-
Buguei aqui...
-
É apresentado em custo total, não unitario.
-
Ao finalizar o orçamento de uma obra, os insumos que têm maior peso sobre o custo total da obra são classificados em ordem decrescente (do maior para o menor). Após essa classificação é gerada a Curva ABC. Esta mostra que 20% dos itens representam 80% do custo total de uma obra, logo, esses itens que devem ter mais atenção na contratação e aquisição, porque adquirir um produto ou serviço que faz parte desses 20% acima do seu custo previsto, gera um alto e direto impacto sobre o custo total da obra.
A classificação ABC é possível notar que:
20% dos itens são considerados A e correspondem a 80% do valor da demanda ou consumo;
30% dos itens são considerados B e correspondem a 15% do valor da demanda ou consumo;
50% dos itens são considerados C e correspondem a 5% do valor de demanda ou consumo.
I- Para a elaboração da curva ABC de serviços de um orçamento (obra) é necessário decompor os serviços em insumos, ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços. - E
II- A curva ABC de insumos é uma relação de insumos em ordem decrescente de custos de um orçamento (obra) e a curva ABC de serviços é uma relação de serviços em ordem decrescente de custos de um orçamento (obra). - C
III- Para a elaboração da curva ABC de insumos de um orçamento (obra) é necessário decompor os serviços em insumos, ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços. – C
-
I - Para a elaboração da curva ABC de serviços de um orçamento (obra) é necessário decompor os serviços em insumos, ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços. - E
Minha conclusão:
A curva ABC de Insumos pode ser elaborada baseada nos insumos que são necessários para um serviço. Porém, a Curva ABC de Serviços não pode ser elaborada, exclusivamente, por insumos, pois existem outros fatores que incorrem num Serviço, como tributos trabalhistas.
II- A curva ABC de insumos é uma relação de insumos em ordem decrescente de custos de um orçamento (obra) e a curva ABC de serviços é uma relação de serviços em ordem decrescente de custos de um orçamento (obra). - C
III- Para a elaboração da curva ABC de insumos de um orçamento (obra) é necessário decompor os serviços em insumos, ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços. – C
-
Iury Oliveira
sim, o valor considerado é o custo total. Mas para você elaborar a Curva ABC de insumos, é necessário saber quais os insumos estão presentes em cada serviço através da CPU (composição de custo unitário).
Veja que ele fala em CPU e não apenas em " custo unitário".
Não confudam insumos x serviços:
Serviço : Alvenaria em bloco de concreto
Insumos: Mão de obra (pedreiro / servente) ; Materiais (bloco de concreto, argamassa de cimento e areia) ; Equipamentos..
Assim, eu posso fazer uma planilha listando os meus serviços (curva ABC de serviços) ou posso fazer uma planilha listando os meus insumos ( curva ABC de insumos).
-
II- Falsa, Curva ABC estar relacionado a insumos (Materiais e serviços)
-
Pessoal, aqueles que puderem, solicitem o comentário do professor.
-
Curva ABC de serviços:
Não é necessário decompor os serviços em insumos. Apenas o custo total de cada serviço é o suficiente para traçar a curva.
Curva ABC de insumos:
É necessário decompor os serviços em insumos, pois a curva é traçada a partir do custo total de cada insumo.
Prepare-se para a GLÓRIA!!!
-
A curva ABC (ver figura) é uma importante ferramenta de gestão e baseia-se no Princípio de Pareto, em que 20% dos insumos correspondem a 80% do custo.
Ela determina a classificação dos itens (serviços ou insumos) da obra em
ordem decrescente de importância relativa, baseada nos seus valores, do mais caro (importante) para o mais barato (menos importante).
FONTE: Mattos (2006).
Vale ressaltar algumas características da curva ABC (ver esquema):
FONTE: Do professor.
A partir da introdução vamos julgar as alternativas:
I- ERRADO.
Para a elaboração da curva ABC de serviços de um orçamento (obra) é necessário dividir o custo total de cada serviço pelo custo total. Assim, é possível encontrar o percentual sobre o custo total. Ou seja, não há obrigatoriamente de se trabalhar com a composição de custos unitários, e sim com os custos totais.
Lembre-se que a execução de um serviço envolve vários insumos para a sua realização como: materiais, equipamentos, mão-de-obra.
A questão tenta confundir o aluno em relação à curva ABC de insumos.
II- CERTO.
Independente do tipo de curva ABC, de insumos ou de serviços, a curva ABC classifica os itens da obra em ordem decrescente de importância relativa em relação ao de custos de um orçamento (obra).
III - CERTO.
Para traçar a curva ABC de insumos é necessário decompor os serviços em seus respectivos insumos e encontrar o percentual de custo de cada insumo no orçamento da obra. Ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços.
Assim, estão corretas as assertivas II e III.
Gabarito do Professor: Letra B.
FONTE:
MATTOS, Aldo Dórea Como preparar orçamentos de obras -- São Paulo: Editora Pini, 2006