SóProvas



Prova IFPI - 2012 - IF-PI - Técnico de Laboratório - Informática


ID
991336
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Que algoritmo criptográfico de chave simétrica com comprimento da chave entre 128 a 256 bits possui os parâmetros plaintext, ciphertext e key?

Alternativas

ID
991339
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Recurso da comunicação digital, que garante a autenticidade dos dados, permitindo associar um determinado dado a um determinado usuário remetente, e se baseia em criptografia assimétrica é:

Alternativas
Comentários
  • por favor, alguem me explica o que é esse AD Brasil. nunca ouvi falar.

  • Também queria saber.


ID
991342
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo Telnet (Terminal Emulator) para realizar a conexão entre dois computadores a fim de um deles simular ser terminal do outro, é usado sobre a porta:

Alternativas
Comentários
  • A porta do telnet é a 23, essa questão está corrigida errada! está dizendo que é porta 80!

  • Quando o protocolo Telnet é utilizado para ligar um hóspede distante à máquina na qual é aplicado como servidor, este protocolo é atribuído à porta 23.


    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Telnet

  • Gabarito: C.

     

    a) HTTPS

    b) HTTP

    d) TFTP

    e) FTP (dados)

     

    Não me lembrei de todos. Para a porta 69, tive que conferir no meu resumo.


ID
991345
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São protocolos ou padrões utilizados para tornar as redes sem fio mais seguras, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • ARP (Address Resolution Protocol) - permite conhecer o endereço físico dos dispositivos de rede. Descobre endereços MAC a partir do IP.

     

    Para complementar:

     

    RARP (Reverse Address Resolution Protocol) - associa um endereço MAC conhecido a um endereço IP. Descobre endereços IP a partir do MAC.

  • O 802.11i funciona utilizando um sistema de criptografia conhecido por AES (Advanced Encription Standard). Esse sistema é mais complexo, fazendo uso de uma arquitetura dos componentes 802.1X para a autenticação, RSN para acompanhar a associação e CCMP para prover confidencialidade, integridade e autenticidade de origem.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11i

  • b-

    WEP (Wired Equivalent Privacy) - faz parte do padrão IEEE 802.11 e usa criptografia RC4 de 64 ou 128 bits.

    WPA (Wi-Fi Protected Access)- Esse padrão fornece recursos de autenticação e usa TKIP para a criptografia de dados.

    WPA2.- conhecido como IEEE 802.11i, foi criado pela Wi-Fi Alliance e inclui um novo mecanismo de criptografia avançada, que usa o protocolo CCMP (Counter- Mode/CBC-MAC), denominado AES (Advanced Encryption Standard).


ID
991348
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O padrão de comunicação de dados que trata das redes LAN Ethernet é o IEEE:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    802.3 - Ethernet

    802.11 - Wireless


ID
991351
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação à segurança da informação e tipos de backups, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão pediu a  assertiva incorreta, o problema é que nós temos duas assertivas totalmente incorretas, por tanto caberia recurso na questão, (seu pedido de anulação), a letra D e também a letra E estão igualmente incorretos a letra D afirma que: "No backup diário, copiam-se os arquivos modificados ou criados numa data específica", (não é numa data especifica são os arquivos somente daquele dia) quando o examinador fala “numa data especifica” ele faz uma confusão danada, pois data especifica pode ser - ontem, hoje, amanhã dia 1 de 2 e a afirmação beira o absurdo, já a letra D afirma que “ o backup diferencial é semelhante ao normal”, esta igualmente errada e não necessita de maiores comentários, reafirmo que a questão caberia recurso.

  • Apesar de eu ter acertado a questão, concordo com o Jardel Santos.

  • Eu errei essa questão. Não concordo em parte com o colega Jardel.

    Se fizermos uma análise das características do backup Diário, veremos que ele copia todos os arquivos selecionados que foram modificados naquele dia, ou seja, no dia específico de sua execução. Acredito que isso valide a opção D.

    No backup Diferencial o atributo de arquivo NÃO é desmarcado. Imaginei que isso seria equivalente ao que consta na alternativa E, mas, vendo melhor, e até o que o Jardel disse referente a isso, realmente, ela está errada.

    Não concordo que caberia recurso.

     

    Vamos na fé.

  • Olhando os backups para LEMBRAR, nos que MARCAM, o atributo de arquivo é só lembrar que ele tem "M" de "MARCAR" nos seus nomes, vejam no norMal e increMental.

    Backup de cópia

    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

     

    Backup diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

     

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

     

    Backup increMental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

     

    Backup norMal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.


ID
991354
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, o comando que lista a quantidade de processadores, de processos criados e de trocas de contexto no sistema é:

Alternativas

ID
991357
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para um processo no Linux,qual o segmento de memória onde ficam armazenadas as instruções que o processo usará e o processador executará?

Alternativas
Comentários
  • Frank Barbosa, qual a justificativa? Resposta e razão de estar correta.

  • Fui seco em heap.

  • Memória

    O espaço de memória alocado para um processo é organizado nos seguintes segmentos:

    1. Texto ou código (text or code segment) - contém o código de máquina do programa compilado. É uma área que só permite leitura, evitando assim modificações no código.

    2. Dados inicializados (initialized data segments) - armazena todas as variáveis do programa (global, estáticas, constantes e externas) que recebem um valor antes do início da execução.

    3. Dados não inicializados (uninitialized data segments) - armazena todas as variáveis do programa (global, estáticas e externas) não inicializadas. Quando o arquivo é carregado na memória para ser executado, estas variáveis são inicializadas com zero. Esta área é também conhecida como segmento BSS (Block Storage Start).

    4. Pilha (stack segment) - armazena variáveis locais, parâmetros passados para alguma função e endereço de retorno após execução de alguma função. Dados são adicionados e removidos usando o método LIFO (Last In, First Out). Quando este segmento precisa ampliar sua área de memória, a pilha cresce para baixo (os novos endereços terão valores menores que os já alocados).

    5. Pilha inversa (heap segment) - armazena variáveis alocadas dinamicamente (por exemplo, com as funções malloc( ) e calloc( ) da linguagem C ou com as chamadas de sitema brk( ) e sbrk( ) do Linux). Quando este segmento precisa ampliar sua área de memória, a pilha cresce para cima (os novos endereços terão valores maiores que os já alocados).

     

    Fonte: http://www.uniriotec.br/~morganna/guia/processo.html

  • seções do processamento da memoria:

    text - codigo compilado. ARMAZEZA INSTRUCOES PARA PROCESSADOR

    data - armazena vars ANTES exe

    heap - armazena vars alocadas dinamicamente

    stack - armazena vars APOS exe


ID
991360
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

São programas maliciosos (ou Malwares), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Força bruta é um tipo de ataque:

    Em criptografia, um ataque de força bruta é uma estratégia usada quebrar a cifragem de um dado. Consiste em percorrer a lista chaves possíveis com umalgoritmo de busca até que a chave correta seja encontrada.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_de_for%C3%A7a_bruta

  • a) Correta. O backdoor é um recurso utilizado por diversos malwares para garantir acesso remoto ao sistema ou à rede infectada. Para esse fim, os códigos maliciosos podem explorar falhas críticas não documentadas existentes em programas instalados, falhas características de softwares desatualizados ou do firewall, para abrir portas do roteador. 

    b) Correta. Sniffers (farejador): é também conhecido como analisador de rede, analisador de pacote ou analisador de protocolo. Detecta informações enviadas ou recebidas pelo computador (pacotes de dados). Esta informação pode incluir nome de usuários e senha, informações de cartão de crédito...

    c) Exploits (explorador de vulnerabilidade): é uma sequência de comandos, dados ou uma parte de software elaborados por hackers que conseguem tirar proveito da vulnerabilidade de um sistema para invadi-lo.

    d) Errado (não é malware). Força bruta é um tipo de ataque:
    Em criptografia, um ataque de força bruta é uma estratégia usada para quebrar a cifragem de um dado. Consiste em percorrer a lista chaves possíveis com um algoritmo de busca até que a chave correta seja encontrada.

    e) Correta. Worms é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.


ID
991363
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Que meio físico de transmissão de dados utiliza LED (Diodo Emissor de Luz)?

Alternativas
Comentários
  • Fibra óptica multimodo


ID
991366
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário incorpora uma planilha eletrônica a um relatório criado em um programa de processamento de texto.Ao clicar na planilha eletrônica para odificá-la é encaminhado ao programa utilizado para criar a planilha.Essa tecnologia Windows que permite incorporar e vincular um documento a outro denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Um dos primeiros recursos para a integração (vinculação) de conteúdo entre aplicativos do sistema operacional Windows.
    Plug and Play é uma tecnologia que detecta, instala e configura hardwares compatíveis com o padrão. Ícone é um elemento gráfico que representa um objeto do computador, como unidades, pastas, arquivos e atalhos. GUI é a interface gráfica, mais amigável que a interface de linha de comandos.

ID
991369
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O recurso que permite o Windows desfazer alterações realizadas pela instalação de algum programa no sistema e volte às configurações em vigor, antes desta instalação é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Restauração de Sistema ou System Restore, é uma ferramenta presente no Microsoft Windows que permite o usuário a reverter o estado do computador (incluindo arquivos de sistema, aplicativos instalados, Registro do Windows, e configurações do sistema) para um específico período, podendo ser usado para recuperar o sistema de mal-funcionamento ou outros problemas.


ID
991372
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Que equipamento,encontrado em uma rede de computadores sem fio (ou wireless), retransmite os pacotes de dados de forma que todos os micros da rede os recebam?

Alternativas
Comentários
  • Access Point – AP (Ponto de Acesso)

    ❖ Dispositivo pertencente a uma rede sem fio que realiza a interconexão entre os dispositivos móveis

    ❖ Permite a conexão dispositivos sem fio e uma rede cabeada (transformar sinal sem fio em sinal com fio)

    ❖ Pode ser configurado para exercer a função de roteador sem fio (principalmente usuários domésticos e pequenas empresas) para ligar a rede local a Internet


ID
991375
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual tecnologia de transmissão de dados sem fio de curta distância (9 metros ou menos) usa ondas de rádio para conectar dispositivos móveis?

Alternativas

ID
991378
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Que meio de transmissão de dados é mais suscetível a interferências e ruídos?

Alternativas

ID
991381
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual é a característica de uma rede de computadores com topologia de barramento onde uma mensagem enviada por um computador acaba, eletricamente,chegando a todos os computadores da rede?

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Em transmissão broadcast todos recebem o pacote de dados. Se no cabeçalho estiver o seu número de IP, ele recebe o pacote e utiliza os dados. Se não estiver, descarta o pacote recebido. Este modelo gera um intenso tráfego desnecessário de dados. Quanto maior for a rede em barramento, mais lenta ela será.

  • Broadcast > Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Um remetente para todos os outros endereços;

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
991384
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual classe do protocolo IP versão 4,em que o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 250 e 254, está reservada para projetos futuros?

Alternativas
Comentários
  • A classe E é reservada para projetos futuros.

    O primeiro octeto vai de 240 a 255

    Podemos ter as seguintes faixas de IP: Classe E: 240.0.0.0 a 255.255.255.254


ID
991387
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a redes de computadores,são protocolos da camada de aplicação(última),EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não pertence à camada de Aplicação: protocolo ARP, que juntamente com IP, ICMP, RARP, NAT, entre outros, pertencem à camada de REDE.


ID
991390
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O departamento dentro de uma organização (equipe de suporte) projetado para ajudar os usuários no que se refere a software (escolha,treinamento e soluções de problemas) é:

Alternativas
Comentários
  • questão com gabarito errado resposta certa D

  • Help desk é o ponto de contato entre usuario final e suporte TI. é o inicio do atendimento p/ solução do incidente ou requisição. Groupware é p/ grupos de pessoas. Em vez de hierarquias fixas, ha reoslução de problemas por pessoas distantes por cooperacao e comunicacao interpessoal, q pode ser por chat, videoconferencia, atendimento a clientes, centrais de suporte e grupos de discussao.


ID
991393
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Que tecnologia se baseia no conceito de encapsulamento e utiliza o protocolo PPTP (protocolo de tunelamento ponto a ponto)?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E


    VPN - passagem de dados por uma espécie de túnel (a dica é tunelamento). Impressão de que dois computadores estão próximos, parece que estão interligados.


    Fonte: Anotações Curso Damásio


ID
991396
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O primeiro microprocessador multicore da Intel foi o:

Alternativas
Comentários
  • O Pentium D foi o primeiro processador a anunciar o CPU multicore (junto com seu irmão mais caro, o Pentium Extreme Edition) para computadores desktop.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pentium_D


ID
991399
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O primeiro microprocessador com quatro núcleos da AMD foi o:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETO! Lançamento 19 de Novembro de 2007 (Revisão B2) com 4 núcleos.

    B) ERRADO! Core i3 = FABRICADO PELA INTEL.

    C) ERRADO! Atom = FABRICADO PELA INTEL.

    D) ERRADO! Pentium Quad Core = FABRICADO PELA INTEL.

    E) ERRADO! Duron = AMD = Produzido em: De 2000 a 2006. Não possui 4 núcleos.

     

  • A AMD considera os Phenom X4 os primeiros quad core reais, já que esses processadores possuem um núcleo monolítico (todos os núcleos estão no mesmo die).

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/AMD_Phenom


ID
991402
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual é a empresa fabricante dos processadores Cortex-A5, Cortex-A8 e Cortex- A9, para pequenos dispositivos,como smartphones,tablets,GPS,calculadoras, impressoras e também câmeras digitais?

Alternativas
Comentários
  • https://www.arm.com/products/processors


ID
991405
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à prioridade dos operadores no Microsoft Excel, analise as afirmações e marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Em = 2 * 3 ^ 2 a exponenciação será calculada antes da multiplicação, ou seja = 2 * 9 que é 18.
  • GABARITO: LETRA B

    2*3^2 = 18 e NÃO 36

  • GAB. B (pede a INCORRETA) 

    b) o resultado da fórmula =2*3^2 é igual a 36 

     

    CORRETO seria: fórmula =2*3^2 

    3^2 = 9

    9*2 = 18

    fórmula =2*3^2 é igual a 18


ID
991408
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São softwares encontrados em suítes de aplicativos para escritório, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O excel não é?

    se o calc está coreto o excel também tem que estar.. acredito que Alternativa C seja  a correta nesta questão.

  • Word eh pois não passa de um editor de texto.

    Excel eh poque ele eh uma planilha serve de comunicação em muito sitios

    calc vem de calculadora assim como o excel

    Keynote nada mais que o preve como exemplo

    então eh a letra c que eh um software ultilizado para gravações em cds!

  • C

    NERO

  •  


    A letra ‘C’ é o gabarito. Nero está longe de ser um editor de textos. Ele é um suíte de aplicativos para criação de mídias, gravação e cópia de CD/DVD e afins.


    e) Keynote (apresentação de slides) está correto. É um aplicativo para criação e apresentação de slides do suíte Iwork da Apple.


ID
991411
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com vistas a assegurar a efetividade do direito à educação, a Constituição da República determina que

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (art. 205 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988). A partir da leitura do dispositivo constitucional acima e considerando que o dever do Estado na área educacional será efetivado mediante o cumprimento de princípios e garantias, analise as afirmativas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

I ( ) No tocante à forma como o ensino será ministrado, dois importantes princípios consagrados na nossa Carta Magna são o da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e o da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
II ( ) Segundo a CF/88, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia constitucional de educação básica obrigatória e gratuita dos 6 (seis) aos 18 (dezoito) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade jovem.
III ( ) Segundo a Constituição Cidadã, o ensino, em seus vários níveis e modalidades, será ministrado com base nos princípios da garantia de padrão de qualidade e do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, vedando a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV ( ) Atualmente, a obrigatoriedade do atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais, preferencialmente nas escolas da rede especializada de ensino, se apresenta como uma das mais importantes garantias constitucionais para efetividade do direito à educação no Brasil.
V ( ) A Constituição Federal de 1988, dispõe que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Assinale a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • o gabarito não está errado? não é vedada a coexistencia de instituições públicas e privadas.

  • Sim, o gabarito está errado. Alternativa correta: 'e'. 

  • CRFB/88

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

  • I. (V) Art. 206, I e II 

    II. (F) Art. 207, I. Educação Básica Obrigatória e Gratuita = dos 4 aos 17 anos 

    III. (F) Art. 206. III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino

    IV. (F) Art. 208, III. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência preferencialmente na rede regular de ensino.

    V. (V) Art. 208, VII. atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

  • Uma questão do tamanho do mundo, mal elaborada e que não mede conhecimento de ninguém.

  • II- Educação Básica Obrigatória e Gratuita = dos 4 aos 17 anos 

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da educação e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I ( V ) No tocante à forma como o ensino será ministrado, dois importantes princípios consagrados na nossa Carta Magna são o da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e o da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

    Verdadeiro. Aplicação do art. 206, I e II, CF: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

    II ( F ) Segundo a CF/88, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia constitucional de educação básica obrigatória e gratuita dos 6 (seis) aos 18 (dezoito) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade jovem.

    Falso. A educação básica obrigatória e gratuita ocorre dos 4 aos 17 anos, conforme se lê no art. 208, I, CF:  Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;      

    III ( V ) Segundo a Constituição Cidadã, o ensino, em seus vários níveis e modalidades, será ministrado com base nos princípios da garantia de padrão de qualidade e do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, vedando a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

    Verdadeiro. Aplicação do art. 206, III e VII, CF:  Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VII - garantia de padrão de qualidade.

    IV ( F ) Atualmente, a obrigatoriedade do atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais, preferencialmente nas escolas da rede especializada de ensino, se apresenta como uma das mais importantes garantias constitucionais para efetividade do direito à educação no Brasil.

    Falso. O atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência ocorre preferencialmente na rede regular de ensino, nos termos do art. 208, III, CF: Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    V ( V ) A Constituição Federal de 1988, dispõe que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    Verdadeiro, nos termos do art. 208, VII, CF: Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.  

    Portanto, a sequência correta é V - F - V - F - V

    Gabarito da monitora: anulação, visto inexistir alternativa que contenha a ordem correta.

    Gabarito da banca: E


ID
991414
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil,ao servidor público da administração direta,autárquica e fundacional,no exercício de mandato eletivo,aplicam-se as seguintes disposições, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • No exercício de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, havendo compatibilidade de horários, o servidor público perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

  • Art.38, I, CF - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

  • Mas na letra A Para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento do servidor público, os valores serão determinados como se no exercício estivesse. E se o servidor se afastar por problemas pessoais?

  • Renata, veja que o comando da questão dá a entender que o afastamento se dá em virtude do exercício de cargo eletivo. Ao menos foi assim que eu entendi...

  • Disse COMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS só pode ser o VEREADOR.

  • Essa letra A fala sobre um inciso revogado atualmente na CF/88

    Nova redação:

    Art. 38. ...

    ...

    V - na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem.            (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o assunto inerente à possibilidade de acumulação de mandato eletivo com cargo público.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    A partir do artigo 38, da Constituição Federal, depreende-se que ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    1) Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.

    * Neste caso, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e receberá o subsídio do mandato eletivo (não há a opção de optar pela remuneração). Alguns exemplos de mandato eletivo referentes ao item "1" são o de Senador, Deputado Federal e Estadual.

    2) Investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

    ** Neste caso, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e poderá optar pela remuneração.

    3) Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma referente ao item "2".

    *** Neste caso, se houver compatibilidade de horários com o cargo de Vereador, o servidor perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. Todavia, caso não haja compatibilidade de horários, aplica-se o mesmo caso do Prefeito (afasta-se do seu cargo e poderá optar pela remuneração).

    4) Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

    5) Na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    De acordo com o que foi acima apresentado, percebe-se que a única alternativa que está incorreta é a letra "d". O conteúdo contido nas demais alternativas está em consonância com os dispositivos destacados.

    GABARITO: LETRA "D".


ID
991417
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dispõe a Constituição Federal, que é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos (art. 37, XVI). Essa é a regra geral a respeito. [Essa] vedação atinge, por conseguinte, a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções na Administração Direta e Indireta, seja dentro de cada uma, seja entre os dois setores da Administração entre si (FILHO, José dos Santos Carvalho. Manual de Direito Administrativo. 22 ed. Revista, ampliada e atualizada. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009, p. 626).

A Constituição Federal de 1988 admite a acumulação remunerada de cargos públicos, quando houver compatibilidade de horários, em algumas situações que expressamente menciona. São hipóteses de permissividade de acumulação de cargos, empregos ou funções públicas, segundo a CF/88:

I Dois cargos de professor.
II Um cargo de professor com outro técnico ou científico.
III Dois cargos ou empregos privativos de médico, excluindo os outros profissionais de saúde.
IV Dois cargos jurídicos com profissões regulamentadas, excluindo os membros do Ministério Público Federal.

É certo afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Apenas os itens I e II estão corretos.

  • Gab. E

     


    Conforme a C.F/88  Art. 37. XVI – é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

     


    a) a de dois cargos de professor
    b) a de um cargo de professor com outro, técnico ou científico
    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, após a análise de quatro itens como certo ou errado. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da acumulação de cargos e funções dos agentes públicos. Vejamos:

    Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. 

    Exemplos de acumulações permitidas constitucionalmente:

    Dois cargos de professor (Ex: professor da USP e da UNICAMP);

    Um cargo de professor e outro de técnico científico (Ex: professor da Faculdade de Medicina da UFPR e médico do Hospital de Clínicas);

    Dois cargos ou empregos privados de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas (Ex. Psicólogo da UFPR e Psicólogo na Prefeitura de Curitiba);

    Um cargo de juiz e outro de professor;

    Um cargo de membro do Ministério Público e outro de professor;

    Um cargo público com o exercício de mandato eletivo de vereador;

    Um cargo de militar com outro cargo ou emprego privativo de profissionais de saúde, com profissão regulamentada.

    Assim:

    I. CERTO. Dois cargos de professor.

    Conforme art. 37, XVI, a, CF.

    II. CERTO. Um cargo de professor com outro técnico ou científico.

    Conforme art. 37, XVI, b, CF.

    III. ERRADO. Dois cargos ou empregos privativos de médico, excluindo os outros profissionais de saúde.

    Conforme art. 37, XVI, c, CF.

     IV. ERRADO. Dois cargos jurídicos com profissões regulamentadas, excluindo os membros do Ministério Público Federal.

    Não há tal previsão legal.

    Dito isso, é certo afirmar que:

    E. Apenas os itens I e II estão corretos.

    Gabarito: ALTERNATIVA E.


ID
991420
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O inciso VI, do art. 7º, da Le nº 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação,Ciência e Tecnologia,dispõe sobre o seguinte: observadas suas finalidades e características,os Institutos Federais têm como um de seus objetivos ministrar cursos em nível de educação superior.Sendo assim,responda:conforme o dispositivo legal acima,em relação aos cursos de nível de educação superior, ministrados pelos Institutos Federais,NÃO podemos afirmar que são cursos.

Alternativas
Comentários
  •   Dos objetivos gerais:  VI - ministrar em nível de educação superior:

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e MATEMATICA, e para a educação profissional;


  • VI - ministrar em nível de educação superior:

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

  • Resposta: B

    Art. 7o  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica;

    III - realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;

    IV - desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos;

    V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional; e

    VI - ministrar em nível de educação superior:

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

  • Gabarito B


    VI - ministrar em nível de educação superior:


    Superiores de tecnologia >>> Profissionais >> diferentes setores da economia;


    Bacharelado E engenharia >>> Profissionais >> diferentes setores da economia E áreas do conhecimento;



    Licenciatura E formação pedagógica >>> Professores Educação básica (ciências e matemática), E Educação profissional;


    Pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização >>> Especialistas >> diferentes áreas do conhecimento; e


    Pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

  • O final da pergunta deixa a gente confuso com a resposta dada pela banca, quando diz: NÃO podemos afirmar que são cursos.

  • Art. 7o VI - ministrar em nível de educação superior:

     a)Superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia. 

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b)De licenciatura, com vistas à formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências humanas e sociais.

     b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c)De bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento. 

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d)De pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento. 

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e)De pós-graduação stricto sensu que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia.

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

    Questao q traz letra de lei

  • B

    De licenciatura, com vistas à formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.

    correto seria: e matemática e para a educação profissional.

    errado: (humanas e sociais)


ID
991426
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dissertando sobre processo administrativo disciplinar, Meirelles (2009) assevera que “ A Administração Pública, para registro de seus atos, controle da conduta de seus agentes e solução de controvérsias dos administrados, utiliza-se de diversificados procedimentos, que recebem a denominação comum de processo administrativo [disciplinar].” (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 35. ed. São Paulo: Malheiros, 2009, p. 690, apud LESSA, Sebastião José. Do processo administrativo disciplinar e da sindicância. 5. ed. revista e atualizada. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2011, p. 45).

A partir da leitura do texto acima e tomando como base os dispositivos da Lei 8.112/90, assinale a alternativa correta sobre Processo Administrativo Disciplinar (PAD):


Alternativas
Comentários
  • a) Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar. CORRETA

  •  Lei 8112: Art. 146. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Gabarito A

  •        Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

     Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

     Art. 145. Da sindicância poderá resultar:

      I - arquivamento do processo;

     II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

      III - instauração de processo disciplinar.

    Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a   autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

           Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

  • Gabarito. A.

    Art. 146. Sempre que ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30(trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.


  • B) A lei 8.112 cita que deve constar o nome e endereço de quem denuncia, embora doutrinariamente se permita a denuncia anônima, ver a questão Q591344
    C) Nesse caso a denuncia será arquivada por falta de objeto.
    D) Da sindicância somente poderá resultar o arquivamento do processo, aplicação de advertência ou suspensão de ate 30 dias e instauração de PAD.
    E) O prazo é de 60 dias prorrogável por mais 60, SEM prejuízo da remuneração.

     

  • A) Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Art. 146. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    B) As denúncias anônimas sobre irregularidades no serviço público serão objeto de apuração mediante procedimento de sindicância investigativa, desde que o denunciante informe seu endereço à autoridade superior.

    Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    C) No processo administrativo disciplinar, quando o fato narrado na denúncia não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a autoridade superior é obrigada a converter o processo disciplinar em sindicância disciplinar.

    Art. 144, Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    D) Da sindicância poderá resultar: arquivamento do processo por falta de objeto, instauração de processo administrativo disciplinar ou aplicação de penalidade de suspensão ou demissão, a bem do serviço público

    Art. 145. Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    E) Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 90 (noventa) dias, com prejuízo da remuneração.

    Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 dias, sem prejuízo da remuneração.


ID
991429
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal

O art. 5º da Lei 11.091/2005 (que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos cargos Técnico-Administrativos em Educação no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação) estabelece os seguintes conceitos: plano de carreira,nível de classificação,padrão de vencimento,cargo,nível de capacitação,ambiente organizacional e usuários.Sendo assim,assinale a alternativa FALSA sobre alguns dos conceitos definidos pela Lei 11.091/2005:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito como "C" é equivocado pois requer-se a alternativa falsa, quando lê-se no :  "Art. 5o, III - padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação;"  quando lemos na  alternativa "B"  vimos que diverge do Art. 5o, VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; SALVO ESTEJA ENGANADO O GABARITO DEVE SER ALTERADO PARA "B"

  • Essa questão está totalmente errada. A mesma pede a questão FALSA e a alternativa falsa é a letra B, uma vez que o Art. 5º da LEI 11.901/05 no inciso VI  fica claro que o Ambiente Organizacional é " a área específica de atuação do servidor (...)" e não como está descrito na alternativa. O conceito descrito na alternativa b refere-se ao Plano de Carreira, Inciso I.

  • A - CORRETA -  II – nível de classificação: conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições;


    B- ERRADA - Houve uma troca de conceitos entre ambiente organizacional e plano de carreira-  VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; 

                            I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade


    C - CORRETA - III - padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação;


    D - CORRETA - V - nível de capacitação: posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso;


    E- CORRETA - IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

      


    GABARITO : LETRA B

  • I- plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores. .." 

    A letra b "trocou as bolas"
  • Art. 5°, VI - AMBIENTE ORGANIZACIONAL: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; 

  • Resposta: B

    Plano de Carreira: Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

    Ambiente Organizacional: Área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

  • Lembre-se galera qndo falar em AMBIENTE ORGANIZACIONAL é onde o servidor ATUA no mundinho onde ele trabalha ATIVIDADES q ele desenvolve ali no seu ambiente de trablaho valeu a dica!!!!

  • PLANO DE CARREIRA!


ID
991432
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

São vedações ao servidor público no exercício do cargo ou função, expressas no Decreto nº 1.171/94, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    Resposta: Letra D

  • XV - E vedado ao servidor público;

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

  • Pessoal a letra D refere-se as proibições do servido público contidas na Lei 8.112

  • decoreba pura!!

  • Letra (D)

    Coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político.
    Não está expresso no código.

  • Hal 9.000 acertou essa questão.

  • A letra D encontra-se no RJU, nas proibições.

  • 8112 - Art. 117.  Ao servidor é proibido:                  

                    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

    1.171 - 

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

        

  • A LETRA  D DE DODOI É A UNICA QUE NÃO APARECE NA LEI.

  • A letra d é o art 117 da lei 8.112


ID
991435
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Regimento Interno

O Regimento Interno Geral do Instituto Federal do Piauí (IFPI) é um manual que descreve, de forma estruturada e sistemática, as descrições sumárias e as competências das unidades organizacionais pertencentes à estrutura organizacional, conforme estrutura organizacional aprovada pela Resolução nº 019/CONSUP e Portaria da Reitoria nº 1203, de 24/11/2011, publicadas no Boletim de Serviço – Edição Extra nº 04, de 24/11/2011. (IFPI. Regimento Interno Geral: Resolução n 020/2011 – CONSUP. Teresina: IFPI, 2011, p. 4).

A partir da leitura do texto acima, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, associando corretamente as unidades organizacionais pertencentes à estrutura organizacional do Instituto Federal do Piauí (IFPI):

1ª COLUNA
1. Auditoria Interna Geral
2. Colégio de Dirigentes (COLDIR)
3. Conselho Superior (CONSUP)
4. Diretoria-Geral
5. Reitoria

2ª COLUNA
( ) É o órgão superior colegiado máximo do IFPI. Possui caráter consultivo e deliberativo.
( ) É a unidade organizacional executiva central, responsável pela administração e supervisão de todas as atividades do IFPI.
( ) É o órgão superior consultivo e de apoio ao processo decisório da Reitoria, em matérias e ssuntos com abrangência para o IFPI.
( ) É a unidade organizacional de controle interno, responsável por assistir aos gestores do IFPI quanto às matérias que, no âmbito de sua atuação, sejam concernentes à defesa do patrimônio público e fortalecimento da gestão.
( ) É a unidade organizacional executiva responsável pela administração e supervisão de todas as atividades do Campus.

Assinale a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • 1. Auditoria Interna Geral

    Art. 23 A Auditoria Interna Geral é a unidade organizacional de controle interno,responsável por assistir aos gestores do IFPI quanto às matérias que, no âmbito de sua atuação, sejam concernentes à defesa do patrimônio público e fortalecimento da gestão, por meio de atividades de auditoria, correição, controladoria e ouvidoria.


    2. Colégio de Dirigentes (COLDIR)

    Art. 10 O Colégio de Dirigentes (COLDIR) é o órgão superior consultivo e de apoio ao processo decisório da Reitoria, em matérias e assuntos com abrangência para o IFPI


    3. Conselho Superior (CONSUP)

    Art. 8º O Conselho Superior (CONSUP) é o órgão superior colegiado máximo do IFPI, de caráter consultivo e deliberativo.

     

    4. Diretoria-Geral

    Art 6 °§ 2° A Diretoria-Geral é a unidade organizacional executiva responsável pela administração e supervisão de todas as atividades do Campus.

     

    5. Reitoria

    Art. 16 A Reitoria é a unidade organizacional executiva da administração central, que planeja, administra, representa, superintende, monitora e avalia as estratégias, as políticas e as atividades do IFPI. 


ID
991438
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme disposto no caput do art. 2º da Resolução nº 1, de 31 de agosto de 2009 (publicada no Diário Oficial da União nº 168, de 02/09/2009, p. 20), que aprova o Estatuto do IFPI,

“ O Instituto Federal do Piauí é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, tendo como sedes, para os fins da legislação educacional várias unidades (art. 2º da Resolução nº 1/2009, com adaptações, grifo nosso).

Sendo assim, analise os itens abaixo:
I Reitoria, Campus Teresina Central e Campus Teresina Zona Sul.
II Campus Angical, Campus Piripiri e Campus Parnaíba.
III Campus Canto do Buriti, Campus Bom Jesus e Campus Cristalândia.
IV Campus Piracuruca, Campus Esperantina e Campus Luzilândia.
V Campus São Raimundo Nonato, Campus Uruçuí e Campus Corrente.
VI Campus Santa Maria da Codipi, Campus Grande Dirceu e Campus Parque Piauí.
VII Campus Floriano, Campus Picos e Campus Paulistana.

Dessa forma, responda: considerando o art. 2º do Estatuto do IFPI,são unidades que compõem a estrutura multicampi e descentralizada do Instituto Federal do Piauí:

Alternativas
Comentários
  • Reitoria e os Campos Angical, Corrente,Floriando,Parnaiba,Paulistana, Picos,Piripiri,Sao Raimundo Nonato,Teresina-Central, Teresina-Zona Sul,Uruçui.

    I Reitoria, Campus Teresina Central e Campus Teresina Zona Sul.
    II Campus Angical, Campus Piripiri e Campus Parnaíba.
    III Campus Canto do Buriti, Campus Bom Jesus e Campus Cristalândia.
    IV Campus Piracuruca, Campus Esperantina e Campus Luzilândia.

    V Campus São Raimundo Nonato, Campus Uruçuí e Campus Corrente.
    VI Campus Santa Maria da Codipi, Campus Grande Dirceu e Campus Parque Piauí.
    VII Campus Floriano, Campus Picos e Campus Paulistana.

    Resp.:a) Apenas as unidades contidas nos itens I, II, V e VII. 

  • 1) Reitoria,
    2) Campus Teresina Central,
    3) Campus Teresina Zona Sul,;
    4) Campus Floriano,
    5) Campus Parnaíba,
    6) Campus Picos,
    7) Campus Angical, 
    8) Campus Corrente, 
    9) Campus Paulistana,
    10) Campus Piripiri, 
    11) Campus São Raimundo Nonato; 
    12) Campus Uruçui,