observação 1 - Se processado na esfera penal, e absolvido por Fato Inexistente – o fato não aconteceu -  ou Negativa de Autoria – não foi o servidor que cometeu o delito – então, por este mesmo ato, não poderá o servidor ser condenado na esfera Civil e Administrativa.

    Observação 2 - Absolvição por ausência de provas na esfera penal > nesta hipótese, a decisão não vincula as demais esferas, aplicando-se a regra geral, qual seja: as esferas são harmônicas e independentes entrei si.

    Observação 3 - Se o servidor público for condenado na esfera penal, esta decisão irá vincular nas demais esferas, devendo o servidor também ser condenado nas esferas administrativas e civil.

  • LETRA A INCORRETA 

    LEI 8.112

       Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

  • Só no afasta no caso de INEXISTÊNCIA DE PROVAS

  • Negativa de autoria e inexistência dos fatos.

  • As esferas administrativa, civil e penal são independentes, mas podem acumular, e no caso de acumulação a Absolvição criminal no que tange NEGATIVA DE AUTORIA E INEXIGIBILIDADE DO FATO são cabais, portanto RETROAGIRAM as decisões das outras esfera, tanto administrativa como civil. Somente no caso de absolvição por FALTA DE PROVAS é que não retroagirá.

  • a) A responsabilidade administrativa do servidor incidirá mesmo na hipótese de absolvição criminal que negue a existência do fato ou a sua autoria. 

    Lei 8.112/90 - Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato - o fato imputado ao servidor não existiu - ou sua autoria - não foi o servidor que cometeu o crime.

     

     b) Em caso de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva. (art. 122, § 2)

     c) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si. (Art. 125)

     d) A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida. (Art. 122, § 3)

     e)A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.  (Art. 122)

     

  • Será afastado.

  • Será abolsolvido: FINA. Fato inexistente e negativa de autoro
  • Existem hipóteses em que a decisão na esfera penal (somente nela) obriga a decisão nas demais esferas (civil e administrativa). São elas:

     

    I - a condenação penal invariavelmente enseja a responsabilização civil e administrativa pelo mesmo fato;

    II - a absolvição penal por negativa de autoria ou inexistência do fato gera a absolvição civil e administrativa pelo mesmo fato.

     

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

  • Joga a certa na primeira alternativa kkk coisa boAAAAAAA

  • Vamos à análise de cada proposição:

    a) Errado:

    Em rigor, os casos retratados neste item da questão constituem exceções à regra da independência das instâncias. São hipóteses nas quais a coisa julgada que se formar no âmbito penal projeta seus efeitos para a órbita administrativa, excluindo a possibilidade de responsabilização do servidor.

    Neste sentido, a norma do art. 126 da Lei 8.112/90:

    "Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria."

    Assim sendo, está errada a presente proposição.

    b) Certo:

    Cuida-se de afirmativa alinhada com o teor do art. 122, §2º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 122 (...)
    § 2o  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva."

    c) Certo:

    Assertiva que retrata, com fidelidade, a norma do art. 125 da Lei 8.112/90:

    "Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si."

    d) Certo:

    Esta opção tem apoio expresso na regra do art. 122, §3º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 122 (...)
    § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida."

    e) Certo:

    Por fim, esta alternativa está plenamente de acordo com a regra do art. 122 da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros."


    Gabarito do professor: A

  • A) A responsabilidade administrativa do servidor incidirá mesmo na hipótese de absolvição criminal que negue a existência do fato ou a sua autoria.

    •  Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    B) Em caso de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

    •  Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.
    • § 2  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

    C) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    • Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    D) A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida. 

    •  Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.
    •  § 3  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    E) A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    •  Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

ID
2503744
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, em seu Capítulo III, trata da Educação, da Cultura e do Desporto.


Especificamente no que diz respeito à Educação, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

( ) A União aplicará, anualmente, no mínimo dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios no mínimo vinte e três por cento da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

( ) O ensino é livre à iniciativa privada, desde que os estabelecimentos recebam autorização e avaliação de qualidade pelo poder público e cumpram as normas gerais da educação nacional.

( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino.


A sequência correta é 

Alternativas
Comentários
  • Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

  • I - art. 207 CF/88

    II - art. 212 CF/88

    III - art. 209 CF/88

    IV - art. 211 CF/88

  • GABARITO:A
     


    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. [GABARITO - ITEM UM]

     

    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. [ERRADO - ITEM DOIS] 
     


    Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: [GABARITO - ITEM TRÊS]


    I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; [GABARITO - ITEM TRÊS]


    II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.  [GABARITO - ITEM TRÊS]

     

    Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.  [GABARITO - ITEM QUATRO]

  • Pôôô....para com isso.... Fazer pegadinha por causa daqueles 2% vagabundos??? Não, UFSM, não faça isso!!!!! Muita sacanagem com os concurseiros de plantão...acertei e ainda estou p@#$% com essa questão. Entendo perfeitamente quem reclamar, já que tais assertivas não servem para medir conhecimento de ninguém.

  • AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA DEVE SER O MOTE!!

  • (V) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Art. 207 da CF/88

    (F) A União aplicará, anualmente, no mínimo dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios no mínimo vinte e três por cento da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.  Art. 212 da CF/88 “no mínimo vinte e cinco por cento”

    (V) O ensino é livre à iniciativa privada, desde que os estabelecimentos recebam autorização e avaliação de qualidade pelo poder público e cumpram as normas gerais da educação nacional. Art. 209, inc. I e II da CF/88

    (V) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino. Art. 211 da CF/88

  • Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o
    Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante
    de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e
    desenvolvimento do ensino.

  • Questão trata da Educação, da Cultura e do Desporto, sob o ângulo da Constituição Federal de 1988, especificamente no que diz respeito à Educação. O candidato deverá assinalar V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa. Vejamos:

    (V) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Verdadeira. Trata-se de autonomia legitimada pelo art. 207 da CF/88.

    (F) A União aplicará, anualmente, no mínimo dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios no mínimo vinte e três por cento da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

    Falsa. Ao contrário do exposto neste item, o art. 212 da CF 88 consigna que: “A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino”.

    DICA: Esse art. 212 da CF/88 é extremamente cobrado.

    (V) O ensino é livre à iniciativa privada, desde que os estabelecimentos recebam autorização e avaliação de qualidade pelo poder público e cumpram as normas gerais da educação nacional.

    Verdadeira. Aqui, temos o inteiro teor do art. 209 e incisos, litteris: “Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público”.

    (V) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino.

    Verdadeira. Trata-se de diretriz preconizada pelo art. 211 da CF 88, cujo teor a seguir reproduzo, litteris: “Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino”.

    Do exposto, a sequência correta é V - F - V - V.

    GABARITO: A.


ID
2503747
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei n° 12.527/2011 dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações.

Considerando o que prevê a referida Lei, analise as afirmativas a seguir.


I → Considera-se disponibilidade a qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados.

II → Integridade da informação é a qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, ao trânsito e ao destino.

III → Primariedade é a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.

IV → Informação pessoal é aquela relacionada à pessoa natural ou jurídica identificada ou identificável.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. 

     

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável; 

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

     

     

     

  • Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

     

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato; 

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato; 

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado; 

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável; 

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação; 

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados; 

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; 

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino; 

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. 

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

    Gab. B

     

    Bons estudos!

  • Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato; 

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável; 

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação; 

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados; 

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; 

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino; 

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. 

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

    Gab. B

     

  • I → Considera-se disponibilidade a qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados.

     

    II → Integridade da informação é a qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, ao trânsito e ao destino.

     

    III → Primariedade é a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema. Esse é o conceito de Autenticidade.

               IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

     

    IV → Informação pessoal é aquela relacionada à pessoa natural ou jurídica identificada ou identificável.

              IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável; 

     

     


ID
2503750
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n° 9.784/99 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Púbica.

Para os fins desta lei, considera-se correto afirmar que


I → é direito do administrado fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

II → o processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

III → as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos, são legitimadas como interessadas no processo administrativo.

IV → pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

     

    Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

     

    Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

     

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

     

     

     

     

     

  • Gabarito: Letra (E)

     

    Item I - Correto:

    Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

     

    Complementando, lembrar sempre da tão cobrada Súmula Vinculante n° 5: "A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição".

     

    Item II - Correto

     

    Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

     

    No Processe Administrativo, não vigora o princípio da inércia (dispositivo) da mesma forma que no processo civil ou criminal.

     

    Item III - Correto

     

    Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser     adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.

     

    Item IV - Correto

     

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.​

     

    Bons estudos

  • Na verdade, o gabarito é letra E. Acho que o colega se equivocou, mas faz parte.

  • GABARITO E - TODAS CORRETAS

    I) Art 3º, IV, 9784/99 - O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    II) Art. 5º, 9784/99 - O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    III) Art. 9º , 9784/99 - São legitimados como interessados no processo administrativo:

                    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de               representação;

                    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser     adotada;

                    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

                    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.

    IV) Art. 20, 9784/99Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

     

  • GABARITO = ALTERNATIVA E

     

    I - CORRETO. O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei (art. 3º, IV, Lei nº 9.784/99).

     

    II - CORRETO. O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado (art. 5º, Lei nº 9.784/99).

     

    III - CORRETO. São legitimados como interessados no processo administrativo: as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos (art. 9º, III, Lei nº 9.784/99).

     

    IV - CORRETO. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau (art. 20, Lei nº 9.784/99).

  • Impedimento ---> está no papel (perito, testemunha, interessado no processo..)

    Suspeição ---> está no coração (amigo ou inimigo)

  • I- Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    II- Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    III- Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:

    as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV- Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

     

    GAB LETRA E 

  • O Ar é COLETIVO -> as Organizações e Associações representativas, no tocante a direitos e interesses COLETIVOS, são legitimadas como interessadas no processo administrativo.

  • DOS INTERESSADOS

    Art. 9 São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser    adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.

    Art. 10. São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio.

  • A questão versa sobre as disposições do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99):

    I) CORRETA. Consoante o art. 3º da lei 9.784/99, “O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: [...] IV - fazer-se assistir, FACULTATIVAMENTE, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.”

    Como o Processo Administrativo Federal é regido pelo PRINCÍPIO DO INFORMALISMO ou PRINCÍPIO DO FORMALISMO MODERADO, permite-se que o interessado deixe de contratar advogado para realizar sua defesa, caso assim deseje.

    O STF inclusive já se pronunciou sobre a constitucionalidade desse dispositivo por intermédio da Súmula Vinculante nº 5: “A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar NÃO OFENDE a Constituição.”

    II) CORRETA. A assertiva reproduz o teor do art. 5º da lei 9.784/99: “O processo administrativo pode iniciar-se DE OFÍCIO ou A PEDIDO DE INTERESSADO.”

    III) CORRETA. De acordo com o art. 9º da lei 9.784/99: “São legitimados como INTERESSADOS no processo administrativo: [...] III - as ORGANIZAÇÕES E ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS, no tocante a direitos e interesses COLETIVOS;”

    DICA:

    Não confunda os direitos ou interesses COLETIVOS do art. 9º, III com os direitos ou interesses DIFUSOS do art. 9º, IV, ambos da lei 9.784/99:

    DIREITOS/INTERESSES COLETIVOS – PERTENCEM À COLETIVIDADE, um grupo, categoria ou classe de pessoas (art. 81, parágrafo único, II do CDC)

    DIREITOS/INTERESSES DIFUSOS – PERTENCEM, simultaneamente, A CADA UM E A TODOS QUE ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO DE FATO (art. 81, parágrafo único, I do CDC). Exemplo clássico: o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Trata-se de um direito de cada um, mas ninguém pode dispor dele da maneira que desejar, pois não se trata de um direito subjetivo individual.

    IV) CORRETA. Trata-se da literalidade do art. 20 da lei 9.784/99: “Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

    DICA: Não confunda impedimento com suspeição

    IMPEDIMENTO – natureza objetiva – presunção absoluta (juris et de jure) de parcialidade

    SUSPEIÇÃO – natureza subjetiva – presunção relativa (juris tantum) de parcialidade

    Os casos de impedimento possuem natureza OBJETIVA porque são verificados pelas circunstâncias (exemplo: grau de parentesco com alguém). Como consequência, existe uma PRESUNÇÃO ABSOLUTA (juris et de jure) de parcialidade da autoridade ou servidor impedido.

    Já os casos de suspeição possuem natureza SUBJETIVA porque é necessário um juízo de valor (exemplo: constatar que duas pessoas possuem amizade íntima). Como consequência, existe uma PRESUNÇÃO RELATIVA (juris tantum) de parcialidade da autoridade ou servidor suspeito.

    GABARITO: LETRA “E”, vez que as assertivas I, II, III e IV estão corretas. 

  • Julguemos cada afirmativa, tendo apoio nas disposições da Lei 9.784/99:

    I- Certo:

    Cuida-se de proposição em sintonia à norma do art. 3º, IV:

    "Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    (...)

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei."

    II- Certo:

    Esta proposição corresponde, com exatidão, à regra do art. 5º:

    "Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado."

    III- Certo:

    Cuida-se de afirmativa que tem respaldo no art. 9º, III, de modo que inexistem equívocos a serem apontados. Confira-se:

    "Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:

    (...)

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;"

    IV- Certo:

    Trata-se, por fim, de afirmativa devidamente alinhada ao art. 20, in verbis:

    "Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau."

    Assim sendo, todas as proposições estão corretas.


    Gabarito do professor: E


ID
2503753
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal enumera, na Seção II, no inciso XIV, os deveres do servidor.


Considerando os deveres do Servidor Público, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Dos Principais Deveres do Servidor Público

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

     

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

  • GABARITO D.


ID
2503756
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Considerando o que está disposto no Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, são objetivos especiais:


I → promover a educação integral, estimular a pesquisa pura ou aplicada, incentivara criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

II → divulgar os conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade.

III → prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa I está errada. Todos os objetivos citados nela são objetivos fundamentais.

    Objetivos fundamentais: promover a educação integral, estimular a pesquisa pura ou aplicada, incentivara criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

    A afirmativa II também está errada pois, se trata de um objetivo fundamental. Art 5º I - FUNDAMENTAIS - g) divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade.

    A afirmativa III é única que contém um objetivo fundamental.

    Resposta correta: B


ID
2503759
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo efetivo ficará sujeito a estágio probatório e, durante este período, a sua aptidão e capacidade para o desempenho da função serão avaliadas.


Assinale a alternativa que reúne todos os fatores que devem ser levados em consideração na avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:                 (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm

  • Eu inventei uma frase mnemônica pra decorar isso, se pra mim funciona, talvez ajude vcs:

    (DI)(CA) (PRO) (RE)i p(ASS)ar

  •  A DI CA PRE

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

     

  • Gabarito: Letra (C)

     

    Complementando os mnemônicos, lembrando de outro que já vi no QC, temos o "RAPID".

     

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Produtitividade

    Iniciativa

    Disciplina

     

    Bons estudos!

  • Gabarito C

    Errei pq fui de A

    mas te falar q nao vejo como as demais estarem erradas nao..Imagina se vc for como na c mas sem as coisas das outras alternativas...tipo organizado e cordial...duvido passar

  • Gabarito C

     A DI CA PRE

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • A - CA - DI - PRO - RE

  • R A P I D

  • Correta, C

    Complementando:

    Duração do Estágio Probatório: lei 8.112/90 - 2 anos - inconstitucional

    Duração do Estágio Probatório: Constituição Federal: 3 anos - constitucional !!! é o que vale !!!

  • Complementando os comentários dos colegas vale citar que o artigo que menciona os fatores que serão levados em consideração na avaliação de desempenho é o Art. 20 da 8112/90.

     

  • PADRI

     

    P RODUDITVIDADE

     

    A SSIDUIDADE

     

    D ISCIPLINA

     

    R ESPONSABILIDADE

     

    I - INICIATIVA

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:                 

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • ASSim se DIS CAPAz: PRODUza com RESPONSABILIDADE

  • CAP-ASSI-DIS-PRO-RES,  leia corrido capassidisprores!

  • Pracd

    P  produtividade

    R  responsabilidade

    A assiduidade

    C capacidade de iniciativa

    D disciplina

     

  • C AS PRO RES DIS

    APACIDADE DE INICIATIVA

    AS SIDUIDADE

    PRO DUTIVIDADE

    RES PONSABILIDADE

    DIS CIPLINA

  • A : ASSIDUIDADE

    CA : CAPACIDADE DE INICIATIVA

    DI : DISCIPLINA

    PRO : PRODUTIVIDADE

    RE : RESPONSABILIDADE

     

    (Fonte: Alfacon)

     

  • CD de RAP 

    APACIDADE DE INICIATIVA

    D ISCIPLINA

    ESPONSABILIDADE

    A SSIDUIDADE

    RODUTIVIDADE

    GAB C

     

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de [24 (vinte e quatro)] 36 meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:                 (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • E O FAMOSO MNEOMÔNICO->  ACADIPRORE

    SSIDUIDADE

    APACIDADE DE INICIATIVA

    ISCIPLINA

    RODUTIVIDADE

    ESPONSABILIDADE

    PROFESSOR: EVANDRO GUEDES

  • Força!

  • Acho que essa é a questão que mais tem mnemônico hahaha

    Estudo e me divirto!

  • GABARITO: C 

     

     

    DIsciplina

    Capacidade de Iniciativa

    Assiduidade

    Produtividade

    Responsabilidade

     

    MNEMÔNICO: Só lembrar do Leonardo DICAPRio

  • O exame da presente questão deve ser efetivado tendo por base a norma do art. 20 da Lei 8.112/90, que traz o rol de fatores a serem objeto de avaliação durante o período de estágio probatório. Confira-se:

    "Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade."

    Da leitura deste rol de critérios, em cotejo com as alternativas propostas pela Banca, fica claro que a única que corresponde, com fidelidade, ao figurino legal é aquela indicada na letra C.

    Todas as outras opções inserem outras qualidades que não têm respaldo na lei, bem como deixam de apontar os fatores que são realmente mencionadas na norma, o que as torna equivocadas.


    Gabarito do professor: C


ID
2503762
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmações.


I → VLAN (Virtual LAN) é um método para a criação de redes lógicas diferentes e independentes em uma mesma rede física.

II → O broadcast originado em uma VLAN não é recebido pelos computadores em outra VLAN.

III → VLANs são subredes distintas; a VLAN_A e a VLAN_B são consideradas subredes completamente distintas, mesmo que estejam configuradas no mesmo switch.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Um ótimo artigo sobre VLAN's:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_LAN

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2503768
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para garantir a integridade dos dados em um sistema de banco de dados, todas as transações têm de garantir a verificação de quatro propriedades. Relacione as propriedades na primeira coluna às respectivas descrições na segunda coluna.


(1) Atomicidade

(2) Consistência

(3) Isolamento

(4) Durabilidade 


( ) A execução de uma transação isolada preserva a consistência do banco de dados.

( ) Depois que uma transação for completada com sucesso, as mudanças que ela fez no banco de dados persistem, mesmo que existam falhas no sistema.

( ) Todas as operações da transação são refletidas corretamente no banco de dados, ou nenhuma delas.

( ) Embora várias transações possam ser executadas de forma simultânea, o sistema garante que cada transação não está ciente das outras transações que estão sendo executadas simultaneamente. 


A sequência correta é 

Alternativas
Comentários
  • Atomicidade - Transação é indivisível

    Consistência - Integridade é assegurada

    Isolamento - Uma transação não interfere na outra

    Durabilidade - Os efeitos são permanentes

  • As transações sao operações imperceptiveis para o usuario. A integridade da operação depende de ACID:

    Atomicidade- transação nao pode ser feita incompleta. Ou ela é inteira ou o sgdb executa o rollback para cancelar um processo mal terminado.

    Consistencia - restrições. Envolve pk, fk, dominios e campos restritos. Impede o sistema de tentar processar um valor inválido

    Isolamento - concorrência. OPerações simultaneas devem ter o mesmo resultado do que executadas em série.

    Durabilidade- registros permanentes e so alterados por transações especificas; 

  • Atomicidade → será totalmente executada ou não será executada;

    Consistência → manterá os dados consistentes;

    Isolamento → não sofrerá interferência de outra transação;

    Durabilidade → dados salvos não serão perdidos;

  • Atomicidade → será totalmente executada ou não será executada;

    Consistência → manterá os dados consistentes;

    Isolamento → não sofrerá interferência de outra transação;

    Durabilidade → dados salvos não serão perdidos;

    Atomicidade - Transação é indivisível

    Consistência - Integridade é assegurada

    Isolamento - Uma transação não interfere na outra

    Durabilidade - Os efeitos são permanentes

    As transações sao operações imperceptiveis para o usuario. A integridade da operação depende de ACID:

    Atomicidade- transação nao pode ser feita incompleta. Ou ela é inteira ou o sgdb executa o rollback para cancelar um processo mal terminado.

    Consistencia - restrições. Envolve pk, fk, dominios e campos restritos. Impede o sistema de tentar processar um valor inválido

    Isolamento - concorrência. OPerações simultaneas devem ter o mesmo resultado do que executadas em série.

    Durabilidade- registros permanentes e so alterados por transações especificas; 


ID
2503771
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação a um sistema de banco de dados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Dá para responder esta questão com um pouco de interpetação de texto:

    a) ....deve ter as seguintes informações: identificador da transação, identificador de item de dados, novo valor.
    Como trata-se de recuperação, não há novo valor, mas sim valores anteriores a serem recuperados.

    c)...O sistema de banco de dados reside permanentemente no armazenamento volátil ...
    A palavra volátil já mata a alternativa.

    d) O Rollback mantém a integridade dos dados caso a transação falhe, ou seja, ou é tudo certo ou nada feito.

    e)...falha ocorreu suficientemente cedo durante a transferência, de modo que o bloco de destino permanece intacto).
    As palavras suficientemente cedo e o trecho que diz que o bloco fica intacto matam a alternativa.

    Gab. letra b.

  • Só uma observação do comentário anterior do nosso amigo André.

    Sobre o comentário da letra a: "não há novo valor"...pode haver sim novo valor, pois na própria descrição tem o seguinte trecho "o registro de log de atualização", então se tem atualização tem novo valor.

    A questão esta se referindo a logs de transação:

    Todos os bancos de dados possuem este tipo de arquivo. Este log é uma forma de todos os SGDB garantirem o "D" do ACID (Durabilidade).

    Log para recuperação de informações referentes a transações contínuas e arquiváveis.

    O problema é o seguinte trecho "descreve uma única escrita no banco de dados".

    Esses arquivos possuem um formato finito e quando o arquivo atinge este tamanho ele inicia um novo arquivo de log.

    Logs de Transação de cada SGDB:

    Oracle: Redo Log;

    PostgreSQL: Write Ahead Log;

    DB2: Active Log;

    MySQL: Binary Log;

    Fonte: https://www.savepoint.blog.br/2007/08/28/log-de-transacoes-parte-i-o-que-e-isso/


ID
2503774
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

De acordo com os objetivos descritos na norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013 (Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - Código de práticas para controles de segurança da informação), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • beeem decoreba, mas o objetivo de controle relacionado à letra E na verdade é "Proteger contra perda de dados", do controle "Cópias de Segurança" da seção de controle "Segurança nas operações"  

    Resposta: letra E

  • 8. (SIMULADA) A norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013 possui controle quanto a cópias de segurança. Tal controle prevê que cópias de segurança das informações, dos software e das imagens do sistema sejam efetuadas e testadas regularmente e se encontra na seção que trata sobre a continuidade de negócios.
    errada

     

     

     

    entendi o porque da E estar errada nao

     

    pra mim existe esse objetivo e esse controle

  • Pessoal vamos descomplicar, ta pura decoreba sim a questão, porém quem define POLITICA (NIVEL ESTRATÉGICO) é a ISO 27001, pensem que a ISO 27002 é mais nivel operacional ou gerencial(em algumas partes) ou seja, não faremos a "definição da política de alguma coisa" no nível operacional.

     a) Identificar os ativos da organização e definir as devidas responsabilidades pela proteção dos ativos. (Gestão de ativos - 8.1)

     b) Tornar os usuários responsáveis pela proteção das suas informações de autenticação. (9.3 Responsabilidades dos usuários)

     c) Prevenir o acesso físico não autorizado, os danos e as interferências nos recursos de processamento das informações e nas informações da organização. (9.4 Controle de acesso ao sistema e à aplicação)

     d) Estabelecer uma estrutura de gerenciamento para iniciar e controlar a implementação e operação da segurança da informação dentro da organização. (6 Organização da segurança da informação 6.1 Organização interna)

     e) Definir a política de cópias de segurança das informações.  (Acredito eu que seja um requisito para SGSI)

     


ID
2503777
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que representa uma estrutura de dados em que cada novo elemento é inserido no final da estrutura e retirado no início.

Alternativas
Comentários
  • Fila

     

    FIFO

    Inserções são realizadas em um extremo e remoções em outro

     

    Letra C

     

  • FILA: tipo de estrutura em que os elementos são inseridos no final e removidos no inicio.

    Na Estrutura de dados Fila é realizada a operação FIFO.

    FIFO(First in First out) Primeiro a entrar Primeiro a Sair.

  • Resposta: C

    Filas - Queue. São estruturas de dados do tipo FIFO (first-in first-out), onde o primeiro elemento a ser inserido, será o primeiro a ser retirado, ou seja, adiciona-se itens no fim e remove-se do início.

  • fila peps > primeiro que entra, primeiro que saí

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2503780
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que representa corretamente os diferentes elementos que compõem a arquitetura Von Neumann.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes:

     

    1 - Uma memória

    2 - Uma unidade aritmética e lógica (ALU)

    3 - Uma unidade central de processamento (CPU), composta por diversos registradores, e Uma Unidade de Controle (CU), cuja função é a mesma da tabela de controle da Máquina de Turing universal: buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_von_Neumann


ID
2503783
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere ao sistema de logs em um sistema operacional linux.

Alternativas
Comentários
  • syslog é o daemon padrão para registro de eventos em sistemas Unix e similares. A estrutura do seu arquivo de confi guração (syslog.conf) é bem simples e se resume basicamente a duas opções: recursos (Facilities, erroneamente traduzido como “facilidades” por alguns), que especificam a procedência da mensagem de log – ou seja, que tipo de mensagem de log queremos gravar (como, por exemplo, ocorrências em sistemas de email e autenticação) – e prioridades, que defi nem qual o nível de importância da mensagem a ser registrada e a “etiquetam” com prefi xos como alert, crit e emerg, entre outros. (veja o t) Essa estrutura simples funciona razoavelmente bem numa configuração padrão; porém, quando necessitamos de recursos como classificação mais abrangente dos eventos do sistema, tratamento avançado de rede, verificação de integridade das mensagens ou mesmo criptografia, o syslog começa a mostrar ineficiência para atender às exigências dos sistemas Unix atuais. O syslog-ng (syslog new generation) [1] surgiu para suprir essas defi ciências. Ele permite a adição de fi ltros entre as mensagens e a verifi cação de integridade, possui suporte a criptografia e pode ser utilizado em conjunto com programas como o ssh para autenticar ou criptografar mensagens de log que serão enviadas a hosts remotos. O programa foi originalmente escrito, e ainda é mantido, por Balazs Scheidler.

     

    http://www.linuxnewmedia.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM07_syslog.pdf

  • Quem não tem acesso:  - -> D

  • O syslog-ng (syslog new generation)

    Surgiu para suprir algumas deficiências do syslog. Ele permite a adição de filtros entre as mensagens e a verificação de integridade, possui suporte a criptografia e pode ser utilizado em conjunto com programas como o ssh para autenticar ou criptografar mensagens de log que serão enviadas a hosts remotos. O programa foi originalmente escrito, e ainda é mantido, por Balazs Scheidler.

    Fonte: http://www.linuxnewmedia.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM07_syslog.pdf

     

    Bons estudos!

  • Gabarito D

    O syslogd, escrito inicialmente por Eric Allman para *UNIX de kernel com poucos Kbytes, trabalhava com poucas mensagens de log. Os *UNIX modernos com kernels que podem variar de 400K a 16MB (Linux) passaram a produzir uma quantidade muito grande de logs, sem contar os programas (ssh, Postfix, SGBDS, etc), que produzem ainda mais log. Então o daemon do syslog foi divido em dois:

    Captura tanto as mensagens do kernel quanto as mensagens do sistema. 

    O syslogd dá suporte para logs remotos, por exemplo, você pode fazer todas as máquinas mandarem um log para uma máquina específica que analisa os logs de todas as máquinas de uma empresa. 

    Um dos problemas do syslog é a falta de padronização dos arquivos de log, então dependendo da distribuição do seu Linux, pode haver alguma diferença. 

    Geralmente os arquivos de logs estão no diretório /var/log. Vejamos alguns exemplos dos arquivos de log que podem ser abertos com um editor de texto. 

    Arquivos de log: 

    Nome

    Descrição

    messages

     Um dos principais arquivos de log do sistema (kernel/sistema)

    syslog

    Um dos principais arquivos de log (kernel)

    secure

    Uso do su, sudo, mudança de senhas pelo root, etc

    maillog

    Arquivo de log do servidor de email

    cron

    Log do cron

    O syslog também gera arquivos de contabilidade, que não podem ser abertos por editores de textos e sim por programas especiais (ex: "last" para o wtmp). 

    Fonte: Meus resumos.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O syslogd fornece um tipo de registro usado por muitos programas modernos. Toda mensagem registrada contém pelo menos uma hora e um campo de nome de host e normalmente um campo de nome de programa, mas isso depende do programa de log.

  • d-

    The syslogd daemon handles messages from servers and programs. syslogd provides a unified means of handling log files. It accepts log messsages delivered from servers and programs and directs them to the appropriate log files.

    https://linux.die.net/man/8/syslogd


ID
2503786
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que representa no shell de comando de um sistema operacional linux a instrução correta para criar um usuário do sistema.

Alternativas
Comentários
  • No Linux podemos criar o usuário de duas formas:

     

    useradd  ou  adduser: ambos comandos servem para gerenciamento de usuários e grupos

     

     

     

    Linux Guia do Administrador do Sistema - Rubem E. Ferreira 2ed


ID
2503789
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve corretamente a política de segurança da informação de acordo com as normas ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013 e ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013.

Alternativas
Comentários
  • Conjunto de regras gerais que direcionam a segurança da informação e são suportadas por normas e procedimentos. correta

  • Gabarito: Letra C

    A política de segurança da informação é o documento que orienta e estabelece as diretrizes organizacionais no que diz respeito à proteção de ativos de informação, devendo, portanto, ser aplicado a todas as esferas de uma instituição.

    A PSI, como é chamada, deve ser solidificada com base nas recomendações propostas pela norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2005 (reconhecida em todas as partes do mundo como um referencial à gestão da segurança da informação), bem como estar em sintonia com a legislação do país (Normas).

    Uma boa PSI deve conter regras e diretrizes que orientem os colaboradores, clientes e fornecedores (bem como a própria TI da organização) com relação aos padrões de comportamento ligados à segurança da informação, condições de instalações de equipamentos, restrições de acesso, mecanismos de proteção, monitoramento e controle, entre outros cuidados imprescindíveis aos processos de negócio.

    O objetivo é preservar as informações quanto à integridade, confidencialidade e disponibilidade.

    https://www.proof.com.br/blog/politica-de-seguranca-da-informacao/

  • ISO 27002:2013 -> melhores praticas seguranca da informacao


ID
2503792
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

De acordo com o ciclo de vida de um Servlet, considere as afirmações a seguir.


I → O servlet é inicializado chamando o método init.

II → O método doGET é o principal método de serviço de um servlet.

III → O método doPOST é executado a partir de um pedido normal para uma URL ou a partir de um formulário HTML que não tem nenhum método especificado.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I) correto

    II) errado: Os principais métodos de serviço de um servlet são doGet e doPost.

    III) errado: O doPost é executado a partir de um form HTML que possui como método um POST.

    Fonte: http://www.w3ii.com/servlets/servlets_life_cycle.html

     

    Gabarito: A


ID
2503795
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Suponha que o seguinte trecho de código em Python 3 seja executado com sucesso:


import urllib.request

site=urllib.request.urlopen("http://site.ufsm.br")


Considere as afirmações a seguir.

I → Os atributos site.code e o método site.getcode( ) apresentam o mesmo valor.

II → É possível visualizar o código-fonte ao executar str(site).

III → O método site.info( ) armazena metainformações da página acessada, como os cabeçalhos HTTP.

IV → Ao acessar o conteúdo armazenado em site.info( )['Date'] é possível identificar a data em que a requisição HTTP foi realizada pelo cliente.


Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • II: ERRADO. Não É possível visualizar o código-fonte ao executar str(site). Quando você executa o programa, a saída será site

    IV: ERRADO. Ao acessar o conteúdo armazenado em site.info( )['Date'] não é possível identificar a data em que a requisição HTTP foi realizada pelo cliente. As bibliotecas http do Python não suportam a verificação de data da última modificação, mas o httplib2 fazem.

  • como que o cidadão ia saber esses detalhes do urllib no dia da prova, considerando que há inúmeras outras bibliotecas no Python?


ID
2503801
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao endereçamento de redes de computadores, considere as afirmações a seguir.


I → O endereçamento de IPv6 é de 128 bits.

II → A fragmentação no IPv6 deixa de ser realizada pelos routers e passa a ser processada pelo hosts emissores.

III → O IPv6 utiliza broadcast para o envio de tráfego para todos os hosts da rede.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Confuso isto. Pelo que entendi o IPv6 faz broadcast sim! Apenas não tem o endereço de broadcast como no ipv4. '-'

    Alguém?

  • Boa noite @Algum Concurseiro, 

    Realmente esta é uma das mudanças do IPv6 em relação ao Ipv4. Inexiste o broadcast para toda a rede como há na V4. 

    Referência (em inglês): http://ipv6friday.org/blog/2011/12/ipv6-multicast/

    Abraço

     

  • De fato, pois não possue ARP.

  • I. C Endereço IPv4 = 32 bits, IPv6 = 128 bits.
    II. C. No IPv6 a fragmentação não ocorre mais nos roteadores intermediários.
    III. E. No IPv6 não há BROADCAST, apenas: UNICAST, ANYCAST e MULTICAST.
    GABARITO: C
     


ID
2503804
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao modelo ISO de gerência de redes de computadores, considere as afirmações a seguir.


I → O gerenciamento de falhas do framework FCAPS tem como objetivo reconhecer, isolar, corrigir e registrar falhas que ocorrem em uma rede.

II → O gerenciamento de segurança do framework FCAPS é responsável por definir a política de segurança da informação.

III → O gerenciamento de desempenho (Performance) do framework FCAPS é responsável somente pela medição e disponibilização das informações sobre os aspectos de desempenho dos serviços de rede.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    https://en.wikipedia.org/wiki/FCAPS

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Seção 28.1 COMUNICAÇÃO DE DADOS E REDES DE COMPUTADORES 4ª ED. FOROUZAN

  • O FCAPS serve de base por definir áreas funcionais da gerência de redes:

    Gerência de falhas: detecta, isola, notifica e corrige operações anormais no funcionamento dos recursos de rede;

    Gerência de configuração: responsável pelo registro, manutenção dos parâmetros de configuração dos serviços da rede e implementação de facilidades para atualização ou modificação dos recursos de rede, tais como versões de hardware e de software;

    Gerência de contabilização: registra o uso da rede por parte de seus usuários com objetivo de cobrança ou regulamentação, isto é, implementa facilidades para alocação dos recursos e definição de métricas para uso dos mesmos;

    Gerência de desempenho: responsável pela medição e disponibilização das informações de desempenho dos serviços de rede. Estes dados são usados para garantir que a rede opere em conformidade com a qualidade do serviço acordado com os seus usuários e para análise de tendência;

    Gerência de segurança: restringe o acesso à rede e impede o uso incorreto por parte de seus usuários, de forma intencional ou não, protegendo a operação dos recursos de rede.

  • Os comentários que aqui estão, no meu ponto de vista, não ajudam muito a saber porque o gabarito não é a letra C, ou seja, o erro da II.

    1. A alternativa não utiliza nenhum termo restitivo, assim como "somente" encontrado na III, então não seria um errro.

    2.Achei o seguinte trecho que me fez ficar com mais dúvidas:

    "Gerenciamento de Segurança:

    Outras tarefas comuns incluem a configuração e gerenciamento de firewalls de rede, sistemas de detecção de intrusão e políticas de segurança (tais como listas de acesso)"

    Mas é wiki...

    Fonte: https://pt.qwe.wiki/wiki/FCAPS

    3.Por fim, outro trecho:

    Para Ferreira e Araujo (2008), deve-se formar um comitê de segurança da informação, constituído por profissionais de diversos departamentos, como informática, jurídico, engenharia, infraestrutura, recursos humanos e outro que for necessário. O comitê será responsável por divulgar e estabelecer os procedimentos de segurança, se reunindo periodicamente, ou a qualquer momento conforme requerido pelas circunstancias, com o objetivo de manter a segurança em todas as áreas da organização. “Convêm que a  tenha um gestor que tenha responsabilidade de gestão aprovada para desenvolvimento, análise crítica e avaliação da política de segurança da informação”.( ISSO/IEC 27002:2005, 2005. P. 9)

    Fonte:https://www.profissionaisti.com.br/politica-de-seguranca-da-informacao-definicao-importancia-elaboracao-e-implementacao/

    Resumindo, eu particularmente não sei exatamente o ponto central que faz a questão estar errada.

    Esperando alguém mais comentar algo fiel ao gabarito.


ID
2503807
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Associe as funções lógicas do processador na coluna à esquerda aos seus componentes internos na coluna à direita:


(1) Função de controle

(2 ) Função de processamento


( ) Relógio

( ) Unidade de Controle

( ) Acumulador

( ) Registrador de Instrução

( ) UnidadeLógico-Aritmética


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     

  • Relógio: provê sincronização necessária para o ciclo BUSCA-DECODIFICA-EXECUTA; portanto é função de controle.

    Unidade de Controle: atua no ciclo de busca e decodificação; portanto é função de controle.

    Acumulador: atua no ciclo de execução e está contido na ULA; portanto é função de processamento.

    Registrador de Instrução: é a última etapa do ciclo de busca, a partir do momento que o opcode estiver no IR, o ciclo de execução inicia; além disso, o IR está contido na UC; portanto é função de controle.

    Unidade Lógico-Aritmética: realiza operações lógicas e aritméticas, atua no ciclo de execução; portanto é função de processamento.

    Lembrando:

     - Registradores da ULA: AC, MQ e MBR

     - Registradores da UC:  IBR, PC, IR, MAR

    Fonte: KUROSE, 8va edição, capítulo 2.1

  • Letra B

     

    Dê um pulo nessa fonte abaixo... vai ajudar a entender o comentário do Litovisk.

    http://www.ic.unicamp.br/~edson/disciplinas/mc404/2012-1s/anexos/programando_o_IAS.pdf


ID
2503810
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O conjunto de fios que conduzem sinais elétricos e que interligam diversos componentes do computador é conhecido como barramento do sistema, tipicamente dividido em barramento de dados, barramento de ______________e barramento de _____________.

Os registradores chamados de registrador de ______________ e registrador de __________ possuem ligação direta com este barramento.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • embre-se de que um barramento é um meio de transmissão de imformações ou sinais, distinguidos por suas funções. No caso dos sistemas baseados em microprocessador ao menos três barramentos são fornecidos:

    1. O Barramento de Dados (Data Bus) transmite dados entre as unidades. Portanto, um microprocessador de 8 bits requer um barramento de dados de 8 linhas para transmitir dados de 8 bits em paralelo. Semelhantemente, um microprocessador de 64 bits necessita de um barramento de dados de 64 linhas para transmitir dados de 64 bits em paralelo. Se o barramento de dados para um microprocessador de 64 bits fosse formado por 8 linhas, seriam necessárias oito transmissões sucessivas, tornando mais lento o sistema. O Barramento de Dados é bi-direcional, isto é, pode transmitir em ambas as direções.

    2. O Barramento de Endereço (Address Bus) é usado para selecionar a origem ou destino de sinais transmitidos num dos outros barramentos ou numa de suas linhas. Ele conduz endereços. Uma função típica do Barramento de Endereço é selecionar um registrador num dos dispositivos do sistema que é usado como a fonte ou o destino do dado. O Barramento de Endereço do nosso computador padrão tem 16 linhas e pode endereçar 216 (64 K) dispositivos (1K= 1024, ou 210 , no jargão de computação).

    3. O Barramento de Controle (Control Bus) sincroniza as atividades do sistema. Ele conduz o status e a informação de controle de/para o Microprocessador. Para um Barramento de Controle ser formado, ao menos 10 (geralmente são mais) linhas de controle são necessárias.
     

  • GABARITO (E).

    Barramento local: interconecta processador, cache e um controlador E/S local

    Barramento do Sistema: interconecta mem. principal à cache;

    Barramento de Expansão: interconecta o barramento de sistema à E/S rede, SCSI, modem, serial.

    Endereçamento Imediato – mais simples. O dado está dentro do campo operando da instrução;

    Endereçamento Direto – o valor contido no campo operando da instrução indica o endereço de memória onde se localiza o dado.

    Endereçamento Indireto – o valor contido no campo operando representa o endereço de uma célula que aponta para outro endereço de memória que contém o valor do dado.


ID
2503813
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Numa rede de comutação de pacotes, cada pacote é gerado em um sistema final e precisa passar por uma série de comutadores e enlaces até alcançar o seu destino. Ao longo desse caminho, o pacote sofre uma série de atrasos que possuem diferentes naturezas e impactam diretamente a comunicação entre sistemas finais.


Com relação à transmissão dos pacotes, considere as afirmativas a seguir.


I → O atraso de transmissão depende da tecnologia empregada no enlace e tipicamente varia bastante com a carga da rede.

II → As filas, dentro de um roteador, podem existir tanto para enlaces de entrada quanto para enlaces de saída.

III → O atraso de propagação é menor para enlaces sem fio, como é o caso das comunicações via satélite.

IV → O atraso de processamento varia de acordo com a capacidade computacional dos hospedeiros.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Atraso: 

     

    Atraso de Processamento:

    Tempo requerido para examinar o cabeçalho do pacote

    Tempo necessário para verificar erros em bits existentes no pacote

     

    Atraso de Fila:

    Tempo de espera do pacote para ser transmitido

    Dependerá da quantidade de outros pacotes que já tiverem na fina esperando

     

    Atraso de Transmisão:

    Atraso de armazenamento e reevio

    Quantidade de tempo requerida para empurrar (transmitir) todos os bits do pacote

     

    Atraso de Propagação:

    Tempo necessário para propagar o bit desde o inicio do enlace até o destino.

    Velocidade de propagação depende do meio físico do enlace.

    Função da distância entre dois roteadores.

     

    Atraso nodal total:

    Soma de todos os atrasos.

     

    Fonte: Kurose, Redes de Computadores e a Internet.

     

  • III - O atraso de propagação é menor para enlaces sem fio, como é o caso das comunicações via satélite.

     

    Em um ambiente satélite, o peso maior é atribuído ao retardo causado

    pela propagação. Em conexões que utilizam enlaces de satélites GEO, o retardo de

    subida e descida é tipicamente na ordem de 250 ms. Este alto retardo é prejudicial...

  • Resposta: A


ID
2503819
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação às técnicas de criptografia utilizadas na internet para garantia da confidencialidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C: Chave de sessão é uma chave secreta de algoritmo de criptografia simétrica, compartilhada por meio de criptografia de chaves assimé­tricas. 

  • a) Hash garante a INTEGRIDADE.

    b) Algoritmos de criptografia de chaves assimé­tricas não são utilizados devido a sua grande complexidade. 

    c) Chave de sessão é uma chave secreta de algoritmo de criptografia simétrica, compartilhada por meio de criptografia de chaves assimé­tricas. 

    d)  RSA é ASSIMÉTRICO

    e) O tamanho das chaves secretas não possui relação com a segurança da informação. 

  • Fiquei confuso com a letra A. Sei que o hash é util para testar a integridade, mas o hash não é pode ser usado para assinatura digital também? Alguém sabe?

    "A assinatura digital consiste então no uso da função de hash junto ao documento a ser transmitido e na aplicação do esquema de chaves. No processo de conferência, deve-se calcular o hash e efetuar a decifragem com a chave pública do emissor. Se houver alterações na informação, por menores que sejam, essas mudanças farão o hash ser diferente. Daí as partes envolvidas saberão que o documento pode, por exemplo, ter sido adulterado."https://www.infowester.com/assincertdigital.php

  • Vamos la!

    A Cespe entende que um hash, que é resultante de uma função de resumo, pode ser utilizado para gerar assinaturas digitais.

    Assinatura digital = Hash + Par de Chaves(pública e privada)
    A Chave privada é usada por remetentes para assinar um documento
    A Chave pública é usada pelo destinatário para confirmar a autenticidade da assinatura com a chave privada
     

  • Questão nula. A maioria das implementações de assinatura digital usam hash para verificar se a mensagem não foi alterada. Na prática, o que é assinado é o hash da mensagem.


ID
2503822
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A International Organization for Standardization (ISO) criou um modelo de gerenciamento de rede útil, especialmente para estruturar as áreas do gerenciamento de redes.


Associe as áreas do gerenciamento de redes na coluna à esquerda às afirmativas destacadas na coluna à direita. 


(1) Gerenciamento de Falhas 

(2) Gerenciamento de Configuração 

(3) Gerenciamento de Contabilização

(4) Gerenciamento de Desempenho

(5) Gerenciamento de Segurança 


( ) Permite que o administrador da rede especifique, registre e controle o acesso de usuários aos recursos da rede.

( ) Permite que o administrador saiba quais dispositivos fazem parte da rede administrada e quais as suas configurações de hardware e software.

(  ) Tem o objetivo de medir, quantificar, analisar e controlar o desempenho de componentes da rede. 

( ) Tem o objetivo de controlar o acesso aos recursos da rede de acordo com alguma política estabelecida, além de disponibilizar uma central de distribuição de chaves. 


A sequência correta é 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Matei essa apenas com o Gerenciamento de Segurança, já que era a única alternativa que tinha o número 5 na posição.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O FCAPS serve de base por definir áreas funcionais da gerência de redes:

    Gerência de falhas: detecta, isola, notifica e corrige operações anormais no funcionamento dos recursos de rede;

    Gerência de configuração: responsável pelo registro, manutenção dos parâmetros de configuração dos serviços da rede e implementação de facilidades para atualização ou modificação dos recursos de rede, tais como versões de hardware e de software;

    Gerência de contabilização: registra o uso da rede por parte de seus usuários com objetivo de cobrança ou regulamentação, isto é, implementa facilidades para alocação dos recursos e definição de métricas para uso dos mesmos;

    Gerência de desempenho: responsável pela medição e disponibilização das informações de desempenho dos serviços de rede. Estes dados são usados para garantir que a rede opere em conformidade com a qualidade do serviço acordado com os seus usuários e para análise de tendência;

    Gerência de segurança: restringe o acesso à rede e impede o uso incorreto por parte de seus usuários, de forma intencional ou não, protegendo a operação dos recursos de rede.


ID
2503828
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre boas práticas em Orientação a Objetos, considerando o uso da linguagem Java, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra b correta.

    Fonte: http://blog.caelum.com.br/como-nao-aprender-orientacao-a-objetos-heranca/

  • A) Errada. referenciar objetos pela sua interface diminui (não favorece) o acoplamento.

    B) As subclasses têm que conhecer detalhes da superclasse para implementar seus métodos, com isso prejudica-se o encapsulamento.


ID
2503834
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Associe os escopos para objetos existentes na programação Web com Java/Servlets, na coluna à esquerda, às afirmativas na coluna à direita.


(1) Page/JSP

(2) Request

(3) Session

(4) Application


( ) Utilizado para referenciar serviços da aplicação.

( ) Objetos referenciados neste escopo possuem o menor ciclo de vida.

( ) Utilizado para referenciar objetos relacionados a uma instância de cliente remoto, persistindo-os por várias requisições. 


A sequência correta é 

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • Letra A.

    Application: Utilizado para referenciar serviços da aplicação.

    Page/JSP: Objetos referenciados neste escopo possuem o menor ciclo de vida.

    Session: Utilizado para referenciar objetos relacionados a uma instância de cliente remoto, persistindo-os por várias requisições.


ID
2503840
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Segundo a norma de cabeamento estruturado NBR 14565/2013, em um subsistema de cabeamento horizontal, a distância máxima no interior da sala de comunicações para o cordão de equipamento e entre o distribuidor de piso e o Patch Cord é de ___m. Já a distância entre o distribuidor de piso e a tomada de telecomunicações da área de trabalho não pode exceder___m. Por fim, o comprimento máximo do cordão flexível do usuário é de___m.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Mateis essa pela soma que não pode ser mais 100 metros letra (A)


ID
2503846
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O prompt de comando (cmd.exe) é uma das ferramentas mais úteis para a administração de sistemas Windows, o qual pode ser iniciado pressionando a tecla Windows e digitando "cmd".


Associe os comandos do prompt na coluna à esquerda às ações executadas na coluna à direita. 


(1) attrib

(2 ) ipconfig

(3) tree

(4) convert

(5) arp


( ) Converte volume FAT em NTFS.

( ) Exibe graficamente a estrutura de diretórios de uma unidade ou caminho.

( ) Exibe ou altera atributos de arquivos.

( ) Exibe ou modifica as tabelas de conversão de endereços IP para endereços físicos. 


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • (4) Converte volume FAT em NTFS.[convert]

    (3) Exibe graficamente a estrutura de diretórios de uma unidade ou caminho. [tree] (sabendo apenas esse item, ganhava a questão)

    (1) Exibe ou altera atributos de arquivos.[attrib]

    (5) Exibe ou modifica as tabelas de conversão de endereços IP para endereços físicos.[arp]

     

    [Gab. A]

     

    bons estudos


ID
2503849
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Um dos conceitos muito úteis na ciência da computação é a estrutura de dados chamada pilha. Uma pilha é um conjunto________ de itens, no qual novos itens podem ser inseridos no(a) ________ e itens podem ser retirados do(a)________ da pilha, por meio das operações________ e _________, respectivamente.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Pilha

    LIFO

    Operações: POP e PUSH

    Ordenada

    Inserções e as remoções relizadas em um extremo

    Os algoritmos levam em considerações as hipóteses de overflow e underflow

    Apenas um ponteiro precisa ser considerado "ponteiro topo" pois as inserções e remoções são executadas na mesma extremidade.,

    A pilha vazia tem topo nulo

     

    Letra c

  • Uma pilha NÃO é um conjunto ordenado (tanto faz ela ser ou não). É um conjunto sequêncial!

  • Força Guerreiro!!!!!!