Segundo a NBR 14931:
O concreto deve ser lançado com técnica que elimine ou reduza significativamente a segregação entre seus componentes, observando-se maiores cuidados quanto maiores forem a altura de lançamento e a densidade de armadura. Estes cuidados devem ser majorados quando a altura de queda livre do concreto ultrapassar 2 m, no caso de peças estreitas e altas, de modo a evitar a segregação e falta de argamassa (como nos pés de pilares e nas juntas de concretagem de paredes). Entre os cuidados que podem ser tomados, no todo ou em parte, recomenda-se o seguinte:
? emprego de concreto com teor de argamassa e consistência adequados, a exemplo de concreto com características para bombeamento;
? lançamento inicial de argamassa com composição igual à da argamassa do concreto estrutural;
? uso de dispositivos que conduzam o concreto, minimizando a segregação (funis, calhas e trombas, por
exemplo). No adensamento manual, a altura das camadas de concreto não deve ultrapassar 20 cm.
Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha. Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior. Em todos os casos, a altura da camada de concreto a ser adensada deve ser menor que 50 cm, de modo a facilitar a saída de bolhas de ar. Deve-se evitar a vibração da armadura para que não se formem vazios ao seu redor, com prejuízos da aderência.
Percebi várias observações feitas quanto ao item II. TODAVIA, prestemos atenção ao pedido da questão.
Enunciado: Sobre o lançamento de concreto em formas convencionais, para execução de peças moldadas in loco, considere:
→ As formas convencionais estão relacionadas ao adensamento manual
◘ Dito isso, vamos aos itens:
I. O limite vertical máximo descrito em norma para lançamento de concreto é 2,5 m sem que se necessite de elementos auxiliares como funis, mangueiras ou janelas para concretagens intermediárias.
Item 9.5 - Lançamento:
O concreto deve ser lançado com técnica que elimine ou reduza significativamente a segregação entre seus componentes, observando-se maiores cuidados quanto maiores forem a altura de lançamento e a densidade de armadura. Estes cuidados devem ser majorados quando a altura de queda livre do concreto ultrapassar 2 m, no caso de peças estreitas e altas, de modo a evitar a segregação e falta de argamassa
==========================================================================================
II. As camadas de concreto a serem lançadas e vibradas não devem exceder 50 cm de espessura, a fim de garantir o completo preenchimento da formas, sem a formação de bolsões (bicheiras).
Item 9.6 - Adensamento:
No adensamento manual, a altura das camadas de concreto não deve ultrapassar 20 cm. O adensamento por meio de vibradores de imersão está estabelecido em 9.6.2. Em todos os casos, a altura da camada de concreto a ser adensada deve ser menor que 50 cm, de modo a facilitar a saída de bolhas de ar.
=========================================================================================
III. Nos casos de concreto de baixo slump, ou concreto seco, a vibração do concreto deve ocorrer com o mangote em contato direto com o concreto e em contato com a armadura, a fim de evitar vazios (bicheiras).
Item: 9.6.2
Devem ser tomados os seguintes cuidados durante o adensamento com vibradores de imersão (ver figura 2):
◘ preferencialmente aplicar o vibrador na posição vertical;
◘ vibrar o maior número possível de pontos ao longo do elemento estrutural;
◘ retirar o vibrador lentamente, mantendo-o sempre ligado, a fim de que a cavidade formada pela agulha se feche novamente;
◘ não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma, para evitar a formação de bolhas de ar na superfície da peça, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando cantos e arestas, de maneira que não se formem vazios;
◘ mudar o vibrador de posição quando a superfície apresentar-se brilhante.
=========================================================================================
IV. CORRETA. Concretos que se utilizam de mais de 400 kg/m3 podem gerar calor excessivo, criando fissuras e trincas por retração após a reação de hidratação do cimento se iniciar.
Gab. D