Com base nas considerações e no excerto acima, diz-se que Sócrates buscava principalmente
Com base nas considerações e no excerto acima, diz-se que Sócrates buscava principalmente
Assinale a alternativa que apresenta os dois pontos de vista sobre a educação que são
deduzidos da alegoria da caverna.
Considerando-se o excerto acima, diz-se que, para Aristóteles, a felicidade é
Considerando-se a definição de silogismo, assinale a alternativa que indica sua
interpretação correta.
Alguns filósofos podem ser considerados realistas e outros nominalistas, conforme o posicionamento de cada um.
Guilherme de Champeaux (1070 – 1121 d. C.) foi um filósofo e teólogo francês, professor na escola da catedral de Notre Dame, em Paris. Champeaux afirmava que “o universal é não somente real, mas também essencialmente idêntico na diversidade das coisas de que é atributo.”
A posição de Champeaux, em relação aos universais, é classificada como
Segundo Kant, o princípio supremo da doutrina dos costumes é: “aja segundo uma máxima
que possa valer ao mesmo tempo como lei universal – cada máxima que não se qualifica a isso é
contrária à moral”.
“Deveis saber, portanto, que existem duas formas de se combater: uma, pelas leis, outra,
pela força. A primeira é própria do homem; a segunda, dos animais. Como, porém, muitas vezes a
primeira não é suficiente, é preciso recorrer à segunda. [...] um príncipe obrigado a bem servir-se
da natureza dos animais deve dela tirar as qualidades da raposa e do leão, pois este não tem defesa
alguma contra laços, e a raposa, contra os lobos. Precisa, pois, ser raposa para conhecer os laços
e leão para aterrorizar os lobos. Os que se fizeram unicamente leões não serão bem sucedidos”.
[...] a palavra “bom”, de antemão, não se prende necessariamente a ações “não-egoístas”;
como é a superstição daqueles genealogistas da moral. Em vez disso, somente com um declínio
de juízos de valor aristocráticos acontece que essa oposição “egoísta” – “não-egoísta” se imponha
mais e mais à consciência humana – é, para me servir de minha linguagem, o instinto de rebanho
que, com ela, afinal, toma a palavra (e também as palavras).
“Quase toda a soma de nosso conhecimento, que de fato se deva julgar como verdadeiro e
sólido conhecimento, consta de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós
mesmos. Como, porém, se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual deles
precede ao outro, e ao outro origina. [...] Por outro lado, é notório que o homem jamais chegue ao
puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado a face de Deus, e da visão dele
desça a examinar-se a si próprio [...].
A butcher said that people are very skeptical and nervous about manufactured products as it is, and
scientists agree that public acceptance is key to the success of this product.
Em uma reunião para comemorar o ano novo, 13 familiares estavam reunidos em um salão
de festas e cada um levou um presente embalado com apenas uma cor, sendo que 3 presentes
estavam embalados na cor branca, 4 na cor cinza, 4 na cor amarela e 2 na cor verde. Dois membros
dessa família fizeram as seguintes afirmações independentes.
Membro I. Se eu trocar a cor da embalagem do meu presente por uma nova embalagem na
cor verde, então a moda passará a ser somente presentes embalados de cinza.
Membro II. Se mais uma pessoa chegar à nossa reunião e trouxer um presente embalado da
mesma cor que a do meu presente, então a embalagem cinza deixará de ser
moda.
Baseando-se nas informações apresentadas, é correto afirmar que
Se as funções reais f e g são definidas por f(x) = sen(x) e g(x) = x + π/4 , então a função composta (f ∘ g) tem sua expressão (f ∘ g)(x) igual a