SóProvas



Prova CESPE - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Técnico Municipal Nível Superior/Nível IX-A- Psicologia


ID
2404417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Recentemente, o governo colombiano convocou a população para referendar, por meio do voto, um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Ao final da apuração do referendo, os colombianos mostraram-se contrários à proposta governamental. Originalmente as FARC associaram-se, ideologicamente, ao

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Criada em 1964, pelo ex-combatente liberal Pedro Antonio Marín, também conhecido como Tirofijo, as Farc surgiu como um grupo de cunho marxista-leninista, atuando no meio rural e adotando táticas de guerrilha. Essa organização tem como discurso ideológico a implantação do socialismo na Colômbia, promovendo a distribuição igualitária de renda, a reforma agrária, o fim de governos corruptos e das relações políticas e econômicas com os Estados Unidos, entre outros aspectos sociais.

     

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/historia/farc.htm


ID
2404420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A erradicação da pobreza das zonas rurais e dos municípios mais pobres do Maranhão tem fundamentado projetos e parcerias internacionais entre o estado e agências da ONU, como o FIDA, voltadas ao investimento em

Alternativas
Comentários
  • FIDA - Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola

    Apoiar e promover o aumento da produção e da renda da agricultura familiar, facilitando o acesso a serviços básicos, conectando-os aos mercados e fortalecendo suas organizações.

  • Nao sabia o que era FIDA, então chutei fazendo a ligação de zona rural, com uma das respostas falando sobre agricultura que é muito predominante nessas áreas, chutei certo, mas não recomendo.

  • Gabarito: letra D

    A FIDA financia projetos que objetivam a promoção da agricultura familiar, o aumento da capacidade produtiva e a geração de renda dos pequenos agricultores, além de facilitar o acesso dessas pessoas a serviços como financiamento rural e assistência técnica, com destaque para tecnologias sustentáveis.

    fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/onu-anuncia-estrategia-para-combater-pobreza-em-areas-rurais-do-nordeste


ID
2404426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Turismo

Nos anos de 2014 e 2016, o Brasil sediou dois grandes eventos esportivos internacionais: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: e) Os referidos eventos projetaram a imagem do Brasil no exterior, ainda que sustentada em mitos a respeito da cultura e da sociedade, como, por exemplo, a harmonia social e racial. 

    Bons estudos!


ID
2404432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Tendência do processo de globalização, a formação de grandes blocos regionais sofreu abalo em 2016 com o início do processo de saída

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36609225

  • O famoso BREXIT, que tanto foi falado.

     

    Resposta: Letra D.

  • REINO UNIDO, e não Grã Bretanha! Reino Unido = Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. GRÃ BRETANHA = É o nome de uma ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia.

ID
2404435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Atualmente, conflitos em diversas regiões do mundo, como a guerra da Síria, têm gerado grande número de refugiados para outros países. Diante desse contexto, o Brasil

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Brasil acolhe mais sírios que países na rota europeia de refugiados

     

    Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150904_brasil_refugiados_sirios_comparacao_internacional_lgb


ID
2404438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do contexto econômico atual do estado do Maranhão, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2404471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das questões de gênero na sociedade brasileira atual, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito "E" pode ser encontrado com uma leitura crítica e conhecimento baseados em jornais. 

    A) as questões de gênero visa discutir as desigualdades, relacionadas a sexo, opção sexual e outras como um todo, por isso não seria lógico retirar os homossexuais e transexuais que fazem parte do tema

    B) Não hã consenso no cenário político sobre a inserção do tema nas escolas

    C) O Brasil está longe de alcançar números satisfatório

    D) Tá certo que a classe baixa (menos poder aquisitivo) sofre muito mais, porém isso não retira da classe média e alta as questões relacionadas as desigualdades

    E) Certo, pois a lei maria da penha é voltada para coibir praticas relacionadas ao gênero, tendo inclusive institutos que visam dar mais eficácia no tratamento em prol da mulher, nao que isso tenha resolvido o problema.

  • vai pelo metodo de exclusao. LETRA E

  • Achei bem boba essa questão :\

  • a cespe é esperta mas sejamos mais espertos que ela, fui pela exlusao!

  • resp https://youtu.be/9rIFTS9bi8Y


ID
2404474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O rompimento da barragem de uma empresa de mineração, em novembro de 2015, foi um desastre ambiental sem precedentes na história do Brasil que afetou o município de Mariana, em Minas Gerais. A respeito desse episódio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • não sei se é a correta, mas escolhi a letra A

  •  

    letra a

  • O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).

     

    Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu.

     

    O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem equipes no local, confirmou uma morte e 15 desaparecidos até o momento. A vítima seria um homem que teve um mal súbito quando houve o rompimento. A identidade dele ainda não foi divulgada. 

  • CESPE não sendo CESPE

  • não se faz mais questões assim


ID
2404483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A humanidade vem passando por um processo de revolução tecnológica sem precedentes em sua história cujo maior exemplo é o advento da Internet. A respeito da Internet e dos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Impressão minha ou misturou um pouco de Atualiadades com Informática? kkkkkkk

  • DISCORDO DO GABARITO, pois, a banca utilizou a palavra hacker como sinônimo de cracker o que no mundo da tecnologia tem significados diferentes. 

    Qual a diferença entre hacker e cracker?

     

    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.


    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

    fonte: https://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/qual-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker/38024

     

     

     

    a própria banca já abordou essa diferença em outra queestão:

     

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: TCE-RN

    Prova: Conhecimentos Básicos para os Cargos 2 e 3

    Julgue o item subsequente, a respeito de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, bem como de segurança da informação.

     

    A principal diferença entre crackers e hackers refere-se ao modo como esses malfeitores da área de segurança da informação atacam: os crackers são mais experientes e realizam ataques sem utilizar softwares, ao passo que os hackers utilizam códigos maliciosos associados aos softwares para realizar ataques ao ciberespaço. GAB: ERRADO ( Ambos utilizam softwares, ambos possuem conhecimento avançado, mas os crackers geralmente roubam dados da empresa para benefício próprio, enquanto que hackers geralmente informam as vulnerabilidades para a empresa invadida.) PROF FERNANDO NASHIMURA

     

  • Tive a mesma percepcao do colega Kleyton, fiquei na duvida na alternativa D, pelos termos Hacker e Cracker.

  • A própria banca CESPE já cobrou questões diferenciando os conceitos de CRACKER e HACKER!

    E a alternnativa D conceitua CRACKER

  • Gabarito: Letra D? Acho que a menos errada é a letra E.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Diferenças entre Hacker x Cracker

    Hacker: "(...)hackers são indivíduos que possuem conhecimentos profundos na informática e que dedicam a maior parte do seu tempo a conhecer, modificar software, hardwares e redes de computadores."

    Cracker: "(...)Possui também grandes conhecimentos na informática, porem os utiliza de forma maléfica. O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los."

    Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/12907-qual-e-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker

  • Questão muito subjetiva e conforme os nossos abaixo alegaram, o conceito de HACKER é diferente de CRACKER.

    Ao meu ver a questão deveria ter sido ANULADA pq considerar a alternativa E como "ERRADA" é contrariar dizendo que " A Internet NÂO é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." O que não é verdade.

     

     

  • Em dúvida também entre os itens "D" e "E

  • o que tem de errado com a letra (E) se Internet é um a rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede ?

  • LETRA D (???)

     

    Ao meu ver a menos errada é a letra E, que na verdade está mais relacionada com atualidades!

     

    Essa alternativa só estaria errada se a abordagem se desse no sentido de dizer que a internet é acessível a TODAS as classes sociais. No entanto, a assertiva apenas disse que a Rede é acessível a diferentes classes sociais, o que é verdade! Sobretudo nos dias atuais, em que o acesso à Internet se dá de formas diversas: internet pré-paga em telefones móveis, Banda Larga de alta velocidade, a rádio, ou mesmo por meio de inclusões digitais gratuitas proporcionadas por algumas prefeituras pelo Brasil afora.

     

    A letra D torna-se errada porque a banda adotou o termo chulo citado pelo William Bonner, equiparando o Hacker ao Cracker. Sabemos (e a banca também, assim espero) que os conceitos não se confundem.

     

  • Não é possível que esse seja o gabarito. Deve ter sido algum problema da banca na hora de lançar as respostas...

  • Não entendi! Não seria cracker?

     

  • Essa questão foi dada!!! Mole, mole...por eliminação mata-se a questão. D óbvio!!

  • Para mim, letra D define o conceito de cracker e não de hacker. Estou com os demais na divergência quanto ao gabarito. A letra E está mais que correta, visto que a internet é acessível por grande parte da população mundial, inclusive de diferentes classes sociais, como percebido nas mais diversas comunidades carentes, que acessam a internet mediante doações de pessoas físicas ou organizações não governamentais de computadores e todo o aparato necessário, por exemplo. 

  • Rpz eu coloquei a letra E por conta con conceito de hacker e cracker. Mas é cespe vai entender

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.      QUAL É O ERRO ? AFF ¬¬

  • Pensem comigo, um cracker é um hacker,mas um hacker não é um cracker por isso a acertava está correta!

  • O CESPE peidou na tanga! kkk

    Cracker [cráquer][1] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker". A criação do termo pelos hackers reflete a forte revolta destes contra o roubo e o vandalismo praticados pelos crackers.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • ACHO Q O PROBLEMA DA LETRA E É FALAR DE CLASSE SOCIAL. 

  • a letra E está correta.

  • A letra "E" esta errada porque não é todo mundo que tem acesaso a internet, generalizou demais, é só lembrar das comunidades e cidades distantes que o Facebook disponibiliza ou quer disponibilizar internet pelos balões. 

     

    https://www.tecmundo.com.br/google/105907-conheca-baloes-internet-google-estiveram-brasil.htm

     

    http://veja.abril.com.br/tecnologia/internet-gratuita-do-facebook-e-lancada-em-zambia/

  • será que a letraD realmente é o gabarito.

    ..

  • Se a pessoa não souber a que há diferença entre hacker e cracker, ela marca a D com certeza. Sendo assim, por eliminação a letra E estaria mais correta. Mas não adianta brigar com a banca. Bola pra frente

  • ao meu ver existem 2 alternativas corretas.. gabarito muito errado.. só pra favorecer os cupichas..

  • a letra E não está erradaaaaa.... affff

  • Que questão crackuda é essa ?

  • Marquei a Letra E.

     

    Os hackers invadem sistemas por questões intelectuais, pra testar suas vulnerabilidades. Quem utiliza a internet pra cometer crimes são os crackers!! 

  • muito estranho esse gabarito! 

  • Ah entao a internet é só para os ricos?

  • CONCORDO COM O GABARITO, MAS CREIO QUE A LETRA E ESTÁ CORRETA TAMBÉM

     

     

    GABARITO D

  • Justificando o erro da letra E:

    "A exclusão digital é denunciada em todo o mundo como a forma mais moderna de violência e modalidade sutil de manutenção e ampliação das desigualdades. Tal exclusão não se dá apenas no interior das classes sociais de um país, mas também entre nações e continentes. Os números são assustadores e os efeitos devastadores, não só no que diz respeito a fossos econômicos, como também, culturais."

    Fonte: http://www.educabrasil.com.br/exclusao-digital/

     

    "A problemática da exclusão digital apresenta-se como um dos grandes desafios deste início de século, com importantes conseqüências nos diversos aspectos da vida humana na contemporaneidade. As desigualdades há muito sentidas entre pobres e ricos entram na era digital e tendem a se expandir com a mesma aceleração novas tecnologias".

    Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/

     

  • A letra E não nega a exclusão digital, apenas afirma que diferentes pessoas das mais diferentes classes e nacinalidades tem acesso a internet.

     

  • Hacker é diferente de Cracker!

  • Não sei o que acontece, deve ser algum examinador novo, pois várias vezes o CESPE já considerou como errada a questão em que "hacker" é a pessoa "má/invasores" etc. 

     

    2º ponto, como a internet não é acessível a todas as classes sociais? De onde a banca tirou isso? 

     

    Enfim,desanimador

  • Mais uma corrente "doutrina " cespiana.rsrs

    hackers e crackers 

    o que marcar agora?

    puts

  • Esse Gabarito está errado...Lucas PRF ja respondeu...Lucas sou teu fã ...vc é dos melhores.

  • Sempre tive em mente: 

    Cracker=do mal/invasor 

    Hacker=do bem/invasor 

     

  • questão porca do Cespe/Unb

    hacker: do bem (usa o conhecimento para fins lícitos)

    cracker: do mal (usa o conhecimento para fins ilícitos. Ex.: cibercrimes)

  • Fui na letra E sem medo

  • a letra E está errada sim. É só vc pensar existe internet na áfrica subsaarinaa? não tem nem comida quem dirá internet ....

     

    A África sub-saariana é considerada por muitos como a região mais pobre do planeta, nesta parte da África estão localizados os países (33 dos mais pobres que existem) com grandes problemas estruturais sofrendo os graves legados do colonialismo, do neocolonialismo, dos conflitos étnicos e da instabilidade política. A expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, o índice de alfabetização de adultos atinge 63%, e o nível de escolaridade chega a 44%.

    O enorme crescimento populacional, durante a década de 1990, acarretou no aumento de pessoas vivendo em condições extremas de pobreza. Mais da metade da população sub-saariana, uns 300 milhões de pessoas, sobrevive com menos de um dólar por dia. Milhões destas pessoas vivem na mais absoluta pobreza, privados de água potável, moradias dignas, alimentos, educação e acesso à educação.

    A falta de água gera problemas devastadores para a região, além disso, a situação se agrava devido aos períodos de seca e pela desastrosa gestão dos recursos hídricos. Tudo isso causa fome e doenças, provocando o êxodo de muitos nativos.

    A África sub-saariana é a região mais afetada pelo HIV, nos últimos anos, numa faixa de terra que vai desde a África Ocidental até o Oceano Índico. Hoje existem mais de 35 milhões de órfãos na África sub-saariana, calcula-se que, destes, aproximadamente 11 milhões são órfãos pelo fato de seus pais terem morrido em decorrência de doenças causadas pelo vírus HIV.

    fonte: brasil escola

  • Eu marquei a letra D no início, mas mudei para a E quando li, pois a alternativa não diz TODAS as classes sociais de TODOS os países. Portanto ela não está errada. 

    Muito mal elaborada a questão e deveria ter sido anulada.

  • Eles estão fazendo a gente de bobo, isso sim!

    Bosta!

  • Esse foi o gabarito definitivo mesmo? Podem até dizer que a E está errada, mas a D não está certa!

  • d=  Errei pq pensei : CONTRAVENÇAO NAO É CRIME

    e=  A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. ( ~errado se dissesse em todas as classes e todos os países, visto q n a internet nao é acessível a todos, isso é fato!)

     

     

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • besteira... tanto as alternativas D e E estão corretas.

    " A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. " Perfeitamente elaborada. É exatamente isso! Ela atinge todas as classes sociais, pois o fato de ela não atender às classes menos favorecidas na República do Congo não quer dizer que isso também ocorre nos países de primeiro mundo que também têm as classes menos favorecidas, por exemplo, a Noruega. Lá também tem pobre, classes C e D e garanto que todos têm acesso à Internet... Gabarito furado!

     

    Respostas corretas D e E!

     

  • Carla foi perfeita:

    Contravenção penal não é crime.

    Questão passível de anulação.

  • Hacker(especialista em alguma coisa) | Cracker(também especialista, porém com más intenções). Crontravenção penal não seria uma espécie de crime ? Aliás, qualquer que seja a gravidade do cybercrime é congravenção penal ?  Amplo. :(

  •  e)

    "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países."

    A assertiva NÃO fala TODAS os país e SIM diversos países.

    EUA, Brasil e Itália, por exemplo, são países diversos onde diferentes classes socais têm acesso a Internet.

     

    Embora tenha respondido conforme o gabarito(a D está certa também), o entendimento desta banca foi bastante furado, absurdo considerar está questão e não anular. 

  • A letra "D" fica errada, creio eu, que deveria ser crackers.

  • Comentário do prof. Fernando Nishimura

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

    Discordo do gabarito. 

    Pra mim a correta é a E.

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Se estivesse escrito que a internet é acessada por todas as classes sociais de todos os países, aí estaria errada. Ou algo semelhante em que colocasse a palavra todos.

  • A Internet é acessível sim às diferentes classes sociais, só não é acessível ao mais diversos países, pois existe países que restringe o uso, como e o caso da Venezuela, e têm outros que se quer existem acesso. 

  • Questão mal formulada, uma vez que hacker é quem tem a satisfação pessoal em descobrir falhas, porém não utiliza para o mau, cracker é quem descobre as falhas e exige recompensa! Ademais a alternativa E, ao meu ver está ampla, se tornando a correta, já que em nenhum momento a banca citou que em alguns países não há acesso à internet! Passível de anulação!

  • Penso exatamento como a Taís Ferreira!

     

  • Eu concordo que a letra E esteja certa (A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países) uma vez que a  Internet realmente nao é acessível  somente a uma classe social e muito menos a um só pais.

  • Acredito que o erro na letra E está no fato de que existem países, geralmente orientado por um regime ditatorial, no qual restringem o uso da Internet. Exemplo disso é a Coréia do Norte.

    Já em relação a letra D, os hackers e crackers são sinônimos para o entendimento geral. Para ter certeza disso basta conferir o dicionário Oxford, onde fala que o hacker "é uma pessoa que usa o computador para acessar dados de forma não autorizada". Essa similaridade foi resultado de uma confusão da mídia ao noticiar os primeiros delitos.

  • A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    Onde? não sabia dessa !

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. - Aqui o enunciado não afirma que TODOS os países e que TODAS as classes tem acesso à Internet e sim que divesar classes e diversos países tem acesso. Não é verdade essa afirmação? 

  • Então agora, em provas CESPE, esse conceito é para hacker ? ...

     

  • Ainda bem que não discordo do gabarito sozinha. Próxima questão... Avante. Fé em Deus.

  • Tem gente que nem tem acesso a enegia eletrica quanto mais internet! 

  • Os hackers e crackers são pessoas inteligentes, porém, enquanto os hackers usam sua inteligência para o bem, os crackers a usam para o mal.

    TEM GENTE QUE CONFUNDE ISSO!! PRA MIM A RESPOSTA É ''E'' TBM!!

  • Essa é uma das questões do CESPE que ele escolhe qual alternativa dar como correta. E ou D.
     

  • Alternativa "E" também estaria errado, exemplo é a Coréia do Norte que a Internet não é acessível às pessoas.
  • Questão muito mal formulada, pois utiliza o termo Hacker como sinônimo de Cracker. O fato de ser "acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." também acaba por ser discutível, sem um texto base ou um contexto inserido o candidato pode ter diferentes interpretações.

  • A CESPE se supera...Questão péssima! Mas enfim...

    Entraria com recurso nessa questão...

     d)Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    "RECURSO": Os cybercimes entraram no codigo PENAL incluidos pela lei carolina dieckman, antes dela nao havia nada falando especificamente sobre eles. A lei de contravenções penais não menciona nenhum dispositivo sequer sobre cybercrimes, logo por estarem tipificados no CODIGO PENAL os cybercrimes são CRIMES e não CONTRAVENÇÕES PENAIS.

    *os crackers são espécies de hacker então não seria esse o erro da questão.

     e)A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    "RECURSO": A questão generaliza então de forma "genérica", mesmo que um ou outro país nao tenha acesso, os "mais diversos países" (grande maioria) e as "diferentes classes sociais" (Ricos, Classe média e pobres, são "diferentes classes sociais") têm acesso sim, entao isso nunca poderia estar errado.

  • Tem gente citando Coréia do Norte pra dizer que a letra E tá errada. A questão fala "os mais diversos países", não todos. E há sim acesso à internet em diferentes classes sociais, isso não é o mesmo que dizer que todos tem acesso à internet. O defeito desse enunciado é ser genérico demais, mas ainda assim é mais correto do que a letra D, que confunde hackers com crackers. Questão deveria ter sido anulada!

  • Para não assinantes comentário do Fernando.

     

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • EU discordo do gabarito. Os hackers não tem nada a ver com cybercrimes. O desafio dos hackers é intelectual, indo atrás da vulnerabilidade dos sistemas. Os bandidos da internet são os crackers. 

    A letra E faz mais sentido ao dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.". O item não diz que é acessível a todos os países indistintamente. Diz que diversos países tem acesso. Enfim, vai entender CESPE né?

  • Afirmar que a internet é acessível às diferentes classes sociais de diferentes países não é o mesmo que dizer que as diferentes classes sociais desses países têm acesso a internet. Acho que a banca embananou-se também quando fala que o CIBERCRIME é uma nova modalidade de contrvenção, sabemos que no direito penal CONTRAVENÇÃO e CRIME são coisas diferentes e também não houve a diferenciação entre hacker e cracker como bem mencionado pelos colegas.

  • Cespe zuando com a nossa cara... 

  • Puta que pariu.. a letra E também está correta.. 

  • Depois dessa letra E estar errada, só mesmo sair pra caminhar um pouco e relaxar.

  • Kkkkkk.. CRACKERS OU  HACKERS ?  És a questão . kkkkkk. 
     Hackers - São pessoas muito inteligentes, e usam esse conhecimento para o bem .. 
    Crackers - São pessoas muito inteligentes que usam esse conhecimento para o mal .. 
     

  • As vezes ser ignorante é uma benção.
    Se não soubessemos a diferença entre Hacker e Cracker...

  • "A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial." (Prof. Fernando Nishimura)

    Discordo do professor. A letra E fala em "dos mais diversos países" e não "em todos os países". O erro do cespe não tem justificativa.

  • Desculpa quem acha que a E está certa, mas eu concordo com a banca. 

    Falar que a internet é acessível às diferentes classes sociais é errado. 

    Vejam essa matéria feita pelas Nações Unidas em 2016: https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/

  • Eu acredito que aqui é marcar pela menos errada. 

    A dúvida é sobre cracker e hacker. Existe muita divergência ainda sobre qual o termo correto para considerar quem faz cybercrimes. Alguns sites mostram que existem pessoas que denominam "hacker de chapéu branco", aqueles que fazem modificações de software para o bem, e "hacker de chapéu preto", aqueles que fazem modificações para o mal. 

    Outras pessoas preferem diferenciar entre cracker e hacker. 

    Acho que para o CESPE, se não tiver outra alternativa especificando a diferença entre cracker e hacker, devemos considerar hacker como quem pratica ações para o bem e para o mal. 

     

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Gente desculpem, mas pra mim a banca extrapolou. Quando eu digo dos mais diversos países eu não posso informar nesta frase que de maneira automatica estou citando todos os países, de 10, se 8 paises tem acesso, logo, posso dizer que são diversos paises. E falar que somente Hackers fazem crimes ciberneticos é um insulto a nossa inteligência

  • Questão ridícula, claro que a internet é acessível as diferentes classes sociais nos mais diversos países, ela não é acessível em todos os países, a CESPE inventando moda.

  • que eu saiba quem cometem os crimes são os "crackers" e não os "hackers"

  • Questão horrível.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • Há duas assertivas corretas.

    Agora é viajar na maionese colocar essa assertiva "E" e considerá-la inadequada sob o prisma de que existem alguns países que ainda não têm acesso à rede mundial de computadores. Valendo-se da interpretação é evidente que não foi colocada de maneira totalizadora. "DIVERSOS PAÍSES" é diferente de "TODOS OS PAÍSES"

  • Letra D.

    Diversos países não são todos os países. Mas dá a impressão de maioria, o que não é verdade, como prova o relatório divulgado no blog da ONU em 2016: 

    "A projeção da UIT é que até o fim do ano, mais da metade da população mundial, ou 3,9 bilhões de pessoas, estarão sem acesso Internet."

    E a respeito da acessibilidade das classes sociais também não é equilibrada:

    "Penetração da Internet nos países desenvolvidos é de 81%, enquanto nos países em desenvolvimento fica em 40% e, nas nações mais pobres, em 15%"

    FONTE:https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/

  • Na verdade fico até com vergonha das disposições da banca Cespe.

     

    Vamos lutar por uma regulamentação dos concursos:

    http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126004

  • Gostaria de mandar a CESPE para um lugar não muito agradável.

  • Nishimura: não perca seus olhos de tigre.

  • Pensei que estaria errada porque quem comete tais crimes são os CRACKERS.

  • Questao pra banca não deixar ninguém gabaritar a prova....

  • CESPE, sempre se destacando, seja pelas suas questões mal elaboradas, seja pelas suspeitas de envolvimento em casos de ilicitudes em aplicações de provas de concursos Brasil a fora.
    CESPE, a cara do Brasil.

  • Depois dessa eu vou lá fora pegar ar e tomar um café.

  • Qustionável a questao....sao os crakers...

  • Infração Penal = Crime ou Contravenção

    Cybercrime = Crime.

    Permitindo chegar a conclusão que a questão mais correta seria a alternativa E.

  • Dizer que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países é exagero e hacker é diferente de Cracker! Nenhuma alternativa correta.

     

     

     

  • colocaram um estagiário para elaborar essa questão

  • Tenho formação em segurança da informação e discordo plenamente desta questão, mas cespe é cespe...

    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

  • O tipo de questão que é revoltante para quem está estudando

     

  • QUE LIXO DE QUESTÃO 

  • Crime informáticoCrime cibernéticoe-crimeCibercrime (Cybercrime em inglês), crime eletrônico ou crime digital são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.

  • Questão truncada... Não seriam Crackes???

  • tambem achei que era cracker!!

     

  • Complicado cara... palhaçada mesmo

  • Sinceramente não entendi o porquê da questão anterior ser anulada, e essa está com a alternativa D como correta, no meu ponto de vista, cybercrime não é contravenção penal É CRIME MESMO!! como também afirma que hackers são criminosos, e os crackers ficam aonde? E meu Deus. Onde está o erro da assertiva E?

  • Questão lixo

  • Se questões assim não forem anuladas, estaremos em balia de examinadores arbitrários. Temendo entrar em uma teoria da conspiração, essas questões parecem ser elaboradas ad hoc para garantir a aprovação de "alguns" em detrimento de outros.

  • "MAIS UM LIXO DE QUESTÃO CESPE"

    A Internet é uma rede PÚBLICA, como tal, não restringe o acesso a um ou outro indivíduo, mesmo que este possua uma situação financeira desfavorável, tendo em vista que basta este indivíduo recorrer a uma LAN House, um celular conectado a um ponto wi-fi disponível gratuitamente (hotspot) ou até mesmo acessar utilizando um equipamento emprestado pelo colega ao seu lado... para citar apenas três casos básicos.

    Gabarito: D - mesmo que a banca EQUIVOCADAMENTE insista em afirmar nas suas questões que HACKER é o mesmo que CRACKER.

  • Hã, como assim? Errei a questão! 

    Cespe sem noção em diversas questões e essa é uma delas! 

     

  • Hacker e cracker são coisas diferentes, ôxe! 

     

  • Errei por saber que o hacker é diferente do cracker, já que em se falando de segurança da informação tais agentes comportam-se de forma distinta.

  • Que eu saiba, hacker pode ser do bem ou do mal... Enfim, o problema que eu vejo nessa questão é a letra E, pois ele falou de uma forma genérica, assim "dos mais diversos países" é uma expressão genérica e está correta, apesar de haver países e comunidades com pouco ou nenhum acesso, ele não afirmou com certeza que alguns países não tem acesso, não usou "sempre, com certeza, absolutamente" etc... essa assertiva não está totalmente errada, conforme literalidade. Questão deveria ser anulada.

  • acertei! porém não entendi o porquê do erro da letra E

     

    FOCO CA CAVEIRA...

  • Essa questão daria para recorrer em uma prova, pois não vejo erro na letra E. E outra, existem hackers bons , Crackers que são majoritariamente criminosos.

  • Errei pq já vi questão dando como errado usar a denominação Hackers para criminosos do cybercrimes, considerando certo Crackers. Foda!!!

  • Qual o erro da "E"? o que o professor usou para justificar: "existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.'. Mas pera, a questão não disse "TODOS", disse apenas "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.".

     

    Com certeza é pra ajudar alguém.

     

    Hugo Silva, esse texto estava na prova? Estava no Edital? Se a resposta for "não", a Banca não pode usá-lo como base.

  • Questão absurda. Mais de uma resposta certa. As bancas deveriam ser multadas por cada questão feita com imprecisões, margens de duvida, ambiguidade. Chega de usar prova de concurso pra testar suas teorias de avaliação e aprendizado, concurso é coisa séria.

  • Sou obrigado dizer: que questão idiota!

  • O que está acontecendo com o CESPE? Questão ridícula. 

  • Será que a Cespe agora resolveu fazer crítica social em questão de informática? Quer dizer então que a internet não é acessível a todas as classes sociais?

    Sinceramente essa questão não tem fundamento e espero que o gabarito seja trocado

  • Essa questão esta sem logica, o texto da questão não tem nada haver com a resposta e o gabarito esta errado.

     

    Ela deveria ser anulada, pois o trexo que ele fala assim: "O cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackes ". Não deveria ser nas ações dos hackes e sim nas ações dos crackes. pois tem uma grande diferença entre os dois.

     

    Cracker: Quanto aos crackers, eles utilizam seus grandes conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente. Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.

     

    Harcker: São aqueles indivíduos que possuem conhecimentos profundos de informática e fazem uso deles de forma positiva. Os hackers dedicam boa parte do seu tempo a conhecer e modificar softwares, hardwares e redes de computadores. Seus conhecimentos são utilizados para obter soluções de segurança, além de desenvolver novas funcionalidades no mundo da computação.

     

  • Como não amar uma banca dessa ? Além de estar atolada de fraude, agora tem essa ?

  • Letra D.

    Exitesm países que a população não tem acesso à internet e na questão ele não pede a diferença entre cracker e hacker. O foco é no tipo de contravenção que surgiu com o uso da internet.

  • A cespe querendo dar uma de justiceiro social do PT e do PSOL
  • Pelo visto, a nova do CESPE é fazer ativismo político nas questões...

     

     

  • era crack e não hackers!!!

  • A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    Índios, alguns têm outros não, portanto, não se pode generalizar;

    Correias;

    e outros países ditatoriais.

     

    PORÉM, crime é características dos Crackers e não dos Hackers.

     

    Questão passível de ser anulada, sem dúvidas.

  • Em nenhum momento a  letra E, afirma que a internet está acessivel em TODOS os países.

    Diz que está acessível em diversos países, o que é verdade.

     

    Discordo do gabarito

  • VOCÊ PASSOU!!!
  • Fernando Nishimura agora deu para justificar o inustificável !!! 

  • às vezes, ser ignorante é uma "benção". Forte...

  •  

    Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Entrando na área do direito penal surgiu uma nova modalidade de infração penal e não de contravenção, onde a infração é gênero ao qual é dividida em dois elementos sendo eles, crime e contravenção, o cybercrime como próprio nome já diz é crime e não contravenção, fora que o sujeito ativo ( aquele que pratica tal delito) seria o cracker e não o hacker.

  • Cracker: "(...)O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los."

     

    ahhahahha os hackers ficaram chateados com essa questão

  • E) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. 

     

    Está errada ao afirmar (generalizar) que todas classes sociais têm acesso à internet, na interpretação de texto fica subentendido que acessível é o uso regular da rede mundial de coputadores, o que sabemos que muitas classes sociais ainda não tem esse acesso. A título de exemplificação temos os povos da África subsariana, que em quase sua totalidade vive na extrema miséria.

  • Nunca vi o Cespe fazer distinção entre crackers e hackers!

    Hackers, para o CESPE, até agora, são criminosos virtuais.

  • Letra E sem duvida tambem esta errada, como a D, A, B, C.

    na letra E a internet não é acessivel as diversas classes sociais.

  • gabarito da questão é fora da casinha!! e pelo visto bem mal elaborada..

    PRIMEIRO porque os CRIMES cibernéticos previstos na lei 12737/12 alteram o CP, ou seja, NÃO são contravenções..

    SEGUNDO pq na questão D não foi mencionada que TODOS os países tem acesso à internet, o que não torna a alternativa incorreta...

    essa foi surreal de tão absurda..

  • Essa ai quem souber a DIFERENÇA entre HACKER e CRACKER erra, sem dúvidas. FODA

  • Vamos lá: Eu discordo da resposta pelo seguinte: 

    É certo que o indivíduo que faz coisas ilícitas na rede é um cracker e não um hacker, portanto a letra D estaria correta. mas a internet é sim acessível  às diferentes classes sociais dos mais diversos países. A alternativa não fala que são todas as classes sociais de todos os países. Concordam comigo? Se a Classe A pode e a B pode eu já posso falar que são diferentes classes sociais. Se no Brasil pode e no Japão pode eu já posso falar que é dos diferentes países. OK?

    Um abraço!

    Prof. Pablo Leonardo

    Faça parte do meu grupo de estudos pelo Whats App (31) 9 8783-1775

    Materiais gratuitos em www.estudotop.com.br

  • Banca sacana. Letra D deveria ser cracker. Pra mim a correta seria a E
  • E é a certa. Mas o gabarito diz ser a D. :D
    Erros da D: Cracker seria o correto, e não hacker. E não se limita a contravenção, podendo também ser qualificados como crime ou apenas responsabilidade civil mesmo, depende da conduta/dano feito pelo cracker.
    Alias, não vejo "cybercrime" na lei de contravenções.

  • Para mim, a resposta correta deveria ser a letra E. 

    Cespe sendo Cespe...

  • Hora o cespe usa o termo hacker como ilegal, hora usa cracker. Isso é o que mais complica na hora da prova.

    Sobre a letra "E" ;

    A internet é acessível...( está afirmando que há internet em diversos países e que várias classes socias podem acessá-la) presente do indicativo certeza. "diversos países "é diferente de "todos os países. por isso marcaria a questão como certa.

    A banca às vezes é injusta.

     

  • Com "mais diversos paises" a banca quer pegar uma amostra de paises dos quatro cantos do mundo, o que torna a questão incorreta pois sabemos que muitos paises não possuem ou têm o acesso bem limitado. Outro ponto é a questão afirmar que a internet é acessível a diferentes classes sociais porque até no Brasil existem áreas que não possuem acesso justamente por motivos econõmicos.

  • "Hacker" e diferente de "cracker"

    Pra mim a resposta seria E, mas pro cespe é D....

    eu heim!

  • que complicada essa questão!! Quando eu falo diversos não quero dizer necessariamente todos!!

  • Depois de ficar muito puto com essa questão e muito puto com o comentário do Nishimura sobre a assertiva (sim, xinguei muito..kkk), cheguei a conclusão que realmente a assertiva MENOS ERRADA é a D.

     

    Vejam só:

     

    Dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." é muito diferente de dizer "A Internet é acessível A diferentes classes sociais dos mais diversos países."

     

    EXPLICO: No primeiro caso a crase indica que são TODAS as classes sociais. No segundo caso, sem o artigo "as" para formar a expressão, afirma-se que diferentes classes (nāo todas) têm acesso e, desse modo, estaria correta.

     

    Pensei muito pra chegar nessa conclusão e é isso sim que justifica a resposta. 

     

    To até com dor de cabeça de tanto pensar. 

     

    Abraços.

  •  hackers são pessoas autorizadas para acessar as informações, enquanto crackers são as pessoas que não são autorizadas e logo cometem o crime????
    essa questão deveria ser anulada, não????

  • Na minha opnião "humilde" tem duas resposta essa questão,pois a letra "E" não restrigiu a pergunta não vejo erro e a "D" tambem esta correta, logo deveria ser anulada questão.....

  • Se observarmos a cartilha CERT (https://cartilha.cert.br/sobre/old/cartilha_seguranca_1.0.pdf), não encontraremos o conceito de "Cracker".

     

    Hacker é um conceito mais amplo, ou seja, Hacker pode ser considerado Cracker, mas o contrário nem sempre.

     

    Observe as passagens na cartilha:

     

    "O IRC é um programa muito utilizado por hackers para troca de informações e arquivos, por isso, todo cuidado é pouco."

     

    "Programas de troca de mensagens ficam sempre conectados a um servidor (senão não teriam como saber quem está no ar) e, como estão conectados, podem ser atacados por hackers."

     

    "Existem ainda programas de Firewall pessoal que podem ser utilizados para barrar as conexões dos hackers com os Cavalos de Tróia que possam estar instalados em seu computador. Tais programas não eliminam os Cavalos de Tróia, mas bloqueiam seu funcionamento."

     

    Resumindo:

    Cracker == Criminoso.

    Hacker == Criminoso ou não.

     

    QUESTÃO:  Ano: 2015  Banca: INSTITUTO AOCP

     

    Qual a diferença entre Cracker e Hacker?

     

    c) Cracker é o criminoso virtual que extorque pessoas usando seu conhecimento, e o Hacker quebra as senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer, para mostrar que consegue. [GABARITO!]

  • Em 09/03/2018, às 03:04:16, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 22/12/2017, às 14:19:35, você respondeu a opção E.Errada!

    Tem que rir pra não chorar.. rsrs

  • Pensei assim:

    ACESSÍVEL À TODAS AS CLASSES?? e o interiorzin la do nordeste...pode ser até uma proposta em um futuro bem distanteeee....pq hoje estamos tentamos prender o LULA.

    RECURSO 1

    RECURSO 2

    RECURSO 3

    ....100.

  • Aprendi com a tia Lilia do primário que mais de um é muitos e que muitos não significa todos. Logo diversos é mais de um, que segundo a tia Lilia não significa todos.

     

    Da mesma forma diferentes classes sociais significa que algumas das classes A - B - C - D - E - F - G possuem acesso a internet e não necessariamente todas.

     

    Em fim... Concurso é concurso e a verdade somente é aquela dita pela banca... AFFF!!!

  • 152 comentários? Quem morreu?

    é óbvio que essa questão tá com gabarito errado, eu errei, e mesmo se tivesse acertado não concordaria com tamanho descaso da CESPE.

    primeiro que o cybercrime não é cometido só por hackers e segundo que diferentes classes podem ser classes A e B apenas que por si só são classes diferentes. 

    Nishimura ajuda a gente aí vc concordou com esse absurdo? 

  • Erro na escrita ,na minha opinião. O crime cybernético se da através dos crackers principalmente, não dos hackers, mas blz.

  • QUESTÃO COM PROBALBILIDADE MUITO GRANDE DE SER ANULADA, POIS NAO GENERALIZOU O MUNDO TODO, FALOU EM DIVERSOS PAISES

  • Já coloquei que não gostei do comentário do eminente Nishimura.

    Não existe qualquer justificativa que torne a assertiva E errada. 

  •  

    Juliana Maciel 

    23 de Março de 2018, às 10h38

    Útil (0)

    Pensei assim:

    ACESSÍVEL À TODAS AS CLASSES?? e o interiorzin la do nordeste...pode ser até uma proposta em um futuro bem distanteeee....pq hoje estamos tentamos prender o LULA.

    RECURSO 1

    RECURSO 2

    RECURSO 3

    ....100.

    Precisa viajar um pouco por nossas terras, está um pouco desatualizada. 

  • Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

     

    Contravenção ou Crime?

  • Pensei que o correto fosse usar o termo "ckaker." 

  • Cespe e sua própria doutrina ! AFF

  • Se cai uma questão dessa na minha prova eu processo o cebraspe

  • "Cybercrime" está previsto na lei de contravenções penais?? Julgava ser crime e não contravenção.

     

  • Um comentário além do conceito de Internet.

     

    São questões como estas que levantam hipóteses de "PESSOALIDADE" nas provas de concursos públicos.

     

    Eu acho muito estranho o comportamento de algumas bancas e vivemos num Brasil corrupto.

     

    EH..., esta modalidade Max Webber não conseguiu prever de patrimonialismo.

     

    Sou a favor da mudança da jurisprudência já criada, que o judiciário não pode intervir em gabaritos de bancas de concursos. 

     

    Vamos seguir em frente e que a gente conquiste nossos sonhos!!!!

  • Tem gente com Bolsa Família acessando youtube; e  até em Cuba tem Internet já, embora limitada. Questão bosta essa!

  • Se você marcou a letra D estude mais, se marcou a E parabéns, continuo firme!

  • Sei que concurseiro não tem de dar opinião sobre a resposta, o objetivo é apenas gabaritar. Mas fiquei puto com essa questão. Já vi moradores de rua com smartsphones, já vídeos de zonas de guerra no oriente médio que foram divulgados via internet...até detento tem acesso a internet.

  • Kra...considero o Fernando nishimura mestre na arte da informática....mas  dessa vez eu terei que discordar DELE e do GABARITO,afinal muitas foram as vezes que o CESPE cobrou a diferença entre HACKER e CRACKER(como demonstrado por muitos dos colegas acima..) ,dai falar q essa questão está certa é a mesma coisa que falar que outras tantas questões anteriores estão erradas....

    Apenas concordar com o gabarito numa questão dessa que está flagrantemente equivocada beira a falta de respeito com a galera que adimira o trabalho que o MESTRE tem prestado no site e fora dele.

     

    Enfim a culpa é do CESPE.

  • A letra E também está correta!!!!!!!!!!!!! Na verdade, MAIS CORRETA que a D. Como não anularam essa questão????

  • Essa questao se resolve por eliminação ou vendo qual esta menos errada. Eu ja fui pobre e posso afirmar q e bem dificil comprar um computador de 2 mil reais e manter um plano de Internet de 50 reais por mês. Graças a Deus hj nao sou mais pobre
  • Trabalho com tecnologia da informação a 18 anos e afirmo veementemente que o gabarito está INCORRETO. A definição de hacker na sua originalidade é um indivíduo que tem muitos conhecimentos técnicos e contribui para melhorias no ramo, diferente do terno cracker, que possui muito conhecimento, porém o utiliza para fins anti ético ou ilegal. Diante disso, concluo que a única questão que é uma realidade é a letra E.
  • Discordo pois cyber crime é CRIME e não contravenção,

  • o cyber crime é praticado por crackers, e não por hackers como afirma a questão.

     

    Apesar disso, fui nela pois "entendi" o que o examinador quis.

  • Esta questão deveria ser anulada. Gabarito claramente errado. A resposta E não disse que eram todos os países, muito pelo contrário. É só interpretar o texto. 

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • Primeiro: Hacker diferente de cracker.

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. > sim O.o, todos os países do mundo possuem internet em maior ou menor escala...

    Agora o pior....

    Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime. Cybercrime é contravenção ? Alguém já leu em algum lugar isso?

    no mais, lamentável o cespe..

  • Cybercrime é contravenção desde quando no Brasil... desculpem minha ignorância mas O  MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI n° 12.965 de 23 de abril de 2.014) não trouxe tal definição... A nova lei acrescentou dois artigos ao código penal, art.154-A e atr.154-B, o primeiro artigo citado trouxe em seu caput a descrição dos crimes de invasão de dispositivo informático que são crimes cibernéticos e nos seus parágrafos as pessoas ou entidades especificas onde a pena é agravada quando esses crimes são praticados contra tais, já no segundo artigo fala sobre a ação penal. Todavia onde está a tal citada contravenção?

    A alternativa E é a menos incorreta uma vez que a interpretação leva em consideração que é disponível a todos.... 

  • Absurdo essa questão. 

  • QUESTÃO HORRÍVEL
    D) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.
    - ACHO QUE "DIVERSOS PAÍSES"
    - NÃO SIGNIFICA "TODOS PAÍSES"
    - E SIM VÁRIOS PAÍSES.

    A INTERNET ESTÁ PRESENTE EM MAIS DE 200 PAÍSES, ENTÃO SÃO VÁRIOS. DEVERIA SER A LETRA "E" A CORRETA.


    O POVO QUE FAZ ESSE TIPO DE QUESTÃO OU GOSTA DE BRINCAR COM A VIDA DO CARA QUE ESTUDA OU NÃO SABE B@ST... NENHUMA SOBRE O CONTEÚDO.
     

  • ABSURDO ESSE GABARITO! HACKER E CRACKER NÃO POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO!!!

  • Bom, vamos pensar ! Primeiro não adianta concordar ou descordar. O gabarito foi esse e pronto. Quem contestou dentro do prazo que a banco deu,constetou, quem não contestou, não contesta mais ! E segundo, o questionamento: "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." Será ? 

    Na última década ocorreu uma explosão no acesso à internet nos domicílios brasileiros. Entre 2005 e 2015, o número de casas conectadas saltou de 7,2 milhões para 39,3 milhões, um aumento de cerca de 446% no período, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (22) pelo IBGE.

    Apesar de o cenário ter melhorado, o acesso ainda é baixo no Brasil. Em 2005, 13,6% dos domicílios do país tinham conexão, mas foi apenas em 2014 que mais da metade das casas do país passaram a ter acesso à web, quando o índice chegou a 54,9%.

    O dado mais recente, que se refere ao ano passado, mostra que 57,8% dos domicílios possuem acesso à internet. Apesar de ser um grande salto na comparação a longo prazo, o número é pequeno em comparação a outros países do mundo.

    Segundo a pesquisa internacional ICT Facts and Figures 2016, realizada pela ITU, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para tecnologias da informação, a penetração da internet nos domicílios de países desenvolvidos é de cerca de 83,8%. O índice chega a 64,4% nas Américas e a 84% na Europa.

    fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/apesar-de-expansao-acesso-a-internet-no-brasil-ainda-e-baixo/

  • Contravenção? Na onde?

  • ESSA QUESTÃO É ---D--- CESPE FDP

  • Contravenção? Hacker? correto seriaCRACKER !!!!!!!!!!!! Não existe essa letra ( D)
  • Questão passível de anulação. 

  • Quem acertou precisa estudar mais 

  • errei e vou continuar errando

  • Questão de informática com atualidades rs, a letra D é a menos errada. A letra E é muito forçada, quando fala em acesso em diferentes classes sociais.

  • nova modalidade de contravençao? a banca equiparou contravençoes a cimes?

  • Um comentário que não me agrada é o do inconformismo do tipo: "Quem acertou precisa estudar mais".

     

    Ora, o examinador precisa estudar mais também então.

     

    A dúvida pairou sobre as assertivas D e E. Contudo, a questão é clara. Não se pode assinalar a assertiva E, pois é notório o fato de que a internet não está disseminada em todo o globo, seja porque há Governos ditatoriais que a restringem, seja porque a situação de penúria de alguns locais impõe outras prioridades,etc.

     

    A assertiva D, por sua vez, está indubutavelmente correta. A prova é de informática, não de direito penal, logo contravenção está sendo usada no seu sentido literal, isto é, violação/transgressão, e não de infração a que é comida pena de prisão simples...

     

    A única possível discórdia seria em: hacker x cracker. O que é irrelevante, uma vez que este é aquele desvirtuado.

  • Assertiva correta E

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

     

    Estaria errada da seguinte forma: A internet é acessível à todas as classes sociais em todos os países no mundo.

     

    Quanto a alternatida D:  Cybercrime não é contravenção e há diferença entre cracker e hacker.

  • Não perca tempo com essa questão.... vai para próxima que essa merda não agrega nada...

  • Eu ein!

  • Além da confusão entre cracker e hacker, a banca colocou no mesmo saco crime e contravenção... eu não sabia a diferença de hacker e cracker mas tinha certeza que crime não é contravenção 

  • Crime informático, Crime cibernético, e-crime, Cibercrime (Cybercrime em inglês), crime eletrônico ou crime digital são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.

     

    Este crime pode ser promovido de diversas maneiras: disseminação de vírus que coletam e-mails para venda de mailing; distribuição material pornográfico (em especial infantil); fraudes bancárias; violação de propriedade intelectual e direitos conexos ou mera invasão de sites para deixar mensagens difamatórias como forma de insulto a outras pessoas.

     

    O termo "cibercrime" surgiu depois de uma reunião, em Lyon, na França, de um subgrupo das nações do G8, que analisou e discutiu os crimes promovidos via aparelhos eletrônicos ou pela disseminação de informações para a internet. Isso aconteceu no final da década de 90, período em que Internet se expandia pelos países da América do Norte.

     

     

    No nosso ordenamento jurídico já temos a existência da legislação para ser aplicada quanto ocorrer tais crimes, mas na realidade o ordenamento jurídico brasileiro não se mostra totalmente eficaz para proteger aqueles que utilizam a internet e os demais meios tecnológicos.

    Exemplos: LEI CAROLINA DIECKMANN (LEI N°12.737 de 30 de NOVEMBRO de 2.012) e MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI n° 12.965 de 23 de abril de 2.014)

  • Percebi que a Cespe só diferencia cracker e hacker quando está comparando os dois. De outra forma, se o termo estiver sozinho na assertiva é considerado a mesma coisa.

  • Sabemos que a CESPE cobra como noções de informática e também para área de TI os termos Hacker e Cracker. Hacker poderia ser usado como termo geral sabendo-se que existem os termos Blackhat, Whitehat, Grayhat, Pheaker, etc. que não caberia nessa questão para validar como certa, como dito na primeira frase, esses termos NÃO são cobrados. 

    Adicionalmente, Cibercrime, conforme a Lei 12737 (Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências) É CRIME e não contravenção como mencionado.

    Dois erros na assertiva.

     

    Já a letra E, em vista do português, não está dizendo que todas as classes e todos os países, ela diz que "a internet é acessível por VÁRIAS classes sociais e em VÁRIOS países" (VÁRIOS são muitos, mas não todos).

    A única opção que podemos marcar como certa, deveria ser a letra E.  

  • Hesitei em marcar a alternantiva correta devido às palavras contravenção e crime, usadas como sinônimos. 

  • Olhando os trocentos comentários a respeito do gabarito, achei um comentário (bem antigo) que considero bastante relevante:

     

     

    Dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." é muito diferente de dizer "A Internet é acessível A diferentes classes sociais dos mais diversos países."

     

    EXPLICO: No primeiro caso a crase indica que são TODAS as classes sociais. No segundo caso, sem o artigo "as" para formar a expressão, afirma-se que diferentes classes (nāo todas) têm acesso e, desse modo, estaria correta.

     

    Também marquei assertiva E, mas o comentário do colega, acima, foi bem esclarecedor para mim.

  • Absurdo esse gabarito. Contravenção é diferente de crime, e hacker é diferente de cracker.

  • Pessoal, um Cracker é um Hacker do mal. Nem todos Hackers são Crackers, mas todos Crackers são Hackers.

  • Não tem que ficar quebrando a cabeça, a questão foi muito mau formulada e pronto. A alternativa "E" não está errada assim como a alternativa "D" também não

  • A meu ver a questão está errada, pois a palavra hackers foi usada de forma equivocada, está generalizando o termo.

    É o mesmo que comparar um ladrão com um policial, ambos armados, porém, o ladrão irá usar a arma para o mal e o policial para o bem. Simples assim!

  • Com todo respeito, o criador dessa questão não sabe a diferença entre CONTRAVENÇÃO e CRIME.

  • Questão Muito mal elaborada pela banca. Deveria SIM ser ANULADA. Questão digna de anulação.

  • Ola amigos concurseiros.

    Prestem bastante atenção nessa explicação e depois percebam que a letra D estava realmente errada.


    Significado de Hacker O que é um Hacker:

    Hacker é uma palavra em inglês do âmbito da informática que indica uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento nessa área, sendo capaz de fazer hack (uma modificação) em algum sistema informático.

    Em inglês, a palavra hack é um verbo que significa cortar alguma coisa de forma irregular ou grosseira. Assim, a partir da década de 50 do século XX, a palavra hack começou a ser usada para designar uma alteração inteligente em alguma máquina. Mais tarde, este termo passou a ser usado exclusivamente no âmbito da programação informática.

    Alguns hackers são contratados por grandes empresas para testarem a segurança dos seus sistemas informáticos. Dessa forma, os hackers tentam entrar no sistema, descobrindo as suas fragilidades para melhorar a segurança e prevenir futuros ataques.

    Existem vários sites com tutoriais e programas que podem ser utilizados para hackear (ou raquear, dito de forma aportuguesada) computadores, descobrir senhas de acesso de Wi-Fi, contas de e-mail, etc.


    Fonte: https://www.significados.com.br/hacker/

  • Fui na E e tomei no Zói.

  • a primeira q eu eliminei foi a "E"

  • Só porque o CESPE quer é que um Cybercrime só pode ser cometido por um Hacker.

  • Gabarito Letra D, EU DISCORDO!!!

    Hacker e cracker  possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia.

    Hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas.

    Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    A letra "E" deveria ser o gabarito da questão. Não encontro explicação plausível para que esteja errada.

     

  • Sou só eu que Discordo do termo CONTRAVENÇÃO???? alem dos demais erros, já citados pelos colegas...



    Lei Carolina Dieckmann é como ficou conhecida aLei Brasileira 12.737/2012, sancionada em 30 de novembro de 2012 pela ex presidente Dilma Rousseff, que promoveu alterações no Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848 de 7 de dezembro de 1940), tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos.



    Se é crime é crime..... se é contravenção é outra coisa....

  • Ai você começa a estudar as questões da cespe e vem isso, você fala nossa, tranquilo né!? Ai vem a PF te estuprando, você sai de lá nem sabe seu nome.

  • Creio que todas alternativas estão incorretas.


    D) Existe uma diferença entre hacker e cracker, sendo os últimos os responsáveis pelos cybercrimes.


    E) Diversas classes sociais em diversos países têm acesso a internet, de fato. Porém existem classes sociais que não têm acesso à internet. Pegando a literalidade do que está escrito, pode-se compreender que todas pessoas do mundo tem acesso à internet.

  • Creio que todas alternativas estão incorretas.


    D) Existe uma diferença entre hacker e cracker, sendo os últimos os responsáveis pelos cybercrimes.


    E) Diversas classes sociais em diversos países têm acesso a internet, de fato. Porém existem classes sociais que não têm acesso à internet. Pegando a literalidade do que está escrito, pode-se compreender que todas pessoas do mundo tem acesso à internet.

  • NÃO PODE SER A LETRA D, POIS HÁ DIFERENTE ENTRE HACHERS E CRACKERS.

  • Hackers ou crackers? Deve ter sido anulada essa..... não tem como
  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.


    Será mesmo? será que os africanos possuem acesso irrestrito?

    Creio que não, pois estes têm mal o alimento quanto mais a internet.

  • Eu errei porque em outras questões o CESPE diferencia HACKER de CRACKER.

  • Resposta certa letra E.. Se faço a prova e não anulam isso recorro até ao STF...

    A internet está presente do congo até a antardida... Até pinguim, índio e tribos isoladas tem acesso à internet. Está sim presente das mais diversas classes sociais e países. A regra é todos terem acesso, as exceções são lugares extremamente isolados ou países com regime ditatorial (coréia do norte). Mas, repetindo, são exceções.

  • Um cracker comete Crimes/Delitos ou Contravenções?

  • Fui na menos errada!

    A 'e' é a mais errada kkkkk

    Vai lá no interior do interior e vê se tem internet lá

    Coreia do Norte, quase ninguém tem acesso

  • Deveria ser anulada!


    Hacker não comete crime!



    e a internet está disponível para todas as classes

    Resposta certa deveria ser a letra 'E'

  • Essa questão foi muito mal elaborada. Discordo do gabarito, pra mim seria a letra E a "menos errada", pois esse conceito da letra D diz respeito ao Cracker. Complicado viu.

  • Salvo engano, Cibercrimes são CRIMES, e não contravenções.

    Além disso, a própria banca já cobrou diferenças entre Hacker e Cracker. É pacífico na ciência da computação de a atividade Hacker não se destina a fins criminosos.


    Quanto a letra E: Sim, a internet é ACESSÍVEL nos locais citados e o fato deter um ou outro canto do mundo onde não exista internet não significa que a alternativa está invalidada.


    Peço desculpas aos fãs do professor que comentou essa questão, mas seu comentário aparenta ter apenas objetivo de convergir com o gabarito dado pelo CESPE.

  • Mathemátik Math disse tudoo!! concordo com vc.

  • Em 19/01/19 às 14:29, você respondeu a opção E.!


    Em 01/12/18 às 14:57, você respondeu a opção E.!


    Como a Cespe já cobrou a diferença entre Cracker e Hacker, pode-se perceber que ela não possui um posicionamento. Portanto, como sei a diferença de Cracker e Hacker,continuarei errando essa questão.


    #FaltaDeRespeitoComConcurseiros.

  • Não concordo do porquê da alternativa D não ser o gabarito. até porque a questão falou de "diversos países" e de "diversas classes sociais". ela não falou "todos os países" e nem todas as "classes sociais"..

    Não concordo com a explicação do professor

  • No dia que esse Nishimura tiver peito pra contestar um gabarito da Cespe, eu mudo de nome. O cara só concorda com tudo, fica justificando os erros da banca e fica com essas baboseiras de "restrição sinal de erro.."

  • Nesse tipo de questão é preciso pensar como um esquerdola... fi k di k

  • No meu ponto de vista:

    A "E)" está errada porque dá a entender que TODAS as classes sociais teriam acesso a internet, nos mais variados países. Dizer que "todas as classes sociais têm acesso" estaria errado.

  • A cespe parece não ter parâmetro. Há uma diferença entre hacker e cracker

  • Quem acertou essa questão precisa estudar mais!

  • Fiquei entre a letra D e E, mas acabei marcando a letra E. Não tem como dizer que a letra E está errada. sobre a letra D, conforme os colegas afirmaram, ainda há questionamentos. Assim, o gabarito deveria ter sido alterado.

    Êta Cespe!

  • Considerei a D erra pelo termo Hacker, no caso deveria ser Cracker. E a letra E não está totalmente errada

  • Alternativa E

    É a nova forma CESPE de Português.... interpretação da banca em questão objetiva....

    Não há nenhuma palavra que permita afirmar que se referia a todas as classes e todos os países...

    Diferentes e diversos é sinonimo de variação e não de totalidade.

  • Para mim está ERRADO: Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Cybercrime não é CONTRAVENÇÃO PENAL, isto é, crime é diferente de contravenção.

    Hacker é diferente de cracker

    Hacker usa o conhecimento para o bem;

    Cracker usa o conhecimento para o mal.

  • acho que a E tá errada porque em muitos países (china por exemplo) a internet global é extremamente restrita.

  • A alternativa que mais faz sentido é a D, apesar de usar o termo incorreto ''hacker'', pois o mais certo seria ''cracker (termo criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker").

    Cracker: Cracker [cráquer] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética.

    Em informática, hacker: é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores.

    Fonte: Wikipédia

    Erro da E) Obviamente que há países e diferentes classes sociais sem acesso à internet ainda.

    Questão passível de anulação, tendo em vista que não há nenhuma alternativa integralmente correta.

  • Essa, quem não estuda acertou.

  • CESPE, além de induzir a erro de interpretação, não diferencia "cracker" de "hacker"

  • É o tipo de questão que a gente erra e segue em frente, não adianta ficar batendo cabeça, se estressado com a banca pois a questão está claramente errada, todo concurseiro sabe o básico na segurança da informação da diferença entre CRACKER e HACKER.

  • não são hackers e sim crakers

  • se é cybercrime como é contravenção ??? se o próprio nome qualifica como crime !??!?!

  • Essa questões é um insulto a quem estuda... Não tem fundamento da Letra D está correta (crime e contravenção são coisas diferentes) . E a justificativa do erro da letra E não consigo engolir. Diversos países tem acesso a internet sim e nas diferentes classes sociais (A questão não generaliza dizendo que é em "todos" os países... como estão justificando alguns professores) . Lamentável essa questão.

  • questão ruim

  • Qual o erro da letra E?? A afirmativa não generalizou para "todos os países"

    E hacker é diferente de cracker, conforme os colegas já falaram.

    Cespe sendo Cespe...

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.

    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.

    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.

    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.

    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.

    Gabarito: Letra D.

  • todo cracker é hacker, mas nem todo hacker é cracker. Só isso.

  • Uma questão dessas é uma falta de respeito com quem estuda, sinceramente. Em nenhum momento na letra E dizia (ou se subtendia) que era em relação a todos os países. Cybercrime é CRIME, e não contravenção penal! São duas coisas completamente diferentes. Além do mais, hacker e cracker, por mais que estejam em um mesmo nicho, possuem atribuições diferentes a depender do contexto em que está inserido.

    Questão com diversos erros e interpretações dúbias e não foi anulada. É uma vergonha isso.

  • Próxima....

  • é Acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos país

    EUA, Inglaterra, Brasil, China.

    basta esses: para eu ter diversos países e diversas classes

    O examinador da Cespe faltou na aula de Raciocínio Lógico só pode.

  • Questão mal formulada, o certo seria ''cracker''

  • Questão mal formulada, o certo seria ''cracker''

  • E está correta por ser ampla. e a D usa hacker no lugar de cracker.

  • discodo plenamente do gabarito. fui logo na alternativa E,mas o cespe,sendo cespe, diz que não,que é a D.

    qual é o erro da letra E, A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial? não é isso que a alternativa diz. Ela menciona que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. UAI!!! isso é fato. Pode não ser acessivel a toda classe.

  • EM SUMA:

    Alternativa D - Hacker não é Craker e Cybercrime não é Cyber"contravention"

    Alternativa E - A Internet hoje já é acessível a uma ampla diversidade de segmentos sociais (faz tempo já, hein)

    Questão errada do ponto de vista Jurídico e Sociológico.

  • EM SUMA:

    Alternativa D - Hacker não é Craker e Cybercrime não é Cyber"contravention"

    Alternativa E - A Internet hoje já é acessível a uma diversidade razoável de segmentos sociais (faz tempo já, hein)

    Questão errada do ponto de vista Jurídico e Sociológico.

  • Não é mal formulada. É para prefeituras. Cansado de ver questões assim pra prefeituras para uma galera errar e entrar alguém que sabe o que marcar previamente. Infelizmente, o que mais existe é gente que passou com treta em prefeituras.

  • Questão com mais de 250 comentários, nem leva em conta. Fico triste vendo com banca renomada fazendo questões assim kkkkk. A meu ver a alternativa 'E' não está errada, porque ele fala que está as mais diversas blabla momento nenhum falou que está PARA TODAS... e outra a opção dada com certo se é contravenção por o nome é CyberCRIME? deveria ser cybercontravenção... Brincadeiras a parte. Fica o aprendizado.

    OBS: aos colegas falando sobre hacker e cracker um bom outro mal polêmico, não pensem assim. Nem os próríos gostam do termo. Ambos podem ser usado para o bem ou para o mal. A diferença que na realidade nem existe na maioria dos casos é que hacker são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores e cracker termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, logo falar que um é do bem e outro é do mal É BEM SUBJETIVO.

  • Só HACKERS que cometem crimes na internet kkkk

  • Mesmo que a banca CESPE não faça distinção entre hacker e cracker não dá para aceitar que essa alternativa D esteja correta. Qualquer pessoa que utilize a rede para meios ilícitos (difamação, pedofilia, racismo etc..), estaria cometendo um crime virtual, sem necessariamente ser um hacker para incumbir-se de tal prática.

  • Pessoal, talvez o erro da letra E seja o fato de que nem todos os países têm acesso à internet..

  • Hacker não atua em Cybercrimes, isso quem faz é o Ckacker.

  • Estamos no Século XXI, e o acesso à internet está disseminado em todas as classes sociais sim, questão com 2 gabaritos corretos, merece anulação.

  • Com certeza o examinado não sabe a diferença de crime e contravenção. Só gostaria de saber qual lei define a contravenção de cybercrime.

  • Cybercrime não é modalidade de contravenção, mas de infração penal. Esta é gênero, da qual são espécies o crime e a contravenção, que possuem conceitos distintos.

  • Não seriam os Ckackers????????

  • SUBJETIVISMO PURO

  • QCONCURSO, melhore os professores que comentam questões de informatica. Porque desse jeito não dá!!

  • Discordo pelo mesmo ponto de vista do @thomas shelby. Tem uma diferença entre Hacker" e "cracker"

  • Gabarito: Letra F

    Nenhum alternativa correta.

  • Qc chama o Prof Renato Mafra para comentar as questões de informática !!!!!!

  • Cespe sendo Cespe.

    Típica questão na qual quem sabe a diferença de crackers x hackers, erra!

  • De fato, a questão deveria ser anulada.

    A alternativa "E" não disse que TODOS os países possuem acesso a internet considerando as diversas classes sociais. Os colegas que estão justificando com esse argumento, estão totalmente equivocados.

    Quanto a letra D: vai lá realizar cybercrimes e ver se uma "contravenção" é que será imputada a você.

    Questão muito ruim do CESPE.

  • O Cespe foi infeliz ao criar essa questão

    .

    A) As informações pessoais disponibilizadas na Internet são de domínio privado e seu acesso por aplicativos é proibido.

    Alternativa absurda.

    .

    B) A Internet, embora tenha impactado as relações sociais, manteve inalteradas as formas de consumo.

    Alternativa absurda.

    .

    C) A utilidade da Internet à pesquisa é restrita, por causa da quantidade de informações falsas disponibilizadas na rede.

    Alternativa absurda.

    .

    D) Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Dois erros técnicos: contravenção e hackers.

    .

    E) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Alternativa altamente subjetiva. Mesmo a alternativa não sendo restritiva, por não trazer a ideia de totalidade, a banca a considerou como incorreta.

  • "Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers."

    Definitivamente o examinador não sabe a diferença entre contravenção e crime..

  • POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, a internet até a data da questão não era acessível em todos os países e classes.

    Vários países socialistas não deixavam o povo ter acesso à internet. Como é o caso de Cuba, Coreia do norte e alguns países socialistas africanos.

  • Quem sabe direito penal errou essa questão rsrs.... Afinal cyberCRIME é CRIME, oras..... então é errado dizer que cyberCRIMES são CONTRAVENÇÕES

  • Quem marcou a letra E, parabéns!

    Letra D tem 2 erros.

    Na alternativa "E", a questão não disse que TODOS os países possuem acesso a internet considerando as diversas classes sociais. Ele só disse que o acesso é dado tanto para pobre quanto para rico, isso não significa que algum pobre ou algum rico não tenha INTERNET.

    Portanto,

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    CORRETA.

  • Maldita hora pra saber a diferença entre cracker e hacker

  • TEM GENTE QUE TENTA JUSTIFICAR A QUESTÃO AINDA!

    É COMO DIZ O MESTRE ALEXANDRE SOARES: " DE TANTO JUSTIFICAR, O EXAMINADOR FAZ O QUE QUISER COM OS CONCURSEIROS".

    ESTÁ ERRADA E PRONTO ! O GABARITO MAIS " CORRETO" SERIA A LETRA E

  • Nunca que a internet é acessível pra geral.

    Mas poderia anular por causa do uso "generalizador" do conceito de Hacker, seria Cracker.

  • GAB:E na minha opinião. Não há explicação para outro gabarito sem ser a letra E. Misturaram hacker com cracker, crime com contravenção, toda errada a letra D.

    Pense:

    a internet é acessível às diferentes classes sociais; (sim) -> rico e pobre.

    dos mais diversos países.(sim)

    Em nenhum momento ela diz que a internet é acessível a todos. Então cadê o erro?

    Sem contar que cyber crime é crime, e não contravenção, levando em conta o direito penal a (D) já estaria errada kkkk.

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    CLARO QUE NÃO !!

    Pensem nas classes pobres . pensa@Porr@

  • TEM GENTE QUE TENTA JUSTIFICAR A QUESTÃO AINDA!

    É COMO DIZ O MESTRE ALEXANDRE SOARES: " DE TANTO JUSTIFICAR, O EXAMINADOR FAZ O QUE QUISER COM OS CONCURSEIROS".

    ESTÁ ERRADA E PRONTO ! O GABARITO MAIS " CORRETO" SERIA A LETRA E

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    A Letra E não restringiu, não disse que todos os países tem acesso a internet, ela disse que vários países tem acesso o que é uma verdade. O comentário do professor não ajudou em nada.

  • Parece que o ''professor'' de informática do QC não aprende a diferença de "Hacker" e "cracker"

  • Para cometer um cybercrime precisa ser um hacker? Oi? Quem tenta justificar essa questão é tão desonesto como a banca! Ainda teve comentário que falou "Ah, mas pobre não acessa a internet" em nenhum momento a alternativa E restringiu dizendo que TODAS AS CAMADAS SOCIAIS DE TODOS OS PAÍSES tem acesso. Se fosse uma questão de C/E com certeza a letra E seria considerada como Certa

  • Gente, e a diferença entre HACKER e CRACKER? A banca não levou em conta?

  • GABARITO: D

    Discordo do gabarito por 2 motivos

    1= A banca usou hacker com o sinônimo de cracker. Além de não ser sinônimo, isso é um grande problema p/ quem estuda para concursos da cespe! Ela mudou o entendimento ou apenas usou um outro entendimento para essa prova?

    2 = Por eliminação, a letra E seria a mais correta. Realmente um dos ideais da internet é ser o mais acessível possível a pessoas das mais diferentes classes sociais e regiões geográficas do mundo.

  • discorco com a alternativa pelo simpes fato de que cybercrime pode ser cometido por qualquer pessoa que tenha um bom domínio na internet, não sendo só um hacker.
  • Quem sabe a matéria errou. Quem não sabe a diferença entre CRACKER E HACKER, acertou a questão. CESPE SENDO CESPE

  • PERFEITA A COLOCAÇÃO DO COMENTÁRIO DO AMIGO ADMILSON GOBI JUNIOR.

  • Quem conhecer a perfeita diferença entre HACKER E CRACKER NESSA QUESTÃO O CESPE FUDEU COM ESSE CONHECIMENTO

  • Mais alguem marcou a Letra E ????

  • mais alguém respondeu levando em consideração que contravenção é diferente de crime? errei =/

  • Quando há duas respostas certas fica difícil. CESPE sempre Inovando...... Não há justificativa fundada para que a letra E não esteja correta.

    Ela não traz palavras delimitadoras.

  • Rapaziada viajando na questão...... Prestem atenção:. "Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers."

    Hacker,de forma resumida,seria aquele que invade sua máquina com o desígnio de testar seu conhecimento.Quando partimos desse pressuposto, podemos chegar,assim, a uma conclusão: se o hacker invade seu PC,LOGO,ele comete crime, ou seja, a advinda da Net trouxe novos modalidade de cybercrimes!!!

    INSTA: gabriel_oli1

    18 anos e rumo à aprovação!

  • Seria justo e necessário, o cespe Cebraspe ter utilizado o termo “Cracker” e não “Hacker” ou ter destrinchado mais a explicação.

  • Hackers não necessariamente são criminosos, a questão deveria ser anulada.

  • LETRA D

  • ITEM D

  • Gabarito letra E.

    Uma vez que a banca não restringiu.

    A internet está difundida em que vários países e classes sociais distintas, tem acesso a internet.

    Já a letra D está errada, pois crack é malicoso, enquanto rack nem sempre é usado nesse sentido.

    Por fim a banca deu como D correta.

    Discordo totalmente!

  • Pessoal, não tentem discutir com a banca, adaptem-se.

    Para a CESPE/CEBRASPE:

    Trojan = vírus

    Haker = são indivíduos que atual com fins maliciosos

    Eu discordo dos dois conceitos, mas não quero entrar em debate teórico com a banca, apenas acertar questões.

  • Questão tosca!!! Tudo de ruim desaba nas costas do hacker; e sabemos que não é bem assim!!!

  • Estou bem feliz por ter errado esta questão. rs

  • Quem errou acertou, quem acertou errou

    #PAZ

  • Questão horrível.

    1 - ENTAO QUER DIZER QUE A INTERNET NÃO É ACESSÍVEL ÀS MAIS DIVERSAS CLASSES SOCIAIS DOS MAIS DIVERSOS PAÍSES ?

    2 - A BANCA USOU HACKER (ERRONEAMENTE) NO LUGAR DE CRACKER !!!

  • Questão de cunho subjetivo...

  • Primeiramente, a letra E não se refere a todos os países, e sim a diversos (noções bem diferentes). Segundo, não há contravenção envolvendo cybercrimes. Na verdade, existem CRIMES tipificados na legislação brasileira. A primeira dessas leis é a dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012), conhecida como Lei Carolina Dieckmann que introduziu o artigo 154-A no CP. Péssimo gabarito!

  • Levei até um susto vendo a quantidade de comentários. Qualquer um com um Q.I de 3 dígitos consegue ver que só tem uma resposta certa.

  • palhaçada!!!

  • Responda aí você que ACERTOU ou você que ERROU:

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE HACKER E CRACKER ?

  • A resposta D nao pode ser correta. Pq quem comete crimes são os crakers. Um haker é meramente im sidação comum que esta na beirada entre o ''bem e o mal''.

  • PARA QUEM TEVE DÚVIDA NA LETRA E)

    E)- " Ainda hoje, por ex. no continente africano existem dezenas de países que não possuem internet. Ou seja, em muitos locais a internet ainda é muito elitizada, eu posso dizer que no Brasil houve uma expansão muito grande da internet, isso fazia parte dos programas crescimento do desenvolvimento brasileiro. Mas, ainda em alguns locais a internet é elitizada, não é acessível por todos. "

    RESPOSTA EM VIDEOAULA DO PROF. RENATO DA COSTA - ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Questão altamente incoerente. A ação de hackers não pode ser generalizada como maliciosa.

  • questão mal elaborada

  • Fiquei em dúvida entre as alternativas D e E, pois os crimes são cometidos pelos CRACKERS e não pelos HACKERS, logo a alternativa correta seria a E. Mas conhecendo a "filha-da-putagem" da banca marquei a D kkkkk

  • Essa vai para o meu caderno de "MERDAS DO CESPE"

  • quem elaborou essa questão não transa

  • ACESSÍVEL A DIFERENTES CLASSES SOCIAIS # NÃO PODE SER ACESSÍVEL SE 46 MILHÕES DE PESSOAS SÓ NO BRASIL NÃO TEM ACESSO.

    25% dos brasileiros não têm acesso à internet, aponta pesquisa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (29) uma pesquisa que aponta que 25% (ou um em cada quatro) dos brasileiros não têm acesso à internet. Em números totais, isso representa 46 milhões de pessoas.

    https://canaltech.com.br/internet/25-dos-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet-aponta-pesquisa-164107/#:~:text=25%25%20dos%20brasileiros%20n%C3%A3o%20t%C3%AAm%20acesso%20%C3%A0%20internet%2C%20aponta%20pesquisa,-Por%20Rui%20Maciel&text=O%20Instituto%20Brasileiro%20de%20Geografia,representa%2046%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.

  • Isso que dá botar um sociólogo ativista dos direitos humanos pra fazer questão de Tecnologia da Informação...

  • Como exigir aprofundamento técnico do candidato se, na hora da prova, as questões vêm com uma superficialidade dessas?

  • Como exigir aprofundamento técnico do candidato se, na hora da prova, as questões vêm com uma superficialidade dessas?

  • Hoje em dia falar que tem países que não tem acesso a internet francamente parece absurdo, pode até ter alguns com acesso restrito ou limitado, mas garantir que não existe essa opção é viajar na maionese.

  • O correto seria Cracker, não hacker, essa questão deveria ser anulada

  • Como as questões da Cespe são interdisciplinares, o termo contravenção estaria errado, pois essa nova modalidade de infração é tida como delito, e a outra questão é da utilização do termo hacker como criminoso.

  • Quem errou acertou, quem acertou errou

  • questao lixo

    obvio que a internet esta acessivel em diversos países para diferentes classes sociais.

  • nem toda classe tem acesso a internet.

    a letra D estaria mais correta se o termo hacker fosse trocado por cracker, mas segue o baile.

  • uma nova modalidade de Contravenção == CyberCrime???

    Hacker???? PQP!!!!!!

  • as pessoas confundem ética com responsabilidade penal. os hackers podem até serem bonzinhos, mas ainda assim devem responder perante a justiça, se acionada.

    já a E está claramente errada.

  • É um "crime ou uma contravenção" penal!

  • Pobres pode ter acesso a Internet. O cadastro do auxílio emergencial foi feito de forma virtual, o que demonstra o quão acessível é a Internet hoje. Acessar a Internet para imprimir algum material numa lan houve costuma ser até gratuito. Ademais, em momento algum a questão citou "todas as classes sociais", o que n torna a assertiva falsa caso alguma classe não possua acesso. Mas segue o jogo...

  • Resolvendo uma a uma:

    a) Errada. A Internet é a rede mundial de computadores que tem como característica ser pública. Além disso,

    seu acesso é realizado através dos navegadores web, que são aplicativos.

    b) Errada. Os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo.

    c) Errada. A pesquisa na Internet é um dos principais meios para se obter informações.

    d) Correta Essa questão é uma pegadinha do CESPE que faz uma confusão em relação à definição de hacker e

    cracker, pois não faz distinção entre as duas palavras, utilizando apenas hacker para definir o indivíduo que invade sistemas, seja para benefício ou maleficio.

    e) Errada. Não concordo com a resposta, já que a expressão "dos mais diversos países" não é sinônimo de "todos os países", porém, a explicação da CESPE foi que apesar de estar acessível as diferentes classes, sabemos que nem todos os países possuem esse acesso.

  • caraca, a D tá ok mas a E está mais ainda. Hoje em dia qualquer pobre tem whts caramba. hehe

  • Quem estuda direito penal errou essa questão.

  • "diversos paises " pode ser 10 paises ou 5 paises ou 100 paises...

    "Diferentes classes" pode ser classe media e alta..

    A Banca vacilou e não tem explicação. Tomara q nao tenha uma questão dessa nas proximas provas..

  • com certeza entraria com recurso, e o pior é o comentário do professor !

    o professor se mostra totalmente fora da realidade mundial e deu uma resposta muito imperativa ao raciocínio da questão, gostaria que ele apresentasse qual o lugar do mundo que não existe rede mundial de computadores no mundo pois ao dizer: "...existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial." ele generalizou totalmente todo o Mundo.. existe um lugar onde a rede mundial corresponde apenas a 0,9% da população que é no Timor-Leste mas, não e totalmente! e o interessante e que atinge as até essa camada "pobre" do mundo!

  • pra começo de conversa, não é contravenção e sim crime. Além disso a forma como colocaram hacker e cracker tá errada

  • Não é contravenção!

    É crime! já tá errado por ai

  • Se um território for considerado País, então há governo. Se há governo, há internet SIM, seja qual for a classe social. Qual país que não usa internet? Se comunica com pombo correio, por mensageiro à cavalo?

  • Esta questão é daquelas que reviram o estômago, que faz o candidato perder a paciência com a banca. Data venia aos que pensam diferente, os(as) senhores(as) estão equivocados(as).

    1- Contravenção não é Crime;

    2- A letra E não disse que TODAS as classes sociais têm acesso nem que isso ocorre em TODOS os países, de maneira que a alternativa é de longe a mais correta;

    3- Nishimura já foi melhor nos comentários, não sei como ele conseguiu defender a banca nessa questão.

  • Questão toda errada!!! E parece que não foi anulada.

    Não é contravenção.

    154-A do CP. Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

    E os outros colegas já responderam acerca do hacker x cracker.

  • Além dos erros destacados, o conceito de Hacker está equivocado.

  • Questão amadora! Dois erros, e não foi anulada Cespe??

    1° Não é Contravenção

    2° O termo correto não é hacker

  • Se quer deixar a alternativa E errada, teria que trocar o DIVERSOS por TODOS!

    Ou a internet só está acessível a 2 países???

    Pra fazer uma pegadinha, primeiro tem que aprender a diferença entre restrição e generalização..

    Examinador desgraçado!!!

  • contravenção e cyberCrime, ao pé da letra não estaria correto, mas é o que sobrou! kkkk

  • Quanto ao termo, se a banca quiser usar o termo hacker para definir os maus, em vez de usar cracker ela pode...Para cespe vale o contexto e não o termo em si..

  • Hoje, não só hackers ou crackers realizam crimes e contravenções cibernéticas, pois hoje crimes como o de injúria acontece no ambiente virtual por pessoas que não se encaixam em nenhum dos dois conceitos.

  • Não seria Crackers ?

  • Buscando um pouco mais, encontrei que há sim países completamente desconectados...

    "De acordo com uma pesquisa realizada pelo projeto GEONET da Universidade de Oxford há 28 países desconectados, esse grupo de países fazem parte do chamado Arquipélago da Desconexão segundo a pesquisa"

    https://pt.linkfang.org/wiki/Acesso_%C3%A0_internet

    "O projeto GEONET, iniciativa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificou que nosso planeta possui um Arquipélago de Desconexão, representado por 28 países, identificados nas áreas laranjas e amarelas do mapa abaixo. A maioria das regiões completamente sem acesso à rede estão no continente Africano, na parte sul do deserto do Saara. Mas também foram destacados territórios em que a web tem penetração inferior a 10% da população. Os dados representam o ano de 2013, não muito longe do que vivemos atualmente."

    https://www.purebreak.com.br/noticias/paises-desconectados-voce-sabia-que-ha-locais-do-mundo-onde-a-populacao-nao-tem-acesso-a-web/16738

  • Questão mal formulada. Erraria várias vezes...

    Dizer que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países não significa dizer que TODOS os países possuem esse acesso.

  • Em outras questões do Cespe e explicação do professor do Qc, pude perceber que a mesma considera cracker como um tipo de hacker criminoso. Ou seja, hacker é gênero enquanto cracker é espécie. Hoje entendo hacker como "qualquer pessoa que se dedique intensamente em alguma área específica da computação e descobre utilidades além das previstas nas especificações originais", "um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores", seja essas habilidades usadas para o bem ou para o mal, com a observação que se usadas para o crime, especifica como cracker, criminal hacker.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • é o que homi?

  • cybercrime é uma CONTRAVENÇÃO???????? PASSIVEL DE ANULAÇÃO

  • No meu ponto de vista a questão seria passível de anulação devido a resposta da letra E, pois a internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. Quando cita diversos países, não quer dizer que é de todo mundo.

    Com isso, ao meu ver teriam dois gabaritos para esta questão as letras D e E.

  • não é Hacker e sim Cracker

  • cyberCRIME= contravenção? Que eu saiba crime e contravenção penal são coisas diferentes. E a letra E esta correta. Questão deveria ser anulada, mas como sempre, o cebraspe tem um entendimento próprio e supremo e nós meros mortais, devemos aceitar.

  • Essa questão deveria ser anula, a meu ver, pelas seguintes razões:

    1. Hacker é diferente de Cracker. Quem efetivamente pratica CRIME é CRACKER!
    2. Não vejo problema da letra "E" ser a resposta correta, uma vez que a rede mundial de computadores é ABERTA de modo que torna-se acessível a diferente classes.
  • além disso cyber crime e um crime e não uma contravenção. banca cespe deve ser composta por juízes aposentados.

  • KKKKKKK

    CESPE faz o que bem entende e os candidatos que se lasquem

  • informática de concurso é uma avacalhação sem fim, pqp

  • kkkkkkkkk, piada de questão hein? Alguém chama o VAR que o juiz tá doidão!

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países (não disse todos)

    Onde está o erro?

    Que piada de questão!

  • Não sei por que a alternativa E está errada, pois a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

  • Fiquei com dúvidas sobre ser crime ou contravenção....acabei errando...

  • "Sabemos que a CESPE cobra como noções de informática e também para área de TI os termos Hacker e Cracker. Hacker poderia ser usado como termo geral sabendo-se que existem os termos Blackhat, Whitehat, Grayhat, Pheaker, etc. que não caberia nessa questão para validar como certa, como dito na primeira frase, esses termos NÃO são cobrados. 

    Adicionalmente, Cibercrime, conforme a Lei 12737 (Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências) É CRIME e não contravenção como mencionado.

    Dois erros na assertiva.

     

    Já a letra E, em vista do português, não está dizendo que todas as classes e todos os países, ela diz que "a internet é acessível por VÁRIAS classes sociais e em VÁRIOS países" (VÁRIOS são muitos, mas não todos).

    A única opção que podemos marcar como certa, deveria ser a letra E. "

    Comentários do colega M. Martins que concordo plenamente.

    mas Cespe é Onisciente e inerrável.

  • dificil é justificar o erro da E kk

  • quem marcou E acertou, você está no caminho certo.
  • Se fosse uma questão de 2004, dava até pra entender não ser a alternativa E, mas nos tempos atuais, qualquer pobre e qualquer rico tem acesso PLENO à internet. E hoje em dia, por valores muito mais acessíveis que no passado. Complicado uma banca enorme tomar uma alternativa como essa, em um tempo moderno, como errado..

  • CESPE forçou a barra nessa questão.

  • Kurosaki nii-sama.

    • A alternativa E é inválida pelo fato de que a palavra acessível foi empregada como sinônimo de utilizável. A educação é acessível (usufruida por todos) à todos no Brasil? Não, da mesma maneira é a Internet em outros países, pessoas em condições de miséria no Haiti/outros lugares mal sabem oque é internet.
  • Hackers

    São aqueles indivíduos que possuem conhecimentos profundos de informática e fazem uso deles de forma positiva. 

    Crackers

    Quanto aos crackers, eles utilizam seus grandes conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente. Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.

    Por isso não respondi a alternativa "D"

  • Questão facilmente anulável. Contravenção é uma coisa e crime outra. Cybercrime = crime cibernético.

  • A alternativa E não está errada. Há paises que somente algumas classes sociais tem acesso. Ademais, crime e contravenção são conceitos distintos.

  • Alternativa E é correta, acho.

  • cespe e informática

    combinação perfeita .

  • O gabarito correto deveria ser a letra E.

    Hacker não é o criminoso e sim o Cracker, mas a CESPE é a dona da razão.

  • CONTRAVENÇÃO?

    Deveria ser CRIME né

  • Achei q a palavra contravenção tornava a questão errada =/

    Pq, Cespe??

    G.: D

  • QUEM ERROU , ACERTOU !

    Segue o baile

  • ERREI SEM PESO ALGUM, A ALTERNATIVA "E" TAMBÉM É CORRETA!!!

  • Na alternativa E) não afirma que são todos os países e sim diversos. Diversos não são todos!!

  • Contravenção?????????????????????

    Pelo menos usasse infração.

  • Subjetividade, desorganização e fraude, palavra que definem o CEBRASPE.

  • CESPE sempre cespiando, que eu sei, cracher se associa a C de crimes, todo mundo ama o CEBBRASPE, é abuso sobre abuso e ninguém toma providências!!!!

  • Tem que ler os quesitos com o coração aberto...

ID
2404489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Uma das maiores cidades do mundo, a Cidade do México passa atualmente por um processo de alteração de seu status político, cuja finalidade é torná-la um(a)

Alternativas

ID
2512054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Simone é uma professora que busca interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem dos seus alunos, porque entende que seu papel é trazer à consciência deles o que já conhecem dos conceitos trabalhados em sala de aula, utilizando estratégias para ajudá-los a acessar as informações e organizar os conhecimentos, já que são capazes de aprender por si próprios.


Assinale a opção que apresenta a teoria da aprendizagem que melhor define a prática pedagógica da professora Simone.

Alternativas
Comentários
  • Correta: 

    e) inatismo

  • Segundo o inatismo, a educação deveria servir apenas para despertar a “essência” existente dentro de cada indivíduo. Os professores são aconselhados a não interferirem muito no processo de aprendizado dos seus alunos.

    A partir daí, o sucesso ou fracasso depende exclusivamente do aluno, pois se este não consegue absorver ou aprender determinado assunto ou ciência, a justificativa estava na falta da sua capacidade genética de aptidão ou desempenho para aquela matéria.

  • EDELSON filho, seu comentáro é excelente, até escrevi aqui nas minhas observações. Obrigado! 

  • INATISMO

    -CONHECIMENTO PRÉ-FORMADO

    -AO NASCER JÁ ESTÁ PRONTO (100%)

    -O AMBIENTE NADA OU POUCO INFLUÊNCIA

    -O MAIS IMPORTANTE É O INTERNO -ENDÓGENO

    -MAÊUTICA, INSIGHT, BIOLÓGICO,

     

    A EDUCAÇÃO DEVERIA SERVIR APENAS PARA DESPERTAR A ESSÊNCIA EXISTENTE DENTRO DE CADA SER.

    OS DOCENTES SÃO ACONSELHADOS A NÃO INTERFERIREM MUITO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES

    AS CARACTERÍSTICAS INATAS AO SER HUMANO NÃO PODEM SER DESENVOLVIDAS FORA DA ESCOLA.

  • CONSTRUTIVISMO


ID
2512057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os pressupostos teóricos piagetianos, para que a construção progressiva dos conhecimentos pelos estudantes aconteça de forma adequada, a relação entre professor e aluno deve

Alternativas
Comentários
  • a letra b está mesmo correta?

     

  • Acho que sim

  • Segundo Piaget "é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior".

  • b) ser marcada por situações que promovam desequilíbrio, conflitos e reflexões do educando sobre suas ações, de modo que ele possa construir compreensões cada vez mais elaboradas acerca da realidade, conseguindo manter a motivação para aprender. 

  • Em 06/05/2018, às 15:51:01, você respondeu a opção A. Errada!

    Em 04/04/2018, às 20:32:08, você respondeu a opção A. Errada!

    Em 30/03/2018, às 21:12:23, você respondeu a opção A. Errada!

     

    errar é humano, mas permanecer no erro é não estudar!

  • Letra B. "O conceito de equilibração sugere algo móvel e dinâmico, na medida em que a constituição do conhecimento coloca o indivíduo frente a conflitos cognitivos constantes que movimentam o organismo no sentido de resolvê-los." Daí surge a aquisição de conhecimento.

  • esse desiquilibrio foi pesado


ID
2512060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para realizar um adequado processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, é imprescindível que o professor leve em consideração

Alternativas
Comentários
  • gaba.: A

  • Alguém poderia me falar o erro da B?


ID
2512063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Flávio é professor de literatura em uma escola de ensino médio. Cada vez mais, ele tem usado as multimídias para facilitar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. Para que as modernas tecnologias da informação e da comunicação sirvam aos propósitos do professor, é importante

Alternativas
Comentários
  •  a) garantir um tempo para as reflexões individualizadas dos alunos, sem pressupor a necessidade de realização de trabalhos coletivos.

     b) promover múltiplas interações e múltiplos tipos de discurso, partindo-se do pressuposto de que a motivação pessoal para a realização da atividade proposta é irrelevante nesse caso.

     c) integrar as diferentes formas de expressão escrita, oral e audiovisual. (CORRETO)

     d) predeterminar sentidos e polarizações, além de favorecer o trabalho colaborativo.

     e) planejar as atividades de forma que os desdobramentos delas sejam previsíveis, para que não haja necessidade de constantes negociações com os alunos.

  • predeterminar dá sentido de controle pelo professor no processo de ensino aprendizagem.

  •  c) integrar as diferentes formas de expressão escrita, oral e audiovisual. (CORRETO)


ID
2512066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção em que a proposta de atividade descrita adéqua-se a uma situação de ensino-aprendizagem com crianças de seis anos de idade, em uma aula acerca do conhecimento pessoal, cujos métodos e técnicas de ensino estejam embasados na perspectiva de aprendizagem defendida por Vigotsky.

Alternativas
Comentários
  • Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio

    (Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=326)

  • GABARITO LETRA C


ID
2512069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A metodologia de projetos

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi embasada neste arquivo:

    http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_04_Metodologia-de-projetos.pdf

  • representa um processo metodológico de aprendizagem que envolve níveis de integração, interconexão, inter-relacionamento e agregação de informações, conteúdos, conhecimentos e saberes, na busca de uma abordagem mais complexa da realidade.


ID
2512072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às condições que garantem o progresso dos alunos com necessidades educacionais especiais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta letra C

     

     


ID
2512075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

No que se refere a dificuldades de aprendizagem, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2512078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de globalização na sociedade contemporânea impacta a construção do conhecimento e influencia instituições e espaços sociais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • e - A globalização não é um fenômeno recente, mas tem se intensificado neste século, seguindo a evolução da tecnologia e da produção do conhecimento em diversas áreas.

  • Alternativa Correta : E


ID
2512081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No contexto escolar, o fenômeno bullying é uma forma de violência que tem chamado a atenção de educadores e pais pelas sérias implicações a ele associadas. A respeito desse fenômeno, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Vítima passiva ou típica: não reagem às provocaçoes, é "presa fácil".

    Vítima agressiva: diante dos maus-tratos sofridos reage igualmente com agressividade. Tendo passado por situações de sofrimento tende a buscar outros indivíduos mais fragéis na tentativa de transferir os maus-tratos.

    Vítima provocativa: provoca a atrais reações agressivas contra as quais não consegue lidar com eficiência. Geralmente são imaturas de costumes irritantes.

  •  a) a vítima típica é aquela que provoca e atrai reações agressivas.

     b) as características pessoais do agressor não são um fator que influencia ou estimula as ações agressivas.

     c) ele tem relação direta com o clima organizacional da escola.

     d) ele ocorre em contextos sociais específicos, e não em qualquer contexto social.

     e) é caracterizado pelo potencial de poder causar traumas psíquicos, pelo desequilíbrio de poder entre agressor e vítima e pela intencionalidade da ação. (CORRETO)


ID
2512084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A diversidade cultural brasileira é alvo de inúmeros estudos e, cada vez mais, conceitos como diversidade, diferença, igualdade e justiça social têm-se configurado como uma preocupação e um desafio premente para aqueles que lutam por uma educação verdadeiramente cidadã e para as instâncias envolvidas nesse processo.


Considerando-se a articulação desses conceitos à formação de professores, é correto afirmar que a educação continuada

Alternativas
Comentários
  • Correta: 

    letra a) é um lócus privilegiado para a reflexão e discussão acerca de questões sobre a diversidade, a criação e a implementação de proposições nesse contexto.

  •  a) é um lócus privilegiado para a reflexão e discussão acerca de questões sobre a diversidade, a criação e a implementação de proposições nesse contexto. (CORRETO)

     b) representa a única intervenção necessária para aquelas escolas desprovidas de cultura responsiva no que concerne à diversidade étnica.

     c) é a principal estratégia de governança pública para implementar a política educacional de inclusão à diversidade.

     d) é o dispositivo adequado para que gestores de escola reconheçam as lacunas de formação de seus profissionais.

     e) possibilita boas discussões sobre multiculturalismo e diversidade, no entanto, não visa capacitar o profissional em sala de aula.

     

    Segundo Canen e Xavier (2011, p. 641), "a formação de professores, seja ela inicial ou continuada, constitui-se como um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre essas questões, como para a criação e a implementação de proposições que possibilitem vislumbrar novos caminhos e avanços no que tange ao trato da diversidade cultural no contexto escolar".

    CANEN, A. XAVIER, G. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação. V. 16, n. 48. set.-dez. 2011. p. 641 - 813.

    In: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a07.pdf  Acesso em: 27 de maio de 2018.


ID
2512087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da atuação dos profissionais de psicologia junto a professores e funcionários de escolas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta:

    e) Para desenvolver o trabalho com eficiência, o psicólogo deve conhecer as reações e relações de poder entre os profissionais que se entrecruzam no contexto escolar.

  •  a) O psicólogo deve aplicar técnicas e conhecimentos de avaliação psicológica aos problemas apresentados na escola.

     b) A realização de diagnósticos institucionais é prática equivocada nesse contexto, pois evoca postura clínica e patologizante, que já foi abolida da psicologia.

     c) O psicólogo deve assumir o papel de agente escolar centralizador e liderança estratégica das ações pedagógicas de aprendizagem.

     d) A psicologia do trabalho é a especialidade mais indicada para subsidiar a atuação do psicólogo, visto que aborda questões que envolvem alunos e professores nas escolas.

     e) Para desenvolver o trabalho com eficiência, o psicólogo deve conhecer as reações e relações de poder entre os profissionais que se entrecruzam no contexto escolar. (CORRETO)


ID
2512090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à violência no contexto educacional, o psicólogo, para atuar eticamente e de acordo com suas atribuições, deve

Alternativas
Comentários
  •  a) analisar as relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual e de grupo. (CORRETO)

     b) mapear as ocorrências do contexto educacional, a fim de reconhecer a gravidade da violência e as políticas educacionais eficazes a serem oferecidas para reduzir a dimensão simbólica da violência.

     c) aplicar o conhecimento teórico da psicologia dissociado do conhecimento técnico, desde que o objetivo esteja pautado apenas na identificação dos fatores determinantes do agravamento clínico das ações dos sujeitos violentos.

     d) expor, de forma clara, os agravantes da violência que decorrem das relações do indivíduo violento com a família e com a comunidade, a fim de subsidiar a tomada de decisão dos gestores escolares.

     e) realizar estudos e análises de processos intrapessoais, uma vez que compreender o indivíduo e seus motivadores é o elemento que está na base da reversão da violência dentro da escola.


ID
2512093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em casos de agressão sofrida por professores no âmbito escolar, cabe ao psicólogo

Alternativas
Comentários
  •  Correta

    c) acolher o profissional agredido e identificar o comprometimento pós-traumático, bem como apoiar a escola em processos formativos que capacitem professores e alunos.

  •  a) acolher e publicar, em caráter educativo, a ação de intimidação sofrida pelo professor a fim de aumentar sua capacidade de defesa.

     b) afastar o professor e medir o nível de estresse físico desencadeado pela situação sofrida, uma vez que o bullying pode ser expresso de forma física e psicológica. 

     c) acolher o profissional agredido e identificar o comprometimento pós-traumático, bem como apoiar a escola em processos formativos que capacitem professores e alunos. (CORRETO)

     d) acolher o professor vítima de bullying, uma vez que este fenômeno sofrido pelo professor é caracterizado por um conjunto de atitudes agressivas, no entanto, não intencionais por parte dos alunos.

     e) esclarecer que uma conduta agressiva deve ser entendida como violência, ainda que levadas em consideração as formas de expressão da subjetividade do estudante.


ID
2512096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao treinamento e desenvolvimento de pessoas na educação corporativa, assinale a opção que apresenta um conceito relativo à instrução e aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Para Goldstein (1991) Treinamento "é a aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resulta em melhoria de desempenho no trabalho".

     

    Outros autores, como Wexley e Hinrichs acreditam que Treinamento é um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho (presente e futuro) mediante o desenvolvimento de hábitos apropriados de pensamentos, ações, atitudes, comportamentos, conhecimentos e técnicas. Em geral os objetivos de um treinamento são:

     

    Impulsionar a eficiência.
    Incrementar e aumentar a produtividade.
    Elevar os níveis de qualidade.
    Promover a segurança no trabalho.
    Diminuir refugos e retrabalhos.

     

    Para melhor entender o que é um treinamento empresarial, segue abaixo alguns conceitos que podem nos ajudar:

     

    • Treinamento - é o processo intencional e sistemático para estimular a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes pelos empregados, visando sua melhor integração e relacionamento com seu cargo/função, colegas e com a empresa, de forma que possam contribuir, o mais produtivamente possível, para o alcance das metas e objetivos pessoais e da organização, além da solução de problemas da empresa.

     

    • Desenvolvimento - é o treinamento direcionado para a ampliação do horizonte profissional e para o desenvolvimento das potencialidades profissionais e pessoais dos colaboradores.

     

    • Atualização – é o treinamento direcionado para a manutenção das competências técnicas e construção da rede profissional dos especialistas, realizado na forma de eventos como Feiras, Palestras internas e externas, Congressos, Simpósios, Conferências, Fóruns e Visitas técnicas e similares.

     

    • Educação - é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, visando seu melhor re

     

    http://www.admbrasilconsultoria.com.br/o-que-e-treinamento.asp

  • a) Desenvolvimento é a estratégia de formação para um futuro próximo, momento no qual as pessoas adquirem conhecimentos sobre o mundo. ERRADA, conhecimentos sobre o mundo é na Educação. Desenvolvimento promove aprendizagens para postos de trabalhos específicos.

     

    b) Educação é um processo de aprendizagem geral que propicia o amadurecimento do indivíduo de forma ampla, ainda que voltada para o contexto do trabalho. ERRADA, não visa diretamente o preparo para o trabalho, pode formar para o trabalho e também para fora dele.

     

    c) Informação é a forma mais simples de estruturação de eventos de aprendizagem e envolve definição de objetivos e aplicação de procedimentos instrucionais. ERRADA. A forma mais simples de estruturação de eventos de aprendizagem é a Instrução. Informação são módulos ou unidades de dados, informações, conhecimentos.

     

    d) Instrução é o esforço planejado pela organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos no contexto de trabalho. ERRADA, trata-se de uma definição de Treinamento.

     

    e)Treinamento é o desenvolvimento sistemático de padrões de comportamento, atitudes, conhecimento e habilidades por um indivíduo, para desempenhar adequadamente uma dada tarefa de trabalho. CORRETA

  • https://imgur.com/l23jvTr

    Desenvolvimento não vincula um cargo/tarefa

    Treinamento vincular sim a um cargo/tarefa

    Q1129295 - Informação, instrução, treinamento, desenvolvimento e educação são conceitos que compõem o sistema TD&E (Treinamento, Desenvolvimento e Educação). Seus limites são tênues e a educação tem um nível de complexidade maior, englobando os demais. Certo

    Q603907 - O desenvolvimento pode ser definido como um processo de aprendizagem mais geral que visa ao crescimento e ao amadurecimento das pessoas de forma ampla, sem uma vinculação direta com o cargo desempenhado. certo

    Q837363 - Treinamento é o desenvolvimento sistemático de padrões de comportamento, atitudes, conhecimento e habilidades por um indivíduo, para desempenhar adequadamente uma dada tarefa de trabalho. certo


ID
2512099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito de educação a distância (EAD) e ambiente virtual de aprendizagem (AVA), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) Desde a sua criação, a EAD é uma modalidade de ensino amplamente aceita nas instituições de ensino, em razão da experiência que os profissionais atuantes nas equipes multidisciplinares de EAD têm com diretrizes de planejamento, gestão, ensino, produção de materiais didáticos e execução de cursos.

     b) O termo educação a distância revela o papel do estudante; para que se abarque o papel essencial do instrutor nesse processo, seria mais adequado o termo aprendizagem a distância. 

     c) A educação semipresencial é aquela em que o contato entre professores e alunos se dá tanto no estilo convencional quanto a distância, sendo a mais indicada para a formação continuada dos estudantes.

     d) Os AVAs são facilitadores da interação e viabilizam a organização das ideias dos estudantes que, ao compartilharem seus conhecimentos, tornam-se sujeitos autônomos de sua aprendizagem. (CORRETO)

     e) A comunicação e a inclusão digital compostas pela distribuição dos materiais e pelos processos de comunicação e avaliação, assim como a estrutura e a organização, constituídas de inclusão digital, conteúdos e AVAs, são os dois elementos que compõem um sistema de EAD

    Segundo Palácio e Struchiner (2016, p. 416), "os AVA são espaços virtuais que permitem aos sujeitos envolvidos nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação a busca por conhecimentos e capacitação (MACIEL, 2012). São projetados para facilitar o acesso a materiais de aprendizagem e a comunicação dos estudantes entre si e com os professores. Em resumo, refere-se a um espaço no qual ocorre a comunica- ção pedagógica em processos formativos semipresenciais ou a distância (ADELL; BELLVER; BELLVER, 2010). Segundo Almeida (2003), os ambientes virtuais permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada e desenvolver interações entre pessoas. Oferecem possibilidades para a criação de espaços educacionais diferenciados que valorizam a participação do aluno de forma mais contextualizada e integrada aos objetivos de aprendizagem (KENSKY, 2007)".

    PALACIO, M. STRUCHINER, M. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde. Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 2, 2016, p. 413-430. In: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n2/1516-7313-ciedu-22-02-0413.pdf  Acesso em: 28 de maio de 2018.

  • A alternativa a) está incorreta, pois não é amplamente aceita nas instituições de ensino. A alternativa b) está incorreta, pois o termo está correto, já que o termo educação deixa mais amplo o que envolve tanto o estudante quanto os outros profissionais. A alternativa c) está incorreta, pois depende de aluno para aluno, ou seja, ela pode não ser a mais indicada. A letra e) está incorreta, pois o sistema EAD não é composto apenas por dois elementos. A letra d) está correta. 


ID
2512102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As universidades corporativas são sistemas educacionais implantados no âmbito de uma organização para atender seus funcionários, clientes, parceiros e fornecedores, em alinhamento com as estratégias organizacionais. O desenvolvimento do processo de educação corporativa é norteado pelo princípio da

Alternativas
Comentários
  • Princípios e Práticas da Educação Corporativa:

    Competitividade 

    Conceber ações e programas educacionais alinhados às estratégias do negócio;

    Perpetuidade

    Ser veículo de disseminação da cultura empresarial;

    Conectividade

    Implantar modelo de gestão do conhecimento que estimule o compartilhamento de conhecimentos organizacionais e a troca de experiências;

    Adotar,implementar a educação inclusiva, contemplando o público interno e externo.

    Disponibilidade

    Implantar múltiplas formas e processos de aprendizagem que favoreçam a apredniozagem a qualquer hora e em qualquer lugar;

    utilizar de forma intensiva tecnologia aplicada a aeducação;

    Parceria

    Parcerias Internas - responsabilizar líderes e gestores pelo processo de aprendizagem de suas equiés, estimulando a participação nos programas educacionais e criando um ambiente de trabalho propício a aprendizagem;

    Parcerias Externas - estabelecer parcerias estratégicas com as instituições de ensino superior.

    Sustentabilidade

    Criar mecanismos que favoreçam a autossustentabilidade financeira do sistema.

    Cidadania

    Obter sinergia entre programas educacionais e projetos sociais;

  • A letra A pra mim tmb está correta.

  • GABARITO - "B"

    *Todas as alternativas são princípios da educação corporativa, porém as definições deles estão trocadas.

     

    A) DISPONIBILIDADE: que o conhecimento fique de fácil acesso

    B) PARCERIA: parcerias internas (com os colaboradores) e externas (com Universidades e empresas especializadas) - CORRETO

    C) COMPETITIVIDADE: ensino voltado para o mercado

    D) PERPETUIDADE: transmite os valores culturais da organização

    E) CONECTIVIDADE: troca de experiências (com o público interno e externo)

  • Éboli (2004) esclarece que os princípios são as bases filosóficas e os fundamentos que norteiam uma ação, ou seja, são os elementos qualitativos conceituais predominantes na constituição de um sistema de educação corporativa bem-sucedido. Os sete princípios de sucesso de um sistema de educação coorporativa e as principais práticas a eles relacionadas, segundo a visão da autora, são os seguintes:

    Princípios                                              e                                 Práticas

    Competitividade Obter o comprometimento e envolvimento da alta cúpula com sistema de educação. Alinhar as estratégias, diretrizes e práticas de gestão de pessoas às estratégias do negócio. Implantar um modelo de gestão de pessoas por competências. Conceber ações e programas educacionais alinhados às estratégias do negócio.

    Perpetuidade Ser veículo de disseminação da cultura empresarial. Responsabilizar líderes e gestores pelo processo de aprendizagem. 

    Conectividade  Adotar, implementar a educação inclusiva, contemplando o público interno e o externo. Implantar modelo de gestão do conhecimento que estimule o compartilhamento de conhecimentos organizacionais e a troca de experiências. Integrar o sistema de educação com o modelo de gestão de conhecimento. Criar mecanismos de gestão que favoreçam a construção social do conhecimento.

    Disponibilidade Utilizar de forma intensiva tecnologia aplicada à educação. Implantar projetos virtuais de educação (aprendizagem mediada por tecnologia). Implantar múltiplas formas e processos de aprendizagem que favoreçam a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar.

    Cidadania Obter sinergia entre programas educacionais e projetos sociais. Comprometer-se com a cidadania empresarial, estimulando: – a formação de atores sociais dentro e fora da empresa; – a construção social do conhecimento organizacional.

    Parceria  Parcerias internas: responsabilizar líderes e gestores pelo processo de aprendizagem de suas equipes, estimulando a participação nos programas educacionais e criando um ambiente de trabalho propício à aprendizagem. Parcerias externas: estabelecer parcerias estratégicas com as instituições de ensino superior.

    Sustentabilidade Torna-se um centro de agregação de resultados para o negócio. Implantar sistema métrico para avaliar os resultados obtidos, considerando-se os objetivos do negócio. Criar mecanismos que favoreçam a autossustentabilidade financeira do sistema. A educação corporativa não se restringe apenas aos funcionários e ao  público interno. As ações de capacitação também podem atingir a sociedade, os clientes e os fornecedores da instituição.

     

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos- Andréia Ribas - pg. 270 e 271


ID
2512105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao planejamento de políticas educacionais, assinale a opção correta. Nesse sentido considere que a sigla LDB sempre que utilizada, se refere a Lei de Diretrizes e Bases.

Alternativas
Comentários
  • d) De acordo com a LDB, a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

    Art. 1º

    § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

  • Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.d

    § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

    § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

  • Letra C, art.1º , linha 2

  • Gabarito: D

     

    #partiuposse

  • alguém poderia explicar o erro da opção a, por favor...

  • Acredito que o erro da assertiva "a" seja que não há, na LDB, o termo "educação profissional básica". Ou é "educação básica" ou é "educação profissonal técnica"

  • GABARITO - LETRA D

    LEI 9.394 68

    A) Art. 36-B.

    Parágrafo único. A educação profissional técnica de nível médio deverá observar:    

    I - os objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional

    de Educação;

    B) ATENÇÃO! Esse artigo 4 é do decreto 2.208 de 1997, que foi revogado pelo decreto 5.154 de 2004. Mas mencionarei ele aqui:

    Art 4 º A educação profissional de nível básico é modalidade de educação não-formal e duração variável, destinada a proporcionar ao cidadão trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o exercício de funções demandadas pelo mundo do trabalho, compatíveis com a complexidade tecnológica do trabalho, o seu grau de conhecimento técnico e o nível de escolaridade do aluno, não estando sujeita à regulamentação curricular. (REVOGADO)

    C) NÃO HÁ ESSA RESTRIÇÃO NA LEI

    D) Art. 1º § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

    E) Art. 36-A. Sem prejuízo do disposto na Seção IV deste Capítulo, o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. (Não se limita só entre o ensino superior e a pós-graduação)


ID
2512108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) e à atuação do profissional de psicologia em projetos pedagógicos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra a) e letra e) estão com os conceitos trocados.

  •  a) o PPP é pedagógico porque considera a escola um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, cabendo ao psicólogo orientar os atores desse cenário quanto ao seu papel.

     b) a elaboração do PPP segue solicitações das famílias e da comunidade presente no contexto escolar, e deve ser feita sem a participação do psicólogo nas etapas que definem as diretrizes pedagógicas e os planos de ação.

     c) o PPP revela a missão e a visão das equipes multiprofissionais em um contexto escolar, cabendo ao psicólogo selecionar e monitorar essas equipes.

     d) o PPP reúne propostas de ação concreta a serem executadas durante determinado período de tempo, cabendo ao psicólogo acompanhar a execução e monitorar as ações envolvidas nas tomadas de decisões(CORRETO)

     e) o PPP é político porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, cabendo ao psicólogo selecionar os projetos mais convenientes e indicados para o público-alvo a ser atendido.

  • letra d)

    Pra não errar mais é só lembrar que o psicólogo só fica olhando o pessoal que está fazendo o PPP, ou seja, ele executa o objetivo do concurseiro...


ID
2512111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na educação corporativa, o ciclo de desenvolvimento conta com diversos estágios, tais como a etapa de consolidação, que

Alternativas
Comentários
  • • Fase de idealização, com planejamento para start-up em futuro próximo;

    • Iniciação, com atividades em fase de estruturação;

    • Atividades em andamento, porém com atendimento aos níveis operacionais;

    • Atividades em andamento, voltadas aos níveis operacionais quanto aos níveis de gerência média (nível tático);

    • Atividades em andamento, consolidadas, com atendimento a toda a organização nos níveis operacional, tático e estratégico;

    • Atividades em andamento, consolidadas, voltadas ao atendimento de toda a organização nos níveis operacional, tático e estratégico, além de desenvolver atividades com atendimento aos fornecedores, clientes e comunidade.

     

    http://www.scielo.br/pdf/prod/2012nahead/aop_200901007.pdf

  •  a) integra ações voltadas ao atendimento de toda a organização e desenvolve atividades para atendimento de fornecedores, clientes e comunidade. (CORRETA)

     b) engloba o planejamento para start-up em futuro próximo.

     c) abarca as providências em nível operacional e estratégico.

     d) reconhece as atividades consolidadas e em andamento, atendendo às necessidades do segmento operacional.

     e) confere se as demandas táticas e estratégicas foram contempladas.

  • ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA:

     

    DECISÃO DOS DIRIGENTES -----> PROJETO INICIAL DE IMPLEMENTAÇÃO-----> DIAGNÓSTICO DAS COMPETÊNCIAS-----> AVALIAÇÃO DOS TEINAMENTOS ANTERIORES-----> NOVO PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/prod/2012nahead/aop_200901007.pdf


ID
2512114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Josué, garoto de sete anos de idade diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) aos seis anos de idade, no início de sua vida escolar, apresenta dificuldades na aprendizagem, reação aversa ao toque, déficit significativo na manutenção do foco e da atenção, comportamento hiperativo, agnosia e dificuldades na coordenação motora ampla e fina. Ele faz uso de medicação e tem acompanhamento psicopedagógico.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  • GAbarito

    B) Intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que integrem estímulos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem de Josué e para melhora do seu comportamento. 

  • Gabarito: B

     

    #partiuposse

  • "...intervenções deve ser delegada à escola, pois as principais repercussões do transtorno se manifestam no âmbito escolar".

    Já tem como anular essa opção.

  •  a) O comprometimento do desempenho escolar de Josué pode estar associado a uma anosognosia.

     b) Intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que integrem estímulos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem de Josué e para melhora do seu comportamento. (CORRETO)

     c) Defensividade tátil não é uma característica do quadro apresentado por Josué.

     d) É recomendável que a família de Josué supervisione o comportamento dele no contexto domiciliar, porém a responsabilidade pelas intervenções deve ser delegada à escola, pois as principais repercussões do transtorno se manifestam no âmbito escolar.

     e) A agnosia apresentada por Josué está associada a um quadro de falso desconhecimento.

  • Jurava que era a C. Não tinha entendido o fato da defensividade tátil e dificuldades na coordenação motora ampla e fina. Seria alguma comorbidade? Alguém poderia me explicar?

  • anosognosia: é um estado neurológico caracterizado pela incapacidade de uma pessoa estar consciente da sua própria doença.

    defensividade tátil: refere-se à respostas observáveis negativas ou aversivas a alguns tipos de experiência tátil que a maioria das pessoas não considera desagradável ou dolorosa. Existe um componente emocional exagerado em relação a toque de outras pessoas ou certas texturas. Assim, pentear o cabelo pode ser uma experiência dolorosa para algumas crianças e a água do chuveiro pode parecer agulhas caindo sobre a pele. É considerado um distúrbio de modulação de entrada sensorial.

    agnosia: amnésia perceptiva que consiste na incapacidade de reconhecer os objetos ou os símbolos usuais, sem perturbação das sensações em geral.

  • Josué, garoto de sete anos de idade diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) aos seis anos de idade, no início de sua vida escolar, apresenta dificuldades na aprendizagem, reação aversa ao toque, déficit significativo na manutenção do foco e da atenção, comportamento hiperativo, agnosia e dificuldades na coordenação motora ampla e fina. Ele faz uso de medicação e tem acompanhamento psicopedagógico.

    Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

    A O comprometimento do desempenho escolar de Josué pode estar associado a uma anosognosia (não).

    B Intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que integrem estímulos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem de Josué e para melhora do seu comportamento.

    C Defensividade tátil não é uma característica do quadro (eu errei, fui ver o DSM e não fala nada sobre defensividade tátil nos quadros de TDAH, daí voltei pra ler a questão = não é uma do QUADRO?? claro que sim, na questão tá falando que ele apresenta, não dá pra questionar, agora se o termo fosse DIAGNÓSTICO, AÍ SIM QUESTIONAR = PEGADINHA DO MALANDRO = PEGADINHA DOS NOSSOS VÍCIOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO = LASCAMO-NOS HAHAHAAHA) apresentado por Josué.

    D É recomendável que a família de Josué supervisione o comportamento dele no contexto domiciliar, porém a responsabilidade pelas intervenções deve ser delegada à escola (claro que não, a responsabilidade é da família), pois as principais repercussões do transtorno se manifestam no âmbito escolar.

    E A agnosia apresentada por Josué está associada a um quadro de falso desconhecimento.

  • O problema é que essa questão mistura sintomas típicos do espectro autista com TDAH. Esquisita :P


ID
2512117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao processo de aprendizagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    "O conceito de plasticidade cerebral pode ser aplicado à educação, considerando a tendência do sistema nervoso em ajustar-se frente às influências ambientais durante o desenvolvimento infantil, ou na fase adulta, restabelecendo e restaurando funções desorganizadas por condições patológicas. Em síntese, é preciso ressaltar os vínculos dos fenômenos plásticos cerebrais com o desenvolvimento do sistema nervoso na sua compreensão sócio-histórica-educativa, observando-se a capacidade de resposta compensatória frente não apenas a lesões patológicas, mas também, frente às influências externas, concluindo-se que a plasticidade cerebral pode ser encarada sob vários ângulos, seja mediante abordagem experimental (que é a mais comum), seja na perspectiva mais concreta da existência e expressão funcional do sistema nervoso, como, por exemplo, motricidade, percepção e linguagem. É possível estabelecer a partir do supramencionado, um nexo entre educação e plasticidade cerebral na teoria histórico-cultural de Vygotsky, conforme explicita Marta Kohl de Oliveira: Reconheço em Vygotsky, entretanto, para além do contingente, dois postulados básicos que tratam do universal no homem. Em primeiro lugar, a pertinência do homem à espécie humana: o indivíduo tem limites e possibilidades definidos pela evolução da espécie, que lhes fornece um substrato biológico estruturado como base do funcionamento psicológico. A ligação dessa estrutura biologicamente dada com o papel essencial atribuído aos processos históricos na constituição do ser humano se dá por uma característica universal da espécie: a plasticidade do cérebro como órgão material da atividade mental. O cérebro é um sistema aberto que pode servir a diferentes funções (que podem ser específicas de um momento e de um lugar cultural). (La Taille; Oliveira e Dantas, 1992, p.104)."

    Fonte: 28reuniao.anped.org.br/textos/GT13/gt131611int.rtf

     


ID
2512120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A capacidade que um bebê tem de distinguir o familiar do desconhecido é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Correta

    c) desabituação


ID
2512123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento infantil, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • e) a estrutura psíquica e a aprendizagem.

  • São aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento infantil, respectivamente: A ESTRUTURA PSÍQUICA E A APRENDIZAGEM.


ID
2512126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Natália, bebê de oito meses de idade, sorri quando seu pai entra em seu quarto e a retira do berço, iniciando uma série de brincadeiras e afagos. Normalmente, pela manhã, ao perceber a entrada do pai, Natália movimenta-se voluntariamente e costuma gargalhar, demonstrando alegria com a presença do pai.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito do processo de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • existe punição positiva?

  • A atenção, o afago e a disposição para brincar ofertadas pelo pai funcionam como reforço positivo para emissão do comportamento de sorrir por Natália.

  • Resposta Letra C

    Comentando todas as alternativas:

    A - Comportamentos humanos são ações involuntárias que se tornam menos prováveis de acontecer em situações que gerem consequências agradáveis.

    • Errado - Comportamentos são formados por ações voluntárias (comportamento operante/condicionado) e involuntárias (comportamento reflexo/respondente). Além disso, consequências positivas (ou agradáveis, como exemplificado pela questão), tendem a aumentar a probabilidade de comportamentos semelhantes voltarem a acontecer em situações também semelhantes. Ex: Natália sorrir sempre que ver o pai, pois vai receber carinho.

    B - As gargalhadas emitidas por Natália constituem reforços negativos que estimulam o pai a realizar novamente as brincadeiras e os afagos.

    • Errada - São Reforços Positivos. É reforço pois aumenta a probabilidade do comportamento voltar a acontecer, e é Positivo pois há um acréscimo de estímulo que acaba por selecionar tal comportamento. Ex: gargalhada do bebe (estímulo positivo), pai realiza novamente brincadeiras (consequência selecionada).

    C - A atenção, o afago e a disposição para brincar ofertadas pelo pai funcionam como reforço positivo para emissão do comportamento de sorrir por Natália.

    • Correta - Como dito anteriormente - Atenção, afago e o brincar são todas consequências vistas como "positivas" pelo bebê. Logo, Natália vai selecionando tais comportamentos por meio de seu comportamento de sorrir.

    D- Caso Natália levasse uma bronca decorrente do barulho de sua gargalhada, essa repreensão consistiria em punição negativa, cuja consequência provável seria a diminuição ou a interrupção do ato de gargalhar.

    • Errado - Seria uma Punição Positiva. É punição, pois diminui a probabilidade de um comportamento semelhante voltar a acontecer em situação parecida, e é positiva pois há uma acréscimo de algo "negativo" (a bronca).
    • Assim: Bronca = Punição Positiva.

    E - O comportamento de Natália pode ser explicado pelos princípios básicos do condicionamento clássico.

    • ERRADO - O Condicionamento Clássico é baseado em comportamentos reflexos, ou seja, são comportamentos involuntários, como salivar na presença de comida (quando se está com fome), ou recuar quando pegamos em algo quente, a contração da pupila quando estamos em um espaço mais claro. Enfim... são heranças biológicas da espécie humana.
    • Por outro lado, o comportamento de Natália é baseado no Condicionamento Operante, pois é algo que foi aprendido pelo bebê com base em situações de tentativa e erro, sendo selecionados pelas consequências positivas estabelecidas na relação com seu pai.

    Espeto ter ajudo. Bons estudos


ID
2512129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da aprendizagem observacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • OLHEM A  ESTATISTICA ABAIXO LADO DO COMENTARIO

  • A aprendizagem observacional  se caracteriza pelo fato de o indivíduo “Aprender, observando o comportamento de outra pessoa e as consequências que tal comportamento tem sobre ela.” Também conhecido como: modelagem, vicário aprendizagem, aprendizagem por imitação, aprendizagem social, enfatiza os aspectos cognitivos. É chamado observacional, porque se baseia na observação, e é chamado de social porque exige a participação de pelo menos duas pessoas: o modelo eo observador.

    fonte: http://psicopsi.com/pt/aprendizagem-observational/

     

  •  

    O sucesso da aprendizagem observacional envolve atenção em um modelo, construção de representações simbólicas, memória e processos de recuperação e imitação.


ID
2512132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a teoria proposta por Piaget, as quatro principais forças que moldam o desenvolvimento da criança e que trazem implicações importantes na educação são a equilibração,

Alternativas
Comentários
  • O homem é possuidor de uma estrutura biológica que o possibilita desenvolver o mental (MATURAÇÃO), no entanto,  esse fato per se não assegura o desencadeamento de fatores que propiciarão o seu desenvolvimento, haja vista que este só acontecerá a partir da interação do sujeito com o objeto a conhecer. O desenvolvimento da filogenia humana se dá através de um mecanismo auto-regulatório que tem como base um 'kit' de condições biológicas (inatas portanto), que é ativado pela ação e interação do organismo  com o meio ambiente-físico e social (EXPERIÊNCIA ATIVA + INTERAÇÃO SOCIAL)

  • Para Piaget, o principal fator do desenvolvimento intelectual é a equilibração ou autorregulação


ID
2512135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às teorias da aprendizagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Vigotsky, o funcionamento mental superior é possível apenas por meio da linguagem.


ID
2512138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que indica os estágios do desenvolvimento cognitivo que, segundo Piaget, integram a compreensão de números, o pensamento egocêntrico e o mundo do aqui e do agora, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • o estágio sensório-motor: de 0 -2 anos  interação imediata

    o estágio pré-operatório:  2-7 anos animismo

    o estágio operatório-concreto:   7-12 anos  pensamento lógico

    o estágio formal: a parti de 12 anos. pensamento abstrato

  • GABARITO LETRA B


ID
2512141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos estágios do desenvolvimento da linguagem segundo Vigotsky, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • EStágio Social: até o 3 anos. Controle de compotarmento dos outros; expressao de pensamentos e emoçoes simples.

    Estágio egocentrico: de 3 a 7 anos. controle do comportamento da própria criança, mas é frequentemente falado em voz alta.

    Estágio interno: de 7 anos em diante. Silencioso, fala para si mesmo; torna possível dirigir o pensamento e o comportamento; envolvido em todo o funcionamento mental superior.

  • GABARITO LETRA B


ID
2512144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cada pessoa tem um ritmo e um estilo próprio para aprender e uma trajetória única de desenvolvimento. As experiências, as memórias, a construção de sentidos de cada sujeito são influenciadas por múltiplos fatores pessoais, socioculturais e históricos. A esse respeito, é correto afirmar que as dificuldades de aprendizagem dos alunos

Alternativas
Comentários
  • Correta letra D 

    Requerem adaptações no curriculo, na qualificação da equipe de educadores e nos processos avaliativos.


ID
2512147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Apesar do aumento de cerca de 130% nos últimos treze anos no número de matrículas nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, um fator é bastante preocupante: as taxas de evasão, que, no ensino presencial geral, é de 24,9% e, no ensino a distância, chega a 28,8%.

                                    SEMESP. Mapa do ensino superior 2015. Internet:

                                       <http://convergenciacom.net>   (com adaptações).


Tendo as informações do texto precedente como referência e considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) É importante considerar, na melhoria do desempenho acadêmico, um conjunto de ações voltadas para as políticas de permanência fundamentadas na insuficiência de condições financeiras e culturais dos alunos.

     b) A evasão poderá ser reduzida ao ser realizado um acompanhamento efetivo das instituições de ensino superior, sem ênfase ao problema aluno-mercado de trabalho.

     c) A articulação entre disciplinas, demandas dos alunos e mercado de trabalho é dispensável, uma vez que a evasão tem taxas semelhantes no ensino tanto presencial quanto a distância.

     d) É importante a avaliação dos processos de ensino, uma vez que as semelhanças entre as taxas de evasão nas duas modalidades de ensino superior indicam a inexistência de falhas no tipo de serviço prestado.

     e) A execução de programas de assistência e de orientação de alunos deve ser desenvolvida ou aperfeiçoada para serem detectadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos. (CORRETO)


ID
2512150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao papel do psicólogo na identificação das causas da evasão e da repetência no ensino superior, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d: As práticas educativas devem ser revistas, criticadas, estruturadas e reestruturadas continuamente, levando-se em consideração tanto a relação entre professor e aluno, quanto a metodologia, os sistemas de avaliação e a gestão escolar.

  •  a) Práticas psicopedagógicas são pouco eficientes se o estudante possuir certas características e determinados atributos individuais, limitações psicomotoras, intelectuais ou sensórias associadas a condições socioeconômicas desfavorecidas.

     b) A democratização dos espaços educativos é garantida essencialmente pelo acesso à educação. Para que a universidade cumpra a sua função social, cada um de seus atores precisa estar consciente de seu papel primordial na transmissão do conhecimento científico.

     c) Para reduzir a evasão e a repetência, é preciso defender as relações de poder hierárquicas entre o educador, a equipe multidisciplinar e o educando. As diferenças na autonomia intelectual precisam ser resgatadas e valorizadas em prol da ordem e da disciplina na sala de aula.

     d) As práticas educativas devem ser revistas, criticadas, estruturadas e reestruturadas continuamente, levando-se em consideração tanto a relação entre professor e aluno, quanto a metodologia, os sistemas de avaliação e a gestão escolar. (CORRETO)

     e) A atuação do psicólogo escolar deve ser pautada no histórico das carências culturais dos estudantes e em visões psicologizantes associadas a práticas medicalizantes que têm uma resposta rápida para as queixas escolares.


ID
2512153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na perspectiva de uma atuação crítica do psicólogo frente aos desafios que promovem a permanência do aluno com sucesso no ensino superior, três dimensões precisam ser pautadas em suas ações coletivas e relacionais: gestão institucional, propostas pedagógicas e curriculares, e perfil do estudante.


No que tange a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2512156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne ao papel do psicólogo no âmbito escolar, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2512159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às dificuldades ou aos transtornos relacionados à desatenção e à hiperatividade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Transtorno de déficit de atenção e a hiperatividade (TDAH):

     

    HIPERATIVIDADE

    IMPULSIVIDADE

    DÉFICIT DE ATENÇÃO (DESATENÇÃO)

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • LETRA A é a resposta

    Critérios diagnósticos para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – DSM-V

    A 1. Seis (ou mais) dos seguintes sintomas de desatenção (duração mínima de 6 meses):

    a) Frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;

    b) com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;

    c) com frequência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;

    d) com frequência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais;

    e) com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;

    f) com frequência evita, antipatiza ou reluta em envolver-se em tarefas que exigem esforço mental constante;

    g) com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades;

    h) é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;

    i) com frequência apresenta esquecimento em atividades diárias.

    2. Seis (ou mais) dos seguintes sintomas de hiperatividade (duração mínima de 6 meses):

    a) Frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;

    b) frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;

    c) frequentemente corre ou escala em demasia em situações nas quais isto é inapropriado;

    d) com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer;

    e) está frequentemente "a mil" ou muitas vezes age com se estivesse "a todo vapor";

    f) frequentemente fala em demasia.

    Impulsividade (duração mínima de 6 meses)

    g) Frequentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas;

    h) com frequência tem dificuldade para aguardar sua vez;

    i) frequentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros.

    B Alguns sintomas de hiperatividade – impulsividade ou desatenção que causam prejuízo devem estar

    presentes antes dos 12 anos de idade.

    C Algum prejuízo causado pelos sintomas está presente em dois ou mais contextos (escola, trabalho e em casa, por exemplo).

    D Deve haver claras evidências de prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.

    E Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de um transtorno invasivo do desenvolvimento, esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são melhores explicados por outro transtorno mental.


ID
2512162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o uso de recursos na avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem relacionadas aos processos avaliativos, à evasão e à repetência escolar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a: Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.


ID
2512165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com referência ao fracasso escolar e às abordagens comportamentalista, cognitivista, histórico-cultural, humanista e neuropsicológica na concepção das dificuldades de aprendizagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra b. Reforço negtivo 

  • B


ID
2512168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as causas relacionadas aos aspectos macrossistêmicos associados à evasão escolar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Explicação por favor?! 

  • Entendi foi é nada!

  • Será se o gabarito está errado?

  • C

    A democratização do acesso à educação elevou as diferenças dos padrões de qualidade entre o ensino

  • com a democratização da educação... aumentou o número de instituições de ensino superior privadas que nem sempre são qualificadas ... elevando a diferença de ensino entre instituições. por ex.: existem instituições que só pedem uma redação como forma de ingresso ao curso... mais nada. já outras tem um processo rigoroso .. basta lembrar que hj tem faculdades em toda esquina

ID
2512171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da evasão, repetência e do fracasso escolar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro da letra E?

  • Uilson, o problema da alternativa E é restringir todo o problema do fracasso escolar do "nível socioeconômico mais baixo" a deficits mentais, não leva em conta outros fatores como sociais, emotivos, etc.

  • aff... que comentário mais ridículo! 

  • Olá Antônio,

    A questão diz que a repetência e evasão estão ligadas aos alunos que têm menor poder aquisitivo, o que é errado!

    Não se pode associar a pobreza e o desinteresse dos pais ao fracasso escolar. Vamos pensar em uma criança pobre e esforçada em que os pais são participativos na escola e mesmo assim ela não sai bem. A culpa é da pobreza? Não.

    O que temos que parar e refletir é nos outros fatores que permeiam a vida da criança, só a pobreza não pode ser justificativa para nada. Espero ter ajudado, bons estudos!

  • C _ O fracasso escolar está relacionado a um sistema de avaliação educacional que privilegia os valores das classes dominantes, tomando-os como parâmetros.