SóProvas



Prova Aeronáutica - 2015 - CIAAR - Primeiro Tenente - Biblioteconomia


ID
1747078
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                                               Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia e uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos niveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento. É a virtude do conhecimento.É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nivel dogmático para um nivel reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou à rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esqueço que a vida social e a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Nao sou democratica quando minhas ações não contribuem para a manuteção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentals: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

Cada palavra é constituída por unidades fônicas, as sílabas. A partir das sequências a seguir, indique quais contêm divisão silábica incorreta.

I. cre-i-o / de-mo-cra-ci-a / pou-cos

II. con-vi-vên-cia / a-goes / de-mo-cra-ci-a

III. cog-ni-ti-va / im-po-nho / vio-len-ta-men-te

IV. ques-tio-nan-do / dog-má-ti-co / re-fle-xi-vo

Apresentam alguma incorreção apenas as sequências:

Alternativas
Comentários
  • A palavra violentamente está separada de forma errada!!

     

  • Não concordo com o gabarito , consta como alternativa: A

    Se alguém puder me informar sobre, por favor envie uma msg para mim!

  • Questão com Gabarito equivocado . 

     

    Definição de Violentamente

    Classe gramatical: advérbio
    Separação silábica: vi-o-len-ta-men-te

  • Esse Gabarito informado está incorreto. O Gabarito Oficial da Banca foi letra "D".

    JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)
    I. cre-i-o, de-mo-cra-ci-a, pou-cos;
    Separação das sílabas: crei-o.
    III. cog-ni-ti-va, im-po-nho, vio-len-ta-men-te
    Separação das sílabas: vi-o-len-ta-men-te
    IV. ques-tio-nan-do, dog-má-ti-co, re-fle-xi-vo
    Separação das sílabas: que-ti-o-nan-do
    Fonte: SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática completa Sacconi: teoria e prática. 31. ed. São Paulo: Nova
    Geração Gram, 2011.

  • Todas alternativas estão erradas.


ID
1747102
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                     Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia é uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provavél que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento.  a virtude do conhecimento. È essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou à rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esquego que a vida social é a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Nao sou democrática quando minhas ações não contribuem para a manutenção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentals: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

“ Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prova-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que se hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer as dificuldades, há de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários, e depois disso há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar.”

(VIEIRA, A. Pe. Sermdes e lugares seletos. Selegao, introdugao e notas de Mario Gongalves Viana. Porto: Educagao Nacional, 1941.)

O trecho anterior faz parte do Sermão da Sexagésima de autoria do padre Antônio Vieira, em 1655. Tendo em vista o texto “Democracia e Autoritarismo", afirma-se que a estrutura proposta por Vieira,

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder explicar, já solicitei a explicação do prfessor e estou no aguardo

  • É parcialmente seguida em virtude de no trecho não haver refutação, um dos recursos da argumentação.

  • Alguém poderia explicar melhor a parte "mantendo as caracerísticas argumentativas"?

  • Essa questão deveria ser anulada. O segundo texto do Padre Antônio Vieira é claramente um texto INJUNTIVO, o qual não possui características argumentativas, mas sim instrutivas.

  • Justificativa da banca:

    A argumentação é constituída de proposição, análise da proposição, formulação dos argumentos e conclusão. No texto em análise, não ocorre a refutação, um dos recursos da argumentação que se trata de opor aos argumentos favoráveis precedentes, ou à proposição toda, outros contrários.  

    Fonte: https://provas.sanar.online/provas/farmaceutico-farmacia-industrial-cafar-aeronautica-2015/pv_gabaritada_gramatica_interpretacao_texto.pdf?st=4CUmV7ceN9DvTrXWZTRZtg&e=1623076830


ID
1747108
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                                 Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que e democracia e uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas e  também qualidade do conhecimento. a virtude do conhecimento. É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou a rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esqueço que a vida social é a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Não sou democrática quando minhas ações não contribuem para a manutenção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentais: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

Acerca dos operadores argumentativos e organizacionais no processo de coesão conectiva, estabeleça a relação correta entre o valor indicado na 1ª coluna e o destacado na 2ª.

(1 ) causa
(2) exclusão
(3) oposição
(4) disjunção
(5) espaço textual
(6) metalinguístico

( ) ‘Mas muitas vezes [...]” (1°§)
( ) “[...] pois somos vítimas [...]” (1°§)
( ) “[...] se age por impulso ou por leviandade.” (3°§)
( ) “e neste, caso, sobre o que seja a democracia” (1°§)

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Coesão sequencial:

    1) Oposição: por outro lado, paradoxalmente, pelo contrário, em contraste com, mas, porém, contudo

    2) Causa: em virtude de, por causa de, devido a, é resultado de, pois

     

    OBS: Disjunção:

    1.ato ou efeito de disjungir; separação, desunião

    2.GRAMÁTICA supressão da conjunção copulativa entre duas ou mais frases

    3.GRAMÁTICA período constituído por duas orações coordenadas ligadas pela conjunção conjuntiva ou

     

    A título de informação:

    Metalinguístico: É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra.

     

     

  • O que seria espago textual? Espaço textual?

    Neste é um pronome demonstativo que referencia ao espaço textual, temporal ou geográfico. Mas, a palavra caso também está sublinhada. Qual seria a explicação?


ID
1747120
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Assinale o termo em destaque que exerce função sintática cuja característica e ser um complemento diretamente ligado ao verbo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar, e se possível peça o comentário do professor para que possamos tirar possíveis dúvidas.

  • O verbo acompanhar é Transitivo Direto, cujo complemento "drama humanitário" se liga sem necessidade de preposição. As demais pedem preposição, respectivamente: em + o (no); de; com.

  • a) Verbo se referiu a local = Adj. adverbial

    b) Complemento (algo, alguém) do verbo sem preposição = Objeto direto

    c) Complemento do nome (substantivo concreto) = Adj. adnominal

    d) Complemento do nome (substantivo concreto) = Adj. adnominal


ID
1747123
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

A expressão “traficantes do desespero e da esperança" (1°§) empregada para se referir aos agentes relacionados aos desastres nas embarcações, citados no texto, demonstra,

Alternativas
Comentários
  • Em breves palavras a respeito da questão:

    O sujeito traficante por estar "trazendo" essas pessoas por meio de embarcações clandestinas para o outro lado do continente, são ao mesmo tempo traficantes do desespero porque a maior parte do imigrantes aceitam fazer essa travessia por já não mais suportar a realidade do país e se submetem a risco reais de morte por total desespero de continuar naquela onda de violência, e traficantes da esperança porque são esses mesmos traficantes que tentam trazer esses imigrantes para uma vida melhor do outro lado do oceano.

     

    Espero ter ajudado


ID
1747126
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

A partir das ideias e informações trazidas ao texto, julgue as afirmativas a seguir.

I. No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a exploração de várias ideias no mesmo parágrafo.

II. A expressao “mera criminalidade” (2°§) propõe uma redução da importância da criminalidade praticada no evento descrito no texto.

III. Para que haja compreensão textual acerca da referência a Nelson Mandela, é necessário que o contexto sociocognitivo seja ativado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Seria possível alguém explicar a alternativa I.

  • "No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a
    exploração de várias ideias no mesmo parágrafo. (falso) “o parágrafo é uma unidade de composição, constituída por
    um ou mais de um período em que desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras,
    secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” Apesar de haver referência a
    dramas humanitários distintos, “... sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da
    África do Norte para a Europa.” e “... a violência e a xenofobia dos últimos dias...”, a ideia central é o “drama
    humanitário” os dramas citados relacionam-se pelo sentido apresentado."

  • No qconcursos não ficou claro ondem termina e onde começa o parágrafo. Estou com a prova em mãos e vou separar.

    O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]

    A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estão roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 

    Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris. O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA:

    "I. No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a

    exploração de várias ideias no mesmo parágrafo. (falso) “o parágrafo é uma unidade de composição, constituída por

    um ou mais de um período em que desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras,

    secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” Apesar de haver referência a

    dramas humanitários distintos, “... sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da

    África do Norte para a Europa.” e “... a violência e a xenofobia dos últimos dias...”, a ideia central é o “drama

    humanitário” os dramas citados relacionam-se pelo sentido apresentado.

    II. A expressão “mera criminalidade” (2º§) propõe uma redução da importância da criminalidade praticada no evento

    descrito no texto. (falso) Em “A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país

    em crescente crise econômica,...” o uso do termo “mera” não diminui a importância, negativa, ou seja, a gravidade da

    criminalidade referida. Indica que um dos elementos para tal violência é por “pura criminalidade”, ou seja, execução

    do crime apenas pelo “prazer” de fazê-lo.

    III. Para que haja compreensão textual acerca da referência a Nelson Mandela, é necessário que o contexto

    sociocognitivo seja ativado. (verdadeiro) O contexto sociocognitivo faz referência a conhecimentos de caráter

    enciclopédico, sociointeracional, procedural, textual etc. Tais conhecimentos devem ser, ao menos em parte,

    compartilhados pelo leitor para haja entendimento da mensagem expressa."

  • Antigamente existia essa disposição:

    Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

    (...)

    § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

    MAS ESSA DISPOSIÇÃO NÃO É MAIS VÁLIDA!


ID
1747129
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

“A orientação argumentativa pode-se realizar pelo uso de termos ou expressões metafóricas ou não. Trata-se de uma manobra bastante comum, particularmente em gêneros opinativos."
(KOCH, Ingedore Villaga, ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. Sao Paulo: Contexto, 2006.)

A partir de tal pressuposto, indique o segmento que apresenta expressões constituintes de tal orientação argumentativa textual em que há o uso de expressão de sentido metafórico.

Alternativas
Comentários
  • Metáfora:

    Quando um termo substitui o outro através de uma relação de semelhança resultante da subjetividade de quem a cria.

    Também pode ser entendida como uma comparação abreviada em que o conectivo não está expresso, mas subentendido.

    Ex: Seus olhos são como luzes brilhantes. = comparação (como)

    Seus olhos são luzes brilhantes. = não há comparação (ausência da partícula comparativa), e sim um símile (qualidade de quem é semelhante).

    As luzes brilhantes olhavam-me. = há substituição da palavra olhos por luzes brilhantes.


ID
1747132
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

De acordo com o trecho destacado “No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos." (2°§), pode-se inferir que,

Alternativas
Comentários
  • Fazendo uma interpretação da questão:

    Catalisador: é uma substância que reduz a energia de ativação de uma reação química e aumenta a sua velocidade de reação, sem, contudo, participar dela.

    No trecho "catalisador de violência", eu interpretei como um acelerador da violência (xenofobia: é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros,a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país.) De modo que, como é possível essa aceleração da xenofobia, se muitos dos mortos e donos de negócios saqueados são sul-africanos.

    Dessa forma, a alternativa "D", é a que faz mas sentido, pois não faz sentido o que é dito com o que realmente é constatado. 


ID
1747135
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 texto a seguir foi redigido com incorreções linguísticas propositais. Considerando o uso da linguagem padrão e o correto emprego do verbo “haver" em “[...] há pouco mais de 20 anos." (1°§), identifique os registros em desacordo com a norma padrão da língua.

Quando, há(1) alguns meses, o tema foi sugerido e adotado na reunião, todos concordaram unanimemente com o mesmo. Dali há(2) três meses, devido a determinados acontecimentos, alguns mudariam de opinião. Há (3) anos não há um consenso verdadeiro na empresa.

Não está(ão) de acordo com a linguagem padrão.

Alternativas
Comentários
  • É sempre "daqui a um ano". Veja por quê:

    é verbo, indica passado e equivale a faz: "Ele esteve aqui há algumas horas"; "Há mais de um ano não vou a campo de futebol"

    A é preposição e indica tempo futuro ou distância física: "Sua cidade fica a 50 quilômetros da minha"; "Raios e trovões paralisaram a partida a dois minutos do fim"; "A quase um mês das festas juninas, ainda há vagas nos hotéis de Caruaru"; "É uma coisa que deve acontecer daqui a pouco"; "Os resultados só aparecerão daqui a um ano".

  • HÁ PASSOUUUUUUU

    a------ futurouuuuuuuuuuuuu!!!!


ID
1747138
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris esta ainda mais distante no horizonte." Acerca do último período do texto, é correto afirmar que, em relação às ideias anteriores, o autor,

Alternativas
Comentários
  • Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto.

    No período "o arco-íris esta ainda mais distante no horizonte." O autor quer passar a ideia de que a beleza, as coisas boas de um arco-íris, toda ideia que a palavra trás estão cada vez mais distante do que foi idealizado por Mandela na chamada Nação Arco-Íris, nação que viveria em paz, na tranquilidade, todos se ajudando.


ID
1747141
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Na composição do texto apresentado, é possível identificar a comunicação de conteúdos de consciência que, sendo impessoais, neles prevalece o conteúdo a ser comunicado. É um exemplo de tal uso da língua:

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder me explicar a questão. Eu também sugerir comentário do professor

  • é a única alternativa em que o autor do texto não exprime as suas posições. Fica adstrito a informar, prevalecendo o conteúdo a ser informado.


ID
1747144
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Nos trechos selecionados a seguir, os termos sublinhados possuem o mesmo valor sintático, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O pronome relativo "que" se refere a um termo da oração anterior (antecedente) projetando-o na oração seguinte, subordinada a esse antecedente.

    Ex: Mudei para a casa que eu mesmo construir.

    A palavra "que" se relaciona com o antecedente "a casa".

    De forma que a única alternativa em desconformidade com as demais é a letra "C"

  • Nas opções A, B e C a função sintática exercida é a de sujeito da oração. A palavra “que” se classifica de várias formas, entre elas como “pronome relativo” que substitui o substantivo ou pronome substantivo e pode exercer funções sintáticas as mais diversas.  Na opção D, em “Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris.” o “que” é integrante, neste caso, o verbo saber é transitivo direto.  
    Fonte: SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática completa Sacconi: teoria e prática. 31. ed. São Paulo: Nova Geração Gram, 2011. 


ID
1747147
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Em “A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos”. A proposta de substituição do segmento do texto em que há adequação quanto ao tempo verbal empregado na(s) forma(s) em destaque é:

Alternativas
Comentários
  • Assertativa correta: "B"

    Por eliminação é possível realizar essa questão. A única alternativa que se enquadra de forma correta é a letra "b", pois as outras alternativas sempre um dos verbos no momento de empregar o texto, ficam meio desconformes com o entendimento correto.

  • Acertei, entendi? não, mas acertei

  • A questão é relativamente simples. Se pensar muito, erra rs


ID
1747150
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Acerca dos elementos evidenciados, informe se as afirmativas abaixo sao certas (C) ou erradas (E) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em “para a Europa”, o “para” contém uma ideia de finalidade.

( ) As duas ocorrências da expressão “no entanto” apresentam o mesmo valor.

( ) No último parágrafo do texto, “sempre” traz uma ideia de tempo, assim como “ainda”.

( ) 0 segmento “o drama humanitário e os dilemas europeus” é sujeito composto pois possui dois núcleos.

Alternativas
Comentários
  • Classificação das preposições, "para" é classificada como essencial e só desempenha papel de preposição, não tendo o sentido de finalidade conforme é cobrado na alternativa.

  • No último parágrafo do texto, “sempre” traz uma ideia de tempo, assim como “ainda”. Não vejo ideia de tempo no "ainda" no contexto do texto. Alguém pode me ajudar?

  • Anna Paula, não sei se ajuda a visualizar, mas entenda o "(...) está ainda mais distante" como "(...) está, agora, mais distante". Entenda como: "está, nesse momento, mais distante no horizonte".


ID
1747153
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 título do texto e estruturado a partir de um questionamento; a partir do conteúdo textual, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão meramente interpretativa, pois conforme pode ser visto somente a letra "D" possui seu conteúdo como correto.

    a) tal questionamento é plenamente respondido a partir dos recursos argumentativos utilizados.

    O texto não responde o que Mandela faria na atual situação que se encontra a Nação Arco-Íris

     

    b) apenas parcialmente, tal questionamento é respondido, de modo que há uma lacuna contextual.

    Nem parcialmente o título é respondido com o decorrer do texto

     

    c) a partir das informações apresentadas, é possível ao leitor determinar, objetivamente, o complemento de tal questionamento.

    Quem ler o texto não sabe objetivamente o que Mandela faria no momento atual.


ID
1747159
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A partir da _____________ textual, é correto afirmar que o autor do texto mostra-se_______________em relação aos fatos geradores da discussão proposta.

Alternativas
Comentários
  • Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia.

    Um texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.

  • JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)

    A argumentação esteia-se em dois elementos principais: a consistência do raciocínio e a evidência das provas. O

    texto argumentativo apresenta razões em face de evidência de provas buscando convencer o leitor de que a ideia,

    posicionamento do articulador é consistente, coerente e correto. O texto em análise possui tais características na

    estrutura textual apresentada. A partir dos argumentos apresentados como fatos, dado estatístico, raciocínio

    (evidência da razão); autor do texto mostra-se contrário em relação aos fatos geradores da discussão proposta. Em

    “O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.” o autor mostra-se insatisfeito,

    contrário aos fatos (desastres constantes, dramas humanitários) apresentados, não os aprovando.

    Fonte:

     GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: Aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed.

    Rio de Janeiro: FGV, 2010.

     PIMENTEL, Carlos. Redação descomplicada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.


ID
1747162
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Quanto a construção dos referentes textuais e suas estratégias de referenciação, indique a alternativa que apresenta expressão que foi utilizada com tal intencionalidade, ou seja, a retomada de um elemento ou expressão como estratégia de referenciação.

Alternativas
Comentários
  • A referenciação faz parte do processo de organização global de um texto e, dentre esses processos, destacaremos aqueles que se dão por meio da anáfora e da catáfora. Resumidamente, podemos dizer que as anáforas dizem respeito ao resgate dos termos que foram previamente explicitados em um texto. Sobre as catáforas, podemos dizer que é uma referência feita sobre aquilo que ainda será exposto no texto, resultando, assim, em dois movimentos, respectivamente regressivo e progressivo. As anáforas e catáforas estão presentes em nosso discurso e ocorrem com uma frequência bem maior do que imaginamos.

    Carolina acordou às cinco da manhã daquela segunda-feira e seguiu rumo à estação do metrô. A garota esperou durante vinte minutos e era aquilo que estava à sua espera: um vagão lotado, inexplicavelmente habitado por centenas de trabalhadores que se abarrotavam naquele lugar à procura de qualquer mínimo espaço.

    Fazendo uma leitura cuidadosa do trecho acima, encontramos alguns exemplos que podem ilustrar os conceitos de anáfora e catáfora. O termo a garota faz referência a um termo expresso anteriormente, nesse caso, o substantivo próprio Carolina. Posteriormente, podemos observar outra anáfora, dessa vez o termo naquele lugar, que retoma o termo vagão lotado. Quanto à catáfora, ela está evidenciada pelo pronome aquilo, que fará referência a um termo ainda não expresso, que é representado pela expressão um vagão lotado.

  • Ótimo, Vitor Martins! 

  • JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)

    Em “O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que

    tentam atravessar o Mediterrâneo da África do Norte para a Europa. São desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança.” a expressão em

    destaque reativa por meio de uma forma referencial o drama humanitário em foco.

    Fonte: KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo:

    Contexto, 2006.


ID
2085958
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas correlatas.

I. “O planejamento do espaço físico de uma biblioteca deve levar em consideração a missão, os objetivos, as políticas, o pessoal e os públicos da instituição mantenedora, situando-se a unidade de informação nesse contexto.”

PORQUE

II. “As características da instituição mantenedora são fatores determinantes do perfil da biblioteca.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2085961
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma biblioteca especializada fundamentou a avaliação de seus acervos e serviços nas leis da Biblioteconomia formuladas por Ranganathan e realizou um estudo concernente à acessibilidade. Ao buscar verificar em que medida a biblioteca torna os documentos acessíveis aos usuários ela utilizou a lei:

Alternativas

ID
2085964
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As atividades relativas à automação dos processos de organização de coleções para fins de acesso e utilização incluem

Alternativas

ID
2085967
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No contexto da avaliação de produtos e serviços, a análise de dados quantitativos que indicam a utilização do site da biblioteca não inclui

Alternativas

ID
2085970
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os estudos para elaboração do diagnóstico de uma biblioteca, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Estudos de uso buscam capacitar os usuários a utilizar eficientemente a biblioteca e os recursos de informação.

( ) Estudos de usuários potenciais buscam definir estratégias no sentido de incluí-los na cadeia de informação.

( ) Estudos de usuários reais buscam entender preferências e necessidades informacionais daqueles que usam a biblioteca.

Alternativas

ID
2085973
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma biblioteca que implanta um plano para utilização das reclamações e sugestões dos clientes, definindo as formas como serão encaminhadas e as pessoas responsáveis por avaliá-las e respondê-las, está desenvolvendo uma estratégia de

Alternativas
Comentários
  • Esplêndido

  • Esplêndido


ID
2085976
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um bibliotecário recém-formado foi contratado para gerenciar o serviço de circulação de determinada biblioteca pública. Suas responsabilidades não incluem

Alternativas

ID
2085979
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Weitzel (2006), “[...] o bibliotecário selecionador deve investir em um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca. [...] Para que este trabalho de prospecção alcance seu objetivo, é necessário definir quais são as fontes de informação que servirão de instrumentos auxiliares”. Nesse trecho, o termo trabalho de prospecção refere-se a uma atividade da etapa do processo de desenvolvimento de coleções denominada

Alternativas

ID
2085982
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Durante o processo de referência, a questão inicial formulada pelo consulente pode às vezes exigir maiores esclarecimentos ou ajustes, para se ter certeza de que corresponde de forma precisa à necessidade de informação. Nesse caso, o verdadeiro tema da consulta precisa ser identificado, esclarecido e, se necessário, aprimorado por meio da

Alternativas

ID
2085985
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Os critérios para seleção de doações são os mesmos utilizados para a seleção de materiais comprados.”

PORQUE

II. “O custo para tratamento técnico e armazenamento de um material recebido por doação é idêntico ao daquele adquirido por compra.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2085988
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os encontros científicos, assinale a alternativa que apresenta corretamente um tipo de atividade realizada em congressos.

Alternativas

ID
2085991
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As atividades relativas aos serviços-fim de uma biblioteca incluem

Alternativas

ID
2085994
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, o órgão considerado a maior autoridade na produção de fontes de informação geográfica do país é o

Alternativas

ID
2085997
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A revista Conexão SIPAER é uma publicação científica editada com o apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Conta com Corpo Editorial, Conselho Científico e Comitê de Direção, incluindo pessoal especializado e de notório saber nos setores de aviação civil e militar, além de pesquisadores de instituições científicas brasileiras e internacionais. Os artigos são avaliados pelo processo duplo cego. É correto afirmar que a função da avaliação dos artigos é a

Alternativas

ID
2086000
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Em 2008, Chris Anderson, na época editor da revista de tecnologia Wired, lançou um livro muito influente, A cauda longa, no qual dizia que a imensa oferta de produtos na internet acarretaria em uma democratização de vendas e de informação.

[...] Mas não levou nem sete anos para sua ideia se mostrar furada. Uma nova publicação, Cultura Crash, de Scott Timberg, mostra que os sonhos utópicos da democracia digital viraram pó. A obra prova, por dados, que nunca se leu tão pouco, que os lucros de vendas de livros e discos nunca foram tão injustamente divididos[...] A tão propagada era da informação livre e com acesso direto ao consumidor não aconteceu.[...] índices de leitura e de interesse em cultura chegaram aos índices mais baixos já registrados. As pessoas nunca foram tão mal informadas sobre política e temas sociais.

O futuro chegou. E é bem diferente daquele pintado pelos arautos da revolução digital.

(André Barcinski-Azul Magazine, abril de 2015.)


A literatura de Ciência da Informação e Biblioteconomia aborda o conceito de Sociedade da Informação e o impacto das novas tecnologias de informação na criação, circulação e armazenamento de informações. A democracia informacional foi preconizada por muitos autores e o argumento frequentemente utilizado, e que coincide com a visão indicada por Barcinski, é que

Alternativas

ID
2086003
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os títulos uniformes, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Aparecem em todas as páginas de uma publicação, ao alto ou no pé de cada página ou folha.

( ) Redigidos pelo catalogador devem aparecer na descrição como nota especial, logo após a descrição física do documento.

( ) São títulos padronizados que visam à reunião de todas as manifestações de um documento no catálogo.

Alternativas

ID
2086006
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que não representa um objetivo da catalogação de assuntos.

Alternativas

ID
2086009
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando o contexto da catalogação descritiva, assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que representa uma informação que, segundo o CCAA2, não deve ser incluída na área da descrição física de documentos.

Alternativas

ID
2086012
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a NBR 6023, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A série a qual pertence um documento deve figurar na referência logo após e menção do número de edição.

( ) Em obras que têm a autoria de mais de três autores a entrada da referência deve ser elaborada tendo como base o título do documento.

( ) Para obras que retratam o conteúdo de eventos científicos, a entrada da referência deve ser elaborada tendo como base o local de realização do evento.

Alternativas

ID
2086015
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando o tratamento da informação, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Apresenta como resultado representações documentais, unidades mais fáceis de manipular em sistemas de recuperação da informação.

( ) Deve variar de acordo com o detalhamento desejado, o que é determinado pelo tipo de unidade de informação em que ocorre.

( ) Refere-se à função de descrever os documentos bibliográficos e não bibliográficos com o objetivo de proceder ao processo de seleção de documentos.

Alternativas

ID
2086018
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando o conteúdo do glossário da obra “Guia para utilização da CDU” (MCILWAINE, 1995.), numere a segunda coluna de acordo com a primeira coluna, associando corretamente os termos de larga utilização no esquema de classificação à sua conceituação.

(1) Notação

(2) Ordem de citação

(3) Pré-coordenação

(4) Síntese


( ) Ordem prescrita na qual os conceitos simples são combinados visando à indexação.

( ) Símbolos utilizados para representar conceitos em um esquema de classificação.

( ) Combinação de conceitos ou de símbolos de notação que os representam no estágio de entrada de dados.

( ) Combinação de dois conceitos por meio da união de seus símbolos de notação.

A sequência correta é

Alternativas

ID
2086021
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a CDU, analise as afirmativas abaixo.

I. Baseia-se na organização do conhecimento universal em áreas, ou seja, campos fundamentais de estudo que, por sua vez, se subdividem em subáreas.

II. É considerada um esquema de classificação geral por incorporar todos os ramos do conhecimento ou pelo fato de poder ser aplicada em coleções que cobrem a totalidade do conhecimento.

III. É uma classificação hierárquica por aplicar sucessivamente os princípios de divisão que podem ser genéricos ou todo/parte.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
2086024
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a leitura técnica de documentos, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Aciona dois outros procedimentos técnicos: a análise de assunto e a indexação, que tornam possível a extração de termos referenciais e a tradução desses para uma linguagem de indexação.

( ) Busca, por meio de ferramentas específicas, a reconstituição bruta da informação veiculada no texto original.

( ) Tem como objetivo a obtenção de dados que permitam criar representações dos documentos nos sistemas de recuperação da informação.

Alternativas

ID
2086027
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com o advento das bibliotecas digitais alterou-se fundamentalmente

Alternativas

ID
2086030
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A questão deve ser respondida com o uso das informações apresentadas na folha de rosto abaixo e outras informações sobre o assunto. 

                            JOSÉ DA SILVA PACHECO

                              MARCELO HONORATO

                           LUCIANO GARCIA MIGUEL


                 COMENTÁRIOS AO CÓDIGO BRASILEIRO DE

                                       AERONÁUTICA

                      Lei n° 7.565, de 19 de dezembro de 1986

                  De acordo com a Constituição Federal de 1988

                                         Rio de Janeiro

                                             FORENSE

                                                  2014 

                A obra tem 252 páginas e apresenta um índice relativo.

Pertence à Série Legislação. Conteúdo: Guia ANAC 2009 - Informações ao passageiro do transporte aéreo - Responsabilidade civil, indenizações, seguros e assistência às vítimas em acidentes aéreos - Bagagem, atraso de voo, overbooking e direitos do usuário - Aeronauta - Regulamentação profissional - Normas nacionais e internacionais de transporte aéreo - ANAC - Criação do órgão regulador brasileiro. 

De acordo com o que estabelece o CCAA2, a forma do cabeçalho da entrada principal correta para a obra é

Alternativas

ID
2086033
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A questão deve ser respondida com o uso das informações apresentadas na folha de rosto abaixo e outras informações sobre o assunto. 

                            JOSÉ DA SILVA PACHECO

                              MARCELO HONORATO

                           LUCIANO GARCIA MIGUEL


                 COMENTÁRIOS AO CÓDIGO BRASILEIRO DE

                                       AERONÁUTICA

                      Lei n° 7.565, de 19 de dezembro de 1986

                  De acordo com a Constituição Federal de 1988

                                         Rio de Janeiro

                                             FORENSE

                                                  2014 

                A obra tem 252 páginas e apresenta um índice relativo.

Pertence à Série Legislação. Conteúdo: Guia ANAC 2009 - Informações ao passageiro do transporte aéreo - Responsabilidade civil, indenizações, seguros e assistência às vítimas em acidentes aéreos - Bagagem, atraso de voo, overbooking e direitos do usuário - Aeronauta - Regulamentação profissional - Normas nacionais e internacionais de transporte aéreo - ANAC - Criação do órgão regulador brasileiro. 

De acordo com o que estabelece o CCAA2, assinale a alternativa que apresenta a área do título e indicação de responsabilidade transcrita de forma correta.

Alternativas

ID
2086036
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A questão deve ser respondida com o uso das informações apresentadas na folha de rosto abaixo e outras informações sobre o assunto. 

                            JOSÉ DA SILVA PACHECO

                              MARCELO HONORATO

                           LUCIANO GARCIA MIGUEL


                 COMENTÁRIOS AO CÓDIGO BRASILEIRO DE

                                       AERONÁUTICA

                      Lei n° 7.565, de 19 de dezembro de 1986

                  De acordo com a Constituição Federal de 1988

                                         Rio de Janeiro

                                             FORENSE

                                                  2014 

                A obra tem 252 páginas e apresenta um índice relativo.

Pertence à Série Legislação. Conteúdo: Guia ANAC 2009 - Informações ao passageiro do transporte aéreo - Responsabilidade civil, indenizações, seguros e assistência às vítimas em acidentes aéreos - Bagagem, atraso de voo, overbooking e direitos do usuário - Aeronauta - Regulamentação profissional - Normas nacionais e internacionais de transporte aéreo - ANAC - Criação do órgão regulador brasileiro. 

Considerando o que estabelece o CCAA2 para descrições elaboradas de acordo com o segundo nível de descrição, assinale a alternativa que apresenta a forma correta de transcrição da área de edição, publicação etc.

Alternativas

ID
2086039
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A questão deve ser respondida com o uso das informações apresentadas na folha de rosto abaixo e outras informações sobre o assunto. 

                            JOSÉ DA SILVA PACHECO

                              MARCELO HONORATO

                           LUCIANO GARCIA MIGUEL


                 COMENTÁRIOS AO CÓDIGO BRASILEIRO DE

                                       AERONÁUTICA

                      Lei n° 7.565, de 19 de dezembro de 1986

                  De acordo com a Constituição Federal de 1988

                                         Rio de Janeiro

                                             FORENSE

                                                  2014 

                A obra tem 252 páginas e apresenta um índice relativo.

Pertence à Série Legislação. Conteúdo: Guia ANAC 2009 - Informações ao passageiro do transporte aéreo - Responsabilidade civil, indenizações, seguros e assistência às vítimas em acidentes aéreos - Bagagem, atraso de voo, overbooking e direitos do usuário - Aeronauta - Regulamentação profissional - Normas nacionais e internacionais de transporte aéreo - ANAC - Criação do órgão regulador brasileiro. 

A obra, de acordo com o seu assunto, e considerando as classes principais da Classificação Decimal Universal, seria classificada corretamente na classe:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Generalidades

    2 - Religião

    3 - Ciências Sociais (Direito)

    5 - Matemática e Ciências Naturais

  • CDU

    • 0 - Generalidades. Ciência e conhecimento. Organização. Informação, etc
    • 1 - Filosofia. Psicologia
    • 2 - Religião. Tecnologia
    • 3 - Ciências sociais. Direito. Administração, etc
    • 4 - Vaga
    • 5 - Matemática e ciências naturais
    • 6 - Ciências aplicadas. Medicina. Tecnologia
    • 7 - Arte. Belas-artes. Recreações. Diversões. Esportes
    • 8 - Linguagem. Linguística. Literatura
    • 9 - Geografia. Biografia. História. Ciências auxiliares


ID
2086042
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A questão deve ser respondida com o uso das informações apresentadas na folha de rosto abaixo e outras informações sobre o assunto. 

                            JOSÉ DA SILVA PACHECO

                              MARCELO HONORATO

                           LUCIANO GARCIA MIGUEL


                 COMENTÁRIOS AO CÓDIGO BRASILEIRO DE

                                       AERONÁUTICA

                      Lei n° 7.565, de 19 de dezembro de 1986

                  De acordo com a Constituição Federal de 1988

                                         Rio de Janeiro

                                             FORENSE

                                                  2014 

                A obra tem 252 páginas e apresenta um índice relativo.

Pertence à Série Legislação. Conteúdo: Guia ANAC 2009 - Informações ao passageiro do transporte aéreo - Responsabilidade civil, indenizações, seguros e assistência às vítimas em acidentes aéreos - Bagagem, atraso de voo, overbooking e direitos do usuário - Aeronauta - Regulamentação profissional - Normas nacionais e internacionais de transporte aéreo - ANAC - Criação do órgão regulador brasileiro. 

Considerando a catalogação, numere a segunda coluna de acordo com primeira, associando corretamente os parágrafos do formato marc ao conteúdo correspondente.

(1) 3XX

(2) 4XX

(3) 5XX

(4) 6XX


( ) Atualizada de acordo com a Constituição Federal de 1988.

( ) Série Legislação. -

( ) Honorato, Marcelo

( ) 252 p. -

A sequência correta é

Alternativas

ID
2086045
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A questão deve ser respondida com o uso das informações apresentadas na folha de rosto abaixo e outras informações sobre o assunto. 

                            JOSÉ DA SILVA PACHECO

                              MARCELO HONORATO

                           LUCIANO GARCIA MIGUEL


                 COMENTÁRIOS AO CÓDIGO BRASILEIRO DE

                                       AERONÁUTICA

                      Lei n° 7.565, de 19 de dezembro de 1986

                  De acordo com a Constituição Federal de 1988

                                         Rio de Janeiro

                                             FORENSE

                                                  2014 

                A obra tem 252 páginas e apresenta um índice relativo.

Pertence à Série Legislação. Conteúdo: Guia ANAC 2009 - Informações ao passageiro do transporte aéreo - Responsabilidade civil, indenizações, seguros e assistência às vítimas em acidentes aéreos - Bagagem, atraso de voo, overbooking e direitos do usuário - Aeronauta - Regulamentação profissional - Normas nacionais e internacionais de transporte aéreo - ANAC - Criação do órgão regulador brasileiro. 

Assinale a alternativa que apresenta a referência bibliográfica correta, elaborada de acordo com a NBR 6023.

Alternativas