- ID
- 94999
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRE-AM
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
De acordo com o Ministério da Saúde, são alguns exemplos de animais peçonhentos considerados de maior relevância para a saúde pública:
De acordo com o Ministério da Saúde, são alguns exemplos de animais peçonhentos considerados de maior relevância para a saúde pública:
Acidente provocado por aracnídeos com presença de hemólise intravascular está relacionado à aranha:
Qual a principal ação do veneno escorpiônico no organismo humano?
Acerca dos acidentes com animais peçonhentos, julgue os itens a
seguir.
Os primeiros socorros imediatos incluem manter a vítima deitada, remover anéis, limpar e cobrir a ferida com curativo estéril leve e imobilizar a parte corporal lesada abaixo do nível do coração.
Acerca dos acidentes com animais peçonhentos, julgue os itens a
seguir.
Apesar de não haver protocolo específico, em geral não se usa gelo, heparina e torniquetes, apenas soro diluído em solução salina normal (500 mL a 1.000 mL) com infusão lenta e corticosteroides.
Acerca dos acidentes com animais peçonhentos, julgue os itens a
seguir.
São sinais clínicos comuns de envenenamento: edema, equimose e bolhas hemorrágicas, podendo, em alguns casos, até haver necrose no local.
Os jardineiros e pessoal da limpeza devem ser orientados sobre as medidas de prevenção de acidentes com aranhas e escorpiões:
I. Manter a ordem e a limpeza no ambiente, evitando acúmulo de lixo e entulhos.
II. Vedar os ralos dos banheiros.
III. Preservar os predadores naturais de aranhas e escorpiões, como as corujas.
IV. Limpar com frequência a área externa e jardins.
Estão corretas as orientações descritas em
A vítima de acidente por animal peçonhento, identificado como aranha marrom, pode apresentar sinais e sintomas, tais como:
O acidente ofídico causado pelas serpentes peçonhentas do gênero Lachesis (Surucucu), caracterizado pelo edema local, dor, calor, eritema, necrose, lesão vascular com sangramento e até insuficiência renal aguda é conhecido como:
Acerca das emergências ambientais, julgue os itens seguintes.
Em caso de picada de cobra, recomenda-se a aplicação de gelo e uso de torniquetes no local da picada.
Julgue o item subsecutivo, relativo a atendimentos a pacientes em emergências relacionados a doenças dos sistemas respiratório e circulatório, em emergências psiquiátricas, com insuficiência hepática e em emergências ambientais.
Os procedimentos de socorro inicial ao paciente que sofreu picada de cobra são: deitar a vítima; remover itens, como anéis, correntes e cintos; fornecer calor; limpar e cobrir a ferida; imobilizar a região do corpo afetada e aplicar gelo e torniquete.
Considerando acidentes com animais peçonhentos ou venenosos, uma das condutas preconizadas, de acordo com o tipo de acidente, é:
Julgue o item seguinte, referentes ao atendimento em situações de urgência e emergência.
Em caso de picada de cobra venenosa, o soro antiofídico deve ser administrado preferencialmente por via endovenosa, por infusão lenta, podendo ser administrado, também, por via intramuscular.
No Brasil, quatro tipos de acidente são considerados de interesse em saúde: botrópico, crotálico, laquético e elapídico. Os acidentes por serpentes não peçonhentas não determinam acidentes graves e, por isso, são considerados de menor importância médica. No acidente laquético, as manifestações são tanto locais como sistêmicas e são indistinguíveis do quadro desencadeado pelo veneno botrópico. A este respeito, é correto afirmar que a diferenciação clínica se faz quando, nos acidentes laquéticos, estão presentes alterações vagais como
A enfermagem de emergência deve estar preparada para estabelecer prioridades, trabalhar de forma integrada com as equipes internas e externas de atendimento pré-hospitalar, monitorar e avaliar continuamente principalmente os pacientes agudamente doentes, supervisionar a equipe de saúde e ensinar os pacientes e famílias acerca dos cuidados em situações de risco de morte. Acerca dos cuidados e intervenções em situação de pronto-atendimento, julgue o item a seguir.
No caso de pessoas picadas por insetos, os cuidados visam diminuir o prurido e a dor e prevenir a instalação de reação anafilática.
A enfermagem de emergência deve estar preparada para estabelecer prioridades, trabalhar de forma integrada com as equipes internas e externas de atendimento pré-hospitalar, monitorar e avaliar continuamente principalmente os pacientes agudamente doentes, supervisionar a equipe de saúde e ensinar os pacientes e famílias acerca dos cuidados em situações de risco de morte. Acerca dos cuidados e intervenções em situação de pronto-atendimento, julgue o item a seguir.
O soro antiofídico deve ser administrado por via endovenosa, de acordo com as orientações do fabricante e do grupo ao qual pertence o animal peçonhento. Em situações graves, o soro antiofídico deve ser administrado por via intramuscular.
Quanto aos acidentes com animais peçonhentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta.
( ) Evite que a vítima faça esforços.
( ) Aplique compressa fria no local.
( ) Limpe a região com água e sabão.
( ) Mantenha o local da mordida acima do nível do coração.
Relacione as colunas e assinale a alternativa correta sobre envenenamento.
1- Veneno
2- Antídoto
3- Miscelânea
( ) Toda substância capaz de perturbar a vida.
( ) Mistura de dois tóxicos em uma mesma ingestão.
( ) Medicamento que corta o efeito do tóxico no organismo.
O acidente com animal peçonhento caracterizado pela inoculação de veneno de cobras denomina-se:
As aranhas, escorpiões e lacraias pertencem ao grupo de animais peçonhentos, isto é, tem glândulas de veneno e ferrão para injetá-lo. Como medidas de controle e prevenção de acidentes à picadas de animais peçonhentos, as mais adequadas devem ser:
Acidentes ofídicos são envenenamentos causados pela inoculação de toxinas, por intermédio das presas de serpentes, podendo determinar alterações locais e sistêmicas. Sobre os acidentes ofídicos é correto afirmar:
O Araneísmo é caracterizado pela inoculação de toxinas através de ferrões localizados nas quelíceras de aranhas peçonhentas. Em relação aos seus agentes causais, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Loxosceles (aranha-marrom).
2. Phoneutria (aranha-armadeira, aranha-macaca).
3. Latrodectus (viúva-negra).
( ) Pode atingir até 15cm, não constrói teia geométrica e tem hábito agressivo, podendo saltar a uma distância de 40cm.
( ) De pequeno porte (3 - 4cm), constrói teia irregular em fendas, telhas e tijolos e, dentro das casas, atrás de quadros e móveis, sempre ao abrigo da luz; não é agressiva e só causa acidentes quando comprimida contra o corpo.
( ) Aranha pequena, constrói teia irregular e vive em vegetações arbustivas e gramíneas, podendo apresentar hábitos domiciliares e peridomiciliares.
O atendimento de primeiros socorros a vítimas de picadas de abelhas ou vespas, no que se refere ao ferrão, deve ser:
No Brasil, existem três gêneros de aranhas de importância médica: Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus. As do gênero Loxosceles se refugiam em vestimentas e por isso podem provocar acidentes. Sua picada é quase sempre imperceptível e a lesão característica é: bolha de conteúdo seroso, edema, calor e rubor, com ou sem dor em queimação. Em relação aos cuidados de suporte no tratamento de picadas deste gênero de aranha, é correto afirmar que:
Considerando as características epidemiológicas dos acidentes com aranhas marrons, é correto afirmar que a região do Brasil, cuja sua incidência é maior, é
Acidentes por animais peçonhentos estão entre os agravos mais notificados no Sistema de Notificação de Agravos no Estado do Pará. Os acidentes com cobras são os de maiores ocorrências. (Sinan, 2015/Pará).
Torna-se necessário que os profissionais de saúde saibam reconhecer os acidentes por ofídios para socorrer as vítimas em tempo hábil. Identifique abaixo quais as atitudes corretas do profissional de saúde frente aos acidentes supramencionados, exceto;
Acidentes por animais peçonhentos contribui para a difusão de conhecimentos acerca de um agravo usualmente pouco conhecido entre os profissionais de saúde. Quanto às medidas de prevenção e controle de acidentes por animais peçonhentos, assinale a alternativa correta.
No posto de saúde de assistência estudantil, comparece um aluno relatando que estava passando por um descampado para chegar à escola e foi vítima de acidente ofídico há, pelo menos, uma hora, e a cobra tinha desenhos semelhantes a um gancho característico e cauda lisa. A enfermeira observou que na região calcânea direita, local da picada, apareciam sinais de inflamação com eritema local. Levado imediatamente ao hospital mais próximo, realizou os exames laboratoriais e um deles mostrava que o tempo de coagulação estava aumentado. Ficando em observação no setor da emergência, apresentou hemorragia com sinais de choque, mas foi revertido pela ação da equipe; e, após 12 horas, apresentou bolhas, equimose e oligúria. Conforme descrição do caso, qual o tipo de acidente ofídico que acometeu o discente. Assinale a alternativa CORRETA.
Os primeiros socorros para picada de cobra são importantes porque podem salvar a vida da vítima. Um dos primeiros cuidados que o técnico deve ter com a chegada dessa vítima é:
João tem 10 anos e participa de um grupo de escoteiros da sua cidade. Durante uma caminhada com o grupo nas matas da região Sul do Brasil, João sente uma picada forte no tornozelo. Ele, inicialmente, não valoriza e continua a seguir o grupo. Cerca de uma hora depois deste incidente, o grupo decide descansar e João procura o supervisor por estar sentindo dor no local da picada e na região inguinal. Seu supervisor ao avaliar a pema de João percebe edema tenso, equimose e adenomegalia regional, que progridem ao longo do membro acometido, suspeitando, dessa forma, de um acidente por uma cobra peçonhenta. Sobre acidentes por animais peçonhentos:
I. Manifestações sistêmicas podem estar presentes com alteração da coagulação sanguínea e sangramentos espontâneos (gengivorragia, equimoses e hematomas pós-trauma, hematúria.
II. O soro ou antiveneno deve ser específico para cada tipo de acidente. Após a infusão da soroterapia deve-se estar atento aos sinais e sintomas de reações alérgicas muito tardias, a partir de 06 semanas.
III. O tempo de coagulação (TC) constitui ferramenta útil para a confirmação dos acidentes.
IV. O uso de antiinflamatórios e heparina nesses casos eficiente, neutralizando os efeitos nocivos do veneno.
Das afirmativas acima:
Em caso de acidentes com ofídios, devemos estabelecer com rapidez a relação entre os sinais e sintomas com objetivo de definir o tratamento específico. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, asinale a alternativa correta.
Venenos Efeitos Fisiopatológicos
1. Botrópico e laquético ( ) Rabdomiólise
2. Crotálico e elápidico ( ) estimulação colinérgica
3. Crotálico ( ) bloqueio da junção neuromuscular
4. Laquético ( ) sangramento na região da picada e a distância (hematúria e gengivorragia)
5. Botrópico
6. Botrópico e elapidico
O Choque e o Edema Agudo Pulmonar são complicações específicas do envenenamento pela
O soro anticrotálico é utilizado no tratamento de acidente ofídico causado pela picada da:
São considerados animais peçonhentos:
Sobre as medidas de promoção à saúde e preventivas com acidentes por animais peçonhentos, identifique as afirmativas abaixo em V (verdadeiro) e F (falso).
( ) Onde há rato há cobra. Limpar paióis e terreiros, não deixar amontoar lixo. Fechar buracos de muros e frestas de portas.
( ) O uso de botas de cano alto ou perneira de couro, botinas e sapatos evita cerca de 80% dos acidentes.
( ) Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão e aplicar o torniquete.
( ) Não colocar folhas, pó de café ou outros contaminantes e manter o paciente hidratado.
A sequência correta é:
O ofidismo é o envenenamento provocado pela ação das toxinas, através de aparelho inoculador de serpentes, podendo determinar alterações locais ou sistêmicas. As manifestações sistêmicas de um acidente crotálico causado por serpentes do gênero Crotalus têm como consequência:
A taquicardia ou bradicardia, dispneia, dificuldade de deambulação, cefaléia, tontura, náusea, vômitos e hipertermia são sinais graves do acidente com que tipo de aranha?
Considerando os acidentes com cobra, dentre os sinais e sintomas abaixo, qual é consequência do acidente com jararaca?
Em relação a mordidas de animais peçonhentos, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. A seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Limpe a região com solução fisiológica aquecida.
( ) A vítima deve fazer esforços para ativar a circulação.
( ) A vítima deve se manter deitada, até que chegue ajuda especializada.
( ) Nos primeiros 30 minutos após a picada, mantenha o local da mordida abaixo do nível do coração.
Segundo o Guia de Bolso de Doenças Infecto-Parasitárias do Ministério da Saúde (2010), qual dos seguintes acidentes causados por animais peçonhentos é o de maior interesse médico pela sua frequência e gravidade?
Os acidentes com animais peçonhentos ocorrem em todo o território brasileiro, desta forma todos os profissionais de saúde a população em geral precisam saber agir imediatamente até o atendimento especializado em unidade de saúde. Indique nas alternativas abaixo o ERRO nos primeiros socorros nos acidentes ofídicos.
Assinale a alternativa que apresenta os sinais clínicos clássicos de envenenamento por picada de cobra.
Sobre acidentes mais comuns causados por aranhas e escorpiões, analise as afirmativas abaixo, de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( )O veneno da aranha marrom tem ação proteolítica. O cuidado e tratamento requerem soro antiloxoscélico e soro antiaracnídico.
( ) O veneno da aranha armadeira tem ação proteolítica. É comum o acidente no momento de calçar o sapato ou a bota.
( ) O veneno da aranha viúva negra tem ação neurotóxica. O cuidado e tratamento controle da dor com analgésico potente, anestésico tipo lidocaína e soro antilatrodéctico.
( )O veneno dos escorpiões preto e amarelo tem ação neurotóxica. Recomenda-se aplicar compressas mornas e administrar analgésicos para alívio da dor até chegar a um serviço de saúde.
( )As aranhas caranguejeiras e as tarântulas, apesar de
muito comuns, causam envenenamento grave.
Qual é a via de administração do soro antiofídico?
Acidente ofídico é causado pelo seguinte animal:
Uma vítima foi picada por uma serpente conhecida como jararaca em terço distal do membro inferior esquerdo. Uma conduta geral a ser feita no local do acidente é:
Diante da ocorrência de acidentes com animais peçonhentos, é necessária a adoção de algumas medidas urgentes e outras de manutenção. Sobre essas medidas, assinale o item correto:
Assinale a alternativa que contemple um exemplo de aranha cujo veneno tem ação proteolítica.
Sobre os acidentes por animais peçonhentos, analise as afirmativas.
I. O escorpionismo deve sempre ser considerado um agravo que necessita de atendimento imediato, pois o início das manifestações clínicas é precoce.
II. É uma medida que deve ser instituída no acidente ofídico por serpentes do gênero Bothrops (ex.: jararaca): manter o membro picado elevado e estendido para alívio da dor e pressão sobre o compartimento.
III. Nos acidentes por abelhas, devem-se remover os ferrões da pele através de raspagem com lâmina, não sendo recomendada a remoção com pinça, pois pode comprimir a glândula ligada ao ferrão e inocular mais veneno no paciente.
Está(ão) correto(s):
Analise as afirmativas abaixo em relação aos animais peçonhentos:
1. Animal peçonhento é aquele que possui glândula produtora de veneno, mas não possui aparelho inoculador para injetá-lo.
2. Os sinais e sintomas do envenenamento variam de acordo com a espécie que causou o acidente, a quantidade de veneno inoculado, peso e idade da vítima, as condições de nutrição e o atendimento recebido.
3. Mordidas de cobras não peçonhentas não são consideradas sérias e geralmente são tratadas como ferimentos leves.
4. As serpentes do gênero Bothrops são responsáveis pela maioria dos acidentes ofídicos registrados no país (cerca de 90%), pois são espécies agressivas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os acidentes causados por animais peçonhentos são considerados graves.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) O veneno do escorpião preto e amarelo tem ação neurotóxica. A dor no local da picada pode ser aliviada com compressas mornas e analgésicos.
( ) O veneno da aranha marrom tem ação proteolítica. A lesão é endurecida e escura, podendo evoluir para ferida com gangrena e necrose.
( ) O veneno da serpente surucucu (Lachesis) tem ação proteolítica, neurotóxica e interfere na coagulação, sendo frequente a infecção e a necrose na região da picada e a insuficiência renal.
( ) O veneno da serpente cascavel tem ação proteolítica e neurotóxica, devendo ser tratado com soro antielapídico.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa cujo procedimento não é recomendado pelo Ministério da Saúde em caso de incidente com animal peçonhento.
Os cuidados imediatos para uma vítima de picada de cobra na panturrilha devem incluir, entre outras ações,
Sobre os acidentes envolvendo picadas de animais peçonhentos, assinale a alternativa correta.
No Brasil, quatro tipos de acidentes por serpentes são considerados de interesse em saúde: botrópico, crotálico, laquético e elapídico. Acidentes por serpentes não peçonhentas são relativamente frequentes, porém não determinam acidentes graves e, por isso, são considerados de menor importância médica. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I.Jararaca: causa hemorragia, necrose, inchaço, dor, bolhas, abscessos, alterações na coagulação, sangramento nas gengivas, olhos e ouvido;70 mg do veneno é capaz de matar um homem de 60 kg.A administração do antiveneno deve ser dada,no máximo,em 4 horas. O membro atingido corre risco de ser amputado.
II.Cascavel: age no sistema nervoso central causando paralisia,dores musculares, dificuldade respiratória, urina cor de Coca-Cola, diminuição da urina e insuficiência renal, visão dupla, queda de pálpebra, dilatação da pupila e até perda de visão. Mata em poucas horas.
III.Surucucu:age no sistema nervoso central,causando dores musculares, visão dupla,caimento das pálpebras,dilatação da pupila, problemas respiratórios paralisando o diafragma e morte por asfixia em poucas horas.
IV.Jiboia: mata suas presas por constrição, ou seja, após o bote, no qual a serpente objetiva prender o animal, ela se enrola em torno da vítima contraindo sua forte musculatura e a estrangula, causando a morte por sufocamento. Estão corretas apenas as afirmativas