SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Enfermagem


ID
826003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir da implantação de um modelo integrado de atenção à criança, do nascimento até os dois meses de idade, proposto pelo Ministério da Saúde, tem havido modificações no funcionamento dos serviços de saúde, com ênfase no preparo dos profissionais para o atendimento de condições ou doenças prevalentes nessa faixa etária — principalmente os problemas agudos —, bem como na aplicação de modelos de promoção e atenção à saúde. Acerca desse tema e da assistência à criança com menos de dois meses de idade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Boletim de Silverman Andersen (BSA), é um exame que avalia a dificuldade de respiração de um recém nascido, baseado em 5 critérios. 

    http://www.medicina.ufmg.br/imagemdasemana/img/caso121_07.png

  • Em razão das peculiaridades estruturais e funcionais ligadas à imaturidade do sistema respiratório, as doenças pulmonares no período neonatal exteriorizam-se clinicamente de forma característica e comum aos RN. O conhecimento e a interpretação desses sinais são úteis para decidir o melhor momento de início da intervenção terapêutica. Os sinais e sintomas que definem a propedêutica respiratória estão voltados basicamente para a observação e inspeção do RN, e podem ser agrupados naqueles que retratam o padrão respiratório, o aumento do trabalho respiratório e a cor. Ou seja, não dependem em um primeiro momento de resultados laboratoriais. Sinais e sintomas respiratórios observados no período neonatal Padrão respiratório - Frequência respiratória: - taquipneia; Ritmo e periodicidade da respiração (apneia - respiração periódica) Trabalho respiratório - Batimento de asas nasais; Gemido expiratório; Retrações torácicas: - intercostal - subcostal – supraesternal (xifoide) – esternal Cor – cianose Importante - No período neonatal os valores normais variam de 40 a 60 respirações por minuto. A icterícia grau 1, 2 e 3 não são urgentes, podem ser fisiológicas. A sepse neonatal ou sepse precoce, é aquela que ocorre nas primeiras 48 a 72 horas de vida e sepse tardia, que ocorre após as primeiras 48 a 72 horas de vida. 4. A sepse precoce está relacionada a fatores pré-natais e do periparto. O comprometimento é multissistêmico e curso clínico muitas vezes fulminante. Os germes, quando identificáveis, pertencem ao trato genital materno, sendo os mais Streptococcus do grupo B, Escherichia coli, Klebsiella species e S. aureus são os patógenos mais frequentes. Resposta B. Bibliografia http://www.me.ufrj.br/portal/images/stories/pdfs/neonatologia/ictericia_neonatal.pdf http://www.sprs.com.br
  • Sepse neonatal ----- precoce: </= a 48 horas

                           ----- tardia: > 48 horas.

     

    A sepse neonatal precoce está diretamente relacionada a fatores gestacionais e maternos (infecção do trato urinário; infecção genital; febre materna e etc), como também a fatores do RN (Apgar no 5° min < que 7; prematuridade e etc). Já a sepse neonatal tardia está relacionada a fatores ambientais, visto que é ocasionada por microorganismos hospitalares.

     

    Fonte: Atenção a saúde do RN, vol. 2.

  • LETRA B - a avaliação da magnitude da insuficiência respiratória em crianças nessa faixa etária, consideram-se, se for utilizado o Boletim de Silverman Andersen (BSA), parâmetros como retração intercostal, retração xifoide, batimento de asa de nariz e gemido respiratório.


ID
826006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos aspectos que envolvem o ganho de peso em gestantes e a avaliação de seu estado nutricional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Sistema Omaha: é um esquema de classificação de problemas, sendo uma taxonomia de diagnóstico que pode ser usada por enfermeiros que atuam na comunidade quanto por outros profissionais. 

  • GABARITO: C

    O ideal é que o IMC considerado no diagnóstico inicial da gestante seja o IMC prégestacional

    referido ou o IMC calculado a partir de medição realizada até a 13ª semana

    gestacional. Caso isso não seja possível, inicie a avaliação da gestante com os dados da primeira

    consulta de pré-natal, mesmo que esta ocorra após a 13ª semana gestacional.

    Com base no IMC obtido na primeira consulta de pré-natal, é possível conhecer o estado

    nutricional atual e acompanhar o ganho de peso até o final da gestação. Recomenda-se que

    a gestante seja pesada em todas as consultas. A estatura pode ser aferida apenas na primeira

    consulta, desde que não seja gestante adolescente (menor de 20 anos), cuja medida deverá ser

    realizada pelo menos trimestralmente.

    FONTE: Cadernos de Atenção Básica: Atenção ao Pré Natal de baixo Risco, 2012


ID
826009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à assistência de enfermagem à mulher com câncer de colo uterino submetida a braquiterapia de alta dose, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O sistema TNM de estadiamento de tumor, linfonodos e metástases pode ser utilizado nesse tipo de assistência. Nesse sistema, T refere-se à extensão do tumor primário, N ao comprometimento dos linfonodos e M às metástases.


ID
826012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que um senhor de 42 anos de idade, indigente, com transtornos mentais graves, viva com mais quatro pessoas em uma casa localizada em espaço urbano, cedida pelo Serviço Residencial Terapêutico (SRT), e, com base nas disposições do Ministério da Saúde referentes à rede de saúde mental, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Atualização: SRT passa a ter limite de 10 pessoas.


ID
826015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um efeito adverso, previsível ao se utilizar antipsicótico.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Os sintomas extrapiramidais podem se manifestar através de:

    • dificuldade em falar
    • dificuldade de engolir
    • face sem expressão
    • tremores e agitação nas mãos e dedos
    • rigidez de braços e pernas
    • andar arrastado


ID
826018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, auxiliares na gestão da saúde pública brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (PORTARIA Nº 1.271, DE 6 DE JUNHO DE 2014 ), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região, como varicela no estado de Minas Gerais ou difilobotríase no município de São Paulo.

  • gab B - Desde sua implantação, o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS) utiliza como instrumento de registro padrão a Autorização de Internação Hospitalar (AIH), utilizada por todos os gestores e prestadores de serviços.

  • Qual é o erro da B?

  • A Autorização de Internação Hospitalar (AIH) deve ser preenchida somente pelo médico responsável?


ID
826021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os sinais e sintomas da síndrome de Cushing clássica em uma mulher adulta incluem

Alternativas
Comentários
  • Doença de Cushing

     

    A síndrome de Cushing causa sintomas e complicações sérias como obesidade centrípeta, isto é, ocorre na face e no abdome, mas não nos membros que, ao contrário, são finos e com atrofia da musculatura, o que causa fraqueza muscular. Aparecem estrias largas e de cor violeta (geralmente no abdome e raiz dos membros) e equimoses (manchas roxas) freqüentes. Pode levar ao diabetes e hipertensão e pode ser causada por uso exessivo de corticóide, por via oral, injetável ou mesmo tópica, como nasal ou pela pele; mas pode ser também decorrência de produção excessiva de cortisol (corticóide produzido nas supra-renais), seja por tumor das supra-renais (também chamadas adrenais) ou por tumor produtor de ACTH, que é o hormônio hipofisário que estimula as adrenais



    O tumor produtor de ACTH pode estar localizado na própria hipófise e, nestes casos, costuma ser benigno, muito pequeno e recebe o nome de Doença de Cushing. Ou surgir em outros locais como, por exemplo, no pulmão. Paciente com suspeita de Síndrome de Cushing precisa de vários exames para ter o correto diagnóstico, que orientará o tratamento.

     

     

    https://www.endocrino.org.br/doenca-de-cushing-neuroendocrinologia/

     

    "NÃO DESISTA, VOCÊ PODE SER A INSPIRAÇÃO PARA ALGUÉM."


ID
826024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para um idoso com artrite reumatoide branda, que tem dor e inchaço das articulações de ambas as mãos, os exercícios de amplitude de movimento devem ser

Alternativas
Comentários
  • A artrite reumatoide (AR) é uma doença crônica, autoimune, de etiologia desconhecida e que causa dor, destruição articular e limitação funcional, com perda significativa da qualidade de vida. A principal queixa do paciente é a dor articular, que deve ser tratada efetivamente.

    O tratamento com calor e frio pode ajudar o doente com artrite reumatoide a aliviar a inflamação e a dor com tratamentos quentes e frios. O calor (um banho/ducha quente ou a aplicação de uma compressa) pode relaxar os músculos e a as articulações; o frio (compressa, gelo ou a imersão das articulações em água fria) ajuda a atenuar as dores e diminui os espasmos musculares. A seguinte terapia é geralmente apreciada por pessoas com artrite reumatoide: imergir as articulações em água morna durante 4 minutos e depois em água fria durante 1 minuto; alternando este processo durante cerca de meia hora e terminando sempre com uma imersão em água morna.


    Resposta D


    Bibliografia


    http://www.reumatologia.com.br/

    http://www.hospitalalemao.org.br/medicos/Pdf/ComoeutratoParte2.pdf

  • Os exercícios devem ser realizados com baixa intensidade evitando agravamento da dor e sempre precedidos de aplicação de compressas frias ou quentes para alívio da dor... 

    Gab: D

  • RESPOSTA DO PROFESSOR

     

    A artrite reumatoide (AR) é uma doença crônica, autoimune, de etiologia desconhecida e que causa dor, destruição articular e limitação funcional, com perda significativa da qualidade de vida. A principal queixa do paciente é a dor articular, que deve ser tratada efetivamente.



    O tratamento com calor e frio pode ajudar o doente com artrite reumatoide a aliviar a inflamação e a dor com tratamentos quentes e frios. O calor (um banho/ducha quente ou a aplicação de uma compressa) pode relaxar os músculos e a as articulações; o frio (compressa, gelo ou a imersão das articulações em água fria) ajuda a atenuar as dores e diminui os espasmos musculares. A seguinte terapia é geralmente apreciada por pessoas com artrite reumatoide: imergir as articulações em água morna durante 4 minutos e depois em água fria durante 1 minuto; alternando este processo durante cerca de meia hora e terminando sempre com uma imersão em água morna.


    Resposta D


    Bibliografia


    http://www.reumatologia.com.br/

    http://www.hospitalalemao.org.br/medicos/Pdf/ComoeutratoParte2.pdf


ID
826027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção correta no que concerne à febre amarela.

Alternativas
Comentários
  • A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.

    Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

    A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.

    Ministerio da Saúde

  • A febre amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. Apresenta-se como infecções subclínicas e/ ou leves, ate formas graves, fatais. O quadro típico pode apresentar febre alta e pulso lento em relação a temperatura (sinal de Faget), calafrios, cefaleia intensa, mialgias, prostração, náuseas e vômito. A alternativa A está errada.

    A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa causada por um vírus do gênero Flavivirus da família Flaviviridae. A febre amarela para ser transmitida precisa de um vetor. Além disso, não tem tratamento específico. Portanto, a alternativa B está incorreta.

    A investigação laboratorial é por meio do isolamento do vírus amarílico em células VERO ou clone C6/36. O vírus é identificado por testes de fixação do complemento e imunofluorescência indireta. Faz-se ainda a Reação em Cadeia de Polimerase (PCR). O diagnóstico pode ser confirmado por detecção de antígenos virais e do RNA viral, além de sorologia com captura de IgM em ensaio enzimático, o MAC-ELISA em pessoas não vacinadas ou com aumento de quatro vezes ou mais nos títulos de anticorpos pela técnica de inibição da hemaglutinação (IH), em amostras pareadas. Alternativa C está errada, já que o aumento é de 4 vezes e não de 6 vezes.

    É suspeito o indivíduo com quadro febril agudo (até 7 dias), de início súbito, acompanhado de icterícia e/ou manifestações  hemorrágicas, residente em (ou procedente de) área de risco para febre amarela ou de locais com ocorrência de epizootia confirmada em primatas não humanos ou isolamento de vírus em mosquitos vetores, nos últimos 15 dias, não vacinado contra febre amarela ou com estado vacinal ignorado. A alternativa D está correta.

    A vacina é dose única uma vez na vida. A alternativa E está errada.

    Gabarito do Professor: Letra E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

    https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2017/02/FA_-_Profissionais_13fev.pdf


  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

    A febre amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. Apresenta-se como infecções subclínicas e/ ou leves, ate formas graves, fatais. O quadro típico pode apresentar febre alta e pulso lento em relação a temperatura (sinal de Faget), calafrios, cefaleia intensa, mialgias, prostração, náuseas e vômito. A alternativa A está errada.

    A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa causada por um vírus do gênero Flavivirus da família Flaviviridae. A febre amarela para ser transmitida precisa de um vetor. Além disso, não tem tratamento específico. Portanto, a alternativa B está incorreta.

    A investigação laboratorial é por meio do isolamento do vírus amarílico em células VERO ou clone C6/36. O vírus é identificado por testes de fixação do complemento e imunofluorescência indireta. Faz-se ainda a Reação em Cadeia de Polimerase (PCR). O diagnóstico pode ser confirmado por detecção de antígenos virais e do RNA viral, além de sorologia com captura de IgM em ensaio enzimático, o MAC-ELISA em pessoas não vacinadas ou com aumento de quatro vezes ou mais nos títulos de anticorpos pela técnica de inibição da hemaglutinação (IH), em amostras pareadas. Alternativa C está errada, já que o aumento é de 4 vezes e não de 6 vezes.

    É suspeito o indivíduo com quadro febril agudo (até 7 dias), de início súbito, acompanhado de icterícia e/ou manifestações  hemorrágicas, residente em (ou procedente de) área de risco para febre amarela ou de locais com ocorrência de epizootia confirmada em primatas não humanos ou isolamento de vírus em mosquitos vetores, nos últimos 15 dias, não vacinado contra febre amarela ou com estado vacinal ignorado. A alternativa D está correta.

    A vacina é dose única uma vez na vida. A alternativa E está errada.

    Gabarito do Professor: Letra E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

    https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2017/02/FA_-_Profissionais_13fev.pdf

  • Sinal de FAGET = Bradicardia + Febra Alta


ID
826030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O programa do Ministério da Saúde para prevenção de diabetes melito e hipertensão arterial destaca a importância do avanço no tratamento medicamentoso da hipertenção, especialmente com o uso de compostos que inibem a formação de angiotensina II, bloqueando a enzima conversora de angiotensina (ECA). O inibidor da ECA indicado para os hipertensos portadores de diabetes é

Alternativas
Comentários
  • Tem indicação formal para os hipertensos portadores de diabetes, haja vista o fato de provocar queda da pressão intraglomerular, tão danosa para a função renal, e evitar perda de albumina pela urina.

    FONTE:Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão arterial e ao Diabetes mellitus-Manual de Hipertensão arterial e Diabetes mellitus,  Ministério da Saúde.

  • α-metildopa: diminuição da síntese e secreção de adrenalina. Sintetiza: metildopamina, metilnoradrenalina, metiladrernalina. Isso reduz a síntese de adrenalina na glândula suprarrenal levando a uma redução da PA. Indicados em gestantes sem desmaios porque provoca hipotensão ortostática, desmaios sonolência e sedação... 

    INIBIDORES ADRENÉRGICOS DE AÇÃO CENTRAL – α-METILDOPA E CLONIDINA: ↓15-20 mmHg

    Clonidina: engana e ativa o receptor α₂ da adrenalina, não deixa liberar adrenalina. Usado em pacientes que sofrem altas liberações de adrenalina – mecanismos de regulação. Usado em pacientes com surto psicótico por liberação de adrenalina, diminuindo os níveis de adrenalina e a PA, pode provocar hipertensão rebote

    INIBIDORES ADRENÉRGICOS DE AÇÃO CENTRAL – α-METILDOPA E CLONIDINA: ↓15-20 mmHg

    Propanolol: primeira escolha em doenças coronariana, IAM, com ICC tratada, em pacientes com arritmias

    cárdicas, em enxaqueca. Promovem diminuição do debito cardíaco (volume de sangue ejetado pelo coração) que leva a uma vasodilatação, porque não deixa a FC aumentar. Se liga no receptor  β-1 no coração diminuindo a frequência cardíaca e a força da contração. Redução na secreção de renina → diminuindo o fluxo renal. O propranolol e superado pelo atenolol  porque não bloqueia o receptor β do pulmão.O propranolol é contra indicado em asmáticos porque ocupa o receptor β do pulmão, dislipidemia e em diabéticos. β-bloqueadores → propranelol-atenolol (↓15-20)

    Minoxidil: calvície. Pode provocar hipertricose → desenvolvimento anormal e exagerado de revestimento piloso. 

    Vasodilatadores de ação direta: hidralazina em emergência e urgência – EV(↓25-40)

    Captopril: inibe a síntese da enzima conversora de angiotensina I (ECA) no pulmão, impedindo a conversão em angiotensina II. Melhora a circulação renal → melhora o fluxo sanguíneo nos rins nutrindo os nefrons. Usado em deficiência renal, não retém NaCL e H2O ajuda na diurese. É a primeira escolha em diabéticos. Bloqueia a cininase no pulmão, elevando a bradicinina (acumula no pulmão) provocando um aumento de prostaglandinas e no que produz inflamação que provoca tosse, portanto, não pode ser usado em ASMATICOS. Não usar em gestantes → efeito teratogênico. Reduz a mortalidade em pacientes com HAS, ICC, IAM. NO: oxido nítrico: vasodilatador potente. A inibição da formação da Angiotensina pelo CAPTOPRIL Promove: vasodilatação – redução da atividade simpática – inibição da proliferação celular – melhora na hemodinâmica renal. Redução na liberação de aldosterona → leva a um aumento na eliminação de H2O e sódio. Reações adversas: tosse seca, alteração do paladar, edema angioneurótico, teratogênico (2º e 3º trimestre na gravidez) hiperpotassemia em renais crônicos. Não usar em gestantes. Inibidor da ECA: captopril – enalapril

  • https://www.google.com.br/search?rlz=1C1GGRV_enBR753BR753&biw=1920&bih=970&tbm=isch&sa=1&ei=VjvGWsrpEYejwASeko7QAg&q=inibidor+eca&oq=inibidor+eca&gs_l=psy-ab.3...19071.19071.0.19338.1.1.0.0.0.0.0.0..0.0....0...1c.1.64.psy-ab..1.0.0....0.boW1-AkCJcE#imgrc=SS3DyqiMrhyNdM:


ID
826033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a legislação vigente e as características do atendimento nas unidades Hospital-dia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Ministério da Saúde, o Regime de Hospital-Dia é a assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na Unidade por um período máximo de 12 horas. A legislação que trata de Hospital dia é a Portaria GM/MS N° 44, de 10 de janeiro de 2001.
  • IV– Condições e requisitos específicos para realização do atendimento em regime de Hospital Dia – AIDS:

    1 - Desenvolver programas de atenção de cuidados intensivos por equipe multiprofissional  , em até 05 dias semanais ( de 2ª a 6ª feira) com carga horária no máximo de 12 horas diárias;

    2 - Situar-se em área específica, independente ou integrada da estrutura hospitalar, contando com consultório médico, consultório para psicólogo, sala para serviço social, sala para inalação, posto de enfermagem e enfermarias;

    Obs: Tanto o regime de Hospital dia AIDS como regime de Fibrose Cística tem como condição situar-se em área específica, independente ou integrada ao hospital. O regime de Saúde mental é diferente, que tem como condição: Situar-se em área específica independente da estrutura hospitalar.


ID
826036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito das reações de hipersensibilidade associadas à vacinação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
826051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da assistência de enfermagem a pacientes que sofreram fratura vertebral espontânea em decorrência de osteoporose.

Alternativas
Comentários
  • A osteoporose é a doença óssea metabólica mais comum e a principal causa de fraturas por fragilidade esquelética. Os principais fatores de risco para fraturas osteoporóticas são: a redução da massa óssea, a idade avançada, auto-avaliação da saúde como regular/ruim, história de fratura prévia, história materna de fratura, ser da raça branca, usar glicocorticóide, fumar ou ter fumado. A manifestação clínica mais comum é fratura vertebral, a qual pode ser assintomática em até 2/3 dos casos e, portanto, só sendo diagnosticada “acidentalmente" em radiografias de tórax ou abdome. O risco de recorrência desta fratura, no primeiro ano, é de 19%, nas mulheres (1). Tais fraturas podem levar a episódios de dor intensa que podem durar vários dias evoluindo para uma dor crônica; esta pode persistir por períodos prolongados, porém, mais comumente, resolve em semanas. Fraturas vertebrais consecutivas podem levar a cifose torácica, redução da estatura e dores relacionadas a deformidades. A fratura mais grave é a do fêmur proximal, pois está associada a uma maior mortalidade e a importantes limitações no deambular e em outras funções cotidianas nos sobreviventes. A dor lombar pode ser aliviada promovendo-se o repouso, no leito, em decúbito dorsal ou lateral. O paciente deve mover o tronco em bloco, evitando torcê-lo, já que isso pode agravar a lesão, e a aplicação intermitente de calor local pode ajudar no relaxamento muscular e aliviar a dor. O tratamento cirúrgico nunca é a primeira escolha, por isso a alternativa B está errada. Caso não seja assegurada pela dieta 1000 a 1500mg de cálcio ao dia e de 400 a 800 UI de vitamina D a reposição destes deve ser realizada. A suplementação de cálcio e de vitamina D melhora a densidade mineral óssea e reduz fraturas, especialmente nos idosos e institucionalizados. A vitamina C contribui para a fixação do cálcio nos ossos, combatendo a osteoporose, logo, deve ser estimulado consumo de alimentos com vitamina C. Alternativa C, errada. O paciente deve permanecer pelo menos 30 minutos em pé após a ingestão do bifosfonato, logo a melhor indicação não é para tomar à noite. O medicamento deve ser tomado em jejum de 2 horas e ao menos 30 minutos antes da próxima refeição. Não deve ser tomado com outros medicamentos, inclusive carbonato de cálcio. As medicações para tratamento da osteoporose podem desencadear tanto a diarreia quanto a prisão de ventre, os casos devem ser avaliados. Resposta A Bibliografia http://www.saudeidoso.icict.fiocruz.br/pdf/ProtocoloClinicoOsteoporose.pdf
  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

    A osteoporose é a doença óssea metabólica mais comum e a principal causa de fraturas por fragilidade esquelética. Os principais fatores de risco para fraturas osteoporóticas são: a redução da massa óssea, a idade avançada, auto-avaliação da saúde como regular/ruim, história de fratura prévia, história materna de fratura, ser da raça branca, usar glicocorticóide, fumar ou ter fumado. A manifestação clínica mais comum é fratura vertebral, a qual pode ser assintomática em até 2/3 dos casos e, portanto, só sendo diagnosticada “acidentalmente" em radiografias de tórax ou abdome. O risco de recorrência desta fratura, no primeiro ano, é de 19%, nas mulheres (1). Tais fraturas podem levar a episódios de dor intensa que podem durar vários dias evoluindo para uma dor crônica; esta pode persistir por períodos prolongados, porém, mais comumente, resolve em semanas. Fraturas vertebrais consecutivas podem levar a cifose torácica, redução da estatura e dores relacionadas a deformidades. A fratura mais grave é a do fêmur proximal, pois está associada a uma maior mortalidade e a importantes limitações no deambular e em outras funções cotidianas nos sobreviventes. A dor lombar pode ser aliviada promovendo-se o repouso, no leito, em decúbito dorsal ou lateral. O paciente deve mover o tronco em bloco, evitando torcê-lo, já que isso pode agravar a lesão, e a aplicação intermitente de calor local pode ajudar no relaxamento muscular e aliviar a dor. O tratamento cirúrgico nunca é a primeira escolha, por isso a alternativa B está errada. Caso não seja assegurada pela dieta 1000 a 1500mg de cálcio ao dia e de 400 a 800 UI de vitamina D a reposição destes deve ser realizada. A suplementação de cálcio e de vitamina D melhora a densidade mineral óssea e reduz fraturas, especialmente nos idosos e institucionalizados. A vitamina C contribui para a fixação do cálcio nos ossos, combatendo a osteoporose, logo, deve ser estimulado consumo de alimentos com vitamina C. Alternativa C, errada. O paciente deve permanecer pelo menos 30 minutos em pé após a ingestão do bifosfonato, logo a melhor indicação não é para tomar à noite. O medicamento deve ser tomado em jejum de 2 horas e ao menos 30 minutos antes da próxima refeição. Não deve ser tomado com outros medicamentos, inclusive carbonato de cálcio. As medicações para tratamento da osteoporose podem desencadear tanto a diarreia quanto a prisão de ventre, os casos devem ser avaliados.

     

    Resposta A

     

    Bibliografia

    http://www.saudeidoso.icict.fiocruz.br/pdf/ProtocoloClinicoOsteoporose.pdf


ID
826054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os sinais mais confiáveis que indicaram a presença de trombose venosa profunda em paciente submetido a cirurgia abdominal são

Alternativas
Comentários
  • sinal de Homans  - não é sinal seguro para indicar TVP

    Brunner 12ed

  • A Trombose Venosa Profunda (TVP) é patologia caracterizada pela formação de coágulos dentro das veias profundas (localizadas entre os músculos). A grande complicação da trombose venos profunda é que esse coágulo se desloque acomentendo outros órgãos como o pulmão, nesse caso levando a tromboembolia pulmonar.

    O exame físico pode mostrar eritema, aumento de temperatura e empastamento muscular com dor à palpação, sensação dolorosa localizada ao longo da distribuição do sistema venoso profundo; edema em todo o membro inferior; edema na panturrilha (mensurado de forma padronizada, por exemplo, de mais que 3 cm quando comparada com a perna assintomática, medido 10 cm abaixo da protuberância tibial); edema depressível (maior na perna sintomática); dilatação das veias superficiais (não varicosas).

    A claudicação intermitente, caracteriza-se pela sensação de dor, cansaço, peso, fraqueza ou até câimbra nos membros inferiores, normalmente aparece durante a atividade física como caminhada.

    O fenômeno de Raynaud é uma condição na qual ocorre um exagero na resposta à temperatura fria. Caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a palidez, seguido por cianose e rubor de mãos e pés, que ocorrem usualmente após estresse ou exposição ao frio Logo, a única questão que condiz com o problema apresentado é a alternativa B, calor e edema no tornozelo, como o edema pode afetar todo o membro inferior isso engloba o tornozelo.

    O sinal de Homans é um exame utilizado para paciente com suspeita de TVP que consiste na dorsiflexão do pé sobre a perna e o doente vai referir dor na massa muscular na panturrilha.

    Logo, a única questão que condiz com o problema apresentado é a alternativa B, calor e edema no tornozelo, como o edema pode afetar todo o membro inferior isso engloba o tornozelo.



    Resposta B


    Bibliografia
    Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Normas de Orientação Clínica para a Prevenção, o Diagnóstico e o Tratamento da Trombose Venosa Profunda. J Vasc Br 2005;4(Supl.3):S205-S220.

  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

    A Trombose Venosa Profunda (TVP) é patologia caracterizada pela formação de coágulos dentro das veias profundas (localizadas entre os músculos). A grande complicação da trombose venos profunda é que esse coágulo se desloque acomentendo outros órgãos como o pulmão, nesse caso levando a tromboembolia pulmonar.

    O exame físico pode mostrar eritema, aumento de temperatura e empastamento muscular com dor à palpação, sensação dolorosa localizada ao longo da distribuição do sistema venoso profundo; edema em todo o membro inferior; edema na panturrilha (mensurado de forma padronizada, por exemplo, de mais que 3 cm quando comparada com a perna assintomática, medido 10 cm abaixo da protuberância tibial); edema depressível (maior na perna sintomática); dilatação das veias superficiais (não varicosas).

    A claudicação intermitente, caracteriza-se pela sensação de dor, cansaço, peso, fraqueza ou até câimbra nos membros inferiores, normalmente aparece durante a atividade física como caminhada.

    O fenômeno de Raynaud é uma condição na qual ocorre um exagero na resposta à temperatura fria. Caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a palidez, seguido por cianose e rubor de mãos e pés, que ocorrem usualmente após estresse ou exposição ao frio Logo, a única questão que condiz com o problema apresentado é a alternativa B, calor e edema no tornozelo, como o edema pode afetar todo o membro inferior isso engloba o tornozelo.

    O sinal de Homans é um exame utilizado para paciente com suspeita de TVP que consiste na dorsiflexão do pé sobre a perna e o doente vai referir dor na massa muscular na panturrilha.

    Logo, a única questão que condiz com o problema apresentado é a alternativa B, calor e edema no tornozelo, como o edema pode afetar todo o membro inferior isso engloba o tornozelo.



    Resposta B


    Bibliografia


    Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Normas de Orientação Clínica para a Prevenção, o Diagnóstico e o Tratamento da Trombose Venosa Profunda. J Vasc Br 2005;4(Supl.3):S205-S220.
     


ID
826057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na estratégia de saúde da família, a adscrição de clientela corresponde

Alternativas
Comentários
  • Adscrição de Clientela - registro e delimitação de famílias sob responsabilidade da UBS  e é fundamental para criação de vínculo entre a equipe de referência do PSF e as famílias.

  • Adscrever o usuário e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. A adscrição dos usuários é um processo de vinculação de pessoas.


ID
826060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere a anticoncepção de emergência (AE), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Há duas formas de oferecer a contracepção de emergência, com pílula apenas de progestágeno (levonorgestrel) ou combinada, essa última é chamada de método Yuzpe. Esse método consiste na administracao de pilulas anticoncepcionais combinadas, compostas de um estrogênio e um progestágeno sintéticos, administradas até cinco dias após a relação sexual desprotegida. O método levonorgestrel é mais vantajoso que o de Yuzpe. Como não contém estrogênios, o método do levonorgestrel está isento de efeitos colaterais e contraindicações relativas a esses medicamentos. Com isso, a frequência e a intensidade dos efeitos secundários da AE são também sensivelmente reduzidas. Logo, o método mais indicado é o levogestrel e não o Yuzpe. O enfermeiro pode prescrever a AE em circunstancias especiais. A Lei número 7.498/86, que regulamenta o exercício da enfermagem, no artigo 11, item II, § 3o, assegura o direito ao enfermeiro de prescrever medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública, dentro de rotinas definidas e aprovadas pela instituição, e sob supervisão médica. Não existe qualquer sustentação científica para afirmar ou fazer suspeitar que a AE seja método que resulte em aborto, nem mesmo em percentual pequeno de casos. As pesquisas asseguram que os mecanismos de ação da AE evitam ou retardam a ovulação, ou impedem a migração sustentada dos espermatozóides. Não há encontro entre os gametas masculino e feminino. Assim sendo, não ocorre a fecundação. A contracepção de emergência pode ser prescrita pra adolescentes, não tem relação com imaturidade uterina, deve-se ficar atento para sempre incentivar o uso de preservativos para a prevenção contra DST/HIV. Estudos demonstram efeito anticonceptivo da AE no quarto e no quinto dia após a relação o sexual desprotegida, embora com taxas significativamente menores de eficácia. Portanto, o prazo para início da AE não deve ser limitado ao período de 72 horas, ampliando-se seu uso até o 5o dia da relação sexual. Resposta E. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Anticoncepção de emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.
  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

     

    Há duas formas de oferecer a contracepção de emergência, com pílula apenas de progestágeno (levonorgestrel) ou combinada, essa última é chamada de método Yuzpe. Esse método consiste na administracao de pilulas anticoncepcionais combinadas, compostas de um estrogênio e um progestágeno sintéticos, administradas até cinco dias após a relação sexual desprotegida. O método levonorgestrel é mais vantajoso que o de Yuzpe. Como não contém estrogênios, o método do levonorgestrel está isento de efeitos colaterais e contraindicações relativas a esses medicamentos. Com isso, a frequência e a intensidade dos efeitos secundários da AE são também sensivelmente reduzidas. Logo, o método mais indicado é o levogestrel e não o Yuzpe. O enfermeiro pode prescrever a AE em circunstancias especiais. A Lei número 7.498/86, que regulamenta o exercício da enfermagem, no artigo 11, item II, § 3o, assegura o direito ao enfermeiro de prescrever medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública, dentro de rotinas definidas e aprovadas pela instituição, e sob supervisão médica. Não existe qualquer sustentação científica para afirmar ou fazer suspeitar que a AE seja método que resulte em aborto, nem mesmo em percentual pequeno de casos. As pesquisas asseguram que os mecanismos de ação da AE evitam ou retardam a ovulação, ou impedem a migração sustentada dos espermatozóides. Não há encontro entre os gametas masculino e feminino. Assim sendo, não ocorre a fecundação. A contracepção de emergência pode ser prescrita pra adolescentes, não tem relação com imaturidade uterina, deve-se ficar atento para sempre incentivar o uso de preservativos para a prevenção contra DST/HIV. Estudos demonstram efeito anticonceptivo da AE no quarto e no quinto dia após a relação o sexual desprotegida, embora com taxas significativamente menores de eficácia. Portanto, o prazo para início da AE não deve ser limitado ao período de 72 horas, ampliando-se seu uso até o 5o dia da relação sexual.

     

    Resposta E.

     

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Anticoncepção de emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.


ID
826063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os resíduos de serviços de saúde, apesar de gerarem apenas cerca de 1% a 3% do total dos resíduos sólidos urbanos, são importantes em virtude do risco potencial que representam à saúde e ao meio ambiente. Tais resíduos são classificados em função de suas características e riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. Quanto ao acondicionamento desses resíduos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a; e) Os recipientes que acondicionam os PC devem ser descartados quando o preenchimento atingir 2/3 de sua capacidade ou o nível de preenchimento ficar a 5 cm de distância da boca do recipiente, sendo proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento.

    b) O destino e o tratamento dos resíduos infectantes se dá conforme a classificação dos infectantes, A1, A2, A3, A4, A5.

    c) Devem ser acondicionados em saco branco leitoso

    d) OK 

    RDC Nº 306



ID
826066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para cada grupo de resíduos de serviços de saúde deve ser destinada uma forma específica de tratamento. De acordo com as recomendações da ANVISA,

Alternativas
Comentários
  • A4

    - Kits de linhas arteriais, endovenosas e dialisadores, quando descartados.

    - Filtros de ar e gases aspirados de área contaminada; membrana filtrante de equipamento médico-hospitalar e de pesquisa, entre outros similares.

    - Sobras de amostras de laboratório e seus recipientes contendo fezes, urina e secreções, provenientes de pacientes que não contenham e nem sejam suspeitos de conter agentes Classe de Risco 4, e nem apresentem relevância epidemiológica e risco de disseminação, ou microrganismo causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido ou com suspeita de contaminação com príons.

    - Resíduos de tecido adiposo proveniente de lipoaspiração, lipoescultura ou outro procedimento de cirurgia plástica que gere este tipo de resíduo.

    - Recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, que não contenha sangue ou líquidos
    corpóreos na forma livre.

    - Peças anatômicas (órgãos e tecidos) e outros resíduos provenientes de procedimentos cirúrgicos ou de estudos anátomo-patológicos ou de confirmação diagnóstica.

    - Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais não submetidos a processos de experimentação com inoculação de microorganismos, bem como suas forrações.

    - Bolsas transfusionais vazias ou com volume residual pós-transfusão.

  • Esse vídeo contém erros. Cito dois: 
    1- a professora diz que peças anatômicas devem ser acondicionadas em saco branco --> ERRADO! Conforme a RDC, o saco é VERMELHO!!

    2- A professora afirma ainda que nunca pode-se desprezar excretas de pacientes tratados com quimioterápicos no esgoto --> ERRADO NOVAMENTE! Pode-se sim desprezar as excretas de pacientes tratados com quimioterápicos no esgoto, DESDE QUE HAJA  SISTEMA DE TRATAMENTO.

     

     

     

  •                                                                                        GAB. Letra A

     

     a) Resíduos do grupo A4 podem ser dispostos, SEM tratamento prévio, em local devidamente licenciado para disposição final de RSS.

     

    b) Os resíduos do grupo E, contendo perfurocortantes como agulhas e escalpes contaminados com microrganismos de importância epidemiológica, devem ser submetidos a tratamento mediante processo FÍSICO específico, e não químico como afirma a questão.

     

     

     


ID
826069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As diretrizes da AHA (American Heart Association) 2010 para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência (ACE) se baseiam em um processo internacional de avaliação de evidências, com significativas alterações em relação a AHA 2005. Segundo as novas diretrizes preconizadas na AHA 2010, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, B

    A) O procedimento "Ver, ouvir e sentir se há respiração" foi removido do algoritmo.

    B) Correta

    C) A frequência de compressão deve ser, no mínimo, de 100/minuto (em vez de “aproximadamente” 100/minuto).

    D)  A profundidade de compressão, em adultos, foi alterada da  faixa de 1½ a 2 polegadas para, no mínimo, 2 polegadas (5 cm)

    E) Foram feitos refinamentos nas recomendações para o reconhecimento e e o acionamento imediatos do serviço de emergência/urgência, com base nos sinais de que a vítima não responde, e para o início da RCP se a vítima não responder, não apresentar respiração ou apresentar respiração anormal (isto é, apenas com gasping). 

    Houve uma alteração na sequência recomendada para o socorrista que atua sozinho para que ele inicie as compressões torácicas antes de aplicar ventilações de resgate (C-A-B, em vez de A-B-C). O socorrista atuando sozinho deve iniciar a RCP com 30 compressões, em vez de 2 ventilações, para reduzir a demora na aplicação da primeira compressão.

    Fonte: Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2010 para RCP e ACE






ID
826072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Apesar de várias evidências científicas comprovarem a importância da amamentação, em termos nutritivos, o aleitamento materno exclusivo está aquém do que é recomendado pelo Ministério da Saúde. Com relação ao aleitamento materno, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento
    materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.


    SAÚDE DA CRIANÇA:
    Nutrição Infantil
    Aleitamento Materno e
    Alimentação Complementar
    Brasília – DF
    2009
    Caderno de Atenção Básica, nº 23

  • Letra A-No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes, apesar de reduzir a produção de anticorpos. INCORRETA

    No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes. Estima-se que dois copos (500 mL) de leite materno no segundo ano de vida fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia. Além disso, o leite materno continua protegendo contra doenças infecciosas. 

    Letra B-Não existem evidências de que as mulheres que amamentam adquirem proteção contra a diabetes, o que acontece com as crianças amamentadas.INCORRETA

    Não só o indivíduo que é amamentado adquire proteção contra diabetes, mas também a mulher que amamenta. Foi descrita uma redução de 15% na incidência de diabetes tipo 2 para cada ano de lactação (STUEBE, 2005). Atribui-se essa proteção a uma melhor homeostase da glicose em mulheres que amamentam.

    Letra C:A amamentação é um excelente método contraceptivo nos primeiros seis meses após o parto, com 98% de eficácia, ainda que a amamentação não seja exclusiva ou predominante.INCORRETA

    A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto (98% de eficácia), desde que a mãe esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda não tenha menstruado.

    Letra D:O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais de idade. CORRETA

    Letra E:A introdução precoce de outros alimentos antes de o lactente completar seis meses de idade está associada ao maior número de episódios de diarreia, apesar de não interferir na absorção de ferro e zinco do leite materno. INCORRETA

    OMS, endossada pelo Ministério da Saúde do Brasil, recomenda aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a:

    • Maior número de episódios de diarreia;

    • Maior número de hospitalizações por doença respiratória;

    • Risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno, como, por exemplo, quando os alimentos são muito diluídos;

    Menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco;

    • Menor eficácia da amamentação como método anticoncepcional;

    • Menor duração do aleitamento materno


ID
826075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em emergência hipertensiva, situação em que a pressão arterial está extremamente elevada (superior a 180 mmHg x 120 mmHg), o procedimento imediato consiste em abaixar rapidamente a pressão para evitar comprometimento de órgão-alvo e risco de morte eminente. Uma das condutas adotadas é a terapia medicamentosa com nitroprussiato de sódio. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os principais efeitos adversos do nitroprussiato de sódio são: náuseas, vômitos, taquicardia reflexa, retenção hídrica, fasciculações e, principalmente, o risco letal de intoxicação por tiocianato. Ou seja, causa retenção hídrica. A alternativa A está errada. O nitroprussiato de sódio pode ser diluído em Soro Glicosado 5%. Necessita de proteção à luz. Infusão por acesso central ou periférico com bomba de infusão. Devido ao efeito rápido e potente, deve-se realizar controle rigoroso da pressão arterial, idealmente com monitorização de PA invasiva. Apresentação é em frasco-ampola: 50mg/2ml, é utilizado 1 ampola para 250ml do diluente, logo, tem-se 100mg de nitroprussiato de sódio em 250ml e não 50mg como coloca a alternativa B. O paciente deve ser mantido com monitoramento da pressão arterial de forma contínua de preferência pelo método invasivo e não a cada 50 minutos como coloca a alternativa C. Normalmente no início da infusão, programa-se a verificação da PA de 10-10 minutos. O nitroprussiato de sódio age diretamente na musculatura lisa arteriolar e venular, promovendo vasodilatação direta nestes territórios, o que a torna a droga de eleição no tratamento da crise hipertensiva associada à insuficiência cardíaca congestiva. Por sua ação venosa, diminui a pré-carga (retorno venoso ao coração). Por outro lado, sua ação arterial reduz a resistência periférica e, consequentemente, a pós-carga. Embora o nitroprussiato de sódio possa causar aumento da pressão intracraniana, esse efeito não o torna proibitivo na encefalopatia hipertensiva, porque o benefício da queda da PA é em muito superior ao risco do hiperfluxo cerebral. Resposta D. Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Rodrigues CIS. Tratamento das emergências hipertensivas. Rev Bras Hipertens vol 9(4): outubro/dezembro de 2002.
  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

    Os principais efeitos adversos do nitroprussiato de sódio são: náuseas, vômitos, taquicardia reflexa, retenção hídrica, fasciculações e, principalmente, o risco letal de intoxicação por tiocianato. Ou seja, causa retenção hídrica. A alternativa A está errada. O nitroprussiato de sódio pode ser diluído em Soro Glicosado 5%. Necessita de proteção à luz. Infusão por acesso central ou periférico com bomba de infusão. Devido ao efeito rápido e potente, deve-se realizar controle rigoroso da pressão arterial, idealmente com monitorização de PA invasiva. Apresentação é em frasco-ampola: 50mg/2ml, é utilizado 1 ampola para 250ml do diluente, logo, tem-se 100mg de nitroprussiato de sódio em 250ml e não 50mg como coloca a alternativa B. O paciente deve ser mantido com monitoramento da pressão arterial de forma contínua de preferência pelo método invasivo e não a cada 50 minutos como coloca a alternativa C. Normalmente no início da infusão, programa-se a verificação da PA de 10-10 minutos. O nitroprussiato de sódio age diretamente na musculatura lisa arteriolar e venular, promovendo vasodilatação direta nestes territórios, o que a torna a droga de eleição no tratamento da crise hipertensiva associada à insuficiência cardíaca congestiva. Por sua ação venosa, diminui a pré-carga (retorno venoso ao coração). Por outro lado, sua ação arterial reduz a resistência periférica e, consequentemente, a pós-carga. Embora o nitroprussiato de sódio possa causar aumento da pressão intracraniana, esse efeito não o torna proibitivo na encefalopatia hipertensiva, porque o benefício da queda da PA é em muito superior ao risco do hiperfluxo cerebral.

     

    Resposta D. 

     

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Rodrigues CIS. Tratamento das emergências hipertensivas. Rev Bras Hipertens vol 9(4): outubro/dezembro de 2002.


ID
826078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos distúrbios hidroeletrolíticos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    B: Hipocalcemia é - do cálcio. A - do potássio é a hipocaliemia.

    C: A maior concentração de cálcio é no meio extracelular

    D: A maior concentração do magnésio é no meio intracelular

    E: não é bradicardia, mas sim taquicardia

  • CORRETO o sódio é o eletrólito de maior concentração extracelular, sendo a hiponatremia uma consequência de super-hidratação com líquidos não eletrolíticos.

    ERRADO o potássio é o eletrólito de maior concentração no líquido intracelular, sendo que, na hipocalemia, surgem manifestações de fraqueza generalizada, arritmias cardíacas e anuria (NÃO CAUSA ANURIA)

    ERRADO o cálcio tem maior concentração no líquido intracelular (99% ESTÁ NOS OSSOS E DENTES), sendo que, na hipocalcemia, surgem sintomas de formigamento nas pontas dos dedos, tremores e convulsões.

    ERRADO o magnésio tem maior concentração extracelular (INTRACELULAR), sendo que, na hipomagnesia, ocorrem sintomas de contração muscular, tremores, convulsões e distúrbios psiquiátricos.

    ERRADO a desidratação apresenta como sinais e sintomas: pele e mucosas secas, sede, oliguria ou anuria, perda de peso, hipotensão e bradicardia (CAUSA TAQUICARDIA)


ID
826081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro chefe da central de material e esterilização (CME) deve explicar para a sua equipe que

Alternativas
Comentários
  • PESSOAL FALOU EM ESTUFA,JÁ TEM QUE VIR A CABEÇA QUE ESSE MÉTODO É OBSOLETOE   DESSA FORMA NUNCA SERÁ INDICADA PARA MATERIAIS TERMORESISTENTES OU TERMOSENSIVEIS, OU SEJA, PARA NENHUM MATERIAL


ID
826084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne ao controle de infecções hospitalares no centro cirúrgico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. Operações Limpas
    São aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local ou falhas técnicas grosseiras, cirurgias eletivas e traumáticas com cicatrização de primeira intenção e sem drenagem. Cirurgias em que não ocorrem penetrações nos tratos digestivo, respiratório ou urinário.
     
    2. Operações Potencialmente Contaminadas
    São aquelas realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa ou em tecidos de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório e com falhas técnicas discretas no transoperatório. Cirurgias limpas com drenagem, se enquadram nesta categoria. Ocorre penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário sem contaminação significativa.
     
    3. Operações Contaminadas
    São aquelas realizadas em tecidos traumatizados recentemente e abertos, colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação seja difícil ou impossível, bem como todas aquelas em que tenham ocorrida falhas técnicas grosseiras, na ausência de supuração local. Presença de inflamação aguda na incisão e cicatrização de segunda intenção, grande contaminação a partir do tubo digestivo. Obstrução biliar ou urinária.
     
    4. Operações Infectadas
    São todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão, em presença de processo infeccioso (supuração local), tecido necrótico, corpos estranhos e feridas de origem suja.
  • Complementando o excelente comentário da colega:

    Exemplos de cirurgias classificadas pelo seu potencial de contaminação:

    a) Limpas
    - Artoplastia do quadril
    - Cirurgia cardíaca
    - Herniorrafia de todos os tipos  pedidas
    - Neurocirurgia
    - Procedimentos cirúrgicos ortopédicos (eletivos)
    - Anastomose portocava, esplenorenal e outras
    - Mastoplastia
    - Mastectomia parcial e radical

    b) Potencialmente contaminada
    - Histerectomia abdominal
    - Cirurgia do intestino delgado (eletiva)
    - Cirurgia das vias biliares sem estase ou obstrução biliar
    - Cirurgia gástrica e duodenal em pacientes normo ou hiperclorídricos
    -          Feridas traumáticas limpas - ação cirúrgica até dez horas após
        traumatismo
    - Colecistectomia + colangiografia
    - Vagotomia + operação drenagem
    - Cirurgias cardíacas prolongadas com circulação extracorpórea

     
    c) Contaminadas
    - Cirurgia de cólon
    - Debridamento de queimaduras
    - Cirurgias das vias biliares em presença de obstrução biliar
    - Cirurgia intranasal
    - Cirurgia bucal e dental
    - Fraturas expostas com atendimento após dez horas
    -          Feridas traumáticas com atendimento após dez horas de ocorrido o
        traumatismo
    - Cirurgia de orofaringe
    - Cirurgia do megaesôfago avançado
    - Coledocostomia  -
    - Anastomose bilio-digestiva
    - Cirurgia gástrica em pacientes hipoclorídicos (câncer, úlcera gástrica)
    - Cirurgia duodenal por obstrução duoenal
     
    d) Infectadas
    - Cirurgia do reto e ânus com pus
    - Cirurgia abdominal em presença de pus e conteúdo de cólon
    - Nefrectomia com infecção
    - Presença de vísceras perfuradas
    - Colecistectomia par colecistite aguda com empiema
    - Exploração das vias biliares em colangite supurativa
  • letra d

     


ID
826087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da higienização das mãos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A microbiota transitória, que coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período de tempo e é passível de remoção pela higienização simples das mãos, com água e sabonete, por meio de fricção mecânica, o mesmo não ocorre com a microbiota residente, na higienização simples das mãos, com água e sabonete, não há nenhum efeito sobre essa microbiota da pele das mãos. A higienização simples das mãos deve ser realizada com água e sabão com duração do procedimento de 40 a 60 segundos e não 2 minutos como coloca a questão. A antissepsia Cirúrgica ou Preparo pré-operatório das Mãos deve ser realizada de 3 a 5 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes. A fricção antisséptica com uso de preparações alcoólicas tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos (não há remoção de sujidades). A utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. Nesse caso a técnica não utiliza a toalha de papel para secar. A técnica de higienização antisséptica é praticamente a mesma mas requer um tempo menor de higienização é de 20 a 30 segundos. Em 2002 foi publicado o “Guia para higiene de mãos em serviços de assistência a saúde". Nesta publicação, o termo “lavagem das mãos" foi alterado por “higienização das mãos" devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba a higienização simples, a higienização antisséptica, a fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos. Resposta C. Bibliografia Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Higienização das mãos em serviços de saúde/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Anvisa, 2007. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do Paciente: Higienização das mãos. Brasília; Anvisa.
  • Questão A- A microbiota transitória é passível de remoção mecânica, já a A microbiota residente, que está aderida às camadas
    mais profundas da pele é mais resistente,logo não necessariamente será removida apenas com água e sabão.

    QUESTÃO B:Duração do procedimento: 40 a 60 segundos e não 2 minutos como afirma a questão.

    Gabarito>  QUESTÃO C- A fricção antisséptica com uso de preparações alcoólicas tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos. Nesse procedimento, as mãos devem secar livremente, sem utilização de papel toalha.

    QUESTÃO D: A técnica de higienização anti-séptica é igual àquela utilizada para higienização simples das mãos, substituindo-se o sabonete comum por um associado a anti-séptico.Contudo, o tempo de fricção é o mesmo para ambos os procedimentos

    QUESTÃO E: Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos”, englobando 4 TIPOS de higienização: higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos.

    Segurança do Paciente | Higienização das Mãos (Anvisa).


ID
826090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente deu entrada em uma unidade de pronto-socorro com quadro de prurido intenso, confuso, hipertenso, taquipneico e com odor de amônia no hálito. Os exames laboratoriais apresentaram uremia, hipercalemia e anemia. Depois de confirmado quadro de insuficiência renal, o paciente foi encaminhado para hemodiálise. A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Efeitos colaterais durante a hemodiálise ocorrem e podem ser causados por rápidas mudanças do volume de líquido e no equilíbrio químico de seu organismo. Cãibras musculares e hipotensão e não hipertensão. Uma das formas de tratamento da IRA é a diálise, existem dois tipos: a diálise peritoneal e a hemodiálise. A hemodiálise é um tratamento que substitui a função renal através da passagem de sangue por um filtro (dialisador capilar), impulsionado por uma máquina. A hemodiálise é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração de aproximadamente 3 a 4 horas, ou seja, é um processo intermitente. Por muito tempo a diálise peritoneal era destinada apenas para pacientes crônicos (insuficiência Renal Crônica) hoje ela está sendo empregada também na aguda, porém a hemodiálise é bem mais frequente tanto na aguda, pacientes em estado grave e doença renal em estágio terminal (DRET). Quando os rins deixam de funcionar, a hemodiálise surge como uma opção de tratamento que permite remover as toxinas e o excesso de água do seu organismo. Não se pode dizer que a hemodiálise por si só impeça a morte isso deriva de uma série de fatores, além disso, ela não repõe perdas endócrinas. A ultrafiltração (UF) é um processo intermitente que consiste na remoção de fluidos, é feita por meio da aplicação de um gradiente de pressão hidrostática ou osmótica através da membrana; dessa forma, o fluido atravessa a membrana do local de maior pressão para o de menor. Ou seja, tanto a água quanto as toxinas passam pelo mesmo processo. Resposta B. Bibliografia http://www.sbn.org.br/ Costa JAC, Neto MM, Neto OMV. Insuficiênica Renal Aguda na Terapia Intensiva. Medicina Intensiva, Ribeirão Preto.
  • E ta errada pq o processo é difusao e osmose e nao ultrafiltracao.

ID
826093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de doenças diarreicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • C - A causa mais importante de morte associada a doenças diarreicas é a desidratação, sendo que o tratamento mais importante para reduzir as taxas de mortalidade é a reidratação.

  • alguém sabe explicar porque as demais estão erradas?


ID
826102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de risco biológico e medidas de precauções básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os riscos biológicos são aqueles causados por micro-organismos como bactérias, fungos, vírus, bacilos e outros. São capazes de desencadear doenças devido à contaminação e pela própria natureza do trabalho. A Precaução Padrão deve ser seguida para todos os pacientes, independente da suspeita ou não de infecções, que se trata de: Higienização das mãos: lavar com água e sabão ou friccionar as mãos com álcool a 70% (se as mãos não estiverem visivelmente sujas) antes e após o contato com qualquer paciente, após a remoção das luvas e após o contato com sangue ou secreções. Luvas: usar as luvas apenas quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas. Devem ser calçadas imediatamente antes do contato com o paciente e retiradas logo após o uso, higienizando as mãos em seguida. Óculos de Proteção, máscara e/ou avental – devem ser utilizados quando houver risco de contato de sangue ou secreções, para proteção da mucosa de olhos, boca, nariz, roupa e superfícies corporais. O descarte, em recipientes apropriados, de seringas e agulhas, sem desconectá-las ou reencapá-las. A Precaução de contato é indicada para reduzir o risco de transmissão de patógenos epidemiologicamente importantes por meio do contato direto ou indireto, com paciente ou objetos. O contato direto implica no contato físico direto com o paciente (pele, mãos – entre dois pacientes ou funcionário e paciente), e o contato com o paciente através de um objeto inanimado ou através das mãos. Destinam-se às situações de suspeita ou confirmação de doença ou colonização por microrganismos transmitidos pelo contato.: Quarto. Privativo, área isolada ou com pacientes infectados com o mesmo micro-organismo. Luvas. As luvas deverão ser utilizadas ao contato com paciente ou material infectante, descartando-as após o uso no próprio quarto e higienizar as mãos imediatamente com antisséptico degermante. Avental de manga longa. Usar sempre que existir contato da roupa do profissional com o paciente, leito, mobiliário ou material infectante. Em caso de paciente com diarreia, colostomia, ileostomia ou ferida, onde a secreção não é contida no curativo, torna-se obrigatório o uso de avental durante a assistência ao paciente. Artigos e equipamentos. Deverão ser exclusivos para cada paciente; limpos regularmente se apresentar sujidade e devem ser desinfectados ou esterilizados após alta do paciente. A precaução por gotículas é recomendado para os casos de doenças como meningites bacterianas, coqueluche, difteria, caxumba, influenza, etc. É necessário que além das precauções padrão, sejam  utilizados pelos profissionais de saúde, máscara cirúrgica e o transporte do paciente deve ser evitado, mas, quando necessário, ele deverá usar máscara cirúrgica durante toda sua permanência fora do quarto. Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros infectados pelo mesmo micro-organismo. A distância mínima entre dois leitos deve ser de um metro. Só ressaltando, pode ser internado com pacientes que apresentam o mesmo micro-organismo, não o mesmo tipo de isolamento. Resposta E. Bibliografia Silva JV, Barbosa SRM, Duarte SRMP. Biossegurança no Contexto da Saúde - Col. Ambiente, Saúde e Segurança. Iátria, 2013.
  • As medidas de precaução padrão deve ser utilizada para TODOS os pacientes, apresentando ou não suspeitas de infecções, já que o seu principal objetivo é reduzir os fatores de transmissão de agentes infecciosos.! Alternativa (E)!!


ID
826105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As soluções antissépticas são formulações germicidas de baixa causticidade, hipoalérgicas e destinadas à aplicação na pele e nas mucosas, de uso cotidiano de toda a equipe de saúde. Acerca dessas soluções, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA C

    O gluconato de clorexidina (citado também como DIGLUCONATO DE CLOREXIDINA, comercialmente às vezes chamado apenas de CLOREXIDINA) é um antiséptico  químico, com ação antifúngica e bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gran positivas quanto gran-negativas. Possui também ação bacteriostática, inibindo a proliferação bacteriana.
  • Os álcool etílico e o álcool isopropílico são considerados desinfetantes de nível intermediário, empregados tanto na desinfeção de superfícies e instrumentos como na anti-sepsia da pele. O efeito antimicrobiano do álcool, que se dá pela desnaturação de proteínas e a dissolução de gorduras, destrói, por exemplo, a membrana do “Mycobacterium tuberculosis” e do HSV (vírus da herpes simples). A ação antimicrobiana do álcool não é efetiva na presença de matéria orgânica que, quando aderida à superfície do material a ser desinfectado, funciona como uma barreira mecânica à ação do álcool sobre os microrganismos.

    As soluções de álcool são, portanto, germicidas, porém sua ação é imediata, com praticamente nenhuma ação residual. Quando associado ao iodo (0,5 a 1,0% de iodo livre) na formulação do Álcool Iodado, o álcool pode apresentar um maior efeito residual e bactericida, mas essas soluções tornam-se irritantes para a pele. Com a associação de glicerina a 2%, pode-se evitar o ressecamento da pele e a rápida evaporação do álcool.



ID
826108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No setor de politraumatizados, toda a equipe deve conhecer a escala de coma de Glasgow, que apresenta utilidade particular no monitoramento da fase aguda do coma. Acerca dessa escala, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA E

     ESCALA DE GLASGOW

    Abertura Ocular Espontânea 4   Ao comando verbal 3   À dor 2   Ausente 1 Resposta Motora Obedece comandos 6   Localização à dor 5   Flexão inespecífica (retirada) 4   Flexão hipertônica 3   Extensão hipertônica 2   Sem resposta 1 Resposta Verbal Orientado e conversando 5   Desorientado e conversando 4   Palavras inapropriadas 3   Sons incompreensíveis 2   Sem resposta 1

     

    Traumas Graves :  3 a 8
    Traumas Moderados : 9 a 12
    Traumas  Leves :  13 a 15.

  • atenção ESCORE sempre será ultimo da escala (1) e não do (0)

  • DEVIDO A NOVA ATUALIZAÇÃO DA ESCALA DE COMA DE GASGLOW . 2018.

    TRAUMAS GRAVES: 1 A 8

    TRAUMAS MODERADOS: 9 A 12

    TRAUMAS LEVES: 13 A 15

    VALE LEMBRAR QUE OCULAR 1 A 4

    VERBAL 1 A 5

    MOTORA 1 A 6

    E AGORA FOI INCLUIDA RESPOSTA PUPILAR.

    AS DUAS PUPILAS DILATAS -2

    UMA PUPILA DILATADA -1

    NENHUMA PUPILA DILATOU 0


ID
826111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei n.º 5.905/1973, que dispõe sobre a criação dos conselhos federal e regionais de enfermagem, deu início ao processo de legalização das atividades profissionais da enfermagem. Com relação a essa lei, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Duração de 3 anos;

    b) composto de 9 membros efetivos em igual numero de suplentes;

    c) somente o conselho federal que cassa

    d) pagamento de 1 a 10 vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator. Realizado pelo coren.

  • Lei n.º 5.905/1973
    Art. 2º – O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos disciplinadores do exercício da profissão de enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços de Enfermagem. Art. 5º – O Conselho Federal terá nove membros efetivos e igual número de suplentes, de nacionalidade brasileira, e portadores de diploma de curso de Enfermagem de nível superior. Art. 9º – O mandato dos membros do Conselho Federal será honorífico e terá a duração de três anos, admitida uma reeleição.

    Art. 18 – Aos infratores do Código de Deontologia de Enfermagem poderão ser aplicadas as seguintes penas:

    I – advertência verbal;

    II – multa;

    III – censura;

    IV – suspensão do exercício profissional;

    V – cassação do direito ao exercício profissional.

    § 2º O valor das multas, bem como as infrações que implicam nas diferentes penalidades, serão disciplinados no regimento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais.
    Portanto, alternativa correta letra "e"


  • A ERRADA. A duração do mandato é de 3 anos.

    B ERRADA. O Conselho Federal é composto por 9 membros efetivos, em igual número de suplentes.

    C ERRADA. A cassação é exclusiva do COFEN.

    D ERRADA. O valor da multa está estipulado no pagamento de 1 a 10 vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator.

    E CERTA.

    RESPOSTA: E.


ID
826114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A educação e a orientação antecipada para as mulheres em perimenopausa devem começar na faixa dos trinta anos de idade. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. A ocorrência da menopausa é caracterizada pela cessação das menstruações por um período de 12 meses ou mais.

     

    b) CORRETA

     

    c) ERRADA. A perimenopausa pode ser definida como o período de tempo próximo da menopausa, nela as alterações hormonais tornam-se mais intensas, gerando um encurtamento ou alongamento dos ciclos, além daqueles considerados normais. A maior parte dos ciclos são anovulatórios, podendo gerar sangramentos irregulares.

     

    d) ERRADA. OBS: Não encontrei o fundamento dessa alternativa.

     

    e) ERRADA. Durante a menopausa, o pH vaginal também sofre alterações, com tendência à alcalinização e mudança da flora, predispondo muitas vezes ao crescimento bacteriano com ocorrência de vaginite ou vaginose.

     

    Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas . Manual de atenção a mulher no climatério e menopausa. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 192p.

  • A menopausa é um marco do climatério, correspondendo ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência e acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade.

    Na perimenopausa, que pode ser definida como o período de tempo próximo da menopausa, as alterações hormonais tornam-se mais intensas, gerando um encurtamento ou alongamento dos ciclos, além daqueles considerados normais. Portanto é frequente um lapso de vários meses entre os períodos menstruais.

    Os sinais e sintomas clínicos do climatério ainda podem ser divididos em transitórios, representados pelas alterações do ciclo menstrual e pela sintomatologia mais aguda, e não transitórios, representados pelos fenômenos atróficos genitourinários, distúrbios no metabolismo lipídico e ósseo.

    A mudança dos níveis de estrogênio na pós-menopausa é considerada como fator relevante na etiopatogenia da doença cardiovascular e das doenças cerebrovasculares isquêmicas. Também há mudanças no metabolismo ósseo, variáveis de acordo com características genéticas, composição corporal, estilo de vida, hábitos e comorbidades. As mudanças na massa e arquitetura ósseas costumam ser mais evidentes nas regiões da coluna e do colo do fêmur. Ouseja, há um aumento do risco de arteriosclerose, angina, doença coronariana e osteoporose, necessitando a mulher de orientação e companhamento.

    O uso da pílula (anticoncepcional oral) reduz o risco para câncer de ovário ou de endométrio. O pH vaginal também sofre alterações nesse período, com tendência à alcalinização (aumento do pH) e mudança da flora, predispondo muitas vezes ao crescimento bacteriano com ocorrência de vaginite ou vaginose.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2008.
  • Climatério: é etapa do período reprodutivo da mulher no qual a menopausa acontece. Pode ser dividivo em 04 etapas:

    Transição menopausal (ocorre de 35 a 46anos): ciclos regulares, mas se inicia a oscilação hormonal com aparecimento dos primeiros sintomas, como retenção de líquidos, aumentos da mamas, alteração de humor.

    Período Perimenopausa (46 a 50a): Período que antecede a menopausa, caracterização pela irregularidade do ciclo acompanhado da intensificação dos sintomas.

    Período Menopausal (51 a 65a): Período em que ocorre a cessação do fluxo menstrual por 12m ou mais.

    3ª Idade: após os 65anos.

     

  • Ques D "Os contraceptivos orais não proporcionam às mulheres em perimenopausa proteção contra câncer de útero e ovário." muito estranha.

  • pq a D ta errada?


ID
826117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os distúrbios hepáticos são relativamente comuns e podem ser resultantes de infecções virais, exposição a substâncias tóxicas ou tumores. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
826120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das medidas da pressão intracraniana (PIC) e da pressão de perfusão cerebral (PPC) em terapia intensiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • PPC= PAM – PIC

    O valor aceitável da PPC é de 70 mmHg. Smith (1997) declara que valores de PPC abaixo de 60 mmHg permite um suprimento sanguíneo para o encéfalo inadequado levando a hipóxia neuronal e morte celular. 

  • A PIC pode variar de 0 a 20 mmHg, sendo o valor ideal de 10mmHg.

  • A) Errado. Movimentos de Valsalva, tosse, espirros, etc, podem elevar a PIC em até 80mmHg, não sendo preocupante se o valor retornar ao normal em tempo hábil. Em indivíduos com elevação de PIC inclusive, há uso de sedativos e diuréticos para evitar esforço que possam elevar a PIC.

    B) Errado. O aumento da PIC corresponde a diminuição da PPC e à diminuição do FSC (Fluxo Sanguíneo Cerebral).

    C) Errado. Basta lembrar que pra termos o valor da PPC precisamos resolver o calculo: PAM-PIC e o valor deve estar entre 70 a 105 mmHg.

    D) Errada. O coreto é abaixo de 70mmHg.

    E) Correta.

    -Vale lembrar que para calcular a PAM utilizamos a formula: PAM= PAS +( PAD x 2) / 3.

    .-Leg. - Pressão Arterial média (PAM); Pressão Intracraniana (PIC); Pressão Arterial Sistólica (PAS); Pressão Arterial Diastólica (PAD).