SóProvas



Questões de Lei nº 9.424 de 1996 - Regulamentação do FUNDEF


ID
262615
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O financiamento da Educação Básica não se restringe aos recursos do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Alguns programas como Programa Nacional do Livro Didático, Programa Biblioteca Escolar, Programa de Transporte e de Merenda Escolar, contribuem para a manutenção da educação e são desenvolvidos pelo

Alternativas
Comentários
  • O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação que tem como missão prestar assistência financeira e técnica e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos.

    Programas:

    Alimentação escolar
    Biblioteca da Escola
    Brasil Profissionalizado
    Caminho da Escola
    Dinheiro Direto na Escola
    Formação pela escola
    Livro Didático
    Livro em Braille
    Plano de ações articuladas
    Proinfância
    Transporte Escolar

    Fonte:
    http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-alimentacao-escolar
  • Obrigada pelas informações Colega!


ID
503290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), aprovado em 2007, instituído por lei de natureza contábil, substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Fundamental (FUNDEF). A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

O FUNDEB, que entrou em vigor no ano de 2007, é um fundo nacional que visa distribuir igualmente os recursos destinados a todos os níveis de educação do país.

Alternativas
Comentários
  • A distribuição é realizada com base no número de alunos da  educação básica pública, de acordo com dados do último  censo escolar, sendo computados os alunos matriculados nos  respectivos âmbitos de atuação prioritária, conforme art. 211 da  Constituição Federal.  Ou seja, os Municípios recebem os  recursos do Fundeb com base no número de alunos da  educação infantil e do ensino fundamental, e os Estados,  com base no número de alunos do ensino fundamental e  médio.

    Os recursos do Fundeb são distribuídos de forma  automática (sem necessidade de autorização ou  convênios para esse fim) e periódica, mediante crédito  na conta específica, no Banco do Brasil ou Caixa  Econômica Federal de cada governo estadual e  municipal, NUNCA aos estabelecimentos de ensino.
  • Não é a todos os Níveis de Educação, mas somente a Educação Básica.
  • Somente o nível de educação básica subdividido em Ed. Infantil, Ens.Fundamental e Médio.

  • Dois erros:

    1. FUNDEB: Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. Ou seja, não inclui Educação Superior.

    2. Se a distribuição é feita com base no número de alunos, pela lógica, não é provável que seja uma divisão igualitária, uma vez que a demanda pode variar de uma região para outra.

  • O FUNDEB, que entrou em vigor no ano de 2007, é um fundo nacional que visa distribuir igualmente os recursos destinados a todos os níveis de educação do país. (ERRADO)

     

    É fundo de natureza contábil dos Estados e do DF (em número de 27);

    Distribui os recursos de acordo com o número de alunos matriculados;

    Apenas para a educação básica.

     

  • Quando falamos de TODOS OS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO estamos a incluir a educação superior.

    Nesse sentido, a afirmativa está errada, estaria certa se colocasse: TODOS OS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - que inclui ed. infantil, fundamental e médio.

    ERRADO


ID
923938
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em comparação ao FUNDEF, o FUNDEB:

Alternativas
Comentários
  • Complementando:

    Fundef: 1998-2006
    Fundeb: 2007-2020
  • Gabarito d.

    a) utiliza no máximo 60% para remuneração dos professores. A palavra máximo está incorreta. Tanto no FUNDEF, quanto no FUNDEB, será utilizado 60% dos recursos dos estados e municípios para o salário dos professores e não "no máximo".

    b)expirou sua vigência em 2006. Fundef: 1998-2006  Fundeb: 2006-2020.

    c)passa a contemplar o Ensino Fundamental na sua totalidade. FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. FUNDEF -  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ensino Fundamental e Valorização do Magistério.

    d) ampliou o alcance da distribuição dos recursos. Basta observarmos a mudança no nome do programa: o fundeb abrange não somente o ensino fundamental (fundef), mas sim, toda educação básica: educação infantil + ens fundamental + ens. médio. Portanto é a correta.

    e) passa a ter vigência de 10 anos. De acordo com o comentário da letra b, tem vigência de 14 anos.

  • I - a distribuição dos recursos e de responsabilidades entre o Distrito Federal, os Estados e seus Municípios é assegurada mediante a criação, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, de um Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de natureza contábil;

     

    XII - proporção não inferior a 60% de cada Fundo referido no inciso I do caput deste artigo será destinada ao pagamento dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício.

     

    Ou seja: será destinada ao pagamento dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício no MÍNIMO 60% da distribuição dos recursos e de responsabilidades entre o Distrito Federal, os Estados e seus Municípios pelo FUNDEB.

  • Questão repetida. Vide 478136.


ID
1067002
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no período que compreende 1.985 a 2.000, chamado de Estado Democrático, assinale os itens que NÃO fazem parte da mudança educacional:

I. É promulgada a Lei 9.424, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério - FUNDEF.

II. É sancionada a Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.

III. Decretada e sancionada a Lei 5.692, que fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1° e 2° Graus.

IV. Promulgada a Lei Federal 5.370, que cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL.

Das afirmativas apresentadas:

Alternativas
Comentários

ID
1167358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Emenda Constitucional n.º 53/2006, que criou o FUNDEB, julgue os itens subsecutivos.

O FUNDEB, que veio em substituição ao FUNDEF (EC nº 14/1996), manteve a educação infantil sem a cobertura do seu financiamento.

Alternativas
Comentários
  • educação básica 

  • O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi criado pelaEmenda Constitucional nº 53/2006e regulamentado pelaLei nº 11.494/2007e peloDecreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006.


    É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 daConstituição Federal. Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para APLICAÇÃO EXCLUSIVA na educação básica.


    Com vigência estabelecida para o período 2007-2020, sua implantação começou em 1º de janeiro de 2007, sendo plenamente concluída em 2009, quando o total de alunos matriculados na rede pública foi considerado na distribuição dos recursos e o percentual de contribuição dos estados, Distrito Federal e municípios para a formação do Fundo atingiu o patamar de 20%.


    Fonte: http://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/fundeb-apresentacao


ID
1338172
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir.

I. É a etapa final da Educação Básica, com a possibilidade de articulação com o Ensino Profissionalizante.

II. Os recursos financeiros para o Ensino Médio são assegurados pelo FUNDEF.

III. A Emenda Constitucional nº 59 ampliou a obrigatoriedade de escolarização até os 17 anos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • "Art. 208. .................................................................................

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (NR)


ID
1434415
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Emcomparação ao FUNDEF, o FUNDEB:

Alternativas
Comentários
  • O FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental), já não existe mais e destinava recursos somente para o ensino fundamental priorizando quatro faixas de valores por aluno/ano. O FUNDEF estava vigente para 10 anos, vigorando até 2006.

     

    O FUNDEB terá a finalidade de aumentar os recursos aplicados pela União, estados e municípios na educação básica pública e melhorar a formação e o salário dos profissionais da educação.  

     

    O FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) investe na educação infantil, no ensino médio e na educação de jovens e adultos.  Priorizará 11 faixas constituídas da educação infantil, 1ª a 4ª série urbana, 1ª a 4ª série rural, 5ª a 8ª série urbana, 5ª a 8ª série rural, ensino médio urbano, ensino médio rural, ensino médio profissionalizante, educação de jovens e adultos e educação especial, além da educação indígena e de quilombolas. 

     

    O FUNDEB tem sua vigência a duração de 14 anos (2006-2019), com o intuito de atender os alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio e da educação de jovens e adultos. 

     

    Os recursos do FUNDEB, inclusive àqueles oriundos de complementação da União, serão utilizados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no exercício financeiro em que lhes forem creditados, em ações consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública, conforme disposto no art. 70 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 

     

    O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do FUNDEB serão exercidos, junto aos respectivos governos, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por Conselhos instituídos especificamente para esse fim. O Ministério da Educação atuará na capacitação dos membros dos Conselhos. 


    Ref: MEC 

     

     



     

  • Questão repetida. Vide Q307977.

  • GABARITO: LETRA D

    → Fundef: 1998-2006

    → Fundeb: 2007-2020

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • A utiliza no máximo 60% para remuneração dos professores. (No mínimo)

    B expirou sua vigência em 2006 ( Fundeb passou a valer em 2007)

    C passa a contemplar o Ensino Fundamental na sua totalidade. (Contempla toda a educação básica.)

    D ampliou o alcance da distribuição dos recursos. Correto.

    E passa a ter vigência de 10 anos. (14 anos)


ID
1483402
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação infantil brasileira vem recebendo maior destaque no cenário das políticas públicas, desde a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que definiram a educação das crianças pequenas em creches e pré-escolas como a primeira etapa da educação básica. Entretanto, a política de educação infantil no Brasil é marcada por relações de continuidade e descontinuidade, no que tange às políticas de atendimento. Com relação ao segmento “creche”, que atende crianças de zero a três anos, analise as afirmativas abaixo.

I. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF – Lei 9.424/1996 – priorizou a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio.
II. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB – Lei 11.494/2007, apresentado pelo governo federal em 2005, excluiu as creches e o atendimento institucional às crianças de zero a três anos.
III. O Programa Bolsa Primeira Infância foi gestado no Governo Lula, em 2003, pelo Ministro Cristovam Buarque, e previa uma bolsa de R$ 50,00 para a mãe permanecer com a criança em casa.
IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB, de 2007, incluiu o financiamento da educação infantil, inclusive o da creche, e inovou, pois também financia a rede conveniada.
V. A educação infantil no Brasil desenhou uma trajetória em que o Estado formulou e estimulou uma política de atendimento baseada na parceria com instituições privadas sem fins lucrativos, comunitárias, filantrópicas e confessionais. Essa política foi regulamentada na década de 1990, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • as alternativas II e IV não são contraditórias?

  • as alternativas não fazem sentido, são duas alternativas contraditórias mas que estão corretas?

    Como assim?

  • Não entendi nada.

  • Confundiu.


  • Eu tinha certeza da resposta III e IV , chutei errado.


  • exclui as crianças de 0 a 3 anos como asism, deveria estar esxrito inclui.

    permanecer a mae com o filho em cas?

  • não faz sentido, acho que seria pra assinalar a alternativa que tem as alternativas errdasa...

  • II. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB – Lei 11.494/2007, apresentado pelo governo federal em 2005, excluiu as creches e o atendimento institucional às crianças de zero a três anos. 

    III. O Programa Bolsa Primeira Infância foi gestado no Governo Lula, em 2003, pelo Ministro Cristovam Buarque, e previa uma bolsa de R$ 50,00 para a mãe permanecer com a criança em casa. 

    IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB, de 2007, incluiu o financiamento da educação infantil, inclusive o da creche, e inovou, pois também financia a rede conveniada.

  • QUESTÃO COMPLETAMENTE EQUIVOCADA

  • essa questão cabe recurso

  • questão com certeza seria anulada


ID
1661296
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 (CF/1988), como lembra Souza (2008), não só é a constituição mais emendada do Brasil, como é também uma das constituições mais emendadas do mundo. A Emenda Constitucional n.º 53/2006, criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre este fundo de financiamento, é INCORRETO afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Lei 11.494/2007:

    CAPÍTULO I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Parágrafo único. A instituição dos Fundos previstos no caput deste artigo e a aplicação de seus recursos não isentam os Estados, o Distrito Federal e os Municípios da obrigatoriedade da aplicação na manutenção e no desenvolvimento do ensino, na forma prevista no art. 212 da Constituição Federal e no inciso VI do caput parágrafo único do art. 10 e no inciso I do caput do art. 11 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de:
    II - pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) dos demais impostos e transferências.
    Gabarito: letra "A"
  • Questão passível de recurso!

    A união deve usar nunca menos que 18% e não exatamente 18% como está escrito na alternativa B.

  • GABARITO:  A

    A existência do FUNDEB (NÃO DESOBRIGA) os estados e municípios e o Distrito Federal da aplicação do mínimo constitucional, ou seja, dos 25% da receita resultante de impostos, incluindo a proveniente de transferências, para a manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE).

  • Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    LETRA B ---> Devido a não citar o DF ficaria incorreta ao meu ver.

    Questão confusa!!!!

  • A) existência do FUNDEB desobriga os estados e municípios e o Distrito Federal da aplicação do mínimo constitucional, ou seja, dos 25% da receita resultante de impostos, incluindo a proveniente de transferências, para a manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE). >>> O FUNDEB obriga os estados, municípios e DF aplicar 25% da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino. Nosso enunciado pede a questão incorreta, portanto é essa.

    B) A Constituição Federal estabelece que a União deve usar 18% e os estados e municípios 25%, no mínimo, da receita resultante dos impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino. >>> CORRETA. Para quem está dizendo que essa alternativa está errada, É SÓ NOTAR A SEGUINTE PALAVRA NA ALTERNATIVA "NO MÍNIMO" O QUE SIGNIFICA DIZER A MESMA COISA QUE " NUNCA MENOS DE 18%...".

    C) O FUNDEB é composto de 20% de impostos como: imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos; impostos sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação; imposto sobre a propriedade de veículos automotores, dentre outros. >>> CORRETA

    D) Os recursos do FUNDEB podem ser utilizados em toda a Educação Básica, diferentemente dos recursos do FUNDEF que eram destinados apenas ao Ensino Fundamental. >>> CORRETA

    Gabarito A

  • Gabarito Letra A

    A instituição dos fundos e a aplicação de seus recursos NÃO ISENTAM Estados, DF e Municípios da obrigatoriedade da aplicação na manutenção e desenvolvimento do ensino.


ID
1712611
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Governo Fernando Henrique Cardoso, ocorreu um alinhamento do Brasil às concepções educacionais do Banco Mundial. No governo Lula, houve uma ruptura com a orientação dominante do Banco Mundial para a educação, com a implantação do

Alternativas
Comentários
  • FUNDEB.

  • Criação do Fundeb por meio da lei 11494/2007, que possibilitou fixação de repasses para promoção e valorização do magistério.

  • GABARITO C: FUNDEB, CRIADO EM 2007 COM VIGÊNCIA ATÉ 2020!

  • O PDE foi lançado em 24 de abril de 2007, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na gestão do então ministro da Educação Fernando Haddad (PT).

    PDE: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. NÃO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA.

  • #lulalivre


ID
2308720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à ergonomia no ambiente escolar e ao contexto social nas relações escolares.

De acordo com o manual para mobiliário e equipamentos de creches e pré-escolas elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a adaptação antropométrica, a compatibilidade de movimento e a facilidade de manuseio definem a qualidade ergonômica desses objetos.

Alternativas
Comentários
  • Antropometria é a ciência que estuda as medidas do corpo humano, a fim de estabelecer diferenças entre indivíduos, sexo, idade, raças, status socioeconômico, entre outros. As medidas antropométricas são usadas para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano.


ID
2578246
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os municípios, os Estados e a União possuem a responsabilidade de empregar obrigatoriamente um percentual mínimo de sua arrecadação em Educação. Considerando os municípios, os Estados e a União, respectivamente, esses valores são:

Alternativas
Comentários
  • LDB

    Art. 69. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.              (Vide Medida Provisória nº 773, de 2017)         (Vigência encerrada)

    ATO DECLARATÓRIO DO PRESIDENTE DA MESA DO CONGRESSO NACIONAL Nº 69, DE 2017

            O PRESIDENTE DA MESA DO CONGRESSO NACIONAL, nos termos do parágrafo único do art. 14 da Resolução nº 1, de 2002-CN, faz saber que a Medida Provisória nº 773, de 29 de março de 2017, que "Estabelece prazo para a correção dos valores referentes ao percentual de aplicação mínimo obrigatório de que trata o caput do art. 69 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para os recursos recebidos em decorrência da Lei nº 13.254, de 13 de janeiro de 2016", teve seu prazo de vigência encerrado no dia 8 de dezembro do corrente ano.

    Senador EUNÍCIO OLIVEIRA
    Presidente da Mesa do Congresso Nacional

  • gabarito letra A


ID
2962783
Banca
Planexcon
Órgão
Prefeitura de Jumirim - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1998 a 2006.


Assinale a alternativa errônea em relação ao FUNDEB:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito-> C) Formado, na quase totalidade, por uma parcela de recursos federais.

    Correção-> O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb é um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal.

    Fonte: Portal do FNDE - Fundeb


ID
2978323
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o Art. 9 da Lei nº 9.424 de 24 de dezembro de 1996, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, no prazo de seis meses da vigência desta Lei, dispor de novo Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, de modo a assegurar algumas situações. Todas as alternativas a seguir indicam corretamente tais situações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • é uma pouca vergonha isso viu ,o enunciado de um site concursos coloca lei educacional errada 9424 não ´sim 9394/96

  • Para os que não são assinantes... alternativa B.

  • Quanto ao número da legislação a questão está correta! Pois é justamente a Lei 9424/96 que trata do assunto em deslinde.

    Dentre as alternativas a única que não está contemplada na legislação é a alternativa B.

    Bons Estudos!

  • ART. 9??? NÃO ENTENDI ESSA QUESTÃO

  • A questão não trata da LDB - Lei 9.394/96 e sim da Lei 9.424 de 24 de dezembro de 1996 que:

    Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências.

    Complicado viu, o QConcursos carece de melhor classificação de questões de alguns assuntos.

  • Acredito que algum concurso além de pedir a LDB 9394/96, também pediu essa lei 9424 de 24 dez de 1996.

  • Art. 9º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, no prazo de seis meses da vigência desta Lei, dispor de novo Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, de modo a assegurar:    

    I - a remuneração condigna dos professores do ensino fundamental público, em efetivo exercício no magistério;

    II - o estímulo ao trabalho em sala de aula;

    III - a melhoria da qualidade do ensino.


ID
3553522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a legislação educacional no âmbito da Constituição Federal, da LDB — Lei n.º 9.394/1996 — e do FUNDEF — Lei n.º 9.424/1996 —, julgue o item subseqüente.


A Emenda Constitucional n.º 14, de 12/9/1996, priorizou o ensino fundamental, disciplinando a participação de estados e municípios no tocante ao financiamento desse nível de ensino.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime

    de colaboração seus sistemas de ensino.

    § 1o A União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiará as

    instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função

    redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e

    padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados,

    ao Distrito Federal e aos Municípios; (Redação dada pela Emenda Constitucional no 14, de

    1996)

    § 2o Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação

    infantil. (Redação dada pela Emenda Constitucional no 14, de 1996)

    § 3o Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e

    médio. (Incluído pela Emenda Constitucional no 14, de 1996)

  • Agora, o que não ficou claro é : Ensino fundamental não é nível e sim etapa.

  • Questão desatualizada. Com o Fundeb acho que essa emenda foi revogada

  • Questão desatualizada


ID
3553585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a legislação educacional no âmbito da Constituição Federal, da LDB — Lei n.º 9.394/1996 — e do FUNDEF — Lei n.º 9.424/1996 —, julgue o item subseqüente.


O texto constitucional define como um de seus princípios a valorização dos profissionais do ensino, garantindo-lhes planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso por concurso público, por reconhecimento de notório saber ou por comprovada experiência.

Alternativas
Comentários
  • V - valorização dos profissionais da educação escolar,garantidos,na forma da lei,planos de carreira,com ingresso exclusivamente por concurso publico de provas e títulos, aos das redes publicas.

  • ERRADA

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições

    públicas e privadas de ensino;

    IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos

    de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das

    redes públicas; (Redação dada pela Emenda Constitucional no 53, de 2006)

    VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

    VII - garantia de padrão de qualidade.

    VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública,

    nos termos de lei federal.

  •  Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre a Constituição Federal de 1988, em especial sobre a parte da educação. O candidato deve avaliar a veracidade desta assertiva. Vejamos:

     "Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;    

    VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

    VII - garantia de padrão de qualidade.

    VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. 

    IX - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. "

    O erro da assertiva foi o final em quem fala que terá ingresso por reconhecimento de notório saber ou por comprovada experiência.

    Gabarito: ERRADO


ID
3607540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na estrutura organizacional do Estado brasileiro, o Ministério da Educação (MEC) é um dos mais importantes braços do Poder Executivo federal a atuar na área social. Relativamente à sua estrutura interna, às funções que lhe são próprias e às normas que regem o sistema educacional brasileiro, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item que se segue.


Com o advento do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), criou-se um novo mecanismo de redistribuição, entre estados e municípios, dos recursos federais destinados à educação, o que estimulou a maior participação dos municípios na oferta desse nível de ensino.

Alternativas
Comentários
  • O FUNDEF foi criado para garantir uma subvinculação dos recursos da educação para o Ensino Fundamental, bem como para assegurar melhor distribuição desses recursos. Com este fundo de natureza contábil, cada Estado e cada município recebe o equivalente ao número de alunos matriculados na sua rede pública do Ensino Fundamental. Além disso, é definido um valor mínimo nacional por aluno/ano, diferenciado para os alunos de 1ª à 4ª série e para os da 5ª à 8ª série e Educação Especial Fundamental. 

    Fonte: Portal MEC.


ID
3870499
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Alta Floresta - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Como diferença elementar entre o FUNDEF e o FUNDEB, temos:

Alternativas
Comentários
  • A FUNDEF era o fundo de desenvolvimento da educação fundamental, que era um dos principais orgãos de repasse de verba da União para as redes de ensino fundamental. A FUNDEF foi criado em em 1996 e vigorou por dez anos até 2006, quando foi substituida pela FUNDEB.

    A FUNDEB por sua vez é o fundo de desenvolvimento da educação basica, que neste caso não só englobava o ensino fundamental como também o ensino médio, cobrindo também projetos de educação de adultos como o EJA. O funcionamento deste fundo é bem semelhante sendo até hoje o principal orgão de repasse de verbas para a eduacação publica de base.

    A única grande diferença destes dois é que o FUNDEF só cobria os ensino fundamental, enquanto o FUNDEB também contempla o ensino basica e a educação de jovens-adultos.

    Fonte: <https://brainly.com.br/tarefa/23126161#:~:text=A%20FUNDEF%20foi%20criado%20em,quando%20foi%20substituida%20pela%20FUNDEB.&text=A%20%C3%BAnica%20grande%20diferen%C3%A7a%20destes,a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20jovens%2Dadultos>. Acessado em 20 fev. 2021


ID
3946963
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Emenda Constitucional n° 14/96 criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Do ponto de vista operacional, o Fundef era uma conta no Banco do Brasil, existente em cada Estado e no Distrito Federal.

(Adaptado de: NUNES, Alynne Nayara Ferreira. Financiamento da educação básica no Brasil. Disponível em: http://www.revistas.usp.br)


Sobre o critério de distribuição de recursos do Fundef,

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige que identifiquemos a alternativa correta sobre o critério da distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Para isso, precisamos recorrer ao artigo “Financiamento da educação básica no Brasil: uma análise dos arranjos jurídicos adotados ao longo do período republicano", de autoria de Alynne Nunes.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Cabe frisar de início que o FUNDEF foi revogado, cedendo lugar ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). No entanto, como a banca está cobrando uma obra acadêmica que faz a análise sobre o financiamento da educação básica no Brasil (o que inclui o FUNDEF, o FUNDEB e outras regulamentações), não há impedimento de se exigir conhecimento sobre tal norma, mesmo que esta já esteja revogada.

    Conforme aponta Nunes (2016), a partir da promulgação da Emenda Constitucional n. 14/1996 originou-se o FUNDEF, o qual foi criado para viger por dez anos. Seu principal objetivo era determinar a maneira pela qual os recursos vinculados – agora subvinculados, isto é, cujo montante já vinculado constitucionalmente teria destinação específica – seriam gastos pelo gestor público.

    As receitas seriam distribuídas aos entes prestadores do serviço da educação básica – Estados, Distrito Federal e Municípios –, de acordo com a quantidade de alunas e alunos matriculados na rede, atribuindo-se fator de ponderação a cada etapa de ensino. Caso o Fundo respectivo não alcançasse o valor mínimo estabelecido para cada aluno, previu-se a complementação de recursos pela União. Dessa forma, almejava-se conferir tratamento igualitário a cada local do país.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base no exposto, concluímos que a única alternativa que aponta corretamente o critério de distribuição dos recursos do FUNDEF é a letra “A": “ocorre de acordo com a quantidade de alunos matriculados na rede".


    Vejamos os erros das demais alternativas.

    B) é aplicado de acordo com a arrecadação dos estados e municípios.

    Errada! A distribuição se dá a partir de alguns critérios, o principal deles é o da proporção dos recursos à quantidade de alunos matriculados na rede (à época, da 1.ª a 8.ª série do ensino fundamental regular). Portanto, a aplicação não era feita de acordo com a arrecadação dos estados e municípios.


    C) está limitado a 10% para os municípios e 20% para os estados.

    Errada! Não havia essa limitação, mas sim a definição do critério de distribuição baseado na quantidade de alunos matriculados na rede.


    D) as escolas têm prazo de 14 anos para receber recursos do Fundef.

    Errada! O FUNDEF foi criado para uma vigência de 10 anos. Portanto, não faz sentido a afirmação de que as escolas teriam prazo de 14 anos para receber os recursos.


    E) está limitado pelo custo individual por aluno nos municípios.

    Errada! Não havia essa limitação, mas sim a definição do critério de distribuição baseado na quantidade de alunos matriculados na rede.


    Gabarito do professor: Letra A.
  • A

    ocorre de acordo com a quantidade de alunos matriculados na rede.

  • Cada fundo estadual distribui seus recursos de acordo com o número de estudantes que estão matriculados em sua rede de Educação Básica. Essa regra é estabelecida segundo dados do Censo Escolar do ano anterior (por exemplo: os recursos de 2019 basearam-se no número de alunos de 2018


ID
4934317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos a despesas vinculadas com educação.


I O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), em vigor desde o dia 1.º/1/2007, substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Enquanto o FUNDEF determinava a aplicação de, no mínimo, 60% dos recursos para remuneração dos profissionais do magistério do ensino fundamental, o FUNDEB determina a aplicação de, no mínimo, 60% dos recursos para remuneração dos profissionais do magistério da educação básica.

II A partir da promulgação da Constituição Federal, 25% das receitas dos impostos e transferências dos estados, do DF e dos municípios encontram-se vinculados à educação. Com a Emenda Constitucional n.º 14/1996, 60% desses recursos da educação passaram a ser destinados ao ensino fundamental, tendo como base para a partilha, entre o governo estadual e seus municípios, o número de alunos do ensino fundamental atendidos em cada rede de ensino. Com a Emenda Constitucional n.º 53/2006, a subvinculação das receitas dos impostos e transferências dos estados, do DF e dos municípios passou para 20% e sua utilização foi ampliada para toda a educação básica.

III Com a instituição do FUNDEB, é reforçada a obrigação constitucional dos estados, do DF e dos municípios de aplicar, no máximo, 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

IV A fiscalização dos recursos do FUNDEB é realizada pelos tribunais de contas dos estados e municípios e, quando há recursos federais na composição do fundo em determinado estado, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União também atuam nessa fiscalização, nesse estado. A legislação também estabelece a obrigatoriedade de os governos estaduais e municipais apresentarem anualmente a comprovação da utilização dos recursos do fundo ao Tribunal de Contas, de acordo com instruções dessa instituição, que poderá também adotar mecanismos de verificação com periodicidades diferentes. Essa prestação de contas deve ser instruída com parecer do conselho.

V As despesas vinculadas à manutenção e ao desenvolvimento do ensino são aquelas destinadas ao uso e conservação de bens e serviços, remuneração e aperfeiçoamento dos profissionais da educação, além das despesas com programas suplementares de alimentação, assistência médicoodontológica, farmacêutica e psicológica, e programas assistenciais destinados aos alunos e seus familiares.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "B".

  • Jesus amado...

  • Misericórdia...gente aparecer uma questão dessa eu pulo


ID
5166109
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Catanduvas - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) é um conjunto de 27 fundos (26 estaduais e 1 do Distrito Federal) que serve como estrutura de redistribuição dos recursos destinados à Educação Básica. Trata-se de um fundo financeiro para valorizar os professores e manter funcionando todas as etapas da Educação Básica – desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em vigor desde 2007, o FUNDEB tornou-se o principal mecanismo de distribuição dos recursos para a manutenção de escolas e valorização de professores. Válido até 2020, o FUNDEB poderá se tornar permanente através de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). No seu artigo 15, o Poder Executivo Federal publicará, até 31 de dezembro de cada exercício/ano, a estimativa de valores para alguns pontos que devem ser apoiados para a educação. Logo, dentre os pontos apresentados abaixo, qual resposta encontra-se INCORRETA sobre a estimativa de valores apresentados pelo FUNDEB?

Alternativas
Comentários
  • valor mínimo nacional por aluno/ano.


ID
5187568
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) é um importante compromisso da União com a educação brasileira. Seus recursos se destinam:

Alternativas

ID
5201020
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Tangará - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para garantir que Estados, DF e Municípios pudessem contar com recursos financeiros vinculados à educação, o Governo Federal criou o FUNDEB, um mecanismo de financiamento onde:
I. A distribuição de recursos é realizada com base no número de alunos matriculados na educação básica pública, de acordo com dados do censo escolar do ano anterior.
II. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.
III. Os alunos das modalidades de ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino profissional integrado são desconsiderados na proposta.
IV. A União repassa a complementação a estados e respectivos municípios que não alcançam com a própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno estabelecido a cada ano.
Estão corretas apenas:

Alternativas

ID
5207935
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Tangará - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para garantir que Estados, DF e Municípios pudessem contar com recursos financeiros vinculados à educação, o Governo Federal criou o FUNDEB, um mecanismo de financiamento onde:
I. A distribuição de recursos é realizada com base no número de alunos matriculados na educação básica pública, de acordo com dados do censo escolar do ano anterior.
II. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.
III. Os alunos das modalidades de ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino profissional integrado são desconsiderados na proposta.
IV. A União repassa a complementação a estados e respectivos municípios que não alcançam com a própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno estabelecido a cada ano.
Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • . Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. Isso é correto?
  • . Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. 

    Está correta? Pois os recurso provem de determinadas fontes, nem todo imposto arrecadado irá para educação.

  • Errei por causa desse "independentemente da origem"....

    Na minha humilde opinião está errado.

  • Não concordo com o gabarito da questão. Independente da origem? Onde isso? Têm-se impostos próprios para a redistribuição para a Educação Básica, são eles: ITCD, ICMS, IPVA, ITR, IPI, FPE, FPM. Com isso, gabarito totalmente errado.

  • Gente, o comando da questão diz explicitamente para levar em consideração recursos do FUNDEB, ou seja, não importa de onde veio o dinheiro, seja ele de ICMS, IPVA, Imposto de transmissão. TODO RECURSO DO FUNDEB DEVE SIM SER UTILIZADO EXCLUSIVAMENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA.


ID
5314438
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Centenário do Sul - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) vigorou de janeiro de 2007 até 31 de janeiro de 2019, e foi estendido até 2020. Ele é composto por 27 fundos de cada unidade da federação (26 estados e o Distrito Federal), cujos recursos são provenientes da arrecadação de cerca de 20 impostos; e de uma contribuição da União que equivale a 10% do valor total arrecadado - que é repassada para os estados que não atingiram o valor-aluno/ano mínimo. Esse valor varia para cada estado e é distribuído pelo número de alunos matriculados, com base no Censo Escolar do ano anterior. A proposta de sua criação era garantir uma estrutura de financiamento do Ensino Fundamental e assegurar a melhor distribuição dos recursos entre os entes federados. Logo, no artigo 22 do FUNDEB, pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública. Assim, considera-se:

I. Remuneração: o total de pagamentos devidos aos profissionais do magistério da educação, em decorrência do efetivo exercício em cargo, emprego ou função, integrantes da estrutura, quadro ou tabela de servidores do Município, conforme o caso, restringindo os encargos sociais incidentes.
II. Profissionais do magistério da educação: docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica.
III. Efetivo exercício: atuação efetiva no desempenho das atividades de magistério previstas no inciso II associada à sua regular vinculação contratual, temporária ou estatutária, com o ente governamental que o remunera, não sendo descaracterizado por eventuais afastamentos temporários previstos em lei, com ônus para o empregador, que não impliquem rompimento da relação jurídica existente.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • II III

    II Profissionais do magistério da educação: docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica.

    III. Efetivo exercício: atuação efetiva no desempenho das atividades de magistério previstas no inciso II associada à sua regular vinculação contratual, temporária ou estatutária, com o ente governamental que o remunera, não sendo descaracterizado por eventuais afastamentos temporários previstos em lei, com ônus para o empregador, que não impliquem rompimento da relação jurídica existente.

  • II III

    II Profissionais do magistério da educação: docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica.

    III. Efetivo exercício: atuação efetiva no desempenho das atividades de magistério previstas no inciso II associada à sua regular vinculação contratual, temporária ou estatutária, com o ente governamental que o remunera, não sendo descaracterizado por eventuais afastamentos temporários previstos em lei, com ônus para o empregador, que não impliquem rompimento da relação jurídica existente.

  • Art. 26. Excluídos os recursos de que trata o inciso III do caput do art. 5º desta Lei, proporção não inferior a 70% (setenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos referidos no art. 1º desta Lei será destinada ao pagamento, em cada rede de ensino, da remuneração dos profissionais da educação básica em efetivo exercício.

    § 1º Para os fins do disposto no caput deste artigo, considera-se:

    I - remuneração: o total de pagamentos devidos aos profissionais da educação básica em decorrência do efetivo exercício em cargo, emprego ou função, integrantes da estrutura, quadro ou tabela de servidores do Estado, do Distrito Federal ou do Município, conforme o caso, inclusive os encargos sociais incidentes;

    II - profissionais da educação básica: aqueles definidos nos termos do art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, bem como aqueles profissionais referidos no art. 1º da Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, em efetivo exercício nas redes escolares de educação básica;

    III - efetivo exercício: a atuação efetiva no desempenho das atividades dos profissionais referidos no inciso II deste parágrafo associada à regular vinculação contratual, temporária ou estatutária com o ente governamental que o remunera, não descaracterizada por eventuais afastamentos temporários previstos em lei com ônus para o empregador que não impliquem rompimento da relação jurídica existente.

    § 2º Os recursos oriundos do Fundeb, para atingir o mínimo de 70% (setenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos destinados ao pagamento, em cada rede de ensino, da remuneração dos profissionais da educação básica em efetivo exercício, poderão ser aplicados para reajuste salarial sob a forma de bonificação, abono, aumento de salário, atualização ou correção salarial.


ID
5406658
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desenvolvimento profissional do docente de educação infantil está intimamente relacionado à qualidade da Educação, assim diferentes medidas foram tomadas nas últimas décadas, destacando a responsabilização do Estado no que diz respeito às garantias de qualidade na formação e nas condições de trabalho dos professores. Analise as afirmativas que confirmam o enunciado acima:

I- Destinação de 60% dos recursos do FUNDEF para remuneração dos profissionais do magistério.
II- A definição, pelo governo federal, em 2008, da jornada de trabalho, estabelecendo dois terços para atividades de docência e um terço para aquelas de apoio à docência.
III- A LDB nº 9394/96, que traz, em seu Art. 67, a redação que estabelece que professores devem ingressar no magistério público por concurso público, garantia de o piso salarial, progressão na carreira baseada na titulação e na avaliação de desempenho, além de condições adequadas de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
5558968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Referencial Curricular do Estado de Alagoas (ReCAL) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são documentos que contemplam as competências e habilidades essenciais que norteiam o ensino e aprendizado, respectivamente, no estado de Alagoas e em todo território nacional, tanto para o ensino fundamental quanto o médio. Com relação a esses documentos, julgue o próximo item.


No ReCAL uma das habilidades a serem alcançadas pelos alunos do 9.º ano do ensino fundamental está relacionada ao cálculo com números reais, porém sem incluir a potenciação com expoentes fracionários.

Alternativas
Comentários
  • BNCC pág. 317: Matemática 9º ano, Unidade temática números; Objetivos do conhecimento: Potências com expoentes negativos e fracionários; Habilidades: (EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.

  • porém sem incluir a potenciação com expoentes fracionários ?? ERRADO .