-
c) A única força atuante no projétil durante todo o movimento é o seu peso.
-
??? E A GRAVIDADE NÃO EXISTE !
-
P=massa x gravidade, PRF_PF
-
A letra A) foi sacanagem
-
Amigos bom dia!
Com relação a letra A o que é nula é a Vy no ponto de inversão do movimento, mas a velocidade Vx continua existindo e é diferente de zero
A aceleração continuará existindo e será sempre a aceleração da gravidade
Em relação a forças a única que sempre irá atuar é a força peso as dmais são vetores velocidade (que não são forças, indicam o sentido da trajetória em x e em y)
O alcance depende apenas da velocidade em x e do tempo de queda A= Vx . Tq
tq = raiz de 2 x a altura dividido pela gravidade
A componente horizontal será sempre Vx em todos os pontos invariável e a Vy é variável tanto que em um determinado momento ela é zero (inversão do movimento)
Gab letra c
-
a) ERRADO. Durante a subida a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura máxima) onde Vy=0, porém, o Vx continua atuando.
b) ERRADO. A aceleração da gravidade atuará durante toda a trajetória do projétil.
c) GABARITO. F=m x a, logo, força peso = m x g (aceleração da gravidade)
A única força atuante no projétil durante todo o movimento é o seu peso.
d) ERRADO. Equação da posição: S=So + Vot + at²/2 , logo podemos ver que dependerá do t, a e distância inicial.
e) ERRADO. É justamente o contrário, a componente horizontal será movimento uniforme, enquanto que a vertical será uniformemente variado.
PRF 2018
-
a)Errado. No ponto mais alto da trajetória, a velocidade vertical será nula, porém em toda a trajetória, o projétil tem velocidade horizontal constante.
b) Errado. A aceleração do projétil é a aceleração da gravidade (só tem aceleração na componente vertical do movimento desse projétil).
c)Certo. O movimento desenvolvido pelo projétil é oblíquo e, portanto, tem velocidade tanto na vertical como na horizontal; mas na horizontal a velocidade é constante, logo não tem aceleração; já no vertical a aceleração é a da gravidade. Sendo assim e tendo apenas essa aceleração atuando no projétil, a única força atuante nele é a força Peso.
d) Errado. O alcance é calculado por A = V0x 2 sen(do angulo)/ g, sendo que V0= velocidade inicial, e g é a gravidade, ou seja não tem ligação com a massa
e) Errado.É exatamente o contrário, a componente horizontal da velocidade do projétil é constante e a vertical varia ponto a ponto, diminuindo até a altura máxima e aumentando até o projétil tocar no solo novamente.
-
desprezando a resistência do ar.. a única força atuante é o seu peso.
-
A) Vy=0, mas ainda há Vx.
B) atua a aceleração da gravidade g=10 m/s2
C) Correto. Só atua a força peso.
D) Alcance horizontal não depende da massa, mas da altura.
E) Componente horizontal é M.U. Já o componente vertical é M.U.V.
-
Analise das alternativas.
(a) ERRADA - A velocidade resultante não é nula, apenas a resultante vertical será nula;
(b) ERRADA - Pois no ponto mais alto ainda haverá a aceleração da gravidade;
(c) VERDADEIRA - Será a única força atuando durante todo o trajeto, visto que P = Mg;
(d) ERRADA - Depende da velocidade resultante e do ângulo de ascendência;
(e) ERRADA - Ao contrário a componente horizontal não varia ao longo do trajeto, diferentemente da componente vertical;
-
Paulo Parente, apenas uma correção:
na letra d) Equação da posição: S=So + Vot (Na horizontal, tem-se M.U.)
-
Paulo parente, parabéns pelo seu comentário, mas seu comentário em relação à assertiva d) está equivocado, pois esta equação é para movimento retilíneo uniforme variado e não para o alcance. O tamanho do alcance depende da velocidade do projétil e do ângulo o qual o mesmo foi disparado em relação ao seu ponto inicial.
A= (2*(V^2)*cos0*sen0)/g (1)
Ludmila Barros, a assertiva C fala sobre a força peso, ou seja, força peso é igual o produto da massa e a gravidade.
P=m*g
a) velocidade resultante é igual Vx + Vy, neste caso quando o projétil alcança o ponto máximo de altura, a única velocidade que será nula será a velocidade Vy, pois ele para de subir, porém ele continua com a velocidade Vx. Se a velocidade resultante fosse nula no ponto máximo, então ele cairia naquele mesmo ponto sem 1 cm a mais pra frente.
b) a aceleração não será nula no ponto máximo nem em ponto algum, pois em todo percurso atuará a aceleração da gravidade. No ponto de subida ele terá a sua própria aceleração que será máxima no ponto próximo ao cano da pistola, e mínimo no ponto máximo, porém neste ponto terá a aceleração da gravidade. Ao cair, ele vai adquirindo mais aceleração até ser máxima ao chegar ao chão.
c) gabarito da questão, sim, neste caso o peso vai ser o peso independente de quais condições estejam, exceto quando for gravidade 0, que seu peso será tmb zero.
d) o alcance depende apenas da velocidade e o angulo de disparo, como pode ser vista a equação (1)
e) é exatamente o contrário, um disparo com angulo ascendente tem uma função de segundo grau, como pode ser visto na equação (1), com isso a componente horizontal é uma reta retilínea, e a componente vertical é exatamente uma parábola. Vamos ver isso na visão real, quando você atira pra cima com angulo ascendente, o projétil faz um arco no ar até chegar ao solo novamente.
-
Gab Letra C
A única força atuante no projétil durante todo o movimento é o seu peso, pois a gravidade é a única força que estará atuando sobre a massa do projétil desde o momento em que a bala sai do gatilho.
-
A) Apenas a velocidade vertical é nula na altura máxima
B) Aceleração da gravidade não fica nula durante a trajetória
C) CORRETA
D).Alcance depende da velocidade e do tempo de subida e descida
E) Na horizontal se trata de um Movimento Uniforme
CFO PMAL 2021
#SERTAAAÃO!