SóProvas



Prova CONSULPAM - 2019 - Prefeitura de Quadra - SP - Técnico em Enfermagem


ID
3289708
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Improbidade Administrativa, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    A) I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

    B) III - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado;

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    C) V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

  • Dica: ELA:

    Enriquecimento de si ou de terceiros, o mais grave;

    Lesão ao erário, o mediano e único que admite ausência de dolo; e

    Atenta contra os princípios da administração pública, o mais brando.

  • kkkkk

    A, B, C e D correta, qualquer alternativa está correta. questão de Lógica

  • Agente recebeu algum benefício --> Enriquecimento ilícito (Dolo)

    Terceiro recebeu algum benefício --> Prejuízo ao erário (Dolo ou culpa)

    Ficou obscuro se pessoa física ou PJ recebeu --> Atos que atentam contra os princípios. (Dolo)

  • Observação:

    Enriquecimento ilícito : Dolo

    Prejuízo ao erário: Dolo ou Culpa

  • Os caras conseguiram fazer uma questão impossível de errar.

  • Dedo rápido no gatilho se lasca na questão!

  • Gabarito: D

    - Se agente se enriqueceu ilicitamente, suspensão do direito político será de 8 a 10 anos

    - Se agente causou prejuízo ao erário, a suspensão do direito político será de 5 a 8 anos;

    - Se o agente desrespeitou os princípios da ADM., a suspensão do direito político será de 3 a 5 anos;

  • Só li a A e vi que estava correta e marquei, errei. Isso não vale. O banca intelijumenta.

  • Para que o candidato encontre a resposta, é necessário o conhecimento acerca da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) – Lei nº 8429/92, em especial das modalidades de atos de improbidade administrativa.

    Vamos às alternativas.

    Letra A: correta. “Receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público” é ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito, nos termos do art. 9º, I, da LIA.

    Letra B: correta. “Perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado” é ato improbidade de administrativa que importa enriquecimento ilícito, nos termos do art. 9º, III, da LIA.

    Letra C: correta. “Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado” é ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário, nos termos do art. 10, V, da LIA.

    Letra D: correta. De fato, todas as alternativas estão corretas.

    Gabarito da Banca: Letra D.

    *Sugestão do Monitor: Questão nula. O comando foi claro ao determinar “marque a alternativa correta” e não “melhor alternativa”. Sob essa orientação, todas as alternativas poderiam ser marcadas, pois estão corretas. Por fim, trata-se de prova objetiva, onde não há espaço para interpretações ou deduções a respeito do enunciado.

  • PERCEBER - "Receber honorários, vantagens pecuniárias, salários etc."

  • Atenção cuidado! Atenção aos termos da Lei.

    Alienação - Inferior

    Aquisição - Superior

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    IV - permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado; (cede/vende o item).

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado; (adquire/compra o item).

  • foco na aprovacao

  • O elaborador dessa Questão deve ter um desvio de caráter.

  • importante não confundir esses dois incisos do art. 9

    II - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem móvel ou imóvel, ou a contratação de serviços pelas entidades referidas no art. 1° por preço superior ao valor de mercado;

    III - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado;


ID
3289711
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o que dispõe a Constituição Federal no Capítulo VII “Da Administração Pública” o concurso público terá validade:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme CF de 1988:

    ? Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • 8.112 artigo 12

  • GABARITO: LETRA A

    CAPÍTULO VII

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Seção I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37.  III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    FONTE: CF 1988

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    Art. 37, III, CF. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    Dito isso:

    A. CERTO. De até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Importante saber que esse é o prazo máximo, não havendo impedimento para que o edital fixe prazo menor. Além disso, a prorrogação é uma faculdade, não uma obrigação da Administração Pública.

    B. ERRADO. De até um ano, prorrogável uma vez, por igual período. Erro em negrito.

    C. ERRADO. De até dois anos, improrrogáveis. Erro em negrito.

    D. ERRADO. De até um ano, improrrogáveis. Erros em negrito.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.


ID
3289714
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 37, versa sobre os Princípios Básicos da Administração Pública. Em relação ao tema, analise os itens a seguir:

I. Segundo Hely Lopes Meirelles, o princípio da legalidade compreende a obrigação de cumprir com os preceitos da Lei e do Direito (Lei 9.784/99), ou seja, além da Lei, deve o administrador cumprir também com os princípios de direito.
II. Cumprir a lei na frieza de seu texto não basta. A administração deve ser orientada pelos princípios de Direito e Moral, para que, ao legal, se junte o honesto e o conveniente. Esse é o fundamento do Princípio da Moralidade.
III. O Princípio da Publicidade proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras públicas.
IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público.

Analisados os itens expostos, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Item III está INCORRETO tendo em vista que o princípio violado em questão é da IMPESSOALIDADE e não publicidade.

    O princípio da impessoalidade deve ser entendido como aquele que princípio que vem excluir a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos sobre as suas realizações administrativas.

    Já o princípio da publicidade assegura que para que os atos sejam conhecidos e gerem efeitos, é necessário sua publicação e divulgação, salvo aqueles em que o sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

  • Sem dúvida, uma questão louca.

  • A questão mostra diversos itens errados. Acredito que o item II, está incorreto ao associar a moralidade com a conveniência. Quanto ao ítem IV, vi que também está incorreto ao dizer que o administrador não deve ficar preso ao princípio da legalidade.

    Favor corrigir, caso esteja errado.

  • então quer dizer que a afirmação IV está certa? isso é deboche
  • Pra mim que só o item I estava correto! E como que pode o item IV estar correto? E o princípio da legalidade?

  • Questão boa demais pra cair na minha prova!!

  • Elizeu brasileiro junior, creio que no item II eles copiaram parte do texto de Hely Lopes Meirelles.

    “o agente administrativo, como ser humano dotado de capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o Honesto do Desonesto. E ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético da sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo do injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto.” (MEIRELLES, 2012, pág. 90)

    Os caras jogaram o texto no liquidificador e saiu essa coisa confusa aí.

    II. Cumprir a lei na frieza de seu texto não basta. A administração deve ser orientada pelos princípios de Direito e Moral, para que, ao legal, se junte o honesto e o conveniente. Esse é o fundamento do Princípio da Moralidade.

  • CHACOTA essa questão. Nos poupe! Número IV errada SIM!

  • O princípio da publicidade não é o que proíbe qualquer ato de promoção pessoal do administrador, mas sim o da impessoalidade. - item III está INcorreto

    No item IV, na parte "aqui, a administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade..." não significa que excluiu a legalidade, mas sim que no princípio da eficiência não se segue apenas a legalidade (não se contenta/ não se satisfaz com a legalidade), mas também com o binômio da eficiência: produtividade + economicidade.

  • O erro está em dizer que o princípio da publicidade se alinha à vedação do agente público se promover perante obras, feitos ou serviços públicos. Aqui, na verdade, há o princípio da impessoalidade.

    Princípio da publicidade significa que a administração pública deve agir de maneira transparente em relação à população no que tange a prestação do serviço público.

  • GABARITO: C

    I - CERTO: A legalidade, como princípio de administração, significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se à responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso

    II - CERTO: O princípio da moralidade impõe aos agentes públicos o dever de observância da moralidade administrativa. Nota-se que, quando a Constituição de 1988 definiu a moralidade como padrão de comportamento, não houve juridicização de todas as regras morais vigentes na sociedade, assim, cumprindo a lei, automaticamente a moralidade seria atendida. Importante destacar ainda que a moralidade administrativa é diferente da moral comum. O princípio jurídico da moralidade exige respeito a padrões éticos, de boa­-fé, decoro, lealdade, honestidade e probidade na prática diária de boa administração.

    III - ERRADO: O princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do inte­res­se público, impedindo discriminações e pri­vilégios indevidamente dispensados a parti­culares no exercício da função administrativa. Além do mais, possui outro aspecto importante, a atuação dos agentes públicos é imputada ao Estado, portanto, as realizações não devem ser atribuídas à pessoa física do agente público, mas à pessoa jurídica estatal a que estiver ligado.

    IV - CERTO: O princípio da eficiência o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”, e acrescenta que “o dever da eficiência corresponde ao dever da boa administração.

  • questão boa quem ta achando ruim vá estudar, pesquisar . . .

  • Letra C. Errei ao confundir o Princípio da Impessoalidade (que é o que impede a promoção pessoal mediante o dever de administrar) com publicidade (que na verdade só fala sobre transparência e informação).

  • Preciso estudar mais...estou discutindo com a opção IV até agora...

  •  Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público.

    Tá serto então.

  • III. O Princípio da Publicidade proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras - ERRADO

    Seria o principio da impessoalidade.

  • Valnei, lembre-se que principio da eficiência tem haver com economicidade, fazer muito e gastar menos ou seja, obter o maximo de resultados positivos com economia. FAZER MAIS, COM MENOS.

    BONS ESTUDOS, FORÇA E HONRA.

    A SORTE ACOMPANHA OS AUDAZES, NUNCA DESISTA !

  • questão louca

  • A resposta marcada não está errada.

  • Gabarito''C''.

    O Princípio da publicidade é um dos princípios pelos quais se rege o Direito Administrativo brasileiro. Esse princípio obriga a Administração Pública a dar publicidade de seus atos administrativos para possibilitar o controle de terceiros.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público.

    gente essa questão ta meio louca não?

  • Por que a III está errada?

  • Não entendi porque III esta errada.

  • A III fala sobre o princípio da impessoalidade, não dá Publicidade. por isso está Incorreta.
  • Gabarito: C

    Publicidade - garantir a transparência do ato administrativo.

    Impessoalidade - agir visando fins públicos/coletivos.

  • Questão Errada.

  • No item IV faltou um " não somente dentro da legalidade ". Questão até que é boa .

  • LETRA '' C '' e '' D '' ESTÃO ERRADAS ! a alternativa c diz requisitos da impessoalidade e não da publicidade .

    A PUBLICIDADE DIZ SOBRE O DEVER DE PUBLICAR SEUS ATOS EM MEIO OFICIAL E DE SER TRANSPARENTE , SALVO QUANDO PARA PROTEGER INTIMIDADE DOS ADMINISTRADOS e a SEGURANCA NACIONAL ! JÁ A VEDAÇÃO A PROMOÇÃO PESSOAL SE DIZ RESPEITO AO PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE !!!

    E a letra D diz ''  Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade ''

    ESTÁ ERRADA POIS se ela agir fora da LEGALIDADE esse ato será ilegal e deverá ser anulado !

  • I,II e IV perfeitas. apenas a III está errada, confundindo o candidato com o princípio da Impessoalidade.

  • Acredito que essa questão deva ser anulada. os itens "III" e "IV" estão errados.

  • ESSE EXAMINADOR DEVERIA ESTAR DOIDÃO KKKK! QUESTÃO LIXO COM MAIS DE 1 ITEM INCORRETO !!!

  • Muito mal elaborada.

  • Quem acertou continue estudando! você chegará lá!

  • Gabarito: C

    Discorreu sobre o princípio da impessoalidade

  • Marquei IV, concordam que a questão insinuo que o principio da eficiência fere o principio da legalidade?

    III - IMPESSOALIDADE

    IV - "Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público."

  • IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público. Esta incorreta.

  • No item IV ficou faltando uma conjunção aditiva: NÃO SÓ...MAS TAMBÉM.

    A meu entender a redação do referido item é uma afirmação: Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade pois ela suprimiu a conjunção.

  • O item IV tá correto? A administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade? Muito louca essa questão...

  • pessoal, nao comente algo, que nao possa ajudar aqui muito comentario desnecessario.

  • A IV é pura interpretação de texto. "Não deve se contentar" quer dizer que não basta fazer o que está na lei, tem que fazer o melhor, tem que ser mais eficiente. Esse se contentar ali deu uma ideia de proatividade. Ora, não basta fazer o que está na lei, não se contente em fazer o que está na lei, faça o melhor,faça o mais eficientemente possível.

  • "É correto afirmar que está incorreto".

    Deus nos proteja

  • A questão tem duas pegadinhas a III cita um princípio da Publicidade e defini o da Impessoalidade. A questão V é uma boa interpretação de texto , pois a forma que foi escrita leva ao erro. Vale ressaltar que nesse tipo de questão é bom levar o bom e velho português em conta.

  • I. Segundo Hely Lopes Meirelles, o princípio da legalidade compreende a obrigação de cumprir com os preceitos da Lei e do Direito (Lei 9.784/99), ou seja, além da Lei, deve o administrador cumprir também com os princípios de direito. CERTA

     

    II. Cumprir a lei na frieza de seu texto não basta. A administração deve ser orientada pelos princípios de Direito e Moral, para que, ao legal, se junte o honesto e o conveniente. Esse é o fundamento do Princípio da Moralidade. CERTA

    III. O Princípio da Publicidade proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras públicas.

    Esse princípio não proíbe, pelo contrário, ele garante a publicidade, garante que os atos públicos sejam transparentes. O princípio da IMPESSOALIDADE é que proíbe o conceito acima. O confunde publicidade com impessoalidade. ERRADA

    IV. O Princípio da Eficiência exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração. Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público. CERTA

    Art. 37 CF/88 - LIMPE

    L.EGALIDADE

    I.MPESSOALIDADE

    M.ORALIDADE

    P.UBLICIDADE

    E.FICIÊNCIA

    Não desista em dias ruins, lute pelos dias bons!

  • Qual erro do item IV?

    Porque dar a entender que para buscar a eficiência a Administração pode deixar de observar o principio da legalidade.

  • Eu sabia que a 3 era Impessoalidade,mas quando li a 4, não dentro da legalidade,marquei essa e errei. kkkkkk

    aprendendo sempre.

  • cai na pegadinha clássica do principio da publicidade VS impessoalidade ,aí , fui procurar cabelo em ovo na IV , olhando com mais calma , o item não fala que ele não precisa respeitar o principio da legalidade , mas sim não se contentar apenas com ele , fazendo as coisas com legalidade e eficiência.

  • A IV é um Mix: Mistura , Eficiência, Finalidade e Moral (Probidade).

  • pessoal, na IV não diz que a administração não deve respeitar a legalidade: "Aqui, a Administração não deve se contentar em exercer seus atos dentro da legalidade, mas buscando resultados positivos para o serviço público." - diz que ela não deve se contentar, ou seja, não deve só apenas respeitar a legalidade, como também deve buscar a eficiência.

  • O Princípio da IMPESSOALIDADE proíbe qualquer forma de promoção pessoal de agentes e autoridades em cima de feitos, obras ou serviços públicos. Não pode o nome da autoridade ser vinculado ao da Administração Pública como responsável pelos feitos e obras públicas. 

  • Falou em promoção pessoal, por mais que seja vincular o nome do gestor em propaganda, outdoors, obras, etc, é IMPESSOALIDADE e não publicidade.

    Aliás, a impessoalidade possui 3 aspectos:

    1 - vedação a promoção pessoal

    2 - finalidade

    3 - isonomia

  • LETRA C

  • Eis os comentários sobre cada assertiva:

    I- Certo:

    Realmente, o princípio da legalidade exige que o administrador comporte-se sempre de acordo com os ditames da lei e do Direito, o que abarca não apenas as leis em sentido formal, como também a Constituição, os princípios e as normas infralegais. Referido princípio, portanto, tem sentido amplo, significando a necessidade de observância do ordenamento jurídico como um todo.

    II- Certo:

    De fato, o princípio da moralidade demanda que os agentes públicos pautem suas condutas não apenas pela legalidade fria, como também pela ética, honestidade, retidão de caráter, probidade administrativa. Neste sentido, a regra de n.º II do Código de Ética do Serviço Público federal, vazado no Decreto 1.171/94:

    "II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e §4º, da Constituição Federal."

    III- Errado:

    A vedação à promoção pessoal de agentes públicos, por meio de realizações governamentais, em rigor, constitui um dos aspectos inerentes ao princípio da impessoalidade, e não da publicidade. Refira-se que esta vertente da impessoalidade está consagrada no art. 37, §1º, da CRFB.

    IV- Certo:

    Por fim, escorreito o teor da presente afirmativa, que retrata, fielmente, a essência do princípio da eficiência. Por meio dele, a Administração Burocrática, então em vigor, foi substituída pela ideia de Administração Gerencial, adotando-se mecanismos gerenciais próprios da iniciativa privada, como a instituição de metas de desempenho, o foco no controle de resultados, redução da burocracia de processos produtivos, busca pela redução/erradicação dos desperdícios de material e recursos humanos, dentre outros aspectos.

    Do exposto, está equivocada apenas a assertiva III.


    Gabarito do professor: C

  • A III não está errada?


ID
3289717
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos Poderes Administrativos assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    É a prerrogativa legal conferida à Administração Pública para a prática de determinados atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo. Sendo assim, tem-se por discricionariedade a liberdade de ação da Administração Pública dentro dos limites estabelecidos na lei. Tal não se confunde com arbitrariedade, que extrapola os limites fixados pela lei, tornando o ato ilegal.

    FONTE: DIREITO NET.

  • B) Se refere ao poder DISCIPLINAR

  • GABARITO: C

    Assertiva A. Incorreta. A assertiva versou sobre o poder discricionário, aqui o administrador também está subordinado à lei, porém, há situações nas quais o próprio texto confere margem de opção ao agente e este tem o encargo de identificar, diante do caso concreto a solução mais adequada. Nesses casos o administrador exerce o juízo de conveniência e oportunidade, dentro dos limites postos em lei, na busca pelo interesse público.

    Assertiva B. Incorreta. A assertiva diz respeito sobre o poder disciplinar, que é o poder de aplicar sanções e penalidades, apurando infrações dos servidores ou outros que são submetidos à disciplina da administração, desde que haja um vínculo especial com o Estado.

    Assertiva C. Correta.

    Assertiva D. Incorreta. A assertiva versou sobre o poder de polícia, que é uma atividade da Administração Pública que se expressa por meio de seus atos normativos ou concretos, com fundamento na supremacia geral e, na forma da lei, de condicionar a liberdade e a propriedade dos indivíduos mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas.

    (Carvalho, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 5. ed. - Salvador: JusPODIVM, 2018. fl. 121/144).

  • A) Discricionário

    B) Disciplinar

    C) Discricionário (correta)

    D) Poder de Policia

  • Breves apontamentos..

    A) Poder Vinculado

    No poder vinculado não há margem de escolha isso porque a lei determina todos os padrões de conduta

    sem atribuir margem de liberdade para o agente público escolher a melhor forma de agir.

    Nas palavras de A. Mazza o agente torna-se um mero executor da lei.

    B)

    Poder hierárquico = Para Helly Lopes M; Capacidade que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes.

    Capacidade de aplicar sanções = poder disciplinar.

    Não esqueça:

    O poder disciplinar aplica-se a servidores e a quem tem vínculo com a administração.

    D) Poder Regulamentar

    Decorrente do poder hierárquico, o poder regulamentar consiste na possibilidade de os Chefes do Poder Executivo editarem atos administrativos gerais e abstratos, ou gerais e concretos, expedidos para dar fiel execução à lei.

    a faculdade que dispõe a Administração de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade.= Conceito do Poder de polícia.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Não sei vocês, mas é muito bom você responde uma pergunta dessa porque você sabe a resposta.

  • Poder Discricionário é aquele conferido por lei ao administrador público para que, nos limites nela previstos e com certa parcela de liberdade, adote, no caso concreto, a solução mais adequada satisfazer o interesse público.

  • Gab C

    A-Poder discricionário

    Poder vinculado: prática de atos vinculados. O administrador ele tem que agir de acordo com a lei sem discricionariedade e sem juízo de conveniência ou oportunidade.

    B- Poder disciplinar

    -Servidores públicos

    -Particulares com vínculo especial com o poder público

    O poder hierárquico ---- caracteriza-se pela existência de níveis de subordinação entre órgãos e agentes públicos, sempre no âmbito de uma mesma pessoa jurídica. 

    -relação de hierarquia

    -Não há hierarquia entre a Administração e particulares

    D- Poder de polícia

    Para Hely Lopes Meirelles, o poder de polícia é “a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”.

  • E desde quado existe Poder Vinculado ?

  • Poder vinculado: a lei determina todos os elementos do ato administrativo (competência, forma, finalidade, motivo e objeto/conteúdo), ou seja, sua execução se encontra inteiramente definida na legislação;

    Não admite juízo de conveniência e oportunidade por parte do administrador públicos;

    Basta o preenchimento dos requisitos legais/regulamentares;

    Ex: cobrança de tributos (art. 3º, CTN: é "atividade plenamente vinculada"); a expedição de licença para construir; concessão de aposentadoria voluntária, etc.

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre o tema de poderes administrativos, pedindo ao candidato que assinale a alternativa correta.

    Com relação ao tema "poderes-deveres" é a prerrogativa que a Administração Pública possui para o cumprimento de suas competências. "Poderes-deveres" é gênero, dos quais são espécies:

    a. Poder Vinculado: A Lei determina tudo o que dever ser feito, sem margem de liberdade.

    b. Poder Discricionário: Aqui, o agente público possui uma margem de liberdade para optar dentre várias alternativas previstas em lei aquela que se mostra como mais adequada, diante do caso em concreto. Palavras-chaves: oportunidade e conveniência.

    c. Poder Disciplinar: É o poder-dever que a Administração possui para sancionar os agentes públicos que cometeram infrações funcionais.

    d. Poder Hierárquico: É a competência que possui o Poder Executivo para ordenar e coordenar as funções de seus órgãos e de seus agentes públicos.

    e. Poder Regulamentar: Resultado do poder hierárquico, é a competência que os chefes do Poder Executivo possuem para editarem atos administrativos, com o intuito de dar execução à lei.

    f. Poder de Polícia: Com fundamento na lei e na supremacia do interesse público, a Administração Publica limita à liberdade e propriedade de particulares, quer controlando a prática do ato, quer impedindo de fato.

    Analisemos as alternativas:

    a) O Poder Vinculado é o poder que a Administração tem de praticar atos administrativos com discricionariedade, usando da conveniência e oportunidade.

    Errado. Trata-se do poder discricionário.

    b) O Poder Hierárquico é aquele através do qual a lei permite à Administração Pública aplicar penalidades às infrações funcionais de seus servidores e demais pessoas.

    Errado. Trata-se do poder disciplinar.

    c) O Poder Discricionário concede à Administração o poder de praticar atos administrativos, valorando a oportunidade e conveniência do ato discricionário, estabelecendo dentro dos limites legais, seu conteúdo.

    Correto e, portanto, gabarito da questão.

    d) O Poder Regulamentar é a faculdade que dispõe a Administração de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade.

    Errado. Trata-se do poder de polícia.

    Gabarito: "C"

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    Alternativa A: errada, conceitua o Poder Discricionário.

    Alternativa B: errada, conceitua o Poder Disciplinar.

    Alternativa C: correta, tendo em vista que o Poder Discricionário, de acordo com Matheus Carvalho (2015), "no Poder Discricionário, o Administrador também está subordinado à lei, porém, há situações nas quais o próprio texto legal confere margem de opção ao administrador e este tem o encargo de identificar, diante do caso concreto, a solução mais adequada". 

    Alternativa D: errada, conceitua o Poder de Polícia.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.

  • LETRA C


ID
3289720
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática

Um redator digitou em certo dia, as 40 primeiras páginas de um livro. A partir desse dia, ele digitou a cada dia tantas páginas quanto havia digitado no dia anterior mais 10 páginas. Se o redator trabalhou 5 dias, então ele digitou:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    PRIMEIRO DIA = 40

    A CADA DIA QUE PASSAVA ELE FAZIA DEZ A MAIS QUE O DIA ANTERIOR E NO TOTAL DE 5 DIAS, FICA:

    40 - 1º DIA

    50 - 2º DIA

    60 - 3º DIA

    70 - 4º DIA

    80 - 5º DIA

    AGORA BASTA SOMAR TUDO:

    40+50+60+70+80 = 300

  • Gabarito letra C para os não assinantes.

    Para quem é mais visual ou tem um pouco mais de dificuldades, segue a minha resolução:

    https://www.autodraw.com/share/SOIQCCCQXYRU

  • regra de 3??? ox kkk

  • 1° DIA - 40 =40

    2° DIA - 40+10 =50

    3° DIA - 50+10 =60

    4° DIA - 60+10 =70

    5° DIA - 70+10 =80

    somando tudo =300

  • Podemos resolver por progressão aritmética.

    Soma dos termos de uma progressão aritmética:

    Sn = (a1 + an)*n/2

    Onde:

    a1 = 40 (primeiro dia, correponde ao primeiro termo da P.A)

    an = 5 (que corresponde ao quinto dia)

    n = 5 (número de termos da P.A: 1º dia, 2º dia, 3º dia, 4º dia, 5º dia)

    r = razão da P.A (é 10, pois aumenta 10 páginas a cada dia, comparado ao dia anterior)

    como calcular an = a5

    a5 = a1 + (n-1)*r = 40 + (5-1)*10 = 80

    Logo:

    Sn = (40+80)* 5/2 = 300 páginas

    Gabarito letra C!

  • 40 + 50 + 60 + 70 + 80 = 300

    FLWs!

  • Uma duvida...a questão fala que ele digitou uma QUANTIDADE + 10 pagina, como posso afirmar que cade dia foi somente 10?

  • 1° dia= 40

    2° dia= 40+10= 50

    50+10= 60

    60+10= 70

    70+10= 80

    40+50+60+70+80= 300

  • a questão não é dificil.Difícil mesmo é entender o enunciado


ID
3289723
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma mãe tem 42 anos e seus filhos 9, 10 e 11 anos. Daqui a 11 anos, a soma das idades dos três filhos menos a idade da mãe será de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    IDADE DA MÃE - 42

    DOS FILHOS - 9,10,11

    SOMANDO + 11 ANOS:

    IDADE DA MÃE 42+ 11 = 53

    IDADE DOS FILHOS:

    9+11= 20

    10+11= 21

    11+11= 22

    SOMANDO AS IDADES DOS FILHOS COM O ACRÉSCIMO:

    20+21+22= 63

    FILHOS - MÃE:

    63-53= 10 ANOS

  • FH>>9 10 11 MH 42

    FA>>20 21 22 MA 53

    FA=63-MA=53=(10) diferença de idades!!)

  • Daqui a 11 anos, a mãe terá 42+11=53 anos, e os filhos terão 9+11=20, 10+11=21 e 11+11=22 anos. 

    A soma das idades dos três filhos menos a idade da mãe será de:

    20+21+22−53=10 anos.


ID
3289726
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma cozinheira começou a fazer o jantar às 16h e 30min. Logo esse tempo em horas é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    1 hora  -------  60 min

    x hora  -------  30 min

    x × 60 = 1 × 30

    60 x = 30

    x = 30/60

    x = 3/6

    x = 0,5 h

    BASTA JUNTAR AS 16H+ 0,5H = 16,5H

  • Temos que 30 minutos equivalem a meia hora, ou seja, metade de uma hora, que matematicamente é expressa por 1/2 ou 0,5.

    Logo, a resposta será 16,5horas

    GABARITO: Letra B

  • basta usar a lógico, nada de cálculo, mas pode pegar um desatento.

  • (16×60=960+30=990÷60=16,5)

  • Sem muita invenção: 16h ja equivale a 16, o resto é simples!

    PEGUE O RESTANTE QUE É ,30 E DIVIDA POR 6. RESULTADO = ,5 DEPOIS SÓ AGREGAR AO 16. CAJO HAJA DUVIDA PEDE O 0.5 E MULTIPLIQUE POR 6 QUE DARÁ 30.

    OBS : NA INVERSÃO DE HORAS EM MINUTOS, TODOS OS NUMEROS DOS RESULTADOS DE HORAS QUE ESTIVER APÓS VIRGULA SEMPRE MULTIPLIQUE POR 6 E ACHARÁ O RESULTADO EM MINUTOS!!!!


ID
3289729
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática

O correio eletrônico (e-mail) é o serviço básico de comunicação na rede. Ele é muito rápido, envia e recebe mensagens em questão de minutos. Enviar dados via correio eletrônico é muito fácil. Tudo o que você precisa é ter acesso a rede, dispor de um programa de correio eletrônico e conhecer o endereço da pessoa com quem deseja se comunicar. NÃO é um programa de correio eletrônico:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Netscape Navigator foi um navegador web proprietário que foi o principal produto da Netscape Communications Corporation. O navegador dominava em termos de quota de mercado, embora o seu uso tenha desaparecido até 2002.

  • Netscape Communications ou simplesmente Netscape (antes conhecida como Netscape Communications Corporation) é uma empresa de serviços de computadores nos , mais conhecida pelo seu   . (...)

    O navegador Netscape já foi dominante em termos de quantidade de uso, mas perdeu a maioria para o  durante a . (...)

    Fonte:

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Netscape

  • Questão mais mal feita...

    Netscape Navigator pode sim ser utilizado como correio eletrônico (Correio Web)

  • Questão mal formulada. Fala que é necessário dispor de um programa de correio eletrônico para enviar e-mails... ERRADO! No Webmail, através de um navegador, pode ser enviado e-mail e, ao meu ver, é o modo mais utilizado. Passível de anulação!

  • Netscape Navigator foi um navegador web proprietário que foi o principal produto da Netscape Communications Corporation. O navegador dominava em termos de quota de mercado, embora o seu uso tenha desaparecido até 2002.

  • GABARITO A

    Questão mal formulada, Danilo ? Acho que não, amigo.

     NÃO é um programa de correio eletrônico:

    NETSCAPE, que por sinal é um navegador. Ele quer saber qual não é um programa. O navegador pode ser um meio para se acessar o e-mail, no entanto não é um programa de correio eletrônico.

    bons estudos.

  • Gabarito: Letra A!

    Netscape Navigator foi um navegador web proprietário que foi o principal produto da Netscape Communications Corporation.

  • A questão ignora a possibilidade de se enviar e-mail por webmail, limitando-se à necessidade de se dispor de correio eletrônico. Mal formulada!!

  • História do Navegador de Internet

    Em 1993 o estudante Marc Andreessen foi responsável pelo lançamento do primeiro programa de navegação, o Mosaic. Anteriormente, Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, conseguiu desenvolver um navegador experimental, porém o Mosaic tinha bons gráficos e menus que se aproximavam dos browsers atuais. Posteriormente, surgiu uma outra versão chamada Netscape Navigator (1994) que passou a ser usada pela grande maioria dos internautas da época.

    Nesse período a Microsoft resolveu investir nos provedores e lançou o Internet Explorer e com isso iniciou a briga entre os navegadores Netscape e Internet Explorer. Nos anos seguintes as duas empresas lançaram diversas atualizações para tentar superar o concorrente. O Netscape foi perdendo cada vez mais mercado e lançou o Mozilla que depois passou a ser administrado pela Foundation Mozilla. Em 1998 a empresa foi comprada pela AOL.

    AVANTE !

    @concurseironordestino

  • Até hj escuto o som do netscape no ouvido

  • Até hj escuto o som do netscape no ouvido

  • Esses examinadoras não evoluem no tempo.

  • Netscape navigator - Navegador de internet (browser)

    GAB: A

    #rumoaaprovação


ID
3289732
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Word 2013, se um documento estiver aberto e for pressionada a tecla F1, abrirá a janela:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    F1 - abre o menu de ajuda do programa executado.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Comentando as demais alternativas

    Ctrl + U para "Localizar e Substituir"

    Ctrl + L para "Navegação"

  • F1 é a tecla universal de ajuda. Praticamente todos os programas existentes vinculam essa tecla à ajuda.

  • Gabarito: B.

    .

    F1: abre o menu de ajuda do programa executado.

    F2: depende.

    Windows Explorer: renomeia um arquivo ou pasta.

    Word: move uma palavra selecionada dentro de um texto.

    Excel: abre uma célula selecionada para edição.

    Power Point: alterna entre seleção da caixa de texto e edição de conteúdo.

    F3: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre uma janela de pesquisa.

    Word: insere um bloco de construção salvo previamente.

    F4: depende.

    Windows Explorer: abre a barra de endereços para digitar o caminho de uma pasta.

    Word, Excel e PowerPoint: repete o último comando executado.

    F5: depende.

    Windows Explorer e navegadores: atualiza a visualização dos arquivos da página atual ou atualiza a página.

    Word: abre a janela “Ir para” e dá acesso ao comando “        Localizar e Substituir”.

    F6: depende.

    Windows Explorer e navegadores: leva o cursor até a barra de endereços para digitar a URL de site.

    Excel: alterna entre planilha, menu de opções, painel de tarefas e opções de zoom (para operar sem mouse).

    PowerPoint:  alterna entre apresentação, menu de opções, miniaturas de slides e opções de zoom (para operar sem mouse).

    F7: verifica a ortografia e gramática do documento de texto, apresentação ou planilha aberto.

    F8: depende.

    Word: se apertar:

    2 vezes seleciona a palavra;

    3 vezes seleciona a frase;

    4 vezes seleciona o parágrafo;

    5 vezes seleciona o texto todo.

    Excel: ativa o modo “estender a seleção a partir da célula atual”.

    F9: calcula as planilhas em todas as pastas de trabalho do Excel.

    F10: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre o menu superior de comandos.

    Word, Excel e PowerPoint: permite o acesso aos menus de comandos por letras, sem o mouse.

    F11: depende.

    Em navegadores e na maioria dos programas: ativa tela cheia.

    Excel: cria automaticamente em outra guia um gráfico de barras a partir do intervalo selecionado.

    F12: depende.

    Chrome: abre a ferramenta para desenvolvedores Console do Chrome.

    Word, Excel e PowerPoint: abre a janela “Salvar como”.

  • F1 - obter ajuda para usar o Microsoft Word

    GAB = B

  • Ajuda.

  • F1: abre o menu de ajuda do programa executado.

    F2: depende.

    Windows Explorer: renomeia um arquivo ou pasta.

    Word: move uma palavra selecionada dentro de um texto.

    Excel: abre uma célula selecionada para edição.

    Power Point: alterna entre seleção da caixa de texto e edição de conteúdo.

    F3: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre uma janela de pesquisa.

    Word: insere um bloco de construção salvo previamente.

    F4: depende.

    Windows Explorer: abre a barra de endereços para digitar o caminho de uma pasta.

    Word, Excel e PowerPoint: repete o último comando executado.

    F5: depende.

    Windows Explorer e navegadores: atualiza a visualização dos arquivos da página atual ou atualiza a página.

    Word: abre a janela “Ir para” e dá acesso ao comando “        Localizar e Substituir”.

    F6: depende.

    Windows Explorer e navegadores: leva o cursor até a barra de endereços para digitar a URL de site.

    Excel: alterna entre planilha, menu de opções, painel de tarefas e opções de zoom (para operar sem mouse).

    PowerPoint:  alterna entre apresentação, menu de opções, miniaturas de slides e opções de zoom (para operar sem mouse).

    F7: verifica a ortografia e gramática do documento de texto, apresentação ou planilha aberto.

    F8: depende.

    Word: se apertar:

    2 vezes seleciona a palavra;

    3 vezes seleciona a frase;

    4 vezes seleciona o parágrafo;

    5 vezes seleciona o texto todo.

    Excel: ativa o modo “estender a seleção a partir da célula atual”.

    F9: calcula as planilhas em todas as pastas de trabalho do Excel.

    F10: depende.

    Windows Explorer e navegadores: abre o menu superior de comandos.

    Word, Excel e PowerPoint: permite o acesso aos menus de comandos por letras, sem o mouse.

    F11: depende.

    Em navegadores e na maioria dos programas: ativa tela cheia.

    Excel: cria automaticamente em outra guia um gráfico de barras a partir do intervalo selecionado.

    F12: depende.

    Chrome: abre a ferramenta para desenvolvedores Console do Chrome.

    Word, Excel e PowerPoint: abre a janela “Salvar como”.

  • Bizu !

    F1 -> 1ª Letra do Alfabeto " A de AJUDA "

    #pertenceremos

  • Letra B

    F1 - Menu de ajuda

    CTRL L - Localizar palavra

  • Gabarito B - F1: Ajuda

    .

    Atalhos

    ✅ Windows 7 e 10 - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/11/windows-7-e-10-atalhos-que-mais-caem-em.html

    ✅ Microsoft Word - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/11/microsoft-word-atalhos-que-mais-caem-em.html

    ✅ Navegadores - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/11/navegadores-atalhos.html

    ✅ LibreOffice Writer - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/05/atalhos-libreoffice-writer.html

    ✅ Microsoft Word - Tabelas - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/04/tabelas-no-word-atalhos.html

    ✅ Microsoft Excel 2010 - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/04/atalhos-microsoft-excel-2010.html

    ✅ Microsoft Word 2010 - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/03/alfabeto-dos-atalhos-no-microsoft-word.html


ID
4854343
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é um processo de morte do tecido (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de oxigênio, devido à obstrução da artéria coronária. A obstrução ocorre em geral, pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose (placa de gordura), causando estreitamentos dos vasos sanguíneos do coração. Marque o item CORRETO sobre o IAM e a atuação do profissional de enfermagem:

Alternativas
Comentários
  • A deambulação deve ser estimulada, desde que não haja contraindicações e o paciente não deve ser exposto a extremos de frios e calor.


ID
4854346
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os registros efetuados pela equipe de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem) têm a finalidade essencial de fornecer informações sobre a assistência prestada, assegurar a comunicação entre os membros da equipe de saúde e garantir a continuidade das informações, condição indispensável para a compreensão do paciente de modo global. Essas informações se juntam a outras e fazem parte do prontuário do paciente. NÃO é parte integrante do prontuário:

Alternativas

ID
4854349
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Falando de sinais vitais e, mais precisamente de respiração, marque o item INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • BRADPNÉIA – Respiração lenta, porém normal.

  • Se é BRADPNÉIA não é normal.


ID
4854352
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Curativo é o tratamento utilizado para promover a cicatrização de ferida, proporcionando um meio adequado para este processo. Sua escolha dependerá do tipo e condições clínicas da ferida. Marque o item CORRETO sobre esse procedimento:

Alternativas

ID
4854355
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cirurgia é um procedimento traumático que provoca o rompimento da barreira de defesa da pele, tornando-se, assim, porta de entrada de microrganismos. Os cuidados prestados a esses pacientes dependem do tipo de cirurgia e ferida. Sobre o processo de cicatrização da ferida cirúrgica, marque o item INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D tbm está incorreta porque pacientes imunossuprimidos tem alto risco em desenvolver infecções, o que compromete significativamente a cura de lesões.

  • Aguda ou crônica

  • Questão com 2 gabaritos: C e D


ID
4854358
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao Sigilo Profissional no Código de Ética da Enfermagem, analise os itens abaixo:


I. É responsabilidade e dever do profissional de enfermagem abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.


II. É responsabilidade e dever do profissional de enfermagem manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.


III. É responsabilidade do profissional de enfermagem orientar, na condição de enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade, sobre o dever do sigilo profissional.


IV. É proibido ao profissional de enfermagem divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional é um DIREITO. 


ID
4854361
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a atuação do profissional de enfermagem nas situações de urgência e emergência, marque o item INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A está equivocada, generalizando. Também seria alternativa incorreta.


ID
4854364
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, as queimaduras representam um agravo significativo à saúde pública. Algumas pesquisas apontam que, entre os casos de queimaduras notificados no País, a maior parte ocorre nas residências das vítimas e quase a metade das ocorrências envolve a participação de crianças. Em relação ao tratamento de pacientes com queimaduras, analise os itens abaixo:


I. A primeira providência a ser tomada é isolar a vítima do agente causador do acidente e em seguida lavar com água corrente limpa a área queimada.


II. Se a roupa estiver grudada na área queimada, tenha muito cuidado. Lavar a região até que o tecido possa ser retirado delicadamente, sem aumentar a lesão. Se continuar aderido à pele, recorte-o ao redor do ferimento.


III. Colocar gelo, sabão ou qualquer produto químico que possa remover o tecido sobre a região lesada.


IV. Proteger o local e se surgirem bolhas, as estoure com cuidado.


V. Para diminuir o inchaço, manter a região mais elevada que o resto do corpo.



Dos itens acima, quantos podemos considerar CORRETOS:

Alternativas

ID
4854367
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A farmacologia é a área da Farmácia que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Sobre a farmacologia aplicada à enfermagem, marque o item CORRETO:

Alternativas

ID
4854370
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A escala de coma de Glasgow é um método para definir o estado neurológico de pacientes com uma lesão cerebral aguda analisando seu nível de consciência. Esse importante recurso foi atualizado em abril de 2018 e é muito utilizado por profissionais de saúde logo após o trauma, auxiliando no prognóstico da vítima e na prevenção de eventuais sequelas. Em relação aos fatores que são utilizados para dar efeito prático a escala, estão, EXCETO:

Alternativas

ID
4854373
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre imunização, marque o item CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Meninas e mulheres de 9 a 45 anos, meninos e homes de 9 aos 26 anos que tenham HIV ou AIDS, ou que receberam transplante de órgãos, de medula óssea e pessoas em tratamento contra o câncer, também podem ser vacinados, desde que apresente a receita médica


ID
4854376
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Apresentam contraindicações para receberem a vacina contra a febre amarela, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra- A

    Crianças com 9 meses de idade.

  • Crianças abaixo de 1 ano, pode ser desde do seu 1 dia de vida até os 12 meses de idade ( 1 ano ) onde que eu saiba a vacina é contraindicada há crianças abaixo de 9 meses. Essa questão tá meio torta.

  • O comando da questão fala sobre as contraindicações e pede a única errada.

    Não e contra indicada para menores de 1 ano.

    GABARITO-A

    Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, são contraindicações para realização da vacina contra Febre Amarela:

       Crianças menores de 6 meses.

       Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.

       Pacientes HIV+ com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4 <200 células/mm3 ou menor de 15% do total de linfócitos para crianças menores de 6 anos.

       Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).(Subentendesse que a pessoa está com câncer se tiver realizando quimioterapia e etc..)

       Pacientes submetidos a transplante de órgãos.

       Pacientes com imunodeficiência primária.

       Pacientes com neoplasia.

       Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

       Indivíduos com história de reação anafilática relacionada às substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras)


ID
4854379
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao Programa Nacional de Imunização, temos que a vacina que deve ser administrada à criança logo após ao nascimento é:

Alternativas
Comentários
  • Letra- B

    Hepatite B.


ID
4854382
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Roberto foi surpreendido com uma cena de acidente de trânsito a caminho de casa, com vítimas. Ele, técnico em enfermagem, tem conhecimentos sobre as principais intercorrências e assistência de enfermagem em urgências e emergências. Marque o item CORRETO levando em consideração esses conhecimentos de Enfermagem:

Alternativas

ID
4854385
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É um cateter de triplo lúmen com dois balonetes: um que é insuflado no lúmen do estômago, fazendo pressão sobre a cárdia e o outro insuflado no lúmen do esôfago, pressionando, diretamente, as varizes. O terceiro lúmen é utilizado para irrigar e drenar o estômago. É um dispositivo utilizado em pacientes com quadro de hemorragia digestiva, a fim de minimizar sangramentos, acerca do qual a enfermagem deve manter constante observação. Falamos de:

Alternativas

ID
4854388
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Sobre o tratamento, marque o item CORRETO:

Alternativas

ID
4854391
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os antipiréticos são fármacos que tem como função precípua tratar de:

Alternativas

ID
4854394
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre alta hospitalar e a atuação do enfermeiro nesse processo é CORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • questão errada.

    caso queira lê na integra segue o link

    http://ba.corens.portalcofen.gov.br/parecer-coren-ba-n%E2%81%B0-007-2017_54460.html

    segue a conclusão do parecer Coren Ba

    3. Conclusão:

    Considerando o exposto, fica claro que o tema “alta a pedido” ainda carece de espaços para discussões e definições, uma vez que envolve várias nuances éticas e legais conflitantes, a exemplo do conflito entre os princípios bioéticos da autonomia e da beneficência. No entanto, e considerando todo esse contexto, concluímos que a alta a pedido constitui-se um direito do cliente ou do seu responsável legal, quando não se tratar de iminente risco de vida, sendo competência dos profissionais da equipe multiprofissional analisar e esclarecer o paciente/cliente sobre os riscos associados a tal decisão, realizando posteriormente os encaminhamentos que se fizerem necessários, conforme diretrizes e políticas institucionais, respeitando a autonomia do paciente e dos familiares, sem perder de vista o princípio da beneficência e da segurança de todos os envolvidos no processo.

    Recomendamos a elaboração e adoção das normas administrativas e assistenciais frente à solicitação de “Alta a Pedido”, considerando a legislação específica e as atribuições/responsabilidades de cada membro da equipe, assim como a descrição passo a passo para a execução e registro dos procedimentos a serem realizados, com posterior validação pelos respectivos responsáveis técnicos e imediata capacitação de todos os envolvidos no processo.


ID
4854397
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O titular de certificado de Enfermeiro Prático ou Prático de Enfermagem, expedido até 1964 pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia, do Ministério da Saúde, ou por órgão congênere da Secretaria de Saúde nas Unidades da Federação, nos termos do Decreto-lei nº 23.774, de 22 de janeiro de 1934, do Decreto-lei nº 8.778, de 22 de janeiro de 1946, e da Lei nº 3.640, de 10 de outubro de 1959 é considerado pela Lei 7.498/86 como:

Alternativas
Comentários
  •  Enfermeiro Prático ou Prático de Enfermagem = Auxiliar de Enfermagem


ID
4854400
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o exercício das atividades de Técnico em Enfermagem: ...exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de Enfermagem, cabendo-lhe especialmente, EXCETO:

Alternativas