SóProvas



Prova CONSULPAM - 2019 - Prefeitura de Quadra - SP - Técnico em Enfermagem SAMU


ID
3289708
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Improbidade Administrativa, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    A) I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

    B) III - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado;

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    C) V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

  • Dica: ELA:

    Enriquecimento de si ou de terceiros, o mais grave;

    Lesão ao erário, o mediano e único que admite ausência de dolo; e

    Atenta contra os princípios da administração pública, o mais brando.

  • kkkkk

    A, B, C e D correta, qualquer alternativa está correta. questão de Lógica

  • Agente recebeu algum benefício --> Enriquecimento ilícito (Dolo)

    Terceiro recebeu algum benefício --> Prejuízo ao erário (Dolo ou culpa)

    Ficou obscuro se pessoa física ou PJ recebeu --> Atos que atentam contra os princípios. (Dolo)

  • Observação:

    Enriquecimento ilícito : Dolo

    Prejuízo ao erário: Dolo ou Culpa

  • Os caras conseguiram fazer uma questão impossível de errar.

  • Dedo rápido no gatilho se lasca na questão!

  • Gabarito: D

    - Se agente se enriqueceu ilicitamente, suspensão do direito político será de 8 a 10 anos

    - Se agente causou prejuízo ao erário, a suspensão do direito político será de 5 a 8 anos;

    - Se o agente desrespeitou os princípios da ADM., a suspensão do direito político será de 3 a 5 anos;

  • Só li a A e vi que estava correta e marquei, errei. Isso não vale. O banca intelijumenta.

  • Para que o candidato encontre a resposta, é necessário o conhecimento acerca da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) – Lei nº 8429/92, em especial das modalidades de atos de improbidade administrativa.

    Vamos às alternativas.

    Letra A: correta. “Receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público” é ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito, nos termos do art. 9º, I, da LIA.

    Letra B: correta. “Perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado” é ato improbidade de administrativa que importa enriquecimento ilícito, nos termos do art. 9º, III, da LIA.

    Letra C: correta. “Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado” é ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário, nos termos do art. 10, V, da LIA.

    Letra D: correta. De fato, todas as alternativas estão corretas.

    Gabarito da Banca: Letra D.

    *Sugestão do Monitor: Questão nula. O comando foi claro ao determinar “marque a alternativa correta” e não “melhor alternativa”. Sob essa orientação, todas as alternativas poderiam ser marcadas, pois estão corretas. Por fim, trata-se de prova objetiva, onde não há espaço para interpretações ou deduções a respeito do enunciado.

  • PERCEBER - "Receber honorários, vantagens pecuniárias, salários etc."

  • Atenção cuidado! Atenção aos termos da Lei.

    Alienação - Inferior

    Aquisição - Superior

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    IV - permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado; (cede/vende o item).

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado; (adquire/compra o item).

  • foco na aprovacao

  • O elaborador dessa Questão deve ter um desvio de caráter.

  • importante não confundir esses dois incisos do art. 9

    II - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem móvel ou imóvel, ou a contratação de serviços pelas entidades referidas no art. 1° por preço superior ao valor de mercado;

    III - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado;


ID
3289711
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o que dispõe a Constituição Federal no Capítulo VII “Da Administração Pública” o concurso público terá validade:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme CF de 1988:

    ? Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • 8.112 artigo 12

  • GABARITO: LETRA A

    CAPÍTULO VII

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Seção I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37.  III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    FONTE: CF 1988

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    Art. 37, III, CF. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    Dito isso:

    A. CERTO. De até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Importante saber que esse é o prazo máximo, não havendo impedimento para que o edital fixe prazo menor. Além disso, a prorrogação é uma faculdade, não uma obrigação da Administração Pública.

    B. ERRADO. De até um ano, prorrogável uma vez, por igual período. Erro em negrito.

    C. ERRADO. De até dois anos, improrrogáveis. Erro em negrito.

    D. ERRADO. De até um ano, improrrogáveis. Erros em negrito.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.


ID
3289714
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 37, versa sobre os Princípios Básicos da Administração Pública. Em relação ao tema, analise os itens a seguir:

I. Segundo Hely Lopes Meirelles, o princípio da legalidade compreende a obrigação de cumprir com os preceitos da Lei e do Direito (Lei 9.784/99), ou seja, além da Lei, deve o administrador cumprir também com os princípios de direito.
II. Cumprir a lei na frieza de seu texto não basta. A administração deve ser orientada pelos princípios de Direito e Moral, para que, ao legal, se junte o honesto e o conveniente. Esse é o fundamento do Princípio da Moralidade.
III. O Princípio da Publicidade proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras públicas.
IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público.

Analisados os itens expostos, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Item III está INCORRETO tendo em vista que o princípio violado em questão é da IMPESSOALIDADE e não publicidade.

    O princípio da impessoalidade deve ser entendido como aquele que princípio que vem excluir a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos sobre as suas realizações administrativas.

    Já o princípio da publicidade assegura que para que os atos sejam conhecidos e gerem efeitos, é necessário sua publicação e divulgação, salvo aqueles em que o sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

  • Sem dúvida, uma questão louca.

  • A questão mostra diversos itens errados. Acredito que o item II, está incorreto ao associar a moralidade com a conveniência. Quanto ao ítem IV, vi que também está incorreto ao dizer que o administrador não deve ficar preso ao princípio da legalidade.

    Favor corrigir, caso esteja errado.

  • então quer dizer que a afirmação IV está certa? isso é deboche
  • Pra mim que só o item I estava correto! E como que pode o item IV estar correto? E o princípio da legalidade?

  • Questão boa demais pra cair na minha prova!!

  • Elizeu brasileiro junior, creio que no item II eles copiaram parte do texto de Hely Lopes Meirelles.

    “o agente administrativo, como ser humano dotado de capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o Honesto do Desonesto. E ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético da sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo do injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto.” (MEIRELLES, 2012, pág. 90)

    Os caras jogaram o texto no liquidificador e saiu essa coisa confusa aí.

    II. Cumprir a lei na frieza de seu texto não basta. A administração deve ser orientada pelos princípios de Direito e Moral, para que, ao legal, se junte o honesto e o conveniente. Esse é o fundamento do Princípio da Moralidade.

  • CHACOTA essa questão. Nos poupe! Número IV errada SIM!

  • O princípio da publicidade não é o que proíbe qualquer ato de promoção pessoal do administrador, mas sim o da impessoalidade. - item III está INcorreto

    No item IV, na parte "aqui, a administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade..." não significa que excluiu a legalidade, mas sim que no princípio da eficiência não se segue apenas a legalidade (não se contenta/ não se satisfaz com a legalidade), mas também com o binômio da eficiência: produtividade + economicidade.

  • O erro está em dizer que o princípio da publicidade se alinha à vedação do agente público se promover perante obras, feitos ou serviços públicos. Aqui, na verdade, há o princípio da impessoalidade.

    Princípio da publicidade significa que a administração pública deve agir de maneira transparente em relação à população no que tange a prestação do serviço público.

  • GABARITO: C

    I - CERTO: A legalidade, como princípio de administração, significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se à responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso

    II - CERTO: O princípio da moralidade impõe aos agentes públicos o dever de observância da moralidade administrativa. Nota-se que, quando a Constituição de 1988 definiu a moralidade como padrão de comportamento, não houve juridicização de todas as regras morais vigentes na sociedade, assim, cumprindo a lei, automaticamente a moralidade seria atendida. Importante destacar ainda que a moralidade administrativa é diferente da moral comum. O princípio jurídico da moralidade exige respeito a padrões éticos, de boa­-fé, decoro, lealdade, honestidade e probidade na prática diária de boa administração.

    III - ERRADO: O princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do inte­res­se público, impedindo discriminações e pri­vilégios indevidamente dispensados a parti­culares no exercício da função administrativa. Além do mais, possui outro aspecto importante, a atuação dos agentes públicos é imputada ao Estado, portanto, as realizações não devem ser atribuídas à pessoa física do agente público, mas à pessoa jurídica estatal a que estiver ligado.

    IV - CERTO: O princípio da eficiência o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”, e acrescenta que “o dever da eficiência corresponde ao dever da boa administração.

  • questão boa quem ta achando ruim vá estudar, pesquisar . . .

  • Letra C. Errei ao confundir o Princípio da Impessoalidade (que é o que impede a promoção pessoal mediante o dever de administrar) com publicidade (que na verdade só fala sobre transparência e informação).

  • Preciso estudar mais...estou discutindo com a opção IV até agora...

  •  Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público.

    Tá serto então.

  • III. O Princípio da Publicidade proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras - ERRADO

    Seria o principio da impessoalidade.

  • Valnei, lembre-se que principio da eficiência tem haver com economicidade, fazer muito e gastar menos ou seja, obter o maximo de resultados positivos com economia. FAZER MAIS, COM MENOS.

    BONS ESTUDOS, FORÇA E HONRA.

    A SORTE ACOMPANHA OS AUDAZES, NUNCA DESISTA !

  • questão louca

  • A resposta marcada não está errada.

  • Gabarito''C''.

    O Princípio da publicidade é um dos princípios pelos quais se rege o Direito Administrativo brasileiro. Esse princípio obriga a Administração Pública a dar publicidade de seus atos administrativos para possibilitar o controle de terceiros.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público.

    gente essa questão ta meio louca não?

  • Por que a III está errada?

  • Não entendi porque III esta errada.

  • A III fala sobre o princípio da impessoalidade, não dá Publicidade. por isso está Incorreta.
  • Gabarito: C

    Publicidade - garantir a transparência do ato administrativo.

    Impessoalidade - agir visando fins públicos/coletivos.

  • Questão Errada.

  • No item IV faltou um " não somente dentro da legalidade ". Questão até que é boa .

  • LETRA '' C '' e '' D '' ESTÃO ERRADAS ! a alternativa c diz requisitos da impessoalidade e não da publicidade .

    A PUBLICIDADE DIZ SOBRE O DEVER DE PUBLICAR SEUS ATOS EM MEIO OFICIAL E DE SER TRANSPARENTE , SALVO QUANDO PARA PROTEGER INTIMIDADE DOS ADMINISTRADOS e a SEGURANCA NACIONAL ! JÁ A VEDAÇÃO A PROMOÇÃO PESSOAL SE DIZ RESPEITO AO PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE !!!

    E a letra D diz ''  Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade ''

    ESTÁ ERRADA POIS se ela agir fora da LEGALIDADE esse ato será ilegal e deverá ser anulado !

  • I,II e IV perfeitas. apenas a III está errada, confundindo o candidato com o princípio da Impessoalidade.

  • Acredito que essa questão deva ser anulada. os itens "III" e "IV" estão errados.

  • ESSE EXAMINADOR DEVERIA ESTAR DOIDÃO KKKK! QUESTÃO LIXO COM MAIS DE 1 ITEM INCORRETO !!!

  • Muito mal elaborada.

  • Quem acertou continue estudando! você chegará lá!

  • Gabarito: C

    Discorreu sobre o princípio da impessoalidade

  • Marquei IV, concordam que a questão insinuo que o principio da eficiência fere o principio da legalidade?

    III - IMPESSOALIDADE

    IV - "Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público."

  • IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público. Esta incorreta.

  • No item IV ficou faltando uma conjunção aditiva: NÃO SÓ...MAS TAMBÉM.

    A meu entender a redação do referido item é uma afirmação: Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade pois ela suprimiu a conjunção.

  • O item IV tá correto? A administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade? Muito louca essa questão...

  • pessoal, nao comente algo, que nao possa ajudar aqui muito comentario desnecessario.

  • A IV é pura interpretação de texto. "Não deve se contentar" quer dizer que não basta fazer o que está na lei, tem que fazer o melhor, tem que ser mais eficiente. Esse se contentar ali deu uma ideia de proatividade. Ora, não basta fazer o que está na lei, não se contente em fazer o que está na lei, faça o melhor,faça o mais eficientemente possível.

  • "É correto afirmar que está incorreto".

    Deus nos proteja

  • A questão tem duas pegadinhas a III cita um princípio da Publicidade e defini o da Impessoalidade. A questão V é uma boa interpretação de texto , pois a forma que foi escrita leva ao erro. Vale ressaltar que nesse tipo de questão é bom levar o bom e velho português em conta.

  • I. Segundo Hely Lopes Meirelles, o princípio da legalidade compreende a obrigação de cumprir com os preceitos da Lei e do Direito (Lei 9.784/99), ou seja, além da Lei, deve o administrador cumprir também com os princípios de direito. CERTA

     

    II. Cumprir a lei na frieza de seu texto não basta. A administração deve ser orientada pelos princípios de Direito e Moral, para que, ao legal, se junte o honesto e o conveniente. Esse é o fundamento do Princípio da Moralidade. CERTA

    III. O Princípio da Publicidade proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras públicas.

    Esse princípio não proíbe, pelo contrário, ele garante a publicidade, garante que os atos públicos sejam transparentes. O princípio da IMPESSOALIDADE é que proíbe o conceito acima. O confunde publicidade com impessoalidade. ERRADA

    IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público. CERTA

    Art. 37 CF/88 - LIMPE

    L.EGALIDADE

    I.MPESSOALIDADE

    M.ORALIDADE

    P.UBLICIDADE

    E.FICIÊNCIA

    Não desista em dias ruins, lute pelos dias bons!

  • Qual erro do item IV?

    Porque dar a entender que para buscar a eficiência a Administração pode deixar de observar o principio da legalidade.

  • Eu sabia que a 3 era Impessoalidade,mas quando li a 4, não dentro da legalidade,marquei essa e errei. kkkkkk

    aprendendo sempre.

  • cai na pegadinha clássica do principio da publicidade VS impessoalidade ,aí , fui procurar cabelo em ovo na IV , olhando com mais calma , o item não fala que ele não precisa respeitar o principio da legalidade , mas sim não se contentar apenas com ele , fazendo as coisas com legalidade e eficiência.

  • A IV é um Mix: Mistura , Eficiência, Finalidade e Moral (Probidade).

  • pessoal, na IV não diz que a administração não deve respeitar a legalidade: "Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público." - diz que ela não deve se contentar, ou seja, não deve só apenas respeitar a legalidade, como também deve buscar a eficiência.

  • O Princípio da IMPESSOALIDADE proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras públicas. 

  • Falou em promoção pessoal, por mais que seja vincular o nome do gestor em propaganda, outdoors, obras, etc, é IMPESSOALIDADE e não publicidade.

    Aliás, a impessoalidade possui 3 aspectos:

    1 - vedação a promoção pessoal

    2 - finalidade

    3 - isonomia

  • LETRA C

  • Eis os comentários sobre cada assertiva:

    I- Certo:

    Realmente, o princípio da legalidade exige que o administrador comporte-se sempre de acordo com os ditames da lei e do Direito, o que abarca não apenas as leis em sentido formal, como também a Constituição, os princípios e as normas infralegais. Referido princípio, portanto, tem sentido amplo, significando a necessidade de observância do ordenamento jurídico como um todo.

    II- Certo:

    De fato, o princípio da moralidade demanda que os agentes públicos pautem suas condutas não apenas pela legalidade fria, como também pela ética, honestidade, retidão de caráter, probidade administrativa. Neste sentido, a regra de n.º II do Código de Ética do Serviço Público federal, vazado no Decreto 1.171/94:

    "II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e §4º, da Constituição Federal."

    III- Errado:

    A vedação à promoção pessoal de agentes públicos, por meio de realizações governamentais, em rigor, constitui um dos aspectos inerentes ao princípio da impessoalidade, e não da publicidade. Refira-se que esta vertente da impessoalidade está consagrada no art. 37, §1º, da CRFB.

    IV- Certo:

    Por fim, escorreito o teor da presente afirmativa, que retrata, fielmente, a essência do princípio da eficiência. Por meio dele, a Administração Burocrática, então em vigor, foi substituída pela ideia de Administração Gerencial, adotando-se mecanismos gerenciais próprios da iniciativa privada, como a instituição de metas de desempenho, o foco no controle de resultados, redução da burocracia de processos produtivos, busca pela redução/erradicação dos desperdícios de material e recursos humanos, dentre outros aspectos.

    Do exposto, está equivocada apenas a assertiva III.


    Gabarito do professor: C

  • A III não está errada?


ID
3289717
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos Poderes Administrativos assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    É a prerrogativa legal conferida à Administração Pública para a prática de determinados atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo. Sendo assim, tem-se por discricionariedade a liberdade de ação da Administração Pública dentro dos limites estabelecidos na lei. Tal não se confunde com arbitrariedade, que extrapola os limites fixados pela lei, tornando o ato ilegal.

    FONTE: DIREITO NET.

  • B) Se refere ao poder DISCIPLINAR

  • GABARITO: C

    Assertiva A. Incorreta. A assertiva versou sobre o poder discricionário, aqui o administrador também está subordinado à lei, porém, há situações nas quais o próprio texto confere margem de opção ao agente e este tem o encargo de identificar, diante do caso concreto a solução mais adequada. Nesses casos o administrador exerce o juízo de conveniência e oportunidade, dentro dos limites postos em lei, na busca pelo interesse público.

    Assertiva B. Incorreta. A assertiva diz respeito sobre o poder disciplinar, que é o poder de aplicar sanções e penalidades, apurando infrações dos servidores ou outros que são submetidos à disciplina da administração, desde que haja um vínculo especial com o Estado.

    Assertiva C. Correta.

    Assertiva D. Incorreta. A assertiva versou sobre o poder de polícia, que é uma atividade da Administração Pública que se expressa por meio de seus atos normativos ou concretos, com fundamento na supremacia geral e, na forma da lei, de condicionar a liberdade e a propriedade dos indivíduos mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas.

    (Carvalho, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 5. ed. - Salvador: JusPODIVM, 2018. fl. 121/144).

  • A) Discricionário

    B) Disciplinar

    C) Discricionário (correta)

    D) Poder de Policia

  • Breves apontamentos..

    A) Poder Vinculado

    No poder vinculado não há margem de escolha isso porque a lei determina todos os padrões de conduta

    sem atribuir margem de liberdade para o agente público escolher a melhor forma de agir.

    Nas palavras de A. Mazza o agente torna-se um mero executor da lei.

    B)

    Poder hierárquico = Para Helly Lopes M; Capacidade que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes.

    Capacidade de aplicar sanções = poder disciplinar.

    Não esqueça:

    O poder disciplinar aplica-se a servidores e a quem tem vínculo com a administração.

    D) Poder Regulamentar

    Decorrente do poder hierárquico, o poder regulamentar consiste na possibilidade de os Chefes do Poder Executivo editarem atos administrativos gerais e abstratos, ou gerais e concretos, expedidos para dar fiel execução à lei.

    a faculdade que dispõe a Administração de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade.= Conceito do Poder de polícia.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Não sei vocês, mas é muito bom você responde uma pergunta dessa porque você sabe a resposta.

  • Poder Discricionário é aquele conferido por lei ao administrador público para que, nos limites nela previstos e com certa parcela de liberdade, adote, no caso concreto, a solução mais adequada satisfazer o interesse público.

  • Gab C

    A-Poder discricionário

    Poder vinculado: prática de atos vinculados. O administrador ele tem que agir de acordo com a lei sem discricionariedade e sem juízo de conveniência ou oportunidade.

    B- Poder disciplinar

    -Servidores públicos

    -Particulares com vínculo especial com o poder público

    O poder hierárquico ---- caracteriza-se pela existência de níveis de subordinação entre órgãos e agentes públicos, sempre no âmbito de uma mesma pessoa jurídica. 

    -relação de hierarquia

    -Não há hierarquia entre a Administração e particulares

    D- Poder de polícia

    Para Hely Lopes Meirelles, o poder de polícia é “a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”.

  • E desde quado existe Poder Vinculado ?

  • Poder vinculado: a lei determina todos os elementos do ato administrativo (competência, forma, finalidade, motivo e objeto/conteúdo), ou seja, sua execução se encontra inteiramente definida na legislação;

    Não admite juízo de conveniência e oportunidade por parte do administrador públicos;

    Basta o preenchimento dos requisitos legais/regulamentares;

    Ex: cobrança de tributos (art. 3º, CTN: é "atividade plenamente vinculada"); a expedição de licença para construir; concessão de aposentadoria voluntária, etc.

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre o tema de poderes administrativos, pedindo ao candidato que assinale a alternativa correta.

    Com relação ao tema "poderes-deveres" é a prerrogativa que a Administração Pública possui para o cumprimento de suas competências. "Poderes-deveres" é gênero, dos quais são espécies:

    a. Poder Vinculado: A Lei determina tudo o que dever ser feito, sem margem de liberdade.

    b. Poder Discricionário: Aqui, o agente público possui uma margem de liberdade para optar dentre várias alternativas previstas em lei aquela que se mostra como mais adequada, diante do caso em concreto. Palavras-chaves: oportunidade e conveniência.

    c. Poder Disciplinar: É o poder-dever que a Administração possui para sancionar os agentes públicos que cometeram infrações funcionais.

    d. Poder Hierárquico: É a competência que possui o Poder Executivo para ordenar e coordenar as funções de seus órgãos e de seus agentes públicos.

    e. Poder Regulamentar: Resultado do poder hierárquico, é a competência que os chefes do Poder Executivo possuem para editarem atos administrativos, com o intuito de dar execução à lei.

    f. Poder de Polícia: Com fundamento na lei e na supremacia do interesse público, a Administração Publica limita à liberdade e propriedade de particulares, quer controlando a prática do ato, quer impedindo de fato.

    Analisemos as alternativas:

    a) O Poder Vinculado é o poder que a Administração tem de praticar atos administrativos com discricionariedade, usando da conveniência e oportunidade.

    Errado. Trata-se do poder discricionário.

    b) O Poder Hierárquico é aquele através do qual a lei permite à Administração Pública aplicar penalidades às infrações funcionais de seus servidores e demais pessoas.

    Errado. Trata-se do poder disciplinar.

    c) O Poder Discricionário concede à Administração o poder de praticar atos administrativos, valorando a oportunidade e conveniência do ato discricionário, estabelecendo dentro dos limites legais, seu conteúdo.

    Correto e, portanto, gabarito da questão.

    d) O Poder Regulamentar é a faculdade que dispõe a Administração de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade.

    Errado. Trata-se do poder de polícia.

    Gabarito: "C"

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    Alternativa A: errada, conceitua o Poder Discricionário.

    Alternativa B: errada, conceitua o Poder Disciplinar.

    Alternativa C: correta, tendo em vista que o Poder Discricionário, de acordo com Matheus Carvalho (2015), "no Poder Discricionário, o Administrador também está subordinado à lei, porém, há situações nas quais o próprio texto legal confere margem de opção ao administrador e este tem o encargo de identificar, diante do caso concreto, a solução mais adequada". 

    Alternativa D: errada, conceitua o Poder de Polícia.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.

  • LETRA C


ID
3289720
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática

Um redator digitou em certo dia, as 40 primeiras páginas de um livro. A partir desse dia, ele digitou a cada dia tantas páginas quanto havia digitado no dia anterior mais 10 páginas. Se o redator trabalhou 5 dias, então ele digitou:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    PRIMEIRO DIA = 40

    A CADA DIA QUE PASSAVA ELE FAZIA DEZ A MAIS QUE O DIA ANTERIOR E NO TOTAL DE 5 DIAS, FICA:

    40 - 1º DIA

    50 - 2º DIA

    60 - 3º DIA

    70 - 4º DIA

    80 - 5º DIA

    AGORA BASTA SOMAR TUDO:

    40+50+60+70+80 = 300

  • Gabarito letra C para os não assinantes.

    Para quem é mais visual ou tem um pouco mais de dificuldades, segue a minha resolução:

    https://www.autodraw.com/share/SOIQCCCQXYRU

  • regra de 3??? ox kkk

  • 1° DIA - 40 =40

    2° DIA - 40+10 =50

    3° DIA - 50+10 =60

    4° DIA - 60+10 =70

    5° DIA - 70+10 =80

    somando tudo =300

  • Podemos resolver por progressão aritmética.

    Soma dos termos de uma progressão aritmética:

    Sn = (a1 + an)*n/2

    Onde:

    a1 = 40 (primeiro dia, correponde ao primeiro termo da P.A)

    an = 5 (que corresponde ao quinto dia)

    n = 5 (número de termos da P.A: 1º dia, 2º dia, 3º dia, 4º dia, 5º dia)

    r = razão da P.A (é 10, pois aumenta 10 páginas a cada dia, comparado ao dia anterior)

    como calcular an = a5

    a5 = a1 + (n-1)*r = 40 + (5-1)*10 = 80

    Logo:

    Sn = (40+80)* 5/2 = 300 páginas

    Gabarito letra C!

  • 40 + 50 + 60 + 70 + 80 = 300

    FLWs!

  • Uma duvida...a questão fala que ele digitou uma QUANTIDADE + 10 pagina, como posso afirmar que cade dia foi somente 10?

  • 1° dia= 40

    2° dia= 40+10= 50

    50+10= 60

    60+10= 70

    70+10= 80

    40+50+60+70+80= 300

  • a questão não é dificil.Difícil mesmo é entender o enunciado


ID
3289723
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma mãe tem 42 anos e seus filhos 9, 10 e 11 anos. Daqui a 11 anos, a soma das idades dos três filhos menos a idade da mãe será de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    IDADE DA MÃE - 42

    DOS FILHOS - 9,10,11

    SOMANDO + 11 ANOS:

    IDADE DA MÃE 42+ 11 = 53

    IDADE DOS FILHOS:

    9+11= 20

    10+11= 21

    11+11= 22

    SOMANDO AS IDADES DOS FILHOS COM O ACRÉSCIMO:

    20+21+22= 63

    FILHOS - MÃE:

    63-53= 10 ANOS

  • FH>>9 10 11 MH 42

    FA>>20 21 22 MA 53

    FA=63-MA=53=(10) diferença de idades!!)

  • Daqui a 11 anos, a mãe terá 42+11=53 anos, e os filhos terão 9+11=20, 10+11=21 e 11+11=22 anos. 

    A soma das idades dos três filhos menos a idade da mãe será de:

    20+21+22−53=10 anos.


ID
3289726
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma cozinheira começou a fazer o jantar às 16h e 30min. Logo esse tempo em horas é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    1 hora  -------  60 min

    x hora  -------  30 min

    x × 60 = 1 × 30

    60 x = 30

    x = 30/60

    x = 3/6

    x = 0,5 h

    BASTA JUNTAR AS 16H+ 0,5H = 16,5H

  • Temos que 30 minutos equivalem a meia hora, ou seja, metade de uma hora, que matematicamente é expressa por 1/2 ou 0,5.

    Logo, a resposta será 16,5horas

    GABARITO: Letra B

  • basta usar a lógico, nada de cálculo, mas pode pegar um desatento.

  • (16×60=960+30=990÷60=16,5)

  • Sem muita invenção: 16h ja equivale a 16, o resto é simples!

    PEGUE O RESTANTE QUE É ,30 E DIVIDA POR 6. RESULTADO = ,5 DEPOIS SÓ AGREGAR AO 16. CAJO HAJA DUVIDA PEDE O 0.5 E MULTIPLIQUE POR 6 QUE DARÁ 30.

    OBS : NA INVERSÃO DE HORAS EM MINUTOS, TODOS OS NUMEROS DOS RESULTADOS DE HORAS QUE ESTIVER APÓS VIRGULA SEMPRE MULTIPLIQUE POR 6 E ACHARÁ O RESULTADO EM MINUTOS!!!!


ID
3289729
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática

O correio eletrônico (e-mail) é o serviço básico de comunicação na rede. Ele é muito rápido, envia e recebe mensagens em questão de minutos. Enviar dados via correio eletrônico é muito fácil. Tudo o que você precisa é ter acesso a rede, dispor de um programa de correio eletrônico e conhecer o endereço da pessoa com quem deseja se comunicar. NÃO é um programa de correio eletrônico:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Netscape Navigator foi um navegador web proprietário que foi o principal produto da Netscape Communications Corporation. O navegador dominava em termos de quota de mercado, embora o seu uso tenha desaparecido até 2002.

  • Netscape Communications ou simplesmente Netscape (antes conhecida como Netscape Communications Corporation) é uma empresa de serviços de computadores nos , mais conhecida pelo seu   . (...)

    O navegador Netscape já foi dominante em termos de quantidade de uso, mas perdeu a maioria para o  durante a . (...)

    Fonte:

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Netscape

  • Questão mais mal feita...

    Netscape Navigator pode sim ser utilizado como correio eletrônico (Correio Web)

  • Questão mal formulada. Fala que é necessário dispor de um programa de correio eletrônico para enviar e-mails... ERRADO! No Webmail, através de um navegador, pode ser enviado e-mail e, ao meu ver, é o modo mais utilizado. Passível de anulação!

  • Netscape Navigator foi um navegador web proprietário que foi o principal produto da Netscape Communications Corporation. O navegador dominava em termos de quota de mercado, embora o seu uso tenha desaparecido até 2002.

  • GABARITO A

    Questão mal formulada, Danilo ? Acho que não, amigo.

     NÃO é um programa de correio eletrônico:

    NETSCAPE, que por sinal é um navegador. Ele quer saber qual não é um programa. O navegador pode ser um meio para se acessar o e-mail, no entanto não é um programa de correio eletrônico.

    bons estudos.

  • Gabarito: Letra A!

    Netscape Navigator foi um navegador web proprietário que foi o principal produto da Netscape Communications Corporation.

  • A questão ignora a possibilidade de se enviar e-mail por webmail, limitando-se à necessidade de se dispor de correio eletrônico. Mal formulada!!

  • História do Navegador de Internet

    Em 1993 o estudante Marc Andreessen foi responsável pelo lançamento do primeiro programa de navegação, o Mosaic. Anteriormente, Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, conseguiu desenvolver um navegador experimental, porém o Mosaic tinha bons gráficos e menus que se aproximavam dos browsers atuais. Posteriormente, surgiu uma outra versão chamada Netscape Navigator (1994) que passou a ser usada pela grande maioria dos internautas da época.

    Nesse período a Microsoft resolveu investir nos provedores e lançou o Internet Explorer e com isso iniciou a briga entre os navegadores Netscape e Internet Explorer. Nos anos seguintes as duas empresas lançaram diversas atualizações para tentar superar o concorrente. O Netscape foi perdendo cada vez mais mercado e lançou o Mozilla que depois passou a ser administrado pela Foundation Mozilla. Em 1998 a empresa foi comprada pela AOL.

    AVANTE !

    @concurseironordestino

  • Até hj escuto o som do netscape no ouvido

  • Até hj escuto o som do netscape no ouvido

  • Esses examinadoras não evoluem no tempo.

  • Netscape navigator - Navegador de internet (browser)

    GAB: A

    #rumoaaprovação


ID
3289732
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Word 2013, se um documento estiver aberto e for pressionada a tecla F1, abrirá a janela:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    F1 - abre o menu de ajuda do programa executado.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Comentando as demais alternativas

    Ctrl + U para "Localizar e Substituir"

    Ctrl + L para "Navegação"

  • F1 é a tecla universal de ajuda. Praticamente todos os programas existentes vinculam essa tecla à ajuda.

  • Gabarito: B.

    .

    F1: abre o menu de ajuda do programa executado.

    F2: depende.

    Windows Explorer: renomeia um arquivo ou pasta.

    Word: move uma palavra selecionada dentro de um texto.

    Excel: abre uma célula selecionada para edição.

    Power Point: alterna entre seleção da caixa de texto e edição de conteúdo.

    F3: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre uma janela de pesquisa.

    Word: insere um bloco de construção salvo previamente.

    F4: depende.

    Windows Explorer: abre a barra de endereços para digitar o caminho de uma pasta.

    Word, Excel e PowerPoint: repete o último comando executado.

    F5: depende.

    Windows Explorer e navegadores: atualiza a visualização dos arquivos da página atual ou atualiza a página.

    Word: abre a janela “Ir para” e dá acesso ao comando “        Localizar e Substituir”.

    F6: depende.

    Windows Explorer e navegadores: leva o cursor até a barra de endereços para digitar a URL de site.

    Excel: alterna entre planilha, menu de opções, painel de tarefas e opções de zoom (para operar sem mouse).

    PowerPoint:  alterna entre apresentação, menu de opções, miniaturas de slides e opções de zoom (para operar sem mouse).

    F7: verifica a ortografia e gramática do documento de texto, apresentação ou planilha aberto.

    F8: depende.

    Word: se apertar:

    2 vezes seleciona a palavra;

    3 vezes seleciona a frase;

    4 vezes seleciona o parágrafo;

    5 vezes seleciona o texto todo.

    Excel: ativa o modo “estender a seleção a partir da célula atual”.

    F9: calcula as planilhas em todas as pastas de trabalho do Excel.

    F10: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre o menu superior de comandos.

    Word, Excel e PowerPoint: permite o acesso aos menus de comandos por letras, sem o mouse.

    F11: depende.

    Em navegadores e na maioria dos programas: ativa tela cheia.

    Excel: cria automaticamente em outra guia um gráfico de barras a partir do intervalo selecionado.

    F12: depende.

    Chrome: abre a ferramenta para desenvolvedores Console do Chrome.

    Word, Excel e PowerPoint: abre a janela “Salvar como”.

  • F1 - obter ajuda para usar o Microsoft Word

    GAB = B

  • Ajuda.

  • F1: abre o menu de ajuda do programa executado.

    F2: depende.

    Windows Explorer: renomeia um arquivo ou pasta.

    Word: move uma palavra selecionada dentro de um texto.

    Excel: abre uma célula selecionada para edição.

    Power Point: alterna entre seleção da caixa de texto e edição de conteúdo.

    F3: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre uma janela de pesquisa.

    Word: insere um bloco de construção salvo previamente.

    F4: depende.

    Windows Explorer: abre a barra de endereços para digitar o caminho de uma pasta.

    Word, Excel e PowerPoint: repete o último comando executado.

    F5: depende.

    Windows Explorer e navegadores: atualiza a visualização dos arquivos da página atual ou atualiza a página.

    Word: abre a janela “Ir para” e dá acesso ao comando “        Localizar e Substituir”.

    F6: depende.

    Windows Explorer e navegadores: leva o cursor até a barra de endereços para digitar a URL de site.

    Excel: alterna entre planilha, menu de opções, painel de tarefas e opções de zoom (para operar sem mouse).

    PowerPoint:  alterna entre apresentação, menu de opções, miniaturas de slides e opções de zoom (para operar sem mouse).

    F7: verifica a ortografia e gramática do documento de texto, apresentação ou planilha aberto.

    F8: depende.

    Word: se apertar:

    2 vezes seleciona a palavra;

    3 vezes seleciona a frase;

    4 vezes seleciona o parágrafo;

    5 vezes seleciona o texto todo.

    Excel: ativa o modo “estender a seleção a partir da célula atual”.

    F9: calcula as planilhas em todas as pastas de trabalho do Excel.

    F10: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre o menu superior de comandos.

    Word, Excel e PowerPoint: permite o acesso aos menus de comandos por letras, sem o mouse.

    F11: depende.

    Em navegadores e na maioria dos programas: ativa tela cheia.

    Excel: cria automaticamente em outra guia um gráfico de barras a partir do intervalo selecionado.

    F12: depende.

    Chrome: abre a ferramenta para desenvolvedores Console do Chrome.

    Word, Excel e PowerPoint: abre a janela “Salvar como”.

  • Bizu !

    F1 -> 1ª Letra do Alfabeto " A de AJUDA "

    #pertenceremos

  • Letra B

    F1 - Menu de ajuda

    CTRL L - Localizar palavra

  • Gabarito B - F1: Ajuda

    .

    Atalhos

    ✅ Windows 7 e 10 - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/11/windows-7-e-10-atalhos-que-mais-caem-em.html

    ✅ Microsoft Word - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/11/microsoft-word-atalhos-que-mais-caem-em.html

    ✅ Navegadores - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/11/navegadores-atalhos.html

    ✅ LibreOffice Writer - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/05/atalhos-libreoffice-writer.html

    ✅ Microsoft Word - Tabelas - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/04/tabelas-no-word-atalhos.html

    ✅ Microsoft Excel 2010 - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/04/atalhos-microsoft-excel-2010.html

    ✅ Microsoft Word 2010 - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/03/alfabeto-dos-atalhos-no-microsoft-word.html


ID
4870441
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à improbidade administrativa e às disposições da Lei, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    B) Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. 

    C) § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

    Gab:D

  • ELE PEDE P/ MARCAR A CORRETA ,SE EU MARCO A A,B OU C ,POR ESTAREM CORRETAS UMA APENAS NÃO ESTARIA TBM ???

  • Jessica, seu raciocínio faz sentido, mas é "caçar chifre em cabeça de cavalo".

    Você, sendo uma mulher inteligente, deve saber o que deve ser feito...

    Se você marcar somente a A vai estar implicitamente falando que somente aquela está correta.

  • Mais uma da série "impossível errar".

  • Gabarito: D

    Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração

    dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de

    pessoal competente.

    § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o

    exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

  • Banca:  CONSULPLAM Adora essa alternativa com Todas estão corretas.

  • GABARITO: LETRA D

    Todas estão corretas. 

    LETRA A - Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    LETRA B - Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. 

    LETRA C - Art. 13. § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

    FONTE: LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.

  • A questão versa sobre a Lei 8429/92 – Lei de Improbidade Administrativa (LIA).

    Analisemos as alternativas.

    Letra A: correta. Trata-se dos exatos termos contidos no art. 7º, da LIA: “Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado”.

    Letra B: correta. É o que se depreende da leitura do art. 13, da LIA: “Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente”.

    Letra C: correta. Trata-se da literalidade do art. 13, §3º, da LIA: “Art. 13. (...) §2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função”.

    Letra D: correta. Como visto, todas as alternativas estão corretas.

    Gabarito: Letra D.

  • Um texto absurdo para uma questão simples e objetiva '-'

  • O candidato ganhou essa questões, pois mesmo se marcasse alternativa A, B ou C estaria marcando uma correta. Como a banca consideraria apenas a D como correta, caberia recurso.

  • fui direto na A nem li o resto e errei kkk

  • Mas se marca somente uma você está dizendo que as outras estão erradas.
  • Mais alguém leu um texto que fala sobre " altos índices de suicídio" e fez uma questão de improbidade administrativa kk
  • A questão aborda  o tema "improbidade administrativa" e solicita que o candidato assinale a alternativa correta. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa A: Correta. O art. 7°, caput, da Lei 8.429/92 prevê que "Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado".

    Alternativa B: Correta. O art. 13, caput, da Lei 8.429/92 dispõe que "A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente".

    Alternativa C: Correta. O art. 13, § 2º, da Lei 8.429/92 estabelece que "A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função".

    Alternativa D: Correta. Todas estão corretas.

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Já acabou, Jéssica?

  • Ai pega a galera que não ler tudo, ou que só conhece o item A....

  • quase marquei A kkkkkkkkk

  • Paradoxo : se todas as respostas estão corretas, eu poderia marcar isoladamente qualquer uma das questões que ainda assim estaria correto, logo, seria cabível a anulação? Fica aí o questionamento kkkk

  • quando você está na centésima questão e bate o olho na letra A sem ver a D kkkk

    BORA BORA BORA PRA CIMA GALERA o/


ID
4870471
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Todos os seres humanos, independente da formação educacional, são dotados de uma consciência moral que possibilita distinguir o certo do errado, o que é bom do ruim, o que pode e não pode, capacitando-o a avaliar o que é melhor para resolver as mais variadas situações. Dentro da enfermagem, o profissional pode se deparar com inúmeras situações em que ele mesmo questiona sua conduta ética. Analise as assertivas abaixo e marque a CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do Gabarito, visto que essa resolução foi revogada pela antiga 311/2007 que abordava o antigo Código de Ética.

    Passando ao meu ver o gabarito ser letra B.

    Solicitei comentário do professor .

  • A que está em vigor é 564/2017 - Que aprova o novo código de ética de Enfermagem.

  • A ALTERNATIVA ESTÁ DESATUALIZADA


ID
4870474
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de medicamentos é uma das atividades desenvolvida com bastante frequências nas situações de urgência e emergência. Requer bastante atenção e sólida fundamentação técnica e científica para subsidiar o profissional, pois envolve uma sequência de ações que objetivam obtenção de melhores resultados no atendimento do paciente, sua segurança e da instituição promotora do cuidado. Desse modo, é de suma importância que o profissional conheça os procedimentos envolvidos e as respostas orgânicas decorrentes do medicamento. Diante desse fato, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4870477
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Historicamente, o atendimento de urgência era realizado pelos municípios. Apenas em 2003 foi instituída a política de atenção as urgências em nível nacional. Alguns exemplos de como se desenvolvia essa parte de atenção à saúde pode ser visto por exemplo no período de 1983 a 1998, em São Paulo, onde foi implantada a Comissão de Recursos Assistenciais de Pronto Socorros (CRAPS), que objetivava constituir um sistema inter- hospitalar de integração do atendimento médico. Em julho de 1992 foi criado o PAMU (Programa Integrado de Atendimento Médico de Urgência), fundamentado no Acordo Básico Interinstitucional entre governo federal, estadual e municipal. Diante do exposto, assinale a opção CORRETA:

Alternativas

ID
4870480
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diabetes mellitus é um conjunto de doenças com uma característica em comum, que é o aumento da concentração de glicose no sangue. Essa doença é causada pela má absorção da insulina ou pela ausência da mesma, interferindo na queima de açúcar e também na transformação desse açúcar em outras substâncias. Muitas vezes, essa desordem pode levar a quadros emergenciais. Analise as alternativas abaixo e a seguir marque a opção que indica quais opções estão CORRETAS:


I. A cetoacidose diabética (CAD) é uma emergência clínica em que o paciente corre risco de vida, caracterizada por uma deficiência absoluta de glicose, hipoglicemia, lipólise e excessiva oxidação de ácidos graxos com formação de corpos cetônicos e acidemia.


II. As infecções constituem um dos principais fatores desencadeantes ou predisponentes da CAD, podendo ocorrer em até metade dos casos, especialmente pneumonias, infecções do trato urinário e das companhias aéreas superiores.


III. A CAD se desenvolve em períodos curtos, às vezes em menos de 24 horas, ocorrendo poliúria, polidipsia, náuseas e vômitos. A dor abdominal é mais frequente em adultos, às vezes simulando um abdômen agudo. Essa dor é responsável pela taquipneia, e às vezes pode ocorrer a respiração de Kussmaul.


IV. No exame físico, o hálito cetônico característico, os sinais de desidratação, a taquicardia, e a hipotensão são variáveis e dependem da gravidade do quadro. No início o paciente pode se apresentar alerta, porém logo evolui para a perda de consciência, com frequência.

Alternativas
Comentários
  • A cetoacidose é uma emergência endocrinológica decorrente da deficiência absoluta ou relativa de insulina, potencialmente letal, com mortalidade em torno de 5%. A cetoacidose ocorre principalmente em pacientes com DM tipo 1, sendo, diversas vezes, a primeira manifestação da doença. A pessoa com DM tipo 2, que mantém uma reserva pancreática de insulina, raramente desenvolve essa complicação.

    Os principais fatores precipitantes são infecção, má aderência ao tratamento (omissão da aplicação de insulina, abuso alimentar), uso de medicações hiperglicemiantes e outras intercorrências graves (AVC, IAM ou trauma). Indivíduos em mau controle glicêmico são particularmente vulneráveis a essa complicação.

    Os principais sintomas são: polidipsia, poliúria, enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal, além de vômitos, desidratação, hiperventilação e alterações do estado mental. O diagnóstico é realizado por hiperglicemia (glicemia maior de 250 mg/dl), cetonemia e acidose metabólica (pH <7,3 e bicarbonato <15 mEq/l). Esse quadro pode se agravar, levando a complicações como choque, distúrbio hidroeletrolítico, insuficiência renal, pneumonia de aspiração, síndrome de angústia respiratória do adulto e edema cerebral em crianças (KITABCHI et al., 2006; MAGEE; BHATT, 2001).

    CAB 36 - páginas 67-68

  • SÓ EM SABER QUE A PRIMEIRA QUESTÃO ESTÁ ERRADA JÁ ELIMINA TRÊS ALTERNATIVAS, NA HORA DA PROVA ISTO É VANTAJOSO PQ GANHA TEMPO! :)

  • III. A CAD se desenvolve em períodos curtos, às vezes em menos de 24 horas, ocorrendo poliúria, polidipsia, náuseas e vômitos. A dor abdominal é mais frequente em adultos, às vezes simulando um abdômen agudo. Essa dor é responsável pela taquipneia, e às vezes pode ocorrer a respiração de Kussmaul.

    PQ ESSA QUESTÃO ESTÁ ERRADA?

    ENTRARIA COM RECURSO RSSRSR

  • Eu entraria com recurso para anular pois a assertiva II usa o termo errado "companhias aéreas superiores". Companhia aérea se refere a aviação ex: GOL, TAM etc. , nesse caso era para ser vias aéreas superiores.


ID
4870483
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sinais vitais são aqueles que evidenciam o funcionamento e as alterações da função corporal. Podem orientar o diagnóstico inicial em uma urgência e sua verificação é essencial na avaliação da vítima, devendo ser realizada simultaneamente à história da situação do paciente. Em relação aos sinais vitais, aponte a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4870486
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em algumas situações de urgência e de clínica, o sulfato de morfina é utilizado na redução de dores muito fortes, exercendo efeito sobre o sistema nervoso central e órgãos com musculatura lisa. É um analgésico opioide sistêmico, que pode ser usado quando a dor não responde a nenhum outro analgésico. Aponte a opção correta no que diz respeito a esse medicamento:

Alternativas

ID
4870489
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As emergências obstétricas são frequentes na rede de atenção às urgências. O técnico de enfermagem deve estar preparado para atender e prestar cuidados desta natureza, sempre de acordo com os protocolos da instituição em que trabalha e a legislação de enfermagem. A capacitação dos trabalhadores nos serviços de atenção às urgências, prevista na Portaria nº 2.048/GM, de 5 de novembro de 2002 propõe o desenvolvimento das seguintes habilidades nessa área para o técnico de enfermagem, com EXCEÇÃO de:

Alternativas

ID
4870492
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É comum o profissional do serviço de atendimento móvel de urgência se deparar com urgências obstétricas. É de extrema importância que ele tenha conhecimento das alterações fisiológicas e patológicas da gravidez, com o intuito de prestar o atendimento de forma correta e assim proporcionar o pronto restabelecimento da paciente gestante em situação de urgência. Diante do exposto, qual das opções abaixo está INCOERENTE?

Alternativas

ID
4870495
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A gestação é um fenômeno fisiológico e por isso sua evolução se dá sem intercorrências na maioria dos casos. Apesar disso, há uma pequena parcela que sofre algum tipo de agravo e por esse fato apresentam maiores probabilidades de evolução desfavorável tanto para a mãe como para o feto. Entre 10 e 15 % das gestações apresentam hemorragias e podem representar complicação gestacional. O sulfato de magnésio é uma medicação bastante usada nesse tipo de emergência. Diante do exposto, qual opção não está descrita de forma coerente?

Alternativas
Comentários
  • O sulfato de magnesio deve ser administrado de forma lenta

  • As mais importantes situações hemorrágicas gestacionais são:

    Primeira metade da gestação

    • Abortamento. • Gravidez ectópica. • Neoplasia trofoblástica gestacional benigna (mola hidatiforme). • Descolamento corioamniótico.

    Segunda metade da gestação

    • Placenta prévia. • Descolamento prematuro da placenta. • Rotura uterina. • Vasa prévia.

    Outras causas menos frequentes de sangramento por via vaginal durante toda a gestação, são: cervicites, pólipo endocervical, ectrópio, câncer de colo uterino, trauma vaginal e o sangramento do colo durante o trabalho de parto na segunda metade da gestação.


ID
4870498
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A parada cardiorrespiratória (PCR) ocorre de forma inesperada, nos mais variados locais (feiras livres, supermercados, shoppings, ônibus, etc.). Existem três fases que caracterizam a PCR. Aponte a alternativa que descreve CORRETAMENTE a fase indicada em cada item e as intervenções adequadas em cada uma:

Alternativas
Comentários
  • 1a fase – elétrica: ocorre nos primeiros 5 min após o início da PCR, período em que a terapia elétrica é o tratamento mais indicado. Cerca de 80 a 85% das PCR em adultos ocorrem em fibrilação ventricular (FV). Com o início imediato da RCP e a desfibrilação realizada em até 5 min, a taxa de sobrevida poderá ser de até 50%. Se revertida no 1o minuto, aumenta para 80%. Segundo o Ilcor, a cada minuto sem atendimento, há 10% de perda na chance de sobrevida. Considerando que somente a desfibrilação poderá reverter o ritmo de FV, a realização das compressões mantém esse ritmo por mais tempo, adia a evolução para assistolia ou atividade elétrica sem pulso (AESP), fornece substratos e energia ao miocárdio, favorecendo a reanimação

    2a fase – circulatória ou hemodinâmica: corresponde ao período de 5 a 10 min após a PCR; ocorre depleção da reserva energética e o coração não tem energia suficiente para manter a contração do músculo cardíaco

    3a fase – metabólica: ocorre após cerca de 10 min da PCR; as manobras de RCP e desfibrilação, gradativamente, se tornam pouco efetivas.

    REFERÊNCIA:

    Urgências e emergências em enfermagem / Lucia Tobase, Edenir Aparecida Sartorelli Tomazini. – 1. ed. – Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017.

    _________________________

    Evidências apontam que adultos que permanecerem comatosos no RCE após PCR  no ritmo de TV/FV fora do ambiente hospitalar devem ser resfriados a 32°C a 36°C por 12 a 24 horas (Classe 

    de Recomendação I; Nível de Evidência B). A MTT pode beneficiar sobreviventes de PCR fora do hospital a partir 

    de outros ritmos, como assistolia ou AESP, ou PCR intrahospitalares (Classe de Recomendação IIb; Nível de 

    Evidência B). O tempo ideal da fase de manutenção é, atualmente, de 24 horas.

    Contraindicações para a Modulação Terapêutica da Temperatura (MMT):  

    Incluem infecção sistêmica grave e coagulopatia preexistente. Terapia fibrinolítica não é contraindicação à 

    hipotermia induzida leve.

    REFERÊNCIA

    Pág. 48 do Atualização da Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019

  • Divide-se a PCR em 3 fases: 1) fase elétrica, 2) fase circulatória e 3) fase metabólica.

    A fase elétrica corresponde aos quatro primeiros minutos do colapso cardíaco, neste período a desfibrilação pode reverter o quadro e diminuir a chance das alterações metabólicas deletéricas.

    A fase circulatória, com duração média de dez minutos, representa a privação máxima dos substratos necessários ao metabolismo normal. Caso não seja revertida, o paciente evoluirá para fase metabólica, representada por acidose e disfunção celular graves, com diminuta chance de reversão do ritmo de parada e com evolução subseqüente para assistolia e óbito.

     

    • Referencia: ARTIGO: Reanimação cardiopulmonar apenas com compressão torácica vs. compressão torácica e ventilação


ID
4870501
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O principal objetivo do suporte básico de vida é instituir as condições mínimas necessárias para recuperar ou manter a oxigenação e perfusão cerebral e consiste no reconhecimento da parada cardiorrespiratória e realização de procedimentos para a ressuscitação cardiopulmonar (PCR). Com as alterações das Diretrizes da American Heart Association em 2010, a sequência A-B-C, passa a ser C-A-B. Qual das alternativas está em conformidade com estas diretrizes?

Alternativas

ID
4870504
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Outra situação que o profissional do SAMU pode encontrar em seu trabalho no atendimento em locais públicos é a parada cardiorrespiratória em crianças, pelos mais diversos motivos. De acordo com as Diretrizes da American Heart Association (2010), assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
4870507
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O estabelecimento de um acesso às vias aéreas é prioritário sobre todos os outros aspectos da reanimação em quase todos os pacientes graves. Durante o exame primário, a avaliação deve ser feita de modo a identificar se a via aérea se encontra obstruída, caso haja risco de aspiração ou outro comprometimento respiratório. Assinale a opção errada no que diz respeito a essas manobras de acesso e permeabilização das vias aéreas e cuidados a serem tomados durante a situação de urgência/emergência.

Alternativas

ID
4870510
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O uso de corrente elétrica aplicada externamente para tratamento de fibrilação ventricular foi descrito pela primeira vez em 1956. A partir de então, a capacidade dos desfibriladores para reverter ritmos cardíacos apresentou grande progresso. O desfibrilador externo automático (DEA) é utilizado no suporte básico de vida por profissionais habilitados e pode ser operado por pessoa leiga treinada. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao tema exposto:

Alternativas

ID
4870513
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A embolia pulmonar é um dos agravos respiratórios que apresentam mais elevados índices de morbidade, acometendo especialmente os idosos. O êmbolo é geralmente constituído por coágulo sanguíneo, mas pode ser gorduroso, de líquido amniótico, da medula óssea, fragmento de tumor ou bolha de ar que se desloca do ponto de origem e atinge a corrente sanguínea até obstruir um vaso. Assinale a alternativa CORRETA sobre embolia pulmonar:

Alternativas
Comentários
  • O tipo mais frequente de êmbolo é um trombo que se formou habitualmente numa veia da perna ou da pelve.


ID
4870516
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Mesmo com a crescente demanda em serviços de atenção às urgências de pessoas com problemas psíquicos agudos, são poucos os serviços que estão preparados para oferecer assistência adequada a essa clientela. Assinale a alternativa correta no que diz respeito às características de alguns transtornos psiquiátricos e os cuidados de enfermagem prestados ao paciente que apresente esse quadro:

Alternativas
Comentários
  • fonte da alternativa correta: https://irp-cdn.multiscreensite.com/64d4fda7/files/uploaded/Aula%2018%20-%20Urg%C3%AAncia%20e%20Emerg%C3%AAncia%20em%20Sa%C3%BAde%20Mental.pdf


ID
4870519
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A agitação psicomotora se caracteriza por um estado de excitação mental e atividade motora aumentada. É uma das emergências mais comuns em psiquiatria, pois está presente em uma ampla faixa de transtornos mentais. Muitas vezes o paciente apresenta um comportamento agressivo e por isso a segurança de todos os presentes deve ser prioridade. Assinale a alternativa CORRETA sobre o tema:

Alternativas
Comentários
  • As drogas neurolépticas/antipsicóticas podem causar rigidez muscular, tremores, acatisia.

  • Todo paciente agressivo tem plena condição de se expressar verbalmente e devido a sua agressividade precisa rapidamente de contenção física em todos os casos. O objetivo principal da contenção é a administração rápida e eficiente de medicamentos. Enquanto tratamento, deve ser considerada como primeiro recurso a ser utilizado.

    Ao se conter o paciente, deve-se manter o respeito a ele, lembrando que a segurança dele está em jogo. Porém, como está agitado, não há necessidade de explicar o procedimento, haja visto que deve ser executado logo e as explicações demandariam muito tempo. Mesmo após a sedação do paciente, não devem ser retiradas as contenções.

    Ao se administrar medicamentos por via parenteral, os sinais vitais só precisam ser verificados de seis em seis horas ou de acordo com a rotina estabelecida. São efeitos dos psicofármacos a agitação excessiva, andar cambaleante e hipertensão.

    As drogas neurolépticas/antipsicóticas podem causar rigidez muscular, tremores, acatisia.


ID
4870522
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A incidência de problemas respiratórios e suas complicações que levam a uma situação de urgência/emergência é maior no período invernal, acometendo principalmente crianças e idosos. Como consequência, a taxa de mortalidade de idosos acima de 65 anos aumenta em torno de 12%.nas urgências, destaca-se a insuficiência respiratória como um dos agravos que requer atenção especial devido a sua gravidade. Assinale a alternativa correta no que diz respeito às características da insuficiência respiratória em situações de urgência e emergência e os cuidados prestados aos pacientes nessa situação:

Alternativas

ID
4870525
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A asma é um agravo respiratório que pode levar o paciente a uma situação de urgência/emergência e consequentes hospitalizações, porém pode ser controlada na maioria dos pacientes. Se não for bem controlada, pode se tornar crônica e com prejuízo permanente ao fluxo aéreo, levar à limitação física e social significativa e em casos mais graves levar até à morte. Aponte a alternativa CORRETA no que diz respeito ao agravo:

Alternativas
Comentários
  • C) O técnico de enfermagem deve estar atento para os efeitos colaterais de outra medicação bastante usada em quadros asmáticos, o fenoterol, que incluem tremores, bradicardia, sonolência, letargia e possível hipercalemia. ERRADO: tremor, tosse, : hipocalemia, agitação, arritmia, broncoespasmo paradoxal, náuseas, vômitos, prurido, taquicardia, palpitações.

  • ASMA: hiperresponsividade, totalmente reversível,


ID
4870528
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As arritmias são distúrbios na geração, condução e/ou propagação do impulso elétrico no coração e pode representar risco de morte quando é associada a agravos como insuficiência cardíaca congestiva, tromboembolismo e choque cardiogênico. Analise as alternativas e indique a opção CORRETA:


I. As taquicardias ou taquiarritmias aceleram o músculo cardíaco com frequência cardíaca superior a 100 bpm. As manifestações mais graves estão associadas ao alto débito como sudorese, palidez, hipertensão e perfusão inadequada, e a sintomas relacionados à insuficiência cardíaca ou coronariana como bradipnéia e angina. Quando esses fatores estão presentes, as arritmias são denominadas estáveis. A associação dos sinais e sintomas com o traçado do monitor cardíaco deve ser observada, agilizando assim o atendimento de urgência.


II. Como as arritmias podem ocasionar desordens orgânicas irreversíveis, é importante que em um atendimento de urgência/emergência, o técnico fique atento a quedas súbitas da frequência cardíaca associada à diminuição da pressão arterial, sudorese e desmaios.


III. A taquicardia atrial ou taquicardia supraventricular mostra um complexo QRS anormal, com frequência cardíaca entre 80 e 100 bpm, com exceção de crianças, cuja frequência pode ultrapassar os 100 bpm. Nessa situação emergencial uma das opções é a manobra vagal ou a cardioversão química.


IV. Em casos de arritmia supraventricular paroxística, pode usar o método de cardioversão com bolsa de gelo na região facial (em adultos) ou em crianças, colocar sua face em uma bacia com gelo por 20 segundos, estimulando uma reentrada elétrica normal através da alteração respiratória devido à mudança térmica.

Alternativas
Comentários
  • IV: fonte: https://efivest.com.br/wp-content/uploads/2019/03/urgencia_e_umergencia.pdf