SóProvas



Prova CPCON - 2017 - Prefeitura de Major Sales - RN - Psicólogo


ID
4079614
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As proposições a seguir são manchetes veiculadas pelo Jornal Correio Braziliense. Identifique quais delas apresentam ocorrência de ambiguidade na sua construção:

I- “São Paulo quebra invencibilidade do Cruzeiro em casa”.
II- “Mãe é condenada por matar recém-nascido em crise no pós-parto”.
III- “Mãe que jogou bebê no lago é denunciada por homicídio qualificado”.
IV- “Polícia entra em confronto com manifestantes contra a Copa do Mundo”.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    I- “São Paulo quebra invencibilidade do Cruzeiro em casa”. (na casa de quem?)

    II- “Mãe é condenada por matar recém-nascido em crise no pós-parto”. (quem estava em crise? O bebê ou a mãe?)

    III- “Mãe que jogou bebê no lago é denunciada por homicídio qualificado”.

    IV- “Polícia entra em confronto com manifestantes contra a Copa do Mundo”. (quem era contra a copa do mundo? Os policiais ou os manifestantes?)


ID
4079620
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No enunciado “Nós vamos encontrá-lo, para que ele responda pelos crimes que ele está sendo acusado” (policial, em entrevista ao JPB 1 . Edição – 05/07/2015), registra-se um desvio da norma gramatical em relação:

Alternativas
Comentários
  • Acusar alguém DE alguma coisa. Mas porque é regência nominal e não verbal?

  • Não entendi.

  • O teor da regência nominal difere da verbal é tratar da relação entre termos regentes (adjetivo, advérbio e substantivo) e regidos (complementos), feita também por meio de preposições. Inspecionemos o trecho a fim de entender o porquê de ele apresentar incorreção dessa natureza:

    “Nós vamos encontrá-lo, para que ele responda pelos crimes que ele está sendo acusado.

    Feita a leitura, importa reconhecer que a palavra "acusado" rege preposição "de", desprezada na estrutura. Tendo isso em conta, sabe-se de imediato o erro: de regência. No entanto, isso não basta para que respondamos corretamente: é preciso saber se o erro é de regência nominal ou verbal. Releia a frase acima atentamente e perceba que "acusado" não é verbo, e sim adjetivo. Tanto isso se mostra verdadeiro que há um verbo de ligação (estar) ligando o predicativo do sujeito (acusado) ao sujeito (ele). Ora, se "acusado" é um adjetivo, um nome, logo se trata de regência nominal o erro já mencionado.

    A frase corrigida dá-se desta forma:

    “Nós vamos encontrá-lo, para que ele responda pelos crimes de que ele está sendo acusado.

    a) à regência verbal.

    Incorreto. A regência dos verbos acima está correta: "encontrar" é verbo transitivo direto, não rege preposição, e "responder", transitivo indireto, rege preposição "por";

    b) à regência nominal.

    Correto. Vide detalhamento acima;

    c) à concordância nominal.

    Incorreto. A concordância nominal diz respeito a flexão dos adjuntos adnominais em relação ao substantivo ou pronome. No caso em tela, "pelos" e "acusado" concordam corretamente com os respectivos núcleos, quais sejam: "crimes" e "ele";

    d) à concordância verbal.

    Incorreto. A locução verbal (vamos encontrar) e as formas verbais (responda e está) concordam corretamente com seus respectivos sujeitos, quais sejam: "nós" e "ele";

    e) ao uso do preposição para.

    Incorreto. "Para" não é preposição, e sim conjunção cujo valor é o de finalidade. Introduz, portanto, uma oração subordinada adverbial final.

    Letra B

  • ", para que ele responda pelos crimes que ele está sendo acusado”"

    Está sendo acusado ( de ) algo.

    O melhor entendimento é o de que trata-se de adjetivo e retorna ao sujeito

    Ele está sendo acusado

    ---------------------------------------------------

    Acusado de algo.

    Bons estudos!


ID
4079623
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte fragmento, a respeito da personagem Macabéa:

“Há os que têm. E há os que não têm. É muito simples: a moça não tinha. Não tinha o quê? É apenas isso mesmo: não tinha. Se der para me entenderem, está bem. Se não, também está bem. Mas por que trato dessa moça quando o que mais desejo é trigo puramente maduro e ouro no estio?” (A hora da estrela, Clarice Lispector, 1977, p. 40).

A respeito da regência do verbo TER, no fragmento acima, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O verbo "ter" neste texto não apresenta complementos, por isso se torna intransitivo!

  • regência verbal trata da transitividade de verbo, que pode ser intransitivo (dispensa complementos verbais), transitivo direto (requer complemento verbal direto), transitivo indireto (requer complemento verbal indireto) ou ainda bitransitivo (requer concomitantemente um complemento verbal direto e outro indireto). Nestas duas últimas, o verbo reclama preposição (a, de, em, por, sobre, etc.)

    Leiamos o trecho:

    “Há os que têm. E há os que não têm. É muito simples: a moça não tinha. Não tinha o quê? É apenas isso mesmo: não tinha. Se der para me entenderem, está bem. Se não, também está bem. Mas por que trato dessa moça quando o que mais desejo é trigo puramente maduro e ouro no estio?” 

    Observe que no fragmento acima todas as formas verbais do verbo "ter" não requereram complemento verbal (objeto direto e/ou indireto). Sendo assim, é seguro assegurar que o verbo tem natureza intransitiva (repele os objetos).

    a) é classificado como verbo intransitivo pela Nomenclatura Gramatical Brasileira, portanto, seu uso nesse texto está de acordo com essa classificação e não se mostra um recurso expressivo para destacar as características da personagem descrita.

    Incorreto. O verbo é intransitivo no contexto em tela e a autora o repetiu diversas vezes de modo a intensificar um aspecto da personagem: a falta, a ausência de alguma coisa. Sendo assim, Lispector serviu-se de subterfúgio da língua como recurso expressivo;

    b) é classificado como verbo transitivo direto pela Nomenclatura Gramatical Brasileira, mas nesse texto funciona como intransitivo, o que reforça as características da personagem descrita.

    Correto. Vide detalhamento acima;

    c) é classificado como verbo transitivo direto pela Nomenclatura Gramatical Brasileira e por isso seu uso nesse texto pode ser considerado um erro, provavelmente advindo da ausência de revisão final.

    Incorreto. Conforme expresso, é verbo intransitivo;

    d) é classificado como verbo transitivo indireto pela Nomenclatura Gramatical Brasileira, portanto, seu uso nesse texto está de acordo com essa classificação e por isso mesmo se mostra um recurso expressivo para destacar as características da personagem descrita.

    Incorreto. Conforme expresso, é verbo intransitivo;

    e) é classificado como verbo bitransitivo pela Nomenclatura Gramatical Brasileira e por isso seu uso nesse texto está em desacordo com essa classificação, por não apresentar o complemento indireto que é exigido pelo verbo, fato este que dificulta a compreensão.

    Incorreto. Conforme expresso, é verbo intransitivo.

    Letra B


ID
4079629
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A linguagem utilizada na construção de textos é um dos aspectos a ser observado para que um texto esteja adequado às suas condições de produção (que envolvem, entre outros aspectos, o objetivo do texto, o público a que ele se destina, o suporte no qual circulará, o assunto a ser abordado e o grau de conhecimento compartilhado entre os interactantes). Considerando essas informações, avalie os trechos a seguir, extraídos de uma bula de medicamento, marcando a segunda coluna de acordo com a primeira:

1. Informações ao paciente
2. Informações técnicas

( ) “[...] é indicado no clareamento gradual de melasmas ou cloasmas (manchas acastanhadas provocadas pelo sol ou por fontes artificiais de irradiação) [...] e em condições nas quais ocorrem hiperpigmentação cutânea por produção excessiva de melanina”
( ) “Aplicar uma fina camada do produto na área a ser tratada, duas vezes ao dia [...]”
( ) “[...] é um produto na forma de gel aquoso que auxilia na prevenção da repigmentação da pele tratada, que pode ser causada pela exposição da pele clareada à radiação solar ultravioleta.”
( ) “Assim, uma vez que a melanogênese é afetada pela ação da hidroquinona quando aplicada topicamente, ocorre a interrupção da formação de melanina e subsequente clareamento reversível da pele.”
( ) “[...] o efeito inibitório da hidroquinona na melanogênese seria o resultado de uma competição eficaz da mesma com a tirosina pela enzima tirosinase.”

A sequência CORRETA, resultante da correlação entre as colunas, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    (Informações ao paciente ) “[...] é indicado no clareamento gradual de melasmas ou cloasmas (manchas acastanhadas provocadas pelo sol ou por fontes artificiais de irradiação) [...] e em condições nas quais ocorrem hiperpigmentação cutânea por produção excessiva de melanina” 

    (Informações ao paciente ) “Aplicar uma fina camada do produto na área a ser tratada, duas vezes ao dia [...]” 

    ( Informações técnicas) “[...] é um produto na forma de gel aquoso que auxilia na prevenção da repigmentação da pele tratada, que pode ser causada pela exposição da pele clareada à radiação solar ultravioleta.” 

    ( Informações técnicas) “Assim, uma vez que a melanogênese é afetada pela ação da hidroquinona quando aplicada topicamente, ocorre a interrupção da formação de melanina e subsequente clareamento reversível da pele.” 

    ( Informações técnicas) “[...] o efeito inibitório da hidroquinona na melanogênese seria o resultado de uma competição eficaz da mesma com a tirosina pela enzima tirosinase.

  • Resumindo: a banca escolheu o que quis sem critério nenhum.


ID
4079632
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em “Caso haja exposição intensa ao sol [...] é aconselhável a utilização de um bloqueador solar [...]. Após o clareamento da pele, deve-se proteger as áreas tratadas da radiação solar, [...] a fim de prevenir a repigmentação das áreas cutâneas tratadas.”

Os trechos destacados expressam, respectivamente

Alternativas
Comentários
  • Gab. A condição e finalidade


ID
4079647
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o enunciado a seguir: “Todas as crianças que leram Alice no País das Maravilhas aprenderam a questionar o mundo que as cerca”.

Sobre este enunciado, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Olá colegas!

    No enunciado: Todas as crianças que leram Alice no País das Maravilhas aprenderam a questionar o mundo que as cerca.

    Percebemos a presença de um pronome relativo iniciando a oração subordinada, desta forma, teremos apenas duas possibilidades de orações Subordinativas Adjetivas, restritivas ou explicativas. Nas restritivas, a oração não estará entre virgulas, sendo assim, a qualidade é de restrição da oração principal. Na hipótese das explicativas, a oração subordinada estará entre virgulas, a fim de generalizar o sentido da oração principal.

    Foco, força e fé.

  • Restritivas - Sem vírgula.

    Explicativas - Vírgula.

  • "que" - pronome relativo, sempre tente trocar por "o/os a/as qual/quais", ficará mais fácil identificar a oração.

  • C restringe so as q leram. sem virgula
  • GABARITO -C

    Para vc que tem problemas com questões como essas:

    O "que" é pronome relativo quando trocamos por "qual (ais)".

    Os pronome relativos introduzem orações adjetivas.

    Sem vírgulas - restritivas

    Com vírgulas - explicativas

    O "que" quando trocamos por "isso" = conjunção integrante.


ID
4079653
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Qual é o número que completa o quadro abaixo?

1 1 2 3
21 13 8 5
34 ? 89 144
987 610 377 233

Alternativas
Comentários
  • A sequência de números tem uma lógica, na terceira linha dá para identificar a resposta subtraindo 144 de 89.
  • 233 + 377 = 610 + 377 = 987 - 610 - 233 = 144 - 89 = 55

  • A cada 4 números mudaram a posição da sequência progressiva. Os primeiros estão em progressão de forma crescente, depois estão de forma decrescente, depois de forma crescente e finaliza de forma decrescente.

    1 1 2 3 21 13 8 5 34 + 55 = 89 - 144 987 610 377 233

    soma -> <-- --> <--

  • GAB E

     89 144

    FIZ 144 MENOS CADA NÚMERO DA ALTERNATIVA- NO CASO 55

    144- 55 =89

    610 - 377= 233 DÁ DO MESMO JEITO

  • As pessoas complicaram demais nos comentários, a resposta é 55 pois 55 = 89 - 34, e por que disso?

    Vejamos:

    1 1 2 3 21 13 8 5 34 ? 89 144 987 610 377 233

    Percebam que os números em sequência de verde são crescentes.

    Percebam que os números em vermelho em sequência são decrescentes.

    Quando a sequência está crescente, soma-se da esquerda para direita 2 números para achar o subsequente:

    exemplo: 1+ 1 = 2; 1 + 2 = 3

    Agora, quando a sequência está decrescente, ao invés de somar, iremos subtrair.

    exemplo: 21 - 13 = 8; 13-8 = 5

    Percebam que no 34 a sequência volta a ser crescente, então para achar o número faltante, eu sei que 89 é a soma de 34 + o número ("X").

    logo basta subtrairmos 89 de 34 e descobriremos que o número é 55.

    Não é uma questão fácil de perceber a sequência logo de imediato.

    Gabarito letra E!

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/TA1TZr7okoI

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D


ID
4079656
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Das cinco frases abaixo, quatro delas têm uma mesma característica lógica comum, enquanto uma dela NÃO tem essa característica. Aponte-a

Alternativas
Comentários
  • Só a letra "e" trata-se de uma proposição, as demais são sentenças abertas.
  • Só a letra "e" está em plural.

  • Frases exclamativas , interrogativas, imperativa e optativa NÃO são consideradas proposições.

    Sentenças abertas (não pode ser classificado como VERDADEIRO ou FALSO) e paradoxos (frases contraditórias) também NÃO são proposições.

  • A - "ESCREVA UMA CARTA" - IMPERATIVO. NÃO É PROPOSIÇÃO;

    B - "QUE BELO RIO!" - EXCLAMATIVA. NÃO É PROPOSIÇÃO;

    C - "UM EXCELENTE LIVRO DE INGLÊS." SENTENÇA ABERTA; NÃO É PROPOSIÇÃO;

    D - "QUEM GANHOU O JOGO?" - INTERROGATIVA. NÃO É PROPOSIÇÃO;

    E - "EXISTEM MUITOS BURACOS NAS ESTRADAS DO BRASIL." O QUE EXISTEM? R - MUITOS BURACOS. BURACOS - NÚCLEO DO SUJEITO. SENTENÇA FECHADA. LOGO, PROPOSIÇÃO ATÔMICA.

  • Letra E. A única que consigo valorar (V/F).


ID
4079659
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa que apresenta uma contradição.

Alternativas

ID
4079662
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Considere a seguinte tabela-verdade:

p q p ? q ~p ~p ? q
V V V F
V F F F
F V V V ?
F F V V

Qual das alternativas corresponde ao resultado da operação lógica?

Alternativas

ID
4079665
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Se José desviou dinheiro da campanha eleitoral, então ele cometeu um grave delito. Mas José não desviou dinheiro de campanha eleitoral. Logo,

Alternativas

ID
4079668
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se os avôs de jogadores sempre são jogadores, então

Alternativas
Comentários
  • Lembrar de equivalência condicional 1* opção: p->q é equivalente a ~q->~p, ou seja, é a regra do "volta negando"
  • Gabarito(B)

    ''Os avôs de jogadores sempre são jogadores''

    Lê-se: Todos avôs de jogadores são jogadores. (dois conjuntos, sendo que o conjunto dos avôs jogadores está dentro do conjunto dos netos jogadores).

    Infere-se que para que o avô seja jogador é necessário que o neto seja jogador, pois o conjunto dos avôs jogadores está dentro do conjunto dos netos jogadores.

    Portanto, netos de não jogadores nunca são jogadores, pois se o avô não é jogador é porque o neto não é jogador.

    Fazendo a equivalência pela regra da contrapositiva dá para entender melhor:

    ''Se é avô de jogador então é jogador''.

    Equivalência:

    Se não é jogador, então não é avô de jogador.

    Veja acima que os netos de não jogadores nunca são jogadores.

  • meu deus eu achando que era questão fácil e galera errando desse jeito, questão simples é só fazer por conjunto

  • buguei, cara, sinceramente, buguei bugando.

  • Se eu sou jogador, com certeza meu avô é jogador.

    Mas eu ser jogador não garante que meu neto venha a ser jogador, a premissa não afirma isso. Ele pode vir a ser jogador, pois sou jogador, mas não implica que obrigatoriamente ele será.

    Por isso o conjunto de avô de jogador esta contido no conjunto de neto jogador.

  • Faz 2 círculos pessoal, fica mais fácil e a cabeça não pifa.

    1 de jogares e avô (no centro) e 1 de não jogadores e avô (no centro).

    (jogador (avô)) (não jogador(avô))

    perceba que o terceiro círculo (netos) ou vai em um ou outro, ou seja, não mistura. Ou ele é jogador e tem vô jogador, ou não é e não tem vô jogador.


ID
4079671
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Ao fazer sua defesa, diante de uma juíza de direito, Ana declarou: Senhora juíza, eu sou uma grande mentirosa. Assim, a declaração de Ana à juíza é uma estrutura lógica que utiliza a figura

Alternativas
Comentários
  • Lembrar das figuras de linguagem, paradoxo é uma contradição. Ao afirmar que ela é uma grande mentirosa a proposição pode ser verdadeira ou falsa.
  • Questão repetida.

    ✅Gabarito(D)

    A questão é de raciocínio lógico mesmo.

    Como sabemos, proposição é toda frase declarativa que pode ser valorada como verdadeira ou falsa, porém existem algumas exceções de sentenças que do ponto de vista lógico não são consideradas proposições. O paradoxo é um desses casos que não pode ser considerado proposição lógica.

    Atente-se a fala de Ana: ''Senhora juíza, eu sou uma grande mentirosa''. 

    É verdade que Ana é mentirosa ou é mentira que é Ana é mentirosa? Veja que ao tentar valorar a sentença, os valores lógicos se contradizem, pois será verdade que a sentença é mentira, logo a sentença será falsa. Trata-se, portanto, de um típico exemplo de paradoxo.

  • Princípio da não-contradição: Paradoxo.

  • Assertiva D

    uma estrutura lógica que utiliza a figura do paradoxo.

  • O paradoxo é uma espécie de contradição.

    Ex: "Só sei que nada sei"

    se sei alguma coisa, nada sei

    se nada sei, sei alguma coisa

  • O correto seria pleonasmo, por ser da área do direito, ela por definição já é mentirosa. kkkkkkk to de brinqs


ID
4079674
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.

I - Aparte sempre cabe no todo.
II- O amigo do meu amigo é meu amigo.
III-Uma odontóloga afirma que todas as odontólogas são mentirosas.

Do ponto de vista da lógica, é (são) sempre verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I- a parte é um fragmento do todo, então toda parte cabe no todo; II-nem todo amigo do meu amigo é meu amigo, então é falsa; III- a afirmação da odontóloga pode ser verdadeira ou falsa; Só a I é verdadeira.
  • GABARITO D

    III - SE TODAS AS ODONTÓLOGAS SÃO MENTIROSAS ENTÃO A AFIRMAÇÃO DA ODONTÓLOGA TAMBÉM É UMA MENTIRA.

  • I - A parte sempre cabe no todo.

    Este item é verdadeiro, pois o todo é formado por partes.

    II - O inimigo do meu inimigo é meu amigo.

    Este item é falso, pois três pessoas podem ser inimigas entre si. O fato de duas pessoas serem inimigas de uma terceira não as torna amigas.

    III - Um professor de matemática afirma que todos os professores de matemática são mentirosos.

    Este item é falso pois apresenta uma contradição. Se ele não é mentiroso, o que ele fala é uma mentira e se ele é mentiros o que ele fala é uma verdade.

    Gabarito letra "a".

  • I - "A parte sempre caberá no todo" ERRADO, a parte sempre cabe no todo DESDE QUE (olha a condição!) esta parte pertença a esse todo, uma asa de avião (parte do avião) jamais caberá num todo que seja, por exemplo, uma máquina de lavar roupa. Na ausência de elemento especificativo, o item se torna FALSO. Alguns contestarão dizendo que a frase é autorreferencial, ou seja, se TODO e PARTE estão na mesma estrutura frasal, os dois se concatenam.

    II -  "O amigo do meu amigo é meu amigo." ERRADO, não existe obrigatoriedade nas relações sociais, pelo amor de Deus, não seria verdadeiro sequer se a frase fosse "o filho ama a mãe ou vice-versa", porque caos reais podem dizer o contrário, PORÉM seria verdadeiro o item se a frase dissesse "O amigo do meu amigo TENDE a ser meu amigo", essa tendência , a meu ver, é verdadeira.

    II - "Uma odontóloga afirma que todas as odontólogas são mentirosas" ERRADO, digamos que o conteúdo da oração objetiva direta dita pela odontóloga seja V, decorre disso que ela própria, a afirmação da odontóloga, se tornaria F, tornando o conteúdo de sua oração uma F, gerando o paradoxo de a oração assumir ambos os valores lógicos e ferindo, assim, o princípio da não contradição.


ID
4079677
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em silogismos condicionais, o modo de se provar pela afirmação é chamado

Alternativas
Comentários
  • Que é isso Jesus!

  • ponens malditos
  • Premissa 1 ) P --> Q

    Premissa 2 ) P

    Conclusão) Q

    Instância do argumento do tipo modus ponens:

    Se o chão está molhado, choveu

    O cão está molhado

    Logo, Choveu.

  • Modus Ponens; Em latim significa "A MANEIRA QUE AFIRMA AFIRMANDO"

  • Jesus me guie na hora de chutar kkkk

  • MODO PONENS -

    A -> B

    A (AFIRMOU O ANTECEDENTE)

    LOGO, AFIRMA-SE O PROCEDENTE - B.

    MODO TOLLENS

    A -> B

    ~ B (NEGOU PROCEDENTE)

    LOGO, NEGA-SE O ANTECEDENTE - ~ A.

  • Essa eu não sabia.

  • Modus Ponens: Se afirmamos o antecedente então o concluímos que o consequente será Verdadeiro.

    Modus Tollens: Se o antecedente for falso o consequente também será Falso

    Proposição: conjunto de símbolos ou/e palavras que expressam ideia de sentido completo, que além disso tenha possibilidade de ser valorada em V ou F

  • Nunca nem vi.

  • Tá aí!! Essa é nova pra mim!!

  • Aos q comentam deixando claro não saber como responder, eu digo: procurem estudar um pouco; por experiência pessoal posso afirmar q se vc decidar umas 2 horas de estudos todos os dias, em menos de 2 meses vc domina este assunto e saberá responder facilmente a essa questão, pois o Modus Ponens é exatamente a afirmação do antecedente como 2ª premissa e portanto, p não invalidar a 1ª premissa (q é uma condicional), a conclusão será afirmar o consequente tb; vejam

    P1 A-->B

    P2 A.............se eu afirmei q A é verdadeiro, p não invalidar a 1ª premissa, eu preciso necessariamente afirmar como Verdadeiro tb o consequente, p evitar ter Verdade-->Falso (esta combinação deixa a condicional falsa), portanto a conclusão será B (isto é, o consequente tb é verdadeiro), afirmo B


ID
4079680
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir de uma compreensão do Código de Ética do Psicólogo, assinale a alternativa em que não se caracteriza um dever deste profissional na realização de suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    "É vedado ao psicólogo induzir as pessoas a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo quando do exercício de suas funções profissionais."


ID
4079683
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao ser contratado e ingressar em uma organização o profissional da psicologia deve considerar alguns aspectos dela para saber se estão compatíveis ou não com os princípios e regras do Código de Ética de sua profissão. Desta forma, assinale a alternativa em que o aspecto NÃO deve ser considerado como decisivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Em relação a remuneração, ela nunca deve ser considerada como fator predominante no trabalho do profissional de psicologia, uma vez que, independentemente desta, o psicólogo deverá cumprir com a melhor qualidade na execução de seu trabalho.


ID
4079686
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As discussões e debates em torno da Formação em Psicologia no Brasil nas últimas décadas têm passado por diversas atualizações. Porém, de acordo com alguns autores (Bock, 1997; Bernardes, 2004) o início dessas discussões e debates foi quando da regulamentação da profissão de psicólogo em nosso país, que aconteceu em:

Alternativas

ID
4079689
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 2004 foram publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Psicologia no Brasil (DCNs). A partir deste momento os cursos de Psicologia do país passaram a proceder as suas reformas curriculares no sentido de atualizações sintonizadas com tais diretrizes. Considerando as antigas áreas de formação em Psicologia, qual novidade aparece neste documento que se relaciona com essas antigas áreas?

Alternativas

ID
4079692
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicanálise é considerada por muitos estudiosos como uma abordagem importante e de referência para a compreensão do comportamento humano ainda nos dias de hoje no que pesem críticas a alguns aspectos da teoria. No início de seus estudos FREUD assume que há conexões entre todos os eventos mentais, e para explicar essa premissa criou o modelo Consciente, Pré-consciente e Inconsciente para dar conta dessa tarefa. A partir da compreensão desse modelo assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.

C – Consciente ( ) Onde estão os recalques
P– Pré-consciente ( ) Onde estão porções da memória que são acessíveis
I – Inconsciente ( ) Onde estão conteúdos do aqui e do agora

Assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Já vi, contando com esta, três questões do mesmo jeitinho... Cuidado ao selecionar as questões para a plataforma, QConcursos.

  • No início de seus estudos, Freud formulou a primeira tópica, definindo os conceitos de Consciente, Pré-consciente e Inconsciente.

    (I) Inconsciente - Onde estão os recalques 

    (P) Pré-consciente - Onde estão porções da memória que são acessíveis

    (C) Consciente - Onde estão conteúdos do aqui e do agora

    Gabarito: letra C


ID
4079695
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com FREUD o principal problema enfrentado pela psique humana é encontrar maneiras de enfrentar a ansiedade. Há, segundo ele, duas formas de lidar com a ansiedade, primeiro lidando diretamente com a situação e resolvendo o problema e, segundo, distorcendo a realidade. Ou seja, o ego protege toda a personalidade da ameaça, falsificando a natureza dela. Neste caso, recorre-se aos mecanismos de defesa. Assim, assinale a alternativa em que está caraterizado o mecanismo de defesa em que achamos motivos aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis.

Alternativas
Comentários
  • Terceira vez que essa questão está repetida!

  • A questão aborda a teoria freudiana sobre os mecanismos de defesa e descreve o mecanismo de racionalização.

    A - Incorreta - A repressão é o mecanismo de defesa que impede que conteúdos muito dolorosos e traumáticos cheguem a consciência.

    B - Correta - A racionalização é o mecanismo de defesa em que sentimentos e comportamentos controversos são justificados de maneira lógica e racional.

    C - Incorreta - A negação é o mecanismo de defesa que nega os fatos para proteger a integridade do ego.

    D - Incorreta - A formação reativa é o mecanismo de defesa que substitui comportamentos e sentimentos opostos ao real, ao desejado.

    E - Incorreta - A projeção é o mecanismo de defesa em que localizamos no outro, como um espelho, características e vontades nossas.

    Gabarito: letra B.


ID
4079698
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com FIORINI (2008) a maneira como o psicoterapeuta conduz o primeiro encontro com o paciente pode determinar a continuidade ou o abandono do tratamento. Assim, analise as assertivas abaixo sobre as tarefas a serem seguidas pelo terapeuta na primeira entrevista para que o andamento do processo terapêutico se dê de forma satisfatória.

I - Diagnóstico aproximativo inicial a partir de dados fornecidos pela pessoa em tratamento.
II- Obtenção de acordos gerais sobre o sentido e os objetivos que se atribuem à relação terapêutica que se propõe instalar entre os dois.
III- Informar a pessoa em tratamento sobre as suas condutas e opiniões acerca da temática relacionada ao problema inicialmente formulado.
IV - Esclarecimento inicial do terapeuta acerca da problemática formulada e da orientação terapêutica que decorre do diagnóstico dessa problemática.

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Segundo Fiorini:

    A partir de nossa perspectiva, essa entrevista (a primeira), para ser eficaz, deve cumprir, em fases sucessivas, várias tarefas:

    1. Diagnóstico aproximativo inicial a partir dos dados fornecidos pelo paciente.

    2. Esclarecimento inicial do terapeuta acerca da problemática formulada e da orientação terapêutica que decorre do

    diagnóstico dessa problemática.

    3. Elaboração conjunta desse panorama por meio de reajustes progressivos.

    4. Obtenção de acordos gerais sobre o sentido e os objetivos que se atribuiriam à relação terapêutica que se proponha

    instalar entre os dois.

    5. Acordos específicos sobre as condições de funcionamento dessa relação (contrato).

    6. Antecipações mínimas sobre o modo de conduzir a interação na tarefa (erro da III)


ID
4079701
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para RIBEIRO (2013) o psicodiagnóstico é um momento extremamente delicado e complexo na direção da compreensão do ser humano em processo terapêutico. Assim, assinale a alternativa em que NÃO se configura uma característica do psicodiagnóstico.

Alternativas
Comentários
  • Referência para esta questão, por favor?


ID
4079704
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Amparado em RIBEIRO (2013) é possível afirmar que a psicoterapia é uma forma de autoconhecimento, de crescimento e aprendizagem. Ou seja, é uma ação entre duas pessoas que resultará em um envolvimento maior com a vida como um todo na direção da mudança. Assim, assinale V para verdadeiro e F para falso nas colunas abaixo com relação a este processo de mudança.

( ) Ela pode ser voluntária ou involuntária acontecendo nos mais diversos níveis do ser, seja em seus aspectos biológico, social, psicológico.
( ) Ela acontece dentro da psicoterapia, partindo da pessoa em tratamento e, nela e através dela adquire sentido.
( ) Ela provoca um autoconhecimento que conduz a um maior fortalecimento do eu e a um consequente desenvolvimento das potencialidades pessoais.
( ) Ela é um processo que parte de uma interação permanente e dinâmica entre ambiente e organismo, produzindo uma mudança organísmica.

A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
4079707
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O movimento denominado de Reforma Psiquiátrica surgiu nos anos de 1970 quando emergem momentos de debates em torno de conceitos e aspectos filosóficos com implicações diretas no cuidado ao doente mental. Assim, a reforma psiquiátrica significou

Alternativas
Comentários
  • A reforma psiquiátrica significou o questionamento à instituição asilar e a prática médica visando humanizar a assistência...


ID
4079710
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na construção da Atenção Integral à saúde, a Atenção Básica deve cumprir algumas funções importantes para a concretização dessa atenção integral. Desta forma, assinale a alternativa que NÃO se configura como uma dessas funções.

Alternativas

ID
4079713
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) é uma estrutura vinculada à atenção primária à saúde que tem como pressupostos, dentre outros, educação permanente em saúde e promoção da saúde e humanização. Para dar conta de suas atribuições o NASF utiliza um conjunto de ferramentas. Assim, assinale a alternativa em que está descrita a ferramenta Projeto Terapêutico Singular.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: D

    Projeto de Saúde no Território (PST): pretende ser uma estratégia das equipes de SF e do NASF para desenvolver ações efetivas na produção da saúde em um território, articulando os serviços de saúde com outros serviços e políticas sociais, de forma a investir na qualidade de vida e na autonomia das comunidades. Deve iniciar-se pela identificação de uma área e/ou população vulnerável ou em risco.

    Apoio Matricial: a expressão "apoio" constitui-se como central na proposta do NASF e remete à compreensão de uma tecnologia de gestão denominada "apoio matricial" (NASF), que se complementa com o processo de trabalho em "equipes de referência" (equipe SF), que buscam mudar o padrão dominante de responsabilidade nas organizações: em vez de as pessoas se responsabilizarem por atividades e procedimentos, caracterizados como tecnologia dura e leve-dura, o que se pretende é construir a responsabilidade de pessoas para pessoas, caracterizada pelas tecnologias leves.

    Clínica Ampliada: a proposta de Clínica Ampliada se direciona a todos os profissionais que fazem clínica, ou seja, os profissionais de saúde na sua prática de atenção aos usuários. Toda profissão faz um recorte, um destaque de sintomas e informações, cada uma de acordo com seu núcleo profissional. Ampliar a clínica significa ajustar os recortes teóricos de cada profissão às necessidades dos usuários. A discussão em equipe de casos clínicos, principalmente os mais complexos, é um recurso clínico e gerencial importantíssimo. A existência desse espaço de construção da clínica é privilegiada para o apoio matricial e, portanto, para o trabalho dos profissionais do NASF.

    Projeto Terapêutico Singular (PTS): constitui-se em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário. Geralmente é dedicado a situações mais complexas. É uma variação da discussão de "caso clínico". Representa um momento em que toda a equipe compartilha opiniões e saberes na tentativa de ajudar a entender o sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para a definição de propostas de ações.

    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/pab/5/unidades_conteudos/unidade06/p_11.htm


ID
4079716
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) são instituições destinadas aos usuários com transtornos mentais e uso de crack, álcool e outras drogas, visando estimular sua integração social e familiar oferecendo atendimento médico e psicossocial. Para dar conta do conjunto de ações para atingir tais objetivos, existem modalidades de CAPS que disciplinam seu funcionamento e público alvo. Desta forma, assinale a alternativa que se refere ao CAPSIII.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    CAPS III

    Atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento vinte e quatro horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPS AD. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 150.000 (cento e cinquenta mil) habitantes.

    Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/atencao-a-saude/comofuncionaosus/rede-de-atencao-psicossocial/#:~:text=CAPS%20ad%20III,-Atende%20pessoas%20de&text=e%20outras%20drogas.-,Proporciona%20servi%C3%A7os%20de%20aten%C3%A7%C3%A3o%20cont%C3%ADnua%2C%20com%20funcionamento%20vinte%20e%20quatro,cento%20e%20cinquenta%20mil)%20habitantes.


ID
4079719
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Podemos considerar que os CAPS são serviços estratégicos da Reforma Psiquiátrica brasileira, apontando para a possibilidade de organização de uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico em nosso país. A estratégia de intervenção utilizada nesta unidade que objetiva aumentar a resolubilidade da Saúde da Família (SF) e produzir maior responsabilização pela saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS) é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • O apoio matricial objetiva aumentar a resolubilidade da SF e produzir maior responsabilização pela saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS). Busca, com isso, romper com a lógica dos encaminhamentos indiscriminados, ampliar a clínica e auxiliar as equipes a trabalhar a dimensão do sofrimento psíquico.

    Gabarito A.

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/pusf/v18n1/v18n1a16.pdf


ID
4079722
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Major Sales - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Apartir da Constituição de 1988 foram definidas diretrizes para o Sistema Único de Saúde (SUS) que pudessem garantir a sua construção reduzindo o hiato entre os direitos sociais garantidos em lei e a capacidade de oferta de ações e serviços de saúde pública. Assim, assinale a alternativa onde estão descritas as diretrizes referidas acima.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO MAL ELABORADA, VISTO QUE NA CF/88 HÁ APENAS TRÊS DIRETRIZES: - O RESTO NÃO POSSUI PREVISÃO EXPRESSA, MAS SOMENTE POSTERIORMENTE NAS LEIS QUE COMPLEMENTAM O SUS (a exemplo da lei orgânica, 8080):

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

  • GABARITO: C

    Porem a questao aborda tanto o Artigo 198 da CF/88 sobre as diretrizes quanto os principios doutrinarios do SUS.

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

    Principios doutrinarios: Universalidade, Integralidade e Equidade

    Pessoal, desculpa a ausencia de acentuacao, pois meu teclado e padrao americano.

  • Universalização não é diretriz. Questão cabia recurso .

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e a legislação infraconstitucional dispõem sobre saúde.

    A- Incorreta. Não é a participação da família que é diretriz e/ou princípio do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a participação da comunidade, vide alternativa C.

    B- Incorreta. Não há previsão de “qualidade” como diretriz e/ou princípio do Sistema Único de Saúde (SUS), vide alternativa C.

    C- Correta. Apesar de o enunciado pedir resposta de acordo com a Constituição, a alternativa traz diretrizes do SUS previstos na CRFB/88 e princípios do SUS previstos na Lei 8.080/90.

    Art. 198, CRFB/88: "As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade”.

    Art. 7º, Lei 8.080/90: "As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios: I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; (...); IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie; (...) VIII - participação da comunidade; IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo: a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios; b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde; (...)”.

    D- Incorreta. Não há previsão de “popularização” como diretriz e/ou princípio do Sistema Único de Saúde (SUS), vide alternativa C.

    E- Incorreta. Não há previsão de “popularização” como diretriz e/ou princípio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, não é a participação da família que é diretriz e/ou princípio do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a participação da comunidade, vide alternativa C.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.