SóProvas



Prova INEP - 2007 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Prova Amarela


ID
522076
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Internet: www.unesco.org.br


Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?

Alternativas
Comentários
  • A questão do Patrimônio Físico como documento histórico tem estado na “ordem do dia” do debate de historiadores. Seguindo  minimamente as propostas do historiador francês Pierre Nora, podemos entender o que vem a ser patrimônio histórico por que são “lugares de memória”. A teoria dos Lugares de Memória formulou-se e desenvolveu-se a partir dos Seminários orientados por Pierre Nora, na École Pratique des Hautes Études, de Paris, entre 1978 e 1981.
                    A  questão fundamental não é o de analisar se o patrimônio é importante ou não mas o que é verdadeiramente patrimônio histórico O fato de uma construção ser antiga não faz um exemplo de patrimônio. Da mesma forma um edifício público, construído em determinado  momento histórico, com uma proposta política clara não faz dele um patrimônio.
                     Mas há, no entanto, quase um consenso acerca da importância do patrimônio muitas vezes  imaterial de uma sociedade, que é a sua produção cultural, para a construção da memória e consequentemente da história de uma dada sociedade. Na questão acima é pedido que se assinale o que é “ patrimônio cultural imaterial”. A única opção que apresenta uma prática cultural e não um monumento é a de letra C 
  • Trata-se de uma questão bem simples, pois o enunciado deixa claro qual será a resposta correta. Aqui o autor determina cultura como todas as formas de criação humanas, sejam elas materiais ou não, e quando importantes para identidade de determinado agrupamento social, esses elementos culturais se tornam patrimônio. Assim, podemos dizer que
     
    A alternativa (a) está errada, pois a estátua do Cristo Redentor na cidade do Rio de Janeiro é algo material, ainda que se deseje transmitir algo imaterial: a vivência religiosa de tal povo em tal lugar.
     
    A alternativa (b) está errada, uma vez que a arquitetura reflete de um modo quase exemplar os elementos culturais de um agrupamento social, porém um complexo arquitetônico é sempre algo material.
     
    A alternativa (c) está correta, pois diz respeito à dança e essa só pode se “materializar” se, e somente se, for transmitida às gerações que advêm. Assim, como assinala o texto acima, a dança, a língua, etc. são elementos imateriais de um patrimônio cultural.
     
    A alternativa (d) está errada, pois as cataratas do Iguaçu constituem um patrimônio natural, nunca cultural, considerando as explicações acima.
     
    A alternativa (e)  está errada, pelo mesmo motivo que consideramos a alternativa (a) como errada. 
  • O patrimônio imaterial segundo o texto é aquele que não apresenta uma representação física de sua cultura, como por exemplo monumentos ou tesouros. São aqueles em que o grande elemento de sua cultura são as tradições e as próprias pessoas que fazem parte dela.


    Dentre as 5 alternativas, a que mais se encaixa é a festa junina. Nela não há nada que a represente fisicamente


    Letra C. Espero ter ajudado!

  • A se a filosofia do Enem ainda fosse assim, só que não:(((

  • A questão do Patrimônio Físico como documento histórico tem estado na “ordem do dia” do debate de historiadores. Seguindo minimamente as propostas do historiador francês Pierre Nora, podemos entender o que vem a ser patrimônio histórico por que são “lugares de memória”. A teoria dos Lugares de Memória formulou-se e desenvolveu-se a partir dos Seminários orientados por Pierre Nora, na École Pratique des Hautes Études, de Paris, entre 1978 e 1981.

                   A questão fundamental não é o de analisar se o patrimônio é importante ou não mas o que é verdadeiramente patrimônio histórico O fato de uma construção ser antiga não faz um exemplo de patrimônio. Da mesma forma um edifício público, construído em determinado momento histórico, com uma proposta política clara não faz dele um patrimônio.

                    Mas há, no entanto, quase um consenso acerca da importância do patrimônio muitas vezes imaterial de uma sociedade, que é a sua produção cultural, para a construção da memória e consequentemente da história de uma dada sociedade. Na questão acima é pedido que se assinale o que é “ patrimônio cultural imaterial”. A única opção que apresenta uma prática cultural e não um monumento é a de letra C 


ID
522079
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Educação Artística

Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato escreveu, em artigo intitulado Paranóia ou Mistificação:

Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem as coisas e em conseqüência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. (...) A outra espécie é formada dos que vêem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (...). Estas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia.

O Diário de São Paulo, dez./1917.

Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • nota-se que Monteiro Lobato faz duas afirmações em relação à arte

    1) Uma composta dos que vêem as coisas e em conseqüência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres.

    Ou seja, um artista que faz arte como aqueles quadros classicos.

    2)o segundo, que ele diz sobre Anita : ''A outra espécie é formada dos que vêem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras''

    Nota-se que quase todos os quadros seguem um estilo classico, uma arte pura,todavia, a letra E foge da estetica padrao,como partes sem congruencias, como dito por Lobato.

  • Esse Trecho é o caminho para a resposta: "Estas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia."

    Só observar qual das alternativas tem uma extravagância no que seria "natural".

  • letra (E )

    onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia

  • letra (E )

    onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia


ID
522100
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se a exploração descontrolada e predatória verificada atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se antecipar a extinção do mogno. Essa madeira já desapareceu de extensas áreas do Pará, de Mato Grosso, de Rondônia, e há indícios de que a diversidade e o número de indivíduos existentes podem não ser suficientes para garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo. A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência de qualquer ser vivo. Sem ela, perde-se a capacidade de adaptação ao ambiente, que muda tanto por interferência humana como por causas naturais.
Iinternet: www.greenpeasce.org.br(com adaptações).

Com relação ao problema descrito no texto, é correto afirmar que


Alternativas
Comentários
  • A questão traz um texto sobre a possibilidade da extinção do mogno, que vem sendo escassa em alguns locais e a sobrevivência a longo prazo pode estar comprometida. O texto afirma que a diversidade genética e biológica é fundamental e que sem ela, pode-se perder a adaptação ao ambiente.
    A extração clandestina do mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla), árvore nativa da Amazônia, é uma das suas principais ameaças de extinção, pois possui um alto valor comercial e é bastante usada na produção de móveis. "A exploração, o transporte e a comercialização do mogno brasileiro estão suspensos no Brasil desde outubro de 2001", (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).  A derrubada ilegal afeta outras 30 árvores próximas, aumentando ainda o problema do desmatamento. (Portal WWF. Mogno: a poucos passos da extinção. Acesso em julho de 2020)


    De acordo com o texto, é correto afirmar que:
    a) a baixa adaptação do mogno ao ambiente amazônico é causa da extinção dessa madeira. O mogno possui uma alta adaptação ao ambiente, e a causa de sua extinção são as derrubadas ilegais. Incorreta.
    b) a extração predatória do mogno pode reduzir o número de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua diversidade genética. Reduzindo o número de indivíduos, a diversidade genética é prejudicada, pois perdem a capacidade de adaptação ao ambiente. CORRETA.
    c) as causas naturais decorrentes das mudanças climáticas globais contribuem mais para a extinção do mogno que a interferência humana.
    A interferência humana contribui mais para a extinção que as mudanças climáticas. Incorreta.
    d) a redução do número de árvores de mogno ocorre na mesma medida em que aumenta a diversidade biológica dessa madeira na região amazônica.
    Reduzindo o número de árvores (indivíduos da espécie), diminui-se, também, a diversidade genética e biológica. Incorreta.
    e) o desinteresse do mercado madeireiro internacional pelo mogno contribuiu para a redução da exploração predatória dessa espécie. O mogno tem alto valor comercial e possui um grande interesse pelo mercado internacional, o que aumenta a exploração dessa espécie, aumentando o risco de extinção. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Gabarito B

    A extração predatória


ID
522115
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O açúcar

O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.

Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,
[dono da mercearia.

Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.

(...)

Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.

Ferreira Gullar. Toda Poesia. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1980, p. 227-8.

A antítese que configura uma imagem da divisão social do trabalho na sociedade brasileira é expressa poeticamente na oposição entre a doçura do branco açúcar e

Alternativas
Comentários
  • A Antítese, como o próprio enunciado diz, trabalha com a oposição de duas idéias, realçando o contraste entre elas. Neste caso, o oposto da doçura do branco açucar contrasta com a "vida amarga e dura das usinas esuras", no último verso. Portanto, a resposta correta é a letra E.

  • A figura em linguagem em questão retrata sentido opostos, isto é, quando existe o positivo há o negativo. Paralelamente a isto, o "açúcar" é o positivo, assim como o "amargo" é o negativo.

  • Antítese trata de palavras contrárias, então o contrário de ''branco'' seria ''escuras'' e ''doçura'' seria ''amarga''.

  • Saudades de quando realmente era um exame pra ensino médio.


ID
522121
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.

K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade
negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências
. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O estudo das sociedades e das culturas africanas e afro-brasileiras ainda é imcompleto nas escolas de Ensinos Fundamental e Médio. No entanto, não é difícil responder a questão na medida em que o texto  transcrito fornece as informações necessárias . O texto destaca que a análise da questão de identidade negra deve ter partir da compreensão do movimento da expansão marítima europeia no século XV que levou ao descobrimento do continente africano e posterior estabelecimento de relações mercantilistas com a região e, finalmente, ao tráfico negreiro e à escravidão de populações africanas.
                    A opção que apresenta  uma afirmativa que corresponde às informações destacadas é a de letra D
     
  • Questão d ehistória marcada com oquestão de filosofia

  • isso é historia, precisamente na parte das Grandes Navegações,onde ocorreu no seculo 15

  • Brasil Colônia.


ID
522124
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após a Independência, integramo-nos como exportadores de produtos primários à divisão internacional do trabalho, estruturada ao redor da Grã-Bretanha. O Brasil especializou-se na produção, com braço escravo importado da África, de plantas tropicais para a Europa e a América do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. Éramos um país essencialmente agrícola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. Não se poderia confiar a trabalhadores forçados outros instrumentos de produção que os mais toscos e baratos. O atraso econômico forçou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padrão de vida “civilizado”, marca que distinguia as classes cultas e “naturalmente” dominantes do povaréu primitivo e miserável. (...) E de fora vinham também os capitais que permitiam iniciar a construção de uma infra- estrutura de serviços urbanos, de energia, transportes e comunicações.

Paul Singer. Evolução da economia e vinculação internacional. In: I. Sachs; J. Willheim; P. S. Pinheiro (Orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80.

Levando-se em consideração as afirmações acima, relativas à estrutura econômica do Brasil por ocasião da independência política (1822), é correto afirmar que o país

Alternativas
Comentários
  • Apesar de sofrer uma interferência bastante significativa da Grã-Bretanha, durante o século XIX, não podemos desconsiderar nossas especificidades históricas. É bastante comum encontrar em livros didáticos proposições defendendo que a independência do Brasil foi fruto do auxílio inglês. E que só comerciávamos com ingleses. A Guerra do Paraguai teria sido deflagrada por conta do interesse inglês em desmontar a autonomia paraguaia ( o que não é efetivamente uma “verdade” com comprovação histórica).  É preciso prestar bastante atenção para não incorrer nesta vertente de análise de forma acrítica.
                    Este “vício” de análise pode levar à equívocos quanto à resposta da questão proposta, induzindo o erro e a marcação das opções ou D ou E como corretas.
                    Lendo atentamente o texto não fica difícil determinar que a opção correta é a de letra C. Basta também lembrar que a independência do Brasil não trouxe o final da escravidão e que o período colonial não foi marcado por um desenvolvimento que criasse infra-estrutura capaz de sustentar um boom industrial.
  • A industrialização brasileira foi adiada porque não dava para competir com a indústria,o comercio,e os produtos ingleses,os quais chegavam ao Brasil com 15% de imposto.O que foi convencionado pelo tratado de 1810,o "Panos e vinhos" ou Amizade e Comércio

  • Vitória, cuidado! o Tratado "Panos e vinhos", também conhecido como tratado de Methuen, ocorreu em 1703. Em relação ao acordo da questão, ele é conhecido como Tratado de comércio e navegação.

  • Não sei se a industrialização tardia foi o motivo pra dependência econômica... devemos lembrar que o Brasil já era dependente da Inglaterra, mesmo enquanto colônia e antes da Revolução Industrial.

  • Galera após a independência o Brasil não rompeu com a estrutura colonial ao contrário ... ele deu continuidade ao passado colonial ( Mão de obra escrava, grandes latifúndios, exportação ) e ainda vale ressaltar que ficou ainda mais endividado com a Inglaterra ( pois em 1825 portugal transfere as dividas com a Inglaterra para o Brasil ) e isso torna o Brasil mais dependente da Inglaterra. Só ai da para eliminar a letra A,B,E

  • Deve-se lembrar que durante o período colonial houve o alvará de 1785, que proibia manufaturas no Brasil, o qual só foi revogado em 1810, mas mesmo assim, com tarifas mais baixas para produtos ingleses, acabou inviabilizando o desenvolvimento manufatureiro da colônia.


ID
522133
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

São Paulo, 18 de agosto de 1929.

Carlos [Drummond de Andrade],

Achei graça e gozei com o seu entusiasmo pela candidatura Getúlio Vargas – João Pessoa. É. Mas veja como estamos... trocados. Esse entusiasmo devia ser meu e sou eu que conservo o ceticismo que deveria ser de você. (...).
Eu... eu contemplo numa torcida apenas simpática a candidatura Getúlio Vargas, que antes desejara tanto. Mas pra mim, presentemente, essa candidatura (única aceitável, está claro) fica manchada por essas pazes fragílimas de governistas mineiros, gaúchos, paraibanos (...), com democráticos paulistas (que pararam de atacar o Bernardes) e oposicionistas cariocas e gaúchos. Tudo isso não me entristece. Continuo reconhecendo a existência de males necessários, porém me afasta do meu país e da candidatura Getúlio Vargas. Repito: única aceitável.

Mário [de Andrade]

Renato Lemos. Bem traçadas linhas: a história do Brasil em cartas pessoais. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004, p. 305.

Acerca da crise política ocorrida em fins da Primeira República, a carta do paulista Mário de Andrade ao mineiro Carlos Drummond de Andrade revela

Alternativas
Comentários
  • A pergunta está localizada, como a entrada da questão o diz, no ano de 1930, quando da eleição presidencial , para a qual a Aliança Liberal apresenta a candidatura de Vargas- João Pessoa.  A análise do processo histórico que então se desenrolou apresenta várias facetas e há temáticas acerca da época bastante controversas.
                    Há, porém , razoável consenso acerca do entendimento do movimento de 1930 como não –revolucionário. Acreca deste tema os trabalhos de Bóris Fausto são bastante conhecidos . Aliás, a obra de B. Fausto História Concisa do Brasil é bibliografia base para o estudo de História do Brasil
                    No entanto, a questão em pauta não suscita dúvidas nem permite interpretação dupla . Ela é genérica e os detalhes necessários para respondê-las corretamente são apresentadas no texto.Na verdade acredito que a resposta está muito mais pautada em análise de discurso do que propriamente em análise de conteúdo histórico.
                    Nas opções estão sublinhados as informações incorretas, permitindo-nos chegar à conclusão que a resposta correta é a opção de letra A.
  • Será que eu fuia única que não entendi quem escreveu, se foi o nome de cima ou o de baixo e a opinião do Mário de Andrade que não ficou clara?

  • Então Thaise, numa carta (assim como num e-mail) o primeiro nome é para quem você está enviando, com quem você quer falar e no final você coloca o seu nome(e uma saudação final se achar necessário). A opinião dele está de forma que se pode entender, mas com uma linguagem mais antiga e por isso pode confundir um pouco.

     Ele (Mário) diz que está um pouco descontente com as "coligações partidárias" do Getúlio , por conta lá dos mineiros,paulistas e todos mais, pois parece ser uma paz bem frágil, uns acordos meio "mais ou menos". Entretanto, ele diz que o Getúlio seria um "mau necessário" já que seria a melhor opção de governo. E diz também que o Carlos Drummond que não era fã do Getúlio, mas depois dos ocorridos ele ficou mais simpático com a ideia dele governar, e o Mário já não tá tão mais feliz quanto era antes pela candidatura do Getúlio. 

     

    Espero que tenha ajudado!


ID
522136
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.

Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As Revoluções Francesa e Americana foram embasadas no patrimônio ideológico do comum: a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre os homens. Ressalte-se que, cronologicamente, a Revolução Americana(1776) foi anterior à Francesa (1789).

    Com efeito, a independência das treze colônias americanas é considerada pelo historiadores como a primeira experiência prática dos ideais da Revolução Francesa.

  • Gabarito C
    A independência das colonias americanas está intimamente relacionada com o desencandear da revolução francesa. Pois o governo françês apoiou a tão sonhada independencia americana influenciada pelos pensamentos iluministas. Porém isso custou caro para aqueles que financiaram a democracia americano, sendo que o povo françês massacrado pelo absolutismo da minoria nobre e clerica reivindicava o mesmo, direitos e garantias individuais.

  • Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa afirmam a prevalência dos direitos do homem em face das arbitrariedades cometidas pelos respectivos regimes monárquicos absolutistas. Tais direitos são basicamente direitos negativos, ou seja, de abstenção da ação do Estado, como por exemplo, o direito à propriedade, o direito à liberdade de expressão, entre outros. Por meio da concretização desses direitos, o homem teria garantido sua dignidade humana.

    Assim, a resposta correta é a letra C.
  •  

    Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa afirmam a prevalência dos direitos do homem em face das arbitrariedades cometidas pelos respectivos regimes monárquicos absolutistas. Tais direitos são basicamente direitos negativos, ou seja, de abstenção da ação do Estado, como por exemplo, o direito à propriedade, o direito à liberdade de expressão, entre outros. Por meio da concretização desses direitos, o homem teria garantido sua dignidade humana.

  • Letra C

    Em um contexto iluminista, os estudos buscavam fundamentos básicos que caberiam a qualquer individuo, e isto está descrito na alternativa C. Tanto a independência dos EUA quanto a Revolução Francesa aderiram aos ideais iluministas.

  • GABARITO - C

    Os iluministas buscavam sempre defender a população, a qual lutavam pelos seus direitos básicos, que as monarquias da época não forneciam e por isso tinham que lutar (pacificamente) em prol dos princípios básicos para a vida de cada cidadão, seja dos EUA ou até mesmo da França.

    Caveira!


ID
522139
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes.
A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo- franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.

Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão de interpretação :

     O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.

     

    Gabarito letra B

  • Texto: O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.

    Alternativa B:Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

    A letra B é apenas uma reescritura do que já foi mencionado em um trecho do texto.

  • Osh... Não entendi, o texto dá as repostas tudinho

  • Letra B

    .....Tal rápida foi a vitória de Israel.

    ...Israel obteve rápida vitória.

    Tudo a mesma coisa.

  • O conflito entre palestinos e israelenses no século XX tem um marco inicial: criação do Estado de Israel, a 14 de maio de 1948.

    A região da Palestina era protetorado britânico desde o final da primeira grande guerra. Na região habitavam palestinos muçulmanos e judeus. A partir da década de 1920 migraram para a Palestina britânica, judeus sionistas. Seu objetivo era o de fundar um Estado socialista na região, tendo Jerusalém como sua capital. Para isso sionistas, financiados por bancos e filantropos judeus dos EUA,  migraram para a Palestina e começaram a organizar os primeiros kibutzim – fazendas coletivas.

    Havia imigrantes de várias nacionalidades mas o número de judeus russos era maior, pois fugiam dos pogroms -perseguições dentro da Rússia. Ao final da segunda guerra uma quantidade significativa de egressos de campos de concentração sai da Europa e busca a Palestina. É a Terra Prometida.

    A disputa pela terra se torna acirrada. A proposta da ONU foi a formação de dois Estados. Como a proposta não é aceita pelos palestinos muçulmanos, os judeus sabras tomam posse de toda a Palestina e fundam seu Estado: Israel. Desde então a tensão entre palestinos muçulmanos e israelenses é constante, tendo havido conflitos militares e ações da Intifada – ação violenta da população civil palestina.

    O texto apresenta um resumo das guerras ocorridas entre os dois grupos desde 1948.
    Pede-se que seja assinalada uma afirmativa correta acerca do que é apresentado no trecho transcrito.

    A) INCORRETA- A primeira guerra acontece quando da saída das tropas britânicas e os colonos judeus na Palestina proclamam a independência de Israel. No dia seguinte (15 de maio de 1948) tropas sírias, jordanianas, egípcias e iraquianas atacaram o novo país. Não é, por conseguinte, um conflito levado a cabo por potências europeias.

    B) CORRETA– Na metade da década de 1960 ocorreu a chamada “Guerra dos Seis Dias", na medida em que houve uma rápida vitória de Israel. Os israelenses tomaram as Colinas de Golã da Síria, a Faixa de Gaza, a península do Sinai e chegam às portas do Cairo.

    C) INCORRETA- A Guerra do Yom Kippur data de 1973 quando países árabe-muçulmanos buscam a devolução de territórios que lhes forma tomados na Guerra dos Seis Dias. Somete a Península do Sinai havia sido devolvida pelos israelenses.

    D) INCORRETA – A ação dos governos dos EUA e da então União Soviética pôs fim ao conflito de 1973: guerra do Yom Kippur.

    E) INCORRETA- As sucessivas conquistas militares em muito modificaram o território do Estado de Israel. O Estado não começou sua vida, em 1948 com o total controle da Palestina como hoje o tem, apesar da reação constante dos palestinos muçulmanos e da oposição de países do Oriente Médio.


    RESPOSTA: B
  • Guerra dos seis dias!!

  • Pra vocês verem como o nível do enem aumentou! Provas de atualmente são bem mais difíceis!

  • ''O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.''


ID
522151
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Antigamente

Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtísica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, lombrigas (...)

Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184.

O texto acima está escrito em linguagem de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual.

Antigamente

Acontecia o indivíduo apanhar um resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, vermes (...)

Comparando-se esses dois textos, verifica-se que, na segunda versão, houve mudanças relativas a

Alternativas
Comentários
  • gabarito:

    a) vocabulário.

  • " ANTIGAMENTE " O Enem era uma mãe!

  • Questões do enem abaixo de 2009, era uma maravilha rsrs

  • Rapaz.... esse ENEM é o do meus sonhos


ID
522190
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Lucro na adversidade

Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia, estão tentando adaptar-se às mudanças acarretadas pelo aquecimento global. Antes acostumados a produzir arroz e vegetais, responsáveis por boa parte da produção nacional, eles estão migrando para o cultivo do camarão. Com a subida do nível do mar, a água salgada penetrou nos rios e mangues da região, o que inviabilizou a agricultura, mas, de outro lado, possibilitou a criação de crustáceos, uma atividade até mais lucrativa.
O lado positivo da situação termina por aí. A maior parte da população local foi prejudicada, já que os fazendeiros não precisam contratar mais mão-de-obra, o que aumentou o desemprego. A flora e a fauna do mangue vêm sendo afetadas pela nova composição da água. Os lençóis freáticos da região foram atingidos pela água salgada.

Globo Rural, jun./2007, p.18 (com adaptações).

A situação descrita acima retrata

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (A) está incorreta, pois o que houve foi o enfraquecimento das atividades produtivas tradicionais, com a substituição da agricultura pelo cultivo de crustáceos.

    A alternativa (B) está incorreta, pois, segundo o texto, o cultivo de crustáceos não demanda mão de obra como demandava a agricultura, o que tem gerado desemprego na região.

    A alternativa (C) está correta. A população local, uma vez impedida de praticar as atividades tradicionais em decorrência dos efeitos do aquecimento global, viu-se obrigada a adaptar suas atividades ao novo contexto, ou seja, começou a cultivar crustáceos, o que foi possível devido à salinização dos rios e mangues pelo aumento do nível do mar.

    A alternativa (D) está incorreta porque o texto não retrata os danos advindos da exploração dos crustáceos, mas a mudança de vida de uma região decorrente dos efeitos do aquecimento global.

    A alternativa (E) está incorreta, pois o texto não trata da busca de formas mais rentáveis para o crescimento da economia de Bangladesh nem da competição internacional no setor de grãos.


  • Comentário da professora:

    A alternativa (A) está incorreta, pois o que houve foi o enfraquecimento das atividades produtivas tradicionais, com a substituição da agricultura pelo cultivo de crustáceos.

    A alternativa (B) está incorreta, pois, segundo o texto, o cultivo de crustáceos não demanda mão de obra como demandava a agricultura, o que tem gerado desemprego na região.

    A alternativa (C) está correta. A população local, uma vez impedida de praticar as atividades tradicionais em decorrência dos efeitos do aquecimento global, viu-se obrigada a adaptar suas atividades ao novo contexto, ou seja, começou a cultivar crustáceos, o que foi possível devido à salinização dos rios e mangues pelo aumento do nível do mar.

    A alternativa (D) está incorreta porque o texto não retrata os danos advindos da exploração dos crustáceos, mas a mudança de vida de uma região decorrente dos efeitos do aquecimento global.

    A alternativa (E) está incorreta, pois o texto não trata da busca de formas mais rentáveis para o crescimento da economia de Bangladesh nem da competição internacional no setor de grãos.

  • "Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia, estão tentando adaptar-se às mudanças acarretadas pelo aquecimento global.(...)"

    Resposta: a reestruturação de atividades produtivas como forma de enfrentar mudanças nas condições ambientais da região.


ID
522193
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6 o C. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve.
Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pingüins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram.

Scientific American Brasil, ano 2, n.º 21, 2004, p.80 (com adaptações).

A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas.

I O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica.

II O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.

III A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.

É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • O efeito estufa é um fenômeno natural, que nas últimas décadas, tem se intensificado devido à ação humana. Como explicado no trecho fornecido pela questão, o aquecimento global interfere no ciclo da água nas regiões polares. Isso porque com a elevação da temperatura ocasiona maior derretimento do gelo que antes cobria a água, dessa forma possibilitando maior evaporação, que volta à região através da neve. O ciclo de vida de espécies típicas da região também é alterado, como exemplo, a espécie de pinguim que precisa de solo nu para botar seus ovos. Além disso, a presença de gelo é fator crucial para a manutenção de vida em alguns biomas. Todas as afirmações são verdadeiras, letra E correta.
  • O efeito estufa é um fenômeno natural, que nas últimas décadas, tem se intensificado devido à ação humana. Como explicado no trecho fornecido pela questão, o aquecimento global interfere no ciclo da água nas regiões polares. Isso porque com a elevação da temperatura ocasiona maior derretimento do gelo que antes cobria a água, dessa forma possibilitando maior evaporação, que volta à região através da neve. O ciclo de vida de espécies típicas da região também é alterado, como exemplo, a espécie de pinguim que precisa de solo nu para botar seus ovos. Além disso, a presença de gelo é fator crucial para a manutenção de vida em alguns biomas. Todas as afirmações são verdadeiras, letra E correta.

  • O Efeito Estufa»»» é um efeito natural, responsável por manter a temperatura na Terra constante, porém, com a emissão de gases estufas, como o gás carbônico e o metano, essa função de reter calor tem se agravado, aumentando a temperatura do planeta.

  • e


ID
522196
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Devido ao aquecimento global e à conseqüente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

A situação descrita acima

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (A) está incorreta porque não se trata da mera interrupção da cadeia alimentar, mas da possibilidade de extinção de uma espécie em razão do aquecimento global.

    A alternativa (B) está correta. O caso dos ursos polares é apenas um dentre diversos outros de ameaça à biodiversidade que o aquecimento global pode gerar em um futuro próximo.

    A alternativa (C) está incorreta, pois o aquecimento global é mais propício a gerar extinção de espécies do que surgimento.

    A alternativa (D) está incorreta, pois o texto não trata da importância das regiões frias para o restante da Terra, mas, sim, das consequências negativas que essas regiões têm sofrido em virtude da ação humana principalmente em lugares distantes do polo.

    A alternativa (E) está incorreta, pois o texto trata justamente da dificuldade de adaptação das espécies às consequências causadas pelo aquecimento global, e não da facilidade de adaptação.


  • Ajudou muito essa explicação, gostei.  

  • Ao meu ver esse "rapidamente" na letra E  deixa ela mais errada ainda. Pois qualquer ser vivo pode se adaptar mas, leva tempo.

  • E o que falar da letra C? Questão sem nexo...

  • Da para confundir a A e a B pois se for parar para analisar a A é consequencia da B porque o AQUECIMENTO GLOBAL está relacionada com a VARIAÇÃO CLIMÁTICA logo essa VARIAÇÃO CLIMÁTICA acarreta PREJUÍZOS para a BIODIVERSIDADE no ártico e quais são esses prejuízos?? A INTERRUPÇÃO DA CADEIA ALIMENTAR NO ÁRTICO com o exemplo do urso que o texto deu!! 

  • Como o ENEM em 2007 era too easy

  • Gabarito letra B

    Aqueles que assim como eu ficou em dúvida entre as letras A e B ... a questão não dá enfoque ao problema da cadeia alimentar ... ela aborda a situação do Ártico. Foi a lógica que usei para responder a questão.


ID
522214
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água.

Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações).

A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O trecho retirado do Anuário Gestão Ambiental trata de um problema real e crescente nas últimas décadas: o destino adequado e processamento do lixo. O descarte inadequado de objetos que contenham materiais tóxicos podem causar graves impactos ambientais ao contaminarem o solo e lençóis freáticos. As substâncias químicas encontradas no lixo não levariam ao aumento da diversidade de espécies ou da produtividade agrícola do solo. Letra A incorreta. As políticas de educação e conscientização sobre o consumo, por exemplo, teriam sim, grande efeito na quantidade e tipo de lixo produzido, letra B incorreta. Como dito no trecho, quanto maior o desenvolvimento econômico, maior a produção de lixo, pois os consumidores compram mais e consequentemente descartam mais produtos. Letra C incorreta. A grande elevação da criação de produtos descartáveis contribui para mais geração de lixo e resíduos químicos, letra E incorreta. Para um desenvolvimento sustentável é necessário também cuidar do lixo, para isso é preciso controle sobre os efeitos desses produtos na vida aquática, no solo e na vegetação atingidos. Letra D correta.
  • Comentário da professora:

    O trecho retirado do Anuário Gestão Ambiental trata de um problema real e crescente nas últimas décadas: o destino adequado e processamento do lixo. O descarte inadequado de objetos que contenham materiais tóxicos podem causar graves impactos ambientais ao contaminarem o solo e lençóis freáticos. As substâncias químicas encontradas no lixo não levariam ao aumento da diversidade de espécies ou da produtividade agrícola do solo. Letra A incorreta. As políticas de educação e conscientização sobre o consumo, por exemplo, teriam sim, grande efeito na quantidade e tipo de lixo produzido, letra B incorreta. Como dito no trecho, quanto maior o desenvolvimento econômico, maior a produção de lixo, pois os consumidores compram mais e consequentemente descartam mais produtos. Letra C incorreta. A grande elevação da criação de produtos descartáveis contribui para mais geração de lixo e resíduos químicos, letra E incorreta. Para um desenvolvimento sustentável é necessário também cuidar do lixo, para isso é preciso controle sobre os efeitos desses produtos na vida aquática, no solo e na vegetação atingidos. Letra D correta.


ID
522217
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas – MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade:

Hoje, o planalto de Poços de Caldas não
serve mais. Minério acabou.
Só mancha, “nunclemais”.
Mas estão “tapando os buracos”, trazendo para
cá “Torta II”1 ,
aquele lixo do vizinho que você não gostaria
de ver jogado no quintal da sua casa.
Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil.

Hugo Pontes. In: M.E.M. Helene. A radioatividade e o lixo nuclear. São Paulo: Scipione, 2002, p. 4.

1Torta II – lixo radioativo de aspecto pastoso.

A indignação que o poeta expressa no verso “Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil” está relacionada com

Alternativas
Comentários
  • O trecho apresentado é um poema. Tal proposta demonstra a possibilidade – ou tentativa – de interdisciplinariedade quando da elaboração de questões para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Isto demonstra que não é possível fazer-se apenas estudos das especificidades de cada área do conhecimento.
    É necessário saber estabelecer relações e pontos de interseção entre os diferentes saberes que são desenvolvidos durante todas a vida escolar!

    Como em todas as questões propostas, a leitura atenta e interpretação de texto são fundamentais para a resposta. Pergunta-se a que ideia está ligada a indignação expressa pelo autor em seu poema.

    A) INCORRETA- Esta alternativa versa sobre a extração de minério na época de dominação portuguesa. Ou seja, no século XVIII. O trecho apresentado é de 2002. E, trata do resíduo de minério em geral e, particularmente, do resíduo radioativo, o que não existia no período colonial. O “lixo tóxico" é do presente e não do passado.

    B) INCORRETA- o tema do poeta de Poços de Caldas, Hugo Pontes, é o lixo tóxico descartado na região em torno da cidade, no estado de Minas Gerais. Há o comércio internacional de lixo tóxico, contra o qual lutam as organizações de defesa do meio ambiente mas, não é esta a temática do poema tampouco da questão.

    C) INCORRETA– Descartar lixo na casa do vizinho infelizmente não é incomum no Brasil. Demonstra a falta de civilidade e de espírito de comunidade de boa parte da população. No entanto, o lixo a que se refere o poema é o lixo tóxico, descartado ou enterrado em áreas onde causa impacto ambiental.

    D) INCORRETA – Embora exista a operação tapa-buracos para o conserto de estradas, o texto apresentado não se refere às estradas de rodagem e sim ao descarte de lixo tóxico.

    E) CORRETA- Este é um dos problemas crônicos quanto se trata de preservação do meio ambiente; o descarte de lixo tóxico. Há risco ambiental em qualquer lugar onde se venha a enterrar ou depositar este tipo de lixo. 

    RESPOSTA: E

ID
522235
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fenômenos biológicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Assinale a opção que ordena exemplos de fenômenos biológicos, do mais lento para o mais rápido.

Alternativas
Comentários
  • A questão é de nível fácil, exigindo o conhecimento sobre diversos fenômenos biológicos e a escala de tempo em que acontecem. No caso, era necessário classificar os eventos do mais lento para o mais rápido. Dos eventos citados, a fossilização de uma samambaia seria o fenômeno que requer mais tempo. O processo de fossilização é complexo e pode durar milhares de anos. Além disso, é um fenômeno raro, já que depende de várias condições favoráveis à conservação do material biológico. Em segundo lugar, temos o crescimento de uma árvore, que geralmente são necessários alguns anos. Já a germinação de uma semente é o processo mais rápido, podendo durar de alguns dias a poucas semanas. Letra B correta.
  • Gabarito B.

    A formação de um fóssil demanda milhões de anos. O crescimento de uma árvore em alguns anos ou décadas, e a germinação de uma semente em poucos dias.

  • ester thomaz, vc definiu certo mas a alternativa é B

  • A questão é de nível fácil, exigindo o conhecimento sobre diversos fenômenos biológicos e a escala de tempo em que acontecem. No caso, era necessário classificar os eventos do mais lento para o mais rápido. Dos eventos citados, a fossilização de uma samambaia seria o fenômeno que requer mais tempo. O processo de fossilização é complexo e pode durar milhares de anos. Além disso, é um fenômeno raro, já que depende de várias condições favoráveis à conservação do material biológico. Em segundo lugar, temos o crescimento de uma árvore, que geralmente são necessários alguns anos. Já a germinação de uma semente é o processo mais rápido, podendo durar de alguns dias a poucas semanas. Letra B correta.

    Gabarito do professor


ID
522238
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

Alternativas
Comentários
  • A questão trata de uma das formas de evolução das formas de vida na Terra. A evolução resulta de alguns processos, como deriva genética, fluxo gênico, mutação e seleção natural. A seleção natural é um mecanismo (postulado por Charles Darwin) que explica a manutenção de características favoráveis à sobrevivência de determinada espécie. Indivíduos cuja característica é favorável à sobrevivência tem maior chance de chegar à maturidade sexual e gerar descendentes que também herdarão tal característica. Dessa forma, esse caracter será selecionado. Esse processo é comum a plantas, animais e outros seres vivos. Letra B correta. 
  • Gabarito: letra B

    a) Incorreta: O movimento de indivíduos ou de material genético entre populações aumenta a diversidade de genes.

    c) Incorreta: Os indivíduos melhores adaptados ao meio ambiente onde vivem terão maiores chances de passar seus genes para as próximas gerações, mas não ocorre a geração espontânea de um indivíduo em resposta ao meio ambiente.

    d) Incorreta: Não ocorre mudança gênetica imposta por mudanças ambientais, o que existe são indivíduos possuidores de determinadas características que propiciarão a eles melhores condições para se adaptem a mudanças ambientais.

    e) Incorreta: Esporolação é característica exclusiva de organismos vegetais

  • Letra B

    A adaptação a um determinado ambiente se deve a uma característica que um organismo ou grupo de organismos já possui, sendo a opção B correta.

  • A questão trata de uma das formas de evolução das formas de vida na Terra. A evolução resulta de alguns processos, como deriva genética, fluxo gênico, mutação e seleção natural. A seleção natural é um mecanismo (postulado por Charles Darwin) que explica a manutenção de características favoráveis à sobrevivência de determinada espécie. Indivíduos cuja característica é favorável à sobrevivência tem maior chance de chegar à maturidade sexual e gerar descendentes que também herdarão tal característica. Dessa forma, esse caracter será selecionado. Esse processo é comum a plantas, animais e outros seres vivos. Letra B correta. 

  • D) Lei da herança dos caracteres adquiridos → Lamarck

    Gabarito : (B)

    Nível de Dificuldade : Médio


ID
522241
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todas as reações químicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informações. A meta desse programa é a auto-replicação de todos os componentes do sistema, incluindo-se a duplicação do próprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa está inscrito. Cada reprodução pode estar associada a pequenas modificações do programa.

M. O. Murphy e l. O’neill (Orgs.). O que é vida? 50 anos depois — especulações sobre o futuro da biologia. São Paulo: UNESP. 1997 (com adaptações).

São indispensáveis à execução do “programa” mencionado acima processos relacionados a metabolismo, auto- replicação e mutação, que podem ser exemplificados, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • O trecho dado faz uma comparação dos sistemas de replicação do DNA com um programa que se replica, podendo conter pequenas alterações. Para a execução esse “programa” são necessários processos relacionados ao metabolismo, auto replicação e mutação. Um exemplo de cada um desses processos seria: a respiração celular no caso do metabolismo, a duplicação do DNA no caso da auto replicação do programa e alterações na sequencia de bases nitrogenadas no caso da mutação. Letra D correta. 
  • O RNA tem uma capacidade de transcritas e reversa..

    Quando ele é dna se transforma em RNA e sempre será esse processo!

  • Metabolismo poderia ser respiração ou fermentação, no caso só havia opção de respiração, só ai já matava a questão. Completando a sequência, a auto-replicação está relacionado a duplicação de material genético (DNA ou RNA) e por último os processos de mutação poderia falar sobre crossing over ou outro processo de alteração na cadeia do DNA.

  • Quando a questão tratar de "mutação" pode saber que alterou alguma coisa nas base nitrogenadas.

  • Metabolismo: conjunto de transformações tanto como desassimilação(catabolismo) ou sintese(anabolismo)

    autoreplicação: construção de uma cópia idêntica de um sistema, seja biologico ou nao

    Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico

  • Fotossíntese também pode ser considerado um processo relacionado a metabolismo, nesse caso de anabolismo, já que é através do processo de fotossíntese que ocorre a síntese de moléculas complexas (glicose).

  • Que questão mal feita! O ENEM tem questões q nao medem conhecimento

  • que questão mal formulada

ID
522253
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

Alternativas
Comentários
  • A utilização de óleo diesel, gasolina, carvão mineral e gás natural como fonte de produção de energia é promovida a partir da queima desses compostos, o que contribui diretamente com os gases causadores do fenômeno do efeito estufa. Portanto, a única fonte que não necessidade de queima como produtora de energia é o vento (Opção E), sendo dessa maneira, a fonte mais recomendável para a diminuição dos gases contribuintes do aquecimento global.
  • A maior porcentagem da energia produzida e utilizada pelo ser humano hoje provêm da queima de combustíveis fósseis.  Entretanto, sabe-se que esse processo causa poluição atmosférica à medida que libera gases que intensificam o efeito estufa, causando o tão falado “aquecimento global”. O óleo diesel, gasolina, carvão mineral e gás natural estão entre eles. Pensando na diminuição da emissão de tais gases na atmosfera a fonte mais recomendada seria o vento, energia eólica, que não liberaria poluentes. Letra E correta.
  • Energia eólica (vento) é considerada uma fonte de energia limpa. Todas as outras opções são provenientes de combustíveis fósseis, liberando CO2 na atmosfera, aumentando o aquecimento global.

  • Há pessoas que erram. RSRSRSRSR

  • Uma questão fácil dessas nunca mais cai no Enem!!

  • Essas provas do ENEM antigas são muito estranhas...

  • 13% das pessoas erraram... Galera, imagino que marcaram gás pelo nome "gás natural".

    O gás natural é um combustível fóssil encontrado em bacias sedimentares marinhas e terrestres associado ou não, ao petróleo. É composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves, com predominância de metano, e permanece em estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão do ambiente.

    Esse gás pode passar por tratamentos termodinâmicos para ser tornar líquido e assim é chamado de gás natural liquefeito (GNL), sendo mais facilmente transportado. É uma das fontes de energia mais importantes do mundo, atrás apenas do petróleo e do carvão.

  • Se toda prova de natureza fosse assim kkkk


ID
522259
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com a legislação brasileira, são tipos de água engarrafada que podem ser vendidos no comércio para o consumo humano:

• água mineral: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas específicas, com características que lhe conferem ação medicamentosa;

• água potável de mesa: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui características que a tornam adequada ao consumo humano;

• água purificada adicionada de sais: água produzida artificialmente por meio da adição à água potável de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada.

Com base nessas informações, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • A questão traz informações da legislação brasileira sobre a água engarrafada que pode ser vendida para o consumo humano. Ela pode ser a água mineral (fontes naturais ou artificiais com composição química específica), a água potável de mesa (fontes naturais ou artificiais com características adequadas) e a água purificada com sais (produzida artificialmente com água + sais). De acordo com essas informações, e com a afirmação da questão que essas três podem ser vendidas para o consumo humano, pede-se uma conclusão interpretativa.
    Os três tipos de água não possuem substâncias contaminantes ou poluentes que indiquem o não uso da água para fins de consumo humano. A água potável é uma água doce própria para o consumo, sem cor, odor ou micro-organismos patogênicos, adicionada de sais minerais ou características físico-químicas que promovem a saúde do ser humano. (Portal ANA - Agência Nacional de Águas. Água no mundo. Acesso em julho de 2020)


    De acordo com o texto apresentado, conclui-se que:
    a) os três tipos de água descritos na legislação são potáveis. Com a afirmação do texto da questão, os três tipos estão apropriados para venda ao consumo humano, o que indica que são potáveis. CORRETA.
    b) toda água engarrafada vendida no comércio é água mineral.
    Os três tipos podem ser vendidos, então nem toda água engarrafada é mineral, pois também pode ser a água potável de mesa e a água purificada com sais, conforme o texto apresenta. Incorreta.
    c) água purificada adicionada de sais é um produto natural encontrado em algumas fontes específicas. Essa água é produzida artificialmente e adicionada de sais, não sendo encontrada em fontes. Incorreta.
    d) a água potável de mesa é adequada para o consumo humano porque apresenta extensa flora bacteriana. Essa água é adequada ao consumo pelas características que a torna adequada, além de ser de fontes naturais ou captada artificialmente, não apresentando flora bacteriana que a tornaria imprópria para o consumo humano. Incorreta.
    e) a legislação brasileira reconhece que todos os tipos de água têm ação medicamentosa. De acordo com a legislação apresentada no texto, apenas a água mineral é reconhecida como tipo de água com ação medicamentosa, pela sua composição química e características específicas. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Gabarito A

    Todas as opções são potáveis

  • Se pode vender pra consumo humano então as águas precisam ser potáveis né?

  • A questão traz informações da legislação brasileira sobre a água engarrafada que pode ser vendida para o consumo humano. Ela pode ser a água mineral (fontes naturais ou artificiais com composição química específica), a água potável de mesa (fontes naturais ou artificiais com características adequadas) e a água purificada com sais (produzida artificialmente com água + sais). De acordo com essas informações, e com a afirmação da questão que essas três podem ser vendidas para o consumo humano, pede-se uma conclusão interpretativa.

    Os três tipos de água não possuem substâncias contaminantes ou poluentes que indiquem o não uso da água para fins de consumo humano. A água potável é uma água doce própria para o consumo, sem cor, odor ou micro-organismos patogênicos, adicionada de sais minerais ou características físico-químicas que promovem a saúde do ser humano. (Portal ANA - Agência Nacional de Águas. Água no mundo. Acesso em julho de 2020)

    De acordo com o texto apresentado, conclui-se que:

    a) os três tipos de água descritos na legislação são potáveis. Com a afirmação do texto da questão, os três tipos estão apropriados para venda ao consumo humano, o que indica que são potáveis. CORRETA.

    b) toda água engarrafada vendida no comércio é água mineral. Os três tipos podem ser vendidos, então nem toda água engarrafada é mineral, pois também pode ser a água potável de mesa e a água purificada com sais, conforme o texto apresenta. Incorreta.

    c) água purificada adicionada de sais é um produto natural encontrado em algumas fontes específicas. Essa água é produzida artificialmente e adicionada de sais, não sendo encontrada em fontes. Incorreta.

    d) a água potável de mesa é adequada para o consumo humano porque apresenta extensa flora bacteriana. Essa água é adequada ao consumo pelas características que a torna adequada, além de ser de fontes naturais ou captada artificialmente, não apresentando flora bacteriana que a tornaria imprópria para o consumo humano. Incorreta.

    e) a legislação brasileira reconhece que todos os tipos de água têm ação medicamentosa. De acordo com a legislação apresentada no texto, apenas a água mineral é reconhecida como tipo de água com ação medicamentosa, pela sua composição química e características específicas. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • potável = adequada para o consumo humano


ID
522262
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O artigo 1.º da Lei Federal n.º 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos:

I a água é um bem de domínio público;

II a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

III em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais;

IV a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade produtiva seja a lavoura irrigada de milho e que a companhia de águas do município em que se encontra a fazenda colete água desse rio para abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do rio tenha chegado ao nível crítico, tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e a atividade agrícola mencionada.

Nessa situação, qual das medidas abaixo estaria de acordo com o artigo 1.º da Lei das Águas?

Alternativas
Comentários
  • Questão interpretativa. O artigo menciona que em casos de escassez, a prioridade para a água passa a ser o consumo humano e a dessedentação de animais. Portanto, deve-se interromper o abastecimento da lavoura,a fim de atender consumo humano necessário.

    Letra B

  • Essa questão aborda o artigo 1° da Lei das Águas e coloca como hipótese uma fazenda de lavoura onde um rio nasce e abastece toda a cidade, mas que o volume do rio chegou no nível crítico. Pergunta-se qual seria a medida que está de acordo com o artigo da Lei das Águas mencionada na questão. De acordo com o artigo 1° da Lei, I - a água é um bem de domínio público. Logo, não pertence ao dono da fazenda em questão; II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Então, a água é finita e possui valoração econômica; III - em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais. Logo, faltando a água, as demais atividades devem ser interrompidas para o uso do consumo humano e animais; IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas. Então, o uso não deve ser restrito à alguma atividade. A Lei das Águas (n°9.433) foi criada em 8 de janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e é fundamental para a sustentabilidade na manutenção da água. (Portal ANA - Agência Nacional de Águas. Lei das Águas: dez anos de conquistas. Acesso em julho de 2020)

    A medida que estaria de acordo com a lei seria:
    a) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda. De acordo com a lei, a água é um bem de domínio público, não pertencente ao dono da fazenda em questão. Incorreta.
    b) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para consumo humano. 
    A interrupção de atividades que não sejam de uso prioritário é a medida de acordo com a lei, para a garantia do consumo humano e dessedentação de animais. CORRETA.
    c) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotado de valor econômico. 
    A água possui valor econômico, mas não é um recurso de domínio privado. Incorreta.
    d) Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio. 
    A lei informa que em situação de escassez, os usos prioritários devem ser garantidos, logo os demais precisam ser interrompidos, para que não haja o esgotamento do rio. Incorreta.
    e) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios
    . Apenas o fornecimento de água para a lavoura precisaria ser interrompido, pois o consumo humano é uso prioritário. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Essa questão aborda o artigo 1° da Lei das Águas e coloca como hipótese uma fazenda de lavoura onde um rio nasce e abastece toda a cidade, mas que o volume do rio chegou no nível crítico. Pergunta-se qual seria a medida que está de acordo com o artigo da Lei das Águas mencionada na questão. De acordo com o artigo 1° da Lei, I - a água é um bem de domínio público. Logo, não pertence ao dono da fazenda em questão; II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Então, a água é finita e possui valoração econômica; III - em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais. Logo, faltando a água, as demais atividades devem ser interrompidas para o uso do consumo humano e animais; IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas. Então, o uso não deve ser restrito à alguma atividade. A Lei das Águas (n°9.433) foi criada em 8 de janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e é fundamental para a sustentabilidade na manutenção da água. (Portal ANA - Agência Nacional de Águas. Lei das Águas: dez anos de conquistas. Acesso em julho de 2020)

    A medida que estaria de acordo com a lei seria:

    a) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda. De acordo com a lei, a água é um bem de domínio público, não pertencente ao dono da fazenda em questão. Incorreta.

    b) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para consumo humano. A interrupção de atividades que não sejam de uso prioritário é a medida de acordo com a lei, para a garantia do consumo humano e dessedentação de animais. CORRETA.

    c) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotado de valor econômico. A água possui valor econômico, mas não é um recurso de domínio privado. Incorreta.

    d) Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio. A lei informa que em situação de escassez, os usos prioritários devem ser garantidos, logo os demais precisam ser interrompidos, para que não haja o esgotamento do rio. Incorreta.

    e) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios. Apenas o fornecimento de água para a lavoura precisaria ser interrompido, pois o consumo humano é uso prioritário. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • Parece questão de concurso de prefeitura kkkkk

    Com certeza algum engenheiro ambiental ou policia ambiental fez essa questão.

  • III - em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais;

    #IndoAlém:

    "De acordo com o Código Civil (artigo 98), bens públicos são aqueles pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno, quais sejam: União, Estados, DF, Municípios, Autarquias e Fundações Públicas. Possuem como características (regime jurídico) a alienabilidade condicionada, impenhorabilidade, imprescritibilidade e a não-onerabilidade. Todos os demais são bens particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem."

  • Ok, a questão ficou datada e bem bestinha.

    Mas pode cair, com outra roupagem, na prova de geografia.