SóProvas



Prova IFB - 2017 - IFB - Professor - Informática/Redes


ID
2314060
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas afirmativas acerca da Administração Pública Federal, marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
( ) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
( ) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
( ) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    (F) CF/88 - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

     

    (V) CF/88 - Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

     

    (V) CF/88 - Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • olha esse MNEMÔNICO legal que aprendi aqui no QC:

    para adquirir eStabilidade= avaliação eSpecial

     

    o que seria de mim sem a ajuda dos coleguinhas...;)

  • Apesar da ótima explicação do André, ainda tive dúvidas, uma vez que a segunda afirmativa é muito vaga, ou seja, ela não está restringindo se precisa ou não ser transitada em julgado, assim poderia ser aplicado o Art. 92 do Código Penal que diz:

    "Art. 92 - São também efeitos da condenação:
    I - a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo:
    a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública;
    b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos.
    II - a incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado;
    III - a inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso.”

    Segundo Cezar Roberto Bitencourt (BITENCOURT, Cezar Roberto. Código Penal Comentado. Editora Saraiva. 2ª edição. 2004, p. 306.), trilhando este entendimento, assinala que:

    “1.1.2. Correlação entre crime e atividade exercida

    A perda deve restringir-se somente àquele cargo, função ou atividade no exercício do qual praticou o abuso, porque a interdição pressupõe que a ação criminosa tenha sido realizada com abuso de poder ou violação de dever que lhe é inerente”.

    Ainda sim, tem-se com o mesmo pensar, Luiz Regis Prado(PRADO, Luiz Regis. Comentários ao Código Penal. Editora Revista dos Tribunais. 2002. p. 322) evidencia o seguinte precedente do TJ/SP:

    “A perda de cargo público, por violação de dever inerente a ela, necessita ser por crime cometido no exercício dessa função, valendo-se o acusado do cargo para a prática do crime. Vale dizer, deve ser condenado por crime funcional (TJ/SP - AC - rel. Márcio Bonilha - RT 572/297).”

    Em síntese, para ambas as citações, são perceptíveis que no caso da “Sentença Penal Condenatória”, sem entrar nos méritos do transitado em julgado, permanecendo genérico como descreve a questão, caberia o artigo 92, que diz sobre a possibilidade do Servidor Público estável, perder o cargo. Não havendo assim, nenhuma alternativa que se verifique uma sequência para a questão de V ou F.

    Realmente fiquei com dúvidas nesta questão.

  • a questão tá ambígua, tá muito ruim.

    Mas dá para fazer observando as afirmativas (I) e (IV) como flagrantemente falsas.

  • Isso aí não foi anulada não !? O item três tá no mínimo ambíguo Questão horrível
  • Redação péssima da questão.

  • Questão horrível, pulem para próxima!

  • GABARITO: A

    a) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. IMPESSOALIDADE

    b) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória. TRANSITADA EM JULGADO, DENTRE OUTROS CASOS.

    c) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo. CORRETA

    d) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho. NÃO PODERÁ, DEVERÁ.

    e) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário. CORRETA

  • Na primeira existe dois erros. Pois a adm não deve considerar, mas sim obedecer os princípios

  • No último item não há necessidade de aplicação cumulativa das sanções:

    "Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:" 

  • A questão aborda a Administração Pública Federal e solicita que o candidato identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    Falsa. Conforme estabelece o art. 37, caput, da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
    Falsa. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
    Verdadeira. Nos termos do art. 41, § 3º, da Constituição Federal, "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
        
    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
    Falsa. O art, 41, §4º, da Constituição Federal indica que "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.
    Verdadeira. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 37, §4º, da Constituição Federal: "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

    Gabarito do Professor: A
  • Olha lá, já vão os coleguinhas defenderem o indefensável.

    Amigos, digo neste sentido, em razao de que na omissão da avaliaçao, está nao impedirá do servidor adquirir a sua estabilidade. Logo, dizer "podera" em troca de "deverá" não a torna a alternativa incorreta.

  • GABARITO - A

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    L egalidade

    I mpessoalidade

    M oralidade

    P ublicidade

    E ficiência

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.

    Art. 41 - § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.

    Art. 41 - § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.


ID
2314063
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pode-se afirmar, a partir da Lei nº 8112/90:

Alternativas
Comentários
  • E o que dizer sobre este parágrafo?

     

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

  • A - ACADIPRORE >>>> bizu do prof. Evandro do ALFACON

    B- EXONERADO.

    C - exclua a palavra ''condenatória''.

    D- CORRETO.

    E - READAPTAÇÃO.

     

  • questao passa a ideia de que so com a aprovação no estagio probatorio que o servidor podera exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    isso esta errado como o nosso amigo Alysson relatou em seu comentario!

  • Questão incorreta! Servidor no estágio probatório já pode exercer cargo em comissão...

  • ARTIGO 20, § 3°  DA LEI 8.112/90

     

    O SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODERÁ EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO OU FUNÇÕES DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ÓRGÃO OU ENTIDADE DE LOTAÇÃO, 

     

    E SOMENTE PODERÁ SER CEDIDO A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE PARA OCUPAR CARGOS DE NATURESA ESPECIAL, CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO GRUPO-DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO SUPERIORES- DAS, DE NÍVESI 4, 5 E 6

  • Observações: Na questão 02, pede-se para afirmar a partir da Lei 8.112/90, que segundo o gabarito oficial, a questão correta seria a letra “D”, na qual informa o seguinte: “Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação”. No que se refere o sentido dessa afirmativa, o termo “Com”, dá ideia de ser uma condição para o Servidor exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, ser aprovado no estágio probatório. No entanto, no §3º do artigo 20, da referida lei(Lei 8112/90), o servidor poderá exercer e ocupar o que se refere a questão, mesmo não tendo concluído o Estágio Probatório, como citado abaixo:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório... durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo...

    § 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    No entanto, sobre o Estágio Probatório e aquisição da Estabilidade, atualmente, tem entendido o STJ e o STF em suas decisões que para ambos, deve ser de 3(três) anos ou 36(trinta e seis) meses, a fim de coincidir com o período necessário para aquisição da estabilidade, conforme decisão do STF, através do Agravo de Instrumento nº 754.802/2011, que diz o seguinte:

    "Os institutos da estabilidade e do estágio probatório estão necessariamente vinculados, de modo que se lhes aplica o prazo comum de 3 anos. AI 754.802/2011".

    Nesta questão também é perceptível, a ausência de uma afirmativa a partir da Lei nº 8.112/90, como é solicitado no enunciado da questão. Por tanto, não havendo outra questão correta, caso seja entendido a partir do agravo supracitado, o Gabarito deverá ser alterado para a alternativa “A” ou, este agravo não sendo reconhecido, solicitei que fosse anulado a questão. Foi indeferido...

     

  • Continuo a ver que está errada, no entanto, o motivo do indeferimento do recurso abaixo foi:

    Resposta:
    Prezado Candidato,
    Seu recurso foi recebido, porém indeferido pelos motivos que seguem:
    - É necessário o efetivo exercício do servidor para que seja submetido à avaliação.
    - Art. 20 - § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
    - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.
    - A assertiva mantém previsão expressa na Lei 8112. Art. 20. Ao servidor em estágio probatório, também é reservado o exercício.
    - Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
    Att.
    Banca Examinadora

  • Verdade, pois o servidor que apenas tomar posse e não entrar em exercício, não terá como ser avaliado.

    Agora discordo do gabarito ser a letra D, pois para exercer os cargos citados no item não é necessário aprovação no estágio probatório,  mas apenas estar no tal estágio. A restrição só é cabível em caso de o servidor ser cedido.

  • também discordo da D, porque pode exercer cargo em comissão ou chefia mesmo em estágio probatório

     

  • Duas alternativas na minha humilde opinião conferem como certas, sendo a letra A e a C as mais prováveis, pois:

    Na atternativa a, diz:

    Alternativa a) A partir da posse do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

    Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

    Sabe-se que de 24 meses se passou agora para 36 meses, portanto 3 anos.

      Alternativa C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    A alternativa marcada como correta, a letra "D", é a menos certa, pois:

      § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    E logo na letra D, diz:

    "Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação."

    Ou seja, a opção considerada certa inverte o sentido literal do artigo, porque não precisa de aprovação em estágio preobatório para ocupar cargos de função de confiança, durante o o estáfio probatório já é concedida tral prerrogativa.

     

     

  • foi a minha visão tambem já que a letra A e C tambem estão corretas

  • Apesar do entendimento consolidado do STF e STJ sobre o prazo de 36 meses, creio q a questão limitou-se apenas no que diz a lei no seu art. 20, embora esteja desatualizado:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

  • Banca IFB! Estamos esperando a resposta......... o gabarito está obviamente incorreto.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

    Reportar abuso

  • Esta questão está errada, pois o servidor não precisa ser estável para ocupar cargo em comissão, chefia ou assessoramento em órgão ou entidade de lotação. 

  • gabarito está D

    eu acho que seria C

  • ta loko, o concurseiro se mata de estudar e vem uma banquinha dessa e quer enfiar essa resposta pela guela. E ainda mais n se pronuncia, n muda gabarito. Mt nehnehenehem dessas banca fulera

  • Passível de anulacao!

    O artigo 20 da lei 8.112/90 paragrafo 3° estabele:

    " O SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODERA EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSAO OU FUNÇÕES DE DIRECAO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ORGÃO OU ENTIDADE DE LOTACAO ....

  • (Peço vênia para a nosso amigo(a) DD Dan para copiar parte da resposta dada pela banca..)

     

    Assertiva C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    Resposta da banca - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Minha indignação: Em qual momento a Lei, no artigo supracitado, está se referindo a sentença judicial específica ?

  • Concordo. Gabarito errado! Aguardar a confirmação do gabarito final.

     

  • Que danado de questão é essa! afffffffffff

  • O servidor enquanto em ESTÁGIO PROBATÓRIO, em regra, pode exercer qualquer cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento no ÓRGÃO ou ENTIDADE em que TRABALHA ou em outro órgão para os cargos de níveis mais elevados (nível 6, 5 e 4). PORÉM para exercer cargo em comissão em OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE em qualquer outro nível, é necessário já ser ESTÁVEL

  • A inconsistência da letra "A" está no período do Estágio Probatório que, de acordo com a Lei 8.112, será de 24 meses. Ne verdade, o prazo de 3 anos está na CF e não na respectiva lei. Desta forma percebemos que a quatão é categórica ao dispor "a partir da Lei nº 8112/90".!!!!

  • ⇫ questão nojenta ⇧ 〴⋋_⋌〵

    ✍ Marquei C pelos seguintes motivos:

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    A LETRA C está "+ CORRETA", visto que a QUESTÃO NÃO RESTRINGIU, ou seja, não usou "SOMENTE", ele perde sim o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado, além de outras sentenças judiciais transitadas em julgado.

    D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    VEJA que a LETRA D ESCREVE O CONTRÁRIO DO QUE ESTÁ NA LEI quanto ao exercício de certos cargos e funções, enquanto a lei diz explicitamente que podem ser exercidos por servidores durante o estágio probatório.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     ಠ╭╮ಠ

  • Prestei esse concurso. O mais difícil que já vi. Foda demais!

  • caberia muitos recursos! questão anulada!

  • a) E. No estágio probatório são avaliados cinco fatores. Para lembrar de cada um deles use o mneumônico: P-A-D-R-I:
    1 - Produvidade
    2 - Assiduidade
    3 - Disciplina
    4 - Responsabilidade
    5 - Capacidade de Iniciativa.
    Cuidado: Na Lei 8.112/1990 segundo o artigo 20 o prazo é de 24 meses, enquanto o STF entende que o prazo é de 36 meses.
    b) E. Será exonerado assim como o servidor que não entra em exercício no prazo legal.
    c) E. Nos termos da Lei 8.112/1990 não há a palavra 'condenatória' e sim sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar.
    d) E. C Artigo 20 §3º.
    e) E. O nome disso é readaptação e não aproveitamento.

  • ignorem esse lixo de questão... 

    pelo criterio da letra D, as alternativas A e C também estão corretas... 

  • Ué DDan, pela resposta da banca o gabarito seria C!!

  • Correta Letra C. 

     

    Letra D totalmente errada, uma vez que durante o EP poderá exercer cargos em comissão , função de direção , chefia , assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

    Banca LIXOOO

  •  a)  A partir do EXERCÍCIO do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

  • Acredito que a assertiva C esteja incompleta porque o servidor pode ser demitido também via processo administrativo disciplinar.
  • A- Com o exercício, o servidor estará sujeito e estagio probatório de 24 MESES porque a questão diz pra usar como base a lei 8112/90 e não outras

    B - o servidor não aprovado em estagio probaatório será EXONERADO!!

    C-não é senteça condenatoria é senteça judicial

    D - O SERVIDOR PODE EXERCER QUAIS DESSES CARGOS COM A APROVAÇÃO OU DURANTE O ESTAGIO PROBATORIO ELE NÃO LIMITOU NA QUESTÃO( PEGADINHA)

    E- é READAPTAÇÃO

  • O ESTÁGIO PROBATÓRIO TEERÁ DURAÇÃO DE 36 MESES (3 ANO), E NÃO DE 24 MESES.....CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES POSTADAS...PODE PREJUDICAR ALGUÉM.

  • Golpe baixo

  • A banca ou quem concorde com a mesma poderá fazer qualquer tipo de malabarismo exegético possível para tentar justicar a letra D, mas, ao meu ver, isso é impossível, porquanto não há margem para que ocorra nenhum tipo de interpretação senão a pura e simples gramatical/literal.

    At. 20"§ 3o "O servidor EM (durante) ESTÁGIO PROBATÓRIO poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação". Em outras palavras, NÃO É NECESSÁRIO CONCLUI-LO!

  •  

            § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

     

     

    Este é o inciso.

  • Típica questão "burra" e mal elaborada que tenta induzir o candidato ao erro, e certamente produzida por quem não entende a legislação! 

  • Boa sorte aos que estão se dedicando aos estudos.

    A) O estágio probatório conta a partir do exercício e não da posse;

    B) O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO e não demitido (demissão é punissão no serviço público);

    C) O servidor perde a estabilidade por meio de sentença judicial transitada em julgado ou PAD (não existe condenatória)

    D) certa. 8112 - o servidor em estágio probatório pode exercer qualquer cargo (a questão está confusa, mas não fala que só com a aprovação, com a aprovação ele também pode exercer) Acredito que seria possível anular, mas não tenho certeza.

    E) Trata de READAPTAÇÂO e não de aproveitamento.

     

  • Questão mal elaborada! Cabe recurso!

    Na letra C, apesar de estar incompleta, o servidor também pode vir a perder o cargo por sentença judicial condenatória transitado em julgado. 

    A D está errada, pois pela literalidade da Lei "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes," E o entendimento da alternativa o servidor, para assumir cargo em comissão, TEM que ser aprovado em estágio probatório

     

     

  • A alternativa D diz que eu só posso ter um cargo comissionado após garantir a estabilidade e isso não é verdade. Aff! Cacete! 

  • Questao horrorosa! 

  • Vá pro inferno o examinador desta banca safada!

  • o servidor perderá o cargo em virtude de sentença condenatória transitada em julgado
    em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor perderá o cargo
    perderá o cargo, em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor

     

     

  • Questão hiper confusa...!!! E errônea...

  • ALTERNATIVA CORRETA DADA PELA BANCA: D !

    .

    A questão deveria ter sido anulada! BANCA LIXO!

    .

    A alternativa C está correta, haja vista que, se o servidor for condenado em sentença transitada em julgado, ele perderá o cargo. A alternativa não diz que ele APENAS perderá o cargo se houver sentença transitada em julgado, ela apenas diz que nessa hipótese ele perderá o cargo. 

    .

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    .

    A resposta da banca aos recursos foi que a sentença que acarreta a perda do cargo é a penal condenatória e não qualquer sentença.

    .

    Questionamento: Em que parte da literalidade do artigo há a determinação de que a sentença que gera a perda do cargo seja a penal condenatória?

    .

    Alternativa D totalmente errada, uma vez que, durante o estágio probatório, o servidor poderá exercer cargos em comissão, função de direção, chefia, assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

  • questão totalmente errada

  • questão certa é a letra "C"

  • QCONCURSOS, favor excluir esta questão, que é no mínimo estranha e mal formulada.

  • Essa questao se nao foi anulada, deveria. Esta mal formulada, há duplas respostas, embora incompletas. E o gabarito correto jamais pode ser "D".

  • QUERO INFORMAR QUE UM SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODE ASSUMIR CARGO EM COMISSAO NAO HA VEDACAO QUANTO A ISSO

  • A letra D está incorreta, pois de acordo com a lei, no art. 20, §3º, diz que o servidor em estágio probatório e na alternativa fala, com a aprovação no estágio probatório.... no meu ver a alternativa mais correta seria a letra C, embora na lei não fala em sentença judicial CONDENATÓRIA transitada em julgado, conforme a alternativa, mas somente em sentença judicial transitada em julgado (art. 22 da lei).

  • No meu ponto de vista não temos alternativa correta, pois tem respostas erradas e outras incompletas.

    Não seria o caso de anular?!

  • Teria que ser anulada!

     

    Art. 20 § 3o O servidor EM estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                    

  • Já é a segunda questão estranha que encontro dessa banca nessa prova. Os examinadores que a fizeram não regulam bem da cabeça. Todas as alternativas foram feitas de modo bobo, idiota, com a finalidade mais de confundir do que selecionar o candidato com maior conhecimento.

     

    Segue o fluxo, vamos para a próxima.

  • antonio,

    eu marquei C.

    mas acho que o erro é:

     servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

  • Quanto à alternativa d), talvez a questão seja mais de língua portuguesa do que de direito administrativo. É possível que a banca tenha considerado que não se trata de uma oração adjetiva restritiva ("somente com a aprovação em estágio probatório será possível exercer cargo em comissão), mas sim uma oração com a ordem inversa, o que obriga o uso da vírgula no início da oração. Assim, é possível o exercício de cargo em comissão depois de ter sido aprovado no estágio probatório, bem como é possível o exercício de cargo em comissão antes de ter sido aprovado em estágio probatório.

  • É impressão minha, ou as questões mais confusas não são comentadas pelos professores do QCONCURSOS? Alô, QCONCURSOS, nós pagamos assinatura!

  • É a partir da entrada em exercício, que ocorre num prazo máximo de 15 dias após a posse.

  • Nossa, vc estuda estuda e estuda pra depois ver uma questão dessa e errar por devaneio de banca

  • Acredito que essa questão deve ter sido anulada, pois a alternativa C não está errada apesar de não haver menção ao PAD e apenas a setença condenátoria transitada em julgado.

  • O GABARITO CORRETO É C

  • O cara estuda que nem um condenado pra ver uma palhaçada dessa banca lixo.

  •  § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Isso não é questão, é a tradução do "pé na bunda" dos candidatos 

  • O Examinador estava em outro mundo nessa hora, ademais, a Lei 8112 fala que são 24 meses, se é a partir do texto da Lei, como a questão pede, é a questão passível de anulação, e se não fosse anulada poderia-se entrar com um mandato de injunção. 

  • Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado. 

    Acredito eu que a intenção da banca foi analizar o senso de atenção para com os candidatos, fiquei pasmo tbm com esta questão... Marquei a Letra C, mas olhe o que encontrei à respeito de tal.... Somente esta palavrinha " ESTÁVEL "

  • Banca lixo, resposta certa ITEM C: 

     

    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • A - Errada, pois:

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo,

    B - Errada, pois:

      § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    C - Errada, pois:

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    D - Certa, pois:

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    Depois de aprovado no estágio probatório, ele poderá exercer qualquer tipo de cargo, sem a necessidade de ser exclusivamente no seu órgão.

    E - Errada, pois:

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Banca maluca!

  • Questão confusa sou servidor federal e já vivi isso na PRATICA, antes de concluir o meu estágio probatório já no 1 ano de trabalho eu tive uma função gratificada (FG) fui chefe do setor que eu trabalhava durante todo o resto do meu estágio probatório. Inclusive eu tinha subordinados dentro da minha chefia que também estavam em estágio probatório então nessa época eu estava sendo avaliado mais também eu tinha que avaliar o estágio dos meus subordinados ! A forma como eles apresentaram essa questão induziu o erro de muitos.

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.          

    § 1 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.        

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.          

    § 4  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.           

    § 5  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.     

  • A questão aborda a Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Errada. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos. Ressalte-se que o início da contagem do tempo de estágio probatório ocorre com o início do exercício e não com a posse.

    Alternativa "b": Errada. Conforme estabelece o art. 20, § 2o, da Lei 8.112/90, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29 da mesma lei.

    Alternativa "c": Errada. O art. 22 da Lei 8.112/90 dispõe que "O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa".
    Por oportuno, cabe destacar que as hipóteses indicadas acima não são as únicas de perda do cargo. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    Alternativa "d": Correta. Nos termos do art. 20, § 3o, da Lei 8.112/90, "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes".  

    Alternativa "e": Errada. O art. 24, caput, da Lei 8.112/90 estabelece que  "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    Gabarito do Professor: D

  • caberia recurso

  • Achei q seria a A pq o estágio probatório é realmente 36 meses ou seja 3 anos.

  • Na minha concepção seria a alternativa C... tá muito complicado seguir assim...

  • D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. Mt estranha ser essa correta porque não precisa ser aprovado no estágio Probatório pra exercer cargos em comissão, direção, chefia...

  • O servidor não está sujeito ao estágio probatório, ele é obrigado a passar por ele. Esse é o erro da letra A.

  • o erro da A esta em dizer que o estagio probatório inicia-se a partir da posse. sendo que, o correto é A PARTIR DO EXERCICIO:

    Art. 20. AO ENTRAR EM EXERCÍCIO, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a ESTÁGIO PROBATÓRIO por período de 36 MESES

  • Pessoal, a questão está muito mal redigida! No entanto, a D realmente está correta.

    A regra é que o servidor em E.P exerce qualquer CC no seu órgão e, em órgão diferente, apenas se for DAS 4,5 ou 6.

    Eu lembrei disso e mesmo assim errei a questão porque pensei: "para o órgão de lotação, não é necessário esperar acabar o EP pra poder assumir qualquer CC".

    .

    Porém, "com a aprovação do E.P" é o mesmo que "após o E.P". Reflitam:

    Antes de terminar o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

    Após o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

  • Pedro Henrique, acredito que alternativa C esteja errada porque o cargo não é comissionado, e sim efetivo. Além disso, o servidor estará submetido ao cargo prestado o concurso, e não "qualquer" um.

  • Alternativa D não está mal formulada, está totalmente errada!

    Ela diz que é "dentro do órgão ou entidade de lotação"!

    O servidor em estágio probatório PODE SIM exercer cargo em comissão ou função gratificada dentro do órgão de lotação!

    Parem de ficar fazendo ilações sobre as assertivas quando elas estão notoriamente erradas!

    Questão que poderia ser anulada!

  • A professora escreveu nada com nada na explicação dela sobre a alternativa D.

    Dá pra ver que ela não tá nem aí para o que os usuários do site estão aprendendo.

  • A letra D está errada porque o servidor não precisa ser aprovado no estágio probatório para poder assumir função de confiança, ou seja, cargo ou função comissionado de direção, chefia e acessoramento.

    A alternativa correta seria a C, pois o servidor poderá perder o cargo por SJTJ, PAD e má desempenho.


ID
2314066
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional dos Institutos Federais, prevista na Lei nº 11.892/08, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art. 13. Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais ..

    B) Art 11§ 2° A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    C) Docentes

    D) Correto. Art. 9° Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    E) Colégio de Dirigentes  (Consultivo)
    Conselho Superior (Consultivo e Deliberativo)

     

  • Art. 12. da Lei nº 11.892/08

    Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    § 1º Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 
    I - possuir o título de doutor; ou 
    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. 
    § 2º O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 

  • não entendi o erro da A. Quem adm o IF ñ é o reitor?

  • Questão D 

    Não há instituto federal com um só campus, a sua estrutura é multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades. Cada campus, independente do endereço ou data de criação da instituição que lhe deu origem, possui as mesmas atribuições e prerrogativas, condição que não pode servir a uma atuação não sistêmica, mas ao contrário, a medida do trabalho da instituição – ou o cumprimentos de objetivos e metas  é o resultado do todo. 

  • A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo.

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior

  • Para que a letra E esteja totalmente errada,deveria está imposta na questão "apenas consultiva" .Sabendo que ambas são classificadas como consultiva.

  • Resposta: Letra D

    a) A administração do Instituto Federal é do Reitor.

    Errado - Art. 13, Lei nº 11.892/08 -  Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    b) A Reitoria do Instituto Federal deve ser instalada em local distinto dos seus campi, na capital do estado.

    Errado – Art. 11, § 2º, Lei nº 11.892/08 -  A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    c) Poderá se candidatar ao cargo de Reitor do Instituto Federal qualquer um dos servidores estáveis da autarquia que tenha pelo menos cinco anos de efetivo exercício e que possua o título de doutor.

    Errado – Art, 12, § 1º, Lei nº 11.892/08 - Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: I - possuir o título de doutor; ou II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    d) O Instituto Federal é organizado multicampi, sendo que, no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios dos servidores, a proposta orçamentária anual não é identificada por campus.

    Correto – Art. 9º, Lei nº 11.892/08 - Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    e) O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior são órgãos consultivos do Reitor.

    Errado – Art. 10, §2º, Lei nº 11.892/08 - O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    Art. 10, §3º, Lei nº 11.892/08 - O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

  • Típica questão na qual a banca estabelece como correta de acordo com sua vontade...

  • Que questãozinha sacana hein!

  • A adm dos IFF's é realizada pelo Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. A PRESIDÊNCIA de ambos é realizada pelo Reitor!  > Para não confundir! 

  • Estela Nunes

    "A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo."

     

    até ai tudo certo, mas os dois não são em função do reitor, conselho superior, seria dos representantes... caso eu esteja errado, me corrija.

  • QUESTÃO MALVADA DEMAIS;...

  • Na primeira tentativa, eu errei também, porque as respostas demandam profundo conhecimento do aparato legal. Para ajudar, seguem os dispositivos relacionados a cada item da questão.

    (a) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. 

    (b) Art. 11/ § 2o A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    (c) Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnicoadministrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.  (Regulamento)

    § 1o Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    (d) Art. 9o Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    (e) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo DiretorGeral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    § 4o O estatuto do Instituto Federal disporá sobre a estruturação, as competências e as normas de funcionamento do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior.


ID
2314069
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 11.892/08, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art 7°, VI, c:  cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

    B) Art 7°, VI, a: de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.

    C) Finalidade,  Art.6°, I.

    D) Corrteto, Art 8° 

    E) Art 6° VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

  • Art. 8o  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior:  

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

     

     

     

  • a) forma profissionais para os diferentes setores da economia

    b) não existe este objetivo

    c) não existe este objetivo

    d) verdadeira. 50% das vagas aos cursos técnicos integrados

    e) não existe este objetivo

  • Institutos Federais:

    mínimo 50% vagas para ensino médio técnico integrado

    mínimo 20% para cursos de licenciatura + programas de formação pedagógica

  • O Instituto Federal deve garantir no mínimo 50% para o ensino médio PRIORITARIAMENTE  na modalidade integrado

    Não é EXCLUSIVAMENTE integrado, cuidado.

  • Resposta: Letra D

    Art. 8º, Lei nº 11.892/08 -  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.

     

    50 % - Art. 7º, I, Lei nº 11.892/08 - Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    20 % - Art. 7º, VI, b, Lei nº 11.892/08 - VI - Ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 6º No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, em cada exercício, deverá garantir  o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, e o mínimo de 20% (vinte por cento) das vagas para cursos de licenciatura e/ou programas especiais de formação pedagógica, ressalvado o caso previsto no § 2º do art. 8º da Lei nº. 11.892/2008

    Revisão Publicada no Diário Oficial da União em 24 de março de 2017. Publicado do boletim de serviço edição especial de março de 2017

     

  • Prioritariamente

  • Art. 8 No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7 desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7.

    Art. 7 Observadas as finalidades e características definidas no art. 6 desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

  • Gab: D

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei [...]

    Art. 7o Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;


ID
2314072
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos níveis e modalidades de educação e ensino, previstos na Lei nº 9394/96, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

  • A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

     

    RESPOSTA LETRA C

  • educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Dos 4 aos 17 anos. Educação infantil dos 4 aos 6 anos de idade. Ensino Fundamental duração de 9 anos e Ensino médio duração de, pelo menos, 3 anos.

     

    Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. LETRA D

     

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

     

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. LETRA C

     

    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. LETRA E

  • mas, a letar Dnao esta correta or que? sendo que o artigo 22 diz justamente isso.

  • A letra c também não está incompleta? Não entendi essa questão.

  •  c) A escola poderá reclassificar os alunos tendo como base as normas curriculares gerais.

  • a pergunta fala de niveis e modalidades e nao de processo avaliativo

    e nao de v

  • nula todas as resostas tem erro

     

  • Cabível de recurso.

  • Lei 9394/96 - LDB

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular
    de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por
    forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos
    situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    RESPOSTA CORRETA LETRA "C"


ID
2322940
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Segundo Kurose (2013), “técnicas criptográficas permitem que um remetente disfarce os dados de modo que um intruso não consiga obter nenhuma informação dos dados interceptados”.
Sobre técnicas e algoritmos de criptografia, afirma-se que:
I) a criptografia de chave simétrica usa apenas uma chave.
II) os algoritmos de criptografia desconhecidos aumentam a segurança.
III) as chaves pública e privada derivam uma da outra.
IV) a chave privada é conhecida apenas do destinatário.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Fala galera, não tenho o livro do Kurose para verificar esta questão, mas encontrei algumas dúvidas sobre o gabarito. Se alguém puder colaborar para sanar as dúvidas agradeço. Segue abaixo:

     

    I) a criptografia de chave simétrica usa apenas uma chave. (Quanto a isso nenhuma dúvida - CORRETA)

     

    II) os algoritmos de criptografia desconhecidos aumentam a segurança. (De acordo com as bibliografias consagradas, o princípio de Kerckhoffs diz que a segurança de um sistema criptográfico deve se basear na chave e não no algoritmo criptográfico - ERRADA)

     

    III) as chaves pública e privada derivam uma da outra. (Essa assertiva não está completamente errada, pois na criptografia assimétrica as chaves privada e pública são relacionadas e obtidas através de cálculos matemáticos complexos. A meu ver esta assertiva seria a "menos errada" em relação as demais, ela só foi mal escrita e nos leva a entender que uma chave gera a outra indefinidamente - CORRETA)

     

    IV) a chave privada é conhecida apenas do destinatário. (Aqui recaiu meu questionamento...como a chave privada pode ser "conhecida apenas do DESTINATÁRIO"? Não deveria ser "conhecida apenas do REMETENTE"? Se falarmos de criptografia de chave simétrica ainda assim a assertiva estaria incorreta, pois ambos, o remetente e o destinatário, deveriam conhecer a chave para encriptação e decriptação. Já se falarmos de criptografia de chave assimétrica a assertiva também estaria incoerente, pois o destinatário não deve nem precisa conhecer a chave privada do remetente, somente a pública, ou seja, a chave privada é de conhecimento único de cada comunicante - ERRADA)

     

    Diante disso meu gabarito ficou sem resposta, pois considerei as assertivas I e III como as corretas. Usando a eliminação e o chute acabei acertando, mesmo não concordando. Se alguém puder ajudar a esclarecer agradeço! Fiquem a vontadade para me corrigir em qualquer incoerencia que eu tenha cometido.

     

    Abraços e bom estudo!

  • Madruga Loki,

     

    Seu relatório foi bom, também achei essa questão meio confusa.

     

    I - Realmente, nenhuma dúvida - correta.

     

    II - Essa eu ainda não vi nada a respeito, nem vou aprofundar muito no mérito. Considerei errada porque, se o algoritmo é desconhecido, teoricamente, não dá para saber seu funcionamento por completo, o que seria uma insegurança - incorreta.

     

    III - As chaves pública e privada são geradas aos pares, sendo que uma é relacionada à outra. Na minha opinião - correta.

     

    IV - Essa, realmente, não faz sentido. Na verdade, a chave privada é como se fosse uma senha, é pessoal e não deve ser publicada. Ou seja, o remetente tem sua chave privada, e o destinatário também tem a sua. Acredito que o mais correto seria "a chave privada é conhecida apenas do dono", ou algo nesse sentido - incorreta.

     

    Como resultado, minha opinião é que são corretas I e III.

  • I) Ítem correto, não há o que discutir.

     

    II) Se o algoritmo é desconhecido então não é possível afirmar se ele é seguro ou não, assim como os parametros ou métodos que ele usa para prover a segurança da informação. Alternativa incorreta.

     

    III) Essa afirmativa é confusa, pois na geração das chaves temos a fórmula de que n = p.q. E ao fim desta vemos que o p compõe parte da chave pública e o n.q compõe parte da chave privada. Talvez a banca tenha usado o termo "derivar' com a intenção de "se você possui a chave privada então é possível obter a chave pública", então tomando por base esse raciocínio a alternativa está incorreta sim.

     

    IV) Este caso se trata de criptografia assimétrica, uma vez que o conceito de chave privada é exclusivo desse tipo de criptografia. A criptografia simétrica também é conhecida como criptografia de chave única, de sessão ou de chave secreta.

     

    O enunciado está falando sobre a criptografia de chave pública. Nesse caso, a assertiva é correta, uma vez que que o remetente A irá cifrar a mensagem com a chave pública do destinatário B, e somente o destinatário B possui posse de sua chave privada necessária para decifrar a mensagem enviada por A.

     

    Dessa forma, considero corretas a afirmativas I e IV.

    Gabarito: A

  • IV - no caso de criptografia assimétrica a decifração da mensagem é feita com a chave privada do destinatário.Nesse caso está correto mesmo.

  • III - As chaves pública/privada é gerada a partir de números aleatórios, que vão ser descartados mais tarde. A criptografia só é possivel pois existe um relacionamento matemático entre estas chaves geradas por estes números aleatórios e pelos cálculos para encontrar estas chaves.ERRADA!

  • Alternativa correta: A. 

     

    I - CORRETA;


    II - ERRADA: os algoritmos precisam ser conhecidos para terem sua eficácia comprovada. É justamente o estudo dos algoritmos que permitiu que suas falhas fossem descobertas;


    III - ERRADA: as chaves derivam do algoritmo de criptografia, apenas RELACIONANDO-SE uma com a outra;


    IV - CERTO: fiquem espertos. Quando você manda uma mensagem para alguém usando criptografia assimétrica, esse alguém é o destinatário, e a  chave privada somente ele conhece. Quando ele responde, você é o destinatário, e somente você conhece a chave privada. 

  • A alternativa I é contestável. Apesar de a literatura dizer que criptografia simétrica possui chave única, existem bancas que consideram a possibilidade de chaves distintas, desde que uma possa ser obtida a partir da outra. Vejam a questão Q792287.

     

    O gabarito dessa questão é polêmico. Não vejo a alternativa IV como correta, visto que o princípio da autenticidade pode ser implementado com chaves assimétricas, funcionando com o remetente utilizando chave privada e o destinatário utilizando a chave pública

  • Senhores, já existem diversas questões que dizem que o algoritmo simétrico pode ter duas chaves, desde que uma seja facilmente dedutível da outra.

    fonte: professor Gustavo Vilar

  • Questão bem errada, em criptografia simétrica pode sim ter mais de 1 chave, o próprio Stallings fala a respeito.


ID
2322946
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre um registro de recurso (RR) DNS, afirma-se que:
I) o TTL determina a quantidade de roteadores pelos quais a consulta poderá passar antes de expirar.
II) o tipo CNAME fornece um nome alternativo para outra entrada DNS.
III) o tipo MX fornece o nome do hospedeiro, dado seu endereço IP.
IV) o tipo SOA define parâmetros de autoridade para determinada zona DNS.
V) o tipo NS fornece o nome do servidor de domínio.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D. 

     

    I) ERRADA: Quando se fala em DNS, TTL é o tempo (em segundos) que uma consulta é válida antes de ser necessário realizar outra;

    II) CORRETO: CNAME = "apelido", ou seja, um nome alternativo;

    III) ERRADO: MX = mail exchange (servidor de e-mails)

    IV) CORRETO: SOA = responsável por respostas autoritárias do domínio

    V) CORRETO: NS = especifica servidores DNS para o domínio

  • Letra D

    Apenas para reforçar o comentário do Luis.

    O DNS está descrito na RFC 1035. Veja abaixo a interpretação do TTL, o que justifica, de fato, a I está errada.


    TTL - a 32 bit signed integer that specifies the time interval that the resource record may be cached before the source of the information should again be consulted.  Zero values are interpreted to mean that the RR can only be used for the transaction in progress, and should not be cached.  For example, SOA records are always distributed with a zero TTL to prohibit caching.  Zero values can also be used for extremely volatile data.
    Both the TTL data for RRs and the timing data for refreshing activities depends on 32 bit timers in units of seconds. Inside the database, refresh timers and TTLs for cached data conceptually "count down", while
    data in the zone stays with constant TTLs.

     


ID
2322949
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Segundo Tanenbaum (2011), a camada de aplicação do modelo TCP/IP contém uma série de protocolos comumente necessários para os usuários. Analisando as listas de protocolos abaixo, assinale aquela que contém APENAS protocolos da Camada de Aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ser anulada: Hyper Text Transfer Protocol; Simple Network Management Protocol; File Transfer Protocol também são protocolos da Camada de Aplicação.

  • Questão com duas respostas corretas:

    C e E


ID
2322952
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

“Para determinar os nomes e endereços de roteadores entre origem e destino, o ____ envia uma série de datagramas ICMP comuns ao destino” (Adaptado de Kurose, 2013).
Dentre as ferramentas de diagnóstico listadas abaixo, assinale a alternativa que melhor completa o texto.

Alternativas
Comentários
  • Falou de traçar rotas entre ROTEadores é traceROUTe

  • Letra D) "Outra ferramenta muito utilizada é o Traceroute ou Tracert. São equivalentes, porém, o primeiro é utilizado em ambientes linux e IOS e o segundo em ambientes Windows. Possui como característica o fato de traçar a rota de um pacote na rede, uma vez que todos os nós entre origem e destino são mapeados."

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  • traceroute é Linux
    tracert é Windows

  • Sobre o traceroute:

    TRACEROUTE --> comando dado para saber qual o caminho que determinado pacote faz na rede até chegar ao destinatário, sabendo inclusive os endereços IP ao longo do caminho. 

    Ele lista as rotas tomadas por um pacote IP até uma rede remota.

    Traceroute, é ferramenta que permite observar a trajetória de um pacote de dados até um determinado host, permitindo então a detecção de possíveis problemas de roteamento. Portanto, faz a detecção de possíveis problemas de roteamento.

    TRACEROUTE --> lista todos os roteadores, e ve quantos ‘’hops’’ passou a informação ate chagar no pc de destino (ex passou por 1 roteador 1 hop)


ID
2322955
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Protocolo de Transferência de Hiper Texto (HTTP) é usado para acessar dados na Web
(Fourouzan, 2008) e, na sua versão 1.1:
I) usa métodos de solicitação em formato ASCII.
II) permite que uma conexão se mantenha aberta para tratar futuras solicitações.
III) encapsula as mensagens em cabeçalhos tipo MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions)
IV) está associado à porta 80 do protocolo TCP, por padrão.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A grande maioria, inclusive eu, errou por causa da afirmativa III.

    III) encapsula as mensagens em cabeçalhos tipo MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) - CORRETA

             Embora originalmente definido por MIME e-mail, o cabeçalho conteúdo-tipo e o tipo MIME de registro é reutilizado em outros protocolos de Internet, como HTTP.

  • Tropeçamos juntos. Também errei por conta da afirmativa III.

     

    Gabarito: E


ID
2322958
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Determinada organização abre uma filial e o gerente da rede de dados precisa apresentar uma solução que contemple a administração dos endereços IP dessa nova rede, usando o protocolo DHCP (Protocolo Dinâmico de Configuração de Hospedeiros), considerando as seguintes premissas:
I) a sede da empresa possui um servidor DHCP;
II) a equipe de administração dos servidores é reduzida;
III) o gerente foi avisado de que não seria possível contratar mais profissionais;
IV) as máquinas de ambas as redes físicas devem pertencer à mesma rede lógica.

Sua proposta é configurar manualmente cada um dos hospedeiros com endereços estáticos.
Assinale a opção que traz a melhor análise para a decisão do gerente, considerando métricas de escalabilidade e simplicidade na administração da rede.

Alternativas
Comentários
  • O componente do Agente de Retransmissão DHCP retransmite mensagens DHCP entre os clientes DHCP e os servidores DHCP em diferentes redes IP. Devido ao fato do DHCP ser um protocolo baseado em difusão, por padrão, seus pacotes não passam através de roteadores. Um agente de retransmissão DHCP recebe quaisquer difusões DHCP na sub-rede e encaminha todos eles para os endereços IP especificados, em uma sub-rede diferente

     

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd469685(v=ws.11).aspx

  • mANDOU MUITO BEM NA EXPLICAÇÃO PEDREIRO!

    Marquei a C, mas o firewall n controla nada, só libera o trafego.


ID
2322961
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ao ler o manual de um roteador, o administrador da rede local verifica que o equipamento possui suporte à tradução de endereços de rede (em inglês, NAT). Assinale a alternativa que descreva a funcionalidade apontada no manual do roteador.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D. 

     

    O NAT faz a tradução de IP Privado para IP Público. Sendo assim, os equipamentos de dentro de uma rede podem comunicar com equipamentos de fora da rede utilizando um IP Público. 

     

    A questão que mais se adapta nessa descrição é a letra D. 

     


ID
2322964
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Define-se sistema autônomo (AS) como um conjunto de roteadores sob o mesmo controle administrativo e que rodam o mesmo protocolo de roteamento (Kurose, 2013). Para simular o funcionamento de um AS, os alunos do curso de redes devem escolher quais dos protocolos de roteamento abaixo são internos, ou seja, característicos de sistemas autônomos.
Assinale a alternativa que possui APENAS protocolos de roteamento internos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    RIP (Routing Information Protocol) e OSPF (Open Shortest Path First) são protocolos de roteamento intradomínio.

     

    BGP (Border Gateway Protocol) é interdomínio.

     

  • Gabarito C

    Intra-AS - RIP e OSPF

    Intre-AS - BGP

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2322967
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Como parte da estratégia para transmitir segmentos de forma confiável, o Transmission Control Protocol (TCP) implementa o conceito de janela deslizante. Sobre a janela deslizante de transmissão e de recepção, afirma-se que:
I) o tamanho máximo da janela é 2m, onde m é o número de bits do campo número de sequência.
II) uma parte da janela de transmissão reserva os números de sequência ainda não confirmados.
III) uma parte da janela de transmissão reserva os números de sequência que podem ser enviados.
IV) a janela de recepção muda de posição a cada segmento recebido.
V) o receptor descarta o segmento corrompido e recebe os seguintes normalmente.
Assinale a alternativa que possui apenas afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I) o tamanho máximo da janela é 2m, onde m é o número de bits do campo número de sequência. 
    II) uma parte da janela de transmissão reserva os números de sequência ainda não confirmados. (CORRETA) os quadros que já foram enviados precisam estar em buffer caso precisem ser reenviado
    III) uma parte da janela de transmissão reserva os números de sequência que podem ser enviados. (CORRETA) o transmissor mantém um conjunto de números de seqüência que indicam os quadros, reunidos na janela de transmissão, que este pode enviar.
    IV) a janela de recepção muda de posição a cada segmento recebido.(CORRETA) o receptor mantém uma janela de recepção correspondente aos dados aptos a serem aceitos. Logo, sempre muda de posição (tamanho).
    V) o receptor descarta o segmento corrompido e recebe os seguintes normalmente. (ERRADA) os segmentos corrompidos devem ser reenviados até a sua confirmação.

  • Letra B.

     

    I) o tamanho máximo da janela é 2m, onde m é o número de bits do campo número de sequência.
    Errado. "A janela de transmissão é um retângulo imaginário cobrindo os números de seqüência dos frames de dados que podem se encontrar em trânsito. Em cada posição da janela, alguns desses números de seqüência definem os frames que foram enviados; outros definem aqueles que podem ser ainda enviados. O tamanho máximo da janela é 2m – 1, onde m é o número de bits."

    Fonte: pág. 326 Forouzan_Comunicação_de_Dados_4ªEdição;

     

    II) uma parte da janela de transmissão reserva os números de sequência ainda não confirmados.
    Certo.

     

    III) uma parte da janela de transmissão reserva os números de sequência que podem ser enviados.
    Certo.

     

    IV) a janela de recepção muda de posição a cada segmento recebido.
    Certo.

     

    V) o receptor descarta o segmento corrompido e recebe os seguintes normalmente.
    Errado. "O receptor envia uma confirmação positiva se um frame tiver chegado intacto e na ordem. Se um frame for corrompido ou recebido fora de ordem, o receptor permanece em silêncio e descarta todos os frames seguintes até receber aquele que está aguardando.

    Fonte: pág. 326 - Forouzan_Comunicação_de_Dados_4ªEdição.

  • Interessante é que existem várias implementações de Janelas Deslizantes e na implementação chamada Retransmissao Seletiva, ocorre o que está listado no item V, logo, nao se pode afirmar que ele está errado. Estaria errado se NENHUMA implementação contemplasse essa situação.


    Segue fonte: https://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_tcp_e_protocolos_de_janelas_deslizantes.php


ID
2322973
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É notório que a quantidade de dispositivos que dependem de endereços IP para se conectar à internet é maior do que a quantidade desses endereços disponíveis. Só no Brasil são aproximadamente 0,84 smartphones por habitante, fora computadores, tablets e notebooks, que também precisam de IPs para se conectar. Para resolver esse problema foi desenvolvido o IPng, que prevê 2128 endereços. Acontece que toda a base instalada de computadores ainda usa o IPv4, mas foram desenvolvidas estratégias para a migração. Associe o nome da estratégia com sua definição.
I) Pilha Dupla
II) Tunelamento
III) Tradução

( ) Estratégia usada quando transmissor implementa IPng e receptor não.
( ) Estratégia que implementa ambos os protocolos. Solução indicada para o cenário em que poucos hosts tenham suporte IPng.
( ) Estratégia usada quando pacotes IPng devem passar segmentos de rede que não implementam esse protocolo.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • IPng = IPv6


ID
2322979
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um desenvolvedor de sistemas deseja implementar um software capaz de transmitir arquivos entre hosts. O protocolo da pilha TCP/IP que melhor realiza essa tarefa, que servirá de base para o desenvolvedor, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    FTP (File Transfer Protocol) - transfere arquivos pela internet de uma forma confiável e eficiente, através do compartilhamento de arquivos entre diferentes máquinas. Uma conexão para transferência de dados (porta 20) e outra para informação de controle (porta 21).

  • Alternativa correta: D. 

     

    - transmitir arquivos: FTP;

     

    - transmitir dados: HTTP. 

     

    Cuidado com essa diferença. 


ID
2322982
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em locais de grande circulação de pessoas, a configuração adequada do servidor DHCP permite que todos os dispositivos obtenham IP adequadamente, que é o primeiro passo para navegar na rede. Caso contrário, mesmo que o sinal de internet esteja forte, pode não ser possível a navegação. Considere o cenário de um aeroporto e analise as afirmativas abaixo sobre a configuração de servidores DHCP:
I) o tempo de concessão deve ser grande o suficiente que permita a navegação, mas pequeno o suficiente para que o IP retorne rapidamente à faixa de IPs do servidor.
II) o servidor mal configurado resultará em uma inundação de mensagens DHCPREQUEST, o que piora a qualidade da rede.
III) o fato de a renovação do IP no host ser independente de ação do próprio host agrava o problema.
IV) os dispositivos podem se autoconfigurar com endereçamento IP privado automático (APIPA).
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A. 

     

    I) CORRETO. Se for pouco tempo haverá muitas requisições. Se for muito longo o IP fica muito tempo indisponível;

    II) Não sei como eles deram isso como errado, alguém comenta por gentileza;

    III) CORRETO: Não há problemas em manter automaticamente a outorga do IP caso o host ainda esteja ativo na red;

    IV) CORRETO: Só tirando essa questão totalmente fora de contexto para ser verdadeira. (taquepariu!)

  • Questão exige muito cuidado

    No caso da II creio que a banca trata do tempo de concessão, pois se deixar um tempo muito curto como mencionado na I haverá muitas requisições ao mesmo tempo o que de fato pode piorar o desempenho da rede.

  • Acredito que o erro da II é que haverá muitos DHCPDISCOVER e não DHCPREQUEST
  • E mesmo se estivesse escrito DHCPDISCOVER, tal fato n dependeria do server, mas do n de clientes

  • Claro que a renovação de IP do proprio host depende dele sim

  • A IV Não tem o minimo sentido no cenário proposto na questão. APIPA somente é usado quando não existe um servidor DHCP , e o enunciado fala explicitamente para analisar sob a otica de um DHCP.

  • Questão mal formulada. Um servidor mal configurado, por exemplo, com tempo de concessão curto, terá muitos DHCPREQUEST, pois a renovação se dá com essa mensagem, não com o DHCPDISCOVER. A assertiva II, a meu juízo, também poderia ser considerada correta.


ID
2322985
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Deseja-se segmentar logicamente uma rede IPv4 em 30 sub-redes, pela configuração de máscaras em seus dispositivos.
Assinale a máscara de rede mais adequada aos propósitos do administrador dessa rede.

Alternativas
Comentários
  • Marquei Letra E.

    Se são 30 sub-redes, os dois últimos números binários são para hosts.

    Fazendo a conta sobrariam teríamos a resposta de 3 máquinas por rede.

    A máscara seria final .252, que é = 255-3 (Hosts)

    Porque deu letra D?

     

  • Pega a faixa total - 256 endereços

    Se usarmos a máscara 128 (1 bit de subrede), significa que dividimos o total de endereços (256) pela metade (2 subredes)

    Se usarmos a máscara 192 (2 bits de subrede: 128+64), significa que dividimos o total de endereços por 2^2 (4 subredes)

    Se usarmos a máscara 224 (3 bits de subrede: 128+64+32), significa que dividimos o total de endereços por 2^3 (8 subredes)

    Se usarmos a máscara 240 (4 bits de subrede: 128+64+32+16), significa que dividimos o total de endereços por 2^4 (16 subredes)

    Se usarmos a máscara 248 (5 bits de subrede: 128+64+32+16+8), significa que dividimos o total de endereços por 2^5 (32 subredes)

    Se usarmos a máscara 252 (6 bits de subrede: 128+64+32+16+8+4) significa que dividimos o total de endereços por 64 (64 subredes). Detalhe que nesse caso sobram 2 bits para hosts. Se subtrairmos o endereço da rede e de broadcast, dá 2 hosts apenas.

     

  • 30 sub-redes --> sobra 2 --> (2² - 2 = 4 é o total de hosts)

    11111111.11111111.1111111.11111100

    255. 255. 255. (128+64+32+16+8 = 248)


ID
2322988
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O ataque de SYN FLOOD se aproveita de uma característica do protocolo TCP. Sobre esse ataque, afirma-se que:
I) é o envio de mensagens de sincronização, sem o devido envio de confirmação posterior.
II) é um ataque de negação de serviço distribuído.
III) é solucionável por meio de configuração de firewall.
IV) é solucionável por meio da geração de syn cookies.
Assinale a alternativa CORRETA sobre esse tipo de ataque.

Alternativas
Comentários
  • SYN FOOD (INUNDAÇÃO DE REQUISIÇÕES), ATAQUE SYN, DDoS  são a mesma coisa e em questão a afirmação II está correta. Portanto, é sim um ataque de negação de serviço DDoS (Distributed Denial of Service).

    Resp. seria : I, II e IV

  • Assertiva correta: B. 

     

    Discordo, Henrique Cunha: 

     

    I. CORRETO; 

     

    II. ERRADO: Pode ser um ataque distribuído, mas não necessariamente. Um único host pode esgotar os recursos de um servidor com o envio de pacotes SYN sozinho;

     

    III. ERRADO: A flag SYN vai no campo dados do protocolo. Como o firewall não analisa os dados em si transportados, ele não pode reconhecer um DDoS dessa maneira. Há outras coisas que ele pode fazer para mitigar um ataque assim, mas não analisando o tipo de flag enviada;

     

    IV. CORRETO: SYN Cookies, resumidamente, é a geração de cookies com informações da conexão no computador de quem requisita a conexão. Para prosseguir com a conexão o requisitante precisa informar esses dados que ficaram armazenados com ele (supostamente). Sem esses dados o servidor recusa a conexão. 

     

    Sendo assim, gabarito certíssimo da banca. No meu ver essa questão pediu conhecimentos bastante aprofundados sobre DDoS e Protocolo TCP/IP. 

  • Na minha opinião:

    I. CORRETO; 

    II. CORRETO: O ataque de SYN FLOOD pode partir de um único host, com o objetivo de realizar a negação de serviço no alvo, caracterizando o DOS, ou pode partir de vários hosts com o mesmo objetivo, caracterizando o DDOS. A afirmação na alternativa não é capaz de tornar a resposta errada.

    III. CORRETO: A afirmação não levou em consideração que há firewall que pode bloquear este tipo de ataque: http://www.cisco.com/c/en/us/about/press/internet-protocol-journal/back-issues/table-contents-34/syn-flooding-attacks.html. Então, pode ser solucionável por configuração de firewall? Pode.

    IV. CORRETO: SYN Cookies previne DOS ou DDOS: http://etherealmind.com/tcp-syn-cookies-ddos-defence/

  • Em sistemas mais fortes de segurança, outra solução de contorno está em utilizar o gateway, no caso o firewall, como escudo, ou seja, o firewall será responsável por manter sozinho a tabela de pedidos de conexão e, se receber uma resposta positiva do usuário, estabelecerá a conexão com o servidor e seguirá normalmente. Caso contrário, descartará os pedidos automaticamente.

    Prof. Leonardo Rangel - TiparaConcurso

    Logo a assertiva que fala de FW era pra ser verdade.

     

     

  • Ataque SYN FLOODING:

    .: Explora o mecanismo de Handshake em três vias;

    .: Ataque de negação de serviço (DoS);

    .: Causa o overflow da pilha de memória;

    .: Envia um grande nº de pedidos de conexões, que não podem ser totalmente completados e manipulados;

    .: Evitado:comparando as taxas de requisições de novas conexões e o nº de conexões em aberto;

    .: Evitado: monitorando os números de sequências dos pacotes que são enviados na rede;

    .

    (Segurança de redes, Nakamura)

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

     


ID
2322991
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O serviço de correio eletrônico é um dos pioneiros da internet e, desde então, seus protocolos permanecem aproximadamente os mesmos. Considerando os campos de cabeçalho usados na mensagem e definidos pela RFC 822, assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) para cada uma das afirmativas abaixo.
( ) O campo BCC define os destinatários ocultos da mensagem.
( ) O campo From define o remetente, enquanto o campo Sender define o autor da mensagem.
( ) O campo Received é preenchido na recepção, indicando que o destinatário recebeu a mensagem.
( ) O campo Reply-to define o destinatário da mensagem de resposta.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2322994
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o processo de envio de mensagem eletrônica e seus protocolos, assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) para cada uma das afirmativas abaixo.
( ) Os protocolos SMTP e POP são soluções alternativas para o envio de mensagens de correio eletrônico.
( ) Os registros de recursos tipo MX e tipo A são fundamentais para que se possa enviar um e-mail.
( ) O Agente de Transferência é um software usado para compor a mensagem e enviá-la ao destinatário.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (FALSO) Os protocolos SMTP e POP são soluções alternativas para o envio de mensagens de correio eletrônico.

    - SMTP faz envio;

    - POP faz recebimento.

    (VERDADEIRO) Os registros de recursos tipo MX e tipo A são fundamentais para que se possa enviar um e-mail.

    - "MX" define o nome canônico do servidor de email;

    - "A" fornece o mapeamento padrão para encontrar o IP referente ao nome do hospedeiro (exemplo@dominio.com.br).

    (FALSO) O Agente de Transferência é um software usado para compor a mensagem e enviá-la ao destinatário.

    - Agente de transferência (Message Transfer Agent - MTA) é o servidor que armazena o email do usuário, movimentando o email do remetente ao destinatário. Exemplos de MTA: sendmail, postfix, microsoft exchange server.

    - Quem compoe o email é o Agente do usuário (User Agent - UA). Exemplos de UA: Outlook, Thunderbird.

  • Erros:

    I - Somente o SMTP é utilizado para envio de mensagens.

    III - Agente de Transferencia, também conhecido como MTA, é o servidor de e-mail.

     

    Gabarito: B


ID
2322997
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As estratégias de segurança da informação compreendem o uso conjunto de várias soluções que, de forma integrada, reduzem riscos de acessos indevidos e aumentam a confiabilidade do sistema. Analise o termo e o exemplo de aplicação, associando-os da forma mais adequada.
I) Firewall
II) Proxy
III) Roteador
( ) Software ou equipamento que redireciona pacotes entre redes analisando protocolos dessa camada.
( ) Software ou equipamento que analisa e bloqueia os protocolos das camadas de transporte e rede.
( ) Software ou equipamento que redireciona mensagens HTTP entre duas redes.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Ordem correta 

    III -  I - II

     

    Roteador :  é um dispositivo de três camadas que direciona pacotes com base em seus endereços lógicos (endereçamento host-host). Um roteador geralmente interliga LANs e WANs na Internet e tem uma tabela de roteamento, que é usada para tomar decisões sobre a rota. As tabelas de roteamento normalmente são dinâmicas e são atualizadas usando-se os protocolos de roteamento. 

     

     

    Firewall:  é um dispositivo (normalmente um roteador ou um computador) instalado entre a rede interna de uma organização e o restante da Internet. É projetado para encaminhar alguns pacotes e filtrar (não encaminhar) outros.

     


    proxy:  firewall  executa um processo de servidor para receber a solicitação. O servidor abre o pacote no nível de aplicação e determina se a solicitação é legítima. Se for, o servidor atua como um processo de cliente e envia a mensagem para o verdadeiro servidor na empresa. Se não for legítima, a mensagem é eliminada e é enviada uma mensagem de erro para o usuário externo. Dessa maneira, as solicitações dos usuários externos são filtradas tomando-se como base o conteúdo na camada de aplicação. 

     

     

    Comunicação de Dados e Rede de Computadores - Forouzan 4 Edição


ID
2323000
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ao testar a conexão entre dois hosts com o comando ping, o usuário recebeu na tela de comando mensagens do tipo Time-Exceeded.
Assinale a opção que melhor explica o comportamento da aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro na letra B?

  • Pode ser que a mensagem tenha chegado, mas a resposta de confirmação de mensagem recebida pelo destinatário não tenha chegado de volta ao remetente? Por que a alternativa b) está errada?

  • A alternativa B fala em "intervalo de tempo" mas deveria falar em número de saltos, representado pelo TTL. As fontes de Time Exceeded são:

    I) um gateway que detecta um TTL igual a zero;

    II) um host de destino que não recebeu todos os fragmentos de um datagrama dentro do intervalo de tempo estabelecido.

  • Fragmentação IP
    •Se um fragmento for perdido todo o datagrama do qual faz parte terá de ser transmitido novamente.
    •Quando um primeiro fragmento de um datagrama é recebido é lançado um temporizador durante o qual o sistema espera pela chegada dos restantes fragmentos.
    •Este temporizador dura entre 30 e 60 segundos por fragmento.
    •Se não chegarem todos os fragmentos então os fragmentos que chegaram são deixados fora.
    •Se os fragmentos tiverem de ser deixados fora então:
         –>Se o primeiro fragmento do datagrama já tiver chegado, uma mensagem de erro (ICMP time exceeded) é enviada para a maquina de origem do datagrama.
         –>A mensagem de erro inclui os primeiros 8 bytes de dados do datagrama.
         –>Se o primeiro fragmento ainda não tiver chegado, então nenhuma mensagem de erro é enviada porque não existem disponíveis os primeiros bytes de dados do datagrama.

    http://minho.lip.pt/computing/publications/tcpip_v2_sessao_6.pdf

  • Pior que ainda não responderam o motivo pelo qual a letra B está errada....

  •  b) O intervalo de tempo, iniciado no envio do pacote, expirou antes que a mensagem chegue ao destino.  

    Pelo que entendi no caso ele enviou e encerrou (troque expirou por encerrou o tempo) ...... no caso acho que apresentaria alguma mensagem de erro e não TIME-EXCCEDED 

    No caso do TIME-EXCCEDED  ele prolonga o tempo do envio do pacote ou indica demora.... (se nao me engano)

  • A sacada da questão é que, segundo [1] quando ocorre erro de fragmentação, quem envia a msg de TIME-EXCCEDED é o host e não o roteador. Isso foi que o examinador quis dizer...

    Pena que, pelo enunciado da questão, nao pudemos inferir que a resposta veio do roteador ou do host de destino...

    Porém, a grosso modo, a letra E é uma especialização da letra B, pois se nem todos os fragmentos da msg chegaram ao destino, a msg não chegou ao destino, uma vez que a msg é composta por TODOS os fragmentos.

    Acredito que nesse caso, caberia recurso, pois a letra B não está errada e tb pelo enunciado da questão, não podemos inferir que a resposta veio do host de destino ou de algum roteador no percurso....


    [1] - http://www.bosontreinamentos.com.br/redes-computadores/curso-de-redes-mensagens-icmp-do-tipo-time-exceeded-tempo-excedido/


ID
2323003
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O professor pediu para que os alunos desenvolvessem aplicações usando as portas TCP reservadas pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority) e os alunos apresentaram as relações abaixo.
Assinale a alternativa que contém APENAS associações padronizadas entre a porta e o serviço.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    HTTP (Hyper Text Transfer Protocol)  - 80

    DNS (Domain Name System/Service) - 53


ID
2323006
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ao digitar a URL http://www.ifb.edu.br o usuário foi redirecionado automaticamente ao endereço http://www.ifb.edu.br:8000 e ficou muito intrigado, com receio de ter sido direcionado a um site falso. Sobre o episódio, assinale a hipótese CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C. 


    a) ERRADA: A porta 80 é usada por padrão, mas tanto o servidor quanto o cliente podem ser configurados para acessar um serviço web em qualquer porta. É só mudar a configuração do servidor;

    b) ERRADA: A única coisa que mudou foi a porta. Para saber se foi envenemanento de DNS precisaríamos saber o IP que foi resolvido, o que não é dado pela questão;

    c) GABARITO;

    d) ERRADA: Idem letra A;

    e) ERRADA: Porta 8000 não faz parte de nenhuma aplicação que usa comunicação segura.


ID
2323009
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em 1924, Henry Nyquist provou que, se um sinal arbitrário atravessar um filtro passa-baixa de largura de banda B, o sinal filtrado poderá ser completamente reconstruído a partir de apenas 2B amostras/segundo. Se o sinal consistir em V níveis discretos, o teorema de Nyquist afirma que a taxa máxima de dados do canal é de 2B*log2 V bits/s.
Sobre esse teorema, as seguintes afirmativas são feitas:
I) Ele só é válido para canais livres de ruído;
II) O logaritmo em base 2 indica que a quantidade de informação é medida em base binária;
III) Ele é inválido para sinais cuja largura de banda não é limitada em frequência.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Questão casca grossa e bem específica.

    Segue algumas características do Teorema de Nyquist:

    .: Usado para calcular a capacidade máxima de transmissão;

    .: Um canal de comunicação com largura de banda W é possível transportar no máximo 2W sinais, na ausência de qualquer tipo de ruído;

    .: Se a transmissão usar apenas dois níveis de sinal, a capacidade máxima de transmissão (CMT) é igual a 2W bps ➝ CMT = 2W;

    .: Usando a sinalização multinível temos ➝  2W*log2 N bits/s. (W - largura de banda; N - nº de níveis);

    .

    Gabarito E.

    .

    .

     

    At.te

    Foco na missão 

     


ID
2323012
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os enlaces de dados que podem ser usados nos dois sentidos (transmissão e recepção) ao mesmo tempo são chamados de enlaces __________. Ao contrário, aqueles em que é permitido o tráfego em apenas uma direção são do tipo __________. Há ainda aqueles que permitem a comunicação em ambos os sentidos, no entanto apenas um por vez. Esses últimos são denominados __________.
Assinale a alternativa que completa o texto acima na ordem CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C
     

    Transmissões Simplex, Half-Duplex e Full-Duplex

    Quanto ao sentidos em que a informação pode ser transmitida através de um canal entre emissores e receptores, as transmissões de dados podem ser de 3 tipos:

    Simplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores; é o que se passa, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão; em redes de computadores, normalmente, as transmissões não são desse tipo.

    Half-Duplex - Nesta modalidade, uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos,  mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computadores (quando um transmite o outro escuta e reciprocamente); ocorre em muitas situações na comunicação entre computadores. 

    Full-Duplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que pode também recebe-la; um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados. 

  • c-

    a transmissão Simplex é um sempre transmissor e outro sempre receptor, comunicação unidirecional. exemplo: rádio AM e FM.
    Half-duplex é os 2 transmitindo, mas não ao mesmo tempo.  Full-duplex é 2 sentidos de forma simultânea


ID
2323015
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A fim de padronizar os cabos usados nas redes LAN, o IEEE criou categorias contendo especificações de cabos usados nos padrões Fast Ethernet e Gigabit Ethernet (IEEE 802.3). Sobre esses padrões, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    1000Base-(T de Twisted pair - cabo de par trançado), ou seja, não exige o uso de fibra ótica.

  • Resposta certa seria letra A.

  • Para atingir  1 Gbps não poderia ser cat 5 e sim cat 5e.

  • 1000BASE-T

     

    1000Mbps

    BASE significa Banda-Base (digital)

    O T significa cabos de fio de cobre.

    F (e os demais) significa cabos de fibra óptica.

  • Eu diria que a alternativa D e alternativa E estão erradas, uma vez que o cabo categortia 5 não atinge 1 Gbps, mas sim o 5e. Caberia recurso.

     

    Gabarito: E


ID
2323018
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma aula sobre mídias de transmissão em redes de computadores, o professor solicitou a um aluno que fizesse três afirmativas que comparassem os cabos de fibra óptica com os cabos de par trançado. O aluno fez as seguintes afirmações:
I) Cabos de fibra óptica são completamente imunes a interferência eletromagnética, enquanto cabos de par trançado são susceptíveis a esse tipo de ruído;
II) A propagação do sinal luminoso numa fibra óptica é unidirecional. São necessárias duas fibras em comunicação full-duplex. Já os cabos de par trançado permitem uma transmissão full-duplex com apenas um par de fios;
III) Cabos de fibra óptica geralmente são mais pesados e menos resistentes a corrosão, em relação aos tradicionais cabos de par trançado.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • B- Apenas I e II

  • Questão errada.

    WDM significa Wavelength Division Multiplex. Este procedimento Multiplex utiliza os dois comprimentos de onda 1.310 nm e 1.550 nm.

    Isto permite o envio e a recepção simultânea (bidirecional) em uma fibra monomodo – e isso sem prejudicar a qualidade da transmissão e a faixa de operação

  • É possível sim a transmissão duplex nas fibras opticas através de duplexação optica. 


ID
2323024
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, os termos que melhor completam as afi rmativas abaixo:
Dados podem ser analógicos ou digitais. O termo dado ________ refere­se a informação de que ele é contínuo; dado ________ refere­se a informação de que ele tem estados discretos. Um ________ analógico ou digital pode ser usado para transportar um ________ numa rede de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Sinal analógico: intensidade do sinal varia continuamente em função do tempo. Faixa de valores ilimitada.

    Sinal digital: intensidade do sinal varia de forma discreta em função do tempo. Faixa de valores limitada.

     

    Fonte: Professor Gleyson do Dominando TI - Brasília-DF

  • Fácil por eliminatória....

    o stopbit só em sinal digital, então não pode o sinal contínuo é analógico ....

    ... discreto

    e nos ultimos termos um sinal é maior que um dado  

    (um dado necessita de um meio-sinal )

     

  • a-

    o sinal analogico tem variações de estado (amplitude, frequencia e fase) de forma nao discreta, enquanto sinal digital é discreto.

  • Entenda contínuo como = varia continuamente

    Entenda discreto como = não varia tanto

    GAB A.


ID
2323027
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, os termos que melhor completam as afirmativas abaixo a respeito das mídias de transmissão:
Cabos do tipo ________ são formados por pares de fios trançados recobertos por um revestimento plástico de proteção. Já os do tipo ________ são semelhantes aos anteriores, porém contam com uma capa metálica encobrindo cada um dos seus pares.
Cabos do tipo ________ são usados em topologias em ________ e contam com um único condutor metálico rígido ao centro e uma blindagem feita com tranças de fios metálicos logo abaixo de um revestimento plástico externo.
Cabos de ________ não usam sinais elétricos. Operam segundo físico da ________ total interna, tornando-os completamente imunes a interferência ________.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito.

    Cabos coaxiais são usados em topologia barramento. Sem contar que o examinador não citou se era topologia físicca ou lógica. Por outro lado, as fibras ópticas usam a reflexão da luz. Sendo assim, não encontro gabarito

  • Discodo do Gabarito.
    Resposta Correta letra C

  • Esse "Anel" mataria a questão. Sorte ele falar de reflexão para indicar a alternativa correta...

  • - "Os cabos coaxiais são utilizados nas topologias físicas em barramento."

    -"...A fibra óptica é composta por um material com maior índice de refração (núcleo) envolto por um material com menor índice de refração (casca)..."

    Fontes : https://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_óptica

                  https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_coaxial

  • Nã há necessidade de citar topologia física. Isso está subtendido dentro das opções de respostas. É claro que se trata de topologia física. Topologias lógicas estão mais ligadas a protocolos.

    Topologia em barramento pode ser construída com cabos coaxiais mas a topologia em anel também pode ser construída com cabos coaxiais.

    Fibras óticas usam o princípio da física (Reflexão).

    Portanto só resta uma alternativa:

    Gabarito D

    Não entendo a crise e as dúvidas.

  • Todos ficamos com essa impressão, o GAB é C.

  • Eu também discordo do gabarito dessa banca. em meu humilde entendimento a resposta correta deveria ser a letra C.

  • de fato, a topologia barramento eh a mais utilizada para o cabo coaxial, porém isso NÃO quer dizer exclusividade.

    já em relação à fibra optica, eu desconheço o "lance" da difração rsr

    portanto, CORRETA LETRA "D"

  • Também não entendi o alarde. Questão suave.

    Cabos do tipo ___UTP__ são formados por pares de fios trançados recobertos por um revestimento plástico de proteção. Já os do tipo __STP___ são semelhantes aos anteriores, porém contam com uma capa metálica encobrindo cada um dos seus pares. Cabos do tipo _COAXIAL são usados em topologias em __ANEL__ e contam com um único condutor metálico rígido ao centro e uma blindagem feita com tranças de fios metálicos logo abaixo de um revestimento plástico externo. Cabos de _FIBRA OTICA não usam sinais elétricos. Operam segundo físico da _REFLEXÃO___total interna, tornando-os completamente imunes a interferência _ELETROMAGNETICA_

    Comentando o comentário do Turetto, se Cabos coaxiais são usados ou não em topologia barramento, isso é irrelevante. Como citou um colega, o que matou a questão foi na parte de fibra ótica, que usa reflexão e não difração.

  • Acertei de primeira!!

    Viu Edilaine (minha prof)


ID
2323030
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma topologia de rede define a forma como os dispositivos numa rede estão interconectados. São listadas diferentes topologias na primeira coluna abaixo. Na segunda coluna encontram-se afirmativas que se relacionam unicamente com cada uma dessas topologias. Associe a segunda coluna com a primeira:
Primeira coluna
I) Mesh
II) Barramento
III) Anel
IV) Estrela

Segunda Coluna
( ) Topologia multiponto onde um longo cabo que age como um backbone para conectar todos os dispositivos em uma rede. Reflexões no sinal podem degradar a qualidade da transmissão.
( ) Cada dispositivo da rede tem conexões dedicadas ponto-a-ponto com somente dois dispositivos em ambos os lados dele. O sinal flui apenas em uma direção até atingir o seu destino.
( ) Cada dispositivo tem uma conexão dedicada ponto-a-ponto com cada um dos outros dispositivos da mesma rede. Inexistem problemas de congestionamento de sinais.
( ) Cada dispositivo tem uma única conexão dedicada ponto-a-ponto com um elemento controlador central. Inexistem conexões diretas entre os nós da rede.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Característica marcante das topologias

     

    Barramento - todos os nós são conectados a um mesmo barramento físico de dados.

     

    Anel - dispositivos conectados em série, formando um circuito fechado.

     

    Mesh - sem forma definida, todos os nós são ligados uns aos outros.

     

    Estrela - utiliza um nó central para gerenciar a comunicação entre as estações.

  • (Barramento) Topologia multiponto onde um longo cabo que age como um backbone para conectar todos os dispositivos em uma rede. Reflexões no sinal podem degradar a qualidade da transmissão.

    (Anel) Cada dispositivo da rede tem conexões dedicadas ponto-a-ponto com somente dois dispositivos em ambos os lados dele. O sinal flui apenas em uma direção até atingir o seu destino.

    (Mesh) Cada dispositivo tem uma conexão dedicada ponto-a-ponto com cada um dos outros dispositivos da mesma rede. Inexistem problemas de congestionamento de sinais.

    (Estrela) Cada dispositivo tem uma única conexão dedicada ponto-a-ponto com um elemento controlador central.

    Gabarito: C


ID
2323033
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O padrão de redes sem fio IEEE 802.11 define basicamente duas bandas de frequência de funcionamento dos dispositivos: 2,4 GHz e 5 GHz. Essas frequências, na verdade, são faixas onde os sinais podem operar livremente sem a necessidade de obtenção de licença especiais de transmissão. Sobre essas frequências, as afirmativas abaixo são feitas:
I) A faixa dos 2,4 GHz é muito mais sujeita a interferência por ser a mais comumente usada por outras eventuais redes próximas, incluindo alguns equipamentos domésticos como fornos de micro-ondas.
II) A faixa dos 2,4 GHz, por ter menor comprimento de onda, tem uma penetrabilidade de sinal maior que a faixa dos 5 GHz.
III) A faixa dos 5 GHz tem como desvantagem o alcance (distância máxima de propagação do sinal) reduzido se comparada com a faixa dos 2,4 GHz. IV) Os padrões IEEE 802.11g e 802.11n podem operar tanto em 2,4 GHz quanto 5 GHz.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS:

Alternativas

ID
2323036
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O modelo de referência OSI define diversas tarefas pelas quais a Camada de Enlace de Dados é responsável. Assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) para cada uma das afirmativas abaixo:
( ) Lidar com erros de transmissão.
( ) Regular o fluxo de dados em situações em que transmissor e receptor diferem em velocidade.
( ) Efetuar o controle de sequência e multiplexação dos pacotes.
( ) Lidar com rotas alternativas.
( ) Lidar com endereçamento físico usando a subcamada MAC.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Nem eu!

    Mas ela também faz. 

    Melhor errar aqui e aprender do que errar na prova. :D

  • Enlace - Camada 2

    - Detecta e corrige erros de transmissão;
    - Controle de fluxo;
    - Delimitação de quadros;
    - Possui as subcamadas : MAC e LLC

  • Alternativa correta: B.

     

    Má redação da questão, em sua maior parte: 

     

    ( ) Lidar com erros de transmissão.
    Transmissão confiável de quadros, para prover um meio físico aparentemente livre de erros. 

    ( ) Regular o fluxo de dados em situações em que transmissor e receptor diferem em velocidade.
    Delimitação de quadros e controle de fluxo

    ( ) Efetuar o controle de sequência e multiplexação dos pacotes.
    Camada de transporte. 

    ( ) Lidar com rotas alternativas.
    Camada de rede.

    ( ) Lidar com endereçamento físico usando a subcamada MAC.
    Faz isso através da sua subcamada MAC. 

  • - Detecta e corrige erros de transmissão;
    - Controle de fluxo;
    - Delimitação de quadros;
    - Possui as subcamadas : MAC e LLC


ID
2323039
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Códigos de detecção e correção de erros são muito comuns no cenário de redes de computadores, especialmente em mídias propensas a erros. Três códigos são bastante usados nesses casos: paridade, checksums e CRC.
Assinale a alternativa que contém afirmações INCORRETAS sobre códigos de detecção e correção de erros:

Alternativas
Comentários
  • Quanto à questão B

    Se eu estiver confundindo, me corrijam. Até onde eu sei, na paridade o receptor é capaz de detectar o erro, no entanto, o receptor não detecta o erro caso haja erro em dois bits na mesma sequência.

    Sendo assim, a letra b não tornaria-se incorreta?

    Que Deus abençoe vocês!

  • ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ----------------------
    CRC é um método para identificação de erros, que se baseia em tratar sequências de bits, como 1100010100, como polinômios em GF(2), o corpo com dois elementos, 0 e 1. A sequência 1100010100 é interpretada como o polinômio x9 + x8 + x4 + x2, e é determinado seu resíduo quando dividido por um polinômio gerador, como por exemplo x3 + x + 1. Neste caso, o resíduo da divisão de x9 + x8 + x4 + x2 por x3 + x + 1 é o polinômio x2, que é representado em binário como 100.
    ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ----------------------
    O bit de paridade indica o nº de bits 1 presentes num caracter (byte), se tiver numero par de 1´s o bit de paridade é 0 (zero) e se tiver um número impar de 1´s o bit de paridade é 1 (um).
    Ex:
          11001100– a mensagem está correta; o último bit é 0, o que indica que   o nº de 1’s que o precede é par     
          10101011
    – a mensagem está errada; o bit de paridade indica que o nº   de 1’s que o antecede  é ímpar mas é par na realidade.
    ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ----------------------
    A ideia é, por exemplo, pegar nos bytes todos de um arquivo e somá-los, um a um, e obter um valor, o checksum. Depois de uma transferência, esse valor do checksum deve ser o mesmo tanto no arquivo enviado pelo remetente quanto no recebido pelo destinatário. Mesmo assim, pode não ser garantido que o arquivo é exatamente o mesmo.
    ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ---------------------- ----------------------

  • Na verdade o erro está em no máximo 2N bits errados podem ser detectados, o correto seria (2^n)-1

  • "Códigos de verificação de paridade geralmente incluem um único bit adicional escolhido de modo que o número de bits 1 da palavra de código seja par (ou impar). Ele é um dos códigos mais simples existentes."


    Alguém explica esse trecho??? Até onde sei, o bit de paridade só é ativo quando a quantidade de bits é impar, ou seja, de acordo com o que conheço sobre bit de paridade, eles sempre farão a quantidade de bits 1 ser PAR. Mas o texto do item diz que a quantidade de bits pode deixar a quantidade de bits 1 IMPAR... Como assom?????

  • Suponhamos:

    Mensagem Paridade

    ------------ -------------

    1010101 0 ( número par de bits 1)

    Agora, se a mensagem tiver um único bit modificado:

    Mensagem Paridade

    ------------ -------------

    1110101 0 ( número par de bits 1) = Errado. Foi detectada que a mensagem sofreu alguma modificação.

    Porém, se a mensagem tiver dois bits modificados:

    Mensagem Paridade

    ------------ -------------

    1110001 0 ( número par de bits 1) = Bit de paridade estará certo novamente, porém não terá sído possível detectar erro.

    Se, no entanto, a mensagem contiver 3 bits modificados:

    Mensagem Paridade

    ------------ -------------

    0111101 0 ( número par de bits 1) = Errado. Foi detectada que a mensagem sofreu alguma modificação.

    Então, podemos imaginar que n bits de paridade não será capaz de detectar 2*n bits modificados.

    Será capaz de detectar até 2*n-1 modificações, ou mesmo 2*n+1 modificações, mas modificações em dois pares de bits passarão despercebidas.

  • O código de Paridade detecta erros de único bit e não 2N bits como afirma a questão.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
2323042
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma topologia de rede descreve o modo como os dispositivos estão interligados entre si. Das topologias abaixo, a única que NÃO é formada apenas por ligações ponto-a-ponto é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Na topologia Barramento/Barra, todos os nós são conectados a um mesmo barramento físico de dados. Portanto, não são ligações ponto a ponto.

  • Topologia estrela as ligações são ponto a ponto?

  • George Silva,

     

    Sim. Na Estrela, cada nó da rede está ligado ao nó central em uma conexão ponto-a-ponto.


ID
2323045
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Endereçamento físico numa rede padrão Ethernet fica por conta do MAC (Media Access Control). Assinale a alternativa que contém apenas campos presentes num quadro MAC:

Alternativas
Comentários
  • Letra e), correta!

    Segue os campos do Quadro Ethernet mais detalhadamente para agregação:

    Preâmbulo – sequência de 8 octetos com a finalidade específica de sincronizar os
    relógios (clock) do receptor com o do transmissor; os primeiros 7 octetos têm o mesmo
    conteúdo (em binário): 10101010 e o oitavo octeto (Start Field Delimiter) tem o seguinte
    conteúdo (em binário): 10101011;


    Endereço destino – endereço MAC da estação de destino do quadro; quando o
    quadro se destina a todas as estações da rede local (broadcast) o endereço é (em hexadecimal): ff:ff:ff:ff:ff:ff;


    Endereço origem – endereço MAC da estação que enviou o quadro;


    Tipo – indica o protocolo de camada de rede que está sendo encapsulado no quadro; os
    valores mais comuns nesse campo são (em hexadecimal): 0x8000 (protocolo IP – Internet
    Protocol) e 0x0806 (protocolo ARP – Address Resolution Protocol);


     Dados – campo que contém os dados recebidos da camada de rede, como por exemplo um
    datagrama IP; o tamanho mínimo desse campo é de 46 octetos e o máximo de 1500 octetos;


    Frame Check Sequence (FCS) <– termo correto, mas denominado como checksum pelo comando da questão. campo de verificação de erros; se algum bit do quadroestiver corrompido, este campo indicará que o quadro está errado, mas não indicará o
    erro. Portanto, o quadro será descartado na impossibilidade de corrigi-lo
     


ID
2323048
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Abaixo são feitas afirmações sobre as características do protocolo IPv4:
I) Apresenta um cabeçalho contendo endereços de origem e destino, ambos com exatos 32 bits.
II) É seguro dizer que, nos dias atuais, os endereços válidos na Internet estão praticamente esgotados.
III) O campo protocolo, presente no cabeçalho, informa a que processo de transporte o datagrama deve ser entregue. TCP e UDP são algumas possibilidades.
IV) Um endereço IP não se refere a um host. Na verdade, ele se refere a uma interface de rede.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta: E. 

     

    I) CORRETA: Os endereços podem variar de tamanho, mas o CAMPO conterá sempre 32bits.

    II) CORRETA: Endereços IPv4 válidos foram esgotados há um tempo atrás: https://tecnoblog.net/158099/ipv4-brasil-america-latina-esgotado/ (detalhe que fala de IPv4 apenas).

    III) CORRETA: Diz respeito ao protocolo de transporte do campo DADOS do IPv4.

    IV) CORRETA: Se um computador tiver duas placas de redes conectadas na internet, cada placa terá um endereço IP diferente para poder enviar e receber dados.

  • Creio que o termo "válido" foi utilizado inadequadamente. Endereços "válidos" e "possíveis" se referem a um conceito distinto do que diferencia endereços "públicos" e "privados". Correto seria afirmar que "II) É seguro dizer que, nos dias atuais, os endereços PÚBLICOS na Internet estão praticamente esgotados."


ID
2323051
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Tanto o modelo OSI quanto o TPC/IP incluem uma camada de rede que fornece diversos serviços, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    A camada de Rede possui serviços não orientados à conexão, não garantindo a entrega de pacotes.

  • Gabarito B.

    O Responsável por essa entrega confiável é o protocolo TCP que atua na camada 4-Transporte.

  • Preciso estudar esse tal de modelo TPC que só existe na cabeça da IFB


ID
2323054
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as faixas de endereçamento IPv4 abaixo escritos em notação CIDR:
I) 10.0.0.0/8
II) 50.0.0.0/8
III) 172.16.0.0/12
IV) 192.168.0.0/16
V) 200.0.0.0/8
São considerados como reservados para uso em redes locais (privadas) e, portanto, NÃO podemaparecer na Internet:

Alternativas
Comentários
  • Dos mais de 4 mil milhões de endereços disponíveis, três faixas são reservadas para redes privadas. Os endereços IP contidos nestas faixas não podem ser roteadas para fora da rede privada e não são roteáveis nas redes públicasSão três faixas de endereçamento IP reservadas para redes privadas:

    10.0.0.0 - 10.255.255.255

    172.16.0.0 - 172.31.255.255

    192.168.0.0 - 192.168.255.255

  • Segundo a RFC 1918, são faixas de IP reservados para rede privada:


    10.0.0.0 - 10.255.255.255 (10/8)

    172.16.0.0 - 172.31.255.255 (172.16/12)

    192.168.0.0 - 192.168.255.255 (192.168/16)


ID
2323057
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta somente campos presentes no cabeçalho do protocolo IPv4:

Alternativas
Comentários
  • A questão utilizou alguns itens do cabeçalho TCP para confundir.

     a) Versão; tamanho total; TTL; Endereço de Origem; Endereço de Destino. (CORRETA)

     b) Versão; tamanho total; TTL; Porta de Origem; Porta de Destino.

     c) Versão; Número de Sequência; TTL; Endereço de Origem; Endereço de Destino.

     d) Versão; tamanho da janela; Número de Sequência; Endereço de Origem; Endereço de Destino

     e) Tamanho total; Número de Sequência; Número de Confirmação; Endereço de Origem; Endereço de Destino.


ID
2323060
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nos dias atuais, consome-se conteúdo multimídia via Internet de modo sem precedentes. Serviços de streaming de vídeo e áudio são usados amplamente por pessoas de todo o mundo. No entanto, alguns aspectos envolvidos na transmissão desses tipos de dados devem ser observados a fim de que haja uma qualidade de serviço aceitável. Sobre as Redes Multimídia, marque a única alternativa FALSA:

Alternativas

ID
2323063
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O padrão 802.11 define que cada LAN sem fio compatível deve fornecer serviços para seus clientes, pontos de acesso e a rede que os conecta. Abaixo são feitas algumas afirmativas sobre esses serviços:
I) Um serviço de associação é usado pelas estações móveis para conecta-las aos Pontos de Acesso.
II) Um serviço de autenticação é necessário antes que as estações possam enviar quadros para o Ponto de Acesso. No caso da rede estar ‘aberta’, qualquer um tem permissão para usá-la.
III) O esquema de segurança recomendado atualmente chama-se WPA2 que permite que uma chave de acesso (senha) previamente configurada seja usada.
IV) O WEP é um esquema de segurança alternativo ao WPA2. Contudo, por ser fácil de ser quebrado, seu uso deve ser evitado.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Não tinha certeza sobre esse conceito da afirmativa I, pois não tinha visto isso.

     

    Mas, como não há nenhuma opção com apenas II, III e IV, foi possível marcar a correta.

  • Alguém pode explicar a afirmativa I (serviço de associação)?

  • Associação

     

    A Associação é o mecanismo através do qual o 802.11 provê mobilidade transparente às estações. A Associação pode somente ser feita após um processo de autenticação com sucesso ser completado.

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrwlanman2/pagina_6.asp

  • "Um serviço de autenticação é necessário antes que as estações possam enviar quadros para o Ponto de Acesso." Como é possível realizar a autenticação sem a troca de quadros com o ponto de acesso? Questão muito mal escrita. Um suplicante não consegue se autenticar numa rede milagrosamente. Para iniciar o processo de autenticação o suplicante DEVE enviar informações para o ponto de acesso. Essas informações vão em quadros, ou seja, essa afirmação é no mínimo absurda.


ID
2323066
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, os termos que melhor completam as afirmativas abaixo a respeito de alguns dispositivos usados em redes de computadores:
Um ________ difere de um ________ por não ser seletivo ao entregar um pacote numa rede com topologia ________, já que ele replica os mesmos dados para todos os nós.
Um ________ é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores. Este é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes, como no caso de uma rede local que compartilha uma conexão com a internet.
Um ________ é um dispositivo que converte um sinal digital numa onda analógica para ser transmitido por uma telefônica ou de TV a cabo.
Um ________ amplifica e regenera eletricamente um sinal transmitido através de uma mídia guiada ou não guiada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

     

    Um HUB difere de um SWITCH por não ser seletivo ao entregar um pacote numa rede com topologia ESTRELA, já que ele replica os mesmos dados para todos os nós.

    Um ROTEADOR é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores. Este é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes, como no caso de uma rede local que compartilha uma conexão com a internet.

    Um MODEM é um dispositivo que converte um sinal digital numa onda analógica para ser transmitido por uma telefônica ou de TV a cabo.

    Um REPETIDOR amplifica e regenera eletricamente um sinal transmitido através de uma mídia guiada ou não guiada.

  • O gabarito C se confunde com gabarito E porém amplificador é mais utilizado para sinais analógicos . Bons estudos

  • HUB: É um repetidor com multiporta: também só trabalha na camada física, não há filtragem de pacotes (PDUs). Pega o pacote que entra em uma porta e transmite para todas as outras (repetem o sinal, ou simplesmente o espalham, respectivamente).

    Swicth: Pense em cada porta do switch com um bridge multiporta extremamente rápida (comutação por hardware), trabalha na camada de enlace do modelo OSI, pode filtrar/encaminhar/inundar quadros baseados no endereço de destino de cada frame.

    RoteadorEles trabalham precipuamente na camada de redes do modelo OSI, usado para interligar redes distintas, faz o roteamento através dos endereços IP (endereços lógicos), montam tabelas com IP: as tabelas de roteamento usam várias métricas para determinar o “melhor” caminho ao longo do qual o tráfego de rede deve fluir, filtrar. Encaminha pacotes através do endereço de rede, roteadores frequentemente conectam múltiplos tipos de tecnologia de LAN, e tecnologia de LAN/WAN, necessário para o acesso à internet e isolam broadcast.

    Repetidor: Trabalham na camada Física do modelo OSI, usado para aumentar a distância da rede por meio de regeneração de sinais como: analógico – amplificação e digital – restauração. Não há filtragem de pacotes (PDU – no sentido lato), tem apenas uma entrada e saída, transforma segmentos (Físicos) isolados na mesma rede.

    GAB. (C) #SóNinja

  • Gabarito C (mas a letra E também está correta)

    Um HUB difere de um SWITCH por não ser seletivo ao entregar um pacote numa rede com topologia ESTRELA, já que ele replica os mesmos dados para todos os nós. Um ROTEADOR é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores. Este é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes, como no caso de uma rede local que compartilha uma conexão com a internet. Um MODEM é um dispositivo que converte um sinal digital numa onda analógica para ser transmitido por uma telefônica ou de TV a cabo. Um REPETIDOR/AMPLIFICADOR amplifica e regenera eletricamente um sinal transmitido através de uma mídia guiada ou não guiada.

    (CEBRASPE/ABIN 2010) A função do repetidor, também conhecido como amplificador, é regenerar um sinal atenuado e retransmiti-lo. Gabarito: CERTO.


ID
2323069
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Abaixo são dadas algumas definições de termos comumente usados em redes de computadores e transmissão de dados:
I) ACK: Abreviatura para acknowledgment. Um ACK é enviado por um receptor de dados para indicar para o emissor que a transmissão ocorreu com sucesso.
II) broadcast: Um método de entrega de um pacote para cada host em uma determinada rede ou internet. Pode ser implementado em hardware ou software.
III) DNS: Um sistema distribuído usado na Internet para resolver nomes de hosts em endereços físicos (MAC).
IV) FTP: Um protocolo padrão da arquitetura da Internet usado para transferir arquivos entre hosts. É construído sobre o UDP.
Assinale a alternativa que contém todas as definições CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I) ACK: Abreviatura para acknowledgment. Um ACK é enviado por um receptor de dados para indicar para o emissor que a transmissão ocorreu com sucesso. CORRETA

    II) broadcast: Um método de entrega de um pacote para cada host em uma determinada rede ou internet. Pode ser implementado em hardware ousoftware. CORRETA

    III) DNS: Um sistema distribuído usado na Internet para resolver nomes de hosts em endereços físicos (MAC). O que melhor se encaixa com a questão É ARP.

    IV) FTP: Um protocolo padrão da arquitetura da Internet usado para transferir arquivos entre hosts. É construído sobre o UDP. O FTP utiliza o TCP 


ID
2323072
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) para cada uma das afirmativas abaixo referentes a comunicação de dados:
( ) Taxas de transmissão em redes de computadores são geralmente medidas em múltiplos de bits/segundo. Por isso, quando você contrata um serviço de internet de “15 MEGA” a velocidade máxima de download fica em torno de 1,8 MB/s.
( ) Qualquer rede que ultrapasse o limite de 100 metros (de um cabo UTP) já pode ser considerada uma WAN, exigindo tecnologias como a fibra óptica, já que essa suporta transmissão em longas distâncias.
( ) O trançado nos fios presente nos cabos de par trançado servem para reforçar o sinal a ser transmitido de um ponto a outro da conexão.
( ) Um cabo de fibra óptica é 100% inume a interferência eletromagnética.
( ) As principais conexões entre os continentes (no mundo) são feitas através de poderosos enlaces de satélite.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo: 

Alternativas
Comentários
  • Questão mais mal formulada.

    1. Não seria a velocidade mínima de 1,8MB/s? E por que esse número?

    2.Qualquer rede? Qualquer? Não pode ser uma MAN antes de WAN?

    5. Onde mais estariam os continentes?

  • 1 - 15Mb/s (Megabits por segundo) é igual a 1,875MB/s (Megabytes por segundo). 1 Byte = 8 bits 

    2 - LAN - Redes locais, definida assim quando se conhece os limites da rede. Geralmente não ultrapassa 1km.

    MAN - redes metropolitanas. abrangem bairros ou uma cidade, geralmente não ultrapassa 10km

    WAN - redes globais. Interliga países ou continentes. Lembrando que redes que interligam vários estados brasileiros podem ser consideradas WAN dadas as dimensões do nosso país.

    3 - As tranças dos pares em cabos utp servem para diminuir o ruído no sinal

    4 - Ok. Fibra óptica = luz. não faz sentido sofrer interferencia eletromagnética.

    5 - As principais conexões entre os continentes são feitas através de fibra óptica. Só pra complementar, a latência em conexões via satélite é muito alta o que torna inviável a utilização em redes de altíssima velocidade.

  • Em minha opinião não existe rede MAN. Esse termo foi criado apenas para complicar mais a coisa.

    Ou a rede é local ou é longa distância. Para uma rede ser de longa distancia ela precisa esta, pelo menos, conectada a um roteador. Este equipamento trabalha com a camada 3, ou seja, consegue ter uma "inteligência" mais aprofundada para descobrir redes diferentes. Tendo esse conceito em mente, você elimina muita questão que coloca MAN como sendo a principal rede de longa distância. Em materias oficiais da CISCO eles não mencionam a "MAN" como sendo uma das caracteristicas de rede enquanto abragência.

  • 15/8=1,8