SóProvas



Prova CONSULPAM - 2019 - Prefeitura de Quadra - SP - Secretário Escolar


ID
3289708
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Improbidade Administrativa, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    A) I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

    B) III - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado;

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    C) V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

  • Dica: ELA:

    Enriquecimento de si ou de terceiros, o mais grave;

    Lesão ao erário, o mediano e único que admite ausência de dolo; e

    Atenta contra os princípios da administração pública, o mais brando.

  • kkkkk

    A, B, C e D correta, qualquer alternativa está correta. questão de Lógica

  • Agente recebeu algum benefício --> Enriquecimento ilícito (Dolo)

    Terceiro recebeu algum benefício --> Prejuízo ao erário (Dolo ou culpa)

    Ficou obscuro se pessoa física ou PJ recebeu --> Atos que atentam contra os princípios. (Dolo)

  • Observação:

    Enriquecimento ilícito : Dolo

    Prejuízo ao erário: Dolo ou Culpa

  • Os caras conseguiram fazer uma questão impossível de errar.

  • Dedo rápido no gatilho se lasca na questão!

  • Gabarito: D

    - Se agente se enriqueceu ilicitamente, suspensão do direito político será de 8 a 10 anos

    - Se agente causou prejuízo ao erário, a suspensão do direito político será de 5 a 8 anos;

    - Se o agente desrespeitou os princípios da ADM., a suspensão do direito político será de 3 a 5 anos;

  • Só li a A e vi que estava correta e marquei, errei. Isso não vale. O banca intelijumenta.

  • Para que o candidato encontre a resposta, é necessário o conhecimento acerca da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) – Lei nº 8429/92, em especial das modalidades de atos de improbidade administrativa.

    Vamos às alternativas.

    Letra A: correta. “Receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público” é ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito, nos termos do art. 9º, I, da LIA.

    Letra B: correta. “Perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado” é ato improbidade de administrativa que importa enriquecimento ilícito, nos termos do art. 9º, III, da LIA.

    Letra C: correta. “Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado” é ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário, nos termos do art. 10, V, da LIA.

    Letra D: correta. De fato, todas as alternativas estão corretas.

    Gabarito da Banca: Letra D.

    *Sugestão do Monitor: Questão nula. O comando foi claro ao determinar “marque a alternativa correta” e não “melhor alternativa”. Sob essa orientação, todas as alternativas poderiam ser marcadas, pois estão corretas. Por fim, trata-se de prova objetiva, onde não há espaço para interpretações ou deduções a respeito do enunciado.

  • PERCEBER - "Receber honorários, vantagens pecuniárias, salários etc."

  • Atenção cuidado! Atenção aos termos da Lei.

    Alienação - Inferior

    Aquisição - Superior

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    IV - permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado; (cede/vende o item).

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado; (adquire/compra o item).

  • foco na aprovacao

  • O elaborador dessa Questão deve ter um desvio de caráter.

  • importante não confundir esses dois incisos do art. 9

    II - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem móvel ou imóvel, ou a contratação de serviços pelas entidades referidas no art. 1° por preço superior ao valor de mercado;

    III - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado;


ID
3289711
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o que dispõe a Constituição Federal no Capítulo VII “Da Administração Pública” o concurso público terá validade:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme CF de 1988:

    ? Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • 8.112 artigo 12

  • GABARITO: LETRA A

    CAPÍTULO VII

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Seção I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37.  III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    FONTE: CF 1988

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    Art. 37, III, CF. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    Dito isso:

    A. CERTO. De até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Importante saber que esse é o prazo máximo, não havendo impedimento para que o edital fixe prazo menor. Além disso, a prorrogação é uma faculdade, não uma obrigação da Administração Pública.

    B. ERRADO. De até um ano, prorrogável uma vez, por igual período. Erro em negrito.

    C. ERRADO. De até dois anos, improrrogáveis. Erro em negrito.

    D. ERRADO. De até um ano, improrrogáveis. Erros em negrito.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.


ID
3289714
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 37, versa sobre os Princípios Básicos da Administração Pública. Em relação ao tema, analise os itens a seguir:

I. Segundo Hely Lopes Meirelles, o princípio da legalidade compreende a obrigação de cumprir com os preceitos da Lei e do Direito (Lei 9.784/99), ou seja, além da Lei, deve o administrador cumprir também com os princípios de direito.
II. Cumprir a lei na frieza de seu texto não basta. A administração deve ser orientada pelos princípios de Direito e Moral, para que, ao legal, se junte o honesto e o conveniente. Esse é o fundamento do Princípio da Moralidade.
III. O Princípio da Publicidade proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras públicas.
IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público.

Analisados os itens expostos, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Item III está INCORRETO tendo em vista que o princípio violado em questão é da IMPESSOALIDADE e não publicidade.

    O princípio da impessoalidade deve ser entendido como aquele que princípio que vem excluir a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos sobre as suas realizações administrativas.

    Já o princípio da publicidade assegura que para que os atos sejam conhecidos e gerem efeitos, é necessário sua publicação e divulgação, salvo aqueles em que o sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

  • Sem dúvida, uma questão louca.

  • A questão mostra diversos itens errados. Acredito que o item II, está incorreto ao associar a moralidade com a conveniência. Quanto ao ítem IV, vi que também está incorreto ao dizer que o administrador não deve ficar preso ao princípio da legalidade.

    Favor corrigir, caso esteja errado.

  • então quer dizer que a afirmação IV está certa? isso é deboche
  • Pra mim que só o item I estava correto! E como que pode o item IV estar correto? E o princípio da legalidade?

  • Questão boa demais pra cair na minha prova!!

  • Elizeu brasileiro junior, creio que no item II eles copiaram parte do texto de Hely Lopes Meirelles.

    “o agente administrativo, como ser humano dotado de capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o Honesto do Desonesto. E ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético da sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo do injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto.” (MEIRELLES, 2012, pág. 90)

    Os caras jogaram o texto no liquidificador e saiu essa coisa confusa aí.

    II. Cumprir a lei na frieza de seu texto não basta. A administração deve ser orientada pelos princípios de Direito e Moral, para que, ao legal, se junte o honesto e o conveniente. Esse é o fundamento do Princípio da Moralidade.

  • CHACOTA essa questão. Nos poupe! Número IV errada SIM!

  • O princípio da publicidade não é o que proíbe qualquer ato de promoção pessoal do administrador, mas sim o da impessoalidade. - item III está INcorreto

    No item IV, na parte "aqui, a administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade..." não significa que excluiu a legalidade, mas sim que no princípio da eficiência não se segue apenas a legalidade (não se contenta/ não se satisfaz com a legalidade), mas também com o binômio da eficiência: produtividade + economicidade.

  • O erro está em dizer que o princípio da publicidade se alinha à vedação do agente público se promover perante obras, feitos ou serviços públicos. Aqui, na verdade, há o princípio da impessoalidade.

    Princípio da publicidade significa que a administração pública deve agir de maneira transparente em relação à população no que tange a prestação do serviço público.

  • GABARITO: C

    I - CERTO: A legalidade, como princípio de administração, significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se à responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso

    II - CERTO: O princípio da moralidade impõe aos agentes públicos o dever de observância da moralidade administrativa. Nota-se que, quando a Constituição de 1988 definiu a moralidade como padrão de comportamento, não houve juridicização de todas as regras morais vigentes na sociedade, assim, cumprindo a lei, automaticamente a moralidade seria atendida. Importante destacar ainda que a moralidade administrativa é diferente da moral comum. O princípio jurídico da moralidade exige respeito a padrões éticos, de boa­-fé, decoro, lealdade, honestidade e probidade na prática diária de boa administração.

    III - ERRADO: O princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do inte­res­se público, impedindo discriminações e pri­vilégios indevidamente dispensados a parti­culares no exercício da função administrativa. Além do mais, possui outro aspecto importante, a atuação dos agentes públicos é imputada ao Estado, portanto, as realizações não devem ser atribuídas à pessoa física do agente público, mas à pessoa jurídica estatal a que estiver ligado.

    IV - CERTO: O princípio da eficiência o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”, e acrescenta que “o dever da eficiência corresponde ao dever da boa administração.

  • questão boa quem ta achando ruim vá estudar, pesquisar . . .

  • Letra C. Errei ao confundir o Princípio da Impessoalidade (que é o que impede a promoção pessoal mediante o dever de administrar) com publicidade (que na verdade só fala sobre transparência e informação).

  • Preciso estudar mais...estou discutindo com a opção IV até agora...

  •  Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público.

    Tá serto então.

  • III. O Princípio da Publicidade proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras - ERRADO

    Seria o principio da impessoalidade.

  • Valnei, lembre-se que principio da eficiência tem haver com economicidade, fazer muito e gastar menos ou seja, obter o maximo de resultados positivos com economia. FAZER MAIS, COM MENOS.

    BONS ESTUDOS, FORÇA E HONRA.

    A SORTE ACOMPANHA OS AUDAZES, NUNCA DESISTA !

  • questão louca

  • A resposta marcada não está errada.

  • Gabarito''C''.

    O Princípio da publicidade é um dos princípios pelos quais se rege o Direito Administrativo brasileiro. Esse princípio obriga a Administração Pública a dar publicidade de seus atos administrativos para possibilitar o controle de terceiros.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público.

    gente essa questão ta meio louca não?

  • Por que a III está errada?

  • Não entendi porque III esta errada.

  • A III fala sobre o princípio da impessoalidade, não dá Publicidade. por isso está Incorreta.
  • Gabarito: C

    Publicidade - garantir a transparência do ato administrativo.

    Impessoalidade - agir visando fins públicos/coletivos.

  • Questão Errada.

  • No item IV faltou um " não somente dentro da legalidade ". Questão até que é boa .

  • LETRA '' C '' e '' D '' ESTÃO ERRADAS ! a alternativa c diz requisitos da impessoalidade e não da publicidade .

    A PUBLICIDADE DIZ SOBRE O DEVER DE PUBLICAR SEUS ATOS EM MEIO OFICIAL E DE SER TRANSPARENTE , SALVO QUANDO PARA PROTEGER INTIMIDADE DOS ADMINISTRADOS e a SEGURANCA NACIONAL ! JÁ A VEDAÇÃO A PROMOÇÃO PESSOAL SE DIZ RESPEITO AO PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE !!!

    E a letra D diz ''  Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade ''

    ESTÁ ERRADA POIS se ela agir fora da LEGALIDADE esse ato será ilegal e deverá ser anulado !

  • I,II e IV perfeitas. apenas a III está errada, confundindo o candidato com o princípio da Impessoalidade.

  • Acredito que essa questão deva ser anulada. os itens "III" e "IV" estão errados.

  • ESSE EXAMINADOR DEVERIA ESTAR DOIDÃO KKKK! QUESTÃO LIXO COM MAIS DE 1 ITEM INCORRETO !!!

  • Muito mal elaborada.

  • Quem acertou continue estudando! você chegará lá!

  • Gabarito: C

    Discorreu sobre o princípio da impessoalidade

  • Marquei IV, concordam que a questão insinuo que o principio da eficiência fere o principio da legalidade?

    III - IMPESSOALIDADE

    IV - "Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público."

  • IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público. Esta incorreta.

  • No item IV ficou faltando uma conjunção aditiva: NÃO SÓ...MAS TAMBÉM.

    A meu entender a redação do referido item é uma afirmação: Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade pois ela suprimiu a conjunção.

  • O item IV tá correto? A administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade? Muito louca essa questão...

  • pessoal, nao comente algo, que nao possa ajudar aqui muito comentario desnecessario.

  • A IV é pura interpretação de texto. "Não deve se contentar" quer dizer que não basta fazer o que está na lei, tem que fazer o melhor, tem que ser mais eficiente. Esse se contentar ali deu uma ideia de proatividade. Ora, não basta fazer o que está na lei, não se contente em fazer o que está na lei, faça o melhor,faça o mais eficientemente possível.

  • "É correto afirmar que está incorreto".

    Deus nos proteja

  • A questão tem duas pegadinhas a III cita um princípio da Publicidade e defini o da Impessoalidade. A questão V é uma boa interpretação de texto , pois a forma que foi escrita leva ao erro. Vale ressaltar que nesse tipo de questão é bom levar o bom e velho português em conta.

  • I. Segundo Hely Lopes Meirelles, o princípio da legalidade compreende a obrigação de cumprir com os preceitos da Lei e do Direito (Lei 9.784/99), ou seja, além da Lei, deve o administrador cumprir também com os princípios de direito. CERTA

     

    II. Cumprir a lei na frieza de seu texto não basta. A administração deve ser orientada pelos princípios de Direito e Moral, para que, ao legal, se junte o honesto e o conveniente. Esse é o fundamento do Princípio da Moralidade. CERTA

    III. O Princípio da Publicidade proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras públicas.

    Esse princípio não proíbe, pelo contrário, ele garante a publicidade, garante que os atos públicos sejam transparentes. O princípio da IMPESSOALIDADE é que proíbe o conceito acima. O confunde publicidade com impessoalidade. ERRADA

    IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público. CERTA

    Art. 37 CF/88 - LIMPE

    L.EGALIDADE

    I.MPESSOALIDADE

    M.ORALIDADE

    P.UBLICIDADE

    E.FICIÊNCIA

    Não desista em dias ruins, lute pelos dias bons!

  • Qual erro do item IV?

    Porque dar a entender que para buscar a eficiência a Administração pode deixar de observar o principio da legalidade.

  • Eu sabia que a 3 era Impessoalidade,mas quando li a 4, não dentro da legalidade,marquei essa e errei. kkkkkk

    aprendendo sempre.

  • cai na pegadinha clássica do principio da publicidade VS impessoalidade ,aí , fui procurar cabelo em ovo na IV , olhando com mais calma , o item não fala que ele não precisa respeitar o principio da legalidade , mas sim não se contentar apenas com ele , fazendo as coisas com legalidade e eficiência.

  • A IV é um Mix: Mistura , Eficiência, Finalidade e Moral (Probidade).

  • pessoal, na IV não diz que a administração não deve respeitar a legalidade: "Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público." - diz que ela não deve se contentar, ou seja, não deve só apenas respeitar a legalidade, como também deve buscar a eficiência.

  • O Princípio da IMPESSOALIDADE proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras públicas. 

  • Falou em promoção pessoal, por mais que seja vincular o nome do gestor em propaganda, outdoors, obras, etc, é IMPESSOALIDADE e não publicidade.

    Aliás, a impessoalidade possui 3 aspectos:

    1 - vedação a promoção pessoal

    2 - finalidade

    3 - isonomia

  • LETRA C

  • Eis os comentários sobre cada assertiva:

    I- Certo:

    Realmente, o princípio da legalidade exige que o administrador comporte-se sempre de acordo com os ditames da lei e do Direito, o que abarca não apenas as leis em sentido formal, como também a Constituição, os princípios e as normas infralegais. Referido princípio, portanto, tem sentido amplo, significando a necessidade de observância do ordenamento jurídico como um todo.

    II- Certo:

    De fato, o princípio da moralidade demanda que os agentes públicos pautem suas condutas não apenas pela legalidade fria, como também pela ética, honestidade, retidão de caráter, probidade administrativa. Neste sentido, a regra de n.º II do Código de Ética do Serviço Público federal, vazado no Decreto 1.171/94:

    "II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e §4º, da Constituição Federal."

    III- Errado:

    A vedação à promoção pessoal de agentes públicos, por meio de realizações governamentais, em rigor, constitui um dos aspectos inerentes ao princípio da impessoalidade, e não da publicidade. Refira-se que esta vertente da impessoalidade está consagrada no art. 37, §1º, da CRFB.

    IV- Certo:

    Por fim, escorreito o teor da presente afirmativa, que retrata, fielmente, a essência do princípio da eficiência. Por meio dele, a Administração Burocrática, então em vigor, foi substituída pela ideia de Administração Gerencial, adotando-se mecanismos gerenciais próprios da iniciativa privada, como a instituição de metas de desempenho, o foco no controle de resultados, redução da burocracia de processos produtivos, busca pela redução/erradicação dos desperdícios de material e recursos humanos, dentre outros aspectos.

    Do exposto, está equivocada apenas a assertiva III.


    Gabarito do professor: C

  • A III não está errada?


ID
3289717
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos Poderes Administrativos assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    É a prerrogativa legal conferida à Administração Pública para a prática de determinados atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo. Sendo assim, tem-se por discricionariedade a liberdade de ação da Administração Pública dentro dos limites estabelecidos na lei. Tal não se confunde com arbitrariedade, que extrapola os limites fixados pela lei, tornando o ato ilegal.

    FONTE: DIREITO NET.

  • B) Se refere ao poder DISCIPLINAR

  • GABARITO: C

    Assertiva A. Incorreta. A assertiva versou sobre o poder discricionário, aqui o administrador também está subordinado à lei, porém, há situações nas quais o próprio texto confere margem de opção ao agente e este tem o encargo de identificar, diante do caso concreto a solução mais adequada. Nesses casos o administrador exerce o juízo de conveniência e oportunidade, dentro dos limites postos em lei, na busca pelo interesse público.

    Assertiva B. Incorreta. A assertiva diz respeito sobre o poder disciplinar, que é o poder de aplicar sanções e penalidades, apurando infrações dos servidores ou outros que são submetidos à disciplina da administração, desde que haja um vínculo especial com o Estado.

    Assertiva C. Correta.

    Assertiva D. Incorreta. A assertiva versou sobre o poder de polícia, que é uma atividade da Administração Pública que se expressa por meio de seus atos normativos ou concretos, com fundamento na supremacia geral e, na forma da lei, de condicionar a liberdade e a propriedade dos indivíduos mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas.

    (Carvalho, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 5. ed. - Salvador: JusPODIVM, 2018. fl. 121/144).

  • A) Discricionário

    B) Disciplinar

    C) Discricionário (correta)

    D) Poder de Policia

  • Breves apontamentos..

    A) Poder Vinculado

    No poder vinculado não há margem de escolha isso porque a lei determina todos os padrões de conduta

    sem atribuir margem de liberdade para o agente público escolher a melhor forma de agir.

    Nas palavras de A. Mazza o agente torna-se um mero executor da lei.

    B)

    Poder hierárquico = Para Helly Lopes M; Capacidade que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes.

    Capacidade de aplicar sanções = poder disciplinar.

    Não esqueça:

    O poder disciplinar aplica-se a servidores e a quem tem vínculo com a administração.

    D) Poder Regulamentar

    Decorrente do poder hierárquico, o poder regulamentar consiste na possibilidade de os Chefes do Poder Executivo editarem atos administrativos gerais e abstratos, ou gerais e concretos, expedidos para dar fiel execução à lei.

    a faculdade que dispõe a Administração de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade.= Conceito do Poder de polícia.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Não sei vocês, mas é muito bom você responde uma pergunta dessa porque você sabe a resposta.

  • Poder Discricionário é aquele conferido por lei ao administrador público para que, nos limites nela previstos e com certa parcela de liberdade, adote, no caso concreto, a solução mais adequada satisfazer o interesse público.

  • Gab C

    A-Poder discricionário

    Poder vinculado: prática de atos vinculados. O administrador ele tem que agir de acordo com a lei sem discricionariedade e sem juízo de conveniência ou oportunidade.

    B- Poder disciplinar

    -Servidores públicos

    -Particulares com vínculo especial com o poder público

    O poder hierárquico ---- caracteriza-se pela existência de níveis de subordinação entre órgãos e agentes públicos, sempre no âmbito de uma mesma pessoa jurídica. 

    -relação de hierarquia

    -Não há hierarquia entre a Administração e particulares

    D- Poder de polícia

    Para Hely Lopes Meirelles, o poder de polícia é “a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”.

  • E desde quado existe Poder Vinculado ?

  • Poder vinculado: a lei determina todos os elementos do ato administrativo (competência, forma, finalidade, motivo e objeto/conteúdo), ou seja, sua execução se encontra inteiramente definida na legislação;

    Não admite juízo de conveniência e oportunidade por parte do administrador públicos;

    Basta o preenchimento dos requisitos legais/regulamentares;

    Ex: cobrança de tributos (art. 3º, CTN: é "atividade plenamente vinculada"); a expedição de licença para construir; concessão de aposentadoria voluntária, etc.

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre o tema de poderes administrativos, pedindo ao candidato que assinale a alternativa correta.

    Com relação ao tema "poderes-deveres" é a prerrogativa que a Administração Pública possui para o cumprimento de suas competências. "Poderes-deveres" é gênero, dos quais são espécies:

    a. Poder Vinculado: A Lei determina tudo o que dever ser feito, sem margem de liberdade.

    b. Poder Discricionário: Aqui, o agente público possui uma margem de liberdade para optar dentre várias alternativas previstas em lei aquela que se mostra como mais adequada, diante do caso em concreto. Palavras-chaves: oportunidade e conveniência.

    c. Poder Disciplinar: É o poder-dever que a Administração possui para sancionar os agentes públicos que cometeram infrações funcionais.

    d. Poder Hierárquico: É a competência que possui o Poder Executivo para ordenar e coordenar as funções de seus órgãos e de seus agentes públicos.

    e. Poder Regulamentar: Resultado do poder hierárquico, é a competência que os chefes do Poder Executivo possuem para editarem atos administrativos, com o intuito de dar execução à lei.

    f. Poder de Polícia: Com fundamento na lei e na supremacia do interesse público, a Administração Publica limita à liberdade e propriedade de particulares, quer controlando a prática do ato, quer impedindo de fato.

    Analisemos as alternativas:

    a) O Poder Vinculado é o poder que a Administração tem de praticar atos administrativos com discricionariedade, usando da conveniência e oportunidade.

    Errado. Trata-se do poder discricionário.

    b) O Poder Hierárquico é aquele através do qual a lei permite à Administração Pública aplicar penalidades às infrações funcionais de seus servidores e demais pessoas.

    Errado. Trata-se do poder disciplinar.

    c) O Poder Discricionário concede à Administração o poder de praticar atos administrativos, valorando a oportunidade e conveniência do ato discricionário, estabelecendo dentro dos limites legais, seu conteúdo.

    Correto e, portanto, gabarito da questão.

    d) O Poder Regulamentar é a faculdade que dispõe a Administração de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade.

    Errado. Trata-se do poder de polícia.

    Gabarito: "C"

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    Alternativa A: errada, conceitua o Poder Discricionário.

    Alternativa B: errada, conceitua o Poder Disciplinar.

    Alternativa C: correta, tendo em vista que o Poder Discricionário, de acordo com Matheus Carvalho (2015), "no Poder Discricionário, o Administrador também está subordinado à lei, porém, há situações nas quais o próprio texto legal confere margem de opção ao administrador e este tem o encargo de identificar, diante do caso concreto, a solução mais adequada". 

    Alternativa D: errada, conceitua o Poder de Polícia.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.

  • LETRA C


ID
3289720
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática

Um redator digitou em certo dia, as 40 primeiras páginas de um livro. A partir desse dia, ele digitou a cada dia tantas páginas quanto havia digitado no dia anterior mais 10 páginas. Se o redator trabalhou 5 dias, então ele digitou:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    PRIMEIRO DIA = 40

    A CADA DIA QUE PASSAVA ELE FAZIA DEZ A MAIS QUE O DIA ANTERIOR E NO TOTAL DE 5 DIAS, FICA:

    40 - 1º DIA

    50 - 2º DIA

    60 - 3º DIA

    70 - 4º DIA

    80 - 5º DIA

    AGORA BASTA SOMAR TUDO:

    40+50+60+70+80 = 300

  • Gabarito letra C para os não assinantes.

    Para quem é mais visual ou tem um pouco mais de dificuldades, segue a minha resolução:

    https://www.autodraw.com/share/SOIQCCCQXYRU

  • regra de 3??? ox kkk

  • 1° DIA - 40 =40

    2° DIA - 40+10 =50

    3° DIA - 50+10 =60

    4° DIA - 60+10 =70

    5° DIA - 70+10 =80

    somando tudo =300

  • Podemos resolver por progressão aritmética.

    Soma dos termos de uma progressão aritmética:

    Sn = (a1 + an)*n/2

    Onde:

    a1 = 40 (primeiro dia, correponde ao primeiro termo da P.A)

    an = 5 (que corresponde ao quinto dia)

    n = 5 (número de termos da P.A: 1º dia, 2º dia, 3º dia, 4º dia, 5º dia)

    r = razão da P.A (é 10, pois aumenta 10 páginas a cada dia, comparado ao dia anterior)

    como calcular an = a5

    a5 = a1 + (n-1)*r = 40 + (5-1)*10 = 80

    Logo:

    Sn = (40+80)* 5/2 = 300 páginas

    Gabarito letra C!

  • 40 + 50 + 60 + 70 + 80 = 300

    FLWs!

  • Uma duvida...a questão fala que ele digitou uma QUANTIDADE + 10 pagina, como posso afirmar que cade dia foi somente 10?

  • 1° dia= 40

    2° dia= 40+10= 50

    50+10= 60

    60+10= 70

    70+10= 80

    40+50+60+70+80= 300

  • a questão não é dificil.Difícil mesmo é entender o enunciado


ID
3289723
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma mãe tem 42 anos e seus filhos 9, 10 e 11 anos. Daqui a 11 anos, a soma das idades dos três filhos menos a idade da mãe será de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    IDADE DA MÃE - 42

    DOS FILHOS - 9,10,11

    SOMANDO + 11 ANOS:

    IDADE DA MÃE 42+ 11 = 53

    IDADE DOS FILHOS:

    9+11= 20

    10+11= 21

    11+11= 22

    SOMANDO AS IDADES DOS FILHOS COM O ACRÉSCIMO:

    20+21+22= 63

    FILHOS - MÃE:

    63-53= 10 ANOS

  • FH>>9 10 11 MH 42

    FA>>20 21 22 MA 53

    FA=63-MA=53=(10) diferença de idades!!)

  • Daqui a 11 anos, a mãe terá 42+11=53 anos, e os filhos terão 9+11=20, 10+11=21 e 11+11=22 anos. 

    A soma das idades dos três filhos menos a idade da mãe será de:

    20+21+22−53=10 anos.


ID
3289726
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma cozinheira começou a fazer o jantar às 16h e 30min. Logo esse tempo em horas é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    1 hora  -------  60 min

    x hora  -------  30 min

    x × 60 = 1 × 30

    60 x = 30

    x = 30/60

    x = 3/6

    x = 0,5 h

    BASTA JUNTAR AS 16H+ 0,5H = 16,5H

  • Temos que 30 minutos equivalem a meia hora, ou seja, metade de uma hora, que matematicamente é expressa por 1/2 ou 0,5.

    Logo, a resposta será 16,5horas

    GABARITO: Letra B

  • basta usar a lógico, nada de cálculo, mas pode pegar um desatento.

  • (16×60=960+30=990÷60=16,5)

  • Sem muita invenção: 16h ja equivale a 16, o resto é simples!

    PEGUE O RESTANTE QUE É ,30 E DIVIDA POR 6. RESULTADO = ,5 DEPOIS SÓ AGREGAR AO 16. CAJO HAJA DUVIDA PEDE O 0.5 E MULTIPLIQUE POR 6 QUE DARÁ 30.

    OBS : NA INVERSÃO DE HORAS EM MINUTOS, TODOS OS NUMEROS DOS RESULTADOS DE HORAS QUE ESTIVER APÓS VIRGULA SEMPRE MULTIPLIQUE POR 6 E ACHARÁ O RESULTADO EM MINUTOS!!!!


ID
3289729
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática

O correio eletrônico (e-mail) é o serviço básico de comunicação na rede. Ele é muito rápido, envia e recebe mensagens em questão de minutos. Enviar dados via correio eletrônico é muito fácil. Tudo o que você precisa é ter acesso a rede, dispor de um programa de correio eletrônico e conhecer o endereço da pessoa com quem deseja se comunicar. NÃO é um programa de correio eletrônico:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Netscape Navigator foi um navegador web proprietário que foi o principal produto da Netscape Communications Corporation. O navegador dominava em termos de quota de mercado, embora o seu uso tenha desaparecido até 2002.

  • Netscape Communications ou simplesmente Netscape (antes conhecida como Netscape Communications Corporation) é uma empresa de serviços de computadores nos , mais conhecida pelo seu   . (...)

    O navegador Netscape já foi dominante em termos de quantidade de uso, mas perdeu a maioria para o  durante a . (...)

    Fonte:

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Netscape

  • Questão mais mal feita...

    Netscape Navigator pode sim ser utilizado como correio eletrônico (Correio Web)

  • Questão mal formulada. Fala que é necessário dispor de um programa de correio eletrônico para enviar e-mails... ERRADO! No Webmail, através de um navegador, pode ser enviado e-mail e, ao meu ver, é o modo mais utilizado. Passível de anulação!

  • Netscape Navigator foi um navegador web proprietário que foi o principal produto da Netscape Communications Corporation. O navegador dominava em termos de quota de mercado, embora o seu uso tenha desaparecido até 2002.

  • GABARITO A

    Questão mal formulada, Danilo ? Acho que não, amigo.

     NÃO é um programa de correio eletrônico:

    NETSCAPE, que por sinal é um navegador. Ele quer saber qual não é um programa. O navegador pode ser um meio para se acessar o e-mail, no entanto não é um programa de correio eletrônico.

    bons estudos.

  • Gabarito: Letra A!

    Netscape Navigator foi um navegador web proprietário que foi o principal produto da Netscape Communications Corporation.

  • A questão ignora a possibilidade de se enviar e-mail por webmail, limitando-se à necessidade de se dispor de correio eletrônico. Mal formulada!!

  • História do Navegador de Internet

    Em 1993 o estudante Marc Andreessen foi responsável pelo lançamento do primeiro programa de navegação, o Mosaic. Anteriormente, Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, conseguiu desenvolver um navegador experimental, porém o Mosaic tinha bons gráficos e menus que se aproximavam dos browsers atuais. Posteriormente, surgiu uma outra versão chamada Netscape Navigator (1994) que passou a ser usada pela grande maioria dos internautas da época.

    Nesse período a Microsoft resolveu investir nos provedores e lançou o Internet Explorer e com isso iniciou a briga entre os navegadores Netscape e Internet Explorer. Nos anos seguintes as duas empresas lançaram diversas atualizações para tentar superar o concorrente. O Netscape foi perdendo cada vez mais mercado e lançou o Mozilla que depois passou a ser administrado pela Foundation Mozilla. Em 1998 a empresa foi comprada pela AOL.

    AVANTE !

    @concurseironordestino

  • Até hj escuto o som do netscape no ouvido

  • Até hj escuto o som do netscape no ouvido

  • Esses examinadoras não evoluem no tempo.

  • Netscape navigator - Navegador de internet (browser)

    GAB: A

    #rumoaaprovação


ID
3289732
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Word 2013, se um documento estiver aberto e for pressionada a tecla F1, abrirá a janela:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    F1 - abre o menu de ajuda do programa executado.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Comentando as demais alternativas

    Ctrl + U para "Localizar e Substituir"

    Ctrl + L para "Navegação"

  • F1 é a tecla universal de ajuda. Praticamente todos os programas existentes vinculam essa tecla à ajuda.

  • Gabarito: B.

    .

    F1: abre o menu de ajuda do programa executado.

    F2: depende.

    Windows Explorer: renomeia um arquivo ou pasta.

    Word: move uma palavra selecionada dentro de um texto.

    Excel: abre uma célula selecionada para edição.

    Power Point: alterna entre seleção da caixa de texto e edição de conteúdo.

    F3: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre uma janela de pesquisa.

    Word: insere um bloco de construção salvo previamente.

    F4: depende.

    Windows Explorer: abre a barra de endereços para digitar o caminho de uma pasta.

    Word, Excel e PowerPoint: repete o último comando executado.

    F5: depende.

    Windows Explorer e navegadores: atualiza a visualização dos arquivos da página atual ou atualiza a página.

    Word: abre a janela “Ir para” e dá acesso ao comando “        Localizar e Substituir”.

    F6: depende.

    Windows Explorer e navegadores: leva o cursor até a barra de endereços para digitar a URL de site.

    Excel: alterna entre planilha, menu de opções, painel de tarefas e opções de zoom (para operar sem mouse).

    PowerPoint:  alterna entre apresentação, menu de opções, miniaturas de slides e opções de zoom (para operar sem mouse).

    F7: verifica a ortografia e gramática do documento de texto, apresentação ou planilha aberto.

    F8: depende.

    Word: se apertar:

    2 vezes seleciona a palavra;

    3 vezes seleciona a frase;

    4 vezes seleciona o parágrafo;

    5 vezes seleciona o texto todo.

    Excel: ativa o modo “estender a seleção a partir da célula atual”.

    F9: calcula as planilhas em todas as pastas de trabalho do Excel.

    F10: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre o menu superior de comandos.

    Word, Excel e PowerPoint: permite o acesso aos menus de comandos por letras, sem o mouse.

    F11: depende.

    Em navegadores e na maioria dos programas: ativa tela cheia.

    Excel: cria automaticamente em outra guia um gráfico de barras a partir do intervalo selecionado.

    F12: depende.

    Chrome: abre a ferramenta para desenvolvedores Console do Chrome.

    Word, Excel e PowerPoint: abre a janela “Salvar como”.

  • F1 - obter ajuda para usar o Microsoft Word

    GAB = B

  • Ajuda.

  • F1: abre o menu de ajuda do programa executado.

    F2: depende.

    Windows Explorer: renomeia um arquivo ou pasta.

    Word: move uma palavra selecionada dentro de um texto.

    Excel: abre uma célula selecionada para edição.

    Power Point: alterna entre seleção da caixa de texto e edição de conteúdo.

    F3: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre uma janela de pesquisa.

    Word: insere um bloco de construção salvo previamente.

    F4: depende.

    Windows Explorer: abre a barra de endereços para digitar o caminho de uma pasta.

    Word, Excel e PowerPoint: repete o último comando executado.

    F5: depende.

    Windows Explorer e navegadores: atualiza a visualização dos arquivos da página atual ou atualiza a página.

    Word: abre a janela “Ir para” e dá acesso ao comando “        Localizar e Substituir”.

    F6: depende.

    Windows Explorer e navegadores: leva o cursor até a barra de endereços para digitar a URL de site.

    Excel: alterna entre planilha, menu de opções, painel de tarefas e opções de zoom (para operar sem mouse).

    PowerPoint:  alterna entre apresentação, menu de opções, miniaturas de slides e opções de zoom (para operar sem mouse).

    F7: verifica a ortografia e gramática do documento de texto, apresentação ou planilha aberto.

    F8: depende.

    Word: se apertar:

    2 vezes seleciona a palavra;

    3 vezes seleciona a frase;

    4 vezes seleciona o parágrafo;

    5 vezes seleciona o texto todo.

    Excel: ativa o modo “estender a seleção a partir da célula atual”.

    F9: calcula as planilhas em todas as pastas de trabalho do Excel.

    F10: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre o menu superior de comandos.

    Word, Excel e PowerPoint: permite o acesso aos menus de comandos por letras, sem o mouse.

    F11: depende.

    Em navegadores e na maioria dos programas: ativa tela cheia.

    Excel: cria automaticamente em outra guia um gráfico de barras a partir do intervalo selecionado.

    F12: depende.

    Chrome: abre a ferramenta para desenvolvedores Console do Chrome.

    Word, Excel e PowerPoint: abre a janela “Salvar como”.

  • Bizu !

    F1 -> 1ª Letra do Alfabeto " A de AJUDA "

    #pertenceremos

  • Letra B

    F1 - Menu de ajuda

    CTRL L - Localizar palavra

  • Gabarito B - F1: Ajuda

    .

    Atalhos

    ✅ Windows 7 e 10 - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/11/windows-7-e-10-atalhos-que-mais-caem-em.html

    ✅ Microsoft Word - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/11/microsoft-word-atalhos-que-mais-caem-em.html

    ✅ Navegadores - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/11/navegadores-atalhos.html

    ✅ LibreOffice Writer - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/05/atalhos-libreoffice-writer.html

    ✅ Microsoft Word - Tabelas - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/04/tabelas-no-word-atalhos.html

    ✅ Microsoft Excel 2010 - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/04/atalhos-microsoft-excel-2010.html

    ✅ Microsoft Word 2010 - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/03/alfabeto-dos-atalhos-no-microsoft-word.html


ID
3289735
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A secretaria escolar é a ponte entre as ações da gestão escolar e os demais integrantes da escola e da comunidade escolar. Integrar o grupo gestor de uma escola implica numa ação refletida, consciente e comprometida com a construção da escola que todos queremos. O trabalho neste setor exige que os funcionários:

Alternativas
Comentários
  • c - Trabalhem de forma coletiva


ID
3289738
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É um instrumento de registro onde se verifica e avalia de forma individual, contínua e diária, a evolução da aprendizagem. Ela serve para que professores possam acompanhar o progresso de cada aluno:

Alternativas

ID
3289741
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento que comprova a vida escolar do estudante, onde são registradas as avaliações, a frequência e a carga horária cumprida é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Histórico Escolar: é o documento individual do aluno que registra toda a vida escolar do aluno, indicando as séries, ciclos ou etapas cursadas, o rendimento e a frequência.


ID
3289744
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diploma e certificado são documentos que comprovam a formação e servem como porta de entrada no mercado de trabalho. São características dos mesmos, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    .

    A diferença entre o certificado e o diploma é que: certificado é utilizado para certificar a conclusão de curso ou participação de eventos, congressos, seminários, simpósios, palestras; diploma é expedido quando o curso oferece uma habilitação profissional em áreas técnicas (pedagogia, direito, medicina, etc.).


ID
3289747
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Trabalha o registro sistemático dos fatos e dados relativos à vida escolar do aluno e da unidade escolar, com a finalidade de assegurar, em qualquer época, a verificação da identidade de cada aluno, da regularidade de seus estudos, da autenticidade de sua vida escolar e do funcionamento da escola:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    .

    A escrituração escolar trabalha o registro sistemático dos fatos e dados relativos à vida escolar do aluno e da unidade escolar, com a finalidade de assegurar, em qualquer época, a verificação:

    • da identidade de cada aluno;

    • da regularidade de seus estudos;

    • da autenticidade de sua vida escolar;

    • do funcionamento da escola.


ID
3289750
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Atesta que o aluno está matriculado e frequentando uma instituição de ensino. Neste documento deve constar: identificação do aluno, ano, série, curso e ano letivo. Estamos nos referindo a:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

    .

    Atestado de frequência

    Documento emitido para comprovar que o aluno está regularmente matriculado e frequentando as aulas na referida escola.

    O atestado de frequência deve ser expedido quando solicitado pelos pais ou responsável legal, independente do motivo do pedido. No caso de transferência, deve‐se orientar a família quanto à exigência da apresentação do atestado de vaga para expedição do processo de transferência.


ID
3289753
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A melhor opção que define o aproveitamento de estudos é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Opção disponível para o aluno que já cursou disciplina equivalente em uma graduação anterior ou em instituição de ensino da qual se transferiu.


ID
3289756
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Relacionado a forma de escrita de Redação oficial, uma ata deve possuir as seguintes características, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    >>> Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma reunião, assembleia, congresso ou convenção.

    >>> Deve ser escrita sem parágrafos, sem abreviaturas, com números grafados por extenso, sem rasuras nem emendas, sem uso de corretivo, com verbo no pretérito perfeito do indicativo, pois vai se falar de algo que já aconteceu. Ou seja, depois aprovada por todos, não pode modificar a ata.

    >>> Em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informação ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “em tempo” ao final da ata, com o registro das informações corretas.

    >>> Na ata deve constar o dia, o mês e o ano, local da reunião, pessoas presentes, ordem do dia, conclusão e abreviações finais.

    >>> A ata será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

  • LETRA C. NÃO PODE CONTER ABREVIATURAS

  • GABARITO: LETRA C

    Ata:

    É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Estrutura:

    - Título - ATA. Em se tratando de atas elaboradas sequencialmente, indicar o respectivo número da reunião ou sessão, em caixa-alta.

    - Texto, incluindo: Preâmbulo - registro da situação espacial e temporal e participantes; Registro dos assuntos abordados e de suas decisões, com indicação das personalidades envolvidas, se for o caso;

    Fecho - termo de encerramento com indicação, se necessário, do redator, do horário de encerramento, de convocação de nova reunião etc.

    A ATA será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

    A fim de se evitarem rasuras nas atas manuscritas, deve-se, em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informações ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “Em tempo” ao final da ATA, com o registro das informações corretas.

    FONTE: MAXI EDUCA

  • A PALAVRA EXCETO É PERIGOSA CUIDADO AO INTERPRETA-LA

  • LETRA C

    "Deve ser escrita sem parágrafos, sem abreviaturas, com números grafados por extenso, sem rasuras nem emendas, sem uso de corretivo, com verbo no pretérito perfeito do indicativo..."


ID
3289759
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As correspondências oficiais se distinguem mais pela finalidade do que pela forma. Qual dos documentos tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particular?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    O ofício tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. E da seguinte forma:

    I. Deve conter o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação e, também, o endereço.

    II. Deve conter o tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.

    III. Deve conter o item assunto, que é o resumo do teor do documento.

  • Gabarito: A

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era:

     a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

     b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

     c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

  • ESSA É PRA NÃO ZERAR OK

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à finalidade dos documentos: ofício, carta, ata e memorando. 

    a) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o ofício tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. Portanto, esta alternativa está correta.
    b) Há dois tipos básicos de carta. O primeiro é a correspondência oficial e comercial, que nos é enviada pelos poderes políticos ou por empresas privadas; e o segundo a carta pessoal. Em nenhum dos dois casos esse tipo de correspondência tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particular. Sendo assim, este item está incorreto.
    c) A ata é um instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Assim, tal documento não possui a finalidade apresentada na questão e, portanto, o item está incorreto
    d) A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Essa decisão se deu com o objetivo de uniformizá-lo, ou seja, os três passaram a adotar a mesma nomenclatura e diagramação. Sendo assim, em 2019, ano do concurso em que está inserida esta questão, tal expediente já havia sido abolido e, portanto, já podemos sinalizar de imediato esta alternativa como incorreta. 
    Gabarito: Letra A

  • OFÍCIO E MEMORANDO:

    São dois gêneros textuais a esfera profissional. Dentro de uma empresa, memorando é comunicação entre órgãos internos. Ofício é comunicação feita com algum órgão ou pessoa de fora da empresa.


ID
3289762
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Relatório contém informações sobre tarefas executadas e/ou sobre fatos ou ocorrências, inquéritos e sindicâncias. Sobre a estrutura do Relatório assinale a opção que apresenta característica do Desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  • Minudente significa o que é muito minucioso. É sinônimo de causuístico, meticuloso e minudencioso.

  • certo

    Relato = exposição escrita ou oral sobre um acontecimento; narração, descrição, informação.

  • Resposta letra A.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao Relatório, especificamente sobre sua estrutura.

    Com relação ao desenvolvimento do Relatório, que é a parte específica desta questão, ele deverá referir, por fases e em pormenores, a maneira como se desenvolveu a participação do sujeito no projeto, o decorrer do trabalho em si e enumerar os aspectos positivos ou, eventualmente, os negativos dos métodos utilizados. As informações e a sequência do relatório variam de acordo com o tipo de trabalho a ser relatado. Devem-se apresentar fatos, dados, análises e argumentos que justificarão a validade da argumentação e do posicionamento com relação à tese já apresentada na introdução. Vamos à análise das alternativas!
    a) Minudente é o mesmo que minudencioso, que significa minucioso. A partir dessa informação, e com base no exposto acima, verificamos que o desenvolvimento do Relatório deverá referir por fases e em pormenores, portanto, a afirmação está correta.
    b) Mediante o exposto acima sobre a função do desenvolvimento do Relatório, verificamos que a referida parte não tem como função indicar o fato investigado, o ato ou a autoridade que determinou a investigação. Dessa forma, esta alternativa está incorreta.
    c) O desenvolvimento do Relatório, conforme é possível verificar acima, não tem como função informar o propósito do relatório. Sendo assim, esta alternativa está incorreta.
    d) O desenvolvimento do Relatório não deve recomendar, sugerir ou propor ações e procedimentos que devam ser adotados para solucionar a questão. Essas recomendações, se necessárias, devem ser feitas na conclusão. Dessa forma, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
    Gabarito: Letra A 
  • Relatório

  • Elementos comuns à maioria dos relatórios:

    Cabeçalho: com as informações como o nome da instituição, o(s) autor(res) do texto, a data de produção e o assunto. Alguns relatórios necessitam de capa, que pode comportar essas indicações.

    Título: preferencialmente claro, objetivo e relativo ao tema.

    Objetivos: gerais e específicos da produção do relatório.

    Introdução: com a contextualização daquilo que está sendo relatado e os fundamentos teóricos para a análise.

    Desenvolvimento: exposição dos dados e informações advindos das observações e dos trabalhos realizados, bem como dos métodos e instrumentos utilizados para tanto. Pode-se abordar teorias e autores que fundamentem as afirmações realizadas.

    Conclusão: exposição dos resultados alcançados ou pretendidos e sua possível discussão.

    Referências: obras utilizadas para a produção do relatório.

    fonte: portaleducacao.com.br

  • LETRA A

  • Gabarito: A

    Minudente = Minucioso

    O relatório é uma narração verbal ou escrita, ordenada e mais ou menos minuciosa do que se viu, ouviu e observou.

    Apesar do item A não condizer com o conceito do documento, é o mais certo para a questão.


ID
3289765
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação dos estudos para aqueles indivíduos que não concluíram durante o tempo normal de aprendizado está corretamente representada no item:

Alternativas

ID
3289768
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os Princípios Arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras ciências documentárias. É característica do Princípio da Proveniência:

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Proveniência

    Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta. RESPOSTA LETRA B

    Princípio da Organicidade

    As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade

    Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade

    Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade

    O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    Além dos princípios arquivísticos mencionados, as bancas organizadoras tem explorado esse assunto, dessa forma, aqui vai mais alguns princípios:

    - Princípio da pertinência (ou temático) – os documentos deveriam ser reclassificados por assunto, sem levar em consideração a proveniência e a classificação original.

    - Princípio da reversibilidade – todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário.

    - Princípio da proveniência territorial (ou Princípio da territorialidade) – os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

    - Princípio da proveniência funcional – com a transferência de funções de uma autoridade para outra como resultado de mudança política ou administrativa, documentos relevantes ou cópias são também transferidos para assegurar a continuidade administrativa. Também chamado pertinência funcional.

  • Gabarito''B''.

    >Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Alternativa A - principio da ORGANICIDADE

    Alternativa B - principio da PROVENIÊNCIA OU RESPEITO AOS FUNDOS (GABARITO)

    Alternativa C - principio da INDIVISIBILIDADE

    Alternativa D - principio da REVERSIBILIDADE


ID
3289771
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre o registro das correspondências recebidas, pode-se utilizar protocolo seguindo padrão tradicional. Esse modelo está apresentado abaixo, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • gab: b! exceto em observações

  • GABARITO C

  • Segue um trecho que pode ajudar a resolver a questão:

    O protocolo de recepção de documentos pode incluir os seguintes processos:

    – Separar as correspondências e documentos de conhecimento comum daquelas com caráter sigiloso, encaminhado as confidenciais aos seus respectivos destinatários

    – Conhecer o conteúdo das correspondências de conhecimento comum e requisitar documentos antecedentes, se existirem

    – Classificar o documento de acordo com o método específico da empresa, carimbando-o

    – Elaborar um resumo do documento

    – Preparar a ficha de protocolo, preferencialmente em duas vias, e anexar a segunda via da ficha ao documento

    – Arquivar as fichas de protocolo.

    As fichas de protocolo costumam seguir o seguinte padrão, dependendo do método estabelecido pela empresa:

    (nome da empresa), inscrita sob o nº (informar), com sede na (rua), nº (informar) – (bairro), , na cidade de (município) – (estado), declara ter recebido de (nome), inscrito(a) sob o nº (informar), nesta data, os seguintes documentos:

    – (primeiro documento);

    – (segundo documento);

    – (terceiro documento).

    (localidade), (dia) de (mês) de (ano).

    (assinatura)

    (nome do responsável)

    (cargo)

    fonte: Proteção de Recepção de Documentos. Destinonegocio, 2020.


ID
3289774
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Folha de pagamento possui três funções. Assinale a opção que descreve corretamente estas funções:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    São funções da folha de pagamento:

    Operacional

    Fiscal

    Contábil

    Além de exercer uma função operacional, a  também assume as funções fiscal e contábil, descrevendo todos os fatores relacionados ao trabalho de um funcionário para definir o valor líquido que será pago a ele como remuneração pelo seu serviço, incluindo descontos diversos, bases de cálculo de INSS, FGTS, IRRF, vencimentos, adicionais e comissões, entre outros dados.

  • RATIFICANDO

    GABARITO A


ID
3289777
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Setor de Escrituração é de responsabilidade do Secretário Escolar e organizado de modo a permitir a verificação de documentos referentes às atividades técnico-pedagógicas. Com isso, o setor de escrituração consta de:

Alternativas

ID
3289780
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o artigo 42 do Regimento escolar, as pastas de relatórios de professores e pastas de correspondências expedidas fazem parte:

Alternativas

ID
3289783
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Regimento escolar propõe um Setor de Protocolo, este possui como característica:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    .

    PROTOCOLO

    Protocolo corresponde à denominação geralmente atribuída a setores encarregados pelo recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos em curso.

    Protocolo também pode ser a denominação atribuída ao próprio número de registro dado ao documento ou, até mesmo, ao livro de registro de documentos recebidos e/ou expedidos.

    A função básica do Protocolo é assegurar e garantir a imediata localização e recuperação dos documentos e processos.


ID
3289786
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O termo Classificar em Escrituração Escolar significa, corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    .

    CLASSIFICAR significa “posicionar o aluno em série, ciclo, fase ou etapa compatível com a sua idade, experiência e nível de desempenho, segundo critérios de avaliação definidos pela escola em seu regimento”.

    .

    L. 9.394/96, Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

    a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;

    b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;

    c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;


ID
3289789
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A secretaria escolar é importantíssima na dinâmica de uma escola. É através do correto lançamento e da efetivação dos chamados registros escolares que são verificados:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    .

    Ata de Resultados Finais é o principal documento de escrituração escolar onde se registra o resultado final da situação do aluno no ano letivo, sendo o documento que legitima sua vida escolar e que servirá de base para expedição do Histórico Escolar e Guia de Transferência.


ID
3289792
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre arquivamento de um documento oficial, quando unimos documentos ou processos em caráter definitivo devemos realizar:

Alternativas
Comentários
  • Anexação ! Gabarito: A

  • BÔNUS:

    APENSAÇÃO é provisória.

  • Letra A

    APensação = União de documentos em caráter Provisório.

    Anexação = É a união em carácter definitivo.

    • DESENTRANHAMENTO DE PEÇAS:  É a retirada de peças de um processo, que poderá ocorrer quando houver interesse da Administração ou a pedido do interessado;
    •  DESMEMBRAMENTO: É a separação de parte da documentação de um ou mais processos para formação de novo processo; o desmembramento de processo dependerá de autorização e instruções específicas do órgão interessado;
    •  DESAPENSAÇÃO: É a separação física de processos apensados;
    • ADITAMENTO:  É o ato de acrescentar, adicionar novos dados;
    • ANEXAÇÃO: Faz a união definitiva e irreversível de um ou mais processos a outro processo, desde que pertencentes a um mesmo interessado e que contenham o mesmo assunto;
    • APESAÇÃO: Faz a união provisória de um ou mais processos a outro processo, desde que contenham matérias semelhantes, com mesmo interessado ou não;

    Fonte: Colegas do qc


ID
4870441
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à improbidade administrativa e às disposições da Lei, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    B) Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. 

    C) § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

    Gab:D

  • ELE PEDE P/ MARCAR A CORRETA ,SE EU MARCO A A,B OU C ,POR ESTAREM CORRETAS UMA APENAS NÃO ESTARIA TBM ???

  • Jessica, seu raciocínio faz sentido, mas é "caçar chifre em cabeça de cavalo".

    Você, sendo uma mulher inteligente, deve saber o que deve ser feito...

    Se você marcar somente a A vai estar implicitamente falando que somente aquela está correta.

  • Mais uma da série "impossível errar".

  • Gabarito: D

    Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração

    dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de

    pessoal competente.

    § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o

    exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

  • Banca:  CONSULPLAM Adora essa alternativa com Todas estão corretas.

  • GABARITO: LETRA D

    Todas estão corretas. 

    LETRA A - Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    LETRA B - Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. 

    LETRA C - Art. 13. § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

    FONTE: LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.

  • A questão versa sobre a Lei 8429/92 – Lei de Improbidade Administrativa (LIA).

    Analisemos as alternativas.

    Letra A: correta. Trata-se dos exatos termos contidos no art. 7º, da LIA: “Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado”.

    Letra B: correta. É o que se depreende da leitura do art. 13, da LIA: “Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente”.

    Letra C: correta. Trata-se da literalidade do art. 13, §3º, da LIA: “Art. 13. (...) §2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função”.

    Letra D: correta. Como visto, todas as alternativas estão corretas.

    Gabarito: Letra D.

  • Um texto absurdo para uma questão simples e objetiva '-'

  • O candidato ganhou essa questões, pois mesmo se marcasse alternativa A, B ou C estaria marcando uma correta. Como a banca consideraria apenas a D como correta, caberia recurso.

  • fui direto na A nem li o resto e errei kkk

  • Mas se marca somente uma você está dizendo que as outras estão erradas.
  • Mais alguém leu um texto que fala sobre " altos índices de suicídio" e fez uma questão de improbidade administrativa kk
  • A questão aborda  o tema "improbidade administrativa" e solicita que o candidato assinale a alternativa correta. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa A: Correta. O art. 7°, caput, da Lei 8.429/92 prevê que "Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado".

    Alternativa B: Correta. O art. 13, caput, da Lei 8.429/92 dispõe que "A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente".

    Alternativa C: Correta. O art. 13, § 2º, da Lei 8.429/92 estabelece que "A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função".

    Alternativa D: Correta. Todas estão corretas.

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Já acabou, Jéssica?

  • Ai pega a galera que não ler tudo, ou que só conhece o item A....

  • quase marquei A kkkkkkkkk

  • Paradoxo : se todas as respostas estão corretas, eu poderia marcar isoladamente qualquer uma das questões que ainda assim estaria correto, logo, seria cabível a anulação? Fica aí o questionamento kkkk

  • quando você está na centésima questão e bate o olho na letra A sem ver a D kkkk

    BORA BORA BORA PRA CIMA GALERA o/