SóProvas



Prova IADES - 2013 - MPE-GO - Técnico Ambiental - Engenharia Agronômica


ID
1210105
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assim como entoar o Hino Nacional, gritar ou escrever em cartazes frases reivindicando algo é um procedimento marcante dos protestos no Brasil. Curiosamente, algumas dessas frases apresentam a mesma estrutura: verbo subentendido e emprego do “Não” ou do “Sim” seguido de um termo preposicionado. Com base nessa informação, considere a frase “Não à PEC 37!”, julgue os itens referentes a ela e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I - O emprego da preposição a justifica-se pela regência do verbo subentendido.
II - O verbo subentendido classifica-se sintaticamente como transitivo direto e indireto.
III - “Não” desempenha a função sintática de adjunto adverbial de negação.
IV - O termo “à PEC 37” é o objeto indireto do verbo subentendido.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • NÃO à PEC 37!
    Diga Não para a PEC 37!

    Diga ISSO para AQUILO
    VTDI O.D.   O.I
  • letra D

    IV- Errada, pois o OI é somente o termo PEC 37.

  • Eu acredito que os itens 1, 2 e 4 sejam os corretos.

    Em relação ao item 3, o "não" atua como objeto direto (OD), conforme o exemplo aperesentado pela TAIS.

  • 'Não' é OD enquanto 'PEC 37' é OI do verbo Subentendido. ;)

  • Item III errado, pois "não" é objeto direto.

    Diga não à PEC 37!

    VTD  OD      OI

     

    Ela disse não ao meu pedido de namoro.

    VTD          OD            OI

     

    O comentário do colega Juvenal está incorreto, pois o que caracteriza um OI é justamente a obrigatoriedade da preposição.

    Por exemplo: Deu-lhe muito trabalho. Lhe = a ele. "Lhe" é OI, e não "ele".


ID
1210108
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                 Goiás no mapa da mineração mundial

        No Brasil, grandes corporações que atuam no mercado de recursos minerais e seus derivados são responsáveis pela operação de empresas mineradoras instaladas nos estados de Goiás e São Paulo.
         Na cidade goiana de Catalão, por exemplo, são explorados

Alternativas
Comentários
  • "Já em 1892, Catalão foi reconhecida pela Expedição Cruls como um município repleto dos mais variados tipos de minérios, sendo que o diamante em particular é explorado no município desde o início do século XIX. (...)

    Todavia, apenas alguns desses minérios são explorados, como é o caso do nióbio (explorado pela Anglo American - Mineração Catalão), do fosfato (explorado e industrializado pela Vale Fertilizantes e Anglo American - Copebrás) e das argilas, exploradas por várias companhias ceramistas instaladas no município."

    Fonte: wikipédia

    Sobre o Nióbio:

    "O mineral existe no solo de diversos países, mas 98% das reservas conhecidas no mundo estão no Brasil. O país responde atualmente por mais de 90% do volume do metal comercializado no planeta, seguido pelo Canadá e Austrália. No país, as reservas são da ordem de 842.460.000 toneladas e as maiores jazidas se encontram nos estados de Minas Gerais (75% do total), Amazonas (21%) e em Goiás (3%).

    Toda a produção brasileira de nióbio está concentrada nas mãos de duas empresas: a CBMM, controlada pelo grupo Moreira Salles – fundadores do Unibanco – e a Mineração Catalão de Goiás, controlada pela britânica Anglo American.

    A CBMM é a empresa líder do mercado de nióbio, respondendo por cerca de 80% da produção mundial. Em seguida, estão a canadense Iamgold, com participação de cerca de 10%, e a Anglo American, com 8%, que só possui operação de nióbio no Brasil."

    Fonte: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/04/monopolio-brasileiro-do-niobio-gera-cobica-mundial-controversia-e-mitos.html


ID
1210111
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                        Ação que combina história, cultura, meio ambiente e cidadania

        A Cidade de Goiás transforma-se, a cada um dos eventos, em um grande palco; agora, para viver a 15a edição do festival que acontecerá de 2 a 7 de julho de 2013. O evento despontou em 1999 como marco de um novo momento da cultura em Goiás, sob a coordenação geral do cineasta João Batista de Andrade.

                        Disponível em: <http: fica.art.br/historia-do-fica-ufg/com> (com adaptações).

O evento destacado no texto é o

Alternativas
Comentários
  • Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) é um festival realizado anualmente na Cidade de Goiás desde 1999. Atualmente é o maior festival cinematográfico sobre o meio ambiente. Sua realização está a cargo da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel)


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_Internacional_de_Cinema_e_V%C3%ADdeo_Ambiental

  • Olha a dica no fim da questão: Disponível em: Disponível em: <http: fica.art.br/historia-do-fica-ufg/com> (com adaptações).

    =P

  • Por isso é importante ler até mesmo a fonte.


ID
1210114
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                        Cota zero está valendo

        O estado de Goiás instituiu a cota zero para transporte de pescado em todo o seu território. A regulamentação foi publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás no dia 10 de abril e significa uma mudança no posicionamento do estado quanto à preservação do estoque pesqueiro. A cota zero será aplicada em todos os rios sob controle estadual.  



Disponível em: <http://www.semarhtemplate.go.gov.br/noticia/cota-zero-esta-valendo>
Acesso em: 12/08/2013.

                        

Em relação ao conteúdo da publicação acerca da regulamentação da cota zero no Diário Oficial do Estado de Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  Estado de Goiás instituiu a cota zero para transporte de pescado em todo o seu território. A regulamentação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, dia 10 de abril, e significa uma mudança no posicionamento do Estado quanto à preservação do estoque pesqueiro. A cota zero será aplicada em todos os rios sob controle estadual. Entenda como ela funciona:

  • ntão do rio não posso trazer nada para casa?

    A Instrução normativa traz, em seu Anexo 4, uma lista de espécies exóticas e/ou alóctones à Bacia as quais são permitidas sua captura e transporte, possibilitando armazenar 10 quilos por licença de pesca. Vale lembrar que todo o pescado deve estar inteiro ao ser transportado, com cabeça, couro ou escamas em bom estado, que possibilite a identificação da espécie.


ID
1210117
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que concerne ao atual panorama da economia brasileira e suas inúmeras implicações nacionais e internacionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1210120
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        Denúncias sobre a espionagem americana chocaram a comunidade internacional

        Um ex-funcionário da NSA, sigla em inglês que significa Agência de Segurança Americana, denunciou que os serviços secretos norte-americanos monitoravam uma missão da União Europeia e outras 38 embaixadas. O ex-consultor de inteligência norte-americana, de 29 anos de idade, que denunciou um esquema de espionagem a cidadãos dos Estados Unidos e estrangeiros por agências secretas de seu país, provocou uma onda de escândalos no mundo. 


Disponível em: <http://noticias.r7.com/internacional/denunciasespionagem-americana -1707/2013>
(com adaptações).

                        

Em julho de 2013, o denunciante mencionado no texto recebeu asilo político temporário da

Alternativas
Comentários
  • A Rússia aceitou o pedido de Edward Snowden, ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, para permanecer no país por mais três anos. O pedido de asilo político temporário foi apresentado pelo advogado russo de Snowden, Anatoli Kucherena, e aprovado pelo Serviço Federal de Imigração da Rússia.

    Snowden, que tinha solicitado no mês passado a renovação de seu asilo político na Rússia, aonde chegou em 23 de junho de 2013, poderia obter a cidadania russa após viver neste país durante cinco anos, acrescentou o advogado. Kuchenera explicou também que Snowden “pode mover-se livremente pelo país e viajar ao exterior, mas por um período que não ultrapasse três meses, já que segundo a lei russa as permissões de residência podem ser revogadas”.

    Embora nos últimos meses a imprensa tenha sugerido a possibilidade de que Snowden deixe a Rússia com destino a outro país, como o Brasil, Kucherena já tinha antecipado sua intenção de prolongar por um ano a estadia de seu cliente na Federação Russa. Segundo a legislação russa, o asilo temporário, que se concede por um ano, pode ser prorrogado um número ilimitado de vezes se não forem modificadas as circunstâncias que motivaram sua outorga.

    O ex-agente da NSA chegou ao aeroporto de Moscou com a intenção de ir para algum país latino-americano, mas se viu obrigado a permanecer na zona de embarque internacional - verdadeira "terra de ninguém" -, de onde pediu asilo a 21 países.

    Quatro países latino-americanos ofereceram asilo - Equador, Bolívia, Nicarágua e Venezuela -, mas diante da impossibilidade de viajar foi finalmente a Rússia que lhe concedeu asilo em 1º de agosto de 2013. Snowden, que é acusado pelos EUA de espionagem e traição, encontrou trabalho na Rússia no setor da tecnologia da informação, embora por motivos de segurança seu paradeiro seja mantido em segredo.



ID
1210126
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos métodos de autenticação de usuários, a maioria dos sistemas baseia-se na identificação de algo que o usuário sabe, possui ou em características pessoais. Assinale a alternativa em que se apresenta o método de autenticação baseado em características pessoais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    A biometria refere-se a várias técnicas de autenticação, para distinguir um indivíduo do outro, baseando-se em características físicas e/ou comportamentais.

  • Técnica pessoal (o que você é) - Biometria é um exemplo desse tipo de autenticação, que utiliza as impressões digitais como meio de autenticar o usuário.

  • Gabarito: D.

    “O que você sabe” – Autenticação baseada no conhecimento: Senha

    ‘O que você tem” – Autenticação baseada na propriedade: Certificado digital, Token

    “O que você é” – Autenticação baseada na característica: Biometria

  • Questão de nível fácil sobre métodos de autenticação. Provavelmente uma questão que não deve ter levantado dúvidas e muitos candidatos devem ter acertado. Mesmo assim, vamos analisar cada uma das alternativas.

    Senha é uma sequência de caracteres utilizados para autenticar um usuário juntamente com seu nome de login.

    Senha de uma única vez (One-Time Passwords) ou senha descartável; como a própria expressão diz, é uma senha que só pode ser utilizada uma única vez.  Assim, se a senha de acesso for capturada, ela não terá nenhum valor, já que para um novo acesso, uma nova senha deverá ser informada.

    Certificado digital é um arquivo que contém um conjunto de informações referentes à entidade para a qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador) que garantem a sua identidade e permite que seja feito uma autenticação.

    Biometria é um método de autenticação que utiliza características pessoais como impressão digital, veias, reconhecimento da face, identificação pela íris, etc.

    Token é um dispositivo  gerador de senhas, geralmente sem conexão física com o , podendo também, em algumas versões, ser conectado a uma porta . É utilizado para gerar senhas de uma única vez (One-Time Passwords).

    Resposta certa, alternativa d).

  • (D)

    AUTENTICAÇÃO

    1º ponto de autenticação - O que você sabe------> Senha ou PIN.

    2º ponto de autenticação - O que você tem-------> Token ou smart crachá.

    3º ponto de autenticação - O que você é-----------> Íris, retina ou biometria.

    --------------------

    Questões CESPE:

    Na autenticação em dois fatores, necessariamente, o primeiro fator de autenticação será: uma senha ou PIN e o segundo, um token ,gerador de senhas.(C)

    Esteganografia é uma técnica que consiste em ocultar uma mensagem dentro da outra, enquanto a criptografia é uma técnica que codifica o conteúdo da mensagem.(C)


ID
1210129
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Software livre pode ser conceituado, do ponto de vista dos usuários, em termos dos quatro tipos de liberdades: liberdade de usar, copiar, alterar e redistribuir o programa. Com relação a esse tipo de software, assinale a alternativa em que se apresenta, nesta ordem, um software livre de navegação, um cliente de e-mail e um editor de imagens.

Alternativas
Comentários
  • a dúvida pode ficar entre A e E ... mas:

    e) Thunderbird  = é para E-MAILS  (e não "editor de imagens" conforme expresso na alternativa).

    bons estudos!

  • Felipe, a B está errada pq IE não é software livre.

  • Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível.

    Mozilla Thunderbird é um cliente de e-mails e notícias da Mozilla Foundation, mesma criadora do Mozilla Firefox. Acessa também arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.

    GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens bitmap (imagens que contêm a descrição de cada pixel) e em menor escala também para desenho vetorial (baseados em vetores matemáticos).

  • Mozilla's???

    Não é Mozilla?

    Achei que fosse pegadinha!

  • Alguém pode me dizer qual seria o erro da alternativa "B"? Seria a expresssão "software livre de navegação". Desde, já obrigada.

  • Juliana, são softwares proprietários e não livres como pede a questão. 

  • GABARITO: A.

     

    O Mozilla Firefox é um software livre e de código aberto, criado por uma comunidade de milhares de pessoas ao redor do mundo.

     

    https://www.mozilla.org/pt-BR/about/legal/terms/firefox/​
     

     

    Aula excepcional do prof. Leo Matos sobre softwares livres e proprietários:


    https://www.youtube.com/watch?v=PU3myLU82GA&t=410s

  • O Internet Explorer é software proprietário e o Microsoft Edge veio para substitui-lo ,a grosso modo.

  • DESCONHEÇO MOZZILA`s

    Mozilla Firefox é um e multiplataforma desenvolvido pela com ajuda de centenas de colaboradores

  • DESCONHEÇO MOZZILA`s

    Mozilla Firefox é um e multiplataforma desenvolvido pela com ajuda de centenas de colaboradores


ID
1210135
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual interface é normalmente utilizada para conexão do microcomputador ao monitor de vídeo?

Alternativas
Comentários
  • O significado de DVI  e Digital Video Interface

  • Comunicação do microcomputador ao monitor: DVI ( Digital video interface)

    Fire Wire: criada pela Apple, comunicação de câmeras digitais.

    Min- DIN: audio e video, alimentação de baixa potência.

    USB: conexão de vários periféricos









  • GABARITO: A 

     

    O Digital Visual Interface (DVI) é um padrão de interface de vídeo criado pelo por um consórcio de indústrias, o Digital Display Working Group (DDWG).

  • Interfaces mais conhecidas de vídeo para conexão de computadores com monitores: VGA, DVI e HDMI.

  • RS232: A comunicação serial do tipo RS232 ainda hoje é muito utilizada para permitir a comunicação entre dispositivos. Dispositivos como mouses e modens são apenas alguns da variedade de equipamentos que podem ser conectados à porta serial. Apesar desta porta hoje perder grande parte do seu mercado para a USB é importante entender como ela funciona. Esta porta está disponível nos PCs no conector do tipo DB9 ou DB25, sendo ambos do tipo macho, sendo o tipo DB9 mais usado no dia-a-dia.

  • hoje seria HDMI

  • O Digital Visual Interface (DVI) é o primeiro cabo para computadores capaz de suportar definição digital. Foi criado para substituir o VGA e, justamente por isso, também suporta sinal analógico de imagem. Porém, são utilizados cabos diferentes para transmitir esses sinais.

    FireWire é uma tecnologia criada pela  em 1986 para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo para oferecer comunicações em alta velocidade e serviços de dados em tempo real. Também é conhecido como i.Link, IEEE 1394 ou Hugh Performance Serial Bus/HPSB.

    Os conectores mini-DIN são uma família de conectores elétricos de multiplos pinos, que são usados em muitas aplicações. O conector mini-DIN é similar ao grande e velho conector DIN. Ambos são padrões do Deutsches Institut für Normung, o instituto de padrões da Alemanha.

    USB permite instalar periféricos ao computador (sua principal utilidade) de maneira muito mais fácil do que antigamente, quando essa função era direcionada para pessoas experientes, uma vez que demandava o uso de diferentes cabos (o que, além disso, costumava levar muito mais tempo).

    RS-232 (também conhecido por EIA RS-232C ou V. 24) é um padrão de protocolo para troca série de dados binários entre um DTE (terminal de dados, de Data Terminal equipment) e um DCE (comunicador de dados, de Data Communication equipment). É comumente usado nas portas seriais dos PCs. RS-232 (também conhecido por EIA RS-232C ou V. 24) é um padrão de protocolo para troca série de dados binários entre um DTE (terminal de dados, de Data Terminal equipment) e um DCE (comunicador de dados, de Data Communication equipment). É comumente usado nas portas seriais dos PCs


ID
1210138
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Assinale a alternativa em que se apresentam, de acordo com as disposições da sua lei orgânica vigente, os órgãos ou autoridades competentes para, respectivamente, levar ao procurador-geral de justiça propostas e sugestões para a realização de convênios, cursos, palestras e outros eventos, bem como para diagnosticar a necessidade de capacitação e aprimoramento funcional.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.625


    Art. 33. Os Centros de Apoio Operacional são órgãos auxiliares da atividade funcional do Ministério Público, competindo-lhes, na forma da Lei Orgânica:

    III - estabelecer intercâmbio permanente com entidades ou órgãos públicos ou privados que atuem em áreas afins, para obtenção de elementos técnicos especializados necessários ao desempenho de suas funções;

  • Lei Complementar 25:

    Art. 65 - Incumbe a Escola Superior do Ministério Público, entre outras atribuições previstas no
    regulamento:

    IX – propor e gerenciar convênios com entidades de classe, de ensino Jurídico ou área
    correlata, nacionais ou estrangeiras;

    XII – diagnosticar a necessidade de capacitação e aprimoramento funcional dos membros e
    servidores;

  • Lei Complementar Estadual 25/98.

     

    Art. 60 - COMPETE AOS CENTROS DE APOIO OPERACIONAL:

    VIII - APRESENTAR AO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA PROPOSTAS E SUGESTÕES PARA:

    a) elaboração da política institucional e de programas específicos;

    b) edição de atos e instruções, sem caráter normativo, tendentes à melhoria do serviço do Ministério Público;

    C) REALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS, CURSOS, PALESTRAS E OUTROS EVENTOS;

     

    Art. 65 - INCUMBE A ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO, entre outras atribuições previstas no regulamento

    XII – DIAGNOSTICAR A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO E APRIMORAMENTO FUNCIONAL DOS MEMBROS E SERVIDORES;


ID
1210141
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Na Constituição Federal de 1988, o regime funcional de alguns agentes públicos é tratado de forma diferenciada do regime dos servidores públicos em geral, em virtude das características próprias exigidas pelo interesse público.
Assinale a alternativa em que se apresenta a situação prevista na Constituição Federal de 1988 aplicável aos membros do Ministério Público.

Alternativas
Comentários
  • ALGUÉM PODE COMENTAR...

  • Erros encontrados em cada alternativa!

    A - decorridos 3 anos

    B - é NOMEADO pelo governador, PERMITIDA UMA recondução

    D - é GARANTIA a inamovibilidade, pelo voto da MAIORIA ABSOLUTA.

    E - a CF não faz menção alguma sob efeito cascata ao se referir a irredutibilidade, conforme Art. 128, 5º, I, c

  • Gabarito contestável!  A letra (C) pode estar errada, se considerarmos a frase '' salvo a de magistério'', pois a constituição se refere a ' salvo a uma de magistério' .

  • Gabarito letra c).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

    a) Art. 128, § 6º Aplica-se aos membros do Ministério Público o disposto no art. 95, parágrafo único, V.

     

    * Art. 95, Parágrafo único, V -  exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

     

     

    b) Art. 128, § 3º Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução*.

     

    * CUIDAR QUE O PROCURADOR-GERAL DO ESTADO PODE SER RECONDUZIDO APENAS UMA VEZ. O PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA É PERMITIDA A RECONDUÇAO (É POSSÍVEL MAIS DE UMA RECONDUÇÃO).

     

    Art. 128, § 4º Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.

     

     

    c) Art. 128, § 5° Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: 

     

    II - as seguintes vedações:

     

    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério.

     

     

    d) Art. 128, § 5° Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

     

    I - as seguintes garantias:

     

    b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa.

     

    DICA: NESSA CAPÍTULO "DO PODER JUDICIÁRIO" e "FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA", A EXPRESÃO "DOIS TERÇOS" APARECE EM 3 LUGARES APENAS, SENDO ELES:

     

    RECUSAR O JUIZ MAIS ANTIGO (Art. 93, II, "d");

     

    -  STF RECUSAR O RECURSO EXTRAORDINÁRIO (Art. 102, § 3º);

     

    STF APROVAR, REVISAR, OU CANCELAR SÚMULA VINCULANTE (Art. 103-A).

     

    NOS DEMAIS CASOS, O QUÓRUM É MAIORIA ABSOLUTA.

     

     

    e) Art. 128, § 5° Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

     

    I - as seguintes garantias:

     

    c) irredutibilidade de subsídio, fixado na forma do art. 39, § 4º, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  •  a) Não podem os referidos membros exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual tenham se afastado, antes de decorridos 3 meses do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

    Se não ler com atenção já perde a questão.

  • Nao entendi o porquê a letra C da certa.

    No art .128, §6 diz que aplica-se aos membros do Ministério Público o disposto no art. 95, parágrafo único, V

    Lá no art. 95, parágrafo único,V diz o seguinte: exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

    No art. 95, Parágrafo unico, I diz o seguinte: exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério.

    Só que é claro que só será aplicado o inciso V e nao o Inciso I como aponta o gabarito da questão.

  • Juro que li na letra C "salvo a de magistrado"


ID
1210144
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A sanção de repreensão, que se destina, consoante previsão contida no estatuto dos servidores públicos em geral do estado de Goiás, à punição de faltas de natureza leve, deve ser sempre aplicada por escrito e constar do assentamento funcional do servidor.
Assinale a alternativa em que se apresenta a conduta prevista expressamente na referida lei vigente como apta a merecer a sanção de repreensão.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b:  Lei10460/88 ,Art. 304 ,VII - pedir quaisquer gratificações, reclamá-las ou aceitá-las fora dos casos legais;

  • Parágrafo único - Serão punidas com pena de repreensão as transgressões disciplinares previstas nos itens XII a XVIII do art. 303 e I a VIII do art. 304.

    art. 304 - VII - pedir quaisquer gratificações, reclamá-las ou aceitá-las fora dos casos legais;

  • A incompetência dos Legisladores do Estado do Goiás é tão grande que preveem à aplicação da penalidade de repreensão a uma conduta que em tese configura Corrupção Passiva.

  • Parágrafo único - Serão punidas com pena de repreensão as transgressões disciplinares previstas nos itens XII a XVIII do art. 303 e I a VIII do art. 304.

    Art. 303.

    XII - deixar de pagar, com regularidade, as pensões a que esteja obrigado em virtude de decisão judicial;

    XVIII - lançar, em livros oficiais de registro, anotações, reclamações, reivindicações ou quaisquer outras matérias estranhas às suas finalidades;

    Art. 304.

    VII - pedir quaisquer gratificações, reclamá-las ou aceitá-las fora dos casos legais;

  • Ipsis Litteris. Lei-10.460/88

    Art. 314. A pena de repreensão, que será sempre aplicada por escrito e deverá constar do assentamento individual do servidor, destina-se à punição de faltas de natureza leve.

    Parágrafo único - Serão punidas com pena de repreensão as transgressões disciplinares previstas nos itens XII a XVIII do art. 303 e I a VIII do art. 304.

    Art. 304. Constitui, ainda, transgressão disciplinar, quanto aos funcionários ocupantes de cargos inerentes às funções de polícia civil ou de segurança prisional:

    VII - pedir quaisquer gratificações, reclamá-las ou aceitá-las fora dos casos legais;

    Continue Firme !


ID
1210147
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

A lei orgânica do Ministério Público do estado de Goiás, Lei Complementar nº 25/1998, estabelece, entre outros institutos, as competências dos diversos órgãos daquela instituição, sendo, pois, de notória importância o seu conhecimento também por parte de seu quadro de servidores.
A esse respeito, assinale a alternativa correta em relação a seu texto vigente.

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 58, XI: Compete aos Promotores de Justiça: solicitar o auxílio de serviços médicos, educacionais e assistenciais públicos ou conveniados.

    b) Art. 28, X, o): São atribuições do Corregedor-Geral do MP, verificar a obediência dos membros do MP às vedações a eles impostas e fiscalizar o cumprimemto de seus deveres e atribuições, devendo, dentro outras medidas que julgas cabíveis: avaliar os Relatórios Estatístiscos, De Visita e Inspeção às Delegaias de Polícia e às Cadeias Públicas, bem como os (Relatórios) de Visita e Inspeção aos estabelecimentos que abriguem idosos, incapazes, deficientes ou crianças e adolescentes;

    c) Art. 15, XLIX: Ao Procurador Geral de Justiça compete: interromper, por conveniência do serviço, férias ou licença, salvo por motivo de saúde, de membro do MP e de seus servidores.

    d) Art. 15, LVII: Ao Procurador Geral de Justiça compete: propor a verificação de incapacidade física ou mental de membro do MP.

    e) Art. 28, IX: São Atribuições do Corregedor-Geral do Ministério Público: promover o levantamento das necessidades de caráter pessoal e material dos órgãos e serviços auxiliares de apoio aos Órgãos da Adm., de Exec. e Aux. do MP, propondo sugestões, em relatório circunstanciado, aos Órgãos competentes.

  • Letra a    Art. 58 - Além das atribuições previstas na Constituição Federal, na Constituição Estadual, na Lei Orgânica Nacional do Ministério Público e em outras leis, compete aos Promotores de Justiça:

    XI - solicitar o auxílio de serviços médicos, educacionais e assistenciais públicos ou conveniados;

    letra b- Art. 28 - São atribuições do Corregedor-Geral do Ministério Público:

    o) avaliar os Relatórios Estatísticos, os Relatórios de Visita e Inspeção às Delegacias de Polícia e às Cadeias Públicas, bem como os Relatórios de Visita e Inspeção aos estabelecimentos que abriguem idosos, incapazes, deficientes ou crianças e adolescentes;

    letra C- Art. 104 - O Procurador-Geral de Justiça poderá, por necessidade de serviço, suspender ou indeferir férias de qualquer natureza, ressalvado o gozo oportuno.

    Letra D- Art. 15 - Ao Procurador-Geral de Justiça compete:

    - LVII - propor a verificação de incapacidade física ou mental de membro do Ministério Público;


ID
1210150
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

A lei do plano de cargos dos servidores do Ministério Público do estado de Goiás, Lei nº 14.810/2004, discrimina as garantias para o afastamento de servidores eleitos em diretoria de entidade sindical representativa da classe. Considerando hipotética entidade com 2.000 associados, assinale a alternativa que está de acordo com a redação vigente da lei.

Alternativas
Comentários
  • Até 2000 filiados --> 1 Representante
    2001-4000 --> 2 Representantes
    4001-8000--> 3 Representantes

    Sobre promoção:
    Art. 7º, Parágrafo único: O servidor afastado para exercer cargo em entidade sindical concorrerá a promoção e progressão somente pelo critério de antiguidade.


ID
1210153
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Lei nº 10.460/1988, o estatuto dos servidores públicos estaduais em geral do estado de Goiás, estabelece o regime de responsabilidades decorrentes do exercício de cargo público no âmbito estadual, aplicável, também, aos servidores do Ministério Público do estado de Goiás.
Nesse sentido, em se tratando de responsabilização civil do servidor perante a Fazenda Pública de Goiás, assinale a alternativa em que se apresentam os requisitos necessários elencados expressamente para a propositura de ação regressiva da Fazenda Pública de Goiás perante o MP-GO.

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.460/88 

    Art. 306

    Paragráfo 2 - Trarando-se de dano causado a terceiro, responderá o funcionário perante à Fazenda Pública Estadual, em ação regressiva, proposta depois de transitar em julgado a decisão de última instância que houver condenado a Fazenda a indenizar o terceiro prejudicado.

  • Alternativa correta letra C

    Art. 306 - A responsabilidade civil decorre de procedimento omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que importe em prejuízo da Fazenda Pública Estadual ou de terceiros.

    § 1º - A indenização de prejuízo causado à Fazenda Pública Estadual poderá ser liquidada nos termos do art. 150 deste Estatuto, à míngua de outros bens que respondam pela indenização.

    § 2º - Tratando-se de dano causado a terceiro, responderá o funcionário perante a Fazenda Pública Estadual, em ação regressiva, proposta depois de transitar em julgado a decisão de última instância que houver condenado a Fazenda a indenizar o terceiro prejudicado.


  • Para propositura da ação regressiva é necessário a condenação do Estado após transito em julgado e a comprovação de dolo ou culpa do agente causador. Podendo o agente ser punido se a conduta for comissiva, ou seja, quanto ele praticou a ação, ou quando a ele ela atribuído o dever de agir e, ao caso, ele não o fez (omissão).


ID
1210156
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Assinale a alternativa em que se apresenta o órgão ou a autoridade do MP-GO que detém a competência expressa de promover a aproximação, participação e o fortalecimento da sociedade civil no acompanhamento e na fiscalização das políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • LEI COMPLEMENTAR Nº 25, DE 06 DE JULHO DE 1998.

    § 1º Ao Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais compete:

    IV – promover a aproximação, participação e o fortalecimento da sociedade civil no acompanhamento e fiscalização das políticas públicas;


ID
1210159
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Madalena, servidora pública do Ministério Público do estado de Goiás (MP-GO) cometeu, em junho de 2004, infração tipificada como passível de repreensão, tendo sido instaurado procedimento disciplinar em junho 2006 (a despeito do conhecimento de sua chefia imediata ter-se dado em junho de 2005), e concluído o procedimento em novembro de 2007, constando do relatório final a conclusão de aplicação de pena de repreensão. Os autos chegaram conclusos, ainda no final de novembro de 2007, à autoridade competente, tendo esta decidido, em janeiro de 2008, não considerar eventuais hipóteses de suspensão nem de tipificação da transgressão administrativa também como crime.

Considerando a situação hipotética acima e os dispositivos que tratam da prescrição da ação disciplinar, previstos no vigente estatuto dos servidores públicos em geral do estado de Goiás; e desconsiderando eventuais hipóteses de suspensão e de tipificação da transgressão administrativa como crime, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questao deveria ser anulada, nao condizente com lei 10.460/88

  • A assertiva está de acordo com a Lei. No texto narrado, a servidora cometeu em junho de 2004 infração disciplinar que prevê repreensão. De acordo com a Lei 10.460/88, a infração será prescrita em junho de 2007. Porém, a abertura do processo administrativo em junho de 2006 suspende a contagem prescricional (art. 322, parágrafo 3º), a contagem recomeça com o seu curso pela metade (1, 5 ano). A partir de junho de 2006 se contará mais um ano e meio, ou seja, a trangressão prescreverá em dezembro de 2007.  Os autos chegaram conclusos à autoridade competente no final (novembro) de 2007, portanto, dentro do prazo, entretanto, a decisão foi em janeiro de 2008 quando a punibilidade ja estava extinta.

    Art. 322. Prescreve a ação disciplinar, no prazo de:

    I - 6 (seis) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e respectivas multas;

    II - 3 (três) anos, quanto às demais infrações.

    § 1o A contagem do prazo prescricional tem início a partir da data da prática da transgressão e regula-se pela maior sanção em abstrato prevista para a infração cometida, mesmo que a pena efetivamente aplicada tenha sido reduzida, inclusive na hipótese de exclusão da multa.

    §3º Interrompe a contagem do prazo prescional o ato de instauração do processo administrativo disciplinar, recomeçando, a partir de então, o seu curso pela metade, de forma a não diminuir o prazo original.

    Abraços.

  • Eu entendi que possui duas alternativas corretas, a letra B e letra C.

    C) A Autoridade poderia sim aplicar a sanção até junho de 2007, só que ocorreu a prescrição antes do recebimento pela autoridade.

  • A questão correta é a alternativa "B"...

    Só pra esclarecer a duvida do colega...

    A alternativa "C" está completamente errada pois diz que a autoridade competente "poderia no caso em tela" aplicar a penalidade pois a "prescrição ocorreu antes que chegasse em suas mãos"...

  • Alternativa correta letra B


    Madalena, servidora pública do Ministério Público do estado de Goiás (MP-GO) cometeu, em junho de 2004, infração tipificada como passível de repreensão, tendo sido instaurado procedimento disciplinar em junho 2006 (a despeito do conhecimento de sua chefia imediata ter-se dado em junho de 2005)


    Levando em consideração que a contagem do prazo prescricional tem início a partir da data da prática da transgressão. A pena prescreveu, uma vez que se passou os três anos.


    Art. 322. Prescreve a ação disciplinar, no prazo de:


    I - 6 (seis) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e respectivas multas;


    II - 3 (três) anos, quanto às demais infrações.


    § 1o A contagem do prazo prescricional tem início a partir da data da prática da transgressão e regula-se pela maior sanção em abstrato prevista para a infração cometida, mesmo que a pena efetivamente aplicada tenha sido reduzida, inclusive na hipótese de exclusão da multa.
    - Redação dada pela Lei nº 14.678, de 12-01-2004.


    § 2º - Os prazos de prescrição fixados na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares previstas como crime, ressalvado o abandono de cargo.


    § 3° - Interrompe a contagem do prazo prescricional o ato de instauração do processo administrativo disciplinar, recomeçando, a partir de então, o seu curso pela metade, de forma a não diminuir o prazo original.          

                                 - Redação dada pela Lei nº 16.368, de 07-10-2008.


  • Dúvidas.. se alguém puder me ajudar...

    >Prática da transgressão: junho 2004.

    >Instauração do PAD: junho 2006. (Com o PAD Interrompe-se o prazo prescricional, recomeçando pela metade).

    >>Aqui entra minha dúvida,  e o que vem a ser esta interrupção e este recomeço da contagem pela metade? E quando se dá esse recomeço da contagem: na instauração do PAD ou no final do procedimento? Seria mais 1 ano e meio (metade do prazo de 3 anos)? Ou seria a metade do prazo remanescente (que é de 1 ano) sendo então 6 meses?

    ->Se for mais 1 ano e meio da data da instauração do PAD, dá em novembro de 2007. (o que deixa a letra B correta)

    ->Se forem mais 6 meses data da instauração do PAD, dá em novembro de 2006.

    ->Se for mais 1 ano e meio da data do Relatório Final, dá em junho de 2009. (o que deixa a letra A correta)

    ->Se forem mais 6 meses da data do Relatório Final, dá em novembro de 2007. (o que deixa a letra B correta)

    O que justifica o gabarito desta questão? Qual pensamento está correto?

  • Pelos meu cálculos, a prescrição daria em dez/2007, dado que seria ano e meio após junho/2006

     


ID
1352941
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A irrigação pode ser realizada por diferentes métodos: aspersão, localizada, superfície e subterrânea. Com relação à escolha do método de irrigação, não existe um melhor que o outro, e sim o que mais se adapta a cada situação em particular.

Assinale a alternativa que apresenta os aspectos a serem considerados para a escolha de método adequado.

Alternativas

ID
1352944
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Bacia hidrográfica é uma área onde ocorre a drenagem da água das chuvas para um determinado curso de água (geralmente rio). Com o terreno em declive, a água de diversas fontes (rios, ribeirões, córregos, etc.) deságua em um determinado rio, formando, assim, uma bacia hidrográfica. Dentro do Distrito Federal, existe uma importante reserva hidrológica (Águas Emendadas), berço para duas importantes bacias hidrográficas, preservadas, consideradas uma reserva da biosfera do Cerrado criado pela UNESCO.

Disponível em: < www.suapesquisa.com/geografia/bacias_ hidrograficas.htm> (com adaptações).

Que bacias fazem parte da reserva hidrográfica de Águas Emendadas?

Alternativas
Comentários
  • Localizado em uma área de proteção integral do Cerrado, a Estação Ecológica de Águas Emendadas guarda um tesouro espetacular: de uma única nascente, brotam águas que vão percorrer mais de cinco mil quilômetros, para o norte e para o sul, formando duas das maiores bacias hidrográficas, a Tocantins e Paraná. É o fenômeno das Águas Emendadas.


    Fonte: http://tvbrasil.ebc.com.br/expedicoes/episodio/aguas-emendadas

  • Minha contribuição.

    Estação Ecológica de Águas Emendadas ~> Nela ocorre o fenômeno da união de duas grandes bacias hidrográficas do Brasil: Tocantins / Araguaia e Paraná, em uma vereda de 6 km de extensão. Dessa vereda nascem afluentes que drenam suas águas para as bacias desses dois grandes rios brasileiros. Essa característica faz dela um dos acidentes geográficos de maior expressão existentes no território nacional.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!


ID
1352947
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na cultura do tomateiro, pode ocorrer uma anomalia fisiológica no tomate chamada podridão apical. Essa anomalia ocorre em função

Alternativas

ID
1352950
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Para que se tenha uma boa aplicação de herbicidas, é necessário que se conheçam os fatores que influenciam a pulverização. Ballestraire (1990), como principais fatores que influenciam a utilização de herbicidas, cita clima, solo, hospedeiro, princípio ativo, veículo, máquina e operador. A propósito do tema, julgue os itens a seguir.

I- Formulação: (calda x veículo): o veículo é o pulverizador; e a calda, a mistura de vários herbicidas.

II - Volume de aplicação: consiste no volume de calda pulverizado por área ou planta, dependendo do tipo de trabalho executado.

III - Cobertura: a forma de representar a cobertura do alvo é em gotas por unidade de área, como herbicida de contato: 30-40 gotas/cm2.

IV - Aditivos: usados para minimizar as perdas ocasionadas por características intrínsecas dos herbicidas e suas respectivas caldas, tais como tensão superficial e viscosidade.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Alternativas corretas:

    II - Volume de aplicação: consiste no volume de calda pulverizado por área ou planta, dependendo do tipo de trabalho executado. 

    III - Cobertura: a forma de representar a cobertura do alvo é em gotas por unidade de área, como herbicida de contato: 30-40 gotas/cm2. 

    IV - Aditivos: usados para minimizar as perdas ocasionadas por características intrínsecas dos herbicidas e suas respectivas caldas, tais como tensão superficial e viscosidade. 

  • Veículo é o material inerte em que foi inserido o princípio ativo do herbicida.

    A calda é a mistura do herbicida (ingrediente ativo + veículo), com um diluente, que no geral é água, óleo ou algum fertilizante líquido.


ID
1352953
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O artigo 5o da Resolução CONAMA no 237/1997 trata da competência para emissão de licenciamento ambiental de determinados empreendimentos e atividades especificadas no referido artigo. Com base nesse artigo, a quem compete o licenciamento ambiental?

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º - Compete ao órgão ambiental estadual ou do Distrito Federal o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades:

    I - localizados ou desenvolvidos em mais de um Município ou em unidades de conservação de domínio estadual ou do Distrito Federal;

    II - localizados ou desenvolvidos nas florestas e demais formas de vegetação natural de preservação permanente relacionadas no artigo 2º da Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, e em todas as que assim forem consideradas por normas federais, estaduais ou municipais;

    III - cujos impactos ambientais diretosultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municípios;

    IV – delegados pela União aos Estados ou ao Distrito Federal, por instrumento legal ou convênio.

  • pergunta de corno

  • Questão que cobra decorar o NÚMERO do artigo é foda.

  • aah vsf

  • WTF, pergunta escrota

  • Essa banca está de brincadeira né? kkkkkkkkkkkkkkkk

  • E ainda há quem acredite que concurso mede conhecimento dos candidatos

  • É uma questão que cobra decoreba mas uma possível saída é lembrar dos níveis de competência de atuação. Temos licenciamento a nível federal, estadual e municipal. As alternativas A, B, D e E misturam níveis diferentes de competência. A única que traz duas possibilidades de mesmo nível é a letra C.


ID
1352956
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca da relação do pH e a disponibilidade de nutrientes no tomateiro, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Quebrando a cabeça aqui ate chegar nessa "e" :(


ID
1352959
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A topografia tem por finalidade determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre.
A respeito de conceitos e métodos de técnicas topográficas para cálculos dos planimétricos e altimétricos, bem como para cálculos geodésicos de transformação de coordenadas, julgue os itens a seguir.

I- Altimetria: operação no terreno que nos fornece os dados necessários à representação, em um plano horizontal, do relevo da superfície terrestre.

II- Vante: visada no sentido contrário ao do caminhamento.

III- Retículos: marcação colocada no plano ocular de um instrumento óptico (teodolito) que serve como referência para uma visada.

IV- Memorial descritivo: descrição pormenorizada, realizada ao término do levantamento, em que são descritos os dados pertinentes à área levantada (proprietário, local, confrontos, área, perímetro e outros).

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • ��� ���� �I- A altimetria ou nivelamento tem por finalidade determinar a distância vertical ou diferença de nível entre diversos pontos. A diferença de altura entre dois pontos é a diferença de nível entre estes pontos.

    II - Vante: Visada no sentido do caminhamento

    III- Reticulos: marcação colocada no plano ocular de um instrumento óptico (teodolito) que serve como referência para uma visada.

    IV- Memorial descritivo: descrição pormenorizada, realizada ao término do levantamento, em que são descritos os dados pertinentes à área levantada (proprietário, local, confrontos, área, perímetro e outros). 


ID
1352962
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Para a normatização da defesa sanitária no estado de Goiás, foram criadas leis que regem a inspeção sanitária em todo o estado. A Lei estadual no 11.904/1993, por exemplo, dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal no estado de Goiás. Acerca do conteúdo expresso nesta lei, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1352965
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O artigo 4o da Resolução CONAMA nº 001/1986, que dispõe sobre os critérios básicos e as diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental, afirma que os órgãos ambientais e os órgãos Setoriais do SISNAMA deverão compatibilizar os processos de licenciamento com as etapas de planejamento e implantação das atividades modificadoras do meio ambiente, respeitando os critérios e diretrizes estabelecidas por essa Resolução e que tem por base

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra B

    Artigo 4º - Os órgãos ambientais competentes e os órgãossetoriais do SISNAMA deverão compatibilizar os processos de licenciamento com as etapas de planejamento e implantação das atividades modificadoras do meio Ambiente, respeitados os critérios e diretrizes estabelecidos por esta Resolução e tendo por base a natureza o porte e as peculiaridades de cada atividade

  • Artigo 4º - Os órgãos ambientais competentes e os órgãossetoriais do SISNAMA deverão compatibilizar os processos de licenciamento com as etapas de planejamento e implantação das atividades modificadoras do meio Ambiente, respeitados os critérios e diretrizes estabelecidos por esta Resolução e tendo por base a natureza o porte e as peculiaridades de cada atividade.

  • a) o estudo da bacia hidrográfica na qual se localiza. ARTIGO 5° INCISO 3

    C) o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações. ARTIGO 6º INCISO 1

    D) o meio biológico e os ecossistemas naturais ? a fauna e a flora, destacando-se as espécies indicadoras de qualidade ambiental, de valor científico e econômico. ARTIGO 6º I- B

    E) o meio socioeconômico ? o uso e a ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia ARTIGO 6º INCISO I-C


ID
1352968
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com a classificação climática de Köppen (Cfb) no Brasil.

Alternativas

ID
1352971
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O artigo 44 do Decreto no 6.514/2008, que trata da Regulamentação da Lei dos Crimes Ambientais, afirma que é infração contra a flora cortar árvores, sem permissão da autoridade competente, em áreas consideradas de preservação permanente, ou cuja espécie seja especialmente protegida.

Nesse caso, o valor da multa aplicada aos infratores é de

Alternativas
Comentários
  • Art. 44. Cortar árvores em área considerada de preservação permanente ou cuja espécie seja especialmente protegida, sem permissão da autoridade competente: 

    Multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por hectare ou fração, ou R$ 500,00 (quinhentos reais) por árvore, metro cúbico ou fração. 

  • Que saudade da banca cespe....

    Essa banca é ridícula.

  • Que banquinha medíocre!


ID
1352974
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O artigo 6o da Resolução Conjunta ANEEL/ANA no 003/2010, que estabelece as condições e os procedimentos a serem observados pelos concessionários e autorizados de geração de energia hidrelétrica para a instalação, operação e manutenção de estações hidrométricas, afirma que os concessionários ou autorizados deverão encaminhar à ANA, até 30 de abril de cada ano, relatório de consistência dos dados gerados no ano anterior, no modelo indicado pela ANA no seu endereço virtual.

Quais dados devem ser incluídos nesse relatório?

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Art. 6º Os concessionários ou autorizados deverão encaminhar à ANA, até o dia 30 de abril de cada ano, relatório de consistência dos dados gerados no ano anterior, no modelo indicado pela ANA no seu endereço virtual, incluindo os dados pluviométricos, limnimétricos, fluviométricos, sedimentométricos e de qualidade da água, bem como as curvas de descarga líquida e sólida atualizadas. 


ID
1352977
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Emergência Sanitária constitui um conjunto de ações sanitárias necessárias para impedir a disseminação e erradicar um foco de uma enfermidade, no tempo mais curto possível e com um menor custo para o país. Assinale a alternativa que apresenta enfermidade que não faz parte das emergências sanitárias dos Planos de Contingência atualmente disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • Doença da Brucelose e Tuberculose em bovinos.


ID
1352980
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na região Centro-Oeste, alguns estados são produtores de soja, e o armazenamento é fundamental para a conservação dos grãos.

Com referência aos silos metálicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1352983
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O Art. 17 da Lei no 6.938/1981, que dispõe da Política Nacional do Meio Ambiente, trata da criação de uma Taxa de Fiscalização Ambiental (TFA).
Assinale a alternativa que apresenta o nome do órgão federal responsável pela fiscalização ambiental, inclusive com poder de polícia.

Alternativas
Comentários
  • Art. 17-B. Fica instituída a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA, cujo fato gerador é o exercício regular do poder de polícia conferido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais.

  • IBAMA NÃO É ÓRGÃO

  • O IBAMA é, sim, o órgão executor do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente).

    Trata-se de um órgão federal responsável pelas políticas de proteção do meio ambiente no Brasil.


ID
1352986
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No cultivo de seringueira, alguns cuidados devem ser tomados em relação à praga chamada mandarová. Assinale a alternativa que apresenta o período de duração da fase do ovo para essa praga.

Alternativas

ID
1352989
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em uma cultura de alcachofra de cinco hectares, os nutrientes minerais absorvidos em maior intensidade, durante a fase de hastes principal e secundária são o

Alternativas

ID
1352992
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática para exploração sustentável das florestas.

Alternativas
Comentários
  • Altura recomendada para o corte de abate é de 30 cm

  • Segundo o dicionário online Aulete, talhão é : Porção de terreno entre dois regos ou sulcos destinado a cultivo

    Talhão nada mais é do que a unidade mínima de cultivo de uma propriedade que é construído com base em relevo e planejamento de mecanização.

    FONTE: http://inteliagro.com.br/o-que-e-talhao/

  • Más de fato ele AJUDA A IMPEDIR ele só não garante.


ID
1352995
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma das principais doenças de soja nas regiões dos cerrados, sob certas condições de alta umidade, causa apodrecimento e queda das vagens, abertura das vagens e germinação dos grãos em formação. Essa doença induz a planta à retenção foliar e haste verde e, geralmente, está associada à ocorrência de diferentes espécies de Phomopsis.
Assinale a alternativa que apresenta a denominação dessa doença.

Alternativas
Comentários
  • antracnose