GABARITO: LETRA D
__________________________________________________________________________________________________________________
REVISÃO
.
A) Bacillus anthracis.
O carbúnculo hemático, é causado por uma bactéria anaeróbica e gram-positiva, classificado como zoonose que ataca principalmente bovinos, ovinos e eqüinos causando uma septicemia rapidamente mortal, não sendo em alguns casos possível o tratamento, por um de seus primeiros sintomas ser a morte do animal (SANTOS et al., 2008)
B) Cryptococcus neoformans.
Cryptococcus neoformans é uma levedura encapsulada de grande importância médica, por ser o agente etiológico da criptococose. É encontrada em fontes ambientais, incluindo fezes de pombos, constitituindo-se em importante causa de morbidade e mortalidade em indivíduos imunodeprimidos em todo o mundo (CONTIN et al., 2010).
C) Clostridium perfringens.
Clostridium perfringens (Cp) é uma bactéria aneróbica gram positiva que, além de provocar gangrena gasosa e enterotoxemia em humanos e animais, constitui-se na principal causa de enterite necrótica em aves de criações intensificadas.
D) Clostridium chauvoei.
Clostridium Chauvoei é uma bactéria que causa uma infecção conhecida no Brasil como “manqueira” e geralmente desenvolve-se em bovinos entre 6 meses a 2 anos de idade, mas a infecção causada por esse microorganismo, iniciada por trauma ocorre ocasionalmente em outros animais também. O carbúnculo sintomático típico dos bovinos, tem uma incidência sazonal, ocorrendo na maioria dos casos durante os meses quentes do ano (LIMA et al, 2008).
E) Corynebactrium bovis.
A C. bovis é considerada um patógeno de significância limitada, pois é causa principal da forma subclínica da mastite (MILKPOINT)