SóProvas



Prova IPEFAE - 2019 - Prefeitura de São João da Boa Vista - SP - Engenheiro Civil


ID
3225355
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"A Fifa desistiu de ampliar a Copa do Mundo, no Catar, com 48 seleções. O próximo Mundial, a ser disputada entre novembro e dezembro de 2022, terá os mesmos 32 participantes que as seis edições anteriores. (...). O inchaço da Copa do Mundo era um projeto do presidente da Fifa, Gianni Infantino. O Mundial terá 48 times a partir de 2026, ano em que será organizado por EUA, México e Canadá."

Fonte: Globo Esporte, 22 maio 2019 <https://globoesporte.globo.com/futebol/copa-domundo/noticia/fifa-desiste-de-copa-do-mundo-do-catar-com-48-selecoes-dizjornal.ghtml>

O país sede da Copa do Mundo 2022 situa-se em qual continente?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Será realizada no Catar.

    ? O país localiza-se na península arábica na Ásia Continental, correspondendo a uma área de aproximadamente 11.610 km² até o norte do Golfo Pérsico. O Catar faz fronteira com a Arábia Saudita e é separado por um estreito do Golfo Pérsico do país Bahrein.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Oriente médio não é continente, não fique triste também aí nessa kkk

  • Bela pegadinha da banca para os candidatos.

    A Copa do Mundo de futebol de 2022 será realizada no Catar, um rico país do Oriente Médio.

    O Oriente Médio, porém, não é um continente, mas apenas uma região da Ásia.

    Lembremos que são seis os continentes que existem: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania.

    Resposta: B

  • Oriente Médio compreende a Ásia e uma pequena porção da África (no caso do Egito) e da Europa (no caso da Turquia).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9dio_Oriente

  • Oriente Médio não é um continente. Não fiquem tristes, também errei!

  • Catar - Ásia.


ID
3225358
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

"A atual discussão sobre presidencialismo e semipresidencialismo no país muitas vezes acaba se voltando para interesses casuísticos e perde-se o ponto central: o funcionamento do sistema político. (...). Na França semipresidencial, o Poder Executivo é liderado pelo presidente da República, eleito por sufrágio direto, em dois turnos, para um mandato de cinco anos e com o apoio do primeiro-ministro. O Poder Legislativo francês se divide em duas Casas legislativas, sendo que os deputados são eleitos pelo sistema distrital para dar mais governabilidade. Aqui começam as interessantes inovações francesas que poderiam ser úteis para nós, em uma futura reforma política. O presidente nomeia o primeiro-ministro, o qual pode ser do seu partido, se majoritário, ou da oposição, se esta possuir maioria no Parlamento. O Parlamento é eleito cerca de um mês após a eleição do presidente, o que tende a garantir maioria e estabilidade ao novo governo. Durante o seu mandato, o presidente pode dissolver o Parlamento."

Fonte: CALDAS, Ricardo. " O semipresidencialismo é uma alternativa ao sistema
político brasileiro?", Folha S. Paulo, 15 jun. 2019. Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/06/o-semipresidencialismo-e-umaalternativa-ao-sistema-politico-brasileiro-sim.shtml>.
Indique qual dessas formas e sistemas de governo não ocorreu no Brasil independente: 

Alternativas
Comentários
  • monarquia: O primeiro período de nossa história em que adotamos o parlamentarismo foi há um bom tempo. Em 1847, o Brasil ainda tinha um Imperador, ou seja, vivíamos em uma . Era o início do Segundo Reinado. Dom Pedro I havia abdicado do trono 16 anos antes e seu jovem sucessor, que veio a ser Dom Pedro II, havia crescido e estava pronto para comandar o Império brasileiro.

    O parlamentarismo do Brasil imperial funcionou da seguinte forma: Dom Pedro II, como chefe de Estado, tinha o poder de indicar o chefe de governo (vimos essa distinção no texto anterior desta trilha, lembra?). Esse chefe de governo era o presidente do Conselho de Ministros e era sempre um membro do partido com maioria no Parlamento. Na época, havia dois grandes partidos: Partido Conservador e Partido Liberal. Houve também primeiros-ministros da Liga Progressista, dissidência do Partido Conservador fundada em 1862 e que em 1868 se juntou ao Partido Liberal.

    Mas o parlamentarismo no Brasil imperial tinha uma característica essencial que o diferencia dos sistemas parlamentares que vemos hoje em dia. O Imperador possuía o chamado Poder Moderador, que dava-lhe o direito de dissolver a Câmara qualquer momento. No caso de o imperador sair “derrotado” nas eleições para a Câmara de Deputados, ele podia simplesmente fechar a Câmara e convocar novas eleições. Além disso, o Conselho de Ministros era subordinado à escolha do imperador, outra diferença em relação a outros sistemas parlamentaristas.

    A bem da verdade, o Poder Moderador já existia desde 1824, quando . O modelo parlamentarista de 1847 buscou atenuar seus efeitos, de modo a criar um  no país.

    Em 1889, com a deposição de Dom Pedro II e a proclamação da república, o Brasil passou a adotar o sistema presidencialista.Foi assim que, no dia 2 de setembro de 1961, o Congresso aprovou a adoção de um regime parlamentarista no país.

    Com a medida, João Goulart continuou como presidente, mas teve seus poderes reduzidos significativamente. Os poderes retirados do presidente foram repassados para uma nova figura, o primeiro-ministro. Nesse período de 17 meses de parlamentarismo nos anos 1960, o Brasil teve três primeiros-ministros: Tancredo Neves, Brochado da Rocha e Hermes Lima.

    No dia 21 de abril de 1993, foi realizado o plebiscito e o Brasil mais uma vez optou por um regime republicano e um sistema de governo presidencialista. Essa foi a última vez em que o sistema parlamentarista teve chances de vigorar no país.

    Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus, durante o período conhecido como Antigo Regime (séculos XVI ao XVIII ).

    resposta nunca teve absolutismo no Brasil.


ID
3225361
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

"Depois do acordo comercial com a União Europeia, do qual se desconhecem detalhes e prazos de aplicação, provavelmente remotos, os países integrantes do Mercosul decidiram acabar com a cobrança de roaming telefônico, ou seja, o pagamento adicional pelo uso de dados e ligações no exterior. A medida, assinada pelos presidentes na cúpula realizada em Santa Fé, beneficiará  200 milhões de usuários a partir de 2020. Os custos do roaming não desaparecerão tão cedo. O acordo ainda terá que ser ratificado pelos Parlamentos e depois passar por uma comissão que estabelecerá datas de entrada em vigor e possíveis compensações às companhias operadoras." 

Fonte: Adaptado de El País Brasil, 17 jul. 2019. Disponível em
<http://brasil.elpais.com/brasil/2019/07/17/economia/1563379750_413614.html>

Assinale a alternativa que apresenta somente capitais de países membros do Mercosul:

Alternativas

ID
3225364
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta segundo a gramática normativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Não citaram grupos contra cujos interesses todos se posicionaram. ? correto.

    B) Os celulares, cujos os donos foram indiciados, foram apresentados à justiça. ? após o pronome "cujo" não se deve usar artigo.

    C) Não assisti à palestra do professor cujo livro todos se referem. ? referem-se a alguma coisa (=verbo transitivo indireto, a preposição "a" deve vir antes do pronome cujo ? a cujo livro).

    D) Os animais cujos os biomas desapareceram por completo foram recolhidos pelas ONGs da região.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A própria terminação -os (Cujos) serve como referência a um artigo sendo desnecessária a sua colocação após o uso da palavra.


ID
3225367
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação – todos os fragmentos foram retirados de obras do estudioso Câmara Cascudo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) "Se da Universidade não parte a valorização humana da ciência adquirida, e sua aplicação nobre e digna, então, está jurando solidariedade e aliança-cúmplice com todos os elementos que anoitecem o mundo e espalham, na amplidão das cidades e dos campos, a imutabilidade do signo da Angústia, da Insatisfação, do Desalento, do Pessimismo, desfibrador e responsável, por tantos males e maremotos sociais. Uma Universidade é plasmadora de Culturas, em defesa ascensional da Civilização." ? Universidade e Civilização, 1962 ? vírgula separando o adjunto adnominal, uso incorreto.

    B) "É evidente que somos bem pouco, muito pouco felizes com a espantosa aparelhagem possuída para fazer-nos conhecer a terra, céu e mar. A vida tornouse febril e nas cidades grandes são anfiteatros onde o homem se debate, sofrendo como se fosse submetido a uma vivisseção. Os complexos tradicionais de ?amigo?, ?compadre?, ?companheiro? sofrem restrições calamitosas e vão cedendo à maré montante dos interesses crescentes. Vivemos sob o signo da angústia. Angústia significa justamente o nosso estado de compressão, opressão mental, asfixia econômica, hostilidade ambiental." ? Canto de muro, 1959

    C) "Creio na bondade sem a garantia prévia da gratidão. Sem que se assegure, da memória devedora. Sem que se estabeleça, pelo ato generoso uma servidão vitalícia, no beneficiado. Bondade paga-se no puro e simples ato de sua realização. Como um fruto justifica a existência útil da árvore. Bondade antevendo a recompensa, é apólice de sociedade mutualista rendendo do capital intocável do favor inicial. Os pássaros não são devedores dos frutos e da água da fonte. Eles testificam perante a natureza, a continuidade da missão cultural." ? O tempo e Eu, 1968 ? assegure-se de alguma coisa (vírgula separando incorretamente o objeto indireto de seu verbo).

    D) ?A biblioteca é a minha Babilônia. E nela todos os volumes, me interessam. Cada livro, que leio ? ou releio ? me fascina. Mas a leitura é um hábito. Só a repetição traz o costume, o prazer." ? citado em O Colecionador de Crepúsculos ? o que interessam? Todos os volumes (=sujeito separado incorretamente pela vírgula).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • LETRA B - É evidente que somos bem pouco, muito pouco felizes com a espantosa aparelhagem possuída para fazer-nos [errado: ênclise depois de conjunção subordinada de finalidade] conhecer a terra, céu e mar. A vida tornou-se febril e nas cidades grandes são [verbo SER com sentido de LUGAR (?) ou concordância errada c/ sujeito 'A vida'] anfiteatros onde o homem se debate, sofrendo como se fosse submetido a uma vivisseção. Os complexos tradicionais de “amigo”, “compadre”, “companheiro” sofrem restrições calamitosas e vão cedendo à maré montante dos interesses crescentes. Vivemos sob o signo da angústia. Angústia significa justamente o nosso estado de compressão, opressão mental, asfixia econômica, hostilidade ambiental." – Canto de muro, 1959

    Questão s/ resposta.


ID
3225370
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.


Leia, abaixo, uma delicada carta do escritor Caio Fernando Abreu aos pais:


A Nair e Zaél Abreu

São Paulo, 12 de agosto de 1987


Querida mãe, querido pai,

Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos — quase quarenta — anos. Devo estar acostumado.

Dormir 24 horas foi a maneira mais delicada que encontrei de não perturbar o equilíbrio de vocês — que é muito delicado. E também de não perturbar o meu próprio equilíbrio — que é tão ou mais delicado.

Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão. E que só sabe escrever. Não sei mais falar, abraçar, dar beijos, dizer coisas aparentemente simples como “eu gosto de você”. Gosto de mim. Acho que é o destino dos escritores. E tenho pensado que, mais do que qualquer outra coisa, sou um escritor. Uma pessoa que escreve sobre a vida — como quem olha de uma janela — mas não consegue vivê-la.

Amo vocês como quem escreve para uma ficção: sem conseguir dizer nem mostrar isso. O que sobra é o áspero do gesto, é a secura da palavra. Por trás disso, há muito amor. Amor louco — todas as pessoas são loucas, inclusive nós; amor encabulado — nós, da fronteira com a Argentina, somos especialmente encabulados. Mas amor de verdade. Perdoem o silêncio, o sono, a rispidez, a solidão. Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto.

Amo vocês,

seu filho

Caio 

Caio Fernando Abreu, no livro “Caio Fernando Abreu: o essencial da
década de 1980”. Nova Fronteira, 2014


Em “Não sei mais conviver com as pessoas”, o termo em destaque, considerando o contexto, estabelece ideia de que o autor: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos ? quase quarenta ? anos. Devo estar acostumado.

    ? A ideia passada é de que estabelecia contato com pessoas no passado, convivia tranquilamente e sabia fazer isso, mas, atualmente, é algo que não ocorre, algo que deixou de ocorrer.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3225373
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.


Leia, abaixo, uma delicada carta do escritor Caio Fernando Abreu aos pais:


A Nair e Zaél Abreu

São Paulo, 12 de agosto de 1987


Querida mãe, querido pai,

Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos — quase quarenta — anos. Devo estar acostumado.

Dormir 24 horas foi a maneira mais delicada que encontrei de não perturbar o equilíbrio de vocês — que é muito delicado. E também de não perturbar o meu próprio equilíbrio — que é tão ou mais delicado.

Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão. E que só sabe escrever. Não sei mais falar, abraçar, dar beijos, dizer coisas aparentemente simples como “eu gosto de você”. Gosto de mim. Acho que é o destino dos escritores. E tenho pensado que, mais do que qualquer outra coisa, sou um escritor. Uma pessoa que escreve sobre a vida — como quem olha de uma janela — mas não consegue vivê-la.

Amo vocês como quem escreve para uma ficção: sem conseguir dizer nem mostrar isso. O que sobra é o áspero do gesto, é a secura da palavra. Por trás disso, há muito amor. Amor louco — todas as pessoas são loucas, inclusive nós; amor encabulado — nós, da fronteira com a Argentina, somos especialmente encabulados. Mas amor de verdade. Perdoem o silêncio, o sono, a rispidez, a solidão. Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto.

Amo vocês,

seu filho

Caio 

Caio Fernando Abreu, no livro “Caio Fernando Abreu: o essencial da
década de 1980”. Nova Fronteira, 2014


Em sua despedida, no fecho singelo – “Amo vocês” –, o pronome vocês remete:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto. Amo vocês.

    ? Representada a forma de despedir do destinatário da carta, no caso, os pais de Caio Fernando de Abreu.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3225376
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.


Leia, abaixo, uma delicada carta do escritor Caio Fernando Abreu aos pais:


A Nair e Zaél Abreu

São Paulo, 12 de agosto de 1987


Querida mãe, querido pai,

Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos — quase quarenta — anos. Devo estar acostumado.

Dormir 24 horas foi a maneira mais delicada que encontrei de não perturbar o equilíbrio de vocês — que é muito delicado. E também de não perturbar o meu próprio equilíbrio — que é tão ou mais delicado.

Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão. E que só sabe escrever. Não sei mais falar, abraçar, dar beijos, dizer coisas aparentemente simples como “eu gosto de você”. Gosto de mim. Acho que é o destino dos escritores. E tenho pensado que, mais do que qualquer outra coisa, sou um escritor. Uma pessoa que escreve sobre a vida — como quem olha de uma janela — mas não consegue vivê-la.

Amo vocês como quem escreve para uma ficção: sem conseguir dizer nem mostrar isso. O que sobra é o áspero do gesto, é a secura da palavra. Por trás disso, há muito amor. Amor louco — todas as pessoas são loucas, inclusive nós; amor encabulado — nós, da fronteira com a Argentina, somos especialmente encabulados. Mas amor de verdade. Perdoem o silêncio, o sono, a rispidez, a solidão. Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto.

Amo vocês,

seu filho

Caio 

Caio Fernando Abreu, no livro “Caio Fernando Abreu: o essencial da
década de 1980”. Nova Fronteira, 2014


Manter um termo implícito é uma forma de coesão em que, para que se evite a repetição desse termo, ocorre o seu apagamento. A esse mecanismo dá-se o nome de coesão por elipse. Assinale a alternativa em que essa forma de coesão ocorre:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Acho que é o destino dos escritores

    ? Temos um sujeito oculto/elíptico/desinencial, marca a omissão do pronome pessoal "eu", a elipse desse termo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3225379
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.


Leia, abaixo, uma delicada carta do escritor Caio Fernando Abreu aos pais:


A Nair e Zaél Abreu

São Paulo, 12 de agosto de 1987


Querida mãe, querido pai,

Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos — quase quarenta — anos. Devo estar acostumado.

Dormir 24 horas foi a maneira mais delicada que encontrei de não perturbar o equilíbrio de vocês — que é muito delicado. E também de não perturbar o meu próprio equilíbrio — que é tão ou mais delicado.

Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão. E que só sabe escrever. Não sei mais falar, abraçar, dar beijos, dizer coisas aparentemente simples como “eu gosto de você”. Gosto de mim. Acho que é o destino dos escritores. E tenho pensado que, mais do que qualquer outra coisa, sou um escritor. Uma pessoa que escreve sobre a vida — como quem olha de uma janela — mas não consegue vivê-la.

Amo vocês como quem escreve para uma ficção: sem conseguir dizer nem mostrar isso. O que sobra é o áspero do gesto, é a secura da palavra. Por trás disso, há muito amor. Amor louco — todas as pessoas são loucas, inclusive nós; amor encabulado — nós, da fronteira com a Argentina, somos especialmente encabulados. Mas amor de verdade. Perdoem o silêncio, o sono, a rispidez, a solidão. Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto.

Amo vocês,

seu filho

Caio 

Caio Fernando Abreu, no livro “Caio Fernando Abreu: o essencial da
década de 1980”. Nova Fronteira, 2014


Considerando o gênero textual abordado – carta -, é possível afirmar que o texto de Caio Fernando Abreu: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Dependendo da pessoa a quem se destina, a linguagem utilizada na carta pessoal pode ser uma linguagem mais despretensiosa (coloquial e informal) ou mais preocupada com as normas gramaticais (linguagem formal).

    ? A carta era dedicada aos seus pais, dessa forma, foi usada uma linguagem informal e com traços pessoas (subjetivos).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Que deprimente... eu adoro pessoas!!!

    GABARITO A.

  • Alguém me aponta onde há informalidade nessa carta, meu povo.


ID
3225382
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à concordância:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Excepcionalmente, tratavam-se de informações que ninguém levava a sério. ? o correto é "tratava-se" (sujeito indeterminado ? terceira pessoa do singular + índice de indeterminação, verbo transitivo indireto).

    B) Nessa temporada de inverno, assistem-se, com frequência, a filmes premiados que estão fora do circuito comercial. ? mesmo caso anterior, verbo "assistir" com sentido de "ver" é transitivo indireto, o correto é "assiste-se".

    C) Observavam-se da janela mais alta do prédio as pessoas andando por todos os lados, como insetos. ? correto, voz passiva sintética (se) com sujeito paciente no plural, concordância correta (=observavam-se as pessoas/as pessoas eram observadas).

    D) Resolveu-se rapidamente, após as várias reuniões necessárias, todas as questões que ainda estavam pendentes. ? voz passiva sintética e sujeito paciente no plural, o correto é "resolveram-se" (=resolveram-se questões/questões foram resolvidas).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3269500
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O fragmento abaixo foi retirado do poema Ternura, de Vinícius de Moraes.

“Eu te peço perdão por te amar de repente
Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos
Das horas que passei à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentado
Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo
Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente (...)”

Se esse mesmo fragmento fosse reescrito usando a 3ª. pessoa do singular para dirigir-se ao seu interlocutor, mantendo-se o uso determinado pela gramática normativa, a uniformidade de tratamento e o sentido original, teríamos: 

Alternativas
Comentários
  • Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Os pronomes “seu, sua, seus e suasreferem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”

  • GABARITO LETRA C

  • c) Eu lhe peço perdão por lhe amar de repente Embora o meu amor seja uma velha canção nos seus ouvidos Das horas que passei à sombra dos seus gestos Bebendo em sua boca o perfume dos sorrisos Das noites que vivi acalentado Pela graça indizível dos seus passos eternamente fugindo Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente (...)

  • por que está usando o pronome lhe em '' lhe amar '' se amar é verbo transitivo direto ?

  • Complemento:

    Teu, tua , teus, tuas (2ª Pessoa)

    Seu, sua, seus , suas (3ª pessoa)

    nosso (s) Nossa(s) 1ª pessoa do plural

    Vosso (s), Vossa (s) , 2ª pessoa do plural

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • @wilson Fisk, percebi o mesmo que você.


ID
3269503
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Observe a sequência numérica abaixo e responda.

1 , 2 , 3 , 1 , 5 , 2 , 7 , 3 , 4 , 5 , 11 , ...

Qual número ocuparia a 20ª posição dessa sequência? 

Alternativas
Comentários
  • Os números primos se repetem com a sequência (1,2,3,5,7,11, 13, 17) e nos intervalos é uma sequência progressiva de números. Logo, a posição 20 será ocupada pelo 11.

    posição 1 = 1

    posição 2 = 2

    posição 3 = 3

    posição 4 = 1 "4"

    posição 5 = 5

    posição 6 = 2 "6"

    posição 7 = 7

    posição 8 = 3 "8"

    posição 9 = 4 "9"

    posição 10 = 5 "10"

    posição 11 = 11

    posição 12 = 6 "12"

    posição 13 = 13

    posição 14 = 7"14"

    posição 15 = 8 "15"

    posição 16 = 9 "16"

    posição 17 = 17

    posição 18 = 10 "18"

    posição 19 = 19

    posição 20 = 11 "20"


ID
3269506
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Natalia é casada com Edmundo e tem uma filha chamada Camila. Se Edmundo é genro de Teresa, qual a relação entre Teresa e Natália?

Alternativas

ID
3269509
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Com o objetivo de melhorar a segurança de acesso ao serviço de e-mail, uma empresa de tecnologia resolveu aumentar a senha numérica de cada usuário, composta por 6 dígitos numéricos, para uma nova combinação de 8 dígitos numéricos. Em relação à senha com 6 entradas, a senha com 8 entradas aumentará as possibilidades combinatórias em quantas vezes?

Alternativas

ID
3269515
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Existem vários tipos de fundações, veja-se as afirmações feitas sobre alguns tipos de fundação:

I- Sapata: elemento de fundação composto em sua maior parte por concreto, dimensionado de maneira que as tensões de tração nela resultantes possam ser resistidas pelo concreto.
II- Sapata corrida: sapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de pilares em um mesmo alinhamento.
III- Radier: elemento de fundação superficial que recebe parte ou todos os pilares de uma estrutura.

Destas afirmações depreende-se que: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    I- Sapata: elemento de fundação composto em sua maior parte por concreto, dimensionado de maneira que as tensões de tração nela resultantes possam ser resistidas pelo concreto. INCORRETO - COMPRESSÃO

    II- Sapata corrida: sapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de pilares em um mesmo alinhamento. VERDADEIRO

    III- Radier: elemento de fundação superficial que recebe parte ou todos os pilares de uma estrutura. VERDADEIRO

  • Não. A definição "tração" tá correta mesmo . Só o que essa é a definição de Blocos, que é feito de concreto simples, e não de Sapata, que é armada.

    Por isso o bloco é dimensionado de maneira que as tensões de tração sej resistidas pelo concreto, e não pelo aço

  • SAPATA NÃO PODE SER RESISTIDA

    Tensões de tração geradas não sejam resistidas pelo concreto e sim pelo aço

  • NBR 6122 / 2019 – elemento de fundação rasa dotado de rigidez para receber mais do que 70% das cargas da estrutura.


ID
3269518
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A equação Q = A.V adotada no estudo do Movimento Uniforme em canais, precede da determinação da velocidade de escoamento. Sabe-se que Q corresponde à vazão (m³/s); que A corresponde à área da seção molhada (m²) e que V corresponde à velocidade de escoamento (m/s). Para a determinação da velocidade de escoamento é correto que: 

Alternativas
Comentários
  • O coeficiente de rugosidade "k" é de (Strickler) e o coeficiente de rugosidade "n" é de (manning).

    Sendo utilizadas para dimensionamento de condutos livres (canais).

    V = K.R^(2/3).J^(1/2) ------- V = (1/n).R^(2/3).J^(1/2)


ID
3269521
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise as seguintes afirmações sobre abastecimento de água potável:

I- O coeficiente do dia de maior consumo deve ser considerado no cálculo da vazão e, consequentemente, no dimensionamento da tubulação de distribuição apenas do trecho final que serve aos consumidores finais.
II- O coeficiente da hora de maior consumo deve ser considerado no cálculo da vazão e, consequentemente, no dimensionamento da tubulação de distribuição do trecho final que serve aos consumidores finais e no dimensionamento do reservatório.
III- No dimensionamento de tubulações a água consumida no tratamento e limpeza dos filtros deve ser considerada a partir da captação de água.

Destas afirmações depreende-se que:

Alternativas
Comentários
  • I- O coeficiente do dia de maior consumo deve ser considerado no cálculo da vazão e, consequentemente, no dimensionamento da tubulação de distribuição EM TODOS OS TRECHOS DA CAPTAÇÃO ATÉ O RESERVATÓRIO.

    II- O coeficiente da hora de maior consumo deve ser considerado no cálculo da vazão, no dimensionamento da tubulação de distribuição do trecho final que serve aos consumidores finais, APÓS o reservatório.


ID
3269524
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma instalação predial de água fria, em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) não deve ser inferior a:

Alternativas
Comentários
  • PRESSÕES

    Em condições dinâmicas (com escoamento), a pressão da água nos pontos de utilização deve ser estabelecida de modo a garantir a vazão de projeto indicada na tabela acima e o bom funcionamento da peça de utilização e de aparelho sanitário. Em qualquer caso, a pressão não deve ser inferior a 10 kPa, com exceção do ponto da caixa de descarga onde a pressão pode ser menor do que este valor, até um mínimo de 5 kPa, e do ponto da válvula de descarga para bacia sanitária onde a pressão não deve ser inferior a 15 kPa.

    Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) não deve ser inferior a 5 kPa.

    Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 400 kPa.

    A ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Tais sobrepressões são admitidas, desde que não superem o valor de 200 kPa.

  • GABARITO LETRA A

    Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) não deve ser inferior a 5 kPa.

  • Utilização : 10 kpa

    Distribuição : 05 Kpa.


ID
3269527
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma vez que o lançamento de esgoto doméstico está diretamente ligado ao fornecimento de água tratada, no cálculo da vazão de esgoto devem ser considerados os coeficientes do dia de maior consumo, da hora de maior consumo e de mínima vazão horária, sobre estes coeficientes pode-se afirmar que: 

Alternativas

ID
3269530
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A análise de um orçamento de obra conta com a ferramenta chamada Curva ABC sobre a curva ABC faz-se as seguintes afirmações:

I- Para a elaboração da curva ABC de serviços de um orçamento (obra) é necessário decompor os serviços em insumos, ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços.
II- A curva ABC de insumos é uma relação de insumos em ordem decrescente de custos de um orçamento (obra) e a curva ABC de serviços é uma relação de serviços em ordem decrescente de custos de um orçamento (obra).
III- Para a elaboração da curva ABC de insumos de um orçamento (obra) é necessário decompor os serviços em insumos, ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços.

Destas afirmações depreende-se que:

Alternativas
Comentários
  • Buguei aqui...

  • É apresentado em custo total, não unitario.

  • Ao finalizar o orçamento de uma obra, os insumos que têm maior peso sobre o custo total da obra são classificados em ordem decrescente (do maior para o menor). Após essa classificação é gerada a Curva ABC. Esta mostra que 20% dos itens representam 80% do custo total de uma obra, logo, esses itens que devem ter mais atenção na contratação e aquisição, porque adquirir um produto ou serviço que faz parte desses 20% acima do seu custo previsto, gera um alto e direto impacto sobre o custo total da obra.

    A classificação ABC é possível notar que:

    20% dos itens são considerados A e correspondem a 80% do valor da demanda ou consumo;

    30% dos itens são considerados B e correspondem a 15% do valor da demanda ou consumo;

    50% dos itens são considerados C e correspondem a 5% do valor de demanda ou consumo.

    I- Para a elaboração da curva ABC de serviços de um orçamento (obra) é necessário decompor os serviços em insumos, ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços. - E

    II- A curva ABC de insumos é uma relação de insumos em ordem decrescente de custos de um orçamento (obra) e a curva ABC de serviços é uma relação de serviços em ordem decrescente de custos de um orçamento (obra). - C

    III- Para a elaboração da curva ABC de insumos de um orçamento (obra) é necessário decompor os serviços em insumos, ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços. – C

  • I - Para a elaboração da curva ABC de serviços de um orçamento (obra) é necessário decompor os serviços em insumos, ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços. - E

    Minha conclusão:

    A curva ABC de Insumos pode ser elaborada baseada nos insumos que são necessários para um serviço. Porém, a Curva ABC de Serviços não pode ser elaborada, exclusivamente, por insumos, pois existem outros fatores que incorrem num Serviço, como tributos trabalhistas.

    II- A curva ABC de insumos é uma relação de insumos em ordem decrescente de custos de um orçamento (obra) e a curva ABC de serviços é uma relação de serviços em ordem decrescente de custos de um orçamento (obra). - C

    III- Para a elaboração da curva ABC de insumos de um orçamento (obra) é necessário decompor os serviços em insumos, ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços. – C

  • Iury Oliveira 

     sim, o valor considerado é o custo total. Mas para você elaborar a Curva ABC de insumos, é necessário saber quais os insumos estão presentes em cada serviço através da CPU (composição de custo unitário)

    Veja que ele fala em CPU e não apenas em " custo unitário".

     Não confudam insumos x serviços:

     Serviço : Alvenaria em bloco de concreto

    Insumos: Mão de obra (pedreiro / servente) ; Materiais (bloco de concreto, argamassa de cimento e areia) ; Equipamentos..

     Assim, eu posso fazer uma planilha listando os meus serviços (curva ABC de serviços) ou posso fazer uma planilha listando os meus insumos ( curva ABC de insumos).

     

     

  • II- Falsa, Curva ABC estar relacionado a insumos (Materiais e serviços)

  • Pessoal, aqueles que puderem, solicitem o comentário do professor.

  • Curva ABC de serviços:

    Não é necessário decompor os serviços em insumos. Apenas o custo total de cada serviço é o suficiente para traçar a curva.

    Curva ABC de insumos:

    É necessário decompor os serviços em insumos, pois a curva é traçada a partir do custo total de cada insumo.

    Prepare-se para a GLÓRIA!!!

  • A curva ABC (ver figura) é uma importante ferramenta de gestão e baseia-se no Princípio de Pareto, em que 20% dos insumos correspondem a 80% do custo. Ela determina a classificação dos itens (serviços ou insumos) da obra em ordem decrescente de importância relativa, baseada nos seus valores, do mais caro (importante) para o mais barato (menos importante). 

    FONTE: Mattos (2006).

    Vale ressaltar algumas características da curva ABC (ver esquema):

    FONTE: Do professor. 

    A partir da introdução vamos julgar as alternativas: 

    I- ERRADO. 

    Para a elaboração da curva ABC de serviços de um orçamento (obra) é necessário dividir o custo total de cada serviço pelo custo total. Assim, é possível encontrar o percentual sobre o custo total. Ou seja, não há obrigatoriamente de se trabalhar com a composição de custos unitários, e sim com os custos totais. 

    Lembre-se que a execução de um serviço envolve vários insumos para a sua realização como: materiais, equipamentos, mão-de-obra. 

    A questão tenta confundir o aluno em relação à curva ABC de insumos. 

    II- CERTO. 

    Independente do tipo de curva ABC, de insumos ou de serviços, a curva ABC classifica os itens da obra em ordem decrescente de importância relativa em relação ao de custos de um orçamento (obra). 

    III - CERTO. 

    Para traçar a curva ABC de insumos é necessário decompor os serviços em seus respectivos insumos e encontrar o percentual de custo de cada insumo no orçamento da obra. Ou seja, exige obrigatoriamente que se trabalhe com a composição de custos unitários de todos os serviços. 

    Assim, estão corretas as assertivas II e III. 

    Gabarito do Professor: Letra B.

    FONTE:

    MATTOS, Aldo Dórea Como preparar orçamentos de obras -- São Paulo: Editora Pini, 2006

ID
3269533
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O BDI é um importante componente a ser considerado no orçamento de uma obra, sobre o BDI, sua definição e custos envolvidos no seu cálculo faz-se as seguintes afirmações:

I - O BDI traz para o custo da obra as despesas de administração central, custos financeiros, impostos, garantias, seguros, tributos e incerteza.
II - O BDI é a sigla de Budget Difference Income ou Benefícios e Despesas Indiretas em Português e, basicamente reporta o lucro, os impostos e taxas da obra.
III - Em termos práticos, o BDI é o percentual que deve ser aplicado sobre o custo direto dos itens da planilha orçamentária da obra que permite chegar ao preço de venda dos mesmos, ou seja, o preço pelos quais os serviços prestados serão ofertados para contratação.

Destas afirmações depreende-se que:

Alternativas
Comentários
  • O item II definiu pouco o BDI. Eu particularmente errei essa questão... se tivesse uma alternativa com "todas estão corretas" eu teria marcado.

    Corrijam-me INBOX!

  • O BDI não reporta apenas o lucro, os impostos e taxas da obra, ele engloba também os custos indiretos. Na alternativa faltou inserir portanto, os custos indiretos, quando ele descreve o conceito.

  • eu acertei a questão por não haver "todas alternativas estão corretas". De maneira geral, o item II descreve o BDI de forma básica, tanto que diz no texto diz "basicamente".

  • Não concordo com o gabarito, marquei letra C.

    Custos diretos: é a soma dos custos dos insumos necessários à realização dos serviços de todos os itens da planilha.

    Custos Indiretos: canteiro, mobilização e desmobilização

    Despesas indiretas: PIS, COFINS, ISS, adm central, custos financeiros e a margem de lucro

    O BDI - Benefícios e Despesas Indiretas  incide sobre os custos que são diretos e indiretos.

    FONTE: PDF estratégia.

  • No item II - faltou riscos/seguros e despesas financeiras.

    No item III - o BDI ele é aplicado nos custos inseridos na planilha, a qual tem custo direto e indireto.

  • Opção III

    Devidamente correta.

    A fórmula do preço de venda diz muito do enunciado

    PV = Custo direto(BDI+1)


ID
3269536
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a política nacional de resíduos sólidos traz disposições preliminares das quais se faz as seguintes afirmações:

I - Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental
II - Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
III - Incumbe aos Estados a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos Municípios, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais do Sisnama, do SNVS e do Suasa.

Das afirmações depreende-se que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Incumbe ao Distrito Federal e aos Municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos respectivos territórios, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais do Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente), do SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária) e do Suasa, bem como da responsabilidade do gerador pelo gerenciamento de resíduos.

  • gab a

    art 10 da lei 12.305/2010

    lembre-se: cada um com seu lixo!


ID
3269539
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o planejamento de sistemas de drenagem urbana faz-se as seguintes afirmações a respeito das ações e das medidas de controle de danos:

I - No controle de danos provocados pelas inundações, as medidas de controle estão divididas em Medidas Estruturais e Medidas Não Estruturais.
II - As Medidas Não Estruturais são aquelas em que se procura reduzir os danos ou as consequências das inundações pela introdução de normas, regulamentos e programas que visem a conscientização da população para a manutenção dos dispositivos de drenagem.
III - As Medidas Estruturais podem criar uma sensação de falsa segurança e até induzir à ampliação da ocupação das áreas inundáveis.

Destas afirmações depreende-se que:

Alternativas
Comentários
  •  As medidas estruturais são medidas de controle de enchentes e inundações que são essencialmente construtivas, como represas, reservatórios de retenção, melhoramento de canal de rio, canais de desvio e barragens. Essas medidas “não são projetadas para dar uma proteção completa, pois isso exigiria uma proteção contra a maior enchente possível.” (ENOMOTO, 2000, p. 76).

    Medidas não estruturais são as medidas que buscam reduzir os danos ou as consequências das inundações, não por meio de obras, mas pela introdução de normas, regulamentos e programas que visem, por exemplo, o disciplinamento do uso e ocupação do solo, a implementação de sistemas de alerta e a conscientização da população para a manutenção dos dispositivos de drenagem. Para Barbosa (2006, p. 44) 

  • não entendi a alternativa III

  • As medidas estruturais são medidas de controle de enchentes e inundações que são essencialmente construtivas, como represas, reservatórios de retenção, melhoramento de canal de rio, canais de desvio e barragens. Essas medidas “não são projetadas para dar uma proteção completa, pois isso exigiria uma proteção contra a maior enchente possível.” (ENOMOTO, 2000, p. 76). Na mesma linha de raciocínio para Bertoni e Tucci (2003, p. 74), podem criar sensação de segurança falsa e permitir ocupações em locais não indicados.  

  • Acredito ser possível recurso, pois, ao meu ver, o último trecho do item III - "... induzir à ampliação da ocupação das áreas inundáveis." - torna-o falso.

    Não encontrei referência teórica, nem acretido ser possível inferir dos textos supracitados.

    Caso encontrem algo que sustente esse trecho, avisem-me.

  • Sobre o item lll. Suponhamos que canalizem um certo canal, logo a população local tem a sensação de que está segura contra inundações. Más e se a vazão real ultrapassar a de projeto?

ID
3269542
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base no projeto hidrossanitário, assinale a alternativa que representa corretamente a simbologia do componente “VAA - Válvula de Admissão de Ar”: 

Alternativas
Comentários
  • NBR 8160 - Instalações Prediais e Hidráulicas (Anexo A - Simbologia)

    A) Ralo seco

    B) Caixa Sifonada

    C) Válvula de admissão de ar

    D) Tanque séptico


ID
3269545
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na determinação do tipo e dimensionamento das fundações a serem utilizadas nas obras é fundamental a determinação das características do solo (composição e resistência). Nessa investigação a sondagem à percussão (ensaio SPT) determina a composição e resistência das camadas do solo. Uma vez realizada a sondagem e apresentado o relatório da mesma o engenheiro civil necessita proceder a análise do solo. Sobre a classificação dos solos e a sua capacidade/consistência faz-se as seguintes afirmações:

I- Areias e siltes arenosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 9-18 é classificada como compactada.
II- Areias e siltes argilosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 6-10 é classificada como mole.
III- Areias e siltes arenosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 19-40 é classificada como muito compacta.
IV- Areias e siltes argilosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 11-19 é classificada como média.

Destas afirmações depreende-se que:

Alternativas
Comentários
  • Areia <=4 fofa

    5 a 8 pouco compacta

    9 a 18 mediana

    19 a 40 compacta

    > 40 muito compacta

    argila <= 2 muito moles

    3~ 5 moles

    6 a 10 média

    11 a 19 rija

    >19 dura

  • I- Areias e siltes arenosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 9-18 é classificada como compactada. F

    9-18: MEDIANAMENTE COMPACTA

    II- Areias e siltes argilosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 6-10 é classificada como mole. F

    5-8: POUCO COMPACTA

    9-18: MEDIANAMENTE COMPACTA

    III- Areias e siltes arenosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 19-40 é classificada como muito compacta. F

    19-40: COMPACTA

    IV- Areias e siltes argilosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 11-19 é classificada como média. F

    9-18:MEDIANAMENTE COMPACTA

    19-40: COMPACTA

  • C.

    http://licenciadorambiental.com.br/wp-content/uploads/2015/01/NBR-6.502-Rochas-e-Solos.pdf

     

  • Além da classificação errada, ele misturou os nomes.

     

    Tenho na tabela para classificar:

    areias e siltes arenosos

    argilas e siltes argilosos 


ID
3269548
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o planejamento e controle do obras faz-se as seguintes afirmações:

I- Do cronograma físico da obra extrai-se diretamente o valor financeiro que deve ser consumido e disponibilizado por e para cada etapa de obra, de acordo com a periodicidade estabelecida no cronograma.
II- O diagrama de Gantt apresenta o desenvolvimento da obra por tipo de serviço e periodicidade estabelecidos.
III- O diagrama PERT/CPM permite a determinação do tempo das atividades e as atividades críticas (gargalos), orientando a contratação e o andamento da obra.

Destas afirmações depreende-se que:

Alternativas
Comentários
  • I- faltou o termo FINANCEIRO no "cronograma físico-financeiro".

    II- Diagrama de Gantt ou de barras

    III- PERT CPM as atividades são indicadas por setas. O caminho que levar mais tempo será o crítico e o tempo mínimo para se concluir a obra.

  • Cronograma físico ver apenas tempo de execução de serviços, diferentemente do cronograma físico-financeiro.


ID
3269551
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo o que orienta a NBR 5626 para diâmetros mínimos dos sub-ramais que atendem às peças sanitárias é correto afirmar exceto que: 

Alternativas