SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2019 - UNIRIO - Médico - Clínica Médica


ID
3228625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Segundo a Microsoft, o Windows 8 disponibiliza a possibilidade de armazenar em cache os arquivos ou fazer backups de diferentes versões dos mesmos. Esse recurso se chama Histórico de Arquivos e vem desabilitado por default.


Esse recurso exige um(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O Histórico de Arquivos faz o backup regular das versões de seus arquivos nas pastas Documentos, Músicas, Imagens, Vídeos e Área de Trabalho e dos arquivos do OneDrive disponíveis offline em seu computador. Com o tempo, você terá um histórico completo dos seus arquivos. Se os originais forem perdidos, danificados ou excluídos, você poderá restaurar todos eles. Também é possível procurar e restaurar as diferentes versões de arquivos. Por exemplo, para restaurar uma versão mais antiga de um arquivo (mesmo que ela não tenha sido excluída ou perdida), você pode procurá-la em uma linha do tempo, escolher a versão desejada e restaurá-la. 

    FONTE: SUPPORT.MICROSOFT.COM

    FELIZ NATAL

  • LETRA B

  • O histórico de arquivos permite ter uma gestão de diferentes versões de um arquivo.

    Este é um recurso que o ONEDRIVE já oferece para os arquivos que estão dentro da pasta.

    No entanto, para aplicar isto a todo o computador, é necessário ter um disco externo ou um disco em rede. Neste caso, não exige-se o OneDrive.

    Resposta certa, alternativa b).

  • ENTÃO COMO SE TIVESSE UMA CAIXA ESCONDIDA GUARDANDO TUDO QUE VC POSTAR OU POR NO COMPUTADOR, QUANDO VC PERDER ALGO, NÃO PERDERAR Q VERDADE.

  • É um fato típico da CESGRANRIO disponibilizar alternativas bem parecidas em sentido, como por exemplo B, C e D. Quando alternativas como estas forem a maioria, se tratando desta banca, eu já descarto as demais.

  • Dica de material pra galera que vai fazer a prova do Concurso BB dia 26/09 e ainda não se sente preparada:

    https://abre.ai/c6yq

    Lembre-se: Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo!


ID
3228631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao analisar uma reclamação sobre uma aplicação Web que não funcionava bem em um computador específico, cuja configuração de software é muito antiga, um atendente de Help Desk suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript disponível no navegador Chrome desse computador.

Para obter um relatório que inclui a versão do JavaScript sendo executado (Como em “JavaScript: V8 7.5.288.30”), o que esse atendente deve digitar no campo destinado à URL?

Alternativas
Comentários
  • CHROME://VERSION ------> Será exibido um relatório com diversas informações referentes ao chrome.

  • Assertiva E

    chrome://version

  • Caí que nem uma pata na letra A.

  • Essa foi boa, temos que ser até profissional de TI pra fazer as provas.

  • LETRA E

  • o navegador Chrome nao suporta mais Java , questao desatualizada

  • Gabarito: alternativa E

    De início você acha que é uma questão para profissional de T.I., mas depois de outra lida vê que a resposta tá no enunciado:

    " suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript "

    Bons estudos

  • QUESTAO PARA ROLAR CABEÇAS. KKK

  • você estuda e estuda informática, mas sempre terá algo que não saberá

  • Questão de lógica, também de obviedade Perguntou a versão, versão, versão do Java no Browser Logo... Crhome version, version, version. Simples assim
  • Queria que questões como essas caíssem em minha prova.

  • eu caí bem direitinho na pegadinha kkkkkkkkk

  • Pensei que version daria a versão do Chrome e status daria mais informações do que está sendo rodado no chrome...


ID
3228634
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um cliente de correio-eletrônico, como o Mozilla Thunderbird, pode acessar suas caixas de mensagem por dois protocolos básicos.

Qual protocolo realiza o sincronismo entre o cliente e o servidor de e-mail, replicando as ações de leitura ou troca de diretório no servidor e permitindo que as mensagens sejam guardadas tanto na máquina local quanto no servidor?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    IMAP: (Internet Message Access Protocol) é o protocolo de e-mail que acessa a caixa de e-mail e SINCRONIZA todas as Caixas, Pastas e Subpastas da Conta de E-mail. O IMAP é ideal para Clientes que possui a conta de e-mail Configurada em vários computadores e Smartphones.

    Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade entre os gigantes provedores de e-mail, como o Gmail. 

    FONTE: WWW.INFORMÁTICANOTA10.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gab.: A - IMAP (porta 143 ou 993 "para conexões criptografadas") - Protocolo de acesso à mensagem da internet que permite o acesso aos emails de uma conta diretamente no servidor. Baixando apenas as mensagens para a máquina do usuário quando solicitado, ou seja, apenas baixa a mensagem quando clica nela.

    Dessa forma, o cliente pode acessar as mensagens sem excluí-las do servidor, permitindo o acesso de vários clientes em diversos dispositivos.

    PS:

    -POP3 (porta 110 ou 995 "para conexões criptografadas") - Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

    -SMTP (portas 25 e 587) - Protocolo de ENVIO das mensagens "não criptografa e nem as autentica" quando enviadas. Para que isso ocorra ele deve ser associado ao protocolo TLS ou seu antecessor SSL, transformando-se em SMTPs (o s após o P é de seguro). Passando a utilizar a porta 465 para o envio de mensagens criptografadas.

    -Por fim, resumidamente, o protocolo NNTP armazena num banco de dados uma vasta gama de informações em que o usuário pode, seletivamente, baixar parte dessa informação que for de seu interesse. Já o TCP/IP é um CONJUNTO ou PILHA de protocolos de comunicação.

  • Felipe (AFT), Por padrão, o protocolo IMAP não baixa as mensagens para o computador. Mas nada impede que o usuário possa baixá-las manualmente. Permitindo, assim, que as mensagens possam ficar armazenadas tanto no servidor (por padrão) quanto na máquina do usuário (manualmente).

  • Þ   IMAP: (Internet Message Access Protocol - Protocolo para Acesso de Mensagens via Internet) utilizado em substituição ao POP3 para permitir que uma mensagem seja lida diretamente pelo browser (navegador) ou em um programa cliente de e-mail (Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, etc.) SEM que ela seja retirada do servidor de entrada (servidor de recebimento das mensagens). O protocolo IMAP usa a porta 143. Dessa forma, você pode acessar o seu Gmail (por exemplo) da sua residência, do seu smartphone, ou de qualquer computador do mundo, e sua mensagem estará disponível para leitura. 

    GAB = A

  • Assertiva A

    IMAP -> Para recepção/envio de email

    Eu imaginei um "i" bem grande no meio do MAPa enviando e recebendo e-mails.

  • cuidado com os comentários pois, a diferensa entre os protocolos ''POP3 e o IMAP '' é que:

    o POP3=obriga que a msg seja baixada no pc / já o IMAP= o padrão e que as msgs fiquem no servidor POREM, SE A PESSOA QUISER BAIXAR PRO PC A PESSOA PODERÁ.

  • LETRA A

  • uma característica a ser levada em concideraçao é o fato de que o IMAP é o único que pode gerenciar as propriedade dos dados no servidor.

  • O POP3 pode deixar as mensagens salvas no servidor, basta marcar a opção "manter cópias no servidor".

    O IMAP pode ser baixado manualmente para o computador.

    QUESTÃO COM DOIS GABARITOS!

  • Aqui é válido o mnemônico muito utilizado: O Pop 3 Puxa para a máquina.Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

  • Por padrão, ao usar POP3 para receber as mensagens, elas são apagadas do servidor de recebimento.

  • Quando configuramos um cliente de e-mail exemplo Outlook com o protocolo IMAP, por padrão fica uma cópia da mensagem no servidor.

    Quando configuramos com o protocolo POP ele baixa todas em mensagem do servidor e apaga por padrão!, para que isso não aconteça é necessário ir em configurações avançadas do outlook e marca par deixar uma cópia no servidor,

    como por padrão o IMAP deixar uma cópia no servidor o gabarito é A

  • O POP3 é quem baixa automaticamente e deleta da provedora.

    O IMAP, em regra, acessa e gerencia na provedora, mas nada impede que a mensagem possa ser baixada, só não será apagada da provedora de forma automática.

  • O Protocolo IMAP é o protocolo que permite manipular a mensagem mantendo sincronismo entre cliente e provedor de email.

    Resposta certa, alternativa a).

  • Lembre-se:

    POP => Puxa (a mensagem não é mantida no servidor);

    IMAP => Mantém (a mensagem é mantida no servidor).

  • "[...] e, por fim, também é possível acessar servidores de notícias NNTP por meio dos navegadores. O protocolo NNTP é um antigo protocolo de compartilhamento de notícias em grupos da Internet, na antiga rede USENET. Tal serviço era acessado por meio de aplicativos clientes específicos de notícias. Porém, com o advento da Web, esse serviço passou a ser acessado por meio dos navegadores também."

    https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2019/02/05084756/Recurso-Inform%C3%A1tica-PRF.pdf

  • IMAP - Ao ler uma mensagem de email usando IMAP, você não está realmente baixando ou armazenando em seu computador; em vez disso, você está lendo a partir do serviço de email.

    NNTP - é um protocolo muito antigo utilizado na Usenet para envio de notícias.

    POP3 - é um protocolo que permite que um computador local faça a conexão em um servidor e baixe as mensagens no cliente de e-mail, como Outlook (Windows), Mail (Mac OS X), entre outros.

    SMTP - No Hotmail (atual Outlook) e similares, os servidores SMTP são responsáveis por empacotar as mensagens enviadas pelo usuário e enviá-las de forma segura.

    TCP/IP - protocolo de comunicação padrão para todos os computadores.

  • A             

    POP       IMAP

                 A

    G              N

    A                T

                      É

                  M


ID
3228637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Autoridade Certificadora (AC) emite certificados digitais com o objetivo de atestar a associação entre uma chave pública e uma entidade que pode ser uma pessoa física, pessoa jurídica, cliente de rede ou servidor de rede.


Quando um certificado é emitido para uma pessoa física, o certificado digital contém a assinatura digital apenas da(o)

Alternativas
Comentários
  • Gab. B.

    ***

    Geralmente o certificado digital irá conter

    -Nome da pessoa ou entidade associada à chave;

    -Chave pública;

    -Validade do documento;

    -Nome e assinatura da entidade emissora - Autoridade Certificadora;

    -Número de série.

    ***

    O certificado digital garante CIA.-Confidencialidade-Integridade-Autenticidade.

  • Gaba: B

    Os dados básicos que compõem um certificado digital são:

     ~> Versão e número de série do certificado;

    ~> Dados que identificam a AC que emitiu o certificado;

    ~> Dados que identificam o dono do certificado (para quem ele foi emitido);

    ~> Chave pública do dono do certificado;

    ~> Validade do certificado (quando foi emitido e ate quando é válido);

    ~> Assinatura digital da AC emissora e dados para verificação da assinatura

    (Fonte:https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf página 86)

  • Gabairto Leltra B

     

    * Certificado digital permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.

    I) É gerado e assinado por uma terceira parte confiável, autoridade Certificadora (AC). GABARITO

    II) associa uma entidade ( pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas.

    III)criptografia: processo de embaralhamento dos dados codificação e garante a confidencialidade (sigilo).

  • LETRA B

  • Certificado digital garante a CONFIDENCIALIDADE?

  • Certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável - chamada autoridade certificadora.

  • Quando compramos Certificado Digital seja PF ou PJ, apenas a AC- Autoridade certificadora passa a assinar os documentos digitais, pois não é necessário assinar manual.

  • Marquei como: C

    Errei

  • Os Dados e a Chave Pública são informações do portador do certificado.

    A Assinatura Digital será da AC emissora.

  • Certificado Digital é um documento eletronico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, chamada Autoridade certificado, e que cumpre a função de associar uma entidade (pessoa, processo, servidor) um part de chaves criptográficas com o intuito de tornar as comunicações mais confiáveis e auferindo maior confiabilidade na autenticidade.

    Quando utilizado em conjunto com outros recursos, a certificação digital é capaz de garantir a AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE E NÃO-REPÚDIO, E ATÉ CONFIDENCIALIDADE.

  • Questão confusa, acredito que passível de anulação conforme o gabarito.

    Quando diz que o certificado foi emitido PARA, o nome que aparece é do possuidor do CD, ou seja, nesse caso específico poderia ser a letra A. Agora quando diz EMITIDO POR aí sim seria da AC.

    Em outra interpretação poderia ser alternativa C, quando é verificado os dado do certificado.

    Se mais algum colega tem o mesma linha de racíocinio por favor comenta!

  • ✅Gabarito letra B.

    Certificado digital contém a assinatura digital apenas da AC

    Os certificados digitais são emitidos por autoridades certificadoras que são as entidade que dão autenticidade a informação. Para que seja feita essa validação é preciso saber qual foi a autoridade certificadora que emitiu aquele certificado, por isso os certificados digitais são assinados digitalmente pelas AC que os emitiram.

    • Emitiu = Assinatura da AC.

    Autoridade certificadora.

    É uma entidade pública ou privada, subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, que consiste em:

    • Emitir
    • distribuir
    • revogar
    • gerenciar certificados digitais.

    Informações presentes no certificado digital ( IMPORTANTE! )

    • Nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública
    • Período de validade do certificado
    • Chave pública
    • Nome e assinatura da entidade que assinou o certificado
    • número de série

    Use-as com sabedoria

    Bons estudos!✌

  • Quando existe uma assinatura digital em algum elemento, o objetivo da assinatura é você ser capaz de atestar que realmente aquela parte assinou o elemento apresentado.

    Ora, em um certificado digital, emitido por uma Autoridade Certificadora, a única assinatura necessária é a da própria AC, pois é necessário saber se o certificado é verdadeiro, não é mesmo?

    Logo, a assinatura digital da AC servirá para atestarmos a veracidade do certificado digital.

    Resposta certa, alternativa b).


ID
3228640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

P obtém aprovação para ingressar no serviço público federal, tendo tomado posse e entrado em exercício nos prazos legais. Sendo profissional altamente qualificado na sua área de conhecimento, logo após entrar em exercício, também logra aprovação para cursar mestrado no exterior do país. Baseado na Lei n° 8.112/1990, P requer licença com vencimentos para manter seu vínculo com o serviço público.


O referido estatuto do servidor, no caso de período em que ocorre o estágio probatório, veda a concessão de licença para

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    O servidor em estágio probatório NÃO pode abrir a MATRACA!

    Licenças que NÃO poderão ser concedidas ao servidor em estágio probatório.

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    FONTE: WWW.ESPAÇOJURÍDICO.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gabarito: A

    A Lei 8.112 prevê 10 licenças. Para capacitação e mestrado, o servidor terá de completar 5 anos de efetivo exercício na função e ainda dependerá que o mestrado seja considerado de interesse da administração.

    As licenças previstas são:

    I ? Da licença por motivo de doença em pessoa da família (artigo 83)

    II ? Da licença por motivo de afastamento do cônjuge (artigo 84)

    III ? Da licença para o serviço militar (artigo 85)

    IV ? Da licença para atividade política (artigo 86)

    V ? Da licença para capacitação (artigo 87)

    VI ? Da licença para tratar de interesses particulares (artigo 91)

    VII ? Da licença para o desempenho de mandato classista (artigo 92)

    VIII ? Da licença para tratamento de saúde (artigo 202)

    IX ? Da licença à gestante, à adotante e da licença-Paternidade (artigo 207)

    X ? Da licença por acidente de serviço (artigo 211)

     

    Lei 8.112, Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

  • GABARITO: A

    Conforme a Lei 8112/90, a cada 5 anos de efetivo exercício no serviço público o servidor tem direito a até 3 meses de licença para participar de curso de capacitação profissional, no interesse da Administração Pública. Estes 3 meses não configuram uma garantia, mas sim o limite definido ao servidor público. Dessa forma, se o curso do qual o agente decidiu participar, tiver duração de 2 (dois) meses, este será o prazo da sua licença. Os períodos são inacumuláveis (art. 87). 

    A licença capacitação será concedida sem prejuízo da remuneração do servidor. Para cálculo do período de 5 (cinco) anos, será computado todo o tempo de exercício de cargo, no serviço público federal, inclusive o compreendido no estágio probatório, não obstante a licença não possa ser concedida ao servidor durante o período do estágio

    (Carvalho, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 4. ed. - Salvador: JusPODIVM, 2017. fl. 870).

  • É vedado ao servidor público federal em estágio probatório:

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    Fica suspenso o estágio probatório nos seguintes casos:

    Doença em pessoa da família

    Afastamento do cônjuge

    Atividade política

    Organismo que o Brasil coopere

    Participação de curso de formação para outro cargo federal

  • MA TRA CA....

  • Em se tratando de servidor em estágio probatório, aplica-se a norma do art. 20, §4º, da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 20 (...)
    § 4o  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal."

    De seu turno, o art. 81 traz o rol de licenças a que fazem jus os servidores públicos. Confira-se:

    "Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;


    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista."

    Da conjugação destes preceitos legais, percebe-se que, dentre as licenças indicadas pela Banca, a única que não pode ser fruída pelo servidor em estágio probatório é aquela contida na letra A (para capacitação), porquanto prevista no inciso V. Logo, não contemplada dentre aquelas que podem ser objeto de gozo pelo servidor durante tal estágio.


    Gabarito do professor: A


ID
3228643
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

F é servidor da UNIRIO e tem ciência de que ocorrerá vacância simultânea dos cargos de Reitor e de Vice-Reitor. Para emitir nota com informações para seus colegas, consulta o Estatuto da UNIRIO e verifica que o referido instrumento normativo determina que a indicação para responder pela reitoria cabe ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 14, § 3º, do Estatuto da Unirio.

  • Mais uma questão cuja classificação não tem nada a ver com o assunto!!!


ID
3228646
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Q é servidor público e postulou readaptação por ter sofrido limitações que impediriam o exercício no cargo público originário que ocupava. Ao submeter-se à inspeção de saúde, foi diagnosticado como totalmente incapaz para o serviço público.

Nesse caso, nos termos da Lei n° 8.112/1990, o servidor Q será

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Seção VII

    Da Readaptação

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • D) Aposentadoria por invalidez permanente.

  • GABARITO:D

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Readaptação

     

            Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado. [GABARITO]

     

            § 2o  A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.               (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Conforme disposto no Art. 24, §1º, da Lei 8.112/90:

    Art. 24 - Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º - Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    GAB: D

  •         Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • APOSENTADO

  • Em se tratando de servidor considerado totalmente incapaz para o serviço público, a única alternativa viável para a Administração consistiria na concessão de aposentadoria por invalidez, que tem apoio no art. 186, I, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 186.  O servidor será aposentado:

    I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;"

    Logo, dentre as opções fornecidas, a única correta está na letra D.


    Gabarito do professor: D


ID
3228649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público W foi demitido do serviço público, após processo administrativo disciplinar. Inconformado, ele propôs ação judicial, buscando o retorno ao serviço público, tendo obtido decisão favorável, após dez anos de duração do processo.


Nos termos da Lei n° 8.112/1990, quando invalidada a demissão por decisão judicial, ocorre a denominada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Seção IX

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • Reintegração – é a volta de servidor estável (para a LC nº 840/11 não necessita ser estável) para a esfera da administração quando invalidada a sua demissão através de sentença judicial transitada em julgado.
  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Reintegração

     

            Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. [GABARITO]

     

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

     

            § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

  • ReINtegração: retorno do servidor INjustiçado;

    Sempre funciona comigo! Rs

  •       Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • GABARITO: B

    Aproveito o Disponível;

    Reintegro o Demitido;

    Reverto o Aposentado;

    Reconduzo o Inabilitado;

    Readapto o Incapacitado.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    *********** Reintegração é o retorno do cargo por invalidação da demissão******************

  • Seção IX

    Da Reintegração

           Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

           § 1  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

           § 2  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    GABARITO - B

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990).

    O conhecimento exigido diz respeito ao instituto da reintegração. Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Dito isso, e considerando que o enunciado requer que o candidato assinale a alternativa que esteja em consonância com a referida situação hipotética, passemos à análise individual das assertivas:

    A) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28).

    B) Correta: nos exatos termos do art. 28.

    C) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28). Por seu turno, recondução é a volta do servidor reprovado em Estágio probatório ou decorrente de reintegração do anterior ocupante (Art. 29).

    D) Incorreta: nos termos comentados na “A”.

    E) Incorreta: nos termos comentados na “A”. Por seu turno, repristinação é o "fenômeno" por meio do qual ocorre a revogação de uma lei que havia revogado outra, fazendo com que esta última volte a ter vigência.

    GABARITO: LETRA B.

  • Olá, pessoal. Postei parte da lei 8.112 em áudio/vídeo toda atualizada até 2021, referenciada, com anotações e resumos no meu canal do youtube, que se chama "tio san concurseiro" (a foto do canal é um boneco do Saitama usando óculos e mochila de estudo). Além dela também tenho áudio/vídeo da lei de improbidade administrativa, da lei do processo administrativo federal e outras. Espero que ajude e bons estudos a todos!


ID
3228652
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

K, cidadão no pleno exercício dos seus direitos políticos, requereu a um certo órgão público o reconhecimento de determinado benefício a que, no seu entender, faria jus. Ao procurar informações no órgão competente, recebeu a noticia de que seu requerimento tinha grande probabilidade de ser deferido, embora o agente público que havia fornecido tal informação já tivesse ciência de que houvera o seu indeferimento.

Nesse caso, consoante as normas do Decreto n° 1.171/1994, o tal agente público que prestou essa informação a K violou o direito à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

    FELIZ NATAL

  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.


ID
3233923
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 60 anos, sexo masculino, apresenta-se com edema de membros inferiores e astenia. Ao exame, encontram-se macroglossia e equimose cutânea ao redor dos olhos. Exames laboratoriais revelaram ureia 50 mg/dL, creatinina 2.0 mg/dL, glicose 98 mg/dL, hemograma com anemia normocítica e normocrômica. Imunoeletroforese de proteínas séricas com pico monoclonal; proteinúria de 24 h em faixa nefrótica e ecocardiograma transtorácico com ventrículos espessados com aparência brilhante e disfunção diastólica.
O diagnóstico do paciente é de

Alternativas

ID
3233926
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 36 anos do sexo feminino inicia quadro de hipertensão, edema, hematúria e proteinúria subnefrótica. Foi realizada biópsia renal, que demonstrou proliferação mesangial com sementação lobular e interposição mesangial entre a membrana basal capilar e células endoteliais, produzindo um duplo contorno com aspecto de trilho de trem.

O quadro descrito pode ter como diagnóstico

Alternativas

ID
3233929
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 20 anos chega à emergência com queimadura em mãos. Durante o exame, tem perda da sensibilidade para dor e temperatura em membros superiores (mais proeminente à esquerda), ombros e nuca. A sensibilidade vibratória e o tato estão preservados. Possui também arreflexia de membros superiores. A RM de crânio confirmou o diagnóstico com dilatação do canal central da medula.

Além disso, a RM revelou achados de uma doença com associação frequente, que é a(o)

Alternativas

ID
3233932
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 35 anos, sexo feminino, com diagnóstico de cirrose hepática por colangite biliar primária, descreve cansaço aos pequenos esforços. Durante o exame físico, o oxímetro de pulso revelou queda da saturação quando a mesma ficou em ortostase.

A causa desse achado ao exame físico se deve a

Alternativas

ID
3233935
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente com DM tipo 2 é rastreado para possíveis complicações, sendo que a amostra de urina apresentou uma taxa de albumina-creatinina maior que 30 mg/g. PA 120 x 70 mmHg. Foi iniciado enalapril, porém o paciente apresentou angioedema, sendo necessária a interrupção desse medicamento.

A classe de droga de escolha nessa situação é

Alternativas

ID
3233938
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 20 anos, sexo feminino, negra, brasileira, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES), apresenta proteinúria nefrótica, hematúria e creatinina de 1.8 mg/dL (creatinina prévia normal). A biópsia renal revela glomerulonefrite classe III.

O imunossupressor de primeira linha para tratamento de indução é

Alternativas

ID
3233941
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente masculino de 50 anos, previamente hígido,apresenta quadro demencial progressivo. Exame físico demonstra língua despapilada e queilite angular. Durante a investigação, o hemograma revela Ht° 20% Hb 6g/dL,VCM 125 fL, HCM 30 pg, leucócitos 2.500/mm³ e plaquetas 70 mil/mm³.

O achado do sangue periférico relacionado a essa causa reversível de demência é

Alternativas

ID
3233944
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 40 anos é encaminhado por causa de artrite em mãos. Na história patológica pregressa, tem diagnóstico de diabetes. Ao exame, encontra-se de relevante a presença de hiperpigmentação, ictus desviado e globoso e hepatomegalia.

Uma manifestação que também pode estar presente nesse paciente é

Alternativas

ID
3233947
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente 45 anos do sexo masculino com diagnóstico de DM tipo 2 em tratamento e bem controlado, apresenta, pela terceira vez, infecção do trato urinário.
A droga que ele está usando e que causa esse efeito adverso é

Alternativas

ID
3233950
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente com insuficiência cardíaca congestiva tratada com furosemida, espironolactona, losartana e metoprolol com doses otimizadas, mantém-se sintomática, tendo-se optado por iniciar um inibidor da neprilisina associado a valsartana (com retirada do BRA anterior).

Essa droga é a(o)

Alternativas

ID
3233953
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 50 anos, com história de síncope de repetição, realiza holter que evidencia taquicardia ventricular monomórfica não sustentada. O eletrocardiograma de base demonstra presença de onda épisilon, e a ressonância indica fibrose e gordura substituindo miocárdio nos ventrículos.
O diagnóstico é

Alternativas

ID
3233956
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 35 anos do sexo feminino tem diagnóstico de HIV em uso de antirretroviral. A paciente abandonou o tratamento e procura a emergência com febre há 1 semana, tosse seca e dispneia progressiva. Ao exame está emagrecida, hipocorada 2+/4+, cianótica +/4+, anictérica.Candidíase oral. PA 100 x 62 mmHg, FC 120 bpm, FR 40irpm, TA 38.2 °C. RCR 2T sem sopros, MV universalmente audível, sem ruídos adventícios. Restante do exame sem alterações. Exames laboratoriais Hto 25% Hb 7g/dL,VCM 84 fL, HCM 30 pg, leucócitos 12.000/mm3 com 5%de linfócitos e plaquetas 160.000/mm3. LDH 500 UI/L. Gasometria arterial: pH 7.30, pO₂ 48 mmHg, pCO₂ 20 mmHg,HCO₃ 18 mEq/L e SatO₂ 80%. Radiografia de tórax sem alterações.

O tratamento do quadro respiratório deve ser feito com

Alternativas

ID
3233959
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente com diagnóstico de insuficiência cardíaca apresenta derrame pleural volumoso à direita, e pequeno à esquerda, com febre de foco não identificado. Foi realizada toracocentese, que demonstrou a presença da relação proteína pleural/sérica de 0,4; a relação LDH pleural/sérico de 0,5 e o LDH pleural menor que 2/3 do limite superior da normalidade. Ainda assim, decidiu-se calcular o gradiente proteína sérico-pleural com resultado de 3.5 g/dL.

A conduta a ser tomada para o derrame pleural é

Alternativas

ID
3233962
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente com derrame pleural volumoso com evolução de 3 meses é internada para investigação. Foi realizada pericardiocentese com líquido hemorrágico e predomínio monolinfocitário, BAAR do líquido negativo e cultura positiva para Mycobaterium tuberculosis.

Considerando-se as 4 principais drogas de tratamento, este deve ser feito com

Alternativas

ID
3233965
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 40 anos do sexo feminino apresenta fraqueza muscular com dificuldade de pentear o cabelo ou levantar-se da cadeira, além de artrite, febre e dispneia aos médios esforços. Ao exame, tem nas mãos hiperceratose, descamação e fissura em polpas digitais e parte lateral dos dedos, fenômeno de Raynaud e artrite simétrica de interfalangeanas proximais. Sem outras lesões cutâneas. Biópsia muscular mostra inflamação com predomínio de linfócitos B e macrófagos no perimísio e perivascular, além de fragmentação de perimísio com a coloração da fosfatase alcalina. Também apresenta algumas áreas de necrose perifascicular. Exames laboratoriais revelaram o Anti-Jo1 positivo e a CK aumentada em 5 vezes. TC de tórax de alta resolução com infiltrado intersticial bibasal com áreas de vidro fosco.

O diagnóstico dessa paciente é

Alternativas

ID
3233968
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 40 anos procura assistência médica por máculas hipopigmentadas com bordas mal definidas. O diagnóstico inicial foi de hanseníase paucibacilar pela biópsia de pele. Iniciado tratamento com dapsona e rifampicina. Dois meses após, o paciente apresentou pé caído e surgimento de novas lesões maculares.

O diagnóstico dessa complicação e o tratamento são, respectivamente,

Alternativas

ID
3233971
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A pancreatite aguda é uma doença associada ou determinada tanto por problemas congênitos, quanto por hereditários e adquiridos, ou ainda por agentes de natureza química, traumática e infecto-parasitária.

Quanto à sua evolução clínica, sabe-se o seguinte:

Alternativas

ID
3233974
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente masculino, 48 anos, obeso e tabagista deu entrada em um serviço de emergência apresentando sensação de desconforto precordial irradiando para membro superior esquerdo e mandíbula, com sudorese profusa, de início há cerca de 2 horas. O eletrocardiograma apresentou presença de discreta onda Q, com redução da amplitude de onda R e supra desnivelamento do segmento ST nas derivações precordiais de V1 a V4. A avaliação de laboratório mostrou Isoenzima MB da CK (CK-MB), Troponina T (TnTc) e Troponina I (TnIc) elevadas.

Diante desse achado clínico, laboratorial e eletrocardiográfico compatível com IAM, qual a sua hipótese diagnóstica quanto à área cardíaca acometida e à alteração na cinecoronariografia mais esperada?

Alternativas

ID
3233977
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A silicose crônica, pneumopatia etiologicamente relacionada à inalação de poeiras contendo sílica em ambientes de trabalho, classificada como pneumoconiose, apresenta como processo anatomopatológico subjacente a

Alternativas

ID
3233980
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população em geral e pode apresentar complicações.


São fatores para o surgimento de formas complicadas:

Alternativas

ID
3233983
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As hepatites virais agudas e crônicas são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos. Cada um dos vírus possui características infecciosas diferenciadas, incluindo período de incubação, evolução clínica e surgimento de anticorpos.

Nesse contexto, a hepatite viral

Alternativas
Comentários
  • Não pode ser a letra D porque a hepatite D tem período de incubação de 15-56 dias.

  • Tem algo errado pois o período de incubação de D tem 30 a 50 dias. A resposta certa é a B ou E.

ID
3233986
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 71 anos procurou ambulatório com quadro de diarreia crônica com cólicas intensas, perda de 20% do peso corporal, anorexia, cefaleia de longa data. Ao exame, apresentava icterícia, hepatomegalia, hiperceratose plantar, estrias ungueais transversais esbranquiçadas e sinais de neuropatia periférica de predomínio sensitivo. A sua filha, que o acompanhava, disse que ele está muito abandonado e discutindo muito com a sua madrasta.

Diante da possibilidade de uma intoxicação exógena, qual a sua hipótese diagnóstica?

Alternativas

ID
3233989
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A forma mais utilizada para estadiar histologicamente o adenocarcinoma de próstata é o escore de Gleason.
Com relação ao grau de risco, escala de Gleason e proposta terapêutica para atingir uma sobrevida de 5 a 10 anos, é recomendável o seguinte:

Alternativas

ID
3233992
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A doença de Alzheimer é a principal causa de demência. Consideram-se padrão evolutivo desse quadro demencial as seguintes ocorrências:

Alternativas

ID
3233995
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A gota é uma doença com diferentes formas clínicas, causada pelo depósito de cristais de urato de sódio monoidratado no espaço extracelular de diversos sistemas e órgãos. O tratamento envolve combinação de drogas com mudança de estilo de vida.

Em relação ao tratamento medicamentoso, indica-se

Alternativas

ID
3233998
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A anemia é o problema hematológico mais comumente encontrado nos indivíduos idosos.

Quais são os dois tipos mais prevalentes de anemia nesse grupo etário populacional?

Alternativas

ID
3234001
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1, o HIV-1, cursa com um amplo espectro de apresentações clínicas, desde a fase aguda até a fase avançada da doença.
Nesse contexto, são consideradas como definidoras de AIDS as seguintes doenças:

Alternativas

ID
3234004
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A espirometria, que também é conhecida como prova de função pulmonar, é um procedimento diagnóstico de grande importância para a avaliação de doenças pulmonares obstrutivas, restritivas ou mistas. Qual achado é compatível com padrão de doença pulmonar obstrutiva crônica em paciente sem história de asma brônquica?

Alternativas

ID
3234007
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 40 anos, do sexo masculino, caucasiano, estivador, com quadro de surgimento há 30 dias de odinofagia, seguido por febre vespertina de 38,2 °C diária nos últimos 20 dias, acompanhado de exantema mais notado durante o pico febril, com adinamia, mialgias difusas, poliartrite de joelhos, punhos, tarso, tornozelos e interfalangeanas proximais, anorexia, náuseas e perda de 5 kg. Ao exame clínico, apresentava hepatomegalia. Os exames complementares mostravam: leucócitos 19.000/ mL, com predomínio de neutrófilos e 2% de bastões, enzimas hepáticas levemente aumentadas, ferritina de 1.100 mg/dL (normal 235 mg/dL), fator antinúcleo (FAN), Anti-DNA de cadeia dupla, Anti-SSa/Ro e Anti-SSb/La negativos e pesquisa das mutações do gene HFE (C282Y, H63D e S65C) negativa.

Qual é o provável diagnóstico?

Alternativas

ID
3234010
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente do sexo feminino de 35 anos é internada com o diagnóstico de meningite bacteriana por Streptococcus pneumoniae. Na sua história é o terceiro episódio nos últimos 5 anos. História pregressa de acidente automobilístico aos 28 anos quando foi vítima de traumatismo cranioencefálico, relato de coriza clara persistente nos últimos 3 anos atribuída a rinite alérgica e apendicectomia aos 10 anos de idade. Nega casos semelhantes na família, G3 P2 N2 AE1.

Diante desse relato clínico, qual o fator indutor dos episódios recorrentes de meningites bacterianas?

Alternativas

ID
3234013
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O quadro de sepse grave com choque séptico apresenta vasodilatação e grandes perdas hídricas para o espaço intersticial, com depressão miocárdica e consequente comprometimento do fluxo sanguíneo com isquemia de extensos territórios que pode precipitar o desenvolvimento de disfunção de múltiplos órgãos. Uma das formas de tratamento é a “Terapia Precoce Guiada por Metas”.

Esse tratamento está indicado quando se constata o seguinte:

Alternativas

ID
3234016
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A sarcoidose, doença granulomatosa que se caracteriza por apresentar, ao exame histopatológico, granulomas sem a participação dos agentes infecciosos na sua etiopatogenia.

A reação sarcoídea consiste fundamentalmente na

Alternativas

ID
3234019
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Os sintomas da Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA) estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da neuroadaptação do Sistema Nervoso Central (SNC) à exposição crônica ao etanol.
Que relação essa síndrome apresenta com os mecanismos de ação central do álcool?

Alternativas
Comentários
  • Efeitos do álcool no cérebro:

    O álcool inicialmente provoca aumento da fluidez das membranas celulares. No entanto, com o uso de longo prazo, o efeito se inverte, provocando rigidez das membranas. Isto interfere com o funcionamento de canais iônicos e receptores.

    O álcool aumenta o fluxo iônico em receptores GABA-A, nicotínicos e 5HT-3.

    O álcool inibe o fluxo iônico em receptores glutamatérgicos (RESPOSTA B) e de canais de cálcio voltagem-dependentes.


ID
3234022
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A tuberculose multirresistente (TBMR) é definida internacionalmente como o caso de portador de bacilo resistente a pelo menos rifampicina e isoniazida.

Qual fato permitiu o surgimento dessas cepas multirresistentes no Brasil?

Alternativas

ID
3234025
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 45 anos, do sexo feminino, portadora de artrite reumatoide em tratamento regular no ambulatório de reumatologia, há cinco dias, teve quadro de artrite de punho com dor intensa. Foi medicada de forma sintomática na unidade de saúde da família com anti-inflamatórios não hormonais. Deu entrada hoje em serviço de emergência apresentando dor no andar superior, rapidamente generalizando-se para todo o abdômen, acompanhada de náuseas e vômitos, sem febre. Ao exame clínico, apresentava-se com fácies de sofrimento agudo, sudoreica, extremidades frias, hipotensão e taquicardia. Abdome apresentando perda da macicez na percussão na projeção hepática (sinal de Jobert).

Qual o diagnóstico esperado?

Alternativas

ID
3234028
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em momento de reforma no sistema previdenciário nacional, entre as opções apresentadas, constam a que propõe majorar as alíquotas devidas pelos trabalhadores em geral e a que propõe aumentar a contribuição das empresas. Nos termos da Constituição Federal, essa contribuição das empresas se dá por intermédio da contribuição social sobre o

Alternativas
Comentários
  • Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;  

    b) a receita ou o faturamento; 

    c) o lucro;   

  • GABARITO: A

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:

    c) o lucro;  

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre contribuição social das empresas.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Correta! Tal contribuição é denominada CSLL (contribuição social sobre lucro líquido). Art. 195, CRFB/88: "A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: (...) c) o lucro;".

    Alternativa B - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa C - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa D - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa E - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.


ID
3234031
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Um gerente de saúde de um determinado município apresenta a um outro gerente da mesma área, de um município vizinho, proposta para otimizar os parcos recursos que ambos têm para tratamento dos pacientes de suas localidades.

Nos termos da Lei nº 8.080/1990, os municípios, para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam, poderão constituir 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo a Lei 8080/90:

    ? Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
3234034
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 141/2012, são consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde aquelas referentes a

Alternativas

ID
3234037
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), resultado de processos democráticos com envolvimento de diversos atores e aprovada pela Resolução nº 338, de 6 de maio de 2004, está estabelecida com base no(s) seguinte(s) princípio(s): 

Alternativas
Comentários
  • Resolução no 338

    Art. 1o - Aprovar a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, estabelecida com base nos seguintes princípios:

    I - a Política Nacional de Assistência Farmacêutica é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e eqüidade;

    II - a Assistência Farmacêutica deve ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, dentre outras, garantindo a intersetorialidade inerente ao sistema de saúde do país (SUS) e cuja implantação envolve tanto o setor público como privado de atenção à saúde;

    III - a Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população;

    IV - as ações de Assistência Farmacêutica envolvem aquelas referentes à Atenção Farmacêutica, considerada como um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica e compreendendo atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.


ID
3234040
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Portaria do Ministério da Saúde GM-204/2016 define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública e dá outras providências, estabelecendo que a

Alternativas
Comentários
  • Portaria 204/16

    Art. 5º A notificação compulsória semanal será feita à Secretaria de Saúde do Município do local de atendimento do paciente com suspeita ou confirmação de doença ou agravo de notificação compulsória.

    A banca colocou "somente" para tentar confundir, porém as demais estão completamente erradas.