SóProvas



Prova COSEAC - 2021 - Prefeitura de Niterói - RJ - Enfermeiro - Consultório na Rua


ID
5516497
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Florence Nightigale nunca apresentou o seu trabalho (“Notes on Nursing de Nightingale”, 1859/1992) como uma teoria de enfermagem. Entretanto, esse material foi a base da prática da enfermagem por 100 anos e ainda são usadas muitas das suas indicações até hoje. Mas foi a partir de 1970 que começam a ser apresentadas as primeiras teorias de enfermagem depois de Florence. Dentre essas teorias, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • A- Teoria da Adaptação de Roy é formada dentro do modelo adaptativo, no qual há conceitos que estão inter-relacionados, como os conceitos de Enfermagem, saúde/doença, ambiente e pessoa.

    B. Em 1967 apareceram os primeiros trabalhos de Myra E. Levine, onde ela desenvolve a teoria holística de enfermagem.

    Esta teorista vê o homem como um"todo" dinâmico, em constante interação com o ambiente dinâmico.Ela explica os sistemas de resposta do homem ao meio ambiente e considera a enfermagem uma conservadora das energias do paciente,pela avaliação daquelas respostas,atuando de maneira a alterar o ambiente .situa a enfermeira como uma extensão de sistemas perceptual do ser humano,quando nele houver lesão.

    C teoria de medicina

    D teoria do autocuidado de Orem, engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.

    Eteoria de Watson defende o cuidado como uma ciência humana desenvolvida a partir de fundamentos filosóficos e sistemas de valores humanistas. Essa perspectiva é baseada em uma relação ontológica por estar atrelada a uma visão mundial de unidade.


ID
5516500
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo de enfermagem, de natureza interpessoal, toma por base a relação paciente e enfermeiro(a) e é composto por várias etapas que se relacionam, sendo a essência da prática da enfermagem. O emprego dos conhecimentos sobre as várias teorias de enfermagem é centralizado e ocorre

Alternativas
Comentários
  • perguntinha cabulosa.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre O processo de enfermagem e as teorias de enfermagem.

    A) Correto. O uso das teorias ocorre durante a análise da investigação, pois é possível fazer o agrupamento do conjunto dos dados, suas relações e combinações, levando a uma conclusão sobre a situação apresentada pelo paciente. Como exemplo, podemos citar o uso da teoria das necessidades humanas básicas. No caso do atendimento em consultório de rua o usuário terá necessidades de higiene, alimentação, habitação/proteção e o enfermeiro deverá avaliar a situação e levantar todos os dados necessários para ofertar o melhor cuidado, relacionando as necessidades prioritárias e concluindo com a implementação do cuidado que é mais urgente.


    B)
    Incorreto. Durante a fase do diagnóstico, o profissional irá direcionar o problema levantado. Portanto, o indicado é verificar a teoria anteriormente. É possível usar as combinações teóricas de acordo com o grau de comprometimento e o estado de saúde do paciente.


    C)
    Incorreto. Durante a fase do histórico é identificada o que aquele usuário já viveu, mas ele não nos dará suporte teórico para necessidades atuais. Realizar o histórico associado ao levantamento de dados é o ideal, pois permite ao(à) enfermeiro(a) construir mentalmente opções de caminhos teóricos para a construção de possíveis planos nas próximas fases do processo.


    D)
    Incorreto. Durante o planejamento, em que o(a) enfermeiro(a) tem a possibilidade de construir estratégias de cuidado. Essas devem estar embasadas na identificação de necessidades e portanto, é ideal usar o aporte teórico de acordo com os problemas traçados durante o levantamento de dados.


    E)
    Incorreto. Durante a fase do diagnóstico, o profissional irá direcionar o problema levantado. Portanto, o indicado é verificar a teoria anteriormente, para que seja possível construir mentalmente opções de caminhos teóricos para a construção de possíveis diagnósticos e cuidados nas próximas fases do processo.

     

    Resposta do Professor: A.

  • Ainda fiquei em dúvida entre o histórico


ID
5516503
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dorotthy E. Johnson desenvolveu o “Modelo de Sistema Comportamental” que toma por base a perspectiva filosófica, influenciando a prática da enfermagem, sendo pioneira na ideia da enfermagem como ciência e arte. Apesar da teoria de Johnson se adaptar bem ao processo de enfermagem, o seu modelo não é plenamente empregado. Identifique abaixo o motivo pelo qual o modelo teórico de Johnson não é empregado de forma plena:

Alternativas
Comentários
  • Por Johnson, em sua teoria, nunca ter escrito sobre o uso de diagnósticos de enfermagem em seu modelo. Desta forma é difícil saber/aplicar completamente o seu processo nesta etapa do processo.

  • gab.E

  • Dorothy Johnson ao propor o Modelo do Sistema Comportamental referiu que os seres humanos possuem dois sistemas principais: o sistema biológico e o comportamental, sendo papel do médico concentrar-se no sistema biológico e o da enfermeira no sistema comportamental.

    O Modelo do Sistema Comportamental tem quatro

    pressuposições que são:

    1. existência de organização
    2. interação
    3. interdependência
    4. integração das partes
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre O processo de enfermagem e as teorias de enfermagem.

    Dorotthy E. Johnson desenvolveu o “Modelo de Sistema Comportamental" que toma por base a identificação de comportamentos dos indivíduos. Nesse sentido, a teoria descreve o individuo como dois sistemas: o biológico, como sendo o papel de cuidado do médico; e o sistema comportamental, sendo a enfermeira responsável pelo cuidado desse.

     

    Fialho, et al (2014) apresenta que a teoria pode ser aplicada em todas as fases do processo, a exemplo é citado: na fase de investigação são desenvolvidas as questões relacionadas com os subsistemas específicos; o diagnóstico de enfermagem pode ser feito com relação às insuficiências ou às discrepâncias dentro de um ou entre os subsistemas; o  planejamento do cuidado de enfermagem deve iniciar no nível dos subsistemas, tendo como meta final o funcionamento comportamental efetivo de todo o sistema; as intervenções do enfermeiro apresentam ao cliente uma força externa para a manipulação dos subsistemas, visando o retorno ao estado de equilíbrio; e a avaliação dos resultados destas intervenções é facilmente identificável se o estado de equilíbrio for definido durante o planejamento.

    A) Incorreto. Pois, como descrito acima, a Teoria é aplicável em todas as fases desde o levantamento de problemas do paciente ou investigação até a avaliação.


    B)
    Incorreto. Conforme a referencia apresentada, o Modelo de Sistema Comportamental pode ser adaptado não somente a processos de enfermagem voltados para adultos jovens, como também a recém-nascidos e qualquer individuo, independente da faixa etária.


    C)
    Incorreto. Todas as teorias de enfermagem guardam relação entre teoria e prática, não sendo essa diferente.


    D)
    Incorreto. A forma de avaliação da enfermagem em seu modelo, na teoria de Johnson, consta em subetapas que inclui os vários sistemas comportamentais. Desta forma não é difícil saber/aplicar completamente o seu processo, pois podemos identificar as necessidades em cada subsistema.


    E) Johnson, em sua teoria, não escreveu sobre o uso de diagnósticos de enfermagem em seu modelo. Porém, não é difícil saber/aplicar completamente o seu processo nesta etapa do processo, pois podemos identificar as necessidades usando a classificação de NANDA, por exemplo. Nesse caso, não é compreensível que seja esse o motivo da não utilização da teria. Vale ressaltar que as teorias de enfermagem que são o embasamento para o processo de enfermagem.


     

    Resposta do Professor: O concurso considerou a letra E como correta. Porém, questiono e acredito que a questão deveria ser anulada.

     

    Referencia: Andrade Fialho F, Ávila Vargas Dias IM, Arreguy-Sena C, da Silva Alves M. Instrumentos para o processo de enfermagem do neonato pré-termo à luz da teoría de Dorothy Johnson. Rev Cuid. 2014; 5(1): 652-60


ID
5516506
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A senhora Conceição, mulher de 67 anos, está internada em um leito da enfermaria clínica recuperando-se de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido há 04 dias. Ela apresenta hemiplegia à esquerda e é canhota, o que exige treinamento para ficar de pé, subir escadas, alimentar-se, controlar a bexiga, fazer atividades de higiene pessoal e se vestir. Na enfermaria, que tem mais 05 leitos, Conceição ocupa o leito que se localiza perto da porta. Há apenas uma janela na enfermaria. Antes do AVC e da internação, Conceição mantinha sua independência, as responsabilidades da rotina da casa, a participação nas atividades da igreja e era ativa em ações de voluntariado. De acordo com o trabalho de Florence Nightingale, o enfoque para o cuidado de enfermagem adotado com a senhora Conceição é:

Alternativas
Comentários
  • Apresenta como foco principal o meio ambiente, onde todas as condições e influências externas afetam a vida e o desenvolvimento do organismo, e são capazes de prevenir, suprimir, ou contribuir para a doença e a morte.


ID
5516509
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A fase de implementação do processo de trabalho de enfermagem inicia quando a(o) enfermeira(o) considera as várias ações a serem realizadas, elegendo a mais adequada para atingir a meta e os objetivos elaborados na fase de planejamento. Essas ações de implementação do processo de enfermagem, junto ao paciente, podem ser realizadas

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de enfermagem

    Esta etapa envolve diferentes atores como a pessoa sob os cuidados de enfermagem e os procedimentos necessários para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da sua saúde, além do local onde o cuidado ocorrerá. A família ou pessoa significativa, a equipe de enfermagem, a equipe de saúde, os serviços disponíveis para que o cuidado aconteça, também estão inseridos neste processo de planejamento. (PROCESSO DE ENFERMAGEM: GUIA NA PRÁTICA 2015)

    LEMBRANDO QUE EM RELAÇÃO A IMPLEMENTAÇÃO

    Parágrafo único. Fica proibido delegar atividades privativas a outros membros da equipe de saúde.

    Art. 92 Delegar atribuições dos(as) profissionais de enfermagem, previstas na legislação, para acompanhantes e/ou responsáveis pelo paciente. (RESOLUÇÃO COFEN 564/17)


ID
5516512
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico é a segunda fase do processo de enfermagem. Segundo a North America Nursing Diagnosis Association (NANDA), pode-se definir o diagnóstico de enfermagem como:

Alternativas

ID
5516515
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A aparência clínica e as características associadas às úlceras de perna, como uma ferida aberta e inflamada, são determinadas pela causa da úlcera. São identificadas as seguintes causas de úlcera nos membros inferiores:

Alternativas

ID
5516518
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O câncer é uma das principais causas de morbimortalidade da população brasileira. Os estudos do câncer têm evidenciado que os carcinógenos fazem parte do processo de iniciação da doença, sendo um agente indutor do câncer capaz de promover alterações celulares. A natureza dos carcinógenos pode ser: 

Alternativas

ID
5516521
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos distúrbios gastrointestinais, náusea e vômito são sinais e sintomas comuns. O uso de medicamento para o controle desses desconforto depende da causa do problema. Muitos dos medicamentos que controlam a náusea e o vômito têm ação colinérgicas e são contraindicados para pacientes com: 

Alternativas

ID
5516524
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A prometazina, um anti-histamíco, é indicada no tratamento de doenças do trato gastrointestinal. A via preferencial para a aplicação dessa medicação é:

Alternativas
Comentários
  • A via preferencial é a Via Intramuscular (IM)

    Alerta: a Prometazina administrada por via intravenosa pode provocar grave danos aos tecidos, inclusive gangrena, requerendo amputação.

    A via preferencial de administração é portanto a Via Intramuscular (IM) uma vez que a administração subcutânea é contraindicada.


ID
5516527
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante um plantão em uma enfermaria feminina, um membro da equipe de enfermagem não verificou os sinais vitais do paciente. De acordo com o Código de Ética do Profissional de Enfermagem, essa ação é caracterizada como: 

Alternativas
Comentários
  • Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou de apresentar uma conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não adotando as devidas precauções. Um pai de família que deixa uma arma carregada em local inseguro ou de fácil acesso a crianças, por exemplo, pode causar a morte de alguém por essa atitude negligente.

    A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada. Um motorista que dirige em velocidade acima da permitida e não consegue parar no sinal vermelho, invadindo a faixa de pedestres e atropelando alguém, por exemplo, age com imprudência.

    Para que seja configurada a imperícia, é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática ou ausência de conhecimentos elementares e básicos para a ação realizada. Um médico que realize uma cirurgia plástica em alguém e cause deformidade pode ser acusado de imperícia.

    fonte: https://comunicacao.mppr.mp.br/2021/05/21553/Negligencia-Imprudencia-e-Impericia.html

  • Resposta correta letra B

    NEGLIGÊNCIA

  • negligência
  • Negligência!!!
  • Letra B - negligência

  • NEGLIGÊNCIA!!!!

  • negligência visto que não fez o que deveria ter feito já que não sabemos o estado do pct
  • Gabrito errado! É negligência!

  • Gabarito errado, hein! O correto é NEGLIGÊNCIA (saber o que tem que fazer, mas não faz).

  • Negligência!

    Totalmente errado essa questão.

  • Negligência

    Gabarito incorreto

  • Negligência: é a falta da atenção devida, resultado da omissão do indivíduo (profissional), assim como a passividade em uma situação que origina determinado resultado, sendo que era esperado dele a realização de alguma ação. Algumas definições também consideram como negligência a falta de cuidado ou a desatenção na execução de uma determinada tarefa, assim como a indiferença.

    Imprudência: é a conduta precipitada. Enquanto em uma situação de negligência o erro está em ser omisso (não fazer), na imprudência o erro está justamente na ação realizada, porém sem a devida cautela e sensatez que a situação exige. O risco envolvido é conhecido, mas as medidas de segurança ou não são tomadas ou são realizadas sem o rigor necessário. Ou seja, a equipe de enfermagem exerce suas práticas assistenciais sem o devido cuidado que a situação requer.

    Imperícia: refere-se à falta de habilidade técnica. Assim como nas situações de imprudência, quando existe a imperícia o ato condenável está na ação, e não na omissão. A imperícia é verificada quando uma atividade é realizada por um profissional sem a devida qualificação e treinamento, teórica ou prática. Sendo assim, ele assume um risco a ele e às outras pessoas. A imperícia gera responsabilidade civil e criminal ao profissional que realizou as ações.

    Essa questão está errada. A resposta correta é NEGLIGÊNCIA.

    A profissional deixou de verificar os sinais vitais, ela deixou de fazer. Portanto ela foi negligente.


ID
5516530
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao saber mais sobre ética profissional, o enfermeiro poderá seguir as diretrizes adequadas para que as atividades de enfermagem sejam seguras para o paciente e para o profissional. Durante as ações de cuidado, e durante a visita de familiares, no corredor do hospital, uma enfermeira conversa com um colega do serviço social sobre questões privadas de um paciente internado. Esta atitude é percebida como um problema ético

Alternativas
Comentários
  • DOS DEVERES

    ARTIGO 43

  • Art 43 Respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade da pessoa, em todo seu ciclo vital e nas situações de morte e pós-morte.


ID
5516533
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A gestão de conflitos consiste em um aspecto importante da gerência de enfermagem. O estudo desse campo permite ao(a) enfermeiro(a) manejar os conflitos presentes no cotidiano da prática em equipe, sendo a negociação um dispositivo empregado. Destacam-se alguns estilos de negociação, como: 

Alternativas
Comentários
  • Estilo Restritivo: este estilo mostra como os indivíduos combinam o controle com a desconsideração com o outro. Os negociadores que adotam esse estilo agem apenas conforme seus interesses.

    Estilo Confrontador: o confrontador combina controle com confiança no outro. Trabalha em colaboração.

    Estilo Ardiloso: a desconsideração aliada à deferência pressupõe que os negociadores devem ser evitados ou mantidos a distância, pois representam uma fonte de aborrecimentos. Para o ardiloso a negociação é sempre com base em regras e procedimentos.

    Estilo Amigável: o negociador amigável combina a consideração com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, independente do fato de alcançar ou não seus objetivos.


ID
5516536
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As atividades gerenciais do(a) enfermeiro(a) têm como objetos de trabalho a organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem. Entretanto, para a execução desse processo, é utilizado um conjunto de instrumentos próprios da gerência, do qual se destacam:

Alternativas

ID
5516539
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, a doença meningocócica é endêmica. Assim, nos surtos e nas epidemias, observam-se mudanças nas faixas etárias, sendo a instalação da antibioticoterapia a melhor conduta. São considerados antibióticos de primeira escolha: 

Alternativas

ID
5516542
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O esquema de drogas associadas que representa o melhor tratamento da tuberculose pulmonar e que é recomendado pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2014) é: 

Alternativas
Comentários
  • < 10 anos

    2(m) RIP (fase intensiva)

    4(m) RI (fase de manutenção)

    ADOLESCENTES E ADULTOS:

    2(m) RIPE (fase intensiva)

    4(m) RI ( fase de manutenção)

    MENINGO/ OSTEOARTICULAR:

    2(m) RIPE (fase intensiva)

    10(m) RI ( fase de manutenção)


ID
5516545
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A prática da enfermagem profissional foi o tema central da teoria de Virginia Henderson. Dessa forma, a arte da enfermagem se ajusta ao processo de enfermagem

Alternativas
Comentários
  • VIRGINIA HENDERSON - 14 NECESSIDADES BÁSICADO PACIENTE - INDEPENDÊNCIA DO PACIENTE.

    ajudar o paciente a ganhar independência o mais rápido possível

    os enfermeiros ajudam a colocar em prática as 14 necessidades básicas do paciente

    1. respirar normalmente
    2. comer e beber adequadamente
    3. eliminar os resíduos orgânicos
    4. movimentar e manter postura desejáveis
    5. dormir e descansar
    6. selecionar roupas adequadas
    7. manter temperatura corporal
    8. manter higiene
    9. evitar perigos ambientais
    10. comunicar-se com outros expressando emoções, necessidades, medos e opiniões
    11. adorar de acordo com a própria fé
    12. trabalhar de forma satisfatória
    13. participar de diferentes atividades recreativas
    14. aprender descobrir ou satisfazer a curiosidade que conduz ao desenvolvimento normal e a saúde, utilizando os meios disponíveis

ID
5516548
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os principais conceitos da teoria de M. Leininger estão centrados na análise da cultura. Assim, sua construção teórica possibilitou a criação de uma nova área da enfermagem, a saber: 

Alternativas
Comentários
  • Teoria transcultural, permite o enfermeiro planejar o cuidado junto com paciente preservando suas características culturais .

  • A enfermagem transcultural, para LEININGER (1978), tem como foco o estudo da análise comparativa de diferentes culturas ou subcultures, no que diz respeito ao comportamento relativo ao cuidado em geral, ao cuidado de enferma- gem, assim como aos valores, crenças e padrões de comportamento relacionados a saúde e doença.


ID
5516551
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacinação é uma das ações importantes da Vigilância em Saúde nas três esferas de governo, mas na área municipal sua competência está na coordenação, na gestão e no controle do PNI, assim assinale que ação terá impacto na vigilância epidemiológica. 

Alternativas

ID
5516554
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a enfermagem, a análise dos sinais e sintomas descritos pelo próprio paciente poderá ajudar no planejamento do melhor cuidado. Assim, a sensação subjetiva de falta de ar, associada ao desconforto, poderá desencadear um quadro grave de:

Alternativas
Comentários
  • Não compreendo como a dispneia (sensação subjetiva) pode ser a resposta a um quadro grave de DISINEIA associado a desconforto

  • Questão equivocada, as características se referem a um quadro grave de hipóxia.
  • Questão estranha. O ideal para essa questão seria ter como resposta "hipoxemia. A hipóxia se dá por apneia e dispneico o paciente já estava ao referir falta de ar.

    A subjetividade talvez esteja na avaliação da gravidade dessa dispneia.

  • Shunt - é o termo utilizado para descrever o sangue que entra no leito arterial sistêmico sem passar pelas áreas ventiladas do pulmão. Alternativa A está errada.

    Hipoxia - é a diminuição do aporte de oxigênio ou baixa concentração de oxigênio nos tecidos. Alternativa B está errada.

    Difusão - é o transporte passivo dos solutos das moléculas através da membrana plasmática. Alternativa C está errada.

    Dispneia - é a sensação subjetiva de falta de ar, associada ao desconforto. Alternativa D está correta.

    Hiperinsuflação - é o aumento da capacidade ar armazenado nos pulmões, causado pela dilatação dos músculos respiratórios. Alternativa E está errada.


    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. Carol R. Taylor, Carol Lillis, Priscilla LeMone, Pamela Lynn. Fundamentos de Enfermagem: A Arte e a Ciência do Cuidado de Enfermagem. - 7.ed. Artmed, 2014.
  • mas pelo referido na questão, o paciente já está dispneico


ID
5516557
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A gasometria arterial é um exame usado na investigação diagnóstica e na avaliação das intercorrências clínicas. No entanto, o resultado desse exame poderá ser afetado por alguns fatores, como

Alternativas
Comentários
  • oxigenoterapia recente, aspiração das vias respiratórias e posição do cliente no leito


ID
5516560
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de oxigenoterapia poderá ser uma das ações da prática de enfermagem. Dessa forma, caberá ao enfermeiro avaliar os sinais e sintomas do paciente, a saber:

Alternativas

ID
5516563
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A monitorização da pressão arterial durante a gestação e o trabalho de parto é um dos cuidados de enfermagem mais importantes na avaliação gestacional, pois o profissional poderá, por meio de parâmetros pressórios, evitar a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia grave, de acordo com os seguintes valores:

Alternativas
Comentários
  • não entendi essa questão

    PA sistólica maior ou igual a 160 mmHg ou diastólica maior ou igual a 100 mmHg. 

  • não entendi a pergunta! era evitar ou diagnosticar ? kkk

  • Questão incoerente.

  • Que questão mal elaborada hein! E quem fez ainda recebeu por isso?

  • recurso, questão ridícula pelo amor

  • Péssima elaboração. No final da questão parecia que eu estava no começo. Não entendi nada.

  • Pensei que era só eu quem não entendeu a questão kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Os seus sintomas podem manifestar-se durante a gravidez, principalmente após a 20ª semana de gestação, no parto ou após o parto e incluem pressão alta, superior a 140 x 90 mmHg, presença de proteínas na urina e inchaço do corpo devido à retenção de líquidos.Já na pré-eclâmpsia grave, além do inchaço e do ganho de peso podem aparecer outros sinais como:

    • Pressão arterial superior a 160 x 110 mmHg;
    • Dor de cabeça forte e constante;
    • Dor no lado direito do abdômen;
    • Diminuição da quantidade de urina e da vontade de urinar;
    • Alterações na visão, como vista embaçada ou escurecida;
    • Sensação de ardência no estômago.

    questão de péssima elaboração.

  • que questão é essa ?


ID
5516566
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma das manifestações da síndrome coronariana aguda (SCA), cuja área do coração reduz o fluxo de oxigênio devido à redução do aporte sanguíneo coronariano. Assim, os sinais e sintomas que o enfermeiro(a) deverá observar são:

Alternativas

ID
5516569
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A terapia farmacológica para o IAM é padrão e segue a sigla MONA, para as intervenções farmacológicas imediatas. Assim, as providências tomadas pelo(a) enfermeiro(a) nesse tratamento poderão ser:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Terapia Farmacológica para o IAM

    M: morfina para redução da dor;

    O: oxigenoterapia;

    N: nitrato para terapia vasodilatadora;

    A: ácido acetilsalicílico para interromper a agregação plaquetária.

  • Para não assinantes resposta correta letra D

  • A conduta se baseia na sigla MONA: Morfina, Oxigênio, Nitrato e AAS.

    A morfina tem efeito vasodilatador, reduzindo a resistência vascular periférica, pré e pós-carga do ventrículo esquerdo. Além disso, apresenta potente efeito analgésico sobre o SNC, reduzindo a dor e ansiedade do paciente.

    A oxigenioterapia deve ser utilizada para aumentar a saturação de oxigênio e assim limitar a lesão miocárdica isquêmica

    Os nitratos devem ser administrados devido a sua importante ação vasodilatadora, que reduz a dor isquêmica associada à isquemia coronariana e à área de infarto.

    O AAS (Ácido acetilsalisílico) deve ser utilizado para impedir a agregação plaquetária, a reoclusão coronariana e a recorrência de eventos após a terapia fibrinolítica.


    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Sanarmed. MONABCH: conduta terapêutica básica inicial para IAM na emergência.  

ID
5516572
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Identifique, entre os grupos abaixo, aqueles que representam sinais e sintomas da gravidez. 

Alternativas
Comentários
  • PRESUNÇÃO (inespecíficos): amenorréia, manifestações clínicas, modificações anatômicas

    PROBABILIDADE: amolecimento da cérvice úterina (goodell), paredes vaginais aumentadas, positividade do Beta HCG

    CERTEZA: batimentos (BFC), movimentos fetais (18-20s), ultrasonografia

  • Grupos presuntivo, provável e positivo. 


ID
5516575
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na avaliação do cliente queimado consideram-se, principalmente, as dimensões e a profundidade da lesão e da área queimada. A partir dessa avaliação, e levando-se em conta parâmetros para o cálculo da reposição hídrica, a classificação do grau da área queimada será:

Alternativas
Comentários
  • QUEIMADURAS - GRAUS:

    SUPERFICIAL

    1° GRAU:

    epiderme, dor, hiperemia, pequeno edema

    PARCIAL

    2° GRAU:

    epiderme, parte da derme, BOLHAS (flictenas), muita dor

    PROFUNDA

    3° GRAU:

    epiderme, derme, hipoderme, dor relacionada as terminações nervosas, ferimentos espessos esbranquiçados igual a couro

    4° GRAU:

    epiderme, derme, hipoderme, tecido subcutâneo, tendões, fáscia muscular, musculo, ossos, órgãos internos, INDOLOR.


ID
5516578
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos casos graves de acidentes por queimaduras, um dos principais cuidados é a reposição de líquidos para atenuar complicações, utilizando desta forma a avaliação da Extensão da Superfície Corporal Queimada (SCT) e a Fórmula consensual ou de Parkland nas primeiras 24 horas. Assim, assinale que elementos devem ser considerados na reposição de líquidos segundo a fórmula de Parkland. 

Alternativas
Comentários
  • FÓRMULA DE PARKLAND:

    2 ou 4 ml x peso x SCQ

    4ml - (Lesão elétrica) Rabdomiolise

    ATENÇÃO!!!

    ESSA INFUSÃO DEVE SER DIVIDA EM DUAS

    50% - nas primeiras 8h

    50% - nas seguintes 16h

    *Preferência para o ringer lactato*

  • A nova atualização do PHTLS sugere uma formula mais especifica :

    • para maiores de 14 anos --- 2mL X %SCQ X peso (kg)
    • para menores de 14 anos e < 30kg --- 3mL X %SCQ X peso (kg)
    • para queimaduras eletricas ---- 4mL X %SCQ X peso (kg)

ID
5516581
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A gonorreia é uma DST comum e acomete homens e mulheres, causando cervicite nas mulheres e uretrite nos homens, tendo como principal agente etiológico:

Alternativas
Comentários
  • gabarito E


ID
5516584
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dengue é, hoje, uma das doenças mais frequentes no Brasil. É uma doença infecciosa febril aguda, que pode ter curso benigno ou grave dependendo da forma de apresentação. Assim, as formas clínicas da dengue classificam-se em:

Alternativas
Comentários
  • vem ne mim provas!!!!

    formas clínicas da dengue classificam-se em

    Formas inaparentes, dengue clássica, febre hemorrágica ou síndrome do choque da dengue. 

  • SINDROME DO CHOQUE DA DENGUE

    Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência.


ID
5516587
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Abreu (2016) considera que a transição do Consultório de Rua para Consultório na Rua é muito mais que uma alteração puramente semântica. Está em questão o campo de ação. No Consultório na Rua as ações são voltadas para

Alternativas
Comentários
  • Atenção à saúde da população em situação de rua: um desafio para o Consultório na Rua e para o Sistema Único de Saúde

    Deidvid de Abreu, Walter Ferreira de Oliveira

    A transição do Consultório de Rua para Consultório na Rua é muito mais que uma alteração puramente semântica. Está em questão o campo de ação, sendo desfocada a saúde mental e ampliando-se as ações voltadas para a saúde geral da população em situação de rua . Nessa nova configuração, ressalta-se a importância da manutenção da perspectiva da redução de danos, considerada como um forte elemento da base dos antigos Consultórios de Rua e agora também fortalecida como uma diretriz da atenção básica, como preconiza a Política Nacional de Atenção Básica. Dessa forma, o Consultório na Rua desenha-se como estratégia e ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial, que deve incorporar a redução de danos de forma transversal em sua prática. A redução de danos carece ser pensada de forma ampliada, como um conhecimento e olhar singular sobre as situações e demandas apresentadas pela população em situação de rua, incluindo a atenção integral à saúde. Esse assunto, central à estruturação dos Consultórios na Rua, nos pareceu pouco explorado no artigo publicado, dada a sua importância para a compreensão do escopo a que se propõe a nova configuração.


ID
5516590
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Nery et al (2011), a redução de danos constitui-se um princípio e uma prática para o cuidado de pessoas em situação de rua. Os autores consideram a redução de danos:

Alternativas

ID
5516593
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aumento do contingente da população em situação de rua é realidade em vários países. No Brasil, esse fenômeno está presente, principalmente, nas grandes cidades. A realidade desse grupo populacional aponta para pessoas vivendo em extrema vulnerabilidade social, cujas vidas são demarcadas por privações de direitos, rompimento de vínculos afetivos, violência, sofrimento e estigmas. As especificidades e a complexidade dos fatores envolvidos no cotidiano das pessoas em situação de rua desafiam os vários setores e serviços da sociedade, como o Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos desafios apontados pelo estudo de Ferreira, Rozendo e Melo (2016) na área da saúde constitui-se:

Alternativas

ID
5516596
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atenção à saúde da população em situação de rua exige a ampliação do olhar sobre o processo saúde-doença-cuidado, bem como utilização de diversas ferramentas que valorizem as pessoas e suas necessidades, levando em consideração o território e suas singularidades. De acordo com Cardoso et al (2018), o cuidado ofertado pelos enfermeiros do Consultório na Rua são norteados: 

Alternativas
Comentários
  • As tecnologias leves são consideradas atributos da relação humana do cuidado, reconhecidas na área da enfermagem como o conjunto de relações que resumem o cuidar em si, cuja relação entre o profissional e o cliente acontece de forma direta, com conexão interpessoal, isto é, troca de aprendizado entre os envolvidos. Assim, o acolhimento e a relação/interação são marcos definidores dessa tecnologia

    A tecnologia leve-dura é compreendida como a utilização de conhecimentos estruturados, que não precisam de um recurso de alta tecnologia para realização, como massagens, banho de imersão e aromaterapia

    A tecnologia dura é exemplificada pelo uso de alta tecnologia, como bombas de infusão, ventiladores mecânicos e demais maquinários que demandam grande tecnologia. Além disso, também se classificam como tecnologia dura os softwares e vídeos.

    O enfermeiro, durante a assistência prestada, utiliza materiais educativos que são denominados tecnologia leve-dura, e os resultados alcançados com essa ação são importantes. Pesquisas que empregaram tecnologias para construção do conhecimento lograram resultados positivos

    Gabarito Letra A.


ID
5516599
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme o artigo 5º da Portaria n° 3088, de 23 de dezembro 2011, o Consultório na Rua integra o seguinte componente da Rede de Atenção Psicossocial: 

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra C

    Como descrito na Portaria 3.088/2013:

    Art. 6º São pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na Atenção Básica em saúde os seguintes serviços:

    I - Unidade Básica de Saúde: serviço de saúde constituído por equipe multiprofissional responsável por um conjunto de ações de

    saúde, de âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver a atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades;

    II - Equipes de Atenção Básica para populações em situações específicas:

    a) Equipe de Consultório na Rua: equipe constituída por profissionais que atuam de forma itinerante, ofertando ações e cuidados de saúde para a população em situação de rua, considerando suas diferentes necessidades de saúde, sendo responsabilidade dessa equipe, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, ofertar cuidados em saúde mental, para:

    1. pessoas em situação de rua em geral;

    2. pessoas com transtornos mentais;

    3. usuários de crack, álcool e outras drogas, incluindo ações de redução de danos, em parceria com equipes de outros pontos de atenção da rede de saúde, como Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Prontos-Socorros, entre outros;

    b) equipe de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório: oferece suporte clínico e apoio a esses pontos de atenção, coordenando o cuidado e prestando serviços de atenção à saúde de forma longitudinal e articulada com os outros pontos de atenção da rede; e

    III - Centro de Convivência Cultura: é unidade pública, articulada às Redes de Atenção à Saúde, em especial à Rede de Atenção Psicossocial, onde são oferecidos à população em geral espaços de sociabilidade, produção e intervenção na cultura e na cidade.

    Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_comp.html


ID
5516602
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em conformidade com o artigo 3º da Portaria n° 122, de 25 de janeiro de 2011, os enfermeiros poderão integrar apenas as equipes dos Consultórios na Rua nas seguintes modalidades:

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA Nº 122, DE 25 DE JANEIRO DE 2011

    Define as diretrizes de organização e funcionamento das Equipes de Consultório na Rua.

    Art. 2º As eCR são multiprofissionais e lidam com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua.

    § 1º As atividades das eCR incluirão a busca ativa e o cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas.

    § 2º As eCR desempenharão suas atividades in loco, de forma itinerante, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, quando necessário, também com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de Urgência e Emergência e de outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário.

    § 3º As eCR utilizarão, quando necessário, as instalações das UBS do território.

    Art. 3º As equipes dos Consultórios na Rua possuem as seguintes modalidades:

    I - Modalidade I: equipe formada, minimamente, por quatro profissionais, escolhidos dentre aqueles estabelecidos no art. 2º desta Portaria, excetuando-se o médico, sendo:

    a) dois profissionais de nível superior; e

    b) dois profissionais de nível médio;

    II - Modalidade II: equipe formada, minimamente, por seis profissionais, escolhidos dentre aqueles estabelecidos no art. 2º desta Portaria, excetuando-se o médico, sendo:

    a) três profissionais de nível superior; e

    b) três profissionais de nível médio; e

    III - Modalidade III: equipe da Modalidade II acrescida de um profissional médico.

    Art. 4º As eCR poderão ser compostas pelos seguintes profissionais de saúde:

    I - enfermeiro;

    II - psicólogo;

    III - assistente social;

    IV - terapeuta ocupacional;

    V - médico;

    VI - agente social;

    VII - técnico ou auxiliar de enfermagem; e

    VIII - técnico em saúde bucal.


ID
5516605
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) constitui-se uma importante estratégia de enfrentamento das iniquidades relacionadas à população. A criação das equipes de Atenção Básica (AB) específicas, como as equipes de Consultórios na Rua (eCR), representa uma iniciativa para a atenção à população que vive em situação de rua, na medida em que promove a ampliação dos serviços de saúde. As competências do trabalho das equipes do Consultório na Rua definidas por Machado e Rabello (2018) são: 

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA Nº 122, DE 25 DE JANEIRO DE 2011

    Define as diretrizes de organização e funcionamento das Equipes de Consultório na Rua.

    Art. 2º As eCR são multiprofissionais e lidam com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua.

    § 1º As atividades das eCR incluirão a busca ativa e o cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas.

    § 2º As eCR desempenharão suas atividades in loco, de forma itinerante, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, quando necessário, também com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de Urgência e Emergência e de outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário.

    § 3º As eCR utilizarão, quando necessário, as instalações das UBS do território.

  • A proposta deste estudo foi realizar o agrupamento dos elementos mapeados no percurso da pesquisa, através da consulta a expertos em trabalho nas eCR, traduzindo-os em competências para o trabalho no Consultório na Rua. No sentido de organizar os elementos oriundos do processo descrito anteriormente neste artigo, foram agrupados os dez itens priorizados para os conhecimentos, habilidades e atitudes na lista final do Delphi em três grandes dimensões: clínica/cuidado, processo de trabalho e trabalho em rede. Tais dimensões são um exercício de agrupar as competências propostas em função de a relação de coerência que os elementos (conhecimentos, habilidades e atitudes) priorizados pelos participantes da pesquisa apresentaram entre si, produzindo uma leitura do cenário geral e um conjunto de sugestões de competências para o trabalho nas eCR, conforme expomos a seguir.

    A primeira dimensão que propomos aglutina competências relacionadas à clínica do cuidado, cujos elementos (conhecimentos, habilidades e atitudes) foram apontados pelos participantes como centrais à atenção integral à PSR, definida aqui como a capacidade de articular conteúdos biológicos, psicológicos e sociais que subsidiem a atenção à saúde. Compreende também desde a escuta, abertura à agenda do outro e interpretação até a aplicação do conhecimento científico e outros saberes na área da saúde para resolução de problemas da população atendida.

    Seguindo a mesma lógica, foi possível identificar um segundo conjunto de competências concernentes ao processo de trabalho na equipe, como capacidade de organizar a gestão do trabalho e da clínica da eCR, privilegiando a utilização sistemática de informação (dados epidemiológicos, clínicos, territoriais, culturais, da rede local, etc.), valorizando o lugar do profissional em uma equipe multiprofissional, a gestão horizontal e a clínica colaborativa (pautada pela comunicação) e empregando a redução de danos como horizonte ético e técnico da equipe.

    Por fim, um último grupo de competências relativas ao trabalho em rede aponta elementos referentes à organização, à mediação e à atenção em um sistema de saúde pública e à articulação das demais políticas públicas complementares ao trabalho da eCR. São conhecimentos, habilidades e atitudes ligados à capacidade de promover a abordagem integral do processo saúde-doença na população, alinhada às políticas públicas de atenção e à gestão da assistência, de modo a construir estratégias para superar estigmas e preconceitos junto à comunidade e aos demais serviços e contemplar ainda a promoção de acesso às demais políticas públicas.


ID
5516608
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A adoção da redução de danos é uma prática importante do trabalho das equipes dos Consultórios na Rua. Essa prática inclui a distribuição de insumos, o contato com o usuário no local onde ele vive e as ações de prevenção e educação em saúde. De acordo com Simões, Couto; Miranda, Delgado (2017), a orientação clínica do trabalho da Redução de Danos 

Alternativas
Comentários
  • Por meio das ações de redução de danos e de intersetorialidade o CnaR, faz o reconhecimento dos determinantes sociais de vulnerabilidade, risco e dos padrões de consumo dessa população, propõe que o profissional de saúde vá ao usuário onde quer que ele esteja, colocando em prática os princípios da universalidade, da integralidade e da equidade. A redução de danos é destacada como estratégias que orientam o trabalho do CnaR (Simões, Couto, Miranda & Delgado, 2017). 

    Inserida no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1994 como estratégia de saúde pública do Ministério da Saúde, a Redução de Danos destinou-se à prevenção das IST/AIDS e hepatites entre usuários de drogas injetáveis (Machado, 2016). Sua concepção por muito tempo esteve entrelaçada à prevenção de IST/AIDS. Contudo, na atualidade a compreensão direciona-se ao investimento em estratégias de promoção da saúde (Pacheco & Andrade, 2017). 

    A perspectiva da Redução de Danos propõe ações de promoção da saúde a partir das especificidades existentes em cada sujeito e cada território, considerando seus funcionamentos, condições e características; também constrói estratégias ampliadas de saúde e de qualidade apoiado nas singularidades de cada sujeito e seu momento no processo de vida e da comunidade. Sua metodologia é produzida a partir do encontro com o território e sua população, e dispõe como sustentação a construção e produção de vínculos e relacionamentos capazes de ultrapassarem o atendimento usual às pessoas em vulnerabilidade, e na produção de ações potencializadoras da saúde (Macerata, 2014). 

    Seu uso é ressaltado por profissionais do CnaR como uma importante prática de possibilidade de construção conjunta com aposta no protagonismo do usuário para realizar escolhas mesmo diante de condições desfavoráveis. Sua descrição inclui a distribuição de insumos, o contato com o usuário no local em que vive, ações de prevenção e educação em saúde e a discussão com outros atores do território do usuário (Simões, Couto, Miranda & Delgado, 2017).

    Gabarito: Letra A


ID
5516611
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Lancetti (2015) nomeia e define alguns obstáculos para o cuidado junto aos usuários de drogas. Identifique abaixo o primeiro obstáculo a ser vencido, apontado pelo autor. 

Alternativas
Comentários
  • Contrafissura é um conceito construído por Antonio Lancetti, psicanalista que ao desmistificar o simulacro da epidemia de crack utilizou o termo para caracterizar a ânsia, tanto da sociedade quanto dos gestores públicos, em “resolver” os “problemas” de forma rápida e imediata, construindo campanhas alarmistas com efeitos contrários à diminuição do consumo problemático de álcool e outras drogas.


ID
5516614
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As características das experiências contemporâneas de cuidado nos CAPS e nos Consultórios na Rua que auxiliam na organização e orientação da atenção estão ancoradas nos programas de:

Alternativas
Comentários
  • Redução do estigma é importante, porém ela não depende apenas dos CAPS e dos Consultórios de Rua, depende de uma estratégia política também. Alternativa A está errada.

    Os serviços do CAPS e Consultório de Rua trabalha com situações complexas e em todos os níveis de complexidade institucional. Alternativa B está errada.

    Os serviços do CAPS e Consultório de Rua não lidam com Alta densidade tecnológica. Alternativa C está errada.

    A alta exigência afugenta os usuários, não agrega. Alternativa D está errada.

    As estratégias de baixa exigência para entrada e permanência de usuários, sobretudo, em relação ao uso de álcool e outras drogas é característica das experiências contemporâneas. Por exemplo, o CAPS AD IV deve adequar a oferta dos serviços às necessidades dos usuários, recorrendo às tecnologias de baixa exigência, tais como acomodação dos horários, acolhimento de usuários mesmo sob o efeito de substâncias, dispensação de insumos de proteção à saúde e à vida. Alternativa E está correta.


    Gabarito do Professor: Letra E



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

ID
5519257
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Analise as afirmações abaixo sobre assistência à saúde pela iniciativa privada prevista na Constituição Federal de 1988.

I As instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo as diretrizes de contrato de direito privado, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
II É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos, desde que prevista expressamente no contrato celebrado com o ente federativo.
III É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país.
IV A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, o processamento e a transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.

Está(ão) correta(s) somente:

Alternativas
Comentários
  • I As instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo as diretrizes de contrato de direito privado DIREITO PÚBLICO OU CONVÊNIO, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

     II É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos, desde que prevista expressamente no contrato celebrado com o ente federativo. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos

    III É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, salvo através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos.

     IV A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, o processamento e a transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.

    RESPOSTA LETRA E


ID
5519260
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

À direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) compete:

Alternativas
Comentários
  • Gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros. DIREÇÃO MUNICIPAL DO SUS

    Promover a descentralização dos serviços e das ações de saúde para os municípios. DEREÇÃO ESTADUAL DO SUS

    Autorizar consórcios administrativos intermunicipais. NÃO CONSTA NA LEI 8080

    Dar execução, no âmbito municipal, à política de insumos e equipamentos para a saúde. DIREÇÃO MUNICIPAL DO SUS

    Coordenar e, em caráter exclusivo (não consta na lei), executar ações e serviços de vigilância epidemiológica. DIREÇÃO NACIONAL DO SUS

  • gabarito. B

    Promover a descentralização dos serviços e das ações de saúde para os municípios.


ID
5519263
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com Lei Complementar n° 141, de 13 de janeiro de 2012, serão consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Limpeza urbana e remoção de resíduos.

    São todas bem "óbvias" o único peguinha maior é em SANEAMENTO BÁSICO, pois quando é para domicílios ou pequenas comunidades, ele é considerado despesa de saúde, conforme trecho abaixo:

    VI - saneamento básico de domicílios ou de pequenas comunidades, desde que seja aprovado pelo Conselho de Saúde do ente da Federação financiador da ação e esteja de acordo com as diretrizes das demais determinações previstas nesta Lei Complementar; 

    NÃO SÃO DESPESAS:

    I - pagamento de aposentadorias e pensões, inclusive dos servidores da saúde; 

    II - pessoal ativo da área de saúde quando em atividade alheia à referida área; 

    III - assistência à saúde que não atenda ao princípio de acesso universal; 

    IV - merenda escolar e outros programas de alimentação, ainda que executados em unidades do SUS, ressalvando-se o disposto no inciso II do art. 3; 

    V - saneamento básico, inclusive quanto às ações financiadas e mantidas com recursos provenientes de taxas, tarifas ou preços públicos instituídos para essa finalidade;

    VI - limpeza urbana e remoção de resíduosGABARITO

    VII - preservação e correção do meio ambiente, realizadas pelos órgãos de meio ambiente dos entes da Federação ou por entidades não governamentais; 

    VIII - ações de assistência social; 

    IX - obras de infraestrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede de saúde; e 

    X - ações e serviços públicos de saúde custeados com recursos distintos dos especificados na base de cálculo definida nesta Lei Complementar ou vinculados a fundos específicos distintos daqueles da saúde. 

  • De acordo com Lei Complementar n° 141, de 13 de janeiro de 2012, serão consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde, EXCETO:

    #Limpeza urbana e remoção de resíduos.


ID
5519266
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Sistema Único de Saúde será financiado de acordo com a Constituição Federal de 1988, com recursos do orçamento da seguridade social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. Diz o artigo 198 do mesmo diploma legal, no parágrafo segundo, que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados, no caso da União, sobre a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, NÃO podendo ser inferior a:

Alternativas
Comentários
  • União 15%

    Estados 12%

    Municípios 15%

  • União e Município 15%. Estado12%

ID
5519269
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

São instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para a definição das regras da gestão compartilhada do SUS previstas no Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011:

Alternativas
Comentários
  • Comissões intergestores tripartite, bipartite e regional

  • sempre que falar em pactuação lembrar de Comissões Intergestores #ficaadica
  • letra A é a alternativa correta


ID
5519272
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Entre as várias maneiras de alocação dos recursos do Fundo Nacional de Saúde previstas na Lei n° 8.142, de 1990, há aquela destinada à cobertura de ações e serviços de saúde a ser implementada pelos Municípios, pelos Estados e pelo Distrito Federal (art. 2º, inciso IV). Esses recursos destinar-se-ão a investimentos na rede de serviços, à cobertura assistencial ambulatorial e hospitalar e às demais ações de saúde, cabendo do total aos municípios, pelo menos:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3° Os recursos referidos no inciso IV do art. 2° desta lei (cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal) serão repassados de forma regular e automática para os Municípios, Estados e Distrito Federal, de acordo com os critérios previstos no .

    § 1° Enquanto não for regulamentada a aplicação dos critérios previstos no , será utilizado, para o repasse de recursos, exclusivamente o critério estabelecido no § 1° do mesmo artigo.  (perfil demográfico da região)

    § 2° Os recursos referidos neste artigo serão destinados, pelo menos 70%, aos Municípios, afetando-se o restante aos Estados.

  • IV - cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

    Parágrafo único. Os recursos referidos no inciso IV deste artigo destinar-se-ão a investimentos na rede de serviços, à cobertura assistencial ambulatorial e hospitalar e às demais ações de saúde.

    Art. 3° Os recursos referidos no inciso IV do art. 2° desta lei serão repassados de forma regular e automática para os Municípios, Estados e Distrito Federal, de acordo com os critérios previstos no art. 35 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990.

    § 1° Enquanto não for regulamentada a aplicação dos critérios previstos no art. 35 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, será utilizado, para o repasse de recursos, exclusivamente o critério estabelecido no § 1° do mesmo artigo. (Vide Lei nº 8.080, de 1990)

    § 2° Os recursos referidos neste artigo serão destinados, pelo menos setenta por cento, aos Municípios, afetando-se o restante aos Estados.


ID
5519275
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Assinale a opção que NÃO faz parte das diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Rede de Atenção à Saúde a serem operacionalizadas na Atenção Básica (Portaria n° 2.436, de 2017).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Integralidade é princípio e não diretriz

  • b trata se de um princípio

ID
5519278
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

São portas de entrada previstas no Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011, EXCETO o serviço:

Alternativas
Comentários
  • São portas de entrada aos serviços de saúde:

    -Atenção Primária

    -Urgência e emergência

    -Atenção psicossocial

    -Serviços especiais de acesso aberto

    Não confundir com os serviços que são requisitos para formar uma região de saúde, que são:

    - Atenção Primária

    -Urgência e emergência

    -Atenção psicossocial

    -Hospitalar especializado

    -Vigilância em saúde


ID
5519281
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) de cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com composição, organização e competência fixadas na Lei n° 8.142/90. O processo bem-sucedido de descentralização da saúde promoveu o surgimento de Conselhos Regionais, Conselhos Locais, Conselhos Distritais de Saúde, incluindo os Conselhos dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, sob a coordenação dos Conselhos de Saúde da esfera correspondente. Assim, os Conselhos de Saúde são espaços instituídos de participação da comunidade nas políticas públicas e na administração da saúde.

De acordo com a Resolução 453, de maio de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), a participação de entidades e movimentos representativos de usuários no Conselho de Saúde corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • 50% para usuários, 25% profissionais de saúde e 25% representantes do governo e saúde particular

ID
5519284
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.

I A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do art. 198 da Constituição Federal de 1988, sendo exercida, no âmbito da União, pela Agência de Vigilância Sanitária.
II Os municípios poderão constituir convênios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.
III À direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade.
IV A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do Ministério da Saúde, assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.

De acordo com a Lei n° 8.080/1990, estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADA - A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos: I – no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde; II – no âmbito do Estado e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria da Saúde ou órgão equivalente; e, III – no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

    II - ERRADA - Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

  • Já li tantas vezes que minha mente substituiu convênio por consórcios.