SóProvas



Questões de Protistas e algas


ID
259861
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual a opção abaixo que contém apenas doenças transmitidas por vetores relacionados com a água?

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA LETRA A

    errei essa questão, marquei a letra b, porque todas as alternativam derivam a agua, ma higiene. E a resposta certa não transmite apenas favorecem a proliferação da doença; Considero a pergunta mal formulada.
  • A questão pede doenças cujos VETORES são relacionados à água.
    VETOR BIOLÓGICO: vetor no qual se passa, obrigatoriamente, uma fase do desenvolvimento de determinado agente etiológico. Erradicando-se o vetor biológico, desaparece a doença que transmite. VETOR MECÂNICO: vetor acidental que constitui somente uma das modalidades da transmissão de um agente etiológico. Sua erradicação retira apenas um dos componentes da transmissão da doença.

    A letra A é a única que onde todas as doenças são transmitidas por vetores relacionados à água. No caso, mosquitos

    a) Malária, dengue e febre amarela. (CORRETA)
    Malária: Vetor - Mosquito pertencente à ordem dos dípteros, família Culicidae, gênero Anopheles.
    Dengue - Vetores - mosquitos do gênero Aedes febre amarela: vetores - O mosquito da espécie Aedes aegypti e mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethe   b) Cólera, hepatite A e leptospirose. (ERRADA)
    Cólera: Modo de transmissão - Ocorre principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes ou vômitos de doente ou portador. hepatite A: Modo de transmissão - Tem seu mecanismo de transmissão ligado a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.
    leptospirose: Modo de transmissão - Exposição direta ou indireta à urina de animais infectados.
    c) Giardíase, dengue e hepatite B. (ERRADA)
    Giardíase: Modo de transmissão - Transferência dos cistos através de mãos sujas de fezes para a boca e indiretamente pela ingestão de alimentos ou água contaminados. hepatite B: Modo de transmissão - Possui diversos mecanismos de transmissão, como o parenteral, sexual, compartilhamento de objetos contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de manicure), utensílios para colocação de piercing e confecção de tatuagens e outros instrumentos usados para uso de drogas injetáveis e inaláveis. Há também o risco de transmissão através de acidentes perfurocortantes, procedimentos cirúrgicos e odontológicos e hemodiálises sem as adequadas normas de biossegurança.   d) Amebíase, hepatite A e malária. (ERRADA)
    Amebíase: Modo de transmissão - ingestão de alimentos ou água contaminada com matéria fecal contaminada com os cistos da Entamoeba.   e) Cólera, amebíase e febre amarela. (ERRADA)

    fontes: 
    Guia de Vigilância Epidemiológica (no site no ministério da saúde)
    http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?20
    http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?216
     
  • A questão pede a identificação de doenças que são transmitidas por vetores, assim já eliminamos alternativas que contenham doenças que não são transmitidas por vetores, como a cólera (bactéria), amebíase e giardíase (protozoário), hepatite A e B (vírus). A malária é transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles (vetor), a dengue é causada por pelo vírus e seu vetor é a fêmea do mosquito Aedes aegypti (vetor) e a febre amarela que tem como vetor também o Aedes aegypti ou mosquitos Haemagogus (forma silvestre). Todos esses vetores estão relacionados com a água, sendo parte do seu desenvolvimento no meio aquático.


    Letra A correta.


  • achei que o mosquito da febre amarela se reproduzia em matéria orgânica, pelo que sei, é!

  • GABARITO A


    Malária, dengue e febre amarela.

  • a) Malária, dengue e febre amarela.

     

     

    Vetores (são os animais que transmitem algumas doenças, pernilongos, pulgas, mosquitos,ratos...) relacionados com a água:

     

     

    Malária - doença causada por um parasita Plasmodium, transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles (vetor).

    Dengue - doença causada pelo vírus, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (vetor).

    Febre amarela - doença causada pelo vírus, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypt ou mosquitos Haemagogus (vetores).

     

     

    A água é o lugar ideal para a proliferação de insetos (vetores) que transportam e transmitem microrganismos patogênicos por meio de picadas.

     

     

    Cólera (bactéria), Amebíase e Giardíase (protozoários), Hepatite A e B (vírus).


ID
476482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Amazônia costuma estar muito bem retratada nos livros didáticos. Considerando sua importância e a publicidade alcançada nos meios de comunicação que, por sua vez, acarreta debate a seu respeito em sala de aula, julgue os itens subseqüentes.

A malária, doença muito comum na floresta amazônica, é causada pelo plasmódio, integrante do reino Protista.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium vivax, P. falciparum, P. malariae. Tem como (agente) vetor fêmeas de alguns mosquitos do gênero Anopheles. Existe a possibilidade (é raro) de contagio através da transfusão de sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, seringas infectadas e da mãe para o feto, na gravidez.


ID
650365
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Foi relatado, no primeiro semestre de 2010, um surto de toxoplasmose em Natal -RN. Esta zoonose, que, por acometer animais de “sangue quente”, também pode atingir os seres humanos, tem como agente etiológico o parasito Toxoplasma gondii . De uma maneira geral, a infecção é assintomática; mas seus sintomas, quando estão presentes, geralmente são transitórios e inespecíficos. A ocorrência da toxoplasmose sob a forma de surto é rara. Nessa condição, a transmissão do toxoplasma geralmente ocorre

Alternativas
Comentários
  • A infecção pelo Toxoplasma é muito comum no homem, nos animais domésticos e silvestres. A toxoplasmose pode ser transmitida de forma adquirida ou congênita, sobressaindo 3 formas de contágio: pela ingestão de carne crua ou mal cozida de animais parasitados contendo cistos teciduais, especialmente do porco, do boi e do carneiro; pela ingestão de oocistos contaminantes na água e alimentos, provenientes do solo, lixo e de qualquer local onde os felinos, principalmente gatos defecam, ou por transmissão direta, afetando sobretudo as crianças pelo manuseio da terra e areia, em suas brincadeiras, e pela transplacentária do protozoário, acontecendo quando as mulheres se infectam entre a concepção e o sexto mês de gestação.


ID
651472
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere uma espécie de protozoário que tem forma arredondada, quando está no interior de células hospedeiras, e forma alongada quando está fora de células.

As alterações morfológicas observadas nas várias etapas do ciclo de vida dessa espécie podem ser expl icadas pela

Alternativas
Comentários
  • As diferentes formas observadas no ciclo de vida de um protozoário parasita, como o Trypanosoma cruzi, por exemplo, são ocasionadas pelas diferenças na expressão gênica do organismo. Com a expressão gênica diferencial, proteínas distintas são sintetizadas em cada fase, proporcionando alterações morfológicas desiguais.



    Letra D correta.



ID
654772
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ações para prevenção de doenças humanas como a poliomielite, a febre tifóide e a giardíase requerem conhecimentos sobre as relações entre o agente causador, o hospedeiro e o meio ambiente.

No que concerne ao modo de transmissão e às medidas preventivas comuns a essas três doenças, é correto afirmar que todas elas são

Alternativas
Comentários
  • poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas.[1] Causa paralisia e deformações no corpo. Está sendo erradicada em todo mundo com graças a campanhas de vacinação. Poliós (πολι?ς) significa cinza, myelós (µυελ?ς) se refere à espinal medula e o sufixo -ite é usado para inflamações.

    febre tifoide (pré-AO 1990: tifóide) é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Salmonella typhi. Trata-se de uma forma de salmonelose restrita aos seres humanos e caracterizada por sintomas sistêmicos proeminentes, sendo endêmica em países subdesenvolvidos.A febre tifóide é uma doença distinta e não relacionada com o Tifo. É transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminada, o mais comum, ou então pelo contato direto com os portadores, através de um beijo por exemplo. Seja qual for a origem a única porta para a sua entrada é a via digestiva.
    Giardíase ou giardiose é a doença provocada pela infecção do intestino delgado pelo protozoário Giardia lamblia, popularmente conhecido como giárdia. A giardíase costuma ser assintomática, mas pode causar diarreia e má absorção intestinal de gorduras. A giardíase está presente em praticamente todo o mundo, mas afeta principalmente crianças em populações de baixo nível econômico e em regiões de clima tropical ou subtropical.A giardíase é causada principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes contendo pelo menos 10 a 100 cistos de Giardia lamblia. A exposição deste protozoário ao suco gástrico ocasiona a transformação dos cistos em trofozoítas, que aderem à parede do intestino delgado (daí os nomes alternativos Giardia intestinalis e Giardia duodenalis). Cerca de 9 dias (de 6 a 15) após a infecção, a pessoa começa a eliminar cistos pelas fezes, que podem então contaminar outras pessoas.

    Discute-se ainda a importância da transmissão por contato próximo entre duas pessoas (por exemplo, em creches), ou com animais domésticos, ou ainda através de relações sexuais anais.

    O cisto da Giardia lamblia pode durar até 2 meses fora de um organismo, e pode ser encontrado sob a unha de algumas pessoas.

    [editar]

ID
668242
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2009, comemoram-se cem anos da descoberta da doença de Chagas, ocorrida em Lassance/MG.

Hoje, em decorrência da adoção de uma série de medidas, essa doença está controlada no Brasil.

É CORRETO afrmar que, nessa série de medidas adotadas, NÃO se inclui

Alternativas
Comentários
  • Não tem como fazer a captura sistemática do Trypanosoma cruzi pq ele é microscópico, mas da para fazer a captura sistemática do vetor (barbeiro)


ID
673018
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se ingerirem alimentos contaminados por fezes de gatos portadores do Toxoplasma gondii, as mulheres grávidas podem transmitir esse agente ao flho.

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que a toxoplasmose assim transmitida se inclui no grupo das doenças

Alternativas
Comentários
  • É muito mas muito raro a Taxoplasmose ser transmitida de mãe para filho durante a gravidez


ID
673945
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As algas microscópicas que flutuam nas camadas superiores da águas dos lagos e mares, fazem parte da comunidade aquática denominada plâncton. Essas algas constituem o plâncton fotossintetizante ou fitoplâncton. A vida nos mares depende das algas do fitoplâncton, constituído principalmente por:

Alternativas

ID
687061
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária continua sendo um dos principais problemas de saúde pública do mundo, ceifando cerca de 2 milhões de vidas anualmente. O sintoma clássico da doença são as febres periódicas. Considerando o ciclo de vida do parasita no homem, em que forma infecciosa e por que iniciam-se os sintomas clássicos de febres periódicas?

Alternativas
Comentários
  • Ao entrar em contato com o protozoário causador da malária, através da picada do mosquito Anopheles, o indivíduo irá desenvolver a doença. Uma vez no sangue, a forma infectante humana (esporozoítos) chega até o fígado e lá se reproduz assexuadamente liberando diversos merozoítos. Os merozoítos por sua vez, invadem as hemácias e continuam se reproduzindo assexuadamente até o rompimento dessa célula. Quando isso acontece, também são liberados resíduos tóxicos que provocam a febre característica da doença.


    Letra B correta.



ID
688267
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Identifique a proposição correta que trata da seqüência de enfermidades causadas por fungos, protozoários, bactérias e vírus, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • A candidíase e zigomicose são doenças causadas por fungos (Candida albicans e fungos da classe zigomicetos, respectivamente). Na ordem pedida, a doença causada por protozoário é a toxoplasmose (Toxoplasma gondii), ou doença do gato, transmitida através da ingestão de cistos do parasita presente nas fezes de gatos contaminados. A coqueluche é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis, adquirida através da inalação e gotículas de saliva, espirros ou tosse de pessoas contaminadas. E por último, uma infecção causada por vírus, a varíola, que se caracteriza por feridas grandes e numerosas na pele. É transmitida também por gotículas de saliva de pessoas contaminadas e uso de mesmos talheres e copos, além do contato com secreções das lesões na pele.


    Letra D correta.



ID
720313
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A toxoplasmose é uma doença provocada pela ingestão de cistos (oocistos) do Toxoplasma gondii (presentes nas fezes dos gatos), em carnes cruas ou mal cozidas.

A respeito disso, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Toxoplasma gondii é parasito in-

    tracelular obrigatório, do filo Api-

    complexa e classe Sporozoea

    família Sarcocystidae.


ID
793066
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária é uma doença de conhecimento médico. É popular desde épocas remotas, ocorrendo em áreas da Europa, Ásia, África, Oceania, e Américas. No final do século XX, a OMS estimou a ocorrência de cerca de 300 milhões de pessoas infectadas no mundo todo, com mais de um milhão de óbitos anuais, principalmente em crianças. (NEVES, 2006, p. 414).

Com base nos conhecimentos sobre a malária, que é considerada uma grave parasitose humana, marque com V as alternativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Os parasitos responsáveis por essa doença, que também é chamada vulgarmente de febre amarela, são bactérias pertencentes à família Plasmodiidae.

( ) A transmissão ocorre pela picada de fêmeas de mosquitos que pertencem ao gênero Aedes, os quais se infectam em uma única fonte de infecção conhecida, os pacientes infectados.

( ) A profilaxia da malária, teoricamente, seria eficaz se atingisse os três elos fundamentais da cadeia de transmissão a saber, seriam: tratar os doentes, proteger as pessoas sadias e combater o transmissor.

( ) Na malária, não ocorrem casos mais graves. No geral, caracteriza-se por sintomas, como dores de cabeça, fadiga, febre e náuseas que podem durar vários dias.

( ) A vacina contra a malária é um ideal que tem sido buscado e pesquisado há mais de 20 anos, sem, contudo, ter sido possível alcançar uma imunização eficiente e duradoura.

A alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    (F) Maéria é uma doença e febre amarela é outra.
    (F) O mosquito fêmea do gênero Anopheles é vetor.
    (V)
    (F) Quando crônica, o fígado e baço aumentam de tamanho e ocorre liberação de sangue em vômito e fezes.
    (V)
  • malaria - protozoarios



ID
819535
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre a malária:

I. No Brasil, os casos humanos estão associadas a três espécies do agente etiológico: Plasmodium vivax , Plasmodium falciparum e Plasmodium malarie .

II. Os principais vetores da doença são os mosquitos do gênero Anopheles.

III. As formas infectantes do parasita, encontradas nas glândulas salivares do mosquito vetor, são os trofozoítas.

IV. As formas evolutivas do parasita que invadem as células sanguíneas são os criptozoítas.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • resposta correta letra B.
  • Item letra B.

    I - Correto.
    II - Correto.
    III - Errado. As formas presentes são os esporozoítas.
    IV - Errado. As formas são os trofozoítas.

  • A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, sendo as três espécies presentes no Brasil: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum e Plasmodium malarie, item I verdadeiro. Esse protozoário é transmitido através da picada da fêmea dos mosquitos do gênero Anopheles, item II verdadeiro. No mosquito ocorre a reprodução sexuada do protozoário, originando vários esporozoítos, a forma infectante para o homem, item III falso. No homem, por reprodução assexuada, o protozoário se transforma em merozoítos, formas que invadem as hemácias e então passam a ser chamados de trofozoítos, item IV falso.


    Letra B correta.


  • Esta resposta está errada. Mosquitos do gênero Anopheles não são os "principais vetores", são os ÚNICOS VETORES da malária.

  • A IV está incorreta pois os criptozoitas estão presentes somente em sua primeira forma evolutiva no ciclo hepático.

    Não havendo relatos bibliográficos no ciclo eritrocitário.

    A III está incorreta pois trofozoítos estão no meio do seu ciclo evolutivo cujo ja houve a invasão celular pra dentro da hemácia, sendo que os merozoítos são as formas infectantes de invasão as hemácias.

    A I está correta pois todas estas espécies do Plasmodium estão presentes no Brasil e melhor ainda por não ter citado o P. ovale, cujo é somente encontrado na África.

    A II está correta, apesar do erro verbal pois o mosquito Anopheles é o ÚNICO vetor.


ID
819550
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Entamoeba histolytica é um organismo que, no homem, pode provocar diarreia grave com sangue e muco. A infecção por esse microrganismo constitui um grave problema de saúde no mundo. Analise as afirmativas sobre a Entamoeba histolytica e sua infecção:

I. É considerado um protozoário heteroxênico.

II. É um microrganismo que possui somente uma forma: cistos.

III. A infecção ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com os cistos desses parasitos.
Assim, podemos considerar como correta(s), a(s) afirmativa(s) :

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    I -
    Errado. Entamoeba é monoxênica, ou seja, completa seu ciclo dentro de um só hospedeiro.
    II - Errado. As formas de cistos são as que contaminam o homem. Mas existe a forma trofozoíta, que predomina dentro do hospedeiro.
    III - Correta. 
  • Entamoeba histolytica é um organismo monoxênico, ou seja, completa todo o seu ciclo em apenas um hospedeiro. O homem pode se contaminar ingerindo água contaminada ou consumir alimentos contaminados com cistos que quando atinge o intestino delgado, completa seu ciclo. Portanto, a única opção correta é a que trata a forma de se contaminar e adquirir a doença. Alternativa correta (D).

ID
888460
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em determinada região do nosso país, o sistema de saúde verificou um crescente número de mortes por problemas cardíacos, sobretudo em pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos. Tais mortes não estavam relacionadas a históricos de sobrepeso ou hipertensão. Investigado o problema, verificou-se que há décadas a população não contava com condições adequadas de moradia. Muitas das casas eram de pau a pique e estavam infestadas de insetos. Segundo os sanitaristas, as mortes deviam-se a uma parasitose endêmica na região.

Pode-se afirmar que, mais provavelmente, a parasitose em questão é causada por organismos da espécie

Alternativas
Comentários
  • Há pessoas infectadas em todas as regiões do Brasil, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Nessas regiões são encontrados os protozoários flagelados que são responsáveis pela Doença de Chagas, o Trypanosoma cruzi.Tais protozoários têm como hospedeiro intermediário o hemíptero, o inseto conhecido como barbeiro. O Homem se contamina quando o barbeiro pica e elimina através de suas fezes os tripomatigotas metacíclicos, que caem na corrente sanguínea quando o homem entra em contato com alguma mucosa ou simplesmente quando coça o orifício e favorece a entrada.



    Alternativa correta (B).
  • A doença em questão é a Doença de Chagas causada pela fezes do barbeiro contaminado com  protozoario Trypanosoma cruzi. 

  • Só complementando:

    O vetor, conhecido popularmente como barbeiro, é um hemíptero (percevejo). E uma das espécies de barbeiro mais importante é a Triatoma infestans.


ID
899794
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.
SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista o potencial das algas de metabolizar compostos nitrogenados, a técnica do cultivo integrado com animais é favorável à manutenção de um ambiente mais equilibrado. Afinal, os animais liberam excretas ricas em resíduos nitrogenados, que poderiam ser usados pelas algas. De acordo com a técnica, esses organismos autotróficos absorveriam os compostos ricos em nitrogênio e, incorporados em seu metabolismo, na síntese de compostos orgânicos (processo de fotossíntese), liberariam oxigênio para o meio. Letra D correta.
  • As algas absorvem os compostos nitrogenados excretados pelos animais para a produção de sua matéria orgânica e durante o processo de fotossíntese libera oxigênio, para o meio ambiente.

    RESPOSTA: D

  • As excretas nitrogenadas dos animais podem ser absorvidas pelas algas, e então utilizadas para formar compostos usados no processo de fotossíntese, liberando O para a atmosfera.

    -Descomplica

  • Letra D

    As algas meio que comem os resíduos nitrogenados e fazem um processo para liberar oxigênio.

    Sabendo isso, mata a questao.

  • Tendo em vista o potencial das algas de metabolizar compostos nitrogenados, a técnica do cultivo integrado com animais é favorável à manutenção de um ambiente mais equilibrado. Afinal, os animais liberam excretas ricas em resíduos nitrogenados, que poderiam ser usados pelas algas. De acordo com a técnica, esses organismos autotróficos absorveriam os compostos ricos em nitrogênio e, incorporados em seu metabolismo, na síntese de compostos orgânicos (processo de fotossíntese), liberariam oxigênio para o meio. Letra D correta.


ID
948613
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças.

Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é

Alternativas
Comentários
  • A questão exige que o aluno tenha conhecimentos sobre a transmissão e hospedeiros do parasita, assim como aspectos sócio-ambientais que potencializam o contato do vetor com o ser humano. A letra A pode ser eliminada, uma vez que a transmissão se dá via contato das fezes do barbeiro com a ferida aberta pela picada. Já na letra B, não existe ligação entre o uso de adubos químicos na agricultura com o ciclo reprodutivo do barbeiro. A letra C está incorreta, pois a proliferação sexuada do protozoário ocorre dentro do hospedeiro invertebrado. A letra D é eliminada porque os predadores naturais do barbeiro são normalmente outros insetos, aranhas ou algumas aves, que se alimentam do indivíduo adulto, sendo uma fonte de infecção.  Além disso, existe um grupo específico de insetos que podem parasitar os ovos do barbeiro. Na letra E, temos a opção correta, já que a migração dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta causa a migração deste também, possibilitando o convívio com o ser humano, que se torna também uma fonte de alimentação.
  • Gabarito Letra E

    Não me lembro quais, mas o barbeiro alimenta do sangue de animais silvestres que são resistentes a ele , porém, o homem contamina-se após ser picado, e as fezes do barbeiro penetrarem no orifício deixado pela picada. 

  • Letra E

    Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos.

  • A questão exige que o aluno tenha conhecimentos sobre a transmissão e hospedeiros do parasita, assim como aspectos sócio-ambientais que potencializam o contato do vetor com o ser humano. A letra A pode ser eliminada, uma vez que a transmissão se dá via contato das fezes do barbeiro com a ferida aberta pela picada. Já na letra B, não existe ligação entre o uso de adubos químicos na agricultura com o ciclo reprodutivo do barbeiro. A letra C está incorreta, pois a proliferação sexuada do protozoário ocorre dentro do hospedeiro invertebrado. A letra D é eliminada porque os predadores naturais do barbeiro são normalmente outros insetos, aranhas ou algumas aves, que se alimentam do indivíduo adulto, sendo uma fonte de infecção. Além disso, existe um grupo específico de insetos que podem parasitar os ovos do barbeiro. Na letra E, temos a opção correta, já que a migração dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta causa a migração deste também, possibilitando o convívio com o ser humano, que se torna também uma fonte de alimentação.

  • não fez sentido nenhuma das alternativas

ID
1103959
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Espacial Americana, descobriram sob geleiras do Mar Ártico o que pode ser a maior concentração de microalgas do planeta. O excesso de fitoplâncton nesse local torna o mar verde, e chega a ser quatro vezes mais abundante em comparação com o mar azul. Acredita-se que devido ao degelo na região, a camada de gelo superficial tem se tornado cada vez mais fina, permitindo a passagem da luz solar, essencial para a sobrevivência e reprodução desses seres vivos.

Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a- As microalgas que compõem o fitoplâncton dão pequena contribuição na liberação de oxigênio na água e na atmosfera. (ERRADO) São de grande contribuição

    b- CERTO

    c- As microalgas são organismos tipicamente heterótrofos e procariontes.(ERRADO). São organismo fotossintetizantes , assim produz seu próprio alimento

    d- A luz solar que atravessa a camada de gelo é captada por leucoplastos para a realização da fotossíntese.(ERRADO). O ESTIGMA tem por função a fotossensibilidade.

    e- Diferentemente das microalgas, gimnospermas e angiospermas não são organismos autótrofos.(ERRADO). As fanerógamas são autotróficas fotossintetizantes , produtoras do próprio alimento.

    LETRA B

    APMBB


ID
1119787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às infecções parasitárias, julgue o item seguinte.

Entamoeba histolytica, protozoário responsável pela amebíase, causa diarreia grave e é transmitida por meio da ingestão de cistos presentes na água ou alimentos contaminados.

Alternativas
Comentários
  • A amebíase é uma infecção parasitária que acomete o intestino. Ela é bastante comum em áreas do mundo onde o saneamento básico é deficiente, permitindo que alimentos e água sejam expostos à contaminação fecal. 

    Amebíase é causada pelo parasita Entamoeba histolytica, que entra no organismo principalmente por meio da ingestão de água ou comida contaminadas. Esse parasita também pode entrar no corpo por meio do contato direto com a matéria fecal. Entamoeba histolytica libera cistos, que são uma forma relativamente inativa do parasita e que pode viver por vários meses no ambiente em que foram depositados, geralmente nas fezes, no solo e na água. Eles também podem ser transmitidos por manipuladores de alimentos. Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/amebiase


ID
1119796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às infecções parasitárias, julgue o item seguinte.

Babesia canis e a Borrelia burgdorferi são protozoários transmitidos pelo carrapato que causam a babesiose e a doença de Lyme, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Ambos são transmitidos pelo carrapato, porém a Babesia canis é um protozoário e a Borrelia burgdorferi uma bactéria.


ID
1147342
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns protozoários apresentam vacúolo pulsátil ou contrátil, cuja função é fundamental para a sobrevivência do protista. Considerando a teoria evolutiva de Darwin e a função dessa organela, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Toda vez que pensar em Darwin, lembre-se da seleção natural. Quem se adapta, sobrevive e se reproduz.


ID
1147360
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em maio de 2013, o Brasil sediou o 5.º Congresso Mundial de Leishmaniose. Essa doença tropical ocorre em quase todas as regiões do país e um dos tipos é a tegumentar (ou úlcera de Bauru), que pode causar lesões mutilantes, caso não seja tratada.

Uma pessoa pode adquirir a leishmaniose tegumentar por meio.

Alternativas
Comentários
  • C. da picada do mosquito Lutzomyia que introduz os protozoários na corrente sanguínea.



  • pela picada do mosquito lutzomyia ou mosquito palha (leishmaniose)


ID
1317739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da malária humana, julgue os itens que se seguem.

Os machos do mosquito Anopheles são os vetores da malária, visto que possuem o aparelho bucal mais adaptado que o das fêmeas para exercer a hematofagia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Os vetores da malária são as fêmeas do mosquito Anopheles.

  • Somente as fêmeas são hematófagas


ID
1317742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da malária humana, julgue os itens que se seguem.

Os picos de temperatura em uma pessoa infectada pelo agente etiológico da malária decorrem da liberação de formas do parasita no sangue, provocada pelo rompimento dos eritrócitos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Quando há a liberação de formas do parasita após o rompimento das hemácias, também há a liberação de uma toxina produzida que causa os picos de febre.

  • Os merozóitos se alimentam de hemoglobina e o produto da digestão é a hemozoína que quando a hemácia rompe acaba causando febre.


ID
1364395
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma doença infecciosa ocorre quando um patógeno rompe as barreiras do corpo, multiplica-se e as defesas orgânicas não conseguem reprimi-lo. Com relação às doenças e seus patógenos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Tuberculose/ bactérias.
( ) Coqueluche/ bactérias.
( ) Malária/ protistas.
( ) Sarampo/ bactérias.

Alternativas
Comentários
  • tuberculose: infecção causada por BACTERIA -  Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

    Coqueluche:  infecção causada por BACTERIA - Bordetella pertussis, que afeta o topo da garganta (faringe)

    Malária - causada por PROTOZOÁRIO  -A transmissão ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.

    Sarampo - causada por VIRUS - Morbillivirus. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar



ID
1406770
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O suco do açaí produzido artesanalmente pode ser hoje um dos principais responsáveis por surtos da doença de Chagas no Brasil. Entre junho de 2006 e junho de 2007, 116 pessoas foram contaminadas após ingerirem a bebida nos estados do Amapá, Amazonas e Pará. A contaminação do suco acontece quando o inseto portador do protozoário que causa a doença é triturado junto com a fruta. De acordo com o parasitologista Aldo Valente, do Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, surtos da doença de Chagas transmitida por via oral acontecem desde 1968.

(Alto risco no açaí. Revista Ciência Hoje, edição 243, 2007)

Com relação ao agente causador e às formas de transmissão da doença de Chagas, está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    a) ERRADA - Trypanosoma cruzi é transmitido no ato de alimentação do vetor (transmissão vetorial clássica). Assim que o barbeiro termina de se alimentar, ele defeca, eliminando os protozoários e colocando-os em contato com a ferida e a pele da vítima.

    b) ERRADA - Os protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e que apresentam nutrição heterotrófica.

    c) CORRETA

    d) ERRADA - O quadro grave é caracterizado por febre de intensidade variável, mal-estar, inflamação dos gânglios linfáticos e inchaço do fígado e do baço. Pode ocorrer e persistir durante até oito semanas uma reação inflamatória no local da penetração do parasito (inchação, edema), conhecida como chagoma. O edema inflamatório unilateral das pálpebras (sinal de Romaña) ocorre em 10% a 20% dos casos quando a contaminação ocorre na mucosa ocular. Em alguns casos há manifestações fatais, ou que podem constituir uma ameaça à vida, incluindo inflamação do coração e inflamações que comprometem a meninge e o cérebro. A fase crônica sintomática decorre com maior frequência de lesões cardíacas, com aumento do volume do coração, alterações do ritmo de contração, e comprometimento do tubo digestivo, com inchação do esôfago e do estômago.

     

  • Na verdade as fezes são postas perto do local da ferida quando o vetor se alimenta de sangue e só depois que o indivíduo coça que o tripanossoma invade a corrente sanguínea.


ID
1523833
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A toxoplasmose é uma doença endêmica em várias regiões do mundo, atingindo hospedeiros vertebrados, silvestres e domésticos, incluindo o ser humano. O agente etiológico é o Toxoplasma gondii e a infecção pode ocorrer através da ingestão de

Alternativas
Comentários
  • água contaminada com os oocistos do parasito excretados por felinos.

  • a) O correto seria "saladas cruas contaminadas com OOCISTOS dispersados..."
    b) Apenas os felinos liberam oocistos nas fezes.
    c) O correto seria "carne de animais infectados contendo cistos teciduais com BRADIZOÍTOS."
    d) CORRETA


ID
1531654
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os microrganismos autotróficos, procarióticos, que podem ocorrer naturalmente em corpos d’água, principalmente naqueles com elevado nível de nutrientes e que também podem sintetizar toxinas nocivas para outros seres vivos são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Cianobactérias são  procariontes, autótrofas fotossintetizantes, mas suas células não possuem cloroplastos. Algumas espécies de cianobactérias produzem e liberam toxinas na água que podem envenenar outros animais que habitam o mesmo ambiente ou contaminar a água potável, levando doenças aos seres humanos. As mais prejudiciais para os seres humanos (causadoras de doenças) são as hepatotoxinas e as neurotoxinas. O grande problemas é que muitas destas toxinas não podem ser eliminadas pelo processo de fervura da água ou por métodos tradicionais usados em Estações de Tratamento de Água.


ID
1540873
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sendo um dos mais importantes ecossistemas, por abrigar uma grande variedade de plantas e animais, os recifes de corais são considerados como o mais diverso habitat do mundo. Uma em cada quatro espécies marinhas vive nos recifes. Mesmo com toda a sua importância e biodiversidade, os recifes vem sofrendo um grande processo de degradação ambiental, ocasionado pelas atividades humanas. Existe uma espécie de microalgas que vive em simbiose com os corais. Com o advento do aquecimento global estão sendo repelidas dos recifes, ocasionando o branqueamento dos mesmos, resultando na morte dos corais, uma vez que essas algas suprem a maior parte das necessidades nutricionais do hospedeiro.

Assinale a alternativa correta, que corresponde à espécie da alga em questão.

Alternativas
Comentários
  • Zooxantela, é a designação dada ao conjunto de organismos unicelularesfotossintéticos de coloração amarelada ou acastanhada , pertencentes a diversos taxa, que vivem em endossimbiose com os corais, nudibrânquios e outros animais e protistas heterotróficos marinhos.

    (A)


ID
1573567
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

 Analise as seguintes características:


- A forma vegetativa é chamada de trofozoíto.

- A reprodução assexuada é por fissão, brotamento ou esquizogonia.

- A reprodução sexuada é por conjugação.

- Durante a conjugação ciliada, dois núcleos haplóides se fundem para produzir o zigoto.

- Alguns podem produzir um cisto para proteção durante condições ambientais adversas.

- Possuem células complexas com uma película, um cistóstoma e um poro anal.


As características citadas referem-se ao grupo:


Alternativas
Comentários
  • Protozoários

  • Os merozoítos invadem hemácias, dando início a um novo ciclo de reprodução assexuada. Ele sofre novamente esquizogonia, formando trofozoítos. O núcleo do trofozoíto sofre várias divisões, formando o esquizonte, que, por sua vez, forma vários merozoitos (estes são lançados na corrente sanguínea). Nesse momento, pode-se iniciar o ciclo sexuado ou ocorrer outra invasão nas hemácias.

    fonte: https://alunosonline.uol.com.br/biologia/divisao-multipla-esquizogonia.html


ID
1605130
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As outras chagas de Chagas


Em abril será lançada a primeira cartilha médica sobre a infecção causada pelo barbeiro. A doença sempre esteve associada à zona rural... e graças a um intenso programa de erradicação do barbeiro na zona rural, em 2006 a Organização Pan-Americana da Saúde havia decretado o fim no país da infecção pelo contato direto com o inseto. Porém, nos últimos anos as contaminações ressurgiram. Agora elas ocorrem por via oral e estão disseminadas também nas zonas urbanas. Os casos mais recentes aconteceram pelo consumo de restos do barbeiro misturados a alimentos como açaí e caldo de cana. Os novos doentes já somam 600. O número de casos registrados cresce, em média, 20% ao ano.

(Veja, 24.02.2010. Adaptado.)


Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente:

Alternativas
Comentários
  • D. na transmissão via oral, o organismo humano recebe uma carga de parasitas maior que aquela que receberia pelos modos convencionais de transmissão da doença.


ID
1610044
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a notícia abaixo:


Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutanásia canina


Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas Arca Brasil e Ampara Animal tem como objetivo mudar as políticas públicas que dizem respeito à leishmaniose em animais. As indicações atuais são de que todos os cães afetados sejam eutanasiados, muitas vezes sem contar com a chance de tentar um tratamento.

Revista Veja São Paulo. http://vejasp.abril.com.br/blogs/bichos/2013/08/leishmaniose-

eutanasia-campanha-famosos/. 27 ago.2013.


A razão do sacrifício dos cães é que esses animais oferecem riscos à população, pois apresentam o parasita

Alternativas
Comentários
  • Leishmaniose os protozoários estão presente na pele e na medula ossea, sangue e etc e os mosquito palha é seu principal vetor para transmissão, alternatica correta E

  • Complementando: O parasita é fundamentalmente transmitido pela picada do inseto flebótomo. O risco está no mosquito picar um animal infectado com o parasita e em seguida contaminar o homem.

  • A Leishmaniose é um parasita heteroxeno, ou seja, completa seu ciclo em 2 hospedeiros , um é vertebrado e outro; invertebrado

    Vertebrado= cão, raposa , homem

    Invertebrado = Mosquito flebótomo.

    LETRA E

    APMBB


ID
1613017
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A água que banha o nosso litoral é bastante fria, devido, principalmente, à influência das correntes marítimas que vêm do sul. Essas correntes trazem consigo uma enorme quantidade de plâncton. Em biologia marinha e limnologia chama-se fitoplâncton ao conjunto dos organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e que vivem dispersos flutuando na coluna de água, muitas vezes, representado por aquela "nata" que sobrenada na zona continental e que está constituída, principalmente, por algas marrons.


Estas algas são, taxonomicamente, classificadas como

Alternativas
Comentários
  • Feoficeas (algas pardas ou marrom) As feofíceas possuem bastante fucoxantina e são geralmente macroscópicas e marinhas. São as algas pardas ou marrons. Algumas espécies podem medir mais de 50 metros de comprimento.
  • As feofícias ou algas pardas são pluricelulares, com o corpo (talo) organizado num esboço de raiz, caule e folha, que são chamados, respectivamente, de rizóides, caulóides e filóides.

  •  

    GABARITO E

    a) clorofíceas --> algas verdes.

     b) diatomáceas --> algas microscopicas diferente de fitoplâncto. 

     c) rodofíceas -->  algas vermelhas.

     d) crisofíceas --> algas douradas.

     e) feofíceas --> algas marrons.

  • Feofíceas: Também chamadas de feófitas, as algas pardas possuem grande quantidade do pigmento fucoxantina, o que produz sua coloração típica. Essas algas são quase todas marinhas, macroscópicas e pluricelulares. Possuem parede celular de celulose enriquecida com outras substâncias, como a algina, que é utilizada como espessante em gelatinas, pudins e sorvetes. Reservam energia na forma do açúcar laminarina e também em gotas de óleo em seu citoplasma. Podem possuir partes do corpo que se assemelham aos órgãos vegetativos das plantas superiores (raiz, caule e folhas). Neste caso, estas partes do talo são chamadas de rizoides, filoides e cauloides.


ID
1634521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A classificação dos grandes grupos de organismos é consequência de um aporte de informações que consideram as relações evolutivas entre os seres vivos. A respeito desse assunto e ao que ele suscita, julgue o item que se segue.


Os protistas constituem um grupo de organismos que não apresentam diferenciação tecidual. 


Alternativas
Comentários
  • Os protistas podem ser unicelulares ou pluricelulares — nesse último caso, não apresentam diferenciação tecidual.


ID
1704736
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quanto ao ciclo de vida dos protozoários, assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • Protozoários: em algumas espécies, pode ocorrer alternância entre a reprodução sexuada e assexuada durante o seu ciclo de vida


ID
1704742
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A amebíase é a terceira maior causa de mortalidade entre as protozooses humanas, ficando atrás somente da doença de Chagas e da malária. Além disso, a doença é responsável por prolongados períodos de incapacidade das pessoas atingidas requerendo assistência médica e mesmo hospitalização, razão pela qual constitui importante problema médico e de saúde pública. As afirmações abaixo a respeito da infecção amebiana estão corretas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Apenas E. histolytica é patogênica.


ID
1704757
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Isospora belli e Sarcocystis spp. são esporozoários, pertencentes à subordem Eimeriina que causam doenças graves nas aves, no gado e em outros animais de importância econômica para o ser humano. Eventualmente, esses parasitos também infectam o intestino humano, podendo ser assintomáticos, ou causar quadros clínicos que variam de infecções benignas a efeitos mais graves, principalmente em pacientes imunodeprimidos.

Sobre esses parasitos, não está correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • O protozoário do gênero Sarcocystis. possuem como hospedeiros definitivos, o cão, o gato e o homem. Os bovinos, ovinos e suínos são considerados os principais hospedeiros intermediários. Este protozoário desencadeia uma doença chamada de Sarcocistose, que leva a sintomas como febre, anorexia, prostração, palidez das mucosas, corrimento nasal e ocular, dispnéia, salivação, podendo causar a morte. NÃO É MONÓXENO.


ID
1704760
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A balantidíase é uma infecção do intestino grosso que em suas formas mais típicas, produz diarréia ou disenteria, sendo muito semelhante clinicamente à amebíase, porém causada por Balantidium coli. Todas as afirmações abaixo sobre a balantidíase estão corretas, exceto:

Alternativas

ID
1704763
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A espécie Giardia duodenalis (sinonímia Giardia intestinalis, Giardia lamblia, Lamblia intestinalis), pertence a Ordem Diplomonadida, pode ser responsável por um quadro de enterite, geralmente benigno, que recebe mais comumente o nome de Giardíase. Sobre este parasito intestinal, está correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • alternativa E

  • Não é ciliado e sim flagelado.

  • O parasito vive no intestino delgado de mamíferos, aves, répteis e anfíbios

  • É um parasito que infecta vários tipos de espécies (eurixeno), porém só desenvolve o seu ciclo biológico em um hospedeiro, os humanos.


ID
1704778
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas alternativas abaixo, você irá encontrar medidas de higiene normalmente utilizadas na prevenção da disseminação de doenças, assinale a ineficaz para o controle da amebíase.

Alternativas

ID
1720531
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quanto ao ciclo de vida dos protozoários, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternatica C

  • Gabarito: letra C.

    Os protozoários multiplicam-se mais freqüentemente por via assexuada, mas certos grupos recorrem regularmente ou sob determinadas condições do ambiente à reprodução sexuada, enquanto outros têm ciclos complexos nos quais alternam fases de multiplicação assexuada e sexuada. A habilidade de realizar uma fase sexuada está restrita aos ciliados, apicomplexos e alguns táxons de flagelados e sarcodinos.

    Fonte: http://www.zoo1.ufba.br/repprot.htm


ID
1720537
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A amebíase é a terceira maior causa de mortalidade entre as protozooses humanas, ficando atrás somente da doença de Chagas e da malária. Além disso, a doença é responsável por prolongados períodos de incapacidade das pessoas atingidas requerendo assistência médica e mesmo hospitalização, razão pela qual constitui importante problema médico e de saúde pública. As afirmações abaixo a respeito da infecção amebiana estão corretas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • E. dispar não é patogênica.


ID
1720552
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Isospora belli e Sarcocystis spp. são esporozoários, pertencentes à sub ordem Eimeriina que causam doenças graves nas aves, no gado e em outros animais de importância econômica para o ser humano. Eventualmente, esses parasitos também infectam o intestino humano, podendo ser assintomáticos, ou causar quadros clínicos que variam de infecções benignas a efeitos mais graves, principalmente em pacientes imunodeprimidos.


Sobre esses parasitos, não está correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • alternativa B


ID
1720555
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A balantidíase é uma infecção do intestino grosso que em suas formas mais típicas, produz diarréia ou disenteria, sendo muito semelhante clinicamente à amebíase, porém causada por Balantidium coli. Todas as afirmações abaixo sobre a balantidíase estão corretas, exceto:

Alternativas
Comentários
  •  

    Balantidium vive no intestino grosso humano, possui cílios e é o maior protozoário que pode parasitar o homem, pois mede 60 a 90 µm de comprimento, por 50 a 60 µm de largura. Além do fato de ser grande, possui dois núcleos, que são chamados de micronúcleo e macronúcleo.

  • LETRA D, resposta correta.

    EXPLICAÇÃO: Apesar de apresentar distribuição geográfica cosmopolita, ou seja, de ser um protozoário encontrado em todo o mundo, sob variadas condições ecológicas, os casos humanos são observados raramente. Os conhecimentos epidemiológicos sobre esse parasito são escassos e, em vista disso, as recomendações para a prevenção são as mesmas que as usadas para outras parasitíases de disseminação fecal.


ID
1720558
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A espécie Giardia duodenalis (sinonímia Giardia intestinalis, Giardia lamblia, Lamblia intestinalis), pertence a Ordem Diplomonadida, pode ser responsável por um quadro de enterite, geralmente benigno, que recebe mais comumente o nome de Giardíase. Sobre este parasito intestinal, está correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

  • Porque a C está incorreta?


ID
1720573
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas alternativas abaixo, você irá encontrar medidas de higiene normalmente utilizadas na prevenção da disseminação de doenças, assinale a ineficaz para o controle da amebíase.

Alternativas
Comentários
  • alternativa D


ID
1721317
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença de Chagas é uma enfermidade causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a maioria das notificações da doença provém da região Norte do Brasil. As espécies vetoras da doença de Chagas são hemípteros heterópteros. Das alternativas a seguir, identifique aquela que corretamente caracteriza a taxonomia das espécies de importância médica.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E


ID
1721374
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária é uma doença parasitária que, só no ano de 2006, foi diagnosticada em mais de meio milhão de pessoas no Brasil. No Brasil, Plasmodium vivax é o agente etiológico mais freqüente desta enfermidade. Os vetores da doença são culicídeos e são corretas as seguintes afirmações.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

  • O mosquito ingere os gametócitos, mas só será infectante quando ocorrer a reprodução sexuada e liberar esporozoítos em sua glândula salivar

  • Anopheles - Mosquito-prego

  • Hospedeiro definitivo é o que aloja o parasita em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada e o hospedeiro intermediário é aquele que aloja o parasita em sua fase de larvária ou de reprodução assexuada.

  • As espécies vetores são todas do gênero Anopheles, que são os hospedeiros intermediários da doença.


ID
1721734
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as características dos protozoários sarcodíneos não está:

Alternativas
Comentários
  • paramecium e vorticella = protozoários ciliados.

    Sarcodina ou Rizópodes = pseudópodes

  • Certo que o Paramecium é ciliado, mas os sarcodinos tem concha calcária?? Se tiver ainda não ouvi falar rs.


ID
1753735
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

TEXTO 8

CAPÍTULO IV

      Este Quincas Borba, se acaso me fizeste o favor de ler as Memórias póstumas de Brás Cubas, é aquele mesmo náufrago da existência, que ali aparece, mendigo, herdeiro inopinado, e inventor de uma filosofia. Aqui o tens agora em Barbacena. Logo que chegou, enamorou-se de uma viúva, senhora de condição mediana e parcos meios de vida; mas, tão acanhada, que os suspiros no namorado ficavam sem eco. Chamava-se Maria da Piedade. Um irmão dela, que é o presente Rubião, fez todo o possível para casá-los. Piedade resistiu, um pleuris a levou.

     Foi esse trechozinho de romance que ligou os dois homens. Saberia Rubião que o nosso Quincas Borba trazia aquele grãozinho de sandice, que um médico supôs achar-lhe? Seguramente, não; tinha-o por homem esquisito. É, todavia, certo que o grãozinho não se despegou do cérebro de Quincas Borba, — nem antes, nem depois da moléstia que lentamente o comeu. Quincas Borba tivera ali alguns parentes, mortos já agora em 1867; o último foi o tio que o deixou por herdeiro de seus bens. Rubião ficou sendo o único amigo do filósofo. Regia então uma escola de meninos, que fechou para tratar do enfermo. Antes de professor, metera ombros a algumas empresas, que foram a pique. 

      Durou o cargo de enfermeiro mais de cinco meses, perto de seis. Era real o desvelo de Rubião, paciente, risonho, múltiplo, ouvindo as ordens do médico, dando os remédios às horas marcadas, saindo a passeio com o doente, sem esquecer nada, nem o serviço da casa, nem a leitura dos jornais, logo que chegava a mala da Corte ou a de Ouro Preto.

      — Tu és bom, Rubião, suspirava Quincas Borba.

      — Grande façanha! Como se você fosse mau!

      A opinião ostensiva do médico era que a doença do Quincas Borba iria saindo devagar. Um dia, o nosso Rubião, acompanhando o médico até à porta da rua, perguntou-lhe qual era o verdadeiro estado do amigo. Ouviu que estava perdido, completamente perdido; mas, que o fosse animando. Para que tornar-lhe a morte mais aflitiva pela certeza...?

      — Lá isso, não, atalhou Rubião; para ele, morrer é negócio fácil. Nunca leu um livro que ele escreveu, há anos, não sei que negócio de filosofia...

      — Não; mas filosofia é uma coisa, e morrer de verdade é outra; adeus.

                                                   (ASSIS, Machado de. Quincas Borba. São Paulo: Ática, 2011. p. 23-24.) 

O trecho retirado do Texto 8: “A opinião ostensiva do médico era que a doença do Quincas Borba iria saindo devagar” remete a doenças.

No Brasil existem doenças que são provocadas por diversos agentes biológicos, como bactérias, fungos, protozoários e outros. Nas alternativas abaixo, marque aquela que contém somente doenças causadas por protozoários:

Alternativas
Comentários
  • infecções bacterianas - cólera

     

    doenças causadas por protozoários (protozoonoses)- Giardíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose, amebíase.

  • a) Doença de Chagas (protozoário), leishmaniose (protozoário), cólera (bactéria), malária (protozoário).

    b) Rubéola (vírus), leishmaniose (protozoário), malária (protozoário), gripe (vírus).

    c) Giardíase (protozoário), doença de Chagas (protozoário), malária (protozoário), leishmaniose (protozoário).

    d) Sarampo (vírus), coqueluche (bactéria), malária (protozoário), dengue (vírus).


ID
1762528
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudos desenvolvidos na PUC-MG com cogumelo do sol (Agaricus blazei) podem dar origem a fármacos para leishmaniose e malária. Quanto à primeira doença, o grupo de pesquisadores demonstrou que é possível reduzir a capacidade de infecção e até matar o parasita causador. Em relação à malária, o fármaco impede o desenvolvimento da forma grave, protegendo o tecido cerebral.

(Texto baseado em notícia disponível em <http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2015/03/ver...>.)

Sobre essas doenças, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LEISHMANIOSE VISCERAL(calazar):é causada pelo protozoário flageladoLeishmania chagasi ouLeishmania donovani. É transmitida pela picada de fêmeas do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis), estes que possuem hábito crepuscular e costumam viver em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de material orgânico. Febre, cansaço, anemia e inflamação no baço, medula óssea, rins, fígado e intestinos são alguns sintomas causados por este parasita. Tais lesões podem levar o indivíduo acometido a óbito.


    MALÁRIA:provocada por indivíduos do gênero Plasmodium, é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles: o mosquito-prego. Pela corrente sanguínea, o parasita chega ao fígado e baço, se reproduzindo assexuadamente. Estas novas formas, denominadas merozoítos, invadem hemácias, por lá crescem e, novamente, se reproduzem. Devido a estes 2 fatores, as hemácias se rompem, provocando episódios de febre e também anemia, cansaço, desânimo e falta de ar. O quadro febril se manifesta em intervalos de tempo específicos, dependendo do parasita responsável pela infecção. Quando é oPlasmodium falciparum, os intervalos variam entre 36 e 48h. No caso doPlasmodium vivax, esse tempo corresponde a 48h. Já oPlasmodium malarie, os surtos febris se manifestam de 72 em 72h. O primeiro protozoário citado pode causar anemias graves e também comprometer o cérebro. Em muitos casos, é necessário que o paciente receba transfusões de sangue. Evitar o mosquito é a melhor forma de se precaver contra a malária. 

     

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/doencas-causadas-por-protozoarios-1.htm

     

  • Conclusão:
    a) A malária e a leishmaniose  têm como vetor mosquitos diferentes. A esquistossomose e a meningite têm como verto caramujos diferentes.
    b) Ambas são causadas por protozoários, mas enquanto a malária é transmitida por picada do mosquito Anopheles, a leishmaniose é por picada do mosquito-palha. 
    c) Ambas são causadas por protozoários, mas enquanto a malária é transmitida por picada do mosquito Anopheles, a leishmaniose é por picada do mosquito-palha.
    d) A malária é causada pelo protozoário do gênero Plasmodium, e a leishmaniose, pelo protrozoário Leishmania.
    e) Ambas são causadas por protozoários diferentes e transmitidas por picada de mosquitos diferentes.

  • GABARITO C


ID
1940437
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

Os vermicidas comuns no mercado agem sobre uma ampla gama de parasitoses como: Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Giardia intestinalis, Enterobius (Oxyurus) vermiculares, Ascaris lumbricoides, Ancilostomíase, Taenia sp.

Sobre o texto são feitas as afirmativas a seguir.

I - Nas parasitoses mencionadas, o método de prevenção é praticar.hábitos de higiene pessoal e ambiental.

II - Todos os parasitas mencionados podem ser classificados como pertencentes ao Reino Animal.

III- Entre os parasitas são encontrados representantes dos protozoários, nematelmintos e platelmintes.

IV - Entre os parasitas, dois pertencem ao mesmo gênero.

V - As parasitoses podem ser combatidas através de campanhas de vacinação.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1953253
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Como se denomina a forma ativa, móvel, de nutrição dos protozoários?

Alternativas

ID
1982059
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre os gêneros de protozoários, um dos mais conhecidos é o Plasmodium, responsável por causar a malária. Calcula‐se que, anualmente, 900 mil pessoas morram dessa doença, e sua transmissão é provocada pela picada de fêmeas hematófagas de mosquito do gênero de Anopheles. São quatro tipos de gênero de Plasmodium responsáveis por transmitirem malária. Qual das espécies a seguir causa a forma mais grave?

Alternativas
Comentários
  • https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Plasmodium

  • CORRETA; 

     

     

  • Plasmodium = protozoário Causador da malária 900 mil pessoas morrem essa doença Picada da fêmea Anpheles hematofaga 4 tipos e o mais perigoso é o plasmodium falciparum
  • Há cinco espécies que infectam humanos: P.falciparumP.vivaxP.ovaleP.malariae e P.knowlesi.

    Plasmodium falciparum. Existe em todas as regiões tropicais. É a espécie que causa a malária mais grave.

    Plasmodium vivax. P. vivax geralmente não causa doença mortal, já que ele só invade os eritrócitos jovens imaturos, tendo receptores específicos para eles.

    Plasmodium ovale. Existe na África. Na América do Sul e Ásia é raro. Semelhante ao P.vivax. Geralmente não causa doença mortal porque só destroi as hemácias imaturas. Causa malária terciária benigna, ciclos de 48h. Causa doença crônica com ataques durante muitos anos, sem qualquer tratamento. 

    Plasmodium malariae. Mais raro, ocorre em todos os continentes. Não causa doença aguda fatal, geralmente, porque só infecta eritrócitos envelhecidos, tendo receptores específicos para ele. Se não tratada, causa doença crónica com ataques durante muitos anos. 


ID
2090113
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O parasitismo é uma relação entre duas espécies diferentes, na qual o parasita é o organismo beneficiado enquanto o hospedeiro

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Dicionário do Google:

    Parasitismo:

    interação entre duas espécies, na qual uma delas, o parasita, se beneficia da outra, o hospedeiro, causando-lhe danos de maior ou menor importância, mas raramente a morte.

  • GAB. B)

    é prejudicado pelo parasita, mas não a ponto, na maioria das vezes, de lhe causar morte.


ID
2090116
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um parasito heteroxênico é aquele que 

Alternativas
Comentários
  • Possui hospedeiro intermediário e definitivo.

  • Heteroxeno: Ciclo de vida em que o parasita apresenta mais de um hospedeiro, geralmente DEFINITIVVO, onde ocorre a reprodução sexuada e INTERMEDIÁRIO, onde ocorre a reprodução sexuada.


ID
2090119
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A evolução do fenômeno parasitário é marcada pelas adaptações dos parasitas que se tornaram cada vez mais dependentes de seus hospedeiros. Sobre as principais modificações ou adaptações dos parasitas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Cestoda: não apresentam tubo digestivo. 
    c) Presença de aquitinase: essa enzima neutraliza a ação dos sucos digestivos. Alguns possuem cutícula que envolve o tubo músculo-dermático, conferindo resistência à ação dos sucos digestivos.

  • Tem gente que so confunde as coisas aqui nos comentários...

  • Letra B

    Alguns helmintos desenvolveram órgãos de fixação muito fortes, como lábios e ventosas, que aumentam sua capacidade de sobrevivência no corpo do hospedeiro.


ID
2116564
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as seguintes descrições dos organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista:
I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto – são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório;
II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade;
III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.
As descrições acima correspondem, respectivamente, às

Alternativas
Comentários
  • B. euglenófitas, bacilariófitas e pirrófitas.


  • Essa professora só lê slide! aula extremamente entediante!

  • Todos os animais constituem um dos cinco reinos da natureza, surgiram da evolução de um organismo unicelular procarionte. Na árvore filogenética, são classificados por filo, de acordo com suas principais características. Os reinos são: monera, organismos unicelulares procariontes (bactérias e cianobactérias), protista, organismos uni ou pluricelulares eucariontes (algas e protozoários), animal, seres pluricelulares heterótrofos (vertebrados e invertebrados), vegetal, seres pluricelulares autotrófos (vegetais terrestres) e fungos, seres eucariontes uni ou pluricelulares. No reino protista, estão incluídas as algas:
    - euglenófitas, de água doce, com dois flagelos e reservatório.
    - algas pirrófitas ou dinoflagelados, marinhas e com pigmentação marrom ou vermelha.
    - crisófitas ou diatomáceas (bacilariófitas), de água doce ou salgada, revestida por carapaça de silício.
    - clorófitas ou algas verdes, possui pigmentos de clorofila A e B.
    - feófitas ou algas pardas, atingem grandes tamanhos, possuem pigmentos.
    - rodófitas ou algas vermelhas, diversas ramificações e presas em substrato. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)

    a) pirrófitas são marinhas (III), euglenófitas não possui carapaça (I) e diatomáceas possuem apenas um flagelo (II). Incorreta.
    b) euglenófitas (I), bacilariófitas (II) e pirrófitas (III). Correta.
    c) euglenas (I), dinoflageladas são marinhos (III) e diatomáceas apenas tem um flagelo (II). Incorreta.
    d) clorófitas são pigmentadas por clorofila, pirrófitas são marinhas (III) e rodófitas possuem diversas ramificações. Incorreta.

    Gabarito do professor:Letra B.

ID
2232580
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A capacidade que apresenta o parasita de se adaptar a determinado número de hospedeiros, acarretando sua maior ou menor dispersão geográfica é denominada de especificidade parasitária. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAÇÃO Nº HOSPEDEIROS.

    MONOXENOS: Formas evolutivas encontradas no ambiente e num único hospedeiro. (Ascaris lumbricoides).

    HETEROXENOS: Formas evolutivas encontradas em mais de um hospedeiro (intermediário e definitivo). (Trypanosoma cruzi, Schistosoma mansoni).

    AUTOXENOS: Todas as formas evolutivas encontradas em um único hospedeiro. (Sarcoptes scabiei).

    ESPECIFICIDADE PARASITARIA 

    ESTENOXENOS: Afetam somente 1 espécie de hospedeiro (Babesia bovis: heteróxeno, Ascaris lumbricoides: monóxeno).

    EURIXENOS: Ampla variedade de hospedeiros. (Toxoplasma gondii: heteróxeno; Balantidium colli: monóxeno).

    OLIGOXENOS: Hospedeiros específicos, famílias ou gêneros próximos. (Echinococcus granulosus: cão, raposa, cachorro do mato).


ID
2269795
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas doenças são transmissíveis pelo sangue, o que leva o perito criminal a tomar cuidados especiais de higiene, para evitar contaminações acidentais

Ao manipular material com sangue, o uso de luvas de borracha é capaz de reduzir o índice de contaminação por

Alternativas
Comentários
  • Tripanossoma cryzi. Protozoário que causa a conhecida doença do barbeiro, transmitida pelas fezes dos vetores da subfamília Triatominae, são Hemípteros hamatófagos que sugam o sangue de uma pessoa e ao memo tempo defeca perto da perfuração que sulgou o sangue contasminando assim o hoepedeiro secundário - pessoa.

    Essa questão é questionável porque o perito poderia também ser contaminado com esquistossomo e ameba ao ter contato direto com ops organismos. e não prover uma higiene correta.


ID
2423221
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os Protozoários são formas de vida unicelulares com núcleo organizado. As linhagens de protozoários diversificaram-se a partir de especializações do citoplasma e de suas organelas celulares. Sobre os Protozoários, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • descobri hj  protozoario faz brotamento!

  • Questão maldosa, visto que alguns autores consideram a CONJUGAÇÃO como um tipo de reprodução SEXUADA.

  • a reprodução nos Protozoários é majoritariamente assexuada, sendo a fissão o tipo mais comum, seja ela binária ou brotamento.

    A afirmativa não determina que todos os protozoários fazem a reprodução assexuada, mas sim um grupo dos mesmos, e os outros que não pentencem ao grupo, que fora citado, se reproduzem de forma sexuada.

  • Alternativa A

  • A - a reprodução nos Protozoários é majoritariamente assexuada, sendo a fissão o tipo mais comum, seja ela binária ou brotamento.

    B - apesar de possuírem ultraestrutura idêntica, cílios e flagelos geralmente são muito distintos, sendo os cílios, em geral, mais longos (mais curtos) que os flagelos.

    C - por ser fundamental na vida dos Protozoários, o vacúolo contrátil mantém-se estruturalmente idêntico nas diversas linhagens. O vacúolo contrátil ou pulsátil é mais comum em formas de vida de água doce. Essa estrutura está relacionada como osmorregulação.

    D - por representarem formas de vida primitiva, as células dos Protozoários são geralmente mais simples e especializadas que as células dos Metazoários.

    E - a pinocitose é sempre mediada por receptores e é responsável pela aquisição de partículas grandes contra o gradiente de concentração do meio. Partícula pequenas ou diluídas, sendo diferente da fagocitose.


ID
2429284
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto e responda a questão.

“O prêmio Nobel da Medicina de 2015 foi atribuído esta segunda-feira aos investigadores William Campbell e Satoshi Omura “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra as infecções causadas por parasitas nemátodos”; e à cientista Tu Youyou, “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra a malária”, anunciou o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia)”.

(GERSCHENFELD, Ana. Nobel da Medicina recompensa três investigadores por trabalhos sobre parasitas. 2015. Disponível em: . Acesso em: 06 out.2015)

Julgue as afirmações e assinale a alternativa correta.

I. São doenças causadas por nemátodos: filariose, ascaridíase e oncocercose.

II. O causador da malária é um vírus, assim como o da dengue e febre amarela.

III. Tanto a malária, como algumas doenças causadas por nemátodos, possuem um vetor artrópode.

Alternativas
Comentários
  • A II está incorreta pois o causador da malária é o plasmodium, um parasita.

  • A II está incorreta pois o agente etiológico da malária é um protozoário do tipo plasmodium e não um vírus.

ID
2429287
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto e responda a questão.

“O prêmio Nobel da Medicina de 2015 foi atribuído esta segunda-feira aos investigadores William Campbell e Satoshi Omura “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra as infecções causadas por parasitas nemátodos”; e à cientista Tu Youyou, “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra a malária”, anunciou o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia)”.

(GERSCHENFELD, Ana. Nobel da Medicina recompensa três investigadores por trabalhos sobre parasitas. 2015. Disponível em: . Acesso em: 06 out.2015)

Assinale a alternativa que NÃO está correta.

Alternativas
Comentários
  • A malária tem como agente etiológico o parasita plasmodium que é transmitido pelo mosquito prego (anopheles). Portanto, não é a estrutura sanitária que causa a alta incidência dessa doença, e sim o desmatamento, aumentando a proliferação desses mosquitos nas cidades. Letra B está incorreta.

  • Todas as pessoas do planeta é muita gente. 

  • Plasmodium não é um nematelminto.

  • tbm achei essa letra E bem complicada. n tem como generalizar assim. marquei E por causa dos resíduos solidos podem servir como reservatório para proliferação dos mosquitos.. poxa!
  • A letra B fala que a sistema de saneamento básico deficitário é a principal causa de malária. Pode até ser, mas não a principal. A principal é o mosquito.

    A letra E fala da infecção por nematódeos que ocorre virtualmente em todos os humanos. Ora, as verminoses ocorrem por ingestão de alimentos mal lavados. Por isso, uma vez ou outra alguém vai ter uma verminose, inevitavelmente. Por isso, quando levamos uma criança ao médico, o pediatra por profilaxia já prescreve vermífugo. Todo mundo tem, ou já teve, mas não chega a matar por desidratação como a giardiase ou amebiase, protozooses.


ID
2445985
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Apesar dos avanços verificados no seu controle, a incidência de zoonoses permanece alta em todos os países em desenvolvimento. A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas. Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    Sobre a alternativa E:

    mosquito-palha, cujo nome científico é Lutzomyia longipalpis, é um inseto díptero hematófago da subfamília denominada Phlebotominae, subordem Nematocera, família Psychodidae.

    Dos gêneros de flebotomíneos, Lutzomyia Este inseto é o principal transmissor da leishmaniose (calazar).


ID
2449297
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Relacione adequadamente as colunas a seguir.

(Considere que alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)

1. Tuberculose.

2. Leptospirose.

3. Sarampo.

4. Doenças de Chagas.


( ) As bactérias podem penetrar também pelas mucosas da boca, narinas e olhos.

( ) A transmissão pode ser feita pela ingestão de alimentos contaminados pelos protozoários.

( ) O bacilo é adquirido pela inalação.

( ) O vírus é adquirido pelo contato de gotículas de saliva eliminadas por pessoas contaminadas.

( ) A prevenção da doença é feita com a vacina BCG.

( ) A bactéria penetra no corpo através da pele.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2487544
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. Doença transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas do mosquito do gênero Anopheles.

II. Doença transmitida por inseto cujo nome científico é Triatoma infestante.

III. Transfusões sanguíneas sem prévio exame das condições do sangue podem também transmitir a doença.

IV. Doença transmitida pelo protozoário do gênero Plasmodium, do grupo dos esporozoários.

V. Transmissão que pode ser causada por alimento contaminado por cistos do parasita.

Referem-se à doença malária apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • IV - Doença transmitida pelo protozoário...ERRO NO ITEM,QUEM TRANSMITE A DOENÇA É A FEMEA DO MOSQUITO,COMO DITO NO ITEM I..NESSE CASO O CORRETO SERIA: DOENÇA CAUSADA PELO PROTOZOÁRIO


ID
2536018
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As algas não são classificadas como plantas, embora as plantas terrestres tenham surgido de uma linhagem de algas Carófitas, mas isso se dá pelo fato de as algas multicelulares não possuírem

Alternativas
Comentários
  • GAB -B

    A reclassificação das algas para o Reino Protista se deve principalmente ao fato de que, apesar de serem pluricelulares, as algas não possuem tecidos verdadeiros. Todas as suas células são semelhantes, apresentando poucas especializações. Por tal motivo, são também chamadas de talófitas.

    Não encontrei nada a respeito dessa "nutrição materna" se alguém souber explicar deixe nos comentários, pfv.

  • Nas plantas acontece a retenção do zigoto e dos estágios primários do desenvolvimento embrionário dentro do gametângio feminino. Sim! A banca deu uma forçada kkkk

  • eu descobri com essa questão que planta dá de mamar e as as algas não. Interessante.


ID
2547652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças negligenciadas são um grupo de doenças tropicais que acometem populações pobres da África, Ásia e América Latina. Juntas, essas doenças são responsáveis pela morte de milhares de pessoas anualmente.

                                                                         Internet:<https://agencia.fiocruz.br>  (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


Doença relacionada a más condições de higiene e saneamento básico, a esquistossomose é causada por protozoários do gênero Plasmodium.

Alternativas
Comentários
  • Causada por verme parasita da classe Trematoda

  • A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. No Brasil, a Esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” e “doença dos caramujos”. E somente três espécies são consideradas hospedeiros intermediários naturais da esquistossomose: B. glabrata, B. straminea e B. tenagophila. Na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguíneos do intestino e fígado do hospedeiro definitivo. O agente etiológico da esquistossomose é o Schistosoma mansoni.

    Fonte: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/esquistossomose

  • A esquistossomose é uma doença causada pelo platelminto Schistosoma mansoni. Esse platelminto necessita de um caramujo para ser seu hospedeiro intermediário, onde os ovos liberados na água liberam larvas (miracídios) que contaminam o caramujo. Dentro do caramujo, os miracídios se reproduzem em larvas contaminantes (cercárias) que voltam para a água e nadam até encontrar um organismo humano, penetrando através da pele. As larvas nadam pelo sangue e terminam nas veias intestinais, podendo contaminar o ambiente pelas fezes. A prevenção exige o tratamento de água e esgoto. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Se trata de uma doença causada por más condições de higiene e saneamento básico, mas é causada por platelminto, e não por protozoário. 
    A afirmação está incorreta.


    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Esquistossomose é causada por caramujos, entre outros.

    Gab. ERRADO.

  • SHISTOSSOMA MANSONI OU JAPONI

  • Caramujo n causa esquistossomose, o que causa, se n me engano, é um platelminto, o caramujo é apenas um vetor
  • Pra complementar, a doença conhecida causada por um parasita Plasmodium, provável de ser cobrada em provas de concurso, é a Malária, transmitida pela picada de mosquitos infectados. A gravidade da malária varia de acordo com a espécie de Plasmodium.
  • “Doença do caramujo”, “doença da barriga d’água”, xistose ou ESQUISTOSSOMOSE: É uma doença parasitária provocada pelo parasita Schistosoma mansoni, que pode atingir o homem quando ele entra em contato com água doce,

    onde existam caramujos do gênero Biomphalaria infectados pelo parasita, os quais são comuns em lagoas e açudes, por exemplo. A transmissão desse parasita se dá pela liberação de seus ovos através das FEZES DO HOMEM INFECTADO. Em contato com a água, os miracídios eclodem e penetram nos caramujos e, algum tempo depois, liberam novas larvas. Na água, as larvas (cercarias) penetram na pele e/ou mucosa do homem, reiniciando o ciclo.


ID
2585659
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma doença parasitária é uma doença infecciosa (transmissível) causada por um parasito protozoário ou metazoário. Normalmente, uma doença parasitária está associada a problemas de saneamento ou contaminação de alimentos e da água, o que tende a vitimar mais as populações carentes. Assinale a alternativa que apresenta uma doença parasitária de ocorrência comum no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Uma doença parasitaria é contraida normalmente quando há a ingestão de agua ou alimento contaminado com o parasito protozoario ou metazoario. Dentre as doenças apresentadas, a que ocorre comumnete no Brasil é a Malaria. Todas as demais doenças, são transmitidas atraves da picada de mosquitos e são infecciosas.

    Altenativa correta: Letra B


  • Altenativa correta: Letra B

  • Doença parasitária associada a problemas sanitários = parasito = não é vírus. A malária é a única neste sentido. Todas as outras são virulentas da mesma variação e mesmo vetor Aedes Aegypt.

  • letra B

    As demais são arboviroses.

  • os vírus são parasitas celulares obrigatórios


ID
2630113
Banca
CONSULTEC
Órgão
SEC-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças, como malária, dengue e leishmaniose, ainda representam enormes problemas de saúde pública no Brasil. A malária no Brasil encontra-se praticamente restrita à Amazônia, que registrou quase todos os 240 mil casos do último ano. Uma das metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a malária é que até 2025 seja produzida uma vacina com alto grau de imunização contra a doença. Testes clínicos iniciais mostraram bons resultados de um imunizante baseado na forma infectante do plasmódio atenuada.
Por ser o responsável pelas manifestações mais graves da doença e também o mais estudado dos protozoários causadores da malária, o Plasmodium falciparum serviu como base para a vacina, que foi testada em 40 indivíduos. A técnica utilizada na vacina, a irradiação do organismo transmissor, produz alterações no DNA do plasmódio, que continua capaz de infectar o organismo, mas não de completar seu
desenvolvimento.
Diferente da malária, a dengue não tem preferência: ocorre em todo o país e o mosquito transmissor, em muitas regiões, já é resistente a todos os tipos de inseticidas.
O calazar — a velha leishmaniose que mata em 10% dos casos — atinge, no Brasil, basicamente crianças e pessoas que vivem com o HIV, situação epidemiológica preocupante.
(DOENÇAS como a malária....GARCIA, 2013.).

Sobre a malária, a dengue e a leishmaniose, endemias que acometem os brasileiros, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
2654005
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são:

Alternativas
Comentários
  • Dentre as alternativas apresentada no enunciado da questão, a única que apresenta doenças causadas por protozoários é a primeira. Tanto a malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose são causadas por parasitas protozoários.
    A dengue e a hepatite são vírus, difteria e disenteria são causadas por bactéria, micose é fungo, esquistossomose é platelminto e filariose são vermes.
    Alternativa correta: Letra A
  • Dentre as alternativas apresentada no enunciado da questão, a unica que apresenta doenças causadas por protozoários é a primeira. Tanto a malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose são causadas por parasitas protozoários.
    A dengue e a hepatite são virus, difteria e desinteria são causadas por bactéria, micose é fungo, esquistossomose é platelminto e filariose são vermes.

    Alternativa correta: Letra A

  • Dentre as alternativas apresentada no enunciado da questão, a unica que apresenta doenças causadas por protozoários é a primeira. Tanto a malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose são causadas por parasitas protozoários.
    A dengue e a hepatite são virus, difteria e desinteria são causadas por bactéria, micose é fungo, esquistossomose é platelminto e filariose são vermes.

    Alternativa correta: Letra A

  • Dentre as alternativas apresentada no enunciado da questão, a unica que apresenta doenças causadas por protozoários é a primeira. Tanto a malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose são causadas por parasitas protozoários.
    A dengue e a hepatite são virus, difteria e desinteria são causadas por bactéria, micose é fungo, esquistossomose é platelminto e filariose são vermes.

    Alternativa correta: Letra A


ID
2681008
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma pesquisa realizada com a participação de um “robô cientista” de inteligência artificial descobriu que o triclosan, um ingrediente comum nas pastas de dente, pode ser desenvolvido para combater cepas da malária resistentes a medicamentos. O triclosan indicou ter potencial para interromper infecções da malária em dois estágios críticos, no fígado e no sangue, pela inibição da enzima do parasita chamada DHFR, envolvida na síntese dos ácidos nucleicos (DNA e RNA).

                                                          (https://oglobo.globo.com. Adaptado.)


Como medicamento, o triclosan teria o potencial de interromper 

Alternativas
Comentários
  • No homem ele apenas faz rep assexuada, por isso é o hosp intermediário. 

  • B. a reprodução assexuada do parasita no interior das hemácias.



  • Parei de entender no "ingrediente comum nas pastas de dente"

  • a) rompimento das células do fígado, que libera toxinas e causa febre. Incorreta. Perceba que a questão afirma que há inibição da enzima do parasita chamada DHFR, envolvida na síntese dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). Síntese de DNA/ RNA é processo reprodutivo. O rompimento da célula do fígado ocorre depois da reprodução do esporozoíto e transformação para merozoíto, portanto não houve inibição de síntese e a questão só poderia esta errada.

    b) a reprodução assexuada do parasita no interior das hemácias. Correta

    c) a invasão das células do fígado por esporos do parasita. Incorreta. A sequência é invasão dos hepatócitos, reprodução dos esporozoítos transformando em merozoítos e explosão dos hepatócitos e saída para o sangue. Se o fármaco inibe síntese, isto seria depois da invasão, então só poderia estar incorreta.

    d) a produção de gametas do parasita, por mitose, no interior das hemácias. Incorreta. De fato ocorre a reprodução de alguns gametócitos no interior das hemácias que retornam ao mosquito para continuar o ciclo, mas tal reprodução e por meiose.

    e) a reprodução sexuada do parasita no interior dos leucócitos. Incorreta. Não existe nenhuma fase que contemple a reprodução no interior dos leucócitos.

  • A questão traz uma pesquisa que mostrou uma descoberta sobre o triclosan encontrado em pastas de dente: pode combater cepas, que são alterações morfológicas do parasita inicial, interrompendo infecções (fígado e sangue) e inibindo a enzima do parasita que realiza a produção (síntese) de DNA e RNA. Importante destacar no texto que o triclosan inibe a ação da enzima DHFR e interrompe as infecções no fígado e sangue. Para resolver a questão, analisaremos o ciclo de transmissão e a infecção da malária no organismo humano. A malária é uma protozoose, doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos pela fêmea de mosquitos do gênero Anopheles. Esse protozoário ataca as células do fígado na forma de esporozoíto e se reproduz assexuadamente, por esquizogonia, produzindo formas de merozoítas. Essas invadem o sangue e voltam a se reproduzir por esquizogonia, destruindo as hemácias. Após um tempo, aparecem os gametócitos nas hemácias, que ingerida pelo mosquito, origina gametas em seu tubo digestório e são capazes de infectar um pernilongo na picada da pessoa hospedeira. A enzima inibida pelo triclosan é a que realiza a produção de ácidos nucleicos, o DNA e RNA, e como a inibição dela interrompe a infecção do fígado e do sangue, impedindo a reprodução do parasita (merozoítas) dentro das hemácias. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    O triclosan, então, teria potencial de interromper:
    a) o rompimento das células do fígado, que libera toxinas e causa febre. A enzima atua na síntese dos ácidos nucleicos, e não no rompimento das células do fígado, então, apenas a reprodução é interrompida. Incorreta.
    b) a reprodução assexuada do parasita no interior das hemácias. Essa enzima interrompe a infecção e a produção de ácidos nucleicos, interrompendo a reprodução do parasita nas hemácias. CORRETA.
    c) a invasão das células do fígado por esporos do parasita. A interrupção ocorre na síntese de ácidos nucleicos, que impede a reprodução do parasita, e não a invasão das células pelos esporozoítos. Incorreta.
    d) a produção de gametas do parasita, por mitose, no interior das hemácias. Essa enzima interrompe a produção de merozoítas no interior das hemácias, mas não por mitose, pois a produção de gametas é realizada de forma sexuada. Incorreta.
    e) a reprodução sexuada do parasita no interior dos leucócitos. A reprodução ocorre dentro das hemácias (glóbulos vermelhos) e não nos leucócitos (glóbulos brancos). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Resolução (Objetivo):

    O triclosan interfere na síntese dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) e teria o potencial de interromper a reprodução assexuada do parasita, por esquizogonia, no interior das hemácias.

    Resposta:

    (B) a reprodução assexuada do parasita no interior das hemácias.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2018/05/unesp-2018-2-1-fase-uma-pesquisa-realizada-com-a-participacao-de-um-robo-cientista.html?m=1


ID
2688346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação às características e aos mecanismos de infecções causados por vírus, bactérias e protozoários.


A leishmaniose visceral, provocada por um protozoário que se aloja em animais mamíferos, é transmitida pela picada dos flebotomíneos fêmea.

Alternativas
Comentários
  • A Leishmaniose visceral é uma doença transmitida pelo mosquito palha( Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz os protozoários Leishmania. Os sintomas são febre que dura semanas, anemia, palidez, aumento do baço e fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, sangramentos na boca e intestino. Cães, gambás, roedores, tamanduás, raposas e equídeos são reservatórios naturais do protozoário. A doença leva a morte em 90% dos casos caso não seja tratada. Evitar acúmulo de material orgânico previne o aparecimento dos insetos transmissores. A saúde de cães e animais deve ser observada pois são reservatórios naturais do protozoário.  

    Bons estudos!!!!

  • Gabarito Certo.

    .

    Leishmaniose visceral - também conhecida por seu nome indiano calazar (kala-azar) - é uma doença não contagiosa causada, entre outros, por três espécies de protozoários pertencentes ao gênero Leishmania, clínica e biologicamente distintas e com diferentes distribuições geográficas: Leishmania donovaniLeishmania chagasi e Leishmania infantum. Tais protozoários pertencem, juntamente com os agentes etiológicos das leishmanioses cutânea e muco-cutânea, da doença de Chagas e da doença do sono, à família Trypanosomatidae.

    Sua transmissão se dá através de picada de flebotomíneos - também conhecidos como mosquitos-palha, com destaque para a fêmea da espécie Lutzomyia longipalpis. A doença afeta, além do homem, um número considerável de mamíferos, com destaque para os cães, gatos e mesmo ratos. Em zonas urbanas os cães são o principal reservatório da doença. Em zonas rurais os bovinos e equinos desempenham tal papel.

     

    (Fonte: Wikipedia)


ID
2688394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca dos invertebrados que podem ser parasitas humanos, julgue o item subsequente.


Os protozoários possuem, comumente, como sistema locomotor, os cílios, flagelos ou pseudópodes, que podem ser distintos sob diferentes condições ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Há ainda os esporozoários, que são os protozoários sem estrutura de locomoção. São parasitas intracelulares, por exemplo o plasmódio, causador da malária.

  • Os Parasitas do gênero Leishmania são digenéticos (heteroxenos) e apresentam em seu ciclo de vida apenas duas formas evolutivas: a forma promastigota, que é flagelada e extracelular, e a forma amastigota, que é intracelular e sem movimentos. As promastigotas apresentam corpo alongado, medindo entre 14 e 20mm e flagelo livre. As amastigotas têm corpo ovóide, medindo entre 2,1 e 3,2mm e flagelo interno (Pêssoa & Martins, 1982).

    Fonte: http://www.dbbm.fiocruz.br/tropical/leishman/leishext/html/morfologia.htm


  • R: CORRETO

    Para visualizar a diferença entre cílio, flagelo e pseudópodes, recomendo essa imagem: http://slideplayer.com.br/slide/1236543/3/images/1/DOEN%C3%87AS+CAUSADAS+POR+PROTOZO%C3%81RIOS.jpg


ID
2697118
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São doenças de veiculação hídrica:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • GAB. D

    Febre tifoide: é uma doença infectocontagiosa, de notificação compulsória, causada pela bactéria Salmonella enterica typhi.

    Amebíase: é causada pelo parasita Entamoeba histolytica, que entra no organismo principalmente por meio da ingestão de água ou comida contaminadas. Esse parasita também pode entrar no corpo por meio do contato direto com a matéria fecal.

    Cólera: é uma doença infectocontagiosa aguda do intestino delgado, causada por uma enterotoxina produzida pela bactéria vibrio colérico (Vibrio cholerae).

    https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas

    https://www.minhavida.com.br/saude/temas/amebiase

  • http://www.rets.epsjv.fiocruz.br/doencas-transmitidas-por-vetores


ID
2722036
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Giardia lamblia é provavelmente o protozoário entérico mais encontrado mundialmente. Embora esteja mais relacionado à contaminação hídrica, existem relatos de surtos de intoxicação alimentar. A giardíase é altamente contagiosa e 10 a 25 cistos são suficientes para causar infecção. A doença ocorre após a ingestão dos cistos, que no intestino delgado liberam trofozoítos e em 1 a 3 semanas inicia-se a sintomatologia gastrointestinal, com distensão abdominal, dor abdominal, náuseas, diarreia e, em casos de grandes infestações, a giardíase causa síndrome de má-absorção, que em crianças pequenas determina comprometimento nutricional em pouco tempo. O diagnóstico é feito pela identificação de cistos ou trofozoítos nas fezes.


Assinale a opção que indica a principal estratégia e/ou medida para diminuição da incidência de Giardia, sobretudo na população pediátrica.

Alternativas

ID
2722063
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O litoral entre o oeste do Ceará e o sul da Bahia é caracterizado por abrigar uma flora marinha muito diversificada, instalada sobre recifes de arenito incrustados por algas calcárias e corais, favoráveis ao crescimento de outras algas bentônicas.


As opções a seguir apresentam algas marinhas encontradas naturalmente no litoral pernambucano, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


ID
2722090
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As algas azuis são seres procarióticos e fotossintetizantes.


Segundo a classificação dos seres vivos, elas pertencem ao reino

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada elas pertencem ao reino protoctista

  • Gostaria de saber onde está essa informação de que pertencem ao reino protista?

    A questão fala de algas azuis, conhecidas como cianobactérias, ou Cyanophyta. Até onde eu sei, esse grupo ainda pertence ao reino Monera.

    Não encontrei em referencias uma taxonomia mais atual, mas lembro que as "algas" pertencem a diferentes reinos; protista, monera e Viridaeplantae.

  • Monera é uma nomenclatura obsoleta, foi dividido em Archaea e Bacteria. Neste ultimo se encontram as algas azuis (nomenclatura também em desuso) ou cianobactérias.

    Não fazer confusão com Euglenas, que são eucariotos unicelulares fotossintetizantes e estas sim, são protoctistas. Mais especificamente, Excavata.

    Em um resumo geral, não vi nenhuma questão de classificação dos seres vivos em concurso público, que esteja atualizada.Todas as bancas ainda estão utilizando a classificação de 5 Reinos.

    Link para a classificação mais atual: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/979161/mod_resource/content/1/Bio_Filogenia_top01.pdf

  • Algas azuis = cianobactérias


ID
2726323
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os corais que formam o banco dos Abrolhos, na Bahia, podem estar extintos até 2050 devido a uma epidemia. Por exemplo, os corais-cérebro já tiveram cerca de 10% de sua população afetada pela praga-branca, a mais prevalente das seis doenças identificadas em Abrolhos, causada provavelmente por uma bactéria. Os cientistas atribuem a proliferação das patologias ao aquecimento global e à poluição marinha. O aquecimento global reduziria a imunidade dos corais ou estimularia os patógenos causadores desses males, trazendo novos agentes infecciosos.

FURTADO, F. Peste branca no mar. Ciência hoje. Rio de Janeiro, v. 42, n. 251, ago. 2008 (adaptado)

A fim de combater a praga-branca, a medida mais apropriada, segura e de efeitos mais duradouros seria

Alternativas
Comentários
  • Como alegado no trecho de Fred Furtado apresentado na questão, tal epidemia foi causada pela poluição marinha e pela intensificação do aquecimento global, reduzindo a imunidade desses corais e intensificando novas infecções. Deste modo qualquer tentativa de aplicação de antibiótico (alternativa A) não terá como resultado certo se males como a poluição marinha continuarem a ocorrer, ao mesmo tempo que centros de reciclagem não tornaria tal ambiente mais saudável aos corais (alternativa B). Quando pensamos em introduzir um novo ser vivo, como citado na alternativa C, para combater um problema, devemos ter cuidado para que ele não realize um novo impacto naquele habitat maior ainda. Pensar em leis, como na alternativa E, é algo essencial, mas temos que ter consciência que elas não garantem a segurança se não forem bem fiscalizadas e difundidas em sociedade. 

    Logo a alternativa que se apresenta de maneira mais apropriada e segura para o combate dessa praga branca é a alternativa D, em que apresenta um panorama mundial do problema, e não apenas local, afirmando que o aumento no uso de transportes coletivos e a redução de queima de derivados de petróleo satisfação o problema de maneira incisiva e não postergando uma possível solução.

    fonte: https://brainly.com.br/tarefa/11314640

  • Perceba que ele pede o método mais apropriado, seguro e de efeitos duradouros!

    letra a) falso- um grande distrator. Qual o sentido de inserir antibiótico nas águas marinhas? Primeiro que mesmo se aplicasse naquela área, muitas bactérias criariam resistência ao fator. Como antibióticos são utilizados no tratamento bacteriano, poderia ser marcada por alguém que não raciocinou no momento.

    letra b) falso- trata-se de uma medida que visa muito mais o efeito estufa, embora estejam ligados.

    letra c) falso- a espécie poderia realmente resolver o problema. Porém, a introdução de uma nova espécie em um nicho é algo a ser evitado. Pense que, se não haver nenhum predador para esse ser, rapidamente irá se proliferar, sendo esse agora um novo problema.

    letra d) verdadeiro- o incentivo ao transporte coletivo diminui o aquecimento global. Se antes eram 20 carros queimando petróleo(supondo um motor a combustão tradicional), agora seriam 20 pessoas em um único veículo, por exemplo. Portanto, se o texto supõe ser o aquecimento global a causa da problema, a letra D traz medidas que atuam diretamente nessa questão.

    letra e) falso- o problema gira em torno do aquecimento global. O turismo não é, em geral, ameaça significativa para os corais.

  • Essa questão apresenta a praga branca, uma doença provavelmente causada por bactéria que está afetando os corais de Abrolhos. A questão informa que os cientistas atribuem essas patologias a poluição marinha e o aquecimento global, que reduzem a imunidade dos corais. Pede-se, então, qual seria a melhor medida a ser tomada para combater a praga branca. No ciclo do carbono, parte do estoque de carbono da Terra está na atmosfera na forma de gás carbônico (CO2), parte nas células dos organismos e outra parte no subsolo, em reservas de gás natural, carvão e petróleo. Uma certa quantidade de carbono na atmosfera é fundamental para a existência de vida, e o CO2 é um dos gases que contribuem para o efeito estufa, cobrindo a superfície do planeta e mantendo a temperatura ideal. Com o aumento da industrialização e queima de combustíveis fósseis, a quantidade de CO2 que volta para a atmosfera vem crescendo, e isso causa um aumento no efeito estufa, e consequentemente, um aumento na temperatura do planeta. Esse aumento eleva também a acidez do oceano com a diminuição do pH, diminuindo a disponibilização do íon carbonato para o plâncton e para espécies que fixam carbonato de cálcio. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    A medida mais apropriada, segura e de efeitos mais duradouros para evitar a praga seria:
    a) aplicar antibióticos nas águas litorâneas de Abrolhos. A aplicação de antibióticos poderia resolver o problema da praga momentaneamente, mas não teria um efeito duradouro, pois a emissão de CO2 continuaria a mesma. Incorreta.
    b) substituir os aterros sanitários por centros de reciclagem de lixo. Essa substituição não evitaria a propagação da praga ou a emissão de CO2. Incorreta.
    c) introduzir nas águas de Abrolhos espécies que se alimentem da bactéria causadora da doença. Introduzir espécies poderia ser uma possível solução, porém não é considerada segura, pois uma nova espécie pode afetar negativamente todo o ecossistema existente. Incorreta.
    d) aumentar, mundialmente, o uso de transportes coletivos e diminuir a queima de derivados de petróleo. Essa medida reduziria os níveis de emissão de CO2 na atmosfera, reduzindo, assim, o aquecimento global. CORRETA.
    e) criar uma lei que proteja os corais, impedindo que mergulhadores e turistas se aproximem deles e os contaminem. A aproximação humana dos corais não aumenta a propagação da praga e nem os contamina, e sim a emissão de CO2 pelos humanos. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Essa questão apresenta a praga branca, uma doença provavelmente causada por bactéria que está afetando os corais de Abrolhos. A questão informa que os cientistas atribuem essas patologias a poluição marinha e o aquecimento global, que reduzem a imunidade dos corais. Pede-se, então, qual seria a melhor medida a ser tomada para combater a praga branca. No ciclo do carbono, parte do estoque de carbono da Terra está na atmosfera na forma de gás carbônico (CO2), parte nas células dos organismos e outra parte no subsolo, em reservas de gás natural, carvão e petróleo. Uma certa quantidade de carbono na atmosfera é fundamental para a existência de vida, e o CO2 é um dos gases que contribuem para o efeito estufa, cobrindo a superfície do planeta e mantendo a temperatura ideal. Com o aumento da industrialização e queima de combustíveis fósseis, a quantidade de CO2 que volta para a atmosfera vem crescendo, e isso causa um aumento no efeito estufa, e consequentemente, um aumento na temperatura do planeta. Esse aumento eleva também a acidez do oceano com a diminuição do pH, diminuindo a disponibilização do íon carbonato para o plâncton e para espécies que fixam carbonato de cálcio.

    A medida mais apropriada, segura e de efeitos mais duradouros para evitar a praga seria:

    a) aplicar antibióticos nas águas litorâneas de Abrolhos. A aplicação de antibióticos poderia resolver o problema da praga momentaneamente, mas não teria um efeito duradouro, pois a emissão de CO2 continuaria a mesma. Incorreta.

    b) substituir os aterros sanitários por centros de reciclagem de lixo. Essa substituição não evitaria a propagação da praga ou a emissão de CO2. Incorreta.

    c) introduzir nas águas de Abrolhos espécies que se alimentem da bactéria causadora da doença. Introduzir espécies poderia ser uma possível solução, porém não é considerada segura, pois uma nova espécie pode afetar negativamente todo o ecossistema existente. Incorreta.

    d) aumentar, mundialmente, o uso de transportes coletivos e diminuir a queima de derivados de petróleo. Essa medida reduziria os níveis de emissão de CO2 na atmosfera, reduzindo, assim, o aquecimento global. CORRETA.

    e) criar uma lei que proteja os corais, impedindo que mergulhadores e turistas se aproximem deles e os contaminem. A aproximação humana dos corais não aumenta a propagação da praga e nem os contamina, e sim a emissão de CO2 pelos humanos. Incorreta.

  • Letra D

    --De acordo com o texto, pode-se perceber mais um dos impactos possíveis do uso de combustíveis fósseis como fonte de energia, no que tange os corais.

    Dessa forma, uma medida que poderia diminuir este impacto, seria a conscientização e o reforço da utilização de transportes coletivos, para diminuir os impactos dos gases liberados na queima de combustíveis fósseis, que poderiam aumentar o número de patógenos causadores da redução imunológica dos corais.

  • A questão pede uma medida que seja eficaz, segura e de efeitos duradouros. Algumas opções das alternativas são realmente eficazes, porém não se encaixam nos três requisitos que a questão exigiu. A aplicação de antibióticos, por exemplo, poderia ser eficaz momentaneamente, mas poderia gerar bactérias mais resistentes no futuro!

    Não é seguro colocar uma espécie que se alimenta da bactéria que causa a doença. No momento poderia ser eficaz, porém pensando no futuro poderia ocasionar em um novo problema por não ter predadores naturais para essa nova espécie.

    Substituir os aterros sanitários por centros de reciclagem de lixo ou criar leis para proteger os corais de turistas não resolveriam o problema, pois não possui relação direta com a propagação da praga nos corais.


ID
2726989
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Uma epidemia de Leishmaniose, também conhecida como Calazar, já contaminou centenas de cachorros em Redenção, no sul do Pará. Somente nos primeiros meses de 2018, quase 270 animais tiveram que ser sacrificados, porque a doença pode ser transmitida para humanos. A dona de casa F. C. teve que levar, com pesar, os dois animais de estimação da família para serem sacrificados. Os cães estavam com Leishmaniose e o sacrifício foi a saída, já que a doença não tem cura e causa muito sofrimento ao animal.”

(Reportagem de G1 PA, Belém, 28/04/2018.)


A Leishmaniose é uma doença causada por

Alternativas
Comentários
  • Gab. D - O mosquito-palha, cujo nome científico é Lutzomyia longipalpis, é um inseto díptero hematófago da subfamília denominada Phlebotominae.

    As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmaniose tegumentar americana, que ataca a pele e as mucosas, e leishmaniose visceral (ou calazar), que ataca órgãos internos.

     

    Agentes causadores

    A leishmânia é transmitida ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores, conhecidos como flebotomíneos. A transmissão acontece quando uma fêmea infectada de flebotomíneo passa o protozoário a uma vítima sem a infecção, enquanto se alimenta de seu sangue. Tais vítimas, além do homem, são vários mamíferos silvestres (como a preguiça, o gambá, roedores, canídeos) e domésticos (cão, cavalo etc.).

    https://agencia.fiocruz.br/leishmaniose

  • Só acrescentando.

    Animal = hospedeiro intermediário (mitose e desenvolvimento)

    Pessoa = hospedeiro definitivo (meiose e reprodução dentro)


ID
2735764
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção em que são apresentados dois gêneros de microalgas clorofíceas (Chlorophyta) amplamente estudados e atualmente em uso na indústria.

Alternativas
Comentários
  • Questão boa de chutar...


ID
2735779
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dois importantes grupos de macroalgas são caracterizados por: I) pigmentos: clorofilas a, c, carotenoides, fucoxantina; reserva: laminariana; parede celular: celulose, ácido algínico; marcante diferenciação tissular; presença de centríolos em todas as células. II) pigmentos: clorofilas a, b, ficobilinas; reserva: amilo; parede celular: galactose, polissacarídeos; ausência de centríolos e de células flageladas. Os números I e II representam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • CLOROPHYTAS - Clorofilas A e B + Beta-caroteno. (ALGAS VERDES)

    PHAEOPHITAS - Clorofilas A e C + fucoxonatina. (ALGAS PARDAS)

    RHODOPHYTAS - Clorofila A + ficobilinas. (ALGAS VERMELHAS)


ID
2735785
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Microalga marinha é um termo amplamente utilizado para descrever uma variedade de organismos uni e pluricelulares, procariotos e eucariotos, amplamente distribuídos em todos os oceanos e cuja principal semelhança reside na capacidade de realizar fotossíntese. Ademais, muitos grupos taxonômicos são capazes de produzir uma variedade de compostos úteis, como polissacarídeos e ácidos graxos. Dentre esses grupos, destacam-se certos procariotos que possuem, além da clorofila a, xantofilas glicosiladas e ficobiliproteínas (ficobilinas) organizadas em estruturas específicas (ficobilissomos). Em Biotecnologia, esses procariontes são reconhecidos pela capacidade de produzir compostos bioativos com potencial atividade como inibidores enzimáticos, herbicidas, antimicóticos, agentes antimalária e imunossupressores.

Assinale a opção que apresenta o grupo taxonômico descrito acima.

Alternativas
Comentários
  • Cyanophyceae, o prefixo lembra bactéria, então é procarionte e eucarionte, sendo que o primeiro somente as bactérias são.

    LETRA D

  • PROCARIOTO - Já descarta ser

    SOBROU

    Possuem ficobiliproteínas (ficobilinas) que da a coloração ciano, É CONHECIDO POR produzir compostos bioativos com potencial atividade como inibidores enzimáticos, herbicidas, antimicóticos, agentes antimalária e imunossupressores.

    É CIANOBACTERIA - Cyanophyceae.

    LETRA D


ID
2735803
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudos in situ sobre o plâncton marinho, em que se utilizam métodos acústicos, frequentemente classificam os organismos em categorias de acordo com a capacidade de atenuar ou refletir ondas acústicas. Alguns parâmetros do corpo interferem nessa capacidade e justificam a definição das categorias de classificação. Assinale a opção em que são apresentados parâmetros que interferem no sinal acústico e as categorias dos organismos planctônicos decorrentes.

Alternativas
Comentários
  • METODO DE ACUSTICPLANCTON

    TAMANHO E FORMA, COMPOSIÇÃO QUIMICA OLEOSA OU GASOSA

    > FLUIDOS (Organismos com composição oleosa)

    > ELASTICOS (Organismos com conchas)

    > GASOSOS (Presença de gases internos)


ID
2735863
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os dinoflagelados são o principal grupo de microalgas planctônicas marinhas que, sob determinadas condições, podem proliferar formando altas densidades (mais de 1 milhão de células por litro). Tais eventos de floração de microalgas (bloom ou marés vermelhas) podem ocorrer em larga escala, resultando em morte de peixes em áreas costeiras, problemas econômicos e de saúde pública. Sobre a floração, assinale a opção que apresenta, respecivamente, as principais variáveis que causam a floração; os exemplos de gêneros mais representativos: e os exemplos de toxinas.

Alternativas
Comentários
  • FLORAÇÕES TOXICAS (HAB) - CAUSADAS POR DINOFLAGELADOS

    CAUSAS: CHUVAS, ALTAS TEMPERATURAS E POLUIÇÃO ORGANICA (EUTROFIZAÇÃO)

    GENEROS: Gymnodinium, Prorocentrum e Gonyaulax (Inclusive a questão pode cobrar sobre eles serem bioindicadores de poluição).

    TOXINAS: SAXITOXINAS (PSP) - Paralisantes


ID
2739820
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. A leishmaniose é um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Tal fato se deve ao processo de desenvolvimento e urbanização descontrolada, além da reemergência de focos antigos, e ainda, pelo número crescente de casos de leishmaniose associados à infecção pelo HIV.

Sobre a Leishmaniose, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O vetor da Leishmaniose são os flebotomíneos. Insetos pequenos, de cor amarelada e pertencem à ordem Diptera, mesmo grupo das moscas, mosquitos, borrachudos e maruins; apresentam um par de asas e um par de pequenas estruturas, chamados de halteres ou balancins, responsáveis pela estabilidade do voo e o zumbido característico dos dípteros. No Brasil, esses insetos podem ser conhecidos por diferentes nomes de acordo com sua ocorrência geográfica, como tatuquira, mosquito palha, asa dura, asa branca, cangalhinha, birigui, anjinho, entre outros.

    Fonte: https://agencia.fiocruz.br/leishmaniose

     

    Além disso, Culex. sp é o gênero das muriçocas.

     

    Bons estudos

  • Lutzomyia longipalpis a principal espécie.

  • O ensaio de imunoflorescência isolada - indireta (RIFI) não é um procedimento utilizado para diagnóstico preciso da protozoose citada.


ID
2747803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, criada em 1997, é uma unidade de conservação da natureza (UC) onde existem recifes de corais e mangues. Trata-se da maior UC marinha federal, com mais de 400 mil hectares e cerca de 120 km de extensão ao longo da costa entre o município de Tamandaré – PE e o norte de Maceió – AL. A biodiversidade nela presente está representada por diversos grupos marinhos, como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos e mamíferos aquáticos, além de espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi-marinho, tartarugas e baleias.

                                              Internet: <www.icmbio.gov.br>(com adaptações).

Com relação aos animais mencionados no texto precedente, julgue o seguinte item.


As células dos organismos marinhos mencionados no texto são constituídas de membrana plasmática. No caso das algas, essa membrana é revestida de parede celular.

Alternativas
Comentários
  • Parede celular das algas

    Nos restantes grupos de seres vivos tradicionalmente considerados algas, a parede celular encontra-se normalmente presente e também formada por polissacarídeos, mas que podem ser de tipos diferentes da celulose.


    Nas algas vermelhas as paredes celulares são formadas por um complexo de microfibrilhas dentro duma matriz mucilaginosa. Ágar e carragenina são as duas espécies de mucilagem típicas das algas vermelhas.


    O ácido algínico (ou alginato) juntamente com celulose são os componentes típicos da parede celular das algas castanhas.


    As diatomáceas têm as células protegidas por frústulas compostas por duas peças que se encaixam como os pratos duma caixa de Petri, formadas de sílica opalina, polimerizada.


    Os dinoflagelados possuem um invólucro exterior (teca) formado por duas camadas membranosas, no meio das quais se encontra um complexo de vesículas achatadas que, nas formas "tecadas", contêm placas de celulose. Muitas espécies de dinoflagelados, no entanto, apresentam células "nuas" - sem uma verdadeira parede celular

  • R: CORRETO

    Algas possuem parede celular e isso já responderia a questão. Mas, para complementar o nosso conhecimento, segue algumas diferenças entre paredes celulares que frequentemente caem em prova.

    Nas plantas e nas algas a parede celular é formada pela celulose, sendo também conhecida como parede celulósica. É um revestimento. As paredes bacterianas podem ser Gram positivas, formadas basicamente por peptídeoglicano; enquanto as Gram negativas apresentam uma segunda membrana lipoproteica acima da estrutura, mais fina, de peptídeoglicano.

  • Errei porque lembrei que as euglenófitas são algas que não possuem parede celular sobre a membrana plasmática.

    A sustentação da membrana celular se deve a uma película constituída por proteínas, que pode ser flexível ou rígida e fica abaixo da membrana.

    fonte: https://www.infoescola.com/reino-protista/algas-euglenofitas/


ID
2747806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, criada em 1997, é uma unidade de conservação da natureza (UC) onde existem recifes de corais e mangues. Trata-se da maior UC marinha federal, com mais de 400 mil hectares e cerca de 120 km de extensão ao longo da costa entre o município de Tamandaré – PE e o norte de Maceió – AL. A biodiversidade nela presente está representada por diversos grupos marinhos, como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos e mamíferos aquáticos, além de espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi-marinho, tartarugas e baleias.

                                              Internet: <www.icmbio.gov.br>(com adaptações).

Com relação aos animais mencionados no texto precedente, julgue o seguinte item.


As algas têm origem ancestral recente na história evolutiva da Terra, tendo evoluído de vegetais vasculares.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    Vegetais vasculares que evoluíram das algas.

  • R: ERRADO

    As algas verdes são um grupo diversificado que possui representantes uni e multicelulares e que são capazes de produzir seu próprio alimento pela fotossíntese (autotróficos). As plantas, por sua vez, são organismos exclusivamente multicelulares e, assim como as algas, realizam fotossíntese. Esses dois grupos de seres vivos apresentam várias semelhanças, o que leva muitos especialistas a acreditar que grupos de algas verdes possam ter originado as plantas terrestres.

    FONTE: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/semelhancas-entre-as-plantas-algas-verdes.htm


ID
2749135
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Algumas algas mixotróficas têm sido utilizadas por empresas que cultivam microalgas, uma vez que a presença do mixotrofismo pode aumentar o crescimento das algas em até 30%.”

(Disponível em: http://www.seealgae.com/documents/SAT_Company_Port%2008%2012.pdf. Acesso em: 14/10/2014.)


Esse aumento é favorecido porque as algas mixotróficas são capazes de

Alternativas
Comentários
  • GAB C


    Mixotrofismo ou mixotrofia, em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo com caractéristicas autótrofas e heterótrofas.





ID
2751025
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

O fenômeno da maré vermelha é uma aglomeração de micro-plânctons que raramente acontece em alguns determinados locais na superfície das águas. São seres unicelulares aglomerados em número suficiente para produzir uma mudança de cor na água que se torna amarela, alaranjada, vermelha ou marrom, porque são micro-organismos caracterizados pela presença de vários pigmentos como: azul celeste e azul escuro (a) e (c) de cor verde, pigmento beta-caroteno, que é amarelo, e várias outras xantofilas que são alaranjadas e vermelhas. Esses pigmentos estão sempre localizados em cromatóforos.
Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar%C3%A9_vermelha. Acesso em: 31 de março de 2016. Fragmento. Adaptado.

A respeito desse fenômeno, podemos apontar como os causadores as algas

Alternativas
Comentários
  • GAB C - maré vermelha (Pyrrophyta) é uma aglomeração de micro-planctons dinoflagelados.

  • "Na maioria das vezes, a maré vermelha é causada pela floração de pequenas algas chamadas de dinoflagelados. Em alguns casos, outros organismos microscópicos, como as diatomáceas e as cianobactérias, podem estar presentes."

    Educação Uol


ID
2771437
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Vírus, bactérias e protozoários são organismos patogênicos que podem ser transmitidos ao ser humano, via ingestão de água, causando, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Poliomielite, Febre tifóide e desinteria amebiana podem ser todas transmitidas através da água contaminada. Para redução na transmissão de  todas, é importantíssimo manter medidas de higiene pessoal e saneamento básico.

  • poliomielite, febre tifoide e disenteria amebiana.

  • Herpes simples embora também seja transmitida por vírus não é por via de ingestão de água contaminada, mas de contato com secreção viral. Por isso não é correta a alternativa.

  • A questão quer que identifiquemos na ordem devida (vírus, bactérias e protozoários), quais doenças são transmitidas pelos mesmos.

    Agente causador:

    • Poliomielite - doença viral, causada pelo Poliovírus.
    • Febre Tifoide - doença bacteriana aguda, causada pela bactéria Salmonella Enterica sorotipo Typhi.
    • Disenteria Amebiana - doença causada pelo protozoário Entamoeba Histolytica.

    Alternativa: A


ID
2808076
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, a malária pode evoluir para forma grave e para óbito. No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nas demais regiões, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma letalidade mais elevada que na região Amazônica. Entre as medidas de prevenção individual estão

Alternativas
Comentários
  • Malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e causada por protozoários parasitários do género Plasmodium. 

  • b) uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes. 

  • A malária não é uma doença contagiosa, quer dizer, não é transmitida entre pessoas e tampouco pode ser transmitida pela água e, sim por meio da picada do mosquito Anopheles, infectada pelo Plasmodium. Até o momento ainda não existe vacina contra a doença. Por isso, é tão importante as medidas de prevenção para evitar o surgimento de grandes casos da doença e, a questão pede para identificar quais são algumas medidas.

    Como medidas de prevenção, podemos citar:

    • Usar mosquiteiros ou cortinados impregnados de inseticida;
    • Usar roupas longas e de cores claras;
    • Utilizar ventiladores em ambientes fechados;
    • Usar repelente, a orientação médica é necessária para o uso de repelente em crianças menores de dois anos;
    • Saneamento;
    • Não ingerir medicamentos por conta própria
    • Limpeza de locais que favoreçam o surgimento de mosquitos;
    • Usar telas em portas e janelas.

    GABARITO: LETRA B


ID
2818012
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Análise preliminar confirma contaminação por açaí em

pacientes com doença de chagas no AM


Os sete casos confirmados de doença de chagas no Amazonas ocorreram por contaminação do açaí. A informação é da Secretaria de Saúde do estado (Susam). Segundo a pasta, todas as pessoas infectadas são da mesma família e ingeriram o alimento.

Os casos foram registrados em Lábrea, a 702 km de Manaus. A Susam afirma que outro ponto que leva as autoridades a afirmarem que a contaminação se deu pelo açaí é que as pessoas da família que não ingeriram o alimento não apresentaram nenhum sintoma da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio da FVS, reforçou o pedido para que a população tome os cuidados necessários na hora de preparar e consumir os produtos. Bernardino ressalta que o açaí não pode ser visto como vilão. Não é o produto que está suscetível à contaminação, e sim, o modo como ele é preparado.

Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/analise-preliminar-confirma-contaminacao-por-acaiem-pacientes-com-doenca-de-chagas-no-am.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2018 (adaptado).


O texto se refere ao Mal de Chagas, doença que continua fazendo vítimas no Brasil e em outros países pobres do mundo, e que está sendo dissipada por meio do açaí. Dentre as alternativas apresentadas a seguir, a única inteiramente CORRETA quanto às formas de contágio e prevenção dessa doença é

Alternativas
Comentários
  • E. proteção de portas e janelas com telas, a fim de evitar a entrada do barbeiro, inseto transmissor da doença, nas residências. 


ID
2833651
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O reino Protista engloba seres unicelulares eucariontes, autótrofos ou heterótrofos, coloniais ou não. Consideram-se protistas os autótrofos como algas unicelulares e os heterótrofos como protozoários. No entanto, ambos os grupos não representam categorias taxonômicas tais como filo, classe ou ordem, mas apenas uma forma de diferenciar os organismos quanto à capacidade ou não de sintetizar compostos orgânicos a partir de inorgânicos. Os hábitos alimentares também são variados. Quanto ao modo de nutrição, os protozoários são classificados como heterótrofos ou holozoicos. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2860654
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere a ciclos biológicos de invertebrados causadores de doenças, julgue o item a seguir.


O parasito responsável pelas leishmanioses humanas é um protozoário cujo ciclo biológico não inclui hospedeiros invertebrados, como os flebótomos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos.

  • As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmaniose tegumentar americana, que ataca a pele e as mucosas, e leishmaniose visceral (ou calazar), que ataca órgãos internos.

    A leishmânia é transmitida ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores, conhecidos como flebotomíneos. A transmissão acontece quando uma fêmea infectada de flebotomíneo passa o protozoário a uma vítima sem a infecção, enquanto se alimenta de seu sangue. Tais vítimas, além do homem, são vários mamíferos silvestres (como a preguiça, o gambá, roedores, canídeos) e domésticos (cão, cavalo etc.).

    https://agencia.fiocruz.br/leishmaniose


ID
2860657
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere a ciclos biológicos de invertebrados causadores de doenças, julgue o item a seguir.


No ciclo biológico do Trypanosoma cruzi, o parasito passa por uma fase de multiplicação intracelular no hospedeiro vertebrado e por uma fase de multiplicação extracelular no inseto vetor.

Alternativas
Comentários
  • R: CERTO

    O Trypanosoma cruzi apresenta três formas morfológicas no ciclo evolutivo: tripomastigota, amastigota e epimastigota;.

    O ciclo biológico do T. cruzi é do tipo heteroxeno, passando o parasito por uma fase de multiplicação intracelular no hospedeiro vertebrado (amastigota) e extracelular no triatomíneo, que é o inseto vetor (epimastigota).

    O tripomastigota é a forma infectiva e está presente tanto nas fezes do triatomíneo, quanto no sangue do hospedeiro vertebrado, que serviu de alimento para o inseto.


ID
2875060
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A disenteria amebiana é uma inflamação do intestino grosso manifestada por cólicas e fezes liquefeitas, geralmente com muco e sangue. É uma doença causada pela ameba, por isso, esse tipo de disenteria é conhecido também por amebíase. Das alternativas descritas a seguir, assinale a que se caracteriza por ser o modo de transmissão da amebíase.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    A Entamoeba hystolitica locomove-se por pseudopodos.


ID
2875063
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária é uma doença caracterizada por acessos febris cíclicos. No ciclo de vida do plasmódio no ser humano ocorre a liberação de mezoítos das hemácias e, com isso, são liberados também resíduos tóxicos que provocam a febre. Esses intervalos entre os episódios de febres variam de acordo com a espécie de Plasmodium. É correto afirmar que a febre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    P. malarie , responsável pela febre quartã que se manifesta em ciclos de 72 horas; o P. vivax , que provoca a terçã benigna, com ataques febris de 48 horas e o P. falciparum , causador da febre terçã maligna, com ataques febris de 36 a 48 horas. Esses ataques febris estão relacionados ao rompimento de células vermelhas do sangue, conhecidas também como hemácias ou eritrócitos, que acontece em uma das etapas do ciclo de vida do parasita.


ID
2911720
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há mais de 100 anos, em 1904, aconteceu a primeira campanha de vacinação em massa feita no Brasil. Idealizada por Oswaldo Cruz, o fundador da saúde pública no país, a campanha tinha o objetivo de controlar a varíola, que então dizimava boa parte da população do Rio de Janeiro. Porém, as ações de imunização eram caracterizadas pela descontinuidade e pela baixa área de cobertura.

Atualmente, são oferecidas à população brasileira 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São mais de 300 milhões de doses, por ano, todas adquiridas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos estados e municípios visando à imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/ Acesso: 11 dez. 2018 (Fragmento: Adaptado).


Os cientistas estão em constante pesquisa para desenvolverem vacinas para a imunização da população humana contra diversos agentes causadores que podem ser vírus, bactérias, protozoários, fungos e outros.


Relacione os agentes causadores enumerados na COLUNA I com as doenças apresentados na COLUNA II:


COLUNA I

1- Protozoários.

2- Fungos.

3- Bactérias.

4- Vírus.


COLUNA II

( ) Tracoma.

( ) Hidrófobia.

( ) Hanseníase.

( ) Histoplasmose.

( ) Toxoplasmose.

( ) Caxumba .


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não conheço a maioria das doenças, mas pelas mais comuns, Hanseníase e Caxumba deu pra resolver. Pra quem já teve caxumba, pode lembrar que não foi prescrito antibiótico, pois a doença é causada por vírus. Hanseníase é a comum lepra causada por bactérias.

  • Hidrofobia é raiva (vírus), bb *

  • fiz desse jeito, Diego Menezes
  • forma correta de escrita da palavra é ANTESSALA. A palavra ante-sala está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Antessala se refere a uma sala que fica antes da sala principal, ou seja, uma sala de espera ou uma antecâmara.

     

    Exemplos:

    • Por favor, aguarde pela consulta na antessala.
    • Os candidatos estão esperando na antessala.
    • A antessala está cheia. Será que já podemos entrar na sala?
  • Ante:

    preposição - Na frente ou na presença de; num lugar próximo a: ele colocou, ante o juri, as provas do crime.

  • Ante:

    preposição - Na frente ou na presença de; num lugar próximo a: ele colocou, ante o juri, as provas do crime.


ID
2918185
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

“Vista como uma doença rural e restrita à Região Nordeste até a década de 1980, a leishmaniose visceral avança rumo a centros urbanos cada vez maiores. Causada pelo protozoário Leishmania infantum chagasi, [...] a doença se instalou em todas as grandes regiões, com quase metade dos casos (47%) concentrados no Nordeste, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).”

FIORAVANTI, Carlos. Um parasita chega às metrópoles. Revista Pesquisa Fapesp, n. 268, jun. 2018.


Medidas de prevenção contra essa doença incluem

Alternativas
Comentários
  • A Leishmaniose Visceral é transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.

  • Letra A - Doença de chagas

    letra B - Entamoeba histolytica, Giadia duodenalis

    letra C - ambiente com umidade e matéria orgânica, local ideal para desenvolvimento das larvas do Lutzomy longipalpis que o vetor da leishmaniose visceral