- ID
- 541117
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Transpetro
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Meio Ambiente
- Assuntos
São exemplos de poluentes atmosféricos primário e secundário, respectivamente,
Nos últimos anos, o tema mudanças climáticas ocupa lugar de destaque nos debates da comunidade científica internacional. Os efeitos catastróficos previstos para a ecosfera exigem medidas urgentes para a preservação do planeta. Nessa ampla discussão, é consenso afirmar que
Diversos são os meios para o controle e abatimento das emissões de poluentes para a atmosfera. Diante dessa diversidade, uma ação efetiva de controle e abatimento é a que
A Resolução CONAMA no 003/90 estabelece os padrões de qualidade do ar e as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna e aos materiais. Segundo o estabelecido por essa Resolução, um método de amostragem e análise para a fumaça é o de
Existem vários processos para reduzir a poluição atmosférica povocada por atividades industriais. A remoção de material particulado das emissões atmosféricas é feita, dentre outros, pelo processo de
A atmosfera terrestre possui uma estrutura vertical extremamente variável, em termos de composição, temperatura, umidade, pressão, entre outras. Para fins acadêmicos, costuma-se dividir a atmosfera em várias camadas. A camada cujo limite superior se encontra a, aproximadamente, 50 km de altitude, na qual a temperatura cresce devido à absorção de radiação pelo ozônio presente nessa região, é denominada
Pequenas quantidades de certos gases na atmosfera desempenham papel fundamental na determinação das temperaturas médias da Terra e, consequentemente, de seus climas. Esses gases, que são do efeito estufa,
I - incluem vapor d’água, etano e monóxido de carbono;
II - permitem que a luz visível e alguma radiação infravermelha e ultravioleta do sol passem através da troposfera;
III - são liberados na atmosfera através de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis;
IV - se não existissem, em especial o vapor d’agua, encontrado em grande concentração, a Terra seria mais fria e haveria menos vida no planeta;
V - quando entram em grande quantidade na atmosfera, podem modificar áreas de cultivo e baixar o nível dos oceanos.
Está correto APENAS o que se afirma em
A composição atual da atmosfera terrestre decorre de vários processos biológicos e físico-químicos que começaram há milhões de anos.
PORQUE
Existem várias teorias que procuram explicar como se deu a evolução até a atmosfera com as características físicas e químicas atuais.
Analisando as afirmações acima, pode-se concluir que
O ozônio presente na estratosfera funciona como um filtro de radiação ultravioleta.
PORQUE
A energia da radiação ultravioleta é utilizada nas reações químicas associadas aos processos de formação e destruição do próprio ozônio.
Analisando-se as afirmações acima conclui-se que
O dióxido de enxofre é um dos principais componentes do smog industrial. Qual dos equipamentos a seguir apresenta um dispositivo de controle da emissão de SO2?
O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. O gás indutor do efeito estufa que até agora se estima que tenha produzido cerca de um terço de todo o aquecimento global produzido pelo dióxido de carbono é o
A qualidade do ar é melhorada pelo uso de gás natural em substituição à gasolina ou ao óleo diesel, visto que as moléculas de
No âmbito do Protocolo de Kyoto, cada parte visa limitar e reduzir a emissão de gases, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, buscando o aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia nacional.
Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
A camada de ozônio encontra-se na exosfera — acima de 500 km da superfície da Terra — e é quebrada com a incidência de raios infravermelhos, do que resulta o superaquecimento da mesosfera — entre 50 km e 80 km acima da superfície terrestre —, que é responsável pela manutenção da temperatura nas proximidades da superfície da Terra.
No âmbito do Protocolo de Kyoto, cada parte visa limitar e reduzir a emissão de gases, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, buscando o aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia nacional.
Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
Gases atmosféricos, especialmente o gás carbônico, causam o efeito estufa, pois funcionam como uma capa protetora que, durante a noite, impede a dispersão total, para o espaço exterior, do calor absorvido pela Terra durante o dia, evitando, assim, o resfriamento excessivo da Terra (troposfera) e tornando possível a vida no planeta.
O Protocolo de Kyoto criou o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Através desse mecanismo, os países desenvolvidos podem implementar projetos que visem à redução ou à captura de emissões de gases, mediante a implantação de tecnologias mais limpas em países em desenvolvimento. As chamadas Reduções Certificadas de Emissões (RCE) serão obtidas por alguns desses projetos.
Dos projetos a seguir, aquele que NÃO é passível de obtenção de RCE é a(o)
Há um dispositivo que é empregado para a remoção de material particulado de gases. Ele força a fumaça a passar por um duto, na forma de parafuso, fazendo com que a perda de carga gerada permita a deposição do material na sua base.
Tal dispositivo é o
Em relação aos principais poluentes atmosféricos e a suas origens, verifica-se que o(s)
Formado basicamente pela emissão de dióxido de enxofre (SO2) e de material particulado (MP), o smog industrial é um tipo de nuvem cinza que ocorre em algumas cidades.
O potencial de aquecimento global, (Global Warm Potential – GWP) é uma medida, criada pelo Painel Intergovernamental sobre a Mudança do Clima (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC), de como uma determinada quantidade de gás do efeito estufa (GEE) contribui para o aquecimento global. Ele é baseado na eficiência radiativa e na quantidade removida da atmosfera em um certo número de anos.
Dos gases listados, o que apresenta o menor GWP é o
A temperatura média da atmosfera é influenciada, entre outros fatores, pelo tipo de superfície atingida pela radiação solar. O albedo, uma medida adimensional da quantidade de luz refletida por superfície, é definido como a razão entre a irradiância eletromagnética refletida (de forma direta ou difusa) e a quantidade de radiação incidente.
Dentre as superfícies a seguir, a que apresenta maior albedo é um(a)
A temperatura média da atmosfera é influenciada por outros fatores além do albedo.
Sobre as variações, verifica-se que, quanto maior a
O metano é um gás incolor, de molécula tetraédrica e apolar, com pouca solubilidade em água. Um dos principais problemas do metano é o fato de ele ser um gás de efeito estufa com potencial de aquecimento global muito maior que o do dióxido de carbono.
A atividade antrópica que mais contribui no Brasil para a emissão aérea de metano é a
Um dos poluentes oriundo de atividades antrópicas presente na atmosfera é o dióxido de carbono. O principal problema ambiental desse gás é o chamado efeito estufa.
O CO2 presente na atmosfera é decorrente de diversas atividades realizadas pelo homem, EXCETO a de
Uma indústria emite 0,25% de SO2 por volume de gases, a uma temperatura de 500 K. Sabe-se que o volume de gases emitido no tempo é de 2,50 x 102 m3 /s, a pressão no local é de 831 mb, o peso molecular do SO2 é de 64 g e a constante dos gases perfeitos é de 8,31 x 10-2 (mb.m3 )/(g. mol.K).
A taxa de emissão de SO2 em unidades de massa/tempo, isto é, em g/s, é de
Sobre as emissões atmosféricas oriundas das refinarias de petróleo tem-se que
Com o objetivo de reduzir e controlar a poluição atmosférica por fontes móveis, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) criou o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Entre outras providências, esse Programa estabeleceu, para os motores destinados a veículos pesados, limites máximos de emissão de alguns poluentes.
Entre esses poluentes, encontram-se os seguintes:
Em que porção da atmosfera se encontra a camada mais espessa do O3 (ozônio), que tem um papel ambientalmente importante por proteger a Terra de radiação ultravioleta?
Os veículos automotivos são fontes de diversos tipos de poluentes.
Quais os poluentes atmosféricos que são emitidos pelo cano de descarga dos veículos que compõem a maior parte da frota atual?
Considerando o aquecimento global, suas causas e consequências, julgue o próximo item.
Uma tática utilizada no combate ao incêndio florestal é o uso da linha negra, que consiste em uma faixa de terreno composta da linha de fogo mais uma faixa intencionalmente queimada, formando uma zona suficientemente larga para evitar, com segurança, a propagação do incêndio.
Considerando o aquecimento global, suas causas e consequências, julgue o próximo item.
O CH4, devido à quantidade emitida, é o gás que mais contribui para o aquecimento global, pois suas emissões representam 85% do total das emissões mundiais de gases do efeito estufa e o tempo de sua permanência na atmosfera é de, no mínimo, trezentos anos.
Considerando o aquecimento global, suas causas e consequências, julgue o próximo item.
O potencial de aquecimento global (global warming potential) mede como determinada quantidade de gás do efeito estufa contribui para o aquecimento global. É uma medida relativa que compara o gás em questão com a mesma quantidade de dióxido de carbono, calculado sobre um intervalo de tempo específico.
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi estabelecido para conceder créditos para projetos que reduzam ou evitem emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos países em desenvolvimento. A esse respeito, analise as assertivas a assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Os “créditos de carbono” são obtidos na forma de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) medidas em toneladas de dióxido de carbono equivalente.
II. Os critérios de elegibilidade dos projetos de MDL incluem: contabilização das emissões que ocorrem fora dos limites do projeto; promoção de benefícios mensuráveis, reais e de longo prazo, relacionados com a mitigação da mudança do clima; relação aos gases e setores definidos no Anexo A do Protocolo de Quioto ou que se refiram às atividades de projetos de reflorestamento e florestamento.
III. O Documento de Concepção do Projeto deverá incluir a descrição das metodologias para o cálculo da redução de emissões de gases de efeito estufa; para o estabelecimento dos limites das atividades de projeto; para o cálculo das fugas.
IV. O método de monitoramento do projeto deverá estar de acordo com metodologia previamente aprovada ou, se utilizada nova metodologia, esta deverá ser submetida à aprovação ou comprovar que tenha sido bem sucedida anteriormente.
V. Para que resultem em RCEs, as atividades de projeto do MDL devem, necessariamente, passar pelas seguintes etapas do ciclo do projeto: elaboração do documento de concepção do projeto; validação; aprovação, registro; monitoramento; verificação/certificação; emissão das RCEs.
A camada de ozônio existente na estratosfera funciona como um filtro natural para os raios ultravioleta (UV). Desta forma a sua destruição gera buracos que permitem a entrada dos raios UV, que causam efeitos adversos na saúde humana, como catarata e câncer de pele.
Uma forma de controlar esse impacto ambiental global é limitar o uso de um grupo de gases utilizados como refrigerante em freezers, aparelhos de ar condicionado e geladeiras. Esses gases são
Os poluentes do ar são classificados quanto ao estado físico em poluentes gasosos e particulados. Um exemplo de poluente gasoso é o(a):
Com relação aos poluentes atmosféricos, o Material Particulado (MP) é uma mistura complexa de sólidos com diâmetro reduzido, cujos componentes apresentam características físicas e químicas diversas. Em geral o material particulado é classificado de acordo com o diâmetro das partículas, devido à relação existente entre diâmetro e possibilidade de penetração no trato respiratório. Dentre as fontes principais de material particulado, estão:
I. A queima de combustíveis fósseis.
II. A queima de biomassa vegetal.
III. Emissões de amônia na agricultura.
IV. Emissões decorrentes de obras e pavimentação de vias.
Estão corretas:
Estão corretas apenas as afirmativas
Todas as atividades / empreendimentos devem possuir plano com medidas de proteção ambiental. No caso das atividades minerárias, os estudos sistemáticos possibilitaram determinar algumas ações de proteção visando controlar a poluição.
Analise as afirmativas a seguir sobre o controle da poluição do ar.
I. Deve-se fazer a aspersão de água em estradas, por meio de carros-pipas ou redes aspersoras fixas.
II. É correto proteger com cobertura vegetal as áreas decapadas, pilhas de estéril e cava de mina, a fim de evitar a erosão eólica.
III. É proibida a colocação de cinturões verdes no entorno dos empreendimentos minerários, pois eles intensificam a dispersão da poluição do ar.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
As chuvas de verão, caracterizadas por serem torrenciais, são originadas pela elevação do ar para maiores altitudes e, com isso, há o resfriamento do vapor d’ água que promove a condensação das gotículas.
Qual o nome dado a esse tipo de chuva?
Conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, mais conhecido pelas iniciais em inglês — IPCC, o aumento da temperatura média global nos últimos anos deve-se principalmente às emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs), provocadas pelo homem.
A esse aquecimento é dado o nome de
O Ozônio (O3 ) pode ocorrer naturalmente em uma das camadas da atmosfera, porém, em outra camada, o aumento desse elemento é considerado resultante da poluição.
Qual é a camada onde o O3 é considerado um poluente?
Com base nos conhecimentos de meio ambiente, analise as afirmativas a seguir.
A emissão de fumaça preta por veículos movidos a óleo diesel é um dos principais problemas ambientais nas áreas urbanas, porque esse poluente
A razão adiabática seca ou gradiente vertical de temperatura do ar seco (não saturado) dentro da troposfera é de menos 1 ºC/100 m. Já a variação vertical média da temperatura de ponto de orvalho é de 0,2 ºC/100 m, isto é, a cada 100 m, a diferença entre a temperatura de ponto e orvalho e a razão adiabática seca é constante de 0,8 ºC/100 m. O conhecimento desses dados e dos valores da temperatura que dão origem ao processo de convecção de nuvens cumuliformes na superfície e da temperatura de ponto de orvalho na superfície, permitem determinar a altura em que as nuvens cumuliformes vão se formar.
Na vertical de um ponto da superfície da terra onde ocorre um processo de convecção, a temperatura do ar a 800 m é de 13 ºC, e a temperatura de ponto de orvalho na superfície é de 9 ºC.
Qual é, em m, a altura da base das nuvens cumulus formadas?
O comportamento final de uma pluma, ao sair de uma chaminé, pode ser subdividido em dois componentes principais: ascensão da pluma; difusão e transporte da pluma. Ao ser emitida, a pluma tem tendência ascensional regida por parâmetros do próprio efluente, por dimensões da chaminé e pela influência dos parâmetros meteorológicos no instante da emissão. Na sequência, ela irá adquirir um movimento transversal, acompanhado de difusão em torno de sua linha de centro, que caracteriza a componente de difusão e transporte. Entre os tipos de plumas, há um que ocorre quando toda a massa de poluentes está contida em uma camada de inversão; a mistura vertical quase inexiste devido à estabilidade do ar. A mistura horizontal é também muito baixa por causa da falta de ventos.
A pluma descrita é do tipo
Proteger-se contra agentes contaminantes presentes no ar é, às vezes, necessário para prevenir doenças respiratórias em regiões altamente poluídas. Quando existe uma ou mais substâncias químicas em concentrações necessárias para provocar danos à saúde humana, pode-se classificar esse ambiente atmosférico como poluído. Os poluentes atmosféricos podem ser classificados em primários ou secundários.
Um agente poluente que é classificado como secundário e apresenta sua molécula composta por apenas dois elementos químicos é o
Um dos problemas ambientais provocados pelas fontes de poluição atmosférica, especialmente os veículos automotores, é o aumento do efeito estufa.
Sobre o efeito estufa, considere as seguintes afirmativas.
I. O aumento do efeito é responsável pela destruição da camada de ozônio.
II. O gás carbônico é o principal gás responsável pelo aumento do efeito estufa.
III. o efeito estufa não é um fenômeno natural.
Estão incorretas as afirmativas:
A poluição atmosférica é um problema que se agrava a cada ano. O monitoramento da qualidade do ar baseia-se principalmente na comparação com padrões legais de sua qualidade. Os monitoramentos podem ser realizados no processo de emissão e imissão de poluentes, isto é, pode ser realizada a quantificação dos poluentes lançados na atmosfera e a quantificação dos poluentes que estão dispersos no ar.
Sobre os processos de emissões de poluentes, são finalidades para o seu monitoramento, EXCETO :
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada camada de ozônio. Em relação à camada de ozônio, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV‐B), nociva aos seres vivos.
( ) Nos seres humanos, a exposição à radiação UV‐B está associada aos riscos de danos à visão, ao envelhecimento precoce, à supressão do sistema imunológico e ao desenvolvimento do câncer de pele.
( ) Os animais não sofrem as consequências do aumento da radiação.
( ) Ao nível do solo, o ozônio adquire a sua função de protetor e se transforma em um gás, equilibrando a temperatura da superfície.
A sequência está correta em
Na região sudeste, nos meses do inverno, há um aumento dos poluentes do ar. Geralmente, as camadas inferiores do ar atmosférico são mais quentes do que as superiores; o ar quente, menos denso sobe levando os poluentes e é substituído por ar frio. Já nos meses de junho a agosto, geralmente as camadas interiores ficam mais frias e densas; logo o ar não sobe com facilidade e a concentração de poluentes aumenta.
O texto acima pretende mostrar o fenômeno:
O ser humano tentando tornar sua vida mais agradável, vem mudando, destruindo e contaminando tudo que está ao seu redor, sem preocupar-se com os efeitos danosos a natureza. Tais efeitos podem ser causados por:
1- Destruição da camada de ozônio.
2- Liberação de gases causadores do efeito estufa.
3- Desmatamento e queimadas.
4- Uso descriminado de agrotóxicos.
Marque os itens que contribuem para o aumento e
agravamento de tais problemas:
Em relação às técnicas para o controle das emissões ou poluição do ar, julgue as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta:
I- Estabelecer critérios para implantação de atividades industriais em áreas determinadas, limitando o número de fontes em função dos padrões de emissão e qualidade do ar, o que dispensa a implantação de áreas de proteção sanitária (cinturão verde).
II- Usar sistemas de exaustão local como meio para desagregar os poluentes que, após tratados, serão lançados na atmosfera.
III- Usar matérias primas e combustíveis de baixo potencial poluidor, alterar processos visando a menor emissão de poluentes e adequar a m anutenção e operação de equipamentos e dos processos.
IV- Instalar equipamentos que visem à remoção dos poluentes em fontes fixas antes que os mesmos sejam lançados na atmosfera, para controle de partículas (coletores gravitacionais, inerciais, centrífugos e úmidos, precipitadores térmicos, filtros e precipitadores eletrostáticos) e controle de gases e vapores (por absorção, por adsorção, por condensação, indireto e incineração).
A atmosfera terrestre é formada por diversos compostos que podem sofrer transformações químicas cujas velocidades dependem de fatores tais como: concentração, temperatura, catalisador e reatividade.
Alguns autores relacionam a capacidade de reagir e de atuar em diferentes pontos da superfície terrestre como tempo de residência. O quadro a seguir apresenta o tempo de residência de alguns constituintes da atmosfera.
Compostos Tempo de residência
Deóxido de carbono 4 anos
Monóxido de carbono 0,1 ano
Deóxido de Nitrogênio 1 dia
Amônia 5 dias
Deóxido de enxofre 1.4 dias
Considerando a hipótese desses compostos serem emitidos nas
mesmas condições e quantidades, e na mesma região geográfica,
assinale a opção que indica o composto que apresenta maior
capacidade de se espalhar pela atmosfera e atuar em regiões
mais distantes.
A forma de descrever a estrutura da atmosfera com base na sua estratificação térmica é uma das mais adequadas do ponto de vista ambiental.
Assinale, dentre os gases abaixo, aquele poluente atmosférico que faz parte do Padrão de Qualidade do Ar, estabelecido pelo CONAMA.