SóProvas



Questões de Inteligência Artificial no Jornalismo


ID
114568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do jornalismo investigativo, julgue os próximos itens.

A reportagem investigativa tende a beneficiar-se com a difusão dos computadores, que facilitam o arquivamento e a recuperação de informação.

Alternativas
Comentários
  • Com as novas tecnologias, a reportagem investigativa passou a contar com as ferramentas da RAC, reportagem com auxilio do computador. 

ID
138622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quanto ao processo de apuração e de pesquisa de informações,
julgue os itens subsequentes.

A profusão de novas tecnologias ampliou a capacidade de análise informatizada e permitiu um acesso quase irrestrito dos jornalistas investigativos a bancos de dados e fontes estatísticas, aumentando as possibilidades de investigação, mesmo à distância e com menores gastos.

Alternativas
Comentários
  • Desde quando o jornalista investigativo tem privilégios em relação ao cidadão comum a um banco de dados? Nunca vi em sites de fontes oficiais um campo através do qual é possível acessar informações privilegiadas por ser jornalista. O banco de dados e fontes estatisticas disponibilizado é comum a todos ou não? Alguém saberia explicar?

  • Jornalistas tem maior capacidade de acesso a bancos de dados, até por sua formação e experiência. Eles sabem onde procurar os dados, a quem pedir e como pedir. Um jornalista pode, por exemplo, acionar a Lei de Acesso a Informação junto a um órgão público para pedir um dado que lhe tenha sido negado, ou que esteja demorando demais para ser divulgado. Essa informação será repassada via e-mail, o que evita gastos de transporte, estadia e alimentação do repórter, que não precisará se deslocar para outro estado ou país para conseguir a informação.

  • permitiu um acesso quase irrestrito

    Aí forçou a barra ein...


ID
221074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre reportagem assistida por computador, ou RAC, analise as informações a seguir.

I - RAC é uma forma de trabalho que se aplica estritamente às áreas científica, econômica e esportiva.

II - Trata-se de um recurso destinado a qualquer área da atividade humana.

III - Diz respeito a um modo de produzir reportagens a partir de base de dados, demandando conhecimento sobre como acessar e como interpretar esse tipo de informação.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o prof. Nilson Lage, RAC baseia-se no emprego de técnicas instrumentais: a navegação e busca na internet, utilização de planilhas de cálculo e banco de dados.


ID
310588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

A figura do gatekeeper no jornalismo tradicional não chega a ser ameaçada pelo jornalismo online (webjornalismo) porque um jornalista assume o papel principal na escolha do material que será publicado ou deixado de fora.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução, muita redução: o jornalista, no ambiente online, está longe de ser o definidor da pauta nos portais e blogs, que refletem diretamente o fluxo e as tendências das midias socias, sobre as quais não existem nenhum controle editorial.

  • Com a internet, ouvir o público passou a se tornar um diferencial na rotina produtiva do jornalista. O gatekeeper inalcançável que dita o que os outros devem saber perdeu força sim.

  • A figura do gatekeeper no jornalismo tradicional não chega a ser ameaçada pelo jornalismo online (webjornalismo) porque um jornalista assume o papel principal na escolha do material que será publicado ou deixado de fora.

    ERRADO, pois a mídia não detém mais o único e exclusivo poder de emissão (modelo um-todos), o receptor se tornou mais empoderado, passando a participar no processo de produção da notícia, com isso, aumentou-se os atores que selecionam os fatos importantes que viram notícia (modelo muitos-muitos).


ID
398854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Sítios-espelhos e discos-espelhos são úteis em situações de acidentalidades (incêndio, enchente etc.) ou de ruína física de equipamentos, podendo evitar a perda de investimentos e a frustração de internautas fidelizados.

Alternativas
Comentários
  • Sites espelho são normalmente utilizados para oferecer fontes múltiplas da mesma informação, e eles são especialmente úteis como uma forma de acesso confiável na hora de fazer downloads de materiais que são vastos.

    São feitos para proteger os dados da ruína física, o que normalmente acontece em termos de material, de equipamento que fica estragado por algum motivo sem possibilidade de ser reconstituido (i.e. fogo, enchente, etc). 
  • São os Mirrors. Sites que sofrem ataques ou são derrubados possuem "espelhos" para que o acesso permaneça. Já vi um que tinhaaté 5 mirrors.


ID
398857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Um dos recursos proporcionados pela denominada computação em nuvens (cloud computing) é a recuperação de acervos em caso danos aos computadores.

Alternativas
Comentários
  • Resposta está certa.

    Recuperação dos dados - O fornecedor em cloud deve saber onde estão os dados da empresa e o que acontece para recuperação de dados em caso de catástrofe. Qualquer aplicação que não replica os dados e a infra-estrutra em diversas localidades está vulnerál a falha completa. Importante ter um plano de recuperação completa e um tempo estimado para tal.
  • Essa questão está classificada de maneira errada. Ela é de Informática e não de Jornalismo!
  • Certo

    O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. 
     
    O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.


ID
564631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No ambiente da Internet, as ferramentas de publicação de weblogs permitem que o usuário escreva, publique e gerencie seu conteúdo. Nesse contexto, um recurso que permite que determinado post de um blog seja acessado por uma URL fixa é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Um web feed, traduzível para fluxo webfonte web ou canal web, é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sítios de notícias ou blogues. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feedao qual usuários podem se inscrever, no formato de uma hiperligação. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds são arquivos de áudio, que pessoas amam fazer. wikipedia

     

    Um widget é um componente de uma interface gráfica do usuário, o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc.. Outro emprego do termo são os widgets da área de trabalho, pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador Wikipédia

     

    Tag : Mas existe outra forma de organização e classificação de informações extremamente comum na internet e na Web 2.0, que utiliza palavras-chave para relacionar informações semelhantes. Essas palavras-chave são conhecidas como Tags ou metadados. Metadados são dados usados para classificar e organizar arquivos, páginas e outros conteúdos. https://www.tecmundo.com.br/navegador/2051-o-que-e-tag-.htm

     

    Permalink: 

    Ligação permanentelink permanente ou apontador permanente, do inglês permalink, é um URL que aponta para uma postagem específica de um blog. Alguns sistemas antigos não possuem esse recurso.

    O intuito dele é permitir que se chegue diretamente ao post desejado quando se faz referência a alguma postagem ou a um conteúdo específico, tornando imediato o acesso ao conteúdo referenciado. wikipedia


ID
739585
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os QR Code estão se tornando frequentes em várias ações dos usuários de computador. São códigos de barra bidimensionais que podem ser escaneados pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica. Eles servem, por exemplo,

Alternativas
Comentários
  • QR code, ou código QR, é a sigla de "Quick Response" que significa resposta rápida. QR code é um código de barras, que foi criado em 1994, e possui esse nome pois dá a capacidade de ser interpretado rapidamente pelas pessoas.

    O QR code é utilizado por várias indústrias, como revistas e propagandas, e esse código é utilizad para armazenar URLS que depois são direcionadas para um site, hotsite, vídeo, etc. O QR code também pode ser facilmente escaneado por qualquer celular moderno, onde existem aplicativos específicos que tem a capacidade de ler o link e levar o cliente em potencial para o site que a empresa quer.

     

    Fonte: https://www.significados.com.br/qr-code/


ID
849814
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No livro Webjornalismo (2011), Magaly Prado fala de “um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias”, denominado

Alternativas
Comentários
  • Magaly Prado escreve em em Webjornalismo, página 181, Capítulo 8:

     

    A) O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.

    b) Segundo a autora, jornalismo open source é uma espécie de jornalismo com participação de colaboradores, vem do termo open source software, que é o conjunto de código aberto sob licenças (copyleft), que estejam em conformidade com a definição da organização (Free Software Foundation).
     


ID
1251043
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa que melhor descreve as representações sociais.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria das Representações Sociais tal como foi desenvolvida por Moscovici (1961) se liga à Psicologia Social. Moscovici atualizou o conceito sobre as representações coletivas elaborado em 1898 por E. Durkheim. 

    Para Moscovici as representações sociais são “[. . .] fenômenos específicos que estão relacionados com um modo particular de

    compreender e de se comunicar – um modo que cria tanto realidade quanto senso comum.”


    Saiba mais aqui: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/9/10


  • Atualizando o link da colega:

    http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/download/9/10


ID
1251088
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à arquitetura de informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura da Informação é a organização da estrutura de um website, seu conteúdo, rotulagem e categorização da informação, e design dos sistemas de busca

  • Arquitetura da informação (AI) é a arte de expressar um modelo ou conceito de informação utilizados em atividades que exigem detalhes explícitos de sistemas complexos.

    A arquitetura tradicional (voltada para a construção civil) é conceituada como a arte ou técnica de projetar e edificar ambientes habitados. Como atividade humana, ela existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries, e tem evoluído à medida que ganhou importância o design do ambiente construído, buscando-se a organização de espaços físicos.

    Nos tempos atuais, um novo tipo de arquitetura tem sido necessário, sobretudo em grandes organizações. Lidando com estruturas digitais de informação e software ao invés de estruturas físicas de alvenaria, a Arquitetura de Informação consiste no design de ambientes informacionais compartilhados e resistentes à entropia, que vem a ser o estado de desordem natural de qualquer sistema na ausência de uma força organizadora.

    Fonte: Wikipédia

  • Qual seria o erro da letra B?

  • Li DN, a entropia, relacionada à termodinâmica, que foi considerada por Einstein como a primeira lei de todas as ciências.


  • Mariana, mais uma vez, muito obrigada! Digitei errado. Na verdade, a minha dúvida é sobre a letra B.

  • Arquitetura de informação cuida exatamente de elaborar o mapa de navegação, o que anula, portanto, a letra B, no meu entendimento.

     

    Segundo J. B. Pinho, em Jornalismo na Internet (p. 134):

    A estrutura de um site, em termos de navegação, hieraraqui do conteúdo e disposição dos elementos interativos, recebe o nome de arquitetura da informação (AI). Ela é a base sobre a qual serão construídos todos os demais elementos do site - como forma, função, metáforas, navegação e interface, interação, design - e tem como uma de suas principais funções "defender os interesses do usuário e etivar que ele experimente momentos de frustração ao navegar" (Dauch, 2000).


ID
1256161
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as oportunidades da rede como mídia e como ferramenta que pode ser capitalizada pelos profissionais de comunicação, é INADEQUADO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Uma das maiores vantagens do e-marketing é justamente a possibilidade de mensuração imediata dos resultados.

    Vale para e-campanhas em geral.


ID
1437850
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A principal característica do RSS (Rich Site Summary ou Really Simple Syndication) é

Alternativas
Comentários
  • B) O trecho foi triste ao dizer "desvincular o conteúdo da forma". 


    Para saber mais: http://olhardigital.uol.com.br/video/rss-voce-ja-aderiu-ao-servico/8508

  • Acho que essa parte do "desvincular o conteúdo da forma" foi feita para confundir o candidato, pegadinha da FCC, a segunda parte do item é a mais correta, mais do que a letra E... quer dizer, o mais importante é a ideia de "customização no consumo da informação por meio de agregadores de conteúdo"...


ID
1437856
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Com o celular, veio junto o QR Code. Imagine o código de barras que encontramos nas embalagens dando informações sobre o produto. O QR Code também é um código, só que binário. Você também vai achar informações e links. Ao apontar o celular, com o programinha instalado (amanhã todos virão com ele embutido), o código é lido em segundos e traz mais conteúdo sobre o que se está querendo saber”.

                                    (Magaly Prado, no livro Webjornalismo, 2010, p. 223).

O QR Code é uma tecnologia categorizada como

Alternativas
Comentários
  • http://olhardigital.uol.com.br/video/veja-as-novas-aplicacoes-da-realidade-aumentada/44623

  • QR code é um tipo de código de barras bidimensional. O termo QR deriva de Quick Response, que em inglês significa resposta rápida, transparecendo a intenção do criador de montar um objeto de fácil decodificação e em alta velocidade, geralmente por imagem. Os códigos 2D (duas dimensões) permitem armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras. É a realidade aumentada. Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.

  • Google Glass foi matador HAHHAAHAHA

  • "O QR Code já é muito utilizado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive, com realidade aumentada. As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo."

    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/um-pequeno-guia-sobre-o-qr-code-uso-e-funcionamento.html

  • Mashup é um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.

    Nas palavras de Tapscott e Williams (2007, p.233), há um mashup quando “um programador mixa pelo menos dois serviços ou aplicativos de diferentes sites para criar algo novo e que, muitas vezes, é melhor do que a soma das suas partes”.

    Para Merrill (2006), os mashups podem ser das seguintes espécies: (1) mashups de mapas; (2) mashups de vídeo e de foto; (3) mashups de busca e compra (ex: site Buscapé) e (4) mashups de notícias, produzidos a partir da recombinação de informações de diversas fontes, de modo que se possa montar jornais personalizados a partir de RSS feeds.


ID
1437892
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Newsgames diz respeito

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Newsgame

  • Letra B

    Trata-se de um novo formato, na fronteira entre jornalismo e videogame, ganha cada vez mais adeptos no mercado jornalístico. As histórias contadas a partir de simulações nas quais o leitor se torna jogador têm sido experimentadas por meios como New York Times, CNN e El Pais. No Brasil, a Superinteressante, revista do Núcleo Jovem da Editora Abril, é referência mundial na produção de newsgames.


  • Para Eduardo Spohr, jornalista especialista em mídia digital e que já escreveu para diversos canais de jogos na Internet, essa aproximação é mais do que natural: ‘O século XXI é o século da interatividade. Cada vez mais os veículos terão necessidade de se aproximar de seus espectadores, e de se comunicar com eles. Essa aproximação se reflete também na linguagem, e esse é justamente o caso do ‘new games journalism’. O público que gosta de jogos, em particular, tem uma linguagem muito própria; eles constituem uma comunidade específica. Daí a importância dos game reviewers conhecerem suas preferências, seus jargões. Na era do hyperlink, todo mundo vai direto ao ponto, e por isso o artigo deve atingir fundo o interesse do leitor.’, diz.

    http://observatoriodaimprensa.com.br/entre-aspas/mario-lima-cavalcanti-26337/
  • letra b

    Os newsgames começaram em 2001 com o game “Kabul Kaboom”, que foi desenvolvido pelo criador do termo “Newsgame”, Gonzalo Frasca. O jogo falava sobre os bombardeios feitos pelo EUA no Afeganistão após o ataque de 11 de setembro do mesmo ano. Seguindo a mesma crítica aos bombardeios americanos, em 2003 foi desenvolvido o jogo “September 12th” primeiro projeto do newsgaming.com e que seria considerado o primeiro sucesso na área. Em “September 12th” o jogador devia combater terroristas através de bombardeios enquanto poupava civis, porém logo se percebia que o jogo tornava impossível salvar todos os civis mostrando que violência não era a resposta.

    fonte: http://mescla.cc/2017/06/28/newsgame-transformam-reportagens-em-jogos/


ID
1437952
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A arquitetura de informação é a estrutura de um site em termos de navegação, hierarquia do conteúdo e disposição dos elementos interativos. Sua essência é projetar a organização e o sistema de navegação com o propósito de ajudar os usuários a encontrar o que procuram.

Para isso,

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura da informação é responsável pela maneira como um site ou portal se configura ou dispõe as informaçoes para os usuarios.



  • Alguém sabe por que a B está errada?


ID
1488340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às especificidades do jornalismo na Internet, julgue o item subsecutivo.

A reportagem assistida por computador (computer-assisted reporting) é uma técnica do jornalismo online que não é utilizada na produção de conteúdo para as demais mídias devido ao alto custo de sua adaptação.

Alternativas
Comentários
  • "A reportagem com auxílio do computador é mais conhecida pelas siglas que a representam: RAC ou CAR (em inglês, de computer-assisted reporting).

    Filha do jornalismo de precisão, trata-se de um conjunto de técnicas de reportagem que usam o computador como ferramenta principal. O objetivo é ganhar velocidade e precisão na apuração e análise de grandes quantidades de dados quando se escreve uma reportagem. Entre essas técnicas destacam-se pesquisa avançada na internet, uso de planilhas eletrônicas, desenvolvimento de bancos de dados -além de conceitos estatísticos emprestados às Ciências Sociais.

    O RAC foi desenvolvimento originalmente nos EUA e seu pioneiro foi Philip Meyer [1], que usou um computador mainframe para analisar dados de uma pesquisa sobre moradores de Detroit que participaram das revoltas de 1967. A técnica se popularizou nos anos 80 com a implantação de microcomputadores nas redações norte-americanas. O primeiro Prêmio Pulitzer, o mais prestigioso entre jornalistas nos EUA, veio em 1988, para uma reportagem que usou técnicas de RAC para desvendar a discriminação na liberação de financiamentos habitacionais em Atlanta.

    No Brasil, a técnica começou a ser usada a partir de 1995, com a difusão da internet comercial. As primeiras reportagens mais aprofundadas começaram a ganhar espaços nobres na primeira página da Folha de S.Paulo, realizadas por jornalistas como Jose Roberto de Toledo e Fernando Rodrigues.

    O primeiro Prêmio Esso foi conquistado por jornalistas de O Globo em 2005, com uma investigação sobre o enriquecimento de políticos do Estado do Rio de Janeiro.
    A entidade que mais promove as técnicas de RAC no Brasil é a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagem_com_aux%C3%ADlio_do_computador

  • A RAC tem BAIXO CUSTO, uma vez que utiliza bancos de dados e recursos digitais disponíveis.


ID
1488343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às especificidades do jornalismo na Internet, julgue o item subsecutivo.

Uma das inovações trazidas pela Internet é a possibilidade de organização da informação jornalística por meio de bancos de dados online.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Depois de estimular a “fazer amigos e influenciar pessoas”, a internet tem pela frente o desafio de facilitar a interação com o mundo real, envolvendo os objetos que estão ao nosso redor e desconectados da rede. Esta nova fase da internet promete ser ainda mais interativa e dinâmica.

    O tema internet das coisas, um conceito de desenvolvimento que prevê que grande parte dos objetos estará conectada à internet, está deixando de ser curiosidade para fazer parte do cenário de computação das empresas

     

    Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/

  • Inclusive, a organização de informações por meio de bancos de dados, é uma característica da Web 4.0, cuja existência é controversa entre os autores.


ID
1575139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos impactos e às funções sociais da tecnologia da comunicação e informação, julgue o próximo item.


A Internet e os sistemas de localização como o GPS criaram novos paradigmas, como o ciberespaço e a cibercultura, que permitem ao usuário de redes digitais acessar, por exemplo, obras de arte de um museu sem sair de casa.


Alternativas
Comentários
  • Questão perfeita. Gabarito correto. 

    ¹: http://museucasadeportinari.org.br/visite-o-museu/visita-virtual-2

  • qual a função do GPS nesse contexto?

  • Acredito que não se refira ao aparelho de GPS, mas ao sistema. Pelo Google Earth, por exemplo, podemos acessar panorâmicas de pontos turísticos e "entrar" em museus.

  • Ainda mais quando a função do GPS é justamente ajudar você a sair de casa, não permanecer nela. O grande erro dos sociólogos quando adentram o campo da tecnologia é confundir os termos, utilizando-os mais pela elegância que pelo conteúdo. Google Earth é um conteúdo organizado com ajuda de sistemas de geo-localização, mas não é uma tecnologia de GPS - apenas de suporte. O tour virtual no museu, por exemplo, poderia ser feito através de um site totalmente alheio a plataforma.

  • Questão forçada.

     

    O sistema de posicionamento global (global positioning system, GPS) é um sistema de posicionamento por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como informação horária, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de três satélites GPS (quatro ou mais para precisão maior). Encontram-se em funcionamento dois sistemas de posicionamento por satélite: o GPS americano e o GLONASS russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia e o Compass chinês. O sistema americano é detido pelo Governo dos Estados Unidos e operado através do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar, estando atualmente disponível para uso civil gratuito. No entanto, poucas garantias apontam para que em tempo de guerra o uso civil seja mantido, o que resultaria num sério risco para a navegação.

     

    O GPS é utilizado na aviação geral e comercial e na navegação marítima, porém, atualmente é utilizado por diversas pessoas, que querem saber sua posição na sua própria cidade, e principalmente para viajar. Com um sistema de navegação por satélite integrando um GPS, é possivel encontrar o caminho para um determinado local, saber a velocidade e direção do seu deslocamento. Atualmente, o sistema está sendo muito utilizado em automóveis, com um sistema de mapas.

     

    Existem diversos tipos de GPS, de diversas marcas com  soluções "tudo-em-um", como os externos que são ligados por cabo ou ainda por bluetooth, e celulares muito modernos, que possuem o GPS em seus próprios aplicativos.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_posicionamento_global

  • Tem o museu de motos da Honda online. É bem legal e bonito. Tecnologia de GPS não é o aparelho GPS.

  • A Internet e os sistemas de localização como o GPS criaram novos paradigmas, como o ciberespaço e a cibercultura, que permitem ao usuário de redes digitais acessar, por exemplo, obras de arte de um museu sem sair de casa.

    se considerar apenas o GPS realmente dá ruim


ID
1575175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência aos gêneros digitais, julgue os item que se segue.


Digitalização é a transformação de informações textuais, sonoras ou gráficas no código binário 0 ou 1, que por sua vez é uma linguagem matemática para a qual essas informações são traduzidas e ambientadas em um suporte virtual.


Alternativas
Comentários
  • Imagine que você precise escanear uma foto de um albúm antigo da família. Quando escanear essa foto para o computador, por incrível que pareça, embora você consiga visualizá-la, por "baixo dos panos" ela será um conjunto binário (zeros e uns). Esse é um exemplo de digitalização, transformar algo físico em digital.

    Espero ter ajudado, forte abraço!

  • GAB. CORRETO - PARA NÃO ASSINANTES!

  • os tribunais atualmente estão adotando o sistema virtual digitalizando todos os processos. Assim, o advogado não precisa nem ir no próprio tribunal ver o processo, uma vez que é possível por meio da digitalização ver o processo pela rede de computadores.


ID
1897561
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A interação entre as marcas e o público passou por uma mudança significativa com o advento dos chamados “smartphones”, que, ao contrário dos primeiros telefones celulares, podem:

Alternativas
Comentários
  • A resposta "c" está errada! O Motorola Tijolão e o Star Tac já conectavam à internet! Isso sem contar o N95 da Nokia...FGV tá de brincadeira!!

  • Estou resolvendo questões de jornalismo de provas anteriores da FGV e estou ficando assustada com tamanha subjetividade das questões.

     

    Assim fica difícil se preparar para prova. 

     

  • A FGV nao complica ou perpetua a subjetividade só nas provas de português nao... é difícil saber o que essa banca sempre quer.

  • O que seriam os programas? Seriam os aplicativos? Ao meu ver, se considerarmos programas simplesmente como softwares, todo celular, desde o início, rodaria programas.

  • Sim, Felipe Araújo, são os aplicativos. Não dá para considerar o sistema operacional dos celulares antigos como programas, no sentido atual do termo, pois não podem ser instalados, desinstalados ou receberem atualizações.

  • Será que caberia recurso nessa? Ao meu ver, a C (a que julguei ser correta) seria mais indicada por terem perguntado sobre os primeiros celulares. Os primeiros, primeiros mesmo, até onde me recordo, não acessavam internet até porque ela ainda engatinhava quando eles foram lançados.


ID
1897564
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A diferença básica, no meio digital, entre a rede social Facebook e o Google está no fato de que a estratégia de cada um, respectivamente, visa a:

Alternativas
Comentários
  • Gostaria que aguém explicasse essa.

  • Acho que é o seguinte:

    Google: organiza a internet porque fornece meios para que as páginas sejam encontradas

    Facebook: cria uma internet pararela porque é uma rede privada. Tudo o que é publicado pelos usuários é controlado pelo Facebook.

     

  • o Facebook cria uma internet paralela porque incorpora cada vez mais conteúdos de outras plataformas, de modo que o usuário não sinta necessidade de sair dessa rede social. 

  • Não faz nenhum sentido essa questão! O Facebook cria uma internet paralela? Visto que a definição de internet é: rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum, unindo usuários particulares, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares, bibliotecas e empresas de toda envergadura.

    Como se o facebook fosse o centro do universo criando algo que já está em uso por muito tempo. O facebook apenas usa a rede de computadores mundial para criar uma rede de pessoas...

    Achei uma questão muito fantasiosa!!

  • questão sem noção, mas ok...

    Criar internet paralela: todos os serviços estão ali.


ID
2082478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à utilização de web semântica, aplicativos, algoritmos e bancos de dados, bem como a manifestações ciberculturais que alteram as formas de comunicação e o jornalismo contemporâneos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     

    "Jeffrey Herbst, presidente do site Newseum, afirmou que em nosso mundo digital o algoritmo é um editor porque muitas vezes determina, num plano personalizado, quais as matérias jornalísticas os usuários devem ver. Para Herbst, esta revolução levanta questões sobre como os sites da mídia social negociam sua condição essencial de buscar o lucro com seus novos papéis de fornecedores de informação e a responsabilidade social que isso acarreta em sociedades democráticas."

     

    Fonte: http://observatoriodaimprensa.com.br/jornalismo-na-internet/robos-eletronicos-como-ombudsman-na-imprensa/

  • Execução das regras das ontologias exige avaliar a correção do conteudo da a internet, a qual não possui nenhum controle obrigatório de autenticidade. Qualquer um pode falar qualquer coisa, independentemente de qualquer que seja o assunto na web; todo e qualquer tipo de informação pode ser disponibilizado na web. Uma solução possível é assinaturas digitais

  • Também pensei assim.


ID
2370166
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As proposições de que “o meio é a mensagem” e “o mundo se tornou umaaldeia global” marcam as pesquisas de Herbert Marshall McLuhan. Assinale a alternativa na qual uma das teorias de McLuhan está definida de forma correta.

Alternativas
Comentários
  • “O meio é a mensagem”

    Na concepção de McLuhan, é o meio que configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas. As tecnologias são extensões das capacidades humanas e introduzem novos conteúdos veiculados pelos meios.

     

    Fonte: https://teoricosnocomando.wordpress.com/category/marshall-mcluhan/


ID
2476426
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável.

As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Henry Jenkins, em sua obra Cultura da Conexão (p. 246), aponta que, na era de compartilhamento digital, há uma variedade de considerações estratégicas e técnicas que podem aumentar as chances de um conteúdo de valor ser propagado.

     

    Disponível quando e onde o público quiser: os produtores, sejam profissionais ou amadores, precisam ir além de uma mentalidade “se você construir, eles virão”, levando ou enviando material para onde o público achar que é mais útil.

    Portátil: os membros do público não querem ficar presos em um lugar só. Eles querem seus textos de mídia “em movimento”. O conteúdo tem de ser citável (pode ser editado pela audiência) e apropriável (fácil de pegar e inserir em outros lugares pelo público). Os públicos muitas vezes abandonam o material se o compartilhamento se mostrar muito oneroso.

    Facilmente reutilizável em uma série de maneiras: os produtores de mídia e o público de mídia circulam conteúdo por razões muito diferentes. A criação de textos de mídia que sejam abertos a uma variedade de usos do público é fundamental para a criação de material para ser propagado.

    Relevante para os vários públicos: o conteúdo que atraia a mais do que um público-alvo, tanto o público pretendido como o público excedente, tem um significado mais amplo como mídia propagável.

    Parte de um fluxo constante de material: a mentalidade “viral” leva marcas a investirem toda a sua energia em um texto de mídia específico e espera que gere sucessos exponenciais. Alguns fluxos de material podem ressoar mais do que outros, uma vez que os criadores nem sempre são capazes de fazer previsões, porém é importante que sejam regulares


ID
2490925
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Eventualmente, jornalistas precisam processar grande volume de dados para subsidiar reportagens especiais multimídia. Assim, um sistema que possibilite consultar de forma automatizada o material em questão, a formação de uma equipe de profissionais para se dedicar exclusivamente à função e a existência de ferramentas que possibilitem a chamada “apuração distribuída”, isto é, com a participação da sociedade no uso de plataforma aberta de dados, são procedimentos que resultam em conteúdo jornalístico diferenciado e de qualidade.


Com relação ao chamado jornalismo de dados, infere-se que:

Alternativas
Comentários
  • “apuração distribuída” O conceito é apresentado e exemplificado através de um estudo de caso do jornal britânico The Guardian. O caso sugere que a apuração distribuída pode ser uma alternativa viável para manter a qualidade do jornalismo em um contexto de crise financeira. Este trabalho debruça-se sobre uma prática surgida da mescla do potencial colaborativo dos microcomputadores da audiência unidos em rede mundial e do webjornalismo participativo

     

    FONTE: https://pt.scribd.com/doc/20558167/A-apuracao-distribuida-como-tecnica-de-webjornalismo-participativo


ID
2491000
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma equipe de jornalistas precisa fazer uma reportagem com base em páginas da web e documentos PDF dispersos na rede, com um volume grande que impossibilita a coleta de dados pessoais.

Uma das principais ferramentas de auxílio para o jornalismo on-line, em casos como esse, é a:

Alternativas
Comentários
  • a) interface interativa;  Interface é o nome dado para o modo como ocorre a “comunicação” entre duas partes distintas e que não podem se conectar diretamente. FONTE: https://www.significados.com.br/interface/

     

    b) raspagem de dados;  A raspagem de dados é uma técnica em que um programa de computador extrai informações de uma interface feita para a leitura humana. No jornalismo, essa técnica vem sendo aplicada principalmente para extrair informações de páginas da Web e de documentos que não são organizados de forma estruturada, como PDFs. É, sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes que um jornalista pode ter em investigações que envolvem a Web e sistemas digitais. FONTE: https://escoladedados.org/tutoriais/raspagem-e-jornalismo-de-dados/

     

    c) data warehouse; Data warehouse é um depósito de dados digitais que serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa, criando e organizando relatórios através de históricos que são depois usados pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados. FONTE: https://www.significados.com.br/data-warehouse/

     

    d) segmentação interativa;

     

    e) consolidação de dados.


ID
2573605
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pesquisas apontam que cerca de 90% dos internautas, quando procuram algo pelos buscadores da web, só clicam nos sites que aparecem na primeira página. Uma das formas que auxiliam os sites a estarem bem posicionados é a aplicação de técnicas de SEO (do inglês Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca). Sobre esta técnica, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2625874
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A partir dos conhecimentos sobre as formas de jornalismo, aponte a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • Altamente questionável esse gabarito, porque, na minha interpretação, a alternativa b também está errada. "No jornalismo online, precisão, contextualização e interpretação são sacrificados em nome da velocidade", não é verdade. Mesmo com a imposição por mais agilidade na publicação jornalística online, a precisão, contextualização e interpretação ainda se fazem fundamentais... Isso quando falamos de jornalismo, não estou me referindo a blogs e sites em geral, que não têm a preocupação jornalística ao construir a notícia. Mas, enfim, questão D é o gabarito. Fazer o quê

  • Também o item A é um absurdo, não?

    "Os meios impressos podem aumentar - para amplos limites - o número de páginas ou a quantidade de matérias, já que não trabalha com o mesmo tempo dos veículos televisivos e radiofônicos".

    O jornal tem a limitação do custo de impressão e da verba de anúncios para bancá-lo, e em 2010 ela já vinha caindo.

    Esse "podem aumentar o número de páginas" é um otimismo que ninguém tem quanto ao impresso há mais de uma década. Nove anos depois da questão, temos a prova: inúmeros jornais impressos emagreceram muito suas edições. Tem jornal de alcance regional que dia de semana está do tamanho de informativo de farmácia.

  • Tem que se esforçar muito pra considerar a alternativa A e a alternativa B como opções corretas.

  • A única possibilidade de justificar a A como correta é avaliar que a banca estava se referindo aos "impressos" convertidos em meios digitais. Ainda assim, se for esse o caso, a banca foi extremamente ambígua.


ID
2643148
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um dos novos recursos para a pesquisa jornalística é o uso de bancos de dados, entendidos como:

Alternativas
Comentários
  • randômico = aleatório


ID
2643166
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atualmente portais corporativos constituem novos instrumentos de gestão da informação. Muitas instituições sofrem com o excesso de informação, tornando imprescindível esse recurso tecnológico para as grandes e mesmo as médias empresas. Assinale a alternativa que define corretamente um portal corporativo.

Alternativas
Comentários
  • “Portais de informações empresariais são aplicativos que permitem às empresas libertar informações armazenadas interna e externamente, provendo aos usuários uma única via de acesso à informação personalizada necessária para a tomada de decisões de negócios.”

     

    http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/938

  • c-

    Portais da Informação Corporativa (EIP): acesso e o compartilhamento de conteúdo. Podem ser portais horizontais (genéricos e englobam funcionalidades, como business intelligence, colaboração, gestão de conteúdo e e-learning) e verticais (específicos e mais vinculados aos processos de negócio, como CRM (Customer Relationship Management) ou SCM (Supply Chain Management).

     

    Os portais corporativos fornecem canal único com informações em tempo real e disponibilização sempre atualizada.

    os requisitos mínimos de um portal corporativo são:
    1- Facilitar localização das informações pelos usuários eventuais.
    2- Permitir classificação e pesquisa intuitiva.
    3- compartilhamento corporativo.
    4- conectividade universal aos recursos
    5- acesso dinâmico aos recursos
    6- roteamento inteligente.
    7- ferramentas de negócios inteligentes e integradas.
    8- arquitetura baseada em servidor.
    9- serviços distribuídos.
    10- definições flexíveis das permissões de acesso.
    11- interfaces externas.
    12- interfaces programáveis.
    13- segurança.
    14- fácil administração.
    15-  personalização.


ID
2643178
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Novas tecnologias a serviço do jornalismo, da divulgação do conhecimento científico e da comunicação social como um todo vêm abrindo frentes inéditas para tornar mais eficaz a transmissão de informações, de maneira clara e agradável. Produzir novas experiências sem a perda de qualidade de conteúdo é um desafio que a RV (realidade virtual) pretende vencer. O objetivo central básico da RV, com a criação de cenas tridimensionais e condições acessíveis de interatividade, é fundamentalmente descrito em uma única palavra, para aquilo a que se propõe. Assinale a alternativa que apresenta essa palavra.

Alternativas
Comentários
  • Realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

     

    Fetichismo: admiração exagerada, irrestrita, incondicional por uma pessoa ou coisa; veneração. 

  • Realidade virtual só pode ter como objetivo a imersão (numa realidade fictícia, mas que é sentida como real - algo parecido ao que ocorre num sonho).


ID
2643184
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A noção de Page Rank do Google pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • PageRank é uma avaliação da relevância de uma determinada página. Essa relevância é divulgada ao público em uma escala de 0 a 10, através da Toolbar do Google ou de ferramentas que simulam a ferramenta para obter este número.

     

    Fonte: https://www.agenciamestre.com/marketing-digital/o-que-e-pagerank/

  • PageRank (PR) é uma métrica utilizada pelo Google dentro do seu algorítmo para entender a importância que um site, ou página, tem para ele (Google) frente a Internet. Ele foi desenvolvido em 1995 na Universidade de Stanford por Larry Page, daí vem o nome “Page” Rank.

  • https://www.youtube.com/watch?v=PE8Ng9vEBBY#action=share


ID
2643187
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a justificativa para os pesquisadores da área de produção digital utilizarem o termo topologia ao se referirem à pesquisa teórica das Redes Sociais.

Alternativas
Comentários
  • "Augusto de Franco (2008) aponta que as topologias são essenciais para a compreensão das redes sociais. Para ele, assim como para outros autores, a metáfora da rede é essencial justamente por possibilitar a percepção de topologias mais ou menos eficientes para a ação dos grupos sociais. Franco parte de um memorando de Paul Baran (1964) para discutir que as redes sociais possuem três topologias básicas possíveis: distribuída, centralizada e descentralizada "


    Fonte: http://www.ichca.ufal.br/graduacao/biblioteconomia/v1/wp-content/uploads/redessociaisnainternetrecuero.pdf


ID
2670064
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em 2017, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou o Projeto Facebook Jornalismo, uma negociação com os portais de notícias para cobrar pelo acesso às notícias compartilhadas na rede social. A partir desta notícia,

Alternativas
Comentários
  • Acredito que tenha a ver com essa informação dada à época da veiculação desse serviço: A novidade vai funcionar para veículos que utilizam a funcionalidade Instant Articles, plataforma de publicação do próprio Facebook. É uma ferramenta que permite o carregamento de artigos em uma versão simplificada. Esse recurso sofreu muitas críticas quando foi lançado, pois não direcionava os leitores para os sites originais dos produtores de conteúdo.

  • Entre as alternativas A e D a briga é dura...

    Porque se D está certa, por outro lado não vejo onde A possa estar errada.

  • Entendo que a questão queira uma consequência dessa notícia... algo como: "quais implicações para os portais a partir desse novo posicionamento do Facebook?"

     

    Dessa forma, entendo que a alternativa A não poderia estar correta, pois ela aponta uma causa para o Facebook ter implantado esse projeto e não uma consequência dele.

  • Faz sentido, Camila.

    Tks


ID
2670067
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere:


A maioria dos sites jornalísticos surgiram como meros reprodutores do conteúdo publicado em papel. Apenas numa etapa posterior é que começaram a surgir veículos realmente interativos e personalizados. [...] A Web começou, assim, a moldar produtos editoriais interativos com qualidades convidativas: custo zero, grande abrangência de temas e personalização.

(Adaptado de: FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Editora Contexto, 2003)


Avalie as proposições abaixo:


I. O modelo de negócio dos portais de notícia acostumou o público com acesso gratuito ao conteúdo e agora as empresas têm dificuldade de estabelecer planos de assinatura.

II. A interatividade acontece também quando o internauta pode personalizar os itens de menu que quer acessar. Ele passa, dessa forma, a ser um coautor do conteúdo.

III. O custo zero de acesso foi possível no início da popularização da Internet graças a formas mais eficientes de publicidade, como os banners e pop up customizados de acordo com o IP de acesso.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A banca indicar que alguém é "coautor" de conteúdo só por personalizar o menu de editorias é absurdo. Se alguém entrou com recurso e foi atendido, por favor postar aqui. 

  • O hipertexto digital opera com a virtualização. O leitor/navegador participa da estrutura do texto que, neste contexto, torna-se apenas uma parte desta formação. Para Fachinetto (2005), ele vira coautor, à medida que escolhe os links aos quais irá  percorrer e cria novos que farão sentido para ele, mas que para o criador do hiperdocumento talvez não tenha sido imaginado. Acrescentar e modificar os nós deste sistema, conectar um trecho a outro, transformando diversos textos, imagens e sons, antes separados, em um único documento.

    https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1506/1/2016JessicaRibeiroMallmann.pdf

     

     

  • O erro do item III está em dizer que o custo zero se refere a publicidade de pop-ups e banners. Quando na verdade o custo zero dessa época se refere ao fato de que os veículos já dispunham de toda equipe de produção jornalística. O jornal impresso já era feito diariamente. Portanto, transportar o conteúdo da versão impressa para a versão online não tinha custo para os jornais!

  • Como assim "coautor" só por personalizar o menu?

  • Absurdo isto sobre "COAUTOR"

  • Acho que coautor no sentido de ver aquilo que quer ao personalizar o menu. De alguma forma, a preferência nos assuntos gera mais e menos tipos de conteúdo e assim ele passa a colaborar com a produção, sem necessariamente escrever sobre.

  • Respondendo aos colegas que reclamaram sobre a questão de o receptor ser considerado coautor: alguns teóricos tem esse entendimento, que é seguido por algumas bancas de concurso, pois elas usam esses autores como referência. Um dos autores que consideram os receptores como coutor é Lúcia Santaella. Segundo, ela "Através das ações associativas e interativas do receptor, essas partes vão se juntando, transmutando-se em incontáveis versões virtuais que brotam na medida mesma em que o receptor se coloca em posição de coautor. Isso só é possível devido à estrutura de caráter hiper, não sequencial, multidimensional que dá suporte às infinitas opções do “leitor imersivo” (SANTAELLA, p. 121)

    Fonte: Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. Lúcia Santaella

  • Outra autora que tem o mesmo entendimento sobre essa questão:

    "O leitor torna-se co-autor da narrativa jornalística na medida em que, a partir de suas escolhas (dentre as possibilidades oferecidas pelo hipertexto), ele vai construir a sua narrativa individualizada, elegendo as células informativas que se apresentam como as mais importantes, de acordo com suas necessidades de obter informações" (Mielniczuk. p; 12)

    Fonte: A Pirâmide Invertida na época do Webjornalismo: tema para debate. Luciana Mielniczuk


ID
2681734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.

Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.


As novas tecnologias têm investido em experiências estéticas que sejam simulacros da realidade, incluindo-se entre elas a realidade aumentada, que insere objetos virtuais em ambientes reais.

Alternativas
Comentários
  • Realidade aumentada, que não deve ser confundida com realidade virtual - ambas simulacros da realidade possibilitados pelas novas tecnologias.

  • Designa-se realidade aumentada (RA) ou (AR) a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma camera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro. O uso mais popular da realidade aumentada é o entretenimento através dos filtros para fotos em aplicativos móveis de redes sociais e games como o Pokemon Go, porém atualmente a realidade aumentada é utilizada de muitas formas tais como no ensino, design de produtos, ações de marketing ou em treinamento e suporte em plantas industriais. O uso de vídeos transmitidos ao vivo digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador também podem ser considerados como um tipo de realidade aumentada.

  • Realidade aumentada: você enxerga objetos virtuais num ambiente real. Ex.: Pokemon GO

    Realidade virtual: ambiente 100% virtual. Ex.: Sword Art Online

  • Isso é algo que está bombando atualmente. Há aplicativos, por exemplo, em que você aponta a câmera do celular para o seu pé e ele lhe mostra uma simulação de como este tênis ficaria calçado em você. 

    Resposta: Certo

  • GAB C

    Assim como vem acontecendo com diversas outras tecnologias, a realidade aumentada (AR) deixou de estar presente apenas na ficção científica. Com a transformação digital, ferramentas inovadoras são cada vez mais comuns em nossas vidas.

    A realidade aumentada é utilizada de muitas formas tais como no ensino, design de produtos, ações de marketing ou em treinamento e suporte em plantas industriais

  • Isso é algo que está bombando atualmente. Há aplicativos, por exemplo, em que você aponta a câmera do celular para o seu pé e ele lhe mostra uma simulação de como este tênis ficaria calçado em você

    Fonte: Victor Dalton | Direção Concursos

  • Kinnect do Xbox


ID
2681776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quando deixam de chamar a atenção e se tornam triviais, as mídias se tornam realmente importantes. Se sua articulação com o cotidiano atinge um nível muito alto, a própria vida se transforma. Não por conta da mídia em si, mas pelas relações humanas ligadas a elas.

Luís M de Sá Martino Teoria das mídias digitais Petrópolis: Vozes, 2015 (com adaptações)

Considerando a importância das novas mídias digitais para o jornalismo, julgue o seguinte item.


As informações digitais são processadas através de computadores, o que as torna mais inflexíveis.

Alternativas
Comentários
  • Sei lá o que esses caras entendem por "inflexíveis", mas por meus estudos de "Provologia" essa questão tinha todo o feeling de estar errada, a partir da vírgula. E estava.

  • pensei a mesma coisa, elcio!

  • Realmente é impossível saber a que essa tal "inflexibilidade" se refere, mas associei ao formato.


ID
2727715
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As fake news nas eleições


O fenômeno não é novo. Muito menos exclusivo do Brasil. Ao contrário. As chamadas fake news, ou notícias falsas, que inundaram as mídias digitais já polarizaram as eleições tanto aqui como nos EUA, onde Donald Trump surfou a onda e saiu vencedor movido a uma bateria de desinformações que favoreceram a sua candidatura.


Considerando o fragmento do artigo de Carlos José Marques, avalie estas informações.


I. A história da imprensa aponta que jornais sensacionalistas, por vezes, disseminaram notícias falsas ao longo do tempo, como o emblemático caso do bebê-diabo, veiculado pelo jornal Notícias Populares.

II. Além do volume de informações, nas redes sociais, os layouts dissimulados contribuem para o rápido compartilhamento de notícias falsas.

III. As fake news podem ser pensadas no contexto da pós-verdade, eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2016.

IV. As redes sociais têm pouca relevância na circulação das fake news no cenário político, visto que o meio impresso é o principal responsável pela disseminação desse tipo de notícia.


Logo, é plenamente CORRETA a sequência apresentada na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Questão que não exigiu de fato conhecimento, apenas "provismo". Considerando que a IV é obviamente falsa, não há outra possibilidade de resposta certa. 

  • Concordo com a observação do Ramon. 

    Cheguei à mesma conclusão, ajudado pelo fato de (por ser quase um idoso) de também saber que a I está correta.

    Só não concordo com o termo "provismo". Acho que ao estudo dos macetes provais dá-se o nome de "Provologia"

    :)

  • Gelei com essa questão rs


ID
2727751
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os laços sociais estabelecidos pelas redes sociais foram classificados pelo sociólogo americano, Mark Granovetter (apud Martino, 2015), em laços fortes, fracos e ausentes, dependendo da quantidade de tempo que se despende com essa pessoa; da intensidade emocional do vínculo; da intimidade, confiança mútua e reciprocidade.


Com base nessas premissas, identifique cada afirmativa a seguir como Verdadeira ou Falsa.


I. Laços fortes são mais importantes porque, quanto maior o vínculo emocional e afetivo, maior a quantidade de informações que são trocadas entre seus pares.

II. Laços fracos são mais importantes, porque eles se espalham em várias direções, justamente porque não possuem vínculos diretos, atingindo um número maior de pessoas e ampliando a capacidade de distribuição da informação.

III. A força dos laços fracos está ligada à distância existente entre pontos de uma rede.


Então, assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Linha de raciocínio pra acertar essa (levando em consideração princípios não de Jornalismo mas de "Provologia"):


    1) Os itens I e II são antagônicos, logo ficam descartadas as alternativas B e D, que os consideram ou ambos verdadeiros ou ambos falsos.

    2) Sobrando as alternativas A e C, constata-se que em ambas o terceiro item é V - portanto o terceiro item com certeza está correto.

    3) Estando correto o terceiro item e ele dizendo que "A força dos laços fracos está ligada..." isso revela que os laços fracos são mais importantes - portanto o item II está correto e o item I está errado.


    Assim, FVV: alternativa C

  • "Embora, em geral, a tendência na vida cotidiana seja dar mais importância aos laços fortes, o autor propõe, em seu modelo, que os laços fracos podem ter uma importância maior na dinâmica de funcionamento das redes por conta de seu tamanho - quantitativamente, o número de 'conhecidos' é maior do que o de 'amigos' e 'familiares', aumentando a amplitude de divulgação de dados existentes nesse tipo de contato. [...] A força dos laços fracos está ligada à distância existente entre pontos de uma rede".

     

    -Teoria das Mídias Digitais, Luís M.S. Martino

  • Laços Fraco

    Os laços fracos tendem a ter um menor vínculo no ambiente social, pois compõem uma variedade de experiências e formações distintas. Segundo Mark Granovetter, os laços fracos conectam diversos grupos devido sua característica intrínseca de heterogeneidade. Neste caso, os indivíduos da rede se comunicam sem criar proximidade, ou seja, não demanda interações para ser mantido, é uma relação mais fluida e menos conectada, na qual não há intimidade, reciprocidade ou mesmo confiança.

     

    Laços fracos como coloca Granovetter são definidos pela comunicação que surge ao redor da informação naquele exato momento. Um indivíduo está mais propenso a ouvir o que provém de um laço fraco do que aquilo que vem de laços fortes.

     

    A mais provável explicação para este apontamento é de que os laços fracos são mais eficazes em atingir outros indivíduos. Dessa forma, eles se tornam relevantes por serem propensos a criar mais pontes do que os laços fortes, além do esperado.

     

    Granovetter constata que indivíduos escassos de “Laços Fracos” carecem de informações de partes mais distantes dentro do seu próprio meio social, sem essas ligações há uma maior disposição ao isolamento, retida em seus clusters Nesse sentido, se tornam essenciais para a inclusão dos seres à sociedade. Quanto menos laços fracos houver, há maior dificuldade de circular novos saberes e maior fragmentação dos grupos.


ID
2795140
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As opções a seguir apresentam diversos termos que podem ser associados ao universo da cibercultura, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • Centralizada algo amarrado;descentralizada algo livre,solto.Na internet geralmente tudo é livre,solto.

  • "A lógica hierárquica, centralizada e fechada persiste nos bancos de dados como serviços comerciais independentes ou como arquivos dos periódicos em papel disponíveis para consulta pública, enquanto que o jornal digital permite um modelo horizontal e descentralizado de armazenamento das notícias.(Gonçalves, 2002, p. 53)"

    GONÇALVES, Elias M. O jornal digital como epicentro das redes de circulação das notícias. Pauta Geral, ano 9, n.4, Ed. Calandra, 2002a


ID
2795143
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as comunidades no espaço virtual, leia o texto a seguir.

O sentido de comunidade se __________no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam ___________ em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades ___________. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do ____________. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação ___________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • reforça – livremente – virtuais – indivíduo – momentânea.


    O sentido de comunidade se REFORÇA no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam LIVREMENTE em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades VIRTUAIS. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do INDIVÍDUO. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação MOMENTÂNEA.

  • reforça – livremente – virtuais – indivíduo – momentânea.


    O sentido de comunidade se REFORÇA no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam LIVREMENTE em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades VIRTUAIS. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do INDIVÍDUO. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação MOMENTÂNEA.

  • "Nesse sentido, o sentido de comunidade se reforça no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam livremente em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se a troca de bits e bytes de identidades virtuais." (MARTINO, p.125)

    Fonte: Comunicação e Identidade: quem você pensa que é? Luís Mauro Sá Martino

  • "Nesse sentido, o sentido de comunidade se reforça no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam livremente em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se a troca de bits e bytes de identidades virtuais. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do indivíduo. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação momentânea " (MARTINO, p. 276)

    Fonte: Teorias da comunicação: Ideias, conceitos e métodos, Luís Mauro Sá Martino


ID
2795164
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Relacione os diferentes tipos de multiscreen, comportamento de consumo de mídia característico da atualidade listados a seguir, às suas características.

1. Content grazing
2. Investigative spider-webbing
3. Social spider –webbing
4. Jornadas quantum

( ) o uso simultâneo dos meios busca a replicação de um conteúdo e o estímulo às comunidades para repercutir na rede.
( ) o uso simultâneo dos meios busca o aprofundamento dos assuntos e dos temas apresentados em um canal para obter detalhes do conteúdo.
( ) o uso simultâneo dos meios busca otimizar o tempo, iniciando uma atividade num meio e dando continuidade ou efetuando o término em outro.
( ) o uso simultâneo dos meios busca primordialmente a distração, surfando em sites e canais, colhendo aleatoriamente informações e insights.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Pastagem de conteúdo (Content grazing): é quando os consumidores usam dois ou mais dispositivos simultaneamente para acessar conteúdo que não está necessariamente relacionado. Esse comportamento também é conhecido como multitarefa, mas a Microsoft diz que na verdade é "comportamento de distração".

    Aranha-aranha investigativa ( Investigative spider-webbing): nesse caminho, as pessoas consomem conteúdo relacionado em dois ou mais dispositivos ao mesmo tempo. Normalmente, eles estão procurando mais informações para complementar o conteúdo com o qual estão interagindo em um dispositivo principal.

    Por exemplo, você conhece o ator em uma série de TV de algum lugar e quer descobrir em que outra pessoa ele apareceu, então procure em seu tablet ou smartphone. Os profissionais de marketing podem capturar o interesse dos consumidores com um conteúdo mais ponderado que atenda à necessidade de explorar e conhecer.

    Aranha social (Social spider –webbing): Aqui, as pessoas são inspiradas a compartilhar seus pensamentos ou ideias sobre algo com que estão envolvidas ou a ouvir as opiniões de seus colegas sobre algo que chamou sua atenção. Talvez, eles estejam interessados ​​em uma nova televisão LCD depois de verem um anúncio de exibição em seu PC de trabalho e usarem seu smartphone para perguntar a seus seguidores no Twitter o que pensam.

    Ou considere como esse episódio em particular de Game of Thrones recentemente colocou fogo nas redes sociais. Aqui, os profissionais de marketing devem fornecer conteúdo que ajude o público a se conectar com outras pessoas. O marketing de mídia social é difícil de fazer, mas é um ambiente que oferece engajamento profundo.

    Quantum : É quando um usuário inicia uma atividade em uma tela e continua em outra. O foco e a linearidade dessa experiência a diferenciam das demais.

    Fonte: http://themediaonline.co.za/2015/07/content-grazing-to-investigative-spider-webbing/ ( traduzida)


ID
2820199
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Entre os anos 20 e 70, ensina Antonio Hohlfeldt, doutor em Letras pela PUC/RS, que desenvolveram-se um certo número de teorias ligadas aos processos informacionais. Mas foi já a partir dos anos 60, concentrando-se nos anos 70, através de vários pesquisadores dos Estados Unidos que se fez o cruzamento das diferentes teorias, a fim de ser possível compreender a abrangência desse processo comunicacional. Hohlfeldt analisa em especial a agenda setting (agendamento que a mídia faz junto ao receptor), o newsmaking (ênfase à produção da informação ou à transformação dos acontecimentos) e a espiral do silêncio (desdobramento da agenda setting que destaca a onipresença da mídia como modificadora ou formadora de opinião a respeito da realidade), que nos alertam para o fato de que “não se pode ser nem preconceituoso nem ingênuo em relação à mídia”. Para Hohlfeldt, a mídia se não tem aquele poder absoluto até a década de 20, por certo possui ainda uma força de todo não dimensionada, graças às diferentes estratégias com que é sucessivamente apropriada por diversos grupos, políticos ou não. Aliás, lembra ele, muitos estudiosos costumam dizer também que as atuais tecnologias resultam da necessidade das grandes empresas internacionais manterem ocupados seus cientistas contratados, de modo que sempre revisem suas descobertas, a fim de encontrar novas utilizações para o que foi parcialmente desenvolvido ou utilizado. O que Zbigniew Brzezinski, já em 1969, denominou de tecnotrônica, isto é, a combinação de diferentes tecnologias que permite o advento de um novo salto:

Alternativas
Comentários
  • Era Tecnotrônica

    Em seu artigo "Entre Duas Idades: O Papel da América na Era Tecnetrônica", de 1970, Brzezinski argumentou que era necessária uma política coordenada entre as nações desenvolvidas para conter a instabilidade global que entra em erupção devido à crescente desigualdade econômica. Brzezinski denominou de tecnôtrica a combimação de diferentes tecnologias que permite o advento de um novo salto a menos de cada cinco anos.

    "A era tecnotrônica envolve o surgimento gradual de uma sociedade mais controlada. Tal sociedade seria dominada por uma elite, irrestrita pelos valores tradicionais. Em breve, será possível fazer uma vigilância quase contínua sobre todos os cidadãos e manter arquivos completos atualizados, contendo até mesmo as informações mais pessoais sobre o cidadão. Esses arquivos estarão sujeitos a recuperação instantânea pelas autoridades." 


ID
2877283
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

                                                          TEXTO 2

Em entrevista ao Correio, publicada no último domingo, o promotor Frederico Meinberg afirmou que um dos problemas no combate às fake news no país está no próprio debate, que analisa a situação por um “ângulo errado”. Para Meinberg, o maior desafio acerca das notícias falsas é o impulsionamento de conteúdo e a falta de iniciativas por parte do TSE para fiscalizar essa ferramenta.

Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/05/16/interna_politica,680970/correio-promove-debate-sobre-oimpacto-das-fake-news-na-democracia.shtml>.  Acesso em: 16 de março de 2018.


No contexto apresentado acima, a palavra impulsionamento significa:

Alternativas
Comentários
  • Letra D


ID
2877286
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nomes como Boatos.org, Aos Fatos e E-Farsas estão associados ao movimento em torno das notícias falsas na internet. Essas instituições são:

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
2882956
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A experiência estética vem sendo algo midiatizado há mais de um século. Com relação a esse tema,  julgue o item.   


A mediação tecnológica provoca a substituição da experiência autêntica e, por consequência, a sensível perda da memória involuntária. 

Alternativas
Comentários
  • mais uma da série ''sou examinador e vou fingir que estou trabalhando copiando um artigo e fazendo uma questão''

     

    ''A mediação tecnológica provoca a substituição da experiência autêntica, compreendida quando o sujeito interpela e age sobre os acontecimentos, e no lugar provoca sensível perda da memória involuntária, esta expressão benjaminiana para falar das recordações que nos remetem, inconscientemente, à memória individual.''

    fonte: BARBÁRIE ESTÉTICA E PRODUÇÃO JORNALÍSTICA: A ATUALIDADE DO CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL 

    Autor: Belarmino Cesar Guimarães da Costa

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300007

  • Tem muitas questões que não vale a pena perder tempo se estressando... Mas, já perdendo tempo, a afirmação da questão parte da perspectiva da indústria cultural, não pode ser generalizada. Se o examinador tivesse dado essa informação, era possível marcar como certa. Da forma como está, só tendo bola de cristal pra saber de qual teoria da comunicação a pessoa que fez a questão é adepta.

  • certa

    (...) a artificialidade da comunicação mediática, à distância, sob os efeitos das linguagens dos mass media e das novas tecnologias, como condicionante histórico-social, característico deste século, criou pré-condições sensoriais, alterando noções de memória, experiência e vivência. (...)

    (...) Ao contrário da memória voluntária, que está sujeita a tutela do intelecto, Benjamin (1994 – “B”: 106) caracteriza a memória involuntária como recordações que, inconscientemente, ocorrem à imaginação porque, no passado, constituíram-se como experiência do sujeito, ou seja, fazem parte de sua memória individual. O deslocamento entre a representação da realidade, difundida à distância, e forjada pelos mass media, em contraposição à experiência pessoal, compromete a memória involuntária. Assinalando que a imprensa, mesmo que tivesse intenção, não consegue fazer com que cada leitor incorpore as informações transmitidas como sua experiência, Benjamin (1994 – “B”: 106-7) (...)

    fonte: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251004/1/Costa_BelarminoCesarGuimaraesda_D.pdf


ID
2883082
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item.


Aplicativos autóctones oferecem suportes digitalizados para a produção e a distribuição de conteúdo de acordo com demandas específicas das mídias móveis.

Alternativas
Comentários
  • Gab. certo

    autóctone=nativo

    Com base no que foi observado, pode-se afirmar que as movimentações das franquias em seus aplicativos de tablets são conservadoras. A ampla utilização da versão flip dos jornais aponta para a possibilidade de que as redações compreendem que os seus leitores esperam receber a versão flip nos aplicativos de tablets. Os aplicativos autóctones não parecem ser a opção adotada atualmente pelos veículos jornalísticos aqui pesquisados, somente um investimento tímido e inicial em iniciativas híbridas, que misturam modelos clássicos com novas propostas editoriais.

    fonte:http://seer.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/18087/6915

  • certa

    [...] as mídias móveis, especialmente smartphones e tablets, são os novos agentes que reconfguram a produção, a publicação, a distribuição, a circulação, a recirculação, o consumo e a recepção de conteúdos jornalísticos em multiplataformas. As mídias móveis são também propulsoras de um novo ciclo de inovação, no qual surgem os produtos aplicativos (apps) jornalísticos para tablets e smartphones. Dentre eles, destacam-se como potencialmente mais inovadores aqueles que denominamos autóctones, ou seja, aplicações criadas de forma nativa com material exclusivo e tratamento diferenciado. (BARBOSA; FIRMINO; NOGUEIRA, 2012 apud BARBOSA, 2013, p. 43).

    Pessoa que nasceu na região ou no território em que habita.adjetivo. Que é natural da região ou do território em que habita; nativo.

  • Uma boa fonte de leitura para essa questão: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/download/3111/1768


ID
2889160
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Araguari - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De modo geral, as novas tecnologias de comunicação e informação estão associadas à interatividade e a quebra com o modelo comunicacional um-todos, onde a informação é transmitida de modo unidirecional, adotando o modelo todos-todos, em que aqueles que integram redes de conexão operacionalizadas por meio das NTIC fazem parte do envio e do recebimento das informações. Aponte a caracaterística (de um sistema, equipamento, programa, etc.) que deve funcionar em interação com o usuário, ou seja, com a participação deste a cada etapa, por meio de comandos diante do repertório de opções disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • O termo "interatividade" em geral ressalta a participação ativa do beneficiário de uma transação de informação. De fato, seria trivial mostrar que um receptor de informação, a menos que esteja morto, nunca é passivo.

    Cibercultura, Pierre Lévy


ID
2898106
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O presidente da Câmara dos Vereadores solicitou aos profissionais de comunicação da casa a criação de uma forma moderna e interativa de atender os munícipes que solicitavam contatos com o poder legislativo da cidade. Um dos assessores ofereceu um projeto baseado em chatbots, que é

Alternativas
Comentários
  • Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. wikipedia

  • Bot = robô, em inglês.

  • Chatbot é um programa de computador que utiliza inteligência artificial cada vez mais aperfeiçoada para imitar conversas com usuários de várias plataformas e aplicativos, como acontece no Facebook e em sites de e-commerce.

    Em outras palavras, ele funciona como uma espécie de assistente que se comunica e interage com as pessoas através de mensagens de texto automatizadas.


ID
2898139
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade física, social ou intelectual, a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso.

(Adaptado de www.w3c.br)

Trata-se da

Alternativas
Comentários
  • Letra C) acessibilidade digital

  • A internet das coisas (Iot) carrega consigo essa premissa: acessibilidade digital.

    Em linhas gerais, IoT é a conectividade entre dispositivos que facilita a interação tecnológica em diversos ambientes.

    Exemplo: Alexa, assistente virtual, realiza ações por meio de comandos de voz; sensores que detectam a presença, bastante comum em escadas, portas de estabelecimento etc. Isso tudo é acessibilidade digital.


ID
2914699
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito do jornalismo de dados, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2925706
Banca
AOCP
Órgão
SECOM-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Há diferenças entre a interatividade e a participação na internet. Os conceitos, apesar de semelhantes, referem-se a ações distintas. Sobre a interatividade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Jenkins (2009, p. 189) diz que a interatividade refere-se ao modo como as novas tecnologias foram planejadas para responder ao feedback do consumidor, ou seja, o consumidor pode interagir de diferentes maneiras dependendo da tecnologia que ele acessar.


ID
2925736
Banca
AOCP
Órgão
SECOM-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As mídias sociais são tendências entre públicos diferentes em todo o país. Expressar ideias, notícias e destaques nesses espaços tão plurais ajudam Assessores em tempos onde a informação é rápida e precisa chegar a lugares específicos. Sobre o gerenciamento de mídias sociais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • E ainda tem gente que curte. Pqp!


ID
2932441
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A mesa da Câmara convocou os jornalistas contratados para que apresentassem uma proposta de mídia que facilitasse a interatividade dos munícipes e, com isso, permitisse que a edilidade tivesse mais agilidade na resposta aos anseios dos moradores. Os profissionais sugeriram a criação de um jornal online que permitisse que a notícia fosse apropriada, lida, modificada, distribuída e referenciada, sem nenhum custo para o leitor. Isto é, foi apresentada uma proposta de Jornalismo

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo Open Source (código fonte aberto) é também é conhecido Jornalismo Cidadão (citizen journalism), Jornalismo Colaborativo ou Jornalismo Democrático.

    GAB D


ID
2932483
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os especialistas em arquitetura da informação afirmam que essa “arte” obedece a sete princípios: Mapear, Desenhar, Pesquisar,

Alternativas
Comentários
  • 7 princípios da Arquitetura da Informação.

     Mapear, Desenhar, Pesquisar, Buscar, Nomear, Navegar, Organizar

  • Gabarito: D.

    Os 7 princípios da arquitetura de informação, presentes no livro Information Architecture for the World Wide Web, de Peter Morville e Louis Rosenfeld, são:

    1) Organizar (estabelecer opções de construção do ambiente digital);

    2) Navegar (aprender com o usuário, seja através de informações fornecidas por ele ou pelo entendimento de seu comportamento nos ambientes digitais);

    3) Nomear (identificação de áreas, seja através de palavras ou ícones - ou ambos);

    4) Buscar (forma de indexar informações para busca eficaz);

    5) Pesquisar (caminho para construção do conteúdo);

    6) Desenhar (elaboração de testes para validação da arquitetura da informação, antes mesmo da construção do protótipo ou interface);

    7) Mapear (estruturar visualmente a arquitetura da informação. Ex.: fluxograma).

    Fonte: Genius Design Blog.

  • Não tem "testar".

ID
2932492
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para aumentar o número de visitas e permanência no portal da Câmara Municipal, o presidente da Câmara contratou os serviços de um especialista. O profissional contratado afirmou que, entre outras providências, seria necessário tornar o site responsivo e, principalmente, criar estratégias de SEO. Esta última providência significa que devem ser feitas mudanças na estrutura do portal

Alternativas

ID
2938480
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em novembro de 2017, o jornalista Jeferson Martinho publicou um artigo no Observatório da Imprensa sintetizando a opinião de vários estudiosos sobre “a internet da conexão permanente, do celular conectado, do acesso fácil que liga em redes (sociais) indivíduos de todo o planeta e faz com que eles se agrupem segundo seus interesses, gostos, opiniões e similaridades”. Segundo o autor, paralelamente desenvolveu-se uma tecnologia que permite o conhecimento da opção dos indivíduos por determinados conteúdos e opiniões. Isto é, nas plataformas digitais foram criados filtros que retroalimentam as mesmas escolhas, criando um círculo vicioso. Com o uso dessa tecnologia, os usuários

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do artigo O beco sem saída do pensamento binário e sua relação com os algoritmos

    O fenômeno foi abordado a partir do conceito que ficou conhecido como filtros-bolha: a opção dos indivíduos por determinados conteúdos e opiniões apenas reforçaria aquilo que eles já sentem, fazem ou pensam. Nas plataformas digitais, isso cria filtros que retroalimentam as mesmas escolhas, criando um círculo vicioso. Os usuários são menos expostos a pontos de vista conflitantes com os seus, e por isso são isolados intelectualmente em suas bolhas de informação e cultura. No entanto, o problema é bem maior. Os filtros-bolha são apenas um efeito, não a causa.

    Fonte: http://observatoriodaimprensa.com.br/novas-tecnologias/o-beco-sem-saida-do-pensamento-binario-e-sua-relacao-com-os-algoritmos/

  • GABARITO: E. Não acho correto as bancas pegarem artigos de jornalistas e colocarem estes como se fossem teóricos da comunicação, a não ser que de fato eles tenham teorias criadas e respaldadas cientificamente e que eles de fato sejam teóricos da comunicação, senão as questões ficam muito abrangentes e por mais que a gente estude "Teorias da comunicação e do jornalismo", nunca bastará! É evidente que não foi o caso dessa questão, porém, vi muitas questões assim. Mas, essa é uma humilde opinião de uma concurseira!


ID
2988862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de press release e outras produções de assessorias de imprensa, julgue o item seguinte.


As novas tecnologias direcionadas para o acompanhamento de tendências facilitam o trabalho das assessorias na elaboração do clipping e dos respectivos relatórios, devido aos sistemas automatizados de busca e monitoramento de notícias por assunto.

Alternativas
Comentários
  • “Por que investir dinheiro em uma ferramenta de monitoramento se posso usar o site de buscas (Google) para fazer o clipping?”. assessordeimprensa.com.br

  • Certo

    Existem inúmeras ferramentas tecnológicas, como o Google Trends, que permitem o monitoramento dos assuntos que estão sendo discutidos em uma sociedade. Esse tipo de plataforma auxilia o trabalho da assessoria de imprensa ao realizar o clipping ou escrever releases relevantes para os veículos de comunicação. 

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia

  • JUSTIFICATIVA - CERTO. Houve um grande salto qualitativo em relação à facilidade e à velocidade com que podem ser obtidos indicadores de tendências de opinião do público — providência que antes dependia com frequência de grandes esforços metodológicos e, por vezes, de contratações de empresas especializadas. Sem prejuízo de eventuais terceirizações, as ferramentas de busca disponíveis na Internet possibilitam a elaboração de relatórios de tendências quase imediatos.


ID
2988892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à atividade do gatekeeper e do processo de gatekeeping no âmbito jornalístico, julgue o item a seguir.


O rastreamento de conteúdos mediante palavras-chave por robôs eletrônicos otimiza a busca online e serve de auxílio para o assessor de imprensa avaliar as palavras-chave mais adequadas para seus textos e releases a serem enviados aos veículos de divulgação e, dessa forma, atuar no processo de gatekeeping.

Alternativas
Comentários
  • Bastante sinistra essa realidade.

  • também não entendi essa realidade..

    acredito que não vai ser com a busca por palavras-chave que o assessor vai ter um texto publicado na imprensa. o foco maior é o interesse público do conteúdo do seu assessorado

  • A questão quer que o candidato relacione conhecimentos sobre motores de busca (google e congêneres), com estratégias de melhor aproveitamento de releases. Neste caso a alternativa está correta, uma vez que o assessor poderia, em tese, influenciar no processo de gatekeeping ao escolher palavras-chave com elevados critérios de noticiabilidade.

    Imagine que você é dono de uma start-up de tecnologia. Sua equipe desenvolveu um software que ajuda empresas a participarem de licitações, uma vez que ela compara preços de licitações anteriores, e contratos em todo o país, e oferece a melhor média estimada, auxiliando os empresários a não fugirem das propostas dos seus concorrentes. Ocorre que o assessor de imprensa enxerga na ferramenta um poderoso instrumento de combate a fraudes, já que ela poderá apontar superfaturamentos e preços fora da realidade, além de poder ser utilizada por ógãos de investigação como Ministério Público e Polícia Federal. O que antes poderia ser "Start-up cria ferramenta acertiva para licitações", agora poderá ser "Nova tecnologia combate corrupção de órgãos públicos".

    Imagina qual título chama mais a atenção dos pauteiros e editores? Se você publicar o mesmo título na internet, a chance de algum jornalista que estiver escrevendo uma matéria sobre corrupção e tecnologia achar o seu material também poderá ser grande.

    Veja que o processo de gatekeeping é sempre dos jornalistas e, principalmente, dos editores, por isso o mais correto seria o termo influenciar no processo de gatekeeping, ao invés do termo "atuar", conforme fez a banca.

     

  • gatekeeping quem faz é o jornalista do veículo- a ponta final - e não o assessor. Como o colega disse, o assessor poderá influenciar nesse processo, e não atuar

  • certa

    JUSTIFICATIVA - CERTO. É importante que o assessor de imprensa conheça ferramentas que o auxiliem a encontrar as palavras-chave mais adequadas para utilizar em seus textos e releases a serem enviados às mídias online, além de monitorar a posição desses textos nos sites de busca. Um exemplo dessa ferramenta é o SEO (search engine optimization), ou otimização para mecanismos de busca, que é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tirar proveito dos mecanismos de busca, como Google e Bing, por exemplo, via palavras-chave selecionadas no conteúdo do site.

  • técnicas de SEO hoje em dia são essenciais pra qualquer um que trabalha com jornalismo (isso inclui assessoria, já que no Brasil assessor entra no campo do jornalismo).

  • O monitoramento de redes sociais, o recebimento de notícias de outros sites via sistema RSS, a manutenção de uma rede de comunicação informal com o público interno da organização, o Google Trends e os Trending Topics do Twitter são alguns exemplos dos meios que podem servir de subsídio informativo para o assessor elaborar sugestoes de pautas/releases que podem atrair a atenção dos jornalistas. O cuidado para que o release seja bem aproveitado começa desde a reunião de pauta, passa pelo tratamento do conteúdo/texto do release e termina ns sua forma de distribuição que deve seguir alguns cuidados

  • Desculpa, mas quem atua no processo de gatekeeping é o gatekeeper. Assessor de imprensa não é gatekeeper, logo o gabarito é muito questionável.

  • Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gatekeeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios. Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação

ID
2988907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere às mudanças estruturais ocorridas no jornalismo com a digitalização das rotinas produtivas, julgue o item subsecutivo.


Com a interatividade entre mídia e público redimensionada pela circulação de informações na Web e, especialmente, nas redes sociais, houve uma ampliação proporcional quanto ao conceito de agendamento, ou seja, na forma como a sociedade tende a inserir ou ignorar temas de acordo com o que a mídia pauta.

Alternativas
Comentários
  • certa

    A circulação de informações na Web redimensionou a interatividade entre público e mídia. Com isso, houve uma ampliação da oferta de temas para debate na sociedade, tanto em quantidade quanto em instantaneidade. Nesse contexto, a mesma mídia que pauta os temas colhe as reações do público e as divulga como tendência, por vezes, avassaladoras — as chamadas megatrends.

  • Devido à memória/perenidade, que é a imensa capacidade de armazenamento de informações que a internet possui, aliada ao intenso ritmo de produção e atualização contínua de notícias e conteúdos diversificados, tanto pela mídia convencional, quanto pelos canais alternativos, temos uma quantidade maior de temas e assuntos que passam a despertar a atenção do público, inserindo-se em sua agenda (agenda pública) e, eventualmente, ganhando espaço também na agenda midiática. Conclusão: quanto mais conteúdos são publicados e noticiados, maior tende ser a quantidade de assuntos pautados/agendados pela mídia e pelo povo.


ID
2997091
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O campo do jornalismo que, juntamente com a reportagem com auxílio do computador (RAC), é capaz de filtrar, hierarquizar e tratar informações disponíveis em plataformas e arquivos digitais para torná-las narrativas jornalística é

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

    RAC

    "A RAC baseia-se no emprego de técnicas instrumentais: a navegação e busca na Internet, a utilização de planilhas de cálculo e de bancos de dados. Trata-se de colher e processar informação primária ou, pelo menos, intermediária entre a constatação empírica da realidade e a produção de mensagens compreensíveis para o público." Nilson Lage

    Reportagem com o auxílio do computador (RAC) é o termo utilizado para descrever o uso de computador para reunir e analisar os dados necessários para escrever notícias. Com a disseminação dos computadores, os softwares e da Internet a maneira como os repórteres realizam seu trabalho mudou. Repórteres coletam informações rotineiramente em seus bancos de dados, analisam recursos públicos com planilhas e programas estatísticos, estudam mudanças políticas e demográficas com mapeamento de sistemas de informações geográficas, realizam entrevistas por e-mail e pesquisam antecedentes para artigos na Web. O RAC está ligado à

    "precisão" ou ao jornalismo analítico, que se referem especificamente ao uso de técnicas das ciências sociais e de outras disciplinas pelos jornalistas.

    Houve um grande impacto das novas tecnologias na prática jornalística, uma vez que se verificam novas formas de apuração, produção e publicação de conteúdos à medida que estas ferramentas se desenvolvem. A utilização da internet como espaço para a apuração de informações, ao mesmo tempo em que oferece velocidade de pesquisa e grande volume de informações, o uso da web, principalmente para a apuração de notícias, traz à tona uma série de questionamentos sobre a ética profissional e a credibilidade dos conteúdos oferecidos, visto que, na grande rede, todo usuário é, potencialmente, receptor e produtor.

    "Um diagnóstico do sistema de produção do jornalismo nas sociedades contemporâneas revela a existência de dois tipos diferentes de uso das redes telemáticas. No primeiro, as redes são concebidas como ferramenta auxiliar para a elaboração de conteúdos para os meios clássicos, ainda abastecidos com meios clássicos de coleta de dados, enquanto que, no segundo, todas as etapas do sistema jornalístico de produção – desde a pesquisa e apuração até a circulação dos conteúdos – estão circunscritas às fronteiras do ciberespaço." Elias Machado

    Fonte: http://www.comuniqueiro.com/dicionario/rac


ID
3022069
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para o desenvolvimento da ciência e de inovações tecnológicas a pesquisa é um instrumento fundamental. De acordo com a metodologia científica, existem diversas técnicas para a realização de uma pesquisa. Sobre as técnicas de pesquisa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3028732
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Web, na visão de alguns pesquisadores, alterou as relações de leitura e, por esse motivo, o discurso jornalístico também está sendo mudado de acordo com a plataforma de veiculação das notícias. No chamado “Jornalismo Online”, segundo a professora Silvana Monteiro, os jornalistas podem usar de um recurso que se configura não só como um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura, alterando o modo de os usuários raciocinarem. O hipertexto permite __________, _____________ sem limites de espaço físico e de margens.

(http://twixar.me /TFHK. Adaptado)


Os conceitos que completam a declaração da docente são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a professora Silvana Monteiro,

    (...) trata-se não só de um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura alterando o modo de os usuários raciocinarem. O hipertexto permite a interatividade, a navegação contígua sem limites de espaço físico e de margens.

    Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204433/4101395/estudos1.pdf


ID
3052432
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da Internet das Coisas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De uma forma bem simples, Internet das Coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de . Como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos.

    O resultado disso é um planeta mais inteligente e responsivo. Agora podemos entender melhor como essas coisas funcionam, e como funcionam juntas para melhor nos servir.

    Mas de que “coisa” estamos falando? A resposta é qualquer coisa.

    Desde um relógio ou uma geladeira, até carros, máquinas, computadores e smartphones. Qualquer utensílio que você consiga imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas.

    Eles conversam entre si para nos dar mais conforto, produtividade, informação e praticidade em geral, e seus usos podem abranger monitoramento de saúde, fornecimento de informação em tempo real sobre o trânsito da cidade ou o número de vagas disponíveis em um estacionamento e em que direção elas estão, até recomendação de atividades, lembretes, ou conteúdo em seus dispositivos conectados.

    Coisas do cotidiano se tornam inteligentes e têm suas funções ampliadas por cruzamento de dados. É o que acontece quando um assistente virtual cruza dados dos seus dispositivos conectados para te informar, mesmo que você não tenha pedido, o tempo que você levará para chegar ao trabalho quando você senta no seu carro para sair de casa.

    Disponível em: <https://www.proof.com.br/blog/internet-das-coisas/>. Acesso em: 01 de set. 2019.

  • Alternativa correta – Como exemplo de Internet das Coisas, é correto citar um dispositivo que mede a temperatura ambiente interna de um escritório e envia essa informação pela internet.

    Justificativa: segundo Sandro Santos, em seu livro Introdução à IoT: Desvendando a Internet das Coisas, Internet das Coisas significa dispositivos que podem detectar aspectos do mundo real, como temperatura, iluminação, presença ou ausência de objetos, e relatar dados do mundo real ou agir sobre isso. A situação descrita na alternativa encaixa-se nessa definição.

  • A internet das coisas envolve um conjunto de objetos físicos podem estar conectados entre si e com o usuário, por meio de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede. Com base nesse conhecimento, analisando os itens:

    a) Iot não está relacionada com economia de acesso à internet;

    b) Exemplo correto de IoT!

    c) Bitcoin é uma moeda virtual, não está ligada ao conceito de Iot;

    d) Que frase sem sentido. Naturalmente, informações colhidas po IoT podem ser enviadas para a nuvem;

    e) Iot tem aplicação em todo lugar, inclusive em ambientes industriais.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Adendo: a conexão da IoT é um exemplo de rede PAN (personal área network), pois tudo se conecta ao usuário em uso.

  • GAB B

    Um dispositivo com tecnologia IoT nada mais é do que um eletrônico que consegue se comunicar com outros sistemas por meio de uma conexão sem fio (wireless).

    Em outras palavras, o aparelho é capaz de transmitir dados para uma solução digital, da mesma forma que acontece entre dispositivos conectados à Internet. Faz a união do mundo físico com o mundo virtual.

    PDF FOCUS

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, não há relação com economia de custos, geladeiras não vão oferecer internet – vão acessar à internet, e não dispensam a aquisição de um roteador;

    (b) Correto;

    (c) Errado, não há nenhuma relação entre bitcoin e IoT;

    (d) Errado, opera em conjunto e permite – sim – enviar dados para nuvem;

    (e) Errado, tem aplicação em ambientes industriais.

    Gabarito: Letra B


ID
3091693
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.


No aspecto mais operacional, a Internet facilitou e agilizou o processo de divulgação de material para os jornalistas, por meio, por exemplo, de salas de imprensa no ambiente virtual e de grupos em aplicativos de conversação.

Alternativas

ID
3263977
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Tori e Bueno (1998), este termo relaciona as diferentes mídias, como textos, imagens, sons etc. de forma não sequencial, estimulando diferentes inteligências e estilos de aprendizagem. Sobre este, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Hipertexto: Modo de organização e acesso de informações característico da web, operacionado através da linguagem de programação HTML. Na web, cada documento pode conter links que levem a outros documentos que conduzam a mais outros.

    Hiperlink: Palavra, frase ou ícone que remete o usuário para outra parte do texto.

    Hipermídia: Enquanto o hipertexto se restringe a textos, a hipermídia engloba sons e imagens, inclusive vídeos em movimento.

  • misturo demais isso. Agora vai
  • Hipermídia

    Abarca todos os métodos de transmissão de informações baseadas em computadores, incluindo texto, foto, vídeo, som, etc.


ID
3263980
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Foi-se o tempo em que às marcas alcançaram um império de fãs nas redes sociais usando apenas os métodos orgânicos. Atualmente, as grandes redes sociais estão falando em alto e bom som: esses canais não são mais gratuitos. Como cada vez mais e mais as redes sociais se transformam em plataformas pagas, alcançar um número extraordinário de pessoas ativas será praticamente impossível sem investir em mídia paga. A mídia paga nas redes sociais oferece inúmeras vantagens que não são obtidas com os métodos orgânicos. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3475255
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

São consideradas ferramentas de Inbound Marketing:

Alternativas
Comentários
  • Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

    Fonte: Wikepédia

  • Alternativa A. Certo. Todas as ferramentas descritas buscam atrair os clientes, por isso são consideradas ferramentas de inbound marketing.

    Alternativa B. Errado. Flyers (panfletos), outdoors e mala-direta (carta de propaganda) são exemplos de ferramentas de Outbound marketing, isto é, ferramentas que são intrusivas (não pedem permissão do destinatário) e, nas quais a empresa está correndo atrás do cliente, em vez de atraí-lo por meio de conteúdo relevante.

    Alternativa C. Errado. Propaganda em rádio, mala-direta e prospecção em empresas são ferramentas de Outbound marketing. É a empresa correndo atrás do cliente.

    Alternativa D. Errado. Com exceção da análise de métricas, a qual pode ser útil tanto para inbound marketing, quando para o Outbound marketing, as demais ferramentas descrevem ferramentas de Outbound marketing.

    Alternativa E. Errado. O telemarketing é uma ferramenta de Outbound marketing.

    Gabarito: A

  • Alternativa A. Certo. Todas as ferramentas descritas buscam atrair os clientes, por isso são consideradas ferramentas de inbound marketing.

    Alternativa B. Errado. Flyers (panfletos), outdoors e mala-direta (carta de propaganda) são exemplos de ferramentas de Outbound marketing, isto é, ferramentas que são intrusivas (não pedem permissão do destinatário) e, nas quais a empresa está correndo atrás do cliente, em vez de atraí-lo por meio de conteúdo relevante.

    Alternativa C. Errado. Propaganda em rádio, mala-direta e prospecção em empresas são ferramentas de Outbound marketing. É a empresa correndo atrás do cliente.

    Alternativa D. Errado. Com exceção da análise de métricas, a qual pode ser útil tanto para inbound marketing, quando para o Outbound marketing, as demais ferramentas descrevem ferramentas de Outbound marketing.

    Alternativa E. Errado. O telemarketing é uma ferramenta de Outbound marketing.

    Gabarito: A

    Fonte: Marcelo Soares| Direção Concursos

    "Fé no pai, que o inimigo cai!"


ID
3475258
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A otimização para mecanismos de busca, conhecida também como SEO (do inglês Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Sobre o uso e as estratégias de SEO, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O tamanho influencia diretamente nos rankings do Google.

    Em uma pesquisa feita pela Search IQ, a média de tamanho dos conteúdos que figuram nas primeiras posições era de, aproximadamente, 2.500 palavras.

    Isto porque o Google procura os conteúdos mais completos, que esclareçam as dúvidas dos leitores.

    Mas isso não é uma regra!

    Tudo depende de como a sua  reage ao tamanho dos seus conteúdos e, principalmente, como o seu conteúdo responde de maneira completa a dúvida que levou à sua persona até ele.

    Independentemente do tamanho do texto, o seu cliente ideal precisa ler o conteúdo e ter todas as suas dúvidas resolvidas. Caso contrário, procurará outro texto que esclareça melhor os seus questionamentos.

    Fonte: https://ecommercenapratica.com/tecnicas-de-seo/

  • Sobre o Google Ads (antigo Google AdWords)

    O Google Ads é "a plataforma de anúncios do Google" e permite "criar anúncios de Pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e na Play Store". "Por meio desse serviço, empresas têm a possibilidade de, grosso modo, pagar ao Google para se destacarem na internet" para uma "audiência qualificada".

    Os anúncios na rede de pesquisa são aqueles "exibidos nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Eles ficam em destaque no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e com um pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado".

    Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-e-google-ads/


ID
3475270
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Qual é a técnica que consiste em extrair dados de sites e transportá-los para um formato mais simples e maleável para que possam ser analisados e cruzados com mais facilidade, sendo cada vez mais utilizada por jornalistas?

Alternativas
Comentários
  • Data scraping (do inglês, raspagem de dados) é uma técnica computacional na qual um programa extrai dados de saída legível somente para humanos, proveniente de um serviço ou aplicativo. Os dados extraídos geralmente são minerados e estruturados em um formato padrão como CSV, XML ou JSON.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Raspagem_de_dados

  • Data scraping é uma técnica computacional na qual um programa extrai dados de saída legível somente para humanos, proveniente de um serviço ou aplicativo. Os dados extraídos geralmente são minerados e estruturados em um formato padrão como CSV, XML ou JSON.

    A raspagem de dados (web scraping) é uma maneira de extrair informações apresentadas nos sites. Com estes raspadores, também chamados de “bots”, é possível coletar grandes quantidades de dados para reportagens. Por exemplo: o autor utilizou um raspador para fazer esta reportagem. Outro colega usou esta técnica para coletar de dados e .

    Mas quais são as regras éticas que os repórteres devem seguir durante a raspagem na web?

    Essas regras são particularmente importantes, pois, para pessoas que não são nerds, a raspagem de dados na web parece uma invasão. Infelizmente, os códigos de ética não dão uma resposta clara a esta pergunta.

    Este é o primeiro consenso dos jornalistas de dados: se uma instituição publicar dados em seu site, esses dados são automaticamente públicos.

    “Seja um humano que copia e cola os dados, ou um humano que cria um programa de computador para fazer isso, é o mesmo. É como contratar 1000 pessoas que trabalhariam para você. É o mesmo resultado”, afirma , que trabalha para o, 

    No entanto, os servidores do governo também hospedam informações pessoais sobre os cidadãos. Aqui está o limite muito importante entre raspagem na web e hackers: o respeito à lei.

    Os repórteres não devem investigar dados protegidos. Se um usuário comum não puder acessá-lo, os jornalistas não devem tentar obtê-lo. , que até recentemente era repórter de dados do Montreal Gazette, acrescenta que os jornalistas devem sempre ler os termos e condições de uso do usuário para evitar problemas.

    Outro detalhe importante a ser verificado: o arquivo robots.txt, que pode ser encontrado na raiz do site e que indica o que pode ser raspado ou não.


ID
3509356
Banca
COPS-UEL
Órgão
Prefeitura de Londrina - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Google oferece uma ferramenta para entender os termos que as pessoas estão pesquisando ou já pesquisaram referentes a um tema ou assunto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome dessa ferramenta.

Alternativas
Comentários
  • Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

    Trends (Tendências)

  • (E)

    (A) Não existe , ainda , tal ferramenta.

    (B) É uma equipe global do Google cuja missão é "colaborar com jornalistas e empresários para ajudar a construir o futuro da mídia".

    (C)É um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google. Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros.

    (D)É um aplicativo para smartphones e acessível pelo navegador na web. O serviço, como o nome sugere, permite traduzir diversas palavras e sentenças em 103 idiomas diferentes.

    (E)É uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

  • DEVE SEGUIR A MESMA IDEIA DO TWITTER COM OS como tendências

  • DEVE SEGUIR A MESMA IDEIA DO TWITTER COM OS trending topics como tendências