SóProvas



Prova FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Santa Luzia - MG - Professor de Educação Básica - PEB III Artes


ID
3035815
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no Título V, os níveis e as modalidades de educação e ensino.

Acerca dessa organização e estrutura, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente, pelo Ensino Superior. (art 21)

    B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos (5 anos) de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade. (Art 29.)

    C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (oito) ( 9 anos) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão. (art. 32)

    D) (CERTO - art 35)

  • Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.          (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

     

    FONTE : LDB

  • A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente (NÃO HÁ ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA), pelo Ensino Superior.

    B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (5) (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade.

    C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (9) (oito) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão.

    D) CORRETO


ID
3035818
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Segundo o parágrafo único do Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica” (BRASIL, 1996), deve se apoiar em três fundamentos.

De acordo a LDB, assinale a alternativa em que não se tem esses fundamentos.

Alternativas
Comentários
  • Art 61.

    Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:         

    I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;            

    II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;          

    III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.         

  • A) ART 61. I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho (CERTO)

    B) Art 61. II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço (CERTO)

    C) Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica (ERRADO - Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.)

    D) Art 61. III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades (CERTO)

  • Gabarito (C)

    Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica;

    MOTIVO DO ERRO, pois, conforme o artigo 62, a regra é a formação em nível superior, em curso de licenciatura plena. Porém, foi apresentada a exceção, a própria lei admite o docente com formação em nível médio, na modalidade normal, para dar aula na educação infantil (creche e pré-escola) e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Ou seja, conclui-se que, a obrigatoriedade de nível superior, na educação básica, é somente para o 6º ao 9º ano e os 3 anos do ensino médio.

    FONTE:

    Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3035821
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.

COLUNA I

1. Educação Básica

2. Educação Superior

3. Educação não formal

4. Educação e mídia

COLUNA II

( ) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação.

( ) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos.

( ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos.

( ) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.

( ) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.

    COLUNA I

    2. Educação Superior

    2. Educação Superior

    3. Educação não formal

    4. Educação e mídia

    COLUNA II

    ( 3) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação. 3. Educação não formal

    (1) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos. 1. Educação Básica

    ( 2 ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos. 2. Educação Superior

    (1) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar. 2. Educação Superior

    ( 4) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação. 4. Educação e mídia

  • Só corrigindo o amigo.

    (1) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.  1. Educação Básica

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3035824
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que a Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012, estabeleceu as diretrizes nacionais para a educação em Direitos Humanos que devem ser observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação em Direitos Humanos é um dos eixos fundamentais do direito à educação, tendo por finalidade promover a educação para a mudança e a transformação social.

II. Dada a sua relevância, a inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos deverá, prioritariamente, ocorrer na forma da disciplinaridade, ou seja, como um conteúdo específico de uma das disciplinas do currículo escolar.

III. A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação, sendo componente curricular obrigatório nos cursos destinados a esses profissionais.

IV. O desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados, é uma das dimensões da Educação em Direitos Humanos.

Essa Resolução prevê o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 4º A Educação em Direitos Humanos como processo sistemático e multidimensional, orientador da formação integral dos sujeitos de direitos, articula-se às seguintes dimensões:

    IV - desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados;

  • O problema da questão está na palavra PRIORITARIAMENTE que aparece no item II, sendo que, no artigo 7 da norma apresenta mais de uma forma. Art. 7º A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer das seguintes formas: I - pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados interdisciplinarmente; II - como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar; III - de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade. Sendo assim o item II é o único incorreto. Gabarito: D
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3035827
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que contém o Estatuto da Criança e do Adolescente, dispõe, no Art. 53, que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho [...]” (BRASIL, 1990).

São direitos da criança e adolescente previstos no referido artigo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → de acordo com o "ECA", lei 8069/90:

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.  (Redação dada pela Lei nº 13.845, de 2019).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • exceto , não entendi a pergunta !

  • Letra B - é garantido o Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

  • ECA, Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; LETRA A

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; LETRA C

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; LETRA D

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência (OLHA AÍ O ERRO DA LETRA B),garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.             

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

    Acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.- art.53 V- acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Direito de ser respeitado por seus educadores.

    Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • Se for pela prática, erra! hahahaha

  • mas a pergunta diz "exceto" então B estaria errada pois ela estaria certa somente se não tivesse esse "exceto"

  • Atenção para o enunciado da questão que traga o referido tema, pois, de acordo com a jurisprudência do STJ, o direito previsto inciso V do art. 53 NÃO é um direito absoluto, vejam:

    "RECURSO ESPECIAL – MATRÍCULA EM ESTABELECIMENTO PÚBLICO DE ENSINO – CRITÉRIO DE GEORREFERENCIAMENTO – PONDERAÇÃO – INTERPRETAÇÃO LÓGICO-SISTEMÁTICA – VIOLAÇÃO DO ART. 53, I E V, DA LEI 8.069/90 – INOCORRÊNCIA.

    1. O simples desacolhimento da tese defendida pela recorrente não se confunde com a negativa de prestação jurisdicional.

    2. O inciso V do art. 53 da Lei 8.069/90 prevê o direito de o aluno (criança ou adolescente) estudar em escola próxima de sua residência, evitando deslocamento de longas distâncias para acesso à educação pública e gratuita.

    3. A regra não constitui uma imposição e sim uma possibilidade, subordinada ao interesse maior de facilitar o acesso à educação.

    4. No caso dos autos, as instâncias ordinárias consideraram que a manutenção da aluna na escola já frequentada em anos anteriores mostrava-se mais benéfica do que a transferência para atender à regra da aproximação.

    5. Recurso especial não provido."

    Como a questão cobrou a literalidade do referido artigo, o gabarito é mesmo a LETRA B.

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA:

    Art. 53 ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (alternativa A)

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; (alternativa C)

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (alternativa D)

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

    Conforme se observa dos incisos do art. 53, a única alternativa que não está de acordo com os incisos é a letra B: acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.

    Em verdade, o que esse dispositivo prevê é o direito de acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    Gabarito: B

  • engraçado que na prova de Auxiliar Educacional o gabarito oficial manteve-se como D.


ID
3035830
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, tipifica as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A esse respeito, caracteriza-se por modalidade da violência psicológica, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Lei 11340,

    Art. 7º. São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    ...

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

  • Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; 

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • Gabarito: letra C

    Formas de violência doméstica

    Física - qualquer ato que agride a integridade corporal;

    Psicológica - qualquer conduta que gere dano emocional, psíquico, diminuição de autoestima etc... mediante constrangimento, ameaça, humilhação, isolamento, insulto, ridicularização etc.

    Sexual - qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, praticar, participar de relação sexual de que não deseja, ou que a force à gravidez, ao matrimônio, ao aborto, à prostituição etc.

    Patrimonial - qualquer conduta que se constitua em subtração, retenção, destruição ou inutilização de seus bens.

    Moral - qualquer conduta que prejudique o respeito que a mulher tem na sociedade. Entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GAB: C

    pois trata da violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • art 7º

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria

    GB C

    PMGOOO

  • Por mais que eu tenha acertado não concordo com o gabarito, pois o lei configura a violência psicológica como: "qualquer conduta que gere dano emocional, psíquico, diminuição de autoestima etc... mediante constrangimento, ameaça, humilhação, isolamento, insulto, ridicularização etc."

    Ser vítima de qualquer dos crimes contra a honra pode gerar esses danos...

  • Caberia recurso.

    LETRA A

  • Leia atentamente... se ligue nos detalhes.

  • calunia difamação e injuria caracteriza violência moral.

  • A - Qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima - violência psicológica

    B - Qualquer conduta que vise degradar ou controlar ações, comportamentos, crenças e decisões - violência psicológica

    C - Qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria - violência moral - GABARITO

    D - Qualquer conduta que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento - violência psicológica

  • GAB [C] AS NÃO ASSINANTES.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

    #ESTABILIDADESIM !

  • A Constituição Federal de 1988 traz em seu texto que a família é a base da sociedade e terá proteção especial do Estado e que este criará mecanismos para combater a violência no âmbito de suas relações. Assim, surge a Lei 11.340 de 2006, que cria referidos mecanismos, dispondo em seu artigo 5º que: “configura violência doméstica contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial".


    A Lei 11.340/2006 tem a finalidade de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a violência de gênero, violência preconceito, que visa discriminar a vítima, o que faz com que a ofendida necessite de uma maior rede de proteção e o agressor de punição mais rigorosa.


    Com isso, trouxe diversos meios de proteção ao direito das mulheres, como as medidas protetivas previstas no capítulo II da Lei 11.340/06 e também descreve em seu artigo 7º (sétimo) as formas de violência, física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras, vejamos:


    1 - Violência Física: Segundo o artigo 7º, I, da lei 11.340, a violência física é aquela “entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal".


    2 - Violência Patrimonial: Segundo o artigo 7º, IV, da lei 11.340, a violência patrimonial é aquela “entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades".


    3 - Violência Psicológica: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência psicológica é aquela “entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação".


    4 - Violência Sexual: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência sexual é aquela “entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos".


    A lei “Maria da Penha" ainda traz que:


    a) é vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa;


    b) ofendida deverá ser notificada dos atos processuais referentes ao agressor, especialmente com relação ao ingresso e saída deste da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público;


    c) atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores previamente capacitados, preferencialmente do sexo feminino;


    d) a concessão das medidas protetivas pelo Juiz de ofício ou mediante representação do Delegado de Polícia, requerimento do Ministério Público, da ofendida, podendo ser concedidas de imediato, sem audiência das partes ou de manifestação do Ministério Público.    

    A) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima (...)"

    B) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “(...) que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões (...)".


    C) CORRETA (a alternativa): a presente afirmativa traz formas de violência moral e não psicológica prevista, conforme no artigo 7º, V, da lei 11.340: “a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria".


    D) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “(...) que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento (...)".


    Resposta: C


    DICA: Leia sempre os comentários e os artigos de lei citados, mesmo que você tenha entendido a questão vá até o artigo citado e faça a leitura, pois ajuda na memorização da matéria.



  • FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física

    entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal

    II - a violência psicológica

    entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação

    III - a violência sexual

    entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos

    IV - a violência patrimonial

    entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades

    V - a violência moral

    entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • Gabarito: c No geral das 5 formas de violência a mulher, a psicológica e a moral são as mais fáceis de confundir. Faço por exclusão, pois na moral está ligada aos crimes contra a Honra, caso não configure, será violência psicológica.

ID
3035833
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, analisadas no Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012:

    >>> O conceito de quilombo incorpora também as comunidades quilombolas que ocupam áreas urbanas, ultrapassando a ideia de que essas se restringem ao meio rural. Diferentemente dos quilombos de resistência à escravatura ou de rompimento com o regime dominante, como o de Palmares, que se situavam em locais distantes das sedes de províncias, com visão estratégica para se proteger das invasões dos adeptos da Coroa, existiram os chamados ?quilombos urbanos?, que se localizavam bem próximos das cidades, com casas de p au a pique, construídas com barro e pequenos troncos de árvores. Plantadas em clareiras na mata, as casas eram rodeadas pela criação de cabras, galinhas, porcos e animais de estimação.

    ? Fonte: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_quilombola.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3035836
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004, instituiu as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Sobre essa Resolução, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A educação das relações étnico-raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.

( ) O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas.

( ) As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana.

( ) O ensino sistemático de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, considerando as áreas das avaliações em larga escala.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. 

    Art. 2° 

    § 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira. 

    § 2º O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias, asiáticas.

    Art. 3°

    § 2° As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares

    § 3° O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil. 


ID
3035839
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002, que instituiu as diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, os sistemas de ensino, além dos princípios e diretrizes que orientam a Educação Básica no País, observarão, no processo de normatização complementar da formação de professores para o exercício da docência nas escolas do campo, os seguintes componentes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Parcimônia= moderação ou ato de poupar...

    D) Parcimônia na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

    Substituindo:

    Moderação na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

  • Que banca preguiçosa

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3035842
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Tendo em vista as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do campo, estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação do campo abrange a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, excluindo-se o Ensino Médio e a educação profissional técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio.

II. A educação do campo destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida – por exemplo, agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas.

III. A educação do campo deverá atender, no ensino regular e preferentemente, as populações rurais que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos no Ensino Fundamental em idade própria.

IV. A organização e o funcionamento das escolas do campo respeitarão as diferenças entre as populações atendidas quanto à sua atividade econômica, seu estilo de vida, sua cultura e suas tradições.

Essas diretrizes preveem o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • No item III ele misturou educação especial com alunos que não terminaram na idade própria.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3035845
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Conforme apresentado no Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, “[...] a visão de currículo proposta por Moreira e Candau (2007) presente no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica” (BRASIL, 2015, p. 14) defende determinados aspectos.

Nesse contexto, assinale a alternativa em que não se tem esses aspectos.

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3035848
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considerando os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. A organização escolar por ciclos surge em contraposição ao sistema de seriação que se baseia na estruturação rígida de uma sequência de conteúdos, distribuídos ao longo do tempo, em blocos estanques e cumulativos.

II. O pressuposto da homogeneidade de ritmos de aprendizagem no sistema seriado implicou formas de avaliação que culpabilizam individualmente o sujeito ou seu meio social pelo fracasso escolar.

III. A organização das redes de ensino por ciclos de aprendizagem pressupõe a disciplinaridade como uma estratégia de organização do ensino por meio da separação e posterior integração didática dos conteúdos escolares.

IV. A organização escolar por ciclos considera a sala de aula como espaço preferencial de aprendizagem, uma vez que é o local que melhor propicia a dinamização das interações e a mobilização da vontade de conhecer das crianças.

Ao abordar os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, o Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2015) afirma o que está expresso em

Alternativas
Comentários
  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3035851
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme explicitado por Vasconcelos (2003) e corroborado pela perspectiva da avaliação no contexto de um currículo inclusivo (BRASIL, 2015), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = B

    Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.

  •  A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.

    Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

  • B.Corretíssima.

    Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.

    Falou de inclusão, lembre-se de aspectos formativos Processuais e contínuos.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3035854
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 1.474, de 10 de dezembro de 1991, que contém o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Santa Luzia, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são penalidades disciplinares, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3035857
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei nº 2.644, de 29 de março de 2006, dispõe sobre a reorganização do regime de previdência dos servidores públicos do município de Santa Luzia.

Tendo em vista as regulamentações apresentadas por essa Lei, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3035860
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São objetivos considerados prioritários para o município de Santa Luzia, conforme disposto pela Lei Orgânica do Município (2004), exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


ID
3035863
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com o Regimento Escolar elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia (2012), analise as atribuições a seguir.

I. Diretor escolar I e II e coordenador escolar: administrar os recursos humanos, materiais e financeiros da escola.

II. Vice-diretor escolar I e II: controlar a frequência do corpo docente e administrativo, encaminhando relatório ao diretor para as providências.

III. Supervisor pedagógico: coordenar a elaboração do currículo pleno da escola, envolvendo a comunidade escolar.

IV. Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II (PEB I e PEB II): estimular a participação dos alunos no processo educativo e comprometer-se com a eficiência dos instrumentos essenciais para o aprendizado: leitura, escrita, expressão oral, cálculo e solução de problemas.

Apresentam correta e respectivamente atribuições dos profissionais da educação desse município

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3035866
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com o Regimento Escolar da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia (2012), no que se refere ao Conselho de Classe, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • n e so consultiva e deliberativa e sim fiscalizadora e mobilizadora

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3035869
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Tendo em vista o Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Santa Luzia, dispostos na Lei nº 2.819, de 7 de abril de 2008, analise os objetivos a seguir.

I. Motivar o titular de cargo de carreira efetivo ao aprimoramento no cumprimento de suas atribuições.

II. Mensurar o desempenho, de forma justa e criteriosa, com base em fatores considerados relevantes para o exercício funcional.

III. Fornecer subsídios para aprovação no estágio probatório, para desenvolvimento na carreira e para eventual processo de exoneração.

IV. Identificar necessidades de treinamento e capacitação.

Segundo essa lei, a avaliação periódica de desempenho tem por objetivos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


ID
3035872
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, que aprovou o Programa Nacional de Direitos Humanos, definiu cinco eixos orientadores para a implantação do Programa.

São diretrizes que compõem o Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

  • A alternativa C corresponde à diretriz 17 do eixo orientador IV que fala sobre a Segurança pública, acesso a justiça e combate à violência. E também é a única das alternativas que não traz algo relacionado a educação ou cultura.

  • V – Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos:

    ALTERNATIVA (A) - CORRETA:

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;

    ALTERNATIVA (B) - CORRETA:

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos;

    ALTERNATIVA (C) - CORRETA

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos.

    IV – Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência: 

    (...)

    ALTERNATIVA (D) - INCORRETA:

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.

  • IV - Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    a) Diretriz 11: Democratização e modernização do sistema de segurança pública;

    b) Diretriz 12: Transparência e participação popular no sistema de segurança pública e justiça criminal;

    c) Diretriz 13: Prevenção da violência e da criminalidade e profissionalização da investigação de atos criminosos;

    d) Diretriz 14: Combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária;

    e) Diretriz 15: Garantia dos direitos das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    f) Diretriz 16: Modernização da política de execução penal, priorizando a aplicação de penas e medidas alternativas à privação de liberdade e melhoria do sistema penitenciário; e

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos;

    V - Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos:

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos;

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos; e

    GAB - C

  • Para quem ta procurando um mnemônico das Diretrizes do Eixo IV, relativo à Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

    Acertei pelo fato da letra C ser a única que não fala sobre educação.

  • Bem no início da questão é afirmado que possui 5 eixos, só que no decreto possui 6. Acho que o examinador tava com presa em elaborar essa questão

  • Copiou da MS CONCURSOS...

    GAB C. Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos. (pertence ao eixo IV - Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:)

  • Gabarito: C.

    Só parar e considerar que é o único item localizado no Eixo Educacional/Cultural que não se relaciona diretamente com esses assuntos.

  • GABARITO: C

    Perceba que a única alternativa que não trata sobre "Educação e Cultura dos Direitos Humanos" é a "C".

    A alternativa C nos passa uma ideia de efetivação, agilidade, ou acesso dos direitos humanos... Já vi uma questão parecida com essa..

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GAB C

    Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.

  • EXCEEEEEETOOO

    EXCEEEEEETOO

    EXCETEETOOOO

    E-X-C-E TOOOOOOOKKKKK

  • Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos

    O que sistema de justiça tem haver com educação?

  • IV - Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos;

  • nem sabia, respondi por interpretação pura e acertei. A alternativa C era a unica que não citava algo sobre educação ou cultura.

  • Estrutura do PNDH 3

    6 Eixo Orientador  

    25 Diretrizes 

    82 Objetivos estratégicos

    512 Ações Programáticas

    ►6 Eixos orientadores PNHD-III: InDUSED

    I- Integração entre a sociedade e o Estado

    II- Desenvolvimento dos Direitos Humanos

    III- Universalização Direitos em um Contexto de Desigualdades

    IV- Segurança pública , acesso à Justiça e Combate à Violência (11 ao 17 abaixo)

    V- Educação e cultura

    VI- Direito à verdade e à memória

    III - Diretrizes do Eixo III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades:

    Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena;

    Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação;

    Diretriz 9: Combate às desigualdades estruturais; e

    Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade;

    Diretrizes do Eixo IV: Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Diretriz 12: Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Diretriz 13: Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Diretriz 16: Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    Diretriz 14: COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    Diretriz 15: GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    Diretriz 11: DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    Diretriz 17: PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • Temos que memorizar todas as diretrizes, OE, e ações estratégicas? Tá osso.

  • Mais que "cinco eixos" gente, são "seis eixos". Banca viajou. É interessante este decreto, melhor do que ler sobre o Plano Nacional de Segurança Pública de Defesa social. Aquilo é chato demais, misericórdia!

  • O que tá acontecendo com essas bancas???
  • da pra matar a questão olhando as palavras chave.

  • Estrutura do PNDH 3

    6 Eixo Orientador  

    25 Diretrizes 

    82 Objetivos estratégicos

    512 Ações Programáticas

    ►6 Eixos orientadores PNHD-III: InDUSED

    I- Integração entre a sociedade e o Estado

    II- Desenvolvimento dos Direitos Humanos

    III- Universalização Direitos em um Contexto de Desigualdades

    IV- Segurança pública , acesso à Justiça e Combate à Violência (11 ao 17 abaixo)

    V- Educação e cultura

    VI- Direito à verdade e à memória

    III - Diretrizes do Eixo III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades:

    Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena;

    Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação;

    Diretriz 9: Combate às desigualdades estruturais; e

    Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade;

    Diretrizes do Eixo IV: Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Diretriz 12: Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Diretriz 13: Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Diretriz 16: Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    Diretriz 14: COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    Diretriz 15: GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    Diretriz 11: DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    Diretriz 17: PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • Justiça = Segurança

  • pessoal gravar tudo desse decreto é muito complicado. o macete pra maiorias das questões é prestar atenção nas palavras chaves.

    nesse mesmo pediu a que era a errada , então a que não tinha a palavra chave educação é a resposta.

    se pedisse a correta eu ia marcar a que tinha uma palavra chave.

    DEUS É CONTIGO.

  • (UM BIZU PARA TODOS VOCES QUE REALMENTE ESTUDAM.)

    NO: EIXO ORIENTADOR V: EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS

    TODAS AS DIRETRIZES DEVEM VIR COM A PALAVRA DIREITO HUMANOS.

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em DIREITOS HUMANOS para fortalecer uma cultura de direitos;

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos DIREITOS HUMANOS nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos DIREITOS HUMANOS;

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em DIREITOS HUMANOS no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em DIREITOS HUMANOS; e

    EIXO SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS? TODAS DIRETRIZES VEM COM A PALAVRA DIREITOS HUMANOS


ID
3875323
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em Porque Arte–Educação (JUNIOR, 1998), ao decompor o termo arte–educação em seus elementos constituintes, seu autor encontra um ponto em comum: a criação de um sentido para as nossas vidas. No jogo entre o sentir e o pensar, a aprendizagem se formula como um processo em que transformamos nossas experiências em símbolos, abstraindo delas seus significados.

Sobre a aprendizagem, inclusive, no âmbito da arte e segundo esse autor, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3875326
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Arte escolar (BRASIL, 1998), sobre o conhecimento artístico como produção e fruição, assinale com V as afirmativas verdadeiras e F as falsas.

( ) As formas artísticas apresentam análises objetivas de obras construídas em imagens concretas (visuais, sonoras, corporais ou de conjuntos de palavras, como no texto literário ou teatral).

( ) A forma artística é uma combinação de imagens que são objetos, fatos, questões, ideias e sentimentos, ordenados pela objetividade da matéria articulada à lógica do imaginário.

( ) O artista seleciona, escolhe, reordena, recria, reedita os signos, transformando e criando novas realidades. Ele pode fazer uma árvore azul, o céu verde, aludir com sons à ideia de uma catedral.

( ) A arte representa e descreve a realidade, é como uma realidade percebida, fotografada, idealizada, bela. O artista relata a realidade como ela é para apresentar o mundo como ele é.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875329
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o livro Teoria e Prática da Educação Artística (BARSOSA, 1990, p. 90), que aborda a função da arte na educação e na sociedade, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3875332
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“É com a gramática da linguagem da arte que se trabalha no fazer artístico para abstrair dela uma forma expressiva que será percebida como imagem sonora, gestual ou visual, tornando presentes nossas próprias ideias.”

MARTINS, M; Picosque, G; Guerra, M. T. Didática de ensino de arte – a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998, p. 130.

Com relação à gramática da linguagem da arte e suas formas expressivas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3875335
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o sentido e a importância de ensinar arte na escola, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas, conforme FERRAZ, Maria Heloísa C. T.; FUSARI, Maria F. R. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2000.

( ) Se arte é invenção, ela é também produção, trabalho e construção, uma vez que inclui o artista, a obra de arte, os difusores comunicacionais e o público.

( ) Aconcepção de arte está diretamente relacionada com o ato de criação da obra de arte a partir da reprodução de outras obras. O público é o expectador e o receptor que observa.

( ) Uma obra de arte é feita para ser exposta no mundo cultural e num determinado contexto histórico-social. Por essa razão, essa obra artística se encontra protegida em instituições que a aguardam e a protegem do acesso público.

( ) O principal sentido da obra está na sua capacidade de retratar seu processo histórico e de seu próprio autor e, ao mesmo tempo, ser por ele determinado, justificando, assim, sua relação com o belo e com outras obras.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875338
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

“Na arte, as formas expressivas são sempre formas de estilo, formas de linguagem, formas de condensação de experiências, formas poéticas [...]”

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artista. Rio de Janeiro: Campus, 1995. p. 17.

De acordo com Ostrower, assinale a alternativa que não se enquadra ao conceito de formas expressivas na arte.

Alternativas

ID
3875341
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade, sua percepção etc., mas tem importância em si mesma, como assunto, como objeto de estudo.”

BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da educação artística. São Paulo: Cultrix,1990/95. p. 113.

Considerando o significado que se dá à arte na Educação, Fusari e Ferraz, no livro Metodologia do ensino da arte (1993), corroboram com Barbosa (1990/95) sobre o sentido que se dá à arte e o que com que ela tenha um espaço inclusive na educação em geral e também na escola.

Para as autoras, essa importância primeiramente é devida à

Alternativas

ID
3875344
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A arte é importante na escola, principalmente porque é importante fora dela. Por ser um conhecimento construído pelo homem por meio do tempo, a arte é um patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber.”

MARTINS, M; Picosque, G; Guerra, M. T. Didática de ensino de arte – a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. p. 13.

Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. Tratar a arte como conhecimento é o ponto fundamental e condição indispensável para o enfoque do ensino de arte na escola,

PORQUE

II. isto significa articular três campos conceituais da arte para seu ensino: a criação / produção, a percepção / análise e o conhecimento da produção artísticoestética da humanidade, compreendendo-a histórica e culturalmente. Esses três campos conceituais estão presentes nos PCNs-Arte e são denominados, respectivamente, produção, fruição e reflexão.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.


Alternativas

ID
3875347
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para estudar arte na escola, Fusari e Ferraz (2000) consideram que o arte-educador precisa ter em mente procedimentos de ensino e aprendizagem intencionalmente escolhidos para uma única finalidade: o conhecimento da arte como um saber. As autoras propõem, para um planejamento de atuação docente voltado para a experiência e crescimento artístico do estudante, etapas para as ações pedagógicas e metodológicas.

ConformeFerraz (2000), analise as etapas metodológicas para um planejamento docente pa ra a escola.

I. Conhecer a prática social e cultural vivida pelos alunos com relação aos aspectos artísticos, estéticos e históricos, abordados nas unidades de programa; identificar ao mesmo tempo o que lhes falta ainda saber sobre o assunto

II. Organizar atividades de ensino e aprendizagem que permitam o aprofundamento dos conteúdos escolares em arte por meio de elaborações práticas e teóricas nas dimensões artísticas estéticas.

II. Verificar o estágio em que se encontra o conhecimento estético e artístico dos alunos após as intervenções educativas prático-teóricas para elencar, classificar e selecionar os alunos talentosos.

Sobre essas etapas, estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3875350
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Uma metodologia do ensino e aprendizagem constituem-se em um conjunto de ideias e teorias educativas em arte formadas em opções e atos que são concretizados em projetos ou o próprio desenvolvimento das aulas de arte. São ideias e teorias baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em artes e que se cristalizam em propostas e aulas.”

FUSARI, Maria F. R; FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993. p. 98.

Tendo em vista esse trecho e livro, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os componentes curriculares básicos a seus respetivos conceitos.

COLUNA I 1. Objetivos educacionais em arte 2. Conteúdos escolares em arte 3. Métodos de ensino e aprendizagem em arte 4. Meios de comunicação escolares em arte COLUNA II

( ) Explicitam ações culturais e diversos meios didáticos produzidos que possibilitam a assimilação do ensino da arte. Essas ações são selecionadas para a ação educativa seja presencial ou a distância, para docentes, discentes, etc. O uso pedagógico de combinações entre si durante o processo é sempre avaliável.

( ) Explicitam ações culturais essenciais selecionados pelos professores. As ações e seus conhecimentos devem ser selecionados conforme avaliação prévia com o olhar docente sobre a produção histórica da arte. Faz parte do objeto de estudo no fazer artístico pessoal a produção de produtos artísticos.

( ) Explicitam ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar à medida que dominam os saberes e convicções artísticas e estéticas. Indicam possibilidades que ajudem o aluno a se formar como cidadão cultural no mundo contemporâneo.

( ) Explicitam ações culturais caracterizadas por “modos pedagógicos de fazer”. As ações culturais organizam-se considerando a assimilação e o desenvolvimento do processo de produção e de entendimento sensíveis-cognitivos da arte que os alunos vivenciam e passam a conhecer.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C mnemônico para decorar

    Conteúdos

    Objetivos

    Métodos

    Avaliação

    (4 ) Explicitam ações culturais e diversos meios didáticos produzidos que possibilitam a assimilação do ensino da arte. Essas ações são selecionadas para a ação educativa seja presencial ou a distância, para docentes, discentes, etc. O uso pedagógico de combinações entre si durante o processo é sempre avaliável. Os meios são os recursos as ferramentas para otimizar o processo de ensino aprendizagem. Como?

    ( 2) Explicitam ações culturais essenciais selecionados pelos professores. As ações e seus conhecimentos devem ser selecionados conforme avaliação prévia com o olhar docente sobre a produção histórica da arte. Faz parte do objeto de estudo no fazer artístico pessoal a produção de produtos artísticos. Os conteúdos surgem dos objetivos educacionais são os conhecimentos, habilidades que o professor seleciona devendo ter relevância social O que?

    (1 ) Explicitam ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar à medida que dominam os saberes e convicções artísticas e estéticas. Indicam possibilidades que ajudem o aluno a se formar como cidadão cultural no mundo contemporâneo.

    Os objetivos são as finalidades da educação, eles antecipam os resultados podem ser gerais: amplos sociais do sistema escolar e do professor; específicos: são exigências e resultados esperados dos alunos em relação ao ensino e aprendizagem. Para que?

    ( 3) Explicitam ações culturais caracterizadas por “modos pedagógicos de fazer”. As ações culturais organizam-se considerando a assimilação e o desenvolvimento do processo de produção e de entendimento sensíveis-cognitivos da arte que os alunos vivenciam e passam a conhecer. Os métodos são os caminhos para atingir os objetivos , é a maneira como o professor organiza o ensino Como?


ID
3875353
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Fernando Antônio G. Azevedo (1996) no livro Som, gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu ensino (PIMENTEL, 1996), “arte é linguagem – verbal e não verbal – visual, cênica e sonora que traduz, desde tempos imemoriais, possibilidades, angústias, indignações, amores, perplexidades, fantasias, mitos, crenças, dores, transformando ’coisas‘ aparentemente sem sentido em coisas absolutamente, circunstancialmente, apaixonadamente significativas”.

Assinale a alternativa que apresenta aspectos em que o autor não associa arte à linguagem.

Alternativas

ID
3875356
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os objetivos a serem alcançados pelos alunos no Ensino Fundamental do 3º e do 4º ciclo, segundo os PCNs, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Compreender a cidadania como fato histórico, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade e cooperação nas comunidades circundantes, além do repúdio a movimentos políticos partidários, respeitando as leis institucionais.

( ) Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.

( ) Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos, apoiando a alta cultura, utilizando diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

( ) Utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875359
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCNs elaborados para a área da Arte (BRASIL, 1998) preconizam o respeito à diversidade ao direito dos estudantes. No contexto dos PCNs, o pesquisador Roberto Conduro contribui ao discutir sobre a diversidade da arte afro-brasileira. Segundo o autor, “entender arte afro-brasileira pressupõe essencialidades como africanidade e brasilidade não como dados preexistentes, atemporais e atávicos, pois essas culturas estão em processo contínuo de formação e mudança.” (CONDURU, Roberto. Arte afro-brasileira. Belo Horizonte: C/ARTE, 2007, p. 10-11). Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas e as relações propostas entre elas, conforme CONDURO (2007). I. A arte afro-brasileira indica mais que um estilo ou um movimento artístico produzido apenas por afrodescendentes brasileiros, ou deles representativo, mas no campo plural, composto por objetos e práticas bastante diversificados, a partir do qual tensões artísticas, culturais e sociais podem ser problematizadas estética e artisticamente,

PORQUE

II. a arte afro-brasileira é qualquer manifestação plástica, visual ou sonora indicada pelo cruzamento de arte e afro-brasilidade. Afrobrasilidade pode ser entendida como expressão que designa um campo de questões sociais, uma problemática delineada pelas especificidades da cultura brasileira decorrentes da diáspora de homens e mulheres da África para o Brasil e da escravidão deles e de seus descendentes, do século XVI ao XIX.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3875362
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os PCNs–Arte (1998), assinale a alternativa que não se carateriza como uma abordagem pluriculturalista no ensino de arte.

Alternativas

ID
3875365
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A professora Ana Mae Barbosa adaptou a teoria norteamericana a respeito do ensino de arte na escola ao contexto brasileiro, apontando três vertentes: o fazer artístico, a leitura da imagem (obra de arte) e a história da arte. Para a autora, a escola é o lugar que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em na nação brasileira. Analise as afirmativas a seguir sobre o fazer artístico na escola, segundo Ana Mae, em seu livro Teoria e Prática da Educação Artística (1990).

I. A qualidade do ensino da arte na escola está literalmente associada ao método livre auto expressão. O método surgiu para atingir uma liberação emocional e para garantir o desenvolvimento da criatividade.

II. É necessário que se estabeleça uma ponte entre o trabalho de ver e apreciar a arte como produto da atividade do artista. Na educação, os modos de ver a arte de dentro e de ver a arte de fora se completam.

III. É de suma importância permitir a reflexão acerca da internalização do tempo na estrutura da obra, ou melhor, da intercessão do nível diacrônico com o nível sincrônico.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3875368
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Conforme Domingues (1997, p. 15-20), relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a característica recorrente das obras de arte tecnológicas a seu respectivo conceito .

COLUNA I

1. Interatividade

2. Mutabilidade

3. Conectividade

4. Efemeridade

5. Não linearidade

COLUNA II

( ) Por meio de obras aliadas às novas tecnologias, cria-se uma impossibilidade de prever o rumo que elas tomarão, tornando difícil criar uma linearidade criativa.

( ) As obras podem estar interligadas por meio de redes de conexão com a ação da internet.

( ) A obra pode ter apenas o tempo necessário de sua ação artística.

( ) As obras tomam vida a partir da interação do espectador–usuário. São obras abertas à interação.

( ) A obra vai se modificando, seja por ela mesma, por recursos técnicos que permitam sua alteração ou por ação do público que interfere no processo por meio da interatividade.

Assinale a sequência correta

Alternativas

ID
3875371
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O crescimento da reprodução técnica nas diversas áreas da arte fez com que o indivíduo tenha uma maior aproximação com o mundo artístico e com a obra em si. Essa aproximação se deu através da entrada do processo industrial no fazer artístico com o advento principalmente da fotografia e do cinema. Segundo Walter Benjamin, a reprodutibilidade das obras traz consigo a perda da aura. (BENJAMIM, 2014, p. 23-31. Adaptação).

Sobre o sentido da perda da aura, citada por Walter Benjamin, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas. I. A aura é uma figura singular composta de elementos rítmicos, espaciais e temporais: é a aparição única de uma distância por mais próxima que esteja, ou seja, há uma particularidade encontrada nas obras de artes originais que percebemos em qualquer obra reproduzida,

PORQUE

II. graças à reprodutibilidade técnica, é possível ouvir ou assistir a shows de artistas que já morreram, concertos das melhores orquestras do mundo quando não se tem a oportunidade de assisti-lo ao vivo ou assistir espetáculos de dança que já saíram de cartaz. A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3875374
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Fayga Ostrower, em seu livro Universos da Arte (1996, p. 30-34), estabelece a noção de movimento visual como princípio configurador de espaço e tempo. Nesse contexto, a autora mostra que lidamos com elementos expressivos e o quanto é necessário perceber como são apresentadas a marcas visuais que constituem a imagem. No livro, por meio de um exercício desenvolvido com seus alunos, ela aponta certos aspectos expressivos da linguagem por meio do traçado de uma linha.
Considerando o aspecto expressivo de linhas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3875377
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada movimento artístico às suas respectivas caracterizações.

COLUNA I
1. Barroco
2. Rococó
3. Impressionismo
4. Expressionismo


COLUNA II
( ) Foi um divisor de águas entre arte clássica e a arte moderna. Surgiu na França por volta de 1870, visando captar, a princípio, a impressão visual produzida por cenas e formas derivadas da natureza e as variações nela ocasionadas pela incidência da luz. Os artistas pintavam ao ar livre e procuravam registrar os efeitos da luz solar e as constantes alterações que ela provocava nos objetos, nos seres humanos e nas paisagens.
( ) Era o nome dado a uma pérola de forma irregular. O termo significa esquisito, exagerado ou extraordinário. Esse movimento originou-se na Itália. Suas características mais marcantes: predominância das emoções ao racionalismo da arte renascentista, composição em diagonal, dando a impressão de movimentação na obra. Acentuado efeito claro-escuro e uso de temas religiosos e realistas.
( ) Movimento artístico que surgiu em Paris, no século XVIII, como um estilo de decoração de interiores. Estilo definido como requintado, aristocrático e convencional. É uma arte voltada para a representação de sentimentos agradáveis, caracterizada pela representação de episódios mitológicos, paisagens idílicas e cenas e alegorias galantes. Marcada pela execução perfeita e pela busca do domínio da técnica.
( ) As primeiras manifestações desse estilo datam de 1905. São carregadas de emoção, às vezes, deformadas, exageradas inclusive no colorido. Nesse estilo o artista não vive apenas o drama do ser humano, mas também o da sociedade. Por isso seus temas são sátiras sociais: exploração do homem, a miséria, a prostituição por meio de técnicas diferentes das tradicionais: cada um cria a técnica adequada para exprimir suas sensações e emoções.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875380
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Fernando A. G. Azevedo, no livro Som, gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu ensino (Pimentel, 1996), ao propor uma reflexão a respeito de uma proposta curricular, enfatiza a importância do ensino de arte e sua história, defendendo a ideia de que a arte fora do contexto histórico é uma arte sem memória. O autor traz à tona a questão do conceito de modernidade e pós-modernidade na perspectiva de um ensino de arte de qualidade.

Tendo em vista os conceitos de modernidade e pós-modernidade na perspectiva de um ensino de arte na escola, analise as afirmativas a seguir.

I. A pós-modernidade propõe um tom diferente do discurso modernista. Sua proposta traz um tom dogmático na elaboração, na estrutura, nas técnicas e no ensino de arte.

II. O ensino de arte de tendência modernista traz a questão da originalidade, negando aspectos importantes do fazer e do compreender arte.

II. O ensino de arte pós-moderno reflete um novo tom no discurso modernista, com ênfase na “elaboração”, na citação e na releitura do e no contato com a obra de arte reconhecida historicamente.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3875383
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Através do estudo da história das obras de arte brasileiras, podemos chegar a aprofundamentos dos conhecimentos artísticos e estéticos significativos para nossa cidadania”. (FERRAZ; FUSARI, 1992, p. 117). Para essas autoras, os períodos da história da arte no Brasil que devem ser estudados na escola são: Arte pré-histórica, Arte do Período Colonial, Arte brasileira no século XIX e Arte moderna e contemporânea no Brasil. No entanto, eles não precisam ser tratados obrigatoriamente nessa ordem.

Tendo em vista os pressupostos dessas autoras, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada modalidade artística a seu respectivo conceito.

COLUNA I

1.Arte pré-histórica brasileira

2. Arte do Período Colonial brasileiro

3. Arte brasileira no século XIX

4. Arte moderna e contemporânea no Brasil

COLUNA II

( ) Arte missionária e barroca. Os documentos artísticos dessa época restringem-se basicamente às igrejas erguidas nos centros administrativos e às construções oficiais que incorporaram fortificações, alfândegas, casas de câmara e cadeia e residências dos governadores.

( ) Nesse período, a nova geração de intelectuais e artistas foram influenciados pela Missão Francesa que chegou ao Brasil. Artistas e arquitetos seguiram esquemas neoclássicos adotando-os aos assuntos nacionais como fatos da história do Brasil, retratos de personalidades e até cenas urbanas.

) Nesse período, de início, verifica-se as rupturas e os novos sequenciamentos pelos quais passou a arte brasileira e que marcaram uma efervescência de cunho cultural mais nacionalista. Tendo em vista a natureza e realidade brasileira, destacamse artistas como Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Jonh Braz, Rego Monteiro, entre tantos outros.

( ) Arte rupestre brasileira e indígena. Apresenta, em suas imagens, uma verdadeira documentação antropológica visual, registros que identificam simbolicamente o homem, a mulher, os animais, os astros, os órgãos sexuais, as cenas de caça, a dança e asformas abstratas e geométricas.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875386
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando o tema da arte como conhecimento humano proposto por Duarte Junior (1988), analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas. I. Por meio da arte o homem encontra sentidos que não podem se dar de outra maneira senão por ela própria,

PORQUE

II. na arte busca-se concretizar os sentimentos numa forma que a consciência capta de maneira mais global e abrangente do que o pensamento rotineiro. Na Arte são-nos apresentados aspectos e maneiras de nos sentirmos no mundo. A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3875389
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

João Francisco, em seu livro Fundamentos estéticos da educação (1988), aponta o teatro, a música, a dança e as artes visuais como formas de produção e conhecimento artístico possíveis na escola.

Nessa perspectiva, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações expressivas às suas respectivas caracterizações.

COLUNA I

1. Teatro

2. Música

3. Dança

4. Artes visuais

COLUNA II

( ) Exercita o pensamento, simbolizando, por meio de sons e silêncios, o seu sentir. Elabora estruturas rítmicas, compõe e improvisa. Cria efeitos sonoros vocais, instrumentos e corporais. Visa proporcionar ao aluno criar seu próprio sistema notacional.

( ) Exercita o pensamento “como se”, simbolizando e agindo como alguém / algo além de si próprio. Planeja e executa cenários. Utiliza expressivamente cada uma das partes do corpo. Improvisa. Utiliza da linguagem cênica para expressar seu pensamento / sentimento.

( ) Organiza o espaço. Utiliza tanto do bidimensional como do tridimensional. Trabalha e cria novas cores. Elabora novas formas e texturas. Representa o movimento, a profundidade, a perspectiva, a proposição e a deformação.

( ) Exercita o pensamento cinestésico, simbolizando seu sentir / pensar por meio do movimento corporal. Elabora movimentos expressivos. Movimenta-se com naturalidade. Salta, gira, anda e corre expressivamente. Improvisa movimentos e planeja coreografias.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875392
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Para os PCNs-ARTE (BRASIL, 1998, p. 30), a manifestação artística tem em comum com outras áreas de conhecimento um caráter de busca de sentido, criação e inovação. Essencialmente, por seu ato criador, em qualquer das formas de conhecimento humano, ou em suas conexões, o homem estrutura e organiza o mundo, respondendo aos desafios que dele emanam, em um constante processo de transformação de si e da realidade circundante.

Nessa perspectiva, os PCNs-ARTE não consideram como papel da escola no ensino da arte o seguinte aspecto:

Alternativas

ID
3875395
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Nos PCNs-ARTE (BRASIL, 1998, p. 19), a dimensão social das manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. Nessa perspectiva, a arte estimula o aluno a perceber, compreender e relacionar tais significados sociais. Essa forma de compreensão da arte inclui modos de interação, como a empatia, e se concretiza em múltiplas sínteses.

Com relação à citação anterior e ao tratamento ao ensino de arte nos diversos contextos sociais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3875398
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

O pesquisador pernambucano Fernando Antônio Gonçalves Azevêdo afirma que no século XX, às vésperas do terceiro milênio, uma nova geração de professores de arte passa a buscar em seu cotidiano escolar tornar acessíveis as obras de arte e sua história, tomando como ponto e partida a questão da multiculturalidade brasileira (PIMENTEL,1996).

Segundo o autor, a multiculturalidade brasileira numa perspectiva crítica para o ensino de arte na escola não pode ser entendida como

Alternativas

ID
3875401
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Definir termos como homem / arte / cultura negra, homem / arte / cultura afro-brasileira, afro-lusitana, afro-europeu e uma série de outros termos tem sido um desafio. Roberto Conduro em seu livro Arte afro-brasileira (2007) contribui para a discussão do ensino da arte na escola ao tratar esse desafio apresentando fatos e elementos visíveis de serem exemplificados nas variadas regiões e grupos sociais do / no Brasil.

CONDURU, Roberto. Arte afro-brasileira. Belo Horizonte: C/ARTE, 2007 (Adaptação).

A partir desse contexto, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. Como orientação pedagógica, o educador deve proporcionar com prudência e conhecimento aos estudantes, discussões artísticas, etnológicas, sociais e culturais, bem como a problematização estética e artística das obras, uma vez que um trabalho artístico acontece independente de gostos, interpretações e opiniões, mas como expressão de um momento,

PORQUE

II. como orientação pedagógica, o educador exerce um papel fundamental na formação de opinião e intelecto daquele ou daquela que está sendo formado como cidadão / cidadã. Esse educador tem uma grande responsabilidade com relação à discussão do tema da arte nos diversos contextos sociais.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.


Alternativas

ID
3875404
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Para contribuir no entendimento sobre o fazer e o refletir
em arte, Fusari e Ferraz (1993) apresentam uma síntese
dos componentes que se inter-relacionam no processo
artístico e que não devem ser esquecidos ao longo dos
estudos escolares.
A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNAI, associando os componentes que se articulam no processo artístico aos seus sujeitos.

COLUNA I
1. Os autores / artistas em arte
2. Os produtos artísticos / obras de arte
3. A comunicação / divulgação
4. O público / audiências / espectadores

COLUNA II
( ) São trabalhos resultantes de um fazer-pensar “técnico-emotivo-representacional do mundo da natureza e da cultura” e que sintetizam modos e conhecimentos artísticos e estéticos de seus autores: têm uma história e situam-se em um contexto sociocultural.
( ) São pessoas também situadas em um tempoespaço sociocultural no qual constroem a história de suas relações com as produções artísticas e com seus autores (ou artistas) em diferentes modos e patamares de sensibilidade e entendimento da arte.
( ) São pessoas situadas em um contexto sociocultural; são criadores (profissionais ou não) e produtos ou obras artísticas a partir da história de seus modos e patamares de sensibilidade e entendimento de arte.
( ) São diferentes práticas (profissionais ou não) de apresentar, expor, veicular e intermediar as obras artísticas, as concepções estéticas e a arte entre as pessoas na sociedade ao longo da história cultural.

Assinale a sequência correta.


Alternativas

ID
3875407
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Para André Breton em Benjamin (2014,102), a obra de arte “só tem valor na medida em que reflexos do futuro a fazem vibrar inteiramente”. Concordando com essa ideia, Walter Benjamin afirma que toda obra ou forma artística madura encontra-se no cruzamento de três linhas de desenvolvimento.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de reprodutividade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2014.

Nessa perspectiva, relacione a COLUNA II com a COLUNAI, associando as três linhas de desenvolvimento da obra de arte citada por Walter Benjamin (2014) às suas respectivas ordens de prioridade.

COLUNA I

1.Primeiro lugar

2. Segundo lugar

3. Terceiro lugar

COLUNA II

( ) As formas tradicionais da arte em certos estágios de seu desenvolvimento trabalham penosamente em busca de efeitos, que mais tarde são alcançados sem esforço pela nova forma artística. Por exemplo: antes do cinema se impor, os dadaístas procuraram, por meio de suas manifestações, provocar no público um movimento, que mais tarde o cineasta Charlie Chaplin provocaria de maneira mais natural.

( ) A técnica trabalha em busca de uma forma de arte determinada. Por exemplo: antes de o cinema aparecer, havia livrinhos de fotos cujas imagens, por meio de pressão do polegar, passavam rapidamente mostrando a imagem em movimento.

( ) Transformações sociais, muitas vezes imperceptíveis, trabalham em direção a uma transformação da recepção, da qual somente a nova forma de arte se beneficiará. Por exemplo: antes que o cinema começasse a formar seu público, as imagens eram assistidas individualmente pelas pessoas que se posicionavam diante de um biombo no qual estavam instalados estereoscópios: um para cada participante.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875410
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte como forma de conhecimento humano e suas características, analise as afirmativas a seguir.

I. A arte está diretamente associada ao ponto de vista do belo e do estético, aquilo que faz com que uma obra seja considerada bela, boa ou má.

II. Na arte, busca-se concretizar os sentimentos numa forma que a consciência capta de maneira mais global e abrangente do que no pensamento rotineiro.

III. Por meio da arte, nos são apresentados aspectos e maneiras de nos sentirmos no mundo que a linguagem não consegue conceituar.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas