SóProvas



Prova IDECAN - 2018 - CRF-SP - Desenvolvedor Web


ID
2820088
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       Brasil fabricará medicamentos a partir da biodiversidade do país


      Para desenvolver a indústria farmacêutica do Brasil, nada melhor do que trabalhar com aquilo que temos de melhor: dono da maior fauna e flora do planeta, o país ainda tem milhares de espécies vegetais não catalogadas e que podem contribuir para a fabricação de medicamentos responsáveis pelo tratamento de diferentes enfermidades.

      Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. O acordo foi assinado na última segunda-feira (11 de dezembro), durante um evento no auditório do CNPEM, em Campinas.

      Com investimento planejado de R$ 10 milhões, as primeiras expedições comandadas pela Phytobios já reuniram exemplares de diferentes espécies vegetais que serão analisados no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que faz parte do CNPEM. “A expedição em busca das espécies é algo bastante complexo: temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”, afirma Cristina Ropke, CEO da Phytobios. “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

      À frente de projetos como o Sirius — maior projeto científico e tecnológico em desenvolvimento no Brasil —o CNPEM conta com equipamentos capazes de realizar a análise das moléculas e mapear suas potencialidades para o tratamento de enfermidades como o combate a diferentes tipos de câncer.

(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/12/brasil-fabricara-medicamentos-partir-da-biodiversidade-do-pais. html.)

Está de acordo com o que se afirma no texto:

Alternativas
Comentários
  • Para desenvolver a indústria farmacêutica do Brasil, nada melhor do que trabalhar com aquilo que temos de melhor: dono da maior fauna e flora do planeta, o país ainda tem milhares de espécies vegetais não catalogadas e que podem contribuir para a fabricação de medicamentos responsáveis pelo tratamento de diferentes enfermidades.

  • GABARITO: LETRA B

  • Resolução dessa questão pelo IMP Concursos: https://www.youtube.com/watch?v=xhunWw7KP28

     

    A partir de 1:05

  • Tente novamente, Cristiane Maia. Estude mais e na próxima conseguirá acertar.

    Bons estudos.

  • LETRA B:

    Vejamos:

     Para desenvolver a indústria farmacêutica do Brasil, nada melhor do que trabalhar com aquilo que temos de melhor: dono da maior fauna e flora do planeta, o país ainda tem milhares de espécies vegetais não catalogadas..


ID
2820103
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas ao sentido de bem-estar da população. Não foi por outro motivo que o Conselho Federal de Farmácia fez gestões, com vistas a sensibilizar autoridades de todos os Poderes a que definissem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criassem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que veio a acontecer, em 1999, por força da Medida Provisória 1.791, convertida na Lei 9.782, publicada em 26 de janeiro daquele ano. Entendíamos que o Brasil tinha uma enorme necessidade de um órgão central dotado de uma superestrutura que pudesse coordenar todas as atividades do setor.

      A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

      Este vasto conjunto de atribuições de vigilância exige uma complexa capacitação técnica de quem o executa. O farmacêutico é o profissional dotado desta capacitação.

      Tem uma profunda formação acadêmica, vastos conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal, o que faz dele o profissional insubstituível para proceder a verificação de riscos sanitários associados à fabricação, à manipulação, ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos, como drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros para a saúde.

      Por tudo, as ações de fiscalização realizadas pelo farmacêutico são privativas suas e identificadas como sendo de alto grau de risco sanitário, em consonância com o inciso III do artigo 1º do Decreto nº 85.878/1981. Significa que o objeto de sua atividade fiscalizadora jamais pode ser licenciado, sem que seja submetido à sua fiscalização.

(Walter da Silva Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/cartilha%20vigil% C3%A2ncia%20sanit%C3%A1ria08Dez2017.pdf. Fragmento.)

Segundo o autor do texto:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o comando da questão é uma questão de compreensão do texto, devendo os candidatos se ater às ideias do texto, sem inferir nada. Onde no texto se afirma o que está na letra B, dada como correta???. Para mim, questão manifestadamente errada. Aliás essa IDECAN...

  • A alternativa C está literalmente na primeira frase do texto, mas a banca insiste que é a B, uma alternativa totalmente desconexa com o que está no texto.


    Lembrando que o comando quer a interpretação do autor ("Segundo o autor do texto"), e não a interpretação do candidato.

  • Credo, banca da desgraça!!!

  • Não gente!! C é o certo!!! Professores por favor

  • Não é a criação do Sistema (que já existe), mas a criação da Agência.....gabarito é claramente letra B.

    Atenção, gente!!!!! Prestem atenção no que está escrito.

  • botei C e errei , que banca duente, será que o ferro vai entrar na prova da AGU? kkk

  • A C está incorreta, pois o texto não fala em criação do SISTEMA DE VIGILÂNCIA sanitária, mas sim na consolidação e para isso a criação da AGÊNCIA se faz necessária !

  • GABARITO: LETRA B

  • As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas ao sentido de bem-estar da população. Não foi por outro motivo que o Conselho Federal de Farmácia fez gestões, com vistas a sensibilizar autoridades de todos os Poderes a que definissem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criassem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

    Eu não entendo...

  • Por que não é o CESPE pra AGU? Ai que banca pavorosa.

  • Estou errando todas desta porcaria de banca e o povo ainda reclama do Cespe, não sei se vou conseguir AGU com esta banca horrivel, não consegui ver nada da opção B que diz ser a resposta no texto, alguem consegue me esclarecer ? obrigada amigos

  • Correção dessa questão feita pelo IMP Concursos: https://www.youtube.com/watch?v=xhunWw7KP28

    A partir de 37:30

     

  • Em nenhum momento o texto diz que a produção e consumo de produtos e serviços não é suficiente para a proteção da saúde da população, por isso achei que estivesse errada.

    Diz que entendia que o Brasil tinha uma necessidade de um órgão que pudesse controlar o setor, que sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vig sanitária.

    Realmente não há a criação de um Sistema Nacional de Vig Sanitária, mas forçaram a barra nessa alternativa B

  • Marquei letra "B" pois o autor afirma: "A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária".

     

    Ou seja, não basta a produção e o consumo para promover a proteção à saúde, mas também se faz necessário o controle sanitário.

     

    A "C" está errada. Observem o que diz a questão: "Dentre as necessidades existentes, o principal motivo para criação de um Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é sua estreita relação com a preservação do bem-estar de toda a população."

     

    Agora, o texto: "As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas ao sentido de bem-estar da população."

     

    Ou seja, não há uma estreita relação com a preservação do bem-estar, mas sim uma forte relação.

  • não entendi pq a resposta é b.  não faz o menor sentido.  podem solicitar comentários do professor.

  • Gente, impossível essa banca!

  • Tenho a impressão de que ficam faltando palavras, frases quando eu estou lendo.

    Parece a síndrome do pensamento acelerado....

    Alguém mais tem essa mesma impressão?

  • Questão rídicula. Não entendo a necessidade dessa banca em colocar textos tão grandes nas questões. Parece teste de resistência e não é inteligência. Afff....

  • Segundo o autor do texto... O autor do texto não disse nada a respeito do gabarito...

  • eu não sei se choro pouco ou se me desespero de tanto chorar. que relação há entre a letra B com o texto? pqp Idecan!!

    oremos!!

  • interpretação IDECAN nível "questão do quadro negro da FGV".

  • eu teria entrado com recurso. Em nenhum momento o autor do texto fala o que o gabarito sugere. A letra C seria minha resposta.

  • A - Atividades fiscalizadoras sanitárias possuem alto grau de risco, por isso sua realização está sujeita à aprovação prévia do profissional da área farmacêutica. Errado - O farmacêutico realiza a fiscalização, e não autoriza a fiscalização. São 2 atividades diferentes. Vejam: " Por tudo, as ações de fiscalização realizadas pelo farmacêutico são privativas suas e identificadas como sendo de alto grau de risco sanitário..."

    B - A produção e consumo de produtos e serviços não é suficiente para a proteção da saúde da população, é preciso que haja uma associação constante com ações de vigilância sanitária. Certo - "promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, "

    C - Dentre as necessidades existentes, o principal motivo para criação de um Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é sua estreita relação com a preservação do bem-estar de toda a população. Errado, a ANVISA foi criada e não o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Essa é a pegadinha!. Veja: "a que definissem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criassem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que veio a acontecer, em 1999,..."

    D- O bem-estar apresenta-se como uma necessidade acima que qualquer outro tipo situação que possa se apresentar no âmbito da saúde; para supri-la, é necessário um envolvimento de toda a população no que diz respeito à prevenção de modo geral. Errado - o foco é proteção à saúde e não bem estar.


    Espero haver ajudado.

    Sorte a todos!


  • O bem-estar não foi o principal motivo da criação, foi o principal motivo do CFF ter incentivado os orgãos públicos a criarem.

  • , com vistas a sensibilizar autoridades de todos os Poderes a que definissem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criassem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),

    C, Dentre as necessidades existentes, o principal motivo para criação de um Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é sua estreita relação com a preservação do bem-estar de toda a população. ERRO da letra c.

  • A letra B não é a certa , pois nesse trecho do texto "A produção e consumo de produtos e serviços não é suficiente" para a proteção da saúde da população, é preciso que haja uma associação constante com ações de vigilância sanitária. Interpretando de maneira mais especifica, como é possível dizer que a produção e consumo de produtos e serviços não é suficiente? Como a quantidade, isso não tem nada a ver, tá errado. Outra que me deixou intrigado, É preciso que haja uma associação ? Sem sentido também.


ID
2884033
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma determinada cidade, 30% da população está desempregada. Além disso, 20% desse total de desempregados é constituído por indivíduos que estão desempregados há mais de um ano. Qual é a porcentagem da população que está desempregada há mais de um ano?

Alternativas
Comentários
  • (B)


    100 Número imaginário  


    30% de 100 = 30 


    20% de 30 = 6%

  • 30 x 20/100=

    simplifica os zeros do 30 e do 20 com os do 100

    ficará 3x2/1 = 6. 

     

     

  • várias provas da IDECAN sem comentário do professor.

  • população = 100 pessoas

    30% da população = 30

    20% de 30 = 6%


ID
4160278
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Brasil fabricará medicamentos a partir da biodiversidade do país


    Para desenvolver a indústria farmacêutica do Brasil, nada melhor do que trabalhar com aquilo que temos de melhor: dono da maior fauna e flora do planeta, o país ainda tem milhares de espécies vegetais não catalogadas e que podem contribuir para a fabricação de medicamentos responsáveis pelo tratamento de diferentes enfermidades.

    Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. O acordo foi assinado na última segunda-feira (11 de dezembro), durante um evento no auditório do CNPEM, em Campinas.

    Com investimento planejado de R$ 10 milhões, as primeiras expedições comandadas pela Phytobios já reuniram exemplares de diferentes espécies vegetais que serão analisados no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que faz parte do CNPEM. “A expedição em busca das espécies é algo bastante complexo: temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”, afirma Cristina Ropke, CEO da Phytobios. “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    À frente de projetos como o Sirius — maior projeto científico e tecnológico em desenvolvimento no Brasil —o CNPEM conta com equipamentos capazes de realizar a análise das moléculas e mapear suas potencialidades para o tratamento de enfermidades como o combate a diferentes tipos de câncer.

(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/12/brasil-fabricara-medicamentos-partir-da-biodiversidade-do-pais. html.)

O trecho “Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.” (2º§) mantém sua correção linguística e semântica na reescrita:

Alternativas
Comentários
  • É uma questão típica na qual temos que observar a correta aplicação da pontuação:

    A) De forma inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar: moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. (errado) - estamos separando o verbo encontrar do seu complemento moléculas pelo uso de "dois pontos", o que não é aceitável.

    B) O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria inédita, somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. (Correta) - a semântica mantida e a pontuação devidamente empregada.

    C) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somou esforços com o Aché Laboratórios – e a empresa Phytobios – para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. (errada) -No trecho destacado, temos separação do sujeito do verbo pela vírgula, o que não é aceitável.

    D) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia. (errado) - No trecho destacado,temos separação inapropriada do complemento nominal.

    Gabarito letra B!

  • Esses textos grandes só vêm para meter medo.

  • De forma inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar: moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.

    • A ordem direta de uma frase é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca pontuação alguma. Então, resumidamente, não se separa por pontuação sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

    O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria inédita, somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.

    • ENTRE O SUJEITO E O VERBO PODE INTERCALAR O ADJUNTO COM AS VÍRGULAS. POIS O USO DE APENAS UMA DESSAS, SEPARA O SUJEITO DO SEU VERBO. LEMBRANDO QUE O ADJUNTO ADVÉRBIAL LONGO É OBRIGATÓRIO SER SEPARADO POR VÍRGULA, SEJA ELE ANTEPOSTO OU INTERCALADO.
    • A ABL (Academia Brasileira de Letras) diz que 3 ou mais palavras torna um adjunto adverbial grande, portanto a vírgula é obrigatória. 

    Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somou esforços com o Aché Laboratórios – e a empresa Phytobios – para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.

    • Não se emprega virgula entre: • Sujeito e verbo • Verbo e objeto (na ordem direta da sentença)

    Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia.

    •  Os adjuntos adnominais, e complementos nominais quaisquer que sejam eles, não podem ser separados por pontuação.
  • A)Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia.A) De forma inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar: moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. ERRADO. O complemento do verbo não podem ser separado por virgula porque completa seu sentido. EX: Joana vendeu sua casa. sujeito> Joana complemento: Sua casa> não separa do verbo por virgula.

    B) O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria inédita, somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. CORRETA.

    C) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somou esforços com o Aché Laboratórios – e a empresa Phytobios – para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. ERRADO. NÃO PODEMOS SEPARA SUJEITO DO VERBO POR VIRGULA.

    D) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia. ERRADO. NÃO PODEMOS SEPARA COMPLEMENTO DO VERBO POR ;

  • Gab B

    Atentem-se para algo: não se separa o Sujeito-verbo-complemento por pontuação.

  • Na letra A, não faz sentido o emprego dos dois pontos isolando verbo e complemento.

    Na letra C, a vírgula após "(CNPEM)" isola sujeito e verbo, o que configura gravíssimo erro gramatical.

    Na letra D, não faz sentido o emprego de dois pontos após a preposição "com". Além disso, a ideia original de "somou" - ação concluída no passado - é alterada com o emprego da forma composta "tem somado" - ação que teve início no passado e continua no presente.

    A letra B mantém a correção e o sentido original intactos.

  • PRINCIPAIS ASPECTOS A SERREM OBSERVADOS EM QUESTOES DE REESCRITURA:

    PONTUAÇÃO,

    CONJUNÇÃO,

    CONCORDANCIA VERBAL,

    ACENTUAÇÃO GRÁFICA.


ID
4160281
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Brasil fabricará medicamentos a partir da biodiversidade do país


    Para desenvolver a indústria farmacêutica do Brasil, nada melhor do que trabalhar com aquilo que temos de melhor: dono da maior fauna e flora do planeta, o país ainda tem milhares de espécies vegetais não catalogadas e que podem contribuir para a fabricação de medicamentos responsáveis pelo tratamento de diferentes enfermidades.

    Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. O acordo foi assinado na última segunda-feira (11 de dezembro), durante um evento no auditório do CNPEM, em Campinas.

    Com investimento planejado de R$ 10 milhões, as primeiras expedições comandadas pela Phytobios já reuniram exemplares de diferentes espécies vegetais que serão analisados no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que faz parte do CNPEM. “A expedição em busca das espécies é algo bastante complexo: temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”, afirma Cristina Ropke, CEO da Phytobios. “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    À frente de projetos como o Sirius — maior projeto científico e tecnológico em desenvolvimento no Brasil —o CNPEM conta com equipamentos capazes de realizar a análise das moléculas e mapear suas potencialidades para o tratamento de enfermidades como o combate a diferentes tipos de câncer.

(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/12/brasil-fabricara-medicamentos-partir-da-biodiversidade-do-pais. html.)

De acordo com o terceiro parágrafo, a transcrição da fala de Cristina Ropke indica que 

Alternativas
Comentários
  • Ou a fala é referente a outro texto ou não há alternativa correta.

  • Gabarito A, cobra inferência.

  • Não entendi foi nada

  • Alguém explica?

  • Não é a C porque em nenhum momento do 3° parágrafo foi falado em Floresta Amazônica.

    Questão boa. Pura Compreensão

  • Primeiro, o texto fornece a informação do valor da pesquisa.

    No entanto, na fala da CEO, ela destaca a complexidade do trabalho a ser realizado que diz respeito a expertise das pessoas envolvidas: “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    Para responder a questão você precisa unir a informação dada pelo autor sobre o investimento na pesquisa e a fala da CEO, que ignora essa parte financeira e destaca outros pontos da complexidade do trabalho.

  • Meu raciocínio, galera:

    Resultados esperados: descobrir novas espécies para uso farmacêutico e não agredir o meio ambiente.

    Meios necessários: dinheiro e técnicas adequadas, além de consciência ambiental.

    Desse modo, isoladamente só a grana não é suficiente para conseguir os fins almejados.

  • Se vc errou vc tá cansado descansar a mente gente

  • Não apenas o investimento, mas também: “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

  • IDECÃO

  • Cadê os professores da plataforma?

  • Além do investimento, a pesquisa deve ser feita com bastante cautela. (..."temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”

    Ou seja, não basta só o investimento, cuidados, também, devem ser tomados.

    Gab A

  • Precisamos q os professores comentem essas questões!!!

  • Essas questões de português da Idecan é na base do chute/sorte nas menos erradas viu, muuuita sujetividade

  • É muita subjetividade meu Deus..

  • O avaliador fumou

  • Entendi que não basta o investimento financeiro somente, pois ela diz "...temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”. Ou seja, além do dinheiro investido, deve haver cuidado.

  • afirma Cristina Ropke, CEO da Phytobios. “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    a transcrição da fala de Cristina Ropke indica que isoladamente, um alto investimento financeiro não pode ser considerado um elemento suficiente para que o resultado esperado seja alcançado satisfatoriamente.

    A fala dela indica que, além dos recursos financeiros investidos, é necessária também uma técnica adequada de manejo e conhecimentos básicos sobre alguns tipos de plantas.

  • Curioso é ver as pessoas tentando justificar as assertivas INJUSTIFICÁVEIS da IDECAN.

  • O paragrafo começa falando do investimento financeiro para a pesquisa, em seguida é acrescentada a fala da pesquisadora que, resumindo, expõe sobre a complexidade das técnicas envolvidas na pesquisa, logo se entende que não é só o dinheiro, mas precisa realizar os procedimentos a risca. Alternativa A está correta.

  • A letra B está errado por qual motivo?


ID
4160284
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Brasil fabricará medicamentos a partir da biodiversidade do país


    Para desenvolver a indústria farmacêutica do Brasil, nada melhor do que trabalhar com aquilo que temos de melhor: dono da maior fauna e flora do planeta, o país ainda tem milhares de espécies vegetais não catalogadas e que podem contribuir para a fabricação de medicamentos responsáveis pelo tratamento de diferentes enfermidades.

    Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. O acordo foi assinado na última segunda-feira (11 de dezembro), durante um evento no auditório do CNPEM, em Campinas.

    Com investimento planejado de R$ 10 milhões, as primeiras expedições comandadas pela Phytobios já reuniram exemplares de diferentes espécies vegetais que serão analisados no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que faz parte do CNPEM. “A expedição em busca das espécies é algo bastante complexo: temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”, afirma Cristina Ropke, CEO da Phytobios. “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    À frente de projetos como o Sirius — maior projeto científico e tecnológico em desenvolvimento no Brasil —o CNPEM conta com equipamentos capazes de realizar a análise das moléculas e mapear suas potencialidades para o tratamento de enfermidades como o combate a diferentes tipos de câncer.

(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/12/brasil-fabricara-medicamentos-partir-da-biodiversidade-do-pais. html.)

O uso do acento grave em “À frente de projetos como o Sirius — maior projeto científico e tecnológico em desenvolvimento no Brasil [...]” (4º§) é de uso obrigatório. Indique, a seguir, o fragmento em que o acento grave foi empregado INCORRETAMENTE.

Alternativas
Comentários
  • PROIBIDA O USO DA CRASE DIANTE DE PALAVRAS MASCULINAS

    PORTANTO GABARITO LETRA D

  • Gabarito : D

    A- “Primeiro smartphone com leitor de digitais integrado à tela vai ser chinês.”

    Troque por uma palavra masculina, se pedir preposição "a" terá crase

    EX- integrado AO chip vai ser chinês...

    B- “Florianópolis vive hoje o temor de que 2017 termine com notícias semelhantes às que estrearam o ano.”

    Para mim a alternativa B também está incorreta. Não se usa crase antes de pronome relativo (exceto: a qual, as quais)

    C- “Uma garota de 9 anos teve o cabelo cortado à força por duas tias e duas primas no último fim de semana.”

    À força é uma loc. adverbial de modo de base feminina e por isso tem crase.

    D- Todo o atendimento ao público será realizado de segunda à domingo conforme determinado anteriormente.”

    Paralelismo e domingo é palavra masculina.

    Ex- de segunda a quarta

    ex- da segunda à quarta

  • Sobre a alternativa b:

    “Florianópolis vive hoje o temor de que 2017 termine com notícias semelhantes às que estrearam o ano.”

    Haverá acento grave, dando origem às formas "à que" e "à de", quando pudermos supor uma palavra feminina subentendida que, ao ser substituída por uma palavra masculina, gere as formas "ao que" ou "ao de".

    Para ajudar, um exemplo: "A mochila daquele garoto é semelhante à (mochila subentendida) que compramos ontem". Ao substituirmos a palavra "mochila" pela palavra "casaco", por exemplo, o "a" irá transformar-se em "ao": "o casaco daquele garoto é semelhante ao (casaco subentendido) que compramos ontem". Sendo assim, haverá crase na frase original.

    Então, a letra b estaria correta com a utilização da crase: "Florianópolis vive hoje o temor de que 2017 termine com notícias semelhantes às (notícias) que estrearam o ano."

    Espero ter ajudado. Boa sorte!

  • Discorrendo em linhas concisas, Celso Pedro Luft, nas primeiras páginas de Decifrando a Crase, ensina que se usa o acento grave no "a" em duas circunstâncias apenas:

    1ª) para sinalizar a crase, isto é, para indicar que o "a" vale por dois: à = a + a;

    2ª) para sinalizar preposição "a" em expressões de circunstância com substantivo feminino singular, indicando que não se deve confundir com o artigo "a" (p.ex. escrever à mão, cortar à faca, etc.)

    a) “Primeiro smartphone com leitor de digitais integrado à tela vai ser chinês.”

    Correto. O adjetivo "integrado" rege preposição "a", que se funde com artigo "a" requerido pelo substantivo "tela". Dessa fusão, resulta a crase: integrado a + a tela = integrado à tela. Se trocar por um termo masculino, verificar-se-á a legitimidade do fenômeno: integrado ao monitor;

    b) “Florianópolis vive hoje o temor de que 2017 termine com notícias semelhantes às que estrearam o ano.”

    Correto. O adjetivo "semelhante" rege preposição "a", que se funde com o artigo "as" que determinada o substantivo "notícias", oculto em respeito à parcimônia textual. Veja: semelhantes a + as (notícias) que estrearam o ano = semelhante às que estrearam o ano";

    c) “Uma garota de 9 anos teve o cabelo cortado à força por duas tias e duas primas no último fim de semana.”

    Correto. O segmento acima sublinhado é locução adverbial cujo núcleo se representa por palavra feminina, por isso o uso do acento grave;

    d) “Todo o atendimento ao público será realizado de segunda à domingo conforme determinado anteriormente.”

    Incorreto. No período acima, não há determinação dos dias da semana (segunda e domingo). Tanto isso é verdade que precedendo ao primeiro nome (segunda) existe apenas preposição (de). Ora, se um não foi determinado, logo não pode haver determinação no outro. Consequentemente, a crase deixa de ocorrer, já que não há fusão entre artigo e preposição. Aditado a isso, o substantivo "domingo" é masculino. Correção: "de segunda a domingo";

    Letra D

  • GABARITO -D

    A) “Primeiro smartphone com leitor de digitais integrado à tela vai ser chinês.”

    Uma das maneiras de verificar o uso de crase é fazer a troca do FEMININO pelo Masculino. Se aparecer "ao" = crase.

    Integrado ao toque

    Integrado à tela.

    -------------------------------------------------------------------

    B) “Florianópolis vive hoje o temor de que 2017 termine com notícias semelhantes às que estrearam o ano.”

    Aqui a técnica também é válida.

     notícias semelhantes às que estrearam o ano.”

    acontecimentos iguais aos que estrearam

    -----------------------------------------------------------------------

    C) “Uma garota de 9 anos teve o cabelo cortado à força por duas tias e duas primas no último fim de semana.”

    Usamos crase em locuções adverbiais femininas.

    -----------------------------------------------------------------------

    D) “Todo o atendimento ao público será realizado de segunda à domingo conforme determinado anteriormente.”

    FIXE:

    De - sem crase de segunda a sexta

    Da- crase da segunda à sexta.

  • lembrando que está pedindo a incorreta...

    domingo e masculino !

  • Na alternativa B temos um caso de "crase e elipse", a crase é aplicada pois se refere à palavra notícias que está elíptica no enunciado.

  • Primeira que acerto da IDECAN.

  • “Florianópolis vive hoje o temor de que 2017 termine com notícias semelhantes às que estrearam o ano.” ✔

    • Diante do pronome relativo que ou da preposição de, quando for fusão da preposição a com o pronome demonstrativo a, as (= aquela, aquelas). Ocorre crase

    • Ex. Essa roupa é igual à que comprei ontem. (= aquela)

    • Sua voz é igual à de um primo meu. (= aquela)

    “Uma garota de 9 anos teve o cabelo cortado à força por duas tias e duas primas no último fim de semana.” ✔

    • Nos adjuntos adverbiais de modo, de lugar e de tempo femininos, ocorre crase.

    • Ex. à tarde, à noite, às pressas, às escondidas, às escuras, às tontas, à direita, à esquerda, à vontade, à revelia ...

    “Primeiro smartphone com leitor de digitais integrado à tela vai ser chinês.” ✔

    • Se não houver verbo indicando movimento, troca-se a palavra feminina por outra masculina; se diante da masculina, surgir "ao", diante da feminina, ocorrerá crase; caso contrário, não ocorrerá crase.

    • Ex. Assisti à peça. Com crase, pois Assisti ao filme.

    • Paguei à cabeleireira. Com crase, pois Paguei ao cabeleireiro. 

    • Respeito as regras. Sem crase, pois Respeito os regulamentos.

    • Integrado à tela. Com crase, pois Integrado ao orçamento.

    “Todo o atendimento ao público será realizado de segunda à domingo conforme determinado anteriormente.”

    • De - sem crase de segunda a sexta.

    • Da - com crase da segunda à sexta.
  • A questão exige conhecimento de crase e quer saber qual assertiva possui crase de forma incorreta.. Vejamos o conceito de crase:

     Crase é a fusão de A + A, sendo que o primeiro é sempre a preposição, o segundo pode ser artigo definido "a" ou pronome "aquela, aquele, aquilo...''

    Visto o conceito, iremos entrar na resolução das assertivas abaixo. Passemos adiante:

    a) Correta.

    “Primeiro smartphone com leitor de digitais integrado à tela vai ser chinês.”

    A crase ocorre porque o adjetivo "integrado" exige a preposição A e o substantivo feminino "tela" aceita o artigo A, portanto, unem-se ambas as vogais idênticas (A + A= À).

    b) Correta.

    “Florianópolis vive hoje o temor de que 2017 termine com notícias semelhantes às que estrearam o ano.”

    A crase ocorre porque o adjetivo "semelhantes" exige a preposição A e o substantivo feminino "notícias" aceita o artigo A, portanto, unem-se ambas as vogais idênticas (A + A= À). A palavra noticias está oculta antes da partícula "que".

    "....notícias semelhantes às notícias que estrearam o ano."

    c) Correta.

    “Uma garota de 9 anos teve o cabelo cortado à força por duas tias e duas primas no último fim de semana.”

    A crase ocorre porque "à forças" é uma locução adverbial de modo iniciada pela preposição A e com seu núcleo sendo um substantivo feminino.

    d) Incorreta.

    “Todo o atendimento ao público será realizado de segunda à domingo conforme determinado anteriormente.”

    Existem dois motivos para que não ocorra a crase nesta frase: o primeiro por falta de paralelismo sintático, porque se colocou o "de" e não o "da" é porque não precisa de artigo (de + a= da) e se não precisa de antigo antes de segunda, logo também não precisa antes de domingo. Outro erro é porque domingo é um substantivo masculino e não ocorre crase antes de nomes masculinos, porque esses não aceitam artigo definido A.

    Gabarito do monitor: D

  • “Todo o atendimento ao público será realizado de segunda à domingo conforme determinado anteriormente.”

    Uso da preposição DE - sem crase.

    GAB D

  • Paralelismo sintático, todos ou nenhum.

    • de segunda a domingo, ou
    • da segunda à domingo.

  • De segunda a quinta - FORMA GENÉRICA

    Da segunda à quinta - FORMA ESPECÍFICA


ID
4160287
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Brasil fabricará medicamentos a partir da biodiversidade do país


    Para desenvolver a indústria farmacêutica do Brasil, nada melhor do que trabalhar com aquilo que temos de melhor: dono da maior fauna e flora do planeta, o país ainda tem milhares de espécies vegetais não catalogadas e que podem contribuir para a fabricação de medicamentos responsáveis pelo tratamento de diferentes enfermidades.

    Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. O acordo foi assinado na última segunda-feira (11 de dezembro), durante um evento no auditório do CNPEM, em Campinas.

    Com investimento planejado de R$ 10 milhões, as primeiras expedições comandadas pela Phytobios já reuniram exemplares de diferentes espécies vegetais que serão analisados no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que faz parte do CNPEM. “A expedição em busca das espécies é algo bastante complexo: temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”, afirma Cristina Ropke, CEO da Phytobios. “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    À frente de projetos como o Sirius — maior projeto científico e tecnológico em desenvolvimento no Brasil —o CNPEM conta com equipamentos capazes de realizar a análise das moléculas e mapear suas potencialidades para o tratamento de enfermidades como o combate a diferentes tipos de câncer.

(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/12/brasil-fabricara-medicamentos-partir-da-biodiversidade-do-pais. html.)

Em relação às estruturas linguísticas do terceiro parágrafo destacadas a seguir, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C) No último período do parágrafo, os pronomes “elas” e “as” têm sua forma apresentada no plural relacionada à retomada do mesmo termo, também no plural, apresentado anteriormente. (CORRETO)

    Retoma: plantas

  • GABARITO -C

    A) Em “busca das espécies”, a forma verbal “é” poderia, facultativamente, ser alterada para “são”; estabelecendo, assim, concordância com “espécies”.

    A expedição em busca das espécies é algo bastante complexo

    O Q é algo bastante complexo?

    A expedição

    A concordância deve ser estabelecida entre sujeito e verbo.

    ----------------------------------------------

    B) As formas verbais “reuniram” e “serão” estabelecem concordância com o mesmo referente de modo que não há possibilidade de alteração para o singular de qualquer uma das duas formas.

    as primeiras expedições comandadas pela Phytobios já reuniram exemplares de diferentes espécies vegetais que serão analisados no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio)

    (As primeiras expedições )- sujeito - reuniram

    O que vai ser analisado no laboratório?

    os exemplares de diferentes espécies vegetais / os quais ( que) serão analisados

    ----------------------------------------------------

    C) No último período do parágrafo, os pronomes “elas” e “as” têm sua forma apresentada no plural relacionada à retomada do mesmo termo, também no plural, apresentado anteriormente.

    Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    (Plantas )......Elas Identifique ( as plantas )

    ----------------------------------------------------------

    D) A forma verbal “reuniram” em “reuniram exemplares de diferentes espécies vegetais” poderia ser substituída por “reuniu-se” de acordo com o referente com o qual a concordância é estabelecida.

    reuniram exemplares

    Reuniu-se exemplares (errado)

    VTD + SE = partícula apassivadora = Transforma o OD em sujeito e com ele mantém concordância.

    ----------------------------------------------------------------

    Bons estudos!

  • sacanagem dar nem as linhas onde ta pedindo o referente

  • Questão é difícil devido à falta de orientação da locação dos termos no texto.

    Gabarito C.

    "Elas" e "as" estão relacionadas as Plantas.

  • “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada''.

    Elas/as: ambas no plural e retomam a palavra plantas.

    GAB C

  • A BANCA NÃO PASSA O REFERENCIAL NO TEXTO: EX: P1, LINHA 3...

    A GENTE PASSA 2 HORAS PROCURANDO.

  • Essa banca vai dá um trabalho viu

  • Questão bem bolada, porém sem dizer as linhas é osso!!!

  • Em relação às estruturas linguísticas do terceiro parágrafo destacadas a seguir, assinale a afirmativa correta.

    Para mim já ajuda bastante essa localização que a banca passou!

    GABARITO: LETRA C

    Bons estudos!

  • Acrescento:

    VTD + SE = PARTÍCULA APASSIVADORA.

    Vendem-se casas.

    VTI OU VI + SE = ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO.

    Vive -se bem aqui.

    Precisa -se de médicos.

  • Analisemos letra a letra:

    Letra A - ERRADA - É necessário o emprego da forma "é", haja vista que o núcleo do sujeito é "expedição".

    Letra B - ERRADA - O sujeito de "reuniram" é "as primeiras expedições comandadas pela Phytobios". Já o sujeito de "serão" é o pronome relativo "que", que, por sua vez, retoma o antecedente "diferentes espécies vegetais".

    Letra C - CERTA - De fato! Os pronomes "elas" e "as" retomam o substantivo "flores".

    Letra D - ERRADA - Deve-se empregar "reuniram-se", para que haja concordância com o sujeito paciente de núcleo "exemplares".

  • A questão quer saber sobre a concordância verbal e nominal dos termos do terceiro parágrafo. Vejamos:

     a) Incorreta.

    Em “a expedição em busca das espécies é algo bastante complexo” o verbo de forma alguma poderia ir para o plural, pois concorda com o núcleo do sujeito que está no singular “expedição”.

     b) Incorreta.

    Em “as primeiras expedições comandadas pela Phytobiosreuniram” o verbo está concordando com o núcleo do sujeito “expedições”.

    c) Correta.

    Em ““Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.” os pronomes estão concordando no plural com a palavra plantas.

    d) Incorreta.

    Em "as primeiras expedições comandadas pela Phytobiosreuniram exemplares de diferentes espécies vegetais" não se pode passar o verbo para o singular já que toda a estrutura está no plural.

    Gabarito do monitor: C

  • Eles falaram que estava no terceiro parágrafo. Não fica difícil achar o referente
  • NUNCA TROQUE O CERTO PELO DUVIDOSO, GRR

  • a) “A expedição em busca das espécies é algo bastante complexo...

    b) as primeiras expedições comandadas pela Phytobios já reuniram exemplares de diferentes espécies vegetais que serão analisados no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio).

    c) “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.” Correta.

    d) O verbo reunir concorda com o núcleo "as primeiras expedições", ficando a forma reuniu-se incorreta.

    #vousernomeado


ID
4160293
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português

    As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas ao sentido de bem-estar da população. Não foi por outro motivo que o Conselho Federal de Farmácia fez gestões, com vistas a sensibilizar autoridades de todos os Poderes a que definissem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criassem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que veio a acontecer, em 1999, por força da Medida Provisória 1.791, convertida na Lei 9.782, publicada em 26 de janeiro daquele ano. Entendíamos que o Brasil tinha uma enorme necessidade de um órgão central dotado de uma superestrutura que pudesse coordenar todas as atividades do setor.

    A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

    Este vasto conjunto de atribuições de vigilância exige uma complexa capacitação técnica de quem o executa. O farmacêutico é o profissional dotado desta capacitação.

    Tem uma profunda formação acadêmica, vastos conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal, o que faz dele o profissional insubstituível para proceder a verificação de riscos sanitários associados à fabricação, à manipulação, ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos, como drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros para a saúde.

    Por tudo, as ações de fiscalização realizadas pelo farmacêutico são privativas suas e identificadas como sendo de alto grau de risco sanitário, em consonância com o inciso III do artigo 1º do Decreto nº 85.878/1981. Significa que o objeto de sua atividade fiscalizadora jamais pode ser licenciado, sem que seja submetido à sua fiscalização.

(Walter da Silva Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/cartilha%20vigil% C3%A2ncia%20sanit%C3%A1ria08Dez 2017.pdf. Fragmento.)

Em “A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional [...]” (2º§), o termo grifado possui a mesma classificação sintática; além de expressar, semanticamente, o mesmo tipo de circunstância do destacado em:

Alternativas
Comentários
  • Claro = Evidente, nítido.

    O item que mais se adequa a alternativa é o item B, os outros não possuem relação nenhuma.


ID
4160296
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas ao sentido de bem-estar da população. Não foi por outro motivo que o Conselho Federal de Farmácia fez gestões, com vistas a sensibilizar autoridades de todos os Poderes a que definissem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criassem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que veio a acontecer, em 1999, por força da Medida Provisória 1.791, convertida na Lei 9.782, publicada em 26 de janeiro daquele ano. Entendíamos que o Brasil tinha uma enorme necessidade de um órgão central dotado de uma superestrutura que pudesse coordenar todas as atividades do setor.

    A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

    Este vasto conjunto de atribuições de vigilância exige uma complexa capacitação técnica de quem o executa. O farmacêutico é o profissional dotado desta capacitação.

    Tem uma profunda formação acadêmica, vastos conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal, o que faz dele o profissional insubstituível para proceder a verificação de riscos sanitários associados à fabricação, à manipulação, ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos, como drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros para a saúde.

    Por tudo, as ações de fiscalização realizadas pelo farmacêutico são privativas suas e identificadas como sendo de alto grau de risco sanitário, em consonância com o inciso III do artigo 1º do Decreto nº 85.878/1981. Significa que o objeto de sua atividade fiscalizadora jamais pode ser licenciado, sem que seja submetido à sua fiscalização.

(Walter da Silva Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/cartilha%20vigil% C3%A2ncia%20sanit%C3%A1ria08Dez 2017.pdf. Fragmento.)

Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto caso a expressão “bem como” em “bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.” (2º§) fosse substituída por

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

     “bem como” =  fosse substituída por tal como.

  • Conjunção Aditiva.

  • Nao sei não. Me parece que 'TAL COMO' dá uma ideia de comparação.

  • conjunção coordenativa aditiva: e,nem, mas também, como também, além de(disso ,disto,aquilo), quanto(depois de tanto), bem como, etc.

    infoescola.com>portugues

  • CONJUNÇÕES COORDENADAS ADITIVAS

    E, NEM(E NÃO), TAMPOUCO, BEM COMO, NÃO SÓ...(MAS) TAMBÉM, NÃO SÓ...(MAS) AINDA, NÃO SÓ...(BEM) COMO, NÃO SÓ COMO TAMBÉM, NÃO SÓ COMO AINDA, ASSIM COMO, ASSIM QUE, ASSIM QUANTO, TANTO COMO, TANTO QUANTO, SENÃO TAMBÉM, MAIS AINDA.

    OBS:

    E = TAMBÉM => ADITIVA

    E = MAS/PORÉM => ADVERSATIVA

  • GABARITO - A

    bem como- Comparativa

    tal como - Comparativa

    https://www.portugues.com.br/gramatica/bem-como-assim-como-como-particularidades.html

    https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf87.php#:~:text=h)%20Comparativas%3A%

    20introduzem%20uma%20ora%C3%A7%C3%A3o,menos%20ou%20mais)%2C%20etc.

    ___________________________

    B ) conformativa

    C ) de modo que - consecutiva

  • bem como- Comparativa

  • Atenção a duas conjunções muito utilizadas pela banca...

    Porquanto= Explicativa= visto que

    Conquanto= Concessiva= Se bem que, embora

  • A questão é sobre conjunções e quer saber por qual das conjunções abaixo podemos substituir a conjunção "bem como" em “bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados”, mantendo a correção gramatical e o sentido original do texto. Vejamos: 

     .

    A) tal como.

    Errado. "Bem como" traz ideia de adição (A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção [...], bem como (= e) o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados). Já "tal como" traz ideia de comparação.

    Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo...

    São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, bem como, senão também, ademais, outrossim...

    Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.

     

    Conjunções subordinativas comparativas: têm valor semântico de comparação, analogia, paralelo...

    São elas: como, (tal) qual, tal e qual, assim como, mais... (do)que, menos... (do) que, tão... como (ou quanto), tanto... quanto, tal qual, tal como...

    Ex.: Ele come como um leão. (come)

     .

    B) consoante.

    Errado. "Consoante" traz ideia de conformidade.

    Conjunções subordinativas conformativas: têm valor semântico de conformidade, consonância, igualdade, concordância...

    São elas: conforme, como, segundo, consoante...

    Ex.: Tudo saiu conforme combinamos.

     .

    C) de modo que.

    Errado. "De modo que" traz ideia de consequência

    Conjunções subordinativas consecutivas: têm valor semântico de consequência, resultado, produto...

    São elas: que (precedido de tão, tal, tanto, tamanho), sem que, de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que...

    Ex.: Estudou tanto que passou na prova.

     .

    D) mesmo como.

    Errado. "Mesmo como" traz ideia de concessão.

    Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

    São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

    Ex.: Embora discordasse da justificativa da banca, aceitei a explicação.

     .

    Gabarito: A resposta dada pela banca examinadora foi a letra A, porém como "tal como" é comparativo e "bem como" é aditivo, a questão deveria ter sido anulada.

  • è    IBADE. (...) a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população(...)por meio do controle sanitário(...) inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. à Veja que existe sim um sentido comparativo – comum à utilização do “bem como”. A lei quer promover a proteção da saúde o que inclui fazer controle sanitário do mesmo modo do controle de portos. O que o intercâmbio de bem como por à tal como, correlações (tanto quanto, tanto como)


ID
4160299
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas ao sentido de bem-estar da população. Não foi por outro motivo que o Conselho Federal de Farmácia fez gestões, com vistas a sensibilizar autoridades de todos os Poderes a que definissem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criassem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que veio a acontecer, em 1999, por força da Medida Provisória 1.791, convertida na Lei 9.782, publicada em 26 de janeiro daquele ano. Entendíamos que o Brasil tinha uma enorme necessidade de um órgão central dotado de uma superestrutura que pudesse coordenar todas as atividades do setor.

    A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

    Este vasto conjunto de atribuições de vigilância exige uma complexa capacitação técnica de quem o executa. O farmacêutico é o profissional dotado desta capacitação.

    Tem uma profunda formação acadêmica, vastos conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal, o que faz dele o profissional insubstituível para proceder a verificação de riscos sanitários associados à fabricação, à manipulação, ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos, como drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros para a saúde.

    Por tudo, as ações de fiscalização realizadas pelo farmacêutico são privativas suas e identificadas como sendo de alto grau de risco sanitário, em consonância com o inciso III do artigo 1º do Decreto nº 85.878/1981. Significa que o objeto de sua atividade fiscalizadora jamais pode ser licenciado, sem que seja submetido à sua fiscalização.

(Walter da Silva Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/cartilha%20vigil% C3%A2ncia%20sanit%C3%A1ria08Dez 2017.pdf. Fragmento.)

Assinale a alternativa cuja afirmativa está de acordo com a correção de aspectos morfossintáticos e semânticos dos trechos selecionados.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    A- A omissão do trecho grifado em “associadas ao sentido de bem-estar da população” manteria o sentido original do texto devendo haver apenas a substituição de “ao” por “à”.

    Sentido é uma palavra masculina, logo não se tem crase com palavras masculinas.

    B- Em “dos insumos e das tecnologias a eles relacionados,”, o termo destacado poderia ser substituído pelo elemento “por” tendo em vista a classificação sintática e o sentido produzido pelos dois vocábulos.

    A preposição "a" é exigência do termo 'relacionados' (relacionado a alguma coisa), logo não poderíamos trocar por "por"

    C- Como se trata de uma enumeração em: “[...] vastos conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal, [...]”, o termo “vastos” pode ser atribuído a “conhecimento científico”, “preparação técnica” e “amparo legal”

    Como o termo ALÉM está entre virgulas a palavra 'vastos' não se relaciona a ele.

    Essa é uma questão de concordância: palavras como "com" , "além", como, "bem como" .. se vierem entre vírgulas o verbo permanece no singular.

    Ex: Empresa, além de entidades parceiras externas, realizou ações de transferência de tecnologia.

    ex: O presidente, com sua comitiva, desembarcou hoje em Lisboa.

    ex: O bispo, com dois sacerdotes, iniciou solenemente a missa.

    D- Em “com vistas a sensibilizar autoridades”, a substituição de “sensibilizar” pelo seu correspondente nominal provocaria obrigatoriedade do uso do acento grave indicador de crase, além de inclusão da preposição “de” antecedendo “autoridades”.

    Minha lógica foi a seguinte: O correspondente nominal de sensibilizar é sensibilidade, trocando ficaria “com vistas à sensibilidade das autoridades” Por isso, pediria crase e a preposição "de".

    Qualquer erro, notifiquem-me!

  • Assertiva D

    Em “com vistas a sensibilizar autoridades”, a substituição de “sensibilizar” pelo seu correspondente nominal provocaria obrigatoriedade do uso do acento grave indicador de crase, além de inclusão da preposição “de” antecedendo “autoridades”.

  • Não entendi porque a letra a) tá errada.

  • Na alternativa A, haveria prejuízo do sentido quando ocorrida a retirada do termo grifado. Haveria correção gramatical adequada, porém semântica prejudicada.

    Gabarito letra D!

  • O problema na letra A não é a crase e sim manter o sentido..

  • Se vc marcou a Letra D, parabéns você errou

  • Gabarito D sem medo de ser feliz ;)
  • Marquei a D, mas sem convicção nenhuma
  • PORTUGUÊS DA IDECAN É DE LASCAR QQR UM.

  • Então li toda errada a questão, o trecho grifado (para mim) era o seguinte: "sentido de bem-estar da."

    Dessa forma, entendi que caso eu excluísse, a frase ficaria: "associadas à população."

    Por essa razão achei que alteraria o "ao" por "à" sem afetar o sentido.

  • As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas A QUE OU A QUEM? AO SENTIDO de bem-estar OU à POPULAÇÃO

    Suprimindo o termo sublinhado haverá mudança de sentido e não haveria problema no uso da crase em:

    "associadas à população."

  • Cara, a pior coisa é vc descartar uma alternativa, e quando está prestes a marcar a correta, voltar atrás e marcar a errada! Inferno!

  • VISAR

    - Como transitivo direto , apresenta os sentidos de mirar, fazer pontaria e de pôr visto, rubricar, 

    * O homem visou o alvo.

    * O gerente não quis Visar o cheque.

    - No sentido de ter em vista, ter como meta, ter como objetivo é transitivo indireto e rege a preposição "a" 

    * O ensino deve sempre visar ao progresso social.

    * Prometeram tomar medidas que Visassem ao bem-estar público.

  • O ´português da banca IDECAN é pior que da banca CESPE.

  • esses textos grande é de lascar

  • A) Sentido - palavra masculina,

    B) ''dos insumos a das tecnologias a eles relacionados'' - pronome pessoal do caso reto (sem crase),

    C) Vastos - retoma ao farmacêutico,

    D) ''com vistas a sensibilizar autoridades'' - Com vistas à sensibilidade das autoridades.

    GAB D

  • Em um texto desse tamanho, no mínimo era para fazer referência às linhas onde se encontra o texto de cada item. Aff

  • Com vistas a = significa a fim de, com o objetivo de.

    ex. Remeteu o processo ao Ministério Público com vistas (ou com vista) à elaboração de parecer.

  • Com vistas a = visando a (solta a preposição A)

    Regência nominal de sensibilizar = sensibilização (você diz "a sensibilização" - e não "o sensibilização"). Dessa forma, em "a sensibilização" existe o artigo "A".

    A (prep) + A (art) = crase

    "com vistas à sensibilização de autoridades" (Correto)

  • VISANDO À SENSIBILIDADE DE AUTORIDADES

    D correta, mas convenhamos, mas que redação péssima de questões dessa banca.

  • depois de uns 10 minutos analizando, consegui entender com "correspondente nominal"

    mais difícil que o CESPE

  • Letra D!

    Com vistas A alguma coisa. Logo temos preposição A.

    A forma nominal do verbo SENSIBILIZAR é ''SENSIBILIDADE''.

    Ficando assim: Com vistas À SENSIBILIDADE, pois forma a fusão da preposição A + o artigo definido A da palavra SENSIBILIDADE.

    Sensibilidade DE quê? Sensibilidade DE autoridades. Então perceba que realmente a preposição é obrigatória antes de ''autoridades''

    Com vistas À Sensibilidade DE autoridades.

  • A questão exige conhecimento de vários assuntos, entretanto, o mais exigido aqui é a regência. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Em “As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas ao sentido de bem-estar da população.", caso se retire o trecho em destaque, ficaria assim: “As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas à população.”

    Ao fazer a leitura, percebemos que o sentido mudou totalmente, pois o complemento nominal foi mudado, deixando de ser “ao sentido..” para “à população”.

    a) Incorreta.

    Em “dos insumos e das tecnologias a eles relacionados,” não é possível a troca da preposição ‘a” pela preposição “por”, porque o adjetivo “relacionados” rege a preposição “a”. Vejam:

    Relacionados a eles.

    c) Incorreta.   

    “Tem uma profunda formação acadêmica além de amparo legal, vastos conhecimentos científicos e preparação técnica.”

    Coloquei o termo na sua ordem direta para percebermos que “vastos” é um adjetivo que está caracterizando apenas os substantivos “conhecimento” e “preparação”, mas não “amparo legal”, pois o termo está claramente isolado pela vírgula.

    d) Correta.

    Vamos particionar esta questão. Primeiro é dito que se trocar “sensibilizar” que é um verbo pela sua forma nominal, teria que ter a crase. De fato isso é verdade, na redação original isso não ocorre, porque não vai artigo antes do verbo, mas trocando por um substantivo, teria que colocar o artigo, ficando assim: Com vistas A + A (À) sensibilidade… 

    A crase ocorre com a fusão da preposição A + o artigo A.

    A segunda afirmação é que deveria colocar a preposição "de” após o substantivo “sensibilidade”, de fato, é verdade, porque inicia o termo seguinte.

    Com vistas à sensibilidade de autoridades.

    Gabarito do monitor: D

  • Rapaz, Português da Idecan é pior que o do cespe kkkkk

  • Qual o problema em indicar a linha do termo?

  • Marquei como gabarito a letra D.

    Contudo, por uma questão de sentido, entendo que o correspondente nominal é SENSIBILIZAÇÃO e não sensibilidade.

    "Com vistas à sensibilização de autoridades" = com o objeto de sensibilizar as autoridades

    "Com vistas à sensibilidade de autoridades" = tendo em vista que as autoridades são sensíveis.

    Para aqueles que não entenderam a questão: Quando o examinador diz forma 'nominal' ele tá pedindo que vc substitua o verbo por um substantivo, nada mais.

    Abraços!

  • No caso a palavra (nominal) correta para reger a preposição "de" que a questão pede é "sensibilização. Logo: com vistas à sensibilização de autoridades.

  • Letra A: ERRADA, pois não manteria o sentido original;

    Letra B: ERRADA, pois a substituição pela preposição "por" mudaria o sentido;

    Letra C: ERRADA, não se trata de enumeração e "amparo legal" não se refere a "vastos";

    CORRETA: letra D.

  • eu jurava que era a alternativa C. Jurava!


ID
4160302
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas ao sentido de bem-estar da população. Não foi por outro motivo que o Conselho Federal de Farmácia fez gestões, com vistas a sensibilizar autoridades de todos os Poderes a que definissem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criassem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que veio a acontecer, em 1999, por força da Medida Provisória 1.791, convertida na Lei 9.782, publicada em 26 de janeiro daquele ano. Entendíamos que o Brasil tinha uma enorme necessidade de um órgão central dotado de uma superestrutura que pudesse coordenar todas as atividades do setor.

    A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

    Este vasto conjunto de atribuições de vigilância exige uma complexa capacitação técnica de quem o executa. O farmacêutico é o profissional dotado desta capacitação.

    Tem uma profunda formação acadêmica, vastos conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal, o que faz dele o profissional insubstituível para proceder a verificação de riscos sanitários associados à fabricação, à manipulação, ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos, como drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros para a saúde.

    Por tudo, as ações de fiscalização realizadas pelo farmacêutico são privativas suas e identificadas como sendo de alto grau de risco sanitário, em consonância com o inciso III do artigo 1º do Decreto nº 85.878/1981. Significa que o objeto de sua atividade fiscalizadora jamais pode ser licenciado, sem que seja submetido à sua fiscalização.

(Walter da Silva Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/cartilha%20vigil% C3%A2ncia%20sanit%C3%A1ria08Dez 2017.pdf. Fragmento.)

De acordo com a estrutura textual e a forma como as ideias e informações são apresentadas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Chamamos de campo lexical o conjunto de palavras de uma língua que estão relacionadas por afinidades conceituais, como se fizessem, desse modo, parte de uma mesma família. Nosso léxico, espécie de vocabulário virtual ao qual recorremos quando nos comunicamos, é composto por uma infinidade de palavras. Ao longo de nossas vidas, à medida que somos expostos a diferentes contatos com a linguagem, ele vai recebendo novos elementos.

    Nesse conjunto de palavras que estão ligadas através de relações de significado, novos lexemas são constantemente incorporados, provando que o campo lexical não é algo fixo e imutável. Pode parecer uma definição complexa, mas todos nós sabemos exatamente do que se trata, pois de acordo com a área de conhecimento na qual atuamos — seja você estudante, mecânico de carros, jogador de futebol ou astronauta, dispomos de um vocabulário bem específico, utilizado em momentos adequados. Observe alguns exemplos de diferentes campos lexicais:

    Campo lexical da informática: hardware, software, programas, byte, browser 

    GAB. b

  • campo lexical, por sua vez é o conjunto de palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento, e está dentro do léxico de alguma língua. São exemplos de campos lexicais: o da saúde: estetoscópio, cirurgia, esterilização, medicação, etc. o da escola: livros, disciplinas, biblioteca, material escolar, etc.

    https://www.infoescola.com/redacao/campos-lexicais-e-semanticos/

  • Gabarito B ✔️

    Guerreiros , primeiro vamos entender o conceito de juízo de valor e juízo de fato . Já destaco que a IDECAN é fã desses termos !

    Juízo de valor> Julgamento feito a partir de percepções individuais ,tendo como base fatores culturais ,sentimentais . Normalmente relacionados aos valores morais !

    Juízo de fato > refere-se a uma experiência vivida , isto é, refere-se as coisas de modo objetivo .Por isso são descritivos !

  • Acredito que o parágrafo 4 responde a questão, pois mostra as opiniões do autor, o "juízo de valor" "Tem uma profunda formação acadêmica, vastos conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal, o que faz dele o profissional insubstituível para proceder a verificação de riscos sanitários associados à fabricação, à manipulação, ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos, como drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros para a saúde."


ID
4160320
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pequena bola de borracha solta de uma altura h em direção ao solo e quica inúmeras vezes até parar. A cada quique a bola atinge uma altura máxima que é igual a 90% da altura máxima anterior. Considerando-se que o movimento da bola é apenas na vertical e que a altura inicial da qual ela foi solta é de 100 cm, que distância ela percorre nesse movimento de sobe e desce desde o instante em que é solta até o instante em que toca pela terceira vez no solo?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Solta a bola: desce 100 cm

    1ª quicada ela sobe 90% de 100cm, ou seja, 90 cm; e desce os mesmos 90 cm, ou seja, percorre 180 cm

    2ª quicada ela sobe 90% de 90 cm, ou seja, 81 cm; e desce os mesmos 81 cm, ou seja, percorre 162 cm

    3ª quicada: ela bate no chão e a contagem para

    Então: 100 + 180 + 162 = 442 cm


ID
4160335
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Durante a estação do verão, Márcia vende apenas camisas e bermudas em sua loja de roupas. Em um único dia de funcionamento da loja, Márcia vendeu entre camisas e bermudas um total de 25 peças de roupas e contabilizou um total de R$ 1.200,00 pelas vendas no fim do expediente. Sabendo que o preço de cada camisa é de R$ 40,00 e que cada bermuda custa R$ 60,00, quantas camisas e quantas bermudas Márcia vendeu?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B) 10 bermudas e 15 camisas.

    nem precisa bater cabeça, pois sabendo que foram vendidas 25 peças a alternativa B é a única que somando da 25

  • Foram vendidas 25 peças:

    B+C=25

    40C+60C=1200

    Fazer substituição

    B=25 -C

    40C+ 60(25-C)= 1200

    40C + 1500 - 60C=1200

    20C= 1500-1200

    20C=300

    C= 15

    15 camisas

    Se foram 25 peças, então foram 10 bermudas

    Letra B

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Questões assim a gente fica receoso pela "simplicidade" de marcar a alternativa pelo simples fato de o próprio enunciado já colocar a "resposta" que, não sei por qual motivo, já deu de cara EXCLUSIVAMENTE com a letra B.

    Eu já ia fazer os cálculos, mas se no enunciado fala que foram vendidas 25 peças e a única alternativa que traz consigo um total de 25 peças é a B, marquei direto. Podem ver que nas demais a quantidade de 25 peças não coincide.

    Loooooogo...

  • A alternativa é óbvia, pois somente a soma da B dá 25. Mas vale fazer o cálculo:

    C + B = 25 (caminhas + bermudas)

    40 camisas = 40C

    60 bermudas = 60B

    40C + 60B = 1200 reais

    como são duas incógnitas, monta-se um sistema.

    C + B = 25 * (-40) = -40C - 40B = -1000

    40C + 60B = 1200

    (multipliquei a equação de cima por -40 para que pudesse cortar os valores e chegar a uma incógnita apenas)

    40C + 60B = 1200

    -40C - 40B = -1000

    20B = 2000

    B = 10

    logo, C = 15.


ID
4160338
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na barraca de um vendedor de balões há um balão em formato esférico que possui um número n de estrelinhas desenhadas uniformemente sobre sua superfície. O balão encontra-se preenchido com uma certa quantidade de gás que lhe dá um volume V. Uma criança ao comprar esse balão pede para que o vendedor o encha um pouco mais, fazendo com que o seu volume seja oito vezes maior que o seu volume inicial V. Se inicialmente a densidade de estrelinhas na superfície do balão era d = n/s, onde S é a área da superfície do balão, qual é o novo valor dessa densidade depois que o balão aumenta de volume?

Alternativas
Comentários
  • Vf = 8 Vi ----------- logo, a relação entre os raios deve ser R = 2r

    Si = 4 pi r^2 ------------------ di = n/Si

    Sf = 4(4 pi r^2 ) = 4 Si ------- d f = n/ 4Si ------------ d f = di / 4


ID
4160344
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Joaquim é proprietário de três fazendas de gado de leite. As vacas de Joaquim são selecionadas de tal maneira que cada uma delas produz dez ou quinze litros de leite diariamente. Em todas as três fazendas existem quatro unidades a mais de vacas que produzem 15 litros de leite em relação ao número de vacas que produz 10 litros. Sabendo-se que em cada fazenda de Joaquim há 40 vacas, qual é a produção diária de leite das três fazendas?

Alternativas
Comentários
  • 40 ---18 x10 -180

    22x15 -330

    cada fazenda 510 em três---1530 letra B

  • Não entendi a resolução da questão, por exemplo o número 18 que você colocou. Caso queira explicar detalhadamente agradeço, abraço!

  • Jeferson, trata-se de um simples macete em questões desse tipo.

    veja bem temos duas grandesas 10 e 15 que se referem a leite.

    temos outras grandesa 40 vacas.

    vamos fazer assim...pega o 40 e dividi por 2 (que se refere as duas grandesas)

    fica assim 40/2=20...

    agora temos a constante que a questão nos trouxe "4" vamos pegar ela e dividir por 2...

    4/2=2 esse dois é o que vamos somar e tirar do 20....

    fica assim= 20+2=22 então são as vacas que produzem 15 litros.

    20-2=18 então são as vacas que produzem 10 llitros..

    então em uma fazenda qual vai ser a produção de leite?

    é pegar 15 vacas.22 litros=330 litros

    10 vacas.18 litros=180 litros.

    então em uma fazenda temos 330+180=510.

    em 3fazendas?

    510.3=1530...

    gab:b..

    É DICIFIL! MAIS COM FOCO E PERSERVERANÇA NOSSOS NOMES UM DIA VÃO ESTAR NO DIARIO OFICIAL!

  • (x + 4) + x = 40

    2x = 36

    x = 18

    18 + 4 = 22

    22 * 15 = 330

    18 * 10 = 180

    330 + 180 = 510

    510 * 3 = 1530

  • 1) 40-4=36

    2) 36/2=18

    3) 18+4=22 (total de vacas em cada fazenda que produzem 15 litros de leite)

    4) 22*15*3=990

    5) 18*10*3=540

    6) 990+540=1530 litros de leite

    Gabarito letra B


ID
4160350
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O PHP possui muitos comandos, divididos por categorias, e na categoria de FTP, ou seja, de transferência de arquivos, uma das funções retorna o nome do diretório corrente. Trata-se da função:

Alternativas
Comentários
  • Tentem associar com o comando pwd do linux, pois creio que será de grande de ajuda.

    Gabarito D

  • Consegui responder essa questão fazendo a associação de @fabiando jr.


ID
4160353
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O PHP possui uma variedade de funções para manipulação de documentos em PDF. A partir de versão 5 do PHP, essas funções devem ser chamadas como métodos do objeto PDFlib, sendo que no antigo PHP 4 a sintaxe permanece orientada a funções. Assinale a alternativa que indica o que a função pdf_begin_item representa.

Alternativas

ID
4160356
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

As superfícies têm um papel muito importante na computação gráfica e, de uma maneira geral, são uma generalização das curvas. Uma superfície (como uma curva) pode ser gerada por famílias de conjuntos de pontos; paramétrica ou não paramétrica; ter representação analítica; explícita ou implícita. Uma das superfícies tem a seguinte descrição: “são curvas quadrilaterais com representação similar às superfícies poliedrais com a diferença de serem formadas por superfícies originárias de duas curvas cúbicas”. Assinale a alternativa que apresenta esse tipo de superfície.

Alternativas

ID
4160359
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Uma animação feita por computador pode ser produzida por diversos métodos, sendo que uma das maiores dificuldades do animador é, de fato, escolher qual método utilizará. Sua experiência e facilidade de lidar com determinada ferramenta, certamente, será decisiva para sua escolha. Isso depende muito de cada profissional, e pode ser útil para uns, e para outros nem tanto. A animação pode ser classificada variando de acordo com aspectos considerados. Uma das formas de animação tem a seguinte definição: “uma forma de animação convencional, na qual o animador literalmente desenha quadro a quadro na forma sequencial, partindo de um quadro inicial. Esse tipo de animação permite que novas ideias sejam aplicadas conforme a sequência se desenvolve”. Assinale a alternativa que apresenta essa forma de animação.

Alternativas

ID
4160362
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca da linguagem de programação Java, analise as afirmativas a seguir.


I. Uma List é uma Collection ordenada e não contém elementos duplicados.

II. O método toArray retorna o conteúdo de uma coleção como um array.

III. A interface Comparator fornece um meio de classificar elementos de uma Collection na sua ordem natural.

IV. Uma coleção é um objeto que pode armazenar referências a outros objetos.

V. As classes e interfaces da estrutura de coleções estão no pacote java.util.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
4160365
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O HTML5 introduziu diversos novos tipos de entradas para formulários, e eles têm benefícios duplos: utilizá-los significa um menor tempo no desenvolvimento e uma experiência melhorada de usuário. Esses novos tipos de entrada são, EXCETO:

Alternativas

ID
4160368
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do CSS3, essa nova pseudoclasse que foi introduzida nessa versão, “é desenhada para funcionar quando o elemento selecionado se torna o destino ativo de um link (um identificador de fragmento na URL que aponta para ele)”.

Assinale a alternativa que apresenta essa pseudoclasse.

Alternativas

ID
4160371
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O CSS3 fornece alguns seletores adicionais de substring usando sinais como identificadores. Um dos sinais utilizados é o asterisco “*”. Assinale a alternativa que apresenta o seletor que esse sinal representa.

Alternativas

ID
4160374
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A Internet evoluiu muito e os serviços oferecidos através da Web também sofreram mudanças significativas, ficando mais dinâmicos e atrativos. Uma característica muito interessante é a manipulação de objetos através das transformações. Estas dão a habilidade de manipulações básicas em elementos no espaço. CSS 2D Transforms Module Level 3 e CSS 3D Transforms Module Level 3 são duas especificações distintas para transformações que, combinadas com transições e animações, fornecem ferramentas poderosas para muitas ações. Uma dessas unidades/elementos “inclina o elemento ao longo do eixo X (e, se dois números forem especificados, Y)”. Assinale a alternativa que apresenta essa unidade/elemento.

Alternativas

ID
4160377
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No CorelDraw X7 é permitido o ajuste das cores e tons dos bitmaps. Como exemplo, luminosidade, cores e intensidade de cores podem ser ajustadas, como também substituir cores. As cores e os tons de bitmaps podem ser ajustados automaticamente, fazendo uso do comando Ajuste, ou com a utilização de filtros. Um desses filtros permite adicionar ciano ou vermelho, magenta ou verde e amarelo ou azul aos tons selecionados de um bitmap. Assinale a alternativa que apresenta esse tipo de filtro.

Alternativas

ID
4160380
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No CorelDraw X8, a barra de status exibe informações sobre os objetos selecionados, como, por exemplo, tipo de preenchimento, cor, comandos relevantes etc., e também exibe o modo de cores do documento, assim como o perfil de cores do documento e o status da prova de cor. A barra de status pode ser redimensionada pelo usuário. Assinale a alternativa que apresenta o caminho correto para redimensionar a barra de status.

Alternativas

ID
4160383
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

“No Adobe® Photoshop® CC, ‘os comandos Rotação de Imagem permitem girar ou virar toda uma imagem. Esses comandos não funcionam em camadas individuais ou partes de camadas, demarcadores ou bordas de seleção’. Assim, para girar uma seleção ou camada, deve-se utilizar o comando _____________ ou ____________________.” Assinale a alternativa que apresenta correta e sequencialmente os comandos para girar uma seleção ou camada.

Alternativas
Comentários
  • D - Transformação / Transformação livre


ID
4160386
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No Corel Draw X8, códigos de formatação, como travessão e espaços não separáveis podem ser inseridos. Esses códigos de formatação também são conhecidos como “símbolos” em determinados programas. Acerca dos atalhos de teclado para os códigos de formatação, analise o seguinte: <CTRL> + <SHIFT> + <M>. Assinale a alternativa que indica corretamente o que esse atalho de teclado representa.

Alternativas
Comentários
  • A - Espaço duplo.


ID
4160389
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre o Adobe® Photoshop® CC, analise as afirmativas a seguir.


I. São imagens bitmap que dependem da resolução e são editadas com as ferramentas de pintura ou de seleção.

II. São independentes de resolução e criadas com uma ferramenta de forma ou caneta.


As afirmativas tratam, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • B - Máscaras de camada e máscaras de vetor.


ID
4160392
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de alguns atalhos de controle do Adobe® Photoshop® CC, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. – W:

2. – T:

3. – S:

4. – R:

5. – A:


( ) Como Foto.

( ) Exibir restrição.

( ) Fator de corte.

( ) Correção.

( ) Escala.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Os Atalhos estão todos incorretos.

    W: Ele abre a varinha mágica.

    T: Ferramenta Texto

    S: Carimbo

    R: Rotação

    A: Seleção Direta

  • Meu Deus..

    Questão mais sanatório que já encontrei sobre Photoshop.

  • FALA Q EH A C MAS TA TUDO ERRADO