SóProvas



Prova CFC - 2012 - CFC - Auditor Independente


ID
3917383
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme a NBC TA 300 – Planejamento da Auditoria de Demonstrações Contábeis, o auditor deve estabelecer uma estratégia global que defina o alcance, a época e a direção do trabalho, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria. Ao definir a estratégia global, o auditor DEVE:

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 300

    Ao definir a estratégia global, o auditor deve:

    1. identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

    2. definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;

    3. considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;

    4. considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e

    5. determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho


ID
3917386
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme a NBC TA 505 – Confirmações Externas, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917389
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as condições apresentadas na NBC TA 706, o auditor independente deve considerar a inclusão de um parágrafo de outros assuntos no seu relatório. Com base no entendimento da norma, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917392
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, assinale a opção que apresenta SOMENTE itens que fazem parte do custo do ativo imobilizado.

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    CPC 27

    Elementos do custo 16.

    O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

    (a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

    (b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

    (c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período. 


ID
3917395
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a NBC TG 21 – Demonstração Intermediária, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de diretrizes exigidas pela NBC TG 21 – Demonstração Intermediária.

    ➤ Resolução: marque a alternativa INCORRETA.

    A- Correto- Segundo o item 37 do CPC 21, "Receitas que são recebidas sazonalmente, ciclicamente ou ocasionalmente dentro do exercício não devem ser antecipadas ou diferidas nas datas intermediárias se a antecipação ou o diferimento não for apropriado ao término do exercício da entidade".

    B- Correto- Segundo o item 28 do CPC 21, "A entidade deve aplicar as mesmas políticas contábeis nas suas demonstrações contábeis intermediárias que são aplicadas nas demonstrações contábeis anuais, com exceção de alterações de políticas contábeis feitas depois da data da mais recente demonstração contábil anual, as quais irão ser refletidas nas próximas demonstrações contábeis anuais". [...]

    C- Incorreto- Não se trata de período anual, mas intermediário. Segundo o item 23 do CPC 21, "Ao decidir como reconhecer, mensurar, classificar ou evidenciar um item na demonstração contábil intermediária, a materialidade deve ser avaliada com relação às informações do período intermediário". [...]

    D- Correto- Segundo o item 15A do CPC 21, "O usuário de demonstração contábil intermediária da entidade também deve ter acesso à última demonstração contábil anual". [...]

    Gabarito: Letra C.


ID
3917398
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a NBC TG 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola, no que se refere aos ganhos e perdas, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de ganhos e perdas conforme o CPC 29: Ativo Biológico e Produto Agrícola.

    Resolução:

    ⇝ A letra A está CERTA. Conforme o item 26, "O ganho ou a perda proveniente da mudança no valor justo menos a despesa de venda de ativo biológico reconhecido no momento inicial até o final de cada período deve ser incluído no resultado do exercício em que tiver origem".

    ⇝ A letra B está CERTA. Conforme o item 27, "A perda pode ocorrer no reconhecimento inicial de ativo biológico porque as despesas de venda são deduzidas na determinação do valor justo. O ganho pode originar-se no reconhecimento inicial de ativo biológico, como quando ocorre o nascimento de bezerro". 

    ⇝ A letra C está CERTA. Conforme o item 28, "O ganho ou a perda proveniente do reconhecimento inicial do produto agrícola ao valor justo, menos a despesa de venda, deve ser incluído no resultado do período em que ocorrer".

    ⇝ A letra D está ERRADA. Ao contrário do que se afirma, o reconhecimento inicial é pelo valor justo. Conforme o item 28, "O ganho ou a perda proveniente do reconhecimento inicial do produto agrícola ao valor justo, menos a despesa de venda, deve ser incluído no resultado do período em que ocorrer".

    Por fim, a alternativa INCORRETA é:

    Gabarito: Letra D.


ID
3917401
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Identifique a opção INCORRETA de acordo com a NBC TG 04 – Ativos Intangíveis

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da aplicação do CPC 04 (R1): Ativo Intangível.

    Resolução:

    ➝ A letra A está CORRETA. Conforme o CPC 04, "os softwares serão tratados como intangíveis, se atenderem os critérios estabelecidos pelo CPC 04 (ser não monetário identificável sem substância física; ser identificável, controlável e gerar benefícios futuros) e não forem essenciais para o funcionamento do ativo imobilizado. Quando o software é parte integrante do respectivo hardware, ele deve ser tratado como ativo imobilizado". 

    ➝ A letra B está INCORRETA. Ao contrário da afirmação, mercado ativo é homogêneo. Conforme o CPC 04, item revogado, "Mercado ativo é um mercado no qual se verificam todas as seguintes condições:

    ⇝os itens transacionados no mercado são homogêneos;

    ⇝ compradores e vendedores dispostos a negociar podem ser encontrados a qualquer momento; e

    ⇝ os preços estão disponíveis para o público".

    ➝ A letra C está CORRETA. Conforme o CPC 00 vigente à época, "Ativo é um recurso controlado por uma entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem benefícios econômicos futuros para a entidade".

    ➝ A letra D está CORRETA. Conforme o CPC 04, "Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração (ver CPC 46 – Mensuração do Valor Justo)".

    Por fim, a alternativa INCORRETA é:

    Gabarito: Letra B.


ID
3917404
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A NBC TG 28 – Propriedade para Investimento deve ser aplicada no reconhecimento, mensuração e divulgação de propriedades para investimento. Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Creio (e notifiquei QC) que o gabarito dado como certo - Letra (A) - está ERRADO, nos termos da NBC TG 28 (R4) - item 9 - letra "E".

    Mais alguém ? Envie-me por favor um direct, aqui.

    Bons estudos a todos.

  • QUESTÃO ERRADA!

    9. Seguem-se exemplos de itens que não são propriedades para investimento, estando, por isso, fora do alcance deste pronunciamento:

    (e) propriedade que é arrendada a outra entidade sob arrendamento financeiro

  • CPC 28 -

    Item 8 (c) e 9 (e):

    9. Seguem-se exemplos de itens que não são propriedades para investimento, estando, por isso, fora do alcance deste pronunciamento: 

    (e) propriedade que é arrendada a outra entidade sob arrendamento financeiro.

    De acordo com item 8 -c:

    (c) edifício que seja propriedade da entidade (ou mantido pela entidade em arrendamento financeiro) e que seja arrendado sob um ou mais arrendamentos operacionais.


ID
3917407
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Pela amostragem estatística, os itens da amostra são selecionados de modo que cada unidade de amostragem tenha uma probabilidade conhecida e diferente de zero de ser selecionada. Pela amostragem não estatística, o julgamento é usado para selecionar os itens da amostra


ID
3917410
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 450 – Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria, assinale a opção que preencha CORRETAMENTE as lacunas abaixo.

Distorção é a diferença entre o valor, ___________, ___________ ou ______________ de um item informado nas demonstrações contábeis e o valor, ____________, _____________ ou ____________ requerido para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro ____________. Distorção pode ser decorrente de _______ ou _________. Quando o auditor expressa uma opinião sobre se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, as distorções também incluem aqueles ajustes de valor, ______________, _____________ ou ____________ que, no julgamento do auditor, são necessários para que as demonstrações contábeis estejam apresentadas adequadamente, em todos os aspectos _____________.

Alternativas
Comentários
  • Distorção é a diferença entre o valor divulgado, classificação, apresentação ou divulgação de um item nas demonstrações contábeis e o valor, classificação, apresentação ou divulgação que é requerido para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Distorção pode ser decorrente de erro ou fraude (item A1). (Alterada pela NBC TA 450 (R1))

    Quando o auditor expressa uma opinião sobre se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, as distorções também incluem aqueles ajustes de valor, classificação, apresentação ou divulgação que, no julgamento do auditor, são necessários para que as demonstração contábeis estejam apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes.

  • NBC TA 450 (R1) – AVALIAÇÃO DAS DISTORÇÕES IDENTIFICADAS DURANTE A AUDITORIA

    Definições

    Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir possuem os significados abaixo:

    (a) Distorção é a diferença entre o valor divulgado, classificação, apresentação ou divulgação de um item nas demonstrações contábeis e o valor, classificação, apresentação ou divulgação que é requerido para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Distorção pode ser decorrente de erro ou fraude (item A1). (Alterada pela NBC TA 450 (R1))

    Quando o auditor expressa uma opinião sobre se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, as distorções também incluem aqueles ajustes de valor, classificação, apresentação ou divulgação que, no julgamento do auditor, são necessários para que as demonstrações contábeis estejam apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes.

    (b)   Distorções não corrigidas são as distorções que o auditor detectou durante a auditoria e que não foram corrigidas.

    Resposta: B - classificação; apresentação; divulgação; classificação; apresentação; divulgação; aplicável; erro; fraude; classificação; apresentação; divulgação; relevantes.


ID
3917413
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação a NBC TG 27 – Ativo Imobilizado, assinale a opção que apresenta o conceito INCORRETO.

Alternativas
Comentários
  • – Valor em uso: é o valor presente de fluxos e caixa futuros esperados de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa. De acordo com o CPC 01 atualizado (item 31), para estimar o valor em uso de um ativo é necessário estimar futuras entradas e saídas de caixa derivadas do uso contínuo do ativo e de sua baixa final. Depois é preciso aplicar a taxa de desconto apropriada para trazer esses fluxos de caixa a valor presente.

    Gab: C.

    O trecho: "e com a alienação ao final da sua vida útil ou incorrer para a liquidação de um ativo." invalidou a questão.

  • Conforme o CPC 27 (Ativo Imobilizado).

    Ativo imobilizado é o item tangível que:

    → é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e

    → se espera utilizar por mais de um período. 

    Resolução:

    A letra A está CORRETA. Segundo o CPC 27, "Custo é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outro recurso dado para adquirir um ativo na data da sua aquisição ou construção, ou ainda, se for o caso, o valor atribuído ao ativo quando inicialmente reconhecido de acordo com as disposições específicas de outros Pronunciamentos [...]".

    A letra B está CORRETA. Segundo o CPC 27, "Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação e da perda por redução ao valor recuperável acumuladas".

    A letra C está INCORRETA. Pois, ao contrário da afirmação, o Valor em uso é um valor presente dos fluxos de caixa. Segundo o CPC 27, "Valor em uso é o valor presente dos fluxos de caixa que a entidade espera (i) obter com o uso contínuo de um ativo e com a alienação ao final da sua vida útil ou (ii) incorrer para a liquidação de um passivo".

    A letra D está CORRETA. Segundo o CPC 27, "Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração". 

    Por fim, a única alternativa INCORRETA é:

    Gabarito: Letra C.


ID
3917416
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, são requisitos para o reconhecimento de uma provisão, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Oi gente!

    Gabarito: letra "B"

    Uma provisão deve ser reconhecida quando:

    1-   A entidade tem uma obrigação presente (legal – decorre de uma lei/contrato – ou não formalizada – não decorre de lei, mas, por meio do setor de políticas públicas, atenderá algo) como resultado de evento passado;

    Ex.: o empregado que entra na justiça contra o empregador, entra motivado por fatos passados, mas que estão gerando uma obrigação presente, ou seja, quando ingressou com a ação no judiciário.

    2-   Seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e

    Obs.: se a probabilidade de perda do processo for provável, ou seja, maior que 50%, será reconhecida a provisão.

    3-   Possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

    Obs.: Se não for reconhecido algum dos três requisitos/condições da provisão, ela não deverá ser reconhecida!

    Prof. Feliphe Araújo, GranCursos Online


ID
3917419
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma entidade adquiriu um equipamento para produção de bens destinados à venda por R$3.000.000,00 para pagamento em 20 parcelas mensais de R$150.000,00, diretamente ao fornecedor, tendo sido estimada uma vida útil de 8 anos e uma vida econômica de 10 anos. Vinculados à operação, foram identificados vários custos. Identifique qual o custo que NÃO poderá ser registrado como ativo.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o CPC 27, "Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu custo".

    ➤ Elementos do custo:

    ➥ O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

    → seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

    → quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

    → a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período.

    ➥ Exemplos de custos diretamente atribuíveis são:

    → custos de benefícios aos empregados decorrentes diretamente da construção ou aquisição de item do ativo imobilizado;

    → custos de preparação do local;

    → custos de frete e de manuseio;

    → custos de instalação e montagem;

    → custos com testes para verificar se o ativo está funcionando corretamente, após dedução das receitas líquidas provenientes da venda de qualquer item produzido enquanto se coloca o ativo nesse local e condição (amostras produzidas quando se testa o equipamento); e

    → honorários profissionais.

     Exemplos que não são custos de um item do ativo imobilizado são:

    → custos de abertura de nova instalação;

    → custos incorridos na introdução de novo produto ou serviço (incluindo propaganda e atividades promocionais);

    → custos da transferência das atividades para novo local ou para nova categoria de clientes (incluindo custos de treinamento); e

    → custos administrativos e outros custos indiretos.

    O custo de um item de ativo imobilizado é equivalente ao preço à vista na data do reconhecimento. Se o prazo de pagamento excede os prazos normais de crédito, a diferença entre o equivalente preço à vista e o total dos pagamentos deve ser reconhecida como despesa com juros durante o prazo do pagamento.

    ➤ RESOLUÇÃO: Quais dos custos abaixo não devem ser reconhecidos no imobilizado?

    Resposta: Juros embutidos no valor de aquisição, pois se refere a Despesas Financeiras.

    Gabarito: Letra A.


ID
3917422
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 210 – Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria, a contratação de auditoria deve ser formalizada em carta proposta ou outra forma adequada de acordo, por escrito, que devem incluir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ITEM D

    NBC TA 210 (alterada pela NBC TA 210 (R1), de 19.8.2016):

    10. Observado o item 11, os termos do trabalho de auditoria estabelecidos devem ser formalizados na carta de contratação de auditoria ou outra forma adequada de acordo por escrito que devem incluir:

    (a) o objetivo e o alcance da auditoria das demonstrações contábeis; (LETRA A)

    (b) as responsabilidades do auditor; (LETRA B)

    (c) as responsabilidades da administração; (LETRA B)

    (d) a identificação da estrutura de relatório financeiro aplicável para a elaboração das demonstrações contábeis; (LETRA C)

    (e) referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor*; e (GABARITO) [notem que esse item foi alterado pela revisão da norma; redação anterior: (e) referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor e uma declaração de que existem circunstâncias em que um relatório pode ter forma e conteúdo diferente do esperado]

    (f) declaração de que existem circunstâncias em que o relatório pode ter forma e conteúdo diferente do esperado. (Incluído pela NBC TA 210 (R1))


ID
3917425
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. Considere as seguintes informações:


• a Empresa Modelo adota o regime de tributação “lucro real anual” com base tributável anual inferior a R$240.000,00.


• o estoque do produto “A” é de 1.000 peças.


• o preço unitário de venda do produto “A” é de R$120,00.


• o custo unitário do produto “A” (integrado e coordenado com a contabilidade) é de R$100,00.


Tributos incidentes sobre a venda do produto “A” (ICMS, COFINS e PIS) 21,25 %.demais despesas necessárias, em relação ao preço de venda do produto “A” 10,00 %. Assinale a opção que representa o efeito líquido do ajuste no resultado do exercício:

Alternativas

ID
3917428
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A BM&Bovespa possui diversos segmentos de listagem para as companhias abertas. As seguintes características determinam a condição de uma companhia listada, como segue:

i) Reunião pública anual com analistas.

ii) Política de negociação de valores mobiliários.

iii) Código de conduta.

iv) Permite a existência de ações ON e PN com direitos adicionais.

v) No mínimo 25% de free float (ações de livre circulação no mercado).

vi) Concessão de Tag Along (mecanismo de proteção do acionista não controlador) de 100% para as ações ON e PN.

vii) Demonstrações financeiras traduzidas para o inglês.


Com base nas características acima mencionadas indique nas opções abaixo o segmento a que pertence a companhia?

Alternativas

ID
3917431
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que concerne à NBC TG 27 – Ativo Imobilizado, assinale a opção que apresenta o conceito INCORRETO.

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por valor residual como sendo o valor restante de um patrimônio após a sua depreciação completa, no final da sua vida útil, ou o tempo padrão para o seu uso.

    Gab:D.

  • Trata-se da aplicação do CPC 27 (Ativo Imobilizado).

    Ativo imobilizado é o item tangível que:

    ⇝ é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e

    ⇝ se espera utilizar por mais de um período.

    Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.

    Resolução:

    ➙ A letra A está CORRETA. Segundo o CPC 27, "Valor depreciável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual".

    ➙ A letra B está CORRETA. Segundo o CPC 27,"Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil".

    ➙ A letra C está CORRETA. Segundo o CPC 27, "Perda por redução ao valor recuperável é o valor pelo qual o valor contábil de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável". 

    ➙ A letra D está ERRADO. Ao contrário do que se afirma, do valor residual, não é deduzido o valor contábil. Segundo o CPC 27, "Valor residual de um ativo é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil". 

    Por fim, a alternativa INCORRETA é:

    Gabarito: Letra D.


ID
3917434
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 560 – Eventos Subsequentes, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917437
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC PA 01 – Controle de Qualidade para Firmas de Auditoria Independente, a empresa de auditoria deve estabelecer e manter um sistema de controle de qualidade que inclua políticas e procedimentos relacionados com elementos apresentados nos itens a seguir:

I) responsabilidade da liderança pela qualidade.

II) exigências éticas relevantes.

III) aceitação e continuidade do relacionamento com clientes e de trabalhos específicos.

IV) execução dos trabalhos.

V) recursos humanos.

De acordo com os itens apresentados acima, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3917440
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Trabalhos de auditoria e revisão limitada sobre informações contábeis históricas são consideradas como de interesse do público, portanto, é requerido que os membros da equipe de auditoria sejam independentes de pensamento ou de aparência em relação aos clientes de auditoria. Os conceitos sobre independência devem ser aplicados pelos auditores, EXCETO para:

Alternativas

ID
3917443
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A provisão para créditos duvidosos é uma estimativa determinada com base na expectativa de perdas na realização das contas a receber. A estimativa é normalmente constituída tendo como premissas: (a) perdas históricas; (b) situação da carteira; (c) análise conjuntural de liquidez de mercado. Historicamente, a Cia. Modelo vem suportando perdas anuais médias de 5% sobre o seu faturamento, que no exercício X2 atingiu R$3.000.000,00. Em 31.12.X2, o saldo de contas a receber de clientes era de R$600.000,00, que continha os seguintes créditos vencidos em:

• 20.10.X2 - R$4.000,00

• 30.06.X1 - R$31.000,00

• 25.04.X2 - R$10.500,00

• 02.11.X1 - R$28.000,00

• 29.05.X2 - R$3.500,00

Todos os créditos mencionados não possuíam garantia real e estavam em cobrança administrativa. Conforme opinião da administração, os créditos 2, 4 e 5 são incobráveis. As demonstrações contábeis do exercício findo em 31/12/X2 foram disponibilizadas a auditoria independente para a realização do seu trabalho. Na opinião dos auditores qual seria o valor total da perda a ser refletida no resultado?

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da estimativa com perdas em contas a receber.

    ⇒ Critérios para avaliação de perdas estimadas (PCLD):

    A estimativa é normalmente constituída tendo como premissas:

    - perdas históricas;

    - situação da carteira;

    - análise conjuntural de liquidez de mercado.

    Dados:

    A Cia vem suportando perdas anuais médias de 5% sobre o seu faturamento, que no exercício X2 atingiu R$ 3.000.000.

    ⇒ Informação complementar:

    Em 31.12.X2, o saldo de contas a receber de clientes era de R$ 600.000, que continha os seguintes créditos vencidos em:

    1. 20.10.X2 - R$ 4.000

    2. 30.06.X1 - R$ 31.000

    3. 25.04.X2 - R$ 10.500

    4. 02.11.X1 - R$ 28.000

    5. 29.05.X2 - R$ 3.500

    ⇒ Resolução: Os créditos 2, 4 e 5 são incobráveis. Com relação a 31/12/X2, qual seria o valor total da perda a ser refletida no resultado?

    Levantamento da despesa do período:

    (+) Créditos incobráveis=R$ 31.000 + R$ 28.000 + R$ 3.500=R$ 62.500

    (+) Perdas estimadas=(R$ 600.000 - R$ 62.500)*5%=R$ 26.875

    (=) Despesa com PCLD (DRE)=R$ 89.375

    Gabarito: Letra D.


ID
3917446
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A aplicação de procedimentos exigidos relativos à aceitação do cliente e do trabalho de auditoria específico são atividades exigidas antes de começar os trabalhos de uma auditoria inicial. Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917449
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Procedimentos de avaliação de riscos são os procedimentos de auditoria aplicados para a obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente, incluindo o controle interno. Com relação ao assunto, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917452
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O conceito de materialidade é aplicado pelo auditor no planejamento e na execução da auditoria, e na avaliação do efeito das distorções identificadas na auditoria e de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis e na formação da opinião no relatório do auditor independente. Em relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 320 — MATERIALIDADE NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DA AUDITORIA

    A) Art. 11. O auditor deve determinar a materialidade para execução da auditoria com o objetivo de avaliar os riscos de distorções relevantes e determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.

    B) Item A7. A materialidade refere-se às demonstrações contábeis sobre as quais o auditor está emitindo um relatório. Quando as demonstrações contábeis são elaboradas para período de apresentação de mais ou menos doze meses, como seria o caso de nova entidade ou mudança no período de apresentação, a materialidade refere-se às demonstrações contábeis elaboradas para aquele período de apresentação. 

    C) Item A4. A determinação da materialidade para o planejamento envolve o exercício de julgamento profissional. Aplica-se frequentemente uma porcentagem a um referencial selecionado como ponto de partida para determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.

    D) Item A6. Em relação ao referencial escolhido, os dados relevantes normalmente incluem resultados e posições financeiras de períodos anteriores e do período corrente, acumulados até o último mês disponível e orçamentos ou previsões para o período corrente, ajustados pelas mudanças significativas nas circunstâncias da entidade (por exemplo, uma aquisição significativa) e mudanças relevantes das condições no setor ou ambiente econômico em que a entidade atua. 


ID
3917455
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação ao controle de qualidade para firmas de auditoria de pequeno porte, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917458
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A firma de auditoria deve estabelecer políticas e procedimentos para manter a objetividade do revisor do controle de qualidade do trabalho. Consequentemente, essas políticas e procedimentos determinam que o revisor:

I) quando praticável, não seja selecionado pelo sócio encarregado do trabalho.

II) participe de outra forma no trabalho durante o período de revisão.

III) tome decisões pela equipe de trabalho.

IV) não esteja sujeito a outras considerações que ameaçariam a objetividade do revisor.

Indique a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3917461
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Não definido

O auditor deve aplicar procedimentos de avaliação de riscos para fornecer uma base para identificação e avaliação de riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis e nas afirmações da administração. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917464
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, relacionada aos riscos avaliados mediante o planejamento e implementação de respostas apropriadas a esses riscos. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 14. Salvo quando houver circunstâncias indicando claramente o contrário, o auditor não pode presumir que um caso de fraude e/ou erro seja ocorrência isolada. Se necessário, ele deve revisar a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria.

    fonte: INTERPRETAÇÃO TÉCNICA NBC T 11 – IT – 03 FRAUDE E ERRO

    gab: D


ID
3917467
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917470
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor deve obter evidências por meio de procedimentos substantivos, em resposta aos riscos significativos, anteriormente identificados. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917473
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 300

    A12. O plano de auditoria é mais detalhado que a estratégia global de auditoria visto que inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho. O planejamento desses procedimentos de auditoria ocorre no decurso da auditoria, à medida que o plano de auditoria para o trabalho é desenvolvido. Por exemplo, o planejamento dos procedimentos de avaliação de riscos ocorre na fase inicial de auditoria. Entretanto, o planejamento da natureza, da época e da extensão de procedimentos específicos adicionais de auditoria depende do resultado dessa avaliação de riscos. Além disso, o auditor pode iniciar a execução de procedimentos adicionais de auditoria para alguns tipos de operação, saldos de conta e divulgação antes de planejar todos os procedimentos adicionais de auditoria.


ID
3917476
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor deve manter postura de ceticismo profissional durante a auditoria, reconhecendo a possibilidade de existir distorção relevante decorrente de fraude, não obstante a experiência passada do auditor em relação à honestidade e integridade da administração. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b) Caso o auditor tenha identificado ou suspeite de fraude, deve comunicar a ocorrência ou suspeita a um terceiro, fora da entidade, pois a administração poderá não tomar as providências cabíveis.


ID
3917479
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo do auditor é comunicar apropriadamente aos responsáveis pela governança ou a administração as deficiências de controle interno julgadas significativas. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Conforme a NBC TA 265 - Comunicação de Deficiências de Controle Interno.

    O fato de que o auditor comunicou uma deficiência significativa aos responsáveis pela governança e à administração na auditoria anterior não elimina a necessidade dele repetir a comunicação se ainda não foi tomada medida corretiva. Se a deficiência significativa comunicada anteriormente não foi corrigida, a comunicação do exercício corrente pode repetir a descrição da comunicação anterior, ou simplesmente fazer referência à comunicação anterior. O auditor pode perguntar à administração ou, quando apropriado, aos responsáveis pela governança porque a deficiência significativa ainda não foi corrigida. A falha por não agir, sem explicação racional, pode por si só, representar deficiência significativa.


ID
3917482
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A comunicação clara de assuntos específicos é parte integrante de toda auditoria. O auditor, ao se comunicar com a governança ou administração, visa atender os seguintes objetivos:


I) comunicar claramente aos responsáveis pela governança as suas responsabilidades em relação à auditoria das demonstrações contábeis, e uma visão geral do alcance e da época planejados da auditoria.


II) obter dos responsáveis pela governança informações relevantes para a auditoria.


III) fornecer tempestivamente aos responsáveis pela governança, as observações decorrentes da auditoria que sejam significativas e relevantes para sua responsabilidade de supervisionar de modo geral o processo de relatórios contábeis. 


IV) promover uma efetiva comunicação recíproca entre o auditor e os responsáveis pela governança.


Indique a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Conforme a NBC TA 260 - Comunicação com os Responsáveis pela Governança

    9. Os objetivos do auditor são:

    (a) comunicar claramente aos responsáveis pela governança as suas responsabilidades em relação à auditoria das demonstrações contábeis, e uma visão geral do alcance e da época planejados da auditoria;

    (b) obter dos responsáveis pela governança informações relevantes para a auditoria;

    (c) fornecer, tempestivamente, aos responsáveis pela governança as observações decorrentes da auditoria que sejam significativas e relevantes para a sua responsabilidade de supervisionar de modo geral o processo de relatórios financeiros; e

    (d) promover a efetiva comunicação recíproca entre o auditor e os responsáveis pela governança.


ID
3917485
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo do auditor, ao usar procedimentos de confirmação externa, é planejar e executar tais procedimentos para obter evidência de auditoria relevante e confiável. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917488
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O artigo 13 da Instrução CVM n.º 358/02 estabelece que, antes da divulgação ao mercado de ato ou fato relevante, é vedada a negociação com valores mobiliários de emissão da companhia, ou a eles referenciados. Assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917491
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para alcançar às conclusões em que se fundamenta a sua opinião. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D. Justamente o contrário, quanto mais fontes diversas, maior a segurança.

ID
3917494
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Protótipo S/A, para efeito de aplicação do Método de Equivalência Patrimonial em sua controlada, procedeu a eliminação do lucro não realizado de transações efetuadas entre a controlada e a controladora. A seguir são apresentados os valores necessários para registro do MEP: 

                                                                                                   R$
Patrimônio Líquido da Controlada                                         824.000,00
Lucro não Realizado na Controlada                                         16.000,00
Valor Contábil do Investimento antes da Equivalência        220.000,00
Percentual de Participação no Capital                                   30%


Considerando as informações acima e a Instrução CVM n°. 247/96 indique a opção CORRETA:

Alternativas

ID
3917497
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Interesse financeiro é a participação em ações ou outros títulos, debênture, empréstimo ou outro instrumento de dívida de uma atividade. Neste sentido, o interesse financeiro em cliente de auditoria pode criar ameaça de interesse próprio.


A existência e importância de qualquer ameaça dependem da(o), EXCETO:

Alternativas

ID
3917500
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que permitam-lhe conseguir evidências de auditoria apropriada e suficiente, que lhe possibilitem obter conclusões razoáveis para fundamentar sua opinião. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917503
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor deve incluir na documentação de auditoria, conforme previsto na NBC TA 450, evidências sobre as distorções detectadas no curso da auditoria. A documentação deve conter, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    (a) Distorção é a diferença entre o valor divulgado, classificação, apresentação ou divulgação de um item nas demonstrações contábeis e o valor, classificação, apresentação ou divulgação que é requerido para que o item esteja de acordo com \m a estrutura de relatório financeiro aplicável. Distorção pode ser decorrente de erro ou fraude (item A1). (Alterada pela NBC TA 450 (R1)) Quando o auditor expressa uma opinião sobre se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, as distorções também incluem aqueles ajustes de valor, classificação, apresentação ou divulgação que, no julgamento do auditor, são necessários para que as demonstrações contábeis estejam apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes.

    (b) Distorções não corrigidas são as distorções que o auditor detectou durante a auditoria e que não foram corrigidas. 


ID
3917506
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A amostragem de auditoria permite que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria em relação a algumas características dos itens selecionados, de modo a concluir ou ajudar a concluir sobre a população da qual a amostra é retirada. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    O risco de amostragem surge da possibilidade de que a conclusão do auditor, com base em uma amostra, possa ser diferente da conclusão que seria alcançada se toda a população estivesse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.


ID
3917509
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quando o auditor expressa uma opinião sobre se as demonstrações contábeis estão adequadamente apresentadas, em todos os aspectos relevantes, as distorções também incluem aqueles ajustes de valor, classificação, apresentação ou divulgação que, no julgamento do auditor, são necessários para que as demonstrações contábeis estejam apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3917512
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os procedimentos de auditoria para obter evidência de auditoria podem incluir a indagação, reexecução, recálculo e procedimento analítico. Indique o procedimento de auditoria INCORRETAMENTE conceituado.

Alternativas
Comentários
  • procedimento analítico é a avaliação de informações financeiras por meio da análise de relações aceitáveis ​​entre dados financeiros e não financeiros. É um tipo de evidência usada durante uma auditoria.

    https://maestrovirtuale.com/procedimento-analitico-contabilidade-caracteristicas-vantagens/#:~:text=O%20procedimento%20anal%C3%ADtico%20%C3%A9%20a,evid%C3%AAncia%20usada%20durante%20uma%20auditoria

    .indagação consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade. A indagação é utilizada extensamente em toda a auditoria, além de outros procedimentos de auditoria. As indagações podem incluir desde as escritas formais até as orais informais

    https://www.iob.com.br/bol_on/TC/CAPAS/CTC10_14.pdf


ID
3917515
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A NBC TG 17 – Contratos de Construção define que a receita do contrato é medida pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber. A mensuração da receita do contrato pode ser afetada por incertezas que dependem do desfecho de acontecimentos futuros. As estimativas necessitam, muitas vezes, de serem revistas à medida que os acontecimentos ocorrem e as incertezas se resolvem. Consequentemente, a receita do contrato pode aumentar ou diminuir de um período para o outro. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    a) Quando o contrato de preço fixo está relacionado à conclusão de cada unidade, a receita do contrato permanece fixa até a conclusão do empreendimento e/ou entrega das chaves.

    Quando o contrato de preço fixo está relacionado à conclusão de cada unidade, a receita do contrato aumenta na proporção das unidades concluídas.


ID
3917518
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo do auditor é aplicar a materialidade adequadamente no planejamento e na execução da auditoria. Com relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    LETRA A - CORRETA

    10. Ao estabelecer a estratégia global de auditoria, o auditor deve determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo (...).

    LETRA B - INCORRETA

    6. (...) A materialidade determinada no planejamento da auditoria não estabelece necessariamente um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes. As circunstâncias relacionadas a algumas distorções podem levar o auditor a avaliá-las como relevantes mesmo que estejam abaixo do limite de materialidade (...).

    LETRA C - CORRETA

    4. A determinação de materialidade pelo auditor é uma questão de julgamento profissional e é afetada pela percepção do auditor das necessidades de informações financeiras dos usuários das demonstrações contábeis. 

    LETRA D - CORRETA

    2. (...) julgamentos sobre materialidade são feitos à luz das circunstâncias envolvidas, e são afetados pela magnitude e natureza das distorções, ou a combinação de ambos.

    Fonte: NBC TA 320(R1)


ID
3917521
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme a NBC TA 550 – Partes Relacionadas, o auditor deve fazer indagações à administração e a outros da entidade e executar outros procedimentos de avaliação de risco considerados apropriados para obter entendimento dos controles, se houver, que a administração estabeleceu para, EXCETO:

Alternativas

ID
3917524
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De conformidade com a NBC TG 1000, são consideradas pequenas e médias empresas e, por isso, podem adotar os preceitos estabelecidos nessa norma, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Contabilidade para pequenas e médias empresas (PMEs) Item P7 da NBC TG 1000

    O termo empresas de pequeno e médio porte adotado nesta Norma não inclui (i) as companhias abertas, reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM; (ii) as sociedades de grande porte, como definido na Lei nº. 11.638/07; (iii) as sociedades reguladas pelo Banco Central do Brasil, pela Superintendência de Seguros Privados e outras sociedades cuja prática contábil é ditada pelo correspondente órgão regulador com poder legal para tanto.


ID
3917527
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a NBC TG 27 – Ativo Imobilizado, o custo de um item do ativo imobilizado compreende, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o CPC 27, "Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu custo".

    ➤ Elementos do custo:

    ➥ O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

    → seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

    → quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

    → a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período.

    ➥ Exemplos de custos diretamente atribuíveis são:

    → custos de benefícios aos empregados decorrentes diretamente da construção ou aquisição de item do ativo imobilizado;

    → custos de preparação do local;

    → custos de frete e de manuseio;

    → custos de instalação e montagem;

    → custos com testes para verificar se o ativo está funcionando corretamente, após dedução das receitas líquidas provenientes da venda de qualquer item produzido enquanto se coloca o ativo nesse local e condição (amostras produzidas quando se testa o equipamento); e

    → honorários profissionais.

     Exemplos que não são custos de um item do ativo imobilizado são:

    → custos de abertura de nova instalação;

    → custos incorridos na introdução de novo produto ou serviço (incluindo propaganda e atividades promocionais);

    custos da transferência das atividades para novo local ou para nova categoria de clientes (incluindo custos de treinamento); e

    → custos administrativos e outros custos indiretos.

    ➤ RESOLUÇÃO: os custos abaixo devem ser reconhecidos no imobilizado, EXCETO os custos incorridos na transferência ou reinstalação de equipamento industrial. Trata-se de despesa. Por a alternativa que representa a exceção é:

    Gabarito: Letra A.

  • GABARITO A

    O reconhecimento dos custos no valor contábil de um item do ativo imobilizado cessa quando o item está no local e nas condições operacionais pretendidas pela administração. Portanto, os custos incorridos no uso ou na transferência ou reinstalação de um item não são incluídos no seu valor contábil, como, por exemplo, os seguintes custos:

    (a) custos incorridos durante o período em que o ativo capaz de operar nas condições operacionais pretendidas pela administração não é utilizado ou está sendo operado a uma capacidade inferior à sua capacidade total;


ID
3917530
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere os seguintes dados relativos a um bem do ativo imobilizado adquirido pela Companhia Modelo S/A:

                                                                                             R$
Valor de mercado na data da aquisição                          22.000,00
Valor de mercado em 31.12.20X2                                     21.000,00
Valor de aquisição em 01.01.20X1                                   20.000,00
Valor recuperável em 01.01.20X2                                     16.400,00
Valor residual estimado                                                      2.000,00
Método de depreciação                                                           linear
Vida útil econômica estimada do bem                                 5 anos
Data de encerramento do exercício social          31 de dezembro 


Considerando as informações acima, indique a opção cujo valor da depreciação corresponde à despesa registrada no resultado do exercício encerrado em 31.12.20X2:  

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da depreciação e do teste de recuperabilidade.

    Dados:

    - Valor de aquisição (01.01.X1) 20.000

    - Valor residual estimado 2.000

    - Valor recuperável ( 31.12.X1) 16.400

    - Vida útil: 5 anos

    Ano de X1:

    1º Passo: calcular o valor contábil depreciável, a depreciação anual e o valor contábil líquido.

    (+) Valor de aquisição 20.000

    (-) Valor residual estimado 2.000

    (=) Valor depreciável 18.000

    (/) Vida útil 5 anos

    (=) Depreciação anual 3.600

    Cálculo do valor contábil líquido:

    (+) Valor de aquisição (01.01.X1) 20.000

    (-) Depreciação acumulada 3.600

    (=) Valor contábil líquido 16.400

    2º Passo: verificar qual o valor recuperável: R$ 16.400.

    3º Passo: comparar o valor contábil com o valor recuperável.

    → Se valor contábil > valor recuperável=efetuar ajuste.

    → Caso contrário, nenhum ajuste é realizado. Obs.: é o caso da questão em apreço

    Portanto, em 31.12.X1, não há ajuste a fazer e será apresentado no balanço o valor contábil líquido de 16.400.

    Ano de X2:

    A despesa de depreciação anula de X2 é de:

    (+) Valor de aquisição 20.000

    (-) Valor residual estimado 2.000

    (=) Valor depreciável 18.000

    (/) Vida útil 5 anos

    (=) Depreciação anual 3.600

    Gabarito: Letra C.