SóProvas



Prova FCC - 2012 - TRE-CE - Analista Judiciário - Engenharia Civil


ID
659854
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Zuleica, Teodora e Bárbara são analistas dos Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará, sendo que Teodora é aposentada, Zuleica praticou infração disciplinar sujeita a penalidade de suspensão de até 30 dias, Teodora praticou infração disciplinar sujeita a cassação da aposentadoria e Bárbara praticou infração disciplinar sujeita a penalidade de suspensão de até 90 dias. Nestes casos, de acordo com a Lei no 8.112/90, será obrigatória a instauração de processo administrativo disciplinar para a apuração das infrações cometidas por

Alternativas
Comentários
  • teodora e barbara apenas LETRA: A

    visto que para Zuleica  abrirá  Sindicância, pois não ultrapassou 30 dias de suspensão

       Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

    a teodora e a barbara ira aplicar o PAD 


      Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Grife em nosso

  • A instauração de processo administrativo disciplinar será sempre necessária para a aplicação das penalidades de suspensão por mais de trinta dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão (art. 146, lei 8.112/90).
    É o caso de Teodora(infração sujeita a cassação da aposentadoria) e de Bárbara(penalidade de suspensão de até 90 dias).

  • Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Deus Nos Abençoe!
  • Não concordo com o gabarito, pois " Bárbara praticou infração disciplinar sujeita a penalidade de suspensão de ATÉ 90 dias" Em nenhum momento foi afirmado que a suspensão foi de 90 dias, mas ATÉ 90 dias. Ou seja, pode ser 10, 20, 25, 30, 45, etc, dias de suspensão. Portanto, no caso dela, não se sabe se foi mais ou menos de 30 dias. Logo, NÃO será obrigatória a instauração de processo administrativo disciplinar para a apuração da infração cometida por ela, e sim PODERÁ ser obrigatória, desde que a suspensão tenha sido superior a 30 dias, o que não se sabe.
  • Discordo do colega acima a lei 8112/90 é muito clara e diz: " Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ENSEJAR[...] . Que quer dizer entre outras coisas possibilitar ou o significado da preposição "até" que a questão ressalta.

    Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.
  • A meu ver o erro quanto a aposentada é que, conforme a questão descreve ela já está aposentada, logo, para que haja PAD com o fim de apurar infração com pena de cassação de aposentadoria, esta infração deveria ser cometida antes da aposentadoria . 

    A lei diz que será aplicada ao inativo que houver particado, na atividade, falta punível com a demissaõ.
  • Conforme Art.146 da Lei 811./90:

    Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    No caso da questão:

    Zuleica praticou infração disciplinar sujeita a penalidade de suspensão de até 30 dias (não entra nos critérios do artigo 146)
    Teodora praticou infração disciplinar sujeita a cassação da aposentadoria (cassação de aposentadoria)
    Bárbara praticou infração disciplinar sujeita a penalidade de suspensão de até 90 dias (por mais de 30 dias)

    Portanto, alternativa correta = A
  •  há de se notar que para advertência e suspenção de ate 30 dias a sindicancia basta

    Da sindicancia resuta-se: Arquivamento do processo -  infigencia da pena de advertencia - pena de suspenção de até 30 dias - abertura de processo adm

    ou seja para penas de suspenção acima de 30 dias e casos de demissão, cassação de aposentadoria e destituição de cargo em comissão.


    Deus está conosco e nínguem será contra nós, estudemos a fim de possamos passar amém!
  • Eu acertei a questão mas concordo com o fato da questão estar muito mal redigida pelo seguinte:

    Bárbara praticou infração disciplinar sujeita a penalidade de suspensão de até 90 dias (Nessa alternativa, dá a entender que, por ser ATÉ 90 dias, admite qualquer prazo dentro desses 90 dias - 10, 20, 60 - e por ai vai.

    Eu acho que a banca tem que parar de elaborar questões mal redigidas que, embora fáceis, nos confundem e tiram a nossa atenção na hora da prova.



    Bons estudos!
  • Será obrigatória a instauração de processo disciplinar:
    * suspensão por mais de 30 dias
    * demissão
    * cassação de aposentadoria ou disponibilidade
    * destituição de cargo em comissão

  • Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Errei por não prestar atenção na falta do MAIS.

    Não erro mais.
  • Lembrando que a sindicância deve ser concluída em 30 dias, prorrogáveis por igual período, e que ela deve ser impulsionada por uma comissão disciplinar composta por três servidores.

    Jesus é luz!


  • O Mais também me pegou nessa questão! 


    Não erro mais!!!!

  • Letra A

    Art. 146. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Bons Estudos!!

  • A FCC cobra literalidade da lei, basicamente. Embora concorde com a interpretação feita por alguns colegas, acho que por se apegar tanto a detalhes como esse pode-se perder uma questão.

    Disseram-me em várias ocasiões que em concurso muitas vezes a gente precisa marcar a alternativa "menos errada". Infelizmente, acho que é por aí mesmo.

  • Não existe aplicação de qualquer penalidade sem PAD, são eles:

     

    PAD Sindicância

    PAD

    PAD Sumário

     

  • Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar. (lei 8.112/90)

  • SUSPENSÃO ATÉ 90 DIAS, mas a questão não diz que foi susperior a 30 dias para concluir que era obrigatório o PAD!

    SINDICÂNDIA: ADVERTÊNCIA - SUSPENSÃO ATÉ 30 dias.

    PAD: QUALQUER MODALIDADE - OBRGATÓRIO: DEMISSÃO, DESTITUIÇÃO, CASSAÇÃO E SUSPENSÃO MAIS DE 30 dias.

    PAD SUMÁRIO: ABANDONO DE CARGO, INASSIDUIDADE HABITUAL, ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS.


ID
659857
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação a Revisão do Processo Administrativo Disciplinar considere:

I. Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.

II. Julgada procedente a revisão, será declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor, inclusive em relação à destituição do cargo em comissão.

III. A revisão correrá em apenso ao processo originário, sendo que na petição inicial, o requerente pedirá dia e hora para a produção de provas e inquirição das testemunhas que arrolar.

IV. O requerimento de revisão do processo será dirigido ao Ministro de Estado ou autoridade equivalente, que, se autorizar a revisão, encaminhará o pedido ao dirigente do órgão ou entidade onde se originou o processo disciplinar.

Segundo a Lei no 8.112/90, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - correto
    § 1o Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo


    II- errado
           Art. 182. Julgada procedente a revisão, será declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relação à destituição do cargo em comissão, que será convertida em exoneração

    III- correto
    Art. 178. A revisão correrá em apenso ao processo originário.

    Parágrafo único. Na petição inicial, o requerente pedirá dia e hora para a produção de provas e inquirição das testemunhas que arrolar.

    IV- correto 

    Art. 177. O requerimento de revisão do processo será dirigido ao Ministro de Estado ou autoridade equivalente, que, se autorizar a revisão, encaminhará o pedido ao dirigente do órgão ou entidade onde se originou o processo disciplinar.




  • Qual o rito utilizado para a revisão processual?
    Quanto ao rito revisional, independentemente da pena originariamente aplicada e de quem a aplicou, cabe apenas ao respectivo Ministro de Estado autorizar a instauração de processo de revisão, nos termos do artigo 177 da Lei nº 8.112/90.
    Em regra, existem duas fases inteiramente distintas nas revisões processuais que o servidor pode requerer: a primeira é o exame da sua admissibilidade, e a segunda é a apreciação do mérito do mesmo requerimento.
    Caso o Ministro competente entenda inexistirem os pressupostos de admissibilidade da revisão, previstos no art. 174, imediatamente indeferirá o pedido, mandando arquivá-lo, mas mesmo que determine tal arquivamento, este não poderá ser procedido senão em apenso aos autos do processo administrativo originário, uma vez que compõe a história daquele processo, significando a última etapa ocorrida, por isso devendo necessariamente permanecer apensada.
    No caso de deferimento, o processo revisor é remetido para a respectiva autoridade instauradora, a fim de que se designe a comissão revisora (que até pode ser integrada por membros da comissão originária, o que, embora não seja legalmente vedado, não convém). Prevalecem os mesmos requisitos para os integrantes da comissão já descritos para o rito ordinário.

  • I) Art. 174 §1º, lei 8112/90 (v)

    II) Art. 182, lei 8112/90 (E)

    III) Art. 178, lei 8112/90 (v)

    IV) Art. 177, lei 8112/90 (v)

    Resposta: letra "e"

  • Correto - I. Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.
    Errada - II. Julgada procedente a revisão, será declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relação à destituição do cargo em comissão, que será convertida em exoneração. 
    Correto - III. A revisão correrá em apenso ao processo originário, sendo que na petição inicial, o requerente pedirá dia e hora para a produção de provas e inquirição das testemunhas que arrolar. Parágrafo único da 8112/90.
    Correto -IV. O requerimento de revisão do processo será dirigido ao Ministro de Estado ou autoridade equivalente, que, se autorizar a revisão, encaminhará o pedido ao dirigente do órgão ou entidade onde se originou o processo disciplinar. Art 177 da lei 8112/90.


  • Mas a revisão não ocorre somente após o processo original?

  • I) Art. 174. § 1o  Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.

    II) Art. 182.  Julgada procedente a revisão, será declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relação à destituição do cargo em comissão, que será convertida em exoneração.

    III) Art. 178.  A revisão correrá em apenso ao processo originário.
    Parágrafo único. Na petição inicial, o requerente pedirá dia e hora para a produção de provas e inquirição das testemunhas que arrolar.

    IV) Art. 177. O requerimento de revisão do processo será dirigido ao Ministro de Estado ou autoridade equivalente, que, se autorizar a revisão, encaminhará o pedido ao dirigente do órgão ou entidade onde se originou o processo disciplinar.
    GAB: E.


ID
659860
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei no 8.112/90, NÃO se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito

Alternativas
Comentários
  • Correto letra C, conforme §1º do art. 49 do RJU, logo abaixo:
    Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:
            I - indenizações;
            II - gratificações;
            III - adicionais.
            § 1o  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.
  •  Indenização:

    Não se incorporam no vencimento ou provento para qualquer efeito (art. 49, §1º da Lei 8112/90). “Constituem indenizações ao servidor, a ajuda de custo, diárias , transporte e auxilio moradia” (art. 51 da Lei 8112/90). 

    § 2o As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei


     

  •  

    Literalidade do art 49 da Lei 8112.

    Questão correta: Letra C.

     Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:


    I - indenizações;

    II - gratificações;

    III - adicionais.

    § 1o  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    § 2o  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

  • “Indenizações: servem apenas para recompor os gastos efetiva ou presumidamente feitos pelo servidor a serviço. Justamente por esse caráter de reposição é que as indenizações não se incorporam ao vencimento do servidor (§1º).”

    Servidor Público – Lei Nº 8.112/1990
    Autor: João Trindade Cavalcante Filho
  • O raciocínio citado pelo Ramiro é o melhor critério para memorizar/compreender tal exceção sem precisar decorar. Quando resolvi a questão o utilizei já que lembrava que existia uma modalidade que não se incorporava mas não lembrava qual... Usei esse raciocínio e acertei a questão! :-)
  • A resposta é a letra C, de acordo com a fundamentação do artigo 49 da Lei 8112/90:

    Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

            I - indenizações;

            II - gratificações;

            III - adicionais.

            § 1o  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

            § 2o  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    Sempre tendo fazer quando estou estudando, técnicas menmônicas, logo para memorizar as vantagens pode fazer:


    Adicional
    Gratificaçãoes
    Indenizações

    Espero ter ajudado.

    Rumo ao Sucesso

  • Complementando o dito pelos colegas, a Gratificação de Encargos em Cursos e Concursos é a única exceção referente à incorporação de gratificações ao vencimento e remuneração, pois ela não incorpora de acordo com a Lei 8112/90.

    Portanto, entendo que essa questão é passível de anulação, porque a resposta da questão afirma que apenas as indenizações não se incorporam a remuneração sendo que há uma gratificação que também não é incorporada.
  • Raul Melo,
    não há razão de a questão ser anulada, pois perceba que o art. 49,
    § 2o da lei 8.112/90 NÃO afirma as gratificações e os adicionais se incorporam ao vencimento sempre, afirma que "As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei."
    De fato, a GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO não se incorpora ao vencimento ou provento - trata-se de EXCEÇÃO À REGRA, mas devidamente prevista na própria lei 8.112/90, não havendo o que se questionar a respeito:
    Art. 76-A, § 3º da lei 8.112/90. A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso NÃO se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.
    Ademais, a resposta da questão atende à dicção literal do art. 49,
    § 2º, qual seja:" As indenizações não se incoporam ao vencimento ou provento, para qualquer efeito".
  • E quais são essas indenizações que não se incorporam na remuneração e nem em proventos ? SÃO ESSAS

     

    BIZU ::  D.A.T.A

     

    * DIÁRIAS 

    * AJUDA DE CUSTO

    * TRANSPORTE 

    *AUXÍLIO-MORADIA 

     

    ----------

     

    MACETE : indeNIzações → Não Incorpora

  • Lei 8.112/90, art. 49 §1° e  §2°

    As indenizações não se incorporam aos vencimentos ou proventos, mas as gratificações e adicionais incorporam-se nos casos e condições indicados em lei.


ID
659866
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Walquiria é analista judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará. Ela é formada em Direito, tendo concluído curso de doutorado, mestrado e de especialização lato sensu. Neste caso, de acordo com a Lei no 11.416/2006, Walquíria terá direito ao Adicional de Qualificação - AQ

Alternativas
Comentários
  • LEI 11416/2006
    Art. 15.  O Adicional de Qualificação – AQ incidirá sobre o vencimento básico do servidor, da seguinte forma:
    I - 12,5% (doze vírgula cinco por cento), em se tratando de título de Doutor;
    II - 10% (dez por cento), em se tratando de título de Mestre;
    III - 7,5% (sete vírgula cinco por cento), em se tratando de certificado de Especialização; 

    1o  Em nenhuma hipótese o servidor perceberá cumulativamente mais de um percentual dentre os previstos nos incisos I a IV do caput deste artigo. 

    BONS ESTUDOS!

  • LETRA D

    Art. 15.  O Adicional de Qualificação – AQ incidirá sobre o vencimento básico do servidor, da seguinte forma:

    I - 12,5% (doze vírgula cinco por cento), em se tratando de título de Doutor;

    II - 10% (dez por cento), em se tratando de título de Mestre;

    III - 7,5% (sete vírgula cinco por cento), em se tratando de certificado de Especialização; 

    1o  Em nenhuma hipótese o servidor perceberá cumulativamente mais de um percentual dentre os previstos nos incisos I a IV do caput deste artigo.


    Ou seja, a gratificação mais elevada impede a percepção da menos elevada.
  • Não entendi o seguinte: a gratificação mais elevada é para Doutor (12,5%). Não seria essa a gratificação que deveria ser aplicada?

  • Claudemir Jr, sim, você tem razão, por isso a questão certa é a letra D, apenas relativo ao Doutorado.

    Que Deus continue nos abençoando!

  • LEI 11416/2006
    Art. 15.  O Adicional de Qualificação – AQ incidirá sobre o vencimento básico do servidor, da seguinte forma:

    § 1° Em nenhuma hipótese, o servidor perceberá cumulativamente mais de um percentual dentre os previstos nos incisos I, II, III e VI do caput deste artigo.

  • GABARITO D 

     

    Sobre o AQ:

     

    Doutor = 12,5% 

    Mestre = 10%

    Especialização = 7,5%

    Ações de Treinamento = 1% (conjunto de ações de treinamento que totalize pelo menos 120 horas - limite de 3% - prazo de 4 anos

     

    ** Não poderão receber cumulativamente

    ** Devido desde a apresentação do título + diploma + certificado

    ** Servidor cedido não receberá, durante o afastamento, o AQ, SALVO cessão para a União e desde que opte pela remuneração do cargo efetivo.

    ** Pós graduação = duração mínima de 360 horas 

    ** Adicional considerado para cálculo de proventos e pensões desde que apresentado antes da data de inativação

  • Art. 15.  O Adicional de Qualificação – AQ incidirá sobre o vencimento básico do servidor, da seguinte forma:

     

    I - 12,5% (doze vírgula cinco por cento), em se tratando de título de Doutor;

    II - 10% (dez por cento), em se tratando de título de Mestre;

    III - 7,5% (sete vírgula cinco por cento), em se tratando de certificado de Especialização;

    IV – (VETADO)

    V - 1% (um por cento) ao servidor que possuir conjunto de ações de treinamento que totalize pelo menos 120 (cento e vinte) horas, observado o limite de 3% (três por cento).

    VI - 5% (cinco por cento) para os Técnicos Judiciários portadores de diploma de curso superior.          (Incluído pela Lei nº 13.317, de 2016)

     

    § 1o  Em nenhuma hipótese, o servidor perceberá cumulativamente mais de um percentual dentre os previstos nos incisos I, II, III e VI do caput deste artigo.        (Redação dada pela Lei nº 13.317, de 2016)

     

    FOCOFORÇAFÉ@

  • Essa Walquíria é porreta, hein!

     

    Gab: D

  • segundo a questao anterior nao tera direito a adicional nenhum , ainda que concluido , enquanto nao APRESENTAR O DIPLOMAAAA.

     

     AH VÁ!!! 

  • Comentário:

    Em nenhuma hipótese o servidor perceberá cumulativamente mais de um percentual por doutorado, mestrado ou especialização.

    Então, mesmo que Walquiria possua todos os títulos, ela terá direito ao Adicional Qualificação apenas relativo ao Doutorado, devido ao seu maior percentual.

  • Em nenhuma situação o servidor perceberá cumulativamente mais de um percentual indicado nos quatro primeiros casos (Doutor, Mestre e título de especialização, curso superior para técnico) – art. 15, § 1o.

    *** ATENÇÃO: Contudo, essa vedação não se aplica ao percentual relativo ao conjunto de ações de treinamento, ou seja, o percentual de 1% relativo ao conjunto de ações de treinamento poderá cumular-se com os demais!!!


ID
659869
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação a organização do Tribunal considere:

I. Vagando o cargo de presidente e faltando mais de cento e oitenta dias para o término do biênio, proceder-se-á à eleição para complementação dos mandatos de presidente e vice-presidente.

II. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará elegerá seu presidente e vice-presidente dentre os dois desembargadores que o compõem, cabendo ao presidente o exercício cumulativo da Corregedoria Regional Eleitoral.

III. O Supremo Tribunal Federal indicará primeiro e se-gundo substitutos para a categoria de desembargador.

IV. Regula a antiguidade no Tribunal: a data da posse; a data da nomeação ou indicação; o anterior exercício como efetivo ou substituto; a idade.

De acordo com o Regimento, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Art. 2º O Tribunal Regional Eleitoral elegerá seu presidente e vice-presidente dentre os dois desembargadores que o compõem, em sessão pública, mediante votação nominal, aberta e fundamentada, cabendo ao vice-presidente o exercício cumulativo da Corregedoria Regional Eleitoral.

    Art. 3º Vagando o cargo de presidente e faltando mais de cento e oitenta dias para o término do biênio, proceder-se-á à eleição para complementação dos mandatos de presidente e vice-presidente.

    Art. 5º Regula a antigüidade no Tribunal:
    I - a data da posse;
    II - a data da nomeação ou indicação;
    III - o anterior exercício como efetivo ou substituto;
    IV - a idade.

    § 2º O Tribunal de Justiça indicará primeiro e segundo substitutos para a categoria de desembargador.
  • I. Vagando o cargo de presidente e faltando mais de cento e oitenta dias para o término do biênio, proceder-se-á à eleição para complementação dos mandatos de presidente e vice-presidente. - CERTO
    .
    II. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará elegerá seu presidente e vice-presidente dentre os dois desembargadores que o compõem, cabendo ao presidente o exercício cumulativo da Corregedoria Regional Eleitoral. - ERRADO cabe ao vice-presidente o exercício cumulativo com a Corregedoria Regional Eleitoral
    .
    III. O Supremo Tribunal Federal indicará primeiro e se-gundo substitutos para a categoria de desembargador. - ERRADO quem indica é o Tribunal de Justiça.

    .
    IV. Regula a antiguidade no Tribunal: a data da posse; a data da nomeação ou indicação; o anterior exercício como efetivo ou substituto; a idade. - CERTO

    -----

    Gabarito: B
     

  • TRE - RJ

    Art. 2º O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - TRE-RJ -, com sede na Capital e jurisdição em todo Estado, compõe-se de sete membros titulares assim escolhidos: I - mediante eleição, pelo voto secreto, de: a) dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado; b) dois juízes, pelo Tribunal de Justiça, dentre os juízes de Direito. II - mediante indicação do Tribunal Regional Federal da segunda região, de um Juiz Federal; III - mediante nomeação do Presidente da República de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado.

    § 1º Os substitutos dos membros titulares do Tribunal serão escolhidos pelo mesmo processo e em número igual para cada categoria (Código Eleitoral, art. 15).

    Art. 3º O Tribunal elegerá, em votação secreta, para a sua Presidência um dos dois desembargadores estaduais efetivos, para mandato de 2 (dois) anos ou até o término do biênio, proibida a reeleição. Caberá ao outro a Vice-Presidência e o exercício das atribuições de Corregedor Regional Eleitoral, cumulativamente. § 1º É obrigatória a aceitação do cargo, salvo recusa manifestada e aceita antes da eleição. § 2º Vagando, no curso do mandato, o cargo de Presidente, assumirá o Vice-Presidente até a posse do novo membro elegível, devendo convocar eleição no prazo máximo de trinta dias, contados da posse do outro Desembargador. § 3º Havendo empate na

    Art. 14. § 2º Regulam a antiguidade no Tribunal, sucessivamente: a posse; a nomeação ou eleição; a idade.

  • Gabarito: Letra B

    Regimento Interno do TRE-CE (Junho 2021)

    I) Art. 8 caput

    II) Art. 7 caput

    III) Art. 8 Parágrafo 1º

    IV) Art. 10 Incisos I ao IV

    Fonte: https://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-regimento-interno-do-tribunal-regional-eleitoral-do-ceara/rybena_pdf?file=https://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-regimento-interno-do-tribunal-regional-eleitoral-do-ceara/at_download/file


ID
659872
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Ao presidente é facultado decidir monocraticamente as questões relativas a direitos e deveres dos servidores ou submetê-las à apreciação do Tribunal. Das decisões do presidente caberá

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Art. 18. Ao presidente é facultado decidir monocraticamente as questões relativas a direitos e deveres dos servidores ou submetê-las à apreciação do Tribunal.

    § 1º Das decisões do presidente caberá pedido de reconsideração e, do seu indeferimento, caberá recurso para o Tribunal, ambos no prazo de trinta dias a contar da publicação ou da ciência dada ao interessado.
  • Das decisões do Presidente em materia relativa a interessados de servidores, caberá pedido de reconsideração a ser interposto no prazo de 30 dias, a contar da publicação ou da ciencia do interessado, NÃO PODENDO SER RENOVADO.

     

  • Gabarito: Letra B

    Regimento Interno do TRE-CE (Junho 2021)

    Art. 24 Parágrafo 2º

    Fonte: https://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-regimento-interno-do-tribunal-regional-eleitoral-do-ceara/rybena_pdf?file=https://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-regimento-interno-do-tribunal-regional-eleitoral-do-ceara/at_download/file


ID
659875
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Compete ao vice-presidente

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Art. 19. Compete ao vice-presidente:
    I - substituir o presidente nos seus impedimentos e faltas e assumir a presidência, no caso de vaga, até a posse do novo titular;
    II - participar dos julgamentos em que for relator ou revisor, mesmo quando no exercício da presidência;
    III - presidir a comissão apuradora das eleições;
  • a) Presidente

    b) Presidente

    c) 

    d) Presidente 

    e) Vice-Presidente

     

    Gab: E

  • TRE - RJ

    Art. 27. Compete ao Vice-Presidente do Tribunal, que exerce as suas funções cumulativamente com as de Corregedor:

    I - substituir o Presidente nas suas férias, licenças, faltas, impedimentos e ausências ocasionais;

    II - assumir a Presidência do Tribunal, em caso de vacância, até a posse do novo titular, convocando eleição que será realizada no prazo máximo de trinta dias contados da posse do outro Desembargador, nos termos do art. 3º deste Regimento;

    III - praticar os atos que lhe forem delegados pelo Presidente do Tribunal, de comum acordo com este (art. 125 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional - LOMAN).

    Art. 28. O Vice-Presidente, quando no exercício da Presidência, não será substituído nos feitos em que for relator e, quando presidir ao julgamento dos de outro relator, terá apenas o voto de desempate.

    Art. 29. O Vice-Presidente será substituído, nas suas férias, licenças, faltas ou impedimentos ocasionais, pelo suplente da mesma origem, observada a antiguidade.

    Parágrafo único. No caso de vacância, o suplente assumirá o cargo até a posse do novo titular.

  • Art. 17. Compete ao presidente do Tribunal:

    XVI - mandar publicar, no prazo legal, os nomes dos candidatos registrados pelo
    Tribunal;

    IV - convocar sessões extraordinárias;

    VI - autorizar a distribuição e a redistribuição dos processos aos membros do Tribunal,
    podendo delegar tal competência mediante portaria;

    XIV - conhecer, em grau de recurso, de decisão administrativa do diretor geral da
    secretaria;

    Art. 19. Compete ao vice-presidente:

    III - presidir a comissão apuradora das eleições;

     

  • Gabarito: Letra E

    Regimento Interno do TRE-CE (Junho 2021)

    Art. 25 Inciso II

    Fonte: https://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-regimento-interno-do-tribunal-regional-eleitoral-do-ceara/rybena_pdf?file=https://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-regimento-interno-do-tribunal-regional-eleitoral-do-ceara/at_download/file


ID
659878
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

O Tribunal reunir-se-á em sessões

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Art. 44. O Tribunal reunir-se-á em sessões ordinárias e administrativas, oito vezes por mês, e, em extraordinárias, sempre que se fizer necessário, por convocação do presidente ou do próprio Tribunal, com designação de dia e hora em que se realizarão, anunciados pela imprensa oficial, sempre que possível.
  • TRE-RJ

    TRE-RJ

    Art. 54. As sessões do Tribunal são ordinárias e administrativas.

    Art. 55. O Tribunal reunir-se-á ordinariamente 2 (duas) vezes por semana, às segundas-feiras e quartas-feiras, a partir das 18 horas, e, extraordinariamente, quando necessário, mediante convocação do Presidente ou da maioria absoluta dos seus membros.

    § 1º Nos anos em que houver eleição, no período após as convenções partidárias para a escolha dos candidatos aos cargos eletivos e até o término do julgamento das contas dos candidatos eleitos, poderá o Tribunal, pela maioria de seus membros, deliberar outro horário para o início das sessões.

    § 4º Durante o recesso forense, o Tribunal reunir-se-á, extraordinariamente, quando convocado pelo Presidente.

  • Gabarito: Letra C

    Regimento Interno do TRE-CE (Junho 2021)

    Art. 60 caput

    Fonte: https://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-regimento-interno-do-tribunal-regional-eleitoral-do-ceara/rybena_pdf?file=https://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-regimento-interno-do-tribunal-regional-eleitoral-do-ceara/at_download/file

    Observação: Questão está desatualizada, pois o Regimento Interno indica que apenas as sessões ordinária serão realizados 8 vezes ao mês. Já as sessões administrativas e extraordinárias serão realizadas sempre que se fizer necessário.


ID
660016
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No BrOffice Writer, para apagar de uma só vez a palavra à esquerda do cursor utiliza-se

Alternativas
Comentários
  • 12. No BrOffice Writer, para apagar de uma só vez a palavra à esquerda do cursor utiliza-se 
    (A) <Shift> + <Seta para esquerda>. 
    (B) <BackSpace>. 
    (C) <Del>. 
    (D) <Ctrl> + <Del>. 
    (E) <Ctrl> + <BackSpace>. 
  • 12. No BrOffice Writer, para apagar de uma só vez a palavra à esquerda do cursor utiliza-se 


    (A) <Shift> + <Seta para esquerda>. 


    (B) <BackSpace>. 


    (C) <Del>. 


    (D) <Ctrl> + <Del>. 


    (E) <Ctrl> + <BackSpace>. 

     

  • .
  • Letra E.

    A questão foi postada com erro pelo site. A alternativa é o <Ctrl> + <Backspacer>  como postado pelo colega acima.

    Bons estudos! 
  • Letra E.



    A questão foi postada com erro pelo site. A alternativa é o <Ctrl> + <Backspacer>  como postado pelo colega acima.



    Bons estudos!
  • (A) <Shift> + <Seta para esquerda>. 
    Seleciona o caractere (carácter) que está a esquerda do cursor.
    (B) <BackSpace>. 
    Apaga o caractere (carácter) que está a esquerda do cursor.
    (C) <Del>. 
    Apaga o caractere (carácter) que está a direita do cursor.
    (D) <Ctrl> + <Del>. 
    Apaga de uma só vez a palavra a que está a direita do cursor.
    (E) <Ctrl> + <BackSpace>.
    Apaga de uma só vez a palavra a que está a esquerda do cursor.
  • No BrOffice Writer, para apagar de uma só vez a palavra à esquerda do cursor utiliza-se 


    (A) <Shift> + <Seta para esquerda>. 


    (B) <BackSpace>. 


    (C) <Del>. 


    (D) <Ctrl> + <Del>. 


    (E) <Ctrl> + <BackSpace>
  • LETRA E

    Questão repetida, apenas copiei o excelente comentário da outra questão:

    (A) <Shift> + <Seta para esquerda>. 
    Seleciona o caractere (carácter) que está a esquerda do cursor.

    (B) <BackSpace>. 

    Apaga o caractere (carácter) que está a esquerda do cursor.

    (C) <Del>. 

    Apaga o caractere (carácter) que está a direita do cursor.

    (D) <Ctrl> + <Del>. 

    Apaga de uma só vez a palavra a que está a direita do cursor.

    (E) <Ctrl> + <BackSpace>.

    Apaga de uma só vez a palavra a que está a esquerda do cursor.
  • LETRA E

    Questão repetida, apenas copiei o excelente comentário da outra questão:

    (A) <Shift> + <Seta para esquerda>. 

    Seleciona o caractere (carácter) que está a esquerda do cursor.


    (B) <BackSpace>. 

    Apaga o caractere (carácter) que está a esquerda do cursor.

    (C) <Del>. 

    Apaga o caractere (carácter) que está a direita do cursor.

    (D) <Ctrl> + <Del>. 

    Apaga de uma só vez a palavra a que está a direita do cursor.

    (E) <Ctrl> + <BackSpace>.

    Apaga de uma só vez a palavra a que está a esquerda do cursor.
  • Gabarito: Letra E


    (A) <Shift> + <Seta para esquerda>. Para selecionar o espaço/letra que estiver imadiatamente à esquerda. / Shift + seta para a direita faz justamente o contrário.
    (B)<BackSpace>.  Dependendo de onde estiver o cursor, apagará a letra/espaço que estiver imediatamente à esquerda.
    (C) <Del>.  Contrário do backspace, apagará a letra/espaço que estiver imediatamente à direita
     
    (D) <Ctrl> + <Del>Para apagar uma palavra que estiver imediatamente à direita.
     
    (E) <Ctrl> + <BackSpace>.Contrário do ctrl+del. Para apagar uma palavra que estiver imediatamente à esquerda.
     
  • A questão não está trazendo as alternativas. Então aqui estão:


     


    No BrOffice Writer, para apagar de uma só vez a palavra à esquerda do cursor utiliza-se 




    (A) <Shift> + <Seta para esquerda>. 


    (B) <BackSpace>. 


    (C) <Del>. 


    (D) <Ctrl> + <Del>. 


    (E) <Ctrl> + <BackSpace>.



    Gabarito: Letra E
  • Para complementar...

    Se quiser apagar a palavra à direita do cursor: CONTROL + DELETE

    Resumindo...

    Apagar a palavra:
    à direita: CONTROL + DELETE
    à esquerda:  CONTROL + BACKSPACE

  • Essa questão está repetida. Na verdade, ela está digitada aqui no site de maneira incorreta. As opções certas estão no 1° comentário.

    Tb fiquei assustada, mas foi erro de digitação.. Menos mal! :)

    Bons estudos! Não desanimem!
  • Lembrando que tbm funciona no word.
  • Similaridade entre OPen Office & MSWOrd, porque em MSWord 2003 o mesmo comando e´valido.
  • Não só no Writer, mas no Word também!
  • Lembrando também que: Caso a palavra estivesse selecionada, para apaga-la de uma única vez poderia usar BackSpace ou Del. Como na questão ele fala que quer apaga-la de uma unica vez e não menciona que a palavra não está selecionada, a saida é teclar em Ctrol + BackSpace.
  • Letra E

    Lembrando também que: Caso a palavra estivesse selecionada, para apaga-la de uma única vez poderia usar BackSpace ou Del. Como na questão ele fala que quer apaga-la de uma unica vez e não menciona que a palavra não está selecionada, a saida é teclar em Ctrol + BackSpace.
  • Letra E

    Lembrando também que: Caso a palavra estivesse selecionada, para apaga-la de uma única vez poderia usar BackSpace ou Del. Como na questão ele fala que quer apaga-la de uma unica vez e não menciona que a palavra não está selecionada, a saida é teclar em Ctrol + BackSpace.
  • Letra E.

    Lembrando também que: Caso a palavra estivesse selecionada, para apaga-la de uma única vez poderia usar BackSpace ou Del. Como na questão ele fala que quer apaga-la de uma unica vez e não menciona que a palavra não está selecionada, a saida é teclar em Ctrol + BackSpace.
  • letra E.

    Lembrando também que: Caso a palavra estivesse selecionada, para apaga-la de uma única vez poderia usar BackSpace ou Del. Como na questão ele fala que quer apaga-la de uma unica vez e não menciona que a palavra não está selecionada, a saida é teclar em Ctrol + BackSpace.
  • Lembrando também que: Caso a palavra estivesse selecionada, para apaga-la de uma única vez poderia usar BackSpace ou Del. Como na questão ele fala que quer apaga-la de uma unica vez e não menciona que a palavra não está selecionada, a saida é teclar em Ctrol + BackSpace.
  • Esta questao ja se repetiu mais de 5 vezes com numeros diferentes.
  • As bancas gostam muito dessa questão.
  • Já vi essa questão 4 vezes aqui. :)
  • Atenção!
     
    Isso também vale para o Word 2003.

    < Ctrl> + < Del>   Apaga de uma só vez a palavra à DIREITA.
    < Ctrl> + < Backspace>   Apaga de uma só vez a palavra à ESQUERDA.

  • Já aprendi... de tanto refazer essa questão..... que foi repetida várias vezes.


    Tá valendo!


    Bons estudos!

  • LETRA E



    Macete

    Ctrl + Del - Direita (apaga) 

    Ctrl + BACKspace - ( notem que está do lado esquerdo da palavra )


  • Prezados,

    Vemos pelo help do libre office que o comando Ctrl + backspace exclui  texto até o início da palavra, e em uma lista, exclui um parágrafo vazio na frente do parágrafo atual.

    Fonte : https://help.libreoffice.org/Writer/Shortcut_Keys_...
    Portanto a alternativa correta é a letra E.

  • Ctrl + Del = Apaga o texto após o cursor

    Ctrl + Backspace = Apaga o texto antes do cursor

  • a) <Shift> + <Seta para esquerda>. ERRADA  (Seleciona um caracter à esquerda)

    b) <backspace>. ERRADA (Apaga caracteres individuais à esquerda ou qualquer item selecionado, não importa o tamanho)

    c) <del>. ERRADA (Apaga caracteres individuais à direita ou qualquer item selecionado, não importa o tamanho)

    d) <ctrl> + <del>.. ERRADA (Apaga palavra inteira à direita ou qualquer item selecionado, não importa o tamanho)

    e) <ctrl> + <backspace>. CORRETA (Apaga palavra inteira à esquerda ou qualquer item selecionado, não importa o tamanho)

  • - Comentário do prof. Victor Dalton (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    Assim como no Word, CTRL + BACKSPACE apaga de uma só vez a palavra à esquerda do cursor. CTRL + DELETE apaga a palavra à direita.

    Resposta certa, alternativa e).

  • Questão queridinha das bancas 

  • Assim como no Word, CTRL + BACKSPACE apaga de uma só vez a palavra à esquerda do cursor. CTRL + DELETE apaga a palavra à direita.

  • Seria interessante a banca dizer onde está o cursor, pois o comando apaga toda a palavra a esquerda se o curso estiver a frente do último caractere da palavra, caso contrário não se apagaria os caractere a direita do curso. Ex.: PALAVR]A ctrl + backspace = A (o caractere "a" não seria apagado por conta do local do cursor.


ID
660409
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para salvar uma apresentação do BrOffice >Impress com senha,

Alternativas
Comentários
  • Questão repetida, aproveitei o excelente comentário do nosso colega postado na outra questão:

    A alternativa "D" está incompleta!

    13. Para salvar uma apresentação do BrOffice Impress com senha, 


     


    (D) pressiona-se a combinação de teclas  Ctrl + S e na tela que se abre, digita-se o nome do arquivo no campo Nome, 


    seleciona-se a caixa de combinação Salvar com senha e clica-se no botão Salvar. Para concluir, digita-se e redigita-se a 


    senha e clica-se no botão OK.
  • d) pressiona-se a combinação de teclas Ctrl + S e na tela que se abre, digita-se o nome do arquivo no campo Nome, seleciona-se a caixa de combinação (check box) Salvar com senha e clica-se no botão Salvar. Para concluir, digita-se e redigita-se a senha e clica-se no botão OK.
  • Esta questao ja se repetiu mais de 5 vezes com numeros diferentes.
  • ???ERRARIA ESSA QUESTAO NA PROVA... SO EU MARQUEI A A

  • GABARITO D

     

    Lembrando que o atalho para SALVAR no POWER POINT (programa similiar ao Impress), as teclas utilizadas são CTRL + B.


ID
660418
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Dentre os processos abaixo indicados, os que serão primeiramente julgados na sessão ordinária são os

Alternativas
Comentários
  • LETRA D



    Art. 48. Declarada aberta a sessão ordinária e após verificação do número de juízes presentes e discussão e aprovação da ata da sessão anterior, observar-se-á, obedecida a ordem de antiguidade do relator, com precedência do vice-presidente, a seguinte ordem de julgamento:

    I - processos adiados, iniciando-se por aqueles com pedido de vista;

    II - processos que possam resultar em perda de mandato eletivo;

    III - demais processos, obedecida a sequência constante na pauta;

    IV - processos extrapauta;

  • A justificativa esta correta, porem, a resposta é letra B.
  • TRE - RJ

    Art. 59. No conhecimento e julgamento dos feitos, observar-se-á a seguinte ordem:

    a) habeas corpus e respectivos recursos;

    b) habeas data e respectivos recursos;

    c) mandados de injunção e respectivos recursos

    d) mandados de segurança e respectivos recursos;

    e) suspensões de segurança/liminares;

    f) ações cautelares;

    g) pedidos de vista;

    h) agravos regimentais;

    i) embargos de declaração;

    j) conflitos de competência e respectivos recursos;

    k) exceções de suspeição

    l) processos que importem em perda de diplomas e de mandatos eletivos, qualquer que seja sua natureza e processos que importem em declaração de inelegibilidade, salvo nos relativos a registro de candidatura;

    m) recursos eleitorais;

    n) processos criminais de competência originária do tribunal;

    o) recursos criminais;

    p) revisões criminais;

    q) registros de coligações;

    r) registros de candidatos a cargos eletivos e arguições de inelegibilidade;

    s) julgamentos de urnas impugnadas ou anuladas;

    t) apuração de eleição;

    u) prestações de contas;

    v) restaurações de autos;

    w) representações, reclamações e requerimentos;

    x) matéria administrativa.


ID
660544
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre sistemas operacionais é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Sistema operacional ou sistema operativo é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina.
    Consiste na
    camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina.
    É o interpretador básico de comandos, e é a interface pela qual o usuário tem acesso aos recursos que o hardware oferece.
  •  

    sistema operacional é uma coleção de programas que:

    • Inicializa o hardware do computador
    • Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
    • Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
    • Mantém a integridade de sistema
    Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.

    As Várias Partes de um Sistema Operacional

    Um sistema operacional de um computador que é usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, é um sistema complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo responsável por uma função. Os módulos típicos em um grande SO multiusuário geralmente são:

    • Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como "executivo")
    • Gerenciador de processo
    • Escalonador (Scheduler, em inglês)
    • Gerenciador de arquivo
    Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/851/o_que_e_um_sistema_operacional
  • a) O sistema operacional é uma camada de hardware que separa as aplicações do software que elas acessam e fornece serviços que permitem que cada aplicação seja executada com segurança e efetividade.

    Sistema operacional não pe hardware; é software que gerencia aplicações e certifica que elas tenham memória para serem executadas.É também a interface a interface que o usuário tem com hardware e aplicações do pc.
  • Resumindo o erro está na letra A, pq SO é um software.
  • Dica:


    hardware = aquelas "peças" que estão dentro do computador (ou seja, são coisas físicas; é possível tocar nelas);


    software = são os "programas, jogos e coisas do tipo" (ou seja, é aquilo que não é peça física do computador).


    Eu sempre associo assim p/ não confundir!


    Bons estudos!

  • Como falam no nordestão "esse item "a" está inpistiado de erros."


ID
660550
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere as condições necessárias para a melhoria da produtividade na produção de revestimento cerâmico interno de paredes apresentadas abaixo.

I. Panos grandes de revestimento, sem interferências, prejudicam e comprometem a produtividade.

II. Uma paginação que leve em conta princípios modulares diminui o número de peças cortadas.

III. Uma base regular minimiza a necessidade de acerto geométrico pela camada de assentamento.

IV. É produtivo voltar às pequenas áreas inicialmente não liberadas para ajustes, assim como, trabalhar fazendo pequenas quantidades de cada vez.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Ocorre justamente o contrário, se não há interferências, a produtividade é maior.

    II. De acordo com a "Equipe de Obra" da editora PIINI - "Uma paginação que leve em conta princípios modulares diminui o número de peças cortadas".

    III. Com certeza, e consequentemente a produtividade é maior.

    IV. Ficar voltando para ajustar pequenas áreas não é produtivo, nem trabalhar fazendo pequenas quantidades por vez. O ideal é fazer uma grande quantidade por período de trabalho.


ID
660553
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na aplicação de revestimentos cerâmicos, as juntas que têm como função compensar a diferença de tamanho das placas cerâmicas, facilitar o alinhamento das placas, acomodar tensões oriundas da dilatação térmica e expansão por umidade sem transmiti-las para outras peças e, ainda, facilitar a troca de peças, são denominadas juntas

Alternativas
Comentários
  • As juntas estruturais são interrupção na estrutura do concreto de modo a parar a dissipação de cargas pra estrutura após a junta.

    As juntas de assentamento são as de união entre as peças cerâmicas e tem por finalidade:
    • Compensar a diferença de tamanho das placas cerâmicas;
    • Facilitar o alinhamento das placas;
    • Acomodar tensões oriundas da dilatação térmica e expansão por umidade sem transmiti-las para outras peças;
    • Facilitar a troca de peças, se for o caso.

    As juntas de movimentação ou dessolidarização estão presentes em pisos e paredes e devem aparecer nos seguintes casos:
    • Entre a placa cerâmica e outro material de acabamento; Quando ocorre mudança do material da base, por exemplo: de tijolo para concreto; No encontro de piso e parede, entre o revestimento da parede e forro e vigas ou pilares(juntas periféricas)

    As juntas flexíveis reduzem a transmissão de vibrações


     

  • http://www.weber.com.br/pisos/ajuda-e-dicas/apoio-ao-projeto/detalhes-construtivos/tipos-de-juntas.html

  • Famoso rejunte

  • Juntas de Assentamento

    Espaço Regular entre duas Placas Cerâmicas adjacentes

    FUNÇÃO

    Absorver parte das deformações do Rev. Cerâmico

    Corrigir diferenças dimensionais

    Impermeabilizar o espaço entre as cerâmicas

  • Junta de assentamento tem a função de absorver parte das tensões provocadas pela EPU da cerâmica, pela movimentação do substrato e pela dilatação térmica; compensar a variação de bitola da placa cerâmica, facilitando o alinhamento; garantir um perfeito preenchimento e estanqueidade; facilitar eventuais trocas de peças cerâmicas; estética.

  • NBR 13753

    Junta

    Espaço regular entre duas peças de materiais idênticos ou distintos.

    Junta de assentamento

    Espaço regular entre duas placas cerâmicas adjacentes.

    Junta de movimentação

    Espaço Regular cuja função é subdividir o revestimento do piso, para aliviar tensões provocadas pela movimentação da base ou do próprio revestimento.

    Juntas de dessolidarização 

    Espaço regular cuja função é separar o revestimento do piso, para aliviar tensões provocadas pela movimentação da base ou do próprio revestimento ( mudança de planos)

    Junta estrutural

    Espaço regular cuja função é aliviar tensões provocadas pela movimentação da estrutura de concreto.

  • FUNÇÕES DAS JUNTAS DE ASSENTAMENTO:

     a) atendem à estética, harmonizando o tamanho das placas e as dimensões do pano a ser revestido;

    b) compensam a variação de dimensão das placas cerâmicas, facilitando o alinhamento e permitindo um acabamento final homogêneo;

    c)  oferecem relativo poder de acomodação às movimentações da base e das placas cerâmicas, proporcionando alívio das tensões de compressão entre placas subsequentes. A combinação da largura das juntas com as propriedades do material de enchimento deve ser tal que absorva as variações dimensionais intrínsecas das placas, sejam elas oriundas de variações térmicas, higroscópicas, expansão por umidade ou outra, sem induzir tensões deletérias no pano cerâmico;

    d) minimizam a infiltração de água e outros agentes deletérios;

    e) permitem a difusão de parte do vapor de água: as trocas de vapor de água entre dois ambientes; podem ser desejáveis para evitar condensação e, uma vez que as placas são muito pouco permeáveis ou impermeáveis, a difusão ocorre preponderantemente pelas juntas de assentamento;

    f)   facilitam a troca de placas cerâmicas individuais

    FONTE: NBR 13755 (2017)


ID
660556
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O processo de impermeabilização que consiste em aplicar na superfície das estruturas de concreto uma série de produtos químicos ativos, que migrarão pelos capilares, desde que devidamente saturados, levando géis para o interior da matriz porosa, que na presença de água reagem formando estruturas insolúveis no interior dos poros e fissuras, é chamado de impermeabilização

Alternativas
Comentários
  • Impermeabilização por cristalização consiste de argamassas cimentícias com compostos químicos ativos que promovem a cristalização no concreto e consequentemente a impermeabilização da estrutura. Há uma argamassa para tratamento de juntas de concretagem, furos de tirante e bicheiras e outra argamassa para impermeabilização geral da estrutura de concreto. Esse é um dos sistemas. Os compostos de cristalização reagem com a pasta de cimento e água, formando cristais insolúveis que avançam pelos poros e fissuras, selando-os permanentemente contra a passagem de água e agentes agressivos.

     


ID
660559
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A água é o principal fluído atuante como agente agressivo de uma estrutura edificada, onde a atuação por meio de água por pressão ocorre nas estruturas de

Alternativas
Comentários
  • Água de percolação é a que atua em terraços e coberturas, empenas e fachadas, onde existe livre escoamento, sem exercer pressão hidrostática sobre os elementos da construção.

    Água com pressão é a que atua em subsolos, caixas d'água, piscinas, exercendo força hidrostática sobre a impermeabilização.

  • A penetração de água por pressão hidrostática se dá quando há volumes significativos de água, onde a pressão é distinta à medida que a altura da coluna d’água (ou profundidade) aumentam, havendo uma diferença ∆p de pressão. Havendo permeabilidade no material que circunda este volume de água, ocorre infiltração se não houver impermeabilização. Alguns exemplos são piscinas e caixas d’água.


ID
660562
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em função do planejamento e controle dos materiais presentes, dos serviços a serem executados, dos equipamentos disponíveis e da mão de obra alocada nos serviços, o canteiro de obras deve ser

Alternativas
Comentários
  • O Canteiro de obras deve ser dinâmico de modo a atender aos requisitos de qualidade, segurança, aumento de produtividade e melhor adequação de materiais. Dessa forma, é não só pode como deve ser modificado ao longo da execução da obra

  • esta questão é para o candidato não zerar a prova.

  • O canteiro de Obras não se configura com um objeto estático, mas sim como uma parte dinâmica da obra que se modifica constantemente para se adaptar as mudanças frenquentes em cada etapa da obra. O Canteiro deve possuir a maior flexibilidade possível tanto em relação aos materiais como em relação a mão de obra.


ID
660565
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na fiscalização de obras e serviços de engenharia, deve-se observar se o projeto executivo de uma estrutura pré-fabricada de concreto atende aos seguintes requisitos:

I. Todos os desenhos deverão obedecer aos padrões normalizados, devendo apresentar, de forma clara e precisa, as dimensões e posições de todos os elementos pré-moldados.

II. Deverão ser previstos e definidos no canteiro todos os insertos, furos, saliências, aberturas e suas respectivas armaduras, reforços e alças para içamento.

III. Toda peça pré-moldada deverá ser numerada, ter suas tolerâncias dimensionais definidas e seu peso e volume informados nos desenhos.

IV. Deverá ser fornecida tabela com os possíveis limites de resistência mínima e máxima, para que o coordenador da obra estabeleça as formas de manuseio e os detalhes de estocagem e empilhamento das peças.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • PROJETO EXECUTIVO

     

    I. Todos os desenhos deverão obedecer aos padrões normalizados, devendo apresentar, de forma clara e precisa, as dimensões e posições de todos os elementos pré-moldados.  (CORRETO)

    II. Deverão ser previstos e definidos no canteiro (DETALHADOS NO PROJETO EXECUTIVO) todos os insertos, furos, saliências, aberturas e suas respectivas armaduras, reforços e alças para içamento. (ERRADO)

    III. Toda peça pré-moldada deverá ser numerada, ter suas tolerâncias dimensionais definidas e seu peso e volume informados nos desenhos. (CORRETO)

    IV. Deverá ser fornecida tabela com os possíveis limites de resistência mínima e máxima (SOMENTE A RESISTÊNCIA MÍNIMA), para que o coordenador da obra estabeleça as formas de manuseio e os detalhes de estocagem e empilhamento das peças. (ERRADO)

     

    FONTE: http://187.17.2.135/orse/esp/ES00065.pdf

     

    NÃO EXISTE DESGASTE, ENQUANTO HOUVER MOTIVAÇÃO.

     


ID
660568
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A garantia da estanqueidade de uma cobertura é conseguida, entre outras condições, por meio de

Alternativas
Comentários


  • a) b) e c) Erradas: Tesouras e terças são elementos estruturais da cobertura, que em nada tem a ver com a estanqueidade da cobertura (ficam abaixo da cobertura).

    d) Correta: A inclinação mínima da estrutura, definida pelo tipo de telha, e a boa execução (justaposição) garantem a estanqueidade.

    e) Errado: O teto fica abaixo da cobertura, e o seu nivelamento em nada interfere na estanqueidade (contra chuvas, por exemplo) de uma cobertura.
  • A inclinação correta da cobertura de acordo com o tipo de telha e sua correta disposição, proporciona uma coberta mais consistente, mais firme, impedindo dessa forma o deslocamento das telhas por ação de algum intemperismo, ou até mesmo pelo peso próprio da peça.


ID
660574
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Num sistema de captação e drenagem de águas pluviais, o dispositivo chamado de galeria é definido como

Alternativas
Comentários
  • Em um sistema de microdrenagem, é possível identificar as seguintes estruturas: - Meio-fio: elemento de pedra ou concreto colocado nos passeios de vias públicas paralelamente ao eixo da rua; - Sarjetas: faixas da via paralelas ao meio-fio que com ele formam uma calha. São destinadas a conduzir a água pluvial. Pode-se calcular a capacidade máxima da sarjeta de condução considerando a água escoando apenas por sua seção ou por toda calha da rua; - Sarjetões: calhas formadas pelo próprio pavimento, localizadas nos cruzamentos das vias públicas e destinadas a direcionar a água pluvial que escoa pela sarjeta; - Bocas-de-lobo: os dispositivos localizados em pontos estratégicos nas sarjetas para captar águas pluviais e direcioná-las às galerias. Essas estruturas são freqüentemente cobradas em concursos públicos.
    - Tubos de ligações: são canalizações destinadas à conduzir a água proveniente das bocas-de-lobo até as galerias ou poços de visita; - Galeria: canalizações públicas usadas para conduzir águas pluviais provenientes das bocas-de-lobo e das ligações privadas. Devem ser projetadas para funcionar à seção plena com a vazão de projeto (seção plena significa a tubulação integralmente coberta por água); - Poço de visita: dispositivos localizados em pontos convenientes do sistema de galerias para permitirem mudança de direção, mudança de declividade, mudança de diâmetro e inspeção e limpeza das canalizações. Se a diferença entre a tubulação afluente e efluente for maior que 0,70m, o poço de visita será denominado poço de queda. - Caixas de ligação: Função similar à do poço de visita, mas não permite visitação; - Trecho: parte da galeria entre dois poços de visita;
    - Estações de bombeamento e condutos forçados: conjunto de obras e equipamentos destinados a retirar água de um canal de drenagem, quando isso não for possível por gravidade.
  • O texto acima está muito bem escrito, mas há um detalhe errado, as galerias não deverão trabalhar em seção plena, e sim em pressão atmosférica.
  • Marcelo, você confundiu a vazão média com a vazão de projeto:
    As galerias pluviais são projetadas para o funcionamento à seção plena com vazão de projeto (TUCCI et al., 1995)
    De fato as galerias não devem funcionar como conduto forçado, mas não significa que elas trabalharão à seção plena a todo momento. Essa situação é atingida apenas na vazão de projeto.

    A vazão de projeto é entendida como sendo o valor associado a um risco de ser igualado ou ultrapassado. No cálculo de galeias o risco adotado é de 2 a 10 anos, pois aceita-se que as ruas poderão ser inundadas com a referida freqüência.
  • Galerias - são condutos destinados ao transporte das águas captadas nas bocas coletoras até os pontos de lançamento; tecnicamente denominada de galerias tendo em vista serem construídas com diâmetro mínimo de 400mm.

  • A) não sei
    B) bocas coletoras
    C) sarjeta
    D) galeria
    E)meio fio

  • Galeria não seria parte da MACRODRENAGEM?!

  • Galerias Pluviais

    As galerias ou coletores pluviais são as tubulações que formam a rede de microdrenagem, recebendo as águas captadas pelas bocas de lobo e encaminhando o escoamento até os cursos d'água da rede de macrodrenagem. Com isso, as galerias atuam como elementos que contribuem para evitar enchentes por escoamento superficial excessivo. Em termos de dimensões, as galerias pluviais possuem diâmetro mínimo geralmente de 400 mm, mas este valor pode variar em função de diretrizes de cada município. Quanto aos materiais das tubulações, as galerias pluviais são formadas por manilhas de concreto ou por tubos de materiais plásticos.

    Jonas Lara


ID
660580
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na captação de águas pluviais, uma alternativa utilizada atualmente é a cisterna bi-volume, cujas funções são:

Alternativas
Comentários
  • Outra técnica alternativa de Gerenciamento de águas pluviais é a retenção, que auxilia também no processo de 
    prevenção de enchentes urbanas e pode ser feita através: 
    •  cisternas 
    •  reservatórios subterrâneos 
    •  coberturas das edificações 
    •  áreas permeáveis 
    Hoje uma das alternativas utilizadas são as cisternas bi-volumes, que tem dupla função: uma parte da água fica 
    retida para uso posterior e a outra parte funciona como um “buffer”, ou seja, após a chuva a água é liberada em um 

ID
660583
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução de plantio e manutenção de revestimento vegetal de obras rodoviárias, um dos processos utilizados permite a implantação de espécies vegetais, através do jateamento de sementes juntamente com elementos de fixação ao solo, elementos protetores das intempéries, adubos e nutrientes necessário à geminação, que é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Hidrossemeadura: processo mecânico a ser aplicado em qualquer tipo de terreno, desde que convenientemente preparado. Consiste na aplicação de uma mistura de sementes, adubos, material de enchimento, substâncias adesivas, em água e lançados em áreas altamente degradadas, com a finalidade de pronto restabelecimento da vegetação.

     

    Leivas ou placas (enleivamento): processo manual com aplicação empregada em casos de terrenos muito friáveis, onde haja facilidade de obtenção de grama apropriada.

     

    Fonte: DNIT ISF-229: Projeto de proteção vegetal de taludes.


ID
660586
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Considere as afirmativas sobre incineração do lixo.

I. Os teores em chumbo, cádmio, arsênio e cobre detectados em análises realizadas em entulhos contendo madeiras de demolição apresentam concentrações superiores aos encontrados na madeira virgem.

II. O processo apresenta baixo custo operacional.

III. A redução do volume dos resíduos por meio das cinzas resultantes do processo de combustão representam aproximadamente 25% do total do lixo incinerado.

IV. O processo não requer grandes investimentos e tampouco mão de obra qualificada.

V. Os equipamentos que compõem o sistema admite uniformidade na composição dos resíduos, implicando em baixo custo de manutenção, uma vez que demandam ações simples e esporádicas.

VI. A neutralização da ação de vírus e bactérias que possam existir nos resíduos, decorre das altas temperaturas alcançadas no forno de um incinerador - aproximadamente 850 °C, quando da incineração do lixo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
660589
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na rede de coleta de esgoto, o elemento da tubulação, localizado geralmente em fundos de vale ou nas margens de curso d'água, recebendo esgotos coletados nas redes coletoras para conduzi-los até a estação de tratamento ou ao local de lançamento, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • 1 - Ramal predial: transportam os esgotos das edificações até a rede pública de coleta;
    2 - Coletores de esgoto: recebem os esgotos das edificações, transportando-os aos coletores tronco;
    3 - Coletor tronco: tubulação da rede que recebe os coletores de esgoto. Não recebe aporte direto de edificações;
    4 - Interceptor: correm nos fundos de vale margeando corpos d’água, evitando que o esgoto aporte a esses corpos hídricos. Recebem contribuições dos coletores tronco;
    5 - Emissários: similares aos interceptores, porém não recebem contribuição ao longo de seu trajeto (a “entrada” é apenas na ponta de montante). Realizam o transporte do esgoto ao seu destino final (corpo hídrico receptor ou Estação de Tratamento de Esgoto – ETE)
    6 - Estação de tratamento de esgoto (ETE): conjunto de obras e instalações destinadas a realizar a depuração do esgoto, ou seja, de “remover” os poluentes dos esgotos;
    7 - Disposição final: após seu tratamento ou somente transporte a local adequado, o esgoto é lançado em algum corpo hídrico, denominado corpo receptor (também são denominados “emissários” as tubulações que transportam esses esgotos). Eventualmente, o esgoto pode ser aplicado direto ao solo. Em ambos os casos, o esgoto passa a ser depurado naturalmente, de acordo com a capacidade de autodepuração do corpo receptor (hídrico ou solo) e a quantidade de poluentes nele presente.
  • - Interceptor: canalização que recolhe contribuições de uma série de coletores de modo a evitar que deságüem em uma área a proteger, por exemplo, uma praia, um lago, um rio, etc.

     

     Interceptor: correm nos fundos de vale margeando corpos d’água, evitando que o esgoto aporte a esses corpos hídricos. Recebem contribuições dos coletores tronco;

     

    Fonte: fonte: http://www.ceap.br/material/MAT15052014142755.pdf

     

     

                                                                                                  Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

     


ID
660592
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em situações onde as condições de uso exigem um pavimento com boa estabilidade a elevadas temperaturas, boa flexibilidade a baixas temperaturas, elevada resistência ao desgaste e redução do spray ou cortina de água durante a chuva (características encontradas em situações como rampas, estacionamentos, paradas de ônibus e pista de aeroporto, entre outros), o pavimento flexível a ser utilizado é

Alternativas
Comentários
  • a) Usado para selamento, impermeabilização, rejuvenescimento e conservação dos pavimentos.

    b) A mistura Gap Graded, em conjunto com esse ligante asfáltico, promovem uma melhoria significativa ao revestimento, evitando problemas de deformação permanente e trincamento precoce por fadiga, além de proporcionar maior aderência entre pneu/pavimento e serem pavimentos mais silenciosos.

    c) Correta

    d) Pode ser empregada como revestimento, base, regularização ou reforço do pavimento.

    e) Camada de rolamento, camada de ligação ou base, camada de nivelamento.

  • A matriz pétrea de asfalto (SMA) é para o pavimento flexível semelhante à gota do zeca para dores na região da barriga, resolve quase tudo. kkk

     

    -> Boa flexibilidade em elevadas temperaturas;

    -> Boa flexibilidade em baixar temperaturas;

    -> Elevada resistência ao desgaste;

    -> Boa resistência à derrapagem;

    -> redução do spray ou cortina de água durante a chuva;

    -> redução de ruído do pavimento

     

    É de graduação descontínua com a propoção de grãos de maiores dimensões em quantidade dominante em relação aos grãos intermediários, completado com certa quantidade de finos. Torna o esqueleto mineral  mais resistente á deformaçaõ permanente. 

     

    Fonte: Anísio Filho, 2015.

     

     

     

                                                                                                  Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

  • Igualzinho no livro Temas para engenharia Civil


ID
660595
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando-se a ocorrência de erosão hídrica do solo, a condição mais severa dessa ocorrência e os meios que promovem a agressividade da ação e os solos mais suscetíveis são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • VOÇOROCA - São materiais com domínio da fração areia, com baixa coesão, e constituídos predominantemente de quartzo, contendo ainda muscovita e pequena quantidade de caulinita. 
    Materiais com essas características quando submetidos a um lençol freático raso e um relevo inclinado, promovem forte fluxo de água no seu interior, criando dutos e por conseqüência voçorocas. Além da falta de vegetação que facilita o escoamento superficial com o transporte superficial de materiais.

ID
660598
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto à execução da pintura de sinalização vertical em pavimento, com base na legislação vigente, considere:

I. Em camada betuminosa recém executada deve ser implantada a sinalização horizontal definitiva, 15 dias após a liberação ao tráfego para evitar solturas e outros problemas.

II. Quando houver necessidade de abertura ao tráfego antes do tempo mínimo previsto, deve-se executar sinalização horizontal provisória, de modo que o trecho esteja devidamente sinalizado antes da abertura ao tráfego.

III. Compete à executante empregar, em cada caso, o método mais apropriado para a eliminação das demarcações anteriores, o que só pode ser feito por meio de processos manuais.

IV. Nos pavimentos de concreto de cimento Portland, deve ser aplicado, preliminarmente, o primer promotor de aderência, precedido da remoção total de película química de cura.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!
  • II. Quando houver necessidade de abertura ao tráfego antes do tempo mínimo previsto, deve-se executar sinalização horizontal provisória, de modo que o trecho esteja devidamente sinalizado antes da abertura ao tráfego.
    IV. Nos pavimentos de concreto de cimento Portland, deve ser aplicado, preliminarmente, o primer promotor de aderência, precedido da remoção total de película química de cura.
    Resposta correta: B (Trata-se de sinalização horizontal, no enunciado consta vertical).

ID
660601
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre cronograma físico-financeiro da obra é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alernativa d.

     

    Após o início das obras, sempre que o prazo e as respectivas etapas de execução forem alteradas, há a necessidade de se adequar o cronograma físico- financeiro, de modo que esse sempre reflita as condições reais do empreendimento. 

  • A finalidade do cronograma físico-financeiro é, justamente, poder realizar ajustes ou alterações no processo produtivo da obra


ID
660604
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Num processo de gerenciamento da manutenção, quando se atribui a expressão "tão bom quanto novo", o conceito considerado é o de que

Alternativas
Comentários
  • Creio que esteja relacionado com Sitter:

    Quanto mais novo, mais fácil de corrigir

    Quanto mais cedo corrigir, menor será o custo

    Quanto mais cedo detectado o erro, menor será o custo


ID
660607
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando-se os critérios estabelecidos na norma vigente de segurança do trabalho, tratando-se das instalações provisórias na obra, as escadas provisórias de uso coletivo devem

Alternativas
Comentários
  • 18.12.5.1 As escadas provisórias de uso coletivo devem ser dimensionadas em função do fluxo de trabalhadores, respeitando-se a largura mínima de 0,80 (oitenta centímetros), devendo ter pelo menos a cada 2,90m (dois metros e noventa centímetros) de altura um patamar intermediário.
  • NR 18

     

    18.12. Escadas, rampas e passarelas

     

    18.12.2. As escadas de uso coletivo, rampas e passarelas para a circulação de pessoas e materiais devem ser de construção sólida e dotadas de corrimão e rodapé.

     

    18.12.3. A transposição de pisos com diferença de nível superior a 0,40m (quarenta centímetros) deve ser feita por meio de escadas ou rampas.

     

    18.12.4. É obrigatória a instalação de rampa ou escada provisória de uso coletivo para transposição de níveis como meio de circulação de trabalhadores.

     

    18.12.5.1. As escadas provisórias de uso coletivo devem ser dimensionadas em função do fluxo de trabalhadores, respeitando-se a largura mínima de 0,80 (oitenta centímetros), devendo ter pelo menos a cada 2,90m (dois metros e noventa centímetros) de altura um patamar intermediário.

     

    18.12.5.1.1. Os patamares intermediários devem ter largura e comprimento, no mínimo, iguais à largura da escada.

     

    -> ESCADAS DE MÃO:

     

    18.12.5.2. A escada de mão deve ter seu uso restrito para acessos provisórios e serviços de pequeno porte.

     

    18.12.5.3. As escadas de mão poderão ter até 7,00m (sete metros) de extensão e o espaçamento entre os degraus deve ser uniforme, variando entre 0,25m (vinte e cinco centímetros) a 0,30m (trinta centímetros).

     

    18.12.5.4. É proibido o uso de escada de mão com montante único.​

     

    18.12.5.6. A escada de mão deve:

    a) ultrapassar em 1,00m (um metro) o piso superior;

    b) ser fixada nos pisos inferior e superior ou ser dotada de dispositivo que impeça o seu escorregamento;

     

    ESCADA DE ABRIR:

     

    18.12.5.8. A escada de abrir deve ser rígida, estável e provida de dispositivos que a mantenham com abertura constante, devendo ter comprimento máximo de 6,00m (seis metros), quando fechada.

     

    ESCADA EXTENSÍVEL:

     

    18.12.5.9. A escada extensível deve ser dotada de dispositivo limitador de curso, colocado no quarto vão a contar da catracaCaso não haja o limitador de cursoquando estendida, deve permitir uma sobreposição de no mínimo 1,00m (um metro).

     

    ESCADA TIPO MARINHEIRO

     

     

    18.12.5.10. A escada fixa, tipo marinheirocom 6,00 (seis metros) ou mais de altura, deve ser provida de gaiola protetora a partir de 2,00m (dois metros) acima da base até 1,00m (um metro) acima da última superfície de trabalho.

     

    18.12.5.10.1. Para cada lance de 9,00m (nove metros), deve existir um patamar intermediário de descanso, protegido por guarda-corpo e rodapé.


ID
660640
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o lançamento de concreto em formas convencionais, para execução de peças moldadas in loco, considere:

I. O limite vertical máximo descrito em norma para lançamento de concreto é 2,5 m sem que se necessite de elementos auxiliares como funis, mangueiras ou janelas para concretagens intermediárias.

II. As camadas de concreto a serem lançadas e vibradas não devem exceder 50 cm de espessura, a fim de garantir o completo preenchimento da formas, sem a formação de bolsões (bicheiras).

III. Nos casos de concreto de baixo slump, ou concreto seco, a vibração do concreto deve ocorrer com o mangote em contato direto com o concreto e em contato com a armadura, a fim de evitar vazios (bicheiras).

IV. Concretos que se utilizam de mais de 400 kg/m3 podem gerar calor excessivo, criando fissuras e trincas por retração após a reação de hidratação do cimento se iniciar.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 14931:
    O concreto deve ser lançado com técnica que elimine ou reduza significativamente a segregação entre seus componentes, observando-se maiores cuidados quanto maiores forem a altura de lançamento e a densidade de armadura. Estes cuidados devem ser majorados quando a altura de queda livre do concreto ultrapassar m, no caso de peças estreitas e altas, de modo a evitar a segregação e falta de argamassa (como nos pés de pilares e nas juntas de concretagem de paredes). Entre os cuidados que podem ser tomados, no todo ou em parte, recomenda-se o seguinte: 
    ? emprego de concreto com teor de argamassa e consistência adequados, a exemplo de concreto com características para bombeamento;
    ? lançamento inicial de argamassa com composição igual à da argamassa do concreto estrutural;
    ? uso de dispositivos que conduzam o concreto, minimizando a segregação (funis, calhas e trombas, por exemplo).
    No adensamento manual, a altura das camadas de concreto não deve ultrapassar 20 cm.
    Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha. Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior.
    Em todos os casos, a altura da camada de concreto a ser adensada deve ser menor que 50 cm, de modo a facilitar a saída de bolhas de ar.
    Deve-se evitar a vibração da armadura para que não se formem vazios ao seu redor, com prejuízos da aderência.
  • A julgar pelo texto submetido pela Colega, a afirmativa II também estaria correta. Ou estou deixando de perceber algo que a faz ficar incorreta?
  • Conforme texto da norma copiado pela colega, o item II está correto, neste caso o gabarito seria a letra B.

    Não entendi porque foi considerada errada, a FCC não anulou essa questão. Mas não concordo com o gabarito.

  • " deve ser menor que 50 cm" é < 50 

    e "não deve exceder 50cm é < ou = 50 


    Deve ter sido uma pegadinha com o português..

  • Nao deve exceder 49cm de espessura ou <=49cm. E NUNCA deve ser igual a 50cm.

  • Pessoal, perceba que a questão Q341339 diz que cuidados deverão ser tomados quando o concreto for lançado a partir de 2,5 m de altura.


    Já nessa questão, a alternativa I está errada porque deveria ser uma altura a partir de 2 m.

  • A norma diz que a camada tem que ser menor que 50cm e a questão diz que não deve exceder 50cm. Realmente não está fielmente transcrita a norma, mas se tem que ser menor que 50 também não deve exceder os 50cm. Caberia recurso

  • NBR 14.931

    9.6.2. Em todos os casos, a altura da camada de concreto a ser adensada deve ser menor que 50 cm, de modo a facilitar a saída de bolhas de ar.

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Percebi várias observações feitas quanto ao item II. TODAVIA, prestemos atenção ao pedido da questão.

    Enunciado: Sobre o lançamento de concreto em formas convencionais, para execução de peças moldadas in loco, considere:

    → As formas convencionais estão relacionadas ao adensamento manual

    ◘ Dito isso, vamos aos itens:

    I. O limite vertical máximo descrito em norma para lançamento de concreto é 2,5 m sem que se necessite de elementos auxiliares como funis, mangueiras ou janelas para concretagens intermediárias.

    Item 9.5 - Lançamento:

    O concreto deve ser lançado com técnica que elimine ou reduza significativamente a segregação entre seus componentes, observando-se maiores cuidados quanto maiores forem a altura de lançamento e a densidade de armadura. Estes cuidados devem ser majorados quando a altura de queda livre do concreto ultrapassar 2 m, no caso de peças estreitas e altas, de modo a evitar a segregação e falta de argamassa 

    ==========================================================================================

    II. As camadas de concreto a serem lançadas e vibradas não devem exceder 50 cm de espessura, a fim de garantir o completo preenchimento da formas, sem a formação de bolsões (bicheiras).

    Item 9.6 - Adensamento:

    No adensamento manual, a altura das camadas de concreto não deve ultrapassar 20 cm. O adensamento por meio de vibradores de imersão está estabelecido em 9.6.2. Em todos os casos, a altura da camada de concreto a ser adensada deve ser menor que 50 cm, de modo a facilitar a saída de bolhas de ar. 

    =========================================================================================

    III. Nos casos de concreto de baixo slump, ou concreto seco, a vibração do concreto deve ocorrer com o mangote em contato direto com o concreto e em contato com a armadura, a fim de evitar vazios (bicheiras).

    Item: 9.6.2

    Devem ser tomados os seguintes cuidados durante o adensamento com vibradores de imersão (ver figura 2):

    ◘ preferencialmente aplicar o vibrador na posição vertical;

    ◘ vibrar o maior número possível de pontos ao longo do elemento estrutural;

    ◘ retirar o vibrador lentamente, mantendo-o sempre ligado, a fim de que a cavidade formada pela agulha se feche novamente;

    não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma, para evitar a formação de bolhas de ar na superfície da peça, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando cantos e arestas, de maneira que não se formem vazios;

    ◘ mudar o vibrador de posição quando a superfície apresentar-se brilhante. 

    =========================================================================================

    IV. CORRETA. Concretos que se utilizam de mais de 400 kg/m3 podem gerar calor excessivo, criando fissuras e trincas por retração após a reação de hidratação do cimento se iniciar.

    Gab. D


ID
660643
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na aplicação das técnicas de execução de lajes de concreto do tipo ALVEOLARES, CONVENCIONAIS, PROTENDIDAS, STEEL DECK e NERVURADAS, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  

    a) Uma laje alveolar é uma laje moldada in loco que, através da incorporação de vazios ou de elementos de massa reduzida e de volumes padronizados, retira carga excessiva de peso próprio da laje, aumentando sua resistência final.

    Lajes alveolares são painéis pré-moldados de concreto, em geral, protendido, que possuem seção transversal com altura constante e alvéolos em seu comprimento, responsáveis pela redução do peso da peça.
     

     

    b) Dentre as muitas vantagens para a construção, as lajes nervuradas destacam-se pela alta qualidade do acabamento da laje, dispensa o escoramento, aumenta a rapidez da construção, é fácil de instalar e executar.

    O sistema de laje nervurada possibilita a construção de grandes vãos entre pilares sem utilizar vigas, com redução significativa no consumo de concreto. O escoramento é essencial e é bem simples: geralmente as réguas são montadas sobre o escoramento convencional e as cubetas “calçadas” sobre as réguas.

     

     

    c) A laje convencional é uma laje do tipo mista, pois depende, para sua construção, de elementos de escoramento, que são considerados como uma segunda estrutura, mesmo que auxiliar e provisória.

    As lajes convencionais são lajes maciças. Apesar do cimbramento ter que se adequar à contra-flecha da laje, em nenhuma hipótese ele dever ser considerado como parte da estrutura.

     

     

    d) As lajes protendidas são soluções importantes para permitir que vãos maiores sejam construídos sem auxílio de pontos intermediários de apoio, visto que, após a protensão, as cargas de momento fletor são contrapostas às cargas da protensão.

    A protensão desloca a faixa de trabalho do concreto para o âmbito das compressões, onde o material é mais eficiente. Com a protensão, aplicam-se tensões de compressão nas partes da seção tracionadas pelas solicitações dos carregamentos. Desse modo, o correto é dizer que as cargas de protensão são contrapostas as cargas de tração.

     

     

    e) O steel deck é uma laje composta por uma telha de aço galvanizada e uma camada de concreto. O aço serve como forma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço.

    CORRETA!

     

  • Letra E:

    "O aço serve como forma para concreto...e como armadura positiva para as cargas de serviço"

    Apenas para as cargas de serviço?


ID
660649
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre alvenaria estrutural, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Argamassas voltadas para alvenaria estrutural devem ser desprovidas de cal, além de terem seu traço limitado ao mínimo de 1:3 na relação cimento e areia. FALSO. Em argamassa de alvenaria, estrutural ou não, é recomendado o uso da cal.

     

     b) Apenas blocos de concreto normatizados devem ser utilizados nas obras de alvenaria estrutural, preferencialmente peças que suportem acima de 20 MPa, a exemplo do que ocorre com estruturas de concreto. FALSO. Deve-se utilizar bloco de resistência adequada à solicitação. Se é previsto em norma bloco a partir de 2MPa, entende-se que se pode utilizar blocos a partir de 2MPa, não existindo tal recomendação de 20MPa mínimos.

     

     c) Blocos cerâmicos só podem ser utilizados em alvenarias estruturais desde que a altura máxima da edificação não ultrapasse 20,0 m de altura, contados em uma única vertical. FALSO. Tem isso não.

     

     d) O graute utilizado no preenchimento dos elementos estruturais e a argamassa utilizada no assentamento dos blocos da alvenaria devem ser compatíveis com a resistência dos blocos utilizados. CORRETO. Graute ou argamassa* menos resistentes que o bloco romperiam logo; mais resistentes, causariam tensões na estrutura.

     

     e) As cargas diagonais e/ou de flexão devem ser suportadas pelas paredes dos blocos de concreto, que tem suas paredes mais espessas quanto maior é a altura do edifício, chegando ao limite de 3 cm, segundo as normas. Nem entendi o que o examinador quis dizer. Talvez nem ele mesmo.

    *Adendo 1 08/03/19

    Conforme @Emmett Brown 19 de Setembro de 2018 às 09:27 e NBR 15961-1 vigente, 6.1.2, a resistência da argamassa deve ser inferior a 70% da resistência do bloco

  • Na letra E ele ta dizendo que a espessura máxima de uma parede de alvenaria estrutural é de 3cm. Sem pé nem cabeça a afirmação

  • A letra E- refere-se a tabela 2 da norma 6136, onde se tem:

    Blocos de 15cm - espessura = 25mm

    Blocos de 20cm = espessura = 32mm

  • Caro Guilherme, é bom frisar que na letra (d) a questão se refere à compatibilidade de resistencias, mas não exclui a possibilidade de que argamassa de assentamento não deve ter resistência inferior a do material do bloco. A  camada de argamassa de assentamento deve absorver as deformações da alvenaria estrutura, logo deve ter resistencia inferior.


ID
660652
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às cargas atuantes na alvenaria estrutural, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E - Alvenaria estrutural não pode derrubar paredes para mudança de layout (a depender do projeto, algumas podem). Mas é regra é exatamente essa.

  • Cocordo com o Igor Dantas,

    porém um coisa é falar "  evitem, ao máximo, " e outra coisa é dizer NÁO PODE MUDAR O LAYOUT ".

     

  • Meu professor Ivo foi o primeiro lugar nesse concurso.

  • " ALTO-PORTANTES" , o certo é autoportantes. Pelo português, se elimina a B logo de imediato.

  • Discordo do gabarito, a questão deveria ser anulada..

    O projeto é idealizado para não se realizem mudanças no layout. É proibido, não é algo que deve ser apenas evitado, ainda que ao máximo


ID
660661
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre tratamento de água é correto afirmar:

Alternativas

ID
660664
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação aos procedimentos de manutenção em edificações, considere:

I. Manutenção é conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários.

II. Um serviço de manutenção é a intervenção realizada sobre a edificação e suas partes constituintes, com a finalidade de conservar ou recuperar a sua capacidade funcional.

III. Durante a realização dos serviços de manutenção apenas os sistemas secundários de segurança podem ser desligados, desde que acessos provisórios sejam criados para atender possíveis emergências.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 5674:
    3.5 manutenção: Conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários.
    3.12 serviço de manutenção: Intervenção realizada sobre a edificação e suas partes constituintes, com a finalidade de conservar ou recuperar a sua capacidade funcional.
    14.2 Durante a realização dos serviços de manutenção todos os sistemas de segurança da edificação devem permanecer em funcionamento, não sendo permitida a obstrução, mesmo que temporária, das saídas de emergência.
  • ➤ Afirmativa 1: Correta

     

    Segundo a NBR 5462 : 1994 – Confiabilidade e manutenabilidade

    Manutenção

    Combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida.

    Nota: A manutenção pode incluir uma modificação do item.

     

    ➤ Afirmativa 3: Incorreta

    A NBR 5674 em vigor é a NBR 5674 : 2012 - Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção com data de publicação em 25/07/2012

     

    Na época da prova a norma vigente era a de 1999. Com a nova norma o item transcrito pela Manuella Santos  sofreu algumas alterações: a numeração dos itens mudou e o texto mudou ligeiramente em alguns trechos. 

    Veja:

    6.2.2. Durante a realização dos serviços de manutenção, todos os sistemas de segurança da edificação devem permanecer em funcionamento ou, se necessário, devem ser previstos sistemas alternativos.

     

    ➤ Afirmativa 2: Correta

     

    Na mesma norma mencionada na afirmativa III, há a definição:

    Serviço de manutenção

    Intervenção realizada na edificação e seus sistemas, elementos ou componentes constituintes.

     


ID
660667
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a legislação vigente, no planejamento financeiro de atividades de manutenção

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 5674:
    9 Previsão orçamentária 
    9.1 O sistema de manutenção deve possuir mecanismos capazes de prever os recursos financeiros necessários para a realização de serviços de manutenção em período futuro definido.
    9.2 As previsões orçamentárias devem incluir uma reserva de recursos destinada à realização de serviços de manutenção não planejada.
    9.3 As previsões orçamentárias devem ser flexíveis, de modo a assimilar uma margem de erro em estimativas físicas, de custos e de índices inflacionários.
    9.4 As previsões orçamentárias devem ser elaboradas considerando:
    a) as condições da edificação demonstradas no relatório de inspeção e nas solicitações dos usuários;
    b) os custos decorrentes da não realização dos serviços de manutenção no prazo previsto;
    c) os recursos disponíveis.
    9.5 As previsões orçamentárias devem expressar claramente a relação custo e benefício dos serviços de manutenção.
    13.1 A contratação de serviços de terceiros pode ser feita com base em:
    a) preço fixo para determinado serviço claramente discriminado;
    b) preço unitário, onde a empresa contratada recebe pelos serviços efetivamente realizados, tendo como base um preço unitário previamente pactuado;
    c) contrato global por período determinado, com preço previamente estabelecido, onde o contratado assume a responsabilidade pela manutenção de uma edificação ou equipamento em funcionamento;
    d) por administração, onde a empresa contratada é ressarcida das despesas de mão-de-obra, materiais e equipamentos necessários para a realização dos serviços de manutenção e remunerada por uma porcentagem sobre o total das despesas realizadas.
  • A NBR 5674 em vigor é a NBR 5674 : 2012 - Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção com data de publicação em 25/07/2012

     

    Nessa norma o item transcrito pela Manuella Santos sofreu algumas alterações: a numeração dos itens mudou e o texto mudou ligeiramente em alguns trechos. 

    Veja:

     

    5.2. Previsão orçamentária anual

     

    ➤ O sistema de manutenção deve possuir mecanismos capazes de prever os recursos financeiros necessários para a realização dos serviços de manutenção em período futuro definido.

    ➤ As previsões orçamentárias devem incluir uma reserva de recursos destinada à realização de serviços de manutenção corretiva

    ➤ As previsões orçamentárias devem ser flexíveis, de modo a assimilar uma margem de erro em estimativas físicas, de custos.

    ➤ As previsões orçamentárias devem expressar claramente a relação custo x benefício dos serviços de manutenção, devendo constar em ata as deliberações sobre a realização ou não destas intervenções.

     

    O item da NBR que diz " A contratação de serviços de terceiros pode ser feita com base " não existe mais. Não há mais essa recomendação sobre a forma de contratação.

  • Fcc pensa que a gente é advogado!