SóProvas



Prova COTEC - 2020 - Câmara de Montes Claros - MG - Analista do Legislativo - Contador


ID
3919738
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um dos recursos presentes no Microsoft Word é a guia Correspondências, que possibilita o uso de mala direta para variados tipos de documentos, tais como: enviar mensagens de e-mail em massa, elaborar cartas personalizadas, criar envelopes e etiquetas ou, ainda, listar uma mesclagem de catálogo, facilitando o cotidiano da maioria das organizações. Entre as etapas da mala direta, há uma que é configurar a lista de endereçamento, por exemplo, dos clientes que receberão o e-mail. Qual a importância dessa lista de endereçamento?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    É a fonte de dados que contém as informações as quais o Word usa para personalizar a carta.

  • Gab (B)

    Quando você usar o recurso de mala direta do Word, o Word mescla um documento principal com uma lista de destinatários para gerar um conjunto de documentos de saída:

    O documento principal contém o texto básico é o mesmo em todos os documentos de saída. Ele pode conter um papel timbrado, texto e instruções em campos de mesclagem para inserir texto (como os nomes dos destinatários e endereços) que variam de um documento de saída para outra.

    A lista de destinatários é um banco de dados que contém os dados a serem mesclados com os documentos de saída. Por exemplo, a lista de destinatários é um arquivo de banco de dados do Microsoft Access ou uma planilha do Excel.

    Este banco de dados é normalmente uma lista de nomes, endereços, números de telefone e outras categorias de informações pessoais.

    Os documentos de saída são o resultado da mala direta. O texto em um documento de saída pode ser o mesmo em todos os documentos de saída, mas você pode aplicar formatação a documentos específicos.

    Microsoft

  • Pra quem não sabe como utilizar, de forma simples, a mala direta no cotidiano, aqui está um vídeo curto mostrando:

    https://www.youtube.com/watch?v=sLKyZ-i2ReQ

  • Letra A está errada por extrapolar as funcionalidades da função mencionada. Não há base para sustentar essa afirmação, pois não há interação entre os destinatários da mensagem.


ID
3919741
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Numa edição de texto no Microsoft Word, o ato de substituir todas as palavras “texto” contidas no recorte a seguir, pela palavra “TESTE”, deve ser feito a partir das seguintes passos:


LÍNGUA PORTUGUESA (Para todos os cargos de nível superior)

Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, propaganda, ensaio, etc. As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto; relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto; analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor; depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita; identificar a ideia central de um texto; estabelecer relações entre ideia principal e ideias secundárias; inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões); relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas; relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições. Habilidade de produção textual. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. As questões de gramática serão baseadas em texto(s) e abordarão os seguintes conteúdos: Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba tônica; ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; correção ortográfica. Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos mórficos; processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos; classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas; concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo). Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(D)

    Na guia página inicial, grupo editando, temos a dupla ''localizar'' e substituir''. A função do ''substituir'' é pesquisar o texto que você quer mudar e substituir por outro, portanto, para substituir todas as ocorrências de ''texto'' por ''TESTE'', é necessário acionar a opção substituir ou clicar CTRL+U, localizar a palavra que deseja ser trocada: texto, substituir pela palavra desejada: TESTE e por fim, Substituir tudo.

  • Assertiva D

    Acionar menu Substituir, Localizar: texto, Substituir por: TESTE, Substituir Tudo.

  • FIZ NA RAÇA..

  • Gabarito(D)

  • Substituir > Ctrl + U

    Digite a palavra em LOCALIZAR

    Digite a palavra que deseja substituir em Substituir Por

    Após, ... em SUBSTITUIR TODOS

  • Primeiramente, não sabia nem o que a questão queria, vot. só Deus na causa, valha.

  • Letra D

    Complementando...

    A opção substituir está dentro da guia PÁGINA INCIAL do grupo EDIÇÃO.

  • Tentando entender a questão até agora. Acertei no chute


ID
3952261
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Associe os itens elencados na coluna A com as definições listadas na coluna B, considerando o disposto na NBCT 16.11 sobre características e atributos de custos no setor público:


Coluna A

I - Valor social

II - Utilidade

III - Adaptabilidade

IV - Especificidade

V I Granularidade

VI I Relevância


Coluna B

( ) Sistema que deve ser capaz de produzir informações em diferentes níveis de detalhamento sem perder o atributo da comparabilidade.

( ) As informações de custos devem ser elaboradas de acordo com a finalidade pretendida pelos usuários.

( ) A informação de custos deve proporcionar maior transparência e evidenciação do uso dos recursos públicos.

( ) O sistema de custos deve permitir o detalhamento das informações em razão das diferentes expectativas e necessidades informacionais das diversas unidades organizacionais e seus respectivos usuários.

( ) A informação de custos deve ser útil à gestão tendo a sua relação custo benefício sempre positiva.

( ) A informação tem de influenciar as decisões de seus usuários auxiliando na avaliação de eventos passados, presentes e futuros.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da Coluna B, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Coluna A

    I - Valor social

    II - Utilidade

    III - Adaptabilidade

    IV - Especificidade

    V I Granularidade

    VI I Relevância

    Coluna B

    (V ) Sistema que deve ser capaz de produzir informações em diferentes níveis de detalhamento sem perder o atributo da comparabilidade.

    (IV ) As informações de custos devem ser elaboradas de acordo com a finalidade pretendida pelos usuários.

    ( I) A informação de custos deve proporcionar maior transparência e evidenciação do uso dos recursos públicos.

    (III ) O sistema de custos deve permitir o detalhamento das informações em razão das diferentes expectativas e necessidades informacionais das diversas unidades organizacionais e seus respectivos usuários.

    ( II) A informação de custos deve ser útil à gestão tendo a sua relação custo benefício sempre positiva.

    (VI ) A informação tem de influenciar as decisões de seus usuários auxiliando na avaliação de eventos passados, presentes e futuros.

  • Atributos da informação de custos:

    A) RELEVÂNCIA: Qualidade que a informação tem de influenciar as decisões de seus usuários auxiliando na avaliação de eventos passados, presente e futuros;

    B) UTILIDADE: Deve ser util a gestão tendo sua relação custo beneficio sempre positiva;

    C) OPORTUNIDADE: Qualidade da informação estar disponível no momento adequado a tomada de decisão;

    D) VALOR SOCIAL: deve proporcionar maior transparência no uso de recursos públicos;

    E) FIDEDIGNIDADE: Qualidade da informação de estar livres de erros e de juízos prévios, devendo, para este efeito, apresentar as informações de acordo com sua realidade econômica e não meramente com sua forma legal;

    F) ESPECIFICIDADE: As informações devem ser elaboradas com a finalidade específica pretendida pelos seus usuários

    G) COMPARABILIDADE: Qualidade que a informação deve ter em registrar as operações de forma, consistente e uniforme, a fim de conseguir entre as distintas instituições com características similares;

    H) ADAPTABILIDADE: Deve permitir o detalhamento das informações em razão das diferentes expectativas e necessidades informais, das diversas unidades organizacionais e seus respectivos usuários.

    I) GRANULARIDADE: Sistema que deve produzir informações em diferentes níveis de detalhamento, mediante a geração de diferentes relatórios, sem perder o atributo de comparabilidade.

    Gabarito B


ID
3952264
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assumindo que um determinado município necessita realizar o serviço de pintura em alguns prédios públicos, no valor de R$ 550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil reais), avalie os itens a seguir considerando o preceituado no texto vigente da Lei 8.666/93.


I - Caso seja contratada uma empresa para execução da obra, a contratação poderá ser por empreitada por preço unitário.

II - Caso o órgão público tenha servidores aptos a fazerem o serviço, poderá ser feita por execução direta.

III - Caso a execução seja indireta, a modalidade de licitação deverá ser concorrência.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I - Caso seja contratada uma empresa para execução da obra, a contratação poderá ser por empreitada por preço unitário. CORRETO – o conceito de empreitada por preço unitário está descrita na alínea “b”, do inciso VIII do art. 6º da Lei nº 8666/93, ocorrendo quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas. Além disso, há o permissivo no art. 10, inciso II, alínea “b”, da mesma Lei.

    II - Caso o órgão público tenha servidores aptos a fazerem o serviço, poderá ser feita por execução direta. CORRETO – o conceito de execução direta está descrita no inciso VII do art. 6º da Lei nº 8666/93, além disso também há o permissivo no art. 10, inciso I da mesma Lei.

    III - Caso a execução seja indireta, a modalidade de licitação deverá ser concorrência. INCORRETO – a modalidade de licitação poderá ser tanto tomada de preços como concorrência, observando os termos dispostos no art. 1º, inciso II do Decreto nº 9.412/18.

  • I - Art. 6º, VIII, b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;

    II - Art. 6º, VII - Execução direta - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios;

    III - Pintura é serviço e só será obrigatória a concorrência quando acima de R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais).

  • A questão em tela versa sobre a lei de licitações (lei 8.666 de 1993).

    ANALISANDO OS ITENS

    Item I) Este item está correto, pois, de acordo com o inciso VIII, do artigo 6º, da citada lei, a execução indireta é a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos regimes permitidos em lei, sendo que, conforme a alínea "b", deste mesmo inciso, empreitada por preço unitário ocorre quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;. Portanto, caso seja contratada uma empresa para execução da obra, a contratação poderá, sim, ser por empreitada por preço unitário, fazendo com que este item esteja certo.

    Item II) Este item está correto, pois, de acordo com o inciso VII, do artigo 6º, da citada lei, a execução direta é a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios. Portanto, caso o órgão público tenha servidores aptos a fazerem o serviço, este poderá, sim, ser feito por execução direta, fazendo com que este item esteja certo.

    Item III) Este item está incorreto, pois, de acordo com a citada lei e o Decreto 9.412 de 2018, podem-se esquematizar os limites de valores, em relação às modalidades de licitação, da seguinte forma:

    Compras e Serviços (NÃO SEJAM DE ENGENHARIA)

    Convite = até R$ 176.000,00

    Tomada de preços = até R$ 1.430.000,00

    Concorrência = acima de R$ 1.430.000,00

    Dispensa de licitação = Até R$ 17.600 (10 % do valor do convite).

    Obras e Serviços de engenharia:

    Convite = até R$ 330.000,00

    Tomada de preços = até R$ 3.300.000,00

    Concorrência = acima de R$ 3.300.000,00

    Dispensa de licitação = Até R$ 33.000 (10 % do valor do convite).

    Portanto, pelo fato de o serviço possuir valor de R$ 550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil reais) e não ser de engenharia (pintura em alguns prédios públicos), pode ser utilizada a modalidade de licitação concorrência e tomada de preços. Logo, a expressão "deverá" torna este item errado.

    GABARITO: LETRA "A".

  • GABARITO LETRA A

    I - Caso seja contratada uma empresa para execução da obra, a contratação poderá ser por empreitada por preço unitário. CERTO.

    Art. 6o  b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas

    -------------------------------------

    II - Caso o órgão público tenha servidores aptos a fazerem o serviço, poderá ser feita por execução direta.CERTO

    Art. 6o  VII - Execução direta - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios.

    -------------------------------------

    III - Caso a execução seja indireta, a modalidade de licitação deverá ser concorrência. ERRADA.

    AQUI É AQUELA VELHA MÁXIMA, QUEM PODE MAIS PODE MENOS, LOGO TOMADA DE PREÇO OU CONCORRÊNCIA ENCAIXA PERFEITAMENTE AQUI, NO CASO A CONCORRÊNCIA É UMA POSSIBILIDADE NÃO UM DEVER.

  • Preço certo de unidades determinadas ? de metros ? metros quadrados de pintura por uma valor ?

  • Enunciado: "...serviço de pintura em alguns prédios públicos..."

    Empreitada por preço unitário: "...preço certo de unidades determinadas".

    Osso, rs.

  • O ERRO DO ITEM III NÃO ESTÁ NO "DEVERÁ", MAS NO VALOR, SE LIGUEM!

    O VALOR INDICA QUE O MEIO MAIS ADEQUADO SERIA TOMADA DE PREÇOS, E APLICANDO A REGRA DE QUEM PODE MAIS PODE MENOS, NESSE CASO, SERIA TOMADA DE PREÇOS E CONVITE.

    PS.: CONCORRÊNCIA É ACIMA DE 3 MILHÕES E 300 MIL

  • Analisemos cada assertiva:


    I - Caso seja contratada uma empresa para execução da obra, a contratação poderá ser por empreitada por preço unitário.

    CERTO

    A empreitada por preço unitário constitui modalidade de execução indireta assim conceituada pela lei de regência:

    "Art. 6o  Para os fins desta Lei, considera-se:

    (...)

    VIII - Execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:

    (...)

    b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;"

    Assim sendo, considerando que a obra em questão abrangeria alguns prédios públicos, é de se convir que se encaixaria na definição de unidades determinadas.

    Logo, seria possível, de fato, o uso da empreitada por preço unitário.


    II - Caso o órgão público tenha servidores aptos a fazerem o serviço, poderá ser feita por execução direta.

    De fato, nada impede que o serviço seja executado pelos servidores da própria Administração, o que configura a execução direta, definida no art. 6º, VII, da Lei 8.666/93:

    "Art. 6º (...)
    VII - Execução direta - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios;"


    III - Caso a execução seja indireta, a modalidade de licitação deverá ser concorrência.

    ERRADO

    Inexiste a obrigatoriedade de adoção da modalidade concorrência, em vista do valor da obra a ser realizada. No ponto, considerando que o contrato teria valor de R$ 550.000,00, a modalidade tomada de preços seria viável, consoante valores previstos no Decreto 9.412/2018:

    "Art. 1º Os valores estabelecidos nos incisos I e II do caput do art. 23 da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, ficam atualizados nos seguintes termos:


    I - para obras e serviços de engenharia:


    (...)


    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais);"


    Logo, equivocado aduzir que seria um dever adotar a modalidade concorrência.

    Assim sendo, estão corretas apenas as assertivas I e II.



    Gabarito do professor: A

  • "Alguns prédios", não indica unidades determinadas


ID
3952267
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando o preceituado na Lei de Responsabilidade Fiscal sobre o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), avalie as assertivas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:


( ) Fica desobrigada a publicação do RREO para municípios com menos de 10.000 habitantes.

( ) Será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

( ) O demonstrativo relativo aos resultados nominal e primário acompanhará o RREO.

( ) O RREO conterá despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas.

( ) O RREO deve conter demonstrativo específico dos restos a pagar, detalhando os valores inscritos, os pagamentos realizados e o saldo a pagar.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se dos relatórios fiscais exigidos pela LRF.

    Relatório resumido da execução orçamentária (RREO):

    De acordo a CF/88, o Poder Executivo publicará, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre. Conforme a LRF, o RREO abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público e será composto pelo balanço orçamentário e por demonstrativos de execução de receitas e despesas:

    Balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada; as despesa por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada.

    Demonstrativos da execução das receitas, por categoria econômica e fonte; das despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa; despesas, por função e subfunção.

    Acompanharão o RREO demonstrativos relativos a:

    Apuração da receita corrente líquida e sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício.

    Receitas e despesas previdenciárias.

    Resultados nominal e primário.

    Despesas com juros.

    Restos a Pagar.

    No último bimestre do exercício será acompanhado de demonstrativos do atendimento:

    - Da regra de ouro;

    - Das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos; e

    - Da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes. 

    Relatório de Gestão Fiscal (RGF):

    O RGF será emitido, a cada quadrimestre, pelos titulares dos Poderes. Conterá comparativo com os limites de que trata a LRF, dos seguintes montantes:

    Despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

    Dívidas consolidada e mobiliária; concessão de garantias; e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita (tais demonstrativos estarão apenas no RGF do poder executivo). 

    Se ultrapassado qualquer dos limites, o RGF conterá também a indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar.

    Apenas no último quadrimestre, o RGF conterá demonstrativos:

    Do montante das disponibilidades de caixa em 31/12;

    Da inscrição em restos a pagar;

    Do cumprimento [...] das operações de crédito por antecipação de receita.

    Resolução: marque (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:

    → Fica desobrigada a publicação do RREO para municípios com menos de 10.000 habitantes.

    F. É facultado aos Municípios com população inferior a 50.000 habitantes publicar RREO semestralmente.

    → Será publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre.

    V. Conforme exposto.

    → O demonstrativo relativo aos resultados nominal e primário acompanhará o RREO.

    V. Conforme exposto.

    → O RREO conterá despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas.

    F. É o RGF que conterá.

    → O RREO deve conter demonstrativo específico dos restos a pagar, detalhando os valores inscritos, os pagamentos realizados e o saldo a pagar.

    V. Conforme exposto.

    Gabarito: Letra B.

  • GABARITO "B"

    LRF (LC 101/2000)

    Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Art. 52. O relatório a que se refere o  abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre (ITEM II VERDADEIRO) e composto de:

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    III - resultados nominal e primário (ITEM III VERDADEIRO);

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar. (ITEM V VERDADEIRO)

    Seção IV

    Do Relatório de Gestão Fiscal

    Art. 55. O relatório conterá:

    I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

    a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas (ITEM IV FALSO);

    Art. 63. É facultado aos Municípios com população inferior a cinqüenta mil habitantes (ITEM I FALSO) optar por:

    I - aplicar o disposto no art. 22 e no § 4 do art. 30 ao final do semestre;

    II - divulgar semestralmente:

    b) o Relatório de Gestão Fiscal;

    c) os demonstrativos de que trata o art. 53;

  • Letra B

    ( F ) Fica desobrigada a publicação do RREO para municípios com menos de 10.000 habitantes.

    Aos municípios com - de 50 mil habitantes é FACULTADO divulgar semestralmente os demonstrativos de que trata o art.53 da LRF.

    ( V ) Será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

    ( V ) O demonstrativo relativo aos resultados nominal e primário acompanhará o RREO.

    ( F ) O RREO conterá despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas.

    Neste caso, o RGF (Relatório Gestão Fiscal) que contém a despesa com o pessoal.

    ( V ) O RREO deve conter demonstrativo específico dos restos a pagar, detalhando os valores inscritos, os pagamentos realizados e o saldo a pagar.

    Erros? Só avisar!!!


ID
3952270
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando o aplicável nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP), especificamente a que versa sobre as Demonstrações Contábeis Consolidadas, analise o conceito a seguir e assinale a alternativa a que ele se refere.


“É aquele que confere direitos e obrigações executáveis às partes como se fosse na forma de contrato. Isso inclui direitos contratuais ou outros direitos legais.”

Alternativas
Comentários
  • Acordo vinculante é aquele que confere direitos e obrigações executáveis às partes como se fosse na forma de contrato. Isso inclui direitos contratuais ou outros direitos legais.

    8.Acordos vinculantes podem ser evidenciados de diferentes maneiras. O acordo vinculante é geralmente, mas nem sempre, formalizado por escrito, tal como contrato ou deliberações documentadas entre as partes. Mecanismos legais, tais como atos dos Poderes Legislativo ou Executivo, podem também criar acordos executáveis, similares a acordos contratuais, tanto por si mesmo ou em conjunto com contratos entre as partes.

    Fonte: NBC TSP 19

  • Segundo a NBC TSP 17 (Demonstrações Contábeis Consolidadas) "Acordo vinculante é aquele que confere direitos e obrigações executáveis às partes como se fosse na forma de contrato. Isso inclui direitos contratuais ou outros direitos legais". Conforme o item 15, os acordos vinculantes podem ser evidenciados de diferentes maneiras. O acordo vinculante é geralmente [...] na forma de contrato ou deliberações documentadas entre as partes. Mecanismos legais, tais como atos dos Poderes Legislativo ou Executivo, podem também criar acordos executáveis, similares a acordos contratuais, tanto por si mesmo ou em conjunto com contratos entre as partes. 

    As letras A, B, C e E não possuem relação com a norma em apreço. Por fim, a definição dada refere-se a ACORDO VINCULANTE.

    Gabarito: Letra D.

  • LETRA D

    Segundo a NBC TSP 17 (Demonstrações Contábeis Consolidadas) "Acordo vinculante é aquele que confere direitos e obrigações executáveis às partes como se fosse na forma de contrato. Isso inclui direitos contratuais ou outros direitos legais". Conforme o item 15, os acordos vinculantes podem ser evidenciados de diferentes maneiras.

    O acordo vinculante é geralmente [...] na forma de contrato ou deliberações documentadas entre as partes. Mecanismos legais, tais como atos dos Poderes Legislativo ou Executivo, podem também criar acordos executáveis, similares a acordos contratuais, tanto por si mesmo ou em conjunto com contratos entre as partes. 

    As letras A, B, C e E não possuem relação com a norma em apreço. Por fim, a definição dada refere-se a ACORDO VINCULANTE.

    Prof. QC


ID
3952273
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando o tratamento das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) sobre as Demonstrações Contábeis, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NBC TSP 11. 

    A. As notas explicativas que proporcionam informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e as políticas contábeis específicas devem ser apresentadas como componente conjunto das demonstrações contábeis.

    ERRADO. Segundo o item 131, as notas explicativas que proporcionam informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e as políticas contábeis específicas podem ser apresentadas como componente separado das demonstrações contábeis. 

    B. Políticas contábeis inadequadas devem ser convalidadas por meio de notas explicativas ou qualquer outra divulgação explicativa.

    ERRADO. Segundo o item 30, políticas contábeis inadequadas não devem ser convalidadas em razão de sua divulgação, seja por meio de notas explicativas ou qualquer outra divulgação explicativa. 

    C. As demonstrações contábeis devem ser apresentadas apenas anualmente (inclusive informação comparativa), não sendo permitidas alterações da data-base de apresentação para alinhar período contábil ao ciclo orçamentário.

    ERRADO. Segundo o item 66, as demonstrações contábeis devem ser apresentadas pelo menos anualmente (inclusive informação comparativa). Quando se altera a data de encerramento das demonstrações contábeis da entidade e as demonstrações contábeis são apresentadas para período mais longo ou mais curto do que um ano, a entidade deve divulgar [...] Pelo item 67, em circunstâncias excepcionais, a entidade pode ser solicitada a alterar a data-base de apresentação, por exemplo, para alinhar o período contábil ao ciclo orçamentário. 

    → D. Para apresentar adequadamente as demonstrações contábeis, a entidade não deve selecionar e aplicar políticas contábeis de acordo com orientações específicas que tratem de políticas contábeis.

    ERRADO. Segundo o item 29, em praticamente todas as circunstâncias, a apresentação adequada é obtida pela conformidade com as NBCs TSP aplicáveis. A apresentação adequada também exige que a entidade: (a) selecione e aplique políticas contábeis de acordo com orientações específicas que tratem de políticas contábeis

    → E. Propriedade para investimento, ativos financeiros e participação de não controladores são exemplos de itens mínimos do Balanço Patrimonial.

    CERTO. Segundo o item 88, no mínimo, o balanço patrimonial deve incluir os seguintes itens:

    ✓ ativo imobilizado;

    ✓ propriedade para investimento;

    ✓ ativo intangível;

    ✓ ativos financeiros;

    ✓ investimentos avaliados pelo método da equivalência patrimonial;

    ✓ estoques;

    ✓ valores a receber de transação sem contraprestação;

    ✓ contas a receber de transação com contraprestação;

    ✓caixa e equivalentes de caixa;

    ✓ tributos e transferências a pagar;

    ✓ contas a pagar oriundas de transação com contraprestação;

    ✓ provisões;

    ✓ passivos financeiros;

    ✓ participação de não controladores apresentada de forma destacada dentro do PL; e

    ✓ patrimônio líquido atribuíveis aos proprietários da entidade controladora. 

    Gabarito: Letra E.

  • Sabendo que as notas explicativas não funcionam para dar informações de como elaborar as demonstrações contábeis já ajudaria.

  • LETRA E

    Conforme a NBC TSP 11. 

    → A. As notas explicativas que proporcionam informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e as políticas contábeis específicas devem ser apresentadas como componente conjunto das demonstrações contábeis.

    ERRADO. Segundo o item 131, as notas explicativas que proporcionam informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e as políticas contábeis específicas podem ser apresentadas como componente separado das demonstrações contábeis. 

    → B. Políticas contábeis inadequadas devem ser convalidadas por meio de notas explicativas ou qualquer outra divulgação explicativa.

    ERRADO. Segundo o item 30, políticas contábeis inadequadas não devem ser convalidadas em razão de sua divulgação, seja por meio de notas explicativas ou qualquer outra divulgação explicativa. 

    → C. As demonstrações contábeis devem ser apresentadas apenas anualmente (inclusive informação comparativa), não sendo permitidas alterações da data-base de apresentação para alinhar período contábil ao ciclo orçamentário.

    ERRADO. Segundo o item 66, as demonstrações contábeis devem ser apresentadas pelo menos anualmente (inclusive informação comparativa). Quando se altera a data de encerramento das demonstrações contábeis da entidade e as demonstrações contábeis são apresentadas para período mais longo ou mais curto do que um ano, a entidade deve divulgar [...] Pelo item 67, em circunstâncias excepcionais, a entidade pode ser solicitada a alterar a data-base de apresentação, por exemplo, para alinhar o período contábil ao ciclo orçamentário. 

    → D. Para apresentar adequadamente as demonstrações contábeis, a entidade não deve selecionar e aplicar políticas contábeis de acordo com orientações específicas que tratem de políticas contábeis.

    ERRADO. Segundo o item 29, em praticamente todas as circunstâncias, a apresentação adequada é obtida pela conformidade com as NBCs TSP aplicáveis. A apresentação adequada também exige que a entidade: (a) selecione e aplique políticas contábeis de acordo com orientações específicas que tratem de políticas contábeis

    → E. Propriedade para investimento, ativos financeiros e participação de não controladores são exemplos de itens mínimos do Balanço Patrimonial.

    CERTO. Segundo o item 88, no mínimo, o balanço patrimonial deve incluir os seguintes itens:

    ✓ ativo imobilizado;

    ✓ propriedade para investimento;

    ✓ ativo intangível;

    ✓ ativos financeiros;

    ✓ investimentos avaliados pelo método da equivalência patrimonial;

    ✓ estoques;

    ✓ valores a receber de transação sem contraprestação;

    ✓ contas a receber de transação com contraprestação;

    ✓caixa e equivalentes de caixa;

    ✓ tributos e transferências a pagar;

    ✓ contas a pagar oriundas de transação com contraprestação;

    ✓ provisões;

    ✓ passivos financeiros;

    ✓ participação de não controladores apresentada de forma destacada dentro do PL; e

    ✓ patrimônio líquido atribuíveis aos proprietários da entidade controladora. 


ID
3952276
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando NBC TSP Estrutura Conceitual, especificamente o que dispõe sobre a característica da tempestividade, preencha os espaços de forma que a informação fique totalmente CORRETA.


A utilidade das demonstrações contábeis é prejudicada quando essas não são disponibilizadas aos usuários dentro de período razoável após ____________ das demonstrações contábeis. A entidade deve estar pronta para divulgar suas demonstrações contábeis em até ____________ a partir da ____________ das demonstrações contábeis. Fatores constantemente presentes, como _______________________________, não são razões suficientes para deixar de se divulgar as demonstrações contábeis dentro de prazo aceitável.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da tempestividade na apresentação das demonstrações contábeis conforme NBC TSP 11.

    Conforme o item 69, "A utilidade das demonstrações contábeis é prejudicada quando essas não são disponibilizadas aos usuários dentro de período razoável após a data-base das demonstrações contábeis. A entidade deve estar pronta para divulgar suas demonstrações contábeis em até seis meses a partir da data-base das demonstrações contábeis. Fatores constantemente presentes, tal como a complexidade das operações da entidade, não são razões suficientes para deixar de se divulgar as demonstrações contábeis dentro de prazo aceitável. Prazos dilatados mais específicos podem ser tratados por legislações e regulamentos". 

    Por fim, a alternativa que preenche CORRETAMENTE o enunciado é:

    Gabarito: Letra C.

  • Gab. C

    Tempestividade

    69.A utilidade das demonstrações contábeis é prejudicada quando essas não são disponibilizadas aos usuários dentro de período razoável após a data-base das demonstrações contábeis. A entidade deve estar pronta para divulgar suas demonstrações contábeis em até seis meses a partir da data-base das demonstrações contábeis. Fatores constantemente presentes, tal como a complexidade das operações da entidade, não são razões suficientes para deixar de se divulgar as demonstrações contábeis dentro de prazo aceitável. Prazos dilatados mais específicos podem ser tratados por legislações e regulamentos.

    fonte: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/47983558/do1-2018-10-31-norma-brasileira-de-contabilidade-nbc-tsp-11-de-18-de-outubro-de-2018-47983285


ID
3952279
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma determinada empresa atua no Município de Montes Claros com prestação de serviços médicos. Após consultar um contador, o seu proprietário optou pelo regime de lucro presumido para a apuração de tributos federais sobre o lucro. Caso no último trimestre de 2019 a empresa alcance uma receita bruta de R$ 440.000,00 e um lucro contábil (LAIR) de R$ 120.000,00, os valores que deverão ser pagos pela empresa a título de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido serão, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • No regime de tributação de lucro presumido utilizamos a receita para a presunção do lucro.

    440.000 * 32% (alíquota da entidade por ser prestadora de serviços) = 140.800 (base para cálculo do IRPJ e CSLL)

    140.800 * 9% = 12.672 CSLL A PAGAR

    140.800 * 15% = 21.120 IR A PAGAR

    ADICIONAL DO IR: como a apuração é trimestral, utiliza-se a base 140.800 e subtrai de 60.000 (correspondente a três meses de 20.000 ultrapassados), portanto base 80.800 * 10% do adicional = 8.080

    21.120 + 8.080 = 29.200 IR COM O ADICIONAL

  • Conforme a legislação fiscal:

    ➤ Para determinação do IRPJ, os percentuais de presunção do lucro são:

    → 1,6% do faturamento para revenda de combustíveis e gás natural;

     8% do faturamento para vendas em geral, transporte de cargas, atividades de imobiliárias, serviços hospitalares, industrialização para terceiros com recebimento do material e demais atividades não especificadas que não sejam prestação de serviços;

    → 16% do faturamento para transporte que não seja de cargas e serviços em geral;

    → 32% do faturamento para serviços profissionais que exijam formação técnica ou acadêmica (advocacia, engenharia etc.), intermediação de negócios, consultoria, administração de bens móveis ou imóveis, locação ou cessão desses mesmos bens, construção civil e serviços em geral.

    ➤ Para determinação da CSLL, os percentuais de presunção do lucro são:

    → 12% da receita bruta nas atividades comerciais, industriais, serviços hospitalares e de transporte;

    → 32% para prestação de serviços em geral, exceto a de serviços hospitalares e transporte; 

    → 32% para intermediação de negócios;

     32% para administração, locação ou cessão de bens imóveis, móveis e direitos de qualquer natureza.

    Informação adicional:

    Solução de Consulta nº 401/2012 - EMENTA:  ATIVIDADE MÉDICA. AMBULATORIAL. CIRÚRGICA. REALIZAÇÃO DE EXAMES. RECEITA DA ATIVIDADE. PERCENTUAL. A pessoa jurídica devotada às atividades médicas que não sejam as de prestação de serviços hospitalares ou de auxílio a diagnóstico e terapia, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, medicina nuclear e análises e patologias clínicas, deve determinar o  delas decorrentes mediante a aplicação do percentual de 32% sobre as respectivas receitas.

    Dados:

    Atuação com prestação de serviços médicos, utilizando regime de lucro presumido. Sendo assim, o lucro presumido é 32% do faturamento para IRPJ (15%) e CSLL (9%). Para o IRPJ, há adicional de 10% para valores que ultrapassarem R$ 20.000 ao mês. Como são 3 meses, o desconto é de R$ 60.000.

    Então, temos:

    Receita bruta no último trimestre de 2019 R$ 440.000

    → Cálculo do IRPJ:

    (=) Base de cálculo presumida=R$ 440.000 x 32%=R$ 140.800

    (+) IRPJ (15%*R$ 140.800) R$ 21.120

    (+) Adicional do IR [10% = (R$ 140.800 - R$ 60.000)]=R$ 8.080

    (=) IRPJ a pagar=R$ 21.120+R$ 8.080=R$ 29.200

    → Cálculo da CSLL:

    (=) Base de cálculo presumida=R$ 440.000 x 32%=R$ 140.800

    (+) CSLL (9%*R$ 140.800) R$ 12.672

    (=) CSLL a pagar=R$ 12.672

    Gabarito: Letra E.


ID
3952282
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o que dispõe a Lei Complementar 116/2003, que versa sobre o Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS), julgue os itens a seguir:


I. A alíquota máxima do ISS é 5%, e a alíquota mínima é de 0,5%.

II. A incidência do ISS depende de o serviço prestado ter denominação compatível com o rol taxativo do anexo à lei supra.

III. A base de cálculo do imposto é o preço do serviço deduzido sempre o valor dos produtos utilizados na prestação do serviço.

IV. O contribuinte do ISS é o tomador do serviço.

V. O ISS incide sobre as exportações de serviços para o exterior do país.

VI. É admitida a atribuição de modo expresso a responsabilidade tributária a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação.

VII. O responsável tributário do ISS fica obrigado ao recolhimento integral do imposto devido, multa e acréscimos legais.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    I. A alíquota máxima do ISS é 5%, e a alíquota mínima é de 0,5%.

    Errado. Máxima 5%. Mínima 2%

    II. A incidência do ISS depende de o serviço prestado ter denominação compatível com o rol taxativo do anexo à lei supra.

    Errado. § 4o A incidência do imposto não depende da denominação dada ao serviço prestado

    III. A base de cálculo do imposto é o preço do serviço deduzido sempre o valor dos produtos utilizados na prestação do serviço.

    Errado. Art. 7o A base de cálculo do imposto é o preço do serviço.

    I - o valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos serviços previstos nos itens 7.02 e 7.05 da lista de serviços anexa a esta Lei Complementar

    IV. O contribuinte do ISS é o tomador do serviço.

    Errado. É o prestador do serviço

    V. O ISS incide sobre as exportações de serviços para o exterior do país.

    Errado. De acordo com a lei complementar não incide mais.

  • QUESTÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO!!!!! (E NÃO DE CONTABILIDADE)


ID
3952285
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O município de Claros Montes tem uma dotação orçamentária atualizada de R$ 51.110.810,00. Durante o exercício, empenhou R$ 49.633.622,00 e pagou R$ 47.401.407,00. Considerando que foi reconhecido o direito adquirido de credores no valor de R$ 49.031.500,00 no mesmo período, e que a diferença entre o valor empenhado e o liquidado refere-se à obrigação cujo prazo para adimplemento está vigente, o valor dos Restos a Pagar será:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o MCASP 8ª, consideram-se restos a pagar (RP) as despesas empenhadas, mas não pagas dentro do exercício financeiro (até o dia 31 de dezembro). São classificados como:

    → RP processados: empenhados e liquidados, porém não pagos.

    → RP não processados: empenhados, porém não liquidados e não pagos.

    As etapas da execução da despesas são empenho, liquidação e pagamento.

    Dados:

    Obs.: Como foi reconhecido o direito adquirido do credor no valor de R$ 49.031.500, então a despesa foi LIQUIDADA.

    → Dotação orçamentária R$ 51.110.810

    → Empenho R$ 49.633.622

    → Liquidação R$ 49.031.500

    → Pagamento R$ 47.401.407

    Resolução:

    → RP não processados=Empenho - Liquidação=R$ 49.633.622 - R$ 49.031.500=R$ 602.122

    → RP processados=Liquidação - Pagamento =R$ 49.031.500 - R$ 47.401.407=R$ 1.630.093

    Análise das afirmativas: valor dos RP será [...]

    A. R$ 1.477.188 referente a restos a pagar não processados.

    ERRADA. RP não processados foram de R$ 602.122.

    B. R$ 1.630.093 referente a restos a pagar processados.

    CERTA. RP processados foram de R$ 1.630.093.

    C. R$ 2.232.215 referente a restos a pagar processados.

    ERRADA. RP processados foram de R$ 1.630.093.

    D. R$ 2.232.215 referente a restos a pagar não processados.

    E. R$ 602.122 referente a superávit financeiro.

    ERRADA. Não consta superávit financeiro.

    Gabarito: Letra B.

  • Etapas da execução da despesa orçamentária: Empenho (E), Liquidação (L) e Pagamento (P)

    Restos a pagar não processados = E - L

    RP ñP = 49.633.622 - 49.031.500 = 602.122

    Restos a pagar processados = L - P

    RP P =49.031.500 - 47.401.407= 1.630.093

    Gab: B


ID
3952291
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Município Lugar Claro tinha um saldo disponível de R$ 100.000,00 em 01/01/X8. No decorrer de X8, até 31/12/x8, verificaram-se as seguintes informações:


• Houve devolução de um depósito caução no valor de R$ 15.000,00.

• A previsão da receita foi de R$ 240.000,00.

• Pagamento de restos a pagar no valor de R$ 17.000,00.

• A fixação da despesa foi de R$ 240.000,00.

• Houve arrecadação de receitas no valor de R$ 210.000,00.

• Utilização de material de consumo no valor de R$ 22.000,00.

• Foram empenhadas e liquidadas despesas no valor de R$ 130.000,00, sendo que desse valor R$ 20.000,00 não foram pagas, sendo inscritas em Restos a Pagar.


É CORRETO afirmar que o saldo disponível para X9 é:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da aplicação das demonstrações contábeis do setor público conforme o MCASP 8ª.

    Conceitos iniciais:

    O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte, demonstrando:

    → a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas;

    → os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários;

    → as transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS; e

    → o saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte. 

    ➥ Desenvolvimento do Balanço Financeiro:

    (+) Receita orçamentária arrecadada R$ 210.000

    (+) Recebimentos Extraorçamentários (Restos a pagar) R$ 20.000 Obs.: RP deve ser somado devido à Lei 3.420/64.

    (+) saldo disponível em 01/01/X8 R$ 100.000

    (-) Despesa empenhada R$ 130.000

    (-) Pagamentos Extraorçamentários R$ 32.000

    • Pagamento de restos a pagar R$ 17.000

    • Devolução de depósito caução R$ 15.000

    (=) Saldo para o Exercício Seguinte (31/12/x8) R$ 168.000

    Gabarito: Letra D.

  • Ingressos

    - Houve arrecadação de receitas no valor de R$ 210.000,00.

    - Sendo que desse valor R$ 20.000,00 não foram pagas, sendo inscritas em Restos a Pagar.

    Total = 230.000,00

    Despêndios

    -Houve devolução de um depósito caução no valor de R$ 15.000,00.

    - Pagamento de restos a pagar no valor de R$ 17.000,00.

    -Foram empenhadas e liquidadas despesas no valor de R$ 130.000,00,

    Total= 162.000,00

    Diferença entre ingressos e dispêndios= 68.000,00+100.000,00(saldo 01/01x8) 168.000,00

  • Saldo inicial= 100.000

    + arrecadação de receitas: 210.000

    (-) devolução de depósito em caução: 15.000

    (-) pagamento de RP: 17.000

    (-) despesas empenhadas, liquidadas e pagas: 110.000

    = Saldo final: 168.000


ID
3952294
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre o tema Estrutura Conceitual, assinale a alternativa que contenha somente características qualitativas.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a (NBC TSP) – Estrutura Conceitual:

    As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Relevância: "As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos".

    Representação fidedigna: "Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material". 

    Compreensibilidade: "A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado. As demonstrações contábeis devem apresentar a informação de maneira que corresponda às necessidades e à base do conhecimento dos usuários, bem como a natureza da informação apresentada. A compreensão é aprimorada quando a informação é classificada e apresentada de maneira clara e sucinta". 

    Tempestividade: "Significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins do objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil. [...] A ausência de tempestividade pode tornar a informação menos útil". 

    Comparabilidade: "É a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos". 

    Verificabilidade: "É a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar. Essa característica implica que dois observadores esclarecidos e independentes podem chegar ao consenso geral, mas não necessariamente à concordância completa, em que a informação representa os fenômenos econômicos e de outra natureza, os quais se pretende representar sem erro material ou viés; ou o reconhecimento apropriado, a mensuração ou o método de representação foi aplicado sem erro material ou viés".

    Resolução: a alternativa que contem somente características qualitativas é:

    Gabarito: Letra C.

  • Características qualitativas é gênero do qual fazem parte duas espécies:

    A) Essenciais: Representação fidedigna e Relevância;

    (ReRe é essencial)

    B) De melhoria: Comparabilidade, Compreensibilidade, Tempestividade e Verificabilidade.

    (Com 2 TV é melhor)

  • As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade. (fonte: monitor do qc.)

    (alternativa C - para não assinantes)

  • fica ai mais um mnemônico pra auxiliar

    ReReCoCoTV

  • Segundo a Estrutura Conceitual Básica se informações financeiras devem ser úteis, elas devem ser relevantes e representar fidedignamente aquilo que pretendem representar. A utilidade das informações financeiras é aumentada se forem comparáveis, verificáveis, tempestivas e compreensíveis.

    Assim, correta a alternativa C. 

  • GAB:C

    As características qualitativas são relevância, representação fidedigna, compreensibilidade, tempestividade, comparabilidade e verificabilidade;

    Características qualitativas fundamentais: MACETE: 2R 

    RELEVÂNCIACapaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo (se puder ser utilizada pelos usuários para predizer futuros resultados), valor confirmatório(servir de feedback) ou ambos (preditivo e confirmatório) 

    REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA: três atributos: 

    Ø Completa: contém o necessário para compreender o fenômeno retratado. 

    Ø Neutra: Não possui viés na apresentação e seleção. Não é distorcida. 

    Ø Livre de erros: Não significa exatidão, mas escolha dos métodos corretos. 

    Características qualitativas de MELHORIA: MACETE: CÓCÓTV 

    COMPARABILIDADE

    Ø Comparação de informações com entidades similares e outros períodos da mesma entidade. 

    Ø Consistência: refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmo itens. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo. 

    Ø Comparabilidade não significa uniformidade. 

    COMPREENSIBILIDADE: classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível. 

    TEMPESTIVIDADE: Ter informação a tempo de poder influenciar nas decisões. 

    VERIFICABILIDADE: Diferentes observadores podem chegar a um consenso. 

  • Materialidade é uma convenção contábil.

    Ela está presente em todas as alternativas, exceto a C.

    Abraços!

  • Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.

    Verificabilidade - Ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar. Diferentes observados bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna.

    Comparabilidade - permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles, requer 2 itens.

    Compreensibilidade serve para classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.

  • Características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil.

    Relevância - Informação contábil-financeira capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Deve conter:

    • Valor preditivo - pode ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
    • Valor confirmatório - serve de feedback para avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las).

    Os resultados dessas comparações podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processo que foram utilizados para fazer tais predições

    Materialidade é um aspecto da relevância se a omissão da informação ou sua divulgação distorcida puder influenciar decisões.

    Representação fidedigna - precisa ter três atributos, ser completa, neutra e livre de erro. Ser só fidedigno não garante que será útil. Não significa exatidão em todos os aspectos.

    Completa - toda informação necessária (inclusive assuntos complexos)

    Neutra - desprovida de viés de seleção ou na apresentação da informação contábil-financeira

    Livre de erros - não há erros ou omissões no fenômeno retratado

    • GABARITO: LETRA C

    • A) Representação fidedigna, relevância, tempestividade, compreensibilidade, comparabilidade, materialidade, verificabilidade.
    • B) Tempestividade, compreensibilidade, comparabilidade, materialidade, verificabilidade.
    • C) GABARITO Representação fidedigna, relevância, tempestividade, compreensibilidade, comparabilidade, verificabilidade.
    • D) Tempestividade, compreensibilidade, comparabilidade, essência sobre a forma, materialidade, verificabilidade.
    • E) Essência sobre a forma, materialidade, custo-benefício, representação fidedigna, relevância.

ID
3952300
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise os fatos abaixo e assinale (VPA) quando se tratar de uma Variação Patrimonial Aumentativa e (VPD) quando se tratar de uma Variação Patrimonial Diminutiva.


( ) Redução ou extinção do valor econômico de um ativo.

( ) Surgimento de um passivo, sem correspondente ativo.

( ) Recebimento efetivo de doações e subvenções.

( ) Extinção total de um passivo sem o concomitante desaparecimento de um ativo.

( ) Extinção de um ativo, devido à transferência de sua propriedade para terceiro.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8º, temos:

    As variações patrimoniais podem ser definidas como:

    ➥ Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA): corresponde a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários;

    Considera-se realizada a variação patrimonial aumentativa (VPA):

    → Nas transações com contribuintes e terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela ocorrência de um fato gerador de natureza tributária, investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, ou fruição de serviços por esta prestados;

    → Quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;

    → Pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros;

    → No recebimento efetivo de doações e subvenções.

    ➥ Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD): corresponde a diminuições na situação patrimonial líquida da entidade não oriundas de distribuições aos proprietários. 

    Considera-se realizada a variação patrimonial diminutiva (VPD):

    → Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro;

    → Diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

    → Pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

    ➥ Resolução: Quanto à VPA e VPD, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:

    (VPD) Redução ou extinção do valor econômico de um ativo.

    (VPD) Surgimento de um passivo, sem correspondente ativo.

    (VPA) Recebimento efetivo de doações e subvenções.

    (VPA) Extinção total de um passivo sem o concomitante desaparecimento de um ativo.

    (VPD) Extinção de um ativo, devido à transferência de sua propriedade para terceiro.

    Gabarito: Letra C.

  • 2.4.2.Reconhecimento das Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas

    Considera-se realizada a variação patrimonial aumentativa (VPA):

    a. Nas transações com contribuintes e terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela ocorrência de um fato gerador de natureza tributária, investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, ou fruição de serviços por esta prestados;

    b. Quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;

    c. Pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros;

    d. No recebimento efetivo de doações e subvenções.

    Considera-se realizada a variação patrimonial diminutiva (VPD):

    a. Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro;

    b. Diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

    c. Pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.


ID
3952303
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa pública que explora o serviço de pavimentação asfáltica adquiriu, em 01/jan./2016, cinco máquinas de demarcação viária, que entraram em funcionamento na mesma data, pelo valor unitário de R$ 220.000,00. Os custos totais necessários para colocar as máquinas em funcionamento, inclusive o frete para entrega na sede da empresa, foi de R$ 42.000,00. A vida útil econômica estimada é de seis anos, com um valor residual de R$ 40.000,00 por máquina. No final de dezembro de 2019, a empresa observou evidências de que suas máquinas podiam ter sofrido desvalorização. Após levantamento das áreas, o valor de uso foi estimado em R$ 120.000,00, que é equivalente ao valor justo líquido de despesas de venda. Considerando essas informações, julgue os itens abaixo:


I. A depreciação acumulada no período é de R$ 471.000,00

II. O saldo contábil líquido do conjunto máquinas a ser evidenciado no Balanço Patrimonial é R$ 671.000,00.

III. A empresa é obrigada a reconhecer uma perda de impairment de R$ 71.000,00.

IV. Como o valor contábil é maior que o valor de uso, nenhum ajuste deve ser realizado.

V. O reconhecimento da perda impactará o resultado do período.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8ª:

    Em 01/jan./2016: Entraram em funcionamento na mesma data.

    (=) Máquina unitária: R$ 220.000

    (x) Quantidade: 5 unidades

    (=) Valor total de compra: R$ 1.100.000

    (+) custos diretos (frete e outros) R$ 42.000

    (=) Imobilizado: R$ 1.142.000

    Vida útil econômica: 6 anos.

    Valor residual total: R$ 40.000*5=R$ 200.000

    Cálculo da depreciação acumulada até 31/12/2019:

    Valor depreciável: Custo - Valor residual total=R$ 1.142.000 - R$ 200.000=R$ 942.000

    Depreciação acumulada (de 01/jan./2016 a 31/12/2019)=(R$ 942.000/6 anos)*4 anos=R$ 628.000

    NO ENTANTO, a questão considerou apenas 3 anos (a meu ver, há ERRO).

    Depreciação acumulada (de 01/jan./2016 a 31/12/2019)=(R$ 942.000/6 anos)*3 anos=R$ 471.000

    Então, temos:

    (=) Imobilizado: R$ 1.142.000

    (-) Depreciação acumulada: R$ 471.000

    (=) Imobilizado: R$ 671.000

    Levantamento do valor recuperável:

    No final de dezembro de 2019, a empresa observou evidências de desvalorização.

    Verificação do valor recuperável entre o valor de uso e o valor justo (dos dois, o maior): R$ 600.000.

    (=) Valor de uso=Valor justo líquido de despesas de venda=R$ 120.000.

    (x) Quantidade: 5 unidades.

    (=) Total do Valor de uso=Valor justo líquido de despesas de venda=R$ 600.000.

    Comparação entre o valor contábil e o valor recuperável:

    → Se valor contábil>valor recuperável: há PERDA POR IMPAIRMENT.

    → Caso contrário, nenhum ajuste é realizado.

    Como o valor contábil (R$ 671.000) > valor recuperável (R$ 600.000), então há perda por impairment de R$ 71.000.

    Por fim, o a valor a ser evidenciado no Balanço de 31/12/19 é:

    (=) Imobilizado: R$ 1.142.000

    (-) Depreciação acumulada: R$ 471.000

    (-) Impairment R$ 71.000

    (=) Imobilizado líquido: R$ 600.000

    Avaliação das assertivas:

    I. A depreciação acumulada no período é de R$ 471.000.

    CERTO. Segundo a banca. Porém, a banca só considerou os itens III e V como CORRETAS.

    II. O saldo contábil líquido do conjunto máquinas a ser evidenciado no Balanço Patrimonial é R$ 671.000

    ERRADO. O saldo contábil é de R$ 600.000.

    III. A empresa é obrigada a reconhecer uma perda de impairment de R$ 71.000.

    CERTO. Conforme o cálculo acima.

    IV. Como o valor contábil é maior que o valor de uso, nenhum ajuste deve ser realizado.

    ERRADO. É um caso de impairment.

    V. O reconhecimento da perda impactará o resultado do período.

    CERTO. Há perda por impairment de R$ 71.000.

    Por fim, a banca não considerou o item I como CERTO, mesmo utilizando o período de depreciação de 3 anos. Conforme a banca, os itens III e V estão corretos.

    Gabarito da banca: Letra A.

    Gabarito do monitor: Não há.

  • Considerando as informações da questão, a alternativa mais coerente seria a letra C, já que a empresa não deverá reconhecer uma perda de impairment.

    Considerando a data de análise (12/2019), temos: Valor Contábil: 514.000 / Valor Recuperável 600.000. Logo, não haverá teste de recuperabilidade.

    III. A empresa é obrigada a reconhecer uma perda de impairment de R$ 71.000,00.

  • GABARITO OFICIAL "A"

    GABARITO PROPOSTO "C"

    Cálculos resumidos

    1.142.000,00 - Valor Contábil (Custo + frete)

    (200.000,00) - Valor Residual

    --------------------

    942.000,00 - Valor Depreciável, ou seja, 157.000,00/ano ou 628.000,00 em 4 anos.

    1.142.000,00 - Valor Contábil

    (628.000,00) - Depreciação acumulada

    ---------------------

    514.000,0 - Valor Contábil Líquido

    Analisando as assertivas:

    I. A depreciação acumulada no período é de R$ 471.000,00

    ERRADO. A depreciação acumulada foi de 628.000,00 em 4 anos.

    II. O saldo contábil líquido do conjunto máquinas a ser evidenciado no Balanço Patrimonial é R$ 671.000,00.

    ERRADO. O valor contábil líquido foi de 514.000,00.

    III. A empresa é obrigada a reconhecer uma perda de impairment de R$ 71.000,00.

    ERRADO. O valor recuperável foi de 600.000,00; maior que o contábil. Nenhuma perda deve ser reconhecida.

    IV. Como o valor contábil é maior que o valor de uso, nenhum ajuste deve ser realizado.

    ERRADO. O valor contábil é MENOR que o valor em uso.

    V. O reconhecimento da perda impactará o resultado do período.

    ERRADO. Nenhuma perda deve ser reconhecida.

    Assim, a única alternativa correta é a opção C.

  • A alternativa C também não estaria correta, pois o valor contábil seria MENOR que o valor em uso, e não MAIOR como consta.

  • Agora entendi pq eu não tava achando o gabarito. Essa questão será anulada? Pq tem que considerar 4 anos de depreciação e não 3 *-* . Ou eu tô errada?