SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Cascavel - PR - Médico do Trabalho


ID
2248738
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O coeficiente de mortalidade geral é um indicador de saúde global; apresenta um panorama básico sobre a mortalidade local, porém NÃO revela:

Alternativas
Comentários
  • e) As causas de óbito e nem as faixas etárias envolvidas.


ID
2248741
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os critérios que envolvem o processo de seleção para notificação de doença são variados. Aquele que visa a observação da frequência da doença, mortalidade e anos potenciais de vida perdido denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • b)

    Magnitude.

  • · Magnitude - doenças com elevada freqüência que afetam grandes contingentes populacionais, que se traduzem pela incidência, prevalência, mortalidade, anos potenciais de vida perdidos.

    · Potencial de disseminação - expressa-se pela transmissibilidade da doença, possibilidade da sua disseminação através de vetores e demais fontes de infecção, colocando sob risco outros indivíduos ou coletividades.

    · Transcendência - que se tem definido como um conjunto de características apresentadas por doenças e agravos, de acordo com sua apresentação clínica e epidemiológica, das quais as mais importantes são: a severidade medida pelas taxas de letalidade, hospitalizações e seqüelas; a relevância social que subjetivamente significa o valor que a sociedade imputa à ocorrência do evento através da estigmatização dos doentes, medo, indignação quando incide em determinadas classes sociais; e as que podem afetar o desenvolvimento o que as caracteriza como de relevância econômica devido a restrições comerciais, perdas de vidas, absenteísmo ao trabalho, custo de diagnóstico e tratamento, etc.

    · Vulnerabilidade - doenças para as quais existem instrumentos específicos de prevenção e controle permitindo a atuação concreta e efetiva dos serviços de saúde sob indivíduos ou coletividades.

    · Compromissos internacionais - o governo brasileiro vem firmando acordos juntamente com os países membros da Organização Panamericana de Saúde / Organização Munidal de Saúde (OPS/OMS), que visam empreender esforços conjuntos para o alcance de metas continentais ou até mesmo mundiais de controle, eliminação ou erradicação de algumas doenças. Exemplo mais expressivo é o do Programa de Erradicação do Poliovírus Selvagem, que alcançou a meta de erradicação proposta para as Américas. Desta forma, teoricamente a poliomielite deveria ser excluída da lista, mas, este programa preconiza a sua manutenção e sugere ainda que se acrescentem as Paralisias Flácidas Agudas, visando à manutenção da vigilância ativa do vírus, para que se detecte a sua introdução em países indenes, visto que o mesmo continua circulando em áreas fora do continente americano.


ID
2248744
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo a Constituição Federal, em seu Artigo 199, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, isso significa, segundo esse Artigo, que:

I. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

II. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

III. O capital estrangeiro pode ser aplicado em qualquer circunstância junto à saúde pública no Brasil.

Está(ão) INCORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Constituição Federal de 1988:

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

     

    § 3º É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

     

     

     

  • ele quer a INCORRETA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    Colegas tomem cuidado com o enunciado da questão !!!!!! Observe que ela quer a INcorreta.

     

     

     

    De acordo com a Constituição Federal (Artigos 196 a 200)

     

     

     

    Item I-Correto.

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

     

     

    Item II- Correto.

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 3º - É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

     

     

    Item III- Errado.

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 2º - É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

  • Art. 23. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, salvo através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos. § 1° Em qualquer caso é obrigatória a autorização do órgão de direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), submetendo-se a seu controle as atividades que forem desenvolvidas e os instrumentos que forem firmados. § 2° Excetuam-se do disposto neste artigo os serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social.

                                                                          A REDAÇÃO ACIMA FOI REVOGADA....

                                                      SEGUE ABAIXO A NOVA REDAÇÃO ALTERADA PELA LEI 13.097


    Art. 23.  É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos:        (Redação dada pela Lei nº 13.097, de 2015)
    I - doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos;        (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
    II - pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar:         (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
    a) hospital geral, inclusive filantrópico, hospital especializado, policlínica, clínica geral e clínica especializada; e        (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
    b) ações e pesquisas de planejamento familiar;        (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
    III - serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social; e         (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
    IV - demais casos previstos em legislação específica.          (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
     

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo II  

    Da Seguridade Social

    Seção II  

    Da Saúde

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

        § 1º As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

        § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

        § 3º É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

        § 4º A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.

    Constituição Federal de 1988.


ID
2248747
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Muitas doenças cursam um estado epidêmico no Brasil. Sobre essa dinâmica de ocorrência de doenças, é correto afirmar que uma epidemia é:

Alternativas
Comentários
  • A pegada é"além do limites estabelecidos" 

  • Essa questão não faz parte do filtro "Lei n° 11.445/2007 – Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico". Não sei pq aparece o tempo todo.

  • PANDEMIA - nº de casos acima do esperado, afeta países e continentes.

    ENDEMIA - casos controlados em determinada região.

    EPIDEMIA - aumento de casos , muito acima do esperado e não delimitado a uma região.


ID
2248750
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal estabelece critérios para a decretação da perda do cargo efetivo de servidores estáveis, dentre os quais se inclui:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 1º O servidor público estável perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Reposta D


    O S.P. somente perderá o cargo em 4 hipóteses:
    -> Sentença judicial transitada em julgado;
    -> Processo administrativo em que seja assegurada a ampla defesa;
    -> Avaliação periódica de desempenho;.
    -> Adequação dos gatos públicos a à lei complementar que define o limite de gastos com o funcionalismo público.

  • Complementando: 

    A avaliação Especial é para aquisição de Estabilidade, enquanto a avaliação Periódica é para Perda de cargo

  • PESA

    Processo adm

    Excesso de pessoal

    Sentença judicial transitada

    Avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar

     

  • lais em 21/01

  • Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    Caso queiram me acompanhar no instagran: profluisalberto. Dicas e esquemas diários. Abraços e Boa sorte!!! 

  • Isaias de Cha Grande -PE

  • Muito bom o mnemônica PESA Eduardo!
  • letra c) Avaliação PROVISÓRIA de desempenho. Isso existe ?

  • Não existe Avaliação Provisória, Ana. Apenas a Periódica e a Especial (segundo art 41, CF)

  • Interessante o que Thaís Trindade escreveu. E já foi cobrado em prova dessa banca (Q636742).

     

  • GABARITO: D

    Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

  • Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo relativo à Administração Pública.

    Dispõe o artigo 41, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa."

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, para que o servidor público perca o cargo público, no âmbito judicial, é necessária uma sentença judicial transitada em julgado, e não uma decisão judicial recorrível, já que esta deve ser irrecorrível.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, para que o servidor público perca o cargo público, no âmbito administrativo, o processo administrativo não precisa ser necessariamente sigiloso. Tal processo, no entanto, deve garantir a ampla defesa do servidor público.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois a avaliação de desempenho, na forma de lei complementar, deve ser periódica, e não provisória.

    Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pelos motivos expostos nas demais alternativas e pelo artigo 41, da Constituição Federal, transcrito anteriormente.

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois tal avaliação especial ao final de dois anos de exercício não encontra respaldo constitucional, no que tange à perda de cargo público pelo servidor público. Como já explanado nas demais alternativas e ressaltado no artigo 41, da Carta Magna, o servidor público pode perder o cargo público por intermédio de uma avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar.

    Gabarito: letra "d".


ID
2248753
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Quanto ao direito à saúde, nos termos traçados na Constituição Federal, ao Sistema Único de Saúde compete, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Olá, prezados.

     

    Resposta letra "E".

     

    A alternativa da questão se apresenta desse modo: "Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde, vedado participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos."

     

    Mas, em conformidade com o artigo 200, inciso I da CB/88, tal participação não é vedada, e sim permitido "[...] participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos", logo, o vedado é que torna incorrera a alternativa.

     

    Bons estudos.

     

    Att,

     

    JP.


ID
2248756
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, são princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D ERRADA

    ART.100

    III-Responsabilidade primária e solidária do poder público.

     

     

  • art. 100 principios: 

    I- SUJEITOS DE DIREITOS;

    II- PROTEÇÃO INTEGRAL E PRIORITÁRIA;

    III- RESPONSABILIDADE PRIMÁRIA e SOLIDÁRIA DO PODER PÚBLICO;

    IV- INTERESSE SUPERIOR DA CRIANÇA e do ADOLESCENTE;

    V- PRIVACIDADE;

    VI- INTERVENÇÃO PRECOCE;

    VII- INTERVENÇÃO MINIMA;

    VIII- PROPORCIONALIDADE e ATUALIDADE;

    IX- RESPONSABILIDADE PARENTAL;

    X- PREVALÊNCIA da FAMÍLIA;

    XI- OBRIGATÓRIEDADE da INFORMAÇÃO;

    XII- OITIVA OBRIGATÓRIA e PARTICIPAÇÃO.

     

  •  a)  Responsabilidade parental. 

    CERTO

    Art. 100. Parágrafo único.  São também princípios que regem a aplicação das medidas:    IX - responsabilidade parental: a intervenção deve ser efetuada de modo que os pais assumam os seus deveres para com a criança e o adolescente;    

     

     b) Proteção integral e prioritária.

    CERTO

    Art. 100. II - proteção integral e prioritária: a interpretação e aplicação de toda e qualquer norma contida nesta Lei deve ser voltada à proteção integral e prioritária dos direitos de que crianças e adolescentes são titulares;

     

     c)  Interesse superior da criança e do adolescente. 

    CERTO

    Art. 100. IV - interesse superior da criança e do adolescente: a intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos no âmbito da pluralidade dos interesses presentes no caso concreto;

     

     d)  Responsabilidade secundária e subsidiária do poder público.

    FALSO

    Art. 100.  III - responsabilidade primária e solidária do poder público: a plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a adolescentes por esta Lei e pela Constituição Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade primária e solidária das 3 (três) esferas de governo, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por entidades não governamentais; 

     

     e) Condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos.

    CERTO

    Art. 100.  I - condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos: crianças e adolescentes são os titulares dos direitos previstos nesta e em outras Leis, bem como na Constituição Federal;  

  • X - prevalência da família: na promoção de direitos e na proteção da criança e do adolescente deve ser dada prevalência às medidas que os mantenham ou reintegrem na sua família natural ou extensa ou, se isso não for possível, que promovam a sua integração em família adotiva;             (Redação dada pela Lei nº 13.509, de 2017)

  • LEI Nº 8.069/1990

    Art. 100, III – responsabilidade primária e solidária do poder público: a plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a adolescentes por esta Lei e pela Constituição Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade primária e solidária das 3 (três) esferas de governo, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por entidades não governamentais;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: D

  • A – Correta. A responsabilidade parental é um dos princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção.

    Art. 100, parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: (...) IX - responsabilidade parental: a intervenção deve ser efetuada de modo que os pais assumam os seus deveres para com a criança e o adolescente.

    B – Correta. A proteção integral e prioritária é um dos princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção.

    Art. 100, parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: (...) II - proteção integral e prioritária: a interpretação e aplicação de toda e qualquer norma contida nesta Lei deve ser voltada à proteção integral e prioritária dos direitos de que crianças e adolescentes são titulares.

    C – Correta. O interesse superior da criança e do adolescente é um dos princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção.

    Art. 100, parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: (...) IV - interesse superior da criança e do adolescente: a intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos no âmbito da pluralidade dos interesses presentes no caso concreto.

    D – Errada. A “responsabilidade secundária e subsidiária do poder público” NÃO é um dos princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção. O correto é “responsabilidade primária e solidária”.

    Art. 100, parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: (...) III - responsabilidade primária e solidária do poder público: a plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a adolescentes por esta Lei e pela Constituição Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade primária e solidária das 3 (três) esferas de governo, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por entidades não governamentais.

    E – Correta. A condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos é um dos princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção.

    Art. 100, parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: I - condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos: crianças e adolescentes são os titulares dos direitos previstos nesta e em outras Leis, bem como na Constituição Federal.

    Gabarito: D

  • A questão exige o conhecimento das medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Todas as pessoas, seja criança ou adolescente, abaixo de 18 anos são penalmente inimputáveis. Entretanto, as crianças sofrem a penalização com a incidência das medidas de proteção, enquanto os adolescentes sofrem as medidas socioeducativas (responsabilização, de fato).

    Para a aplicação dessas medidas de proteção, o ECA prevê que sejam observados diversos princípios. Veja:

    Art. 100, p.ú., ECA: são também princípios que regem a aplicação das medidas:

    I - condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos: crianças e adolescentes são os titulares dos direitos previstos nesta e em outras leis, bem como na Constituição Federal; (alternativa E)

    II - proteção integral e prioritária: a interpretação e aplicação de toda e qualquer norma contida nesta lei deve ser voltada à proteção integral e prioritária dos direitos de que crianças e adolescentes são titulares; (alternativa B)

    III - responsabilidade primária e solidária do poder público: a plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a adolescentes por esta lei e pela Constituição Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade primária e solidária das 3 esferas de governo, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por entidades não governamentais; (alternativa D - incorreta)

    IV - interesse superior da criança e do adolescente: a intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos no âmbito da pluralidade dos interesses presentes no caso concreto; (alternativa C)

    IX - responsabilidade parental: a intervenção deve ser efetuada de modo que os pais assumam os seus deveres para com a criança e o adolescente; (alternativa A)

    Conforme se observa da redação dos incisos do parágrafo único do artigo 100, a única alternativa incorreta é a letra D. Em verdade, o ECA prevê a responsabilidade primária e solidária do poder público, e não secundária e subsidiária.

    Gabarito: D


ID
2248759
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente, a infração administrativa consistente em “Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente” implica a pena de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente:

    Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    LETRA D

  • Que questão é essa??????????? Isso não mede conhecimento nenhum!!!!!!!!

  • mais uma sacanagem...

  • Pode-se eliminar as alternativas A,B e E,já que infração administrativa não cabe pena de detenção

  • No inicio, achei difícil a questao, porem ao citar que é uma infracao administrativa, deduz-se que não pode ter pena de detencao. E sobram duas opcoes, uma das quais expressa não haver pena maior em caso de reincidencia, o que não faz sentido em face da sistematica logica de punicao.
  • Dica: Na maioria das infrações administrativas prevista no ECA, a pena de multa é aplicada em dobro em caso de reincidência, salvo aquelas infrações as quais em caso de reincidência a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento.

  • Toda questão mede conhecimento, se assim não fosse, todo mundo passaria na prova. Aquele que leu, releu, leu de novo e continua lendo a lei seca vai passar na frente daquele que se limita em dizer "isso não mede conhecimento". Vai nessa onda que o bonde inteiro vai passar na sua frente! 

  • @Charles angelo, vlw pela dica

  • GAB.: D

    Infrações administrativas do ECA com agravo da sanção em razão de REINCIDÊNCIA (repetição do ato):

    1 Deixar de comunicar à autoridade suspeita ou confirmação de maus-tratos: DOBRO DA MULTA;

    2 Impedir os exercícios de direitos relacionados à privação de liberdade do adolescente: DOBRO DA MULTA;

    3 Divulgar nome ato ou documento de procedimento policial, judicial ou administrativo relativo a criança ou adolescente: DOBRO DA MULTA;

    4 Descumprir deveres do pátrio poder ou tutela/guarda: DOBRO DA MULTA;

    5 Hospedar criança, adolescente sem os pais ou autorização: MULTA + FECHAMENTO 15 DIAS; SEGUNDA REINCIDÊNCIA, EM MENOS DE 30 DIAS - CASSAÇÃO DA LICENÇA E FECHAMENTO DO ESTABELECIMENTO;

    6 Transportar criança/adolescente sem autorização para viajar - DOBRO DA MULTA

    7 Deixar de afixar informação sobre natureza de diversão e espetáculo - DOBRO DA MULTA;

    8 Anunciar peças, filmes ou espetáculos sem limites de idade - DOBRO DA MULTA, SEPARADAMENTE, PARA A CASA DE ESPETÁCULO E PARA OS ÓRGÃOS DE PUBLICIDADE;

    9 Transmitir por Rádio e TV sem classificação de idade - DOBRO DA MULTA;

    10 Exibir filme, peça, amostra ou congênere inadequado para crianças e adolescentes admitidos no espetáculo: SUSPENSÃO DO ESPETÁCULO OU FECHAMENTO DO ESTABELECIMENTO ATÉ 15 DIAS;

    11 Vender ou locar fita em desacordo com a classificação - FECHAMENTO DO ESTABELECIMENTO ATÉ 15 DIAS;

    12 Revista imprópria sem lacre ou destinadas ao público infanto-juvenil que contenham propaganda imprópria (tabaco, álcool, armas...) - DOBRO DA MULTA E APREENSÃO DA REVISTA/PUBLICAÇÃO;

    13 Permitir acesso a locais de diversão impróprios - FECHAMENTO ATÉ 15 DIAS;

    OBS: NA VENDA DE BEBIDA ALCOOLICA, ARMAS, MUNIÇÕES, EXPLOSIVOS, FOGOS DE ARTIFÍCIO, BILHETE LOTÉRICO, REVISTAS IMPRÓPRIAS E SUBSTÂNCIAS (LÍCITAS, SOB PENA DE INCIDIR A LEI DE DROGAS) QUE CAUSEM DEPENDÊNCIA, INDEPENDENTEMENTE DE REINCIDÊNCIA, SERÁ APLICADA A MEDIDA ADMINISTRATIVA DE INTERDIÇÃO COMERCIAL ATÉ O RECOLHIMENTO DA MULTA.

  • Palavras-chaves para caracterização de CRIME:

    1) ausência de declaração de nascimento; exames medicinais; tudo relativo a parto.

    2) apreensão ilegal; desatenção às formalidades de apreensão.

    3) subtração de criança/adolescente; venda de filho; envio de criança/adolescente para o exterior.

    4) pornografia; munição ou armas; fogos de artifício; bebidas alcoólicas;

    5) exploração sexual.

  • O examinador quis saber se candidato estudou pelo menos o artigo 245, do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, reproduzido a seguir: “deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente: pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência”.

    Resposta: Letra D

  • A conduta descrita corresponde a uma infração administrativa.

    Considerando que para infrações administrativas são aplicáveis apenas MULTAS, podemos descartar as alternativas A, B e E, que preveem pena de DETENÇÃO.

    Restam as alternativas C e D. Entre essas, a correta só pode ser a letra D, pois normalmente o ECA aplica em dobro as penas de multa em caso de reincidência – isso não ocorre somente nas hipóteses em que a reincidência é punida com fechamento de estabelecimento, o que não se coaduna com a questão.

    Dessa forma, não é preciso decorar a quantidade de salários de referência!

     Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente: Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    Gabarito: D

  • A questão exige o conhecimento da pena no caso da ausência de comunicação obrigatória por parte do médico, professor ou responsável por estabelecimento de saúde ou educacional nos casos de maus tratos a menores.

    O art. 245 da lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) traz uma infração administrativa (cuidado: não é um crime, seja por ação ou omissão, nem contravenção penal), uma vez que está localizada no capítulo referente às infrações administrativas. Veja:

    Art. 245 ECA: deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente:

    Pena - multa de 3 a 20 salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    Essa tipificação advém da obrigatoriedade prevista no art. 13 do mesmo diploma legal:

    Art. 13 ECA: os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    É importante salientar que, apesar de o art. 13 fazer referência apenas ao Conselho Tutelar, os médicos, professores e correlatos poderão comunicar os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos ao Conselho, ao Ministério Público, à Polícia ou ao Juizado da Infância e Juventude.

    Gabarito: D

  • Na maioria das infrações administrativas do ECA, A MULTA será DUPLICADA EM CASO DE REINCIDÊNCIA;


ID
2248762
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Nos termos da Lei nº 10.741/2003, ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •         Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

            Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:

            I – pelo curador, quando o idoso for interditado;

            II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

            III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

            IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

    Gabarito Letra "B"

  •  ARTIGO RECORRENTE EM PROVAS DE CONCURSO

     

     Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

            Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:

            I – pelo curador, quando o idoso for interditado;

            II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

            III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

            IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

     

    GABA  B

  •   Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

            Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:

            I – pelo curador, quando o idoso for interditado;

            II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

            III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

            IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso - EI) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante à pessoa que não pode proceder à opção pelo tratamento de saúde, quando o idoso não estiver em condições de realizar a escolha. Vejamos:

    a) Pelo curador, quando o idoso for interditado.

    Correto, nos termos do art. 17, parágrafo único, I, do Estatuto do Idoso: Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:  I – pelo curador, quando o idoso for interditado;

    b) Pelo promotor de justiça, em primeira ordem.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. O rol que o estatuto prevê é taxativo. E não há prerrogativa de o Promotor de Justiça optar pelo tratamento do idoso quando este não estiver em condições de realizar a escolha.

    c) Pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil.

    Correto, nos termos do art. 17, parágrafo único, II, do Estatuto do Idoso: Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:  II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

    d) Pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar.

    Correto, nos termos do art. 17, parágrafo único, III, do Estatuto do Idoso: Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita: III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

    e) Pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

    Correto, nos termos do art. 17, parágrafo único, IV, do Estatuto do Idoso: Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:  IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

    Gabarito: B


ID
2922487
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise a seguir os agravos à saúde do trabalhador.


I. Acidente de trabalho com mutilações.

II. Dermatoses ocupacionais.

III. Intoxicação por substância química.

IV. Lesões por Esforço Repetitivo (LER).


São Notificações Compulsórias (conforme consta na Portaria nº 777/04)

Alternativas

ID
2922490
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O exame físico do sistema musculoesquelético compõe parte importante da investigação diagnóstica das lesões ocupacionais, como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER). O teste de Cozen, extensão do punho pronado contra resistência, com o cotovelo fletido a 90°, costumeiramente apresenta dor na origem dos extensores do carpo frente a qual das patologias a seguir?

Alternativas

ID
2922493
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

“O quadro é frequente em indivíduos que realizam movimentos de elevação dos membros superiores acima da cabeça de forma repetitiva. O quadro clínico é de dor ao elevar o braço, piora com o decúbito horizontal, com irradiação para a face lateral do braço, redução da força de rotação externa e abdução. Ao exame físico há dificuldade para elevação do braço, dor à elevação súbita do braço (teste de Neer), redução da força e dor na rotação externa quando o braço estiver abduzido em 90° (teste de Jobe). ”

(Retirado de: Dor relacionada ao trabalho: Lesões por Esforços Repetitivos (LER): Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. Pág. 39.)


 Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável para a patologia descrita anteriormente

Alternativas

ID
2922496
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito do acidente de trajeto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2922499
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No caso de doença profissional ou do trabalho, o dia considerado como o dia do acidente é o dia em que:


I. Inicia a incapacidade laborativa para o exercício da atividade habitual.

II. Inicia a segregação compulsória.

III. É realizado o diagnóstico.

IV. É emitido o comunicado de acidente de trabalho.


Indicam o dia que é considerado como dia do acidente, valendo para esse efeito aquela que ocorrer primeiro apenas as alternativas

Alternativas

ID
2922502
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere as seguintes situações:


I. “Segurado é vítima de infortúnio de força maior tais como incêndio, inundação ou desabamento, no local e no horário de trabalho.”

II. “Segurado é vítima de ofensa física intencional por parte de terceiro, por motivo relacionado ao trabalho, no local e no horário de trabalho.”

III. “Segurado em prestação espontânea de serviço à empresa, para lhe proporcionar proveito, fora do local e horário de trabalho.”


É(São) considerada(s) acidente(s) de trabalho a(s) situação(ões)

Alternativas

ID
2922505
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Existem 36 Normas Regulamentadoras em vigência no Brasil.

( ) As Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e saúde do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

( ) Existem cinco Normas Regulamentadoras Rurais (NRR) em vigência atualmente no Brasil.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Atualmente temos a NR 2 e a NR 27 Revogadas, o que dá um total de 35 NR's em vigência.


ID
2922508
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Caso um trabalhador sofra um acidente de trabalho no início da jornada laboral, no meio ou no fim, o dia em que sofreu o acidente é considerado como dia trabalhado integralmente.

( ) A incapacidade parcial e permanente para o trabalho se verifica quando o trabalhador acidentado apresenta como sequela perda de membro e/ou função que afete a sua capacidade para o trabalho.

( ) Considera-se acidente com afastamento quando o segurado fica impossibilitado temporária ou permanentemente de exercer a mesma ou outra atividade profissional, resultando na perda de ao menos um dia de trabalho ou na impossibilidade de retornar ao trabalho no mesmo dia.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • entende-se como DIA DA OCORRÊNCIA DO ACIDENTE DO TRABALHO, para

    os casos de acidentes típicos, o dia do infortúnio que acometeu o trabalhador. No caso de doenças

    ocupacionais (profissional ou do trabalho), considerar-se-á dia do acidente do trabalho “a data do início da

    incapacidade laborativa para o exercício da atividade habitual, ou o dia da segregação compulsória, ou o dia

    em que for realizado o diagnóstico, valendo para este efeito o que ocorrer primeiro” (Art. 23, Lei 8.213/91).


ID
2922511
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do auxílio-acidente, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) É um benefício previdenciário concedido ao segurado como indenização, após as consolidações das lesões que geram no mesmo incapacidade parcial e permanente.

( ) Corresponde a um valor mensal e vitalício, de cerca de 50% do salário de benefício do segurado.

( ) Pode ser parcialmente incorporado ao valor da pensão caso o segurado venha a falecer em gozo do auxílio-acidente se a morte não resultar do acidente de trabalho.


A sequência está correta em

Alternativas

ID
2922514
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre a saúde do trabalhador, que constitui uma área da saúde pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Entre os determinantes da saúde do trabalhador estão compreendidos os condicionantes sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais responsáveis pelas condições de vida e os fatores de risco ocupacionais.

( ) As ações de saúde do trabalhador têm como foco as mudanças nos processos de trabalho que contemplem as relações saúde-trabalho em toda a sua complexidade.

( ) As ações de saúde do trabalhador apresentam dimensões sociais, políticas e técnicas dissociáveis.


A sequência está correta em

Alternativas

ID
2922517
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As perfurações timpânicas são mais comuns nos mergulhadores em meio líquido que no interior de câmaras hiperbáricas, pois nessas torna-se mais fácil interromper a compressão ao primeiro sinal de barotrauma. A perfuração da membrana timpânica no interior da câmara também é bem menos perigosa, por não haver o risco do ouvido interno ser invadido pela água fria. Deve-se suspeitar de perfurações timpânicas, EXCETO:

Alternativas

ID
2922520
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente ou agravador de doença já estabelecida ou preexistente, ou seja, concausa, tipificadas pelas doenças alérgicas de pele e respiratórias e pelos distúrbios mentais, em determinados grupos ocupacionais ou profissões. Segundo a classificação de Schilling para as doenças segundo sua relação com trabalho, as doenças anteriores se caracterizam como:


I. Schilling I.

II. Schilling II.

III. Schilling III.

IV. Schilling IV.


Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Comentários
  • A questão cobra conhecimento sobre a classificação de Schilling. De acordo com essa categorização, as doenças ocupacionais podem ser classificadas em três grupos. Podemos resumir esses grupos de seguinte maneira:

    1. Grupo I: a principal causa da doença está diretamente ligada ao trabalho. Exemplos: silicose, asbestose, saturnismo.
    2. Grupo II: quando há uma contribuição das condições trabalho para a instalação da doença, mas ela poderia surgir em situações distintas (o trabalho não é exatamente uma causa necessário desse surgimento). Exemplos: doenças do sistema locomotor, câncer (neoplasia), doenças do coração, varizes.
    3. Grupo III: nesse caso, a doença já existe (mesmo que de forma latente ou até desconhecida), mas as condições de trabalho causa o seu agravamento. Exemplos: problemas respiratórios (asma, bronquites), problemas de pele, alergias diversas e problemas psicológicos.

    A situação descrita no enunciado trata-se do conjunto de doenças abarcadas no grupo III nas quais o trabalhador já é portador, mas poderá ocorrer o agravamento dessas em decorrência das atividades/condições de trabalho desempenhada.

    Ou seja, tratam-se de doenças classificadas no GRUPO III, apenas.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D


ID
2922523
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A anamnese ocupacional faz parte da entrevista médica, que compreende a história clínica atual, a investigação sobre os diversos sistemas ou aparelhos, os antecedentes pessoais e familiares, a história ocupacional, hábitos e estilo de vida, o exame físico e a propedêutica complementar. Assinale a alternativa INCORRETA acerca da anamnese ocupacional.

Alternativas

ID
2922526
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Todos os trabalhadores, independente de sua localização, urbana ou rural, de sua forma de inserção no mercado de trabalho, formal ou informal, de seu vínculo empregatício, público ou privado, autônomo, doméstico, aposentado ou demitido, são objetos e sujeitos da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT). Qual desses princípios/diretrizes do VISAT estabelecidos na Portaria/MS nº 3.120/1998 está caracterizado anteriormente?

Alternativas

ID
2922529
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O risco de câncer de pulmão atribuível à ocupação varia de 4 a 40%, de acordo com o agente analisado. Contudo restam questões a ser mais bem explicadas, principalmente no que se refere à interferência do tabagismo como variável de confusão e a natureza da combinação de efeitos, aditivos ou multiplicativos. Assinale a substância que está mais relacionada ao desenvolvimento de mesotelioma de pleura.

Alternativas
Comentários
  • Falou em pulmão, já abre a cabeça para o asbesto e amianto...

    sua causa, abestose pode atingir o pulmão... a pleura é uma camadinha bem fininha que fica envolta do pulmão.


ID
2922532
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

“As causas do câncer de estômago são desconhecidas. Fatores de natureza genética, ambiental, infecciosa, dietética e nutricional têm sido associados à doença. A exposição ocupacional ao ____________ constitui um fator de risco de natureza ocupacional relativamente bem documentado do ponto de vista epidemiológico. Estudos de coortes de trabalhadores expostos durante longos períodos de trabalho mostram que a incidência do câncer de estômago é de 30 a 100% mais elevada que em grupos ocupacionais semelhantes, porém sem exposição ocupacional a essa substância.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre os agentes causadores de neoplasias malignas relacionadas ao trabalho, nos termos da Portaria MS nº 1339 de 1999 e do Manual de Procedimentos de doenças relacionados ao trabalho do Ministério da Saúde.

    Para respondermos a essa questão, é importante sabermos quais são os tipos de tumores malignos mais comuns relacionados ao trabalho e também os agentes responsáveis por suas possíveis causas, entre outras.

    Neoplasia maligna do estômago

    • Asbesto ou Amianto. 

    Angiossarcoma do fígado

    • Arsênio e seus compostos arsenicais.
    • Cloreto de Vinila.

     Neoplasia maligna do pâncreas

    • Cloreto de Vinila.
    • Epicloridrina.
    • Hidrocarbonetos alifáfitos e aromáticos na Indústria do Petróleo.

    Neoplasia maligna da laringe

    • Asbesto ou Amianto.

    Mesotelioma: Mesotelioma da pleura, Mesotelioma do peritônio e Mesotelioma do pericárdio

    • Asbesto ou Amianto. 

    Leucemias

    • Benzeno.
    • Radiações ionizantes.
    • Óxido de etileno.
    • Agentes antineoplásicos.
    • Campos eletromagnéticos.
    • Agrotóxicos clorados.

    Em relação ao câncer de estômago de causas ocupacionais, o fator de risco ou agente associado ao seu surgimento, de acordo com a Portaria MS nº 1339 de 1999 é o ASBESTO ou AMIANTO.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO: LETRA C


ID
2922535
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entre os tumores hepáticos, o fator de risco de natureza ocupacional mais bem documentado, a partir de 1974, é a exposição ocupacional ao cloreto de vinila, substância volátil utilizada na polimerização, que resulta no cloreto de polivinila (PVC). Está presente nas fábricas de cloreto de vinila ou na produção do PVC (polímero), em que há risco de exposição ao Cloreto de Vinila Monômero (VCM). Qual o tipo histológico mais frequentemente associado à exposição ao PVC?

Alternativas
Comentários
  • Carcinogéneos ambientais: Os povos estão em um risco aumentado de COMO quando são expor a determinados carcinogéneos ambientais, que são:

    Pulverizadores usados contra fungos e a espécie relativa nos vinhedos.

    Solução do Fowler usada para tratar pacientes com a psoríase.

    Arsênico, que aumenta a possibilidade do fígado se tornando COMO.(outra opção de prova)

    Dioxina: uma toxina industrial que seja associada com o risco de tecido macio COMO.

    Cloreto de vinil, que é usado na indústria plástica para a polimerização (fígado das causas assim como tecido macio COMO)


ID
2922538
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As Síndromes Mielodisplásicas (SMD) constituem um grupo de doenças clonais adquiridas da célula primordial hematopoética. São caracterizadas por citopenia, medula hipercelular e anormalidades morfológicas variadas. Apesar da presença de número adequado de células primordiais hematopoéticas ocorre hematopoese inefetiva, resultando em várias citopenias. Diante de um trabalhador da indústria petroquímica que se apresente com SMD, deve-se pensar em intoxicação por:

Alternativas
Comentários
  • Galera... estudando bem a NR 15... ANEXO 13!!!! da pra responder muitas questões... são as mais cobradas

  • só aprenda.


ID
2922541
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

“Paciente, sexo masculino, 42 anos, comparece queixando-se de dor abdominal, há 10 dias, de forte intensidade e caráter intermitente, acompanhada de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação. Exames laboratoriais demonstraram anemia (hemoglobina de 9g/dL), hiperbilirrubinemia (bilirrubina total de 2,5mg/dL), às custas de bilirrubina indireta e elevação discreta de aminotransferases (2-3 vezes acima do limite superior da normalidade). Anamnese mais detalhada trouxe informação de trabalho em fábrica caseira de reciclagem de baterias automotivas, sem uso adequado de equipamentos de proteção individual. Foi realizada pesquisa de pontilhado basofílico em hemácias, através de esfregaço sanguíneo periférico, sendo positiva.” Qual o diagnóstico mais provável para o quadro do paciente?

Alternativas
Comentários
  • Palavras chaves, para que possamos definir a letra D, com maior facilidade!

    Dor abdominal

    Hemoglobina - Exame de sangue (PCMSO NR 07)

    trabalho com baterias (chumbo ou manganês) - seria uma das duas opções.. Como não teve manganês!


ID
2922544
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Demência é conceituada como síndrome, geralmente crônica e progressiva, devido a uma patologia encefálica, de caráter adquirido, na qual se verificam diversas deficiências das funções corticais superiores. Quadros de demência têm sido encontrados em Trauma Cranioencefálico (TCE) e pelos efeitos da exposição ocupacional a substâncias químicas tóxicas. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Em trabalhadores expostos a essas substâncias químicas neurotóxicas, o diagnóstico de demência relacionada ao trabalho, excluídas outras causas não ocupacionais, deve ser enquadrado no Grupo II da Classificação de Schilling.

( ) A prevenção da demência relacionada ao trabalho consiste, basicamente, na vigilância dos ambientes, das condições de trabalho e dos efeitos ou danos à saúde.

( ) Na presença de um fator de risco químico, as medidas de controle ambiental visam à eliminação ou à redução dos níveis de exposição.


A sequência está correta em

Alternativas

ID
2922547
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A neurite óptica manifesta-se por uma baixa da acuidade visual e escotoma cecocentral, no campo visual. De acordo com os achados ao exame oftalmoscópico, pode ser classificada em papilite, neurorretinite e neurite retrobulbar.


Assinale a alternativa INCORRETA acerca da neurite óptica relacionada ao trabalho.

Alternativas

ID
2922550
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

“Paciente, 35 anos, policial militar, comparece à consulta queixando-se de sensação persistente de entorpecimento ou embotamento emocional, diminuição do envolvimento ou da reação ao mundo que o cerca, que se iniciaram a um mês após presenciar a morte de um senhor de 65 anos, vítima de uma bala perdida durante confronto com criminosos. Informa, ainda, episódios de repetidas revivescências do ocorrido, que se impõem à consciência clara ou em sonhos (pesadelos).” Qual o diagnóstico mais provável para esse paciente?

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber a qual transtorno mental relacionado ao trabalho o enunciado se refere.

    De acordo com o Manual do Procedimentos do Ministério da Saúde (2001), são transtornos relacionados ao trabalho:

    1. Demência em outras Doenças Específicas Classificadas em outros locais
    2. Delirium, Não-Sobreposto à Demência, como descrita
    3. Transtorno Cognitivo Leve
    4. Transtorno Orgânico de Personalidade
    5. Transtorno Mental Orgânico ou Sintomático Não-Especificado
    6. Alcoolismo Crônico Relacionado ao Trabalho
    7. Episódios Depressivos
    8. Estado de Estresse Pós-Traumático
    9. Neurastenia (Inclui Síndrome de Fadiga)
    10. Outros Transtornos Neuróticos Especificados (Inclui Neurose Profissional)
    11. Transtorno do Ciclo Vigília-Sono devido a Fatores Não-Orgânicos
    12. Sensação de Estar Acabado (Síndrome de Burn-out ou Síndrome do Esgotamento Profissional).

    Agora, vamos analisar a situação descrita no enunciado da questão:

    Profissional da segurança pública passou a apresentar sintomas de forma tardia após presenciar um evento excepcional e traumático.

    Os sintomas posteriores a esse evento traumático caracteriza um estado de estresse pós-traumático.

    Agora vamos descrever cada uma das alternativas:

    A- INCORRETANeurastenia ou síndrome da fadiga refere-se ao cansaço considerado "constante, acumulada ao longo de meses ou anos em situações de trabalho em que não há oportunidade de se obter descanso necessário e suficiente. A fadiga é referida pelo paciente como sendo constante, como acordar cansado, simultaneamente física e mentalmente, caracterizando uma fadiga geral." (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2001)

    B e C - INCORRETA. Transtorno de conduta e afetivo bipolar não estão relacionados na obra do MS como transtornos relacionados ao trabalho, sobretudo, em relação à reação a eventos traumáticos.

    D-  INCORRETA. . De acordo com o Manual de Procedimentos do MS: "Os episódios depressivos caracterizam-se por humor triste, perda do interesse e prazer nas atividades cotidianas, sendo comum uma sensação de fadiga aumentada. O paciente pode se queixar de dificuldade de concentração, pode apresentar baixa autoestima e autoconfiança, desesperança, ideias de culpa e inutilidade; visões desoladas e pessimistas do futuro, ideias ou atos suicidas"

    E- CORRETA. O Estresse Pós-Traumático refere-se a uma reação posterior ou tardia a uma situação ou a um evento excepcional, ameaçador e estressante.

    De acordo com o Manual do MS (2001) "E, reconhecidamente, causaria extrema angústia em qualquer pessoa. São exemplos: os desastres naturais ou produzidos pelo homem, acidentes graves, testemunho de morte violenta ou ser vítima de tortura, estupro, terrorismo ou qualquer outro crime. O paciente experimentou, testemunhou ou foi confrontado com um evento ou eventos que implicaram morte ou ameaça de morte, lesão grave ou ameaça da integridade física a si ou a outros". Perceba que esse último exemplo se encaixa perfeitamente à situação descrita no enunciado da questão.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA E


ID
2922553
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A psitacose ou ornitose é uma doença infecciosa aguda produzida por clamídias (C. psittaci e C. pneumoniae). Encontra-se exposto a maior risco de se infectar pela psitacose o trabalhador de

Alternativas

ID
2922556
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

“O(A) _____________________ é um tipo de resposta prolongada a estressores emocionais e interpessoais crônicos no trabalho. Tem sido descrito(a) como resultante da vivência profissional em um contexto de relações sociais complexas, envolvendo a representação que a pessoa tem de si e dos outros. O trabalhador que antes era muito envolvido afetivamente com os seus clientes, com os seus pacientes ou com o trabalho em si, desgasta-se e, em um dado momento, desiste, perde a energia.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
2922559
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

“Atividades como jateamento de areia com a finalidade de limpeza de metais são de alto risco se forem feitas sem proteção adequada. Outras atividades com exposição potencialmente importante são trabalho em pedreiras, preparação de mistura a seco na produção de cerâmica branca ou porcelana, extração de minérios, especialmente em minas subterrâneas, fundições de metais usando-se moldes de areia, principalmente no desmonte dos moldes e lixamento das peças ainda com areia aderida à superfície e, ainda, a atividade de construção/reforma de fornos industriais com o corte e lixamento a seco de tijolos refratários. A doença se apresenta assintomática no início. Com a progressão das lesões aparecem dispneia aos esforços e astenia. Nas fases avançadas, leva à insuficiência respiratória, dispneia aos mínimos esforços e em repouso, além de cor pulmonale.” Assinale a alternativa que corresponde à doença caracterizada anteriormente.

Alternativas
Comentários
  • para nível de prova, quando falar em quartzo = silica livre CRISTALIZADA (perigosa)... = silicose


ID
2922562
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A intoxicação crônica por determinados agentes pode causar ataxia cerebelosa, coreia e encefalopatia grave caracterizadas por déficit cognitivo e alterações psicológicas. Também pode estar associada à polineuropatia periférica tipo axonal (sensitiva e motora). O tremor é muito semelhante àquele do hipertireoidismo, rápido e de baixa amplitude, piorando com as atividades. Quais os agentes mais comumentes envolvidos na ataxia cerebelosa por intoxicação?

Alternativas
Comentários
  • manganês = encefalopatia


ID
2922565
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

“Mulher, 45 anos, empregada doméstica há 20 anos, comparece à consulta queixando-se de sensação de formigamento (hipoestesia) na mão, à noite, dor e parestesia em polegar, indicador, médio e metade radial do anular, que aumentam na vigência de exigências do trabalho. Informa que os sintomas são predominantemente noturnos e surgiram há, aproximadamente, 6 meses. Ao exame físico encontram-se diminuição da sensibilidade superficial (teste de monofilamento); testes de Phalen; Phalen invertido; e, tinel positivo. Nota-se, ainda, hipotrofia tenar e diminuição da força de preensão e de pinça.” Qual o diagnóstico mais provável para esta paciente?

Alternativas

ID
2922568
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

“As cataratas de origem ocupacional geralmente aparecem na idade produtiva. O(A) __________________ é reconhecida como uma causa importante da catarata dos vidreiros, atuando sobre a íris e provocando exfoliação do cristalino. Os indivíduos que trabalham em fornos de fundições ou laminação à quente de metais são sujeitos a este tipo de catarata.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Radiação não ionizante em si...

    talvez pelo trabalho especifico dos vidreiros, a questão especificou radiação infravermelha

  • O difícil da questão é saber qual é mais impactante; a radiação ultravioleta ou a infravermelha, pois ambas causam prejuízos à visão do trabalhador.


ID
2922571
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é a perda provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído. Configura-se como uma perda auditiva do tipo neurossensorial, geralmente bilateral, irreversível e progressiva com o tempo de exposição ao ruído. A Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15), da Portaria MTb nº 3.214/1978 (BRASIL, 1978), estabelece os limites de exposição a ruído contínuo. Qual o nível limite de ruído em dB para um trabalhador que passa 8 horas em ambiente de trabalho?

Alternativas
Comentários
  • 85 db - 8 horas

    90 db - 4 horas.

    fator de dobra NR 15 - 5 db

    fator de dobra NHO01 - 3db

  • 85 DB - 8 horas

    86 DB - 7 horas

    87 DB - 6 horas

    88 DB - 5 horas

    89 DB - 4 horas e 30 minutos

    90 DB - 4 horas

    91 DB - 3 horas e 30 minutos

    92 DB - 3 horas

    93 DB - 2 horas e 40 minutos

    94 DB - 2 horas e 15 minutos

    95 DB - 2 horas

    96 DB - 1 hora e 45 minutos

    98 DB - 1 hora e 15 minutos

    100 DB - 1 hora

    102 DB - 45 minutos

    104 DB - 35 minutos

    105 DB - 30 minutos

    106 DB - 25 minutos

    108 DB - 20 minutos

    110 DB - 15 minutos

    112 DB - 10 minutos

    114 DB - 8 minutos

    115 DB - 7 minutos

  • PAIR

    Perda Auditiva Induzida por Ruído ( ou Perda Auditiva Neurossensorial por Exposição Continuada a Níveis Elevados de Pressão Sonora de Origem Ocupacional)

    Diminuição gradual

    Exposição continuada

    IRREVERSÍVEL

    Trauma Acústico

    Perda auditíva súbita

    Única Exposição

    Ex: Explosão

  • A retratação nos crimes de ação penal pública condicionada à representação poderá ser admitida antes do RECEBIMENTO da denúncia e não do oferecimento como disse o colega. Art 16 da Lei 11.340/06.

  • A questão versou sobre a Perda Perda Auditiva Induzida por Ruído - PAIR.

    De acordo com o documento do Ministério da Saúde (2006. Pág. 13), a PAIR atende pela seguinte definição:

    "Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é a perda provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído. Configura-se como uma perda auditiva do tipo neurossensorial, geralmente bilateral, irreversível e progressiva com o tempo de exposição ao ruído".

    A relação entre o tempo de exposição máxima diário e o nível de ruído, encontram-se tabelados no Anexo nº 1 (NR-15).

    Vamos trazer alguns valores referentes à máxima exposição aos ruídos contínuos ou intermitentes de acordo com o anexo nº1:

    • 85 dB (A) -> 8 horas
    • 86 dB(A)-> 7 horas
    • 87 dB (A) -> 6 horas
    • (...)
    • 90 dB (A)-> 4 horas
    • (...)
    • 115 dB (A)-> 7 minutos

    Portanto, o limite de exposição é de 85dB (A) para 8 horas diárias.

    Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Perda auditiva induzida por ruído (Pair). Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.

    GABARITO: LETRA A


ID
2922574
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No Brasil, as normas que determinam a ética profissional estão no Código de Ética Médica determinado pelo Conselho Federal de Medicina. As organizações de prestação de serviços médicos estão sujeitas às normas deste Código. A transgressão das normas deontológicas sujeitará os infratores às penas disciplinares previstas em lei. Em relação ao sigilo profissional, é vedado ao médico, EXCETO:

Alternativas