SóProvas



Prova CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente


ID
892063
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Atualmente, a internet vem ocupando cada dia mais espaço como um importante canal de comunicação em periodos de crise, devido a fatores como a instantaneidade e a globalização das informações,além da alta capacidade de interatividade. No entanto, no final do século XX, o(a) era a mais devastadora mídia para periodos de crise.


Alternativas

ID
892066
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao defender que a assessoria de imprensa é uma função restrita ao profissional de jornalismo, a Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais - FENAJ baseia-se legalmente

Alternativas
Comentários
  •  Art 2º A profissão de Jornalista compreende, privativamente, o exercício habitual e remunerado de qualquer das seguintes atividades:

      I - redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser divulgada, contenha ou não comentário;

      II - comentário ou crônica, por meio de quaisquer veículos de comunicação;

      III - entrevista, inquérito ou reportagem, escrita ou falada;

      IV - planejamento, organização, direção e eventual execução de serviços técnicos de Jornalismo, como os de arquivo, ilustração ou distribuição gráfica de matéria a ser divulgada;

      V - planejamento, organização e administração técnica dos serviços de que trata o item I;

      VI - ensino de técnicas de Jornalismo;

      VII - coleta de notícias ou informações e seu preparo para divulgação;

      VIII - revisão de originais de matéria jornalítica, com vistas à correção redacional e à adequação da linguagem;

      IX - organização e conservação de arquivo jornaIístico e pesquisa dos respectivos dados para elaboração de notícias;

      X - execução da distribuição gráfica de texto, fotografia ou ilustração de caráter jornalístico, para fins de divulgação;

      XI - execução de desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico, para fins de divulgação.



ID
892069
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No estudo da comunicação, duas escolas tiveram significativas participações históricas em suas teorias: Chicago e Frankfurt. Sobre esses pressupostos não é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A Escola de Chicago desenvolveu a tese de que os processos de interação entre as pessoas são constituídos simbolicamente pela comunicação.


ID
892072
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

"Nesta quarta-feira (08/08), após a aprovação da PEC 33/09 no Senado, a Comitiva de Jornalistas, organizada pela FENAJ e pelos sindicatos da categoria, manteve contatos com lideranças da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma e com o presidente da Câmara, Marco Maia, buscando acelerar a apreciação da proposta em conjunto com a PEC 386/09, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT - RS). O movimento busca a aprovação definitiva da matéria até o final de 2012.' '
(Disponívelem: www.fenaj.org.br-11/08/2012-14h43.)


De acordo com o contexto vivenciado pelo jornalismo brasileiro no que tange à legislação,é correto afirmar que

Alternativas

ID
892075
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O trabalho de um jornalista, seja na redação ou em assessorias de comunicação, muito cuidado com as informações e o tratamento destas,já que se refere a um importante instrumento social, o qual abrange o cotidiano de todas as pessoas envolvidas no universo atingido pelos acontecimentos reportados. Na prática diária desta profissão,com base no Código de Ética, é possível afirmar que


I. ao realizar uma reportagem sobre o aborto,o repórter pode não entrevistar um defensor desta prática,com base no Artigo 13 do Código de Ética, que lhe concede o direito de recusar a realizar tarefas "que agridam as suas convicções.


II. trabalhando na assessoria de comunicação de uma organização,o jornalista que acumular funções deve ser remunerado pelas duas e, em caso de estar na coordenação, não poderá obrigar um colega a esta prática sem a dupla remuneração.


Ill. ao realizar uma reportagem investigativa, o jornalista se depara com uma fonte que possui informações de grande significação e repercussão e não quer ser exposta. Neste caso, é dever do jornalista preservar a identidade do autor dessas informações.


IV. com base em seu Código de Ética, o jornalista acusado por uma das fontes de que a informação não procede, não pode ser considerado responsável por este fato, visto que o texto sofreu alterações por parte do editor. Portanto, o editor passa a ser o responsável.


São práticas eticamente corretas aos profissionais de jornalismo somente

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. A cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções.

    Art. 5º É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.

  • Puts, muito complicada a questão, porque tem pegadinhas. Porém: gabarito letra C: apenas alternativas II E IV estão corretas.

  • Item I: Art. 13. A cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções. Parágrafo único. Esta disposição não pode ser usada como argumento, motivo ou desculpa para que o jornalista deixe de ouvir pessoas com opiniões divergentes das suas. 

    Item II: Art. 14. O jornalista não deve: I - acumular funções jornalísticas ou obrigar outro profissional a fazê-lo, quando isso implicar substituição ou supressão de cargos na mesma empresa. Quando, por razões justificadas, vier a exercer mais de uma função na mesma empresa, o jornalista deve receber a remuneração correspondente ao trabalho extra

    Item III: Art. 5º É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.

    Item IV: "Art. 8º O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros, caso em que a responsabilidade pela alteração será de seu autor."


ID
892078
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


As modificações no Código de Ética do jornalista brasileiro somente serão possíveis no(a) ....................................de jornalistas, através de propostas apresentadas por, no minimo, dez......................... lornalistas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 19. Qualquer modificação neste Código só poderá ser feita em congresso nacional de
    jornalistas mediante proposta subscrita por, no mínimo, dez delegações representantes
    de sindicatos de jornalistas


ID
892081
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre a redação de releases. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


Ao redigir um release,deve(m)-se utilizar nos títulos


( ) verbos inseridos na primeira linha, na voz ativa.

( ) ordem direta com sujeito, verbo e complemento.

( ) tempo na condicional (futuro do pretérito), sem verbo.

( ) abreviaturas e ponto final de interrogação ou exclamação.

Alternativas

ID
892084
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Relacione a coluna da direita com a da esquerda e, em seguida,assinale a alternativa que apresenta a sequência Correta. (Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)


(1) Plano
(2) Programa
(3) Projeto

( ) é uma proposição de ideias ordenadas.

( ) reúne os objetivos gerais a serem alcançados.

( ) está voltado a detalhes econômicos e técnicos.

( ) apresenta o resultado final na tomada de decisões.

( ) possui pressupostos básicos para tomada de decisões.

Alternativas
Comentários
  • - Plano – Planejamento global inclui grandes orientações: missão, objetivos gerais, estratégias gerenciadoras e políticas institucionais, constituindo em um planejamento de longo prazo.

    - Programa – É um planejamento um pouco mais específico, que inclui objetivo e metas concretas, estratégias e políticas de programas abrangência e responsabilidades, Podendo ser um planejamento para médio prazo ou parte de um plano mais amplo.

    - Projeto – É um empreendimento claramente planejado e delimitado pelos seus objetivos, suas atividades, sua abrangência temporal e financeira, seus beneficiários diretos e indiretos. Constitui o nível mais específico do planejamento. o projeto, apesar de considerar os mesmos elementos de um programa, possui um nível bem maior de detalhamento. E o planejamento para curto prazo.

    http://elaborarprojeto.blogspot.com.br/2012/06/planoprogramaprojeto.html



ID
892087
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Numa entrevista coletiva,as equipes de rádio e televisão solicitam ao assessor de imprensa prioridade para gravar. As equipes de veiculos impressos protestam quanto à solicitação. O que o assessor de imprensa deverá fazer?

Alternativas
Comentários
  • Manual de assessoria de imprensa: Por questão de tempo os profissionais de rádio e TV podem pedir para gravar logo a entrevista. Atenda ao pedido, mesmo que o pessoal de jornal proteste. Considere que os repórteres de jornal têm mais tempo para trabalhar a notícia, além do que precisam sempre de mais detalhes.


ID
892090
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


A teoria.......................... foi desenvolvida pelo psicólogo Kurt Lewin como objeto de estudo das disfunções alimentares, relacionadas aos hábitos, tendo sido aplicada ao jornalismo pela primeira vez por......................... na década de 1950.

Alternativas
Comentários
  • A teoria do Gatekeeper pressupõe que as notícias são como são porque os jornalistas assim as determinam.

    Diante de um grande número de acontecimentos, só viram notícias aqueles que passarem por uma cancela ou portão e quem decide isso é um selecionador, que é o próprio jornalista. Ele é o responsável pela progressão da notícia ou por sua morte caso não a deixe ser publicada.

    O termo surgiu em 1947, no campo da psicologia, criado pelo psicólogo Kurt Lewin. Foi aplicada ao jornalismo em 1950 por David Manning White. Ele estudou o fluxo de notícias dentro de uma redação e percebeu que poucas eram escolhidas e publicadas, então ele resolveu estudar quais pontos funcionavam como cancelas. Ele concluiu que a forma de escolher as notícias foram subjetivas e arbitrárias. Muitas foram rejeitadas por falta de espaço, outras consideradas repetidas e algumas pelo tempo, pois chegaram tarde.

    http://teoriadojornalismouniube.blogspot.com.br/2010/11/teoria-do-gatekeeper.html


ID
892093
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A entrevista é um dos principais instrumentos de trabalho dos profissionais de jornalismo, principalmente aqueles que se encontram nas redações dos veículos de comunicação. Em rádio, por exemplo,os repórteres utilizam muito o telefone para a realização de entrevistas. Sobre a entrevista no rádio, analise as afirmativas abaixo.


I. Por telefone,entrevistas rituais têm bons resultados.

II. Entrevistas dialogais por telefone são recomendáveis.

Ill. Não funcionam bem pelo telefone as entrevistas temáticas.

IV. Entrevistas em profundidade não devem ser realizadas por telefone.


Estão incorretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - ritual – geralmente é breve – o interesse é maior no personagem: o que ele tem a dizer ou é esperado (jogadores de futebol) ou é irrelevante ou é mera formalidade. Interessam os ritos (cerimoniais, trajes, cumprimentos, atitudes, falhas do protocolo, nuanças na fala diplomática = cordial X amistoso).

    II - dialogal – é a entrevista por excelência: marcada antes, reúne repórter e fonte em ambiente controlado, sem aparato que informe hierarquia. Tom de conversa, a partir das perguntas do repórter.

    III - temática – aborda um tema, consiste na exposição de versões ou interpretações de acontecimentos. Usos – ajuda a compreender um problema, expõe um ponto de vista, reafirma a linha editorial com argumento de uma autoridade no assunto.

    IV - em profundidade – o objetivo é a figura do entrevistado, a representação do mundo que ele constrói, uma atividade que ele desenvolve.

    Estas são as características dos tipos expostos, de acordo com Nilson Lage.

    Lage considera:

    temática ou ritual – funcionam bem pelo telefone
     
    testemunhais (pouco recomendável o telefone) e dialogais ou em profundidade (o telefone não é recomendável)

    Vejam mais sobre: 
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfpVkAK/entrevistador-entrevistado

ID
892096
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na redação de textos para os veiculos eletrônicos (rádio e televisão), o profissional de comunicação deve considerar que

Alternativas
Comentários
  • A. No rádio, sim, mas na TV a pessoa já tem imagens, então não vale ficar descrevendo o que aparece.

    C. Certo nível de redundância é até aconselhável (parece estranho, mas alguns manuais falam que repetir alguma coisa pode ajudar no entendimento da mensagem).

    D. Regra geral: números em extenso de ZERO a NOVE.


ID
892099
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um webjornalista pode redigir um texto nas extensões

Alternativas

ID
892102
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A fonte independente no jornalismo é aquela que

Alternativas

ID
892105
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


Na mesma década de sua criação,a world wide web se tornou um espaço explorado pelos veículos de comunicação brasileiros que seguiram o exemplo pioneiro do grupo............................ que, em 1995, inseriu o(a) .............................na rede mundial. No mesmo ano,................................ foi o primeiro veiculo de comunicação brasileiro a realizar uma cobertura completa no espaço virtual.

Alternativas
Comentários
  • A primeira iniciativa brasileira partiu do O Estado de São Paulo, que, ainda em 1995, colocou a Agência Estado na internet. Em seguida, no mesmo ano, vieram o Jornal do Brasil, a Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de Minas, Zero Hora, Diário de Pernambuco e Diário do Nordeste.
    Em 1999 ocorre a primeira cobertura on-line internacional, sobre a guerra do Kosovo, que chegou a ser apelidada de “a guerra da internet”, conforme Moherdaui (2000). O Portal UOL (Universo Online) também publicou vários relatos de pessoas que estavam próximas às áreas de conflito, cujo maior destaque foi a matéria especial do jornalista Waltes Faceta Júnior.

    http://jornalismo2009-f2j.blogspot.com.br/
  • No Brasil, as empresas jornalísticas entraram na rede a partir de iniciativas isoladas como as do Grupo O Estado de S. Paulo. Mas o primeiro jornal brasileiro a fazer uma cobertura completa no espaço virtual foi o Jornal do Brasil, em 28 de maio de 1995. Outros veículos que também entraram na rede foram: O Estado de Minas, Zero Hora, Diário de Pernambuco e Diário do Nordeste. Entretanto, somente em 1996, houve o lançamento do Brasil Online, primeiro jornal em tempo real, em língua portuguesa, da América Latina, conhecido hoje na rede como Folha Online. Quatro anos depois, o provedor de acesso à Internet Grátis (IG), coloca na rede o Último Segundo, um jornal digital produzido especialmente para Internet brasileira.

    Fonte: 
    http://monografias.brasilescola.com/historia/a-trajetoria-jornalismo-impresso-para-jornalismo-digital.htm

ID
892108
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Será que ninquém se toca?

Estamos vivendo um momento histórico delicadíssimo. As conquistas da redemocratização estão ameaçadas pelo projeto petista de poder. A agenda óbvia para melhorar o Brasil é um consenso entre grandes cientistas sociais. Vários prêmios Nobel concordam com nossos pontos essenciais de reforma política e administrativa, que fariam o País decolar. Mas, os despreparados sindicalistas e ex-comunas ignorantes têm um programa que nos levará a um retrocesso politico trágico. Em pouco tempo, podemos ter a volta da inflação,caos político, ruptura institucional - tudo na contramão das necessidades de modernização do País. Eles prometem medidas que nos jogarão de volta aos anos 50 ou para trás, pelo viés burro de um 'socialismo' degradado num populismo estatizante: o lulismo. Enquanto isso, os cidadãos que comeram e estudaram, intelectuais e artistas cultos, os que bebem nos bares e leem jornal ficam quietos. O Brasil está sendo empurrado para o buraco e ninguém se toca?
O que vai acontecer com esse populismo-voluntarista-estatizante é óbvio, previsivel,é 'be-a-bá' em ciência política. 'Sempre foi assim...' - se consolam.
Mas, não. 'Nunca antes', um partido montou um esquema secreto de 'desapropriação' do Estado, para fundar um 'outro Estado'. O ladrão tradicional roubava em causa própria e se escondia pelos cantos. Os ladrões desse governo roubam de testa erguida,como em uma 'ação revolucionária'. Fingem-se de democratas para apodrecer a democracia por dentro (...)
(Jabor, Arnaldo. O estado de São Paulo. - 17/10/2006 - Adaptado.)


O trecho do texto acima é uma forma de exposição que possui como caracteristica

Alternativas

ID
892111
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


Entre os elementos essenciais da narração está a....................... que, na narração jornalistica, é predominante por tratar dos principais................................ que constituem um fato a ser narrado.

Alternativas

ID
892114
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quando o autor se coloca distante do objeto e se aprofunda nos sentimentos envolvidos,ao mesmo tempo em que apresenta uma ação externa,ocorre uma onisciência

Alternativas
Comentários
  • No capítulo 12 "Objetivo: dar o recado" foi abordado uma relação de jornalismo com a literatura e como que elas se complementam mostrando a importância da leitura para o jornalista. Foram citados os tipos de terceira pessoa(narrativa), segundo Alfredo Leme de Carvalho:

    • - onisciência neutra externa, narrador que descreve dados externos às personagens e não interfere na história.
    • - onisciência externa interpretativa, narrador que sabe de todos os fatos e comenta.
    • - onisciência neutra plena é o autor que entra mais na intimidade dos sentimentos tanto na intimidade dos sentimentos tanto a ação externa.
    • - onisciência interpretativa, que imagine a participação e comentários no externo e interno das personagens.
    • - onisciência imediata, quando os pensamentos do narrador vivem mais o momento, sem comentários elaborados.

    http://caioaraxa.blogspot.com.br/2006_08_01_archive.html


ID
892117
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A assessoria de comunicação exige do profissional da área domínio completo das técnicas jornalisticas de redação para que possa, por meio dos instrumentos corretos, conquistar espaços para seus clientes nos veiculos de comunicação. Ao produzir um suelto,o profissional estará

Alternativas
Comentários
  • Suelto _ nota com comentários e juízos de valor. Hoje, o termo é

    pouco usado; mas, do ponto de vista estilístico, a nota-suelto caracteriza-se

    por parágrafos curtos e frases breves em tom de ironia.


  • Também pode ser chamado de tópico ou vária.


ID
892120
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Abraham Moles, o meio moderno estimula a fragmentação na montagem das informações,de forma que existe uma oposição entre o tradicional pensamento coerente, direto, sem rodeio e o moderno pensamento segregado,dividido em partes distintas. Trata-se do modelo

Alternativas
Comentários
  • Para Moles, cultura em mosaico representa a desconexão entre temas, conteúdos, vocabulário das mensagens veiculadas pela mídia, o que provoca a gênese de novos marcos de pensamento.
  • Três linhas de montagem das informações:

    1) Modelo lógico, linear - é conhecido como a pirâmide invertida;

    2) Modelo fragmentário, mosaico - Abraham Moles disse que o

    meio moderno estimula a fragmentação. Ele conceitua assim esta

    oposição: tradicionalmente, o pensamento coerente, linear; modernamente,

    o pensamento-mosaico. A matéria-mosaico pode ser

    montada na página, por intermédio de blocos, massas de texto,

    fotos, ilustração, os quais "costuram" o todo;

    3) Modelo alógico, alinear (antimodelo) - são conquistas expressivas

    que efetivamente simbolizam o alógico e o alinear de nosso

    mundo imaginário, subjetivo. Seu repertório se constitui, de um

    lado, pelo humano, de outro, pelo intelectual (artístico e científico).



ID
892123
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a tipificação de matérias da socióloga Gaye Tuchman,principal estudiosa do newsmaking, relacione a coluna da direita com a da esquerda. Em seguida,assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(1) Leves
(2) Súbitas
(3) Em desenvolvimento
(4) Em sequência
(5) Duras

( ) factuais e perecíveis.
( ) inesperadas, sem previsão.
( ) acontecimentos agendados.
( ) permanecem sempre atuais.
( ) em desdobramento dos fatos.

Alternativas
Comentários

ID
892126
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Esta teoria defende a isenção do trabalho jornalístico, apresentando um relato verdadeiro,objetivo e imparcial dos fatos, sem nenhum tipo de interferência. Trata-se da teoria

Alternativas
Comentários
  • Questão parecida...

    Q43689

    Prova: CESPE - 2008 - SERPRO - Analista - Comunicação Social

    Disciplina: Comunicação Social | Assuntos: Jornalismo

    A respeito dos gêneros de redação e das técnicas de redação jornalística, julgue os seguintes itens.

    No que se refere aos princípios de objetividade e imparcialidade, é correto associá-los à teoria do espelho, concepção focada no papel dos meios de comunicação de retratar a realidade, sem intervenção ideológica. Nessa concepção o jornalismo é espelho da sociedade e não interfere na realidade retratada.

    Resposta: Correta.


ID
892129
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos estudos de Noelle Neumann para a agenda setting, as características básicas que compõem a ação dos veiculos de comunicação sobre a realidade social, formadora cultural,são

Alternativas
Comentários
  • Como os mass media são estruturados em grandes organizações, defendem fundamentalmente os mesmos interesses do capital (organizações),
    entram em ação a acumulação, a consonância e a onipresença. O material veiculado pela grande imprensa vai funcionar como reforço às mensagens emitidas pela media organizacional, sendo muito difícil que venha a desestabilizar qualquer agenda ou perspectiva de enfoque.

ID
892132
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base na Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais - FENAJ, quando a assessoria de imprensa tem por prática agrupar resumos das notícias mais significativas para a organização, que tenham sido publicadas em jornais ou revistas, inserindo transcrições de trechos de maior importância, realiza-se uma taxação denominada

Alternativas
Comentários
  • Sinopse -  análise, classificação e avaliação de matérias jornalísticas de todas as mídias e veículos de comunicação impressos. 
  • Tipos de clipping (ou taxação) :

    1. Clássica: recortes de periódicos;
    2. Sinopse: resumo das notícias publicadas;
    3. Súmula: resumo de notícias publicadas em rádio e TV;
    4. Análise: interpretação crítica das informações fazendo cruzamentos de informações e revelando dados omitidos.
  • Letra C

    O tipo de taxação ou mailling, realizado através do resumo das notícias veiculadas nos jornais e revistas de maior circulação ou de publicações específicas à área do assessorado, podendo ou não ter destacados trechos da publicação, é um tipo de sinopse.
  • Súmulas - Relação dos assuntos divulgados indexada por:  veículo, título da matéria e página (quandoimpresso), programa e horário (TV ou rádio), endereço eletrônico (Internet).

    Sinopse - Resumo das notícias veiculadas nos Jornais e Revistasde maior circulação. Também se faz resumo de publicações específicas da área deinteresse do assessorado.

    Análise - O assessor faz a sua leitura do material coletado,analisando o teor do que foi publicado. 


    Fonte: Manual de Assessoria de Comunicação- Fenaj



ID
892135
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma postura recomendada ao assessor de imprensa no exercício de suas atividades é

Alternativas

ID
892138
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os fluxos de comunicação,quando utilizados em excesso,perdem a eficácia, podendo gerar efeitos negativos no que diz respeito à imagem de uma organização,sendo mais comum ser registrado o efeito de entupimento dos fluxos em decorrência de comunicações

Alternativas
Comentários
  • O que são os Fluxos de comunicação?

    Os fluxos de comunicação são uma representação do modo como uma organização troca informações, sejam elas de caráter interpessoal, entre setores e departamentos, ou mesmo entre patrões e colaboradores. São classificadas para se estudar a sinergia que liga toda a organização, como se comunicam, quais as limitações, qual o nível de envolvimento de todos que o compõem. São estudados para garantir que as ideias e os conhecimentos circulem a favor da empresa, garantindo um desempenho coordenado.

    Como são classificados os fluxos de informação?

    São comumente classificados como fluxos Vertical, Horizontal, Transversal e Circular.

    De cima para baixo e de baixo para cima: Fluxo Vertical

    O fluxo vertical pode ser classificado em Ascendente ou Descendente. Na direção ascendente, a comunicação parte de baixo para cima, sendo que as informações passam dos colaboradores para as diretrizes, por meio dos instrumentos de comunicação, como caixas de sugestões, pesquisas de satisfação, reuniões com os colaboradores. Na direção descendente, ocorre justamente o contrário, as informações parte das diretrizes para os colaboradores, por intermédio das hierarquias, disponibilizando conteúdos necessários para exercer seus papéis. O fluxo da informação é dependente da filosofia da empresa, quanto maior a liberdade, a cooperação e interação serão maiores.

    De um lado para o outro: Fluxo Horizontal

    No fluxo horizontal, a comunicação ocorre entre pessoas com o mesmo nível hierárquico. São trocas de informação entre departamentos, seções, serviços etc. Por meio dela, é possível a coordenação das atividades para a solução de problemas sem a necessidade de direcionar a comunicação para um superior comum. Adquire especial importância nas organizações descentralizadas e baseadas em equipes. O fluxo de comunicação horizontal propicia o compartilhamento de informações e conhecimentos, além de integrar os membros de diversos grupos.

    De todos os lados: Fluxo Transversal

    O fluxo transversal é caracterizado por ter a informação disseminada para qualquer nível, sem a distinção hierárquica. São implantadas em organizações descentralizadas e flexíveis, e criam condições participativas nas organizações.

    Circulantes: Fluxo Circular

    O fluxo circular é bem parecido com o transversal, mas a informação passa por todos os envolvidos de forma que possa propiciar mais interações no processo e circular em todos os setores. Surgem em organizações com predominância em comunicação informal e são desenvolvidos de acordo com as influências interpessoais de cada um.

  • Letra D

    As comunicações verticais descendentes são aquelas vindas da alta direção (cima) para o restante da organização (base); a questão fala de entupimento dos fluxos comunicacionais e geralmente acontecem quando há excesso de ordens, desmandos, redundância ou ruídos na comunicação entre chefes e subordinados. Esse tipo de barreira pode ocorrer em qualquer direção, porém ocorre mais da forma descendente e, como pede a questão, por vir dos dirigentes, é a que pode trazer mais danos à imagem da empresa.

ID
892141
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O pesquisador Talcott Parsons afirmou que "os seres humanos aparecem como 'drogados culturais' impelidos a agir segundo o estímulo de valores culturais interiorizados que comandam a sua atividade", ao retratar a teoria que salientava a ação social denominada

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    De acordo com Mauro Wolf, na obra Teoria da Comunicação, Talcott Parsons denominou de “drogados culturais” os seres humanos impulsionados por valores culturais próprios no comando de suas atividades, segundo a visão estrutural-funcionalista onde "A lógica que regulamenta os fenômenos sociais é constituída por relações de funcionalidade que presidem à solução de quatro problemas fundamentais, ou imperativos funcionais, que todo o sistema social deve enfrentar...".

ID
892144
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Apesar das criticas, o release ainda continua sendo um dos instrumentos de comunicação mais produzidos pela assessoria de imprensa. Sobre sua tipologia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Release

    a) Padrão: sintético e objetivo, com predominância de informações sobre fatos, produtos, eventos; 

    b) Opinião: traz idéias e opiniões de uma fonte; 

    c) Áudio-release: destinado a emissoras de rádio, contém comentários ou entrevistas. É disponibilizado em CDs ou na internet; 

    d) Vídeo-release: contém entrevistas, depoimentos ou trechos de espetáculos para veiculação em emissoras de televisão; 

    e) Exclusivo: como o próprio nome diz, destinado a apenas um jornalista ou veículo, aumentando as chances de aproveitamento; 

    f) Especial: detalhado, com depoimentos e fontes, contextualizando o tema. Voltado para a grande reportagem; 

    g) Nota: texto curto destinado a colunistas; 

    h) Coluna: produzida regularmente para ser veiculada em espaço fixo. Seu objetivo é manter determinado tema na agenda da cidade; 

    i) Convocação: traz detalhes de interesse específico da imprensa sobre um evento, ajudando a organizar e orientar a presença de repórteres; 

    j) Cobertura: informa sobre um evento já ocorrido aos veículos que não compareceram; 

    k) Boletim de pauta: conjunto de pautas enviadas a jornalistas para seleção de assuntos de interesse; 

    l) Release eletrônico: enviado por e-mail, traz com ele possibilidades que só a internet oferece, como o envio de textos curtos e links para o texto completo, bem como anexos e fotos; 

    m) Press-kit: conjunto de material informativo acerca de um evento para subsídio do jornalista; 

    n) Pré-pauta: serve como alerta, avisando para o jornalista sobre um assunto que será divulgado posteriormente; 

    o) Artigo: assinado pelo assessorado para ser publicado nas editorias de opinião; 

    p) Segmentado: produzido em linguagem especializada para determinado grupo de jornalistas, geralmente em editorias de agropecuária, veículos, etc. 

    Fonte: DUARTE, J. (Org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. 




ID
892147
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os quatro níveis de comunicação podem ser responsáveis por problemas de relacionamento com as fontes, como o nível coletivo,em que

Alternativas
Comentários
  • Nível Intra – Diz respeito à capacidade de o gerente operar (codificar/decodificar) internamente a comunicação, ou seja, as suas condições pessoais, físicas, psicológicas determinam a eficácia do ato comunicativo. Defeitos/ruídos no sistema de codificação/decodificação (dificuldades e problemas de natureza sensorial) problemas da fala (afasia, gagueira), capacidade de entendimento e raciocínio (lógico, indutivo, dedutivo), fluidez de pensamento e expressão são situações que afetam a condição e a maximização do ato comunicativo. Em suma as habilidades das fontes são fundamentais – habilidades no trato da palavra escrita e da palavra falada, habilidades de raciocínio, com alta capacidade de leitura, audição e interpretação; 

    ƒ Nível Inter – Trata-se da comunicação entre dois interlocutores. É a chamada comunicação direta, bilateral, recíproca e privada. Nesse nível, o ato da comunicação não apresenta maiores problemas, principalmente quando os interlocutores estão desenvolvendo uma interlocução no mesmo campo de interesse, praticamente códigos e referencias muito próxima. Quando dois gerentes se comunicam entre si, não há grandes dificuldades e ruídos, mas quando um gerente se comunica com um subordinado, a taxa de ruído já pode apresentar alguma variação para mais ou para menos, mas, no plano comparativo, o volume de problemas e menor que o ato da comunicação entre um gerente e seu superior. Nesse caso, elementos inibidores podem prejudicar a eficácia da comunicação; 

    ƒ Nível Grupal – Esse nível abarca as reuniões, quando as comunicações ocorrem de maneira lateral (grupos de gerentes), e as palestras, quando um expositor apresenta um conjunto de informações / analises / argumentos / opiniões para com um grupo de pessoas. Os problemas da comunicação, nesse nível, relacionam-se com a monotonia dos encontros, repetições, discussões intermináveis, palestras desinteressantes, falta de sintonia entre grupo e apresentador, longa duração dos eventos, etc; 

    ƒ Nível Coletivo – Nesse nível, gerentes, superintendentes, diretores usam os meios clássicos de comunicação organizacional como boletins, jornais e revistas para transmitir mensagens a públicos específicos ou gerais. Ocorrem muitos ruídos pela distancia entre fontes e receptores. As comunicações gerenciais, nesse caso, bifurcam-se com as comunicações administrativas, ocasionando um apreciável conjunto de distorções.

    FONTE: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/95/76


ID
892150
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para aplicar o Código de Ética do jornalista brasileiro foi criada a Comissão Nacional de Ética, que tem a incumbência de

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética

    Art. 16. Compete à Comissão Nacional de Ética:

    I - julgar, em segunda e última instância, os recursos contra decisões de competência das comissões de ética dos sindicatos;
    II - tomar iniciativa referente a questões de âmbito nacional que firam a ética jornalística;
    III - fazer denúncias públicas sobre casos de desrespeito aos princípios deste Código;
    IV - receber representação de competência da primeira instância quando ali houver incompatibilidade ou impedimento legal e em casos especiais definidos no Regimento Interno;
    V - processar e julgar, originariamente, denúncias de transgressão ao Código de Ética cometidas por jornalistas integrantes da diretoria e do Conselho Fiscal da FENAJ, da Comissão Nacional de Ética e das comissões de ética dos sindicatos;
    VI - recomendar à diretoria da FENAJ o encaminhamento ao Ministério Público dos casos em que a violação ao Código de Ética também possa configurar crime, contravenção ou dano à categoria ou à coletividade.